SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:20008 SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL 14001:2004 SISTEMA DA GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA OHSAS 18001:2007

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:20008 SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL 14001:2004 SISTEMA DA GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA OHSAS 18001:2007"

Transcrição

1 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:20008 SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL 14001:2004 SISTEMA DA GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA OHSAS 18001:2007 RUA BARRA FUNDA, 16 SÃO PAULO / SP Sra. Sandra Freire Gerente de Garantia da Qualidade

2 OBJETO OBJETO DESTA DA PROPOSTA O objeto da proposta é a prestação de serviços de consultoria na LARAMARA GRÁFICA & BUREAU com a finalidade de implementar um Sistema Integrado de Gestão conforme as normas ISO 9001:2008 SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE - REQUISITOS ISO 14001:2004 SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ESPECIFICAÇÃO E DIRETRIZES PARA USO OHSAS 18001:2007 ESPECIFICAÇÃO PARA SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO na unidade situada à Rua Barra Funda, 16 São Paulo - SP

3 NOSSA EMPRESA - SUA PARCEIRA A QUALIMETRIA ENGENHEIROS CONSULTORES LTDA. foi cons)tuída em 1988 e desde então atuou em mais de 300 diferentes projetos de consultoria, treinamentos e auditorias em Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental, Saúde & Segurança Ocupacional e Responsabilidade Social e Empresarial. A nossa proposta de trabalho é estabelecer, implementar, integrar, avaliar e aperfeiçoar Sistemas de Gestão, obje)vando proporcionar aos nossos Clientes o conlnuo aprimoramento de seus serviços e produtos, a)ngindo os obje)vos planejados, assegurando sustentabilidade ao longo do tempo. Não temos e não teremos muitos Clientes simultâneamente, pois o compromisso que assumimos ao sermos contratados é de grande responsabilidade e exige total dedicação da nossa equipe. Todo o projeto é acompanhado diretamente pelos sócios da QUALIMETRIA. Para o desenvolvimento dos nossos trabalhos, a cultura, estrutura e recursos da Organização- Cliente são respeitados e considerados desde a primeira fase do diagnós)co e consequente detalhamento nas etapas seguintes do projeto.

4 NOSSA EMPRESA - SUA PARCEIRA Somos uma Organização que desenvolve serviços especializados de Consultoria há mais de 20 anos. A conlnua pesquisa e a constante capacitação dos nossos consultores assegura aos Clientes acesso a informação atualizada, ao conhecimento do que está sendo pra)cado e a discussão de tendências em nossas áreas de atuação. Vivência do mercado e da evolução na normalização - nacional e internacional, inovação na prestação dos serviços e metodologia de consultoria própria complementam nossas habilidades. Essa experiência é incorporada ao projeto da sua Organização. Entendemos que os resultados da nossa filosofia e maneira de atuar devem se consolidar na melhoria dos produtos e serviços dos nossos Clientes, através do valor que conseguimos agregar aos seus sistemas, processos e operações bem como na capacitação do seu pessoal. Complementando os nossos Valores, o compromisso com os resultados, a transparência e a sintonia de ações é o que deve prevalecer na nossa relação com o Cliente. Nosso principal propósito e esforço é que o Sistema de Gestão implementado contribua na iden)ficação e mi)gação dos riscos do negócio, promovendo a melhoria do nível da sa)sfação dos clientes e o atendimento dos obje)vos planejados.

5 NOSSA MISSÃO, VALORES e VISÃO - nossa razão de exiscr PROVER CONHECIMENTO EM SISTEMAS DE GESTÃO, CONTRIBUINDO PARA O SUCESSO SUSTENTÁVEL DOS NOSSOS CLIENTES PROFISSIONALISMO COMPETÊNCIA - em que acreditamos...e praccamos AGILIDADE INOVAÇÃO ÉTICA - como queremos ser reconhecidos RECONHECIDOS COMO UMA ORGANIZAÇÃO INOVADORA, PARCEIRA E COMPETITIVA, REFERÊNCIA COMO CONSULTORIA EM SISTEMAS DE GESTÃO

6 METODOLOGIA DE TRABALHO Fundamentada na experiência da QUALIMETRIA, adquirida em projetos consagrados e de reconhecida adequação às necessidades de nossos Clientes, apresentamos nossa metodologia e abordagem para o projeto. A implementação dos trabalhos, na sequência proposta, permite um melhor aproveitamento pela LARAMARA e um acompanhamento mais eficaz do andamento do projeto pela sua Direção. O sucesso do projeto será assegurado pela mo)vação, compromisso e formação do pessoal envolvido com relação à polí)ca e obje)vos da qualidade estabelecidos, conceitos e técnicas difundidas.

7 METODOLOGIA DE TRABALHO Os requisitos das normas ISO 9001:2008, ISO14001:2004 e OHSAS18001:2007 são detalhados com os envolvidos que recebem treinamento, informações e total respaldo dos consultores da QUALIMETRIA para o entendimento e efe)va implementação das ações previamente acordadas. Cabe a QUALIMETRIA agir de modo indutor e educador das novas técnicas apresentadas, trabalhando para sua consolidação, interagindo com a Empresa, obtendo assim um modelo de gestão adequado aos novos desafios que certamente serão vencidos. Para tanto, atuamos com metodologia própria, desenvolvida e aperfeiçoada através projetos consagrados e de reconhecida adequação às necessidades de nossos Clientes.

8 METODOLOGIA DE TRABALHO É nosso procedimento e proposta de trabalho transferir conhecimentos e difundir conceitos capacitando a LARAMARA a con)nuar aprimorando seu Sistema de Gestão da Qualidade mesmo após o término de nosso projeto. Nossa metodologia prevê a implementação das mudanças através de equipes internas de trabalho, que são suportadas con)nuamente pelos consultores da QUALIMETRIA. A LARAMARA deve designar um profissional para ser nossa contra- parte no trabalho, responsabilizando- se por centralizar nossa comunicação e providências internas para atendimento do obje)vo e cronograma do projeto. Todas as etapas do nosso trabalho são acompanhadas pelos sócios da QUALIMETRIA, responsáveis técnicos pelo projeto e relatadas à Empresa.

9 METODOLOGIA DE TRABALHO Para cada processo chave da LARAMARA é designada uma equipe de colaboradores que, em conjunto com os consultores da QUALIMETRIA, desenvolvem as ações previstas no cronograma do projeto. Os trabalhos são conduzidos em reuniões pontuais das equipes de trabalho com os consultores da QUALIMETRIA, para discussão, assessoramento, desenvolvimento e consolidação das a)vidades. Vale ressaltar que todas as inicia)vas para a Qualidade, hoje existentes na Empresa, serão integradas ao Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2008.

10 CONSULTORIA ISO 9001:2008 Definição do escopo, polí)ca e obje)vos do Sistema de Gestão da Qualidade. Seqüência de trabalhos Definição e jus)fica)va de qualquer exclusão necessária. Elaboração conjunta do macrofluxo dos processos que permi)rá, não só iden)ficá- los mas, conhecer suas interações. Determinar as necessidades e expecta)vas dos Clientes e de outras partes interessadas Elaborar para cada processo chave iden)ficado, o respec)vo Planejamento de Processo Turtle Diagram que possibilita, de fato, a aplicação da abordagem de processo solicitada pela norma. Avaliar com base nos Planejamentos de Processos a documentação e recursos necessários, definir a estrutura dessa documentação e dos registros que o Sistema de Gestão da Qualidade adotará. contnua...

11 CONSULTORIA ISO 9001:2008 Estabelecer os métodos para medir a eficácia e eficiência de cada processo. Seqüência de trabalhos Definir o sistema de indicadores de desempenho alinhando- os com a Polí)ca da Qualidade e Obje)vos da Qualidade da Empresa Desenvolver o Painel Bordo com os indicadores u)lizados para o acompanhamento dos resultados dos processos e predição do a)ngimento dos Obje)vos da Qualidade. Estabelecer os meios de comunicação para relatar a eficácia e eficiência do Sistema de Gestão da Qualidade. Determinar os meios para tratar não conformidades e eliminar suas causas evitando reincidências. Estabelecer um processo para melhoria conlnua dos processos e do próprio Sistema de Gestão da Qualidade.

12 MILESTONES DO PROJETO ISO 9001 Visita inicial, definições do projeto e cronograma Definição de Escopo, PolíTca e ObjeTvos da Qualidade Elaboração do Fluxograma Global dos Processos Desenvolvimento dos Planejamentos dos processos ( tartarugas ) Realização da auditoria interna Elaboração do Manual da Qualidade Consolidação do Painel de Bordo Elaboração dos procedimentos e registros do SGQ Treinamentos CerTficação ISO 9001 Análise Crí)ca pela QUALIMETRIA com relatório para a Direção da Empresa

13 CONSULTORIA ISO 14001:2004 Fase 1 Seqüência de trabalhos! Palestra para Gestores e Alta direção (02 horas).! Formação dos grupos de trabalho da LARAMARA.! Treinamento básico ISO para facilitadores (04 horas).! Treinamento para facilitadores: Aspectos / Impactos Ambientais! Levantamento da situação atual quanto a licenças e vistorias obrigatórias.! Levantamento dos Aspectos e Impactos Ambientais AA/IA.

14 CONSULTORIA ISO 14001:2004 Fase 2 Seqüência de trabalhos! Verificação da conformidade com relação a legislação, normas e requisitos identificados A LARAMARA precisa contratar empresa especializada em legislação ambiental. A QUALIMETRIA irá assessorá-la na contratação.! Planejamento para as ações de adequação! Realização da 1ª Análise Crítica do Sistema Integrado de Gestão pela Direção.

15 CONSULTORIA ISO 14001:2004 Fase 3 Seqüência de trabalhos! Definição de Objetivos e Metas.! Elaboração dos Programas de Gestão - PGA! Definição das ações necessárias para a conformidade legal! Elaboração do plano de medições e monitoramentos! Elaboração dos documentos constituintes do Sistema de Gestão! (integrados com o SGQ ISO 9000).! Elaboração das Instruções de Trabalho (Controle Operacional) do SGA.! Apoio na elaboração do Plano para Atendimento à Emergências.

16 CONSULTORIA ISO 14001:2004 Fase 4 Seqüência de trabalhos! A Fase 4 do projeto é de responsabilidade da LARAMARA.! Provisão dos recursos necessários, como identificado! Implementação das ações para a conformidade legal! Implementação das ações para atingir objetivos e metas! Medição e monitoramento dos aspectos ambientais! Formação de brigadistas! Condução de simulados para as emergências postuladas! Condução das ações corretivas e preventivas necessárias

17 CONSULTORIA ISO 14001:2004 Fase 5 Seqüência de trabalhos! Monitoramento da implementação das ações planejadas.! Treinamento e conscientização do pessoal! Auditoria de conformidade legal! Auditoria do Sistema de Gestão! 2ª Análise Crítica do Sistema de Gestão Ambiental pela Direção.! Planejamento de ações de adequações e ajustes! Implementação das ações planejadas

18 CONSULTORIA ISO 14001:2004 Fase 5 Seqüência de trabalhos! Monitoramento da implementação das ações planejadas.! Auditoria de acompanhamento das ações! Auditoria de certificação Fase 1! Ajustes necessários! Auditoria de certificação Fase 2.

19 MILESTONES DO PROJETO ISO Visita inicial, definições do projeto e cronograma Levantamentos da situação atual, aspectos e impactos Definição de ObjeTvos, Metas Desenvolvimento do Programa de Gestão Ambiental Realização da auditoria interna Elaboração do Manual de Gestão Ambiental Adequações necessárias e Implementações (Fase 4) Elaboração dos procedimentos e registros do SGA Treinamentos CerTficação ISO Análise Crí)ca pela QUALIMETRIA com relatório para a Direção da Empresa

20 CONSULTORIA OHSAS 18001:2007 Fase 1 Seqüência de trabalhos! Palestra para Gestores e Alta direção (02 horas).! Formação dos grupos de trabalho da LARAMARA.! Treinamento básico OHSAS para facilitadores (04 horas).! Treinamento para facilitadores: Perigos e Danos! Levantamento da situação atual quanto ao atendimento das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho! Levantamento dos Perigos e Danos

21 CONSULTORIA OHSAS 18001:2007 Fase 2 Seqüência de trabalhos! Verificação da conformidade com relação a legislação, normas e requisitos identificados A LARAMARA precisa contratar empresa especializada em legislação ambiental. A QUALIMETRIA irá assessorá-la na contratação.! Planejamento para as ações de adequação! Realização da 1ª Análise Crítica do Sistema Integrado de Gestão pela Direção.

22 CONSULTORIA OHSAS 18001:2007 Fase 3 Seqüência de trabalhos! Definição de Objetivos e Metas.! Elaboração dos Programas de Gestão - PGSST! Definição das ações necessárias para a conformidade legal! Elaboração do plano de medições e monitoramentos! Elaboração dos documentos constituintes do Sistema de Gestão (integrados com o SGQ ISO 9001 e ISO 14001).! Elaboração das Instruções de Trabalho (Controle Operacional) do SGSST.! Apoio na elaboração do Plano para Atendimento à Emergências.

23 CONSULTORIA OHSAS 18001:2007 Fase 4 Seqüência de trabalhos! A Fase 4 do projeto é de responsabilidade da LARAMARA.! Provisão dos recursos necessários, como identificado! Implementação das ações para a conformidade legal! Implementação das ações para atingir objetivos e metas! Medição e monitoramento dos aspectos ambientais! Formação de brigadistas! Condução de simulados para as emergências postuladas! Condução das ações corretivas e preventivas necessárias

24 CONSULTORIA OHSAS 18001:2007 Fase 5 Seqüência de trabalhos! Monitoramento da implementação das ações planejadas.! Treinamento e conscientização do pessoal! Auditoria de conformidade legal! Auditoria do Sistema de Gestão! 2ª Análise Crítica do Sistema de Gestão pela Direção.! Planejamento de ações de adequações e ajustes! Implementação das ações planejadas

25 CONSULTORIA OHSAS 18001:2007 Fase 5 Seqüência de trabalhos! Monitoramento da implementação das ações planejadas.! Auditoria de acompanhamento das ações! Auditoria de certificação Fase 1! Ajustes necessários! Auditoria de certificação Fase 2.

26 MILESTONES DO PROJETO OHSAS Visita inicial, definições do projeto e cronograma Levantamentos da situação atual, perigos e danos Definição de ObjeTvos, Metas Desenvolvimento do Programa de Gestão SST Realização da auditoria interna Elaboração do Manual de Gestão SST Adequações necessárias e Implementações (Fase 4) Elaboração dos procedimentos e registros do SST Treinamentos CerTficação OHSAS Análise Crí)ca pela QUALIMETRIA com relatório para a Direção da Empresa

27 TREINAMENTOS Relação de cursos incluídos no projeto:! Introdução à ISO 14001:2004 (04 horas)! Curso para facilitadores AA/IA (04 horas)! Introdução à OHSAS (04 horas)! Curso para facilitadores Perigos e Danos (04 horas)! Palestra de Conscientização Alta Direção (02 horas)! Introdução à ISO 9001:2000 (08 horas)! Palestra sobre Abordagem de Processo (04 horas)! Método para Análise e Solução de Problemas (08 horas) Cursos totalmente apostilados, com exercícios para fixação do tema e testes para avaliar o aprendizado O momento de realização dos cursos será indicado no cronograma geral de atividades

28 AUDITORIA Concluído o projeto, a QUALIMETRIA realizará uma auditoria, nos moldes da auditoria de certificação, através de auditores qualificados e não envolvidos nas fases anteriores do projeto, com objetivo de análise e avaliação da adequação e concordância do Sistema de Gestão da Qualidade implementado. Aprovados em exame ISO 9000:2000 da ISTO Suíça International Standardized Testing Organization Aprovados em curso reconhecido para registro internacional RABQSA Certified Quality Auditor CQA American Society for Quality - ASQ Essa auditoria visa subsidiar a Análise Crítica do Sistema de Gestão da Qualidade pela Direção da Empresa, detectar oportunidades de melhoria ou eventuais falhas que necessitem de correções, propiciando uma visão global para o sucesso na auditoria de certificação.

29 CONSULTOR Os consultores da QUALIMETRIA participam continuamente de seminários, cursos e congressos e têm grande experiência em atividades empresariais e na área de Consultoria. Eng. Eduardo Alfano Vieira Sócio-Diretor da QUALIMETRIA ENGENHEIROS CONSULTORES LTDA. desde Engenheiro Metalurgista (E.E.U. Mackenzie CREA ) Membro da Associação Brasileira de Controle da Qualidade - ABCQ. Membro da American Society for Quality - ASQ. Certified Quality Engineer (CQE) pela American Society for Quality. Certified Quality Auditor (CQA) pela American Society for Quality. Membro da Divisão Quality Management da ASQ. Membro da Divisão Automotive da ASQ. Membro da Divisão Quality Audit da ASQ. Membro do grupo de estudos para criação do Prêmio Nacional da Qualidade (1990) Aprovado com distinção no exame ISO 9000 da International Standardized Testing Organization. Aprovado em curso RABQSA - auditor-líder ISO 9001:2000. Aprovado em curso de auditor ISO/TS Supplier reconhecido pelo IATF. Aprovado em curso auditor de Sistema da Gestão Ambiental ISO reconhecido pelo IEMA. Atuou em mais de 120 projetos de Consultoria em Sistemas de Gestão.

30 CRONOGRAMA O detalhamento do cronograma geral de atividades, com a indicação precisa das ações e do período necessário para conclusão do projeto, será informado após avaliação e conhecimento do estágio atual do sistema da LARAMARA em, no máximo,15 dias após início dos trabalhos. Esse período de planejamento e acompanhamento é fundamental para consecução dos objetivos do projeto dentro do cronograma e investimento acordados.

31 SEQUÊNCIA DO TRABALHO Fase 1 Fases 2 e 3 Fase 4 Fase 5 3 meses 4 meses variável 2 meses Mapeamento dos Processos ISO OHSAS meses 4 meses 2 meses Desenvolvimento da Documentação Integrada Documentação e Registros ISO 9001

32 REFERÊNCIAS As áreas de competência da QUALIMETRIA estão relacionadas em nosso site Se for do seu interesse podemos fornecer referências de trabalhos realizados em Organizações que possuem processos ou operações similares aos da LARAMARA.

33 ATÉ BREVE Agradecemos sua consulta e esperamos ter entendido suas necessidades e apresentado uma proposta que atenda as suas expectativas. Estamos à disposição para esclarecer questões relativas a nossa metodologia de trabalho e dirimir quaisquer dúvidas que julgar necessário. Se for de sua conveniência e interesse, podemos agendar uma reunião para pessoalmente discutirmos aspectos de nossa proposta. Atenciosamente, Eduardo Alfano Vieira Sócio-Diretor Direitos Reservados 2011 Qualimetria Engenheiros Consultores Ltda.

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL. Benefícios, Certificação, Estrutura, Objetivos, Termos e definições da OHSAS 18001.

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL. Benefícios, Certificação, Estrutura, Objetivos, Termos e definições da OHSAS 18001. OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL ASPECTOS GERAIS Benefícios, Certificação, Estrutura, Objetivos, Termos e definições da OHSAS 18001. Histórico: Normas e Gestão SSO BS 8800 Instituto Britânico

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE MQ SGQ 01-10

MANUAL DA QUALIDADE MQ SGQ 01-10 SUMÁRIO: Apresentação da ACEP 2 Missão da Empresa 3 Escopo e Justificativas de Exclusão 4 Comprometimento da Direção 5 Política da Qualidade 7 Objetivos de Qualidade 7 Fluxo de Processos 8 Organograma

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

ESTRUTURA ISO 9.001:2008

ESTRUTURA ISO 9.001:2008 Sistema de Gestão Qualidade (SGQ) ESTRUTURA ISO 9.001:2008 Objetivos: Melhoria da norma existente; Melhoria do entendimento e facilidade de uso; Compatibilidade com a ISO 14001:2004; Foco Melhorar o entendimento

Leia mais

ISO 9001:2015 Nos preparando para recebê-la! 4 - Contextualizando a organização 6 - Planejamento

ISO 9001:2015 Nos preparando para recebê-la! 4 - Contextualizando a organização 6 - Planejamento ISO 9001:2015 Nos preparando para recebê-la! 4 - Contextualizando a organização 6 - Planejamento 08 de Maio, 2015 Palestrante: Silvana Chaves SILVANA APARECIDA CHAVES Cursando MBA de Gestão Ambiental e

Leia mais

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade 3 Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade Não existe um jeito único de se implementar um sistema da qualidade ISO 9001: 2000. No entanto, independentemente da maneira escolhida,

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 14 a 19 de Setembro 2003 - Joinville - Santa Catarina VI-057 - IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO SGI (MEIO AMBIENTE E SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO)

Leia mais

Impresso em 26/08/2015 10:52:49 (Sem título)

Impresso em 26/08/2015 10:52:49 (Sem título) Aprovado ' Elaborado por Cintia Kikuchi/BRA/VERITAS em 08/01/2015 Verificado por Neidiane Silva em 09/01/2015 Aprovado por Americo Venturini/BRA/VERITAS em 12/01/2015 ÁREA QHSE Tipo Procedimento Regional

Leia mais

Módulo 2. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios

Módulo 2. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios Módulo 2 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios Norma NBR ISO 9001:2008 - Índice 0 - Introdução 1 - Escopo 2 - Referência Normativa 3 -

Leia mais

SUMÁRIO ÍNDICE. 1 Objetivo: 3. 2 Aplicação e Alcance: 3. 3 Referências: 3. 4 Definições e Abreviaturas: 4. 5 Responsabilidades: 5.

SUMÁRIO ÍNDICE. 1 Objetivo: 3. 2 Aplicação e Alcance: 3. 3 Referências: 3. 4 Definições e Abreviaturas: 4. 5 Responsabilidades: 5. OG Procedimento de Gestão PG.SMS.014 Denominação: Auditoria Interna do Sistema de Gestão de SMS SUMÁRIO Este procedimento estabelece premissas básicas sobre os critérios de planejamento e princípios a

Leia mais

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão:

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão: 4.2.2 Manual da Qualidade Está estabelecido um Manual da Qualidade que inclui o escopo do SGQ, justificativas para exclusões, os procedimentos documentados e a descrição da interação entre os processos

Leia mais

ASSESSORIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE, CONFORME ABNT NBR ISO 9001 E ASSESSORIA EM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO ISO 9001, ISO

ASSESSORIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE, CONFORME ABNT NBR ISO 9001 E ASSESSORIA EM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO ISO 9001, ISO ASSESSORIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE, CONFORME ABNT NBR ISO 9001 E ASSESSORIA EM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 Hall Consult Produtos/ Serviços:

Leia mais

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 ISO 9001:2000 Esta norma considera de forma inovadora: problemas de compatibilidade com outras normas dificuldades de pequenas organizações tendências

Leia mais

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Apresentação A AGM está se estruturando nos princípios da Qualidade Total e nos requisitos da Norma NBR ISO 9001:2000, implantando em nossas operações o SGQ Sistema

Leia mais

SIMPROS 2001. Experiência de implantação da norma ISO 9001:2000 a partir da utilização da ISO/IEC TR 15504 (SPICE) para Melhoria de Processos

SIMPROS 2001. Experiência de implantação da norma ISO 9001:2000 a partir da utilização da ISO/IEC TR 15504 (SPICE) para Melhoria de Processos Experiência de implantação da norma ISO 9001:2000 a partir da utilização da ISO/IEC TR 15504 (SPICE) para Melhoria de Processos Adilson Sérgio Nicoletti Blumenau, SC - setembro de 2001 Conteúdo Apresentação

Leia mais

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos As organizações em torno do mundo estão implantando processos e disciplinas formais

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão A ISO 9001 em sua nova versão está quase pronta Histórico ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA As normas da série ISO 9000 foram emitidas pela primeira vez no

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DO TRABALHO SEGURO SGTS NA LIGHT

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DO TRABALHO SEGURO SGTS NA LIGHT IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DO TRABALHO SEGURO SGTS NA LIGHT Autor Gustavo César de Alencar LIGHT SERVIÇOS DE ELETRICIDADE S.A. RESUMO O objetivo deste trabalho é mostrar todo o esforço que a Light

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL

PROCEDIMENTO GERENCIAL PÁGINA: 1/10 1. OBJETIVO Descrever o procedimento para a execução de auditorias internas a intervalos planejados para determinar se o sistema de gestão da qualidade é eficaz e está em conformidade com:

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DETALHADO FORMAÇÃO DE ESPECIALISTA EM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DETALHADO FORMAÇÃO DE ESPECIALISTA EM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO PARTE I INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO Módulo 01: Generalidades (10 horas). o Sistema de Gestão: o que é e quais os benefícios? o Qualidade o Ambiental o Saúde e Segurança no Trabalho o Sistema

Leia mais

GERENCIANDO SERVIÇOS DE MENSAGENS OTT PARA UM PROVEDOR DE TELECOM GLOBAL

GERENCIANDO SERVIÇOS DE MENSAGENS OTT PARA UM PROVEDOR DE TELECOM GLOBAL GERENCIANDO SERVIÇOS DE MENSAGENS OTT PARA UM PROVEDOR DE TELECOM GLOBAL A Sytel Reply foi comissionada por uma grande operadora global de Telecom para o fornecimento de um Service Assurance de qualidade.

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

Webinário : Os vinte passos da implantação SGQ baseado na ISO 9001 Sistema de gestão qualidade implantado e certificado pela norma NBR ISO 9001:2008

Webinário : Os vinte passos da implantação SGQ baseado na ISO 9001 Sistema de gestão qualidade implantado e certificado pela norma NBR ISO 9001:2008 Sistema de gestão qualidade implantado e certificado pela norma NBR ISO 9001:2008 torna uma necessidade da empresa por: competitividade no mercado interno Competitividade no mercado externo Aumentar a

Leia mais

CICLO DE EVENTOS DA QUALIDADE

CICLO DE EVENTOS DA QUALIDADE Maio de 2003 CICLO DE EVENTOS DA QUALIDADE Dia 12/05/2003 Certificação e homologação de produtos, serviços e empresas do setor aeroespacial,com enfoque na qualidade Dia 13/05/2003 ISO 9001:2000 Mapeamento

Leia mais

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais.

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. RESOLUÇÃO Nº 306, DE 5 DE JULHO DE 2002 Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das competências

Leia mais

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ANO 2007 CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS INTRODUÇÃO: Tendo como objetivo propiciar ao aluno um conjunto de oportunidades que se refletirão, de forma direta

Leia mais

Conquistamos ao longo de nossa trajetória mais de 30.000 licenças em operação em 6.500 clientes ativos.

Conquistamos ao longo de nossa trajetória mais de 30.000 licenças em operação em 6.500 clientes ativos. Institucional Perfil A ARTSOFT SISTEMAS é uma empresa brasileira, fundada em 1986, especializada no desenvolvimento de soluções em sistemas integrados de gestão empresarial ERP, customizáveis de acordo

Leia mais

C A T Á L O G O D E T R E I N A M E N T O S

C A T Á L O G O D E T R E I N A M E N T O S C A T Á L O G O D E T R E I N A M E N T O S 200 D I F E R E N C I A D O S Sistema de Gestão Unificado - Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional.. Baseado no padrão C&Z4003 que reúne os

Leia mais

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão A ISO 14001 EM SUA NOVA VERSÃO ESTÁ QUASE PRONTA Histórico ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA As normas da série ISO 14000 foram emitidas pela primeira vez

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais

Sistemas de Informações Gerenciais Sistemas de Informações Gerenciais 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação de estratégias, governança, melhoria

Leia mais

Auditoria de Segurança e Saúde do Trabalho da SAE/APO sobre Obra Principal, Obras Complementares, Obras do reservatório e Programas Ambientais

Auditoria de Segurança e Saúde do Trabalho da SAE/APO sobre Obra Principal, Obras Complementares, Obras do reservatório e Programas Ambientais 1 / 10 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Saúde e Segurança do Trabalho por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho GSST,

Leia mais

PORFOLIO DE SERVIÇOS. www.qualicall.com.br

PORFOLIO DE SERVIÇOS. www.qualicall.com.br PORFOLIO DE SERVIÇOS www.qualicall.com.br Visão O mercado industrial, de serviços e e-business reconhecerão a QUALICALL como uma empresa pequena, coesa e competitiva, porém muito grande na sua base de

Leia mais

A VALIDAÇÃO DE PROJETO EM EMPRESAS CONSTRUTORAS E INCORPORADORAS

A VALIDAÇÃO DE PROJETO EM EMPRESAS CONSTRUTORAS E INCORPORADORAS A VALIDAÇÃO DE PROJETO EM EMPRESAS CONSTRUTORAS E INCORPORADORAS Adriano Felice CAZET Engenheiro Civil, consultor de empresas Rua Tamandaí, 320/ap. 302 Santa Maria RS E-mail: technica@claro.com.br Sidnei

Leia mais

b) supervisionar o cumprimento desta política pelas entidades integrantes do Sistema Sicoob;

b) supervisionar o cumprimento desta política pelas entidades integrantes do Sistema Sicoob; 1. Esta Política institucional de gestão de pessoas: Política institucional de gestão de pessoas a) é elaborada por proposta da área de Gestão de Pessoas da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios:

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: 1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: a) é elaborada por proposta da área de gestão de continuidade de negócios da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Sicoob

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

Histórico. Missão. Visão

Histórico. Missão. Visão Histórico Fundada em 1996 na cidade de Mossoró/RN, a Índice Consultores Associados atua em serviços de consultoria empresarial para os mais diversos segmentos (Comércio, Industria e Serviço) sendo pioneira

Leia mais

Integração de sistemas certificáveis de gestão da qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho

Integração de sistemas certificáveis de gestão da qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho Integração de sistemas certificáveis de gestão da qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho (ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001) Prof. Livre Docente Otávio J. Oliveira UNESP CONTEXTUALIZAÇÃO - Diluição

Leia mais

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO 1.1 POLíTICA AMBIENTAL 1.1 - Política Ambiental - Como está estabelecida e documentada a política e os objetivos e metas ambientais dentro da organização? - A política é apropriada à natureza e impactos

Leia mais

Como agregar valor durante o processo de auditoria

Como agregar valor durante o processo de auditoria QSP Informe Reservado Nº 55 Fevereiro/2006 Como agregar valor durante o processo de auditoria Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QSP. Este guindance paper foi elaborado

Leia mais

Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade

Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade Total, do inglês Total Quality Management - TQM é uma estratégia de administração completa que tem como objetivo

Leia mais

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão 1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão ISO 9001:2015 Histórico da série 2 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão Histórico da série REVISÕES DA SÉRIE ISO 9000 2000 2008 2015 1994 1987 3 2009 CBG Centro Brasileiro

Leia mais

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos www.tecnologiadeprojetos.com.br Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos Eduardo F. Barbosa Dácio G. Moura Material didático utilizado na disciplina Desenvolvimento de

Leia mais

PROCESSOS DE PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS

PROCESSOS DE PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS 1 Ficha Técnica Proposto por: Presidente Des. Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes Vice-Presidente Des. Marcos Alaor Diniz Grangeia Corregedor-Geral da Justiça Des. Paulo Kiyochi Mori Coordenação Juiz Francisco

Leia mais

SUMÁRIO. Este procedimento define a estrutura e a sistemática para a condução da Análise Crítica do Sistema de Gestão de SMS da OGX.

SUMÁRIO. Este procedimento define a estrutura e a sistemática para a condução da Análise Crítica do Sistema de Gestão de SMS da OGX. Procedimento de Gestão OGX PG.SMS.017 Denominação: Análise Crítica SUMÁRIO Este procedimento define a estrutura e a sistemática para a condução da Análise Crítica do Sistema de Gestão de SMS da OGX. ÍNDICE

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores REALIZAÇÃO

Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores REALIZAÇÃO Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores REALIZAÇÃO OBJETIVO GERAL ESTABELECER E IMPLEMENTAR UM MODO INTEGRADO PARA O DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO DOS FORNECEDORES DAS PRINCIPAIS

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

PREMIER AMBIENTAL COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO PACTO GLOBAL ONU - 2015 COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 1

PREMIER AMBIENTAL COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO PACTO GLOBAL ONU - 2015 COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 1 COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO PACTO GLOBAL ONU - 2015 COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 1 PERFIL DA EMPRESA A Premier Ambiental é uma empresa de Consultoria em Gerenciamento de Requisitos Legais, implantação e manutenção

Leia mais

Difusão da Certificação ISO 9001 da Embrapa Meio Ambiente

Difusão da Certificação ISO 9001 da Embrapa Meio Ambiente Videoconferência Difusão da Certificação ISO 9001 da Embrapa Meio Ambiente Data: 22 e 24 de março de 2011 Objetivo Difundir a experiência da Embrapa Meio Ambiente com o processo de obtenção da certificação

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Engajamento com Partes Interessadas

Engajamento com Partes Interessadas Instituto Votorantim Engajamento com Partes Interessadas Eixo temático Comunidade e Sociedade Principal objetivo da prática Apoiar o desenvolvimento de uma estratégia de relacionamento com as partes interessadas,

Leia mais

ISO NAS PRAÇAS. Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade. Julho/2011

ISO NAS PRAÇAS. Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade. Julho/2011 Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade Julho/2011 GESPÚBLICA Perfil do Facilitador Servidor de carreira que tenha credibilidade Bom relacionamento interpessoal Acesso a alta administração

Leia mais

APRESENTAÇÃO SUL CONSULTING Consultoria & Marketing. Copyright 2015 Sul Consulting. Todos os direitos reservados

APRESENTAÇÃO SUL CONSULTING Consultoria & Marketing. Copyright 2015 Sul Consulting. Todos os direitos reservados APRESENTAÇÃO SUL CONSULTING Consultoria & Marketing Índice Quem somos Resumo profissional do Consultor Organização e escopo do trabalho Metodologia Ferramentas e embasamento Metodologia Gestão de projetos

Leia mais

- Revisão das normas ISO 9000 para o ano 2000 -

- Revisão das normas ISO 9000 para o ano 2000 - Seu parceiro na certificação - Revisão das normas ISO 9000 para o ano 2000 - DQS do Brasil 2002/06/12 Razões para a revisão (1) Razões formais: Protocolo da ISO (análise critica a cada 5 anos) ISO TC 176:

Leia mais

Os processos. Auditorias internas. Requisitos ISO 9001 S1E1

Os processos. Auditorias internas. Requisitos ISO 9001 S1E1 Os processos Requisitos ISO 9001 s internas S1E1 Metodologia Esta capacitação em s Internas de Sistemas de Gestão da Qualidade prevê a construção do conhecimento por meio de exercícios teórico-práticos

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS PROJETO PEDAGÓGICO I OBJETIVOS

Leia mais

Módulo 5 Interpretação da norma NBR ISO 19011:2002 requisitos: 7, 7.1, 7.2, 7.3, 7.3.1, 7.3.2, 7.3.3, 7.3.4, 7.4, 7.4.1, 7.4.2, 7.4.3, 7.4.4, 7.

Módulo 5 Interpretação da norma NBR ISO 19011:2002 requisitos: 7, 7.1, 7.2, 7.3, 7.3.1, 7.3.2, 7.3.3, 7.3.4, 7.4, 7.4.1, 7.4.2, 7.4.3, 7.4.4, 7. Módulo 5 Interpretação da norma NBR ISO 19011:2002 requisitos: 7, 7.1, 7.2, 7.3, 7.3.1, 7.3.2, 7.3.3, 7.3.4, 7.4, 7.4.1, 7.4.2, 7.4.3, 7.4.4, 7.5, 7.5.1, 7.5.2, 7.6, 7.6.1, 7.6.2 Exercícios 7 Competência

Leia mais

Abertura do Evento Sr. Wanderley Sigali - Diretor Executivo Gristec

Abertura do Evento Sr. Wanderley Sigali - Diretor Executivo Gristec KEYASSOCIADOS 1 PROGRAMAÇÃO Abertura do Evento Sr. Wanderley Sigali - Diretor Executivo Gristec Apresentação Institucional KEYASSOCIADOS Sr. Francisco R. Ramires Gerente Comercial - KEY Apresentação NBR

Leia mais

Aplica-se obrigatoriamente a todas as áreas que possuem empresas contratadas na Vale Fertilizantes.

Aplica-se obrigatoriamente a todas as áreas que possuem empresas contratadas na Vale Fertilizantes. Responsável Técnico: Alex Clementino Ferreira Gerência de Sistema de Gestão Público-alvo: Empregados designados para realizarem as auditorias. 1. OBJETIVO Nº: PGS-3209-82-04 Pág.: 1 de 8 Código de Treinamento:

Leia mais

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Referência RFI 011 Pergunta NBR ISO 9001:2000 cláusula: 2 Apenas os termos e definições da NBR ISO 9000:2000 constituem prescrições da NBR ISO 9001:2000,

Leia mais

ISO 9001:2015 e ISO14001:2015

ISO 9001:2015 e ISO14001:2015 LEAD 2015 CATÁLOGO DE TREINAMENTOS GLOBAIS Prepare-se para a transição ISO 9001:2015 e ISO14001:2015 S a l a d e a u l a e - l e a r n i n g - Copyright Bureau Veritas Catálogo e-learning Prepare-se para

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

COORDENADOR SÊNIOR (CONSULTORIAS) (Candidaturas serão aceitas até o dia 22/2/2013 envie seu CV para asantos@uniethos.org.br)

COORDENADOR SÊNIOR (CONSULTORIAS) (Candidaturas serão aceitas até o dia 22/2/2013 envie seu CV para asantos@uniethos.org.br) COORDENADOR SÊNIOR (CONSULTORIAS) DESCRIÇÃO GERAL: O Coordenador Sênior do Uniethos é responsável pelo desenvolvimento de novos projetos, análise de empresas, elaboração, coordenação, gestão e execução

Leia mais

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal PrimeGlobal PGBR Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos Somos uma empresa de auditoria, consultoria e impostos, criada á partir da junção de importantes empresas nacionais,

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS Sistema Eletrobrás Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO 4 POLÍTICA DE Logística de Suprimento

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

Artigo Lean Seis Sigma e Benchmarking

Artigo Lean Seis Sigma e Benchmarking Artigo Lean Seis Sigma e Benchmarking David Vicentin e José Goldfreind Benchmarking pode ser definido como o processo de medição e comparação de nossa empresa com as organizações mundiais best-in-class.

Leia mais

CONTROLE DE COPIA: PS-AM-GQ-004 01/08/2014

CONTROLE DE COPIA: PS-AM-GQ-004 01/08/2014 1/7 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática para planejamento, execução e registrosdas auditorias internas da Qualidade, determinar formas de monitoramento das ações corretivas,verificando o atendimento aos

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Planejamento e Gerenciamento Estratégico. Balanced Scorecard

Planejamento e Gerenciamento Estratégico. Balanced Scorecard Planejamento e Gerenciamento Estratégico Balanced Scorecard 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação de estratégias,

Leia mais

1. Escopo ou finalidade da iniciativa

1. Escopo ou finalidade da iniciativa 1. Escopo ou finalidade da iniciativa O Poder Judiciário tem-se conscientizado, cada vez mais, de que se faz necessária uma resposta para a sociedade que exige uma prestação jurisdicional mais célere e

Leia mais

NORMA DE INSTRUTORIA INTERNA NOR 351

NORMA DE INSTRUTORIA INTERNA NOR 351 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: INSTRUTORIA INTERNA APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 463, de 10/09/2012 VIGÊNCIA: 10/09/2012 NORMA DE INSTRUTORIA INTERNA NOR 351 01/07 ÍNDICE 1. FINALIDADE...

Leia mais

Política de Logística de Suprimento

Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento 5 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas Eletrobras, através da integração

Leia mais

Impresso em 01/09/2015 15:46:32 (Sem título)

Impresso em 01/09/2015 15:46:32 (Sem título) Aprovado ' Elaborado por Cintia Kikuchi/BRA/VERITAS em 24/08/2015 Verificado por Fernando Cianci em 25/08/2015 Aprovado por Ricardo Fontenele/BRA/VERITAS em 25/08/2015 ÁREA QHSE Tipo Procedimento Regional

Leia mais

ABNT NBR 16001:2004 Os Desafios e Oportunidades da Inovação

ABNT NBR 16001:2004 Os Desafios e Oportunidades da Inovação ABNT NBR 16001:2004 Os Desafios e Oportunidades da Inovação A Dinâmica da Terra é uma empresa onde o maior patrimônio é representado pelo seu capital intelectual. Campo de atuação: Elaboração de estudos,

Leia mais

Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL

Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL É proibida a reprodução total ou parcial deste documento por quaisquer meios

Leia mais

Anexo 2 5 Manual de Treinamento, Conscientização e Competência voltado ao Sistema de Gestão Ambiental

Anexo 2 5 Manual de Treinamento, Conscientização e Competência voltado ao Sistema de Gestão Ambiental CAPÍTULO 2 ANDAMENTO DO PROJETO BÁSICO AMBIENTAL Anexo 2 5 Manual de Treinamento, Conscientização e Competência voltado ao Sistema de Gestão Ambiental MANUAL GERENCIAL Superintendência de Recursos Humanos

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais