TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS"

Transcrição

1 AEDB Pós-Graduação em Gestão Pública e Cursinho Preparatório para o Concurso QCO/ ESFCEX TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS - 2º encontro: 11/7 Profº Walfredo Ferreira

2 Relação Programa 2º encontro 2. Políticas Públicas, Cidadania e Gestão Pública: a. Estado, Governo e Sociedade b. Fundamentos e Princípios Constitucionais da Gestão Pública c. Organização da Administração Pública Federal d. Planejamento e Políticas Públicas e. Formulação de Políticas Públicas f. Gestão de Políticas Públicas g. Políticas Públicas e Cidadania h. Cidadania e Direitos Sociais Obs: o assunto Ferramentas de Gestão Aplicadas ao Setor Público é objeto transversal de todas as aulas sobre Administração Pública.

3 Revisão ligação com a sessão anterior Questão 35 Concurso 2014 CFO/QC 2015 X

4 Tópico IV: Planejamento e Políticas Públicas (PP). Política Pública (public policy) - conceitos: 1. Trata do conteúdo concreto e simbólico de decisões políticas, e do processo de construção e atuação dessas decisões. (SECCHI, 2012) 2. É uma diretriz elaborada para enfrentar um problema público. (SECCHI, 2012) 3. Fluxo de decisões públicas, orientado para manter o equilíbrio social ou a introduzir desequilíbrios destinados a modificar essa realidade. (SARAIVA, 2006). Elementos fundamentais (2): intencionalidade pública e resposta a um problema público (intenção e problema público)

5 Tópico IV: Planejamento e Políticas Públicas (PP) Algumas discussões conceituais acerca das PP: 1. PP são elaboradas exclusivamente por atores estatais? 2. PP também se referem à omissão ou à negligência? 3. PP são apenas as políticas estruturantes (estratégicas gerais), ou dizem respeito às intermediárias e às operacionais (mais específicas, pontuais)?

6 Tópico IV: Planejamento e Políticas Públicas (PP) Algumas discussões conceituais acerca das PP: 1. PP são elaboradas exclusivamente por atores estatais? - 2 visões/abordagens: a) a estatista ou estadocênctrica (state-centered policy-making) - PP são monopólio do Estado e dos agentes públicos. Baseia-se na origem da PP: o Estado. b) A multicêntrica ou policêntrica - admite redes de PP, formadas, p. ex., por ONGs, organizações privadas e organismos multilaterais. Baseia-se na finalidade, no problema a ser solucionado. - Teorias da Governança Pública e das Redes de PP.

7 Tópico IV: Planejamento e Políticas Públicas (PP) Algumas discussões conceituais acerca das PP: 1. PP são elaboradas exclusivamente por atores estatais? 2. PP também se referem à omissão ou à negligência? - aqui se discute se a omissão ou a negligência é proposital ou não. Caso seja, pode ser considerada uma forma de se fazer PP, pois o problema público, por diversos motivos, ficará sem solução. Mas caso seja devido à falta de oportunidade para inserção do tema/problema na agenda política formal, não há que se considerar PP.

8 Tópico IV: Planejamento e Políticas Públicas (PP) Algumas discussões conceituais acerca das PP: 1. PP são elaboradas exclusivamente por atores estatais? 2. PP também se referem à omissão ou à negligência? 3. PP são apenas as políticas estruturantes (estratégicas gerais), ou dizem respeito às intermediárias e às operacionais (mais específicas, pontuais)? - aqui se discute, basicamente, se todas as ações/decisões do Governo podem ser consideradas PP. Há a visão que defende incluí apenas as ações de nível estratégico, tomando um conjunto de programas e projetos como uma política pública, apenas. Há outra forma de abordagem, que enxerga as ações nos níveis intermediário e operacional (da execução) como PP. A nosso ver, isso será questão de especificar o nível de análise que se está trabalhando/pesquisando.

9 Tópico IV: Planejamento e Políticas Públicas (PP) Algumas discussões conceituais acerca das PP: 1. PP são apenas as políticas estruturantes (estratégicas gerais), ou dizem respeito às intermediárias e às operacionais (mais específicas, pontuais)? Ainda quanto a esse aspecto podemos relacionar com o nível do planejamento* do gestor público, dentro de sua competência funcional e o escalão o qual está posicionado dentro do Governo. P. ex.: Ministério, Secretaria, Concessionária, Empresa Pública,... * Níveis de Planejamento: Estratégico, Intermediário e Operacional.

10 O Problema Público. O que é um problema público? Deve ser um problema coletivamente relevante. Uma situação incômoda, inadequada para o corpo social, ou para grande parte desse. Questões nesse aspecto: 1. O problema existe? 2. O Governo deve se envolver nesse problema? 3. De que maneira? 4. Há mobilização suficiente para incluir o problema na agenda do Governo (capital social, econômico e político)?

11 Tópicos V e VI: Formulação e Gestão de Políticas Públicas (PP) Tipos de Políticas Públicas: (tipologia de Theodore Lowi, 1964) a) PP regulatória sua aplicação se dá no plano de regra geral, isto é, aproximam-se do parâmetro de uma lei, estabelecendo padrões de comportamento. São decisões mais visíveis ao público, que regulamentam setores econômicos e de serviços (telecomunicações, aviação civil, energia elétrica,...). (RODRIGUES, 2010) Alguns exemplos são as decisões/normatizações das Agências Reguladoras Nacionais, como a ANATEL, a ANAC, a ANEEL. Normas de trânsito, códigos de ética profissional, tráfego aéreo, proibição de fumo em locais fechados,...

12 Alguns instrumentos de PP. Legislação. Fornecimento de produtos e serviços. Recursos financeiros. Impostos e taxas. Renúncia fiscal. Outros... Uma questão: PP determina a política? Ou é o inverso? Estudo de caso para essa análise: Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) LC n. 101/2000. Para Theodore Lowi (1964), policies (PP) determinam a politics (política). Para esse autor, dependendo do tipo de PP que está em jogo, a estruturação dos conflitos, das coalizões e o equilíbrio de poder se modificam. Para nós, há uma interrelação, em que ambas coexistem e se alternam em termos de predominância.

13 Tópicos V e VI: Formulação e Gestão de Políticas Públicas (PP) Tipos de Políticas Públicas: b) PP distributiva geram benefícios concentrados para alguns grupos de atores a custos difusos para toda a coletividade (contribuintes). Ex: subsídios, isenções fiscais, emendas parlamentares para obras regionalizadas (o toma lá da cá ). É a mais comum, em que o debate/discussão ocorre em uma arena política menos conflituosa, pois o custo é repartido coletivamente.

14 Tópicos V e VI: Formulação e Gestão de Políticas Públicas (PP) Tipos de Políticas Públicas: c) PP redistributiva diferentemente da distributiva, esta PP causa muito debate na arena política, uma vez que o custo é direcionado para um grupo específico. Ou seja, benefícios para grupo específico e custo para grupo específico., representando um jogo de soma zero*. Geralmente, esses grupos são antagônicos, economicamente, por exemplo. Funciona como uma política estilo Robin Hood. Exemplos: políticas de cotas raciais, de benefícios sociais ao trabalhador, de reforma agrária. * Jogo de soma zero: em suma, se alguém ganha, alguém perde.

15 Tópicos V e VI: Formulação e Gestão de Políticas Públicas (PP) Tipos de Políticas Públicas: d) PP constitutiva políticas que definem a competência, a jurisdição, as regras de disputa política e de elaboração das PP. São consideradas regra da regras. Por exemplo: como elaborar e promulgar uma lei; como se eleger vereador, como criar um partido político, como é feita a divisão entre os 3 Poderes da República,... Essas PP provocam conflitos entre os entes e atores diretamente interessados (partidos, governos, Poderes, Ministérios,...).

16 Tópicos V e VI: Formulação e Gestão de Políticas Públicas (PP) Tipos de Políticas Públicas, segundo o setor/área social: Exemplos (gerais): Saúde, Educação, Gestão, Meio Ambiente, Habitação, Previdência, Planejamento Urbano, Emprego e Renda, Sistema Financeiro,... Exemplos (concretos): - Saúde: programa de distribuição gratuita de medicamentos - Educação: programa de reforço escolar para alunos com dificuldade escolar nas disciplinas de Português e de Matemática, no Estado do Amazonas - Meio Ambiente: mecanismos de desenvolvimento limpo (crédito de carbono) - Emprego e Renda: programa Meu Primeiro Emprego - Saneamento: Programa Nacional de Resíduos Sólidos - Financeiro: política de taxa de juros (SELIC)

17 Item - As políticas públicas, geralmente, podem ser classificadas em três tipos: política distributiva, redistributiva e regulatória. Nas lacunas abaixo, identifique o tipo de política a que o texto se refere e insira (RG), quando REGULATÓRIA; (DI), quando DISTRIBUTIVA; e (RD), no caso de REDISTRIBUTIVA. ( RD ) Os estratos sociais de alta renda são os responsáveis por arcar com essa modalidade de política, sendo os estratos de baixa renda os beneficiários. ( RD ) A isenção ou a diminuição do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para camadas sociais mais pobres da cidade e o aumento desse imposto para os setores de maior nível de renda que vivem em mansões ou apartamentos de luxo caracterizam essa política pública. ( DI ) Têm objetivos pontuais ou setoriais ligados à oferta de equipamentos e serviços públicos, e seu custo é suportado por toda a coletividade. ( DI ) Quanto ao financiamento, é a sociedade como um todo, através do orçamento público, quem financia sua implementação, enquanto os beneficiários são pequenos grupos ou indivíduos de diferentes estratos sociais. ( RG ) Cria normas para o funcionamento dos serviços e a implementação de equipamentos urbanos.

18 Tópicos V e VI: Formulação e Gestão de Políticas Públicas (PP) Ciclo ou Processo de Gestão da Política Pública Diz respeito às fases ou estágios da formação de uma PP. - Fases/Estágios: 1. Preparação da decisão política 2. Agenda setting 3. Formulação 4. Implementação 5. Monitoramento 6. Avaliação

19 Tópicos V e VI: Formulação e Gestão de Políticas Públicas (PP) - Fases/Estágios: 1. Preparação da decisão política refere-se à formação da questão a ser resolvida. O Governo, nesta fase, decide enfrentar um problema e buscar algum tipo de solução (ou conforto) para uma situação que produz privação, necessidade ou insatisfação (RODRIGUES, 2010). Esse estágio constitui um momento crucial do processo de formação da PP, pois vários atores, interessados, entrarão em confronto para escolher quais problemas deverão ser incluídos na agenda governamental (política). Isso se dá dentre outros, pela regra fundamental da Economia: necessidades infinitas e recursos escassos.

20 Tópicos V e VI: Formulação e Gestão de Políticas Públicas (PP) - Fases/Estágios: 1. Preparação da decisão política 2. Agenda setting é o segundo estágio, passando a tratar da formação da agenda política. Aqui o problema escolhido passa a ser considerado uma questão pública (issue), isto é, adquire o status de problema público. Inúmeras variáveis entram em questão, para tentar explicar porque alguns problemas passam ao status de questão pública e outros não. Isso dependerá dos atores envolvidos, do período e fatos históricos do momento, enfim de uma múltipla confluência de causas, que implicarão em uma janela de oportunidade para a ação do Governo (ou para sua omissão!?!).

21 Tópicos V e VI: Formulação e Gestão de Políticas Públicas (PP) - Fases/Estágios: 1. Preparação da decisão política 2. Agenda setting 3. Formulação o Governo traduz a questão que entrou na agenda política, desenhando o programa/política/projeto e apresentando propostas para solucionar tal questão. Aí ele define os objetivos, e os marcos jurídicos, administrativos e financeiro. Nessa fase, o Governo precisará de um diagnóstico (levantamento de dados, informações) e elencará alternativas. Também nessa fase que se desenvolve o apoio político à política (RODRIGUES, 2010, p. 51).

22 Tópicos V e VI: Formulação e Gestão de Políticas Públicas (PP) - Fases/Estágios: 1. Preparação da decisão política 2. Agenda setting 3. Formulação 4. Implementação é a aplicação da política pela máquina burocrática. Diz respeito ao planejamento administrativo e de recursos humanos. P. ex.: Existem tempo e RH suficientes para colocar essas ações em prática? A relação causa-meio-fim é adequada? Os objetivos do programa/política estão claros? Nessa fase os resultados começam a ser sentidos pela sociedade (outcome).

23 Tópicos V e VI: Formulação e Gestão de Políticas Públicas (PP) - Fases/Estágios: 1. Preparação da decisão política 2. Agenda setting 3. Formulação 4. Implementação 5. Monitoramento fase destinada a realizar fiscalizações pontuais e parciais na PP, a fim de detectar possíveis equívocas e fazer reajustes. Serve para correção de rumos.

24 Tópicos V e VI: Formulação e Gestão de Políticas Públicas (PP) - Fases/Estágios: 1. Preparação da decisão política 2. Agenda setting 3. Formulação 4. Implementação 5. Monitoramento 6. Avaliação concentra-se nos efeitos gerados pela PP, a fim de oferecer subsídios que possibilitem perceber em que medida as metas foram atingidas. É uma análise posterior dos efeitos produzidos pelas PP.

25 Questão 32 Concurso 2014 CFO/QC 2015 X

26 Questão Concurso 2014 CFO/QC 2015 X

27 Questão 70 Concurso 2014 CFO/QC 2015 X

28 Questão 65 Concurso 2014 CFO/QC 2015 X

29 Bom final de semana! E excelentes papiros...

AEDB Economia do Setor Público TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS. Profº Walfredo Ferreira

AEDB Economia do Setor Público TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS. Profº Walfredo Ferreira AEDB Economia do Setor Público TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS Profº Walfredo Ferreira . Política Pública (public policy) - conceitos: 1. Trata do conteúdo concreto e simbólico de decisões políticas, e do processo

Leia mais

AEDB Economia do Setor Público

AEDB Economia do Setor Público AEDB Economia do Setor Público TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS - um instrumento de ação do Estado - Profº Walfredo Ferreira . Política Pública (public policy) - conceitos: 1. Trata do conteúdo concreto e simbólico

Leia mais

TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS

TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS AEDB Pós-Graduação em Gestão Pública e Preparatório para o Concurso QCO/ ESFCEX TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS - 4º encontro: 8/8 Profº Walfredo Ferreira Relação Programa 4º encontro 2. Políticas Públicas, Cidadania

Leia mais

AEDB Economia do Setor Público

AEDB Economia do Setor Público AEDB Economia do Setor Público TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS - um instrumento de ação do Estado - Profº Walfredo Ferreira . Política Pública (public policy) - conceitos: 1. Trata do conteúdo concreto e simbólico

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 05. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 05. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 05 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua Abordagens das Políticas Públicas ABORDAGEM DAS ARENAS DE POLÍTICAS THEODORE LOWI vê a política pública (policy) como uma possibilidade que

Leia mais

Políticas Públicas (PP) revisando...

Políticas Públicas (PP) revisando... Políticas Públicas (PP) revisando... AÇÃO DO GOVERNO O GOVERNO DECIDE AGIR Resolver problemas públicos (coletivos) POLÍTICA PÚBLICA um instrumento de/para... Gerar benefícios públicos Revisando... O ciclo

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 04. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 04. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 04 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua TIPOLOGIAS Uma tipologia é um instrumento classificatório, que permite ao analista organizar os dados a fim de melhor examinar as relações

Leia mais

quinta-feira, 16 de maio de 13

quinta-feira, 16 de maio de 13 POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 04 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua TIPOS DE POLÍTICAS Uma tipologia é um instrumento classificatório, que permite ao analista organizar os dados a fim de melhor examinar as relações

Leia mais

Tipologias de políticas públicas

Tipologias de políticas públicas Tipologias de políticas públicas Prof. Marcos Vinicius Pó marcos.po@ufabc.edu.br Análise de Políticas Públicas Formulação de tipologias Primeiro passo no processo científico: definição de conceitos e classificação.

Leia mais

quinta-feira, 16 de maio de 13

quinta-feira, 16 de maio de 13 POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 05 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua ABORDAGENS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ABORDAGEM SISTÊMICA relaciona as políticas (policies ) com o seu ambiente sistêmico. Trata as decisões (outputs

Leia mais

Introdução às Políticas Públicas: ciclo e tipologias

Introdução às Políticas Públicas: ciclo e tipologias Introdução às Políticas Públicas: ciclo e tipologias Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução às Políticas Públicas Possibilidades analíticas de políticas públicas Visões Normativa/prescritiva Analítica Abordagens

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL NOME: DATA: SERVIDOR DA UFMS ( ) NÃO SERVIDOR DA UFMS ( ) OBSERVAÇÃO:

Leia mais

POLITICAS PUBLICAS. pucgo 2015

POLITICAS PUBLICAS. pucgo 2015 POLITICAS PUBLICAS pucgo 2015 Políticas Públicas As políticas públicas são um conjunto de programas de ação governamental visando coordenar os meios à disposição do Estado e as atividades privadas para

Leia mais

Políticas públicas no Brasil: uma introdução

Políticas públicas no Brasil: uma introdução Políticas públicas no Brasil: uma introdução (AULA I) Prof. Cleyton Monte 1. Apresentação: professor, método e estrutura do conteúdo 2. Definição e elementos fundamentais para se pensar as políticas públicas

Leia mais

Sociedade Civil Organizada Global. Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS

Sociedade Civil Organizada Global. Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS Sociedade Civil Organizada Global Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS 2018.3 Aula 20 (26/11) Participação social nas instâncias da ONU Leitura base: VIEIRA, Liszt. Os argonautas da cidadania. A sociedade

Leia mais

15. Políticas públicas e ciclo orçamentário

15. Políticas públicas e ciclo orçamentário A transparência e o acesso, portanto, precisam ser amplos, incluindo todas as etapas da política pública, desde as fases de concepção e formulação, passando pelo processo decisório até a implementação

Leia mais

TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS

TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS AEDB Pós-Graduação em Gestão Pública e Cursinho Preparatório para o Concurso QCO/ ESFCEX TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS - Em 3 encontros: 9, 11 e 25 Jul. Profº Walfredo Ferreira Programa 2. Políticas Públicas,

Leia mais

Resenha: "Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos", de Leonardo Secchi

Resenha: Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos, de Leonardo Secchi Data de recebimento: 04/09/2017 Data de aceite: 08/11/2017 Organização: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI/UFPB) Avaliação: Por pares Resenha: "Políticas Públicas:

Leia mais

'Agenda Brasil. Sugerida pelo Sen.Renan Calheiros. Prof. Waldery Rodrigues Jr. Concurso APO 2015

'Agenda Brasil. Sugerida pelo Sen.Renan Calheiros. Prof. Waldery Rodrigues Jr. Concurso APO 2015 'Agenda Brasil Sugerida pelo Sen.Renan Calheiros Concurso APO 2015 Prof. Waldery Rodrigues Jr. Fonte: Agência Senado - 10/08/2015 http://www12.senado.gov.br/noticias/materia s/2015/08/10/a-agenda-brasil-sugerida-porrenan-calheiros

Leia mais

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL ANEXO GESTÃO GOVERNAMENTAL Professor 1. Avaliação e monitoramento de políticas públicas. Maria das Graças Rua 30/09 13. Serviços públicos no município, qualidade no serviço público, modalidades de execução:

Leia mais

Regulação e Agências Reguladoras no Contexto Brasileiro. Prof. Marcos Vinicius Pó

Regulação e Agências Reguladoras no Contexto Brasileiro. Prof. Marcos Vinicius Pó Regulação e Agências Reguladoras no Contexto Brasileiro Prof. Marcos Vinicius Pó ESZP010-13 - Regulação e agências reguladoras Objetivo: dar aos alunos noções sobre o papel regulatório do Estado nas economias

Leia mais

Políticas Públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação 1

Políticas Públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação 1 Políticas Públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação 1 1 Sergio de Azevedo (UENF) * As políticas públicas podem ter diversos objetivos e diferentes características e formatos institucionais.

Leia mais

Jaime Melo Baptista. Instituto Regulador de Águas e Resíduos

Jaime Melo Baptista. Instituto Regulador de Águas e Resíduos Jaime Melo Baptista Instituto Regulador de Águas e Resíduos Relevância da discussão sobre políticas e modelos de governança e sobre a gestão destes serviços: São serviços públicos essenciais e insubstituíveis,

Leia mais

PPA PPA

PPA PPA Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA 2004-2007 PPA 2004-2007 a. Orientação Estratégica de Governo b. Metodologia, Etapas e Participação

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos...3. Tipologia textual...6. Ortografia oficial Acentuação gráfica...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos...3. Tipologia textual...6. Ortografia oficial Acentuação gráfica... Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos...3 Tipologia textual...6 Ortografia oficial...21 Acentuação gráfica...30 Emprego das classes de palavras...33 Emprego do sinal indica vo de crase...60

Leia mais

Descrição do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas

Descrição do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas Descrição do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas tem caráter multidisciplinar, integrando em suas disciplinas diversos

Leia mais

Delimitação do Campo

Delimitação do Campo Programa de Pós-Graduação Nutrição em Saúde Pública HNT 5770 Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição Profs. responsáveis: Patrícia Jaime e Betzabeth Slater Vilar Apresentação da disciplina e conceituação

Leia mais

FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE

FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE A função que o Estado desempenha em nossa sociedade sofreu inúmeras transformações ao passar do tempo. No século XVIII e XIX, seu principal objetivo era

Leia mais

POLÍTICAS TERRITORIAIS URBANAS NO PROCESSO DE GOVERNANÇA LOCAL

POLÍTICAS TERRITORIAIS URBANAS NO PROCESSO DE GOVERNANÇA LOCAL Título do Trabalho POLÍTICAS TERRITORIAIS URBANAS NO PROCESSO DE GOVERNANÇA LOCAL Nome do Autor (a) Principal Gabriela Ribeiro da Silva Campos Nome (s) do Coautor (a) (s) Adriana Fortunato de Almeida;

Leia mais

FUNDAMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS.   A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS 1 Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem Bertolt Brecht 2 ATÉ QUANDO? -Gabriel O Pensador (2001) 3 Política e

Leia mais

quinta-feira, 16 de maio de 13

quinta-feira, 16 de maio de 13 POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua Principal característica da sociedade moderna: diferenciação social Membros possuem atributos diferenciados (idade, sexo, religião, estado

Leia mais

POLÍTICA DE REGULAÇÃO DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Política de Regulação das Empresas Eletrobras

POLÍTICA DE REGULAÇÃO DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Política de Regulação das Empresas Eletrobras Política de Regulação das Empresas Eletrobras Versão 1.0 08/12/2014 1 Sumário 1. Objetivo... 3 2. Conceitos... 3 3. Princípios... 3 4. Diretrizes... 4 5. Responsabilidades... 5 6. Disposições Gerais...

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 01. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 01. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 01 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua O que é que torna uma política pública? questão que expressa uma polêmica entre duas abordagens: 1- ABORDAGEM ESTATOCÊNTRICA A dimensão pública

Leia mais

Projeto Regulasan: resultados e desafios

Projeto Regulasan: resultados e desafios Palestra 2M1A SESSÃO: RESULTADOS DO PROJETO REGULASAN Projeto Regulasan: resultados e desafios Frederico A. Turolla coordenador do Projeto Regulasan Motivação Este projeto, no componente Saneamento Básico

Leia mais

Sumário. LRF_Book.indb 15 19/03/ :29:01

Sumário. LRF_Book.indb 15 19/03/ :29:01 Sumário Capítulo 1 Disposições Gerais... 1 1.1. Introdução... 1 1.2. Objetivo da obra... 6 1.3. Apresentando a LRF... 6 1.4. Origem da LRF... 7 1.5. Previsão constitucional para implementação da LRF...

Leia mais

O GT de Conflitos Fundiários Urbanos do Conselho das Cidades apresenta para uma primeira discussão pública a seguinte proposta:

O GT de Conflitos Fundiários Urbanos do Conselho das Cidades apresenta para uma primeira discussão pública a seguinte proposta: DOCUMENTO DE REFERÊNCIA DA POLÍTICA NACIONAL DE PREVENÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FUNDIÁRIOS URBANOS Esta proposta preliminar é resultado de um esforço coletivo do Grupo de Trabalho de Conflitos Fundiários

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Organização da Administração Pública Parte 1 Prof. Denis França São espécies de autarquias. Integram a administração indireta. Características da administração indireta: Finalidade

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras

Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA CALENDÁRIO Julho e Agosto de 2015 CURSOS ABERTOS PARA INSCRIÇÃO Apresentamos o calendário de cursos do Programa de Aperfeiçoamento

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS E REFERÊNCIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL PAIR/MG

PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS E REFERÊNCIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL PAIR/MG PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS E REFERÊNCIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL PAIR/MG pair-mg@proex.ufmg.br http://pair.ledes.net Políticas Públicas Políticas Públicas Um conjunto de

Leia mais

de fato, pertencê-la. Como exemplo, pode-se citar os depósitos e as retenções. CLASSIFICAÇÃO LEGAL DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA Em conformidade com o Manua

de fato, pertencê-la. Como exemplo, pode-se citar os depósitos e as retenções. CLASSIFICAÇÃO LEGAL DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA Em conformidade com o Manua CONTABILIDADE PÚBLICA AULA 01: ELEMENTOS DE CONTABILIDADE GERAL. ASPECTOS GERAIS DE RECEITA E DESPESA PÚBLICA SUPRIMENTO DE FUNDOS E RESTOS A PAGAR TÓPICO 02: RECEITA PÚBLICA VERSÃO TEXTUAL Definição Receita

Leia mais

Sumário Parte I ComPreensão dos Fundamentos do estado, das Formas e das Funções do Governo, 9 1 estado, Governo e sociedade, 11

Sumário Parte I ComPreensão dos Fundamentos do estado, das Formas e das Funções do Governo, 9 1 estado, Governo e sociedade, 11 Sumário Abreviaturas, xv Prefácio à 7 a Edição, xix Prefácio à 6 a Edição, xxi Prefácio à 5 a Edição, xxiii Prefácio à 4 a Edição, xxv Prefácio à 3 a Edição, xxix Prefácio à 2 a Edição, xxxiii Prefácio

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 15 Domínio

Leia mais

3º Painel. O PAC chegará lá? Existe capacidade de. investimentos de infraestrutura?

3º Painel. O PAC chegará lá? Existe capacidade de. investimentos de infraestrutura? 3º Painel O PAC chegará lá? Existe capacidade de planejamento e execução de investimentos de infraestrutura? Maria Lúcia de Oliveira Falcón Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos São Paulo,

Leia mais

Gestão e segurança dos recursos hídricos AGO 2018

Gestão e segurança dos recursos hídricos AGO 2018 Gestão e segurança dos recursos hídricos AGO 2018 1 PRINCIPAIS DESAFIOS GESTÃO E SEGURANÇA DOS RECURSOS HÍDRICOS A escassez hídrica e as inundações são problemas crescentes no Brasil Balanço hídrico quantitativo

Leia mais

Palavras-chave: Lei de Responsabilidade Fiscal, Mudança institucional, Goiás, Minas Gerais

Palavras-chave: Lei de Responsabilidade Fiscal, Mudança institucional, Goiás, Minas Gerais LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, ENTRAVES POLÍTCOS, NORMAS DE FINANÇAS E MUDANÇA INSTITUCIONAL Carolina Urbano Lacerda 1 Resumo 2 A implantação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) gerou mudança institucional?

Leia mais

Controle Social no Plano Municipal de SaneamentoBásico

Controle Social no Plano Municipal de SaneamentoBásico Controle Social no Plano Municipal de SaneamentoBásico Seminário Política e Planejamento do Saneamento Básico na Bahia - 2015 Maria Consuelo Bomfim Brandão Funasa/Suest-BA Saneamento básico -controle social

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França www.masterjuris.com.br Planejamento Orçamentário na Constituição de 1988 : Instrumentos de Planejamento Orçamentário: A união, os estados, o

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 768, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2017.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 768, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2017. MEDIDA PROVISÓRIA Nº 768, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2017. Cria a Secretaria-Geral da Presidência da República e o Ministério dos Direitos Humanos, altera a Lei n o 10.683, de 28 de maio de 2003, que dispõe

Leia mais

Eixo 4: Gestão Regional Integrada

Eixo 4: Gestão Regional Integrada Eixo 4: Gestão Regional Integrada 1 AGENDA REGIONAL E AGENDAS MUNICIPAIS Estrutura: 1. Princípios 2. Eixos (a partir de questões integradoras) 3. Diretrizes ( o que fazer) 4. Ações ( como fazer e quem

Leia mais

Políticas Públicas II O Ciclo das Políticas Públicas

Políticas Públicas II O Ciclo das Políticas Públicas Políticas Públicas II O Ciclo das Políticas Públicas Professora: Geralda Luiza de Miranda Agosto/2011 Tema da aula Visões do ciclo de política: clássica; processo simples e linear; Implementação como formulação

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Breve histórico do setor cinematográfico e audiovisual brasileiro e. mundial Introdução...1

Sumário. Capítulo 1 Breve histórico do setor cinematográfico e audiovisual brasileiro e. mundial Introdução...1 Sumário Capítulo 1 Breve histórico do setor cinematográfico e audiovisual brasileiro e mundial... 1 1.1. Introdução...1 1.2. Considerações básicas sobre a estruturação do mercado cinematográfico e audiovisual

Leia mais

Pretendemos aqui esclarecer cada um dos principais marcos e instrumentos legais de SAN no Brasil, bem como apresentar suas inter relações.

Pretendemos aqui esclarecer cada um dos principais marcos e instrumentos legais de SAN no Brasil, bem como apresentar suas inter relações. LEI, POLÍTICA, PLANO E SISTEMA DE SAN Pretendemos aqui esclarecer cada um dos principais marcos e instrumentos legais de SAN no Brasil, bem como apresentar suas inter relações. 22 4. LEI, POLÍTICA, PLANO

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Treinamento e desenvolvimento de pessoas Loanda/PR 2016 Treinamento e desenvolvimento de pessoas Objetivos Conhecer

Leia mais

ONGs. Federal. Estadual. Municipal. Cooperativas

ONGs. Federal. Estadual. Municipal. Cooperativas Setor Governamental Setor não Governamental Federal principal contratante dos serviços de ATER potencial para coordenar a rede nacional detentora dos principais instrumentos de gestão A Anater tem potencial

Leia mais

Introdução às Políticas Públicas: apresentação do curso

Introdução às Políticas Públicas: apresentação do curso Introdução às Políticas Públicas: apresentação do curso Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução às Políticas Públicas Introdução às Políticas Públicas (4-0-4) Objetivo: capacitar os alunos a entender os principais

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano SNHIS / FNHIS - Lei nº 11.124/05 ESTRUTURA BÁSICA DO PLANO MUNICIPAL DE

Leia mais

Acórdão: 2.127/2017-Plenário Relator: Ministro-Substituto Marcos Bemquerer

Acórdão: 2.127/2017-Plenário Relator: Ministro-Substituto Marcos Bemquerer Acórdão: 2.127/2017-Plenário Relator: Ministro-Substituto Marcos Bemquerer 1. POR QUE FAZER? CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 70 e 71 Cabe ao Tribunal de Contas da União (TCU) a fiscalização contábil, financeira,

Leia mais

O setor de infraestrutura no Brasil: Como retomar os investimentos em infraestrutura. Venilton Tadini Presidente Executivo ABDIB

O setor de infraestrutura no Brasil: Como retomar os investimentos em infraestrutura. Venilton Tadini Presidente Executivo ABDIB O setor de infraestrutura no Brasil: Como retomar os investimentos em infraestrutura. Venilton Tadini Presidente Executivo ABDIB 28.05.19 1 R$ Bilhões Situação da Infraestrutura Investimentos Realizados

Leia mais

ART. 1º. A LRF não prevê os crimes de responsabilidade, mas mostra quais as situações que, quando contrariadas, geram crimes de responsabilidade.

ART. 1º. A LRF não prevê os crimes de responsabilidade, mas mostra quais as situações que, quando contrariadas, geram crimes de responsabilidade. ART. 1º LEI COMPLEMENTAR N. 101, DE 4 DE MAIO DE 2000 Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Esta Lei Complementar estabelece

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE CONCEITO DE SAÚDE Saúde é a resultante das condições de alimento, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade,

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Finanças Públicas e Orçamento p/ CLDF (Consultor Técnico - Contador) Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Finanças Públicas e Orçamento p/ CLDF (Consultor Técnico - Contador) Pós-Edital Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Finanças Públicas e Orçamento p/ CLDF (Consultor Técnico - Contador) Pós-Edital Professores: João Maurício, Aula 0 Passo Estratégico 1. Planejamento e Orçamento

Leia mais

PROJETOS CONJUNTOS Qualificação das PME

PROJETOS CONJUNTOS Qualificação das PME PROJETOS CONJUNTOS Qualificação das PME Identificação e Enquadramento do projeto Aviso: 30/SI/2015 Projeto nº: POCI-02-0853-FEDER-017155 Programa Operacional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização,

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 123/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 123/XII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 123/XII Exposição de Motivos A Lei n.º 88-A/97, de 25 de julho, alterada pela Lei n.º 17/2012, de 26 de abril, regula o acesso da iniciativa privada a determinadas atividades, determinando

Leia mais

Atuação CAIXA no Financiamento de Energia, Saneamento Ambiental e MDL

Atuação CAIXA no Financiamento de Energia, Saneamento Ambiental e MDL Atuação CAIXA no Financiamento de Energia, Saneamento Ambiental e MDL Nome: Denise Maria Lara de Souza Seabra Formação: Enga. Civil e Sanitarista Instituição: Caixa Econômica Federal Agenda Contextualização

Leia mais

O PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL

O PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL O PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL A sociedade brasileira experimenta nas últimas décadas o seu mais longo caminho para a democracia. Já estamos na 6ª edição de um processo de alternância do poder central do

Leia mais

Aula 3: Tipologias de Políticas Públicas. Professor Adalberto Azevedo São Bernardo do Campo, 23/06/2016

Aula 3: Tipologias de Políticas Públicas. Professor Adalberto Azevedo São Bernardo do Campo, 23/06/2016 Aula 3: Tipologias de Políticas Públicas Professor Adalberto Azevedo São Bernardo do Campo, 23/06/2016 Sobre os textos 1. Quais os objetivos? 2. Quais as metodologias? 3. Quais os elementos de argumentação?

Leia mais

CURSO DE MELHORAMENTO PARTICIPATIVO DE ASSENTAMENTOS INFORMAIS MÓDULO 2

CURSO DE MELHORAMENTO PARTICIPATIVO DE ASSENTAMENTOS INFORMAIS MÓDULO 2 CURSO DE MELHORAMENTO PARTICIPATIVO DE ASSENTAMENTOS INFORMAIS MÓDULO 2 Estratégias de Melhoria de Assentamentos Informais a Nível das Cidades Picture @ PSUP Conteúdos desenvolvidos através do: 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

Aula 01. A estrutura administrativa do Estado Brasileiro vem sendo dividida em três setores, formadores do chamado Estado Gerencial Brasileiro.

Aula 01. A estrutura administrativa do Estado Brasileiro vem sendo dividida em três setores, formadores do chamado Estado Gerencial Brasileiro. Turma e Ano: Magistratura Estadual Direito Administrativo (2015) Matéria / Aula: Estado Gerencial Brasileiro; 1º, 2º e 3º Setores; 1º setor Estrutura e Regime de Pessoal 01 Professor: Luiz Oliveira Castro

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CEARÁ - TÉCNICO ADMINISTRATIVO

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CEARÁ - TÉCNICO ADMINISTRATIVO CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CEARÁ - TÉCNICO ADMINISTRATIVO NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado. 1.1 Reforma do Serviço

Leia mais

Capítulo 3. Plano Plurianual PPA

Capítulo 3. Plano Plurianual PPA Capítulo 3. Plano Plurianual PPA 3.8. Questões de concursos públicos Orçamento e Contabilidade Pública, 6ª Edição 1. (Cespe MPU Técnico de Apoio Especializado Orçamento 2010) O PPA deve ser elaborado no

Leia mais

PEC 241/2016. Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público Elaborado por Luciano W Véras em 28/06/16

PEC 241/2016. Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público Elaborado por Luciano W Véras em 28/06/16 Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público Elaborado por Luciano W Véras em 28/06/16 O que é? Proposta de Emenda a Constituição encaminhada por TEMER em 15/06/16 para a Câmara dos Deputados. Do que

Leia mais

Aula 4A - Introdução a Política Macroeconômica

Aula 4A - Introdução a Política Macroeconômica From the SelectedWorks of Jorge Amaro Bastos Alves August, 2010 Aula 4A - Introdução a Política Macroeconômica Jorge Amaro Bastos Alves, Faculdade de Campina Grande do Sul Available at: http://works.bepress.com/jorgeab_alves/16/

Leia mais

LEI DE ORÇAMENTÁRIAS

LEI DE ORÇAMENTÁRIAS LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS 1. Introdução A Lei de Diretrizes Orçamentárias foi instituída pela Constituição de 1988 e funciona como um elo entre o PPA e a LOA, estabelecendo ano a ano o que deve constar

Leia mais

IRAR. Centro Empresarial Torres de Lisboa Rua Tomás da Fonseca, Torre G 8º LISBOA - PORTUGAL

IRAR. Centro Empresarial Torres de Lisboa Rua Tomás da Fonseca, Torre G 8º LISBOA - PORTUGAL Audição da ERSAR na Assembleia da República (Comissão Parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Energia - Grupo de Trabalho sobre Regulação da Concorrência e Defesa do Consumidor) Centro Empresarial

Leia mais

UNIDADE III Processo Decisório

UNIDADE III Processo Decisório Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 3.1. Os conceitos, níveis e tipos de decisão nas organizações. 3.2. Fases do ciclo de tomada de decisão. 3.3. Principais modelos

Leia mais

Hélvio Neves Guerra. Seminário Agro em Questão Energias Renováveis: tornando a agropecuária mais sustentável e econômica

Hélvio Neves Guerra. Seminário Agro em Questão Energias Renováveis: tornando a agropecuária mais sustentável e econômica Seminário Agro em Questão Energias Renováveis: tornando a agropecuária mais sustentável e econômica Hélvio Neves Guerra Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético

Leia mais

Investimentos Públicos no Brasil: desafios e oportunidades para a melhoria do gasto público

Investimentos Públicos no Brasil: desafios e oportunidades para a melhoria do gasto público Investimentos Públicos no Brasil: desafios e oportunidades para a melhoria do gasto público Perspectivas sobre Avanços Recentes no Brasil Débora Nogueira Beserra SPI/MP Brasília, 16/06/11 AGENDA 1.O Brasil

Leia mais

Organização da Disciplina. Gestão do Orçamento Público AULA 1. Organização da Disciplina. Organização da Disciplina. Organização da Disciplina

Organização da Disciplina. Gestão do Orçamento Público AULA 1. Organização da Disciplina. Organização da Disciplina. Organização da Disciplina Gestão do Orçamento Público AULA 1 Prof. Nivaldo Vieira Lourenço Planejamento na Administração Pública Fases do planejamento na Administração Pública; Princípios do planejamento na Administração Pública;

Leia mais

AGENDA BRASIL. Quadro-Resumo das medidas sugeridas (incorporando novas sugestões dos senadores) 1. Melhoria do ambiente de negócios e infraestrutura

AGENDA BRASIL. Quadro-Resumo das medidas sugeridas (incorporando novas sugestões dos senadores) 1. Melhoria do ambiente de negócios e infraestrutura AGENDA BRASIL Quadro-Resumo das medidas sugeridas (incorporando novas sugestões dos senadores) 1. Melhoria do ambiente de negócios e infraestrutura 1.1. Segurança jurídica dos contratos: blindar as legislações

Leia mais

SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Agenda Ambiental da Administração Pública A3P Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Assessoria de Educação Ambiental VII Seminário

Leia mais

Plataforma dos Consumidores

Plataforma dos Consumidores Plataforma dos Consumidores REDUÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS MELHORIA NAS AGÊNCIAS REGULADORAS MUDANÇAS NOS PADRÕES DE PRODUÇÃO CDC NAS ESCOLAS O candidato à Presidência da República escolhido nas

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 07. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 07. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 07 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua TEORIA DOS MÚLTIPLOS FLUXOS distingue Agenda Sistêmica, Agenda Governamental, Agenda Especializada (setorial) e Agenda de Decisões John KINGDON

Leia mais

Projeto - Agenda 21 na escola

Projeto - Agenda 21 na escola Projeto - Agenda 21 na escola Fonte: istock Tema: Sustentabilidade socioambiental Público alvo O projeto é destinado a todos os alunos e funcionários da escola devendo ser estendido também aos pais e comunidade

Leia mais

AULA 1 PROF FLÁVIO ASSIS

AULA 1 PROF FLÁVIO ASSIS AULA 1 PROF FLÁVIO ASSIS LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências Art. 1 o Esta Lei

Leia mais

Soluções e Parcerias para o Desenvolvimento dos Municípios. Helio Luiz Duranti Diretor Regional de Negócios

Soluções e Parcerias para o Desenvolvimento dos Municípios. Helio Luiz Duranti Diretor Regional de Negócios Soluções e Parcerias para o Desenvolvimento dos Municípios Helio Luiz Duranti Diretor Regional de Negócios Missão da CAIXA Atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País, como

Leia mais

Inovação em Serviços Públicos

Inovação em Serviços Públicos Inovação em Serviços Públicos Introdução às Mudanças do Estado Mudanças recentes nas Organizações Anos 70/80 1. Fatores que exigem mudanças nas organizações Internacionalização da economia (concorrência

Leia mais

Mesa 4. Transição de Governo : Desafios Jurídicos e Administrativos e Finanças Públicas

Mesa 4. Transição de Governo : Desafios Jurídicos e Administrativos e Finanças Públicas Mesa 4 Transição de Governo : Desafios Jurídicos e Administrativos e Finanças Públicas Transição de Governo Aspectos Gerais da transição Transição Processo Republicano incentivado pelo Governo Lula: -

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 10. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 10. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 10 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua CRITÉRIOS PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Eficácia Economicidade Eficiência capacidade de produzir os resultados esperados capacidade de reduzir

Leia mais

Finanças Públicas Brasileiras Experiências Recentes entre 1970/

Finanças Públicas Brasileiras Experiências Recentes entre 1970/ Capítulo 2 Bens Públicos, Externalidades, Falhas de Mercado 39 2.1. Bens públicos... 39 2.2 Monopólios naturais... 41 2.3 Externalidades... 42 2.4. Mercados incompletos e assimetria de informações... 43

Leia mais

PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO NO CONTEXTO DO CAADP

PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO NO CONTEXTO DO CAADP República de Moçambique Ministério da Agricultura PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO NO CONTEXTO DO CAADP O PACTO DO CAADP Apresentação aos Parceiros 01 de Dezembro de 2011 1 CONTEÚDO DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

Políticas Públicas e Inclusão Social

Políticas Públicas e Inclusão Social Políticas Públicas e Inclusão Social Apresentação Ementa Propõe a problematização e discussão crítica acerca das Políticas Públicas e Sistemas de Saúde. A partir da perspectiva da PROMOÇÃO DA SAÚDE discute

Leia mais

FUNDAMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS 1 Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem Bertolt Brecht 2 ATÉ QUANDO? -Gabriel O Pensador (2001) 3 Fundamentos

Leia mais

Administração Pública. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior

Administração Pública. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior Administração Pública Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 O Estado É uma comunidade de homens fixada sobre um território com poder de mando, ação e coerção (ato de pressionar, induzir) constituída

Leia mais

SEPLAG-SE. Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado de Sergipe. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental

SEPLAG-SE. Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado de Sergipe. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado de Sergipe SEPLAG-SE Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental VOLUME 1 Língua Portuguesa 1. Compreensão e interpretação

Leia mais

Conteúdo Programático - Políticas Públicas:

Conteúdo Programático - Políticas Públicas: Conteúdo Programático - Políticas Públicas: As diferentes conceituações de políticas públicas. Teorias e modelos para entender o ciclo das políticas públicas Ciência Politica e Políticas Públicas O que

Leia mais

ENCONTRO REDE JUNTOS CONTROLE DE DESPESAS: CUSTEIO E PREVIDÊNCIA FÚLVIO PICCININI ALBERTONI

ENCONTRO REDE JUNTOS CONTROLE DE DESPESAS: CUSTEIO E PREVIDÊNCIA FÚLVIO PICCININI ALBERTONI ENCONTRO REDE JUNTOS CONTROLE DE DESPESAS: CUSTEIO E PREVIDÊNCIA FÚLVIO PICCININI ALBERTONI Prefeitura Municipal de Juiz de Fora Secretaria da Fazenda CONTROLE DE DESPESAS PLANEJAMENTO + EXECUÇÃO = BASE

Leia mais

VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES

VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES SITUAÇÃO FINANCEIRA DOS MUNICÍPIOS EM FACE DO REEQUILÍBRIO FEDERATIVO Março/2017 Palestrante: Antônio José Calhau de Resende FORMAS DE ESTADO: Estado Federal ou Federação:

Leia mais