AEDB Economia do Setor Público TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS. Profº Walfredo Ferreira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AEDB Economia do Setor Público TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS. Profº Walfredo Ferreira"

Transcrição

1 AEDB Economia do Setor Público TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS Profº Walfredo Ferreira

2 . Política Pública (public policy) - conceitos: 1. Trata do conteúdo concreto e simbólico de decisões políticas, e do processo de construção e atuação dessas decisões. (SECCHI, 2012) 2. É uma diretriz elaborada para enfrentar um problema público. (SECCHI, 2012) 3. Fluxo de decisões públicas, orientado para manter o equilíbrio social ou a introduzir desequilíbrios destinados a modificar essa realidade. (SARAIVA, 2006). Elementos fundamentais (2): intencionalidade pública e resposta a um problema público (intenção e problema público)

3 Políticas Públicas (PP) AÇÃO DO GOVERNO O GOVERNO DECIDE AGIR Resolver problemas públicos (coletivos) POLÍTICA PÚBLICA um instrumento de/para... Gerar benefícios públicos

4 O Problema Público. O que é um problema público? Deve ser um problema coletivamente relevante. Uma situação incômoda, inadequada para o corpo social, ou para grande parte desse. Questões nesse aspecto: 1. O problema existe? 2. O Governo deve se envolver nesse problema? 3. De que maneira? 4. Há mobilização suficiente para incluir o problema na agenda do Governo (capital social, econômico e político)?

5 Alguns instrumentos de PP. Legislação. Fornecimento de produtos e serviços. Recursos financeiros. Impostos e taxas. Renúncia fiscal. Outros...

6 Tipos de Políticas Públicas: (tipologia de Theodore Lowi, 1964) a) PP regulatória sua aplicação se dá no plano de regra geral, isto é, aproximam-se do parâmetro de uma lei, estabelecendo padrões de comportamento. São decisões mais visíveis ao público, que regulamentam setores econômicos e de serviços (telecomunicações, aviação civil, energia elétrica,...). (RODRIGUES, 2010) Alguns exemplos são as decisões/normatizações das Agências Reguladoras Nacionais, como a ANATEL, a ANAC, a ANEEL. Normas de trânsito, códigos de ética profissional, tráfego aéreo, proibição de fumo em locais fechados,...

7 Tipos de Políticas Públicas: b) PP distributiva geram benefícios concentrados para alguns grupos de atores a custos difusos para toda a coletividade (contribuintes). Ex: subsídios, isenções fiscais, emendas parlamentares para obras regionalizadas (o toma lá da cá ). É a mais comum, em que o debate/discussão ocorre em uma arena política menos conflituosa, pois o custo é repartido coletivamente.

8 Tipos de Políticas Públicas: c) PP redistributiva diferentemente da distributiva, esta PP causa muito debate na arena política, uma vez que o custo é direcionado para um grupo específico. Ou seja, benefícios para grupo específico e custo para grupo específico, representando um jogo de soma zero*. Geralmente, esses grupos são antagônicos, economicamente, por exemplo. Funciona como uma política estilo Robin Hood. Exemplos: políticas de cotas raciais, de benefícios sociais ao trabalhador, de reforma agrária diferenciação de alíquota de IPTU,... * Jogo de soma zero: em suma, se alguém ganha, alguém perde.

9 Tipos de Políticas Públicas: d) PP constitutiva políticas que definem a competência, a jurisdição, as regras de disputa política e de elaboração das PP. São consideradas regra da regras. Por exemplo: como elaborar e promulgar uma lei; como se eleger vereador, como criar um partido político, como é feita a divisão entre os 3 Poderes da República,... Essas PP provocam conflitos entre os entes e atores diretamente interessados (partidos, governos, Poderes, Ministérios,...).

10 Tipos de Políticas Públicas, segundo o setor/área social: Exemplos (gerais): Saúde, Educação, Gestão, Meio Ambiente, Habitação, Previdência, Planejamento Urbano, Emprego e Renda, Sistema Financeiro,... Exemplos (concretos): - Saúde: programa de distribuição gratuita de medicamentos - Educação: programa de reforço escolar para alunos com dificuldade escolar nas disciplinas de Português e de Matemática, no Estado do Amazonas - Meio Ambiente: mecanismos de desenvolvimento limpo (crédito de carbono) - Emprego e Renda: programa Meu Primeiro Emprego - Saneamento: Programa Nacional de Resíduos Sólidos - Financeiro: política de taxa de juros (SELIC)

11 Ciclo ou Processo de Gestão da Política Pública Diz respeito às fases ou estágios da formação de uma PP. - Fases/Estágios: 1. Preparação da decisão política 2. Agenda setting 3. Formulação 4. Implementação 5. Monitoramento 6. Avaliação

12 O ciclo de políticas públicas é um esquema de visualização e interpretação que organiza a vida de uma política pública em fases sequenciais e interdependentes Identificação do Problema Formação da Agenda Formulação de Alternativas Tomada de Decisão Implementação Avaliação Extinção (?)

13 - Fases/Estágios do ciclo: 1. Preparação da decisão política refere-se à formação da questão a ser resolvida. O Governo, nesta fase, decide enfrentar um problema e buscar algum tipo de solução (ou conforto) para uma situação que produz privação, necessidade ou insatisfação (RODRIGUES, 2010). Esse estágio constitui um momento crucial do processo de formação da PP, pois vários atores, interessados, entrarão em confronto para escolher quais problemas deverão ser incluídos na agenda governamental (política). Isso ocorre, dentre outros fatores, pela regra fundamental da Economia: necessidades infinitas e recursos escassos.

14 - Fases/Estágios do ciclo: 1. Preparação da decisão política 2. Agenda setting é o segundo estágio, passando a tratar da formação da agenda política. Aqui o problema escolhido passa a ser considerado uma questão pública (issue), isto é, adquire o status de problema público. Inúmeras variáveis entram em questão, para tentar explicar porque alguns problemas passam ao status de questão pública e outros não. Isso dependerá dos atores envolvidos, do período e fatos históricos do momento, enfim de uma múltipla confluência de causas, que implicarão em uma janela de oportunidade para a ação do Governo (ou para sua omissão!?!).

15 - Fases/Estágios do curso: 1. Preparação da decisão política 2. Agenda setting 3. Formulação o Governo traduz a questão que entrou na agenda política, desenhando o programa/política/projeto e apresentando propostas para solucionar tal questão. Aí ele define os objetivos, e os marcos jurídicos, administrativos e financeiro. Nessa fase, o Governo precisará de um diagnóstico (levantamento de dados, informações) e elencará alternativas. Também nessa fase que se desenvolve o apoio político à política (RODRIGUES, 2010, p. 51).

16 - Fases/Estágios do curso: 1. Preparação da decisão política 2. Agenda setting 3. Formulação 4. Implementação é a aplicação da política pela máquina burocrática. Diz respeito ao planejamento administrativo e de recursos humanos. P. ex.: Existem tempo e RH suficientes para colocar essas ações em prática? A relação causa-meio-fim é adequada? Os objetivos do programa/política estão claros? Nessa fase os resultados começam a ser sentidos pela sociedade (outcome).

17 - Fases/Estágios do ciclo: 1. Preparação da decisão política 2. Agenda setting 3. Formulação 4. Implementação 5. Monitoramento fase destinada a realizar fiscalizações pontuais e parciais na PP, a fim de detectar possíveis equívocos e fazer reajustes. Serve para correção de rumos.

18 - Fases/Estágios do ciclo: 1. Preparação da decisão política 2. Agenda setting 3. Formulação 4. Implementação 5. Monitoramento 6. Avaliação concentra-se nos efeitos gerados pela PP, a fim de oferecer subsídios que possibilitem perceber em que medida as metas foram atingidas. É uma análise posterior dos efeitos produzidos pelas PP.

19 Fases de uma PP relembrando o desenho... Identificação do Problema Formação da Agenda Formulação de Alternativas Tomada de Decisão Implementação Avaliação Extinção (?)

20 Algumas discussões conceituais acerca das PP: 1. PP são elaboradas exclusivamente por atores estatais? 2. PP também se referem à omissão ou à negligência? 3. PP são apenas as políticas estruturantes (estratégicas gerais), ou dizem respeito às intermediárias e às operacionais (mais específicas, pontuais)?

21 Algumas discussões conceituais acerca das PP: 1. PP são elaboradas exclusivamente por atores estatais? - 2 visões/abordagens: a) a estatista ou estadocênctrica (state-centered policy-making) - PP são monopólio do Estado e dos agentes públicos. Baseia-se na origem da PP: o Estado. b) A multicêntrica ou policêntrica - admite redes de PP, formadas, p. ex., por ONGs, organizações privadas e organismos multilaterais. Baseia-se na finalidade, no problema a ser solucionado. - Teorias da Governança Pública e das Redes de PP.

22 Algumas discussões conceituais acerca das PP: 1. PP são elaboradas exclusivamente por atores estatais? 2. PP também se referem à omissão ou à negligência? - aqui se discute se a omissão ou a negligência é proposital ou não. Caso seja, pode ser considerada uma forma de se fazer PP, pois o problema público, por diversos motivos, ficará sem solução. Mas caso seja devido à falta de oportunidade para inserção do tema/problema na agenda política formal, não há que se considerar PP.

23 Algumas discussões conceituais acerca das PP: 1. PP são elaboradas exclusivamente por atores estatais? 2. PP também se referem à omissão ou à negligência? 3. PP são apenas as políticas estruturantes (estratégicas gerais), ou dizem respeito às intermediárias e às operacionais (mais específicas, pontuais)? - aqui se discute, basicamente, se todas as ações/decisões do Governo podem ser consideradas PP. Há a visão que defende incluí apenas as ações de nível estratégico, tomando um conjunto de programas e projetos como uma política pública, apenas. Há outra forma de abordagem, que enxerga as ações nos níveis intermediário e operacional (da execução) como PP. A nosso ver, isso será questão de especificar o nível de análise que se está trabalhando/pesquisando.

24 Algumas discussões conceituais acerca das PP (cont.): PP são apenas as políticas estruturantes (estratégicas gerais), ou dizem respeito às intermediárias e às operacionais (mais específicas, pontuais)? Ainda quanto a esse aspecto podemos relacionar com o nível do planejamento* do gestor público, dentro de sua competência funcional e o escalão o qual está posicionado dentro do Governo. P. ex.: Ministério, Secretaria, Concessionária, Empresa Pública,... * Níveis de Planejamento: Estratégico, Intermediário e Operacional.

25 Políticas Públicas, Cidadania e Direitos Sociais Em um Estado democrático e de direito, como é o brasileiro, as PP devem ser constantemente objeto de participação social, tanto na sua elaboração, quanto na formulação e, sobretudo, nos resultados. Nesse aspecto, alguns princípios são garantidos por lei, a fim de permitir a cobrança da sociedade sobre os agentes públicos. Como exemplo, o da Transparência, que deve permear todo o processo, salvo raríssimas exceções. (ver Lei de Acesso à Informação, p. ex.). Chamo a atenção para a expressão accountability, muito usada pela literatura sobre PP. Esse termo tanto significa transparência, quanto prestação de contas do Estado perante a Sociedade.

26 Políticas Públicas, Cidadania e Direitos Sociais A relação das PP com os Direitos Sociais é intrínseca, passando justamente pela noção e prática da Cidadania. A transformação dos direitos garantidos pela lei em realidade passam pelos aspectos ligados às garantias de participação popular nas decisões públicas. Os Direitos Sociais estampados nas leis, para se concretizarem, precisam passar por essas práticas. Direitos Sociais direitos relativos ao trabalho, à saúde, à educação, ao lazer, à previdência e à seguridade social, por exemplo. São denominados direitos de 2ª geração.

AEDB Economia do Setor Público

AEDB Economia do Setor Público AEDB Economia do Setor Público TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS - um instrumento de ação do Estado - Profº Walfredo Ferreira . Política Pública (public policy) - conceitos: 1. Trata do conteúdo concreto e simbólico

Leia mais

AEDB Economia do Setor Público

AEDB Economia do Setor Público AEDB Economia do Setor Público TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS - um instrumento de ação do Estado - Profº Walfredo Ferreira . Política Pública (public policy) - conceitos: 1. Trata do conteúdo concreto e simbólico

Leia mais

TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS

TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS AEDB Pós-Graduação em Gestão Pública e Preparatório para o Concurso QCO/ ESFCEX TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS - 4º encontro: 8/8 Profº Walfredo Ferreira Relação Programa 4º encontro 2. Políticas Públicas, Cidadania

Leia mais

TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS

TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS AEDB Pós-Graduação em Gestão Pública e Cursinho Preparatório para o Concurso QCO/ ESFCEX TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS - 2º encontro: 11/7 Profº Walfredo Ferreira Relação Programa 2º encontro 2. Políticas Públicas,

Leia mais

Políticas Públicas (PP) revisando...

Políticas Públicas (PP) revisando... Políticas Públicas (PP) revisando... AÇÃO DO GOVERNO O GOVERNO DECIDE AGIR Resolver problemas públicos (coletivos) POLÍTICA PÚBLICA um instrumento de/para... Gerar benefícios públicos Revisando... O ciclo

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 05. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 05. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 05 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua Abordagens das Políticas Públicas ABORDAGEM DAS ARENAS DE POLÍTICAS THEODORE LOWI vê a política pública (policy) como uma possibilidade que

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 04. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 04. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 04 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua TIPOLOGIAS Uma tipologia é um instrumento classificatório, que permite ao analista organizar os dados a fim de melhor examinar as relações

Leia mais

quinta-feira, 16 de maio de 13

quinta-feira, 16 de maio de 13 POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 04 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua TIPOS DE POLÍTICAS Uma tipologia é um instrumento classificatório, que permite ao analista organizar os dados a fim de melhor examinar as relações

Leia mais

Tipologias de políticas públicas

Tipologias de políticas públicas Tipologias de políticas públicas Prof. Marcos Vinicius Pó marcos.po@ufabc.edu.br Análise de Políticas Públicas Formulação de tipologias Primeiro passo no processo científico: definição de conceitos e classificação.

Leia mais

POLITICAS PUBLICAS. pucgo 2015

POLITICAS PUBLICAS. pucgo 2015 POLITICAS PUBLICAS pucgo 2015 Políticas Públicas As políticas públicas são um conjunto de programas de ação governamental visando coordenar os meios à disposição do Estado e as atividades privadas para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL NOME: DATA: SERVIDOR DA UFMS ( ) NÃO SERVIDOR DA UFMS ( ) OBSERVAÇÃO:

Leia mais

quinta-feira, 16 de maio de 13

quinta-feira, 16 de maio de 13 POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 05 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua ABORDAGENS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ABORDAGEM SISTÊMICA relaciona as políticas (policies ) com o seu ambiente sistêmico. Trata as decisões (outputs

Leia mais

Políticas públicas no Brasil: uma introdução

Políticas públicas no Brasil: uma introdução Políticas públicas no Brasil: uma introdução (AULA I) Prof. Cleyton Monte 1. Apresentação: professor, método e estrutura do conteúdo 2. Definição e elementos fundamentais para se pensar as políticas públicas

Leia mais

Introdução às Políticas Públicas: ciclo e tipologias

Introdução às Políticas Públicas: ciclo e tipologias Introdução às Políticas Públicas: ciclo e tipologias Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução às Políticas Públicas Possibilidades analíticas de políticas públicas Visões Normativa/prescritiva Analítica Abordagens

Leia mais

FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE

FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE A função que o Estado desempenha em nossa sociedade sofreu inúmeras transformações ao passar do tempo. No século XVIII e XIX, seu principal objetivo era

Leia mais

Políticas Públicas II O Ciclo das Políticas Públicas

Políticas Públicas II O Ciclo das Políticas Públicas Políticas Públicas II O Ciclo das Políticas Públicas Professora: Geralda Luiza de Miranda Agosto/2011 Tema da aula Visões do ciclo de política: clássica; processo simples e linear; Implementação como formulação

Leia mais

FUNDAMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS.   A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS 1 Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem Bertolt Brecht 2 ATÉ QUANDO? -Gabriel O Pensador (2001) 3 Política e

Leia mais

Sociedade Civil Organizada Global. Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS

Sociedade Civil Organizada Global. Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS Sociedade Civil Organizada Global Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS 2018.3 Aula 20 (26/11) Participação social nas instâncias da ONU Leitura base: VIEIRA, Liszt. Os argonautas da cidadania. A sociedade

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 15 Domínio

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

Palavras-chave: Lei de Responsabilidade Fiscal, Mudança institucional, Goiás, Minas Gerais

Palavras-chave: Lei de Responsabilidade Fiscal, Mudança institucional, Goiás, Minas Gerais LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, ENTRAVES POLÍTCOS, NORMAS DE FINANÇAS E MUDANÇA INSTITUCIONAL Carolina Urbano Lacerda 1 Resumo 2 A implantação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) gerou mudança institucional?

Leia mais

Formatos institucionais das agências Agencificação no mundo e no Brasil

Formatos institucionais das agências Agencificação no mundo e no Brasil Formatos institucionais das agências Agencificação no mundo e no Brasil Prof. Marcos Vinicius Pó marcos.po@ufabc.edu.br Regulação e Agências Reguladoras no Contexto Brasileiro MODELO DE AGÊNCIAS REGULADORAS

Leia mais

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL ANEXO GESTÃO GOVERNAMENTAL Professor 1. Avaliação e monitoramento de políticas públicas. Maria das Graças Rua 30/09 13. Serviços públicos no município, qualidade no serviço público, modalidades de execução:

Leia mais

15. Políticas públicas e ciclo orçamentário

15. Políticas públicas e ciclo orçamentário A transparência e o acesso, portanto, precisam ser amplos, incluindo todas as etapas da política pública, desde as fases de concepção e formulação, passando pelo processo decisório até a implementação

Leia mais

Regulação e Agências Reguladoras no Contexto Brasileiro. Prof. Marcos Vinicius Pó

Regulação e Agências Reguladoras no Contexto Brasileiro. Prof. Marcos Vinicius Pó Regulação e Agências Reguladoras no Contexto Brasileiro Prof. Marcos Vinicius Pó ESZP010-13 - Regulação e agências reguladoras Objetivo: dar aos alunos noções sobre o papel regulatório do Estado nas economias

Leia mais

Resenha: "Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos", de Leonardo Secchi

Resenha: Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos, de Leonardo Secchi Data de recebimento: 04/09/2017 Data de aceite: 08/11/2017 Organização: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI/UFPB) Avaliação: Por pares Resenha: "Políticas Públicas:

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 123/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 123/XII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 123/XII Exposição de Motivos A Lei n.º 88-A/97, de 25 de julho, alterada pela Lei n.º 17/2012, de 26 de abril, regula o acesso da iniciativa privada a determinadas atividades, determinando

Leia mais

Introdução às Políticas Públicas: apresentação do curso

Introdução às Políticas Públicas: apresentação do curso Introdução às Políticas Públicas: apresentação do curso Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução às Políticas Públicas Introdução às Políticas Públicas (4-0-4) Objetivo: capacitar os alunos a entender os principais

Leia mais

'Agenda Brasil. Sugerida pelo Sen.Renan Calheiros. Prof. Waldery Rodrigues Jr. Concurso APO 2015

'Agenda Brasil. Sugerida pelo Sen.Renan Calheiros. Prof. Waldery Rodrigues Jr. Concurso APO 2015 'Agenda Brasil Sugerida pelo Sen.Renan Calheiros Concurso APO 2015 Prof. Waldery Rodrigues Jr. Fonte: Agência Senado - 10/08/2015 http://www12.senado.gov.br/noticias/materia s/2015/08/10/a-agenda-brasil-sugerida-porrenan-calheiros

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE CONCEITO DE SAÚDE Saúde é a resultante das condições de alimento, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade,

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 01. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 01. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 01 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua O que é que torna uma política pública? questão que expressa uma polêmica entre duas abordagens: 1- ABORDAGEM ESTATOCÊNTRICA A dimensão pública

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Treinamento e desenvolvimento de pessoas Loanda/PR 2016 Treinamento e desenvolvimento de pessoas Objetivos Conhecer

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Organização da Administração Pública Parte 1 Prof. Denis França São espécies de autarquias. Integram a administração indireta. Características da administração indireta: Finalidade

Leia mais

Políticas Públicas. PROFº Alex Mendes INTRODUÇÃO

Políticas Públicas. PROFº Alex Mendes INTRODUÇÃO Políticas Públicas PROFº Alex Mendes INTRODUÇÃO 1 Política e Políticas Públicas A política (politics) se refere ao conflito de interesses e de valores entre os membros de uma sociedade, o que se encontra

Leia mais

FUNDAMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS 1 Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem Bertolt Brecht 2 ATÉ QUANDO? -Gabriel O Pensador (2001) 3 Fundamentos

Leia mais

IRAR. Centro Empresarial Torres de Lisboa Rua Tomás da Fonseca, Torre G 8º LISBOA - PORTUGAL

IRAR. Centro Empresarial Torres de Lisboa Rua Tomás da Fonseca, Torre G 8º LISBOA - PORTUGAL Audição da ERSAR na Assembleia da República (Comissão Parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Energia - Grupo de Trabalho sobre Regulação da Concorrência e Defesa do Consumidor) Centro Empresarial

Leia mais

POLÍTICAS TERRITORIAIS URBANAS NO PROCESSO DE GOVERNANÇA LOCAL

POLÍTICAS TERRITORIAIS URBANAS NO PROCESSO DE GOVERNANÇA LOCAL Título do Trabalho POLÍTICAS TERRITORIAIS URBANAS NO PROCESSO DE GOVERNANÇA LOCAL Nome do Autor (a) Principal Gabriela Ribeiro da Silva Campos Nome (s) do Coautor (a) (s) Adriana Fortunato de Almeida;

Leia mais

Gestão e segurança dos recursos hídricos AGO 2018

Gestão e segurança dos recursos hídricos AGO 2018 Gestão e segurança dos recursos hídricos AGO 2018 1 PRINCIPAIS DESAFIOS GESTÃO E SEGURANÇA DOS RECURSOS HÍDRICOS A escassez hídrica e as inundações são problemas crescentes no Brasil Balanço hídrico quantitativo

Leia mais

Análise de Impacto Regulatório e o processo de qualificação da tomada de decisão na ANAC. Marcelo Rezende Bernardes

Análise de Impacto Regulatório e o processo de qualificação da tomada de decisão na ANAC. Marcelo Rezende Bernardes Análise de Impacto Regulatório e o processo de qualificação da tomada de decisão na ANAC Marcelo Rezende Bernardes DIRETRIZES GERAIS PARA ELABORAÇÃO NORMATIVA Definição precisa e clara do problema Imposição

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 768, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2017.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 768, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2017. MEDIDA PROVISÓRIA Nº 768, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2017. Cria a Secretaria-Geral da Presidência da República e o Ministério dos Direitos Humanos, altera a Lei n o 10.683, de 28 de maio de 2003, que dispõe

Leia mais

Controle Social no Plano Municipal de SaneamentoBásico

Controle Social no Plano Municipal de SaneamentoBásico Controle Social no Plano Municipal de SaneamentoBásico Seminário Política e Planejamento do Saneamento Básico na Bahia - 2015 Maria Consuelo Bomfim Brandão Funasa/Suest-BA Saneamento básico -controle social

Leia mais

Investimentos Públicos no Brasil: desafios e oportunidades para a melhoria do gasto público

Investimentos Públicos no Brasil: desafios e oportunidades para a melhoria do gasto público Investimentos Públicos no Brasil: desafios e oportunidades para a melhoria do gasto público Perspectivas sobre Avanços Recentes no Brasil Débora Nogueira Beserra SPI/MP Brasília, 16/06/11 AGENDA 1.O Brasil

Leia mais

Soluções e Parcerias para o Desenvolvimento dos Municípios. Helio Luiz Duranti Diretor Regional de Negócios

Soluções e Parcerias para o Desenvolvimento dos Municípios. Helio Luiz Duranti Diretor Regional de Negócios Soluções e Parcerias para o Desenvolvimento dos Municípios Helio Luiz Duranti Diretor Regional de Negócios Missão da CAIXA Atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País, como

Leia mais

PPA PPA

PPA PPA Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA 2004-2007 PPA 2004-2007 a. Orientação Estratégica de Governo b. Metodologia, Etapas e Participação

Leia mais

O que vêm à sua mente?

O que vêm à sua mente? Controle Social O que vêm à sua mente? Controle Social Controle da sociedade Algo controla a sociedade X Controle da sociedade A sociedade controla algo Quando o Algo controlou a sociedade Breve resgate

Leia mais

Acórdão: 2.127/2017-Plenário Relator: Ministro-Substituto Marcos Bemquerer

Acórdão: 2.127/2017-Plenário Relator: Ministro-Substituto Marcos Bemquerer Acórdão: 2.127/2017-Plenário Relator: Ministro-Substituto Marcos Bemquerer 1. POR QUE FAZER? CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 70 e 71 Cabe ao Tribunal de Contas da União (TCU) a fiscalização contábil, financeira,

Leia mais

Plataforma dos Consumidores

Plataforma dos Consumidores Plataforma dos Consumidores REDUÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS MELHORIA NAS AGÊNCIAS REGULADORAS MUDANÇAS NOS PADRÕES DE PRODUÇÃO CDC NAS ESCOLAS O candidato à Presidência da República escolhido nas

Leia mais

Agenda 2030 ODS: Adequação e gestão integrada das políticas públicas, instrumentos de monitoramento e participação social

Agenda 2030 ODS: Adequação e gestão integrada das políticas públicas, instrumentos de monitoramento e participação social Agenda 2030 ODS: Adequação e gestão integrada das políticas públicas, instrumentos de monitoramento e participação social Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 Filomena Siqueira - Ação

Leia mais

Projeto - Agenda 21 na escola

Projeto - Agenda 21 na escola Projeto - Agenda 21 na escola Fonte: istock Tema: Sustentabilidade socioambiental Público alvo O projeto é destinado a todos os alunos e funcionários da escola devendo ser estendido também aos pais e comunidade

Leia mais

Projeto Jovens RAPS Manual para Candidatos

Projeto Jovens RAPS Manual para Candidatos Projeto Jovens RAPS 2016 Manual para Candidatos 2017-2020 Candidato RAPS - O que esperamos deles? Manual do candidato inserido no contexto da Sustentabilidade Educação para Sustentabilidade e Qualidade

Leia mais

Sumário. Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv

Sumário. Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Sumário Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Introdução, 1 Debate sobre governo e Administração Pública, 1 Gestão pública no Brasil, 3 Reforma e modernização do Estado, 4 Papel do Estado no mundo

Leia mais

24/02/2018. Psicologia e Políticas Públicas questões preliminares. Algumas Questões Preliminares... Reflexões iniciais sobre a política

24/02/2018. Psicologia e Políticas Públicas questões preliminares. Algumas Questões Preliminares... Reflexões iniciais sobre a política Psicologia e Políticas Públicas questões preliminares Algumas Questões Preliminares... Por que estudar Políticas Públicas no cursos de Psicologia? O que é Política? O que é Política Pública? O que é Democracia?

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras

Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA CALENDÁRIO Julho e Agosto de 2015 CURSOS ABERTOS PARA INSCRIÇÃO Apresentamos o calendário de cursos do Programa de Aperfeiçoamento

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte V Prof. Francisco Saint Clair Neto SERVIÇO ESSENCIAL Em sentido amplo todo serviço público, exatamente pelo fato de sê-lo (público), somente pode ser essencial. Não poderia

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO ECONÔMICA

A CONSTITUIÇÃO ECONÔMICA ORDEM JURÍDICA ECONÔMICA CONCEITO A INDAGAÇÃO PROPOSTA ENVOLVE O ENTENDIMENTO DE VÁRIOS CONCEITOS INCLUÍDOS NA COMPLEXIDADE DE ORDEM, DE DIREITO E DE ECONOMIA. O CONCEITO DE ORDEM TRAZ-NOS À MENTE IDÉIAS

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA, ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SUMÁRIO. Parte I COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA, ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO Introdução, 1 Debate sobre Governo e Administração Pública, 1 Gestão Pública no Brasil, 3 Reforma e Modernização do Estado, 4 Papel do Estado no Mundo Contemporâneo, 5 Democracia, Cidadania e Demandas

Leia mais

Sumário. LRF_Book.indb 15 19/03/ :29:01

Sumário. LRF_Book.indb 15 19/03/ :29:01 Sumário Capítulo 1 Disposições Gerais... 1 1.1. Introdução... 1 1.2. Objetivo da obra... 6 1.3. Apresentando a LRF... 6 1.4. Origem da LRF... 7 1.5. Previsão constitucional para implementação da LRF...

Leia mais

MINUTA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 021/2012

MINUTA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 021/2012 MINUTA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 021/2012 DISPÕE SOBRE NORMAS GERAIS A SEREM OBSERVADAS PELO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL NA ELABORAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - LDO. DATA: 14 de novembro de 2012.

Leia mais

UNIDADE III Processo Decisório

UNIDADE III Processo Decisório Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 3.1. Os conceitos, níveis e tipos de decisão nas organizações. 3.2. Fases do ciclo de tomada de decisão. 3.3. Principais modelos

Leia mais

REGULAÇÃO EM NÚMEROS 1. Working Paper 2 Mecanismos de Participação das Agências Reguladoras Federais 3

REGULAÇÃO EM NÚMEROS 1. Working Paper 2 Mecanismos de Participação das Agências Reguladoras Federais 3 REGULAÇÃO EM NÚMEROS 1 Working Paper 2 Mecanismos de Participação das Agências Reguladoras Federais 3 As agências reguladoras federais costumam realizar consultas e audiências públicas antes de tomarem

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS DEZEMBRO DE 2017 JOB0114 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA Trata-se de uma pesquisa de acompanhamento da opinião pública

Leia mais

IV CONGRESSO MINEIRO DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO

IV CONGRESSO MINEIRO DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO IV CONGRESSO MINEIRO DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO REGULAÇÃO NO SETOR DE SANEAMENTO: A BUSCA PELA EFICIÊNCIA E UNIVERSALIZAÇÃO Edilson Eduardo Werneck Machado Engenheiro Divisão de Engenharia

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE INFRAESTRUTURA. Prof. Lucas Navarro Prado

IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE INFRAESTRUTURA. Prof. Lucas Navarro Prado IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE INFRAESTRUTURA Prof. Lucas Navarro Prado CONTEXTUALIZAÇÃO: DO MODELO DE OBRA PÚBLICA À UTILIZAÇÃO DAS CONCESSÕES/PPP NA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE INFRAESTRUTURA PAPEL DO

Leia mais

5- FINANÇAS PÚBLICAS Abaixo seguem os dados que retratam a conjuntura das finanças públicas do município de Corumbá.

5- FINANÇAS PÚBLICAS Abaixo seguem os dados que retratam a conjuntura das finanças públicas do município de Corumbá. 5- FINANÇAS PÚBLICAS Abaixo seguem os dados que retratam a conjuntura das finanças públicas do município de Corumbá. Tabela 1 Demonstrativo da Receita Total Arrecadada 2012-2013 Receitas Correntes Discriminação

Leia mais

Apresentação do Ombudsman de. Contato Nacional

Apresentação do Ombudsman de. Contato Nacional Apresentação do Ombudsman de Investimentos Diretos e do Ponto de Contato Nacional Câmara de Comércio Exterior - CAMEX Secretaria Executiva Nova Abordagem Política Mais Favorável aos Negócios Tarifa de

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS. Profa. Dra. Júnia Mara do Vale

POLÍTICAS PÚBLICAS. Profa. Dra. Júnia Mara do Vale POLÍTICAS PÚBLICAS Profa. Dra. Júnia Mara do Vale Definição de Política Pública Peters (1986) política pública é a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que

Leia mais

Projeto Regulasan: resultados e desafios

Projeto Regulasan: resultados e desafios Palestra 2M1A SESSÃO: RESULTADOS DO PROJETO REGULASAN Projeto Regulasan: resultados e desafios Frederico A. Turolla coordenador do Projeto Regulasan Motivação Este projeto, no componente Saneamento Básico

Leia mais

quinta-feira, 16 de maio de 13

quinta-feira, 16 de maio de 13 POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua Principal característica da sociedade moderna: diferenciação social Membros possuem atributos diferenciados (idade, sexo, religião, estado

Leia mais

POLÍTICA DE REGULAÇÃO DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Política de Regulação das Empresas Eletrobras

POLÍTICA DE REGULAÇÃO DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Política de Regulação das Empresas Eletrobras Política de Regulação das Empresas Eletrobras Versão 1.0 08/12/2014 1 Sumário 1. Objetivo... 3 2. Conceitos... 3 3. Princípios... 3 4. Diretrizes... 4 5. Responsabilidades... 5 6. Disposições Gerais...

Leia mais

Profa. Carolina Andion, Dra

Profa. Carolina Andion, Dra Avaliação de Projetos Públicos Profa. Carolina Andion, Dra Referências MARINO, E. Manual de Avaliação de projetos sociais.. São Paulo: Saraiva/Instituto Ayrton Senna, 2003. OLIVEIRA, M. O sentido da avaliação..

Leia mais

Políticas Públicas e Inclusão Social

Políticas Públicas e Inclusão Social Políticas Públicas e Inclusão Social Apresentação Ementa Propõe a problematização e discussão crítica acerca das Políticas Públicas e Sistemas de Saúde. A partir da perspectiva da PROMOÇÃO DA SAÚDE discute

Leia mais

Seminário P&D Instrumentalização dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica

Seminário P&D Instrumentalização dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica André Ruelli Superintendente de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública - SMA Seminário P&D Instrumentalização dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica Brasília, 12

Leia mais

Campanha permanente em Defesa da. Previdência e Seguridade Social

Campanha permanente em Defesa da. Previdência e Seguridade Social Campanha permanente em Defesa da Previdência e Seguridade Social PRINCÍPIOS GERAIS PARA A PREVIDÊNCIA E SEGURIDADE SOCIAL Campanha permanente em Defesa da Previdência e Seguridade Social Ao longo de 2017

Leia mais

AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (ARES-PCJ)

AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (ARES-PCJ) AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (ARES-PCJ) MARCOS LEGAIS CONSÓRCIO PÚBLICO - CONSTITUIÇÃO FEDERAL (Art. 241 - Emenda nº 19/1998) - LEI FEDERAL

Leia mais

MECANISMOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA COMO INSTRUMENTO REGULATÓRIO. Gabriel Moreira Pinto 16 de março de 2018 Faculdade de Direito da UnB

MECANISMOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA COMO INSTRUMENTO REGULATÓRIO. Gabriel Moreira Pinto 16 de março de 2018 Faculdade de Direito da UnB MECANISMOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA COMO INSTRUMENTO REGULATÓRIO Gabriel Moreira Pinto 16 de março de 2018 Faculdade de Direito da UnB MEU REPERTÓRIO E MEUS VIESES ROTEIRO O que é Governança Corporativa?

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL. Segurança cibernética: onde estamos e onde deveríamos estar?

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL. Segurança cibernética: onde estamos e onde deveríamos estar? PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL Segurança cibernética: onde estamos e onde deveríamos estar? Lei nº 13.502, de 1 de novembro maio de 2017. Art. 10. Ao Gabinete de Segurança

Leia mais

Parte I Compreensão dos Fundamentos da Ciência Política, Estado, Governo e Administração Pública, 9

Parte I Compreensão dos Fundamentos da Ciência Política, Estado, Governo e Administração Pública, 9 Sumário Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Introdução, 1 Debate sobre Governo e Administração Pública, 1 Gestão Pública no Brasil, 3 Reforma e Modernização do Estado, 4 Papel do Estado no Mundo

Leia mais

O PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL

O PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL O PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL A sociedade brasileira experimenta nas últimas décadas o seu mais longo caminho para a democracia. Já estamos na 6ª edição de um processo de alternância do poder central do

Leia mais

Sumário Parte I ComPreensão dos Fundamentos do estado, das Formas e das Funções do Governo, 9 1 estado, Governo e sociedade, 11

Sumário Parte I ComPreensão dos Fundamentos do estado, das Formas e das Funções do Governo, 9 1 estado, Governo e sociedade, 11 Sumário Abreviaturas, xv Prefácio à 7 a Edição, xix Prefácio à 6 a Edição, xxi Prefácio à 5 a Edição, xxiii Prefácio à 4 a Edição, xxv Prefácio à 3 a Edição, xxix Prefácio à 2 a Edição, xxxiii Prefácio

Leia mais

O uso do Conviva como apoio na Avaliação e Monitoramento do PME

O uso do Conviva como apoio na Avaliação e Monitoramento do PME O uso do Conviva como apoio na Avaliação e Monitoramento do PME 17 de Junho de 2015 VISÃO GERAL DO CONVIVA EDUCAÇÃO Plataforma gratuita que contribui com os processos de gestão das Secretarias Municipais

Leia mais

Organismos de Bacias: Representatividade e Poder de Decisão

Organismos de Bacias: Representatividade e Poder de Decisão Taller de Integración de Organizaciones de Cuenca de América Latina y el Caribe Organismos de Bacias: Representatividade e Poder de Decisão Humberto Gonçalves Superintendente de Apoio ao Sistema nacional

Leia mais

Conteúdo Programático - Políticas Públicas:

Conteúdo Programático - Políticas Públicas: Conteúdo Programático - Políticas Públicas: As diferentes conceituações de políticas públicas. Teorias e modelos para entender o ciclo das políticas públicas Ciência Politica e Políticas Públicas O que

Leia mais

Jaime Melo Baptista. Instituto Regulador de Águas e Resíduos

Jaime Melo Baptista. Instituto Regulador de Águas e Resíduos Jaime Melo Baptista Instituto Regulador de Águas e Resíduos Relevância da discussão sobre políticas e modelos de governança e sobre a gestão destes serviços: São serviços públicos essenciais e insubstituíveis,

Leia mais

Criação de serviços municipais

Criação de serviços municipais Desafios do Saneamento: Criação de serviços municipais 1.1 Titularidade municipal Constituição Federal estabelece titularidade dos municípios para serviço de saneamento básico CF/88: Art. 30. Compete aos

Leia mais

Administração por objetivos (APO) Professor: Douglas Pereira da Silva

Administração por objetivos (APO) Professor: Douglas Pereira da Silva Administração por objetivos (APO) Professor: Douglas Pereira da Silva Dps.prog10@yahoo.com.br Administração por objetivos (APO) Origens da APO. Características Principais da APO. Definição de critérios

Leia mais

Estrutura das Agências Reguladoras

Estrutura das Agências Reguladoras Estrutura das Agências Reguladoras V Diálogos do Saneamento 05/12/2016 A Lei nº 11.445/07 e o fortalecimento das agências reguladoras Como determina a Lei nº 11.445/07, no âmbito de diretrizes nacionais,

Leia mais

AUDIÇÃO PARLAMENTAR SOBRE A LEI ORGÂNICA DA ERSAR

AUDIÇÃO PARLAMENTAR SOBRE A LEI ORGÂNICA DA ERSAR AUDIÇÃO PARLAMENTAR SOBRE A LEI ORGÂNICA DA ERSAR Comissão Parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local Assembleia da República 26 de março de 2013 Centro Empresarial Torres de Lisboa

Leia mais

ESTUDO DE GOVERNANÇA ASPECTOS CONCEITUAIS

ESTUDO DE GOVERNANÇA ASPECTOS CONCEITUAIS ESTUDO DE GOVERNANÇA ASPECTOS CONCEITUAIS CONCEITO DE GOVERNANÇA Governança é a reflexão das pessoas envolvidas em grupos com interesses e objetivos em comum. É, portanto, a preocupação de como garantir

Leia mais

Palavras-chave: Política Habitacional, desenho institucional, cooperação, interesses, FHC, Lula.

Palavras-chave: Política Habitacional, desenho institucional, cooperação, interesses, FHC, Lula. JUNTOS PELO ACASO OU UNIDOS POR INTERESSE? COOPERAÇÃO E ANÁLISE DO DESENHO INSTITUCIONAL DA POLÍTICA HABITACIONAL NO BRASIL Gabriela Bazílio Faria 1 Resumo 2 Qual a importância da cooperação entre os atores

Leia mais

Governança Pública: O Desafio do Brasil

Governança Pública: O Desafio do Brasil Governança Pública: O Desafio do Brasil Os rumos do Brasil e a importância da Governança na Economia Moderna Augusto Nardes Ministro do TCU Tribunal de Contas da União Principais Atividades do TCU Parecer

Leia mais

GOVERNANÇA PÚBLICA O DESAFIO DO BRASIL AS CONTRIBUIÇÕES DO CONTROLE EXTERNO JOÃO AUGUSTO RIBEIRO NARDES MINISTRO DO TCU

GOVERNANÇA PÚBLICA O DESAFIO DO BRASIL AS CONTRIBUIÇÕES DO CONTROLE EXTERNO JOÃO AUGUSTO RIBEIRO NARDES MINISTRO DO TCU GOVERNANÇA PÚBLICA O DESAFIO DO BRASIL AS CONTRIBUIÇÕES DO CONTROLE EXTERNO JOÃO AUGUSTO RIBEIRO NARDES MINISTRO DO TCU DESAFIOS BRASILEIROS IMEDIATOS E URGENTES Resgatar a confiança dos investidores e

Leia mais

Superintendência de Relações com Consumidores. Elisa Leonel Superintendente

Superintendência de Relações com Consumidores. Elisa Leonel Superintendente Superintendência de Relações com Consumidores Elisa Leonel Superintendente Mais celulares do que gente: 280 milhões de acessos em serviço ¾ dos brasileiros com mais de 10 anos têm aparelho celular, aponta

Leia mais

Qualificação da Gestão

Qualificação da Gestão Qualificação da Gestão O que é o SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços de saúde sob gestão pública Com direção única em cada

Leia mais

Região Episcopal N.Sra. da Assunção

Região Episcopal N.Sra. da Assunção 1 2 Cartaz O cartaz visa ser a imagem que norteará o desejo da Igreja do Brasil de ajudar a sociedade a refletir sobre importância das políticas públicas, como meio de assegurar as condições mais elementares

Leia mais

O GT de Conflitos Fundiários Urbanos do Conselho das Cidades apresenta para uma primeira discussão pública a seguinte proposta:

O GT de Conflitos Fundiários Urbanos do Conselho das Cidades apresenta para uma primeira discussão pública a seguinte proposta: DOCUMENTO DE REFERÊNCIA DA POLÍTICA NACIONAL DE PREVENÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FUNDIÁRIOS URBANOS Esta proposta preliminar é resultado de um esforço coletivo do Grupo de Trabalho de Conflitos Fundiários

Leia mais

Submódulo 1.2. Guia de Elaboração dos Procedimentos de Rede

Submódulo 1.2. Guia de Elaboração dos Procedimentos de Rede Submódulo 1.2 Guia de Elaboração dos Procedimentos de Rede Rev. N.º Motivo da Revisão 0 Este documento foi motivado pela criação do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Data de Aprovação pelo CA Data

Leia mais

Indicadores para Gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos: uma Comparação Inicial

Indicadores para Gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos: uma Comparação Inicial Indicadores para Gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos: uma Comparação Inicial Raissa Pereira CETESB / FSP-USP Profª Wanda Günther FSP-USP Prof. Flávio Ribeiro CETESB A Problemática

Leia mais