Política Sociais Setoriais. Profa. Dra. Roseli Albuquerque

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Política Sociais Setoriais. Profa. Dra. Roseli Albuquerque"

Transcrição

1 Política Sociais Setoriais Profa. Dra. Roseli Albuquerque

2 Políticas Sociais Setoriais Nossas aulas Material de apoio (artigos já disponibilizados para leitura) Breeze - já disponível para aprofundamento da temática Avaliações - avaliativas e não avaliativas Chat encontro todas as quartas-feiras as 18:00 Dúvidas da disciplinas - postar no correio eletrônico Administrativo notas, atividades complementares, trabalhos Tirar dúvidas no Pólo.

3 Políticas Sociais Setoriais OBJETIVO DA AULA COMPREENSÃO DA POLITICA SOCIAL POLITICAS POR SETORIAIS POLITICAS POR SEGMENTOS

4 Políticas Sociais Setoriais As políticas sociais por áreas e as questões que se apresentam para o assistente social no âmbito da intervenção, operacionalização e execução. Esse é o desafio.

5 A Política Social O tema Política Social em sido para o Serviço Social uma temática em analisada no âmbito da profissão, na formação acadêmica e estudos pesquisas.

6 Atuação Profissional Segundo levando realizado pelo Cfess no ano de 2004, a área de atuação do serviço social no âmbito do trabalho está concentrado especialmente na área pública, ou seja, o Estado que contrata o maior número, neste levantamento foi constatado 78,16% dos profissionais do Serviço Social atuando nas políticas de seguridade social, em especial, na área da saúde. (Behring, Boschetti,2006, p.20)

7 Objetivo da disciplina Esta disciplina visa oferecer recursos básicos para uma análise sócio-histórica das Políticas Sociais Setoriais, Políticas Sociais de Segmentos e Políticas Sociais Especiais trabalhando as principais teorias explicativas que tratam da sua constituição no Estado capitalista.

8 Política Social Aborda estas Políticas no âmbito da responsabilidade pública e privada (Estado e Sociedade Civil), como respostas à efetivação de direitos e concretização da justiça social.

9 As políticas Setoriais Trabalharemos as seguintes políticas setoriais: Educação, Habitação, Agrária e Trabalho assim como os Segmentos Criança e Adolescente, Idoso e Pessoa com Deficiência enquanto Direitos Sociais, visando compreender seus determinantes teóricos e sócio-históricos.

10 As políticas Setoriais A discussão das políticas setoriais, por segmentos e especiais deve se dar no quadro do sistema de proteção social brasileiro tendo como referência os direitos de cidadania na relação Estado e Sociedade.

11 As políticas Setoriais O que vamos estudar: Políticas Sociais Setoriais e por Segmento com o objetivo de analisar a integração do sistema de seguridade brasileiro e como se dá a organização e a gestão das políticas específicas que constituem este sistema.

12 Compreendendo seguridade social A seguridade social é, vista como um conjunto de bens, serviços e benefícios de acesso a todo o cidadão.

13 Seguridade Social Seguridade Social é a proteção que a sociedade proporciona a seus membros mediante uma série de medidas públicas contra as privações econômicas e sociais, que de outra forma derivariam no desaparecimento ou em forte redução de sua subsistência, como conseqüência de enfermidade, maternidade, acidente de trabalho ou enfermidade profissional, desemprego, invalidez, velhice e morte e também a proteção de assistência médica e de ajuda às famílias com filhos. (OIT-1952)

14 Seguridade Social No Brasil, a definição constitucional de 1988 segue a concepção da OIT (Organização Internacional do Trabalho) entendendo seguridade como um sistema que interliga as três políticas sociais que formam o chamado tripé da seguridade social:

15 O tripê da seguridade social a previdência e portanto o trabalho, salário, emprego e vulnerabilidades de subsistência; a saúde, considerando a relação vida e morte e as condições de sobrevivência; a assistência social considerando as garantias básicas dos mínimos sociais enquanto o patamar de cobertura de riscos e de garantias que se quer garantir a todos os cidadãos.

16 Os mínimos sociais A instalação de mínimos sociais no Brasil está prevista na LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) em seu artigo primeiro: A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

17 Revendo os conceitos Para falarmos de política social faz-se necessário considerar a relação do Estado com a sociedade e a economia. Segundo FALEIROS (2000, p. 43) nesta relação podemos distinguir várias formas de regulação que tem de um lado a questão do direito no Estado de Direito, que dispõe de fundos públicos, de regras, de recursos econômicos e políticos capazes de intervir e modificar a dinâmica do mercado com equidade e de outro lado a acumulação do capital onde se definem e se estruturam as formas de relação dominante para a reprodução da força de trabalho e da sobrevivência da população, necessárias à sustentação do modelo de produção. Estes dois lados vivem a constante contradição entre acumulação e equidade.

18 Segundo FALEIROS (2000, p. 43) podemos afirmar que as políticas sociais se referem ao processo de reprodução da força de trabalho através de serviços e benefícios financiados por fundos a eles destinados, ou seja, poder-se-ia considerar que se trata de um mecanismo distributivo de renda ou riqueza socialmente produzida através da disponibilização de benefícios, proteção e serviços, porém cabe destacar que isto se dá sem que sejam afetadas as relações de produção capitalista.

19 Neste sentido este mecanismo distributivo tem uma dimensão legitimadora do Estado e porque não dizer, do governo. E, se configuram como suporte da cidadania, conceito este que veremos mais adiante.

20 Periodo Getulio Vargas Getulio Vargas que através de sua política trabalhista buscava, ao mesmo tempo controlar as greves e os movimentos operários e estabelecer um sistema de seguro social.

21 Anterior a Vargas Antes de Vargas, em 1923, através da lei Elói Chaves foi implementada previdência social como resposta às lutas sociais e greves e para que não fosse afetada a política econômica de exportação do café.

22 Anterior a Vargas Desse modo o sistema de seguros foi sendo implantado através dos Institutos de Previdência Social para as categorias de trabalhadores urbanos e os trabalhadores rurais, apesar de se constituírem na época a maioria da população, porém sem um nível de organização, ficaram de fora desse sistema estatal de previdência até a década de 70.

23 Em 1942 é criada a Legião Brasileira de Assistência LBA, que buscava em suas ações, claramente, a legitimação do Estado junto aos pobres com a distribuição de benefícios sociais, onde predominava o assistencialismo, com destaque para o papel das primeiras-damas. Sobre este tema é imprescindível a leitura do livro:

24 As primeiras-damas e a assistência social, de Israildes Caldas Torres onde a autora aborda as raízes da explicação dessa forte atuação, no Brasil, das mulheres de presidentes, governadores e prefeitos na gestão de uma área específica como da assistência social.

25 Período Militar O período da ditadura, que se caracterizou fortemente pela censura e pela repressão violenta teve no final da década de 70 uma forte mobilização popular que contou com os sindicatos, parte da Igreja, intelectuais se opondo ao governo. Neste contexto o governo buscou obter o apoio da sociedade com a implementação de algumas medidas sociais.

26 Período Militar Foi criado o Instituto Nacional de Previdência Social em 1966, unificando os institutos de previdência e possibilitando o atendimento do trabalhador no local de trabalho através de convênios entre o INPS e as empresas, contribuindo assim para o aumento da produtividade.

27 Período Militar Foi ampliada a previdência aos trabalhadores rurais em 1971, aos empregados domésticos em 1972, aos jogadores de futebol em 1973, aos ambulantes em Em 1974 foi instituída a renda mental vitalícia, no valor de um salário mínimo, aos idosos com mais de 70 anos que tivessem contribuído ao menos um ano com a Previdência Social.

Política Social. Profa. Dra. Roseli Albuquerque

Política Social. Profa. Dra. Roseli Albuquerque Política Social Profa. Dra. Roseli Albuquerque Política Social Apresentação Profa. Dra. Roseli Albuquerque Mestrado e Doutorado em Serviço Social A influência da droga no ato infracional A prevenção cubana

Leia mais

SEGURIDADE SOCIAL. Tem a finalidade de garantir o mínimo necessário à sobrevivência do indivíduo.

SEGURIDADE SOCIAL. Tem a finalidade de garantir o mínimo necessário à sobrevivência do indivíduo. SEGURIDADE SOCIAL A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e

Leia mais

REFLEXÃO SOBRE O ACESSO AO BPC PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Eixo Temático: Política Social e trabalho

REFLEXÃO SOBRE O ACESSO AO BPC PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Eixo Temático: Política Social e trabalho ISSN 2359-1277 REFLEXÃO SOBRE O ACESSO AO BPC PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Ana Carolina Ribeiro Dos Santos, Carol_santos94@live.com Jaqueline dos Santos Zuin (Orientadora ), jaque.zuin.s@gmail.com Universidade

Leia mais

DISCIPLINA: DIREITO PREVIDENCIÁRIO. AULA 01 - Seguridade social

DISCIPLINA: DIREITO PREVIDENCIÁRIO. AULA 01 - Seguridade social DISCIPLINA: DIREITO PREVIDENCIÁRIO Professora: Soraya da Silva dos Santos OBJETIVO: auxiliar o estudante concurseiro na compreensão de maneira sucinta, clara e objetiva da disciplina, para que reflita

Leia mais

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot Palestrante: Maurício Viot PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR A previdência privada complementar é uma forma de acumulação de recursos para o longo prazo, os quais podem ser utilizados para aposentadoria e para

Leia mais

Direitos Sociais. 2ª Dimensão de Direitos Fundamentais

Direitos Sociais. 2ª Dimensão de Direitos Fundamentais Direitos Sociais 2ª Dimensão de Direitos Fundamentais 2ª Dimensão de Direitos Fundamentais A 2ª Geração/Dimensão de Direitos Fundamentais foi marcada pela característica positiva, ou seja, de prestações

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS E REFERÊNCIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL PAIR/MG

PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS E REFERÊNCIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL PAIR/MG PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS E REFERÊNCIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL PAIR/MG pair-mg@proex.ufmg.br http://pair.ledes.net Políticas Públicas Políticas Públicas Um conjunto de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Ordem Social Parte I Profª. Liz Rodrigues - : política social que provê o atendimento das necessidades básicas, traduzidas em proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência,

Leia mais

Segurança Social e Economia. Palestrante: João de Almeida Neto

Segurança Social e Economia. Palestrante: João de Almeida Neto Segurança Social e Economia Palestrante: João de Almeida Neto Definições Genéricas Segurança Social Segurança Social é um sistema de protecção social propiciada pelo Estado aos cidadãos, mediante medidas

Leia mais

Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins

Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins O TRIPÉ DA SEGURIDADE SOCIAL A Constituição Federal garante os direito à: SAÚDE, PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL ( Art. 194 a 204) A SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

Direito Previdenciário e Infortunístico

Direito Previdenciário e Infortunístico Direito Previdenciário e Infortunístico (o presente texto representa apenas anotações para exposição do autor sem validade para citação) 1º tema conceitos e históricos. Seguridade Social e Acidentes do

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Prof. Fernando Maciel

DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Prof. Fernando Maciel DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Fernando Maciel SEGURIDADE SOCIAL Conceito Evolução Histórica Panorama constitucional 1) Conceito: 1.1) Doutrinário Sistema de proteção social instituído pelos Estados (soberanos),

Leia mais

Nossa pauta de conversa hoje é

Nossa pauta de conversa hoje é Nossa pauta de conversa hoje é DEBATER A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL AO ABRIGO DA POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL, ENTENDENDO QUE É NECESSÁRIO ENTENDER QUE POLÍTICA SOCIAL É CIDADANIA. ISAURA ISOLDI CIDADANIA

Leia mais

Organização de Serviços Básicos do SUAS em Comunidades Tradicionais. CONGEMAS Belém/PA 18 a 20 de abril de 2011

Organização de Serviços Básicos do SUAS em Comunidades Tradicionais. CONGEMAS Belém/PA 18 a 20 de abril de 2011 Organização de Serviços Básicos do SUAS em Comunidades Tradicionais CONGEMAS Belém/PA 18 a 20 de abril de 2011 Pilares: Constituição Federal Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS Política Nacional

Leia mais

SEGURIDADE SOCIAL NA CF/88. Professor Ivan Lucas

SEGURIDADE SOCIAL NA CF/88. Professor Ivan Lucas SEGURIDADE SOCIAL NA CF/88 Professor Ivan Lucas 1. (CESPE- 2015- TCE-RN- Auditor) Os objetivos da seguridade social incluem a universalidade da cobertura e do atendimento, a equidade na forma de participação

Leia mais

Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem. (): Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem. 80 A seguridade social representa um conjunto integrado de ações direcionadas à proteção exclusiva

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MARICÁ RJ EDITAL N 1/2018 RESPOSTAS AOS RECURSOS

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MARICÁ RJ EDITAL N 1/2018 RESPOSTAS AOS RECURSOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MARICÁ RJ EDITAL N 1/2018 RESPOSTAS AOS RECURSOS Disciplina X Língua Portuguesa Literatura Brasileira Raciocínio Lógico Noções de Informática

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Seguridade Social Gilson Fernando

ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Seguridade Social Gilson Fernando 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Gilson Fernando Custeio da Lei nº 8.212/1991 e alterações

Leia mais

S TOTAL - FISCAL 0 TOTAL - SEGURIDADE TOTAL - GERAL

S TOTAL - FISCAL 0 TOTAL - SEGURIDADE TOTAL - GERAL ORGAO : 33000 - MINISTERIO DA PREVIDENCIA SOCIAL UNIDADE : 33904 - FUNDO DO REGIME GERAL DE PREVIDENCIA SOCIAL 0083 PREVIDENCIA SOCIAL BASICA 717.234.218 09 271 0083 001O PAGAMENTO DE APOSENTADORIAS -

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Guilherme Biazotto Direito Previdenciário SEGURIDADE SOCIAL 1. No que se refere à seguridade social no Brasil, julgue o item seguinte. A

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Previdenciário. Técnico do TRF 2. Consulplan

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Previdenciário. Técnico do TRF 2. Consulplan CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Técnico do TRF 2 Consulplan Seguridade Social Questão 1: CONSULPLAN - JT TRT1/TRT 1/2005 A natureza jurídica dos regimes básicos previdenciários é: a) contratual; b) institucional;

Leia mais

POLÍTICA SOCIAL EM SAÚDE, EDUCAÇÃO E HABITAÇÃO

POLÍTICA SOCIAL EM SAÚDE, EDUCAÇÃO E HABITAÇÃO Unidade II POLÍTICA SOCIAL EM SAÚDE, EDUCAÇÃO E HABITAÇÃO Profa. Amarilis Tudella Introdução Nesta unidade, vamos nos aproximar da compreensão do denominado Sistema de Seguridade Social brasileiro. Mais

Leia mais

SEGURIDADE SOCIAL E O IDOSO: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA

SEGURIDADE SOCIAL E O IDOSO: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA SEGURIDADE SOCIAL E O IDOSO: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA Ana Carolina F. Simões UEPB. (carolsimoes1@hotmail.com). Anna Gabrielly A. da Silva UEPB. (a.gabrielly10@hotmail.com). Joana D arc S. Ferreira UEPB.

Leia mais

Circular 02 - Frente em Defesa do SUAS e da Seguridade Social

Circular 02 - Frente em Defesa do SUAS e da Seguridade Social Circular 02 - Frente em Defesa do SUAS e da Seguridade Social Brasília, 5 de junho de 2016. A Frente em Defesa do SUAS e da Seguridade Social, por meio do grupo de trabalho de mobilização constituído em

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL- CRAS JARDIM CARVALHO PONTA GROSSA- PARANÁ

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL- CRAS JARDIM CARVALHO PONTA GROSSA- PARANÁ CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL- CRAS JARDIM CARVALHO PONTA GROSSA- PARANÁ PACHECO, Flávia Sacchelli (estágio I), e-mail: flavia_sacchelli@yahoo.com.br PUCHTA, Tiago Messias Torres (estágio

Leia mais

Prof. Dra. Michelly L Wiese Assistente Social

Prof. Dra. Michelly L Wiese Assistente Social Prof. Dra. Michelly L Wiese Assistente Social 1988: Constituição Federal do Brasil Carta Cidadã do Brasil. Art. 194 - A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes

Leia mais

70 anos da CLT: Uma história de lutas e conquistas

70 anos da CLT: Uma história de lutas e conquistas Boletim Econômico Edição nº 03 Setembro de 2013 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico 70 anos da CLT: Uma história de lutas e conquistas 1 A Carteira de Trabalho Em 21 de março de

Leia mais

O que vêm à sua mente?

O que vêm à sua mente? Controle Social O que vêm à sua mente? Controle Social Controle da sociedade Algo controla a sociedade X Controle da sociedade A sociedade controla algo Quando o Algo controlou a sociedade Breve resgate

Leia mais

O SUAS Limites e possibilidades na consolidação da assistência social no Brasil

O SUAS Limites e possibilidades na consolidação da assistência social no Brasil O SUAS Limites e possibilidades na consolidação da assistência social no Brasil O que é assistência social? O que NÃO é assistência social? O que a caracteriza na realidade brasileira historicamente? O

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL NA POLÍTICA DE SAÚDE: UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA. Eixo temático: Política Social e Trabalho

SERVIÇO SOCIAL NA POLÍTICA DE SAÚDE: UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA. Eixo temático: Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 SERVIÇO SOCIAL NA POLÍTICA DE SAÚDE: UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA Autora: Karine Beletatti, ka_kuty@hotmail.com Karima Omar Hamdan (orientadora), karimamga@hotmail.com Unespar Campus

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE: ENTREVISTA COM A ASSISTENTE SOCIAL DA SANTA CASA. Eixo temático: Política social e trabalho

SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE: ENTREVISTA COM A ASSISTENTE SOCIAL DA SANTA CASA. Eixo temático: Política social e trabalho ISSN 2359-1277 SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE: ENTREVISTA COM A ASSISTENTE SOCIAL DA SANTA CASA Letícia Fernanda Grazilio dos Santos, letícia_grazilio@outlook.com Mariana Tuany Gomes, mari_tuany@hotmail.com Rodrigo

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 724174 A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Assinale a opção correta acerca

Leia mais

Fiscalização Profissional

Fiscalização Profissional Seminário Estadual de Serviço Social e Saúde Deliberações do 38º. Encontro Nacional CFES-CRESSCRESS Fiscalização Profissional 1. Aprimorar a minuta de resolução que veda a utilização de práticas terapêuticas

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Sociais Parte 1 Prof. Alexandre Demidoff Direitos Sociais Os direitos sociais, direitos de segunda dimensão, apresentam-se como prestações positivas a serem implementadas

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Eduardo Tanaka CONCEITUAÇÃO Conceituação: A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar

Leia mais

DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL I RISCO SOCIAL 18/02/14 AULA 2. RISCO SOCIAL à Incapacidade ou impossibilidade de trabalhar. Saúde. Assistência Social

DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL I RISCO SOCIAL 18/02/14 AULA 2. RISCO SOCIAL à Incapacidade ou impossibilidade de trabalhar. Saúde. Assistência Social DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL AULA 2 - RISCO SOCIAL - CONCEITOS DE SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL E PREVIDÊNCIA SOCIAL - PRINCÍPIOS DA SEGURIDADE SOCIAL I RISCO SOCIAL Trata- se de acontecimentos, pela natureza

Leia mais

Seminário Estadual de Serviço Social na Previdência

Seminário Estadual de Serviço Social na Previdência Seminário Estadual de Serviço Social na Previdência Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social - BPC Tensões e Avanços na concretização deste direito constitucional Florianópolis, junho de

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO

INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. SEGURIDADE SOCIAL... 4 Princípios... 5 2. SISTEMA DA SEGURIDADE SOCIAL...10 Novas Fontes de Custeio... 11 3. SAÚDE...14 Sus - Sistema

Leia mais

A Mulher e a Previdência Social

A Mulher e a Previdência Social MPS Ministério da Previdência Social SPPS Secretaria de Políticas de Previdência Social A Mulher e a Previdência Social BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2014 1 A Previdência Social está inserida em um contexto mais

Leia mais

Unidade I DIREITO SOCIAL. Prof. Ligia Vianna

Unidade I DIREITO SOCIAL. Prof. Ligia Vianna Unidade I DIREITO SOCIAL Prof. Ligia Vianna 1- Introdução Constituição Federal Direitos Sociais; ART. 6º.: São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência

Leia mais

Legislação do SUS SEM. Prof.ª Andrea Paula Colonização Controle dos Portos Colégio Médico-Cirúrgico Educação Sanitária

Legislação do SUS SEM. Prof.ª Andrea Paula Colonização Controle dos Portos Colégio Médico-Cirúrgico Educação Sanitária Legislação do SUS Prof.ª Andrea Paula 1500 Colonização 1800 Controle dos Portos 1808 Colégio Médico-Cirúrgico 1920 Educação Sanitária 1904 Revolta da Vacina 1900 Modelo Campanhista 1921 Ethel Parsons 1923

Leia mais

Para que(m) serve o Estado? Noções de Política Fiscal Pedro Rossi

Para que(m) serve o Estado? Noções de Política Fiscal Pedro Rossi Para que(m) serve o Estado? Noções de Política Fiscal Pedro Rossi O que é o Estado? Conjunto de instituições destinadas a administrar, política, social e juridicamente, um território. Contrato social Acordo,

Leia mais

LEI Nº TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

LEI Nº TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS LEI Nº 3.961 Dispõe sobre a Política de Assistência Social no Município, cria o conselho Municipal de Assistência Social e o respectivo fundo, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PELOTAS,

Leia mais

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Prof. Dr. Germano Campos Silva

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Prof. Dr. Germano Campos Silva CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Dr. Germano Campos Silva I- Parte Introdutória 1.1-Noções de Previdência Social e Seguridade Social 1.2-Princípios Constitucionais da Seguridade Social 1.2.1- Universalidade

Leia mais

Movimentos sociais e Cidadania Palavras Chave: cidadania, educação, direitos 1

Movimentos sociais e Cidadania Palavras Chave: cidadania, educação, direitos 1 Movimentos Sociais e Direitos Humanos Prof. Ma. Laura Santos Movimentos sociais e Cidadania Palavras Chave: cidadania, educação, direitos 1 Objetivos Compreender e exercitar o significado da palavra cidadania

Leia mais

Constituição Brasileira Completa 30 Anos

Constituição Brasileira Completa 30 Anos 30 anos da constituição Federal Constituição Brasileira Completa 30 Anos A Constituição é o conjunto de leis do país. É considerada a Lei máxima e determina o papel do Estado. Nela estão as regras que

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO Concurso para JUIZ FEDERAL Prova escrita ALEXANDRE ROSSATO DA S. AVILA 2016

CURSO PREPARATÓRIO Concurso para JUIZ FEDERAL Prova escrita ALEXANDRE ROSSATO DA S. AVILA 2016 CURSO PREPARATÓRIO Concurso para JUIZ FEDERAL Prova escrita ALEXANDRE ROSSATO DA S. AVILA 2016 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS Prof. Alexandre Schumacher Triches DEFINIÇÃO PELA LEI 8.212/91 Art. 194. A seguridade

Leia mais

RESUMO. Liliana Simionatto 1. David Victor-Emmanuel Tauro 2

RESUMO. Liliana Simionatto 1. David Victor-Emmanuel Tauro 2 A EFETIVAÇÃO DAS PROPOSTAS DO CONSELHO REGIONAL DA REGIÃO URBANA DO BANDEIRA PARA O PLANO PLURIANUAL PPA E O ORÇAMENTO MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE MS, NO PERÍODO DE 2010 A 2013. Liliana Simionatto 1 David

Leia mais

08/12/2014. Constituição Federal. Ordem Social. Trabalho. Seguridade Social TÍTULO VIII - DA ORDEM SOCIAL. CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO GERAL (art.

08/12/2014. Constituição Federal. Ordem Social. Trabalho. Seguridade Social TÍTULO VIII - DA ORDEM SOCIAL. CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO GERAL (art. Constituição Federal TÍTULO VIII - DA ORDEM SOCIAL CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO GERAL (art. 193) CAPÍTULO II - DA SEGURIDADE SOCIAL Seção I - Disposições Gerais (arts. 194 e 195) Seção II - Da Saúde (arts.

Leia mais

O Brasil no início do século XX

O Brasil no início do século XX O Brasil no início do século XX Crise de 1929 reorganização das esferas estatal e econômica no Brasil ; Década de 1920 deslocamento da economia agro-exportadora industrialização impulsionado pela 1ª Guerra

Leia mais

Exercícios Comentados

Exercícios Comentados Exercícios Comentados Provas & Concursos Direito Previdenciário Exercícios Comentados Seguridade Social Conceitos 01) (CESPE) Consoante o caput do Art. 194 da CF, A Seguridade Social compreende um conjunto

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 722752 A ação com grupos, como qualquer ação profissional que pretenda ser eficaz, precisa estar fundamentada em conhecimentos vindos da experiência, de observações, de pesquisas, entre outros.

Leia mais

DIREITOS SOCIAIS. PROF. ª Adeneele Garcia Carneiro

DIREITOS SOCIAIS. PROF. ª Adeneele Garcia Carneiro DIREITOS SOCIAIS. PROF. ª Adeneele Garcia Carneiro Art. 6º. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade

Leia mais

AVALIAÇÃO SOCIAL E A CONCESSÃO DO BPC PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Eixo Temático I - Questão Social e Serviço Social

AVALIAÇÃO SOCIAL E A CONCESSÃO DO BPC PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Eixo Temático I - Questão Social e Serviço Social ISSN 2359-1277 AVALIAÇÃO SOCIAL E A CONCESSÃO DO BPC PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Drielly Andressa Claro, driellyclaro@hotmail.com; Jaqueline Zuin dos Santos (Orientadora), jaque.zuin.s@gmail.com; Keila

Leia mais

LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) com foco na POPULAÇÃO IDOSA

LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) com foco na POPULAÇÃO IDOSA LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) com foco na POPULAÇÃO IDOSA Direitos Sociais 1988: Promulgação da Constituição Federal; A Assistência Social passou a integrar o Sistema de Seguridade Social,

Leia mais

Evolução Histórica da Previdência Social no Brasil. Profa. Andréa Paula

Evolução Histórica da Previdência Social no Brasil. Profa. Andréa Paula Evolução Histórica da Previdência Social no Brasil Profa. Andréa Paula profandreaps@gmail.com 1923 Criação dos CAPS - Caixas de Aposentadorias e Pensões Lei Elói Chaves. 1930 Criação dos IAP S - Instituto

Leia mais

Estudo socioeconômico: fundamentos, indicadores e instrumentais

Estudo socioeconômico: fundamentos, indicadores e instrumentais Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - HRAC Comunicações em Eventos - HRAC 2011-06-15 Estudo socioeconômico: fundamentos,

Leia mais

DECRETO Nº /2007 (Dispõe sobre o art. 3 o da Lei n o 8.742/1993)

DECRETO Nº /2007 (Dispõe sobre o art. 3 o da Lei n o 8.742/1993) DECRETO Nº. 6.308/2007 (Dispõe sobre o art. 3 o da Lei n o 8.742/1993) O art. 1º define em seu parágrafo único que são características essenciais das entidades e organizações de assistência social: I.

Leia mais

Panorama da Seguridade Social Brasileira. Bogotá, agosto.2018

Panorama da Seguridade Social Brasileira. Bogotá, agosto.2018 Panorama da Seguridade Social Brasileira Bogotá, agosto.2018 Seguridade Social Convenção OIT 102 (1952) Assistência à saúde Auxílio-doença Auxílio-desemprego Aposentadoria por velhice Auxílio aos acidentados

Leia mais

BPC Benefício de Prestação Continuada

BPC Benefício de Prestação Continuada Benefício de Prestação Continuada Maria Lúcia Pellegrinelli Fisioterapeuta Educadora Inclusiva Benefício de Prestação Continuada 1. Origem 2. Coordenação 3. O que é 4. Direito 5. Condições 6. Conceito

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A TERCEIRA IDADE. Eixo Temático - Temas Transversais. Palavras-chave: Políticas Públicas, Idoso, Envelhecimento.

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A TERCEIRA IDADE. Eixo Temático - Temas Transversais. Palavras-chave: Políticas Públicas, Idoso, Envelhecimento. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A TERCEIRA IDADE ISSN 2359-1277 Bianca Ferreira de Souza, biancasouzafe10@gmail.com; Rosineide Corrêa, rosicorrea2@outlook.com; Profª Ms. Keila Pinna Valensuela (Orientadora), keilapinna@hotmail.com,

Leia mais

O Serviço Social na cena contemporânea. Profª. Jussara Almeida

O Serviço Social na cena contemporânea. Profª. Jussara Almeida O Serviço Social na cena contemporânea Profª. Jussara Almeida Texto Base IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na cena contemporânea. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos e competências profissionais.

Leia mais

MÓDULO 1. Gestão do Sistema Socioeducativo

MÓDULO 1. Gestão do Sistema Socioeducativo Capacitação dos Profissionais do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo (SIMASE) com Base nos Parâmetros de Gestão Teórico-metodológicos do Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Município

Leia mais

ANAIS DO II SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO: Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais

ANAIS DO II SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO: Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais BREVE HISTÓRICO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Caroline Silva dos Santos karoliny_silva_santos@hotmail.com Profª Ms. Jaqueline Zuin dos Santos, e-mail: jaque.zuin.s@gmail.com Unespar Campus - Paranavaí

Leia mais

Ariana Celis Alcantara Escola de Enfermagem USP 10 de junho de 2019

Ariana Celis Alcantara Escola de Enfermagem USP 10 de junho de 2019 Ariana Celis Alcantara Escola de Enfermagem USP 10 de junho de 2019 É UM SEGURO? PRECISO PAGAR? CF 88 Patamares Mínimos de vida Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA SAÚDE PÚBLICA AULA 02

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA SAÚDE PÚBLICA AULA 02 SAÚDE PÚBLICA AULA 02 A saúde ganhou importante espaço na Constituição Federal de 1988 (CF/88), fazendo parte da seguridade social juntamente com a assistência e previdência social de forma integrada.

Leia mais

ESTAMOS NA RETA FINAL!!!!

ESTAMOS NA RETA FINAL!!!! ESTAMOS NA RETA FINAL!!!! 4 Seguridade Social Conjunto de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade Destinada a assegurar os direitos relativos à: Saúde Previdência Assistência social Financiamento

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E OS REBATIMENTOS NO SERVIÇO SOCIAL

OS PRINCÍPIOS DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E OS REBATIMENTOS NO SERVIÇO SOCIAL OS PRINCÍPIOS DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E OS REBATIMENTOS NO SERVIÇO SOCIAL Keline Borges, RosaneSampaio, Solange Silva dos Santos Fidelis, Vânia Frigotto 1. Este trabalho foi elaborado a partir de estudos

Leia mais

Direitos da Pessoa com Deficiência

Direitos da Pessoa com Deficiência Direitos da Pessoa com Deficiência A constitucionalização dos direitos das pessoas com deficiência. A política nacional para a integração das pessoas com deficiência; diretrizes, objetivos e instrumentos

Leia mais

1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil

1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil Direitos Humanos e a Universidade 1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil Na década de sessenta, as Universidades Públicas nesse contexto histórico foi parceira

Leia mais

ANEXO X Resolução nº 176/2013

ANEXO X Resolução nº 176/2013 ANEXO X Resolução nº 176/2013 RELATÓRIO DE VISITA Data da visita: Dados da Entidade: CNPJ: Nome da Entidade: Endereço: Bairro: Telefone: E-mail: CORAS: Inscrição solicitada: Inscrição de entidade de assistência

Leia mais

Seguridade do Servidor Federal Lei 8112/1990

Seguridade do Servidor Federal Lei 8112/1990 Seguridade do Servidor Federal Lei 8112/1990 - Lei 8122/1990, arts. 183 a 230 Professora Claudete Pessôa SEGURIDADE SOCIAL DO SERVIDOR A União manterá Plano de Seguridade Social para o servidor e sua família

Leia mais

A Política de Assistência Social Um novo desenho.

A Política de Assistência Social Um novo desenho. A Política de Assistência Social Um novo desenho. Profª. Eline Alcoforado Maranhão Sá Profª. Maria Aparecida Guimarães Skorupski Profª Regina Coeli Climaco Matos A Assistência Social como política de proteção

Leia mais

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS 1 ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS Cristina Ionácy Rodrigues e Souza 1 INTRODUÇÃO Ao fomentar que a assistência social é uma política que junto com as políticas setoriais,

Leia mais

Relacione cada um desses documentos às suas características. a) Constituição de 1934 b) Constituição de 1937

Relacione cada um desses documentos às suas características. a) Constituição de 1934 b) Constituição de 1937 Escola Nova Pedagogia Tarefa 1 1º bimestre 3 ª série Ensino Médio Alunoa): Profa.: Júnia Naves História) Data máxima de enrega: 15/02/2019 Conteúdo: Brasil Era Vargas capítulo 38) 1 - UECE) São características

Leia mais

Questões Direito Previdenciário

Questões Direito Previdenciário Questões Direito Previdenciário Olá!! Muito obrigado por ter adquirido meu livro. O meu nome é Horácio Souza, sou servidor público Federal, escritor e concurseiro. Escrevi este livro com o objetivo de

Leia mais

O fazer de nossas mãos pelo fortalecimento sindical.

O fazer de nossas mãos pelo fortalecimento sindical. O fazer de nossas mãos pelo fortalecimento sindical. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL O que é? É um tributo previsto na Constituição Federal (CF) e Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), cujo recolhimento é obrigatório.

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO 1.1. Evolução histórica geral... 29 1.2. Evolução histórica no Brasil... 34 1.3. Denominação... 40 1.4. Conceito... 41 1.5. Abrangência e divisão...

Leia mais

REDE SOCIOASSISTENCIAL

REDE SOCIOASSISTENCIAL REDE SOCIOASSISTENCIAL O que é Vulnerabilidade Social? Pode ser entendida como a condição de risco em que uma pessoa se encontra. Um conjunto de situações mais, ou menos problemáticas, que situam a pessoa

Leia mais

A situação da Seguridade Social no Brasil

A situação da Seguridade Social no Brasil A situação da Seguridade Social no Brasil Audiência Pública Comissão de Seguridade Social e Família CSSF Câmara dos Deputados, 16/08/2011 Álvaro Sólon de França Presidente do Conselho Executivo da ANFIP

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Serviço Social. Grau Conferido: Bacharel em Serviço Social. Modalidade: Presencial. Duração: 4 (quatro) anos ou 8 (oito) períodos. Área de Conhecimento: Ciências

Leia mais

Resumo Aula-tema 07: A Seguridade Social: Evolução, Seguro Privado e Social, Princípio Social, Características Gerais

Resumo Aula-tema 07: A Seguridade Social: Evolução, Seguro Privado e Social, Princípio Social, Características Gerais Resumo Aula-tema 07: A Seguridade Social: Evolução, Seguro Privado e Social, Princípio Social, Características Gerais No início de sua história, a Seguridade Social abrangia apenas a Previdência Social

Leia mais

GEOGRAFIA SÉRIE: 2º ano Previdência Social Profº Luiz Gustavo Silveira

GEOGRAFIA SÉRIE: 2º ano Previdência Social Profº Luiz Gustavo Silveira GEOGRAFIA SÉRIE: 2º ano Previdência Social Profº Luiz Gustavo Silveira Prof. Luiz Gustavo - Profão RELAÇÃO PEA POPULAÇAO ECONOMICAMENTE ATIVA X PEI POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE INATIVA BÔNUS DEMOGRÁFICO IDEAL:

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO 1.1. Evolução histórica geral... 23 1.2. Evolução histórica no Brasil... 28 1.3. Denominação... 35 1.4. Conceito... 36 1.5. Abrangência e divisão...

Leia mais

SUMÁRIO O QUE É SEGURIDADE SOCIAL? QUEM SÃO OS PARTICIPANTES DO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL? CAPÍTULO I

SUMÁRIO O QUE É SEGURIDADE SOCIAL? QUEM SÃO OS PARTICIPANTES DO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL? CAPÍTULO I SUMÁRIO CAPÍTULO I O QUE É SEGURIDADE SOCIAL?... 13 Solidariedade social... 16 Universalidade na cobertura e no atendimento... 17 Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas

Leia mais

A PREVIDÊNCIA E OS QUÍMICOS DO ABC. Santo André, 16 de setembro de 2016

A PREVIDÊNCIA E OS QUÍMICOS DO ABC. Santo André, 16 de setembro de 2016 A PREVIDÊNCIA E OS QUÍMICOS DO ABC Santo André, 16 de setembro de 2016 O QUE É A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL? É um direito, segundo o artigo 6º da nossa Constituição Federal, direito conquistado e ampliado

Leia mais

REGIMES DE PREVIDÊNCIA SOCIAL

REGIMES DE PREVIDÊNCIA SOCIAL REGIMES DE PREVIDÊNCIA SOCIAL Regimes Previdenciários Principal Complementar Setor Público Setor Privado RGPS Oficial (União, Estados, Municípios e DF) Privado Civil (União, Estados, Municípios e DF) Militar

Leia mais

5 Direitos, cidadania e

5 Direitos, cidadania e 5 Direitos, cidadania e movimentos sociais Unidade A ideia de cidadania está relacionada ao surgimento do Estado moderno e à expectativa de que este garanta os direitos essenciais dos cidadãos em determinado

Leia mais

Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo

Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo Conteúdo da Unidade 2.1 Organização do Sistema Único de Saúde - SUS Principais tendências na política de saúde do Brasil 1. Sanitarismo

Leia mais

Desenvolvimento Capitalista e Questão Social. Profa. Roseli Albuquerque

Desenvolvimento Capitalista e Questão Social. Profa. Roseli Albuquerque Desenvolvimento Capitalista e Questão Social Profa. Roseli Albuquerque Nesta aulas estudaremos grandes temas para a área do Serviço Social, são eles: - Questão Social; - Neoliberalismo; - Estrutura e Superestrutura.

Leia mais

Histórico e Conceitos da Previdência Social

Histórico e Conceitos da Previdência Social Histórico e Conceitos da Previdência Social A Seguridade Social no Brasil No Brasil, desde a época do Império, já existia mecanismo de cunho previdenciário Somente a partir de 1923, com a aprovação da

Leia mais

Sistema Único de Saúde

Sistema Único de Saúde Sistema Único de Saúde República Velha 1889 1930 Ditadura Vargas 1930 1945 Instabilidade Democrática 1945 1964 Ditadura militar 1964 1985 Transição Democrática 1985 1988 Democracia (1988 - ) Oswaldo Cruz

Leia mais

Desenvolvimento Regional e Desafios para o Movimento Sindical

Desenvolvimento Regional e Desafios para o Movimento Sindical Desenvolvimento Regional e Desafios para o Movimento Sindical Andreia Ferreira Supervisora Técnica Escritório Regional do DIEESE em Mato Grosso do Sul Bases do Desenvolvimento Regional Economia: agrícola-rural/agronegócio,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Política Social e Exclusão Social Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Política Social e Exclusão Social Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular Política Social e Exclusão Social Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

Nota Técnica nº 02/2016/ SNAS/ MDS

Nota Técnica nº 02/2016/ SNAS/ MDS Nota Técnica nº 02/2016/ SNAS/ MDS 11 de maio de 2016 Relação entre o Sistema Único de Assistência Social- SUAS e os órgãos do Sistema de Justiça Maio/2016 Objetivo: Descrever a natureza do trabalho social

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 2 Contribuições para o custeio da seguridade social NOTAS INTRODUTÓRIAS... 43

Sumário. CAPÍTULO 2 Contribuições para o custeio da seguridade social NOTAS INTRODUTÓRIAS... 43 Sumário CAPÍTULO 1 A seguridade social no Brasil... 11 1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA E COMPOSIÇÃO... 11 3. COMPETÊNCIA LEGISLATIVA... 13 4. PRINCÍPIOS INFORMADORES... 14 4.1. Universalidade da cobertura e do atendimento...

Leia mais

LEI N 1.175/94. Dispõe sobre a política social do idoso e autoriza a criação do respectivo conselho e dá outras providências.

LEI N 1.175/94. Dispõe sobre a política social do idoso e autoriza a criação do respectivo conselho e dá outras providências. LEI N 1.175/94 Dispõe sobre a política social do idoso e autoriza a criação do respectivo conselho e dá outras providências. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: Capitulo

Leia mais

Câmara Municipal de São Paulo Gabinete do Vereador Floriano Pesaro

Câmara Municipal de São Paulo Gabinete do Vereador Floriano Pesaro PROJETO DE EMENDA À LEI ORGÂNICA Nº 02/2009 Acresce parágrafo único ao art. 221 e o artigo 25 às Disposições Gerais e Transitórias da Lei Orgânica do Município de São Paulo, e dá outras providências. A

Leia mais