Jogos Cooperativos. Objetivo do jogo: fazer com que a bola de basquete saia do quadrado demarcado, pelo lado de uma das equipes adversárias.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Jogos Cooperativos. Objetivo do jogo: fazer com que a bola de basquete saia do quadrado demarcado, pelo lado de uma das equipes adversárias."

Transcrição

1 Jogos Cooperativos Guerra das bolas Objetivo do jogo: fazer com que a bola de basquete saia do quadrado demarcado, pelo lado de uma das equipes adversárias. Local: utilizar a marcação da quadra de voleibol para definir esse espaço ou fazer um quadrado de 5 a 6 m, com giz ou fita crepe, no pátio. Número de participantes: dividir a turma em quatro equipes mistas e com o mesmo número de participantes. Material: entregar uma bola pequena para cada integrante da equipe. Colocar uma bola maior do que as que estão sendo utilizadas pelas crianças, no centro desse quadrado. Sugerimos que as crianças recebam bolas de borracha, de handebol ou de futsal, e que a bola maior a ser colocada no meio desse quadrado, seja de basquetebol. Posicionar cada equipe num dos lados do quadrado. Descrição: Para isso, as crianças deverão: a) Arremessar as bolas pequenas para que as mesmas atinjam a bola de basquetebol, fazendo-a deslocar para o lado contrário ao de sua equipe; b) Não entrar no quadrado demarcado para arremessar as bolas pequenas; c) Evitar que a bola de basquete saia do lado do quadrado em que sua equipe está posicionada. d) Respeitar as seguintes regras: - Não entrar no quadrado em nenhum momento do jogo; - Não encostar nenhuma parte do seu corpo na bola de basquete; - Quando as bolas pequenas saírem pelo lado do quadrado que sua equipe está posicionada, somente as crianças que estão posicionadas nesse local, poderão recolhê-las para usá-las no jogo; - Cada vez que a bola de basquete sair em um lado do campo, marca-se um ponto para a equipe que arremessou a última bola pequena que acertou na bola de basquete e a fez sair do quadrado; - A equipe que fizer três pontos primeiro vence o jogo. - A cada duas rodadas, acrescentar uma bola de basquete no centro do quadrado, até totalizar três bolas.

2 Acerte o alvo Objetivo do jogo: este segundo jogo tem como objetivo fazer com que a bola de basquetebol entre dentro do caixote sem sair do espaço delimitado para o jogo. Local: semelhante à atividade anterior, demarcar com giz ou fita crepe, o espaço do novo jogo. Esse espaço deverá se aproximar da figura de um trapézio. Número de participantes: dividir as crianças em três equipes iguais e cada equipe ficará responsável por um lado dos lados maiores do trapézio (6 metros). Materiais: na parte menor do trapézio (3 metros), o educador deverá colocar caixotes ou cones para demarcar o local em que a bola de basquete deverá ultrapassar. Descrição: entregar uma bola pequena para cada criança, de borracha, de handebol ou de futsal e colocar uma bola maior do que as que estão sendo utilizadas pelas crianças (basquetebol) no centro desse trapézio. Para isso, o educador deverá modificar algumas das regras do jogo anterior: a) Arremessar as bolas pequenas para que as mesmas atinjam a bola basquetebol, fazendo-a deslocar para o lado contrário ao de sua equipe; b) Não entrar no espaço demarcado para arremessar as bolas pequenas; c) Evitar que a bola de basquete saia, no lado do trapézio em que sua equipe está posicionada. d) Respeitar as seguintes regras: - Não entrar no trapézio em nenhum momento do jogo. - Não encostar nenhuma parte do seu corpo na bola de basquete. - Quando as bolas pequenas saírem pelo lado do trapézio que sua equipe está posicionada, somente as crianças que estão posicionadas nesse local, poderão recolhê-las para usá-las no jogo ou passar para outra equipe. - Cada vez que a bola de basquete sair por um dos lados maiores do espaço demarcado, a partida será interrompida e o educador retirará duas bolas pequenas de cada equipe. O jogo reiniciará quando o educador colocar a bola de basquete no centro do trapézio. - Cada vez que a bola de basquete passar pelo caixote deitado ou cones, as três equipes terão conseguido superar o objetivo proposto anteriormente. Como ponto de bonificação, cada equipe receberá uma bola pequena para continuar jogando.

3 Tartaruga Gigante Objetivo do Jogo: mover a tartaruga gigante em uma direção. Material: um tapete grande ou algo como uma folha de papelão, um colchão, um cobertor ou outro material apropriado. Número de participantes: mínimo de três, máximo de oito por tapete. Descrição: as crianças engatinham sob a "casca da tartaruga" tentando fazer a tartaruga se mover em uma direção. Dicas: no começo, as crianças podem se mover para diferentes direções e podem demandar algum tempo até que elas perceberem que têm que trabalhar juntas para a tartaruga se mover. Repita outras vezes, e, se necessário, faça um "ensaio" com elas sem estarem carregando a casca. O educador poderá promover uma corrida de tartarugas gigantes. Campo Minado Objetivo do jogo: cruzar um campo minado, representando por uma matriz de linhas e colunas, cujas células podem conter uma "bomba". Caso a criança que faz a tentativa de travessia pise em uma célula que contêm uma mina explosiva, será informada pelo educador. O jogo termina quando o grupo descobre o caminho correto e todos conseguem atravessar. Materiais: fita crepe, folha com o mapa do campo minado e apito. Número de participantes: este jogo torna-se interessante quando exercitado a partir de 10 participantes. Descrição: o educador conduz o grupo para o local onde o chão foi antecipadamente demarcado com fita crepe. Todas as crianças serão convidadas a ficar após uma linha que marca o início do campo minado. São passadas as seguintes instruções: todos deverão atravessar este campo minado, uma criança de cada vez. Quando a criança que está na travessia pisar em uma mina o educador irá apitar, que simboliza a explosão da mina. A criança que "sofreu" a explosão, deverá voltar para junto do grupo e oportunamente tentar novamente a travessia. Durante o jogo, o grupo não poderá falar, podendo somente emitir sons. É permitindo andar uma célula de cada vez, e sempre para uma célula adjacente. Dicas: o jogo deve ser conduzido em silêncio, podendo o grupo utilizar sinais físicos ou sonoros previamente combinados. Entretanto, é normal que as

4 crianças deixem escapar algumas palavras. Neste momento, o educador deve paralisar o jogo e relembrar a regra. Não é aconselhável instituir uma punição para o caso de crianças que falem. Quando alguém insistir em falar, o educador deve novamente paralisar o jogo e colocar a questão para o grupo, pedindo que eles resolvam à questão. Escravos de jó diferente Objetivo: cantar a música, passando os objetos sem errar. Material: caixinhas, caixas de fósforo, bloquinhos de madeira, copinhos, ou qualquer outro material que sirva para trocar e jogar. Número de participantes: mínimo de cinco. Descrição: forme um círculo no chão com todos os alunos presentes. Distribua as peças a serem passadas. Explique que as crianças irão fazer o jogo três vezes seguidas: a primeira, cantando a letra; a segunda, cantando "lá-lá-lá", e a terceira, em silêncio. Cada vez que o grupo errar, irá se dividir em dois. Isto ocorre sucessivamente até que se tenham apenas duplas ou trios jogando. Bexiga Espaços: salas de aula, pátio e quadras esportivas. Materiais: bexigas, giz e corda. Número de participantes: duas pessoas e uma bexiga. Descrição: o educador deverá formar pares, cada par com uma bexiga. As crianças devem tentar segurar a bexiga sem auxílio das mãos, e para isso, deverão criar formas divertidas e criativas. O educador pode sugerir as partes do corpo onde a bexiga possa estar, como por exemplo: cabeça, barriga, parte lateral, pés, joelhos etc., e também pedir formas diferentes de deslocamentos, como andar de quatro, olhos fechados, dançando ou correndo.

5 Cabeça Pega o Rabo Número de participantes: formam-se colunas de mais ou menos dez alunos, cada um segurando na cintura do companheiro da frente. Descrição: A primeira criança tenta pegar o último da coluna, que procura se esquivar. Se conseguir, a primeira criança da coluna trocará de lugar com o último. Amarelinha Cooperativa Objetivo do jogo: O educador deverá explicar que as duplas terão que pular amarelinha, combinando saltos e se ajudando, mutuamente para manter o equilíbrio. Não se pode mudar a direção dos pés depois que se toca o solo. Descrição: cada vez que uma dupla consegue chegar ao final, sem errar, pode escolher um número evitando que as outras duplas pisem nele. Assim, o desafio vai ficando cada vez maior. Depois de algum tempo, o educador sugere que formem grupos de três, quatro, cinco e até quanto for possível. Batendo Palmas Número de participantes: enquanto dois participantes batem a corda, os demais se colocam dos dois lados da corda. Material: corda. Descrição: duas crianças entram, um de cada lado da corda, e ao se encontrarem, devem bater palmas. Primeiro com a mão direita, depois com as duas mãos. Depois disso, devem sair pelo lado oposto ao que entrarem. A cada saída de uma dupla, outra deve entrar e executar a mesma tarefa. Queimada Circular Objetivo do jogo: acertar o colega que estará no centro do círculo. Número de participantes: o educador deverá formar dois grupos com o mesmo número de participantes. As crianças deverão formar dois círculos e uma de cada grupo deverá iniciar no centro do círculo.

6 Material: duas bolas. Descrição: a criança que conseguir acertar a bola no colega do centro irá ficar no seu lugar e esse colega mudará de grupo. Fonte: Revista Jogos Cooperativos. Disponível em: Acessado em 06/12/2011.

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL WALDOMIRO LIESEN TURMA 5º ANO

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL WALDOMIRO LIESEN TURMA 5º ANO PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL WALDOMIRO LIESEN TURMA 5º ANO PLANO DE AULA Nº:03 Data:01/08/2017 Hora: 14:15. Conteúdo estruturante: Jogos cooperativos pre-desportivos Conteúdo Específico: Iniciação ao

Leia mais

CAPÍTULO. 8.3 Saltos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24

CAPÍTULO. 8.3 Saltos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24 8 CAPÍTULO Atletismo 8.3 Saltos José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24 cap8.3.indd 2 27/05/13 18:24 CAPACIDADES ATLETISMO SALTOS COORDENATIVAS PRESSÃO DE TEMPO ATIVIDADES

Leia mais

UM POR TODOS E TODOS POR UM

UM POR TODOS E TODOS POR UM OFICINA Nº: 01 UM POR TODOS E TODOS POR UM ÁREA: Recreação FAIXA ETÁRIA: 13 a 16 anos. CARGA HORÁRIA: 03 horas. OBJETIVO: Desenvolver o trabalho em equipe, a cooperação, a comunicação, a criatividade e

Leia mais

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO ROCKENBACH TURMA 2º ANO

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO ROCKENBACH TURMA 2º ANO PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO ROCKENBACH TURMA 2º ANO PLANO DE AULA Nº: 03 Data: 01/08/2017 Hora: 14:15. Escola: Antonio Rockenbach Turma: 2º Local da aula: Pátio (Pedrinhas) Conteúdo estruturante:

Leia mais

CAPÍTULO Acertar o alvo. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes. cap5.1.1.indd 1 27/05/13 18:03

CAPÍTULO Acertar o alvo. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes. cap5.1.1.indd 1 27/05/13 18:03 5 CAPÍTULO Capacidades táticas 5.1.1 Acertar o alvo Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes cap5.1.1.indd 1 27/05/13 18:03 cap5.1.1.indd 2 27/05/13 18:03 APRENDIZAGEM TÁTICA CAPACIDADES

Leia mais

CAPÍTULO. Habilidades técnicas. deslocamentos

CAPÍTULO. Habilidades técnicas. deslocamentos 6 CAPÍTULO Habilidades técnicas Pablo Juan Greco Gustavo De Conti Teixeira Costa Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana C. de Abreu Teixeira Karina Costa

Leia mais

CAPÍTULO. 8.2 Lançamentos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.2.indd 1 27/05/13 18:23

CAPÍTULO. 8.2 Lançamentos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.2.indd 1 27/05/13 18:23 8 CAPÍTULO Atletismo 8.2 Lançamentos José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira cap8.2.indd 1 27/05/13 18:23 cap8.2.indd 2 27/05/13 18:23 CAPACIDADES ATLETISMO LANÇAMENTOS COORDENATIVAS PRESSÃO DE

Leia mais

Regulamento específico das modalidades

Regulamento específico das modalidades Festival de Jogos 6ª a 8ª séries 2013 Regulamento específico das modalidades Colégio Santa Dorotéia TAPABOL (MASC./ FEM.) 1) Os jogos terão 16 minutos de duração. Aos 8 minutos será feita a inversão de

Leia mais

CAPÍTULO Reconhecer espaços. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Reconhecer espaços. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.5 Reconhecer espaços cap5.1.5.indd 1 27/05/13 18:09 cap5.1.5.indd 2 27/05/13 18:09 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!.

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. 1ª Etapa (Movimentos de olhos e cabeça, primeiro lentos, depois rápidos). Participante em pé sobre um colchonete, olhar para cima e para baixo.

Leia mais

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL JEAN PIAGET TURMA 3º ANO

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL JEAN PIAGET TURMA 3º ANO PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL JEAN PIAGET TURMA 3º ANO PLANO DE AULA Nº: 1 Data:28/06/2017 Hora: 16:00 Nome do estagiário :Paloma Diedrich Professor(a) Supervisor(a): Giovana Speck Escola: Jean Piaget

Leia mais

Textos para leitura e exploração. Base 4. 7º Ano Ensino Fundamental II

Textos para leitura e exploração. Base 4. 7º Ano Ensino Fundamental II COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA Textos para leitura e exploração Base 4 7º Ano Ensino Fundamental II Professor: Alexandre Damazio 2º Bimestre / 2016 INDICE Regras gerais------------------------------------------------3

Leia mais

CAPÍTULO. 8.1 Corridas. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.1.indd 1 27/05/13 18:21

CAPÍTULO. 8.1 Corridas. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.1.indd 1 27/05/13 18:21 8 CAPÍTULO Atletismo 8.1 Corridas José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira cap8.1.indd 1 27/05/13 18:21 cap8.1.indd 2 27/05/13 18:21 ATLETISMO CORRIDAS CAPACIDADES COORDENATIVAS PRESSÃO DE TEMPO

Leia mais

CAPÍTULO Superar o adversário. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Superar o adversário. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.6 Superar o adversário cap5.1.6.indd 1 27/05/13 18:10 cap5.1.6.indd 2 27/05/13 18:10 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

Festival de Jogos 9ª ano e Ensino Médio/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES

Festival de Jogos 9ª ano e Ensino Médio/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES Festival de Jogos 9ª ano e Ensino Médio/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES TAPABOL 1) Os jogos terão 16 minutos de duração. Aos 8 minutos será feita a inversão de quadra. Vencerá a equipe que

Leia mais

Práticas pedagógicas Educação Física

Práticas pedagógicas Educação Física Práticas pedagógicas Educação Física Recomendada para o Ensino Fundamental Ciclo II (7a e 8a séries) Tempo previsto: 2 aulas Elaboração: Equipe Técnica da CENP Professor(a): Apresentamos aqui três (3)

Leia mais

Festival de Jogos 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES

Festival de Jogos 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES Festival de Jogos 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES TAPABOL 1) Os jogos terão 16 minutos de duração. Aos 8 minutos será feita a inversão de quadra. Vencerá

Leia mais

Duração da Prova: 60 minutos com 30 minutos de tolerância. EXEMPLO

Duração da Prova: 60 minutos com 30 minutos de tolerância. EXEMPLO Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 2017 Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril Guião da Prova Duração da Prova: 60 minutos com 30 minutos de tolerância. 8 Páginas

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 12 A OVELHA PERDIDA Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar

Leia mais

Dafaction e 6 de Maio

Dafaction e 6 de Maio Regulamento Específico dos Jogos Tradicionais 1- GENERALIDADES A execução das atividades, elaboração do repetivo calendário competitivo, organização e administração dos jogos, é da responsabilidade da

Leia mais

GRUPO ESCOTEIRO JOÃO OSCALINO

GRUPO ESCOTEIRO JOÃO OSCALINO HOQUEI Cada participante tem um bastão ou cabo de vassoura. O objetivo do jogo é, com o bastão, impulsionar a bola até o gol adversário. As regras são como de futebol, não valendo, obviamente, chutar a

Leia mais

PLANOS DE AULA ESCOLA BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO TURMA - 4º B SUBPROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANOS DE AULA ESCOLA BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO TURMA - 4º B SUBPROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA PLANOS DE AULA ESCOLA BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO TURMA - 4º B SUBPROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA - 2016 MARECHAL CANDIDO RONDON 2016 DATA: 25/08/2016 HORA: 13:30 às 14:15 LOCAL: Praça CONHECIMENTOS (CONTEÚDO):

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão das vogais Associação das vogais aos nomes:

Leia mais

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA OS EXERCÍCIOS ABDOMINAIS APRESENTADOS ABAIXO ESTÃO DIVIDIDOS DE ACORDOS COM SEU GRAU DE DIFICULDADE, ESTANDO CLASSIFICADOS COMO: EXERCÍCIOS LEVES EXERCÍCIOS INTERMEDIÁRIOS

Leia mais

TESTES DE HABILIDADES TÉCNICAS: THT

TESTES DE HABILIDADES TÉCNICAS: THT TESTES DE HABILIDADES TÉCNICAS: THT OBJETIVO Analisar o nível de habilidade técnica de crianças escolares nas faixas etárias de 06 a 14 anos de idade; através dos procedimentos de avaliação específicos

Leia mais

CAPÍTULO. Habilidades técnicas

CAPÍTULO. Habilidades técnicas 6 CAPÍTULO Habilidades técnicas Pablo Juan Greco Gustavo De Conti Teixeira Costa Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana C. de Abreu Teixeira Karina Costa

Leia mais

CAPÍTULO Jogo coletivo. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes. cap5.1.4.indd 1 27/05/13 18:08

CAPÍTULO Jogo coletivo. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes. cap5.1.4.indd 1 27/05/13 18:08 5 CAPÍTULO Capacidades táticas 5.1.4 Jogo coletivo Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes cap5.1.4.indd 1 27/05/13 18:08 cap5.1.4.indd 2 27/05/13 18:08 APRENDIZAGEM TÁTICA CAPACIDADES

Leia mais

MANUAL DE TESTES: COORDENAÇÃO - KTK

MANUAL DE TESTES: COORDENAÇÃO - KTK Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional MANUAL DE TESTES: COORDENAÇÃO - KTK Março de 2006 TESTE 1: EQUILIBRAR-SE ANDANDO DE COSTAS (RETROCEDENDO)

Leia mais

EDITAL Nº 02/2019 PET EngAli UFG III MARATONA DA ESCOLA DE AGRONOMIA CRONOGRAMA

EDITAL Nº 02/2019 PET EngAli UFG III MARATONA DA ESCOLA DE AGRONOMIA CRONOGRAMA EDITAL Nº 02/2019 PET EngAli UFG III MARATONA DA ESCOLA DE AGRONOMIA CRONOGRAMA DATA ATIVIDADE 2 a 18 de abril de 2019. Período de inscrições para a competição esportiva. 25 de abril de 2019. Competição

Leia mais

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 Bolsistas: Mévelin Maus, Milena Poloni Pergher e Odair José Sebulsqui. Supervisora: Marlete Basso Roman Disciplina:

Leia mais

Índice. Amarelinha... Brinquedos de papel... Casa de bonecas... Caracol... Corre cutia... Estátua...

Índice. Amarelinha... Brinquedos de papel... Casa de bonecas... Caracol... Corre cutia... Estátua... Turmas APRESENTAÇÃO Ao longo do ano letivo participamos de várias brincadeiras que fazem parte da cultura brasileira, pesquisamos como se brinca em diferentes lugares e assim, conhecemos novos jeitos de

Leia mais

Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol

Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol 126 Recursos do Professor Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol Cooperar com os companheiros no alcance do objetivo do Andebol, desempenhando com oportunidade e correção as ações solicitadas

Leia mais

Juliana Lazzarini Naddeo

Juliana Lazzarini Naddeo Juliana Lazzarini Naddeo Não há possibilidade de viver sem conviver (somos seres frágeis e sociais) A missão de construir uma sociedade convival é de todos A educação para a convivência é fundamental para

Leia mais

CAPÍTULO Oferecer-se e. Habilidades técnicas. desmarcar-se

CAPÍTULO Oferecer-se e. Habilidades técnicas. desmarcar-se 6 CAPÍTULO Habilidades técnicas 6.2.5 Oferecer-se e desmarcar-se Pablo Juan Greco Gustavo De Conti Teixeira Costa Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL 25 DE JULHO DUAS TURMAS 3º ANO E 4º ANO

ESCOLA MUNICIPAL 25 DE JULHO DUAS TURMAS 3º ANO E 4º ANO ESCOLA MUNICIPAL 25 DE JULHO DUAS TURMAS 3º ANO E 4º ANO PLANO DE AULA Nº: 01 Data: 18/08/2017 Hora: 16:00 Escola: 25 de julho Turma: 3 Ano Local da aula: Quadra Conteúdo estruturante: Pequenos jogos cooperativos.

Leia mais

CAPÍTULO. Habilidades técnicas. de corrida

CAPÍTULO. Habilidades técnicas. de corrida 6 CAPÍTULO Habilidades técnicas Pablo Juan Greco Gustavo De Conti Teixeira Costa Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana C. de Abreu Teixeira Karina Costa

Leia mais

EEB SÃO JOÃO BATISTA

EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas

Leia mais

CAPÍTULO Tirar vantagem tática. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Tirar vantagem tática. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.3 Tirar vantagem tática cap5.1.3.indd 1 27/05/13 18:07 cap5.1.3.indd 2 27/05/13 18:07 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

Jogos e Brincadeiras para aquecimento e volta a calma

Jogos e Brincadeiras para aquecimento e volta a calma Jogos e Brincadeiras para aquecimento e volta a calma ATIVIDADES PARA EMEI 1- Vamos roubar a calda: cada aluno da turma deverá receber uma tira de tecido ou até mesmo papel (jornal), que deverá ser colocado

Leia mais

Pressão de variabilidade

Pressão de variabilidade Pressão de variabilidade Atividade 1 Nome: Circuito com o pé Material: Cones; arcos; bolas; bastão e banco sueco Descrição: Será montado um circuito, dividido em três setores da seguinte forma: No primeiro

Leia mais

PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho

PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho Professor (a): Viviane Rigoni NOME DO JOGO: Texto instrucional Regras de jogos Competências Oralidade; atenção; concentração; produção textual. Objetivo Geral

Leia mais

CAPÍTULO. 5.2 Jogos de inteligência e JDICT. criatividade tática. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO. 5.2 Jogos de inteligência e JDICT. criatividade tática. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO JDICT Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.2 Jogos de inteligência e criatividade tática cap5.2.indd 1 27/05/13 18:16 cap5.2.indd 2 27/05/13 18:16 APRENDIZAGEM

Leia mais

CAPÍTULO Oferecer orientar. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Oferecer orientar. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.7 Oferecer orientar cap5.1.7.indd 1 27/05/13 18:12 cap5.1.7.indd 2 27/05/13 18:12 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

Prof. Ms. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol

Prof. Ms. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Prof. Ms. Sandro de Souza Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Desenhe um campo de Futebol com as suas dimensões e marcações. A Meta Qual o número mínimo de jogadores, em um time,

Leia mais

CAPÍTULO Transportar a bola. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Transportar a bola. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.2 Transportar a bola cap5.1.2.indd 1 27/05/13 18:06 cap5.1.2.indd 2 27/05/13 18:06 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

1. CALENDÁRIO. Data: 10/06 Atletismo. Horário das atividades: 8h00 às 14h00

1. CALENDÁRIO. Data: 10/06 Atletismo. Horário das atividades: 8h00 às 14h00 1. CALENDÁRIO Data: 10/06 Atletismo Horário das atividades: 8h00 às 14h00 1.1 Atletismo Corrida de 50 m Normas específicas: Cada aluno deverá percorrer a distância de 50 metros. Para o início da corrida,

Leia mais

Escola B.I. c/ J.I. Dr. Manuel Magro Machado JOGOS TRADICIONAIS. 27 de Janeiro de 2010

Escola B.I. c/ J.I. Dr. Manuel Magro Machado JOGOS TRADICIONAIS. 27 de Janeiro de 2010 Escola B.I. c/ J.I. Dr. Manuel Magro Machado Santo António das Areias JOGOS TRADICIONAIS 27 de Janeiro de 2010 Corda de Tracção Tipo de Jogo: Equipa Material: 1 corda e 1 lenço (deverá estar atado a meio

Leia mais

OFICINA Nº: 03 CONSTRUINDO SONHOS

OFICINA Nº: 03 CONSTRUINDO SONHOS OFICINA Nº: 03 CONSTRUINDO SONHOS ÁREA: Recreação FAIXA ETÁRIA: 08 a 12 anos. CARGA HORÁRIA: 03 horas. OBJETIVO: Despertar a imaginação; Planejar; Conquistar objetivos. AÇÃO TEMPO ATIVIDADE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 3 Isaque, um filho obediente Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Gênesis 22.1-18 OBJETIVOS DA LIÇÃO

Leia mais

7 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

7 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 7 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA FABRÍCIO RAMALHO DA COSTA GERSON APARECIDO DE SOUZA JUNIOR ISMAEL FRANCO DE SOUZA MARCOS PAULO DA SILVA COSTA RUBENS VAZ COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS POLIVALENTE

Leia mais

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL 25 DE JULHO TURMA 3º ANO

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL 25 DE JULHO TURMA 3º ANO PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL 25 DE JULHO TURMA 3º ANO PLANO DE AULA Nº: 01 Data: 19/05/2017 Hora: 15:00 às 15:45 Nome do acadêmico: Nilva Jaqueline Steinheuzer. Escola: 25 de julho Turma: 3 Ano Local

Leia mais

Circuito de Atletismo em Pavilhão

Circuito de Atletismo em Pavilhão 2018 Circuito de Atletismo em Pavilhão Departamento Técnico Associação de Atletismo do Porto Escalões-etários para 2017/2018 Escalão Idade Anos de Nascimento Benjamins A 7 a 9 anos 2009 2010 2011 Benjamins

Leia mais

transmitidas crenças, costumes e religiões.

transmitidas crenças, costumes e religiões. A diversidade cultural do Brasil está fortemente ligada à cultura africana e foram transmitidas crenças, costumes e religiões. Com as crianças, não foi diferente. Será que vocês conhecem e já vivenciaram???

Leia mais

AYLA CRISTINE GONÇALVES IURI RESENDE PLANOS DE AULA PIBID ESCOLA MUNICIPAL CRIANÇA FELIZ

AYLA CRISTINE GONÇALVES IURI RESENDE PLANOS DE AULA PIBID ESCOLA MUNICIPAL CRIANÇA FELIZ UNIVERSIDADE ESTUDAL DO OESTE DO PARANÁ CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS-CCHEL SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA-LICENCIATURA AYLA CRISTINE GONÇALVES IURI RESENDE

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO POR MODALIDADE VOLEIBOL

REGULAMENTO ESPECÍFICO POR MODALIDADE VOLEIBOL REGULAMENTO ESPECÍFICO POR MODALIDADE VOLEIBOL CAPÍTULO I - NORMAS TÁTICAS MIRIM MASCULINO E FEMININO 1997-98: Sistema de Jogo: 6 X 0 ou 4 X 2, sem infiltração de jogadores em qualquer momento do rally;

Leia mais

ESPECIALIDADE DE INCLUSÃO JOGOS E ATIVIDADE QUE PROMOVEM A INCLUSÃO POR SIMONE HELEN DRUMOND

ESPECIALIDADE DE INCLUSÃO JOGOS E ATIVIDADE QUE PROMOVEM A INCLUSÃO POR SIMONE HELEN DRUMOND GRUPO ESCOTEIRO JOÃO OSCALINO ESPECIALIDADE DE INCLUSÃO JOGOS E ATIVIDADE QUE PROMOVEM A INCLUSÃO POR SIMONE HELEN DRUMOND PROJETO: INCLUSÃO AUTISMO E EDUCAÇÃO DE SIMONE HELEN DRUMOND DATA.../.../... -

Leia mais

PLANO DE AULA 1 ANO BENTO MUNHOZ

PLANO DE AULA 1 ANO BENTO MUNHOZ PLANO DE AULA 1 ANO BENTO MUNHOZ PLANO DE AULA Nº: 1 Data: 31/05/2017 Hora: 16:00 : 16:45. Nome do acadêmico: Iuri Rezende Professor(a) Supervisor(a): Lisete Bersch Escola: Bento Munhoz Turma: 1 ano Local

Leia mais

ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO

ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID COORDENAÇÃO DO SUBPROJETO DE MÚSICA ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO Bolsista: GlíciaLorainne Moreira Silva 1)

Leia mais

Cátia Lopes Nádia Silva Paulo Cunha Susana Leite 54214

Cátia Lopes Nádia Silva Paulo Cunha Susana Leite 54214 EXPRESSÃO MOTORA 2012/2013 Cátia Lopes 53157 Nádia Silva 53236 Paulo Cunha 53159 Susana Leite 54214 JOGO 1 Garrafa Protegida Nome: Garrafa Protegida Material: garrafas de plástico (conforme o número de

Leia mais

DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO. Voleibol

DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO. Voleibol DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO 1º Tema: Atividades Físicas e Desportivas - Matérias Voleibol Regras: Número de jogadores por equipa - 6 Número de toques permitido por jogador consecutivamente

Leia mais

AARAM. Benjamins. Programa de Provas. Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira

AARAM. Benjamins. Programa de Provas. Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira AARAM Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira Benjamins Programa de Provas 2013/2014 COMPETIÇÕES PARA O ESCALÃO DE BENJAMINS B (10-11 ANOS) O presente programa tem como objectivo simplificar

Leia mais

BASQUETEBOL. Professor Márcio SISTEMAS DE JOGO DEFENSIVO. Defesa individual

BASQUETEBOL. Professor Márcio SISTEMAS DE JOGO DEFENSIVO. Defesa individual POSICIONAMENTO DOS JOGADORES EM QUADRA E SUAS FUNÇÕES Pivôs: são os jogadores mais altos da equipe, pois têm como objetivo pegar rebotes, tanto na área defensiva como na ofensiva. Os pivôs, geralmente,

Leia mais

MOTIVO REGRAS DO JOGO

MOTIVO REGRAS DO JOGO MOTIVO A motivação da elaboração deste material compondo as regras para jogo de taco, provém da recordação desportiva no período de formação escolar, quando a integração entre as camadas sociais se nivelavam

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO EDITAL Nº 003/2016, DE 14 DE JANEIRO DE 2016 Seleção para Alunos de Pós-Graduação Lato Sensu para

Leia mais

Camporí Filhos da Esperança

Camporí Filhos da Esperança Camporí Filhos da Esperança CAMPORI FILHOS DA ESPERANÇA EVENTOS O campori será divido em 2 grandes grupos ( A e B), onde no Domingo o grupo A realizará todas as provas e o grupo B irá participar do turismo

Leia mais

Refúgio Infantil, início da temporada 2016

Refúgio Infantil, início da temporada 2016 Refúgio Infantil, início da temporada 2016 O Refúgio Infantil é um espaço criado para crianças até 12 anos, onde acontecem eventos, normalmente aos sábados, das 13:00h às 17:00h. Clique nas abas para saber

Leia mais

03/11 TROPA ESCOTEIRA E TROPA SÊNIOR

03/11 TROPA ESCOTEIRA E TROPA SÊNIOR 03/11 TROPA ESCOTEIRA E TROPA SÊNIOR 03/11 RAMO LOBINHO VISTA SUA FANTASIA E VENHA BRINCAR DE TEATRO INFANTIL 03/11 RAMO LOBINHO SALÃO DE BELEZA DAS MENINAS Separe seus produtos de beleza e venha fazer

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação motora Natureza: A Criação: 1ª dia da criação Dia e noite Matemática:

Leia mais

CAPÍTULO 7.1. Basquetebol. Juan Carlos P. Moraes Alexandre Santos Anselmo Cleiton Pereira Reis. cap7.1.indd 1 27/05/13 18:20

CAPÍTULO 7.1. Basquetebol. Juan Carlos P. Moraes Alexandre Santos Anselmo Cleiton Pereira Reis. cap7.1.indd 1 27/05/13 18:20 7 CAPÍTULO Basquetebol 7.1 Juan Carlos P. Moraes Alexandre Santos Anselmo Cleiton Pereira Reis cap7.1.indd 1 27/05/13 18:20 cap7.1.indd 2 27/05/13 18:20 PRINCIPIANTE 1 X 1 + 1 PRINCIPIANTE 01 PRINCIPIANTE

Leia mais

Este jogo é indicado para alunos dos 6º ao 9º anos

Este jogo é indicado para alunos dos 6º ao 9º anos Elaboração do Jogo: Twister Matemático Responsável: Rassiê Tainy de Paula O Jogo Baseado no já existente jogo Twister, em que, os jogadores têm que mover pés e mãos conforme a indicação da roleta sem perder

Leia mais

CAPÍTULO. Capacidades coordenativas. dade

CAPÍTULO. Capacidades coordenativas. dade 6 CAPÍTULO Capacidades coordenativas Pablo Juan Greco Juan Carlos P. Moraes Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana C. de Abreu Teixeira Karina Costa Alcântara

Leia mais

Circuito de Atletismo de Rua

Circuito de Atletismo de Rua 2015 Circuito de Atletismo de Rua Objetivos: Promover e fazer crescer a modalidade em condições ideais para crianças e jovens quer em ambiente escolar quer no Clube. Projetado para ser abrangente, competitivo,

Leia mais

CAPÍTULO 7.3. Handebol. Pablo Juan Greco Juliana Pacheco Magalhães Fernando Lucas Geco. cap7.3.indd 1 27/05/13 18:21

CAPÍTULO 7.3. Handebol. Pablo Juan Greco Juliana Pacheco Magalhães Fernando Lucas Geco. cap7.3.indd 1 27/05/13 18:21 7 CAPÍTULO Handebol 7.3 Pablo Juan Greco Juliana Pacheco Magalhães Fernando Lucas Geco cap7.3.indd 1 27/05/13 18:21 cap7.3.indd 2 27/05/13 18:21 PRINCIPIANTE 1 X 0 PRINCIPIANTE 01 1 X 0 PRINCIPIANTE 02

Leia mais

Duração da Prova: 60 minutos Tolerância: 30 minutos

Duração da Prova: 60 minutos Tolerância: 30 minutos Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 2017 Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril Guião da Prova Duração da Prova: 60 minutos Tolerância: 30 minutos 9 Páginas

Leia mais

IV Torneio Treta Futebol Society TRETA CHAMPIONS LEAGUE 2016

IV Torneio Treta Futebol Society TRETA CHAMPIONS LEAGUE 2016 IV Torneio Treta Futebol Society TRETA CHAMPIONS LEAGUE 2016 Datas e horários: Inicio em 01/10/2016 até 26/11/2016 Horário das 15h00min às 17h30min Sobre o número de atletas por equipe: Inscrições de no

Leia mais

Fase Preparatória. Tempo P T 5. Objectivos comportamentais / Componentes críticas. Chamada e instrução sobre os exercícios a realizar na aula.

Fase Preparatória. Tempo P T 5. Objectivos comportamentais / Componentes críticas. Chamada e instrução sobre os exercícios a realizar na aula. Professor: César Silva / Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 55 e 56 Aula U.D. Nº: 6 e 7 Instalações: Pavilhão Data: 2-03-2010 Hora: 10h20 Duração: 90 minutos Unidade

Leia mais

historias de crianças

historias de crianças historias de crianças como e bom ser criança brinca se sujar faz parte da infãncia, mas essa nova geração esta destruindo o mundo e celular, tablets e etc. hoje em dia as crianças não brincam mais na rua

Leia mais

GRUPO ESCOTEIRO JOÃO OSCALINO

GRUPO ESCOTEIRO JOÃO OSCALINO o jogo elefante colorido Uma criança é escolhida para comandar o jogo. Ela fica na frente das demais e diz: Elefantinho colorido! O grupo responde: Que cor? O comandante escolhe uma cor e os demais saem

Leia mais

ANEXO II REGRAS DO JOGO BASQUETE 3X3

ANEXO II REGRAS DO JOGO BASQUETE 3X3 ANEXO II REGRAS DO JOGO BASQUETE 3X3 As Regras do Jogo de Basquete Oficiais da FIBA são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nestas Regras do Jogo 3x3. Art. 01. Quadra

Leia mais

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos)

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) 1 ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) Objetivos Introduzir o conceito de números inteiros negativos; Desenvolvimento O professor confeccionará o jogo com os alunos ou distribuirá os jogos

Leia mais

Modelo de Jogo de MARCO SILVA e sua Operacionalização. Treinador do Sporting CP (14/15)

Modelo de Jogo de MARCO SILVA e sua Operacionalização. Treinador do Sporting CP (14/15) Modelo de Jogo de MARCO SILVA e sua Operacionalização Treinador do Sporting CP (14/15)! Modelo de Jogo baseado no! Relatório de Estágio de:! Pereira, G. (2013) - FMH! Estoril 2011/2012 Contextos de Exercitação!

Leia mais

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP 1. Diferenças entre as Leis de Jogo do Futsal e as regras aplicadas na TAGUSCUP Não há faltas

Leia mais

DISCIPLINA: ESTAFETAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

DISCIPLINA: ESTAFETAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ESTAFETAS 192 DOMÍNIO DAS TÉCNICAS III FASE - APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO B FASES / NÍVEIS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS I- Ensino / Aprendizagem - Aquisição da noção de transmissão, através de jogos. - Aquisição

Leia mais

XIX OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS

XIX OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO DISPOSIÇÕES GERAIS OBS.: essa versão do regulamento não contém as informações dos Grupos III e IV, que estarão disponíveis quando da abertura de inscrições destes grupos,

Leia mais

www. iguatemy.com.br LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR.

www. iguatemy.com.br LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR. www. iguatemy.com.br COMUNICADO 31-03 de Outubro de 2014 Ed. Infantil / Berçário / Integral LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR. Semana

Leia mais

Ficha Técnica Título Edição Contactos Concepção e Paginação Contactos Impressão Tiragem Data Livro de Regras Federação de Andebol de Portugal

Ficha Técnica Título Edição Contactos Concepção e Paginação Contactos Impressão Tiragem Data Livro de Regras Federação de Andebol de Portugal livro de regras para o Mini Andebol... vamos jogar ANDEBOL! Não sabes as regras? Nada mais fácil... Eu explico! Ficha Técnica Título Edição Contactos Concepção e Paginação Contactos Impressão Tiragem Data

Leia mais

APÊNDICE C. Produto da Dissertação: Sequência de Atividades. Encontro 1 ( 2 períodos de 50 minutos)

APÊNDICE C. Produto da Dissertação: Sequência de Atividades. Encontro 1 ( 2 períodos de 50 minutos) 1 APÊNDICE C Produto da Dissertação: Sequência de Atividades Encontro 1 ( 2 períodos de 50 minutos) Jogo trabalhado: PONG HAU K'I Regras do jogo: Cada jogador possui duas peças e o jogo começa com as peças

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE COMODORO MT CONCURSO PÚBLICO N 001/2008 EDITAL Nº 001/2008 ANEXO II TESTE DE APTIDÃO FISICA

PREFEITURA MUNICIPAL DE COMODORO MT CONCURSO PÚBLICO N 001/2008 EDITAL Nº 001/2008 ANEXO II TESTE DE APTIDÃO FISICA ANEXO II Edital n. 001/2008 REGRAS PARA TESTE DE APTIDÃO FÍSICA Farão este teste os candidatos previamente classificados conforme o número de vagas oferecidas, que são: 1. Gari, 2. Servente de Obras, 3.

Leia mais

Histórico basquetebol James Naismith 1891

Histórico basquetebol James Naismith 1891 BASQUETEBOL Histórico O basquetebol é uma modalidade esportiva coletiva, que foi idealizada nos Estados Unidos da América pelo canadense James Naismith no ano de 1891 na cidade de Springfield no estado

Leia mais

na Escola um jogo para todos Arbitragem 2017/2018

na Escola um jogo para todos Arbitragem 2017/2018 na Escola um jogo para todos Arbitragem 2017/2018 A equipa de arbitragem árbitro secretariado juízes de linha cronometrista marcadores (pontuação) O campo Divisões/Categorias Divisão Individual José Macedo

Leia mais

na Escola um jogo para todos

na Escola um jogo para todos na Escola um jogo para todos Arbitragem Este documento encontra-se: 2018/2019 www.motricidade.com/boccia https://motricidade.com/yourls/d A equipa de arbitragem árbitro secretariado juízes de linha cronometrista

Leia mais

Nome do estagiário: Nilva Jaqueline Steinheuzer. Professor(a) Supervisor(a): Lisete Bersh

Nome do estagiário: Nilva Jaqueline Steinheuzer. Professor(a) Supervisor(a): Lisete Bersh RELATÓRIO DE AULA Data: 11/09/2017 Hora: 16:00 Professor(a) (a): Lisete Bersh Assim como em todas as aulas, todos os professores se mostram pacientes, criativos e motivados a fazer os alunos participarem,

Leia mais

AARAM. Benjamins. Programa de Provas Fun Athletics. Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira

AARAM. Benjamins. Programa de Provas Fun Athletics. Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira AARAM Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira Benjamins Programa de Provas Fun Athletics 2015/2016 COMPETIÇÕES PARA O ESCALÃO DE BENJAMINS B (10-11 ANOS) O presente programa tem como objectivo

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: _ Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ AVALIANDO A PERFORMANCE ESPORTIVA Há pelo menos três formas de avaliar o desempenho em um esporte: Observação; Uso de escala de avaliação; Teste de habilidade esportiva. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

Leia mais

O TREINO. O treino deve ser dividido em: Treinos de especialização: Manejamento da cadeira de rodas eléctrica Condução e controle de bola

O TREINO. O treino deve ser dividido em: Treinos de especialização: Manejamento da cadeira de rodas eléctrica Condução e controle de bola O Treino O TREINO O treino é um processo pedagógico que visa desenvolver as capacidades técnicas, tácticas, psicológicas e de condução da cadeira de rodas dos praticantes e das equipas no quadro especifico

Leia mais

Profª. Cristiane Ker de Melo

Profª. Cristiane Ker de Melo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE DESPORTOS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FISÍCA GLAUCO RUIZ KAMILA MAFRA Florianópolis 2009 GLAUCO RUIZ KAMILA MAFRA PROJETO LÚDICO ACTIO - Trabalho apresentado

Leia mais

CAPÍTULO. Capacidades Coordenativas

CAPÍTULO. Capacidades Coordenativas 6 CAPÍTULO Capacidades Coordenativas Pablo Juan Greco Juan Carlos P. Moraes Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana C. de Abreu Teixeira Karina Costa Alcântara

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação Prova de Equivalência à Frequência Prática 3º Ciclo do Ensino Básico 2014/2015 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Aprovado em Conselho Pedagógico de 06

Leia mais