Aula 07. II - comprovação da necessidade ou utilidade da alienação;

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 07. II - comprovação da necessidade ou utilidade da alienação;"

Transcrição

1 Turma e Ano: Turma Regular Master B (2015) Matéria / Aula: Direito Administrativo Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Fernanda Helena Aula 07 Bens públicos (continuação) Alienação de bem público imóvel O art. 17 da lei 8.666/93 traz 04 regras para a alienação de bens públicos imóveis: autorização legislativa; motivação, avaliação prévia e licitação (modalidade concorrência). Art. 17 da lei 8.666/93. A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas: I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos: Obs.: O leilão é modalidade de licitação para a alienação de bem público móvel. Não obstante, existem 02 casos em que o bem publico imóvel pode ser alienado por leilão: para os bens provenientes de crimes e os provenientes da dação em pagamento, pois, como são bens que nunca passaram pela afetação e passam para a administração em razão dos dois casos, a lei achou por bem facilitar a alienação e transformá-los em dinheiro permitindo o leilão. Art. 19 da lei 8.666/93. Os bens imóveis da Administração Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento, poderão ser alienados por ato da autoridade competente, observadas as seguintes regras: I - avaliação dos bens alienáveis; II - comprovação da necessidade ou utilidade da alienação; III - adoção do procedimento licitatório. III - adoção do procedimento licitatório, sob a modalidade de concorrência ou leilão. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994) Observação! A expressão por ato da autoridade competente, contida no art. 19 caput da lei 8.666/93, segundo entendimento do professor, libera a autorização legislativa para a alienação dos bens provenientes de procedimentos judiciais e da dação em pagamento, se mostra mais importante que a própria exceção contida no seu inciso III, que a autorização para a alienação de bens públicos imóveis por meio de leilão.

2 Exceção à autorização legislativa para a alienação de bens públicos imóveis O inciso I do art. 17 da lei 8.666/93 excetua da autorização legislativa um grupo de entidades. Pela regra geral, a Administração direta, as entidades autárquicas e fundacionais têm como requisito para a alienação de seus bens imóveis a autorização legislativa. Art. 17 (...) I da lei 8.666/93 - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, DEPENDERÁ de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos: Às estatais, são requisitos a avaliação prévia e a licitação na modalidade concorrência, para essa afirmação, existem 02 fundamentos: (i) a natureza jurídica dos bens de uma estatal, segundo o art. 98 do CC/02, é de bens particulares; e (ii) a própria lei autorizativa da estatal pode trazer essa autorização de alienação de seus bens imóveis. Atenção! Como a estatal é pessoa jurídica de direito privado, a decisão para a alienação de patrimônio da estatal é do conselho de administração. Processo legal de desestatização: Lei de desestatização lei 9.491/97 Segundo a lei, o conselho nacional de desestatização, formado por ministros, vai aconselhar ao Presidente da república qual a empresa deve ser desestatizada e este, por sua vez, mediante decreto, realiza o ato. Art. 2º Poderão ser objeto de desestatização, nos termos desta Lei: (...) V - bens móveis e imóveis da União. (Incluído pela Medida Provisória nº , de 2001). 1º Considera-se desestatização: a) a alienação, pela União, de direitos que lhe assegurem, diretamente ou através de outras controladas, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores da sociedade; b) a transferência, para a iniciativa privada, da execução de serviços públicos explorados pela União, diretamente ou através de entidades controladas, bem como daqueles de sua responsabilidade. c) a transferência ou outorga de direitos sobre bens móveis e imóveis da União, nos termos desta Lei. (Incluído pela Medida Provisória nº , de 2001)

3 O STF em duas oportunidades entendeu que o chefe do executivo, por decreto, pode escolher qual empresa pública poderá ser desestatizada. A desestatização do BANERJ foi uma dessas oportunidades apreciadas pelo STF. Alienação de bens públicos sem licitação 1. Investidura Quando o poder público realiza uma obra e, por algum motivo, sobra uma pequena área remanescente do projeto economicamente não utilizável, a única saída é a incorporação dessa área ao imóvel privado lindeiro. A linha que separa o imóvel público do imóvel particular chama-se alinhamento. Com o crescimento das cidades é muito comum a mudança desse alinhamento, onde, por conta da necessidade de uma obra pública de expansão, o poder público desapropria parcialmente o imóvel privado a fim de dar seguimento ao projeto de expansão. Em razão dessas mudanças, geradas pelo crescimento das cidades, é que o plano diretor tem prazo de alteração de 10 anos (plano diretor decenal). Se, ao termino da obra pública, por algum motivo, sobrar uma pequena área remanescente, o poder público pode alienar esta área ao imóvel lindeiro capaz de dar uma destinação adequada à área remanescente. Por esse motivo é que não é necessária a realização de um processo licitatório. Atenção! Para que a investidura possa ocorrer, essa pequena área remanescente de obra pública não pode ultrapassar o valor de R$ ,00, segundo o disposto no 3º do art. 17 c/c a II do art. 23 da lei 8.666/93. Art. 17 3o da 8.666/93. Entende-se por investidura, para os fins desta lei: (Redação dada pela Lei nº 9.648, de 1998) I - a alienação aos proprietários de imóveis lindeiros de área remanescente ou resultante de obra pública, área esta que se tornar inaproveitável isoladamente, por preço nunca inferior ao da avaliação e desde que esse não ultrapasse a 50% (cinqüenta por cento) do valor constante da alínea "a" do inciso II do art. 23 desta lei; (Incluído pela Lei nº 9.648, de 1998) Art. 23 da 8.666/93. II (...) a) convite - até R$ ,00 (oitenta mil reais); (Redação dada pela Lei nº 9.648, de 1998) 2. Incorporação É a denominação usada para a formação do patrimônio da administração indireta. Quando a Administração cria uma entidade da administração direta, além do recurso financeiro, ele entrega patrimônio público sob a forma de alienação, ou seja, o bem deixa de pertencer ao ente criador e passa a compor o patrimônio da entidade criada. Como esse patrimônio continua pertencendo à administração pública, não é necessária a realização de processo licitatório.

4 3. Retrocessão Em linhas gerais, a retrocessão nada mais é do que a devolução de um bem expropriado ao seu antigo proprietário. O CC/02, no art. 519 trata da retrocessão no capitulo do direito de preempção. Se o antigo proprietário do imóvel expropriado tem direito de preferência, nessa situação não há que se falar em processo licitatório. Art. 519 do CC/02. Se a coisa expropriada para fins de necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, não tiver o destino para que se desapropriou, ou não for utilizada em obras ou serviços públicos, caberá ao expropriado direito de preferência, pelo preço atual da coisa. 4. Legitimação de posse A legitimação de posse faz um elo com imprescritibilidade do bem público. Ela não está isolada na lei 8.666/93 pertinente à figura da regularização fundiária (importante tema nos concursos federais, pois é uma das políticas do governo do PT). As alíneas do inciso I do art. 17 da lei 8.666/93 traz os casos em que não haverá o processo licitatório. Art. 17, I da 8.666/93: quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos: a) dação em pagamento; b) doação, permitida exclusivamente para outro órgão ou entidade da Administração Pública, de qualquer esfera de governo; (Vide Medida Provisória nº 335, de 2006) b) doação, permitida exclusivamente para outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo, ressalvado o disposto nas alíneas f e h; (Redação dada pela Lei nº , de 2007) b) doação, permitida exclusivamente para outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo, ressalvado o disposto nas alíneas f, h e i ; (Redação dada pela Medida Provisória nº 458, de 2009) b) doação, permitida exclusivamente para outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo, ressalvado o disposto nas alíneas f, h e i; (Redação dada pela Lei nº , de 2009) c) permuta, por outro imóvel que atenda aos requisitos constantes do inciso X do art. 24 desta Lei; d) investidura; e) venda a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo; (Incluída pela Lei nº 8.883, de 1994) f) alienação, concessão de direito real de uso, locação ou permissão de uso de bens imóveis construídos e destinados ou efetivamente utilizados no âmbito de programas habitacionais de interesse social, por órgãos ou entidades da administração pública especificamente criados para esse fim; (Incluída pela Lei nº 8.883, de 1994) (Vide Medida Provisória nº 292, de 2006) (Vide Medida Provisória nº 335, de 2006)

5 f) alienação gratuita ou onerosa, aforamento, concessão de direito real de uso, locação ou permissão de uso de bens imóveis residenciais construídos, destinados ou efetivamente utilizados no âmbito de programas habitacionais ou de regularização fundiária de interesse social desenvolvidos por órgãos ou entidades da administração pública; (Redação dada pela Lei nº , de 2007) Procedimento de legitimação de posse O governo Lula, em 2005, acrescenta a alínea g no inciso I do art. 17 da lei 8.666/93 que, por sua vez, cita o art. 29 da lei Dispõe sobre o Processo Discriminatório de Terras Devolutas da União, onde está a definição legal de legitimação de posse e seus requisitos. O término do processo de discriminação de terras devolutas se encerra com a legitimação de posse. Atenção! Segundo o prof., a usucapião de bens públicos nunca existiu no Brasil, portanto, não é correta a afirmação de que a usucapião foi extinta com a CRFB/88, ao contrário, a CRFB/88 trouxe essa matéria para o campo constitucional. A súmula 340 do STF traz essa matéria para o seio da CRFB. Sumula 340 do STF: DESDE A VIGÊNCIA DO CÓDIGO CIVIL (de 1916), OS BENS DOMINICAIS, COMO OS DEMAIS BENS PÚBLICOS, NÃO PODEM SER ADQUIRIDOS POR USUCAPIÃO. A CRFB/88 confirmou a inexistência da usucapião; a legitimação da posse não é uma expressão sinônimo da usucapião, pois o direito que o ocupante de terras públicas tem não é o de aquisição da propriedade, mas sim uma licença de ocupação por no mínimo mais 04 anos, o ocupante tem o direito ao domínio útil do bem. Ao termino desse prazo, o ocupante tem o direito de preferência para a aquisição do lote, com dispensa do processo licitatório e pagando pelo mesmo, o preço público político. (Art da lei 6.383/76 º). Art. 29 1º da lei 6.383/76 - A legitimação da posse de que trata o presente artigo consistirá no fornecimento de uma Licença de Ocupação, pelo prazo mínimo de mais 4 (quatro) anos, findo o qual o ocupante terá a preferência para aquisição do lote, pelo valor histórico da terra nua, satisfeitos os requisitos de morada permanente e cultura efetiva e comprovada a sua capacidade para desenvolver a área ocupada. Em resumo: a legitimação de posse tem dois momentos: (i) o primeiro momento é ato vinculado, pois o ocupante tem direito à licença de ocupação; (ii) o segundo momento da ocupação de posse, que a difere da usucapião, é discricionário, pois não há a obrigação legal de alienação do bem para o ocupante ao término do prazo de ocupação, mas, caso o ocupante continue no lote, o estado pode alienar o bem para ele, sob o pagamento de um preço subsidiado, com vistas a fazer justiça social.

6 g) procedimentos de legitimação de posse de que trata o art. 29 da Lei no 6.383, de 7 de dezembro de 1976, mediante iniciativa e deliberação dos órgãos da Administração Pública em cuja competência legal inclua-se tal atribuição; (Incluído pela Lei nº , de 2005) g) procedimentos de regularização fundiária de que trata o art. 29 da Lei no 6.383, de 7 de dezembro de 1976; (Redação dada pela Medida Provisória nº 458, de 2009) Art. 17, I, g da 8.666/93. Procedimentos de legitimação de posse de que trata o art. 29 da Lei no 6.383, de 7 de dezembro de 1976, mediante iniciativa e deliberação dos órgãos da Administração Pública em cuja competência legal inclua-se tal atribuição; (Incluído pela Lei nº , de 2005) Conceito legal de legitimação de posse Art. 29 da lei 6.383/76 - O ocupante de terras públicas, que as tenha tornado produtivas com o seu trabalho e o de sua família, fará jus à legitimação da posse de área contínua até 100 (cem) hectares, desde que preencha os seguintes requisitos: I - não seja proprietário de imóvel rural; II - comprove a morada permanente e cultura efetiva, pelo prazo mínimo de 1 (um) ano. h) alienação gratuita ou onerosa, aforamento, concessão de direito real de uso, locação ou permissão de uso de bens imóveis de uso comercial de âmbito local com área de até 250 m² (duzentos e cinqüenta metros quadrados) e inseridos no âmbito de programas de regularização fundiária de interesse social desenvolvidos por órgãos ou entidades da administração pública; (Incluído pela Lei nº , de 2007) i) alienação e concessão de direito real de uso, gratuita ou onerosa, de terras públicas rurais da União na Amazônia Legal onde incidam ocupações até o limite de quinze módulos fiscais ou mil e quinhentos hectares, para fins de regularização fundiária, atendidos os requisitos legais; (Incluído pela Medida Provisória nº 458, de 2009). Regularização fundiária A alínea i do inciso I do art. 17 da lei 8.666/93, que trata da regularização fundiária, foi criada no governo Lula em razão do assassinato da irmã Dorothy. Esse fato (lamentável) fez com que o Brasil fosse denunciado na comissão interamericana de direito humanos da OEA; que, por sua vez, fez várias recomendações a fim de que o Brasil não venha a ser denunciado na corte interamericana. Regra geral, todo programa de regularização fundiária tem cláusula resolúvel de lapso temporal, a fim de evitar que o beneficiário aliene a terra concedida assim que tomar a posse do bem. O lapso temporal, da cláusula resolúvel da regularização fundiária, em regar, é de 10 anos, por força do art. 189 da CRFB/88. A regularização fundiária é um caso de licitação dispensada, porque não há como fazer competição. A definição dos beneficiários se dá por meio de critérios sociais.

7 Art. 189 da CRFB. Os beneficiários da distribuição de imóveis rurais pela reforma agrária receberão títulos de domínio ou de concessão de uso, inegociáveis pelo prazo de dez anos. i) alienação e concessão de direito real de uso, gratuita ou onerosa, de terras públicas rurais da União na Amazônia Legal onde incidam ocupações até o limite de 15 (quinze) módulos fiscais ou 1.500ha (mil e quinhentos hectares), para fins de regularização fundiária, atendidos os requisitos legais; (Incluído pela Lei nº , de 2009) Imprescritibilidade do bem público Quer o imóvel publico urbano, quer o imóvel público rural nunca estiveram sujeitos à usucapião. A CRFB/88 constitucionalizou a matéria. Atenção! A CRFB/88 fala em bem público imóvel, logo é possível concluir que os bens púbicos móveis estarão sujeitos à usucapião. Obs.: os processualistas fazem um alerta, ignorando a súmula 340 do STF, equivocado e entendem que o bem público imóvel não está sujeito á usucapião especial, apenas. Mas o art. 102 do CC/02 resolve a questão e deixa claro que os bens públicos estão protegidos da usucapião de qualquer tipo. Ou seja, nenhum tipo de usucapião pode atingir qualquer tipo de bem público. Art. 102 do CC/02. Os bens públicos não estão sujeitos a usucapião. Política urbana Art. 183 da CRFB. Aquele que possuir como sua área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. (...) 3º Os imóveis públicos não serão adquiridos por usucapião. Política agrícola Art. 191 da CRFB. Aquele que, não sendo proprietário de imóvel rural ou urbano, possua como seu, por cinco anos ininterruptos, sem oposição, área de terra, em zona rural, não superior a cinqüenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua família, tendo nela sua moradia, adquirirlhe-á a propriedade. Parágrafo único. Os imóveis públicos não serão adquiridos por usucapião. Terras devolutas A natureza jurídica das terras devolutas é uma questão que demanda grandes controvérsias, para o direito civil as terras devolutas têm natureza de bem não público; para o direito administrativo, elas têm natureza de bem público.

8 A primeira parte do caput do art. 188 da CRFB/88 traz a expressão a destinação de terras públicas e devolutas (...) que dá azo à interpretação de que a CRFB/88 faz uma diferenciação entre terras públicas e terras devolutas, segundo o entendimento dos civilistas. Art. 188 da CRFB. A destinação de terras públicas e devolutas será compatibilizada com a política agrícola e com o plano nacional de reforma agrária. Para o professor, os civilistas, nesse sentido, estão interpretando a CRFB/88 em tiras e omitindo a interpretação sistemática que é a mais adequada, pois o art. 20 II da CRFB/88 diz que as terras devolutas são bens da União e o art. 26 IV da mesma CRFB diz que as terras devolutas não compreendidas entre as da União são dos Estados, logo, as terras devolutas são bens públicos. Ou seja, toda terra devoluta é pública, ou são da União, nos casos do inciso II do art. 20 da CRFB ou, nos demais casos, são dos Estados, segundo o disposto no inciso IV do art. 26 da mesma CRFB. Atenção! Os Municípios não foram contemplados na divisão de terras devolutas realizada pela CRFB/88. Não obstante, nada impede que os municípios tenham terras devolutas, que podem ser por doação, permuta e etc. Originalmente, as terras devolutas ou são da União, ou são dos Estados. Art. 20. São bens da União: (...) II - as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei; Art. 26. Incluem-se entre os bens dos Estados: IV - as terras devolutas não compreendidas entre as da União. Tese adequada para a defensoria Para os civilistas a terra só pode ser considerada devoluta depois de passar pelo processo discriminatório de terras devolutas, enquanto isso não ocorre, essas terras não necessariamente terras devolutas cabendo, sim, a usucapião. O professor explica que o processo discriminatório de terras devolutas não tem o condão de dizer se a terra é devoluta ou não. O processo discriminatório de terras devolutas tem o escopo de analisar a titularização do ocupante e reconhecer ou não a propriedade das terras. O objetivo desse procedimento é o de reconhecer a propriedade privada. Em síntese: o direito civil defende a tese de que a terra devoluta só será considerada bem público depois que passar pelo procedimento discriminatório de terras devolutas. Importante!

9 Existe usucapião NO bem público, que ocorre nos casos de conflito entre particulares PELO DOMÍNIO ÚTIL do bem público sem atingir o domínio direto do governo. Nessa situação não usucapião DO bem público, mas sim a usucapião NO bem público. O ocupante recebe um contrato de aforamento (enfiteuse) e o enfiteuta descuida da posse e outro ocupante assume-a pelo lapso temporal exigido no direito civil para a usucapião e requer a usucapião no DOMÍNIO do bem público. SÚMULA 17 DO TRF 5: É possível a aquisição do domínio útil de bens públicos em regime de aforamento, via usucapião, desde que a ação seja movida contra particular, até então enfiteuta, contra quem operar-se-á a prescrição aquisitiva, sem atingir o domínio direto da União. Tipos de bens públicos Diogo de Figueiredo Moreira Neto traça a diferenciação de bens públicos de uso comum para os de uso especial, a partir do seu destinatário, uma vez que ambos são afetos ao patrimônio público. Atenção! O pagamento não é critério para definição de bem público de uso comum ou de uso especial. Por exemplo, uma estrada com pedágio há o pagamento, mas não há uma identificação específica do seu usuário. Obs.: Há bens públicos que em parte são bens públicos de uso comum e em parte são bens púbicos de uso especial, por exemplo, um cemitério: para o morto é bem público de uso especial, para terceiros pode ser bem púbico de uso comum. Bens de uso comum do povo ou de Domínio Público São os bens que se destinam à utilização geral pela coletividade (como por exemplo, ruas e estradas). Bens de uso especial ou do Patrimônio Administrativo Indisponível São aqueles bens que se destinam à execução dos serviços administrativos e serviços públicos em geral (como por exemplo, um prédio onde esteja instalado um hospital público ou uma escola pública). Bem público de uso comum Bem público de uso especial Destinatário Indeterminado Determinado Exemplo Estradas Repartições públicas Bens dominicais ou do Patrimônio Disponível

10 São aqueles que, apesar de constituírem o patrimônio público, não possuem uma destinação pública determinada ou um fim administrativo específico (por exemplo, prédios públicos desativados). José dos Santos Carvalho Filho A Afetação de um bem público ocorre quando o bem está sendo utilizado para um fim público determinado, seja diretamente pelo Estado, seja pelo uso de particulares em geral. A afetação poderá se dar de modo explícito (mediante lei) ou de modo implícito (não determinado por lei). Os bens de uso comum e os bens de uso especial são bens afetados. A desafetação é a mudança da forma de destinação do bem, ou seja, se deixa de utilizar o bem para que se possa dar à ele outra finalidade. Esta é feita mediante autorização legislativa, através de lei específica. A desafetação possibilita à Administração pública a alienação do bem, através de licitação, nas modalidades de Concorrência ou Leilão. Os bens públicos se caracterizam pela sua Inalienabilidade (os bens públicos não podem ser alienados. Porém esta característica é relativa, pois nada impede a alienação de bens desafetados); Pela Imprescritibilidade (os bens públicos não são passíveis de prescrição usucapião); Pela Impenhorabilidade (os bens públicos não estão sujeitos a serem utilizados para satisfação do credor na hipótese de não cumprimento da obrigação por parte do Poder Público); Pela não oneração (os bens públicos não podem ser gravados com direito real de garantia em favor de terceiros). Estas características visam garantir o princípio da continuidade de prestação dos serviços públicos, pois estes atendem necessidades coletivas fundamentais.

Agora vamos analisar qual caminho que o Estado tem que percorrer para alienar um bem público, esse caminho está no art 17 da Lei 8666/93

Agora vamos analisar qual caminho que o Estado tem que percorrer para alienar um bem público, esse caminho está no art 17 da Lei 8666/93 Turma e Ano: Flex B Matéria / Aula: Administrativo aula 8 Monitora: Luiza Jungstedt Professor: Luíz Oliveira Castro Jungstedt Vamos dar sequência ao estudo dos bens públicos. Ficamos de analisar os requisitos

Leia mais

Aula 99 BENS PÚBLICOS: DESESTATIZAÇÃO. O art. 6.º, da Lei 9.491, dispõe sobre a forma para fazer a desestatização.

Aula 99 BENS PÚBLICOS: DESESTATIZAÇÃO. O art. 6.º, da Lei 9.491, dispõe sobre a forma para fazer a desestatização. Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Bens públicos: desestatização 99 Professor (a): Luiz O. Jungstedt Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 99 BENS PÚBLICOS: DESESTATIZAÇÃO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos Aquisição e alienação dos bens públicos Prof. Denis França Os bens públicos podem ser adquiridos por: Contratos de Direito Privado. Usucapião. Desapropriação (intervenção

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 13 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): José Alisson Sousa dos Santos Aula 13 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Em regra, o princípio

Leia mais

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 CARGOS: Nível E QUESTÃO: 11 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS De acordo com o art. 207, 1º e 2º, é facultado às universidades admitir professores, técnicos

Leia mais

Aula 16. Bens Públicos I. Prof. Wander Garcia

Aula 16. Bens Públicos I. Prof. Wander Garcia Aula 16 Bens Públicos I Prof. Wander Garcia 1. Conceito: são os bens pertencentes às pessoas jurídicas de direito público (art. 98 do CC) - Bens pertencentes aos entes políticos (União, Estados, DF e Municípios),

Leia mais

Bens Públicos. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito

Bens Públicos. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito Bens Públicos Conceito Classificação Atributos Requisitos para alienação dos bens públicos Afetação e desafetação Uso privativo de bens públicos por particulares mediante autorização, permissão e concessão

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Danilo Vieira Vilela

DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Danilo Vieira Vilela Direito Administrativo UNISO 1 DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Danilo Vieira Vilela Bens Públicos Bens públicos. Conceito. Classificação. Características. Uso dos bens públicos por particular. Bens públicos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos Aquisição e Alienação dos Bens Públicos Prof. Gladstone Felippo - A Administração Pública também adquire bens móveis e imóveis para consecução de seus fins. Tais aquisições

Leia mais

DIREITO AGRÁRIO LEGITIMAÇÃO DE POSSE

DIREITO AGRÁRIO LEGITIMAÇÃO DE POSSE DIREITO AGRÁRIO LEGITIMAÇÃO DE POSSE LEGITIMAÇÃO DE POSSE ORIGEM LEI DE TERRAS MUNDO JURÍDICO LEGALIZANDO SITUAÇÕES DE POSSE LEGITIMAÇÃO DE POSSES MANSAS E PACÍFICAS EM TERRAS CULTIVÁVEIS POSSEIRO, OCUPANTE

Leia mais

Prof. Vilmar A. Silva DIREITO AGRÁRIO. Posse agrária

Prof. Vilmar A. Silva DIREITO AGRÁRIO. Posse agrária 1 Prof. Vilmar A. Silva DIREITO AGRÁRIO Posse agrária Posse CIVIL A posse civil = caráter mais individual e estático, relacionado ao exercício de algum dos poderes inerentes ao domínio (art. 1.196 CC).

Leia mais

2. CLASSIFICAÇÃO DOS BENS PÚBLICOS I - E

2. CLASSIFICAÇÃO DOS BENS PÚBLICOS I - E 1. CONCEITO Para a Prof. MSZP são bens públicos especiais não só os bens das entidades de direito público, mas também os das entidades de direito privado prestadoras de serviço público, desde que afetados

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Previsão se encontra no art. 20 e no art. 26 todos da CF. Art. 20. São bens da União:

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Previsão se encontra no art. 20 e no art. 26 todos da CF. Art. 20. São bens da União: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. 1-) Bens Públicos: Previsão se encontra no art. 20 e no art. 26 todos da CF. Art. 20. São bens da União: I

Leia mais

Aula 5. Parcelamento do solo urbano, afastamento e alinhamento.

Aula 5. Parcelamento do solo urbano, afastamento e alinhamento. Página1 Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 05 Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Caroline Gama Aula 5 Parcelamento do solo urbano, afastamento e alinhamento. 1. Introdução

Leia mais

Associações Públicas. F. Públicas de direito privado Empresas Públicas Sociedade de Economia Mista

Associações Públicas. F. Públicas de direito privado Empresas Públicas Sociedade de Economia Mista 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Introdução - Administração Pública PONTO 2: Associações Públicas PONTO 3: Pessoas Jurídicas de Direito Público PONTO 4: As Pessoas Jurídicas de Direito Privado 1. Introdução

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Fundamento Constitucional, Objetivo e Finalidade Professor Leandro Roitman www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL, OBJETIVO E FINALIDADE

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 265251 No âmbito do direito administrativo, retrocessão é 1) direito atribuído ao proprietário de bem expropriado, em face da tredestinação do referido bem. 2) direito da entidade cedente de reaver

Leia mais

BENS PÚBLICOS MSC RICARDO LOZANO

BENS PÚBLICOS MSC RICARDO LOZANO BENS PÚBLICOS MSC RICARDO LOZANO BEM PÚBLICO Segundo Samuelson (1954), um bem público pode ser definido quando o consumo de cada indivíduo de um determinado bem não leva a subtração do consumo de qualquer

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Bens Públicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo BENS PÚBLICOS LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO BENS PÚBLICOS

DIREITO ADMINISTRATIVO BENS PÚBLICOS DIREITO ADMINISTRATIVO BENS PÚBLICOS Atualizado em 16/10/2015 BENS PÚBLICOS São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares,

Leia mais

Tema VII Os dispositivos Específicos Aplicáveis ao Desmembramento e à Regularização dos Imóveis da União. Francisco José Rezende dos Santos

Tema VII Os dispositivos Específicos Aplicáveis ao Desmembramento e à Regularização dos Imóveis da União. Francisco José Rezende dos Santos Tema VII Os dispositivos Específicos Aplicáveis ao Desmembramento e à Regularização dos Imóveis da União. Francisco José Rezende dos Santos Trabalho dividido em 3 partes Regularizaçao dos imóveis da União

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (DISPENSA E INEXIGIBILIDADE) Profª. Tatiana Marcello Contratação Direta A regra geral é de que a Administração Pública deve realizar licitação previamente à celebração

Leia mais

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcelino Fernandes Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino professormarcelino@hotmail.com BENS

Leia mais

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO MBA DIREITO IMOBILIÁRIO BENS PÚBLICOS Bens Públicos Código Civil Art. 98: São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares,

Leia mais

Código Civil: São apenas os bens pertencentes às Pessoas Jurídicas de Direito Público.

Código Civil: São apenas os bens pertencentes às Pessoas Jurídicas de Direito Público. BENS PÚBLICOS 1. VISÃO GERAL 1.1. CONCEITO DE BENS PÚBLICOS São todos os bens que pertencem à Pessoa Jurídica de Direito Público OU que, embora não pertencendo a tais entes, estejam afetados (destinados)

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Bens Públicos Profª. Tatiana Marcello CONCEITO Código Civil - Art. 98. São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Segunda Fase Prof. José Aras BENS PÚBLICOS 1. Generalidades: - Constitui os bens das pessoas de direito público; - Domínio Eminente é DIFERENTE de Bens Públicos; - Domínio Eminente

Leia mais

LEI MUNICIPAL N. 481, de 21 de novembro de 2018.

LEI MUNICIPAL N. 481, de 21 de novembro de 2018. LEI MUNICIPAL N. 481, de 21 de novembro de 2018. Dispõe sobre a regularização fundiária de imóveis localizados no Município de Caravelas, Bahia, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE CARAVELAS,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Contratação Direta Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÕES Lei 8.666/93 Prof. Cristiano de Souza Alienação de Bens 1) Bens Imóveis:

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA CRA CMA

AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA CRA CMA AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA CRA CMA Anaximandro Doudement Almeida Assessor Técnico Abril de 2009 Cenário Fundiário A Amazônia brasileira, responsável por mais de 90% da produção florestal de áreas naturais

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária e Do Sistema Financeiro Nacional Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional CAPÍTULO III

Leia mais

Dicas da Lei nº 8.666/93

Dicas da Lei nº 8.666/93 Dicas da Lei nº 8.666/93 Olá Concursando, Hoje vamos estudar algumas dicas sobre a lei nº 8.666/93, a lei de licitação e contratos públicos, tão antipatizada pelos concursandos, por ser considerada confusa,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos Prof. Denis França Classificação: Comum ou normal: independe de autorização estatal (como tomar banho de mas). Pode ser gratuito ou remunerado, de acordo com o CC/2002,

Leia mais

Alterações na Lei de 2009 promovidas pela MP Nº 759/2016 e pelo Projeto de Lei de Conversão Nº 12/2017. junho de 2017

Alterações na Lei de 2009 promovidas pela MP Nº 759/2016 e pelo Projeto de Lei de Conversão Nº 12/2017. junho de 2017 Alterações na Lei 11.952 de 2009 promovidas pela MP Nº 759/2016 e pelo Projeto de Lei de Conversão Nº 12/2017 junho de 2017 Pontos abordados 1. Conceitos; 2. Requisitos; 3. Preço de alienação; 4. Cláusulas

Leia mais

Regularização Fundiária

Regularização Fundiária Regularização Fundiária Aspectos Legais Beatriz Kauduinski Cardoso 3º. Seminário Estadual de Habitaçao Florianópolis, 29 outubro 2013 QUAL É A VERDADE? Querem, de todas as formas, impedir a construção

Leia mais

Ratificação de Títulos Incidentes em Faixa de Fronteira Agosto de 2014

Ratificação de Títulos Incidentes em Faixa de Fronteira Agosto de 2014 Ratificação de Títulos Incidentes em Faixa de Fronteira Agosto de 2014 Índice 1 Aspectos Históricos e Constitucionais 2 Faixa de Fronteira x Faixa de Segurança Nacional 3 Ratificação de Títulos incidentes

Leia mais

BENS PÚBLICOS. Roteiro de aula Direito Administrativo II DES0312 Diurno

BENS PÚBLICOS. Roteiro de aula Direito Administrativo II DES0312 Diurno BENS PÚBLICOS Roteiro de aula Direito Administrativo II DES0312 Diurno Introdução: noção e histórico Sumário Classificação Afetação e desafetação A moldura constitucional Características frequentes Uso

Leia mais

Direito Administrativo. Serviços Públicos. Professor Leandro Velloso

Direito Administrativo. Serviços Públicos. Professor Leandro Velloso Direito Administrativo Professor Leandro Velloso www.leandrovelloso.com.br www.colecaooab.com.br leovelloso@hotmail.com Conceituação Serviços Públicos Prestação estatal direta ou indireta dirigida à coletividade

Leia mais

BENS PÚBLICOS CONCEITO DE BEM PÚBLICO

BENS PÚBLICOS CONCEITO DE BEM PÚBLICO BENS PÚBLICOS CONCEITO DE BEM PÚBLICO - São todos os bens pertencentes às pessoas jurídicas de direito público, isto é, Administração direta, autarquias e fundações públicas de direito público, bem como

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Em relação aos tipos de licitação, a lei n. 8987/1995, art. 15 apresenta os demais: Art. 15. No julgamento da licitação será considerado um dos seguintes critérios:

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 54 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 Texto compilado Mensagem de veto Vide Medida Provisória nº 544, de 2011 Regulamenta

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 57 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 Texto compilado Mensagem de veto Vide Medida Provisória nº 544, de 2011 Regulamenta

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 Texto compilado Mensagem de veto Vide Medida Provisória nº 544, de 2011 Regulamenta o art. 37,

Leia mais

Licitação dispensável e dispensa de licitação

Licitação dispensável e dispensa de licitação Licitação dispensável e dispensa de licitação I INTRODUÇÃO. O presente artigo trata da análise da dispensa de licitação e da licitação dispensável, a fim de confirmar se há diferença ou não nos institutos

Leia mais

PARECER CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS

PARECER CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS PARECER 06-2015 CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS Assunto: Doação de imóvel público a entidade sindical Ementa: DIREITO CONSTITUCIONAL, CIVIL E ADMINISTRATIVO.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 Texto compilado Mensagem de veto Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui

Leia mais

Aula nº. 26. PRA. Concessão Florestal

Aula nº. 26. PRA. Concessão Florestal Página1 Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 26 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Éllen Borges Lefundes Aula nº. 26 PRA. Concessão Florestal Nesta aula daremos inicio ao estudo da concessão

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 2/4 Ato Administrativo, Responsabilidade Civil do Estado E Bens Públicos 2 ATO ADMINISTRATIVO 3 Requisitos( Art. 2º da Lei 4.717/65): Elementos constitutivos do Ato Administrativo.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Página 1 de 56 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 Texto compilado Mensagem de veto (Vide Decreto nº 99.658, de 1990) (Vide Decreto

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos Conceito, Classificação, Afetação e Desafetação Parte 2 Prof. Gladstone Felippo dos bens públicos Conceito, Classificação, Afetação e Desafetação A) Quanto a titularidade:

Leia mais

Marcos do Direito à Moradia

Marcos do Direito à Moradia Marcos do Direito à Moradia PLANO INTERNACIONAL Declaração Universal Universal dos Direitos Humanos (art. 25) Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos (art. 17) Pacto Internacional de Direitos

Leia mais

Hoje vamos finalizar o estudo do servidor público e dar inicio ao estudo dos bens públicos.

Hoje vamos finalizar o estudo do servidor público e dar inicio ao estudo dos bens públicos. Turma e Ano: Flex B Matéria / Aula: Administrativo aula 7 Monitora: Luiza Jungstedt Professor: Luíz Oliveira Castro Jungstedt Hoje vamos finalizar o estudo do servidor público e dar inicio ao estudo dos

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Página 1 de 53 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 Texto compilado Mensagem de veto Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 263717 Considere as afirmações abaixo, referentes aos princípios que fundamentam a administração pública. I- O princípio da razoabilidade, que impõe que o administrador ao atuar em sua zona de

Leia mais

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcelino Fernandes Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino professormarcelino@hotmail.com BENS

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO

PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO Disciplina - Função Socioambiental da Propriedade Pública e Privada - 2016 Professor: Doutor Wallace Paiva Martins Júnior Seminário 25/08/2016 Usucapião individual

Leia mais

Direito Administrativo: Bens Públicos

Direito Administrativo: Bens Públicos Direito Administrativo: Bens Públicos Material Didático destinado à sistematização do conteúdo da disciplina Bases Procedimentais da Administração Pública Publicação no Semestre 2015.1 Autor: Alberico

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Usucapião: Previsão está no art. 6º da CF. Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Página 1 de 51 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 Texto compilado Mensagem de veto Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO AGENTES PÚBLICOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO AGENTES PÚBLICOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Previsão; Elementos; Excludentes; Direito de regresso; AGENTES PÚBLICOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO Espécie; Regime jurídico; Direitos; Deveres; Responsabilidades; Teto remuneratório;

Leia mais

Registro de imóveis na MP 759: regularização fundiária, direito de laje e legitimação de posse

Registro de imóveis na MP 759: regularização fundiária, direito de laje e legitimação de posse Registro de imóveis na MP 759: regularização fundiária, direito de laje e legitimação de posse Alexandre Junqueira Gomide alexandre@junqueiragomide.com.br www.civileimobiliario.com.br MP 759/2016 Relevância

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 20/02/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 20/02/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 20/02/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 30 TRIBUTOS EM ESPÉCIE IMPOSTOS Os impostos diferem de outras

Leia mais

Sumário. Introdução... 13

Sumário. Introdução... 13 Sumário Introdução... 13 Capítulo 1 Teoria Geral do Direito Agrário... 17 1.1 Aspectos históricos do direito agrário no Brasil... 17 1.1.1 Regime Sesmarial (1500 a 17/07/1822)... 18 1.1.2 Período Extra

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 - Teoria Geral do Direito Agrário... 17

SUMÁRIO. Capítulo 1 - Teoria Geral do Direito Agrário... 17 SUMÁRIO Introdução... 13 Capítulo 1 - Teoria Geral do Direito Agrário... 17 1. Aspectos históricos do direito agrário no Brasil... 17 1.1. Regime Sesmarial (1500 a 17/07/1822)... 18 1.2. Período Extralegal

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N 26/2009 Cria a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro CDURP e dá outras providências. Autor : Poder Executivo A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE

Leia mais

Capítulo 1 Teoria Geral do Direito Agrário...

Capítulo 1 Teoria Geral do Direito Agrário... SUMÁRIO... 1. Aspectos históricos do direito agrário no Brasil... 1.1. Regime Sesmarial (1500 a 17/07/1822)... 1.2 Período Extralegal ou das posses (de 17/07/1822 a 18/09/1850)... 1.3. Período de institucionalização

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 401, DE 2013

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 401, DE 2013 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 401, DE 2013 Acrescenta o inciso V ao art. 40 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Fundação Pública e Agência Executiva / Aula 09 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Fundação Pública e Agência Executiva / Aula 09 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Fundação Pública e Agência Executiva / Aula 09 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 09 Dando prosseguimento ao tema fundação pública,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Contratação Direta Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONTRATAÇÃO DIRETA DISPENSA E INEXIGIBILIDADE LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE

Leia mais

Direitos fundamentais propriedade. João Miguel da Luz Rivero Fundamento constitucional

Direitos fundamentais propriedade. João Miguel da Luz Rivero Fundamento constitucional Direitos fundamentais propriedade João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com Fundamento constitucional O regime jurídico da propriedade tem seu fundamento na Constituição. Esta garante o direito de

Leia mais

Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural

Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural A Lei nº 13.465/17 e suas PerverCidades Rosane Tierno - São Paulo - 10/10/17 PerverCidade 0 Cidade Mercado x Cidade Direito Cidade propriedade

Leia mais

Aula 44 LICITAÇÃO. Conclusão: o que está fora do Capítulo VI é norma geral.

Aula 44 LICITAÇÃO. Conclusão: o que está fora do Capítulo VI é norma geral. Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo. Aula: Licitação: obrigação de licitar e objeto. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 44 LICITAÇÃO Lei da PPP Lei nº 11079/2004.

Leia mais

LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS O PRESIDENTE DA REPÚBLICA LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras

Leia mais

Gustavo Santanna Regular Verbo Jurídico BENS PÚBLICOS

Gustavo Santanna Regular Verbo Jurídico BENS PÚBLICOS BENS PÚBLICOS Introdução O conceito legal de bem público art. 98 do Código Civil: são bens públicos do domínio nacional, pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br As entidades paraestatais Trata-se de uma breve exposição sobre o tema entidades paraestatais seu conceito, objeto, sua competência, suas relações com a Administração Pública Direta,

Leia mais

DIREITO CIVIL V. Prof. Claire Ines Gai Matielo

DIREITO CIVIL V. Prof. Claire Ines Gai Matielo DIREITO CIVIL V DA PROPRIEDADE 1. Direitos do proprietário: art. 1228 2. Aquisição da propriedade se dá de forma originária ou derivada Originária usucapião Derivada transferência - imóvel / entrega da

Leia mais

Direito Civil. Bens Públicos. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Bens Públicos. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Bens Públicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço

Leia mais

LEI N. 1343/1976. Dispõe sobre a alienação de bens imóveis do Município, estabelece reintegração de áreas, concede isenção e dá outras providências.

LEI N. 1343/1976. Dispõe sobre a alienação de bens imóveis do Município, estabelece reintegração de áreas, concede isenção e dá outras providências. LEI N. 1343/1976 Dispõe sobre a alienação de bens imóveis do Município, estabelece reintegração de áreas, concede isenção e dá outras providências.- BEL. RUI ORTIZ Prefeito Municipal de Soledade, Estado

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA RURAL. Bruno José Ber: Filho

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA RURAL. Bruno José Ber: Filho REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA RURAL Bruno José Ber: Filho Origem do Problema Fundiário 1500: Lizeiras 1530: Capitanias hereditárias (usufruto) 1530: Sesmarias 1698: Confirmação das sesmarias 1704: Demarcação

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Tipos de PPP / Aula 22 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 22

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Tipos de PPP / Aula 22 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 22 Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Tipos de PPP / Aula 22 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 22 Nesta aula vamos trabalhar em separada a PPP concessão patrocinada e

Leia mais

Aula 01. Apresentação do Professor:

Aula 01. Apresentação do Professor: Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Apresentação da Disciplina e Introdução ao Estado Gerencial Brasileiro - Aula 01 Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Kelly Silva Aula 01 Apresentação

Leia mais

quarta-feira, 31 de março de 2010 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 120 (60)

quarta-feira, 31 de março de 2010 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 120 (60) quarta-feira, 31 de março de 2010 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 120 (60) DECRETO Nº 55.662, DE 30 DE MARÇO DE 2010 Cria o Parque Estadual de Itaberaba, o Parque Estadual de Itapetinga,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Propriedade Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Observe os detalhes da desapropriação prevista no art. 185 da CF/88: a. A indenização, neste caso, será

Leia mais

Aula nº 05 (Ordem Social, Econômica e Financeira)

Aula nº 05 (Ordem Social, Econômica e Financeira) Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Ordem Social, Econômica e Financeira Aula 05 Professor(a): Luís Alberto Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 05 (Ordem Social,

Leia mais

Conteúdo: Propriedade: Conceito, Características, Formas de Aquisição. Usucapião.

Conteúdo: Propriedade: Conceito, Características, Formas de Aquisição. Usucapião. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Reais) / Aula 18 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Propriedade: Conceito, Características, Formas de Aquisição. Usucapião. Obs: Imissão na

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos Prof. Gladstone Felippo 1. Terras Devolutas - Em sentido jurídico, terras devolutas são aquelas que não se acham aplicadas a algum uso público nem se encontram no domínio

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999.

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999. SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999. Estabelece orientação aos órgãos setoriais e seccionais do Sistema de Pessoal Civil da Administração

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÃO 1 - Quanto aos princípios constitucionais da Administração Pública, assinale a alternativa correta. A. O princípio da supremacia

Leia mais

CEM. Magistratura Estadual 10ª fase. Direito Administrativo

CEM. Magistratura Estadual 10ª fase. Direito Administrativo CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Magistratura Estadual 10ª fase Período 2006-2016 1) VUNESP Juiz Estadual TJ/SP - 2006 O direito real de uso, concedido pela Administração Pública, a) corresponde a ato

Leia mais

Capítulo 1 Direito Administrativo e Administração Pública...1

Capítulo 1 Direito Administrativo e Administração Pública...1 S u m á r i o Capítulo 1 Direito Administrativo e Administração Pública...1 1.1. Introdução e Conceito de Direito Administrativo... 1 1.2. Taxinomia do Direito Administrativo... 2 1.3. Fontes do Direito

Leia mais

Princípios Constitucionais

Princípios Constitucionais DIREITO AGRÁRIO Princípios Constitucionais Prof. Vilmar A. Silva Princípio da desapropriação para reforma agrária. DA DESAPROPRIAÇÃO PARA FINS Art. 184 DE REFORMA AGRÁRIA Compete à União desapropriar por

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Reserva Legal Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Reserva Legal Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Código Florestal Lei nº 12.651/12 Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita Após o CADASTRO AMBIENTAL RURAL ser implantado, a supressão de novas áreas de floresta ou outras formas de vegetação nativa

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO PROF. GUSTAVO SANTANNA. PONTO 1: CONTRATOS (FINAL) PONTO 2: a) BENS PÚBLICOS PONTO 3: b) INTERVENÇÃO DO ESTADO

DIREITO ADMINISTRATIVO PROF. GUSTAVO SANTANNA. PONTO 1: CONTRATOS (FINAL) PONTO 2: a) BENS PÚBLICOS PONTO 3: b) INTERVENÇÃO DO ESTADO 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: CONTRATOS (FINAL) PONTO 2: a) BENS PÚBLICOS PONTO 3: b) INTERVENÇÃO DO ESTADO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CLÁUSULAS EXORBITANTES (CONTINUAÇÃO)... ALTERAÇÕES REFLEXOS DESSAS

Leia mais

DIREITO CIVIL A função social da propriedade e limitações ao exercício do direito de propriedade

DIREITO CIVIL A função social da propriedade e limitações ao exercício do direito de propriedade A função social da propriedade e limitações ao exercício do direito de propriedade Art. 1.228. O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem

Leia mais

Princípios Gerais da Atividade Econômica

Princípios Gerais da Atividade Econômica Princípios Gerais da Atividade Econômica Fundamentos Valorização do trabalho Livre Iniciativa Finalidade Existência digna de acordo com a justiça social Princípios Soberania nacional Propriedade privada,

Leia mais

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade

Leia mais

MP 458/09. Regularização Fundiária na Amazônia Legal. Ministério do Desenvolvimento Agrário

MP 458/09. Regularização Fundiária na Amazônia Legal. Ministério do Desenvolvimento Agrário MP 458/09 Regularização Fundiária na Amazônia Legal Ministério do Desenvolvimento Agrário Antecedentes e Contextualização Ações de regularização na região paralisadas na década de 80 Plano de Prevenção

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL / 1988 LEI N 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993

CONSTITUIÇÃO FEDERAL / 1988 LEI N 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 CONSTITUIÇÃO FEDERAL / 1988 CAPÍTULO VII DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEÇÃO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 37 - A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais