Políticas Públicas e Inclusão Social

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Políticas Públicas e Inclusão Social"

Transcrição

1 Políticas Públicas e Inclusão Social Apresentação

2 Ementa Propõe a problematização e discussão crítica acerca das Políticas Públicas e Sistemas de Saúde. A partir da perspectiva da PROMOÇÃO DA SAÚDE discute a inclusão social como ação política concreta para a transformação social.

3 Objetivos Gerais Apresentar conceitos fundamentais que embasam as políticas públicas. Conhecer os Sistemas e Modelos de Atenção à Saúde, principalmente Políticas de Saúde, financiamento e alocação de recursos no setor saúde. Problematizar acerca dos atuais desafios dos setores sociais enfatizando o setor saúde como campo para implementação de políticas públicas em prol da inclusão social e redução das desigualdades.

4 Objetivos Específicos Discutir os conceitos de estado, governo, sociedade civil, políticas públicas, direito/dever, cidadania e participação popular. Conhecer a trajetória histórica de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a perspectiva política social e os principais Sistemas e Modelos de Atenção à Saúde do mundo. Compreender a problemática da implementação do SUS em relação ao financiamento e alocação de recursos.

5 Objetivos Específicos Conhecer e analisar as principais políticas de saúde sob a perspectiva da inclusão social. Discutir sobre os principais fatores de exclusão social e as potencialidades das políticas públicas de saúde no combate às desigualdades sociais por meio da promoção da saúde a partir da perspectiva dos determinantes e condicionantes da saúde, e conceitos de empoderamento, libertação e emancipação.

6 Políticas Públicas e Inclusão Social Estado, Governo, Sociedade Civil, Políticas Públicas, Direitos, Cidadania e Participação Popular Políticas de Estado X Políticas de Governo

7

8 Políticas Públicas e Inclusão Social A conscientização se dá na prática política, social, existencial com leitura e releitura crítica da realidade. Paulo Freire

9 Políticas Públicas e Inclusão Social. O que é ESTADO?. O que é POLÍTICA?. O que é GOVERNO?. O que são POLÍTICAS PÚBLICAS?

10 Políticas Públicas e Inclusão Social O que é ESTADO?

11 Estado Origem da Palavra "Todos os estados, todos os domínios que imperaram e imperam sobre os homens, foram e são ou repúblicas ou principados". Nicolau Maquiavel O Príncipe Do termo status de "situação" para "Estado. (BOBBIO, 2001)

12 Estado Conceito Uma instituição organizada política, social e juridicamente, ocupa um território definido e, na maioria das vezes, sua lei maior é uma Constituição. É dirigido por um governo soberano, reconhecido interna e externamente, sendo responsável pela organização e pelo controle social, pois detém o monopólio legítimo do uso da força e da coerção. (CICCO & GONZAGA, 2011)

13 Políticas Públicas e Inclusão Social. O que é GOVERNO?

14 Governo - Conceito O governo é uma estrutura para manter o Estado, sua existência depende do Estado e vice-versa. É a organização necessária para o exercício do poder político do Estado. (FILOMENO, 1997)

15 Governo É definido enquanto sua Forma, Sistema e Regime Político. Forma de governo: política base que define como o Estado exerce o poder sobre a sociedade. República Sistema de governo: divisão do poder no Estado. Presidencialismo Regime Político: relação entre o governante e a força exercida entre ele. Democracia

16 Políticas Públicas e Inclusão Social. O que é POLÍTICA?

17 Política Origem da Palavra Deriva de politikós, do grego, e diz respeito àquilo que é da cidade, da pólis (na Grécia Antiga), da sociedade, ou seja, que é de interesse do homem enquanto cidadão. Um dos primeiros a tratar da política como uma prática intrínseca aos homens foi Aristóteles (Grécia antiga), na obra A Política. (BOBBIO, 2000)

18 Política Evolução do Conceito Sentido de adjetivo (aquilo que é da cidade, sociedade) Um modo de saber lidar com as coisas da cidade, da sociedade.

19 Política Conceito atividade ou conjunto de atividades que têm de algum modo, como termo de referência, a pólis, isto é, o Estado forma como a sociedade civil se relaciona com o próprio Estado ações de governo e de administração do Estado (BOBBIO, 2000)

20 Política e Poder Política (prática humana) conceito de poder O fenômeno poder é o que promove o intercâmbio e a relação entre Estado e Política. A teoria do Estado apoia-se sobre a teoria dos três poderes:. O Executivo. O Legislativo. O Judiciário e das relações entre eles. (BOBBIO, 2000; 2001)

21 Os Três Poderes O poder executivo é aquele formado pelo presidente, seu gabinete de ministros e seus secretários, os quais governam o povo e administram os interesses públicos levando em consideração o que é estabelecido pela Constituição. O presidente é eleito de maneira direta pelos cidadãos e tem um mandato de quatro anos, enquanto que os ministros e secretários são eleitos pessoalmente pelo presidente em questão.

22 Os Três Poderes O poder legislativo é aquele que tem como função elaborar normas de Direito e legislar as mais variadas esferas políticas e constitucionais do país, aprovando, rejeitando e fiscalizando as propostas feitas pelo poder executivo. Geralmente é constituído por parlamentos, congressos, câmaras e assembleias. No Brasil o poder legislativo é representado pelas Câmaras de Deputados (representam a população) e pelo Senado Federal (representantes dos estados). Nos níveis municipais e estaduais o poder legislativo é encaminhado através da Câmara de Vereadores e da Câmara de Deputados Estaduais.

23 Os Três Poderes O poder judiciário é aquele que tem a capacidade de exercer julgamentos. Esses julgamentos se dão através das regras constitucionais e leis que advém do poder legislativo. É obrigação do poder judiciário julgar de maneira imparcial qualquer conflito que surja no país. No Brasil seus órgãos de funcionamento são o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça, os Tribunais Regionais Federais, os Tribunais do Trabalho, os Tribunais Eleitorais, os Tribunais Militares e os Tribunais dos Estados.

24 Política e Poder Poder posse dos meios para se obter vantagem (ou para fazer valer a vontade) de um homem sobre outros. Poder Político poder que um homem pode exercer sobre outros, a exemplo da relação entre governante e governados (povo, sociedade). Brasil: O poder do presidente é garantido pelo consenso da sociedade e pela Constituição Federal que formaliza e dá garantias a esse consenso. (BOBBIO, 2001; 2000)

25 Problemas do Poder Político Função mínima da política (enquanto poder de força): manutenção da ordem pública e a defesa da integridade nacional. A finalidade ou fim da política não pode se resumir apenas em um aspecto, pois [...] os fins da política são tantos quantas forem as metas a que um grupo organizado se propõe, segundo os tempos e as circunstâncias. O poder político não pode ter como finalidade o poder pelo poder, pois se assim fosse perderia o sentido. (BOBBIO, 2001)

26 Problemas do Poder Político. O que é SOCIEDADE CIVIL?

27 Sociedade Civil Onde surgem e se desenvolvem os conflitos econômicos, sociais, ideológicos, religiosos... Que as instituições estatais têm o dever de resolver ou através da mediação ou através da repressão. (BOBBIO, 2000)

28 Sociedade Civil Sujeitos dos conflitos e portanto da sociedade civil:. as classes sociais. os grupos. os movimentos. as associações. as organizações que representam as classes. as organizações de classe. os grupos de interesse. as associações de vários gêneros com fins sociais, e indiretamente políticos. os movimentos de emancipação de grupos étnicos, de defesa dos direitos civis, de libertação da mulher, os movimentos de jovens etc.

29 SOCIEDADE CIVIL SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA

30 Sociedade Civil e Estado Uma sociedade torna-se tanto mais ingovernável quanto mais aumentam as demandas da sociedade civil e não aumenta correspondentemente a capacidade das instituições de a elas responder. A solução de uma grave crise que ameaça a sobrevivência de um sistema político deve ser procurada, antes de tudo, na sociedade civil, na qual podem ser encontradas novas fontes de legitimação e portanto novas áreas de consenso. A opinião pública que resulta dos consensos e dissensos da sociedade civil devidamente publicizados precisa ter garantias de sua transmissão/ ampla divulgação, sob pena da sociedade civil perder sua função (BOBBIO, 2001)

31 Sociedade Civil e Estado Uma sociedade torna-se tanto mais ingovernável quanto mais aumentam as demandas da sociedade civil e não aumenta correspondentemente a capacidade das instituições de a elas responder. A solução de uma grave crise que ameaça a sobrevivência de um sistema político deve ser procurada, antes de tudo, na sociedade civil, na qual podem ser encontradas novas fontes de legitimação e portanto novas áreas de consenso. A opinião pública que resulta dos consensos e dissensos da sociedade civil devidamente publicizados precisa ter garantias de sua transmissão/ ampla divulgação, sob pena da sociedade civil perder sua função (BOBBIO, 2001)

32 Políticas Públicas O que são Políticas Públicas? Para que serve as Políticas Públicas? Políticas Públicas de Inclusão? Promoção da Saúde?

33 Políticas Públicas Conjunto de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados, que visam assegurar determinado direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico.

34 Políticas Públicas São ações governamentais que interferem na vida dos cidadãos visando à melhoria de vida de toda a coletividade e a garantia do interesse público. Servem de orientação para a ação dos indivíduos, de organizações e do próprio Estado, implicando em fixação de metas, de diretrizes ou de planos governamentais. (DALLARI BUCCI, 2002)

35 Como são formuladas as Políticas Públicas? As políticas públicas podem ser formuladas principalmente por iniciativa dos poderes executivo, ou legislativo, separada ou conjuntamente, a partir de demandas e propostas da sociedade, em seus diversos seguimentos. Participação da Sociedade: Formulação, Acompanhamento e Avaliação. Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional Audiências públicas, Encontros, Conferências Setoriais

36 Como são formuladas as Políticas Públicas? A Lei Complementa n.º 131 (Lei da Transparência), de 27 de maio de 2009, quanto à participação da sociedade, assim determina: I incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos; II liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público;

37 Como são formuladas as Políticas Públicas? Uma política pública pode ser instituída por lei, decreto, emenda constitucional, ato administrativo, planos ou programas, não havendo um padrão jurídico para a sua exteriorização. Importante consequência da implementação de uma política pública é que tal fato faz surgir aos interessados a titularidade de direitos previstos no programa governamental, os quais, antes, eram apenas direitos abstratos. (DALLARI BUCCI, 2002)

38 Como são formuladas as Políticas Públicas? A elaboração de uma Política Pública deve resultar do consenso entre a sociedade e as instituições governamentais para ser legitimada e obter eficácia. Para uma Política ser considerada pública, é preciso considerar a quem se destinam os resultados ou benefícios, e se o seu processo de elaboração é submetido ao debate público.

39 Como são formuladas as Políticas Públicas? A elaboração de uma Política Pública deve resultar do consenso entre a sociedade e as instituições governamentais para ser legitimada e obter eficácia. Para uma Política ser considerada pública, é preciso considerar a quem se destinam os resultados ou benefícios, e se o seu processo de elaboração é submetido ao debate público.

40 Política de Estado vs Política do Governo Políticas de Governo O Executivo decide num processo bem mais elementar de formulação e implementação de determinadas medidas para responder às demandas colocadas na própria agenda política interna.

41 Política de Estado vs Política do Governo Políticas de Estado Passam pelo Parlamento ou por instâncias diversas de discussão; Envolve estudos técnicos, simulações, análises; O trabalho da burocracia pode levar meses, bem como o eventual exame e discussão no Parlamento (Senadores e Deputados); Geralmente envolvem mudanças de outras normas ou disposições pré-existentes, com incidência em setores mais amplos da sociedade.

42 Política Social Ações que determinam o padrão de proteção social implementado pelo Estado; Voltadas para a redistribuição dos benefícios sociais visando à diminuição das desigualdades. HÖFLING (2001) Principais áreas de intervenção das políticas sociais: Alimentação, saúde, educação, trabalho e emprego, saneamento e habitação, previdência social, transporte de massa, assistência social, organização agrária, cultura e desporto, direitos e cidadania.

43 Cidadania Um conjunto de direitos e deveres, atribuídos ao indivíduo frente ao Estado nacional; forma de mediação entre Estado e sociedade. (FLEURY, adaptado) Ação cidadã: quando as pessoas privadas se reúnem em um público para atender ao interesse da sociedade. Ação burguesa: cuida exclusivamente dos seus interesses privados.

44 Participação Popular Conceito: Intervenção quotidiana e consciente de cidadãos (individualmente ou organizados em grupos ou associações) com vistas à elaboração, à implementação ou à fiscalização das atividades do poder público. (DIAS, 2007) Dentro do tema Cidadania e Saúde, a questão da participação popular não pode ser negligenciada, pois se constitui em direito garantido no texto constitucional, compondo uma das principais diretrizes do atual sistema de saúde. (BOSSI, 1994)

45 Participação Popular Instrumentos de participação popular garantidos pela Constituição Federal de 1988: Plebiscito, referendo, iniciativa popular de leis, cooperação das associações representativas no planejamento municipal, exibição anual das contas municipais, reclamação relativa à prestação de serviços públicos, denúncia aos tribunais de Contas, provocação do inquérito civil e os conselhos gestores de políticas sociais. (DIAS, 2007)

46 Participação Popular A formalidade constitucional não se converteu em instrumentos de efetiva participação popular, é necessário, ainda, regulamentar e institucionalizar tais mecanismos de participação popular. (DIAS, 2007)

47 ESTADO: do conceito de status (situação) ao conceito de Instituição organizada a partir de um povo e um território. POLÍTICA: daquilo que é da pólis cidade (Grécia antiga de Aristóteles) ao modo de saber lidar com as coisas da cidade; prática humana baseada no poder problemática do poder pelo poder. GOVERNO: Organização necessária para o exercício do poder político do estado (estrutura para manter o estado); Brasil Forma: República; Sistema: Presidencialismo; Regime: Democracia.

48 SOCIEDADE CIVIL: Local de conflitos sociais a serem solucionados pelo Poder Público. SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA: representações sociais organizadas com expressão política. POLÍTICAS DE ESTADO (resultado processo burocrático de longo prazo e participação abrangente) X POLÍTICAS GOVERNO (decididas pelo executivo) POLÍTICAS PÚBLICAS: implicam na participação da população no seu processo de elaboração, tornando-as legítimas e eficazes PARTICIPAÇÃO POPULAR: DIREITO garantido pela Constituição Federal, mas pouco exercido pela falta de informação da população e pela falta de mecanismos práticos para o seu exercício.

O que é Estado Moderno?

O que é Estado Moderno? O que é Estado Moderno? A primeira vez que a palavra foi utilizada, com o seu sentido contemporâneo, foi no livro O Príncipe, de Nicolau Maquiavel. Um Estado soberano é sintetizado pela máxima "Um governo,

Leia mais

CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA

CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA A palavra vem do latim civitas significa cidade, no sentido de entidade política. Refere-se ao que é próprio da condição daqueles que convivem em uma cidade. Esta relacionado

Leia mais

Origem na palavra Politéia, que se refere a tudo relacionado a Pólis grega e à vida em coletividade.

Origem na palavra Politéia, que se refere a tudo relacionado a Pólis grega e à vida em coletividade. O homem é um animal político por natureza; Política visa (ou deveria visar) um fim útil e bom para sociedade; Característica do ser humano é a vida em comunidade. Origem na palavra Politéia, que se refere

Leia mais

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA ESTADO Conjunto de regras, pessoas e organizações que se separam da sociedade para organizá-la. - Só passa a existir quando o comando da comunidade

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL NOTAS DOUTRINÁRIAS DA ESTRUTURA DA CONSTITUIÇÃO... 08 DOS ELEMENTOS DA CONSTITUIÇÃO... 09 PREÂMBULO CONSTITUCIONAL PREÂMBULO... 10 TÍTULO

Leia mais

AULA 3 Métodos de interpretação constitucional 2; Questão de concurso

AULA 3 Métodos de interpretação constitucional 2; Questão de concurso SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 1 Constitucionalismo; Origem, conceito e objeto; Fontes do Direito Constitucional; Neoconstitucionalismo; Transconstitucionalismo; Questão de concurso CAPÍTULO

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13 Sumário APRESENTAÇÃO... 11 RAIO-X DAS QUESTÕES... 13 Análise dos dados... 17 Assuntos que tiveram maior número de questões com base na doutrina... 19 Assuntos que tiveram maior número de questões com base

Leia mais

PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO BRASIL

PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO BRASIL NO BRASIL I Conferência Portugal Participa Casa das Histórias Paula Rego Cascais, 0 de dezembro de 20 O Brasil é uma República Federativa Presidencialista, formada pela união dos estados, Distrito Federal

Leia mais

Cartilha Política para Crianças e Adolescentes

Cartilha Política para Crianças e Adolescentes Cartilha Política para Crianças e Adolescentes A política é fundamental para todos nós, porque é através dela que as decisões que podem melhorar ou piorar nossas vidas são tomadas. Isto porque vivemos

Leia mais

Ciência Política I. Soberania popular, legitimidade do poder, contratualização dos atos e validade dos atos em função da lei

Ciência Política I. Soberania popular, legitimidade do poder, contratualização dos atos e validade dos atos em função da lei Ciência Política I Soberania popular, legitimidade do poder, contratualização dos atos e validade dos atos em função da lei A República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito

Leia mais

Eixo II MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL, ENGAJAMENTO E CAPACITAÇÃO DA SOCIEDADE PARA O CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA

Eixo II MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL, ENGAJAMENTO E CAPACITAÇÃO DA SOCIEDADE PARA O CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA 5 Eixo II MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL, ENGAJAMENTO E CAPACITAÇÃO DA SOCIEDADE PARA O CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA 1 CONTROLE SOCIAL: O controle social é entendido como a participação do cidadão na gestão

Leia mais

Inovação em Serviços Públicos

Inovação em Serviços Públicos Inovação em Serviços Públicos Introdução às Mudanças do Estado Mudanças recentes nas Organizações Anos 70/80 1. Fatores que exigem mudanças nas organizações Internacionalização da economia (concorrência

Leia mais

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado Noções de Estado Noções de Estado Organização da Federação e Poderes do Estado Estado É a sociedade política e juridicamente organizada, dotada de soberania, dentro de um território, sob um governo, para

Leia mais

Apresentação. Freire Neto

Apresentação. Freire Neto Bem vindos!!! Apresentação Freire Neto freire.rapaduracultural@gmail.com 984151051 Não precisa ser fácil, basta ser possível. Quem é você? Quem é você? X Parceria... Questão 3 Fortaleza - Ce Regional

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS E REFERÊNCIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL PAIR/MG

PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS E REFERÊNCIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL PAIR/MG PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS E REFERÊNCIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL PAIR/MG pair-mg@proex.ufmg.br http://pair.ledes.net Políticas Públicas Políticas Públicas Um conjunto de

Leia mais

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES ARGUMENTO 2017 1º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES República Federativa do Brasil ASPECTOS DA ESTRUTURA POLÍTICO- CONSTITUCIONAL DO ESTADO BRASILEIRO. REPÚBLICA - forma de governo em que o Chefe de Estado

Leia mais

24/02/2018. Psicologia e Políticas Públicas questões preliminares. Algumas Questões Preliminares... Reflexões iniciais sobre a política

24/02/2018. Psicologia e Políticas Públicas questões preliminares. Algumas Questões Preliminares... Reflexões iniciais sobre a política Psicologia e Políticas Públicas questões preliminares Algumas Questões Preliminares... Por que estudar Políticas Públicas no cursos de Psicologia? O que é Política? O que é Política Pública? O que é Democracia?

Leia mais

DIREITOS DE CIDADANIA. Sumário

DIREITOS DE CIDADANIA. Sumário Direitos Humanos PC-SP 2017 Investigador de Polícia Aula 01 - Prof. Ricardo Torques AULA 01 DIREITOS DE CIDADANIA Sumário 1 - Considerações Iniciais... 2 2 Direitos Humanos e Cidadania... 2 3 - Constituição

Leia mais

Delimitação do Campo

Delimitação do Campo Programa de Pós-Graduação Nutrição em Saúde Pública HNT 5770 Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição Profs. responsáveis: Patrícia Jaime e Betzabeth Slater Vilar Apresentação da disciplina e conceituação

Leia mais

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES 1.1 Constitucionalismo 1.2 Constituição 1.3 Classificação das Constituições 1.4 Questões 2. PODER CONSTITUINTE 2.1 Introdução 2.2 Poder Constituinte

Leia mais

CONSTITUÇÃO DIREITO CONSTITUCIONAL. Conceito Básico CONSTITUIÇÃO E AS DEMAIS ESPÉCIES NORMATIVAS CONSTITUIÇÃO E AS DEMAIS ESPÉCIES NORMATIVAS

CONSTITUÇÃO DIREITO CONSTITUCIONAL. Conceito Básico CONSTITUIÇÃO E AS DEMAIS ESPÉCIES NORMATIVAS CONSTITUIÇÃO E AS DEMAIS ESPÉCIES NORMATIVAS CONSTITUÇÃO DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Eduardo Tanaka Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05/10/1988. Constituição Federal CF Carta Magna Lei Maior 1 2 CONSTITUIÇÃO E AS A Constituição

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais da República Forma, Sistema e Fundamentos da República Parte 2. Profª. Liz Rodrigues - Forma de Governo: aqui, temos informações relativas a como se dá a

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais da República Forma, Sistema e Fundamentos da República Parte 3. Profª. Liz Rodrigues - Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel

Leia mais

O poder e a política SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO

O poder e a política SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO Capítulo 6 Poder, política e Estado 1 O poder e a política Poder se refere à capacidade de agir ou de determinar o comportamento dos outros. As relações de poder perpassam todas as relações sociais. As

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Coleção Jacoby Fernandes de Direito Público CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL VOLUME 5 Área específica Direito Constitucional Áreas afins Atualizada até a EC nº 99/2017 Direito Constitucional

Leia mais

Formas de Governo e Regimes Políticos. Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31)

Formas de Governo e Regimes Políticos. Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) Formas de Governo e Regimes Políticos ESTADO Estado é a corporação de um povo, assentada num determinado território e dotada de um poder originário de mando. (Jellinek) Formas e Sistemas de Governo Pode-se

Leia mais

(TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE / 2008) DIREITO CONSTITUCIONAL

(TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE / 2008) DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 31. Acerca de competência legislativa, assinale a opção correta. (a) Compete aos estados legislar sobre direito agrário. (b) Segundo a teoria dos poderes remanescentes, hoje aplicada

Leia mais

Política. Como o poder se realiza? Força (violência) Legitimação (consentimento) - carisma, tradição e racionalização.

Política. Como o poder se realiza? Força (violência) Legitimação (consentimento) - carisma, tradição e racionalização. Política Ciência política: Objeto de estudo: o poder político. Principal instituição moderna do poder político: o Estado-nação. Outras instituições políticas modernas: o executivo, o legislativo, os partidos

Leia mais

Estado Brasileiro Regime: Democracia Sistema de Governo: Presidencialismo Modelo Constitucional: Estado Democrático de Direito

Estado Brasileiro Regime: Democracia Sistema de Governo: Presidencialismo Modelo Constitucional: Estado Democrático de Direito CONTROLE SOCIAL Jornalista Elton Bozzetto Fone(51) 9666 5592 E-mail: eltonbozzetto@gmail.com DIRETO DO CIDADÃO E DEVER DO ESTADO Estado Brasileiro Regime: Democracia Sistema de Governo: Presidencialismo

Leia mais

LEGISLAÇÃO COMERCIAL E TRIBUTÁRIA AULA V

LEGISLAÇÃO COMERCIAL E TRIBUTÁRIA AULA V LEGISLAÇÃO COMERCIAL E TRIBUTÁRIA AULA V IV DIREITO CONSTITUCIONAL (continuação) 1. Poder Constituinte Poder Constituinte é o poder que o povo atribui aos Constituintes, pessoas eleitas com o poder-obrigação

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42 DIREITO CONSTITUCIONAL O Direito Constitucional é o ramo do Direito Público que estabelece as normas que estruturam o Estado e sua organização

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 29/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Sumário. Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição

Sumário. Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição Sumário Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição 1 Afinal, o que é a Constituição? 3 1.1 Constitucionalismo 3 1.2 O neoconstitucionalismo 4 1.3 Jusnaturalismo X Positivismo X

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS REDE JURIS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. BRUNO PONTES PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (arts. 1º ao 4º) TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (arts. 5º ao 17) Capítulo

Leia mais

DIOCESE DE SÃO CARLOS

DIOCESE DE SÃO CARLOS DIOCESE DE SÃO CARLOS Lançamento do Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2019 Seja bem-vindo Seja bem-vinda INTRODUÇÃO Jesus Cristo Quaresma Conversão Ações de misericórdia Pessoal Comunitária Social

Leia mais

Direito Constitucional. TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º

Direito Constitucional. TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º Direito Constitucional TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º Constituição A constituição determina a organização e funcionamento do Estado, estabelecendo sua estrutura, a organização de

Leia mais

LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: OS PODERES

LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: OS PODERES LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: OS PODERES Prof. Eduardo efpsouza@yahoo.com.br "Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo." Buda "Use filtro

Leia mais

CADERN CONTROLE SOCIAL. realização parceiro. apoio

CADERN CONTROLE SOCIAL. realização parceiro. apoio CADERN 3 CONTROLE SOCIAL realização parceiro apoio Os 3 poderes Pela Constituição, o governo brasileiro está divido em três poderes, cada um com diferentes órgãos, funções e com representação sempre no

Leia mais

VERDADES & EQUÍVOCOS SOBRE A PEC 40/2016

VERDADES & EQUÍVOCOS SOBRE A PEC 40/2016 VERDADES & EQUÍVOCOS SOBRE A PEC 40/2016 1. A PEC 40/2016 VISA EXCLUSIVAMENTE O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU)? Resposta: NÃO. O objetivo da proposta é estabelecer um padrão mínimo de organização e

Leia mais

FRACION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL

FRACION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL FRACION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. (CESPE 2013 AGU Procurador Federal) Considerando o entendimento prevalecente na doutrina e na jurisprudência do STF sobre o preâmbulo constitucional e as disposições

Leia mais

1)Levando em conta o estado moderno quais foram os antagonismos?

1)Levando em conta o estado moderno quais foram os antagonismos? Exercícios Modulo 6 1)Levando em conta o estado moderno quais foram os antagonismos? Poder espiritual e o poder temporal 2)Cite pelo menos 4 características de soberania? Una; Única, Singular, Absoluta;,

Leia mais

POLÍTICAS CULTURAIS, DEMOCRACIA E CONSELHOS DE CULTURA

POLÍTICAS CULTURAIS, DEMOCRACIA E CONSELHOS DE CULTURA POLÍTICAS CULTURAIS, DEMOCRACIA E CONSELHOS DE CULTURA Conselhos e Democratização do Estado Bernardo Novais da Mata Machado DUAS PERGUNTAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CONSELHOS E DEMOCRACIA Pergunta 1: Há na

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Políticos Direitos Políticos Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Direitos políticos: direitos de primeira dimensão, são inerentes à ideia de democracia. - São direitos públicos

Leia mais

PPP Perfil Profissiográfico Previdenciário quais as prerrogativas do sindicato.

PPP Perfil Profissiográfico Previdenciário quais as prerrogativas do sindicato. Ações do PIS/PASEP (Programa de Integração Social/ Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público e FGTS Detalhes no site www.fsindical.org.br - www.sindicatodosaposentados.org.br PPP Perfil Profissiográfico

Leia mais

Controle Social. Módulo1 Introdução e Conceitos Básicos

Controle Social. Módulo1 Introdução e Conceitos Básicos Controle Social Módulo1 Introdução e Conceitos Básicos Brasília - 2015 Fundação Escola Nacional de Administração Pública Presidente Gleisson Rubin Diretor de Desenvolvimento Gerencial Paulo Marques Coordenadora-Geral

Leia mais

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro A democracia que conhecemos atualmente é um sistema político e governamental em que os cargos políticos são definidos através do voto. O seu oposto é a ditadura,

Leia mais

~~~~ Projeto do Curso de Filosofia

~~~~ Projeto do Curso de Filosofia ~~~~ Projeto do Curso de Filosofia Alunos: - Cleiton Oliveira - David Majella Fraga Gomes - Christina Cerqueira Buettel Alves - Mirian Rose Garcia Gouvêa - Wedson Chartuni Duarte - Rui Junio Fonseca dos

Leia mais

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO Prof. Me. Edson Guedes 1. Introdução ao Direito 1.1 Origem do Direito: Conflitos humanos; Evitar a luta de todos contra todos; 1. Introdução ao Direito 1.2 Conceito de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Comissões permanentes e comissões temporárias Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas

Leia mais

Administração Pública. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior

Administração Pública. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior Administração Pública Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 O Estado É uma comunidade de homens fixada sobre um território com poder de mando, ação e coerção (ato de pressionar, induzir) constituída

Leia mais

ATUALIZADA ATÉ A EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 72, DE 2 DE ABRIL DE 2013 (DIREITOS DOS TRABALHADORES DOMÉSTICOS)

ATUALIZADA ATÉ A EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 72, DE 2 DE ABRIL DE 2013 (DIREITOS DOS TRABALHADORES DOMÉSTICOS) ATUALIZADA ATÉ A EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 72, DE 2 DE ABRIL DE 2013 (DIREITOS DOS TRABALHADORES DOMÉSTICOS) Inclui a ADIN nº 4.357, de 2 de abril de 2013, do Supremo Tribunal Federal, que declara inconstitucional

Leia mais

NOTA TÉCNICA ADPF n. 001/2015 Proposição Ementa Explicação da Ementa Autoria Relator Art. 1º

NOTA TÉCNICA ADPF n. 001/2015 Proposição Ementa Explicação da Ementa Autoria Relator Art. 1º NOTA TÉCNICA ADPF n. 001/2015 Ref. Proc. nº 5236/13 Proposição: PEC 412/2009 Ementa: Altera o 1º do art. 144 da Constituição Federal, dispondo sobre a organização da Polícia Federal. Explicação da Ementa:

Leia mais

UNIDADE 2 CONTROLE SOCIAL E BRASIL

UNIDADE 2 CONTROLE SOCIAL E BRASIL UNIDADE 2 CONTROLE SOCIAL E TRANSPARÊNCIA NO BRASIL Introdução ao Estudo do Controle Social e Transparência no Brasil Controle social ocupa lugar de pouco destaque frente ao decisório sobre recursos públicos.

Leia mais

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo...1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)...3 TÍTULO

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 53/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 53/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 53/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Direito Constitucional Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Art. 103-B: O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Divisão de Poderes Poder Executivo O Poder Executivo é exercido pelo Chefe de Governo que, no Brasil, é o Presidente da República, sua

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO 7 PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO AS QUESTÕES DE NÚMEROS 21 a 26 SÃO BASEADAS NA LEI COMPLEMENTAR N.º 34, DE 12-9-94, COM A REDAÇÃO RESULTANTE DE ALTERAÇÕES POSTERIORES. QUESTÃO 21: NÃO se inclui entre os órgãos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais - Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Princípios Fundamentais Professor Daniel Sena www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PREÂMBULO Nós, representantes do povo brasileiro,

Leia mais

Modelo de transição no âmbito federal

Modelo de transição no âmbito federal Seminário sobre Encerramento de Mandato AEMERJ Modelo de transição no âmbito federal Marcelo Paluma Ambrózio Coordenador do NAOP CGU/Regional-RJ Rio de Janeiro, 07 de abril de 2016. A CGU A CGU é o órgão

Leia mais

Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se. eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no

Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se. eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Parágrafo único. Cada legislatura terá a duração de quatro anos. Art. 45. A Câmara

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Constitucionalismo Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - O termo constitucionalismo está ligado à ideia de Constituição - independentemente de como, de fato, esta

Leia mais

FUNDAMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS.   A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS 1 Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem Bertolt Brecht 2 ATÉ QUANDO? -Gabriel O Pensador (2001) 3 Política e

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos. Plebiscito, Referendo e Iniciativa Popular Parte 2. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos. Plebiscito, Referendo e Iniciativa Popular Parte 2. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Direitos Políticos Plebiscito, Referendo e Iniciativa Popular Parte 2 Prof. Karina Jaques O que é soberania popular? A soberania popular é o exercício da autoridade que reside num povo

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública Administração Pública Sistema Político Brasileiro Professor Cássio Albernaz www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Pública SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO O Brasil é uma república federal presidencialista,

Leia mais

Aula 3 O Estado. Objetivos:

Aula 3 O Estado. Objetivos: Aula 3 O Estado Objetivos: a) Conhecer a estrutura política e jurídica de um Estado; b) Conhecer a estrutura política e jurídica do Estado brasileiro; c) Relacionar o conhecimento da estrutura política

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves Esta Resolução reza acerca da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização - CMO. A CMO tem por competência emitir

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Princípios Fonte: elfactorhumanoburgos.com Direito Constitucional Princípios PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS - Elementos basilares da Constituição. - Eles nos auxiliam a entender

Leia mais

@profluisalberto.

@profluisalberto. @profluisalberto https://www.youtube.com/profluisalberto @profluisalberto TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS ART. 1º FUNDAMENTOS ART. º SEPARAÇÃO DOS PODERES ART. 3º OBJETIVOS ART. 4º RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Leia mais

5º CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM OUVIDORIA PÚBLICA A OUVIDORIA PÚBLICA NO CONTEXTO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

5º CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM OUVIDORIA PÚBLICA A OUVIDORIA PÚBLICA NO CONTEXTO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA 5º CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM OUVIDORIA PÚBLICA A OUVIDORIA PÚBLICA NO CONTEXTO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA Rubens Pinto Lyra A democracia participativa e seus institutos Democracia participativa: participação

Leia mais

O caso de São Tomé e Príncipe. Direção de Serviços de Apoio Parlamentar e Documentação Assembleia Nacional

O caso de São Tomé e Príncipe. Direção de Serviços de Apoio Parlamentar e Documentação Assembleia Nacional O caso de São Tomé e Príncipe Direção de Serviços de Apoio Parlamentar e Documentação Assembleia Nacional «Não há governo seguro sem forte oposição» Benjamin Disraeli Parlamento insere-se no aparelho do

Leia mais

Regime Geral do Direito Administrativo

Regime Geral do Direito Administrativo Regime Geral do Direito Administrativo Conceito de Direito Administrativo Sistemas administrativos Noções de estado, governo e administração Direito Público e Direito Privado Direito Público: regular os

Leia mais

PASSATEMPOS CAÇA-PALAVRAS

PASSATEMPOS CAÇA-PALAVRAS Desafio 1 Em cinco minutos, tente encontrar 13 palavras relacionadas à educação cívica e cidadania. Horizontais 7 Palavras Verticais 6 palavras Desafio 2 Neste desafio, as palavras estão escondidas na

Leia mais

UEPB SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Interpretação de texto Tipologias e gêneros textuais... 6/9. Denotação e conotação... 9

UEPB SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Interpretação de texto Tipologias e gêneros textuais... 6/9. Denotação e conotação... 9 Língua Portuguesa Interpretação de texto... 3 Tipologias e gêneros textuais... 6/9 Denotação e conotação... 9 Figuras de linguagem... 8 Variações linguísticas... 7 Elementos morfossintáticos do texto:

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

CURSO: Controle Social e Gestão Participativa 06/3/13. O papel da legislação para o Controle Social e a Gestão Participativa.

CURSO: Controle Social e Gestão Participativa 06/3/13. O papel da legislação para o Controle Social e a Gestão Participativa. MODALIDADES DE GESTÃO NO SUS MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Carlos Neder XXVII CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE CURSO: Controle Social e Gestão Participativa 06/3/13 O papel da legislação para o Controle

Leia mais

A Ética em pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais

A Ética em pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais A Ética em pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais Ruth Ribeiro Bittencourt Representante do FCHSSA/CFESS na Instância CHS/ CONEP/CNS Ribeirão Preto/SP - 17.08.2018 A Ética em pesquisa nas Ciências Humanas

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Poder Legislativo: Funções Típicas e Atípicas / Congresso Nacional Professora Kerolinne Barboza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PODER LEGISLATIVO: FUNÇÕES TÍPICAS

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Comissões Parlamentares e Comissões Parlamentares de Inquérito Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Deliberações (art. 47, CF/88): Salvo disposição constitucional em

Leia mais

Um Estado soberano é sintetizado pela máxima... Um governo, um povo, um território.

Um Estado soberano é sintetizado pela máxima... Um governo, um povo, um território. ESTADO ESTADO Estado é uma instituição organizada politicamente, socialmente e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma Constituição escrita, e dirigida por um

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE Prof. Jean Pitter BANCA: IBFC INFORMAÇÕES GERAIS DO CONCURSO CARGOS: Técnico (60 vagas) e Analista (49 vagas) INSCRIÇÕES: 24 de julho a 24 de agosto. Valores:

Leia mais

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA EDITAL VERTICALIZADO MPU 2018 - TÉCNICO DO MPU - ESPECIALIDADE: ADMINISTRAÇÃO CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados 2 Reconhecimento de tipos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Fase Introdutória Iniciativa de Lei por e Extra-. Profª. Liz Rodrigues Fase Introdutória Iniciativa de Lei por e Extra- - Iniciativa legislativa: é a faculdade

Leia mais

O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador? (competências e âmbito de atuação)

O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador? (competências e âmbito de atuação) O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador? (competências e âmbito de atuação) Patricia Brasil Advogada Delegada do Partido Humanista da Solidariedade Junto ao TRE/SP Especialista

Leia mais

Curso Capacitação de Prefeitos Construção do Projeto de Governo. (Roteiro Mesa 2)

Curso Capacitação de Prefeitos Construção do Projeto de Governo. (Roteiro Mesa 2) Curso Capacitação de Prefeitos Construção do Projeto de Governo (Roteiro Mesa 2) Objetivo Apresentar as diretrizes que devem orientar a elaboração do plano de governo (incluindo o tema das relações internacionais

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2009

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2009 CÂMARA DOS DEPUTADOS PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2009 Insere o Capítulo IV ao Título V da Constituição Federal referente à atividade de inteligência e seus mecanismos de controle. As Mesas

Leia mais

NOTA TÉCNICA 02/2017

NOTA TÉCNICA 02/2017 NOTA TÉCNICA 02/2017 Ref.: Proposta de Emenda à Constituição nº 35, de 2013. Acrescenta parágrafo único ao art. 96 da Constituição Federal, para determinar a participação dos juízes de primeira instância

Leia mais

Conteúdo PDFs Lei Seca Livros Questões Revisão

Conteúdo PDFs Lei Seca Livros Questões Revisão LÍNGUA PORTUGUESA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

DEMOCRACIA, ÉTICA E CIDADANIA

DEMOCRACIA, ÉTICA E CIDADANIA DEMOCRACIA, ÉTICA E CIDADANIA Seminário do ENADE Agronomia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Educação Física, Medicina Veterinária e Estética e Cosmética Profª. Ma. Denise Tatiane Girardon

Leia mais

NOSSA BETIM NA CÂMARA

NOSSA BETIM NA CÂMARA NOSSA BETIM NA CÂMARA Informativo 01. 1º de outubro 2013 O Informativo Nossa Betim na Câmara tem objetivo de promover maior participação cidadã dos betinenses na gestão da cidade. Para isto, periodicamente

Leia mais

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 Encontro com os agentes de pastoral Carlos Neder SUS - Base Legal CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA CONSTITUIÇÕES ESTADUAIS LEIS

Leia mais

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes 2013 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Prof. Cristiano Lopes CONCEITO

Leia mais

Como funciona o governo?

Como funciona o governo? Como funciona o governo? Divisão dos poderes Executivo Presidente, governadores, prefeitos, ministros, secretários Legislativo Senadores, deputados federais e estaduais, vereadores Judiciário Supremo Tribunal

Leia mais

SIMULADO Lei 8142/90

SIMULADO Lei 8142/90 Mentoria de Legislação do SUS Turma de Mentoria: 3 Meses RESOLUÇÃO SIMULADO Lei 8142/90 1 1. Sobre a lei 8142/90, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: 1ª. A representação dos usuários

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DIREITO ADMINISTRATIVO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIREITO ADMINISTRATIVO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Autonomia e controle no setor público Controlar é qualquer ação tomada pela administração pública com o objetivo de atingir metas preestabelecidas. A administração

Leia mais

EDITAL VERTICALIZADO. Desenvolvido com base no edital de 2018 MATÉRIAS ORGANIZADAS PARA VOCÊ MONTAR SEU PLANO DE ESTUDOS FACILMENTE!

EDITAL VERTICALIZADO. Desenvolvido com base no edital de 2018 MATÉRIAS ORGANIZADAS PARA VOCÊ MONTAR SEU PLANO DE ESTUDOS FACILMENTE! EDITAL VERTICALIZADO Desenvolvido com base no edital de 2018 -- -- MATÉRIAS ORGANIZADAS PARA VOCÊ MONTAR SEU PLANO DE ESTUDOS FACILMENTE! PREPARAÇÃO PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MPU Você já pensou

Leia mais

CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE

CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE EDERSON ALVES DA SILVA Vice-Presidente Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais conselhoestadualdesaudemg@gmail.com O Sistema

Leia mais

Conselho Nacional de Saúde (CNS)

Conselho Nacional de Saúde (CNS) Conselho Nacional de Saúde (CNS) O Conselho Nacional de Saúde (CNS) instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde SUS - de caráter permanente e deliberativo, tem como missão a deliberação,

Leia mais