DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO. Voleibol

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO. Voleibol"

Transcrição

1 DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO 1º Tema: Atividades Físicas e Desportivas - Matérias Voleibol Regras: Número de jogadores por equipa - 6 Número de toques permitido por jogador consecutivamente (1) e por equipa (3). Quando é considerado ponto: a bola passa por cima da rede e toca no solo do campo adversário; ou adversário coloca a bola fora dos limites do campo. Gestos técnicos: Posição base: joelhos fletidos, braços para a frente e tronco ligeiramente inclinado à frente. Toque de dedos: posicionado debaixo da bola, mão em cima e á frente da testa; contactar a bola com as extremidades dos dedos.

2 Manchete: tronco ligeiramente inclinado à frente, braços esticados com os polegares juntos, contacto da bola com o antebraço. Serviço por baixo: pernas fletidas e tronco ligeiramente inclinado à frente; perna do lado oposto ao batimento avançada, bola batida com a mão aberta. Basquetebol Regras: Número de jogadores por equipa 5 Número de passos permitidos com a bola na mão - 2 Exemplos de faltas: driblar, agarrar e driblar; contacto físico com o adversário. Gestos técnicos: Passe de peito: bola segura à frente do peito com as duas mãos, realizar extensão dos braços para a frente e rotação dos pulsos para fora.

3 Passe picado: bola segura à frente do peito com as duas mãos, realizar extensão dos braços para o chão Receção: Agarrar a bola com as duas mãos formando um W; amortecer a receção com a flexão dos braços. Lançamento: mão de lançamento atrás e abaixo da bola, a outra a apoiar a bola lateralmente. Drible: a bola deve ser driblada ao lado do corpo e não deve subir acima da cintura.

4 Andebol Regras: Número de jogadores por equipa 7 Número de passos permitidos com a bola na mão - 3 Campo: Gestos técnicos: Passe de ombro: contra lateralidade, ângulo de 90º antebraço/braço. Drible: empurrar e amortecer a bola com os dedos afastados, bater a bola no solo sem ultrapassar a altura da cintura e sem olhar para ela.

5 Remate: armação do braço hábil acima da cabeça, rotação do tronco. Futebol Regras: Número de jogadores por equipa no futebol de salão 5 Número de substituições 3 Tempo total de jogo 40 minutos, duas partes de 20 minutos. Gestos técnicos: Receção: com a planta do pé ou com a parte interior do pé, tentando que a bola fique no raio de ação. Passe: parte interior do pé ou parte exterior do pé.

6 Condução: realizar sucessivos toques ligeiros, levando a bola sempre próxima do pé que a conduz. Ginástica de Solo: Elementos gímnicos: Rolamento à frente: mãos à largura dos ombros, dedos bem abertos e apoiados no chão, queixo junto ao peito, empurrar o chão com os pés e elevar a bacia. Rolamento à retaguarda: palmas das mãos viradas para o teto e junto aos ombros, queixo junto ao peito, empurrar o chão com os braços e terminar de pé. Pino: braços em extensão afastados e à largura dos ombros, dedos bem afastados e apoiados no chão, olhar dirigido para as mãos.

7 Ginástica de Aparelhos: Material: Colchão de quedas Plinto Reuther Minitrampolim Regras de segurança: Não mexer nem brincar com o material sem a autorização do professor, estar a tento aos saltos do colegas, não saltar enquanto outro colega se encontrar no colchão. Elementos gímnicos: Antes do salto: corrida de balanço (acelerada), impulsão a um pé e chamada a pés juntos.

8 Salto em extensão: sair do aparelho com o corpo estendido, olhar para a frente; contactar o solo a pés juntos e com flexão das pernas. Salto engrupado: Sair do aparelho com o corpo estendido, com o olhar dirigido em frente; "Puxar" os joelhos até ao peito e tocar as pernas com as mãos, no ponto mais alto do voo; na trajetória descendente, desfazer a posição engrupada e contactar o solo a pés juntos e com flexão de pernas.

9 Ginástica Acrobática Pega Simples Pega de Pulsos Elementos que compõem uma figura: Base o elemento que sustenta a figura acrobática. Volante - o elemento que executa os movimentos acrobáticos. Atletismo Corrida de Barreiras Corrida acelerada, não desacelerar entre os obstáculos, transposição rasante à barreira, saltar longe da barreira.

10 Corrida de Estafetas Testemunho Transportar o testemunho na mão direita; Entrega-o na mão contrária do colega (mão esquerda); A entrega do testemunho é feita em corrida; Quem recebe o testemunho troca-o para a mão direita e continua a correr. Transmissão do testemunho

11 Badminton Raquete Volante Regras: Quando é considerado ponto: o volante passa por cima da rede e toca no solo do campo adversário; ou o adversário coloca o volante fora dos limites do campo. Gestos técnicos Pega: Envolver a raqueta com o polegar, indicador e restantes dedos., de forma a formarem V.

12 Clear: por cima da cabeça, colocar o volante no fundo do campo numa trajetória alta, com rotação do tronco. Lob: Movimento executado abaixo da cintura. O seu objetivo é colocar o volte no fundo do campo adversário. Patinagem Regras de segurança: Usar de capacete, não agarrar outro colega com patins se estiver a cair. Gestos técnicos: Posição base fundamental: pés afastados à largura dos ombros, tronco ligeiramente inclinado à frente, joelhos fletidos, alinhamento entre os ombros os joelhos e a biqueira do patim.

13 Como cair: baixar o centro de gravidade fletindo os joelho, colocar os braços para a frente. Como levantar: a partir da posição de gatas, colocar um patim junto ao joelho. Dança Nome das danças lecionadas e dos passos aprendidos: Rumba quadrada, passo básico, passo progressivo, volta contravolta, volta de seis tempos;

14 Tema 2: Aptidão Física Testes Descrição Teste de Resistência Aeróbia Teste Vaivém: É um teste de patamares de esforço progressivo, que avalia a aptidão aeróbia. Neste teste, aplicado ao som de música que marca a cadência da corrida, o aluno deverá percorrer a máxima distância possível numa direcção e na oposta, numa distância de 20 metros, com uma velocidade crescente em períodos consecutivos de um minuto. Teste de Velocidade Teste de 40 metros: O aluno deverá percorrer a distância de 40 metros no menor tempo possível. Teste de Flexibilidade Teste Senta e Alcança : O aluno deverá alcançar a maior distância possível, para os lados direito e esquerdo do corpo. Teste de Força Superior Teste de Extensões de Braços: O aluno deverá completar o maior número possível de extensões de braços, com uma cadência especificada. Teste de Força Média Teste de Abdominais: O aluno deverá completar o maior número possível de abdominais até um máximo de 80, a uma cadência especificada. Teste de Coordenação Teste Saltar à Corda : O aluno deverá completar o maior número possível de saltos por cima da corda, durante o período de um minuto. Teste do vaivém A execução técnica correta consiste apenas em atingir as marcas definidas antes que a cadência dê sinal do regresso no sentido oposto. O teste termina quando o aluno desiste ou falha dois sinais sonoros (não necessariamente consecutivos).

15 Caso o aluno não consiga atingir o objetivo antes de ouvir a cadência, comete uma falta, sendo que poderá dar no máximo duas até ser desclassificado. Teste de força média: Os calcanhares devem permanecer em contacto com o colchão, a cabeça deve voltar ao colchão em cada repetição, não são permitidas pausas ou períodos de descanso, ou seja o movimento deve ser contínuo e cadenciado e as pontas dos dedos devem tocar a extremidade mais distante da faixa de medida. O teste termina quando: realizar duas vezes mal o movimento; não puder mais ou quando chegar aos 80 abdominais. Teste de força superior: A flexão/extensão dos membros superiores até que a articulação do cotovelo atinja um ângulo de 90º. O corpo deve formar uma linha reta da cabeça aos pés enquanto durar a execução do teste. O teste é interrompido à segunda execução incorreta, sendo possível contabilizar a primeira extensão incorreta, ou se o aluno sentir desconforto ou dor. É considerado falta, parar para descansar ou não manter a cadência, não alcançar os 90º com o cotovelo, não manter a posição de prancha, os braços não estarem completamente estendidos.

Grupo I Voleibol (25 pontos)

Grupo I Voleibol (25 pontos) Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2014 1ª FASE PROVA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Duração da prova: 45 minutos --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação - Prova de Equivalência à Frequência 2º Ciclo do Ensino Básico 2015 Alunos com Necessidades Educativas Especiais Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Aprovado

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação Prova de Equivalência à Frequência Prática 3º Ciclo do Ensino Básico 2014/2015 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Aprovado em Conselho Pedagógico de 06

Leia mais

Educação Física. 9º Ano de Escolaridade. Informações da prova. Introdução. 1. Objeto de avaliação INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

Educação Física. 9º Ano de Escolaridade. Informações da prova. Introdução. 1. Objeto de avaliação INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 05 de julho Educação Física 9º Ano de Escolaridade Prova 26-1ª/ 2ª Fase Tipo de Prova: Escrita + Prática Duração da Prova: 45

Leia mais

INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ADAPTADA) 2017

INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ADAPTADA) 2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS POETA ANTÓNIO ALEIXO INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ADAPTADA) 2017 Despacho normativo nº1-a/2017 de 10 de fevereiro DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano de Escolaridade:

Leia mais

INFORMAÇÃO-Prova de Equivalência à Frequência 3º Ciclo do Ensino Básico Despacho Normativo nº 1-a/2017, de 10 de fevereiro

INFORMAÇÃO-Prova de Equivalência à Frequência 3º Ciclo do Ensino Básico Despacho Normativo nº 1-a/2017, de 10 de fevereiro INFORMAÇÃO-Prova de Equivalência à Frequência 3º Ciclo do Ensino Básico Despacho Normativo nº 1-a/2017, de 10 de fevereiro Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Código: 26 Tipo de Prova: ESCRITA E PRÁTICA O presente

Leia mais

ESCRITA E PRÁTICA 1. INTRODUÇÃO

ESCRITA E PRÁTICA 1. INTRODUÇÃO INFORMAÇÃO-Prova de Equivalência à Frequência 3º Ciclo do Ensino Básico Despacho Normativo nº 1-G/2016, de 6 de abril Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Código: 26 Tipo de Prova: ESCRITA E PRÁTICA 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

1 OBJETO DE AVALIAÇÃO

1 OBJETO DE AVALIAÇÃO Informação- Prova de Equivalência à Frequência Educação Física Prova escrita e prática Prova 26 2016 3º Ciclo do Ensino Básico O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência à

Leia mais

PROVA DE APTIDÃO FÍSICA. 1. Os Candidatos ao IPE devem executar as provas físicas abaixo descriminadas de acordo com as instruções de realização.

PROVA DE APTIDÃO FÍSICA. 1. Os Candidatos ao IPE devem executar as provas físicas abaixo descriminadas de acordo com as instruções de realização. PROVA DE APTIDÃO FÍSICA 1. Os Candidatos ao IPE devem executar as provas físicas abaixo descriminadas de acordo com as instruções de realização. 2. As provas devem ser executadas corretamente e avaliadas

Leia mais

Coopera com os companheiros Aceita opções e falhas dos seus colegas Respeita companheiros e adversários Conhece Jogo: objectivo e regras

Coopera com os companheiros Aceita opções e falhas dos seus colegas Respeita companheiros e adversários Conhece Jogo: objectivo e regras Jogo 7x7 Jogo 5x5 FUTEBOL Coopera com os companheiros Aceita opções e falhas dos seus colegas Respeita companheiros e adversários Conhece Jogo: objectivo e regras Recepção e controlo Enquadar ofensivamente

Leia mais

INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2017/18 CÓDIGO: 26

INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2017/18 CÓDIGO: 26 INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 201/18 Despacho normativo n.º 4-A/2018, de 14 de fevereiro DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano de Escolaridade: 9º CÓDIGO: 26 Duração: 4 minutos+4 minutos 1.ª/2.ª

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º CICLO

PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º CICLO Ano/Turma 7º/8º/9º Período N.º aulas previstas

Leia mais

Metas/Objetivos/Areas Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Areas Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA ANO: 8º Períodos Letivos: 1º, 2º e 3º Metas/Objetivos/Areas Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Jogos Desportivos

Leia mais

3.º Ciclo do Ensino Básico

3.º Ciclo do Ensino Básico INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Educação Física Maio de 2018 Prova 26/ 2018 3.º Ciclo do Ensino Básico O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA FERNANDO NAMORA 2014/2015

ESCOLA SECUNDÁRIA FERNANDO NAMORA 2014/2015 Parte Introdutória ESCOLA SECUNDÁRIA FERNANDO NAMORA 2014/2015 Etapa: 3ª Etapa Unidade de Ensino:10ª UE Aula nº: 64-65,66 Professor: Bernardo Tavares Data: 13/04/2015 + 16/04/2015 Turma: 7 Nº previsto

Leia mais

ANDEBOL. Nível Introdutório

ANDEBOL. Nível Introdutório Nível ANDEBOL Nível Não Com posse de bola: Desmarca-se, oferecendo linha de passe. Opta por passe, ou por drible em progressão para finalizar. Finaliza em remate em salto. Perde a posse de bola, assume

Leia mais

Para: Educação Física. Escolas João de Araújo Correia. 1. Introdução. 2. Objeto da Avaliação. Informação - Prova de Equivalência à Frequência

Para: Educação Física. Escolas João de Araújo Correia. 1. Introdução. 2. Objeto da Avaliação. Informação - Prova de Equivalência à Frequência Educação Física Prova 28 2016 Tipo de Prova Prática Para: Reprografias Portal do Agrupamento Diretores de Turma 2º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de de julho Despacho Normativo n.º 6-A/201,

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA PADRE MANUEL ÁLVARES N.º do Código do Estabelecimento de Ensino 3107 / 201 N.º de Telefone: 291 619558

Leia mais

EB 2,3 MARTIM DE FREITAS EDUCAÇÃO FÍSICA 2011/2012 2º CICLO NÍVEIS INTRODUTÓRIO, ELEMENTAR E AVANÇADO. JOGOS PRÉ DESPORTIVOS (excepto Raquetes) 5º Ano

EB 2,3 MARTIM DE FREITAS EDUCAÇÃO FÍSICA 2011/2012 2º CICLO NÍVEIS INTRODUTÓRIO, ELEMENTAR E AVANÇADO. JOGOS PRÉ DESPORTIVOS (excepto Raquetes) 5º Ano EB 2,3 MARTIM DE FREITAS EDUCAÇÃO FÍSICA 2011/2012 2º CICLO NÍVEIS INTRODUTÓRIO, ELEMENTAR E AVANÇADO JOGOS PRÉ DESPORTIVOS (excepto Raquetes) 5º Ano 1. Se tem a bola, passar a um companheiro liberto 2.

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO PROVA 26 / 2017 (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova

Leia mais

PI Instrução inicial: Exercícios/ Objectivos

PI Instrução inicial: Exercícios/ Objectivos 5º Unidade de Ensino 21.01 a 15.02 10 Aulas Professor Estagiário: João Santos Turma: 7º B Objectivos : Gestão rotinas organizativas; Desenvolvimento competências de instrução e questionamento; Garantir

Leia mais

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prova 28 18 2º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova final do 2º

Leia mais

3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril)

3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril) INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Educação Física 2016 Prova 26 / 2016 1ª e 2ª fase 3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril) O presente documento divulga informação

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Ano Letivo 2012/13 Educação Física - 2º Ciclo 5º e 6º Ano Metas http://www.metasdea prendizagem.minedu.pt/ensinobasico/metas-deaprendizagem/metas/?area=3&level=4 JOGOS JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS (Futebol,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. PEDRO DA COVA

ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. PEDRO DA COVA ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. PEDRO DA COVA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROVA 26 / 2015 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Ano Letivo 2016/17 Educação Física - 2º Ciclo 5º e 6º Ano Metas Curriculares/de Aprendizagem Domínios/Subdomínios Conteúdos http://www.metasdeaprendizagem.minedu.pt/ensino-basico/metas-deaprendizagem/metas/?area=3&level=4

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física 7º ANO - 1º PERÍODO UNIDADE DIDÁTICA TESTES DE C.F. ATLETISMO GINÁSTICA SOLO Conteúdos -

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Amadora 3 ESCOLA SECUNDÁRIA FERNANDO NAMORA 2014/2015. Plano de aula

Agrupamento de Escolas da Amadora 3 ESCOLA SECUNDÁRIA FERNANDO NAMORA 2014/2015. Plano de aula Parte Introdutória Plano de aula Etapa: 4ª Etapa Unidade de Ensino: 12ª UE Aula nº: 53 e 54 Ana Lares Data: 11/05/2015 14/05/2015 Turma: 7ºano Duração da aula: 45 90 Nº previsto de alunos: 28 Material:

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica de S. Miguel Grupo Disciplinar de Educação Física

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica de S. Miguel Grupo Disciplinar de Educação Física Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica de S. Miguel Grupo Disciplinar de Educação Física CONTEÚDOS A DESENVOLVER 9º ANO -1º PERÍODO Unidade Didática APTIDÃO FÍSICA (fitnessgram) - Força Superior

Leia mais

Ano Letivo 2011/2012

Ano Letivo 2011/2012 Ano Letivo 2011/2012 Informação/ Exame de Equivalência à Frequência Disciplina de Educação Física 3ºciclo 1. Objeto de Avaliação A prova tem por referência o Programa de Educação Física. A prova desta

Leia mais

Andebol Basquetebol Voleibol Ginástica. Ginástica Acrobática - Pares e trios (sem avaliação) Atletismo

Andebol Basquetebol Voleibol Ginástica. Ginástica Acrobática - Pares e trios (sem avaliação) Atletismo - ANO LETIVO 2014/2015 Agrupamento de Escolas Martim de Freitas CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º CICLO 1. Jogos Desportivos Coletivos (Categoria A) - - - - 2. (Categoria B) - no Solo - de

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO DO 10ºANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS ANO LETIVO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO DO 10ºANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS ANO LETIVO COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS AULAS PREVISTAS Cooperar com os companheiros para o alcance do objetivo dos Jogos Desportivos Coletivos, realizando com oportunidade e correção as ações técnico-táticas elementares

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO DO 9ºANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS ANO LETIVO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO DO 9ºANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS ANO LETIVO COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS AULAS PREVISTAS Cooperar com os companheiros para o alcance do objetivo dos Jogos Desportivos Coletivos, realizando com oportunidade e correção as ações técnico-táticas elementares

Leia mais

1 OBJETO DE AVALIAÇÃO

1 OBJETO DE AVALIAÇÃO Informação- Prova de Equivalência à Frequência Educação Física Prova 28 2016 2º Ciclo do Ensino Básico O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência à frequência do 2º Ciclo

Leia mais

Cursos Profissionais de Nível Secundário. Sebenta. Disciplina de. Educação Física. Módulo 4 A2 GIN I Ginástica de Solo Nível Introdução 10º/11º Ano(s)

Cursos Profissionais de Nível Secundário. Sebenta. Disciplina de. Educação Física. Módulo 4 A2 GIN I Ginástica de Solo Nível Introdução 10º/11º Ano(s) Componente de Formação Sociocultural Sebenta Disciplina de Educação Física Módulo 4 A2 GIN I Ginástica de Solo Nível Introdução 10º/11º Ano(s) Prof. (Documento adaptado) Cursos Profissionais Ciclo de Formação

Leia mais

Ano Actividade Objectivos Conteúdos Local 7ºANO Condição Física Desenvolvimentos da condição

Ano Actividade Objectivos Conteúdos Local 7ºANO Condição Física Desenvolvimentos da condição Planificações Ano Actividade Objectivos Conteúdos Local 7ºANO Condição Física Desenvolvimentos da condição física de base - Resistência aeróbia e anaeróbia - Força explosiva - Força resistente - Flexibilidade

Leia mais

Este documento vai ser divulgado na escola-sede do Agrupamento e na página eletrónica:

Este documento vai ser divulgado na escola-sede do Agrupamento e na página eletrónica: Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães 0 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA EDUCAÇÃO FÍSICA Prova 26 2015 3.º Ciclo do Ensino Básico O presente documento divulga a informação relativa

Leia mais

1- Objeto de Avaliação

1- Objeto de Avaliação Informação - Prova de Equivalência à Frequência Educação Física (28) 2º ciclo do Ensino Básico 2018 1- Objeto de Avaliação A disciplina de Educação Física no 2º ciclo de ensino básico divide a sua intervenção

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2º CICLO

PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2º CICLO Ano/Turma 5º 6º Período N.º aulas previstas

Leia mais

Jogos Desportivos Coletivos

Jogos Desportivos Coletivos DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação Física 8ºAno COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS... Competências a desenvolver Conteúdos Aulas previstas Jogos Desportivos Coletivos Cooperar com os companheiros

Leia mais

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Educação Física 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Educação Física 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Educação Física 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO - 2017 O presente documento visa divulgar as caraterísticas da prova de equivalência à frequência do 2 º ciclo

Leia mais

CONTEÚDOS ANO DE ESCOLARIDADE 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º

CONTEÚDOS ANO DE ESCOLARIDADE 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º PROGRAMÁTICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2016-17 Capacidades Condicionais e Coordenativas Gerais Resistência Geral; Força Resistente; Força Rápida; Força Rápida; Velocidade de Reação Simples e Complexa; Velocidade

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANDE EB 2,3 DE SANDE Departamento de Expressões - Educação Física Planificação 2.º Ciclo - Ano Letivo 2017/2018

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANDE EB 2,3 DE SANDE Departamento de Expressões - Educação Física Planificação 2.º Ciclo - Ano Letivo 2017/2018 Departamento de Expressões - Educação Física Planificação 2.º Ciclo - 1 Higiene e segurança Conhece e aplica cuidados de higiene e segurança. Espírito desportivo Coopera com os companheiros, quer nos exercícios,

Leia mais

Curso Profissional EDUCAÇÃO FÍSICA

Curso Profissional EDUCAÇÃO FÍSICA Curso Profissional EDUCAÇÃO FÍSICA Módulo 8 Atletismo, Raquetas e Patinagem II Duração da Prova: 90 minutos Tipo de Prova: Prática ESTRUTURA COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS AVALIAÇÃO - O aluno realiza Atletismo

Leia mais

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LECTIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA 8º ANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LECTIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA 8º ANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA 8º ANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS 2º PERÍODO Competências a desenvolver Conteúdos Aulas previstas Cooperar com os companheiros para o alcance do objectivo

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA Objeto de avaliação

EDUCAÇÃO FÍSICA Objeto de avaliação INFORMAÇÃO-PROVA EDUCAÇÃO FÍSICA 2018 Prova 26 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ------------- 3.º Ciclo do Ensino

Leia mais

Os temas organizadores que constituem objeto de avaliação são os que se apresentam no quadro seguinte.

Os temas organizadores que constituem objeto de avaliação são os que se apresentam no quadro seguinte. Informação - Prova de Equivalência à Frequência Educação Física 2º ciclo do Ensino Básico 2015 1- Objeto de Avaliação A disciplina de Educação Física no 2º ciclo de ensino básico divide a sua intervenção

Leia mais

Protocolo de Avaliação Inicial. Educação Física

Protocolo de Avaliação Inicial. Educação Física Protocolo de Avaliação Inicial Educação Física ÁREA DAS ACTIVIDADE FÍSICAS 1- JOGOS DESPORTIVOS COLECTIVOS 1.1. FUTEBOL. Jogo reduzido 5x5 (4+GR; 2 balizas) ou 4x4 (3+GR; 2 balizas). Critérios de êxito:

Leia mais

EB 2,3 MARTIM DE FREITAS EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO. NÍVEIS INTRODUTÓRIO (I), ELEMENTAR (E) e AVANÇADO (A) JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS ANDEBOL I E A

EB 2,3 MARTIM DE FREITAS EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO. NÍVEIS INTRODUTÓRIO (I), ELEMENTAR (E) e AVANÇADO (A) JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS ANDEBOL I E A EB 2,3 MARTIM DE FREITAS EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO NÍVEIS INTRODUTÓRIO (I), ELEMENTAR (E) e AVANÇADO (A) JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS ANDEBOL GR+3 x 3+GR (meio-campo, marcação direta) 1. Circulação de bola

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação física ANO:6º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Cooperar com os companheiros para

Leia mais

Informação-Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física

Informação-Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Informação-Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Prova 28 2018 2º Ciclo do Ensino Básico 1. Objeto de avaliação A prova tem por referência o Programa de Educação Física e permite avaliar

Leia mais

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2018/2019

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2018/2019 1. JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS - Participar ativamente em todas as situações e procurar o êxito pessoal e do grupo: - Relacionando-se com cordialidade e respeito pelos seus companheiros, quer no papel

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação física ANO:5º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Cooperar com os companheiros para

Leia mais

Autoavaliação Autoavaliação Trabalho individual Ficha individual escrita 3 1º,2º,3ºP

Autoavaliação Autoavaliação Trabalho individual Ficha individual escrita 3 1º,2º,3ºP início do ano letivo para adquirir este manual se o professor o indicar) Deve aguardar o Autoavaliação Autoavaliação Trabalho individual Ficha individual escrita 3 1º,2º,3ºP Corrida de estafetas (Em corrida

Leia mais

2.º Ciclo do Ensino Básico (Dec. Lei nº 17/2016, de 4de Abril )

2.º Ciclo do Ensino Básico (Dec. Lei nº 17/2016, de 4de Abril ) INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Educação Física 2018 Prova 28 / 2018 1ª e 2ª fase 2.º Ciclo do Ensino Básico (Dec. Lei nº 17/2016, de 4de Abril ) O presente documento divulga informações

Leia mais

Educação Física

Educação Física Informação-Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física 26 2019 3.º Ciclo do Ensino Básico 1. Objeto de avaliação: Domínios e Competências: Desportos Coletivos / Individuais - Conhecer e valorizar

Leia mais

CONTEÚDOS ANO DE ESCOLARIDADE 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º

CONTEÚDOS ANO DE ESCOLARIDADE 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º PROGRAMÁTICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2017-18 Capacidades Condicionais e Coordenativas Gerais Resistência Geral; Força Resistente; Força Rápida; Força Rápida; Velocidade de Reação Simples e Complexa; Velocidade

Leia mais

7º Ano 8º Ano 9º Ano JDC. Andebol Basquetebol Voleibol Ginástica. Ginástica Acrobática (pares e trios) Atletismo

7º Ano 8º Ano 9º Ano JDC. Andebol Basquetebol Voleibol Ginástica. Ginástica Acrobática (pares e trios) Atletismo Agrupamento de Escolas Martim de Freitas CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º CICLO Ano Lectivo 2011/2012 1. Jogos Desportivos Colectivos (Categoria A) - - - - 2. (Categoria B) - no Solo - de

Leia mais

1. Objeto de avaliação

1. Objeto de avaliação Informação-Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Prova 26 2018 3º Ciclo do Ensino Básico 1. Objeto de avaliação A prova tem por referência o Programa de Educação Física e é constituída

Leia mais

Autoavaliação Autoavaliação Trabalho individual Ficha individual escrita 3 1º,2º,3ºP

Autoavaliação Autoavaliação Trabalho individual Ficha individual escrita 3 1º,2º,3ºP início do ano letivo para adquirir este manual se o professor o indicar) Deve aguardar o Autoavaliação Autoavaliação Trabalho individual Ficha individual escrita 3 1º,2º,3ºP Sócio Afectivo - Coopera com

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Agrupamento de Escolas Elias Garcia Departamento de Expressões Secção de Educação Física CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8º ANO ATIVIDADES FÍSICAS CRITÉRIO 4 VOLEIBOL - Conclusão Elementar 8º Ano - (CONCLUSÃO

Leia mais

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas.

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas. ANEXOS Anexo ao documento orientador do MS 2018 1 Tabelas de referência; 2 - Fichas Técnicas explicativas das provas. 2 Tabela de Referência Mega Sprinter (40 metros) FEMININO MASCULINO INFANTIS A INFANTIS

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física CONTEÚDOS 8º ANO 1º PERÍODO UNIDADE DIDÁTICA Conteúdos Metas TESTES DE C.F. ATLETISMO GINÁSTICA

Leia mais

DOMÍNIO CONTEÚDOS TEMPOS 2 Subtema 1 - Introdução ao Programa / Apresentação do Manual / Regras de funcionamento/ Critérios de avaliação.

DOMÍNIO CONTEÚDOS TEMPOS 2 Subtema 1 - Introdução ao Programa / Apresentação do Manual / Regras de funcionamento/ Critérios de avaliação. DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA [6ºAno] PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2018/2019 1.º PERÍODO Tema A: APRESENTAÇÃO 2 Subtema 1 - Introdução ao Programa / Apresentação do Manual / Regras de funcionamento/ Critérios

Leia mais

INFORMAÇÃO-Prova de Equivalência à Frequência 2º Ciclo do Ensino Básico. Despacho Normativo nº 6A/2015 de 5 de março

INFORMAÇÃO-Prova de Equivalência à Frequência 2º Ciclo do Ensino Básico. Despacho Normativo nº 6A/2015 de 5 de março INFORMAÇÃO-Prova de Equivalência à Frequência 2º Ciclo do Ensino Básico Despacho Normativo nº 6A/2015 de 5 de março Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Código: 28 Tipo de Prova: ESCRITA E PRÁTICA 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: EXPRESSÕES ÁREA DISCIPLINAR: 620 - EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: Educação Física P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL NÍVEL DE ENSINO: 3.º Ciclo CURSO: - - - - - - - - - - - - - - - - - ANO: 8.º -

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Agrupamento de Escolas Elias Garcia Departamento de Expressões Secção de Educação Física CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 7º ANO ATIVIDADES FÍSICAS CRITÉRIO 4 VOLEIBOL (PARTE DO NÍVEL ELEMENTAR 7º ANO) - Elementar

Leia mais

Jogos Desportivos Coletivos

Jogos Desportivos Coletivos ... DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação Física 7ºAno COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS Competências a desenvolver Conteúdos Aulas previstas Jogos Desportivos Coletivos Andebol Cooperar com os companheiros

Leia mais

Badminton. Badminton

Badminton. Badminton Badminton Badminton Badmínton História da Modalidade Atualmente, acredita-se que o jogo da poona, de origem indiana e trazido para a Europa pelos oficiais ingleses, esteja na origem do badmínton. Em 1873,

Leia mais

Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA 2016

Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA 2016 Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga INFORMAÇÃO- Prova de Equivalência à Frequência Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA 2016 Prova 24 2º Ciclo/ 6º Ano de escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012,

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Chamusca

Agrupamento de Escolas da Chamusca Informação - Exame de Equivalência à Frequência de Educação Física 12º ano - Ensino Secundário Ano letivo de 2014/2015 DURAÇÃO DA PROVA: 90 minutos + 90 minutos TIPO de PROVA: teórica + prática Data de

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 10 Aula U.D. Nº: 6 de 9 Instalações: Pavilhão Data: 9-10-2009 Hora: 09h15min Duração: 35 minutos Unidade Didáctica: Basquetebol

Leia mais

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º1 DE LOURES - 1729 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prova 28 15 2º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º CICLO -

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º CICLO - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2016/2017 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º CICLO - O aluno será avaliado em todos

Leia mais

ESCOLA: Escola Básica 2,3 D. Miguel de Almeida DISCIPLINA: Educação Física ANO: 6.º ANO LETIVO 2013/2014

ESCOLA: Escola Básica 2,3 D. Miguel de Almeida DISCIPLINA: Educação Física ANO: 6.º ANO LETIVO 2013/2014 ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº de Abrantes ESCOLA: Escola Básica, D. Miguel de Almeida DISCIPLINA: Educação Física ANO:.º ANO LETIVO 0/0 METAS DE APRENDIZAGEM: Domínio da Aptidão Física (EDF00);

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 7º ANO PLANIFICAÇÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA 7º ANO PLANIFICAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO GONÇALVES ZARCO-402011 Objetivos gerais: Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns Relacionar harmoniosamente

Leia mais

Departamento de Educação Física Educação Física - 2º e 3º CICLO

Departamento de Educação Física Educação Física - 2º e 3º CICLO Ginástica no solo: Cambalhota à frente com pernas unidas Cambalhota à retaguarda com pernas unidas. Pino no espaldar ou Pino Cambalhota Roda Ginástica de Aparelhos: Salto ao eixo Salto Entre-Mãos Salto

Leia mais

Documento em vigor, atualizado em novembro de 2012

Documento em vigor, atualizado em novembro de 2012 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS Grupo Disciplinar de Educação Física CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 3º Ciclo Avaliação dos alunos (Critérios uniformizados a nível do Conselho Pedagógico e do Grupo

Leia mais

Gestos Técnicos do Voleibol

Gestos Técnicos do Voleibol Escola secundária de Figueiró dos Vinhos Trabalho realizado por: Diogo Santos Nº3 11ºD e Pedro Pires Nº10 11ºD Disciplina de Pratica de Actividade Física e Desportiva Data de entrega: 03/12/2014 Diogo

Leia mais

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS a 2. PARTE ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS FICHA DE APRESENTAÇÃO Objectivo Introduzir a bola no cesto do adversário e evitar que a outra equipa marque pontos. Material (objecto do

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 7 Aula U.D. Nº: 3 de 9 Instalações: Pavilhão Data: 01-10-2009 Hora: 09h15min Duração: 45 minutos Unidade Didáctica: Basquetebol

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 11 e 12 Aula U.D. Nº: 7 e 8 de 10 Instalações: Pavilhão Data: 13-10-2009 Hora: 10h15min Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019

Ano Letivo 2018/2019 Educação Física /9º ano de escolaridade Página 1 de 6 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programas nacionais de Educação Física; legislação em vigor para as formações transdisciplinares - Língua

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - 3º CICLO ACTIVIDADES FÍSICAS

PLANIFICAÇÃO ANUAL - 3º CICLO ACTIVIDADES FÍSICAS 1º Período 3º Ciclo (7º e 8º anos) PLANIFICAÇÃO ANUAL - 3º CICLO ACTIVIDADES FÍSICAS DISTRIBUIÇÃO POR PERÍODOS 1º Período 2º Período 3º Período A - JDC:, Futsal, Basquetebol 3x3 Aparelhos C - : Corrida

Leia mais

Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. Escola Secundária Fernando Namora PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO INICIAL

Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. Escola Secundária Fernando Namora PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO INICIAL Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana Escola Secundária Fernando Namora PROTOCOLO DE AVALAÇÃO NCAL Ano letivo 2015/2016 Professores Orientadores Mestre Hamilton Santos Prof. Dr. Nuno Januário

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. COSTA MATOS. Campo de badminton

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. COSTA MATOS. Campo de badminton BADMINTON Caracterização: O badminton é um jogo que pode ser disputado em singulares (individualmente) ou em par (pares), não tendo qualquer limitação temporal, isto é, o jogo termina assim que um jogador/par

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 2018

EDUCAÇÃO FÍSICA 2018 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA EDUCAÇÃO FÍSICA 2018 Prova 28 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Mário Santos Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 9º Turma: A Nº Alunos: 21 Aula Nº: 11 e 12 Aula U.D. Nº: 7 e 8 de 10 Instalações: Pavilhão Data: 13-10-2009 Hora: 12h15min Duração: 75 minutos Unidade

Leia mais

O presente documento divulga informação relativa à prova final do secundário da disciplina de Educação Física, a realizar em 2019, nomeadamente:

O presente documento divulga informação relativa à prova final do secundário da disciplina de Educação Física, a realizar em 2019, nomeadamente: INFORMAÇÃO-PROVA EDUCAÇÃO FÍSICA 2019 Prova 26 3.º Ciclo do Ensino Básico O presente documento divulga informação relativa à prova final do secundário da disciplina de Educação Física, a realizar em 2019,

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA Objeto de avaliação Caracterização da prova Critérios gerais de classificação Material Duração

EDUCAÇÃO FÍSICA Objeto de avaliação Caracterização da prova Critérios gerais de classificação Material Duração INFORMAÇÃO-PROVA EDUCAÇÃO FÍSICA 2018 Prova 28 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ------------- 2.º Ciclo do Ensino

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019. Fixar e aperfeiçoar os fundamentos técnico-táticos Avaliar as ações de ataque e de defesa.

Ano Letivo 2018/2019. Fixar e aperfeiçoar os fundamentos técnico-táticos Avaliar as ações de ataque e de defesa. Educação Física /8º ano de escolaridade Página 1 de 6 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programas nacionais de Educação Física; legislação em vigor para as formações transdisciplinares - Língua

Leia mais

Matriz - Prova Global do Agrupamento Departamento de Educação Física Educação Física - 2º Ciclo

Matriz - Prova Global do Agrupamento Departamento de Educação Física Educação Física - 2º Ciclo Cambalhota à frente com pernas unidas Cambalhota à retaguarda com pernas unidas. Apresentação de uma sequência com Ligação entre os elementos.... Nível 1 Apresenta-se e tenta, mas não executa o exercício.

Leia mais

Atletismo. Atletismo. Atletismo. Atletismo. Atletismo 3/27/2014. Caraterização. A pista. Disciplinas. Velocidade

Atletismo. Atletismo. Atletismo. Atletismo. Atletismo 3/27/2014. Caraterização. A pista. Disciplinas. Velocidade Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto Caraterização A pista O é uma modalidade individual, integrada por um conjunto de ações naturais, como são os casos

Leia mais

1º PERÍODO 39 AULAS PREVISTAS Competências Essenciais Conteúdos Estratégias Recursos Materiais Avaliação

1º PERÍODO 39 AULAS PREVISTAS Competências Essenciais Conteúdos Estratégias Recursos Materiais Avaliação 1º PERÍODO 39 AULAS PREVISTAS Competências Essenciais Conteúdos Estratégias Recursos Materiais Avaliação Conhecer e valorizar a atividade física como parte do quotidiano e do estilo de vida; Consciencializar

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS Educação Física 5.º ano

PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS Educação Física 5.º ano Jogos Pré-Desportivos Educação Física 5.º ano Conhecer o objetivo do jogo, o funcionamento e as regras do jogo. Jogos sem bola: Em situação de ataque cria oportunidades com superioridade numérica para

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas ... DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA ANO: 9º Planificação (Conteúdos) Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas êxito pessoal e do grupo: - Relacionando-se

Leia mais

1º PERÍODO 39 AULAS PREVISTAS Competências Essenciais Conteúdos Estratégias Recursos Materiais Avaliação

1º PERÍODO 39 AULAS PREVISTAS Competências Essenciais Conteúdos Estratégias Recursos Materiais Avaliação 1º PERÍODO 39 AULAS PREVISTAS Competências Essenciais Conteúdos Estratégias Recursos Materiais Avaliação Conhecer e valorizar a atividade física como parte do quotidiano e do estilo de vida; Consciencializar

Leia mais

O voleibol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujo objectivo é

O voleibol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujo objectivo é Caracterização do O voleibol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujo objectivo é enviar a bola por cima da rede, fazendo-a cair no campo adversário e evitando que ela caia no nosso

Leia mais