Capítulo 2 Introdução ao Sistema GPS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 2 Introdução ao Sistema GPS"

Transcrição

1 Introdção ao Sistema GPS 17 Capítlo 2 Introdção ao Sistema GPS O primeiro satélite artificial colocado em órbita foi o rsso Sptnik 1, lançado no ano Assim, foi demonstrada a viabilidade dos satélites artificiais. Cientistas do Laboratório de Física Aplicada (APL) da Universidade John Hopkins dos EUA monitoraram a sinal de rádio transmitido pelo Sptnik 1, notificando qe o sinal do satélite tinha deslocamento Doppler devido ao movimento relativo do mesmo [1]. Segindo esta observação, Dr. Frank T. McClre (APL) percebe qe, se a órbita do satélite é conhecida, então a localização de m sário pode ser determinada com base na medida do deslocamento Doppler. Utilizando este conceito, o APL propôs e desenvolve m modelo de navegação por satélite com base no efeito Doppler. Em abril de 1960, o primeiro protótipo foi lançado exitosamente para analisar a fncionalidade. O sistema foi chamado Navy Navigation Satellite System, também conhecido como Transit [2]. O Global Positioning System (GPS) é m sistema de navegação desenvolvido pelo Departamento de Defesa (DoD) dos EUA no início da década de 1970 e foi visto como sbstitição do sistema Transit. Inicialmente, GPS só foi tilizado para fins militares, mas na atalidade o sistema pode ser acessado por sários militares e civis, oferecendo posicionamento contíno e sincronismo em qalqer lgar no planeta.

2 Introdção ao Sistema GPS Características do Sistema GPS O sistema GPS consiste de ma constelação composta inicialmente de 24 satélites operacionais [1], completada em Jlho de Com a finalidade de ma cobertra contína no planeta inteiro, os satélites GPS estavam dispostos em seis planos orbitais, cada m contendo qatro satélites (Figra 2.1). Com este tipo de distribição, de qatro até 10 satélites GPS podem ser visíveis em qalqer lgar do planeta, se ma elevação mínima de 10 gras é considerada. Atalmente, 30 satélites GPS encontram-se em operação [3]. Figra 2.1- Constelação do sistema GPS (reprodzida da referência [1]) As órbitas dos satélites GPS são praticamente circlares, (ma forma elíptica com ma excentricidade máxima de, aproximadamente, 0,01) e com ma inclinação ao redor de 55 gras com o eqador. O semi-eixo maior de ma órbita GPS é km [1]. O período orbital correspondente para GPS é aproximadamente igal a 12 horas siderais (isto é, 11 horas e 58 mintos). 2.2 Segmentos do GPS O GPS consiste de três segmentos: espacial, de controle e de sário (Figra 2.2) [1]. O segmento espacial contempla a constelação de satélites mencionados anteriormente. Cada satélite GPS transmite m sinal qe tem m número de componentes: das ondas senoidais, também chamadas de freqências portadoras, dois códigos digitais e ma mensagem de navegação.

3 Introdção ao Sistema GPS 19 Os códigos e a mensagem de navegação são aderidos às portadoras como ma modlação binária de das fases. As portadoras e os códigos são principalmente sados para determinar a distância entre o sário receptor e os satélites GPS. A mensagem de navegação tem, além de otras informações, as coordenadas (localização) dos satélites em fnção do tempo. O segmento de controle do sistema GPS consiste de ma rede de estações de rastreamento distribídas globalmente, com ma estação central localizada em Base da Força Aérea dos EUA. O segmento de sário incli todos os sários civis e militares, qe podem receber sinais GPS sados para determinar sas posições em qalqer lgar do planeta. Figra 2.2- Segmentos do sistema GPS (reprodzida da referência [1])

4 Introdção ao Sistema GPS GPS: A idéia básica A idéia por trás do sistema GPS é simples. Se as distâncias de m ponto na Terra onde se encontra o receptor GPS a três satélites GPS são conhecidas, ntamente com as posições dos satélites, é possível determinar a localização do ponto (Receptor GPS). Cada satélite transmite continamente m sinal de microondas composto por das portadoras, dois códigos e ma mensagem de navegação. Então, qando o receptor GPS é ligado, o sinal do GPS é recebido pela antena receptora, adqirido e processado. O sinal processado fornece psedodistâncias (distancias aproximadas) aos satélites GPS e as coordenadas dos satélites a partir de mensagens de navegação. A psedodistância é definida como o prodto da velocidade da lz no váco pelo retardo correspondente à máxima correlação entre o sinal recebido pelo receptor e ma replica idêntica gerada por ele. A psedodistância, conforme indicado na discssão mais detalhada da seção 2.5, é afetada tanto pelos eqipamentos tilizados qanto pelos meios nos qais os sinais GPS se propagam. Teoricamente, só as distâncias a três satélites rastreados simltaneamente seriam necessárias para determinar a posição do receptor. Neste caso, o receptor poderia ser localizado pela interseção de três esferas, cada ma centrada em m satélite e com m raio eqivalente à distância entre o receptor e satélite (Figra 2.3). Entretanto, m qarto satélite é necessário, para considerar o deslocamento de tempo ( offset ) do relógio do receptor [1]-[4]. A aproximação qe se tem com este método foi limitada a 100 m na componente horizontal, 156 m para a componente vertical e 340 nanossegndos para o componente do tempo até o dia 1 de maio de 2000, tendo todos estes valores a probabilidade de 95 %. Este baixo nível de aproximação foi devido aos efeitos da SA, ma técnica tilizada para redzir o tempo real atônomo de posicionamento para sários não atorizados, por motivos de segrança. Entretanto, foram feitos mitos estdos qe levaram o Governo dos EUA a desativar a SA no dia 2 de maio do ano Com o efeito SA redzido a zero, o sistema GPS melhoro sa aproximação por m fator de sete o mais.

5 Introdção ao Sistema GPS 21 Para melhores aproximações da posição GPS, se tilizo os métodos de posição relativa o diferencial, onde são sados dois receptores simltaneamente rastreados pelos mesmos satélites GPS. Figra 2.3- Idéia básica de posicionamento do sistema GPS (reprodzida da referência [1]) 2.4 Estrtra do sinal GPS Cada satélite GPS transmite das ondas portadoras chamadas L1 e L2. As ondas são geradas a partir de ma freqência fndamental de 10,23 MHz, a qal é mltiplicada por 154 e 120, respectivamente. Os valores associados às ondas portadoras são: L1 = 1575,42 MHz de freqência e 19 cm de comprimento de onda; L2 = 1227,60 MHz de freqência e 24 cm de comprimento de onda [5]. A disponibilidade das freqüências portadoras permite ma melhor correção do erro de GPS conhecido como retardo ionosférico. Todos os satélites GPS transmitem as mesmas freqüências portadoras L1 e L2, embora o código de modlação sea diferente para cada satélite, o qal minimiza as interferências do sinal.

6 Introdção ao Sistema GPS 22 Os satélites GPS transmitem dois códigos conhecidos como coarse acqisition (C/A-code) e de precisão (P-code). O código C/A é modlado só sobre a portadora L1, mas o código P é modlado em ambas portadoras [1]. Sistemas GPS modernos transmitem dois códigos adicionais, denominados L2 civil-moderate (L2 CM) e L2 civil-long (L2 CL). Estes códigos são commente chamados de códigos PRN porqe se assemelham a sinais aleatórios, mas são gerados sando algoritmos matemáticos. A modlação do sinal GPS é chamada modlação bifase, porqe a fase da portadora é deslocada de 180 gras qando o valor do código mda de zero para m e de m para zero [1]. 2.5 Psedodistância e cálclo de posição O valor da distância entre o satélite GPS e o receptor é obtido mediante a correlação entre o sinal recebida pelo receptor e ma replica idêntica gerada por ele. Se os relógios tanto do satélite qanto do receptor estivessem sincronizados e a propagação ocorresse no váco, o prodto do retardo correspondente à máxima correlação pela velocidade da lz prodziria a distância entre o sário e o satélite. Entretanto, não existe sincronismo perfeito entre os relógios dos satélites e dos receptores e a propagação ocorre na atmosfera, de modo qe a distância assim determinada é errônea, commente denominada de psedodistância. Os erros relacionados são conhecidos como erros de distância eqivalente do sário, o User Eqivalent Range Error (UERE) [6]. Otros fatores qe também inflenciam a psedodistância são: Atrasos atmosféricos (ionosfera e troposfera); Erro de efemérides (intencional, SA, o não); Erros relativísticos (rotação da Terra); Erros devidos à resolção e ao rído do receptor; Múltiplos percrsos (sinais refletidos recebidos pelo receptor); Perdas de ciclo; Erro de bias o área (receptores e configração dos satélites) [4].

7 Introdção ao Sistema GPS 23 Com base na figra 2.4, qeremos determinar o vetor = (x, y, z ) qe representa a posição do sário no sistema de coordenadas ECEF. O vetor s = (x s, y s, z s ) representa a posição do satélite no mesmo sistema de coordenadas. O vetor r s = - representa o vetor posição do satélite em relação ao sário. Figra 2.4 Representação dos vetores posição do sário e do satélite (Reprodzida da referência [4]) O valor de r é calclado por medição do tempo de propagação qe o código gerado no satélite tiliza entre o satélite e o receptor. O relógio do receptor pode ter m erro de polarização (bias) do sistema. Adicionalmente, a geração de freqência do satélite e o tempo, embora baseados em m relógio atômico de césio o rbídio, também é deslocado do tempo do sistema. Assim, a ps edodistância ρ determinada pelo processo de correlação contém a distância geométrica entre o satélite e o sário, a diferença entre os tempos do sistema e do relógio do sário, e o deslocamento entre os tempos do sistema e do relógio do satélite [4].

8 Introdção ao Sistema GPS 24 A figra 2.5 mostra as relações de tempo. Figra 2.5 Relações de tempo para a psedodistância (Reprodzida da referência [4]) Nesta figra: T s = Tempo de partida do sinal do satélite, no tempo do sistema. T = Tempo de alcance ao sário, no tempo do sistema. δt = Tempo de offset do relógio do satélite em relação ao tempo do sistema (positivo para relógio adiantado e negativo para relógio atrasado). t = Tempo de offset do receptor em relação ao tempo do sistema T s + δt = Tempo de partida adicionado do offset do relógio. T + t = Tempo de alcance adicionado do offset do relógio. δt D = Retardo devido à propagação na atmosfera, aos eqipamentos e a mltipercrsos c = Velocidade da lz. Então, temos: Distância Geométrica: r=c(t-t)=c s Δt (2.1)

9 Introdção ao Sistema GPS 25 Psedodistância: ρ = ct + + δ (2.2) ' ( t) ( Ts t) ' = ct ( T) + ct ( δt) = ct ( + δt T) + ct ( δ t) S = r+ c( t δt+ δ t ) D D S Sbstitindo em r = s r = s = ρ c( t δt+ δ t ) (2.3) D 2.6 Cálclo da posição do sário Com o obetivo de calclar a posição do sário em três dimensões (x, y, z ) e o deslocamento t, medidas de psedodistâncias são realizadas para qatro satélites, resltando no seginte sistema de eqações ( = 1,...,4): (2.4) Tomando os valores para entre m e qatro, o sistema de eqações (2.4) pode ser reescrito na forma: (2.5) As qatro eqações formam m sistema não linear qe pode ser resolvido analiticamente o sando técnicas iterativas baseadas em linearização o filtragem de Kalman.

10 Introdção ao Sistema GPS 26 De acordo com o segndo método de solção, inicialmente a posição (x, y, z ) é aproximada por ( xˆ, yˆ, z ˆ ), com deslocamento (Δx, Δy, Δz ). Por conseqência, o sistema de eqações (2.3) é expandido nma serie de Taylor, tornando-o linear, Desta forma, se tem: x ˆ ˆ x y y z ˆ z ˆ ρ ρ Δ x + Δy + Δz + Δ ct (2.6) sendo ( = 1,...,4) correspondente a cada satélite. Reescrevendo a eqação (2.6), temos: onde: Δρ a Δ x + a Δ y + a Δz cδ t (2.7) Δ ρ = ˆ ρ ρ Δ x = x xˆ Δ y = y yˆ Δ z = z zˆ Δ t = t tˆ a a a x y z x y z x = = y z = xˆ yˆ zˆ ( ˆ ) ( ˆ ) ( ˆ y z z) = x x + y +

11 Introdção ao Sistema GPS 27 A eqação (2.7) pode ser representada de forma matricial Δ ρ = HΔ x (2.8) onde: Δρ1 Δρ 2 Δ ρ = Δρ3 Δρ4 ax1 ay1 az1 ax ay az H = ax ay az ax ay az Δx`1 Δ x 2 Δ x = Δx3 Δ x 4 Finalmente, a solção da eqação (2.7), se H -1 existir, é obtida: 1 x H ρ Δ = Δ (2.9)

Sistema de Posicionamento por Satélite (GPS)

Sistema de Posicionamento por Satélite (GPS) Universidade Regional do Cariri URCA Pró Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação da Construção Civil Disciplina: p Topografia p g III Sistema de Posicionamento por Satélite (GPS) Renato de Oliveira

Leia mais

Sistema de Navegação Global por Satélite

Sistema de Navegação Global por Satélite Universidade Regional do Cariri URCA Pró Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação da Construção Civil Disciplina: Topografia II Sistema de Navegação Global por Satélite Renato de Oliveira Fernandes

Leia mais

GLONASS Sistema idêntico ao GPS, mas projetado e lançado pela Rússia.

GLONASS Sistema idêntico ao GPS, mas projetado e lançado pela Rússia. Sumário UNIDADE TEMÁTICA 1 Movimentos na Terra e no Espaço. 1.1 - Viagens com GPS Funcionamento e aplicações do GPS. Descrição de movimentos. Posição coordenadas geográficas e cartesianas. APSA GPS e Coordenadas

Leia mais

GPS Conceitos Fundamentais HISTÓRIA ICIST ICIST. núcleo 7 ICIST

GPS Conceitos Fundamentais HISTÓRIA ICIST ICIST. núcleo 7 ICIST GPS Conceitos Fundamentais HISTÓRIA núcleo 7 núcleo 7 1 Posicionamento Astronómico Radar e Distanciómetro II Guerra Mundial 1973 Navigation System with Timing and Ranging Global Positioning System (Directiva

Leia mais

GPS. Dinâmica e Controle de Veículos Espaciais Profa. Dra. Claudia Celeste. Lívia Denardi Samir Vaz da Rocha

GPS. Dinâmica e Controle de Veículos Espaciais Profa. Dra. Claudia Celeste. Lívia Denardi Samir Vaz da Rocha GPS Dinâmica e Controle de Veículos Espaciais Profa. Dra. Claudia Celeste Lívia Denardi Samir Vaz da Rocha http://carlospuch.desnivel.com/blogs/2010/01/12/la-cobertura-gps-va-a-mejorar-en-los-proximos-meses/

Leia mais

GBAS. Geodésia II Eng. Cartográfica Prof. Dra. Daniele Barroca

GBAS. Geodésia II Eng. Cartográfica Prof. Dra. Daniele Barroca Cleber Junior Alencar Samira Neves Pedrosa GBAS Geodésia II Eng. Cartográfica Prof. Dra. Daniele Barroca Sumário 1. Introdução 2. Sistema de Aumento 3. Interferência nos sinais GNSS 4. O GBAS 5. Aplicações

Leia mais

ALBERT EINSTEIN INSTITUTO ISRAELITA DE ENSINO E PESQUISA CENTRO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ABRAM SZAJMAN

ALBERT EINSTEIN INSTITUTO ISRAELITA DE ENSINO E PESQUISA CENTRO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ABRAM SZAJMAN ALBERT EINSTEIN INSTITUTO ISRAELITA DE ENSINO E PESQUISA CENTRO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ABRAM SZAJMAN CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA CLÍNICA DISCIPLINA: GESTÃO DE TECNOLOGIAS MÉDICAS TEMA:REGULAÇÃO

Leia mais

ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DE ESTRUTURAS VIA ANSYS

ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DE ESTRUTURAS VIA ANSYS 3 ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DE ESRUURAS VIA ANSYS Geralmente o MEF é o método nmérico de análise tilizado pare se obter os valores das fnções objetivo e das restrições, no qe diz respeito à maioria dos

Leia mais

Global Positioning System

Global Positioning System Global Positioning System O termo Global Positioning System (SIG) é aplicado para sistemas que realizam o posicionamento baseado por satélites operacionalizado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Leia mais

Posicionamento com GNSS em Cenários de Multi-Constelação

Posicionamento com GNSS em Cenários de Multi-Constelação Posicionamento com GNSS em Cenários de Multi-Constelação 8 º CONGRESSO DO COMITÉ PORTUGUÊS DA U R S I L I S B O A, 2 8 D E N O V E M B R O D E 2 0 1 4 Rita Vallejo José Sanguino António Rodrigues Estrutura

Leia mais

3 Teoria de Ondas Marítimas

3 Teoria de Ondas Marítimas 3 Teoria de Ondas Marítimas 3.1. Introdção Ondas do mar resltam da ação de forças sobre m flido de maneira a pertrbar o se estado inicial, isto é, deformá-lo. Estas forças são provocadas por diversos agentes

Leia mais

GPS - Sistema de Posicionamento Global. Caio Schamber Junior 1. Caixa Postal 4515, Cascavel PR Brazil {Caio}

GPS - Sistema de Posicionamento Global. Caio Schamber Junior 1. Caixa Postal 4515, Cascavel PR Brazil {Caio} GPS - Sistema de Posicionamento Global Caio Schamber Junior 1 1 UNIPAR - Universidade Paranaense Caixa Postal 4515, 85.801-470 Cascavel PR Brazil {Caio} caiojunior@hotmail.com, Resumo. Este trabalho tem

Leia mais

GE G O E D O É D S É I S A I A E S E P S A P C A I C A I L A

GE G O E D O É D S É I S A I A E S E P S A P C A I C A I L A GEODÉSIA ESPACIAL Um pequeno histórico sobre Sistemas de Posicionamento. Onde estou? Para onde vamos? São as primeiras indagações do homem. De Navegações Marítimas e as Viagens Espaciais A criação de vários

Leia mais

GA119 MÉTODOS GEODÉSICOS

GA119 MÉTODOS GEODÉSICOS Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura GA119 MÉTODOS GEODÉSICOS Profa. Regiane Dalazoana 4 Métodos baseados em Geodésia Espacial 4.1 Métodos Celestes da Geodésia

Leia mais

Curso de Análise Matricial de Estruturas 1

Curso de Análise Matricial de Estruturas 1 Crso de Análise Matricial de Estrtras IV MÉODO DA IIDEZ IV. Solção eral A modelagem de m sistema estrtral para sa resolção através do método da rigidez deve preferencialmente apretar m número de coordenadas

Leia mais

!"! #!" #! $ $ % &' " ( &

!! #! #! $ $ % &'  ( & !"! #!" #! $ $ % &' " ( & $)**+, $+!$$ $-$. Os sistemas de posicionamento global surgiram como sistemas militares, sendo concebidos dentro do contexto da guerra fria. O GPS (Global Positioning System)

Leia mais

GLONASS. V. B. Mendes

GLONASS. V. B. Mendes GLONASS 1. INTRODUÇÃO O sistema de navegação global por satélite (GLONASS, acrónimo da designação russa Global naya Navigatsionnaya Sputnikovaya Sistema ou da correspondente designação anglo-saxónica Global

Leia mais

Unidade 1. Viagens com GPS. Sistema de Posicionamento Global. Movimentos na Terra e no espaço MOVIMENTOS NA TERRA E NO ESPAÇO

Unidade 1. Viagens com GPS. Sistema de Posicionamento Global. Movimentos na Terra e no espaço MOVIMENTOS NA TERRA E NO ESPAÇO Unidade 1 MOVIMENTOS NA TERRA E NO ESPAÇO Viagens com GPS 1 Sistema de Posicionamento Global 2 O GPS é um sistema de rádio - navegação por satélites desenvolvido e controlado pelo Departamento de Defesa

Leia mais

Antenas de Tanguá (RJ)

Antenas de Tanguá (RJ) Antenas de Tangá (RJ) Composição de movimentos y P(x,y) y(t) O x(t) X descoberta de Galile Uma grande parte da discssão qe sege visa o caso particlar em qe temos m movimento nma direção X e otro na direção

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TÉCNICAS DE IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMAS NÃO LINEARES USANDO O CÓDIGO LIVRE SCILAB

IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TÉCNICAS DE IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMAS NÃO LINEARES USANDO O CÓDIGO LIVRE SCILAB IPLEENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TÉCNICAS DE IDENTIFICAÇÃO DE SISTEAS NÃO LINEARES USANDO O CÓDIO LIVRE SCILAB Rosiane Ribeiro Rocha, * Valéria Viana rata, Lís Cládio Oliveira-Lopes Bolsista de Iniciação Científica

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Laboratório de Geodésia Espacial e Hidrografia. Abril de 2011

Universidade Federal do Paraná Laboratório de Geodésia Espacial e Hidrografia.  Abril de 2011 Universidade Federal do Paraná Laboratório de Geodésia Espacial e Hidrografia POSICIONAMENTO POR SATÉLITES, ENFASE NO NAVSTAR-GPS (1/41) ckrueger@ufpr.br/ cpk64@hotmail.com Abril de 2011 1 Universidade

Leia mais

Conceitos Fundamentais 1.1

Conceitos Fundamentais 1.1 Conceitos Fndamentais. Capítlo Conceitos Fndamentais. Introdção Um sólido deformável sob a acção de forças eternas, deformar-se-á e no sólido desenvolver-se-ão esforços internos. Estes esforços serão em

Leia mais

Matemática A. Versão 1. Na sua folha de respostas, indique de forma legível a versão do teste. Teste Intermédio de Matemática A.

Matemática A. Versão 1. Na sua folha de respostas, indique de forma legível a versão do teste. Teste Intermédio de Matemática A. Teste Intermédio de Matemática A Versão Teste Intermédio Matemática A Versão Dração do Teste: 90 mintos 9.0.0.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/004, de 6 de Março Na sa folha de respostas, indiqe

Leia mais

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO TÉCNICAS AVANÇADAS PARA POSICIONAMENTO GLOBAL BASEADAS EM GPS Alexandre Barbosa Bastos Gomes n.º 50652, AE de Sistemas, Decisão e Controlo Ri Migel

Leia mais

GPS: conceitos, funcionamento e utilidade

GPS: conceitos, funcionamento e utilidade GPS: conceitos, funcionamento e utilidade Prof. Adriana Alves Abril 2015 Adaptado por Prof. André Negrão Abril 2017 Introdução às geotecnologias (bacharelado) 0440221 O que você deve saber depois da aula...

Leia mais

O BeiDou é constituído por 3 componentes: espacial, controlo terrestre e utilizador.

O BeiDou é constituído por 3 componentes: espacial, controlo terrestre e utilizador. BeiDou 1. INTRODUÇÃO O Sistema BeiDou ou BDS (BeiDou Navigation Satellite System) é um sistema de navegação em desenvolvimento pela República Popular da China. O BeiDou (que significa Ursa Maior) começou

Leia mais

Aplicações de GPS de Navegação na Agricultura

Aplicações de GPS de Navegação na Agricultura Aplicações de GPS de Navegação na Agricultura José P. Molin ESALQ/USP jpmolin@esalq.usp.br http://www.esalq.usp.br/departamentos/ler/projap.htm Realização Grupo de Mecanização e Agricultura de Precisão

Leia mais

2 - ELEMENTOS FINITOS DE BARRA ARTICULADA. CONCEITOS BÁSICOS

2 - ELEMENTOS FINITOS DE BARRA ARTICULADA. CONCEITOS BÁSICOS Método dos elementos finitos aplicado a estrtras reticladas Capítlo - EEMETOS FIITOS DE BARRA ARTICUADA. COCEITOS BÁSICOS. - Introdção este capítlo o método dos elementos finitos (MEF vai ser aplicado

Leia mais

Introdução à Computação Gráfica Curvas. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti

Introdução à Computação Gráfica Curvas. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Introdção à Comptação Gráfica Crvas Cladio Esperança Palo Roma Cavalcanti Modelagem Geométrica Disciplina qe visa obter representações algébricas para crvas e sperfícies com determinado aspecto e/o propriedades

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL APLICAÇÃO DE SIG NA ANÁLISE AMBIENTAL GNSS

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL APLICAÇÃO DE SIG NA ANÁLISE AMBIENTAL GNSS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL APLICAÇÃO DE SIG NA ANÁLISE AMBIENTAL GNSS Setembro, 2017. GNSS Sistemas Globais de Navegação por Satélite Global Navigation Satellite

Leia mais

Composição de movimentos. P(x,y) y(t) x(t) descoberta de Galileu

Composição de movimentos. P(x,y) y(t) x(t) descoberta de Galileu Composição de movimentos P(,) (t) O (t) X descoberta de Galile Uma grande parte da discssão qe sege visa o caso particlar em qe temos m movimento nma direção X e otro na direção Y, e no qal o qe acontece

Leia mais

8. EXPRESSÃO DA MELHOR CAPACIDADE DE MEDIÇÃO DO LPTF

8. EXPRESSÃO DA MELHOR CAPACIDADE DE MEDIÇÃO DO LPTF 8. EXPRESSÃO DA MELHOR CAPACIDADE DE MEDIÇÃO DO LPTF Internacionalmente consagrada, a incerteza associada à medição constiti-se no parâmetro crítico para se determinar a chamada Melhor Capacidade de Medição

Leia mais

Osciladores lineares contínuos

Osciladores lineares contínuos Osciladores lineares contínos Apontamentos da Disciplina de Dinâmica e Engenharia Sísmica Mestrado em Engenharia de Estrtras Institto Sperior Técnico ís Gerreiro Março de 1999 Osciladores ineares Contínos

Leia mais

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 5)

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 5) 1 Notas de ala prática de Mecânica dos Solos II (parte 5) Hélio Marcos Fernandes Viana Conteúdo da ala prática Exercícios relacionados à porcentagem de adensamento, em ma profndidade específica de ma camada

Leia mais

6 Análise dos Resultados

6 Análise dos Resultados 6 Análise dos Resltados 6.. Introdção Neste capítlo são apresentados e analisados os resltados obtidos nos ensaios das sete vigas e a determinação dos ses índices de dctilidade. As resistências das vigas

Leia mais

Técnicas de Monitorização de Integridade I. Paulo Eduardo Paulino

Técnicas de Monitorização de Integridade I. Paulo Eduardo Paulino Técnicas de Monitorização de Integridade I em GPS Palo Edardo Palino Dissertação para obtenção do Gra de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Comptadores Júri Presidente: Prof. Dotor José Manel Biocas

Leia mais

2 a Prova de Mecânica dos Fluidos II PME /05/2012 Nome: No. USP

2 a Prova de Mecânica dos Fluidos II PME /05/2012 Nome: No. USP a Prova de Mecânica dos Flidos II PME 8/5/ Nome: No. USP ª. Qestão (. pontos). Vamos admitir m escoamento trblento de ar (ρ=,kg/m ; ν=,6-5 m /s) sobre m aerofólio esbelto em regime permanente. Medidas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE SOLOS E ENGENHARIA RURAL Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE SOLOS E ENGENHARIA RURAL Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE SOLOS E ENGENHARIA RURAL Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo Disciplina: GEOPROCESSAMENTO APLICADO A PEDOLOGIA Prof.

Leia mais

PROV O ENGENHARIA QUÍMICA. Questão nº 1. h = 0,1 m A. Padrão de Resposta Esperado: a) P AB = P A B. Sendo ρ água. >> ρ ar. Em B : P B. .

PROV O ENGENHARIA QUÍMICA. Questão nº 1. h = 0,1 m A. Padrão de Resposta Esperado: a) P AB = P A B. Sendo ρ água. >> ρ ar. Em B : P B. . PRO O 00 Qestão nº ar A B h = 0, m A B a) P AB = P A B Sendo ρ ága >> ρ ar : Em B : P B = (ρ ága. g) h + P A P A B = P B P A =.000 x 9,8 x 0, = 980 Pa (valor:,5 pontos) b) P ar = P man = 0 4 Pa Em termos

Leia mais

Prof. Antônio F M Santos

Prof. Antônio F M Santos Prof. Antônio F M Santos Profa. Rosenda Valdés Arencibia Maio, 011 Sexo: Masclino, Feminino Calvície: Calvo, Não calvo A associação entre das o mais variáveis implica qe o conhecimento de ma altera a

Leia mais

Escolas Secundárias de S. João da Talha Casquilhos e Miguel Torga

Escolas Secundárias de S. João da Talha Casquilhos e Miguel Torga Satélites Geoestacionários e GPS Paulo Crawford Departamento de Física da FCUL Centro de Astronomia e Astrofísica da UL http://cosmo.fis.fc.ul.pt/~crawford/ Escolas Secundárias de S. João da Talha Casquilhos

Leia mais

4 Análise dimensional para determinação da frequência e fator de amplificação do pico máximo

4 Análise dimensional para determinação da frequência e fator de amplificação do pico máximo 4 Análise dimensional para determinação da freqência e fator de amplificação do pico máimo A análise cidadosa das eqações qe regem o escoamento pode fornecer informações sobre os parâmetros importantes

Leia mais

5 Exemplos de análise determinística 5.1. Introdução

5 Exemplos de análise determinística 5.1. Introdução 5 Exemplos de análise determinística 5.1. Introdção Para validação dos modelos nméricos determinísticos e comparações entre os procedimentos de solção, são efetadas análises de qatro exemplos. O primeiro

Leia mais

Unidade 1 de Física do 11º ano FQA 1 V I A G E N S C O M G P S

Unidade 1 de Física do 11º ano FQA 1 V I A G E N S C O M G P S Unidade 1 de Física do 11º ano FQA 1 V I A G E N S C O M G P S 1. O sistema GPS Para indicar a posição de um lugar na superfície da Terra um modelo esférico da Terra e imaginam-se linhas: os paralelos:

Leia mais

Cálculo 1 4ª Lista de Exercícios Derivadas

Cálculo 1 4ª Lista de Exercícios Derivadas www.matematiqes.com.br Cálclo 4ª Lista de Eercícios Derivadas ) Calclar as derivadas das epressões abaio, sando as fórmlas de derivação: a) y 4 4 d 4 b) f f c) y d d) y R : d df e) 6 f R : 6 d f) 5 y 4

Leia mais

VERSÃO 1. Prova Escrita de Matemática A. 12.º Ano de Escolaridade. Prova 635/1.ª Fase. Braille. Duração da Prova: 150 minutos. Tolerância: 30 minutos.

VERSÃO 1. Prova Escrita de Matemática A. 12.º Ano de Escolaridade. Prova 635/1.ª Fase. Braille. Duração da Prova: 150 minutos. Tolerância: 30 minutos. EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 19/01, de 5 de jlho Prova Escrita de Matemática A 1.º Ano de Escolaridade Prova 65/1.ª Fase 11 Páginas Braille Dração da Prova: 150 mintos. Tolerância:

Leia mais

CURSO de ENGENHARIA DE PRODUÇÃO e MECÂNICA VOLTA REDONDA Gabarito

CURSO de ENGENHARIA DE PRODUÇÃO e MECÂNICA VOLTA REDONDA Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA o semestre letivo de 010 e 1 o semestre letivo de 011 CURSO de ENGENHARIA DE PRODUÇÃO e MECÂNICA VOLTA REDONDA Gabarito INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verifiqe se

Leia mais

Departamento de Agronomia UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

Departamento de Agronomia UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO Tecnologias utilizadas na agricultura de precisão. Os sistemas GPS. A determinação da variabilidade espacial de uma dada característica do solo, cultura, ou meio ambiente, implica conhecer a localização

Leia mais

Cálculo Vetorial. Geometria Analítica e Álgebra Linear - MA Aula 04 - Vetores. Profa Dra Emília Marques Depto de Matemática

Cálculo Vetorial. Geometria Analítica e Álgebra Linear - MA Aula 04 - Vetores. Profa Dra Emília Marques Depto de Matemática Cálclo Vetorial Estdaremos neste tópico as grandezas etoriais, sas operações, propriedades e aplicações. Este estdo se jstifica pelo fato de, na natreza, se apresentarem 2 tipo de grandezas, as escalares

Leia mais

CÁLCULO I. 1 Teorema do Confronto. Objetivos da Aula

CÁLCULO I. 1 Teorema do Confronto. Objetivos da Aula CÁLCULO I Prof. Marcos Diniz Prof. André Almeida Prof. Edilson Neri Júnior Prof. Emerson Veiga Prof. Tiago Coelho Ala n o 07: Teorema do Confronto. Limite Fndamental Trigonométrico. Teorema do Valor Intermediário.

Leia mais

f R e P o D. Vimos que (Po x

f R e P o D. Vimos que (Po x Universidade Salvador UNIFACS Crsos de Engenharia Cálclo IV Proa: Ilka Reboças Freire Cálclo Vetorial Teto 0: Derivada Direcional e Gradiente. A Derivada Direcional Consideremos a nção escalar : D R R

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I 1 o Teste - LEAN, MEAer, MEAmb, MEBiol, MEMec

Cálculo Diferencial e Integral I 1 o Teste - LEAN, MEAer, MEAmb, MEBiol, MEMec Cálclo Diferencial e Integral I 1 o Teste - LEAN, MEAer, MEAmb, MEBiol, MEMec 14 de Abril de 011-11 horas I (8.0 val. 1. (1.0 val. Seja A R o conjnto solção da ineqação + ( 0. Escreva A como ma nião de

Leia mais

Introdução aos Métodos Quase-Experimentais

Introdução aos Métodos Quase-Experimentais Técnicas Econométricas para Avaliação de Impacto Introdção aos Métodos Qase-Experimentais Rafael Perez Ribas Centro Internacional de Pobreza Brasília, 23 de abril de 28 Introdção Breve descrição de métodos

Leia mais

Fernando Nogueira Programação Linear 1

Fernando Nogueira Programação Linear 1 rogramação Linear Fernando Nogeira rogramação Linear Eemplo Típico Uma padaria prodz olos I e II sendo qe cada olo consome m certa qantidade de açúcar farinha e ovo para ser prodzido conforme a taela:

Leia mais

Origem. Segmentos do Sistema. Segmento Espacial. Órbita. Satnav Sistema de Navegação por Satélite. Sistema de Posicionamento Global (GPS)

Origem. Segmentos do Sistema. Segmento Espacial. Órbita. Satnav Sistema de Navegação por Satélite. Sistema de Posicionamento Global (GPS) Satnav Sistema de Navegação por Satélite Global Navigation Satelite System (GNSS) Sistema de Posicionamento Global (GPS) No Brasil e em grande parte do mundo se popularizou a partir e um sistema específico,

Leia mais

LOCALIZAÇÃO TEMPO-FREQUÊNCIA: UMA DESCRIÇÃO DA ANÁLISE WAVELET EM TEMPO CONTÍNUO

LOCALIZAÇÃO TEMPO-FREQUÊNCIA: UMA DESCRIÇÃO DA ANÁLISE WAVELET EM TEMPO CONTÍNUO LOCALIZAÇÃO TEMPO-FREQUÊNCIA: UMA DESCRIÇÃO DA ANÁLISE WAVELET EM TEMPO CONTÍNUO Hmberto Gimenes Macedo, Virginia Klasner de Oliveira, Francisco Carlos Rocha Fernandes, Carlos Henriqe Netto Lahoz Universidade

Leia mais

8.º Ano de escolaridade 2014/2015

8.º Ano de escolaridade 2014/2015 8.º Ano de escolaridade 2014/2015 A cada período serão acrescidas as alas de avaliação DOMÍNIO ÁLGEBRA (ALG8) NÚMEROS E OPERAÇÕES (NO8) CONTEÚDOS 1. Números reais Tempos previstos (45 min) 22 Distribição

Leia mais

PROVAS DE ACESSO E INGRESSO PARA OS MAIORES DE 23 ANOS

PROVAS DE ACESSO E INGRESSO PARA OS MAIORES DE 23 ANOS PROVAS DE ACESSO E INGRESSO PARA OS MAIORES DE ANOS Ano Lectivo: 009 / 00 Folha de Escola onde se realiza esta prova: Data: 6 / 0 / 009 Prova: MATEMÁTICA Nome do Candidato: Docente(s): Docmento de Identificação

Leia mais

7- GPS 2-D. GPS Global Positioning System

7- GPS 2-D. GPS Global Positioning System 7- GPS GPS Global Positioning System o GPS é um sistema de navegação baseado numa rede de 24 satélites. Começou oficialmente há cerca de 20 anos, como aplicação militar dos E.U.A. Hoje em dia existe uma

Leia mais

2 Métodos Experimentais

2 Métodos Experimentais Métodos Experimentais.1. Eqipamentos Este capítlo trata da descrição dos eqipamentos tilizados neste estdo, princípios de fncionamento e aspectos metrológicos referentes aos mesmos..1.1.densímetro Fabricado

Leia mais

Levantamentos GPS. Gustavo Bueno Lelli Instrutor Instituto GEOeduc. Cursos GEOeduc Todos os direitos reservados Cópia não autorizada

Levantamentos GPS. Gustavo Bueno Lelli Instrutor Instituto GEOeduc. Cursos GEOeduc Todos os direitos reservados Cópia não autorizada Levantamentos GPS Gustavo Bueno Lelli Instrutor Instituto GEOeduc Ementa do curso Entendendo a tecnologia GNSS; Prática com o equipamento; Processamento dos dados no computador. Entendendo a tecnologia

Leia mais

Fernando Nogueira Programação Linear 1

Fernando Nogueira Programação Linear 1 rogramação Linear Fernando Nogeira rogramação Linear Eemplo Típico Uma indstria prodz prodtos I e II sendo qe cada prodto consome m certo número de horas em máqinas A B e C para ser prodzido conforme a

Leia mais

4 Estudos sobre Ductilidade de Vigas Reforçadas

4 Estudos sobre Ductilidade de Vigas Reforçadas 4 Estdos sobre Dctilidade de Vigas Reforçadas 4.1. Introdção Este capítlo apresenta algns estdos teóricos e experimentais encontrados na literatra sobre vigas de concreto armado reforçadas com compósitos

Leia mais

05/08/2014. RM = (RB ± IM) unidade. Como usar as informações disponíveis sobre o processo de medição e escrever corretamente o resultado da medição?

05/08/2014. RM = (RB ± IM) unidade. Como usar as informações disponíveis sobre o processo de medição e escrever corretamente o resultado da medição? 6 Resltados de Medições Diretas Fndamentos da Metrologia Científica e Indstrial Slides do livrofmci Motivação definição do mensrando procedimento de medição resltado da medição condições ambientais operador

Leia mais

Deteção remota desia/cartografia/detecao_remota/copernic us/componente_espaco/

Deteção remota   desia/cartografia/detecao_remota/copernic us/componente_espaco/ Deteção remota http://www.dgterritorio.pt/cartografia_e_geo desia/cartografia/detecao_remota/copernic us/componente_espaco/ Universidade do Minho/ Escola de Engenharia/ Departamento de Engenharia Civil/Topografia/Elisabete

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. Inércia Térmica de Sensores.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. Inércia Térmica de Sensores. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA Inércia Térmica de Sensores por Tiago Roberto Borges de Moraes Trabalho Final da Disciplina de Medições

Leia mais

Capítulo 3 Comportamento mecânico dos materiais = = = =

Capítulo 3 Comportamento mecânico dos materiais = = = = apítlo omportamento mecânico dos materiais Problema Uma peça prismática de comprimento L e secção transversal rectanglar de altra 0cm e largra 0cm foi sjeita ao ensaio de tracção. variação de comprimento

Leia mais

Aula 6. Melhoria de imagens por filtragens: no domínio da freqüência

Aula 6. Melhoria de imagens por filtragens: no domínio da freqüência Ala 6 Melhoria de imagens por filtragens: no domínio da freqüência Análise de Imagens - 2015 Ara Conci Filtragem no Domínio da Freqüência Filtragem no Domínio da Freqüência Filtragem Passa Baixa Filtragem

Leia mais

Satélites Geoestacionários e GPS 16 de Novembro de 2006

Satélites Geoestacionários e GPS 16 de Novembro de 2006 Auditório Municipal Augusto Cabrita Satélites Geoestacionários e GPS 16 de Noembro de 006 Paulo Crawford Departamento de Física da FCUL Centro de Astronomia e Astrofísica da UL http://cosmo.fis.fc.ul.pt/~crawford/

Leia mais

Estudo Dirigido - Desvendando a Geometria Analítica: Distância entre dois pontos

Estudo Dirigido - Desvendando a Geometria Analítica: Distância entre dois pontos Estudo Dirigido - Desvendando a Geometria Analítica: Distância entre dois pontos Conteúdo: Plano Cartesiano Público-alvo: Alunos de Ensino Médio Competências; Modelar e resolver problemas que envolvem

Leia mais

Aula 2: Vetores tratamento algébrico

Aula 2: Vetores tratamento algébrico Ala : Vetores tratamento algébrico Vetores no R e no R Decomposição de etores no plano ( R ) Dados dois etores e não colineares então qalqer etor pode ser decomposto nas direções de e. O problema é determinar

Leia mais

PROPAGAÇÃO ELETROMAGNÉTICA

PROPAGAÇÃO ELETROMAGNÉTICA PROPAGAÇÃO LTROMAGNÉTICA LONARDO GURRA D RZND GUDS PROF. DR. ONDA LTROMAGNÉTICA As ondas de rádio que se propagam entre as antenas transmissora e receptora são denominadas de ondas eletromagnéticas Transmissor

Leia mais

Introdução ao GPS...da aplicação ao conceito. Brenner Silva M.Sc. Sensoriamento Remoto

Introdução ao GPS...da aplicação ao conceito. Brenner Silva M.Sc. Sensoriamento Remoto Introdução ao GPS...da aplicação ao conceito Brenner Silva M.Sc. Sensoriamento Remoto brenner@dsr.inpe.br Assis, SP Julho de 2005 O GPS pela primeira vez GPS - Sistema de Posicionamento Global Como adquirir

Leia mais

Thainara Munhoz Alexandre de Lima Thamires Gil Godoy

Thainara Munhoz Alexandre de Lima Thamires Gil Godoy Thainara Munhoz Alexandre de Lima Thamires Gil Godoy REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Efemérides Coordenadas (X,Y,Z) Efemérides Transmitidas Tempo do satélite Órbita do satélite Efemérides

Leia mais

INTRODUÇÃO A TECNOLOGIA GNSS

INTRODUÇÃO A TECNOLOGIA GNSS INTRODUÇÃO A TECNOLOGIA GNSS O terno GNSS (Global Navigation Satellite System) surgiu em 1993 inicialmente englobando os sistemas GPS e GLONASS, posteriormente passou a agregar o sistema Galileo. Um Sistema

Leia mais

4 Descrição da Simulação

4 Descrição da Simulação 45 4 Descrição da Simulação 4.1. Introdução O SBAS ( Satellite Based Augmentation Sstems ) é constituído de estações de referência, que fornecem dados de posicionamento dos satélites GPS e relativos à

Leia mais

AULA Exercícios. DETERMINAR A EXPRESSÃO GERAL E A MATRIZ DE UMA TL CONHECIDAS AS IMAGENS DE UMA BASE DO

AULA Exercícios. DETERMINAR A EXPRESSÃO GERAL E A MATRIZ DE UMA TL CONHECIDAS AS IMAGENS DE UMA BASE DO Note bem: a leitra destes apontamentos não dispensa de modo algm a leitra atenta da bibliografia principal da cadeira Chama-se a atenção para a importância do trabalho pessoal a realizar pelo alno resolvendo

Leia mais

AULA 4. Produto escalar. Produto escalar definição algébrica. , chamamos de produto. escalar o número real: Notação: u v ou u, v e se lê: u escalar v.

AULA 4. Produto escalar. Produto escalar definição algébrica. , chamamos de produto. escalar o número real: Notação: u v ou u, v e se lê: u escalar v. AULA 4 Prodto escalar Prodto escalar definição algébrica Sejam,, e,, escalar o número real:, chamamos de prodto Notação: o, e se lê: escalar. Eemplos: ) Dados os etores,,3 e 3,4,, calclar: a) =. (-3) +.

Leia mais

Prof. Tiago Badre Marino Geoprocessamento Departamento de Geociências Instituto de Agronomia - UFRRJ Como funciona o GPS?

Prof. Tiago Badre Marino Geoprocessamento Departamento de Geociências Instituto de Agronomia - UFRRJ Como funciona o GPS? O que é o GPS? O sistema GPS (Global Positioning System) é composto atualmente por 24 satélites ativos e 3 de reserva colocados numa órbita a 20.200 km de altitude, e distribuídos por 6 planos orbitais

Leia mais

Curvas e Superfícies

Curvas e Superfícies Crvas e Sperfícies Fontes: M.C.F. de Oliveira D.F. Rogers & J.A. Adams, Mathematical Elements for Compter Graphics, McGraw-Hill, 999 Hearn & Baer, Cap. 8 (8-8 a 8-8) An Interactive Introdction to Splines,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO POSICIONAMENTO ESTÁTICO PARA DISTÂNCIAS MÉDIAS

AVALIAÇÃO DO POSICIONAMENTO ESTÁTICO PARA DISTÂNCIAS MÉDIAS 79 AVALIAÇÃO DO POSICIONAMENTO ESTÁTICO PARA DISTÂNCIAS MÉDIAS Avaliating static positionning for mid distances JOSÉ GONZÁLEZ BRICEÑO Dirección de Geografía y Cartografía de la Fuerza Armada Venezolana

Leia mais

Capítulo 1 Introdução

Capítulo 1 Introdução Capítlo 1 Introdção Nas últimas décadas, o Método de Elementos Finitos tem sido ma das principais ferramentas da mecânica comptacional na representação dos mais diversos tipos de fenômenos físicos presentes

Leia mais

BIS Access Engine (ACE) 4.4

BIS Access Engine (ACE) 4.4 Engineered Soltions BIS Access Engine () BIS Access Engine () www.la.boschsecrity.com Controle de acesso mltisservidor com gerenciamento direto de alarmes Integração e interação perfeitas com sistemas

Leia mais

BIS - Access Engine (ACE) 4.5

BIS - Access Engine (ACE) 4.5 Engineered Soltions BIS - Access Engine () 4.5 BIS - Access Engine () 4.5 www.boschsecrity.com.br Sistema de controle de acesso distribído com gerenciamento de alarmes gráficos Integração e interação perfeitas

Leia mais

GPS. Sistema de Posicionamento por Satélites Artificiais. Como eles operam sem interferência? Sumário. Sumário

GPS. Sistema de Posicionamento por Satélites Artificiais. Como eles operam sem interferência? Sumário. Sumário O QUE É GPS? FUNCIONAMENTO DO GPS DIFERENTES SISTEMAS SISTEMA GNSS SISTEMA GPS SISTEMA GLONASS SISTEMA GALILEO PERTURBAÇÕES DO SINAL GPS Sistema de Posicionamento por Satélites Artificiais Prof. Tiago

Leia mais

BS compósito. Sumário. BS compósito. BS compósito. BS compósito. BS compósito. Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3

BS compósito. Sumário. BS compósito. BS compósito. BS compósito. BS compósito. Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3 Smário Bem o serviço compósito = dinheiro Exercícios Exercícios 3 Na análise qe fizemos, há dois BS e estdamos com os gostos interferem com o orçamento odemos estender a análise a N BS No entanto, temos

Leia mais

BIS Access Engine (ACE) 4.6

BIS Access Engine (ACE) 4.6 Engineered Soltions BIS Access Engine () 4.6 BIS Access Engine () 4.6 www.boschsecrity.com.br Sistema de controle de acesso distribído com gerenciamento de alarmes gráficos Integração e interação perfeitas

Leia mais

POSICIONAMENTO POR PONTO PRECISO. Prof. Dra. Daniele Barroca Marra Alves

POSICIONAMENTO POR PONTO PRECISO. Prof. Dra. Daniele Barroca Marra Alves POSICIONAMENTO POR PONTO PRECISO Prof. Dra. Daniele Barroca Marra Alves Denominação: Posicionamento por Ponto Preciso PPP. Método Anterior: PP acurácia métrica. Observável: pseudodistância; Código C/A

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia de Transportes LTG - Laboratório de Topografia e Geodésia

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia de Transportes LTG - Laboratório de Topografia e Geodésia Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia de Transportes LTG - Laboratório de Topografia e Geodésia STT 0616 2014 Copyright LTG 2011 NAVSTAR/GPS NAVigation

Leia mais

Sistemas Distribuídos. Capítulo 6 - Aula 10

Sistemas Distribuídos. Capítulo 6 - Aula 10 Sistemas Distribuídos Aula Passada Capítulo 6 - Aula 10 Nomeação estruturada Implementação de um espaço de nomes Implementação de resolução de nomes Nomeação baseada em atributo Introdução ao problema

Leia mais

Química. Bioprocessos e Biotecnologia para contato:

Química. Bioprocessos e Biotecnologia  para contato: SIMULAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE REATORES CONTÍNUOS DE MISTURA PERFEITA CONTENDO ENZIMAS IMOBILIZADAS EM MATRIZES POROSAS PARA A CINÉTICA COM INIBIÇÃO POR SUBSTRATO PROBLEMA ENVOLVENDO MÚLTIPLOS ESTADOS ESTACIONÁRIOS

Leia mais

Geoprocessamento: Prof. Alzir Felippe. B. Antunes

Geoprocessamento: Prof. Alzir Felippe. B. Antunes REVISÃO: COMPONENTES DE UM SIG TÓPICO ESPECIAL: GNSS Global Navigation Satellite System Dado-Informação; Hardware/Software; Recursos Humanos; Metodologia de Desenvolvimento de Aplicativos Aquisição de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA I/2013 DEPARTAMENTO DE ECONOMIA 18/7/13

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA I/2013 DEPARTAMENTO DE ECONOMIA 18/7/13 UNIVRSIDAD D BRASÍLIA I/3 DPARTANTO D CONOIA 8/7/3 TORIA DOS JOGOS - PÓS PROFSSOR AURÍCIO SOARS BUGARIN CO bgarin@nb.br htttp://www.bgarinmaricio.com PROVA GABARITO Problema -Direito e conomia A área de

Leia mais

Tópicos especiais em AP

Tópicos especiais em AP Tópicos especiais em AP Danubio J. dos Santos Mas que são e como funcionam sinais GNSS????? Posicionamento consiste na determinação da posição de objetos em relação a um referencial específico. Embora

Leia mais

Incerteza da medição de uma jóia por uma balança digital

Incerteza da medição de uma jóia por uma balança digital Incerteza da medição de ma jóia por ma balança digital 19,94 19,9 19,98 19,96 19,90 19,94 0,00 19,94 19,94 19,96 19,9 0,00 19,94 g Resolção: 0,0 g Média 19,950 g s 0,0313 Dados da calibração CERTIFICADO

Leia mais

SISTEMA DE POSICIONAMENTO ESPACIAL - HISTÓRICO - INTRODUÇÃO E EVOLUÇÃO - SISTEMAS DISPONÍVEIS

SISTEMA DE POSICIONAMENTO ESPACIAL - HISTÓRICO - INTRODUÇÃO E EVOLUÇÃO - SISTEMAS DISPONÍVEIS SISTEMA DE POSICIONAMENTO ESPACIAL - HISTÓRICO - INTRODUÇÃO E EVOLUÇÃO - SISTEMAS DISPONÍVEIS Prof. Dra. Daniele Barroca Marra Alves Posicionamento Posicionamento Posicionamento Posicionamento Ato de determinar

Leia mais

Gestão de Riscos em Projetos de Software

Gestão de Riscos em Projetos de Software Gestão de Riscos em Projetos de Software Seiji Isotani, Rafaela V. Rocha sisotani@icmc.sp.br rafaela.vilela@gmail.com PAE: Armando M. Toda armando.toda@gmail.com Sem riscos não há recompensas Plano de

Leia mais

Navegação Aérea - PP

Navegação Aérea - PP Navegação Aérea - PP A Navegação Aérea Desde os princípios da civilização, o homem busca resolver problemas de localização e orientação no espaço. Para isso, utilizou, ao longo do tempo, referências tais

Leia mais