TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS"

Transcrição

1 AEDB Pós-Graduação em Gestão Pública e Preparatório para o Concurso QCO/ ESFCEX TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS - 4º encontro: 8/8 Profº Walfredo Ferreira

2 Relação Programa 4º encontro 2. Políticas Públicas, Cidadania e Gestão Pública: a. Estado, Governo e Sociedade b. Fundamentos e Princípios Constitucionais da Gestão Pública c. Organização da Administração Pública Federal d. Planejamento e Políticas Públicas e. Formulação de Políticas Públicas f. Gestão de Políticas Públicas g. Políticas Públicas e Cidadania h. Cidadania e Direitos Sociais Obs: o assunto Ferramentas de Gestão Aplicadas ao Setor Público é objeto transversal de todas as aulas sobre Administração Pública.

3 . Política Pública (public policy) - conceito: É uma diretriz elaborada para enfrentar um problema público. (SECCHI, 2012) Fluxo de decisões públicas, orientado para manter o equilíbrio social ou a introduzir desequilíbrios destinados a modificar essa realidade. (SARAIVA, 2006). Elementos fundamentais (2): intencionalidade pública e resposta a um problema público.

4 AÇÃO DO GOVERNO O GOVERNO DECIDE AGIR POLÍTICA PÚBLICA um instrumento de/para... Resolver problemas públicos (coletivos) Gerar benefícios públicos

5 O Problema Público. O que é um problema público? Deve ser um problema coletivamente relevante. Questões nesse aspecto: 1. O problema existe? 2. O Governo deve se envolver nesse problema? 3. De que maneira? 4. Há mobilização suficiente para incluir o problema na agenda do Governo (capital social, econômico e político)?

6 Algumas discussões conceituais acerca das PP: 1. PP são elaboradas exclusivamente por atores estatais? 2. PP também se referem à omissão ou à negligência? 3. PP são apenas as políticas estruturantes (estratégicas gerais), ou dizem respeito às intermediárias e às operacionais (mais específicas, pontuais)?

7 Algumas discussões conceituais: 1. PP são elaboradas exclusivamente por atores estatais? - 2 visões/abordagens: a) a estatista ou estadocênctrica (state-centered policy-making) b) A multicêntrica ou policêntrica - Teoria da Governança Pública e das Redes de PP.

8 Algumas discussões conceituais acerca das PP: 1. PP são elaboradas exclusivamente por atores estatais? 2. PP também se referem à omissão ou à negligência? - aqui se discute se a omissão ou a negligência é proposital ou não. Caso seja, pode ser considerada uma forma de se fazer PP, pois o problema público, por diversos motivos, ficará sem solução. Mas caso seja devido à falta de oportunidade para inserção do tema/problema na agenda política formal, não há que se considerar PP.

9 Políticas Públicas (PP) - revisando Algumas discussões conceituais acerca das PP: 1. PP são elaboradas exclusivamente por atores estatais? 2. PP também se referem à omissão ou à negligência? 3. PP são apenas as políticas estruturantes (estratégicas gerais), ou dizem respeito às intermediárias e às operacionais (mais específicas, pontuais)? Há a visão que defende incluí apenas as ações de nível estratégico, tomando um conjunto de programas e projetos como uma política pública, apenas. Há outra forma de abordagem, que enxerga as ações nos níveis intermediário e operacional (da execução) como PP. A nosso ver, isso será questão de especificar o nível de análise que se está trabalhando/pesquisando.

10 Alguns instrumentos de PP revisando.... Legislação. Fornecimento de produtos e serviços. Recursos financeiros. Impostos e taxas. Renúncia fiscal,...

11 Tipos de Políticas Públicas: (tipologia de Theodore Lowi, 1964) a) PP regulatória São decisões mais visíveis ao público, que regulamentam setores econômicos e de serviços (telecomunicações, aviação civil, energia elétrica,...). Alguns exemplos são as decisões/normatizações das Agências Reguladoras Nacionais, como a ANATEL, a ANAC, a ANEEL.

12 Tipos de Políticas Públicas: b) PP distributiva geram benefícios concentrados para alguns grupos de atores a custos difusos para toda a coletividade (contribuintes). Ex: subsídios, isenções fiscais, emendas parlamentares para obras regionalizadas (o toma lá da cá ). É a mais comum, em que o debate/discussão ocorre em uma arena política menos conflituosa, pois o custo é repartido coletivamente.

13 Tipos de Políticas Públicas: c) PP redistributiva diferentemente da distributiva, esta PP causa muito debate na arena política, uma vez que o custo é direcionado para um grupo específico. Geralmente, esses grupos são antagônicos, economicamente, por exemplo. Funciona como uma política estilo Robin Hood. Exemplos: políticas de cotas raciais, de benefícios sociais ao trabalhador, de reforma agrária diferenciação de alíquota de IPTU,...

14 Tipos de Políticas Públicas: d) PP constitutiva políticas que definem a competência, a jurisdição, as regras de disputa política e de elaboração das PP. São consideradas regra da regras. Por exemplo: como elaborar e promulgar uma lei; como se eleger vereador, como criar um partido político, como é feita a divisão entre os 3 Poderes da República,...

15 Tipos de Políticas Públicas, segundo o setor/área social: - Saúde: programa de distribuição gratuita de medicamentos - Educação: programa de reforço escolar para alunos com dificuldade escolar nas disciplinas de Português e de Matemática, no Estado do Amazonas - Meio Ambiente: mecanismos de desenvolvimento limpo (crédito de carbono) - Emprego e Renda: programa Meu Primeiro Emprego - Saneamento: Programa Nacional de Resíduos Sólidos - Financeiro: política de taxa de juros (SELIC)

16 Ciclo ou Processo de Gestão da Política Pública - Fases/Estágios: 1. Preparação da decisão política 2. Agenda setting 3. Formulação 4. Implementação 5. Monitoramento 6. Avaliação

17 - Fases/Estágios: 1. Preparação da decisão política refere-se à formação da questão a ser resolvida. O Governo, nesta fase, decide enfrentar um problema e buscar algum tipo de solução (ou conforto) para uma situação que produz privação, necessidade ou insatisfação (RODRIGUES, 2010). Esse estágio constitui um momento crucial do processo de formação da PP, pois vários atores, interessados, entrarão em confronto para escolher quais problemas deverão ser incluídos na agenda governamental (política).

18 - Fases/Estágios: 1. Preparação da decisão política 2. Agenda setting é o segundo estágio, passando a tratar da formação da agenda política. Aqui o problema escolhido passa a ser considerado uma questão pública (issue), isto é, adquire o status de problema público.

19 - Fases/Estágios: 1. Preparação da decisão política 2. Agenda setting 3. Formulação o Governo traduz a questão que entrou na agenda política, desenhando o programa/política/projeto e apresentando propostas para solucionar tal questão. Aí ele define os objetivos, e os marcos jurídicos, administrativos e financeiro.

20 - Fases/Estágios: 1. Preparação da decisão política 2. Agenda setting 3. Formulação 4. Implementação é a aplicação da política pela máquina burocrática (outcome). Diz respeito ao planejamento administrativo e de recursos humanos. P. ex.: Existem tempo e RH suficientes para colocar essas ações em prática? A relação causa-meio-fim é adequada? Os objetivos do programa/política estão claros?

21 - Fases/Estágios: 1. Preparação da decisão política 2. Agenda setting 3. Formulação 4. Implementação 5. Monitoramento fase destinada a realizar fiscalizações pontuais e parciais na PP, a fim de detectar possíveis equívocos e fazer reajustes. Serve para correção de rumos.

22 - Fases/Estágios: 1. Preparação da decisão política 2. Agenda setting 3. Formulação 4. Implementação 5. Monitoramento 6. Avaliação concentra-se nos efeitos gerados pela PP, a fim de oferecer subsídios que possibilitem perceber em que medida as metas foram atingidas. É uma análise posterior.

23 Políticas Públicas, Cidadania e Direitos Sociais Em um Estado democrático e de direito, como é o brasileiro, as PP devem ser constantemente objeto de participação social, tanto na sua elaboração, quanto na formulação e, sobretudo, nos resultados. Nesse aspecto, alguns princípios são garantidos por lei, a fim de permitir a cobrança da sociedade sobre os agentes públicos. Como exemplo, o da Transparência, que deve permear todo o processo, salvo raríssimas exceções. (ver Lei de Acesso à Informação, p. ex.). Chamo a atenção para a expressão accountability, muito usada pela literatura sobre PP. Esse termo tanto significa transparência, quanto prestação de contas do Estado perante a Sociedade.

24 Políticas Públicas, Cidadania e Direitos Sociais A relação das PP com os Direitos Sociais é intrínseca, passando justamente pela noção e prática da Cidadania. A transformação dos direitos garantidos pela lei em realidade passam pelos aspectos ligados às garantias de participação popular nas decisões públicas. Os Direitos Sociais estampados nas leis, para se concretizarem, precisam passar por essas práticas. Direitos Sociais direitos relativos ao trabalho, à saúde, à educação, ao lazer, à previdência e à seguridade social, por exemplo. São denominados direitos de 2ª geração.

25 Gerações dos direitos 1ª, 2ª, 3ª (segundo classificação de T. H. Marshall, 1967) - Direitos de 1ª geração dizem respeito a direitos individuais, que garantem conquistas do indivíduo em relação ao Estado. São eles, por exemplo:. Direitos civis à propriedade, à(s) liberdade(s); à igualdade de tratamento perante a lei, e fortalecimento do Poder Judiciário (devido processo legal, ampla defesa, contraditório, juízes e tribunais imparciais,...).. Direitos políticos ao voto; de acesso a cargos públicos; e fortalecimento do Poder Legislativo. Obs: instituídos após documentos como o Bill of Rights e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

26 Gerações dos direitos 1ª, 2ª, 3ª - Direitos de 2ª geração são direitos ligados ao interesse de grupos sociais ou do coletivo. Instituídos após pressões do socialismo na Europa. São eles:. Direitos sociais educação, saúde, segurança, previdência, saneamento, moradia, trabalho (greve, 13º, férias, auxílio-desemprego), dentre outros. Obs: correlacionam-se a ideia de Estado de Bem-Estar Social (Welfare State).

27 Gerações dos direitos 1ª, 2ª, 3ª

28 Gerações dos direitos 1ª, 2ª, 3ª - Direitos de 3ª geração são os direitos difusos, transindividuais, isto é pertence a todos e, ao mesmo tempo, a ninguém. São eles, por exemplo:. Direitos difusos - meio ambiente, patrimônio histórico e cultural, lazer público (praças, parques, academias de ginástica,...). Obs: são os mais recentes, instituídos no final do século XX. No Brasil, temos o meio ambiente e o direito do consumidor datados desse período.

29 A vocês, Um excelente final de semana! Feliz Dia dos Pais! E vamos em frente...

AEDB Economia do Setor Público TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS. Profº Walfredo Ferreira

AEDB Economia do Setor Público TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS. Profº Walfredo Ferreira AEDB Economia do Setor Público TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS Profº Walfredo Ferreira . Política Pública (public policy) - conceitos: 1. Trata do conteúdo concreto e simbólico de decisões políticas, e do processo

Leia mais

AEDB Economia do Setor Público

AEDB Economia do Setor Público AEDB Economia do Setor Público TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS - um instrumento de ação do Estado - Profº Walfredo Ferreira . Política Pública (public policy) - conceitos: 1. Trata do conteúdo concreto e simbólico

Leia mais

AEDB Economia do Setor Público

AEDB Economia do Setor Público AEDB Economia do Setor Público TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS - um instrumento de ação do Estado - Profº Walfredo Ferreira . Política Pública (public policy) - conceitos: 1. Trata do conteúdo concreto e simbólico

Leia mais

TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS

TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS AEDB Pós-Graduação em Gestão Pública e Cursinho Preparatório para o Concurso QCO/ ESFCEX TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS - 2º encontro: 11/7 Profº Walfredo Ferreira Relação Programa 2º encontro 2. Políticas Públicas,

Leia mais

Políticas Públicas (PP) revisando...

Políticas Públicas (PP) revisando... Políticas Públicas (PP) revisando... AÇÃO DO GOVERNO O GOVERNO DECIDE AGIR Resolver problemas públicos (coletivos) POLÍTICA PÚBLICA um instrumento de/para... Gerar benefícios públicos Revisando... O ciclo

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 04. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 04. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 04 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua TIPOLOGIAS Uma tipologia é um instrumento classificatório, que permite ao analista organizar os dados a fim de melhor examinar as relações

Leia mais

quinta-feira, 16 de maio de 13

quinta-feira, 16 de maio de 13 POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 04 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua TIPOS DE POLÍTICAS Uma tipologia é um instrumento classificatório, que permite ao analista organizar os dados a fim de melhor examinar as relações

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 05. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 05. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 05 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua Abordagens das Políticas Públicas ABORDAGEM DAS ARENAS DE POLÍTICAS THEODORE LOWI vê a política pública (policy) como uma possibilidade que

Leia mais

Políticas públicas no Brasil: uma introdução

Políticas públicas no Brasil: uma introdução Políticas públicas no Brasil: uma introdução (AULA I) Prof. Cleyton Monte 1. Apresentação: professor, método e estrutura do conteúdo 2. Definição e elementos fundamentais para se pensar as políticas públicas

Leia mais

Administração Pública. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior

Administração Pública. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior Administração Pública Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 O Estado É uma comunidade de homens fixada sobre um território com poder de mando, ação e coerção (ato de pressionar, induzir) constituída

Leia mais

Tipologias de políticas públicas

Tipologias de políticas públicas Tipologias de políticas públicas Prof. Marcos Vinicius Pó marcos.po@ufabc.edu.br Análise de Políticas Públicas Formulação de tipologias Primeiro passo no processo científico: definição de conceitos e classificação.

Leia mais

Sumário. Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv

Sumário. Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Sumário Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Introdução, 1 Debate sobre governo e Administração Pública, 1 Gestão pública no Brasil, 3 Reforma e modernização do Estado, 4 Papel do Estado no mundo

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 15 Domínio

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA, ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SUMÁRIO. Parte I COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA, ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO Introdução, 1 Debate sobre Governo e Administração Pública, 1 Gestão Pública no Brasil, 3 Reforma e Modernização do Estado, 4 Papel do Estado no Mundo Contemporâneo, 5 Democracia, Cidadania e Demandas

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

Projeto Jovens RAPS Manual para Candidatos

Projeto Jovens RAPS Manual para Candidatos Projeto Jovens RAPS 2016 Manual para Candidatos 2017-2020 Candidato RAPS - O que esperamos deles? Manual do candidato inserido no contexto da Sustentabilidade Educação para Sustentabilidade e Qualidade

Leia mais

TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS

TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS AEDB Pós-Graduação em Gestão Pública e Cursinho Preparatório para o Concurso QCO/ ESFCEX TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS - Em 3 encontros: 9, 11 e 25 Jul. Profº Walfredo Ferreira Programa 2. Políticas Públicas,

Leia mais

Plataforma dos Consumidores

Plataforma dos Consumidores Plataforma dos Consumidores REDUÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS MELHORIA NAS AGÊNCIAS REGULADORAS MUDANÇAS NOS PADRÕES DE PRODUÇÃO CDC NAS ESCOLAS O candidato à Presidência da República escolhido nas

Leia mais

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL ANEXO GESTÃO GOVERNAMENTAL Professor 1. Avaliação e monitoramento de políticas públicas. Maria das Graças Rua 30/09 13. Serviços públicos no município, qualidade no serviço público, modalidades de execução:

Leia mais

Sumário Parte I ComPreensão dos Fundamentos do estado, das Formas e das Funções do Governo, 9 1 estado, Governo e sociedade, 11

Sumário Parte I ComPreensão dos Fundamentos do estado, das Formas e das Funções do Governo, 9 1 estado, Governo e sociedade, 11 Sumário Abreviaturas, xv Prefácio à 7 a Edição, xix Prefácio à 6 a Edição, xxi Prefácio à 5 a Edição, xxiii Prefácio à 4 a Edição, xxv Prefácio à 3 a Edição, xxix Prefácio à 2 a Edição, xxxiii Prefácio

Leia mais

Introdução às Políticas Públicas: ciclo e tipologias

Introdução às Políticas Públicas: ciclo e tipologias Introdução às Políticas Públicas: ciclo e tipologias Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução às Políticas Públicas Possibilidades analíticas de políticas públicas Visões Normativa/prescritiva Analítica Abordagens

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santa Brígida publica:

Prefeitura Municipal de Santa Brígida publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1779 Prefeitura Municipal de publica: Edital de Audiência Pública- Convida a população em geral, para participar da Audiência Pública para elaboração da Projeto de Lei

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CEARÁ - TÉCNICO ADMINISTRATIVO

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CEARÁ - TÉCNICO ADMINISTRATIVO CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CEARÁ - TÉCNICO ADMINISTRATIVO NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado. 1.1 Reforma do Serviço

Leia mais

CONCURSOS EBSERH e a LEGISLAÇÃO APLICADA AO SUS O CONTROLE SOCIAL E A LEI ORGÂNICA 8.142/90 BREVE RESUMO & QUESTÕES COMENTADAS Prof.

CONCURSOS EBSERH e a LEGISLAÇÃO APLICADA AO SUS O CONTROLE SOCIAL E A LEI ORGÂNICA 8.142/90 BREVE RESUMO & QUESTÕES COMENTADAS Prof. CONCURSOS EBSERH e a LEGISLAÇÃO APLICADA AO SUS O CONTROLE SOCIAL E A LEI ORGÂNICA 8.142/90 BREVE RESUMO & QUESTÕES COMENTADAS Prof.ª Natale Souza Hoje trago para vocês, um pouco sobre o controle social

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL NOME: DATA: SERVIDOR DA UFMS ( ) NÃO SERVIDOR DA UFMS ( ) OBSERVAÇÃO:

Leia mais

Formatos institucionais das agências Agencificação no mundo e no Brasil

Formatos institucionais das agências Agencificação no mundo e no Brasil Formatos institucionais das agências Agencificação no mundo e no Brasil Prof. Marcos Vinicius Pó marcos.po@ufabc.edu.br Regulação e Agências Reguladoras no Contexto Brasileiro MODELO DE AGÊNCIAS REGULADORAS

Leia mais

quinta-feira, 16 de maio de 13

quinta-feira, 16 de maio de 13 POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 05 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua ABORDAGENS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ABORDAGEM SISTÊMICA relaciona as políticas (policies ) com o seu ambiente sistêmico. Trata as decisões (outputs

Leia mais

Inovação em Serviços Públicos

Inovação em Serviços Públicos Inovação em Serviços Públicos Introdução às Mudanças do Estado Mudanças recentes nas Organizações Anos 70/80 1. Fatores que exigem mudanças nas organizações Internacionalização da economia (concorrência

Leia mais

Parte I Compreensão dos Fundamentos da Ciência Política, Estado, Governo e Administração Pública, 9

Parte I Compreensão dos Fundamentos da Ciência Política, Estado, Governo e Administração Pública, 9 Sumário Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Introdução, 1 Debate sobre Governo e Administração Pública, 1 Gestão Pública no Brasil, 3 Reforma e Modernização do Estado, 4 Papel do Estado no Mundo

Leia mais

15. Políticas públicas e ciclo orçamentário

15. Políticas públicas e ciclo orçamentário A transparência e o acesso, portanto, precisam ser amplos, incluindo todas as etapas da política pública, desde as fases de concepção e formulação, passando pelo processo decisório até a implementação

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Organização da Administração Pública Parte 1 Prof. Denis França São espécies de autarquias. Integram a administração indireta. Características da administração indireta: Finalidade

Leia mais

PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO BRASIL

PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO BRASIL NO BRASIL I Conferência Portugal Participa Casa das Histórias Paula Rego Cascais, 0 de dezembro de 20 O Brasil é uma República Federativa Presidencialista, formada pela união dos estados, Distrito Federal

Leia mais

Sistemas de Responsabilidade Pública para Medir, Monitorar e Informar sobre Políticas Urbanas Sustentáveis na América Latina

Sistemas de Responsabilidade Pública para Medir, Monitorar e Informar sobre Políticas Urbanas Sustentáveis na América Latina Sistemas de Responsabilidade Pública para Medir, Monitorar e Informar sobre Políticas Urbanas Sustentáveis na América Latina Luciana Tuszel luciana.tuszel@onuhabitat.org 1. A AGENDA 2030 2. O PROJETO DO

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Articulação do texto: coesão e coerência... 3 Termos da oração... 56 Processos de coordenação

Leia mais

IV CONGRESSO MINEIRO DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO

IV CONGRESSO MINEIRO DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO IV CONGRESSO MINEIRO DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO REGULAÇÃO NO SETOR DE SANEAMENTO: A BUSCA PELA EFICIÊNCIA E UNIVERSALIZAÇÃO Edilson Eduardo Werneck Machado Engenheiro Divisão de Engenharia

Leia mais

O que é orçamento público?

O que é orçamento público? O que é orçamento público? É a previsão de arrecadação de receitas e a fixação de despesas para um período determinado. É computar, avaliar, calcular a previsão da arrecadação de tributos e o gasto de

Leia mais

3º Painel. O PAC chegará lá? Existe capacidade de. investimentos de infraestrutura?

3º Painel. O PAC chegará lá? Existe capacidade de. investimentos de infraestrutura? 3º Painel O PAC chegará lá? Existe capacidade de planejamento e execução de investimentos de infraestrutura? Maria Lúcia de Oliveira Falcón Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos São Paulo,

Leia mais

Políticas Públicas e Inclusão Social

Políticas Públicas e Inclusão Social Políticas Públicas e Inclusão Social Apresentação Ementa Propõe a problematização e discussão crítica acerca das Políticas Públicas e Sistemas de Saúde. A partir da perspectiva da PROMOÇÃO DA SAÚDE discute

Leia mais

TÍTULO I A PROBLEMÁTICA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO I SENTIDO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. 1.º Formação e evolução

TÍTULO I A PROBLEMÁTICA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO I SENTIDO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. 1.º Formação e evolução ÍNDICE GERAL TÍTULO I A PROBLEMÁTICA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO I SENTIDO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Formação e evolução 1. Direitos fundamentais em sentido formal e direitos fundamentais em sentido

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais

Direitos e Garantias Fundamentais Direitos e Garantias Fundamentais Introdução. Classificação dos Direitos Fundamentais. Direitos Individuais. Direitos Coletivos. Direitos Sociais. Direito de Nacionalidade. Direitos Políticos. Garantias.

Leia mais

PAPEL DOS CONSUMIDORES O PAPEL DOS CONSUMIDORES NO PROCESSO DE ROTULAGEM AMBIENTAL

PAPEL DOS CONSUMIDORES O PAPEL DOS CONSUMIDORES NO PROCESSO DE ROTULAGEM AMBIENTAL PAPEL DOS CONSUMIDORES O PAPEL DOS CONSUMIDORES NO PROCESSO DE ROTULAGEM AMBIENTAL Guy Ladvocat Fevereiro de 2010 DESAFIO QUAL É: Atingir a meta de mudança em direção ao consumo sustentável e estilo de

Leia mais

'Agenda Brasil. Sugerida pelo Sen.Renan Calheiros. Prof. Waldery Rodrigues Jr. Concurso APO 2015

'Agenda Brasil. Sugerida pelo Sen.Renan Calheiros. Prof. Waldery Rodrigues Jr. Concurso APO 2015 'Agenda Brasil Sugerida pelo Sen.Renan Calheiros Concurso APO 2015 Prof. Waldery Rodrigues Jr. Fonte: Agência Senado - 10/08/2015 http://www12.senado.gov.br/noticias/materia s/2015/08/10/a-agenda-brasil-sugerida-porrenan-calheiros

Leia mais

Palavras-chave: Lei de Responsabilidade Fiscal, Mudança institucional, Goiás, Minas Gerais

Palavras-chave: Lei de Responsabilidade Fiscal, Mudança institucional, Goiás, Minas Gerais LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, ENTRAVES POLÍTCOS, NORMAS DE FINANÇAS E MUDANÇA INSTITUCIONAL Carolina Urbano Lacerda 1 Resumo 2 A implantação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) gerou mudança institucional?

Leia mais

O setor de infraestrutura no Brasil: Como retomar os investimentos em infraestrutura. Venilton Tadini Presidente Executivo ABDIB

O setor de infraestrutura no Brasil: Como retomar os investimentos em infraestrutura. Venilton Tadini Presidente Executivo ABDIB O setor de infraestrutura no Brasil: Como retomar os investimentos em infraestrutura. Venilton Tadini Presidente Executivo ABDIB 28.05.19 1 R$ Bilhões Situação da Infraestrutura Investimentos Realizados

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras

Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA CALENDÁRIO Julho e Agosto de 2015 CURSOS ABERTOS PARA INSCRIÇÃO Apresentamos o calendário de cursos do Programa de Aperfeiçoamento

Leia mais

A Ética em pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais

A Ética em pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais A Ética em pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais Ruth Ribeiro Bittencourt Representante do FCHSSA/CFESS na Instância CHS/ CONEP/CNS Ribeirão Preto/SP - 17.08.2018 A Ética em pesquisa nas Ciências Humanas

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Finanças Públicas e Orçamento p/ CLDF (Consultor Técnico - Contador) Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Finanças Públicas e Orçamento p/ CLDF (Consultor Técnico - Contador) Pós-Edital Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Finanças Públicas e Orçamento p/ CLDF (Consultor Técnico - Contador) Pós-Edital Professores: João Maurício, Aula 0 Passo Estratégico 1. Planejamento e Orçamento

Leia mais

O GT de Conflitos Fundiários Urbanos do Conselho das Cidades apresenta para uma primeira discussão pública a seguinte proposta:

O GT de Conflitos Fundiários Urbanos do Conselho das Cidades apresenta para uma primeira discussão pública a seguinte proposta: DOCUMENTO DE REFERÊNCIA DA POLÍTICA NACIONAL DE PREVENÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FUNDIÁRIOS URBANOS Esta proposta preliminar é resultado de um esforço coletivo do Grupo de Trabalho de Conflitos Fundiários

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL NOTAS DOUTRINÁRIAS DA ESTRUTURA DA CONSTITUIÇÃO... 08 DOS ELEMENTOS DA CONSTITUIÇÃO... 09 PREÂMBULO CONSTITUCIONAL PREÂMBULO... 10 TÍTULO

Leia mais

Acórdão: 2.127/2017-Plenário Relator: Ministro-Substituto Marcos Bemquerer

Acórdão: 2.127/2017-Plenário Relator: Ministro-Substituto Marcos Bemquerer Acórdão: 2.127/2017-Plenário Relator: Ministro-Substituto Marcos Bemquerer 1. POR QUE FAZER? CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 70 e 71 Cabe ao Tribunal de Contas da União (TCU) a fiscalização contábil, financeira,

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais...3 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

Floriano de Azevedo Marques Neto 1

Floriano de Azevedo Marques Neto 1 Floriano de Azevedo Marques Neto 1 PASSADO E PRESENTE DA REGULAÇÃO O PROBLEMA TERMINOLÓGICO: DELIMITAÇÃO DO CONCEITO DE REGULAÇÃO REGULAÇÃO COMO NORMATIZAÇÃO REGULAÇÃO COMO INTERVENÇÃO REGULAÇÃO COMO EQUILÍBRIO

Leia mais

Sumário. LRF_Book.indb 15 19/03/ :29:01

Sumário. LRF_Book.indb 15 19/03/ :29:01 Sumário Capítulo 1 Disposições Gerais... 1 1.1. Introdução... 1 1.2. Objetivo da obra... 6 1.3. Apresentando a LRF... 6 1.4. Origem da LRF... 7 1.5. Previsão constitucional para implementação da LRF...

Leia mais

Regulação e Agências Reguladoras no Contexto Brasileiro. Prof. Marcos Vinicius Pó

Regulação e Agências Reguladoras no Contexto Brasileiro. Prof. Marcos Vinicius Pó Regulação e Agências Reguladoras no Contexto Brasileiro Prof. Marcos Vinicius Pó ESZP010-13 - Regulação e agências reguladoras Objetivo: dar aos alunos noções sobre o papel regulatório do Estado nas economias

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Contabilidade Pública Noções Introdutórias Conceitos, objeto, abrangência e campo de aplicação Parte 1 Prof. Cláudio Alves De acordo com o que estabelece a NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL

Leia mais

ART. 1º. A LRF não prevê os crimes de responsabilidade, mas mostra quais as situações que, quando contrariadas, geram crimes de responsabilidade.

ART. 1º. A LRF não prevê os crimes de responsabilidade, mas mostra quais as situações que, quando contrariadas, geram crimes de responsabilidade. ART. 1º LEI COMPLEMENTAR N. 101, DE 4 DE MAIO DE 2000 Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Esta Lei Complementar estabelece

Leia mais

Estratégia de Governança Digital do Governo Federal

Estratégia de Governança Digital do Governo Federal Estratégia de Governança Digital do Governo Federal São Paulo, 24 de fevereiro de 2016 Agenda Contexto da TI na APF Estratégia de Governança Digital - Histórico - Conceito - Elaboração - Monitoramento

Leia mais

PEC 241/2016. Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público Elaborado por Luciano W Véras em 28/06/16

PEC 241/2016. Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público Elaborado por Luciano W Véras em 28/06/16 Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público Elaborado por Luciano W Véras em 28/06/16 O que é? Proposta de Emenda a Constituição encaminhada por TEMER em 15/06/16 para a Câmara dos Deputados. Do que

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 768, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2017.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 768, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2017. MEDIDA PROVISÓRIA Nº 768, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2017. Cria a Secretaria-Geral da Presidência da República e o Ministério dos Direitos Humanos, altera a Lei n o 10.683, de 28 de maio de 2003, que dispõe

Leia mais

PPA PPA

PPA PPA Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA 2004-2007 PPA 2004-2007 a. Orientação Estratégica de Governo b. Metodologia, Etapas e Participação

Leia mais

RECURSOS PREVISTOS PARA OS PROGRAMAS, INICIATIVAS E AÇÕES POR CATEGORIA DA DESPESA SEGUNDO ORGÃO E UNIDADE

RECURSOS PREVISTOS PARA OS PROGRAMAS, INICIATIVAS E AÇÕES POR CATEGORIA DA DESPESA SEGUNDO ORGÃO E UNIDADE GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO E GESTÃO PPA - Exercício - RECURSOS PREVISTOS PARA OS PROGRAMAS, INICIATIVAS E AÇÕES POR CATEGORIA DA DESPESA SEGUNDO ORGÃO E UNIDADE Órgão

Leia mais

Se não houvesse escassez de recursos, não haveria necessidade de estudarmos questões como...:

Se não houvesse escassez de recursos, não haveria necessidade de estudarmos questões como...: INTRODUÇÃO MACROECONOMIA Prof. Saravalli CONCEITOS Economia -> grego OIKOS (casa); nomos (normas, lei). Ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos,

Leia mais

POLITICAS PUBLICAS. pucgo 2015

POLITICAS PUBLICAS. pucgo 2015 POLITICAS PUBLICAS pucgo 2015 Políticas Públicas As políticas públicas são um conjunto de programas de ação governamental visando coordenar os meios à disposição do Estado e as atividades privadas para

Leia mais

Política Sociais Setoriais. Profa. Dra. Roseli Albuquerque

Política Sociais Setoriais. Profa. Dra. Roseli Albuquerque Política Sociais Setoriais Profa. Dra. Roseli Albuquerque Políticas Sociais Setoriais Nossas aulas Material de apoio (artigos já disponibilizados para leitura) Breeze - já disponível para aprofundamento

Leia mais

O que vêm à sua mente?

O que vêm à sua mente? Controle Social O que vêm à sua mente? Controle Social Controle da sociedade Algo controla a sociedade X Controle da sociedade A sociedade controla algo Quando o Algo controlou a sociedade Breve resgate

Leia mais

Licenciamento ambiental, Controle Social e a Constituição Federal

Licenciamento ambiental, Controle Social e a Constituição Federal Seminário licenciamento ambiental e controle social Licenciamento ambiental, Controle Social e a Constituição Federal João Carlos Cabrelon de Oliveira Juiz Federal em Piracicaba/SP Mestre em Direito pela

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA Curso preparatório para o concurso: Polícia Rodoviária Federal Professor : Gustavo de Lima Pereira Contato: gustavo.pereira@pucrs.br AULA 1 AFIRMAÇÃO HISTÓRICA E TEORIA GERAL

Leia mais

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES 1.1 Constitucionalismo 1.2 Constituição 1.3 Classificação das Constituições 1.4 Questões 2. PODER CONSTITUINTE 2.1 Introdução 2.2 Poder Constituinte

Leia mais

Estrutura das Agências Reguladoras

Estrutura das Agências Reguladoras Estrutura das Agências Reguladoras V Diálogos do Saneamento 05/12/2016 A Lei nº 11.445/07 e o fortalecimento das agências reguladoras Como determina a Lei nº 11.445/07, no âmbito de diretrizes nacionais,

Leia mais

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 Encontro com os agentes de pastoral Carlos Neder SUS - Base Legal CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA CONSTITUIÇÕES ESTADUAIS LEIS

Leia mais

Equilíbrio e Coerência Fiscal

Equilíbrio e Coerência Fiscal Equilíbrio e Coerência Fiscal Comissão de Representantes da STN 16 de agosto de 2017 A missão do Tesouro Nacional é zelar pelo equilíbrio fiscal e pela qualidade do gasto Não há equilíbrio fiscal sem coerência

Leia mais

Anderson Cabido Presidente do IDTM Instituto de Desenvolvimento de Territórios Mineradores Secretário Executivo e ex-presidente da AMIB Associação do

Anderson Cabido Presidente do IDTM Instituto de Desenvolvimento de Territórios Mineradores Secretário Executivo e ex-presidente da AMIB Associação do Anderson Cabido Presidente do IDTM Instituto de Desenvolvimento de Territórios Mineradores Secretário Executivo e ex-presidente da AMIB Associação do Municípios Mineradores do Brasil Ex-Prefeito de Congonhas-MG

Leia mais

Nos dias 23 e 24 de fevereiro

Nos dias 23 e 24 de fevereiro Informativo do Ano XII Nº 483 21/3/2018 Organizar a categoria na defesa da democracia e do serviço público Nos dias 23 e 24 de fevereiro a direção do Sisejufe realizou seu Planejamento Estratégico anual

Leia mais

A estrutura normativa e os

A estrutura normativa e os A estrutura normativa e os padrões de auditoria da INTOSAI Ministro Benjamin Zymler Presidente do Brasil Buenos Aires, 30/06/2011 Conteúdo INTOSAI INTOSAI Exemplo Brasil 3 1 Quadro de normas da INTOSAI

Leia mais

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 01/09/2016 DISCIPLINA DIREITOS HUMANOS PROFESSOR ELISA MOREIRA MONITOR LUCIANA FREITAS

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 01/09/2016 DISCIPLINA DIREITOS HUMANOS PROFESSOR ELISA MOREIRA MONITOR LUCIANA FREITAS CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 01/09/2016 DISCIPLINA DIREITOS HUMANOS PROFESSOR ELISA MOREIRA MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 01 - INTRODUÇÃO Ementa Na aula de hoje serão abordados

Leia mais

24/02/2018. Psicologia e Políticas Públicas questões preliminares. Algumas Questões Preliminares... Reflexões iniciais sobre a política

24/02/2018. Psicologia e Políticas Públicas questões preliminares. Algumas Questões Preliminares... Reflexões iniciais sobre a política Psicologia e Políticas Públicas questões preliminares Algumas Questões Preliminares... Por que estudar Políticas Públicas no cursos de Psicologia? O que é Política? O que é Política Pública? O que é Democracia?

Leia mais

Políticas Públicas II O Ciclo das Políticas Públicas

Políticas Públicas II O Ciclo das Políticas Públicas Políticas Públicas II O Ciclo das Políticas Públicas Professora: Geralda Luiza de Miranda Agosto/2011 Tema da aula Visões do ciclo de política: clássica; processo simples e linear; Implementação como formulação

Leia mais

TRATAMENTO MÉDICO E REMÉDIOS (SUS) COMO OBTER JUDICIALMENTE

TRATAMENTO MÉDICO E REMÉDIOS (SUS) COMO OBTER JUDICIALMENTE MÓDULO II - SAÚDE PÚBLICA AULA 21 TRATAMENTO MÉDICO E REMÉDIOS (SUS) COMO OBTER JUDICIALMENTE A judicialização da saúde refere-se à busca do Judiciário como a última alternativa para obtenção do medicamento

Leia mais

FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE

FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE A função que o Estado desempenha em nossa sociedade sofreu inúmeras transformações ao passar do tempo. No século XVIII e XIX, seu principal objetivo era

Leia mais

Estudos de Casos: Lições sobre Estratégia de Segurança Nacional para África

Estudos de Casos: Lições sobre Estratégia de Segurança Nacional para África Estudos de Casos: Lições sobre Estratégia de Segurança Nacional para África Mr. Larry Gbevlo-Lartey Dr. Luka Biong Deng Kuol Impact through Insight Lições de Estratégia de Segurança Nacional para a África

Leia mais

Computação e Sociedade A Sociedade da Informação PROFESSORA CINTIA CAETANO

Computação e Sociedade A Sociedade da Informação PROFESSORA CINTIA CAETANO Computação e Sociedade A Sociedade da Informação PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Sociedade da Informação - Nova era em que a informação flui a velocidades e em quantidades. 2 Introdução Como essa

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Sociais Direitos Sociais Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Direitos sociais: além de mencionados no art. 6º, são melhor detalhados no Titulo VIII (Da Ordem Social). Há, também,

Leia mais

01. (CESPE EBSERH/2018 ANALISTA ADMINISTRATIVO) A função estabilizadora do orçamento público diz respeito à capacidade do governo de combater os

01. (CESPE EBSERH/2018 ANALISTA ADMINISTRATIVO) A função estabilizadora do orçamento público diz respeito à capacidade do governo de combater os JOÃO LELES AFO 01. (CESPE EBSERH/2018 ANALISTA ADMINISTRATIVO) A função estabilizadora do orçamento público diz respeito à capacidade do governo de combater os desequilíbrios regionais e sociais por meio

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO ECONÔMICA

A CONSTITUIÇÃO ECONÔMICA ORDEM JURÍDICA ECONÔMICA CONCEITO A INDAGAÇÃO PROPOSTA ENVOLVE O ENTENDIMENTO DE VÁRIOS CONCEITOS INCLUÍDOS NA COMPLEXIDADE DE ORDEM, DE DIREITO E DE ECONOMIA. O CONCEITO DE ORDEM TRAZ-NOS À MENTE IDÉIAS

Leia mais

II. Conceito de Direito Constitucional

II. Conceito de Direito Constitucional DIREITO CONSTITUCIONAL I II. Conceito de Direito Constitucional José Afonso da Silva: É o ramo do Direito Público que expõe, interpreta e sistematiza os princípios e normas fundamentais do Estado. 1. Conteúdo

Leia mais

TST SUMÁRIO. Português. Intelecção de texto Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal...

TST SUMÁRIO. Português. Intelecção de texto Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... Português Intelecção de texto... 3 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Flexão nominal e verbal... 33/38 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...48 Emprego de tempos e modos

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 5 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 4.773, DE 7 DE JULHO DE 2003. Revogado pelo Decreto nº 6.412, de 2008. Texto para impressão Dispõe sobre a composição,

Leia mais

SANEAMENTO BÁSICO - LEI /07 - ÁGUA

SANEAMENTO BÁSICO - LEI /07 - ÁGUA - LEI 11.445/07 - ÁGUA 1 ESGOTO LIXO 2 CHUVA Lei nº 11.445/07, de 5/1/07 Água potável Esgoto sanitário Tratamento do lixo Drenagem da chuva 3 Lei 8.080/90 (promoção, proteção e recuperação da saúde) Art.

Leia mais

dignidade participação Direitos fundamentais Santé direitos de igualdade solidariedade liberdade individual

dignidade participação Direitos fundamentais Santé direitos de igualdade solidariedade liberdade individual liberdade individual participação dignidade direitos de igualdade solidariedade Direitos fundamentais Santé A Bélgica é um Estado de direito democrático que garante a cada um os respeito O Estado garante

Leia mais

PANORAMA E DESAFIOS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA. Bruno Leonardo

PANORAMA E DESAFIOS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA. Bruno Leonardo PANORAMA E DESAFIOS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA Bruno Leonardo PANORAMA E DESAFIOS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA 1 Nível de atividade Econômica: Estamos saindo da recessão? Quais as perspectivas para os próximos

Leia mais

Preparação da União Europeia para os importantes alargamentos de 1 de Maio de 2004 e 1 de Janeiro de 2007 a Leste e a Sul

Preparação da União Europeia para os importantes alargamentos de 1 de Maio de 2004 e 1 de Janeiro de 2007 a Leste e a Sul 2001 Preparação da União Europeia para os importantes alargamentos de 1 de Maio de 2004 e 1 de Janeiro de 2007 a Leste e a Sul O Tratado foi assinado em 26 de Fevereiro de 2001 e entrou em vigor em 1 de

Leia mais

AULA 1 PROF FLÁVIO ASSIS

AULA 1 PROF FLÁVIO ASSIS AULA 1 PROF FLÁVIO ASSIS LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências Art. 1 o Esta Lei

Leia mais

Seminário P&D Instrumentalização dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica

Seminário P&D Instrumentalização dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica André Ruelli Superintendente de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública - SMA Seminário P&D Instrumentalização dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica Brasília, 12

Leia mais

Pensando a filosofia, o direito e a política de forma crítica.

Pensando a filosofia, o direito e a política de forma crítica. Pensando a filosofia, o direito e a política de forma crítica. Semana do Direito Constitucional 2ª AULA DIREITOS FUNDAMENTAIS Prof. Dr. Thiago Rodrigues-Pereira Principais erros apontados pela Crítica

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte V Prof. Francisco Saint Clair Neto SERVIÇO ESSENCIAL Em sentido amplo todo serviço público, exatamente pelo fato de sê-lo (público), somente pode ser essencial. Não poderia

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1 SUMÁRIO Capítulo I Teoria da Constituição...1 1. Constituição...1 1.1 Conceito...1 1.2. Classificação das Constituições...1 1.3. Interpretação das Normas Constitucionais...3 1.4. Preâmbulo Constitucional...5

Leia mais

Plano Nacional de Trabalho Decente -

Plano Nacional de Trabalho Decente - Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD Ministério do Trabalho e Emprego Setembro de 2009 Trabalho Decente Contar com oportunidades de um trabalho produtivo com retribuição digna, segurança no local

Leia mais

Conteúdo Programático - Políticas Públicas:

Conteúdo Programático - Políticas Públicas: Conteúdo Programático - Políticas Públicas: As diferentes conceituações de políticas públicas. Teorias e modelos para entender o ciclo das políticas públicas Ciência Politica e Políticas Públicas O que

Leia mais