Ciclo PDCA. O ciclo PDCA (Planejar-Fazer-Verificar-Agir) é uma ferramenta de qualidade que facilita a tomada de decisões visando garantir o alcance

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ciclo PDCA. O ciclo PDCA (Planejar-Fazer-Verificar-Agir) é uma ferramenta de qualidade que facilita a tomada de decisões visando garantir o alcance"

Transcrição

1 das metas planejadas. O PDCA é um ciclo e, portanto, deve rodar continuamente. Foco na melhoria contínua de processo(s). Para que rode de maneira eficaz, todas as fases devem acontecer, sob pena do processo como um todo sofrer prejuízos. Ciclo PDCA O ciclo PDCA (Planejar-Fazer-Verificar-Agir) é uma ferramenta de qualidade que facilita a tomada de decisões visando garantir o alcance

2 Áreas de Conhecimento Áreas de Conhecimento

3 Áreas de Conhecimentos 10 Áreas Integração Riscos Qualidade Escopo Tempo Custos RH Comunicação Aquisições Partes Interessadas PMBok 5 Edição

4 Cada área de conhecimento é composta por seus processos Cada processo possui: Áreas de Conhecimentos Entradas: Documentos ou itens que serão utilizados como fonte de trabalho. Técnicas ou Ferramentas: Mecanismos que serão aplicados às entradas para criar as saídas. Saídas: Documentos ou itens que serão gerados no processo (e que podem alimentar outras entradas).

5 Áreas de Conhecimentos Exemplo: Documento de Abertura de Projeto 1. Exemplo: A especificação do trabalho do projeto é uma descrição narrativa dos produtos, serviços ou resultados a serem entregues por um projeto. 1. Exemplo: Usuários chaves, Consultores, etc. 2. Exemplo: Brainstorming, resolução de conflitos, solução de problemas e gerenciamento de reuniões, são exemplos.

6 Integração Define os processos e as atividades que integram os diversos elementos do Gerenciamento de Projetos.

7 Integração Processos de Iniciação 1. Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Processos de Planejamento 2. Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Processos de Execução 3. Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Processos de Monitoramento e Controle 4. Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto 5. Controle Integrado de Mudanças Processos de Encerramento 6. Encerrar oprojeto oufase

8 Processos de Iniciação Integração 1. Termo de Abertura do Projeto Documento que autoriza formalmente o projeto ou uma fase do projeto. Gerente de projetos designado e nível de autoridade atribuída. Requisitos que satisfazem as necessidades do cliente, do patrocinador e de outras partes interessadas. Necessidades de negócios, descrição de alto nível do projeto ou requisitos do produto para o qual o projeto é realizado. Objetivo ou justificativa do projeto.

9 Integração Processos de Iniciação 1. Termo de Abertura do Projeto Cronograma de marcos sumarizado. Premissas e Restrições. Orçamento sumarizado.

10 Integração Processos de Planejamento 2. Plano de Gerenciamento do Projeto É um documento formalmente aprovado que define como o mesmo é executado, monitorado e controlado, eencerrado. Deve conter todas as informações necessárias para a realização do projeto. Varia dependendo da área de aplicação e complexidade do projeto. É um documentodinâmico. O principal benefício do Plano é ter um documento central que define a base de todo trabalho do projeto.

11 Integração Processos de Planejamento 2. Plano de Gerenciamento do Projeto É o processo de definir, preparar e coordenar todos os planos auxiliares: Plano de gerenciamento do Escopo Plano de gerenciamento do Tempo Plano de gerenciamento das Comunicações Plano de gerenciamento dos Custos Plano de gerenciamento dos Recursos Humanos Plano de gerenciamento das Aquisições Plano de gerenciamento da Qualidade Plano de gerenciamento dos Riscos Plano de gerenciamento das Partes Interessadas...

12 Processos de Execução 3. Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto É o processo de liderança e realização do trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto e implementação das mudanças aprovadas para atingir os objetivos do mesmo. Técnicas Integração OpiniãoEspecializada Sistema de Informações de gerenciamento de projetos (ferramenta de agendamento, sistema de autorização de trabalho, sistema de coleta e distribuição de informações, etc). Reuniões (Troca de informações, Brainstorming, avaliação de opiniões).

13 Processos de Monitoramento e Controle 4. Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto É o processo de acompanhamento, análise e registro do progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento do projeto. Técnicas Integração Relatórios Gerenciais de Acompanhamento de Projeto.

14 Integração Processos de Monitoramento e Controle 5. Controle Integrado de Mudanças

15 Processos de Encerramento 6. Encerrar o Projeto Integração É o processo de finalização de todas as atividades de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto para encerrar formalmente o projeto ouafase. O principal benefício deste processo é o fornecimento de lições aprendidas, o encerramento formal do trabalho do projeto e a liberação dos recursos organizacionais para utilização em novos empreendimentos.

16 Integração Premissas Restrições

17 Premissas Conceito Integração São fatores que, para fins de planejamento, são considerados verdadeiros, reais ou certos, sem prova ou demonstração. São afirmativas que são pressupostas como verdadeiras, mas que poderão estar erradas. Destaque de hipóteses ou suposições que são consideradas verdadeiras, reais ou certas sem prova ou demonstração. São utilizadas para estabelecer as condições iniciais para viabilizar um projeto. Um projeto em que não existem condições iniciais, e tudo pode acontecer (riscos), está sujeito a fugir do controle.

18 Premissas Exemplos Integração AcotaçãododólarnãoultrapassaráosR$4,50. Condições geográficas não serão um impedimento para a construção do Viaduto Assis Brasil. Nãoiráchovernosdias01e02deOutubrode2016. Quando atingirmos a data de construção da UPA o terreno estará limpo e sem ocupação. Serão disponibilizados 05 engenheiros para desenvolvimento do projeto da Orla do Guaíba. Durante o desenvolvimento do novo Portal de Gestão o programador não será deslocado para outro projeto.

19 Premissas Risco Integração Em gerência de projetos devemos planejar ações para cada risco, pois caso um deles venha a se concretizar, temos um plano de ação para que o risco seja mitigado ou eliminado. Exemplo Risco: Alocação do programador do Portal de Gestão em outros projetos. Plano de Ação: Contratar um novo programador para desenvolver o novo Portal de Gestão.

20 Restrições Conceito Integração O estado, a qualidade ou o sentido de estar restrito a uma determinada ação ou inatividade. Uma restrição ou limitação aplicável, interna ou externa, a um projeto, a qual afetará o desempenho do projeto ou de um processo. São fatores quelimitamasopções da equipe.

21 Restrições Integração Tipos Orçamentárias Cronograma (Recursos e datas pré-definidas) Tecnológicas Qualidade (Especificações, Certificações) Administrativas (Contratos, Políticas da Empresa) Politico-legal (Legislação)

22 Restrições Exemplos Integração O orçamento aprovado é de R$ ,00. Oprojetodeveráserconcluídoem12meses. O Gerente do Projeto deverá possuir certificação PMP. A obra deverá ser executada somente das 8:00h as 18:00h, de segunda a sexta-feira. Todos os integrantes da equipe deveram estar regulamentados via CLT e não será permitida a contratação de consultoria. Somente serão utilizados softwares livres para o desenvolvimento das aplicações.

23 Escopo Descreve os processos necessários para garantir que o projeto inclua todo e somente o trabalho necessário para terminar o projeto com sucesso.

24 Escopo Processos de Planejamento 1. Planejamento do Escopo 2. Definição do Escopo 3. CriarEAP Processos de Monitoramento e Controle 4. Validação do Escopo 5. Controle do Escopo

25 Processos de Planejamento 1. Planejamento do Escopo Documenta como o escopo do projeto será definido, verificado e controlado além de apresentar como a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) será criada e definida. Técnicas Escopo Reuniões de Brainstorming (Partes Interessadas) Dados Históricos (Ex.: Projetos Similares, Projetos Anteriores, etc) Opinião Especializada (Ex.: Consultorias, Servidores Chaves, Pesquisas, etc) Modelos de Documentos (Ex.: Licitações)

26 Processos de Planejamento 1. Planejamento do Escopo Reuniões de Brainstorming A técnica objetiva explorar a criatividade e está dividida em partes: 1. Busca dos Fatos(Definição do problema) 2. Geração das Ideias 3. Chegada a Solução Princípios Escopo Incentivo a criatividade Idéias não são criticadas Volume de idéias

27 Escopo Processos de Planejamento 2. Definição do Escopo Conceito: Entregáveis (Deliverables) São fases do projeto, definidas de forma clara e objetiva, que representam o que tem que ser entregue e quando isso deve acontecer. São a essência do projeto e a razão de sua existência. Devem ser facilmente identificáveis dentro do cronograma do projeto. Necessário compreender em detalhe o que está incluído nas entregas, em termos de atividades específicas e datas. Onde estão minhas Entregas?

28 Escopo Processos de Planejamento 2. Definição do Escopo Conceito: Entregáveis (Deliverables) São documentos, fases ou tudo aquilo que deverá ser realizado quando o projeto for completado. Exemplos Documentos Projeto Executivo Termo de Referência Licença Ambiental Fases Licitação Fase de uma Obra Desapropriação Onde estão minhas Entregas?

29 Escopo Processos de Planejamento 2. Definição do Escopo Conceito: Marcos (Milestones) São pontos significativos do projeto, eventos cuja ocorrência precisa ser reportada às partes interessadas de modo a terem clara visibilidade do seu cumprimento. Evidenciam momentos importantes de um projeto e podem estar associados ao final de fases. Exemplos Inauguração de alguma Obra ou Fase Entrega do Projeto Básico Licitação Reassentamento das Famílias

30 Escopo Processos de Planejamento 2. Definição do Escopo Conceito: Gold Plating( Banho de Ouro ) Refere-se a adicionar a um sistema, de forma arbitrária, funcionalidades que não foram solicitadas pelos usuários por considerar que o sistema ficará melhor com as novas funcionalidades. Custo que não necessariamente será percebido pelo seu cliente. Desperdício de tempo, risco adicional de falhas e perda de foco.

31 Escopo Processos de Planejamento 3. EAP(Estrutura Analítica de Projetos) Constitui uma representação gráfica do projeto que evidencia suas atividades. É uma representação hierarquizada pra divisão do projeto em atividades mensuráveis e controláveis. Desmembra o projeto em unidades de trabalho menores que tenham um significado e sejam gerenciáveis. Caracteriza a inter-relação entre os elementos que o compõe o projeto. Também conhecida como WBS (Work Breakdown Structure).

32 Escopo Processos de Planejamento 3. EAP(Estrutura Analítica de Projetos) Cada elemento da EAP deve representar um resultado tangível e verificável. Auxilia na comunicação e entendimento dos projetos É ferramenta poderosa para o monitoramento e controle do projeto, pois permite o acompanhamento do progresso físico das entregas.

33 Processos de Planejamento 3. EAP(Estrutura Analítica de Projetos) Tipos Escopo Fases Entregas Pessoas

34 Escopo Processos de Planejamento 3. EAP(Estrutura Analítica de Projetos) EAPpor Fases Vantagens Oferece uma visão cronológica dos acontecimentos no projeto. Facilita o entendimento de pessoas leigas. Desvantagens ofuscar a visão das partes Pode necessárias para uma entrega específica. Tende a incentivar que se incluam atividades administrativas (Ex.: Controle do projeto).

35 Escopo Processos de Planejamento 3. EAP(Estrutura Analítica de Projetos)

36 Escopo Processos de Planejamento 3. EAP(Estrutura Analítica de Projetos) EAPpor Entregas Vantagens Visualiza claramente as partes que compõe o projeto. Facilita a discussão de soluções técnicas e caminhos alternativos. Facilita identificação de riscos técnicos. Desvantagens Não oferece visão cronológica.

37 Escopo Processos de Planejamento 3. EAP(Estrutura Analítica de Projetos) WBS Chart Pro: Software para criação da EAP

38 Escopo Processos de Planejamento 3. EAP(Estrutura Analítica de Projetos) EAPpor Equipes Vantagens Ótima para ocasiões em que o projeto tem equipes com responsabilidades muito diferentes. Desvantagens Não mostra cronologia nem organização das partes das entregas. a

39 Escopo Processos de Planejamento 3. EAP(Estrutura Analítica de Projetos)

40 Processos de Planejamento 3. EAP(Estrutura Analítica de Projetos) Dicionário Escopo Detalhamento explicativo de cada um dos elementos que compõem a EAP. Contém a descrição detalhada das tarefas, os responsáveis pela execução, recursos necessários, estimativa de custos, informações sobre contratos e etc. Nomear os elemento da EAP não é suficiente para seu entendimento!

41 Escopo Processos de Monitoramento e Controle 4. Validação do Escopo É o processo de formalização da aceitação das entregas concluídas do projeto proporciona objetividade ao processo de aceitação e aumenta a probabilidade da aceitação final do produto, serviço ou resultado, através da validação de cada entrega.

42 Escopo Processos de Monitoramento e Controle 5. Controle do Escopo Qual sua opinião sobre mudanças em projetos?

43 Escopo Processos de Monitoramento e Controle 5. Controle do Escopo Solicitação de Mudanças de Escopo Necessidade de formalização e a justificativa dos pedidos de mudanças. As mudanças podem incluir a necessidade de revisão de processos já aprovados. Novas estimativas de recursos (RH, equipamentos, prazos, orçamento, qualidade e etc). Exigem negociações e aprovação ou não das mudanças solicitadas. A indicação dos responsáveis pelas mudanças e seus desdobramentos.

44 Escopo Produto (O que fazer) Escopo do Produto Conjunto de características e funções que o produto final deve possuir. Geralmente solicitado pelo cliente ou desenvolvido em conjunto com ele (desejo do cliente). Projeto (Como fazer) Escopo do Projeto É o trabalho que deve ser executado para que o projeto possa ter como resultado o produto. O escopo do projeto também deve ser registrado.

45 Escopo Produto (O que fazer) Escopo do Produto Exemplo Construção de Rua Pavimentada em Asfalto, com Drenagem, Passeio Público, Acessibilidade, Iluminação, Ciclovia e Arborização. Projeto (Como fazer) Escopo do Projeto Exemplo Contratação de Empresa para Execução do Projeto, Desenvolvimento do Projeto Executivo, Elaboração do Licenciamento Ambiental.

46

47 Tempo Se concentra nos processos necessários para realizar o término do projeto no prazo correto.

48 Tempo Processos de Planejamento 1. Definição das Atividades 2. Sequenciamento de Atividades 3. Estimativa de Duração da Atividade 4. Desenvolvimento do Cronograma Processos de Monitoramento e Controle 5. Controle do Cronograma

49 Tempo Processos de Planejamento 1. Definição das Atividades(Subetapas) As subetapas são atividades específicas do cronograma que precisam ser realizadas para produzir as várias entregas do projeto. Técnicas Utilizadas Dados Históricos (Ex.: Projetos Similares, Projetos Anteriores, etc) Opinião Especializada (Ex.: Consultorias, Servidores Chaves, Pesquisas de Mercado, etc) Modelos de Documentos (Ex.: Licitações)

50 Tempo Processos de Planejamento 2. Sequenciamento de Atividades Subetapa sucessora não pode começar até que Envolve identificar e documentar os relacionamentos uma Subetapa predecessora tenha lógicos entre as subetapas. terminado. Subetapa sucessora não pode ser iniciadaaté que uma atividade predecessora tenha sido iniciada. Subetapa sucessora não pode terminar até que a Subetapa predecessora tenha terminado. Subetapa sucessora não pode ser terminada até que uma Subetapa predecessora tenha sido iniciada.

51 Tempo Processos de Planejamento 3. Estimativa da Duração das Atividades (Subetapas) Envolve estimar o número de períodos de trabalho que serão necessários para terminar as subetapas específicas com os recursos estimados. Esforço, define-se como o número de horas de trabalho que, as pessoas que irão executar determinada subetapa.

52 Tempo Processos de Planejamento 3. Estimativa da Duração das Atividades (Subetapas) Analogia: Usa a duração efetiva de uma atividade similar realizada no âmbito de um projeto anterior. Paramétrica: Usa relações estatísticas para estimar custo e duração das atividades com base em dados históricos e parâmetros do projeto. Ex.: Historicamente, o pintor pinta 10m2 de parede/dia, concluí-se que ele pintará 100m2 em 10 dias. Três Pontos (PERT): Permite melhorar a qualidade da estimativa na medida em que possibilita a introdução do conceito de risco no processo. Tratase do resultado de três estimativas (fórmula).

53 Tempo Processos de Planejamento 3. Estimativa da Duração das Atividades (Subetapas) Três Pontos (PERT) Mais Provável: Essa estimativa é baseada na duração da atividade, dados os recursos prováveis de serem designados, sua produtividade, expectativas realistas de disponibilidade para executar a atividade. Otimista: A duração da atividade é baseada na análise domelhorcenário para a atividade. Pessimista: A duração da atividade é baseada na análise dopiorcenário para a atividade. Tempo Estimado = (O + 4xMP + P) 6

54 Tempo Processos de Planejamento 3. Estimativa da Duração das Atividades (Subetapas) Duração xtempo Duração: Representa o trabalho necessário para executar uma subetapa. Tempo: Representa o prazo dedicado para executar uma subetapa. Exemplo: Criação de um Relatório Gerencial Duração = 10 horas de trabalho Tempo =Depende! Se trabalhar 10 horas/dia = 01 dia. Se trabalhar 05 horas/dia = 02 dias.

55 Tempo Processos de Planejamento 4. Desenvolvimento de Cronograma Na PMPA utiliza-se a ferramenta (Microsoft Project e o EPM) para documentar e controlar o tempo que será gasto na realização de um conjunto concatenado de subetapas de um projeto. Um cronograma contém: Lista das Subetapas Data de Inicio e Fim das Subetapas Atividades Predecessoras % de Conclusão das Subetapas Recursos do Projeto (Pessoas) Totalizadores (tempo, % conclusão,..)

56 Tempo Processos de Planejamento 4. Desenvolvimento de Cronograma Existem várias formas de estruturar um cronograma, a cada projeto deve-se avaliar a estrutura que permita o melhor gerenciamento. por Entregas: Quebra-se o produto/serviço a ser gerado em pedaços e organiza-se subetapas para conclusão desses pedaços individualmente. por Fases: Cria-se um conjunto de subetapas relacionadas ao ciclo de vida do projeto e organiza-se as subetapas para sua conclusão.

57 Tempo Processos de Planejamento 4. Desenvolvimento de Cronograma

58 Tempo Processos de Planejamento 4. Desenvolvimento de Cronograma Microsoft Project Ferramenta Local para criação e controle dos Cronogramas. Criação e alteração de Linha de Base do projetos. Publicação dos Cronogramas. EPM (Enterprise Project Management) Ferramenta Web para manutenção dos cronogramas. Acesso a todos os usuários da PMPA (Secretários, Chefes de Gabinetes, Gerentes de Programas, Líderes de Ação, Líderes de Etapas e Líderes de Subetapas).

59 Tempo Processos de Planejamento 4. Desenvolvimento de Cronograma O Portal de Gestão e EPM estão integrados permitindo controle detalhado dos Projetos (Etapas).

60 Tempo Processos de Planejamento 4. Desenvolvimento de Cronograma Visão Sistêmica Portal de Gestão EPM MS-Project

61 Tempo Processos de Monitoramento e Controle 5. Controle do Cronograma Portfólio de Projetos (Etapas) Programas Estratégicos Relacionados Ações Relacionadas Data de Inicio e Fim dos Projetos (Etapas) % de Conclusão dos Projetos (Etapas) Gráfico de Grantt

62 Tempo Processos de Monitoramento e Controle 5. Controle do Cronograma (Filtros) Projetos Prioritários Facilita a visualização dos projetos. Podem ser combinados (vários filtros - Lista pré-definida).

63 Tempo Processos de Monitoramento e Controle 5. Controle do Cronograma (Agrupamento) Agrupa em até três níveis a forma de visualização dos projetos, conforme interesse dos usuários.

64 Tempo Processos de Monitoramento e Controle 5. Controle do Cronograma Agrupamento (02 Níveis) Filtro(s) Data do Dia % Conclusão Datas de Início e Fim % Executado Planejado Reaprazado Gráfico de Gantt

65 Tempo Processos de Monitoramento e Controle 5. Controle do Cronograma (Atrasado x Desatualizado) Data do Dia % Executado é anterior a Data do Dia

66 Tempo Processos de Monitoramento e Controle 5. Controle do Cronograma (Atrasado) Referência: Abril Projetos com Data Publicação Atualizada % Conclusão Defasado Data do Dia

67 Tempo Processos de Monitoramento e Controle 5. Controle do Cronograma (Desatualizado) Referência: Abril Projetos com Data Publicação Defasada Por que não posso afirmar que os projetos estão atrasados?

68 Tempo Processos de Monitoramento e Controle 5. Controle do Cronograma (Reaprazados) Referência: Abril Reaprazado Planejado Linha do Planejamento (Cinza) <> Linha da Execução (Azul)

69 Tempo Processos de Monitoramento e Controle 5. Controle do Cronograma (Caminho Crítico) É a sequência de subetapas que devem ser concluídas nas datas programadas para que o projeto possa ser concluído dentro do prazo final. O caminho crítico é a sequência de subetapas que representam o caminho mais longo de um projeto, que determina a menor duração possível de um projeto. (PMBOK 5a Edição, pag. 176). É importante entender a sequência do caminho crítico para saber onde você tem e onde você não tem flexibilidade. Se alguma das subetapas do caminho crítico for alterada, o prazo final do projeto será excedido.

70 Tempo Processos de Monitoramento e Controle 5. Controle do Cronograma (Caminho Crítico) Se as subetapas do Caminho Critíco atrasarem, o Projeto atrasará São as subetapas que NÃOpodem sofrer atrasos! Subetapas que podem sofrer PEQUENO atraso!

71 Tempo Processos de Monitoramento e Controle 5. Controle do Cronograma (Linha de Base) É uma fotografia retirada no momento da aprovação do que foi planejado em cada uma das subetapas. Usada para avaliar a evolução do projeto monitorando o prazo através da comparação do planejado x realizado. O Gerente do Projeto deve entender as causas das alterações e influenciá-las sempre que possível. Quando houver repactuação dos prazos que deve ser novamente aprovada pelo patrocionador e dos envolvidos, deve ser gerada uma nova linha de base.

72 Tempo Processos de Monitoramento e Controle 5. Controle do Cronograma (Linha de Base) O que será realizado Planejado

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento da Integração do Projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Gerenciamento de Integração Agenda Gerenciamento da Integração

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento do Escopo

Gerenciamento do Escopo Gerenciamento do Escopo Projeto - Ciclo de Vida Fases 3 EXECUÇÃO / CONTROLE 4 FECHAMENTO NÍVEL DE ATIVIDADE 1 CONCEPÇÃO / INICIAÇÃO 2 PLANEJAMENTO TEMPO Objetivos Apresentar os processos, ferramentas e

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

Estrutura Analítica do Projeto EAP

Estrutura Analítica do Projeto EAP Estrutura Analítica do Projeto EAP Estrutura Analítica do Projeto Também conhecida por Work Breakdown Structure, a Estrutura Analítica do Projeto EAP é a representação visual de toda a estrutura do objetivo

Leia mais

PMBOK Processo Planejamento

PMBOK Processo Planejamento PMBOK Processo Planejamento Profª Andrea Padovan Jubileu PMBOK Iniciação Planeja mento Controle Execução Fechamento Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com Informações Bibliografia VALERIANO, D. L. Gerência em projetos. São Paulo: Makron Books, 1998 Ementa 1. Gerencia de projetos 1.1 Histórico

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 05 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Disciplina: Gerência De Projetos Bruno Tenório Da Silveira Lopes Fernando David Leite Thiago Abelha Isaac Salvador Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa elisa@icmc.usp.br Sumário

Leia mais

Gerenciamento do Escopo. Igor Muzetti Pereira

Gerenciamento do Escopo. Igor Muzetti Pereira Gerenciamento do Escopo Igor Muzetti Pereira igormuzetti@decsi.ufop.br Introdução Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário,

Leia mais

Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto

Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto 1 Introdução Vamos pensar um pouco? 2 Introdução Porquê gerenciar o tempo? Como saber se chegaremos nos objetivos no prazo estimado? Planejar e Controlar 3

Leia mais

Gerenciamento da Integração. Igor Muzetti Pereira

Gerenciamento da Integração. Igor Muzetti Pereira Gerenciamento da Integração Igor Muzetti Pereira igormuzetti@decsi.ufop.br Introdução Incluir processos e atividades para identificar, definir combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades

Leia mais

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS 9 ÁREAS DE CONHECIMENTO DE GP / PMBOK / PMI DEFINIÇÃO O Gerenciamento de Integração do Projeto envolve os processos necessários para assegurar

Leia mais

Capitulo 4: Definindo as Metas do Projeto

Capitulo 4: Definindo as Metas do Projeto Capitulo 4: Definindo as Metas do Projeto PMBOK GUIDE Project Management Body of Knowledge Iniciação 5.1 Grupo de Processos de Planejamento Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto (4.3) Planejamento

Leia mais

Gestão de Projetos. Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo

Gestão de Projetos. Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo Gestão de Projetos Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo Gerenciamento da Integração 1. Gerenciamento da Integração e seus objetivos. 2. Desenvolver o termo de abertura. 3. Desenvolver o

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento do escopo Prof. Robson Almeida Gerenciamento do Escopo Sendo o primeiro passo do Planejamento do Projeto, esta fase identifica e documenta o trabalho que produzirá

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 3 Gerenciamento de Escopo. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 3 Gerenciamento de Escopo. Luiz Leão Unidade 3 Gerenciamento de Escopo Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Definição de escopo e gerenciamento de escopo Coleta de Requisitos Declaração de Escopo Restrições

Leia mais

Modelo de documentação Universidade de Brasília

Modelo de documentação Universidade de Brasília 1 OBJETIVO Assegurar o bom andamento de um projeto e desenvolvimento, conforme diretrizes regais de qualidade. 2 DEFINIÇÕES 2.1 WBS Work Breakdown Structure. Com base na técnica de decomposição que se

Leia mais

Gerenciamento de integração de projeto

Gerenciamento de integração de projeto Gerenciamento de integração de Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos Interação dos processos de gerenciamento de s Interação dos processos de gerenciamento de s Mapeamento grupos de

Leia mais

Gestão de Projetos 26/05/2013

Gestão de Projetos 26/05/2013 Grupo de Processos de Planejamento Unidade 06 www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 1 2 Grupos de Processos de Planejamento A equipe de gerenciamento utiliza o Grupo de Processos de

Leia mais

Gerência do Escopo. Gestão de Projetos

Gerência do Escopo. Gestão de Projetos Gerência do Escopo Gestão de Projetos Estrutura da Gerência de Projetos PMBOK Estrutura Básica Estrutura da Gerência Integração (Coordenação) Custo (Orçamento) Comunicação (Informações) Escopo (Requisitos)

Leia mais

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco.

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto 1 Introdução Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. 2 Introdução 3 Introdução 4 Introdução 5 Introdução O projeto se inicia com a definição de quais objetivos

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto

Gerenciamento do Escopo do Projeto Gerenciamento do Escopo do Projeto Ricardo Yugue Farmacêutico, MSc, MBA e PMP 2009-2018 Yugue Assessores Todos os direitos reservados Problemas que ocorrem com mais frequência nos projetos da organização

Leia mais

Processos de Gerenciamento de Projetos. Parte 02. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Processos de Gerenciamento de Projetos. Parte 02. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Processos de Gerenciamento de Projetos Parte 02 CSE-301 / 2009 / Parte 02 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração:

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Métodos e Processos na Área Espacial

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial 03.08.2009 SUMÁRIO 1. Processos de Gerenciamento de Projetos. 2. Inicialização

Leia mais

Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos

Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos Tema Gestão da Integração de Projetos Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos Gestão da Integração de Projetos

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento do tempo Prof. Robson Almeida Gerenciamento do Tempo Envolve os processos necessários para assegurar a conclusão do projeto no tempo previsto. Processos Iniciação

Leia mais

Disciplina de Engenharia de Software

Disciplina de Engenharia de Software Disciplina de Engenharia de Software Windson Viana de Carvalho Rute Nogueira Pinto [windson,rute]@lia.ufc.br Mestrado em Ciência da Computação UFC Produzido em 19/07/2004 Alterado em 23/10/2006 por Rossana

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 9 Gerenciando de Custos no Projeto. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 9 Gerenciando de Custos no Projeto. Luiz Leão Unidade 9 Gerenciando de Custos no Projeto Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Planejamento de Custos Estimativas de Custo Elaboração do Orçamento Controle dos Custos

Leia mais

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado.

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado. Agenda CONCEITOS DE GESTÃO DE PROJETOS - PMBOK 1 2 Objetivo Projeto OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO o Introduzir os conceitos de gestão de projetos, baseando-se na metodologia do PMBOK (Project Management Body

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) De acordo com o PMBok 5ª ed., o escopo é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto. Sendo ele referindo-se a: Escopo

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 04

Evandro Deliberal     Aula 04 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 04 Agenda PMBOK PMI Iniciação Planejamento Ênfase em Escopo e Prazo Execução

Leia mais

Gerenciamento do Tempo de Projetos. Parte 05. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento do Tempo de Projetos. Parte 05. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento do Tempo de Projetos Parte 05 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F. Perondi 11.07.2011 PMBOK 1. Grupo de processos de inicialização 2. Grupo de processos de planejamento 3. Grupo

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA O que é um Projeto? Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DO TEMPO PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DO TEMPO PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DO TEMPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento do Tempo O gerenciamento do tempo do projeto inclui os processos necessário para gerenciar o término pontual do projeto.

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Processos de gerenciamento de projetos de um projeto Primeira Parte

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Processos de gerenciamento de projetos de um projeto Primeira Parte Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Processos de gerenciamento de projetos de um projeto Primeira Parte Processos de gerenciamento de projetos O gerenciamento de projetos é realizado através

Leia mais

40h. Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP. Gerenciamento de Projetos - Avançado

40h. Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP. Gerenciamento de Projetos - Avançado Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP Neste curso você aprimora suas técnicas de gestão de projetos ao mesmo tempo em que forma a base de

Leia mais

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 AULA 04 TERMO DE ABERTURA DE PROJETO 2 Introdução Desenvolvimento do Termo de abertura Especificação do trabalho do projeto e Business Case Contrato e Ciclo de Vida do

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos ÁREAS DE CONHECIMENTO Nós já sabemos que o Guia PMBOK é dividido em 10 áreas do conhecimento relacionadas ao

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS 1. Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A aplicação de conhecimentos, processos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas

Leia mais

Gestão de Projetos. Lista de Exercícios AV2 01. Luiz Leão

Gestão de Projetos. Lista de Exercícios AV2 01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Defina o que um projeto? Questão 1 Resposta Defina o que um projeto? É um esforço temporário (início e fim) empreendido para criar um produto,

Leia mais

Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 5 Planejamento de Projetos Andréa Magalhães Magdaleno

Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 5 Planejamento de Projetos Andréa Magalhães Magdaleno Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 5 Planejamento de Projetos Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2016.02 Agenda Cronograma Custos e Orçamento Exercícios 2 Etapas do planejamento

Leia mais

GPS - Gestão de projeto de software. Professor Emiliano S. Monteiro

GPS - Gestão de projeto de software. Professor Emiliano S. Monteiro GPS - Gestão de projeto de software Professor Emiliano S. Monteiro Gerenciamento de Mudança Nível operacional Itil cobit Togaf RFC Request for change Gerenciamento de Mudança System Center: Microsoft Configurarion

Leia mais

Ciclo de vida do projeto x do

Ciclo de vida do projeto x do Gestão de Projeto Material Preparado pelo Prof. William Chaves de Souza Carvalho Ciclo de vida do projeto x do produto Ciclo de vida do produto Plano de Negócio Projeto Operações Retirada Ciclo de vida

Leia mais

Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos

Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos Vamos aprender um pouco mais sobre os grupos de processos dentro do Gerenciamento de Projetos. Basicamente são 5 grupos de processos, que são os estados

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 4 Gerenciamento de Tempo. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 4 Gerenciamento de Tempo. Luiz Leão Unidade 4 Gerenciamento de Tempo Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Identificação das atividades Sequenciamento de atividades Estimativa de Recursos Estimativas

Leia mais

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO Introdução Inclui os processos necessários para realizar o término do projeto no prazo. O seqüenciamento de atividades, a estimativa de recursos da atividade, a estimativa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DA INTEGRAÇÃO DE PROJETOS Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 Integração Processos necessários para assegurar

Leia mais

PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS

PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS SETOR DE TECNOLOGIA 2 Integração à Processos necessários para assegurar que os diversos elementos do projetos sejam GESTÃO DA INTEGRAÇÃO DE PROJETOS adequadamente coordenados! Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti

Leia mais

Guia PMBOK. Project Management Body of Knowledge. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa.

Guia PMBOK. Project Management Body of Knowledge. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Guia PMBOK Project Management Body of Knowledge Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Project Management Institute O Project Management Institute é uma entidade

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I DEFINIÇÃO DE PROJETO Empreendimento temporário realizado de forma progressiva para criar um produto ou serviço único. (Project Management Institute

Leia mais

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Introdução à Gestão de Projetos; Gestão de Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Pessoas; Gestão de Comunicação; Gestão

Leia mais

Project 2013 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Project 2013 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 6171 - Project 2013 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Project 2013 Caopitulo 2 - As Funções Administrativas Segundo a Administração Científica 1. Introdução ao

Leia mais

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 28/03/2016. PROFª MSc. HELOISA F.

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 28/03/2016. PROFª MSc. HELOISA F. SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DE Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO PLANEJAMENTO PROCESSO DE PLANEJAMENTO

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SIG Aula N : 12 Tema: Estudo de viabilidade

Leia mais

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 1 Cenário Mundial Atual Alinhamento Estratégico, Portfólio e PMO Maturidade em Gerenciamento de Projetos Definições Competências Estruturas Organizacionais

Leia mais

CICLO PDCA CICLO PDCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F.

CICLO PDCA CICLO PDCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DE Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO PLANEJAMENTO PROCESSO DE

Leia mais

Residência em Arquitetura de Software. Gerência de Escopo. Gerência de Desenvolvimento

Residência em Arquitetura de Software. Gerência de Escopo.  Gerência de Desenvolvimento Residência em Arquitetura de Software Gerência de Escopo Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Gerência de Desenvolvimento 2008.2 Faculdade de Computação Instituto de

Leia mais

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Prof. Glauco Carvalho

GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Prof. Glauco Carvalho GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. Glauco Carvalho 1. Gerência da integração do Projeto Processos: Possui 6 processos: Gerenciamento da integração do Projeto 1. Desenvolvimento do Termo de Abertura 2. Desenvolvimento

Leia mais

Plano de Aula - Project cód Horas/Aula

Plano de Aula - Project cód Horas/Aula Plano de Aula - Project 2013 - cód. 6171 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Project 2013 e Caopitulo 2 - As Funções Administrativas Segundo a Administração Científica Aula 2 Continuação do

Leia mais

Gerência de Integração

Gerência de Integração Gerência de Integração PMBOK Capítulo 4 hermano@cin.ufpe.br O que é Gerência de Integração? Garantir que todos os elementos dentro do projeto estejam devidamente coordenados e integrados Garante também

Leia mais

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Francisco R. Lima Jr. Roteiro

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Francisco R. Lima Jr. Roteiro INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS Prof. Francisco R. Lima Jr. Roteiro I. II. III. IV. Introdução à gestão de projetos O Gestor de Projetos / Certificação PMI PMBOK Ferramentas de apoio à gestão de projetos:

Leia mais

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders).

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders). Gestão de Projetos Tomar decisões e realizar ações de planejamento, execução e controle do ciclo de vida do projeto. Combinação de pessoas, técnicas e sistemas necessários à administração dos recursos

Leia mais

Introdução à Gerência de Projetos

Introdução à Gerência de Projetos Gerência de Projetos Introdução à Gerência de Projetos Última atualização em abril de 2008 O que é um projeto? Organizações executam trabalho O trabalho envolve operações (programas) e/ou projetos Características

Leia mais

No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação.

No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação. Aula 06 1 2 No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação. No contexto projeto, escopo pode se referir a: Escopo do produto: as características

Leia mais

Introdução a Gerencia de Projetos

Introdução a Gerencia de Projetos MBA EM GERENCIA DE PROJETOS Introdução a Gerencia de Projetos Rogério Santos Gonçalves 1 Agenda 1. Introdução ao Curso de Gerencia de Projetos 2. Conceitos Básicos sobre Gerenciamento de Projetos. 1. O

Leia mais

Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) Sexta edição Errata 3a Impressão

Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) Sexta edição Errata 3a Impressão Guia do Conhecimento em de Projetos (Guia PMBOK ) Sexta edição Errata 3a Impressão OBSERVAÇÃO: Esta errata pertence apenas às primeira e segunda impressões do Guia PMBOK - Sexta edição. Para confirmar

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 31/03/2015 GESTÃO DO TEMPO CRONOGRAMA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 31/03/2015 GESTÃO DO TEMPO CRONOGRAMA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. : Heloisa Campos GESTÃO DO TEMPO GESTÃO DO ESCOPO DEFINIDA Definir as atividade; Sequenciar

Leia mais

PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS 1

PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS 1 SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DA INTEGRAÇÃO DE PROJETOS Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 Integração: Processos necessários para assegurar que

Leia mais

Gerenciamento do Tempo. Igor Muzetti Pereira

Gerenciamento do Tempo. Igor Muzetti Pereira Gerenciamento do Tempo Igor Muzetti Pereira igormuzetti@decsi.ufop.br Introdução Inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto. O modelo do cronograma é uma representação

Leia mais

Gestão de Projetos 05/05/2013

Gestão de Projetos 05/05/2013 Gestão e Avaliação de Projetos Unidade 05 Processos de Gerenciamento de Projetos de um Projeto humberto@humbertoarantes.com.br www.humbertoarantes.com.br Para que serve o Termo de Abertura de Projeto?

Leia mais

MBA em Gestão de Projetos Gestão do Tempo do Projeto Sequenciamento/ Estimativa de Recursos e Duração das Atividades Luciano Frontino de Medeiros

MBA em Gestão de Projetos Gestão do Tempo do Projeto Sequenciamento/ Estimativa de Recursos e Duração das Atividades Luciano Frontino de Medeiros Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação MBA em Gestão de Projetos Gestão do Tempo do Projeto Sequenciamento/ Estimativa de Recursos e Duração das Atividades Luciano Frontino de Medeiros Introdução

Leia mais

Planejamento dos Custos

Planejamento dos Custos UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Planejamento dos Custos Régis Kovacs Scalice DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Limites do 1

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento dos custos Prof. Robson Almeida Gerenciamento dos Custos Inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos e controle de custos, de modo que

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE)

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) Concurso Público - NÍVEL SUPERIOR CARGO: Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico Classe: Tecnologista Pleno 1 Padrão I CADERNO DE PROVAS

Leia mais

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO 29/03/17 GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS GESTÃO DE ESCOPO ACT SETOR DE TECNOLOGIA

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO 29/03/17 GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS GESTÃO DE ESCOPO ACT SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PLANEJAMENTO 2 SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO GESTÃO DE PROCESSO DE PLANEJAMENTO Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti

Leia mais

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO Bruno O Neil da Silva, Esp. 1 Kilmer Pereira Boente, Esp. 2 Renata Miranda Pires Boente, MSc. 3 Resumo: Como as empresas

Leia mais

Gerenciamento de Projetos PMBOK. Fernando Pires Barbosa Analista de TI

Gerenciamento de Projetos PMBOK. Fernando Pires Barbosa Analista de TI Gerenciamento de Projetos PMBOK Fernando Pires Barbosa Analista de TI fernando.pires.barbosa@ufsm.br PDI e Plano de Gestão UFSM 189 AÇÕES estratégicas divididas em 6 LINHAS estratégicas K Projetos e o

Leia mais

GPS - Gestão de projeto de software

GPS - Gestão de projeto de software GPS - Gestão de projeto de software Comentários finais e ferramentas Parte 1 Professor Emiliano S. Monteiro Alguns fatos sobre projetos... São as pessoas trabalhando que fazem os projetos andarem e entregarem

Leia mais

Estrutura Analítica do Projeto EAP

Estrutura Analítica do Projeto EAP Estrutura Analítica do Projeto EAP Estrutura Analítica do Projeto Também conhecida por Work Breakdown Structure, a Estrutura Analítica do Projeto EAP é a representação visual de toda a estrutura do objetivo

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Prof. Marcelo Musci AULA 2 Mar/2017 Faculdade Machado de Assis Fracasso e Sucesso em Projetos Fracasso e Sucesso em Projetos Causas de Fracasso Metas e objetivos mal estabelecidos

Leia mais

VISÃO GERAL DO PMBOK. Profª Andrea Padovan Jubileu

VISÃO GERAL DO PMBOK. Profª Andrea Padovan Jubileu VISÃO GERAL DO PMBOK Profª Andrea Padovan Jubileu Áreas de Conhecimento da Gestão de Projetos (PMBOK Guide) Gestão de Projetos Ger. de Integração do Projeto Ger. do Escopo do Projeto Ger. de Tempo do Projeto

Leia mais

Gerência de Escopo do Projeto

Gerência de Escopo do Projeto Jan / 2003 Processo usado para identificar todo o trabalho requerido para concluirmos o projeto com sucesso Capítulo 5 - PMBOK PMI - Project Management Institute Iniciação Planejamento de Escopo Definição

Leia mais

Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto

Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto Objetivos da Aula Compreender a importância do tempo nos projetos. Revisar conceitos. Compreender o que deve ser considerado na elaboração de um

Leia mais

Dicas sobre Gerenciamento do Escopo em Projetos

Dicas sobre Gerenciamento do Escopo em Projetos Dicas sobre Gerenciamento do Escopo em Projetos Autor : Mauro Sotille Data : 17 de setembro de 2013 1. Qual a diferença entre o plano de gerenciamento do escopo e a declaração (ou especificação) do escopo

Leia mais

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto PMBOK GUIDE Project Management Body of Knowledge Iniciação 5.1 Grupo de Processos de Planejamento Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto (4.3) Planejamento

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO

A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO Faculdade Ietec Pós-graduação GESTÃO DE PROJETOS - Turma nº 164 19/10/2017 A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO RAFAEL PORTO MAIA ENGENHEIRO MECÂNICO rafaporto19@gmail.com

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0

PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0 PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0 BRASÍLIA, NOVEMBRO DE 2014 Sumário 1 A PlanoPro2... 3 2 Objetivo do Pré-

Leia mais

PROJETO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade II Concepção do Sistema. Luiz Leão

PROJETO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade II Concepção do Sistema. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 1. Histórico e atividades da organização 2. Organograma 3. Contexto e escopo do sistema 4. Análise de viabilidade 5. Premissas

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 02 Tema: Gerenciamento

Leia mais

O grande desafio. Planejamento e Gestão de Projetos. Estatísticas do Standish Group... Estatísticas do Standish Group... Por que gerenciar Projetos?

O grande desafio. Planejamento e Gestão de Projetos. Estatísticas do Standish Group... Estatísticas do Standish Group... Por que gerenciar Projetos? MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Planejamento e Gestão de Projetos Planejamento e Gestão de Projetos Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Newman Serrano, PMP Ferramentas para

Leia mais

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de

Leia mais