C O L É G I O L A S A L L E

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "C O L É G I O L A S A L L E"

Transcrição

1 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, Fone (045) Fax (045) PROGRAMA DE CONTEÚDOS 204 DISCIPLINA: SÉRIE CARGA ARTE TURMA PROFESSOR(A): Divania Miranda Mariot Fabiane Grando Fernanda Simone Anezi Divania.mariot@hotmail.com ; fabi.grando@hotmail.com ; Fernanda_anezi@hotmail.com OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: Nº DE H/A Nº DE H/A HOR./SEM MENSAL ANUAL 4º Proporcionar ao educando o desenvolvimento da sensibilidade estética que é a capacidade de perceber, refletir, questionar, criar e recriar o mundo, suas relações e expressões, compreendendo a arte como produto da criação humana, levando-o assim a se posicionar de maneira critica responsável e construtiva nas diferentes situações sociais em que vive. Como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas tornando-se um cidadão crítico, participativo e consciente. º BIMESTRE Composição visual CONTEÚDOS Sensibilizar para o discurso compositivo visual Ler e interpretar imagens IDENTIFIQUE AS SITUAÇÕES DA VIDA DIÁRIA NAS QUAIS OS CONTEÚDOS SÃO APLICADOS Obras: Eithne Donne Compreender e utilizar a arte como linguagem Izabella Godlewska Compreender e utilizar a arte como linguagem Kasimir Malevich Compreender e utilizar a arte como linguagem Lyubov Popova Conhecer obras de arte do artista. PREVISÃO DE AULAS Nº de Nº de h/a h/a p/avaliaç p/ o ões cont. 2 2 Parcial: Cu mul ativ

2 Peter Hugo McClure Conhecer obras de arte do artista. Jan Gronenberg Conhecer obras de arte do artista. Piet Mondrian Conhecer obras de arte do artista. Robert Delaunay Conhecer obras de arte do artista. Wassily Kandinsky Conhecer obras de arte do artista. Ritmo Simetria 2 Assimetria Retomada 7 Diversas 2º BIMESTRE CONTEÚDOS IDENTIFIQUE AS SITUAÇÕES DA VIDA DIÁRIA NAS QUAIS OS CONTEÚDOS SÃO APLICADOS Arte indígena Sensibilizar para a valorização da expressão cultural dos povos indígenas Arte indígena brasileira Sensibilizar para a valorização da Aprender sobre elemento de expressão e identidade cultural: grafismo Ler e interpretar imagens Conhecer e criar representações de técnicas artísticas indígenas: grafismo expressão cultural dos povos indígenas. Produzir, expressar e comunicar suas ideias. Produzir, expressar e comunicar suas ideias. Produzir, expressar e comunicar suas ideias. Textura Compreender e utilizar a arte como 2 PREVISÃO DE AULAS Nº de Nº de h/a h/a p/avaliaç p/ o ões cont. 2 Parcial:

3 linguagem. Textura como elemento visual e tátil Despertar a percepção, imaginação, Sensibilizar para as texturas Despertar a percepção, imaginação, Ler e interpretar imagens Despertar a percepção, imaginação, Observar e analisar o uso de texturas nas Produzir, expressar e comunicar suas produções de imagens ideias. Obras do artista Max Ernst Conhecer obras de arte do artista. Observar a existência de texturas na natureza e em objetos criados pelo ser humano Utilizar técnicas de frotagem como um meio 2 de apreensão e de criação a partir da textura Cumulativa: Diversas Retomada TOTAL DO Nº DE AULAS PREVISTAS NO BIMESTRE: 6 3º BIMESTRE CONTEÚDOS O Impressionismo Em busca da luz do sol IDENTIFIQUE AS SITUAÇÕES DA VIDA DIÁRIA NAS QUAIS OS CONTEÚDOS SÃO APLICADOS Facilitar o desenvolvimento criador do estudante. Cores primárias, secundárias e terciárias Facilitar o desenvolvimento criador do 2 PREVISÃO DE AULAS Nº de Nº de h/a h/a p/avaliaç p/ o ões cont. 2 Parcial:

4 estudante. Impressionismo no Brasil Facilitar o desenvolvimento criador do 2 estudante. Georgina de Moura Andrade artista Conhecer obras de arte do artista. impressionista brasileira. Luz e cores 2 Cores quentes 2 Artista Eliseu Visconti Conhecer obras de arte do artista. Origem do movimento Claude Monet Conhecer obras de arte do artista. Unidade e variedade Despertar a percepção, imaginação, Ilusão de óptica Despertar a percepção, imaginação, Perspectiva Despertar a percepção, imaginação, Proporção Sensibilizar para o discurso visual Aprender sobre proporção e perspectiva Sensibilizar para o discurso visual Obras dos artistas: M.C Escher e Victor Conhecer obras de arte dos artistas. Vasarely Cumulativa: Diversas Retomada TOTAL DO Nº DE AULAS PREVISTAS NO BIMESTRE: 9 4º BIMESTRE CONTEÚDOS IDENTIFIQUE AS SITUAÇÕES DA VIDA DIÁRIA NAS QUAIS OS CONTEÚDOS SÃO APLICADOS Fovismo (A arte da cor) Desenvolvimento do potencial criador Cores complementares Desenvolvimento do potencial criador Artista Henri Matisse (os recortes e as colagens) Conhecer obra de arte do artista. PREVISÃO DE AULAS Nº de Nº de h/a h/a p/avaliaç p/ o ões cont. Parcial:

5 Cubismo (A arte nas figuras geométricas) Sensibilizar para o discurso visual O modernismo com Tarcila do Amaral Conhecer obra de arte do artista. Conhecendo as obras de Tarcila do Amaral Cultura brasileira Cultura popular brasileira Despertar a percepção, imaginação, Conhecer elementos da cultura popular Despertar a percepção, imaginação, 2 brasileira: festas e danças Aprender sobre a técnica plástica: xilografura Sensibilizar para o discurso visual 2 Conhecer personagens lendários do folclore Sensibilizar para o discurso visual 4 brasileiro Cumulativa: TOTAL DO Nº DE AULAS PREVISTAS NO BIMESTRE: 6 ESTRATÉGIAS DE ENSINO/METODOLOGIA Partimos do princípio de que a articulação entre o que fazer e o como fazer é imprescindível, uma vez que a Arte é uma área de conhecimento, e o ensino da mesma um processo, ao mesmo tempo teórico e prático, criador e transformador, que deve colocar o educando em contato com o contexto circundante, com suas vivências, com o saber artístico acumulado e com as diferentes culturas, considerando o educando como um sujeito criador, reflexivo e transformador. Educar esteticamente pressupõe uma metodologia que possibilita ao educador, ensinar o educando a RECURSOS DIDÁTICOS - Argila; - Revistas; - Cola; - palitos de picolé; - Tesoura; - Barbante; - Tinta guache; - Folha sulfite; - Folha A3; - Lápis de cor; - Giz de cera; - Pincel;

6 ver, ouvir, criticar, criar, recriar e interpretar a realidade, a fim de ampliar suas possibilidades de apreciação, de expressão e de produção artística. Como o ensino da Arte necessita de um processo sistemático de aprender a ver, a investigar e a pensar criticamente, a metodologia deve envolver cinco categorias que expressam a ação: - Descrevendo: possibilita que a Arte fale primeiro para o indivíduo. É o momento de contato do educando com a obra artística. Exige bastante atenção/observação tanto do educando como do educador. O educador, nessa atividade é um instigador. - Analisando: proporciona dados para investigar a obra, a maneira como foi executada, o que foi percebido. - Interpretando: permite que os educandos expressem suas ideias, pensamentos e sensações a respeito da produção artística estudada. Estas atividades devem ter abertura para depoimentos pessoais. O educador é o mediador que encaminhará a interpretação, possibilitando percepções de relações possíveis da obra com a realidade do aluno. - Fundamentando: amplia a compreensão do educando a respeito das linguagens artísticas, relacionando-a com as demais áreas do conhecimento. - Revelando: proporciona aos educandos a capacidade de revelar seu conhecimento a respeito da Arte por meio de um ato de expressão artística. Conclui-se, portanto, que o educador deve utilizarse dessa metodologia ampliando as fronteiras da - Lápis grafite.

7 Arte, estabelecendo relações com as demais áreas do conhecimento, as percepções visuais, espaciais, sonoras e corporais, desenvolvidas com os educandos. É importante o professor fazer uso dos diversos gêneros de representação, explorando a diversidade do uso de elementos visuais, como imagens de pinturas, desenhos, escultura, fotografia e outros. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Observação e avaliação de cada trabalho, quanto à autonomia, capricho, organização e interesse no período de realização dos trabalhos. Avaliação do cooperativismo, disciplina e organização. Avaliação dos trabalhos realizados pelos estudantes, assim como, a sua persistência no mesmo. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Avaliação dar-se-á de forma contínua durante a realização dos trabalhos em sala. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS A SEREM INDICADAS AOS ESTUDANTES: REVISTAS: Revista Escola Editora Abril LIVROS: Ligia da Costa Santos, Ligia Maria da Silva Rego. Marcha Criança - Arte Wolfgang Amadeus Mozart. A flauta mágica. São Paulo: FTD. O Teatro do Mundo. São Paulo: Melhoramentos. (As origens do saber). SITES:

8 INDICAÇÃO DE CONTEUDOS PARA AVALIAÇÕES BIMESTRE PARCIAL CUMULATIVA º BIMESTRE - Composição visual; - Ritmo; - Ler e interpretar imagens. - Simetria; - Assimetria. 2º BIMESTRE -Conhecer e criar - Utilizar técnicas de representações de técnicas frotagem como um meio de artísticas indígenas: grafismo; apreensão e de criação a - Textura. partir da textura; - Textura como elemento visual e tátil. 3º BIMESTRE - Cores primárias, - Unidade e variedade; secundárias e terciárias; - Ilusão de óptica; - Impressionismo no Brasil; - Perspectiva; - Georgina de Moura - Proporção. Andrade artista impressionista brasileira; - Luz e cores. 4º BIMESTRE - Fovismo (A arte da cor); - Conhecendo as obras de - Cores complementares; Tarcila do Amaral; - Artista Henri Matisse (os - Cultura popular Brasileira; recortes e as colagens); - Conhecer elementos da - Cubismo (A arte nas figuras cultura popular brasileira: geométricas), festas e danças; - Aprender sobre a técnica plástica: xilogravura; - Conhecer personagens lendários do folclore brasileiro. RECUPERAÇÃO SEMESTRAL - Composição visual; - Simetria; - Assimetria. - Textura. - Cores primárias, secundárias e terciárias; - Perspectiva; - Proporção. - Cultura popular Brasileira; - Conhecer personagens lendários do folclore brasileiro.

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROGRAMA DE CONTEÚDOS

Leia mais

PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO

PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO DISCIPLINA Arte 2EM FUNDAMENTAÇÃO: - Composição - Movimentos e Períodos Objetiva-se possibilitar a apreciação e experimentação, ao aluno, das diversas manifestações artísticas,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES ENSINO FUNDAMENTAL

PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES ENSINO FUNDAMENTAL PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES ENSINO FUNDAMENTAL A maior conquista do ser humano, é a sabedoria que ele adquiri. (Dri) Taquarussu- MS 2.011 PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES ENSINO FUNDAMENTAL ANO: 2 TURNO: MATUTINO

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua vo

PROGRAMA DE CONTEÚDOS Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua vo C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (045) 35-1336 - Fax (045) 3379-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: PROGRAMA

Leia mais

C O L É G I O L A S A L L E

C O L É G I O L A S A L L E C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROGRAMA DE 2014 SÉRIE

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL:

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 DISCIPLINA:

Leia mais

Interdisciplinaridade em Sala de Aula

Interdisciplinaridade em Sala de Aula Interdisciplinaridade em Sala de Aula INTERDISCIPLINARIDADE A interdisciplinaridade é conceito em construção, e precisa da contribuição de todos os atores educativos, para a construção de um elo entre

Leia mais

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre Proposta Pedagógica 2017 (ANO) 2 Bimestre Professor: Aisha Coraci maternal III 2º Bimestre / 2017 PROJETO DE TRABALHO OBJETIVOS RECURSOS DIDÁTICOS Projeto Identidade Autonomia (sentidos) Ensinar não é

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (045) 35-1336 - Fax (045) 3379-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: Ensino

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO Lei Distrital nº 4311/2009 INFANTIL II

PLANO DE EXECUÇÃO Lei Distrital nº 4311/2009 INFANTIL II PLANO DE EXECUÇÃO 2017 - Lei Distrital nº 4311/2009 INFANTIL II O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais

Leia mais

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais didáticos e sua utilização, de acordo com a metodologia adotada

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (045) 35-336 - Fax (045) 3379-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: PROGRAMA

Leia mais

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Arte Prof.: Paula Caroline de Souza Turmas: 61 e 62 ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR

Leia mais

Objetivos Classificar as cores em primárias, secundárias, quentes, frias e neutras.

Objetivos Classificar as cores em primárias, secundárias, quentes, frias e neutras. As cores Atividade 1 Atividade 2 Objetivos Classificar as cores em primárias, secundárias, quentes, frias e neutras. Confecção do disco das cores. Materiais Papel branco, tinta guache, pincel, cola tesoura

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (05) 5-6 - Fax (05) 79-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: PROGRAMA

Leia mais

Currículo Referência em Dança Ensino Médio

Currículo Referência em Dança Ensino Médio Currículo Referência em Dança Ensino Médio 1º ANO - ENSINO MÉDIO Objetivos Conteúdos Expectativas Sugestão de Atividades - Conhecer a área de abrangência profissional da arte/dança e suas características;

Leia mais

estudo das cores e as formas formas geométricas.

estudo das cores e as formas formas geométricas. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CEDUC - CENTRO DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA COLÉGIO DE APLICAÇÃO PLANO BIMESTRAL 1º BIMESTRE DISCIPLINA SÉRIE (S) TURMA (S) Arte

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO Lei Distrital nº 4311/2009

PLANO DE EXECUÇÃO Lei Distrital nº 4311/2009 PLANO DE EXECUÇÃO 2017 - Lei Distrital nº 4311/2009 O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais didáticos

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 18 /10 /2011 Etec: Tiquatira Código:208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE PARTICIPANTES: IDALINA DE SOUZA PEIXOTO MARIA DO CARMO SOUZA CONTO E RECONTO

Leia mais

Contando e Recontando histórias na Educação Infantil...

Contando e Recontando histórias na Educação Infantil... ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE Contando e Recontando histórias na Educação Infantil... CAMPOS DE JÚLIO

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS FUNDAMENTAL 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS FUNDAMENTAL 2014 PROGRAMA DE FUNDAMENTAL 04 DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: GEOGRAFIA Thaine Regina Backes thaineregina@yahoo.com.br SÉRIE CARGA Nº DE H/A Nº DE H/A TURMA HOR./SEM MENSAL ANUAL 9 6 75 OBJETIVOS GERAIS

Leia mais

ARTES. 4 o Bimestre 1. Instrumentos musicais 2. Classificação dos instrumentos musicais (sopro, percussão, cordas, eletrônico)

ARTES. 4 o Bimestre 1. Instrumentos musicais 2. Classificação dos instrumentos musicais (sopro, percussão, cordas, eletrônico) PREFEITURA MUNICIPAL DE POMERODE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EMPREENDEDORA CNPJ 83.102.251/0001-04 Fone: (47) 3395-6300 E-mail: educacao@pomerode.sc.gov.br Rua 15 de Novembro, 649 Bairro Centro 89107-000

Leia mais

C O L É G I O L A S A L L E

C O L É G I O L A S A L L E C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL:

Leia mais

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano Desenvolver e explorar as percepções manuais, artísticas e de ludicidade, desenvolvendo ainda as habilidades motoras e intelectuais. Estimular os sentidos e a sensibilidade

Leia mais

Centro Municipal de Arte Educação São José III Curso de Artes Plásticas para crianças

Centro Municipal de Arte Educação São José III Curso de Artes Plásticas para crianças Centro Municipal de Arte Educação São José III Curso de Artes Plásticas para crianças C.H CURSO Público Alvo 2h aula Artes Plásticas para crianças Crianças de 07 a 10 anos Professores: Denise Rodrigues

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS

PROGRAMA DE CONTEÚDOS C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (045) 35-1336 - Fax (045) 3379-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: PROGRAMA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO PLANO DE EXECUÇÃO 2017 - Lei Distrital nº 4311/2009 O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais didáticos

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL:

Leia mais

6 ANO Arte Professora Fabiana de Almeida 2 Bimestre

6 ANO Arte Professora Fabiana de Almeida 2 Bimestre 5ª aula: ( / ) Leitura pag. 40 e exercícios pág. 41 e 42 explorando sons e ritmos (SR) 6 ANO Arte Professora Fabiana de Almeida Tema: O MUNDO DAS FORMAS E DOS SONS Estimular a coordenação e o desenho de

Leia mais

Eixos/temas Noções / Conceitos Competências e Habilidades UNIDADE 1 SOU UM SER HUMANO COM NOME E IDENTIDADE UNIDADE 2 EU VIVO UNIDADE 3 MEU CORPO

Eixos/temas Noções / Conceitos Competências e Habilidades UNIDADE 1 SOU UM SER HUMANO COM NOME E IDENTIDADE UNIDADE 2 EU VIVO UNIDADE 3 MEU CORPO AMNT ND 1 O AL F NSINO RLIGIOSO 1 ANO 2 VIVO u vivo u vivo com os outros u cuido do outro 3 u tenho um nome que me identifica. u gosto de... u desejo e sonho com... SO M SR HMANO COM NOM IDNTIDAD M CORPO

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 18 /10 /2011 Etec: Tiquatira Código:208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos Tema 1 - A importância das Artes na Infância Para início de Conversa Objetivos Conhecer a importância do ensino das artes na educação infantil. Compreender a diferença das abordagens inatista e pragmática

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO http://mariaotilha.com/acesso em 03/03/16 http://dicasderoteiro.com/acesso em 03/03/16 http://flaviamelissa.com.br/acesso

Leia mais

ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3

ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3 ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3 RESUMO O presente trabalho relata a experiência vivenciada pelos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Ensino Fundamental Ano letivo

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Ensino Fundamental Ano letivo Colégio Estadual Jardim Gisele Ensino Fundamental e Médio PLANO DE TRABALHO DOCENTE Ensino Fundamental Ano letivo - 2015 DISCIPLINA: ARTE Os conteúdos curriculares relacionados às Leis: 11.769/08 Música;

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E EducaçãoInfantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000- Fone (045) 3252-336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL:

Leia mais

DESENHO E PINTURA COMO INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Resumo

DESENHO E PINTURA COMO INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Resumo ISBN 978-85-7846-516-2 DESENHO E PINTURA COMO INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Luiza Sella - Londrina/Paraná luizasella@hotmail.com Ana Paula Antunes UFP/Porto-Portugal

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS LIVRO DO PROFESSOR ARTE CONCEPÇÃO DE ENSINO PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS É importante esclarecer que alguns conteúdos serão trabalhados em todos os volumes, variando a forma e a intencionalidade do trabalho,

Leia mais

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO PLANO DE EXECUÇÃO 2018 - Lei Distrital nº 4311/2009 O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais didáticos

Leia mais

Artes Visuais Realização

Artes Visuais Realização Crescer Junt0s Orientac0es curriculares ~ ~ Artes Visuais Realização Crescer Junt0s ~ Orientac0es curriculares ~ Governador do Estado de Goiás Marconi Ferreira Perillo Júnior Secretária de Estado da Educação,

Leia mais

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO PLANO DE EXECUÇÃO 2017 - Lei Distrital nº 4311/2009 O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais didáticos

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROGRAMA DE CONTEÚDOS

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ SP Área de conhecimento: LINGUAGENS Componente Curricular: ARTES Série:1º C. H.

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil

PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil UNIDADE IV: Identidade Quem sou eu? Meu nome Gênero: menino e menina Raça (Etnia) UNIDADE V: Meio de comunicação Escrito

Leia mais

Leitura e (re) contação de Lendas Folclóricas

Leitura e (re) contação de Lendas Folclóricas Leitura e (re) contação de Lendas Folclóricas Objetivo Geral: Ler e recontar lendas folclóricas. Justificativa: Segundo Jean Piaget a faixa etária dos 03 aos 06 anos, caracteriza-se por um pensamento préconceitual.

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio DISCIPLINA: ARTE SÉRIE/ TURMA: 6º ANO BIMESTRE: 1º 01 O mundo da arte É hora de produzir - pág. 5 Caso não der tempo de realizar a atividade em sala a mesma ira para casa. 02 O ponto gráfico Atividade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 214, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO PLANO DE EXECUÇÃO 2017 - Lei Distrital nº 4311/2009 INFANTIL III O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (05) 5-6 - Fax (05) 79-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: PROGRAMA

Leia mais

Matrizes Curriculares

Matrizes Curriculares Matrizes Curriculares municipais para a educação básica 9 anos Arte Sumário ARTES VISUAIS Concepção 1 Berçário/Infantil I/Infantil II Infantil III/Infantil IV 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano 6º Ano

Leia mais

Colégio Sagrado Coração de Maria Brasília/DF PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2018 MATERNAL III - conferido em

Colégio Sagrado Coração de Maria Brasília/DF PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2018 MATERNAL III - conferido em Colégio Sagrado Coração de Maria Brasília/DF PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2018 MATERNAL III - conferido em 24.11.17 Material *itens da lista anexa Quantidade Data de utilização Unidade

Leia mais

C O L É G I O L A S A L L E

C O L É G I O L A S A L L E C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (045) 35-336 - Fax (045) 3379-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: MATEMÁTICA

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 268 aprovado pela portaria Cetec nº 165 de 17 / 10 /2012 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São

Leia mais

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO PLANO DE EXECUÇÃO 2017 - Lei Distrital nº 4311/2009 O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais didáticos

Leia mais

C O L É G I O L A S A L L E

C O L É G I O L A S A L L E C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (045) 35-1336 - Fax (045) 3379-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: PROGRAMA

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (045) 35-336 - Fax (045) 3379-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: PROGRAMA

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO Lei Distrital nº 4311/2009 1º ANO

PLANO DE EXECUÇÃO Lei Distrital nº 4311/2009 1º ANO PLANO DE EXECUÇÃO 2018 - Lei Distrital nº 4311/2009 1º ANO O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais

Leia mais

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CRECHE MUNICIPAL TERTULIANA MARIA DE ARRUDA SOUZA MÂE NHARA PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CUIABÁ 2015 INTRODUÇÃO Partindo do pressuposto de que a creche é um espaço

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE 2014 ARTES DISCIPLINA:

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O DEPARTAMENTO: EXPRESSÔES ÁREA DISCIPLINAR: 600 ARTES VISUAIS DISCIPLINA: EXPRESSÃO PLÁSTICA CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Apoio à Infância ANO: 1º ANO LETIVO:

Leia mais

A educação tem um guia e esse guia são as crianças. PLANEJAMENTO BIMESTRAL 3º Bimestre Letivo. Professora: Daiane Carvalho Turma - Maternal II

A educação tem um guia e esse guia são as crianças. PLANEJAMENTO BIMESTRAL 3º Bimestre Letivo. Professora: Daiane Carvalho Turma - Maternal II A educação tem um guia e esse guia são as crianças. PLANEJAMENTO BIMESTRAL 3º Bimestre Letivo Professora: Daiane Carvalho Turma - Maternal II Projeto de trabalho Objetivos Recursos Didáticos PROJETO LITERÁRIO:

Leia mais

Traços, sons, cores e formas. Silvia Carvalho Mariana Americano

Traços, sons, cores e formas. Silvia Carvalho Mariana Americano Traços, sons, cores e formas Silvia Carvalho Mariana Americano Instituto Avisa Lá - formação continuada de educadores - desde 1986 Crecheplan Organização Social de Interesse Público que contribui com a

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

Eixos da Matemática, Linguagem e Natureza e Sociedade

Eixos da Matemática, Linguagem e Natureza e Sociedade Material *itens da lista anexa Colégio Sagrado Coração de Maria Brasília/DF PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2018 MATERNAL III VISTO CPS Quantidade Data de utilização Unidade de Aprendizagem

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO 2008/2009 GESTÃO DO PROGRAMA PARA CIDADANIA CURRÍCULO ADAPTADO INTRODUÇÃO A promoverá a manipulação e experiência com os materiais. Com as formas e com as cores

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

Programa de Formação Básica Ano letivo Cursos com inscrições abertas

Programa de Formação Básica Ano letivo Cursos com inscrições abertas Programa de Formação Básica Ano letivo 2018 Cursos com inscrições abertas Artes Cênicas Percurso Práticas do Ator Carga horária total: 145h/a O percurso Práticas do Ator propõe uma experiência de iniciação

Leia mais

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 JUSTIFICATIVAS PARA O MATERIAL PEDAGÓGICO 2015 Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 01-Tela de arte para pintura 30x40: usada no contexto do projeto de artes plásticas. O objetivo

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H

Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H Em 2006, a Escola Alemã Corcovado iniciou o processo de construção do Currículo por Competências. A Educação Infantil acompanha este processo através da reelaboração

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas Jardim II A e B/Integral 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

RECRO ARTE - 6º ANO. pensamento religioso dos egípcios Identificar a Lei da Frontalidade, pintura mural e simbologia nas artes. influenciou sua arte.

RECRO ARTE - 6º ANO. pensamento religioso dos egípcios Identificar a Lei da Frontalidade, pintura mural e simbologia nas artes. influenciou sua arte. RECRO ARTE - 6º ANO EIXO: REFLEXAO SOBRE O SIGNIFICADO DA ARTE / ARTE PRE-HISTÓRICA Analisar a Arte como registro e como Reconhecer as diversas linguagens artísticas e seus elementos. produto cultural.

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Temas Educacionais Pedagógicos PCN'S - PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E TEMAS TRANSVERSAIS Prof. Stephanie Gurgel O que são? Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2017 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR PEDAGÓGICO EDUSESC GAMA DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL

PLANO DE EXECUÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR PEDAGÓGICO EDUSESC GAMA DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MATERIAL ALGODÃO ANILINA LÍQUIDA APONTADOR DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL Para atividades de construção de desenhos com perspectiva e textura. Trabalhos artísticos de técnicas das cores primárias

Leia mais

CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ARTES - 6º ANO AO 9º ANO

CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ARTES - 6º ANO AO 9º ANO Tipos de Letras Diferenciação entre o espaço bi e tridimensional, espaço e volume e suas conexões com as formas o espaço teatral, o corpo em movimento e o som no espaço. Cores Arte rupestre 6ª ANO 5ª SÉRIE

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO

PLANO DE EXECUÇÃO LIVROS DIDÁTICOS DO JARDIM I (grupo 4) LUZ DO SABER 4 ANOS - LINGUAGEM Editora: LUZ DO SABER Autor(es): FABIANA BARBOZA/ELIANE NASCIMENTO LUZ DO SABER 4 ANOS - MATEMÁTICA Editora: LUZ DO SABER Autor(es):

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL 2017 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Disciplina: Artes Curso: Técnico Em Eletromecânica Integrado Ao Ensino Médio Série: 1º Carga Horária: 67 h.r Docente Responsável: EMENTA O universo da arte, numa abordagem

Leia mais

4º ano Ensino Fundamental I UNIDADE PRAIA GRANDE

4º ano Ensino Fundamental I UNIDADE PRAIA GRANDE 4º ano Ensino Fundamental I UNIDADE PRAIA GRANDE Lista de material: 4.º ano 2019 - Unidades Praia Grande. I) Material fornecido pelo Sistema Objetivo de Ensino (apostilas), através da Escola: O Centro

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

vivências de diferentes atividades. Projeto Identidade Projeto Natureza e Sociedade - Ciências Portfólio Literário

vivências de diferentes atividades. Projeto Identidade Projeto Natureza e Sociedade - Ciências Portfólio Literário Material *itens da lista anexa Blocos - de vivências branco - 20 folhas encadernar na vertical (espiralados) com capa e contracapa transparentes (decorar contracapa do bloco) encadernar separadamente um

Leia mais

EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO. Para apontar os lápis jumbo.

EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO. Para apontar os lápis jumbo. EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS - 2019 MATERIAL ALGODÃO ANILINA LÍQUIDA APONTADOR DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL Para atividades de construção de desenhos com perspectiva e

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO Lei Distrital nº 4311/2009 1º ANO

PLANO DE EXECUÇÃO Lei Distrital nº 4311/2009 1º ANO PLANO DE EXECUÇÃO 2019 - Lei Distrital nº 4311/2009 1º ANO O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais

Leia mais

Engloba atividades para o conhecimento de diferentes espaços, tempos, vidas, raças.

Engloba atividades para o conhecimento de diferentes espaços, tempos, vidas, raças. PLANO DE EXECUÇÃO 2019 - Lei Distrital nº 4311/2009 2º ANO O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS 4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

Organizar todas as atividades e os comunicados enviados para as famílias durante o ano letivo.

Organizar todas as atividades e os comunicados enviados para as famílias durante o ano letivo. LIVROS DIDÁTICOS DO JARDIM II (Grupo 5): LUZ DO SABER 5 ANOS - LINGUAGEM Editora: LUZ DO SABER Autor(es): FABIANA BARBOZA/ELIANE NASCIMENTO LUZ DO SABER 5 ANOS - MATEMÁTICA Editora: LUZ DO SABER Autor(es):

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES AV2. Período: JUNHO/2019

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES AV2. Período: JUNHO/2019 COLÉGIO ADVENTISTA DE DIADEMA Rua Manoel da Nóbrega, 400 Centro Diadema - SP CEP 09910-720 - Telefone: (11) 4099-6800 - E-mail: diadema@ucb.org.br Site: diadema.educacaoadventista.org.br CRONOGRAMA DE

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais