PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo"

Transcrição

1

2 ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

3 3

4 UNIDADE 1 Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação motora Natureza: A Criação: 1ª dia da criação Dia e noite Matemática: Numeral 0 - Escrita e quantidade correspondente Numeral 1 Escrita e quantidade correspondente Linguagem: Identificar a vogal A associando o som as figuras iniciadas por ela. Natureza: Reconhecer Deus como criador do mundo. Distinguir o que Deus criou no 1º dia, separação da luz (dia) e das trevas (noite). Diferenciar o dia e a noite. Matemática: Construir o conceito de vazio ou nada representado pelo numeral zero. Identificar os números e numerais 0 e 1. 4 Sugestão 1: Pular cones para trabalhar a psicomotricidade como apoio para a assimilação da letra A. Forme um circuito de cones coloridos, pode ser em forma de círculo se desejar. Forme uma fila e peça para os alunos pularem os cones e voltarem ao final da fila. Opção: Ao pularem podem dizer o nome Ex.: Sou a Ana e pulo o cone amarelo. Sugestão 2: Dar bambolês amarelos e pretos para trabalhar a coordenação motora e associar ao dia e a noite 1º dia da criação. Oriente a sequência de brincadeira e faça os movimentos para os alunos repetirem. Associe também o bambolê com a escrita do numeral 0. Opção: Distribua diversos bambolês no chão e peça para os alunos colocarem objetos que representem a quantidade 0 e a quantidade 1.

5 UNIDADE 2 Linguagem: Vogal E: fonema e grafema Escrita da letra E e identificação Natureza: 2ª dia da criação: Deus separou as águas: céu e mares/embaixo e em cima 3º dia da criação: Deus criou as árvores, a relva, às flores etc.. Matemática: Numerais 2 e 3 e as quantidades correspondentes. Sequência numérica do 0 ao 3. Linguagem: Identificar a vogal E, o som e o grafema correspondente. Associar a vogal E as palavras iniciadas por ela. Desenvolver a coordenação motora da escrita da vogal E, sabendo o traçado correspondente. Natureza: Reconhecer a importância da criação do céu e água para os seres viverem. Identificar céu (em cima) e mar (em baixo) como pertencentes ao 2º dia da criação. Perceber a importância da criação de Deus no 3º dia: terra, plantas, vegetação, árvores, frutos etc. Matemática: Reconhecer os numerais 2 e 3 e as quantidades correspondentes. 5 Sugestão 1: Colocar colchonetes no chão formando a letra E (em tamanho grande). Os alunos devem engatinhar no colchonete fazendo o traçado da letra E, de cima para baixo. Pode-se colocar 3 letras E em colchonetes e os alunos precisam passar na 1º letra E, na 2º e depois na 3ª para terminar o percurso. Sugestão 2: Brincadeira de imitar os céus e os mares! Para o mar: Coloque um caminho de lã no chão, como se fosse ondas do mar. Os alunos (as) precisarão se equilibrar na lã, colocando um pé de cada vez e andando sobre o mar (lã); Para o céu: Coloque dois postes com uma lã esticada: os alunos (as) precisam alcançar o céu... caminhar com as mãos para cima passando os dedos na lã. Ou: Faça de conta que o corpo da criança é como um avião e os braços as asas! Brinque de SIGA O MESTRE e dirija os movimentos do corpo, indo para o lado esquerdo, para o lado direito e outros comandos..

6 UNIDADE 3 Sociedade: Família Meio social Alto, baixo, curto, comprido, cheio, vazio Linguagem: Vogal I: Fonema e grafema Escrita da letra I e identificação Interpretar a história contada pela professora Matemática: Forma geométrica: círculo e identificação Numeral 4 e quantidade correspondente Sociedade: Entender a importância da família para cada um e como meio social. Assimilar os conceitos alto, baixo, curto, comprido, cheio, vazio, dentro das atividades propostas. Linguagem: Identificar a vogal I, seu fonema e grafema correspondente. Associar a vogal I às palavras iniciadas por ela. Desenvolver a coordenação motora da escrita da vogal I treinando seu traçado. Matemática: Perceber a forma círculo associando a figuras espaciais. Identificar o numeral 4 e a quantidade correspondente. Treinar o traçado do numeral 4. Saber a sequência numérica do 0 ao 4. 6 Sugestão 1: Usar corda para esta atividade: a corda esticada faz o traçado da letra I. Se possível, dê uma corda pequena para cada aluno e trabalhe o pular corda. Enquanto descansam, esticam a corda e percebem a letra que se assemelha ao I. Quando a corda vai para cima da cabeça, trabalhe ALTO. Quando a corda vai para bater nos pés, trabalhe BAIXO. Sugestão 2: Jogo TWISTER para trabalhar formas geométricas (círculo) e quantidades. Veja quem mais consegue ficar com as mãos e pés sobre o jogo.

7 Jogo TWISTER: Pode ser adquirido em lojas especializadas ou feito com as próprias mãos; Inserir círculos de EVA no chão, na mesma forma do jogo. 7

8 UNIDADE 4 Linguagem: Letra O: Traçado e som Ser vivo, largo, estreito e atenção Natureza: 5º dia da criação: Deus criou os peixes e as aves Linguagem: Identificar a vogal o e o som correspondente e associá-la a palavras iniciadas por ela. Desenvolver a coordenação motora da escrita da vogal o treinando seu traçado. Natureza: Reconhecer que Deus criou os peixes e as aves no 5º dia. Matemática: Seriação/ Quantidades Matemática: Identificar o numeral 5 e a quantidade correspondente e escrevê-lo Não faz parte/classificação Numeral 5 e quantidade correspondente corretamente. Sugestão 1: Brincar com bola ao alvo. Montar um percurso contendo 5 cestos de lixo com um bola dentro de cada um. Colar na bola os numerais de 1 ao 5. 8 Opção: Utilizar cestos de boca larga e estreitas; Formar uma fila com os alunos. O aluno precisa passar pelo percurso e pegar a bola 1, o outro passa atrás e pega a bola 2, o próximo a bola 3, a bola 4 e por último a bola 5. Colocar os alunos enfileirados com as bolas nas mãos e apresentar a sequência aos colegas. Coloca-se as bolas dentro do cesto e inicia com mais cinco alunos o mesmo percurso e trabalho. A bola lembra a letra O faça essa associação. Sugestão 2: Divida a turma em duplas. Dê um pedaço de barbante ( uns 2 metros) para cada dupla. Peça para eles unirem o barbante e formarem a letra O no chão. Depois, precisam andar sobre o barbante, do ponto inicial até o ponto final formando a letra O. Sugestão 3: Brincadeira de roda. Mostre que a roda representa a letra O. Escolha 3 alunos: um para ser a letra A, outro para ser a letra E, e outro para ser a letra I. Dê a bola para um aluno e peça para ele jogar para a letra A...Depois, a letra A joga para a letra E, que joga para a letra I. Escolha mais 3 alunos e prossiga a brincadeira.

9 UNIDADE 5 Sociedade: Escola Pessoas que trabalham na escola Sociedade: Entender a importância da escola para a sociedade e conhecer pessoas que trabalham na escola. Linguagem: Letra U: Fonema e grafema Escrita da letra U e identificação Natureza: 6º dia da criação: Animais e o homem Linguagem: Identificar a vogal U e o som correspondente e associá-la a palavras iniciadas por ela. Desenvolver a coordenação motora da escrita da vogal U treinando seu traçado. Natureza: Reconhecer o Deus como criador dos animais e do homem no 6º dia. 9 Sugestão 1: Siga o MESTRE e o mestre será cada aluno. Monte um circuito com obstáculos e deixe cada aluno ser o professor por um dia, associando as pessoas que trabalham na escola, sociedade. O aluno (a) que é o professor escolhe qual será o percurso que os colegas farão. Exemplos: Passar por cones, pular bambolês, passar por baixo de cama de gato etc. Sugestão 2: Monte uma roda em semicírculo, formando uma letra U. Faça a associação e explique esta relação! Entregue um objeto na mão do 1º da fila que passará para o aluno do lado até chegar ao último que deverá levar o objeto para a professora. Pode dividir a turma em dois grupos e fazer uma competição de que grupo entrega primeiro o objeto para a professora. Não pode deixar cair no chão. Sugestão 3: Imitar animais Escolha animais e prossiga fazendo os sons e os movimentos que imitem este animal. Exemplo: Leão corre, ruge, fica bravo, etc.. Gatinho: engatinha, espreguiça-se, dorme, mia.

10 UNIDADE 6 Linguagem: Vogais A, E, I, O, U Escrita das vogais Natureza: 7º dia da criação e descanso Diferenças, atenção, direita, esquerda e escrita Matemática: Forma geométrica: Triângulo (Maior e menor) Figuras geométricas associadas ao triângulo Datas Comemorativas: Início do outono Linguagem: Distinguir as vogais e os sons correspondentes. Escrever corretamente as vogais. Associar as vogais nas palavras. Natureza: Identificar a criação do 7º dia. Matemática: Entender que as formas geométricas estão presentes em nossa vida. Identificar a forma geométrica do triângulo. 10 Sugestão 1: O jogo das frutas. Divida os alunos em equipes e caracterize-as com frutas. Dê uma fruta em EVA para cada aluno que seja: maça, banana, pera ou laranja. Forme 4 filas: uma para cada equipe (fruta);v b Monte uma corrida de obstáculos contendo cones para pularem, bambolês, zig e zag (do lado direito e depois esquerdo); O objetivo é que os alunos precisam levar as frutas até a cesta do outro lado da sala ou quadra. Veja quais equipes são mais rápidas. Sugestão 2: Amarelinha de Caracol até o numeral 6 do 0 ao 6. Ou: Amarelinha das vogais A-E-I-O-U; Solicitar: Pular com os dois pés e percorrer o trajeto falando os numerais; Pular com um pé só!

11 Pular segurando uma bola; Pular de dois em dois; 11 Fazer uma amarelinha de Caracol até o numeral 6. Faça com fita crepe no chão ou TNT.

12 UNIDADE 7 Sociedade: Escola Classe Ambiente escolar Menino e menina Sociedade: Compreender as classes para a formação da escola. Identificar os meninos e meninas da classe escolar. Matemática: Distinguir igual do diferente. Matemática: Igual e Diferente Escrita de numerais Sequência crescente e decrescente dos numerais até 6 Escrever a sequência numérica até o 6, crescente e decrescente. Sugestão 1: Corrida com carrinho e corrida com boneca. 12 Dividir a turma em meninos e meninas e formar filas. Dar uma boneca nas mãos da 1ª menina da fila e um carrinho na mão do 1º menino. Estabelecer o percurso. Os alunos precisam ir até o final do percurso e voltar para a fila, depois, entregam os objetos para o 2º aluno que fará o mesmo. O importante é que pratiquem exercícios físicos em forma de corrida. Sugestão 2: Jogo das argolas com bambolês. Coloque 3 objetos iguais e um diferente dentro de 4 bambolês. Os alunos precisam acertar estes objetos com as argolas ou bambolês, numa distância média.

13 UNIDADE 8 Natureza: Diferenciar seres vivos dos seres brutos. Reconhecer os seres brutos ao redor. Natureza: Seres vivos e Seres brutos - alimentação Matemática: Forma geométrica: retângulo Maior e menor / Médio Matemática: Identificar a forma geométrica do retângulo. representem. Comparar a forma geométrica do retângulo a objetos que o Sugestão 1: Dar um colchonete ou tapete para cada aluno (a). Faze-los imitar uma plantinha que é uma sementinha deitado no colchonete. A sementinha vai crescendo agachar (MENOR); 13 A sementinha vira uma árvore fazer a posição com o corpo (MAIOR); A sementinha reproduz-se unir dois amigos no colchonete; A sementinha morre deitar no colchonete. Sugestão 2: Passar por obstáculos que sejam formas geométricas em madeira ou construir com caixas de papelão caixas como quadrados para passarem por dentro e os bambolês em vertical para passarem por dentro. Opção: Colar fita adesiva no chão montando as formas geométricas - pedir para os alunos pularem de uma forma para a outra, montando uma sequência lógica.

ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1 Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Identidade pessoal: EU e diferenças físicas Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão das vogais Associação das vogais aos nomes:

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Identidade pessoal: EU e diferenças físicas Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação motora Sociedade: Reconhecer-se

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 3. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 3. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 3 Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de Transporte Linguagem: Letra J - som/imagem/escrita Letra K - som/imagem/escrita

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4 Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Linguagem: Revisão das vogais A, E, I, O, U Escrita

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema da letra T; Natureza:

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 3. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 3. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 3 Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de Transporte Linguagem: Letra J - som/imagem/escrita Letra K - som/imagem/escrita Fonema e

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - FAZ DE CONTA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - FAZ DE CONTA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - FAZ DE CONTA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema da letra T; Natureza:

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Natureza: A natureza e os animais- preservação da natureza que Deus criou

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 4. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 4. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 4 Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Relembrar o conceito sobre os meios de comunicação e mostrar o rádio e a televisão como veículos

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 2 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 2 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Estimular a imaginação para a aprendizagem significativa. Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 3 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 3 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de Transporte Linguagem: Letra J - som/imagem/escrita Letra K - som/imagem/escrita Fonema e grafema das letras

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 4 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 4 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema da letra T; Natureza: Animais

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II UNIDADE I: Números de 1 a 5 Formas geométricas planas Quadrado Retângulo Triângulo Círculo Linhas Abertas / fechadas Retas / curvas Noções de cores

Leia mais

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!.

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. 1ª Etapa (Movimentos de olhos e cabeça, primeiro lentos, depois rápidos). Participante em pé sobre um colchonete, olhar para cima e para baixo.

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 3 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 3 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Saber que os meios de transporte são importantes para a nossa locomoção e bem estar. Sociedade: Meios de Transporte

Leia mais

www. iguatemy.com.br LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR.

www. iguatemy.com.br LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR. www. iguatemy.com.br COMUNICADO 31-03 de Outubro de 2014 Ed. Infantil / Berçário / Integral LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR. Semana

Leia mais

ESCALA LÚDICA PRÉ-ESCOLAR DE KNOX - ADAPTADA

ESCALA LÚDICA PRÉ-ESCOLAR DE KNOX - ADAPTADA ESCALA LÚDICA PRÉ-ESCOLAR DE KNOX - ADAPTADA Nome: Data: / / Data de Nascimento: / / Idade: Avaliador: 60 À 7 MESES Observação: pontuação geral pontos: executou satisfatoriamente a tarefa/ apresentou o

Leia mais

Índice. Amarelinha... Brinquedos de papel... Casa de bonecas... Caracol... Corre cutia... Estátua...

Índice. Amarelinha... Brinquedos de papel... Casa de bonecas... Caracol... Corre cutia... Estátua... Turmas APRESENTAÇÃO Ao longo do ano letivo participamos de várias brincadeiras que fazem parte da cultura brasileira, pesquisamos como se brinca em diferentes lugares e assim, conhecemos novos jeitos de

Leia mais

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. _ 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. 2- Copie da ficha, em seu caderno de estudo, o alfabeto minúsculo com letra cursiva. 3- Escreva, em seu caderno de estudo, seu nome

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018 Componente Matemática Professor: Meire e Silvanete. Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Maternal I Apresentação da disciplina Um dos objetivos do ensino da matemática na Educação Infantil

Leia mais

Maternal NOME ANO/TURMA:

Maternal NOME ANO/TURMA: Maternal NOME ANO/TURMA: EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolvimento integral da criança Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22.6 (ARA) M A

Leia mais

O que é Coordenação Motora Ampla?

O que é Coordenação Motora Ampla? O que é Coordenação Motora Ampla? Utilização de grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir e descer escadas que podem ser desenvolvidas a partir de

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 12 A OVELHA PERDIDA Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar

Leia mais

iguatemy.com.br COMUNICADO de Abril de 2016 Ed. Infantil / Berçário / Integral

iguatemy.com.br COMUNICADO de Abril de 2016 Ed. Infantil / Berçário / Integral iguatemy.com.br COMUNICADO 14 29 de Abril de 2016 Ed. Infantil / Berçário / Integral MAIO D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 06 07 01 Dia do Trabalho 08 09 10 11 12 13 14 06 Comemoração Dia das Mães 15 16 17

Leia mais

APRENDENDO BRINCANDO - UMA ATIVIDADE VIA PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA/SMO/SC RESUMO

APRENDENDO BRINCANDO - UMA ATIVIDADE VIA PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA/SMO/SC RESUMO APRENDENDO BRINCANDO - UMA ATIVIDADE VIA PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA/SMO/SC JULIANA CONCHESKI DOS SANTOS RONALDO DE LARA KATIANE FRAPORTI ANDRÉA JAQUELINE PRATES RIBEIRO RESUMO No segundo semestre do ano letivo

Leia mais

Um macaco pra frente. Texto: Ruth Rocha Ilustrações: Alcy. Elaboração Anna Flora

Um macaco pra frente. Texto: Ruth Rocha Ilustrações: Alcy. Elaboração Anna Flora Um macaco pra frente Texto: Ruth Rocha Ilustrações: Alcy Elaboração Anna Flora Brincadeira 1: Se eu fosse um macaco Material necessário Para o professor: 1 bola Após a leitura da história, organize uma

Leia mais

Incentivando o desenvolvimento da criança

Incentivando o desenvolvimento da criança Incentivando o desenvolvimento da criança Autores Marina Aguiar Pires Guimarães Raissa Diniz do Carmo Amanda Aguiar Valverde Nathalia Didone Poppi Claudia Machado Siqueira Lívia Magalhães de Castro Claudia

Leia mais

fichas_1a184 2/20/08 10:30 AM Page 1 PORTUGUÊS

fichas_1a184 2/20/08 10:30 AM Page 1 PORTUGUÊS PORTUGUÊS ESCOLA 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23 25 ALUNO 29 31 33 35 37 Higiene do Corpo 1 2 4 3 5 39 41 43 45 47 49 51 53 55 57 AS CORES 59 Pinta os balões 61 Pinta os frutos

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2019

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2019 PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 29 04 Possibilitar as habilidades motoras. Desenhos, pinturas, colagens, modelagens com base no próprio repertório e na construção proposta nas investigações.

Leia mais

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades 1 PEGUE 10 Materiais Um tabuleiro e 66 cartas redondas com os numerais de 1 a 7 nas seguintes quantidades: 1 22 cartas; 6-2 cartas; 2-16 cartas; 7-2 cartas; 3-12 cartas; Coringa 1 carta. 4-7 cartas; 5-4

Leia mais

DISCIPLINA: ESTAFETAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

DISCIPLINA: ESTAFETAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ESTAFETAS 192 DOMÍNIO DAS TÉCNICAS III FASE - APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO B FASES / NÍVEIS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS I- Ensino / Aprendizagem - Aquisição da noção de transmissão, através de jogos. - Aquisição

Leia mais

03/11 TROPA ESCOTEIRA E TROPA SÊNIOR

03/11 TROPA ESCOTEIRA E TROPA SÊNIOR 03/11 TROPA ESCOTEIRA E TROPA SÊNIOR 03/11 RAMO LOBINHO VISTA SUA FANTASIA E VENHA BRINCAR DE TEATRO INFANTIL 03/11 RAMO LOBINHO SALÃO DE BELEZA DAS MENINAS Separe seus produtos de beleza e venha fazer

Leia mais

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Professora: Nelcí Sganzerla Girelli PLANEJAMENTO NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Identificar a importância de

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2018

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2018 PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 28 Tubos de cola de isopor 04 Possibilitar as habilidades motoras. Desenhos, pinturas, colagens, modelagens com base no próprio repertório e na construção

Leia mais

QUESTÃO 16 Tia Anastaćia uniu quatro retângulos de papel de 3 cm de comprimento por 1 cm de largura, formando a figura que segue:

QUESTÃO 16 Tia Anastaćia uniu quatro retângulos de papel de 3 cm de comprimento por 1 cm de largura, formando a figura que segue: Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 7 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 207 Disciplina: MaTeMÁTiCa Prova: desafio nota: QUESTÃO 6 Tia Anastaćia uniu quatro retângulos de

Leia mais

Prezados diretores, Maranata. Pr. Emerson Campanholo Líder de Desbravadores - AAmO

Prezados diretores, Maranata. Pr. Emerson Campanholo Líder de Desbravadores - AAmO Prezados diretores, Vocês esta recebendo as Provas do nosso XV Campori, elas foram criadas para enfatizar os 8 Remédios Naturais que Deus nos dá. Nós devemos nos tornar conhecidos no mundo por esses princípios

Leia mais

Jogos Cooperativos. Objetivo do jogo: fazer com que a bola de basquete saia do quadrado demarcado, pelo lado de uma das equipes adversárias.

Jogos Cooperativos. Objetivo do jogo: fazer com que a bola de basquete saia do quadrado demarcado, pelo lado de uma das equipes adversárias. Jogos Cooperativos Guerra das bolas Objetivo do jogo: fazer com que a bola de basquete saia do quadrado demarcado, pelo lado de uma das equipes adversárias. Local: utilizar a marcação da quadra de voleibol

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA... 5 CADERNOS DE ATIVIDADES... 9 ESPAÇO E FORMA ETAPA I... 10 GRANDEZAS

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* Coordenação Motora 1,2,3,4,5,6, 7,8 Nome 9,10,49,50 Letra A Letra E 11,12,13, 14,15,27, 32 17,18,19, 20,21,27 Traçar

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Matemática 1º ano Capítulo 1 Noções e conceitos Comparar e diferenciar grandezas e medidas (comprimento, massa, capacidade, tempo), estabelecendo

Leia mais

PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho

PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho Professor (a): Viviane Rigoni NOME DO JOGO: Texto instrucional Regras de jogos Competências Oralidade; atenção; concentração; produção textual. Objetivo Geral

Leia mais

MANUAL DE TESTES: COORDENAÇÃO - KTK

MANUAL DE TESTES: COORDENAÇÃO - KTK Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional MANUAL DE TESTES: COORDENAÇÃO - KTK Março de 2006 TESTE 1: EQUILIBRAR-SE ANDANDO DE COSTAS (RETROCEDENDO)

Leia mais

PLANO DE AULA 1 ANO BENTO MUNHOZ

PLANO DE AULA 1 ANO BENTO MUNHOZ PLANO DE AULA 1 ANO BENTO MUNHOZ PLANO DE AULA Nº: 1 Data: 31/05/2017 Hora: 16:00 : 16:45. Nome do acadêmico: Iuri Rezende Professor(a) Supervisor(a): Lisete Bersch Escola: Bento Munhoz Turma: 1 ano Local

Leia mais

Projeto. Brincando e conhecendo o próprio corpo

Projeto. Brincando e conhecendo o próprio corpo Projeto Brincando e conhecendo o próprio corpo Público alvo: O projeto é destinado aos alunos da Educação Infantil. Disciplina: Movimento Justificativa: O movimento é a forma que a criança tem de descobrir

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2017

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2017 PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 27 Possibilitar as habilidades motoras. Desenhos, pinturas, colagens, modelagens com Rolo de fita dupla face. Construir (ou ajudar a construir) e descobrir

Leia mais

Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias.

Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias. Nível III Semana 4 Eixo Números e Operações Assuntos: Sistema de Numeração Decimal (SND) Conceito número x numeral Explorando a escala de Cuisenaire. Objetivos Introduzir conceitos matemáticos Desenvolver

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Infantil II Educação Infantil Disciplina: LINGUAGEM Série: INFANTIL II Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos Desenvolver

Leia mais

historias de crianças

historias de crianças historias de crianças como e bom ser criança brinca se sujar faz parte da infãncia, mas essa nova geração esta destruindo o mundo e celular, tablets e etc. hoje em dia as crianças não brincam mais na rua

Leia mais

CAPÍTULO. 8.3 Saltos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24

CAPÍTULO. 8.3 Saltos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24 8 CAPÍTULO Atletismo 8.3 Saltos José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24 cap8.3.indd 2 27/05/13 18:24 CAPACIDADES ATLETISMO SALTOS COORDENATIVAS PRESSÃO DE TEMPO ATIVIDADES

Leia mais

A MATEMÁTICA E SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS

A MATEMÁTICA E SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS A MATEMÁTICA E SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E.M.E.F.I. Professor Manoel Ignácio de Moraes Sala 1 Sessão 1 Professora Apresentadora: Roseli dos Santos Bassanelli Pereira Realização: Foco O projeto está sendo

Leia mais

1º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA. Avaliação NAME. Caderno do professor 1º ANO. 1 semestre. Escola: Aluno: Turma:

1º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA. Avaliação NAME. Caderno do professor 1º ANO. 1 semestre. Escola: Aluno: Turma: 1º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Avaliação NAME 1 semestre 1º ANO ensino fundamental Escola: Aluno: Caderno do professor Turma: NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROGRAMA DE CONTEÚDOS

Leia mais

Mil pássaros pelos céus

Mil pássaros pelos céus Mil pássaros pelos céus Texto: Ruth Rocha Ilustrações: Rogério Coelho Elaboração Anna Flora Brincadeira 1: Voa, passarinho Observação: Este cálculo é para uma classe de 30 alunos, pois 15 crianças serão

Leia mais

REGULAMENTO CROSSARMY EQUIPES PREMIAÇÃO ETAPA 1

REGULAMENTO CROSSARMY EQUIPES PREMIAÇÃO ETAPA 1 REGULAMENTO CROSSARMY O percurso da prova CROSSARMY consiste em duas etapas, realizadas separadamente. A primeira etapa será uma prova com 6 obstáculos, ao estilo Cross Country, realizado em terreno de

Leia mais

Pressão de variabilidade

Pressão de variabilidade Pressão de variabilidade Atividade 1 Nome: Circuito com o pé Material: Cones; arcos; bolas; bastão e banco sueco Descrição: Será montado um circuito, dividido em três setores da seguinte forma: No primeiro

Leia mais

O trenzinho do Nicolau

O trenzinho do Nicolau O trenzinho do Nicolau Texto: Ruth Rocha Ilustrações: Luiz Maia Elaboração Anna Flora Brincadeira 1: O livro do Nicolau Material necessário 1 tesoura sem ponta Para o professor: 1 grampeador Veja nos anexos

Leia mais

Planejamento de Junho

Planejamento de Junho Planejamento de Junho Professoras: Kátia e Giovana 01/06 Quarta feira Jogos e Brincadeiras: Construção do jogo de trilha Biblioteca: Leitura do Professor: Contação de História( O pote vazio ). 02/06- Quinta

Leia mais

FLOCARDS O jogo educativo com auto-correcção e auto-dirigido para a aprendizagem

FLOCARDS O jogo educativo com auto-correcção e auto-dirigido para a aprendizagem FLOCARDS O jogo educativo com auto-correcção e auto-dirigido para a aprendizagem Desde os 3 anos até à idade escolar, o jogo Flocards promove as capacidades de memória das crianças, as capacidades de concentração

Leia mais

1 Os Mandamentos não estão por aqui. Continue tentando.

1 Os Mandamentos não estão por aqui. Continue tentando. DINÂMICA 10 MANDAMENTOS Recorte mais ou menos umas 20 tiras de papel ofício e escreva em 10 deles os Mandamentos da Lei de Deus. Nos outros 10 você poderá escrever algumas atividades, como: 1 Os Mandamentos

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

PLANO DE CURSO Nível: BABY E MATERNAL I Disciplina: HISTÓRIA E GEOGRAFIA / LÍNGUA PORTUGUESA / MATEMÁTICA / CIÊNCIAS.

PLANO DE CURSO Nível: BABY E MATERNAL I Disciplina: HISTÓRIA E GEOGRAFIA / LÍNGUA PORTUGUESA / MATEMÁTICA / CIÊNCIAS. PLANO DE CURSO Nível: BABY E MATERNAL I Disciplina: HISTÓRIA E GEOGRAFIA / LÍNGUA PORTUGUESA / MATEMÁTICA / CIÊNCIAS. HISTÓRIA E GEOGRAFIA PERÍODO CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR JANEIRO UNIDADE II: ESCOLA

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 11 DAVI, UM GUERREIRO SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS Olá querido professor(a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO 1 Samuel 17.1-54

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO II

PLANEJAMENTO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO II PLANEJAMENTO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO II PROFESSORA: MARI ANO: 2018 COLÉGIO: REAL DIREÇÃO: EVA CHICANOWSKI COORDENADORA: FÁTIMA GREGOLAN GRUPO II PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM 1. Ampliar a coordenação

Leia mais

CAPÍTULO Reconhecer espaços. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Reconhecer espaços. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.5 Reconhecer espaços cap5.1.5.indd 1 27/05/13 18:09 cap5.1.5.indd 2 27/05/13 18:09 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS História, Geografia e Ciências 1º Período - Quem sou eu? - O que muda com o tempo. - Você criança. - Datas Comemorativas: Carnaval, Páscoa, Dia internacional da Mulher, índio, Tiradentes, Descobrimento

Leia mais

Camporí Filhos da Esperança

Camporí Filhos da Esperança Camporí Filhos da Esperança CAMPORI FILHOS DA ESPERANÇA EVENTOS O campori será divido em 2 grandes grupos ( A e B), onde no Domingo o grupo A realizará todas as provas e o grupo B irá participar do turismo

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO - SESC. Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00032/2017

SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO - SESC. Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00032/2017 09/11/2017 COMPRASNET O SITE DE COMPRAS DO GOVERNO SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO SESC Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00032/2017 Às 16:58 horas do dia 09 de novembro de 2017, após constatada

Leia mais

CAPÍTULO. Capacidades coordenativas. dade

CAPÍTULO. Capacidades coordenativas. dade 6 CAPÍTULO Capacidades coordenativas Pablo Juan Greco Juan Carlos P. Moraes Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana C. de Abreu Teixeira Karina Costa Alcântara

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2015

Canguru Matemático sem Fronteiras 2015 anguru Matemático sem Fronteiras 2015 http://www.mat.uc.pt/canguru/ ategoria: Escolar Destinatários: alunos dos 5. o e 6. o anos de escolaridade ome: Turma: Duração: 1h 30min anguru Matemático. Todos os

Leia mais

A cada dia da próxima semana teremos uma atividade diferente para celebrarmos juntos a alegria de SER CRIANÇA!!!

A cada dia da próxima semana teremos uma atividade diferente para celebrarmos juntos a alegria de SER CRIANÇA!!! iguatemy.com.br COMUNICADO 31 02 de Outubro de 2015 Ed. Infantil / Berçário / Integral Todos têm uma criança alegre dentro de si, mas poucos a deixam viver. (Augusto Cury) A cada dia da próxima semana

Leia mais

BRINCADEIRAS. criativas. Para dias de chuva

BRINCADEIRAS. criativas. Para dias de chuva MÃES SEM ESTRESSE 7 BRINCADEIRAS criativas Para dias de chuva PÂMELA C. LOPES AcampaDentro > Lençol > Cadeiras > Gravetos > Lanterna > Coordenação Motora > Cooperação > Criatividade > Regras > Liderança

Leia mais

Oficina 14: Cartografia. Atividade 1- Eu, um ponto de referência.

Oficina 14: Cartografia. Atividade 1- Eu, um ponto de referência. Oficina 14: Cartografia Atividade 1- Eu, um ponto de referência. 1 Apresentação do problema - Localizar no espaço os objetos e pessoas que se encontram ao meu redor; - Desenvolver as primeiras noções de

Leia mais

ATIVIDADES DE FÉRIAS REDE KIDS Para todas as idades

ATIVIDADES DE FÉRIAS REDE KIDS Para todas as idades ATIVIDADES DE FÉRIAS REDE KIDS Para todas as idades LÍDER DO PG, COMO TRABALHAR A PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS? 1. Líder, chame os escalados, sente-se com eles, faça a escala do mês todo. Não faremos as lições

Leia mais

PROBLEMATECA GEOMÉTRICOS NUMERAÇÃO

PROBLEMATECA GEOMÉTRICOS NUMERAÇÃO COLEÇÃO MATHEMOTECA ORGANIZADORAS Kátia Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz Anos iniciais do ensino fundamental Resolução Materiais manipulativos de problemas nas para aulas o ensino de matemática de

Leia mais

Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível E Soluções

Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível E Soluções Problemas de 3 pontos Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível E Soluções 1. Ana, Bruna, Cris, Dora e Edna jogaram dois dados cada uma. Qual das meninas obteve a maior soma do número de pontos? (A) Ana

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de Viçosa III Semana Acadêmica da Matemática ATIVIDADES MATEMÁTICAS COM RECURSOS E ADAPTAÇÕES PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS E SURDOS Autores: Claudia Segadas, Denise Felippe da Rocha,

Leia mais

1) Mova 6 fósforos nestes copos, de forma a compor uma casinha.

1) Mova 6 fósforos nestes copos, de forma a compor uma casinha. Colégio COC Imperatriz IV Mostra de Ciências 5º Ano A Matemática está em tudo Clube de Descobertas matemáticas: lógica e ação Atividade 1: Desafios Matemáticos com Palitinhos 1) Mova 6 fósforos nestes

Leia mais

Sugestões de atividades e jogos para promover a construção do número pela criança

Sugestões de atividades e jogos para promover a construção do número pela criança Sugestões de atividades e jogos para promover a construção do número pela criança Curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais Querido(a) professor(a), Apresento,

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL. Infantil - Módulo 1. Desenvolvimento integral da criança

EDUCAÇÃO INFANTIL. Infantil - Módulo 1. Desenvolvimento integral da criança EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolvimento integral da criança Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22.6 (ARA) I N F A N T I L SOCIEDADE LINGUAGEM

Leia mais

Jogos e Brincadeiras para aquecimento e volta a calma

Jogos e Brincadeiras para aquecimento e volta a calma Jogos e Brincadeiras para aquecimento e volta a calma ATIVIDADES PARA EMEI 1- Vamos roubar a calda: cada aluno da turma deverá receber uma tira de tecido ou até mesmo papel (jornal), que deverá ser colocado

Leia mais

Ficha de Avaliação e Evolução Educação Física

Ficha de Avaliação e Evolução Educação Física NOME: MATRÍCULA Nº DATA NASCIMENTO: / / IDADE: CID: DATA 1ª AVALIAÇÃO: / / DATA 3ª AVALIAÇÃO: / / DATA 5ª AVALIAÇÃO: / / DATA 2ª AVALIAÇÃO: / / DATA 4ª AVALIAÇÃO: / / DATA 6ª AVALIAÇÃO: / / A avaliação

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 1.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 1.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA Caro(a) aluno(a), MATEMÁTICA 1.º ANO/EF 2018 É tempo de rever os conteúdos estudados na II Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PARA O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS

A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PARA O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PARA O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS LOURDES PELKA BARRIOS 1, ANA PAULA COSER SETTI 2, RENATA APARECIDA DE FARIA 3, SABRINA AZEVEDO DE OLIVEIRA

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

Dafaction e 6 de Maio

Dafaction e 6 de Maio Regulamento Específico dos Jogos Tradicionais 1- GENERALIDADES A execução das atividades, elaboração do repetivo calendário competitivo, organização e administração dos jogos, é da responsabilidade da

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral:

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: PLANEJAMENTO Escola: Professora: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: Escola: Professora: Data: Acolhida e apresentação da professora e dos alunos. Conhecendo a sala e escola. Cartaz da rotina do dia.

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Unidade 1- Descobrindo jeitos de contar Realizar contagem e comparação de

Leia mais

Velocidade equilíbrio

Velocidade equilíbrio Andas (ou chancas) Velocidade equilíbrio Manter o equilíbrio em cima das andas e chegar o mais rapidamente possível à meta. Terreno de jogo: Espaço amplo ou caminho largo, onde se marca uma linha de partida

Leia mais

Objetivos. Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos

Objetivos. Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos MÓDULO 1 - AULA 17 Aula 17 Parábola - aplicações Objetivos Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos coeficientes da equação quadrática Expressar as raízes das equações quadráticas

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL 25 DE JULHO DUAS TURMAS 3º ANO E 4º ANO

ESCOLA MUNICIPAL 25 DE JULHO DUAS TURMAS 3º ANO E 4º ANO ESCOLA MUNICIPAL 25 DE JULHO DUAS TURMAS 3º ANO E 4º ANO PLANO DE AULA Nº: 01 Data: 18/08/2017 Hora: 16:00 Escola: 25 de julho Turma: 3 Ano Local da aula: Quadra Conteúdo estruturante: Pequenos jogos cooperativos.

Leia mais

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

SUGESTÕES DE ATIVIDADES HABILIDADES DE LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA 1.º, 2.º E 3.º Anos SUGESTÕES DE ATIVIDADES 2017 HABILIDADES DE LEITURA 1º ANO Identificar a finalidade de um texto. Localizar informações explícitas em um

Leia mais

HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS

HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS Hoje vamos criar nosso primeiro jogo utilizando o Scratch, trabalharemos com Labirintos, você sabe o que é? Veja nosso Robô XM, ele precisa chegar ao quadradinho

Leia mais

Duração da Prova: 60 minutos com 30 minutos de tolerância. EXEMPLO

Duração da Prova: 60 minutos com 30 minutos de tolerância. EXEMPLO Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 2017 Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril Guião da Prova Duração da Prova: 60 minutos com 30 minutos de tolerância. 8 Páginas

Leia mais

OS NÚMEROS RACIONAIS MATERIAL QUE COMPÕEM O KIT: O kit é composto por uma moldura, com o formato abaixo:

OS NÚMEROS RACIONAIS MATERIAL QUE COMPÕEM O KIT: O kit é composto por uma moldura, com o formato abaixo: OS NÚMEROS RACIONAIS MATERIAL QUE COMPÕEM O KIT: O kit é composto por uma moldura, com o formato abaixo: peças de dimensões cm x cm, correspondente a / 5 peças de dimensões cm x (/5)cm, correspondente

Leia mais

JOGO 1. Nível1. A praia. Grelha de Avaliação de Desempenho no Software Educativo Os Jogos da Mimocas. Identifica os itens. Identifica o contexto

JOGO 1. Nível1. A praia. Grelha de Avaliação de Desempenho no Software Educativo Os Jogos da Mimocas. Identifica os itens. Identifica o contexto JOGO 1 Nível1 A praia Identifica o contexto Corresponde o item correcto ao contexto apresentado O jardim Identifica o contexto Corresponde o item correcto ao contexto apresentado O quarto Identifica o

Leia mais

Assuntos: História e função do número Noção de Classificação, Seriação e Inclusão de Classes. Reconhecer a matemática no dia a dia.

Assuntos: História e função do número Noção de Classificação, Seriação e Inclusão de Classes. Reconhecer a matemática no dia a dia. Nível II Semana 3 Eixo Números e Operações Assuntos: História e função do número Noção de Classificação, Seriação e Inclusão de Classes Objetivo Geral: Reconhecer a matemática no dia a dia. Objetivos específicos:

Leia mais

CAPÍTULO Capacidades coordenativas. Pressão de variabili dade

CAPÍTULO Capacidades coordenativas. Pressão de variabili dade 6Capacidades coordenativas 6.1.5 CAPÍTULO Pablo Juan Greco Juan Carlos P. Moraes Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana C. de Abreu Teixeira Karina Costa

Leia mais