"Aos meus amigos profissionais de Educação Física, apaixonados pela profissão como eu. Aos meus familiares e minha esposa minha grande e fiel

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""Aos meus amigos profissionais de Educação Física, apaixonados pela profissão como eu. Aos meus familiares e minha esposa minha grande e fiel"

Transcrição

1

2 "Aos meus amigos profissionais de Educação Física, apaixonados pela profissão como eu. Aos meus familiares e minha esposa minha grande e fiel companheira."

3 Apresentação Este ebook tem como premissa ajudar profissionais de educação física que utilizam a recreação como ferramenta de trabalho, aumentando a gama de atividades dos mesmos. Oito atividades para serem utilizadas em qualquer espaço e com o mínimo de materiais. Ter a noção de que os jogos podem ser utilizados como ferramentas de aplicação de conteúdos, fazem com que o profissional de educação física ganhe destaque em suas diversas áreas de atuação. Desde a escola até o treinamento empresarial, o recreador pode desenvolver temas diversos, tornando discussões e apresentações de conteúdos até então realizadas de forma tediosa, em atividades dinâmicas e prazerosas. O livro I do almanaque é o início de uma coleção voltada as atividades recreativas. Fique a vontade para desfrutar e divulgar.

4 1. Jogo do Não Atividade de interação onde o objetivo do recreador é de incentivar o contato entre as pessoas fazendo com que sejam superadas a timidez e a convivência em grupo, oportunizando novas descobertas sobre si e seus companheiros. Objetivos: Trabalhar a dicção, Superação de timidez, desenvolvimento de inteligências múltiplas, interação sociabilização, ritmo e discernimento de ações. Materiais: Equipamento de som. Prática: O jogo consiste no deslocamento dos participantes conforme o ritmo musical oferecido aos mesmo, na parada da música o indivíduo irá procurar o primeiro e mais próximo a ele e começar a conversar com o mesmo. A cada parada deve ser procurado um novo parceiro, após algumas trocas o condutor, inicia a regra de que os participantes ficam proibidos de dizer a palavra não, onde todos começam com 5 pontos e a cada palavra não dita, o mesmo perde um ponto dando ao seu companheiro.

5 Após algumas paradas o recreador insere a nova regra onde estão proibidas as palavras sim, não e talvez, começando uma nova pontuação. Por último todos devem se deslocar imitando um animal e a cada novo deslocamento o animal irá mudar. Ao final instiga-se sobre quem fez mais ou menos pontos. 2. Alfabeto Vivo Jogo de atenção e de resposta rápida estimulando a tomada de ação através das normativas da atividade. Estimulação da memória.

6 Objetivos: raciocínio lógico e rápida resposta, tomada de decisões, memorização da grafia correta das palavras. Materiais: Sem materiais. Prática: O grupo é colocado em uma roda com um objeto ao centro da mesma. O recreador explica que irá falar uma palavra e o objetivo dos participantes é tentar chegar o mais rápido possível ao centro da roda sendo que só podem se deslocar aqueles que tiverem a primeira letra de seu nome inserida na palavra dita pelo condutor, seguindo a ordem. Exemplo: A palavra é AMOR, primeiro deslocam-se aqueles que tiverem a seu nome iniciando com a letra A, depois aqueles que tiverem com a letra M e assim sucessivamente. Após o grupo ter compreendido a atividade, inicia-se então uma competição entre equipes, onde os pontos marcados serão conforme o número de participantes que tocarem ao centro da roda, conforme a palavra.

7 3. Jogos Dramáticos Os jogos dramáticos servem a temática de aproveitar a expressividade de cada indivíduo respeitando seus anseios, mas trabalhando com seu autoconhecimento. Objetivos: Superação de limites, expressão corporal, criatividade, integração. Materiais: Sem materiais. Prática: O recreador irá propor ao grupo o jogo dramático chamando a quantidade de indivíduos que forem precisos para compor os personagens de sua história sendo importante não divulgar em um primeiro momento quais serão os personagens e qual a história, somente dizer que precisa de 2 pessoas para ficar aqui, mais 4 para ficar acolá, deixando para que os indivíduos se disponham a compor estes pequenos grupos.

8 Após a formação dos personagens o resto do grupo também cumprirá um papel dando clima ao ambiente, por exemplo, ser uma floresta, ou o mar, ou o céu. O recreador então começa a contar a história fazendo com que os personagens encenem as ações contadas por ele e assim até o final da história. O papel do recreador é importantíssimo pois é ele que vai dar o tom na atividade, colocando situações engraçadas ou temáticas que envolvam o grupo, fazendo com que todos os presentes participem de alguma forma da atividade.

9 4. Jogo do BANG Os jogos de mãos são jogos populares muito presentes nas brincadeiras infantis. Importantes para manutenção das tradições, bem como para o desenvolvimento de ritmo e coordenação. Objetivos: Coordenação, atenção, ritmo, tomada de decisão. Materiais: Sem materiais. Prática: O jogo do Bang, apresentado nesta prática, tem como premissa o desenvolvimento da coordenação motora, além da tomada de decisões. Os participantes são inicialmente divididos em duplas frente a frente. No primeiro momento trabalha-se com o ritmo do jogo que parte de duas batidas das mãos nas coxas de si mesmo seguido de uma palma, fazendo o TUM TUM PA, pode-se associar a música do QUEEN, para ficar mais fácil a compreensão, num segundo momento ao invés da palma, eles farão qualquer movimento, solicitando

10 que seja o mais esquisito possível. Após este trabalho de ritmo serão inseridos os movimentos que são 3: Carregar (cleck), Atirar (pá), Proteger (rú). Os movimentos são executados depois da batida na perna sendo que só poderão ser feitos um a cada vez. Para a execução dos movimentos devem ser seguidas as regras de que para atirar só pode se carregar a arma antes, e os movimentos de se proteger e carregar podem ser feitos quantas vezes quiser. Marca-se o ponto a cada vez que o oponente atirar e o oponente estiver carregando ou atirando, neste último caso os dois marcam pontos.

11 5. Jogo da Velha Gigante Jogo com perfil de interatividade e desenvolvimento de grupo. Adaptação de um jogo de tabuleiro para grandes grupos. Objetivos: Tomada de decisão, análise de problemas, integração, raciocínio lógico. Materiais: Fita crepe larga, pedaços de papelão em formato de X e O. Prática: O jogo é montado com um tabuleiro gigante com formato de hashtag no chão, a uma distância de no mínimo 3 metros ficam as duas equipes divididas atrás de uma linha. O jogo se processa como da forma habitual onde cada jogador coloca uma peça ou x ou o. A diferença deste é que cada grupo é um dos elementos e sairá um integrante do grupo por vez para colocar o seu respectivo símbolo ou retirar o do oponente. As saídas são simultâneas e o próximo só sai depois do retorno do anterior.

12 A equipe que primeiro fizer a linha ou diagonal, faz um ponto. existem inúmeras variações para este jogo, colocando mais de um elemento e dividindo o grupo em mais equipes, com isso aumentando o tabuleiro, pode se também modificar a forma de deslocamento até o tabuleiro. 6. Vôlei Gigante Sentado Em um misto do vôlei tradicional, do vôlei sentado e do vôlei agarrado, este jogo tem como premissa a inclusão bem como o desenvolvimento de coordenação através da restrição de movimentos.

13 Objetivos: Atividade de inclusão, desenvolvimento de coordenação motora, domínio motor, integração. Materiais: Bolão gigante, rede de vôlei ou corda. Prática: O jogo é feito em uma quadra regular de voleibol, sendo que dependendo do número de participantes pode-se diminuir a área de jogo. Outro ponto importante deste jogo é ser feito com uma bola gigante, que favorece a todos terem uma proximidade de jogabilidade. As regras são iguais ao de jogo de vôlei, sendo que ao invés do toque os participantes agarrarão a bola e terão de fazer 3 passes antes de passar a bola para o outro lado.

14 A ideia é de inserir novas regras aos poucos, fazendo com que haja uma maior interação no estilo, proibir de passar a bola para o mesmo colega, passar a bola para participante de outro sexo, dividir o espaço da mesma equipe em quadrantes, entre outras adaptações. 7. A Teia Jogo cooperativo com a premissa do desenvolvimento pessoal e em grupo na tomada de decisão. Materiais: Rolo de 100m de barbante, balde Objetivos: Instigar a solução de problemas, desenvolver o senso de integração, trabalho em grupo. Prática: Os participantes serão divididos em duplas, cada dupla será amarrada, por um barbante com uma distancia de no mínimo 4 metros entre eles.

15 Será colocado um balde no meio de um círculo de 3 metros de diâmetro, havendo outro círculo de mesmo tamanho a 15 metros de distância do primeiro. O objetivo do grupo é transportar o balde de um círculo a outro, sem tocar com as mãos no balde e envolvendo todas as pessoas do grupo no transporte. Importante o papel do recreador para estimular a solução do problema e trabalhar a temática do jogo ressaltando a importância e papel de cada um. 8. Ponte de Corda Jogo Cooperativo, muito utilizado para trabalhar as questões de envolvimento do grupo e a importância de cada membro.

16 Materiais: Corda resistente de 35 metros. Objetivos: Trabalho em grupo, solução de problemas, discussão e posicionamento sobre os pares. Prática: O recreador fornece ao grupo uma corda, com medida de em torno de 25 metros. O objetivo do grupo é de passar no mínimo 2 pessoas, de um lado a outro em um espaço de 10 metros, sem encostar os pés no chão e utilizando a corda como ponte. Quanto maior o grupo, mais pessoas devem passar pela ponte. Nesta atividade o recreador cumpre um papel importantíssimo nesta atividade pois ele que irá fomentar o espírito de equipe e ressaltar a importância de cada um para as tarefas, não existe uma forma errada de executar esta tarefa mais a mais fácil que se conhece é de dobrar a corda em duas e a cada 80cm deve ser feito um nó forte, fazendo em torno de 10 a 12 nós. Isso fará com que a corda fique com diversos losangos, dividindo as pessoas em diversos grupos para segurar os losangos fica mais fácil sendo feito menos força para segurar enquanto as pessoas passam por cima.

17 Importante o recreador finalizar a atividade ressaltando que nosso dia a dia é cheio de nós e que isso deve ser encarado de forma anos fortalecer e não de desistir. Outro ponto a ser abordado é a questão das fibras da corda, quanto mais fibras mais resistente será a corda, da mesma forma pode ser feita esta analogia com o grupo onde cada pessoa é uma das fibras e quanto mais fibras e mais entrelaçadas elas estiverem mais forte será a corda e a ponte.

18 Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho ou manter contato com o professor mande um para: jackedfisica@hotmail.com Prof. Jackson Douglas é profissional de educação física, especialista em metodologia da educação física, recreador a mais de 15 anos.

O que é Coordenação Motora Ampla?

O que é Coordenação Motora Ampla? O que é Coordenação Motora Ampla? Utilização de grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir e descer escadas que podem ser desenvolvidas a partir de

Leia mais

DISCIPLINA: ESTAFETAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

DISCIPLINA: ESTAFETAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ESTAFETAS 192 DOMÍNIO DAS TÉCNICAS III FASE - APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO B FASES / NÍVEIS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS I- Ensino / Aprendizagem - Aquisição da noção de transmissão, através de jogos. - Aquisição

Leia mais

CAPÍTULO. 8.3 Saltos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24

CAPÍTULO. 8.3 Saltos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24 8 CAPÍTULO Atletismo 8.3 Saltos José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24 cap8.3.indd 2 27/05/13 18:24 CAPACIDADES ATLETISMO SALTOS COORDENATIVAS PRESSÃO DE TEMPO ATIVIDADES

Leia mais

r ta n e lim a e id m irâ P

r ta n e lim a e id m irâ P Pirâmide alimentar O topo da pirâmide é representado pelos alimentos que devem ser usados com moderação pois além de calóricos podem levar à obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes entre outras enfermidades.

Leia mais

Planejamento de Junho

Planejamento de Junho Planejamento de Junho Professoras: Kátia e Giovana 01/06 Quarta feira Jogos e Brincadeiras: Construção do jogo de trilha Biblioteca: Leitura do Professor: Contação de História( O pote vazio ). 02/06- Quinta

Leia mais

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL WALDOMIRO LIESEN TURMA 5º ANO

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL WALDOMIRO LIESEN TURMA 5º ANO PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL WALDOMIRO LIESEN TURMA 5º ANO PLANO DE AULA Nº:03 Data:01/08/2017 Hora: 14:15. Conteúdo estruturante: Jogos cooperativos pre-desportivos Conteúdo Específico: Iniciação ao

Leia mais

Jogos Cooperativos. Objetivo do jogo: fazer com que a bola de basquete saia do quadrado demarcado, pelo lado de uma das equipes adversárias.

Jogos Cooperativos. Objetivo do jogo: fazer com que a bola de basquete saia do quadrado demarcado, pelo lado de uma das equipes adversárias. Jogos Cooperativos Guerra das bolas Objetivo do jogo: fazer com que a bola de basquete saia do quadrado demarcado, pelo lado de uma das equipes adversárias. Local: utilizar a marcação da quadra de voleibol

Leia mais

JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE REGULAMENTO ESPECÍFICO

JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE REGULAMENTO ESPECÍFICO 1. GENERALIDADES JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE REGULAMENTO ESPECÍFICO - 2018 As inscrições serão enviadas para a Organização dos Jogos Escolares e encaminhadas à Federação Sergipana de Ginástica. Será de

Leia mais

MOTIVO REGRAS DO JOGO

MOTIVO REGRAS DO JOGO MOTIVO A motivação da elaboração deste material compondo as regras para jogo de taco, provém da recordação desportiva no período de formação escolar, quando a integração entre as camadas sociais se nivelavam

Leia mais

Índice. Amarelinha... Brinquedos de papel... Casa de bonecas... Caracol... Corre cutia... Estátua...

Índice. Amarelinha... Brinquedos de papel... Casa de bonecas... Caracol... Corre cutia... Estátua... Turmas APRESENTAÇÃO Ao longo do ano letivo participamos de várias brincadeiras que fazem parte da cultura brasileira, pesquisamos como se brinca em diferentes lugares e assim, conhecemos novos jeitos de

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física PLANEJAMENTO - 209 Série: 6º ano Professor: Marta Caldas ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação Física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento Propiciar

Leia mais

IV Convívio de Benjamins da ADAL

IV Convívio de Benjamins da ADAL IV Convívio de Benjamins da ADAL A Associação de Atletismo de Leiria irá organizar com o apoio da Câmara Municipal da Batalha no dia 3 de Junho de 2017, entre as 10h00 e as 12h00, no Complexo Desportivo

Leia mais

UM POR TODOS E TODOS POR UM

UM POR TODOS E TODOS POR UM OFICINA Nº: 01 UM POR TODOS E TODOS POR UM ÁREA: Recreação FAIXA ETÁRIA: 13 a 16 anos. CARGA HORÁRIA: 03 horas. OBJETIVO: Desenvolver o trabalho em equipe, a cooperação, a comunicação, a criatividade e

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão das vogais Associação das vogais aos nomes:

Leia mais

PLANEAMENTO DAS SESSÕES DE PSICOMOTRICIDADE IV

PLANEAMENTO DAS SESSÕES DE PSICOMOTRICIDADE IV DATA: 01 de Março de 2012 1) Acertar no alvo Os arcos devem estar pendurados numa corda, a cerca de 2 metros de altura. Os clientes devem acertar com a bola dentro do arco da mesma cor, a aproximadamente

Leia mais

CAPÍTULO Transportar a bola. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Transportar a bola. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.2 Transportar a bola cap5.1.2.indd 1 27/05/13 18:06 cap5.1.2.indd 2 27/05/13 18:06 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

O DESAFIO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Ref

O DESAFIO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Ref O DESAFIO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Ref. 20005 O DESAFIO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Ref. 20005 1. CONTEÚDO 2. IDADE RECOMENDADA 3. OBJETIVOS DIDÁTICOS 4. DESCRIÇÃO DOS DESAFIOS DE CADA INTELIGÊNCIA

Leia mais

Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol

Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol 126 Recursos do Professor Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol Cooperar com os companheiros no alcance do objetivo do Andebol, desempenhando com oportunidade e correção as ações solicitadas

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL horas. Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL horas. Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Serena Silva EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 2017 20 horas Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE Início:

Leia mais

ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO

ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID COORDENAÇÃO DO SUBPROJETO DE MÚSICA ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO Bolsista: GlíciaLorainne Moreira Silva 1)

Leia mais

www. iguatemy.com.br LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR.

www. iguatemy.com.br LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR. www. iguatemy.com.br COMUNICADO 31-03 de Outubro de 2014 Ed. Infantil / Berçário / Integral LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR. Semana

Leia mais

Oficina: Brincando e aprendendo com a bandinha. Dinamizadoras: Rosilene de Souza Ruana Viana

Oficina: Brincando e aprendendo com a bandinha. Dinamizadoras: Rosilene de Souza Ruana Viana Oficina: Brincando e aprendendo com a bandinha Dinamizadoras: Rosilene de Souza Ruana Viana Segundo Jeandot (1990), a receptividade à música é um fenômeno corporal. Ao nascer, a criança entra em contato

Leia mais

DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU

DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU 1 DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU Resolver equações de 1 grau; Estimular o raciocínio. Duplas. Material (um para cada dupla): Tabuleiro8x8 com 64 casas. 64 peças. O jogo é composto por um tabuleiro 8x8 com

Leia mais

Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação Física I - VOLEIBOL

Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação Física I - VOLEIBOL Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental II Goiânia, / /2017. 8º ano Turma: Nome do (a) Aluno (a): Professora: Raquel Louredo RODÍZIO DE POSIÇÕES Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação

Leia mais

Conheça as medidas oficiais da quadra e as regras do Beach Tennis

Conheça as medidas oficiais da quadra e as regras do Beach Tennis Para começar a jogar Conheça as medidas oficiais da quadra e as regras do Beach Tennis Por Marcela Evangelista HÁ MAIS DE 30 ANOS, quando o Beach Tennis surgiu nas areias da Itália, tratava-se de uma atividade

Leia mais

Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken

Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken TÉCNICO CBV SAQUE POR CIMA - Sem SALTO Saque sem salto 1 a ensinar; Técnica geral será utilizada, nos saques com salto TRANSFERÊNCIA. POSTURA

Leia mais

Violão Módulo I Iniciantes. Versão 1.0 MFA 1

Violão Módulo I Iniciantes. Versão 1.0 MFA 1 Violão Módulo I Iniciantes Versão 1.0 MFA 1 O princípio de tudo A música é transformação, a música é capaz de transformar som em sentimento, em emoção, é capaz de transformar o momento, o minuto, é capaz

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira FUTEBOL (DE 11)

Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira FUTEBOL (DE 11) Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira Ano Letivo 2016/2017 FUTEBOL (DE 11) O QUE É O FUTEBOL? É um jogo desportivo coletivo praticado por duas equipas de 11 jogadores. O jogo é dirigido

Leia mais

RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres

RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres Nesse ano de 2016 a Escola do Sítio passou a oferecer

Leia mais

CÃO FUNCIONAL NÍVEL 02 Idade mínima 15 meses

CÃO FUNCIONAL NÍVEL 02 Idade mínima 15 meses CÃO FUNCIONAL NÍVEL 02 Idade mínima 15 meses CF2 Destinado para avaliação de Aptidão a Trabalho e Criação, comprovação de obediência, e temperamento para criadores e proprietários. EXECUÇÃO DA PROVA Local

Leia mais

Os jogadores com dificuldades em matemática devem ser ajudados e incentivados pelos colegas e pelos adversários.

Os jogadores com dificuldades em matemática devem ser ajudados e incentivados pelos colegas e pelos adversários. DOCUMENTO ORIENTADOR DE 2 APRESENTAÇÃO O Catchball permite a realização de uma infinidade de jogos com uma igual diversidade de níveis, que podem ser dirigidos a crianças do pré-escolar, a crianças de

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

Profª. Cristiane Ker de Melo

Profª. Cristiane Ker de Melo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE DESPORTOS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FISÍCA GLAUCO RUIZ KAMILA MAFRA Florianópolis 2009 GLAUCO RUIZ KAMILA MAFRA PROJETO LÚDICO ACTIO - Trabalho apresentado

Leia mais

Prezados diretores, Maranata. Pr. Emerson Campanholo Líder de Desbravadores - AAmO

Prezados diretores, Maranata. Pr. Emerson Campanholo Líder de Desbravadores - AAmO Prezados diretores, Vocês esta recebendo as Provas do nosso XV Campori, elas foram criadas para enfatizar os 8 Remédios Naturais que Deus nos dá. Nós devemos nos tornar conhecidos no mundo por esses princípios

Leia mais

03/11 TROPA ESCOTEIRA E TROPA SÊNIOR

03/11 TROPA ESCOTEIRA E TROPA SÊNIOR 03/11 TROPA ESCOTEIRA E TROPA SÊNIOR 03/11 RAMO LOBINHO VISTA SUA FANTASIA E VENHA BRINCAR DE TEATRO INFANTIL 03/11 RAMO LOBINHO SALÃO DE BELEZA DAS MENINAS Separe seus produtos de beleza e venha fazer

Leia mais

CÃO FUNCIONAL NÍVEL 01 Idade mínima 15 meses EXECUÇÃO DA PROVA. Amplo e seguro, sendo sujeito a análise e aprovação deste conselho

CÃO FUNCIONAL NÍVEL 01 Idade mínima 15 meses EXECUÇÃO DA PROVA. Amplo e seguro, sendo sujeito a análise e aprovação deste conselho EXECUÇÃO DA PROVA Local Auxiliar de proteção Equipamentos Amplo e seguro, sendo sujeito a análise e aprovação deste conselho Maior de 18 anos e com experiência comprovada em trabalho de proteção Bite Suit

Leia mais

Atividades extracurriculares - Colégio Santo Antônio 2014.

Atividades extracurriculares - Colégio Santo Antônio 2014. Colégio Santo Antônio SGAS 911B - Asa Sul - 70.390-110 - Brasília-DF www.refeduc.com.br - (61) 3445-4700 Rede Educacional Franciscana Atividades extracurriculares - Colégio Santo Antônio 2014. 1. Grade

Leia mais

Duração da Prova: 60 minutos com 30 minutos de tolerância. EXEMPLO

Duração da Prova: 60 minutos com 30 minutos de tolerância. EXEMPLO Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 2017 Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril Guião da Prova Duração da Prova: 60 minutos com 30 minutos de tolerância. 8 Páginas

Leia mais

REGRAS DE JOGO ACR7 - ANDEBOL 7 (SEVEN) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS

REGRAS DE JOGO ACR7 - ANDEBOL 7 (SEVEN) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS REGRAS DE JOGO ACR7 - ANDEBOL 7 (SEVEN) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS JOGADORES Cada uma das equipas é composta por sete jogadores de campo mais sete suplentes, totalizando catorze jogadores por equipa.

Leia mais

Este torneio Kids Athletics é organizado pela Secção de Atletismo - Associação 20 km de Almeirim com o apoio da Câmara Municipal da Almeirim.

Este torneio Kids Athletics é organizado pela Secção de Atletismo - Associação 20 km de Almeirim com o apoio da Câmara Municipal da Almeirim. Pavilhão Desportivo de Benfica do Ribatejo, Almeirim 06 de Março de 2016, a partir das 10h Organização Este torneio Kids Athletics é organizado pela Secção de Atletismo - Associação 20 km de Almeirim com

Leia mais

Escola Municipal Ensino Básico Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, RS. 29 de novembro de 2016.

Escola Municipal Ensino Básico Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, RS. 29 de novembro de 2016. 3 a Olimpíada Escolar de Jogos Lógicos de Tabuleiro Escola Municipal Ensino Básico Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, RS 29 de novembro de 2016. Apresentação Esta é a terceira edição da Olimpíada de

Leia mais

O voleibol sentado é um esporte divertido, empolgante e emocionante para quem assiste e, também, para quem está dentro da quadra jogando.

O voleibol sentado é um esporte divertido, empolgante e emocionante para quem assiste e, também, para quem está dentro da quadra jogando. O voleibol sentado é um esporte divertido, empolgante e emocionante para quem assiste e, também, para quem está dentro da quadra jogando. Uma alta dose de espírito de equipe, habilidade, estratégia e garra

Leia mais

Fundamentos do Futebol

Fundamentos do Futebol Fundamentos do Futebol Sumário Apresentação Capítulo 1 O passe 1.1 Passe Simples 1.2 Passe Peito do pé 1.3 Passe com a lateral externa do pé 1.4 Passe de cabeça 1.5 Passe de Calcanhar 1.6 Passe de bico

Leia mais

MANUAL DE TESTES: COORDENAÇÃO - KTK

MANUAL DE TESTES: COORDENAÇÃO - KTK Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional MANUAL DE TESTES: COORDENAÇÃO - KTK Março de 2006 TESTE 1: EQUILIBRAR-SE ANDANDO DE COSTAS (RETROCEDENDO)

Leia mais

Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas

Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas Lívia Danielle C. Fernandes Universidade Estadual de Montes

Leia mais

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA OS EXERCÍCIOS ABDOMINAIS APRESENTADOS ABAIXO ESTÃO DIVIDIDOS DE ACORDOS COM SEU GRAU DE DIFICULDADE, ESTANDO CLASSIFICADOS COMO: EXERCÍCIOS LEVES EXERCÍCIOS INTERMEDIÁRIOS

Leia mais

Circuito de Atletismo em Pavilhão

Circuito de Atletismo em Pavilhão 2018 Circuito de Atletismo em Pavilhão Departamento Técnico Associação de Atletismo do Porto Escalões-etários para 2017/2018 Escalão Idade Anos de Nascimento Benjamins A 7 a 9 anos 2009 2010 2011 Benjamins

Leia mais

Este evento é destinado a jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 12anos (Benjamins A e B, Infantis) de ambos os sexos (equipas mistas).

Este evento é destinado a jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 12anos (Benjamins A e B, Infantis) de ambos os sexos (equipas mistas). Nave Desportiva de Alpiarça 18 de Fevereiro de 2017, a partir das 15h00 Organização Este torneio Kids Athletics é organizado pela Associação de Atletismo de Santarém. Conta com o apoio da Federação Portuguesa

Leia mais

Introdução. Nome do Projecto: Convívio na Praia

Introdução. Nome do Projecto: Convívio na Praia Introdução A Juventude Vidigalense vai levar a efeito a segunda edição do Convívio na Praia, que se realizará no dia 3 de Julho de 2011, domingo, o evento que visa unir atletas, pais, sócios e directores

Leia mais

Jogos de Verão No Campo 2017

Jogos de Verão No Campo 2017 Jogos de Verão No Campo 2017 Índice Nome dos jogos:... 3 Data:... 3 Local:... 3 Abertura do Secretariado:... 3 Equipas:... 3 Classificações e prémios:... 3 Inscrições :... 3 Programa:... 3 Regulamento

Leia mais

EXEMPLO. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Critérios de Classificação.

EXEMPLO. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Critérios de Classificação. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 17 Decreto-Lei n.º 17/16, de 4 de abril Critérios de Classificação 5 Páginas Prova 28 CC Página 1/ 5 CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

transmitidas crenças, costumes e religiões.

transmitidas crenças, costumes e religiões. A diversidade cultural do Brasil está fortemente ligada à cultura africana e foram transmitidas crenças, costumes e religiões. Com as crianças, não foi diferente. Será que vocês conhecem e já vivenciaram???

Leia mais

Exemplos de Brinquedos Criados/Adaptados

Exemplos de Brinquedos Criados/Adaptados Exemplos de Brinquedos Criados/Adaptados 22 Santa Marli Pires dos Santos Descrição 1. TORRE A torre consiste num conjunto de 20 caixas de papelão (com tamanhos diferentes, 1cm de diferença de uma para

Leia mais

Clube de Atletismo da Nazaré I Convívio de Benjamins e Infantis da Nazaré (II Zona Sul)

Clube de Atletismo da Nazaré I Convívio de Benjamins e Infantis da Nazaré (II Zona Sul) Clube de Atletismo da Nazaré I Convívio de Benjamins e Infantis da Nazaré (II Zona Sul) Pavilhão Gimnodesportivo da Nazaré 09 de Janeiro de 2016, a partir das 10H Organização O I Convívio de Benjamins

Leia mais

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS , PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 2ºB ano BIMESTRE: 1º PROFESSORA: SELMA MARIA DE MELLO DE SOUZA FREIRE CONTEÚDO ESTRUTURAN TE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA/ OBJETIVOS

Leia mais

Santo Cristo, RS. 14 de novembro de 2015.

Santo Cristo, RS. 14 de novembro de 2015. 2 a Olimpíada Escolar de Jogos Lógicos de Tabuleiro Santo Cristo, RS 14 de novembro de 2015. Apresentação Esta é a segunda edição da Olimpíada de Jogos Lógicos de Tabuleiro promovida pela Universidade

Leia mais

CAPÍTULO Superar o adversário. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Superar o adversário. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.6 Superar o adversário cap5.1.6.indd 1 27/05/13 18:10 cap5.1.6.indd 2 27/05/13 18:10 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2017

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2017 PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 27 Possibilitar as habilidades motoras. Desenhos, pinturas, colagens, modelagens com Rolo de fita dupla face. Construir (ou ajudar a construir) e descobrir

Leia mais

SESSÕES DE DANÇA COMO INTERVENÇÃO PSICOMOTORA

SESSÕES DE DANÇA COMO INTERVENÇÃO PSICOMOTORA SESSÃO Nº 4 Objetivo Geral da Sessão: Estabelecer uma relação com a criança. Avaliar os seus fatores psicomotores, através da Grelha de Observação de João Costa (2008). RITUAL DE ENTRADA - A criança entra

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação motora Natureza: A Criação: 1ª dia da criação Dia e noite Matemática:

Leia mais

Clube de Atletismo da Nazaré

Clube de Atletismo da Nazaré Clube de Atletismo da Nazaré IV Convívio de Benjamins da Nazaré Pavilhão Gimnodesportivo da Nazaré 19 de Janeiro de 2019 10:00H Organização O IV Convívio de Benjamins da Nazaré é organizado pelo Clube

Leia mais

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades 1 PEGUE 10 Materiais Um tabuleiro e 66 cartas redondas com os numerais de 1 a 7 nas seguintes quantidades: 1 22 cartas; 6-2 cartas; 2-16 cartas; 7-2 cartas; 3-12 cartas; Coringa 1 carta. 4-7 cartas; 5-4

Leia mais

CAPÍTULO. 8.1 Corridas. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.1.indd 1 27/05/13 18:21

CAPÍTULO. 8.1 Corridas. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.1.indd 1 27/05/13 18:21 8 CAPÍTULO Atletismo 8.1 Corridas José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira cap8.1.indd 1 27/05/13 18:21 cap8.1.indd 2 27/05/13 18:21 ATLETISMO CORRIDAS CAPACIDADES COORDENATIVAS PRESSÃO DE TEMPO

Leia mais

Instituto Politécnico da Guarda. Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto. Catarina José Camacho de Caires nº 6509

Instituto Politécnico da Guarda. Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto. Catarina José Camacho de Caires nº 6509 Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto Didáctica da Expressões Expressão Dramática Plano de sessão Catarina José Camacho de Caires nº 6509 Sessão n.º 25 Idade

Leia mais

TÉNIS DE PRAIA REGRAS

TÉNIS DE PRAIA REGRAS TÉNIS DE PRAIA REGRAS 1. O campo O campo será composto por um retângulo de 16 metros de comprimento e 8 metros de largura. Será dividido pela sua metade por uma rede sustentada por postes que, na sua parte

Leia mais

historias de crianças

historias de crianças historias de crianças como e bom ser criança brinca se sujar faz parte da infãncia, mas essa nova geração esta destruindo o mundo e celular, tablets e etc. hoje em dia as crianças não brincam mais na rua

Leia mais

Gestos Técnicos do Voleibol

Gestos Técnicos do Voleibol Escola secundária de Figueiró dos Vinhos Trabalho realizado por: Diogo Santos Nº3 11ºD e Pedro Pires Nº10 11ºD Disciplina de Pratica de Actividade Física e Desportiva Data de entrega: 03/12/2014 Diogo

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 12 A OVELHA PERDIDA Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar

Leia mais

O método é simples. 1. Entender o movimento (mentalmente), assimilá-lo. 2. Executar o movimento.

O método é simples. 1. Entender o movimento (mentalmente), assimilá-lo. 2. Executar o movimento. O método é simples Tocar bateria é coordenar os movimentos dos braços e pernas, só isso. Não é preciso ler partituras Não é preciso saber as notas musicais Não é preciso ter o dom para a música Aprender

Leia mais

CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PSICOMOTRICIDADE CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PROF. MS. GUSTAVO ROBERTO DE GODOY Introdução Séc XIX Neurologia Dupré (1920) Psicomotricidade Desenvolvimento motor e intelectual Importanterecurso

Leia mais

Material criado e organizado por: Suéllen Rodolfo Martinelli. Disponibilizado em:

Material criado e organizado por: Suéllen Rodolfo Martinelli. Disponibilizado em: Material criado e organizado por: Suéllen Rodolfo Martinelli Disponibilizado em: www.scratchbrasil.net.br Um jogo muito simples e viciante que foi lançado no ano de 2014 para celulares, é o jogo Flappy

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física PLANEJAMENTO - 209 Série: 9º ano Professor: Cassio Lima ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento sem material

Leia mais

JOGOS LÓGICOS DE TABULEIROS NAS ESCOLAS DO CAMPO

JOGOS LÓGICOS DE TABULEIROS NAS ESCOLAS DO CAMPO 1323 JOGOS LÓGICOS DE TABULEIROS NAS ESCOLAS DO CAMPO Área Temática: Educação. Coordenadora da Ação: Liliane Ferrari Giordani 1. Autora: Aline Guterres Ferreira 2. RESUMO: O projeto de extensão Jogos Lógicos

Leia mais

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS a 2. PARTE ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS FICHA DE APRESENTAÇÃO Objectivo Introduzir a bola no cesto do adversário e evitar que a outra equipa marque pontos. Material (objecto do

Leia mais

CAPÍTULO Reconhecer espaços. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Reconhecer espaços. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.5 Reconhecer espaços cap5.1.5.indd 1 27/05/13 18:09 cap5.1.5.indd 2 27/05/13 18:09 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO - QUEIMADA I FESTIVAL DE QUEIMADA DO CAMPUS PAU DOS FERROS DO IFRN

REGULAMENTO ESPECÍFICO - QUEIMADA I FESTIVAL DE QUEIMADA DO CAMPUS PAU DOS FERROS DO IFRN MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS PAU DOS FERROS EDUCAÇÃO FÍSICA REGULAMENTO ESPECÍFICO - QUEIMADA I FESTIVAL DE QUEIMADA

Leia mais

EXTRACURRICULARES. atividades

EXTRACURRICULARES. atividades atividades EXTRACURRICULARES As atividades extracurriculares são consideradas complementares no processo de formação dos alunos, são essenciais no desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo. As atividades,

Leia mais

Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso. Prof. Dra. Bruna Oneda

Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso. Prof. Dra. Bruna Oneda Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso Prof. Dra. Bruna Oneda Exercícios Físicos Estimular de maneira equilibrada todos os sistemas corporais. Trabalhar postura, equilíbrio

Leia mais

Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Critérios de Classificação

Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Critérios de Classificação Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 18 Decreto-Lei n.º 17/16, de 4 de abril Critérios de Classificação 6 Páginas Versão 2 a aplicar nos dias 7 e 8 de maio 18

Leia mais

Recomendações e orientações para a prática de exercícios. Prof. Dra. Bruna Oneda

Recomendações e orientações para a prática de exercícios. Prof. Dra. Bruna Oneda Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso Prof. Dra. Bruna Oneda Exercícios Físicos Estimular equilibradamente todos os sistemas corporais. Trabalhar postura, equilíbrio

Leia mais

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Professora: Nelcí Sganzerla Girelli PLANEJAMENTO NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Identificar a importância de

Leia mais

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 PLANEJAMENTO SEMANAL GRUPO 4 e 5 2017 GRUPO ARARA ADI: JANAINA Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 Jogos Pedagógicos Massinha Desenho Dirigido da história contada Parque no Gramado Pesquisa

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA Página1 REGULAMENTO TÉCNICO CAMPEONATO BRASILEIRO INDIVIDUAL - 2018 GINÁSTICA RÍTMICA Este Regulamento é regido pelo Código de Pontuação de Ginástica Rítmica da FIG e baseado nos Regulamentos Específicos

Leia mais

EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2017 SUMÁRIO 1. SOBRE O ENSINO BÁSICO DE MÚSICA... 3 2. SOBRE A ETAPA DA MUSICALIZAÇÃO INFANTIL... 3 3. SOBRE A ETAPA DA INICIAÇÃO MUSICAL... 3 4. SOBRE AS PRÁTICAS COMPLEMENTARES...

Leia mais

CONTEÚDOS TÉCNICOS E TÁCTICOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO

CONTEÚDOS TÉCNICOS E TÁCTICOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO CONTEÚDOS TÉCNICOS E TÁCTICOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO Técnico/táctica individual ofensiva com e sem bola (procedimentos gerais) a) Os aspectos da técnica e táctica ofensiva prevalecem sobre os defensivos

Leia mais

Convívio Benjamins Porto Mós

Convívio Benjamins Porto Mós Convívio Benjamins Porto Mós 6 de Maio de 2017 10h00 às 12h00 Pavilhão Desportivo Municipal da Porto Mós Organização geral Cada equipa tem que ter no mínimo 6 atletas e no máximo 12 atletas, pelo que,

Leia mais

O TREINO. O treino deve ser dividido em: Treinos de especialização: Manejamento da cadeira de rodas eléctrica Condução e controle de bola

O TREINO. O treino deve ser dividido em: Treinos de especialização: Manejamento da cadeira de rodas eléctrica Condução e controle de bola O Treino O TREINO O treino é um processo pedagógico que visa desenvolver as capacidades técnicas, tácticas, psicológicas e de condução da cadeira de rodas dos praticantes e das equipas no quadro especifico

Leia mais

Ténis (Regras) Conteúdos a abordar:

Ténis (Regras) Conteúdos a abordar: Ténis (Regras) Conteúdos a abordar: O campo Acessórios permanentes Bola e raquete Servidor e recebedor Escolha de lado e serviço Serviço Falta de pé Execução do serviço Falta no serviço Segundo serviço

Leia mais

EXPRESSÃO E DRAMA Música nas Actividades de Enriquecimento Curricular. Cursos de Formação de Professores

EXPRESSÃO E DRAMA Música nas Actividades de Enriquecimento Curricular. Cursos de Formação de Professores Música nas Actividades de Enriquecimento Curricular Cursos de Formação de Professores Andrea Mesquita 3/6/2008 1. FINALIDADES São finalidades do ensino das actividades de Expressão e Drama ao nível do

Leia mais

Pressão de variabilidade

Pressão de variabilidade Pressão de variabilidade Atividade 1 Nome: Circuito com o pé Material: Cones; arcos; bolas; bastão e banco sueco Descrição: Será montado um circuito, dividido em três setores da seguinte forma: No primeiro

Leia mais

REGULAMENTO COMPETITIVO FUTEBOL 7 BA CUP 2018

REGULAMENTO COMPETITIVO FUTEBOL 7 BA CUP 2018 REGULAMENTO COMPETITIVO FUTEBOL 7 BA CUP 2018 O futebol 7 respeita ao máximo às regras da FIFA para futebol 11, contudo, existem algumas diferenças que dependem das adaptações feitas para esta modalidade

Leia mais

Circuito de Atletismo de Rua

Circuito de Atletismo de Rua 2015 Circuito de Atletismo de Rua Objetivos: Promover e fazer crescer a modalidade em condições ideais para crianças e jovens quer em ambiente escolar quer no Clube. Projetado para ser abrangente, competitivo,

Leia mais

ESCOLA DE FUTEBOL PLANET SOCIETY

ESCOLA DE FUTEBOL PLANET SOCIETY Categoria Mamadeira Considerando a pouca idade das crianças nessa categoria, é essencial desenvolver um trabalho de forma lúdica, mas com muito contato com a bola. Esse método permite melhorar a coordenação

Leia mais

Escola B.I. c/ J.I. Dr. Manuel Magro Machado JOGOS TRADICIONAIS. 27 de Janeiro de 2010

Escola B.I. c/ J.I. Dr. Manuel Magro Machado JOGOS TRADICIONAIS. 27 de Janeiro de 2010 Escola B.I. c/ J.I. Dr. Manuel Magro Machado Santo António das Areias JOGOS TRADICIONAIS 27 de Janeiro de 2010 Corda de Tracção Tipo de Jogo: Equipa Material: 1 corda e 1 lenço (deverá estar atado a meio

Leia mais

Instituto Federal Farroupilha, Santa Rosa, RS. 23 de agosto de 2014.

Instituto Federal Farroupilha, Santa Rosa, RS. 23 de agosto de 2014. 1 a Olimpíada Escolar de Jogos Lógicos de Tabuleiro Instituto Federal Farroupilha, Santa Rosa, RS 23 de agosto de 2014. Apresentação Com o advento da Internet, nos últimos 20 anos, e com o avanço das tecnologias

Leia mais

REGRAS DO FooBaSKILL Março 2017

REGRAS DO FooBaSKILL Março 2017 REGRAS DO FooBaSKILL Março 2017 1 INTRODUÇÃO O FooBaSKILL é uma nova disciplina que foi desenvolvida por três professores suíços de educação física e desportiva. Ela põe em prática os atributos do futebol

Leia mais

CAPÍTULO Oferecer orientar. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Oferecer orientar. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.7 Oferecer orientar cap5.1.7.indd 1 27/05/13 18:12 cap5.1.7.indd 2 27/05/13 18:12 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais