O que é Coordenação Motora Ampla?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que é Coordenação Motora Ampla?"

Transcrição

1 O que é Coordenação Motora Ampla? Utilização de grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir e descer escadas que podem ser desenvolvidas a partir de um plano sistemático de exercícios e atividades esportivas. Objetos que podem estimular: Bola, bambolê, corda, pneu, caixas, peteca.

2 1 2 Você já brincou de corrida de saco na infância? Lembra-se o quanto é divertido, favorece um clima descontraído, de alegria e estimula o equilíbrio, agilidade e a coordenação?! Que tal propor aos alunos?! Características como rapidez de pensamento, movimentos ágeis e boa mira fazem parte de qualquer emocionante partida de queimada. Além disso, ajuda a desenvolver coordenação motora, força, noção espaço-temporal, equilíbrio e estratégia.

3 3 Com um rolo de barbantes faça a teia em diferentes direções, com o grau de dificuldade apropriado à idade da criança. Esta atividade pode ser realizada dos 2 aos 12 anos, oferecendo diferentes situações e em espaços variados. Pode-se estimular a criança a arrastar, a passar entre o meio dos fios ou a passar somente por cima dos fios. Você irá trabalhar o equilíbrio, lateralidade, coordenação, percepção e controle do corpo, controle muscular. Ou seja, uma atividade simples, divertida e estimulante.

4 Pular corda é uma atividade bem completa e muito divertida. Melhora a coordenação motora e equilíbrio, contribui para a saúde, contribui para a assimilação de ritmo, orientação temporal e espacial, favorece a desinibição, ajuda na alfabetização, no entendimento das rimas e enriquece o vocabulário, estimula a memória e atenção ao trabalhar com músicas e rimas. Veja quantas variações!!! 4 1. Pular cobrinha: segure a corda pela ponta e faça ondulações horizontalmente no chão. 2. Aumenta, aumenta: segure com um aluno as extremidades da corda e desafie as crianças a pular. 3. Reloginho: forme uma roda com as crianças e fique no centro segurando a corda pelas pontas. Vá girando! 4. Zerinho: as crianças devem tentar atravessar para o outro lado passando por baixo da corda, sem saltá-la. 5. Forma tradicional.

5 5 Quem nunca brincou de coelhinho sai da toda? Alegre e divertida, esta atividade permite a cooperação, a socialização das crianças, trabalha vários aspectos da psicomotricidade como correr, parar, controle da respiração, equilíbrio.

6 6 Com bambolês podemos propor inúmeras brincadeiras. Pular, bambolear, dançar... Variações: pular num pé só, variando ora o direito e ora o esquerdo; bambolear com ele em diferentes partes do corpo (cintura, braço, pescoço, etc.); fazer coreografias usando o bambolê. Um ótimo elemento para trabalhar o equilíbrio, controle muscular, concentração, noção de espaço e tempo.

7 7 8 Utilize os recursos que você tiver, seja uma corda, uma linha reta no chão, um banco, um murinho baixo para brincar de equilibrista. E que tal andar em ziguezague ou numa linha sinuosa?! Todas estas são atividades divertidas que ajudarão a trabalhar o equilíbrio. Para crianças a partir de 5 anos recomendamos esta divertida atividade para trabalhar o equilíbrio. O pé de lata pode ser confeccionado com material reciclado (latas de leite por exemplo), decorado com figurinhas do desenho favorito da criança. Inicie o treino com movimentos mais lentos e depois estimule movimentos mais amplos e rápidos. A criançada vai adorar!!!

8 9 10 Desenvolve a consciência corporal, a capacidade de se equilibrar e saltar em um pé só, o raciocínio lógico. Além desses, é uma excelente oportunidade para se trabalhar com regras, que deverão ser combinadas antes, com o grupo de participantes. Pega-pega: ajuda a desenvolver a velocidade, agilidade e equilíbrio.

9 11 12 Aspectos trabalhados: Agilidade, Condicionamento físico, Coordenação motora, Atenção, Concentração, Expressão corporal. Além da forma tradicional (abaixar e levantar), a variação da brincadeira conhecida como dentro e fora pode fazer sucesso. Primeiro desenhe um círculo razoavelmente grande em volta de cada participante ou um grande círculo. As regras são as mesmas do morto-vivo, mas nesse caso, quando o líder disser dentro, os jogadores pulam para dentro do círculo. Já quando disser fora, todos devem sair.

10 13 14 Esse é um jogo que exige bastante atenção, uma vez que será eliminado aquele que não cumprir as ordens ou cumprir as ordens sem as palavras de comando ( o mestre mandou ). A diversão está na dificuldade das tarefas, que pode pedir, por exemplo, que os seguidores façam uma sequência de atividades, como: O mestre mandou... pular de um pé só mostrando a língua, girando e batendo palma! Aspectos trabalhados: Concentração, Imaginação, Coordenação motora, Agilidade, Atenção, Linguagem corporal. A corrida do ovo oferece os mesmos benefícios e pode-se variar com uma bola ou laranja. Em diferentes idades ela irá auxiliar e estimular a coordenação motora.

11 15 Brincar de passar dentro do túnel com bambolê irá facilitar a socialização, cumprimento de regras, coordenação motora, percepção espacial. 16 Já o boliche, irá trabalhar lateralidade, equilíbrio, coordenação. Pode ser feito com material reciclado, com ajuda das próprias crianças.

12 17 Aspectos trabalhados na dança das cadeiras: Agilidade, Atenção, Movimento, Estratégia, Ritmo. 18 Cooperação, Equilíbrio, Ritmo. Dica: coloque músicas com ritmos diferentes e troque o ritmo em um curto espaço de tempo. Dê ordens que devem ser cumpridas pelas duplas, como: Dançando com um pé só! ; Dançando e batendo palmas!

13 19 20 Agilidade, Atenção, Concentração, Cooperação, Estratégia, Raciocínio lógico. Estas são algumas habilidades trabalhadas nesta divertida atividade. Adapte as pistas de acordo com a idade dos participantes. Existem inúmeras cantigas sendo que a maioria é coreografada, como a tradicional Ciranda, Cirandinha. Dica: com crianças mais velhas, você pode aumentar o número e a dificuldade das coreografias, o que deixará a brincadeira mais divertida. Benefícios: Socialização, Lateralidade, Ritmo, Criatividade, Linguagem.

14 21 22 A brincadeira de tiro ao alvo pode ser feita com os recursos disponíveis: um alvo, um balde, um pneu, etc. A criança irá trabalhar a coordenação, lateralidade, força. Pode ser proposta uma competição para que a brincadeira fique ainda mais divertida. Benefícios do jogo de peteca: Agilidade, Coordenação motora, Condicionamento físico, Mira, Força, Noção de espaço, Ritmo. Faça variações na forma de jogar a depender da quantidade e idade das crianças. Opções: dupla, todo o grupo, em círculo, com rede ao meio como no vôlei.

15 23 24 Muitos pais e professores queixam-se da agitação das crianças. Será que elas estão tendo atividades ao ar livre em que possam exercitar-se, gastar energia e divertir? Os esportes são excelentes pois trabalham a coordenação motora, o equilíbrio, o respeito às regras, a agilidade, a respiração. O importante é ser prazeroso para as crianças e elas divertirem.

16 25 Que tal construir um parquinho inteiro com pneus? Onde falta recursos, com criatividade e um trabalho de equipe, um excelente espaço pode ser construído. Subir, descer, balançar, equilibrar, sorrir... Este é um ambiente perfeito para estimular a psicomotricidade!!! Vamos brincar?!?

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física PLANEJAMENTO - 209 Série: 9º ano Professor: Cassio Lima ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento sem material

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVO GERAL Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, consolidar hábitos

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio Atletismo O Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamento e salto. De modo geral, o Atletismo desenvolve a força nas extremidades inferiores, resistência física

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão das vogais Associação das vogais aos nomes:

Leia mais

EDITAL Nº 02/2019 PET EngAli UFG III MARATONA DA ESCOLA DE AGRONOMIA CRONOGRAMA

EDITAL Nº 02/2019 PET EngAli UFG III MARATONA DA ESCOLA DE AGRONOMIA CRONOGRAMA EDITAL Nº 02/2019 PET EngAli UFG III MARATONA DA ESCOLA DE AGRONOMIA CRONOGRAMA DATA ATIVIDADE 2 a 18 de abril de 2019. Período de inscrições para a competição esportiva. 25 de abril de 2019. Competição

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PSICOMOTRICIDADE CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PROF. MS. GUSTAVO ROBERTO DE GODOY Introdução Séc XIX Neurologia Dupré (1920) Psicomotricidade Desenvolvimento motor e intelectual Importanterecurso

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 DISCIPLINA:

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA I DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

Atividades rítmicas e expressão corporal

Atividades rítmicas e expressão corporal Atividades rítmicas e expressão corporal LADAINHAS CANTIGAS BRINQUEDOS CANTADOS FOLCLORE MOVIMENTOS COMBINADOS DE RÍTMOS DIFERENTES RODAS Estas atividades estão relacionados com o folclore brasileiro,

Leia mais

Ficha de Avaliação e Evolução Educação Física

Ficha de Avaliação e Evolução Educação Física NOME: MATRÍCULA Nº DATA NASCIMENTO: / / IDADE: CID: DATA 1ª AVALIAÇÃO: / / DATA 3ª AVALIAÇÃO: / / DATA 5ª AVALIAÇÃO: / / DATA 2ª AVALIAÇÃO: / / DATA 4ª AVALIAÇÃO: / / DATA 6ª AVALIAÇÃO: / / A avaliação

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA Maria Edmir Maranhão Padrão motor: é uma série de movimentos

Leia mais

transmitidas crenças, costumes e religiões.

transmitidas crenças, costumes e religiões. A diversidade cultural do Brasil está fortemente ligada à cultura africana e foram transmitidas crenças, costumes e religiões. Com as crianças, não foi diferente. Será que vocês conhecem e já vivenciaram???

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

CURSOS LIVRES Ballet e Ballet Baby. Futebol O futebol desenvolve: Taekwondo

CURSOS LIVRES Ballet e Ballet Baby. Futebol O futebol desenvolve: Taekwondo CURSOS LIVRES 2019 Ballet e Ballet Baby O ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco por meio de exercícios

Leia mais

Educação Infantil. A importância do lúdico ligado às habilidades motoras. Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico.

Educação Infantil. A importância do lúdico ligado às habilidades motoras. Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico. Educação Infantil A importância do lúdico ligado às habilidades motoras Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico. O Ser humano em suas relações sociais e de vida, está sempre em movimento.

Leia mais

BRINCAR. Treze efeitos do. mini. pág 07. Raio X - Conjunto Sensorial e Prancha de Equilíbrio pág 04 e 05

BRINCAR. Treze efeitos do. mini. pág 07. Raio X - Conjunto Sensorial e Prancha de Equilíbrio pág 04 e 05 Ano 3 - Edição 30 - Julho/2018 mini Treze efeitos do BRINCAR pág 07 Brinquedos pedagógicos - Blocos de Encaixe pág 03 Raio X - Conjunto Sensorial e Prancha de Equilíbrio pág 04 e 05 DEPOIMENTO Conhecemos

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

GRUPO ESCOTEIRO JOÃO OSCALINO

GRUPO ESCOTEIRO JOÃO OSCALINO Dança do limão pula sela bolinha de gude disco da alegria cabo de guerra peteca escoteira acerte a bola corrida do cavalinho pipa (papagaio junino) amarelinha jogo do pião brincadeiras de pular corda a

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém Plano de Atividades Férias da Páscoa 2015

Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém Plano de Atividades Férias da Páscoa 2015 Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém Plano de s Férias da Páscoa 2015 Plástica alusiva à Primavera Os desenhos mágicos motricidade fina e a destreza manual Desenvolver o sentido cromático Assinalar

Leia mais

Forte para a vida. Encontro Educacional 5. Atividade física de fortalecimento muscular Confira os benefícios a saúde

Forte para a vida. Encontro Educacional 5. Atividade física de fortalecimento muscular Confira os benefícios a saúde Forte para a vida Encontro Educacional 5 Este encontro apresenta Atividade física de fortalecimento muscular Confira os benefícios a saúde Sugestão de exercícios para trabalhar todas as partes do corpo

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do Projeto: A lona das artes. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 O circo é um mundo mágico no qual

Leia mais

Formação pessoal e social Educação cidadã Educação em valores Conhecimento do meio Conceitos básicos: Educação física:

Formação pessoal e social Educação cidadã Educação em valores Conhecimento do meio Conceitos básicos: Educação física: 1 Mexe-te! 2 INFORMAÇÃO PARA PAIS E EDUCADORES O exercício é fundamental para um correto desenvolvimento físico, psíquico e social, mas o atual ritmo de vida e as novas formas de entretenimento reduziram

Leia mais

APRENDENDO BRINCANDO - UMA ATIVIDADE VIA PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA/SMO/SC RESUMO

APRENDENDO BRINCANDO - UMA ATIVIDADE VIA PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA/SMO/SC RESUMO APRENDENDO BRINCANDO - UMA ATIVIDADE VIA PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA/SMO/SC JULIANA CONCHESKI DOS SANTOS RONALDO DE LARA KATIANE FRAPORTI ANDRÉA JAQUELINE PRATES RIBEIRO RESUMO No segundo semestre do ano letivo

Leia mais

Maria da Soledade Solange Vitorino Pereira

Maria da Soledade Solange Vitorino Pereira PROJETO SEMANA DO BEBÊ: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO DESENVOLVIDA COM OS JOGOS E BRINCADEIRAS PSICOMOTORAS NA ESCOLA FRANCISCO COELHO DA SILVEIRA NO MUNICÍPIO DE FEIRA NOVA-PE Maria da Soledade Solange

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

historias de crianças

historias de crianças historias de crianças como e bom ser criança brinca se sujar faz parte da infãncia, mas essa nova geração esta destruindo o mundo e celular, tablets e etc. hoje em dia as crianças não brincam mais na rua

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E DE APOIO À FAMILIA. Ano letivo 2016/2017

PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E DE APOIO À FAMILIA. Ano letivo 2016/2017 Ano letivo 2016/2017 ATIVIDADE DE EXPRESSÃO MOTORA 1º/2º/3º Período Deslocamentos e - Desenvolver a coordenação - Realização de corrida e transposição de obstáculos; Participação e equilíbrios motora global

Leia mais

Cátia Lopes Nádia Silva Paulo Cunha Susana Leite 54214

Cátia Lopes Nádia Silva Paulo Cunha Susana Leite 54214 EXPRESSÃO MOTORA 2012/2013 Cátia Lopes 53157 Nádia Silva 53236 Paulo Cunha 53159 Susana Leite 54214 JOGO 1 Garrafa Protegida Nome: Garrafa Protegida Material: garrafas de plástico (conforme o número de

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4 Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema

Leia mais

TUMBLIGANDO 1 (ACROBACIA DE SOLO PARA ADOLESCENTES)

TUMBLIGANDO 1 (ACROBACIA DE SOLO PARA ADOLESCENTES) OFICINA Nº: 01 TUMBLIGANDO 1 (ACROBACIA DE SOLO PARA ADOLESCENTES) ÁREA: Circo FAIXA ETÁRIA: 13 a 16 anos. CARGA HORÁRIA: 03 horas. OBJETIVOS: Conhecer o universo do circo e suas vertentes. Realizar uma

Leia mais

CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE 1 CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física PLANEJAMENTO - 209 Série: 6º ano Professor: Marta Caldas ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação Física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento Propiciar

Leia mais

www. iguatemy.com.br LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR.

www. iguatemy.com.br LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR. www. iguatemy.com.br COMUNICADO 31-03 de Outubro de 2014 Ed. Infantil / Berçário / Integral LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR. Semana

Leia mais

A cada dia da próxima semana teremos uma atividade diferente para celebrarmos juntos a alegria de SER CRIANÇA!!!

A cada dia da próxima semana teremos uma atividade diferente para celebrarmos juntos a alegria de SER CRIANÇA!!! iguatemy.com.br COMUNICADO 31 02 de Outubro de 2015 Ed. Infantil / Berçário / Integral Todos têm uma criança alegre dentro de si, mas poucos a deixam viver. (Augusto Cury) A cada dia da próxima semana

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação motora Natureza: A Criação: 1ª dia da criação Dia e noite Matemática:

Leia mais

Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso. Prof. Dra. Bruna Oneda

Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso. Prof. Dra. Bruna Oneda Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso Prof. Dra. Bruna Oneda Exercícios Físicos Estimular de maneira equilibrada todos os sistemas corporais. Trabalhar postura, equilíbrio

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. Cleci Helena Ludwig Dos Santos 2, Patricia Depner Protti 3.

A IMPORTÂNCIA DO JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. Cleci Helena Ludwig Dos Santos 2, Patricia Depner Protti 3. 1 Relato de sala de aula 2 Patricia Depner Protti 3 Professor Modalidade do trabalho: Relato de Experiência A IMPORTÂNCIA DO JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Cleci Helena Ludwig Dos Santos 2, Patricia Depner

Leia mais

Recomendações e orientações para a prática de exercícios. Prof. Dra. Bruna Oneda

Recomendações e orientações para a prática de exercícios. Prof. Dra. Bruna Oneda Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso Prof. Dra. Bruna Oneda Exercícios Físicos Estimular equilibradamente todos os sistemas corporais. Trabalhar postura, equilíbrio

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018 Componente Matemática Professor: Meire e Silvanete. Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Maternal I Apresentação da disciplina Um dos objetivos do ensino da matemática na Educação Infantil

Leia mais

EXTRACURRICULARES. atividades

EXTRACURRICULARES. atividades atividades EXTRACURRICULARES As atividades extracurriculares são consideradas complementares no processo de formação dos alunos, são essenciais no desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo. As atividades,

Leia mais

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO ROCKENBACH TURMA 2º ANO

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO ROCKENBACH TURMA 2º ANO PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO ROCKENBACH TURMA 2º ANO PLANO DE AULA Nº: 03 Data: 01/08/2017 Hora: 14:15. Escola: Antonio Rockenbach Turma: 2º Local da aula: Pátio (Pedrinhas) Conteúdo estruturante:

Leia mais

Avaliação de aprendizagem Diretrizes do ensino de geografia e história Leitura e escrita do ensino fundamental

Avaliação de aprendizagem Diretrizes do ensino de geografia e história Leitura e escrita do ensino fundamental Ginástica Rítmica Apresentação Faculdade Newton de Paiva Avaliação de aprendizagem Diretrizes do ensino de geografia e história Leitura e escrita do ensino fundamental Sinara Badaró Leroy Simone Franco

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 4B NOME DO PROJETO: A matemática no nosso dia a dia. PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade da turma em aprender

Leia mais

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Identificar e adquirir sua consciência corporal. Conhecer e vivenciar as diversas possibilidades de práticas corporais, aprendendo

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA PROJETO INICIAÇÃO AO ATLETISMO DENTRO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA CIDADE DE LIMEIRA.

RELATO DE EXPERIÊNCIA PROJETO INICIAÇÃO AO ATLETISMO DENTRO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA CIDADE DE LIMEIRA. RELATO DE EXPERIÊNCIA PROJETO INICIAÇÃO AO ATLETISMO DENTRO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA CIDADE DE LIMEIRA. PROFESSOR GEORGE LUIZ CARDOSO SECR. MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER DA CIDADE DE LIMEIRA Relato

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2016 Professores Responsáveis Prof. Ana Paula da Costa Ricart Prof. Danielle Naegele Fernandes Prof. Eduardo Henrique Leal Prof. Idalina

Leia mais

PLANO DE AULA 1 ANO BENTO MUNHOZ

PLANO DE AULA 1 ANO BENTO MUNHOZ PLANO DE AULA 1 ANO BENTO MUNHOZ PLANO DE AULA Nº: 1 Data: 31/05/2017 Hora: 16:00 : 16:45. Nome do acadêmico: Iuri Rezende Professor(a) Supervisor(a): Lisete Bersch Escola: Bento Munhoz Turma: 1 ano Local

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: Nível 1 PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Viviane Bhoes Identidade e Autonomia * Reconhecer colegas e professores pelo nome; * Ampliar

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS CURSO DE EDUCAÇÃO FÌSICA.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS CURSO DE EDUCAÇÃO FÌSICA. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS CURSO DE EDUCAÇÃO FÌSICA. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID Quantificação das aulas do

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

ESCALA LÚDICA PRÉ-ESCOLAR DE KNOX - ADAPTADA

ESCALA LÚDICA PRÉ-ESCOLAR DE KNOX - ADAPTADA ESCALA LÚDICA PRÉ-ESCOLAR DE KNOX - ADAPTADA Nome: Data: / / Data de Nascimento: / / Idade: Avaliador: 60 À 7 MESES Observação: pontuação geral pontos: executou satisfatoriamente a tarefa/ apresentou o

Leia mais

TEENS E ADULTOS. (Aulas fitness divertidas onde a diversão e o bem estar vem em primeiro lugar) Tirolokos

TEENS E ADULTOS. (Aulas fitness divertidas onde a diversão e o bem estar vem em primeiro lugar) Tirolokos TEENS E ADULTOS Check-in em ritmo de folia com equipe de Lazer (Recepção animada com os recreadores) Baile de Carnaval com Show de Ritmos Brasileiros (Apresentação de Carnaval com Cia de dança) Túnel do

Leia mais

O meu mundo! Plano Anual de Atividades - Berçário CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU

O meu mundo! Plano Anual de Atividades - Berçário CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU O meu mundo! Educadora de Infância: Sofia Marques Auxiliar da ação educativa: Idalina Alexandre Auxiliar da ação educativa: Manuela Oliveira Página 1 de 5 INTRODUÇÃO O plano de atividades é, como o nome

Leia mais

CMDCA FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE SOROCABA RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES NOVEMBRO DE 2018

CMDCA FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE SOROCABA RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES NOVEMBRO DE 2018 CMDCA FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE SOROCABA RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES NOVEMBRO DE 2018 Organização Social: - AMAS Projeto: A Psicomotricidade e a Dinâmica Familiar para Crianças com TEA Nº

Leia mais

AYLA CRISTINE GONÇALVES IURI RESENDE PLANOS DE AULA PIBID ESCOLA MUNICIPAL CRIANÇA FELIZ

AYLA CRISTINE GONÇALVES IURI RESENDE PLANOS DE AULA PIBID ESCOLA MUNICIPAL CRIANÇA FELIZ UNIVERSIDADE ESTUDAL DO OESTE DO PARANÁ CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS-CCHEL SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA-LICENCIATURA AYLA CRISTINE GONÇALVES IURI RESENDE

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Maceió, 16 de julho de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

Incentivando o desenvolvimento da criança

Incentivando o desenvolvimento da criança Incentivando o desenvolvimento da criança Autores Marina Aguiar Pires Guimarães Raissa Diniz do Carmo Amanda Aguiar Valverde Nathalia Didone Poppi Claudia Machado Siqueira Lívia Magalhães de Castro Claudia

Leia mais

GUIA COMPLETO DE TODAS AS MODALIDADES DE DANÇA PARA SUA QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR

GUIA COMPLETO DE TODAS AS MODALIDADES DE DANÇA PARA SUA QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR GUIA COMPLETO DE TODAS AS MODALIDADES DE DANÇA PARA SUA QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR Nosso propósito é educar através da dança, sempre buscando a excelência. Neste e-book você irá conferir 18 modalidades

Leia mais

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE SALA SALA 1. Crescer a brincar ANO ESCOLAR 2016/2017

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE SALA SALA 1. Crescer a brincar ANO ESCOLAR 2016/2017 Crescer a brincar Educadora de Infância: Daniela Caiado Auxiliares de Ação Educativa: Fátima Soares e Marlene Esteves ANO ESCOLAR 2016/2017 Página 1 de 5 Áreas Objetivos Estratégias Recursos Humanos e

Leia mais

Natação para Bebés. Nas aulas de B6 (dos 6 aos 11 meses) o seu bebé é desafiado a

Natação para Bebés. Nas aulas de B6 (dos 6 aos 11 meses) o seu bebé é desafiado a segurança, a independência e melhora a capacidade relacional da criança mesmo nesta idade precoce. O seu bebé está a aprender sobre o mundo de diferentes maneiras, usando a sua crescente capacidade de

Leia mais

www.iguatemy.com.br www.facebook.com.br/colegioiguatemy COMUNICADO 06 07 de MARÇO de 2014 Ed. Infantil / Berçário / Integral A importância de ouvir histórias: Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso

Leia mais

"Aos meus amigos profissionais de Educação Física, apaixonados pela profissão como eu. Aos meus familiares e minha esposa minha grande e fiel

Aos meus amigos profissionais de Educação Física, apaixonados pela profissão como eu. Aos meus familiares e minha esposa minha grande e fiel "Aos meus amigos profissionais de Educação Física, apaixonados pela profissão como eu. Aos meus familiares e minha esposa minha grande e fiel companheira." Apresentação Este ebook tem como premissa ajudar

Leia mais

PARECER DOS RECURSOS

PARECER DOS RECURSOS 11) Considerando a conceituação teórica sobre o jogo apresentada na Proposta Curricular de SC, analise as afirmações a seguir. l A criança, por exemplo, joga/brinca de uma forma individual, centrada em

Leia mais

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 PLANEJAMENTO SEMANAL GRUPO 4 e 5 2017 GRUPO ARARA ADI: JANAINA Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 Jogos Pedagógicos Massinha Desenho Dirigido da história contada Parque no Gramado Pesquisa

Leia mais

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES 2018

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES 2018 ATIVIDADES EXTRACURRICULARES 2018 A Brincadeira na Educação Infantil é uma atividade essencial para as crianças, onde a mesma não tem um valor de passatempo, mas de criar recursos para enfrentar o mundo

Leia mais

Oficina: Brincando e aprendendo com a bandinha. Dinamizadoras: Rosilene de Souza Ruana Viana

Oficina: Brincando e aprendendo com a bandinha. Dinamizadoras: Rosilene de Souza Ruana Viana Oficina: Brincando e aprendendo com a bandinha Dinamizadoras: Rosilene de Souza Ruana Viana Segundo Jeandot (1990), a receptividade à música é um fenômeno corporal. Ao nascer, a criança entra em contato

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Campo Mourão

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Campo Mourão ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE Campo Mourão 2 O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de vida diária. Existem cada vez mais evidências

Leia mais

VELOCIDADE E ESTAFETAS III

VELOCIDADE E ESTAFETAS III VELOCIDADE E ESTAFETAS III 1. O Treino da Velocidade com Jovens Quando falamos de Velocidade é importante em primeiro lugar conhecer o conceito de movimento ciclíco, que correcponde a um movimento que

Leia mais

Nome do estagiário: Nilva Jaqueline Steinheuzer. Professor(a) Supervisor(a): Lisete Bersh

Nome do estagiário: Nilva Jaqueline Steinheuzer. Professor(a) Supervisor(a): Lisete Bersh RELATÓRIO DE AULA Data: 11/09/2017 Hora: 16:00 Professor(a) (a): Lisete Bersh Assim como em todas as aulas, todos os professores se mostram pacientes, criativos e motivados a fazer os alunos participarem,

Leia mais

Ano IV - Edição 38 - Março / mini. Raio X. PlaygroundCabana. da Aventura. PÁG 04 e 05

Ano IV - Edição 38 - Março / mini. Raio X. PlaygroundCabana. da Aventura. PÁG 04 e 05 Ano IV - Edição 38 - Março / 2019 mini Raio X PlaygroundCabana da Aventura PÁG 04 e 05 Depoimento Falar da Pimpão é simples. Essa empresa e seus colaboradores são, para mim, tudo e nada ao mesmo tempo.

Leia mais

SALTIMBUM (PULA CORDA PARA CRIANÇAS)

SALTIMBUM (PULA CORDA PARA CRIANÇAS) OFICINA Nº: 03 SALTIMBUM (PULA CORDA PARA CRIANÇAS) ÁREA: Circo FAIXA ETÁRIA: 08 a 12 anos. CARGA HORÁRIA: 03 horas. OBJETIVOS: Conhecer o universo do circo e suas vertentes. Realização de oficina de pular

Leia mais

Planejamento Anual Maternal I

Planejamento Anual Maternal I Planejamento Anual Maternal I ÁREAS DE CONHECIMENTO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Coordenação Motora Ampla. Coordenação Motora Fina. Discriminação Auditiva e Visual. Expressão Oral (histórias, contos, músicas,

Leia mais

:: janeiro/ junho - Ano IV, nº 1, ISSN Recreio Orientado: brincadeiras antigas uma proposta de Inclusão

:: janeiro/ junho - Ano IV, nº 1, ISSN Recreio Orientado: brincadeiras antigas uma proposta de Inclusão :: janeiro/ junho - Ano IV, nº 1, 2008. ISSN 1980-4490 Recreio Orientado: brincadeiras antigas uma proposta de Inclusão Iensen Pedroso Jussara Esta proposta de trabalho surgiu nas atividades do Projeto

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos Coordenação motora Identidade 1, 8 10, 12, 13, 23, 45, 54, 62, 63 Estimular a Manipular materiais. Desenvolver noção de direção e sentido: da

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I.

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I. Centro Educacional Mundo do Saber Palhoça, 18 de Fevereiro de 2013 Professora Bárbara pereira Turma Maternal I Projeto anual Justificativa O Projeto tem a importância essencial para a aprendizagem das

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ATIVIDADES E ESPORTES DE AVENTURA Faculdades Metropolitanas Unidas FMU 30/11/2014. Skate

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ATIVIDADES E ESPORTES DE AVENTURA Faculdades Metropolitanas Unidas FMU 30/11/2014. Skate CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ATIVIDADES E ESPORTES DE AVENTURA Faculdades Metropolitanas Unidas FMU 30/11/2014 Skate O O Prof. Me. Flávio Antônio Ascânio Lauro Skate O O Objetivos Gerais Vivenciar

Leia mais

Novos lançamentos de brinquedos pedagógicos da Pimpão

Novos lançamentos de brinquedos pedagógicos da Pimpão Ano 3 - Edição 34 - Novembro/2018 mini Novos lançamentos de brinquedos pedagógicos da Pimpão Pág 03 A importância dos mobiliários escolares Pág 06 Brincadeiras no playground são uma forma de educação Pág

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Planificação Anual Atividade Física e Desportiva. "O rigor e a alegria de Brincar combinam?".

Planificação Anual Atividade Física e Desportiva. O rigor e a alegria de Brincar combinam?. Planificação Anual Atividade Física e Desportiva "O rigor e a alegria de Brincar combinam?". As brincadeiras permitem às crianças identificar, classificar, agrupar, ordenar, seriar, simbolizar, combinar

Leia mais

AEC Atividade Física e Desportiva. Proposta de Planificação. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC Atividade Física e Desportiva. Proposta de Planificação. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2013/2014 AEC Atividade Física e Desportiva Proposta de Planificação 1.º Ciclo do Ensino Básico IM-DE-057.2 1. Introdução A proposta de trabalho que se

Leia mais

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas:

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: 1. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais,

Leia mais

BRINCADEIRAS. criativas. Para dias de chuva

BRINCADEIRAS. criativas. Para dias de chuva MÃES SEM ESTRESSE 7 BRINCADEIRAS criativas Para dias de chuva PÂMELA C. LOPES AcampaDentro > Lençol > Cadeiras > Gravetos > Lanterna > Coordenação Motora > Cooperação > Criatividade > Regras > Liderança

Leia mais

Qualidade de vida com sarcopenia

Qualidade de vida com sarcopenia Questionário I Tempo: 10 min aproximadamente Qualidade de vida com sarcopenia Este questionário tem perguntas sobre sarcopenia, uma fraqueza muscular que ocorre com o envelhecimento. A sarcopenia pode

Leia mais

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 1º e 2º Anos de Escolaridade 3º e 4º anos de Escolaridade 1º Período 2º Período 3º Período ATIVIDADES FÍSICAS A ABORDAR Perícia e Manipulação Atividades

Leia mais

Planejamento de Junho

Planejamento de Junho Planejamento de Junho Professoras: Kátia e Giovana 01/06 Quarta feira Jogos e Brincadeiras: Construção do jogo de trilha Biblioteca: Leitura do Professor: Contação de História( O pote vazio ). 02/06- Quinta

Leia mais

MASC. Juvenil FEM. FEM. 5º AO 8º ANO INTEGRAL

MASC. Juvenil FEM. FEM. 5º AO 8º ANO INTEGRAL Guia Esportivo VOLEIBOL O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O vôlei ajuda em sua coordenação motora, te dá mais equilíbrio e reflexo, além de estimular

Leia mais

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIA Construção da identidade e da auto estima

Leia mais

ROBOFREVANDO. Professora: Silveira Munhoz, Rosemeire.

ROBOFREVANDO. Professora: Silveira Munhoz, Rosemeire. ROBOFREVANDO Professora: Silveira Munhoz, Rosemeire. Resumo: Este artigo descreve o projeto realizado pela equipe da Escola Municipal EMEIEF Governador Mário Covas da cidade de Tupã-SP, envolvendo todas

Leia mais

Atividades Pedagógicas

Atividades Pedagógicas Atividades Pedagógicas IV B CANTIGAS DE RODA Cantar é um momento de convivência entre as crianças. É importante cantar, não só pensando na linguagem musical, como podemos sensibilizar a criança para a

Leia mais

PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho

PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho Professor (a): Viviane Rigoni NOME DO JOGO: Texto instrucional Regras de jogos Competências Oralidade; atenção; concentração; produção textual. Objetivo Geral

Leia mais

Jogos no processo ensino - aprendizagem. mini. Pág 03. Raio X Casa Moranguinho Pág 04 e 05

Jogos no processo ensino - aprendizagem. mini. Pág 03. Raio X Casa Moranguinho Pág 04 e 05 Ano 3 - Edição 31 - Agosto/2018 mini Jogos no processo ensino - aprendizagem Pág 03 Raio X Casa Moranguinho Pág 04 e 05 Por que devemos utilizar cama infantil nas creches e escolas de educação infantil?

Leia mais

Semanas: 14 a 18 e 21 a 25 Idade: 3 a 13 anos InscriÇões até 14 de dezembro

Semanas: 14 a 18 e 21 a 25 Idade: 3 a 13 anos InscriÇões até 14 de dezembro Semanas: 14 a 18 e 21 a 25 Idade: 3 a 13 anos InscriÇões até 14 de dezembro ALPHAVIL LE L O IN S C H O T E RN A TIO N AL Summer School é um programa de recreação e cultura bilíngüe, realizado pela Escola

Leia mais