Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol"

Transcrição

1 126 Recursos do Professor Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol Cooperar com os companheiros no alcance do objetivo do Andebol, desempenhando com oportunidade e correção as ações solicitadas pelas situações de jogo, aplicando a ética do jogo e as suas regras. Saber jogar. Objetivos específicos do Andebol 1. Domínio socio afetivo o aluno: 1.1. Valoriza a iniciativa e responsabilidade pessoal; 1.2. Valoriza a segurança individual; 1.3. Valoriza a segurança coletiva; 1.4. Respeita os outros: colegas e adversários do jogo; 1.5. Respeita o árbitro; 1.6. Realiza as atividades de grupo propostas; 1.7. Aceita as opções e falhas dos colegas; trata com cordialidade os companheiros e os adversários; cumpre as indicações do professor. 2. Domínio cognitivo o aluno: 2.1. Identifica a modalidade; 2.2. Conhece o objetivo do jogo, a função e o modo de execução das principais ações técnico táticas e as principais regras; 2.3. Caracteriza a modalidade; 2.4. Conhece e interpreta as regras elementares da modalidade: Campo; Linhas; Início e recomeço do jogo; Os passos ; O guarda redes; O contacto físico; As faltas graves; Os 6 metros; 2.5. Conhece a terminologia da modalidade; 2.6. Identifica as regras básicas da modalidade; 2.7. Possibilita uma melhor interpretação e avaliação de gestos técnicos desportivos de base; 2.8. Interpreta e adapta as técnicas de jogo às regras do jogo; 2.9. Identifica as técnicas de execução da modalidade; Conhece os elementos técnicos fundamentais do ataque e da defesa: passe (de ombro ou picado), receção (média, baixa ou alta); Deslocamentos sem e com bola; Mudanças de direção sem e com bola; Remate em suspensão; Conhece e aplica as regras do jogo não só como jogador, mas também como árbitro; Apresenta espírito de iniciativa e organização para a promoção de um jogo. 3. Domínio psico motor o aluno desenvolve as qualidades físicas elementares: 3.1. Adquire os diversos gestos técnicos elementares específicos da modalidade; 3.2. Executa corretamente as técnicas de jogo; 3.3. Perceciona o espaço de jogo; 3.4. Executa as posições de base, adapta se à bola, maneja a bola com à vontade; 3.5. Executa os elementos técnicos fundamentais (passe, receção, deslocamentos sem e com bola, mudanças de direção sem e com bola, remate; 3.6. Conhece o modo de atuação do guarda redes; 3.7. Realiza com correção os elementos técnicos do jogo, ajustando os às situações do jogo; adequando a execução técnica ao regulamento; 3.8. Desmarca se para receber a bola; 3.9. Realiza com correção e no momento certo os elementos técnicos fundamentais, em exercícios critério e em jogo.

2 Livro do Professor 127 Aula n.º Conteúdos a desenvolver na sessão Comportamentos observáveis 1/2 Jogo o lobo um dos jogadores é o lobo, com um colete. Ao sinal "o lobo" procura tocar num dos perseguidos, podendo fazê lo quando estes se deslocam, mas não quando estão parados em posição base defensiva. Cada vez que "o lobo" toca num perseguido trocam de funções. Os jogadores não podem sair da zona de jogo convertendo se em "lobo" se o fizerem. Os perseguidos não podem estar mais de 5 segundos em posição base defensiva. Exercícios individuais com bola: Realizar translações da bola à volta da cintura. Mesmo exercício com translações da bola à volta do pescoço. Mesmo exercício com translações à volta dos joelhos em forma de 8. Mesmo exercício executado em deslocamento. Em corrida ao longo do campo, lançar a bola ao ar, agarrando a, aumentando progressivamente a altura do lançamento da bola ao ar. Deslocamentos em corrida alternada, em drible, variando o sentido e a direção da mesma: alternando a mão que contacta com a bola; alternando a corrida de frente e de costas; com elevação alternada dos joelhos. Exercícios em grupos de 2 alunos, cada um com uma bola: Frente a frente, ambos em drible, procuram desarmar se mutuamente. Frente a frente, passam as 2 bolas simultaneamente, efetuando pequenos deslocamentos. Exercícios em grupos de 2 alunos, com uma bola: Frente a frente, executam passe (ombro/picado) e receção, trabalhando alternadamente com a mão direita e esquerda. Lado a lado, em deslocamento, executam passe (ombro/ picado) e receção, trabalhando alternadamente com a mão direita e esquerda. Grupos de 4 alunos com 2 bolas, num espaço delimitado, 3 alunos passam uma bola entre si e procuram tocar com ela no 4.º companheiro, que, com outra bola, se desloca em corrida executando drible. Exercícios de remate em circuito: os alunos estão distribuídos por 2 grupos, onde executam drible, contornando e saltando obstáculos e finalizando com remate em apoio e em suspensão, trocando de grupo no fim de cada exercício. Jogo dos 10 passes duas equipas (3 x 3) num campo delimitado. A equipa com posse de bola tenta executar o maior número de passes consecutivos entre os membros da equipa. Quando organizam 10 passes consecutivos conseguem um ponto. A equipa que não tem a posse de bola tenta intercetá la, quando o consegue troca de objetivos. Não é permitido contacto físico entre adversários. Situação de jogo reduzido (3 x 3), condicionado e em campo reduzido: sem drible; quem tem a bola não pode dar passos; sem contacto corporal.

3 128 Recursos do Professor 3/4 Jogo o vagabundo os alunos deslocam se em corrida pelo terreno de jogo e ao som do apito correm para o interior de um arco colocando se em posição base defensiva (um jogador fica sem arco pelo que é penalizado um ponto). Ganha o jogador com menos pontos. Exercícios individuais com bola: Deslocamentos em corrida, em drible, lançam a bola ao ar e fazem uma rotação de 360º do corpo, agarrando a bola antes de cair no solo. Deslocamentos em corrida, em drible, lançam a bola ao ar e fazem uma impulsão com 2 apoios, agarrando a bola no ponto mais alto. Deslocamentos em corrida, em drible, lançam a bola ao ar, fazem uma flexão de pernas tocando com as duas mãos no solo e saltam com 2 apoios, agarrando a bola no ponto mais alto. Exercícios em grupos de 2 alunos, cada um com uma bola: Frente a frente, ambos em drible, procuram desarmar se mutuamente. Frente a frente, ambos em drible, tentam pisar se mutuamente. Frente a frente, ambos em drible, tentam pisar se mutuamente, mas com uma das mãos atrás das costas. Lado a lado, de mão dada e em drible, puxam se mutuamente. Exercícios em grupos de 3 alunos, com 2 bolas: Grupos de 3 alunos com 2 bolas, num espaço delimitado, 2 alunos passam uma bola entre si e procuram tocar com ela no 3.º companheiro, que foge com outra bola em corrida executando drible. Exercícios em grupos de 3 alunos, com uma bola: Frente a frente (dois de um lado e um do outro), executam passe (ombro/picado) e receção, trabalhando alternadamente com a mão direita e esquerda. O aluno que executa o passe segue a bola e vai para trás do outro grupo. Frente a frente (dois de um lado e um do outro), executam passe picado e receção, trabalhando alternadamente com a mão direita e esquerda. O aluno que executa o passe vai defender, colocando se em posição base defensiva em frente do colega para quem passou a bola, tentando evitar que este execute o passe e assim sucessivamente. Exercícios de remate em circuito: os alunos estão distribuídos por 2 grupos, onde executam drible (frente, costas e lateral), contornando e saltando obstáculos (1 ou 2 apoios) e finalizando com remate em apoio e em suspensão, trocando de grupo no fim de cada exercício. Jogo ensaio de Andebol num campo reduzido com 2 zonas de ensaio diferenciadas nas extremidades (A e B), duas equipas de 3 elementos têm como objetivo colocar a bola na zona de ensaio da equipa adversária, contando 1 ponto. A progressão da bola só pode ser efetuada através de passe picado, cada jogador pode dar 3 passos em posse de bola, não há contacto físico entre adversários. Situação de jogo reduzido (4 x 4), condicionado e em campo reduzido: sem drible; só passe picado.

4 Livro do Professor 129 5/6 Deslocamentos em corrida contínua à volta do campo; ao sinal do Professor os alunos adotam a posição base defensiva. Mesmo exercício anterior, mas executado sobre as linhas de 6 e 9 metros. Exercícios individuais com bola: Deslocamentos em corrida, em drible, realizando sucessivas circunduções do braço livre e alternando a mão que contacta a bola. Deslocamentos em corrida em distintas direções (esquerda/direira; frente/costas), em drible (alternando a mão que contacta a bola), orientando se pela mão do Professor. Exercícios em grupos de dois alunos, cada um com uma bola: Frente a frente, executam passe (ombro/picado) com as duas bolas simultaneamente. Frente a frente, lançam a bola ao ar (simultaneamente) agarrando a do parceiro no ponto mais alto. Os alunos deslocam se em corrida, lado a lado, passando as duas bolas simultaneamente. Os alunos deslocam se em corrida, lado a lado, lançando a bola ao ar (simultaneamente) e agarrando a bola do parceiro no ponto mais alto. Exercícios em grupos de 3 alunos, com uma bola: Frente a frente (dois de um lado e um do outro), executam passe (ombro/picado) e receção, trabalhando alternadamente com a mão direita e esquerda. O aluno que executa o passe segue a bola e vai para trás do outro grupo. Dois alunos frente a frente, executam passe picado e receção, o 3.º aluno no meio dos dois tenta intercetar a bola. Aquele que falha o passe troca com o do meio. Exercícios de remate em circuito: os alunos estão distribuídos por dois grupos, onde executam drible (1), pousam a bola no chão, saltam um obstáculo ou pisam a linha de 6 metros (2), vão buscar a bola (3), driblam (4) e finalizam com remate em apoio e em suspensão (5), trocando de grupo no fim de cada exercício. Jogo bola ao capitão Num campo reduzido com duas zonas delimitadas nas extremidades, onde ficam os capitães. Duas equipas de 4 elementos têm como objetivo executar 6 passes e de seguida passar a bola ao seu capitão, que se encontra no campo do adversário, contando 1 ponto. A progressão da bola só pode ser efetuada através de passe, não podendo ser devolvida ao mesmo jogador; cada jogador pode dar 3 passos em posse de bola; não é permitido tocar nos adversários. Situação de jogo reduzido (4 x 4), condicionado e em campo reduzido: Só pode driblar três vezes; Não pode passar ao mesmo. PBOLA56LP 09

5 130 Recursos do Professor Jogo das direções distribuídos pelo terreno de jogo, de frente para o Professor, os alunos deslocam se através de movimentos defensivos na direção que o Professor indica. Exercícios individuais com bola: Deslocamentos em corrida, em drible (alternando a mão que o executa), com uma mão a tocar no joelho. Deslocamentos em corrida com variações de sentido e direção, em drible (alternando a mão que o executa), com uma mão atrás das costas. Deslocamentos em corrida, em drible (alternando a mão que o executa), percorrendo todas as linhas do campo de andebol. Exercício em grupos de 2 alunos, cada um com uma bola: Os alunos deslocam se em corrida, lado a lado, realizando passes. Ao sinal, colocam as duas bolas no solo e procuram outras, prosseguindo com o exercício; O mesmo exercício, com trajetória aleatória; O mesmo exercício, realizando passes com a mão esquerda e com as duas mãos. 7/8 Exercício em grupos de 2 alunos, com uma bola: Frente a frente, executam passe (ombro/picado) e receção, trabalhando alternadamente com a mão direita e esquerda. Lado a lado, em deslocamento com trajetória aleatória, executam passe (ombro/picado) e receção, trabalhando alternadamente com a mão direita e esquerda. Exercício em grupos de 5 alunos, com uma bola: Em espaço delimitado, 3 executam passe picado e os outros 2 tentam intercetar a bola, não a podendo tirar da mão dos colegas. Aquele que falhar o passe troca com o do meio. Jogo passe ao pivô no centro de um espaço delimitado circular, está um aluno ( pivô ) num arco, dentro do círculo estão 4 alunos que tentam evitar que o pivô receba a bola dos seus colegas de equipa (4), que estão fora do círculo a trocar a bola entre si até conseguirem passar ao pivô, marcando um ponto. Ganha a equipa que marcar mais pontos em 10 tentativas. Exercícios de remate em circuito, os alunos estão distribuídos por dois grupos (A, B): a) executam drible contornando e saltando obstáculos, finalizando com remate em suspensão; b) dois a dois em corrida executam passe (ombro e picado) e receção, finalizando com remate em apoio; os alunos trocam de grupo no fim de cada exercício. Jogo miniandebol num campo reduzido, duas equipas de 4 elementos têm como objetivo marcar ponto derrubando o cone que está na baliza do adversário, só o podendo fazer se rematarem atrás da linha de área de baliza. A progressão da bola só pode ser efetuada através de passe picado, não podendo devolver ao mesmo, cada jogador pode dar 3 passos em posse de bola. Situação de jogo (5 x 5) em campo reduzido.

6 Livro do Professor 131 Aula n.º 1/2

7 132 Recursos do Professor Aula n.º 3/4 A B

8 Livro do Professor 133 Aula n.º 5/

9 134 Recursos do Professor Aula n.º 7/8

10 Livro do Professor 135 A B

Unidade didática de Basquetebol Objetivos gerais do Basquetebol

Unidade didática de Basquetebol Objetivos gerais do Basquetebol Livro do Professor 117 Unidade didática de Basquetebol Objetivos gerais do Basquetebol Cooperar com os companheiros no objetivo do Basquebol, desempenhando com oportunidade e correção as ações solicitadas

Leia mais

Escola EB 2/3 de Grijó - Agrupamento Júlio Dinis Núcleo de Estágio de Educação Física 2011/12. Plano de Aula

Escola EB 2/3 de Grijó - Agrupamento Júlio Dinis Núcleo de Estágio de Educação Física 2011/12. Plano de Aula Inicial Professora: Sandra Barbosa Unidade Didática: Andebol Função Didática: AD Ano: 9º ano Local: Campo de jogos Espaço: Exterior Data: 9/9/ Aula nº: 5 e 6 Hora: h5/h h/ h45 Duração: 9 min Nº alunos:

Leia mais

REGRAS DE ANDEBOL 7º ANO

REGRAS DE ANDEBOL 7º ANO AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE LEÇA DA PALMEIRA/STA. CRUZ DO BISPO Ano Letivo de 20012/2013 O que é o andebol? REGRAS DE ANDEBOL 7º ANO O Andebol é um desporto coletivo inventado por um alemão, Karl

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO PLANIFICAÇÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO PLANIFICAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO GONÇALVES ZARCO-402011 Objetivos gerais: Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns Relacionar harmoniosamente

Leia mais

1. Objeto de avaliação

1. Objeto de avaliação Informação-Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Prova 26 2018 3º Ciclo do Ensino Básico 1. Objeto de avaliação A prova tem por referência o Programa de Educação Física e é constituída

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 8º ANO PLANIFICAÇÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA 8º ANO PLANIFICAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO GONÇALVES ZARCO-402011 Objetivos gerais: Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns Relacionar harmoniosamente

Leia mais

EXEMPLO. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Critérios de Classificação.

EXEMPLO. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Critérios de Classificação. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 17 Decreto-Lei n.º 17/16, de 4 de abril Critérios de Classificação 5 Páginas Prova 28 CC Página 1/ 5 CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

Andebol. Origem. Caraterização

Andebol. Origem. Caraterização Origem As origens do andebol, bem como a época em que começou a ser praticado, não são conhecidas com rigor. Pode considerar-se que o andebol, na variante de onze, é de origem alemã. Este jogo foi divulgado

Leia mais

1º PERÍODO 39 AULAS PREVISTAS Competências Essenciais Conteúdos Estratégias Recursos Materiais Avaliação

1º PERÍODO 39 AULAS PREVISTAS Competências Essenciais Conteúdos Estratégias Recursos Materiais Avaliação 1º PERÍODO 39 AULAS PREVISTAS Competências Essenciais Conteúdos Estratégias Recursos Materiais Avaliação Conhecer e valorizar a atividade física como parte do quotidiano e do estilo de vida; Consciencializar

Leia mais

Educação Física. 9º Ano de Escolaridade. Informações da prova. Introdução. 1. Objeto de avaliação INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

Educação Física. 9º Ano de Escolaridade. Informações da prova. Introdução. 1. Objeto de avaliação INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 05 de julho Educação Física 9º Ano de Escolaridade Prova 26-1ª/ 2ª Fase Tipo de Prova: Escrita + Prática Duração da Prova: 45

Leia mais

Torneio das Habilidades

Torneio das Habilidades Torneio das Habilidades de maio de 2016 10:45 h Regulamento Torneio das Habilidades O torneio das habilidades decorrerá no Complexo Desportivo de Amarante, no dia a partir das 10:15h. Este torneio é destinado

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 7º ANO PLANIFICAÇÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA 7º ANO PLANIFICAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO GONÇALVES ZARCO-402011 Objetivos gerais: Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns Relacionar harmoniosamente

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física 7º ANO - 1º PERÍODO UNIDADE DIDÁTICA TESTES DE C.F. ATLETISMO GINÁSTICA SOLO Conteúdos -

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Ano Letivo 2012/13 Educação Física - 2º Ciclo 5º e 6º Ano Metas http://www.metasdea prendizagem.minedu.pt/ensinobasico/metas-deaprendizagem/metas/?area=3&level=4 JOGOS JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS (Futebol,

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física CONTEÚDOS 8º ANO 1º PERÍODO UNIDADE DIDÁTICA Conteúdos Metas TESTES DE C.F. ATLETISMO GINÁSTICA

Leia mais

Perfil do Aluno INTRODUÇÃO

Perfil do Aluno INTRODUÇÃO EB2,3 de Sande Educação Física, Grupo 260 2º Ciclo INTRODUÇÃO Após a análise de algumas concessões sobre Metas de Aprendizagem, é possível aceder a uma síntese do conjunto de pressupostos que sirvam de

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física Educação Física /5º Ano de escolaridade / Nível Introdução Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física Área das Atividades Físicas Subárea

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica de S. Miguel Grupo Disciplinar de Educação Física

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica de S. Miguel Grupo Disciplinar de Educação Física Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica de S. Miguel Grupo Disciplinar de Educação Física CONTEÚDOS A DESENVOLVER 9º ANO -1º PERÍODO Unidade Didática APTIDÃO FÍSICA (fitnessgram) - Força Superior

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Ano Letivo 2016/17 Educação Física - 2º Ciclo 5º e 6º Ano Metas Curriculares/de Aprendizagem Domínios/Subdomínios Conteúdos http://www.metasdeaprendizagem.minedu.pt/ensino-basico/metas-deaprendizagem/metas/?area=3&level=4

Leia mais

CURSO DE TREINADORES GRAU 1 CARATERIZAÇÃO DO JOGO

CURSO DE TREINADORES GRAU 1 CARATERIZAÇÃO DO JOGO Curso de Treinadores Grau 1 16 Dezembro 2017 CURSO DE TREINADORES GRAU 1 CARATERIZAÇÃO DO JOGO Caraterização Geral do Jogo de Andebol Curso de Treinadores Grau 1 - Setúbal 2017.18 INICIAÇÃO AO ANDEBOL

Leia mais

(Nota: Deve aguardar o início do ano letivo para adquirir este manual se o professor o indicar)

(Nota: Deve aguardar o início do ano letivo para adquirir este manual se o professor o indicar) (Nota: Deve aguardar o início do ano letivo para adquirir este manual se o professor o indicar) APTIDÃO FÍSICA DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES MOTORAS (Módulo 16) Resistência Força Velocidade Flexibilidade

Leia mais

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS a 2. PARTE ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS FICHA DE APRESENTAÇÃO Objectivo Introduzir a bola no cesto do adversário e evitar que a outra equipa marque pontos. Material (objecto do

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ANADIA

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ANADIA ESCOLA SECUNDÁRIA DE ANADIA Bateria de Exercícios Andebol NÚCLEO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2000.200 ANDEBOL BATERIA DE EXERCÍCIOS Este documento pretende acima de tudo fornecer ao professor uma quantidade

Leia mais

Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Francisco Pinto

Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Francisco Pinto Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto Caraterização O que é o? O andebol é um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas, cada uma delas com 7 jogadores em

Leia mais

Andebol. Andebol. Andebol. Andebol. Andebol Caraterização. O que é o Andebol? O Campo. Os Jogadores

Andebol. Andebol. Andebol. Andebol. Andebol Caraterização. O que é o Andebol? O Campo. Os Jogadores Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto O que é o? O andebol é um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas, cada uma delas com 7 jogadores em

Leia mais

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ENSINO SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ENSINO SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA A Prova de Equivalência à Frequência na disciplina de Educação Física é constituída por uma Prova Prática e outra Escrita, ambas com 90 minutos de duração, e uma cotação de 200 pontos em

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO DO 10ºANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS ANO LETIVO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO DO 10ºANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS ANO LETIVO COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS AULAS PREVISTAS Cooperar com os companheiros para o alcance do objetivo dos Jogos Desportivos Coletivos, realizando com oportunidade e correção as ações técnico-táticas elementares

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO DO 9ºANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS ANO LETIVO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO DO 9ºANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS ANO LETIVO COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS AULAS PREVISTAS Cooperar com os companheiros para o alcance do objetivo dos Jogos Desportivos Coletivos, realizando com oportunidade e correção as ações técnico-táticas elementares

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação física ANO:6º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Cooperar com os companheiros para

Leia mais

Unidade didática do Voleibol Objetivos gerais do Voleibol/Competências específicas

Unidade didática do Voleibol Objetivos gerais do Voleibol/Competências específicas 112 Unidade didática do Voleibol Objetivos gerais do Voleibol/Competências específicas Cooperar com os companheiros para o alcance do objetivo de Voleibol, desempenhando com oportunidade e correção as

Leia mais

Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física Encontra-se na zona saudável em pelo menos dois testes aplicados

Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física Encontra-se na zona saudável em pelo menos dois testes aplicados Direção de Serviços da Região Norte Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física 2015-2016 SUB TEMA (Conteúdos) OBJETIVOS GERAIS ATIVIDADES METODOLOGIA DESCRITORES RECURSOS CALENDARIZAÇÃO Nº AULAS

Leia mais

Bateria de Exercícios

Bateria de Exercícios Bateria de Exercícios 2010/2011 Índice 1. RELAÇÃO CORPOR/VOLANTE... 4 1.1 O volante pingo de chuva I :... 4 1.2 O volante pingo de chuva II... 4 2. RELAÇÃO COM O OUTRO/PERCEPÇÃO DAS TRAJECTÓRIAS... 4 2.1

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: EXPRESSÕES ÁREA DISCIPLINAR: 620 - EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: Educação Física CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Gestão ANO: 2.º- ANO LETIVO:2018/19 MANUAL: Fair

Leia mais

Planificações de Educação Física 3º CICLO - 8º ANO

Planificações de Educação Física 3º CICLO - 8º ANO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018 Planificações de Educação Física 3º CICLO - 8º ANO 1º PERÍODO 39 AULAS PREVISTAS Atividades Extra Curriculares 4 Tempos Competências Essenciais

Leia mais

Duração da Prova: 60 minutos com 30 minutos de tolerância. EXEMPLO

Duração da Prova: 60 minutos com 30 minutos de tolerância. EXEMPLO Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 2017 Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril Guião da Prova Duração da Prova: 60 minutos com 30 minutos de tolerância. 8 Páginas

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - 2º C I C L O

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - 2º C I C L O DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FISICA ANO: 5º, 6º TURMAS: A, B, C ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - 2º C I C L O DE AÇÃO No 5º e 6º ano o aluno deverá adquirir competências de nível "introdução"

Leia mais

A bola Tem um perímetro de 62 a 64 cm e peso entre as 400 e as 440g (bola nº 4 bola de Futsal).

A bola Tem um perímetro de 62 a 64 cm e peso entre as 400 e as 440g (bola nº 4 bola de Futsal). HISTÓRIA A TRIPELA foi inventada em Portugal no ano 2008. O responsável pela sua criação, o Professor de Educação Física Rui Matos, inspirouse fundamentalmente no Futebol/Futsal e no Andebol para criar

Leia mais

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 1º e 2º Anos de Escolaridade 3º e 4º anos de Escolaridade 1º Período 2º Período 3º Período ATIVIDADES FÍSICAS A ABORDAR Perícia e Manipulação Atividades

Leia mais

1 OBJETO DE AVALIAÇÃO

1 OBJETO DE AVALIAÇÃO Informação- Prova de Equivalência à Frequência Educação Física Prova 28 2016 2º Ciclo do Ensino Básico O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência à frequência do 2º Ciclo

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 12º ANO PLANIFICAÇÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA 12º ANO PLANIFICAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO GONÇALVES ZARCO-402011 Objetivos gerais: Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns Relacionar harmoniosamente

Leia mais

Planificações de Educação Física 3º CICLO - 7º ANO

Planificações de Educação Física 3º CICLO - 7º ANO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018 Planificações de Educação Física 3º CICLO - 7º ANO 1º PERÍODO 39 AULAS PREVISTAS Atividades Extra Curriculares 4 Tempos Competências Essenciais

Leia mais

Metas/Objetivos/Areas Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Areas Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA ANO: 8º Períodos Letivos: 1º, 2º e 3º Metas/Objetivos/Areas Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Jogos Desportivos

Leia mais

INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2017/18 CÓDIGO: 26

INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2017/18 CÓDIGO: 26 INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 201/18 Despacho normativo n.º 4-A/2018, de 14 de fevereiro DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano de Escolaridade: 9º CÓDIGO: 26 Duração: 4 minutos+4 minutos 1.ª/2.ª

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 11 e 12 Aula U.D. Nº: 7 e 8 de 10 Instalações: Pavilhão Data: 13-10-2009 Hora: 10h15min Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

IV Convívio de Benjamins da ADAL

IV Convívio de Benjamins da ADAL IV Convívio de Benjamins da ADAL A Associação de Atletismo de Leiria irá organizar com o apoio da Câmara Municipal da Batalha no dia 3 de Junho de 2017, entre as 10h00 e as 12h00, no Complexo Desportivo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANDE EB 2,3 DE SANDE Departamento de Expressões - Educação Física Planificação 2.º Ciclo - Ano Letivo 2017/2018

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANDE EB 2,3 DE SANDE Departamento de Expressões - Educação Física Planificação 2.º Ciclo - Ano Letivo 2017/2018 Departamento de Expressões - Educação Física Planificação 2.º Ciclo - 1 Higiene e segurança Conhece e aplica cuidados de higiene e segurança. Espírito desportivo Coopera com os companheiros, quer nos exercícios,

Leia mais

Grupo I Voleibol (25 pontos)

Grupo I Voleibol (25 pontos) Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2014 1ª FASE PROVA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Duração da prova: 45 minutos --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO PROVA 26 / 2017 (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova

Leia mais

r ta n e lim a e id m irâ P

r ta n e lim a e id m irâ P Pirâmide alimentar O topo da pirâmide é representado pelos alimentos que devem ser usados com moderação pois além de calóricos podem levar à obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes entre outras enfermidades.

Leia mais

Conhecer e interpretar fatores de saúde e risco associados à prática das atividades físicas e aplicar regras de higiene e de segurança;

Conhecer e interpretar fatores de saúde e risco associados à prática das atividades físicas e aplicar regras de higiene e de segurança; Informação - Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Prova 26 2019 4.º/6.º 9º Ano / 1.º/2.º/3.º Ciclo do Ensino Básico (Despacho Normativo nº 3-A/2019, 26 de fevereiro) 1 - INTRODUÇÃO O presente

Leia mais

3. COMPETÊNCIAS 1 - INTRODUÇÃO 2 OBJETO DE AVALIAÇÃO. Informação - Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física.

3. COMPETÊNCIAS 1 - INTRODUÇÃO 2 OBJETO DE AVALIAÇÃO. Informação - Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física. Informação - Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Prova 28 2019 6.º Ano / 2.º Ciclo do Ensino Básico (Despacho Normativo nº 3-A/2019, 26 de fevereiro) 1 - INTRODUÇÃO O presente documento

Leia mais

Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Ficha de Registo da Observação. Versão 2.

Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Ficha de Registo da Observação. Versão 2. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 19 Decreto-Lei n.º 17/16, de 4 de abril Decreto-Lei n.º 55/18, de 6 de julho Ficha de Registo da Observação 8 Páginas Versão

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 207/208.º Período DISCIPLINA: Educação Física ANO: 8.º CURSO: Básico Total de aulas Previstas: 25 Mês set out nov dez Unidades Temáticas Conteúdos Condição Física Geral Ginástica no solo Competências /

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA PADRE MANUEL ÁLVARES N.º do Código do Estabelecimento de Ensino 3107 / 201 N.º de Telefone: 291 619558

Leia mais

CURSO DE TREINADORES GRAU 1 CARATERIZAÇÃO DO JOGO

CURSO DE TREINADORES GRAU 1 CARATERIZAÇÃO DO JOGO Curso de Treinadores Grau 1 16 Dezembro 2017 CURSO DE TREINADORES GRAU 1 CARATERIZAÇÃO DO JOGO SIMBOLOGIA E TERMINOLOGIA Curso de Treinadores Grau 1 - Setúbal 2017.18 SIMBOLOGIA E TERMINOLOGIA Ofensiva...

Leia mais

CAPÍTULO. 8.3 Saltos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24

CAPÍTULO. 8.3 Saltos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24 8 CAPÍTULO Atletismo 8.3 Saltos José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24 cap8.3.indd 2 27/05/13 18:24 CAPACIDADES ATLETISMO SALTOS COORDENATIVAS PRESSÃO DE TEMPO ATIVIDADES

Leia mais

2012 / Programa Nestum Rugby nas Escolas. Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque

2012 / Programa Nestum Rugby nas Escolas. Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque 2012 / 2013 Programa Nestum Rugby nas Escolas Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque Introdução O que é o TAG RUGBY? O Tag Rugby é usado como uma alternativa de ensino do rugby de XV nas escolas, ou como

Leia mais

Jogos Desportivos Coletivos

Jogos Desportivos Coletivos ... DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação Física 7ºAno COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS Competências a desenvolver Conteúdos Aulas previstas Jogos Desportivos Coletivos Andebol Cooperar com os companheiros

Leia mais

História do Basquetebol

História do Basquetebol História do Basquetebol Foi inventado por um professor Canadiano, James Naismith no ano de 1891. Em Dezembro do mesmo ano, teve lugar o primeiro jogo, no Springfield College, nos EUA. O seu primeiro nome

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação física ANO:5º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Cooperar com os companheiros para

Leia mais

Jogos Desportivos Coletivos

Jogos Desportivos Coletivos DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação Física 8ºAno COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS... Competências a desenvolver Conteúdos Aulas previstas Jogos Desportivos Coletivos Cooperar com os companheiros

Leia mais

Fase Preparatória. Alunos sentados na bancada do pavilhão.

Fase Preparatória. Alunos sentados na bancada do pavilhão. Professor: César Silva Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 27 e 28 Aula U.D. Nº 8 e 9 Instalações: Pavilhão Data: 24-11-2009 Hora: 10h20 Duração: 90 (75 pavilhão 15 equipar/banho)

Leia mais

DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO. Voleibol

DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO. Voleibol DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO 1º Tema: Atividades Físicas e Desportivas - Matérias Voleibol Regras: Número de jogadores por equipa - 6 Número de toques permitido por jogador consecutivamente

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira FUTEBOL (DE 11)

Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira FUTEBOL (DE 11) Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira Ano Letivo 2016/2017 FUTEBOL (DE 11) O QUE É O FUTEBOL? É um jogo desportivo coletivo praticado por duas equipas de 11 jogadores. O jogo é dirigido

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 11º ANO PLANIFICAÇÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA 11º ANO PLANIFICAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO GONÇALVES ZARCO-402011 Objetivos gerais: Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns Relacionar harmoniosamente

Leia mais

Andebol 6 ECTS. 1.º Ano, 2.º Semestre. Área Científica. Objetivos de Aprendizagem. Conteúdos Programáticos. Educação Física e Desporto (EFD)

Andebol 6 ECTS. 1.º Ano, 2.º Semestre. Área Científica. Objetivos de Aprendizagem. Conteúdos Programáticos. Educação Física e Desporto (EFD) Andebol 6 ECTS 1.º Ano, 2.º Semestre Área Científica Educação Física e Desporto (EFD) Objetivos de Aprendizagem Conhecer a história da modalidade desportiva Andebol; Conhecer as estruturas organizacionais

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 207/208.º Período DISCIPLINA: Educação Física ANO:.º CURSO: Cientifico Humanístico Total de aulas Previstas: 8 Mês set out nov dez Unidades Temáticas Conteúdos Condição Física Geral Ginástica no solo Competências

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Mário Santos Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 9º Turma: A Nº Alunos: 21 Aula Nº: 39 e 40 Aula U.D. Nº: 7 e 8 de 11 Instalações: Pavilhão Data: 19-01-2010 Hora: 12h05min Duração: 75 minutos Unidade

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 10 Aula U.D. Nº: 6 de 9 Instalações: Pavilhão Data: 9-10-2009 Hora: 09h15min Duração: 35 minutos Unidade Didáctica: Basquetebol

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 07/08.º Período DISCIPLINA: Educação Física ANO: 7.º CURSO: Básico Total de aulas Previstas: 5 Mês set out nov dez Unidades Temáticas Conteúdos Condição Física Geral Ginástica no solo Competências / Objetivos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. PEDRO DA COVA

ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. PEDRO DA COVA ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. PEDRO DA COVA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROVA 26 / 2015 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

ESCOLA: Escola Básica 2,3 D. Miguel de Almeida DISCIPLINA: Educação Física ANO: 6.º ANO LETIVO 2013/2014

ESCOLA: Escola Básica 2,3 D. Miguel de Almeida DISCIPLINA: Educação Física ANO: 6.º ANO LETIVO 2013/2014 ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº de Abrantes ESCOLA: Escola Básica, D. Miguel de Almeida DISCIPLINA: Educação Física ANO:.º ANO LETIVO 0/0 METAS DE APRENDIZAGEM: Domínio da Aptidão Física (EDF00);

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Mário Santos Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 9º Turma: A Nº Alunos: 21 Aula Nº: 11 e 12 Aula U.D. Nº: 7 e 8 de 10 Instalações: Pavilhão Data: 13-10-2009 Hora: 12h15min Duração: 75 minutos Unidade

Leia mais

INFORMAÇÃO-Prova de Equivalência à Frequência 3º Ciclo do Ensino Básico Despacho Normativo nº 1-a/2017, de 10 de fevereiro

INFORMAÇÃO-Prova de Equivalência à Frequência 3º Ciclo do Ensino Básico Despacho Normativo nº 1-a/2017, de 10 de fevereiro INFORMAÇÃO-Prova de Equivalência à Frequência 3º Ciclo do Ensino Básico Despacho Normativo nº 1-a/2017, de 10 de fevereiro Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Código: 26 Tipo de Prova: ESCRITA E PRÁTICA O presente

Leia mais

Fase Preparatória. Tempo P T 5. Objectivos comportamentais / Componentes críticas. Chamada e instrução sobre os exercícios a realizar na aula.

Fase Preparatória. Tempo P T 5. Objectivos comportamentais / Componentes críticas. Chamada e instrução sobre os exercícios a realizar na aula. Professor: César Silva / Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 55 e 56 Aula U.D. Nº: 6 e 7 Instalações: Pavilhão Data: 2-03-2010 Hora: 10h20 Duração: 90 minutos Unidade

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação Prova de Equivalência à Frequência Prática 3º Ciclo do Ensino Básico 2014/2015 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Aprovado em Conselho Pedagógico de 06

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO. 5º Ano

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO. 5º Ano Agrupamento de Escolas Vila Flor ESCOLA BÁSICA e SECUNDÁRIA de VILA FLOR CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO 5º Ano Ano Letivo 2017/ 2018 2 Conteúdos Programáticos 5º ano Composição Curricular

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã 0 E n s i n o S e c u n d á r i o

P L A N I F I C A Ç Ã 0 E n s i n o S e c u n d á r i o P L A N I F I C A Ç Ã 0 E n s i n o S e c u n d á r i o 2016-2017 DISCIPLINA / ANO: Educação Física / 12º Ano MANUAL ADOTADO: Em Movimento 10/11/12 Edições ASA II, S.A. GESTÃO DO TEMPO 1º PERÍODO Nº de

Leia mais

Curso Profissional EDUCAÇÃO FÍSICA

Curso Profissional EDUCAÇÃO FÍSICA Curso Profissional EDUCAÇÃO FÍSICA Módulo 8 Atletismo, Raquetas e Patinagem II Duração da Prova: 90 minutos Tipo de Prova: Prática ESTRUTURA COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS AVALIAÇÃO - O aluno realiza Atletismo

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS

CADERNO DE EXERCÍCIOS Abril/Maio/Junho 2010 I V C U R S O D E T R E I N A D O R E S D E F U T S A L N Í V E L I ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE CASTELO BRANCO CADERNO DE EXERCÍCIOS TÉCNICO-TÁCTICA ESTRUTURAÇÃO DOS CONTEÚDOS A ABORDAR

Leia mais

Informação - Prova de Equivalência à Frequência de. Educação Física. 2º Ciclo do Ensino Básico Tipo de Prova: Escrita e Prática

Informação - Prova de Equivalência à Frequência de. Educação Física. 2º Ciclo do Ensino Básico Tipo de Prova: Escrita e Prática Informação - Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Ano Letivo 2016 / 2017 Código da Prova: 28 2º Ciclo do Ensino Básico Tipo de Prova: Escrita e Prática 1. Objeto de avaliação O presente

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DA MAIA

ESCOLA SECUNDÁRIA DA MAIA : 90 MINUTOS PROVA TEÓRICA GRUPO I Conhecer os princípios sobre alimentação e saúde Identificar os efeitos e lesões mais frequentes do exercício físico na vida atual Aptidão Física Desporto e Saúde - Condição

Leia mais

CAPÍTULO Superar o adversário. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Superar o adversário. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.6 Superar o adversário cap5.1.6.indd 1 27/05/13 18:10 cap5.1.6.indd 2 27/05/13 18:10 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

Foi no ano de 1891 que o Dr. James. Naismith, um professor canadiano de. Educação Física na YMCA (Young. Men's Christian Association) em

Foi no ano de 1891 que o Dr. James. Naismith, um professor canadiano de. Educação Física na YMCA (Young. Men's Christian Association) em Foi no ano de 1891 que o Dr. James Naismith, um professor canadiano de Educação Física na YMCA (Young Men's Christian Association) em Massachussets (E.U.A.) inventou o basquetebol. Fig. 1 - James Naismith.

Leia mais

Para: Educação Física. Escolas João de Araújo Correia. 1. Introdução. 2. Objeto da Avaliação. Informação - Prova de Equivalência à Frequência

Para: Educação Física. Escolas João de Araújo Correia. 1. Introdução. 2. Objeto da Avaliação. Informação - Prova de Equivalência à Frequência Educação Física Prova 28 2016 Tipo de Prova Prática Para: Reprografias Portal do Agrupamento Diretores de Turma 2º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de de julho Despacho Normativo n.º 6-A/201,

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO

NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS... 3 3. PROVAS POR ESCALÃO... 3 4. PROVAS POR ESCALÃO... 3 5. FORMA DE INSCRIÇÃO... 4 6. REGRAS DE PARTICIPAÇÃO... 4 7. SISTEMA

Leia mais

Histórico basquetebol James Naismith 1891

Histórico basquetebol James Naismith 1891 BASQUETEBOL Histórico O basquetebol é uma modalidade esportiva coletiva, que foi idealizada nos Estados Unidos da América pelo canadense James Naismith no ano de 1891 na cidade de Springfield no estado

Leia mais

Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA 2016

Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA 2016 Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga INFORMAÇÃO- Prova de Equivalência à Frequência Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA 2016 Prova 24 2º Ciclo/ 6º Ano de escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012,

Leia mais

Trabalho de Educação Física. Tema: Andebol. Nome: Jéssica C. S. Sousa Nº: 12 Turma: 9ºB Data de Entrega: 13 de. Professora: Sandra Barbosa

Trabalho de Educação Física. Tema: Andebol. Nome: Jéssica C. S. Sousa Nº: 12 Turma: 9ºB Data de Entrega: 13 de. Professora: Sandra Barbosa Tema: Andebol 1 Nome: Jéssica C. S. Sousa Nº: 12 Turma: 9ºB Data de Entrega: 13 de Dezembro de 2011 Professora: Sandra Barbosa Índice 1. Introdução pág. 3 2. Andebol pág. 3 a 8 2.1 História do Andebol

Leia mais

DISCIPLINA: ESTAFETAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

DISCIPLINA: ESTAFETAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ESTAFETAS 192 DOMÍNIO DAS TÉCNICAS III FASE - APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO B FASES / NÍVEIS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS I- Ensino / Aprendizagem - Aquisição da noção de transmissão, através de jogos. - Aquisição

Leia mais

1 OBJETO DE AVALIAÇÃO

1 OBJETO DE AVALIAÇÃO Informação- Prova de Equivalência à Frequência Educação Física Prova escrita e prática Prova 26 2016 3º Ciclo do Ensino Básico O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência à

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Sé Guarda Escola da Sé Grupo Disciplinar de Educação Física

Agrupamento de Escolas da Sé Guarda Escola da Sé Grupo Disciplinar de Educação Física Agrupamento de Escolas da Sé Guarda Escola da Sé Grupo Disciplinar de Educação Física CONTEÚDOS A DESENVOLVER - 10º ANO Unidade Didática APRESENTAÇÃO APTIDÃO FÍSICA (FITescola) BADMINTON GINÁSTICA DE SOLO

Leia mais

Prof. Maick da Silveira Viana

Prof. Maick da Silveira Viana Regras do Handebol Prof. Maick da Silveira Viana REGRA 1 A quadra do jogo REGRA 2 - A duração da partida A partida de handebol consiste em dois tempos divididos por um intervalo de 10 minutos. A duração

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA.6º Ano Educação Física 2015

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA.6º Ano Educação Física 2015 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA.6º Ano Educação Física 2015 O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência à frequência da disciplina de Educação Física, a realizar

Leia mais

EXEMPLO. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Ficha de Registo da Observação.

EXEMPLO. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Ficha de Registo da Observação. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 17 Decreto-Lei n.º 17/16, de 4 de abril Ficha de Registo da Observação 6 Páginas Prova 28 Ficha de Registo da Observação

Leia mais

DGEstE - Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE MARCO DE CANAVESES (150745) NIPC

DGEstE - Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE MARCO DE CANAVESES (150745) NIPC Prova 311 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Educação Física 2017 12.º ano de Escolaridade O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência à frequência da disciplina

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. COSTA MATOS. Campo de badminton

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. COSTA MATOS. Campo de badminton BADMINTON Caracterização: O badminton é um jogo que pode ser disputado em singulares (individualmente) ou em par (pares), não tendo qualquer limitação temporal, isto é, o jogo termina assim que um jogador/par

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas ... DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA ANO: 9º Planificação (Conteúdos) Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas êxito pessoal e do grupo: - Relacionando-se

Leia mais