Nas P1s caem os conceitos de limites, continuidade, derivadas e suas aplicações. Então vamos começar falando de limites.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nas P1s caem os conceitos de limites, continuidade, derivadas e suas aplicações. Então vamos começar falando de limites."

Transcrição

1 Limites INTRODUÇÃO Fala, galera! Vamos começar a agora o tão temido, aquela matéria cabulosa em que todos reprovam. Cara, RELAXA! Felizmente nem é assim. Dedique parte de seu tempo para os estudos, pois não é uma matéria fácil, mas a gente tá aqui pra facilitar a tua vida e ajudar você a mandar super bem nas provas. Nas P1s caem os conceitos de limites, continuidade, derivadas e suas aplicações. Então vamos começar falando de limites. 1 CONCEITOS INICIAIS DE LIMITES O limite é uma operação que nos diz pra onde uma função de aproxima quando a(s) variável(is) tende de certo valor e pode ser representado da seguinte forma: Como no exemplo: Lê-se: limite de quando x tende a 2. Aí a gente pensa: Qual número se aproxima quando x ta beeem próximo a 2? Tá, então vamos ver f(x) em números como x=2,01, x=2,001, x=1,99 e 1,999 que são bem próximos a 2. Daí, da pra ter uma noção de que quando x tende a 2 tanto positivamente quanto negativamente f(x) tende a 1,5. Ai tu me pergunta...

2 E se fizéssemos x=2, o que daria? Vemos que, muitas vezes, para calcular o limite naquele ponto, basta apenas calcular f(x) naquele ponto, então fazer x=2 é o correto a se fazer nesse caso. Existem exceções (que são as que são mais cobradas, pois não são tão simples assim de resolver) em que fazer só isso nos dará indeterminações e devemos ter certa bagagem de exercícios pra poder resolvê-las. Vamos expor as formas mais cobradas em exercícios e provas, mas antes vamos falar um pouco das propriedades dos limites pra a gente ficar mais seguro para prosseguir. Resposta: [UFRJ ]Calcule. Substituindo por f(1), a gente tem: Logo: 2 PROPRIEDADES DOS LIMITES As propriedades dos limites são bem parecidas com as das funções, quase iguais, são elas: Soma e Subtração O limite da soma ou subtração é a soma ou subtração dos limites. Multiplicação: Se g(x) e f(x) existem ou não são indeterminações em a, teremos Divisão: Se g(x) e f(x) existem ou não são indeterminações e divisão dos limites. 0, o limite da divisão é a Potência: O limite de uma função elevada a uma constante é igual ao limite da função, elevado a contante.

3 Raízes, Senos e Logaritmos : O limite dessas funções compostas são as compostas dos limites. E por aí vai... Se. Calcule Nessa questão devemos aplicar as propriedades de limites que a gente acabou de ver. Já que a gente já ta sabendo todas as propriedades dos limites, vamos avançando no conteúdo. Bem, falei existem exceções, que são os conteúdos que os professores mais cobram. Para essas exceções vamos ter que desenvolver métodos para que possamos substituir f(a) e ter um valor aceitável (sem indeterminações). Se liga esse exemplo: Tá, como na outra questão,vamos substituir em f(3), encontraremos. Fala tu aí, quanto é 0/0? É. Nem você sabe,nem eu sei, nem seu professor sabe nem Einstein soube. é uma indeterminação, e não pode ser calculada. Existem vários tipos de indeterminações, como por exemplo :,,, entre outros. Então a minha questão não tem solução?? Não é bem assim! Temos que usar algumas ferramentas matemáticas para poder resolver alguns limites. Vejamos que pode ser fatorado em: Showw! Agora sim você pode substituir por f(3), e então teremos:

4 Como toda questão de limite, primeiro vamos tentar ver se encontramos o resultado logo em f(0). Substituindo, encontraremos outra vez o maldito. E aí, o que fazer agora? Existe uma ferramenta matemática pra resolver esse tipo de questão. Multiplicar em cima e em baixo pelo conjugado. Como assim? O que denominamos conjugado de uma expressão é o primeiro termo subtraído do segundo. Tipo, o conjugado de é. Nesse caso, a gente vai ter: Massa! Simplificamos a nossa expressão, agora basta aplicar o limite. Utilizando f(0), a gente vai encontrar... Pelas propriedades dos limites, a gente tem que: Fácil então. Já. Oo

5 E esse? Realmente, 1/0 é uma indeterminação. Mas como nós queremos o limite de quando x ta beeeeeeem pertinho de 0, podemos dizer que tende ao infinito. Logo Mas tipo, infinito não é um número. O seno vai continuar variando entre -1 e 1 em quanto maior for esse infinito. Tá,uma boa sacada é saber que o seno varia entre -1 e 1, ou seja ele é limitado entre -1 e 1. Escrevendo isso em inequação, a gente tem: Se a gente multiplicar todos os lados por, a igualdade permanecerá. Daí... Aplicando agora o limite, que é o que a gente quer calcular... Se é menor ou igual a zero por um lado, e maior ou igual a zero do outro, ou seja, no intervalo [0,0], isso nos induz a dizer que. Isso que acabamos de ver é chamado de Teorema do Confronto ou do Sanduíche. Que consiste em apertar funções limitadas, como o seno ou o cosseno, entre outras funções, em intervalos para determinar seu verdadeiro valor, sempre utilizando as propriedades dos limites em desigualdades. Vamos resolver mais um exemplo: 3 LIMITES LATERAIS Até aqui já vimos limites têm como resultado números, o infinito, uma indeterminação. Mas também a possibilidade de não existir limite. Aqui definimos limites laterais como limites que se aproxima positivamente ou negativamente de um número, e pode ser representados por: Limite de f(x) quando x tende a k pela direita,é o limite para o x que se aproxima positivamente de k.

6 Limite de f(x) quando x tende a k pela esquerda, é o limite para o x que se aproxima negativamente de k.. Para um limite existir limite naquele ponto. Se eles forem diferentes, simplesmente não existe Se liga nos exemplos. Primeiramente, somente substituindo f(1) teremos:. Isso nos faz acreditar que a resposta é infinito. Mas, utilizando os limites laterais, podemos tomar melhores conclusões. Daí a gente vê que o limite não existe, pois o limite pela direita é diferente do da esquerda, como mostra o gráfico. Vimos na imagem que elas vêm por caminhos diferentes e só mudam a partir do número 1. Ou seja, o limite em 1 não existe. Resposta: Calcule. Como facilmente se percebe temos uma indeterminação do tipo 0/0. Devemos calcular os limites laterais para ver como a função reagiria.

7 Pela direita, sabemos que teremos um número infinitamente perto de 0 em cima e embaixo, podendo cortar, tendo o nosso limite igual a 1. Já pela esquerda observaremos um fato um pouco diferente. Sabemos que no numerado teremos um número infinitamente próximo a zero, só que negativo e embaixo, por causa do módulo, teremos um número infinitamente próximo de zero, só que positivo. Um número negativo dividido por um positivo resultará em um negativo. Nesse caso, o limite será -1. Como o limite pela direita é diferente pela esquerda. Essa função não tem limite nesse ponto. 4 LIMITES FUNDAMENTAIS Existem alguns limites que são chamados de fundamentais, que vamos demonstra-los aqui, mas vocês podem decorar, pra não ter que ficar sempre demonstrando tudo isso. Os três limites fundamentais são: Substituindo f(0) a gente vê que vamos ter uma indeterminação 0/0. Então, aqui devemos utilizar um argumento geométrico para resolver. Se liga no desenho. Tomamos um arco de circunferência bem pequeno, de modo que o tamanho S do arco formado tenha um valor muito próximo ao tamanho L que liga a interseção da reta do que liga o centro com a borda com a própria borda até a horizontal. Da trigonometria podemos retirar duas relações: E Dividindo uma equação por outra, a gente tem:

8 Como para x muito pequeno, tendendo a zero, o valor do arco (S) é quase igual ao valor do cateto oposto do triângulo que a gente formou (L), temos que. Daí a gente tira que : Outro limite fundamental que se usa bastante é: Fazendo a mesma coisa que devemos fazer em todos os limites, substituindo em f(x) também encontraremos 0/0. Daí, multiplicando em cima e embaixo pelo conjugado encontramos uma forma trigonométrica. Temos: Calculando o limite.. E assim: Como vimos agorinha, esse limite é 1. Substituindo... E então... O terceiro e último que vamos apresentar é o seguinte: Como de praxe, verificando a função, vemos que ele dará um número muito próximo de 1 elevado ao infinito. Será que vai ser apenas 1 a resposta? Temos um número infinitamente próximo de 1, elevado um número muito grande. Talvez nem dê 1. E não dá mesmo. Esse limite, o qual não vamos resolver por ser um tanto grande e chato, vale o número de Euler e. Basta dar uma olhada e decorar esse limite que é sucesso.

9 Tranquilo? Então vamos dar uma exercitada!! : [UFRJ ]Calcule. Resposta: Substituindo em f(0), encontramos uma indeterminação do tipo 0/0. Daí, podemos perceber que o denominador pode ser fatorado em (x-1)(x+1). Daí, temos que: Podemos dizer que x-1=w. Daí, se x tende a 1, a tende a 1-1=0. E o limite pode ser reescrito por: Sabemos que o limite em destaque, é um limite fundametal e vale 1. Logo o nosso limite se simplifica somente a: Fizemos pra vocês um algorítimo para resolver questões de limites. Vocês, ao ir resolvendo exercícios, vão adquirindo experiência e vão saber como fazer sem esse algorítimo. Mas até chegar lá acho muito válido usar isso ai. Saca só!

10 5 LIMITES NO INFINITO Vamos estudar os limites que envolvem expressões muito grandes, a ponto de serem consideradas infinitas. A notação dada para esses limites é: Vamos então ver algumas propriedades básicas: (I), quando n é impar, n > 0 (II), quando n é par, n > 0 (III), para c constante, n > 0 (IV) Veja, por exemplo, o gráfico da função f(x)=1/x : Quando caminhamos para direita ( ), a função fica muito perto do eixo OX, ou seja, se aproxima de 0. Isso acontece porque o valor de x cresce tanto, que temos um número muito pequeno (1), dividido por um número cada vez maior (tende a! Por isso a função fica cada vez mais perto de ZERO... :P Agora, vamos a um macete que usamos quando há uma razão de polinômios e queremos descobrir o valor do limite: O macete aqui é uma espécie de fatoração, dividir todos os termos (em cima e em baixo) pelo de maior valor do quociente, que no caso é (Considerando x 0):

11 Resolvendo cada um separadamente, a gente tem: Logo: Do segundo para o terceiro passo, utilizamos a propriedade (IV). Um ponto importante a ser destacado é que quando o polinômio de cima tem o mesmo grau do de baixo, o limite tende a um número. Quando o grau do de cima é maior, o limite tende a ±, de acordo com o sinal da constante do x de maior expoente. Já quando o de baixo é maior, o limite tende a 0. Mas não é errado dizer que é zero? #Fikadik. Sim. é uma indeterminação, mas o limite de quando x tende ao infinito é igual a zero. Representamos por ausência de uma forma melhor de representar. Da mesma forma, é errado dizer que 1/0 é infinito pois ele em si é indeterminação, mas como queremos números muito próximos de zero e não o próprio, temos ele como um número, que tende até o infinito! Mas sempre que você substituir......e encontrar algo do tipo... Já se encontrar... Ou no caso de você encontrar... Vamos a outro exemplo: o limite irá para infinito. o limite irá para menos infinito. o limite tenderá a zero.

12 : Resposta: Resposta: = 6 LIMITES INFINITOS Agora, a notação é o seguinte: Algumas funções variam o valor do sinal de acordo com a aproximação de a. Pela esquerda ou pela direita, esse valor pode mudar. Veja um exemplo: =? = = = = + = = = = Logo, o limite não existe, pois os limites laterais são diferentes. Ainda assim, podemos utilizar esse resultado futuramente para o desenho de gráficos. Percebemos que, geralmente esses limites infinitos ocorrem no limite que está tendendo a um ponto fora do domínio. No caso dessa questão, -1 não está do domínio da função. Vamos rever o gráfico da função f(x) = 1/x :

13 Vamos calcular os limites laterais em 0: - Assim, concordando com o gráfico, veja que quando aproximamos a função pela direita do 0, encontramos o valor +. Já quando aproximamos pela esquerda, encontramos o valor -. Tente entender que estamos dividindo o número 1 por um número muito pequeno, mas mesmo assim negativo. Logo, o limite tende a infinito, mas negativo pelo sinal do divisor. O limite no ponto 0 não existe, mas os limites laterais são úteis para o desenho de gráficos. + 7 ASSÍNTOTAS VERTICAIS E HORIZONTAIS Assíntota é uma reta em que uma função, ao percorrer um eixo, tende a tocar mas nunca toca. Por exemplo, na imagem abaixo temos a função. Quando x cresce indefinidamente, de modo que a gente pode escrever, vermos que a função irá se aproximar cada vez mais da reta y=1. Da mesma forma, se calcularmos um numero infinitamente próximo de 1, de forma que a gente escreva, vamos ver que ela vai crescer de uma forma muito rápida, e a função tenderá a se aproximar da reta x=1. Saca só o gráfico.

14 Show! Algebricamente, podemos dizer que f(x) = y= b é uma assíntota horizontal se: = b Já x = a é uma assíntota vertical se: = Como assim? Vamos a um exemplo: f(x) = Devemos descobrir as assíntotas verticais e horizontais: = 4 = 4

15 Assíntotas em verde. Logo, a reta x = 1 é uma assíntota vertical, pois em x=1, f(x) tende ao infinito, e a reta y = 4 é uma assíntota horizontal, pois o limite no infinito tende a um valor (4). Tá, então para determinar as assíntotas verticais basta encontrar um ponto em que ele a função tenda ao infinito, no caso de funções racionais as raízes de g(x) são pontos fora do domínio e muito provavelmente terá assíntotas naquele ponto. Supondo que em quando meu limite tende a n e a m, minhas assíntotas verticais serão em x=n e x=m. Já para encontrar as assíntotas horizontais, basta calcularmos o limite nos infinitos ( ). Se der em um número k, por exemplo, a assíntota horizontal vai ser em y=k. Ah, e se der infinito, não terá assíntota, porque x e y crescem infinitamente, não tendendo a uma reta. Exercícios Recomendados: Calcule, se existir, os limites abaixo: [UFRJ ]. 10- [UFRJ ]. 11- Calcule as assíntotas da função 12- Calcule as assíntotas da função

16 Gabaritos: 1)3 2) Não Existe 3) 4) 1 5) 6) 2 7) Referências Bibliográficas: James Stewart, 6ª Edição, Volume 1. Bons Estudos!! Dúvidas? Acesse o Solucionador na página ou mande para contato@engenhariafacil.net.

Fala galera!! Parabéns, agora você é um universitário de um curso de tecnologia,

Fala galera!! Parabéns, agora você é um universitário de um curso de tecnologia, www.engenhariafacil.net Resumo com exercícios resolvidos do assunto: 1.0 Auxílio ao Calouro. Fala galera!! Parabéns, agora você é um universitário de um curso de tecnologia, engenharia e afins. Seja bem

Leia mais

3. Limites e Continuidade

3. Limites e Continuidade 3. Limites e Continuidade 1 Conceitos No cálculo de limites, estamos interessados em saber como uma função se comporta quando a variável independente se aproxima de um determinado valor. Em outras palavras,

Leia mais

Derivadas 1 DEFINIÇÃO. A derivada é a inclinação da reta tangente a um ponto de uma determinada curva, essa reta é obtida a partir de um limite.

Derivadas 1 DEFINIÇÃO. A derivada é a inclinação da reta tangente a um ponto de uma determinada curva, essa reta é obtida a partir de um limite. Derivadas 1 DEFINIÇÃO A partir das noções de limite, é possível chegarmos a uma definição importantíssima para o Cálculo, esta é a derivada. Por definição: A derivada é a inclinação da reta tangente a

Leia mais

Material Básico: Calculo A, Diva Fleming

Material Básico: Calculo A, Diva Fleming 1 Limites Material Básico: Calculo A, Diva Fleming O conceito de Limite é importante na construção de muitos outros conceitos no cálculo diferencial e integral, por exemplo, as noções de derivada e de

Leia mais

AULA 1 Introdução aos limites 3. AULA 2 Propriedades dos limites 5. AULA 3 Continuidade de funções 8. AULA 4 Limites infinitos 10

AULA 1 Introdução aos limites 3. AULA 2 Propriedades dos limites 5. AULA 3 Continuidade de funções 8. AULA 4 Limites infinitos 10 Índice AULA 1 Introdução aos limites 3 AULA 2 Propriedades dos limites 5 AULA 3 Continuidade de funções 8 AULA 4 Limites infinitos 10 AULA 5 Limites quando numerador e denominador tendem a zero 12 AULA

Leia mais

LIMITES E CONTINIDADE

LIMITES E CONTINIDADE MATEMÁTICA I LIMITES E CONTINIDADE Prof. Dr. Nelson J. Peruzzi Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari Parte 1 Parte 2 Limites Infinitos Definição de vizinhança e ite Limites laterais Limite de função

Leia mais

MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I

MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I 1 MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I GEOMETRIA ANALÍTICA Coordenadas de pontos no plano cartesiano Distâncias entre pontos Sejam e dois pontos no plano cartesiano A distância entre e é dada pela expressão

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas. Instituto de Física e Matemática Pró-reitoria de Ensino. Módulo de Limites. Aula 01. Projeto GAMA

Universidade Federal de Pelotas. Instituto de Física e Matemática Pró-reitoria de Ensino. Módulo de Limites. Aula 01. Projeto GAMA Universidade Federal de Pelotas Instituto de Física e Matemática Pró-reitoria de Ensino Atividades de Reforço em Cálculo Módulo de Limites Aula 0 208/ Projeto GAMA Grupo de Apoio em Matemática Ideia Intuitiva

Leia mais

Continuidade INTRODUÇÃO 1 CONCEITOS INICIAIS DE LIMITES

Continuidade INTRODUÇÃO 1 CONCEITOS INICIAIS DE LIMITES Continuidade INTRODUÇÃO Para podermos continuar avançando no estudo dos limites, precisamos definir o conceito de continuidade, que é essencial no estudo das funções no curso de Cálculo I. 1 CONCEITOS

Leia mais

(versão preliminar) exceto possivelmente para x = a. Dizemos que o limite de f(x) quando x tende para x = a é um numero L, e escrevemos

(versão preliminar) exceto possivelmente para x = a. Dizemos que o limite de f(x) quando x tende para x = a é um numero L, e escrevemos LIMITE DE FUNÇÕES REAIS JOSÉ ANTÔNIO G. MIRANDA versão preinar). Revisão: Limite e Funções Continuas Definição Limite de Seqüências). Dizemos que uma seqüência de números reais n convergente para um número

Leia mais

A = B, isto é, todo elemento de A é também um elemento de B e todo elemento de B é também um elemento de A, ou usando o item anterior, A B e B A.

A = B, isto é, todo elemento de A é também um elemento de B e todo elemento de B é também um elemento de A, ou usando o item anterior, A B e B A. Capítulo 1 Números Reais 1.1 Conjuntos Numéricos Um conjunto é uma coleção de elementos. A relação básica entre um objeto e o conjunto é a relação de pertinência: quando um objeto x é um dos elementos

Leia mais

Bons estudos e um ótimo semestre a todos!

Bons estudos e um ótimo semestre a todos! Cálculo 206.2 Caro aluno, O Dáskalos tem como objetivo proporcionar aos universitários um complemento de ensino de qualidade, por meio de aulas particulares, apostilas e aulões. Tendo isso em vista, a

Leia mais

CONTINUIDADE E LIMITES INFINITOS

CONTINUIDADE E LIMITES INFINITOS MATEMÁTICA I CONTINUIDADE E LIMITES INFINITOS Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari Parte 1 Continuidade de Funções Definição Tipos de Descontinuidade Propriedades Parte 2 Limites Infinitos Definição

Leia mais

Introdução: Um pouco de História

Introdução: Um pouco de História Números Complexos Introdução: Um pouco de História Houve um momento na História da Matemática em que a necessidade de expressar a raiz de um número negativo se tornou fundamental. Em equações quadráticas

Leia mais

Limites. Slides de apoio sobre Limites. Prof. Ronaldo Carlotto Batista. 7 de outubro de 2013

Limites. Slides de apoio sobre Limites. Prof. Ronaldo Carlotto Batista. 7 de outubro de 2013 Cálculo 1 ECT1113 Slides de apoio sobre Limites Prof. Ronaldo Carlotto Batista 7 de outubro de 2013 AVISO IMPORTANTE Estes slides foram criados como material de apoio às aulas e não devem ser utilizados

Leia mais

Limites Uma teoria abordando os principais tópicos sobre a teoria dos limites. José Natanael Reis

Limites Uma teoria abordando os principais tópicos sobre a teoria dos limites. José Natanael Reis Limites Uma teoria abordando os principais tópicos sobre a teoria dos limites Este trabalho tem como foco, uma abordagem sobre a teoria dos limites. Cujo objetivo é o método para avaliação da disciplina

Leia mais

LIMITE. Para uma melhor compreensão de limite, vamos considerar a função f dada por =

LIMITE. Para uma melhor compreensão de limite, vamos considerar a função f dada por = LIMITE Aparentemente, a idéia de se aproimar o máimo possível de um ponto ou valor, sem nunca alcançá-lo, é algo estranho. Mas, conceitos do tipo ite são usados com bastante freqüência. A produtividade

Leia mais

Integral Definida. a b x. a=x 0 c 1 x 1 c 2 x 2. x n-1 c n x n =b x

Integral Definida. a b x. a=x 0 c 1 x 1 c 2 x 2. x n-1 c n x n =b x Integral definida Cálculo de área Teorema Fundamental do cálculo A integral definida origina-se do problema para determinação de áreas. Historicamente, como descrito na anteriormente, constitui-se no método

Leia mais

3 Limites. Exemplo 3.1

3 Limites. Exemplo 3.1 3 Ao expor o método dos incrementos fizemos uso da expressão limite. Muito mais que uma notação a noção de limite alcança um horizonte bem mais amplo dentro do contexto matemático, na realidade muito pouco

Leia mais

Matemática Básica. Capítulo Conjuntos

Matemática Básica. Capítulo Conjuntos Capítulo 1 Matemática Básica Neste capítulo, faremos uma breve revisão de alguns tópicos de Matemática Básica necessários nas disciplinas de cálculo diferencial e integral. Os tópicos revisados neste capítulo

Leia mais

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS BANCO DE EXERCÍCIOS - HORAS 9º ANO ESPECIALIZADO/CURSO ESCOLAS TÉCNICAS E MILITARES FOLHA Nº GABARITO COMENTADO ) A função será y,5x +, onde y (preço a ser pago) está em função de x (número de quilômetros

Leia mais

Resolvendo inequações: expressões com desigualdades (encontrar os valores que satisfazem a expressão)

Resolvendo inequações: expressões com desigualdades (encontrar os valores que satisfazem a expressão) R é ordenado: Se a, b, c R i) a < b se e somente se b a > 0 (a diferença do maior com o menor será positiva) ii) se a > 0 e b > 0 então a + b > 0 (a soma de dois números positivos é positiva) iii) se a

Leia mais

Teoremas e Propriedades Operatórias

Teoremas e Propriedades Operatórias Capítulo 10 Teoremas e Propriedades Operatórias Como vimos no capítulo anterior, mesmo que nossa habilidade no cálculo de ites seja bastante boa, utilizar diretamente a definição para calcular derivadas

Leia mais

Área e Teorema Fundamental do Cálculo

Área e Teorema Fundamental do Cálculo UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Área e Teorema Fundamental

Leia mais

Conceitos Básicos INTRODUÇÃO 1 VETORES 1.1 REPRESENTAÇÃO DOS VETORES

Conceitos Básicos INTRODUÇÃO 1 VETORES 1.1 REPRESENTAÇÃO DOS VETORES Conceitos Básicos INTRODUÇÃO Esse material foi criado por um motivo: o curso de álgebra linear II da UFRJ parte do princípio que o aluno de Engenharia da UFRJ que faz a disciplina já conhece alguns conceitos

Leia mais

Aula 22 O teste da derivada segunda para extremos relativos.

Aula 22 O teste da derivada segunda para extremos relativos. O teste da derivada segunda para extremos relativos. MÓDULO 2 - AULA 22 Aula 22 O teste da derivada segunda para extremos relativos. Objetivo: Utilizar a derivada segunda para determinar pontos de máximo

Leia mais

O limite de uma função

O limite de uma função Universidade de Brasília Departamento de Matemática Cálculo 1 O ite de uma função Se s(t) denota a posição de um carro no instante t > 0, então a velocidade instantânea v(t) pode ser obtida calculando-se

Leia mais

Resolução prova de matemática UDESC

Resolução prova de matemática UDESC Resolução prova de matemática UDESC 009. Prof. Guilherme Sada Ramos Guiba 1. O enunciado da questão omite a palavra, mas quer dizer que 0% dos aprovados passaram somente na disciplina A, 50% passaram somente

Leia mais

Resolução da 1ª Prova de Álgebra Linear II da UFRJ, período

Resolução da 1ª Prova de Álgebra Linear II da UFRJ, período www.engenhariafacil.net Resolução da 1ª Prova de Álgebra Linear II da UFRJ, período 2014.2 OBS: Todas as alternativas corretas são as letras A. 1) Vamos falar um pouco de interseção, união e soma de subespaços.

Leia mais

Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau. Inequações Quociente. Primeiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau. Inequações Quociente. Primeiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau Inequações Quociente Primeiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof. Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 27 de

Leia mais

Resolução dos Exercícios Propostos no Livro

Resolução dos Exercícios Propostos no Livro Resolução dos Eercícios Propostos no Livro Eercício : Considere agora uma função f cujo gráfico é dado por y 0 O que ocorre com f() quando se aproima de por valores maiores que? E quando se aproima de

Leia mais

Funções Reais a uma Variável Real

Funções Reais a uma Variável Real Funções Reais a uma Variável Real 1 Introdução As funções são utilizadas para descrever o mundo real em termos matemáticos, é o que se chama de modelagem matemática para as diversas situações. Podem, por

Leia mais

MATEMÁTICA I LIMITE. Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari

MATEMÁTICA I LIMITE. Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari MATEMÁTICA I LIMITE Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari amanda@fcav.unesp.br Parte 1 Limites Definição de vizinhança e ite Limites laterais Limite de função real com uma variável real Teorema da existência

Leia mais

Conjunto dos Números Complexos

Conjunto dos Números Complexos Conjunto dos Unidade Imaginária Seja a equação: x + 0 Como sabemos, no domínio dos números reais, esta equação não possui solução, criou-se então um número cujo quadrado é. Esse número, representado pela

Leia mais

Introdução: A necessidade de ampliação dos conjuntos Numéricos. Considere incialmente o conjunto dos números naturais :

Introdução: A necessidade de ampliação dos conjuntos Numéricos. Considere incialmente o conjunto dos números naturais : Introdução: A necessidade de ampliação dos conjuntos Numéricos Considere incialmente o conjunto dos números naturais : Neste conjunto podemos resolver uma infinidade de equações do tipo A solução pertence

Leia mais

O limite trigonométrico fundamental

O limite trigonométrico fundamental O ite trigonométrico fundamental Meta da aula Continuar a apresentação de ites de funções. Objetivo Ao final desta aula, você deverá ser capaz de: Calcular ites usando o ite trigonométrico fundamental.

Leia mais

Autovalores e Autovetores

Autovalores e Autovetores Autovalores e Autovetores INTRODUÇÃO Essa apostila vai explicar um pouco de Auto Valores e Auto Vetores. A primeira coisa que é importante ressaltar é que essa matéria normalmente cai de forma bem simples

Leia mais

CÁLCULO LIMITE S ENGENHARIA

CÁLCULO LIMITE S ENGENHARIA CÁLCULO LIMITE S ENGENHARIA Confira as aulas em vídeo e eercícios 1 DEFINIÇÃO DE Imagine o seguinte eemplo: uma formiga está tentando chegar no ponto em = 3 andando pela curva definida pela função f()=²,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Resumo. Nesta aula, veremos que o sinal da derivada segunda de uma função dá informações

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Resumo. Nesta aula, veremos que o sinal da derivada segunda de uma função dá informações CÁLCULO L NOTAS DA DÉCIMA SEGUNDA AULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Resumo. Nesta aula, veremos que o sinal da derivada segunda de uma função dá informações sobre a concavidade do gráfico desta função.

Leia mais

Racionalização de denominadores

Racionalização de denominadores Racionalização de denominadores Para racionalizar o denominador de uma fração, devemos multiplicar os termos desta fração por uma expressão com radical, denominado fator racionalizante, de modo a obter

Leia mais

parciais primeira parte

parciais primeira parte MÓDULO - AULA 3 Aula 3 Técnicas de integração frações parciais primeira parte Objetivo Aprender a técnica de integração conhecida como frações parciais. Introdução A técnica que você aprenderá agora lhe

Leia mais

A sequência é ordenada pois existe um primeiro termo,, um segundo termo,, e, se denota um número inteiro positivo arbitrário, um n-ésimo termo.

A sequência é ordenada pois existe um primeiro termo,, um segundo termo,, e, se denota um número inteiro positivo arbitrário, um n-ésimo termo. MATERIAL DIDÁTICO Professora Sílvia Victer CÁLCULO 2 SEQUÊNCIAS INFINITAS A importância de sequências infinitas e séries em cálculo surge da ideia de Newton de representar funções como somas de séries

Leia mais

Planificar o estudo para o exame de 2019

Planificar o estudo para o exame de 2019 explicamat Planificar o estudo para o exame de 2019 Este documento apresenta o índice do resumo explicamat para o Exame Nacional de Matemática A de 2019 Em primeiro lugar deves ter conhecimento dos temas

Leia mais

UFF/GMA - Matemática Básica I - Parte III Notas de aula - Marlene

UFF/GMA - Matemática Básica I - Parte III Notas de aula - Marlene UFF/GMA - Matemática Básica I - Parte III Notas de aula - Marlene - 011-1 37 Sumário III Números reais - módulo e raízes 38 3.1 Módulo valor absoluto........................................ 38 3.1.1 Definição

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Função Exponencial. Primeiro Ano - Médio. Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M.

Material Teórico - Módulo de Função Exponencial. Primeiro Ano - Médio. Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Material Teórico - Módulo de Função Exponencial Gráfico da Função Exponencial Primeiro Ano - Médio Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 0 de dezembro de 018 1 Funções convexas

Leia mais

LIMITES E CONTINUIDADE

LIMITES E CONTINUIDADE LIMITES E CONTINUIDADE Marina Vargas R. P. Gonçalves a a Departamento de Matemática, Universidade Federal do Paraná, marina.vargas@gmail.com, http:// www.estruturas.ufpr.br 1 NOÇÃO INTUITIVA DE LIMITE

Leia mais

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas. (Material de Nivelamentos,Conceitos de Limite, Diferencial e Integral)

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas. (Material de Nivelamentos,Conceitos de Limite, Diferencial e Integral) Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina Sistemas de Controle e Modelagem (Material de Nivelamentos,Conceitos de Limite, Diferencial e Integral) Prof. Wagner Santos C. de Jesus wsantoscj@gmail.com

Leia mais

Cronograma - 2º Bimestre / 2016

Cronograma - 2º Bimestre / 2016 Prof.: TIAGO LIMA Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano EM 25/04 e 28/04 02/05 e 04/05 09/05 e 12/05 23/05 e 26/05 30/05 e 02/06 06/06 e 09/06 13/06 e 16/06 20/06 e 23/06 27/06 e 30/06 04/07 e 07/07 Função

Leia mais

3 Limites. Exemplo 3.1

3 Limites. Exemplo 3.1 3 Ao expor o método dos incrementos fizemos uso da expressão limite. Muito mais que uma notação a noção de limite alcança um horizonte bem mais amplo dentro do contexto matemático, na realidade muito pouco

Leia mais

Equação algébrica Equação polinomial ou algébrica é toda equação na forma anxn + an 1 xn 1 + an 2 xn a 2 x 2 + a 1 x + a 0, sendo x

Equação algébrica Equação polinomial ou algébrica é toda equação na forma anxn + an 1 xn 1 + an 2 xn a 2 x 2 + a 1 x + a 0, sendo x EQUAÇÃO POLINOMIAL Equação algébrica Equação polinomial ou algébrica é toda equação na forma a n x n + a n 1 x n 1 + a n 2 x n 2 +... + a 2 x 2 + a 1 x + a 0, sendo x C a incógnita e a n, a n 1,..., a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL APOSTILA DE CÁLCULO. Realização:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL APOSTILA DE CÁLCULO. Realização: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL APOSTILA DE CÁLCULO Realização: Fortaleza, Fevereiro/2010 1. LIMITES 1.1. Definição Geral Se os valores de f(x) puderem

Leia mais

. Repare que ao multiplicar os vetores (-1,1) e

. Repare que ao multiplicar os vetores (-1,1) e Álgebra Linear II P1-2014.2 Obs: Todas as alternativas corretas são as representadas pela letra A. 1 AUTOVETORES/ AUTOVALORES Essa questão poderia ser resolvida por um sistema bem chatinho. Mas, faz mais

Leia mais

Volume de um gás em um pistão

Volume de um gás em um pistão Universidade de Brasília Departamento de Matemática Cálculo Volume de um gás em um pistão Suponha que um gás é mantido a uma temperatura constante em um pistão. À medida que o pistão é comprimido, o volume

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Conceitos Número de Aulas DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: MATEMÁTICA A ANO:11.º Planificação (Conteúdos)... Período Letivo: 1.º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Conceitos Número de Aulas Trigonometria e Funções

Leia mais

TEMA 2 PROPRIEDADES DE ORDEM NO CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS

TEMA 2 PROPRIEDADES DE ORDEM NO CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS TEMA 2 PROPRIEDADES DE ORDEM NO CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS O conjunto dos números reais,, que possui as seguintes propriedades:, possui uma relação menor ou igual, denotada por O1: Propriedade Reflexiva:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO INSTITUTO DE ENGENHARIA E GEOCIENCIAS-IEG PROGRAMA DE COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO INSTITUTO DE ENGENHARIA E GEOCIENCIAS-IEG PROGRAMA DE COMPUTAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO INSTITUTO DE ENGENHARIA E GEOCIENCIAS-IEG PROGRAMA DE COMPUTAÇÃO NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA DE CÁLCULO 1 MATERIAL EM CONSTRUÇÃO

Leia mais

Aula 11. Considere a função de duas variáveis f(x, y). Escrevemos: lim

Aula 11. Considere a função de duas variáveis f(x, y). Escrevemos: lim Aula 11 Funções de 2 variáveis: Limites e Continuidade Considere a função de duas variáveis f(x, y). Escrevemos: f(x, y) = L (x,y) (a,b) quando temos que, se (x, y) (a, b) então f(x, y) L, isto é, se (x,

Leia mais

INTEGRAL DEFINIDA APLICAÇÕES. Aula 05 Matemática II Agronomia Prof. Danilene Donin Berticelli

INTEGRAL DEFINIDA APLICAÇÕES. Aula 05 Matemática II Agronomia Prof. Danilene Donin Berticelli INTEGRAL DEFINIDA APLICAÇÕES Aula 05 Matemática II Agronomia Prof. Danilene Donin Berticelli Variação Total Em certas aplicações práticas, conhecemos a taxa de variação Q (x) de uma grandeza Q(x) e estamos

Leia mais

Módulo 1 Limites. 1. Introdução

Módulo 1 Limites. 1. Introdução Módulo 1 Limites 1. Introdução Nesta disciplina você vai estudar o cálculo diferencial e integral e suas aplicações em diversos problemas relacionados à Economia. O conceito de limite é conceito mais básico

Leia mais

E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos

E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através de pedras, ossos, desenhos, dos dedos ou outra forma qualquer, em

Leia mais

Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas

Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática A (11º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período (13 de setembro a 15 de dezembro) Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã 0 E n s i n o S e c u n d á r i o

P L A N I F I C A Ç Ã 0 E n s i n o S e c u n d á r i o P L A N I F I C A Ç Ã 0 E n s i n o S e c u n d á r i o 206-207 DISCIPLINA / ANO: Matemática A - ºano MANUAL ADOTADO: NOVO ESPAÇO - Matemática A º ano GESTÃO DO TEMPO Nº de Nº de Nº de tempos tempos tempos

Leia mais

Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas

Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática A (11º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período (15 de setembro a 16 de dezembro) Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas

Leia mais

2. Expressões Algébricas, Equações e Inequações

2. Expressões Algébricas, Equações e Inequações Capítulo 2 2. Expressões Algébricas, Equações e Inequações Como exposto no tópico 1.3, uma expressão algébrica é uma a expressão matemática na qual se faz uso de letras, números e operações aritméticas.

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano Época especial

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano Época especial Prova Escrita de MATEMÁTICA A - o Ano 0 - Época especial Proposta de resolução GRUPO I. Temos que A e B são acontecimentos incompatíveis, logo P A B 0 Como P A B P B P A B, e P A B 0, vem que: P A B P

Leia mais

Para se adicionar (ou subtrair) frações com o mesmo denominador devemos somar (ou subtrair) os numeradores e conservar o denominador comum. = - %/!

Para se adicionar (ou subtrair) frações com o mesmo denominador devemos somar (ou subtrair) os numeradores e conservar o denominador comum. = - %/! Pontifícia Universidade Católica de Goiás Professor: Ms. Edson Vaz de Andrade Fundamentos de Matemática No estudo de Física frequentemente nos deparamos com a necessidade de realizar cálculos matemáticos

Leia mais

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

REVISÃO DOS CONTEÚDOS REVISÃO DOS CONTEÚDOS As quatro operações fundamentais As operações fundamentais da matemática são quatro: Adição (+), Subtração (-), Multiplicação (* ou x ou.) e Divisão (: ou / ou ). Em linguagem comum,

Leia mais

Capítulo 1. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas.

Capítulo 1. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas. Capítulo 1 Funções Sejam A e B conjuntos não vazios. Uma função com domínio A e contradomínio B é uma regra f que a cada elemento em A associa um único elemento em B. A notação usual para uma função f

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I CDI I

Cálculo Diferencial e Integral I CDI I Cálculo Diferencial e Integral I CDI I Limites laterais e ites envolvendo o infinito Luiza Amalia Pinto Cantão luiza@sorocaba.unesp.br Limites 1 Limites Laterais a à diretia b à esquerda c Definição precisa

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA - UFRGS 2019

RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA - UFRGS 2019 RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA - UFRGS 2019 26. Resposta (D) I. Falsa II. Correta O número 2 é o único primo par. Se a é um número múltiplo de 3, e 2a sendo um número par, logo múltiplo de 2. Então 2a

Leia mais

REVISÃO DE ÁLGEBRA. Apareceu historicamente em processos de contagem. Obs.: dependendo da conveniência, o zero pode pertencer aos naturais.

REVISÃO DE ÁLGEBRA. Apareceu historicamente em processos de contagem. Obs.: dependendo da conveniência, o zero pode pertencer aos naturais. REVISÃO DE ÁLGEBRA 1ª. AULA CONJUNTOS BÁSICOS: Conjuntos dos números naturais: * + Apareceu historicamente em processos de contagem. Obs.: dependendo da conveniência, o zero pode pertencer aos naturais.

Leia mais

Hewlett-Packard CONJUNTOS NUMÉRICOS. Aulas 01 a 08. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos

Hewlett-Packard CONJUNTOS NUMÉRICOS. Aulas 01 a 08. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Hewlett-Packard CONJUNTOS NUMÉRICOS Aulas 01 a 08 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Ano: 2019 Sumário CONJUNTOS NUMÉRICOS... 2 Conjunto dos números Naturais... 2 Conjunto dos números

Leia mais

Álgebra Linear II Apostila 2

Álgebra Linear II Apostila 2 Álgebra Linear II Apostila 2 1 SISTEMAS LINEARES Um sistema linear é um conjunto de equações de primeiro grau, que se escrevem em função de certas variáveis. A resolução do sistema visa encontrar justamente

Leia mais

Derivadas Parciais. Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados.

Derivadas Parciais. Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados. 14 Derivadas Parciais Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados. 14.2 Limites e Continuidade Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados. Limites e Continuidade Vamos comparar

Leia mais

1 kp. k=1. + Na série. 1 temos p = 2 p >1 converge. k=1 + Na série k=1. temos p = 1/7 p <1 diverge. ⁷ k. se lim u k. k +

1 kp. k=1. + Na série. 1 temos p = 2 p >1 converge. k=1 + Na série k=1. temos p = 1/7 p <1 diverge. ⁷ k. se lim u k. k + TESTES DE CONVERGÊNCIA Existem diversos testes de convergência e que são cobrados em provas, mas não fique preocupado, pois fizemos esse resumão pra te ajudar a lembrar de todos! Lembre-se que esses testes

Leia mais

MATEMÁTICA 1ºANO Ementa Objetivos Geral Específicos

MATEMÁTICA 1ºANO Ementa Objetivos Geral Específicos DADOS DA COMPONENTE CURRICULAR Nome da Disciplina: MATEMÁTICA Curso: Ensino Técnico Integrado Controle Ambiental Série: 1ºANO Carga Horária: 100h Docente Responsável: GILBERTO BESERRA Ementa Conjuntos

Leia mais

Os logaritmos decimais

Os logaritmos decimais A UA UL LA Os logaritmos decimais Introdução Na aula anterior, vimos que os números positivos podem ser escritos como potências de base 10. Assim, introduzimos a palavra logaritmo no nosso vocabulário.

Leia mais

LIMITES DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL

LIMITES DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL BÁRBARA DENICOL DO AMARAL RODRIGUEZ CINTHYA MARIA SCHNEIDER MENEGHETTI CRISTIANA ANDRADE POFFAL LIMITES DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL a Edição Rio Grande Editora da FURG 06 Universidade Federal do Rio

Leia mais

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se efetuar a divisão. Essas regras são chamadas de critérios

Leia mais

Derivadas Parciais Capítulo 14

Derivadas Parciais Capítulo 14 Derivadas Parciais Capítulo 14 DERIVADAS PARCIAIS 14.2 Limites e Continuidade Nesta seção, aprenderemos sobre: Limites e continuidade de vários tipos de funções. LIMITES E CONTINUIDADE Vamos comparar o

Leia mais

III Números reais - módulo e raízes Módulo ou valor absoluto Definição e exemplos... 17

III Números reais - módulo e raízes Módulo ou valor absoluto Definição e exemplos... 17 UFF/GMA - Matemática Básica I - Parte III Notas de aula - Marlene - 010-16 Sumário III Números reais - módulo e raízes 17 3.1 Módulo valor absoluto...................................... 17 3.1.1 Definição

Leia mais

Funções - Primeira Lista de Exercícios

Funções - Primeira Lista de Exercícios Funções - Primeira Lista de Exercícios Vers~ao de 0/03/00 Recomendações Não é necessário o uso de teoremas ou resultados complicados nas resoluções. Basta que você tente desenvolver suas idéias. Faltando

Leia mais

MAT 1351 : Cálculo para Funções de Uma Variável Real I. Sylvain Bonnot (IME-USP)

MAT 1351 : Cálculo para Funções de Uma Variável Real I. Sylvain Bonnot (IME-USP) MAT 1351 : Cálculo para Funções de Uma Variável Real I Sylvain Bonnot (IME-USP) 2016 1 Informações gerais Prof.: Sylvain Bonnot Email: sylvain@ime.usp.br Minha sala: IME-USP, 151-A (Bloco A) Site: ver

Leia mais

E-books PCNA. Vol. 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 2 INTERVALOS, INEQUAÇÕES E MÓDULO

E-books PCNA. Vol. 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 2 INTERVALOS, INEQUAÇÕES E MÓDULO E-books PCNA Vol. 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 2 INTERVALOS, INEQUAÇÕES E MÓDULO 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 2 SUMÁRIO Apresentação ------------------------------------------------- 2 Capítulo 2

Leia mais

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos Unidade I MATEMÁTICA Prof. Celso Ribeiro Campos Números reais Três noções básicas são consideradas primitivas, isto é, são aceitas sem a necessidade de definição. São elas: a) Conjunto. b) Elemento. c)

Leia mais

Funções de Green. Prof. Rodrigo M. S. de Oliveira UFPA / PPGEE

Funções de Green. Prof. Rodrigo M. S. de Oliveira UFPA / PPGEE Funções de Green Prof. Rodrigo M. S. de Oliveira UFPA / PPGEE Funções de Green Suponha que queremos resolver a equação não-homogênea no intervalo a x b, onde f (x) é uma função conhecida. As condições

Leia mais

1. Arcos de mais de uma volta. Vamos generalizar o conceito de arco, admitindo que este possa dar mais de uma volta completa na circunferência.

1. Arcos de mais de uma volta. Vamos generalizar o conceito de arco, admitindo que este possa dar mais de uma volta completa na circunferência. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA Trigonometria II Prof.: Rogério

Leia mais

Cálculo diferencial de Funções de mais de uma variável

Cálculo diferencial de Funções de mais de uma variável MATERIAL DIDÁTICO Professora Sílvia Victer CÁLCULO 2 Cálculo diferencial de Funções de mais de uma variável 1. Funções de mais de uma variável 2. Limites de funções de mais de uma variável 3. Continuidade

Leia mais

MÓDULO 2 POTÊNCIA. Capítulos do módulo:

MÓDULO 2 POTÊNCIA. Capítulos do módulo: MÓDULO 2 POTÊNCIA Sabendo que as potências tem grande importância no mundo da lógica matemática, nosso curso terá por objetivo demonstrar onde podemos utilizar esses conceitos no nosso cotidiano e vida

Leia mais

Inequação do Segundo Grau

Inequação do Segundo Grau CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2015.1 Inequação do Segundo Grau Iva Emanuelly Pereira Lima - Engenharia Civil Na aula de hoje... Introdução e Exemplos de Inequação do Segundo Grau; Solucionando

Leia mais

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo LCE0130 Cálculo Diferencial e Integral

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo LCE0130 Cálculo Diferencial e Integral Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo LCE0130 Cálculo Diferencial e Integral Profa. Dra. Andreia Adami deiaadami@terra.com.br Limite Limites infinitos: resultado é +

Leia mais

Objetivos. Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos

Objetivos. Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos MÓDULO 1 - AULA 17 Aula 17 Parábola - aplicações Objetivos Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos coeficientes da equação quadrática Expressar as raízes das equações quadráticas

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática

MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática Conteúdos I - Conjuntos:. Representação e relação de pertinência;. Tipos de conjuntos;. Subconjuntos;. Inclusão;. Operações com conjuntos;.

Leia mais

RESPOSTAS DA LISTA 5 (alguns estão com a resolução ou o resumo da resolução):

RESPOSTAS DA LISTA 5 (alguns estão com a resolução ou o resumo da resolução): Lista de Matemática Básica I - RESPOSTAS) RESPOSTAS DA LISTA alguns estão com a resolução ou o resumo da resolução): Resposta: < < < < < 8 Justificativa: observe que Também observe que: e são simétricos;

Leia mais

EXERCÍCIOS ADICIONAIS

EXERCÍCIOS ADICIONAIS EXERCÍCIOS ADICIONAIS Capítulo Conjuntos numéricos e os números reais (x ) y Simplifique a expressão (assumindo que o denominador não é zero): 4 x y 6x A y 8x B y 8x C 4 y 6x D y Use a notação de intervalo

Leia mais

A origem de i ao quadrado igual a -1

A origem de i ao quadrado igual a -1 A origem de i ao quadrado igual a -1 No estudo dos números complexos deparamo-nos com a seguinte igualdade: i 2 = 1. A justificativa para essa igualdade está geralmente associada à resolução de equações

Leia mais

O espião que me amava

O espião que me amava Reforço escolar M ate mática O espião que me amava Dinâmica 2 3ª Série 4º Bimestre DISCIPLINA Série CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Médio 3ª Algébrico-Simbólico. Polinômios e Equações Algébricas. Aluno

Leia mais

SUMÁRIO. Unidade 1 Matemática Básica

SUMÁRIO. Unidade 1 Matemática Básica SUMÁRIO Unidade 1 Matemática Básica Capítulo 1 Aritmética Introdução... 12 Expressões numéricas... 12 Frações... 15 Múltiplos e divisores... 18 Potências... 21 Raízes... 22 Capítulo 2 Álgebra Introdução...

Leia mais

1.1. Expressão geral de arcos com uma mesma extremidade Expressão geral de arcos com uma mesma extremidade

1.1. Expressão geral de arcos com uma mesma extremidade Expressão geral de arcos com uma mesma extremidade UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA 1.1. Expressão geral de arcos

Leia mais

AULA 7- LIMITES VERSÃO: OUTUBRO DE 2016

AULA 7- LIMITES VERSÃO: OUTUBRO DE 2016 CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS MATEMÁTICA 01 AULA 7- LIMITES VERSÃO: 0.2 - OUTUBRO DE 2016 Professor: Luís Rodrigo E-mail: luis.goncalves@ucp.br

Leia mais