DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes"

Transcrição

1 DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcelino Fernandes

2 Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino

3 BENS PÚBLICOS

4 Na Constituição Federal Art. 20 São Bens da União: I (...) Art. 26 Incluem-se entre os bens dos Estados: I(...) (recepciona o Decreto-lei 9.760/46)

5 Conceito doutrinário É o conjunto de coisas corpóreas e incorpóreas, móveis, imóveis e semoventes de que o Estado se vale para poder atingir as suas finalidades.

6 Bens Públicos Definição: Código Civil Art. 98: São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem.

7 C.C. :Art. 41. São pessoas jurídicas de direito público interno: I - a União; II - os Estados, o Distrito Federal e os Territórios; III - os Municípios; IV - as autarquias, inclusive as associações públicas; (Redação dada pela Lei nº , de 2005) V - as demais entidades de caráter público criadas por lei.

8 CLASSIFICAÇÃO 1. Quanto à titularidade; 2. Quanto à disponibilidade; 3. Quanto à destinação.

9 Quanto à titularidade 1. Federais; 2. Estaduais; 3. Distritais; 4. Municipais; Obs.: Quando pertencerem as autarquias e fundações de direito público os bens pertencerão em última instância aos entes aos quais elas se relacionam.

10 Quanto à disponibilidade 1. Bens indisponíveis; 2. Bens patrimoniais indisponíveis; 3. Bens patrimoniais disponíveis.

11 Quanto à destinação Art. 99 do C.Cv. 1. Bens de uso comum do povo; 2. Bens de uso especial; 3. Bens dominicais.

12 Bens de uso comum do povo São aqueles destinados à utilização geral pelos indivíduos, que podem ser utilizados por todos em igualdade de condições, independentemente de consentimento individualizado por parte do Poder Público. Ex.: ruas, praças, mares, etc.

13 Bens de uso especial São todos aqueles que visam à execução dos serviços administrativos e dos serviços públicos em geral. São todos aqueles utilizados pela Administração pública para prestação dos serviços públicos. Ex.: hospitais, museus, escolas, cemitérios e mercados, etc., todos públicos.

14 Bens dominicais São os que constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público, como objeto de direito pessoal ou real de cada uma dessas entidades. São aqueles que por não terem uma destinação definida podem ser utilizados para fazer renda. (terras devolutas e terrenos de marinha)

15 Peculiaridades dos bens públicos. 1. Inalienabilidade 2. Impenhorabilidade 3. Imprescritibilidade 4. Não-onerosidade 5. Imunidade tributária 6. Intangibilidade

16 Aquisição de bens para o patrimônio público: a) doação; b) compra; c) desapropriação; d) Expropriação (confisco) art. 91, I do CP e art. 243 da CF/88; e) permuta; f) dação em pagamento; g) direito hereditário; e h) usucapião.

17 GESTÃO DOS BENS PÚBLICOS Utilização especial de bens públicos por particulares todos podem eventualmente ser utilizados de forma especial por particulares, mediante : 1. Autorização de uso 2. Permissão de uso 3. Concessão de uso 4. Concessão de direito real de uso 5. Cessão de uso.

18 autorização de uso serve para auxiliar interesses particulares em eventos ocasionais ou temporários (ex.: uso de uma rua para uma quermesse). É ato unilateral, discricionário, de título precário, podendo ser revogado a qualquer tempo; Independe de licitação e de lei autorizadora; Pode ser em caráter gratuito ou oneroso; Por tempo determinado ou indeterminado.

19 permissão de uso é semelhante à autorização, mas é dada no interesse público, tem grau menor de precariedade, depende, em regra, de licitação e cria para o permissionário um dever de utilização, sob pena de revogação (ex.: permissão de instalação de uma banca de jornal na via pública).

20 concessão de uso é contrato entre a Administração e um particular, tendo por objeto uma utilidade pública de certa permanência (ex.: instalação de restaurante num zoológico municipal). Exige, em regra, autorização legislativa e licitação.

21 concessão de direito real de uso aplica-se apenas a bens dominicais. É instituto de direito privado, de natureza contratual. Consiste na aquisição, pelo particular, de direito resolúvel do uso de um terreno público, de modo gratuito ou remunerado, para fins de interesse social de certo vulto, como urbanização ou cultivo. Exige autorização legislativa e licitação. (Vide Estatuto da Cidade: L /01, Art. 21)

22 Cessão de uso: é a transferência gratuita da posse de um bem público de uma entidade ou órgão para outro, a fim de que o cessionário o utilize nas condições estabelecidas no respectivo termo, por tempo certo ou determinado. Ex: É o uso de um andar da Secretaria da Segurança Pública pela Secretaria da Saúde, enquanto esta reforma seu prédio.

23 Exemplos de bens públicos a) Terras devolutas; b) Mar territorial; c) Terras tradicionalmente ocupadas por índios; d) Plataforma continental; e) Terrenos de marinha; f) Terrenos marginais ou reservados; g) Lagos, rios e correntes de água; h) Álveos ou leitos abandonados; i) Faixa de fronteira; j) Minas, jazidas e potenciais de energia hidráulica; k) Ilhas (vide EC 46/05); l) Fauna silvestre (Lei n 5.197/67 art. 1º ).

24 ESTATUTO DA CIDADE LEI Nº DE 10 DE JULHO 2001

25 Após 16 anos da Lei e pouca coisa mudou

26 Por que pouca coisa mudou? Possíveis respostas: Porque os pontos de vistas da cidades são diferentes entre cidadãos e políticos; Os munícipes são diferentes (comerciantes, investidores, moradores, trabalhadores, industriais; Investimentos que visam apenas lucros e não melhoria para a população; Interesses em dificultar mudanças; Etc.

27 QUANDO A LEI ENTROU EM VIGOR: 1. Muita euforia pelos políticos; 2. Expectativa e curiosidade pelos técnicos (arquitetos, engenheiros, urbanistas); 3. Desconfiança pelos cidadãos e investidores

28 REFORMA URBANA Princípios : 1. Combate ao déficit habitacional brasileiro; 2. Acesso a terra urbana; 3. Preço da terra controle estatal.

29 Censo 2010 revela que política habitacional tem que ir além do simples fomento à construção civil

30 Como resolver os contrastes sociais?

31 DÉFICIT DE MORADIA NO BRASIL IBEGE: 2010

32 POLÍTICA URBANA NA CF/88 Art A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem- estar de seus habitantes. 1º - O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana. 2º - A propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor. 3º - As desapropriações de imóveis urbanos serão feitas com prévia e justa indenização em dinheiro.

33 POLÍTICA URBANA NA CF/88 4º - É facultado ao Poder Público municipal, mediante lei específica para área incluída no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de: I - parcelamento ou edificação compulsórios; II - imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo; III - desapropriação com pagamento mediante títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de até dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais.

34 POLÍTICA URBANA NA CF/88 Art Aquele que possuir como sua área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. 1º - O título de domínio e a concessão de uso serão conferidos ao homem ou à mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil. 2º - Esse direito não será reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez. 3º - Os imóveis públicos não serão adquiridos por usucapião.

35 ESTATUDO DA CIDADE 1. DIRETRIZES GERAIS 2. INSTRUMENTOS DE POLÍTICAS 3. URBANAS 4. PLANO DIRETOR 5. GESTÃO DEMOCRÁTICA DA CIDADE 6. DISPOSIÇÕES GERAIS

36 PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE POLÍTICAS: Planejamento municipal, em especial: a) plano diretor; b) disciplina do parcelamento, do uso e da ocupação do solo; c) zoneamento ambiental; d) plano plurianual; e) diretrizes orçamentárias e orçamento anual; f) gestão orçamentária participativa; g) planos, programas e projetos setoriais; h) planos de desenvolvimento econômico e social;

37 PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE POLÍTICAS: Institutos tributários e financeiros: a) imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana - IPTU; b) contribuição de melhoria; c) incentivos e benefícios fiscais e financeiros;

38 PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE POLÍTICAS: institutos jurídicos e políticos: a) desapropriação; b) servidão administrativa; c) limitações administrativas; d) tombamento de imóveis ou de mobiliário urbano; e) instituição de unidades de conservação; f) instituição de zonas especiais de interesse social; g) concessão de direito real de uso; h) concessão de uso especial para fins de moradia; i) parcelamento, edificação ou utilização compulsórios; j) usucapião especial de imóvel urbano;

39 PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE POLÍTICAS:

40 PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE POLÍTICAS: institutos jurídicos e políticos: l) direito de superfície; m) direito de preempção; n) outorga onerosa do direito de construir e de alteração de uso; o) transferência do direito de construir; p) operações urbanas consorciadas; q) regularização fundiária; r) assistência técnica e jurídica gratuita para as comunidades e grupos sociais menos favorecidos; s) referendo popular e plebiscito; t) demarcação urbanística para fins de regularização fundiária; u) legitimação de posse. ( t) demarcação urbanística para fins de regularização fundiária; u) legitimação de posse.

41 PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE POLÍTICAS: Estudo prévio de impacto ambiental (EIA) e estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV). O EIV será executado de forma a contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto à qualidade de vida da população residente na área e suas proximidades, incluindo a análise, no mínimo, das seguintes questões:

42 PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE POLÍTICAS: I adensamento populacional; II equipamentos urbanos e comunitários; III uso e ocupação do solo; IV valorização imobiliária; V geração de tráfego e demanda por transporte público; VI ventilação e iluminação; VII paisagem urbana e patrimônio natural e cultural. OBS.: A elaboração do EIV não substitui a elaboração e a aprovação de estudo prévio de impacto ambiental (EIA), requeridas nos termos da legislação ambiental.

43 ESTATUDO DA CIDADE PLANO DIRETOR: A propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor, assegurando o atendimento das necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, à justiça social e ao desenvolvimento das atividades econômicas. O plano diretor, aprovado por lei municipal, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana. A lei que instituir o plano diretor deverá ser revista, pelo menos, a cada dez anos

44 ESTATUDO DA CIDADE PLANO DIRETOR: No processo de elaboração do plano diretor e na fiscalização de sua implementação, os Poderes Legislativo e Executivo municipais garantirão: I a promoção de audiências públicas e debates com a participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade; II a publicidade quanto aos documentos e informações produzidos; III o acesso de qualquer interessado aos documentos e informações produzidos.

45 ESTATUDO DA CIDADE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA CIDADE: Para garantir a gestão democrática da cidade, deverão ser utilizados, entre outros, os seguintes instrumentos: I órgãos colegiados de política urbana, nos níveis nacional, estadual e municipal; II debates, audiências e consultas públicas; III conferências sobre assuntos de interesse urbano, nos níveis nacional, estadual e municipal; IV iniciativa popular de projeto de lei e de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano.

46 ESTATUDO DA CIDADE DISPOSIÇÕES GERAIS: O Poder Público municipal poderá facultar ao proprietário de área atingida pela obrigação de parcelamento, edificação ou utilização compulsórios, a requerimento deste, o estabelecimento de consórcio imobiliário como forma de viabilização financeira do aproveitamento do imóvel.

47 ESTATUDO DA CIDADE DISPOSIÇÕES GERAIS: Considera-se consórcio imobiliário a forma de viabilização de planos de urbanização ou edificação por meio da qual o proprietário transfere ao Poder Público municipal seu imóvel e, após a realização das obras, recebe, como pagamento, unidades imobiliárias devidamente urbanizadas ou edificadas.

48 ESTATUDO DA CIDADE DISPOSIÇÕES GERAIS: Considera-se consórcio imobiliário a forma de viabilização de planos de urbanização ou edificação por meio da qual o proprietário transfere ao Poder Público municipal seu imóvel e, após a realização das obras, recebe, como pagamento, unidades imobiliárias devidamente urbanizadas ou edificadas. OBS.: O valor das unidades imobiliárias a serem entregues ao proprietário será correspondente ao valor do imóvel antes da execução das obras.

49

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcelino Fernandes Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino professormarcelino@hotmail.com BENS

Leia mais

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO MBA DIREITO IMOBILIÁRIO BENS PÚBLICOS Bens Públicos Código Civil Art. 98: São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Previsão se encontra no art. 20 e no art. 26 todos da CF. Art. 20. São bens da União:

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Previsão se encontra no art. 20 e no art. 26 todos da CF. Art. 20. São bens da União: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. 1-) Bens Públicos: Previsão se encontra no art. 20 e no art. 26 todos da CF. Art. 20. São bens da União: I

Leia mais

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcelino Fernandes Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino professormarcelino@hotmail.com ESTATUTO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. 1-) Estatuto da Cidade: É a lei 10.257/ 2010. a) Previsão constitucional da política urbana: Previsão no art.

Leia mais

CF/88. Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

CF/88. Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. CF/88 Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. 1º - São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam

Leia mais

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcelino Fernandes Instagram: @coronel_marcelino Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Facebook.com/profmarcelino E-mail: professormarcelino@hotmail.com Tema Intervenção do Estado

Leia mais

DIREITO IMOBILIÁRIO. Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Facebook.com/profmarcelino

DIREITO IMOBILIÁRIO. Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Facebook.com/profmarcelino DIREITO IMOBILIÁRIO Instagram: @coronel_marcelino Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Facebook.com/profmarcelino Tema Intervenção do Estado na propriedade 2 Intervenção do Estado na propriedade: 1. Desapropriação

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 2/4 Ato Administrativo, Responsabilidade Civil do Estado E Bens Públicos 2 ATO ADMINISTRATIVO 3 Requisitos( Art. 2º da Lei 4.717/65): Elementos constitutivos do Ato Administrativo.

Leia mais

Centro Universitário de Votuporanga UNIVEF Gestão Ambiental e Ecocidadania Módulo: Planejamento Urbano Ambiental

Centro Universitário de Votuporanga UNIVEF Gestão Ambiental e Ecocidadania Módulo: Planejamento Urbano Ambiental Centro Universitário de Votuporanga UNIVEF Gestão Ambiental e Ecocidadania Módulo: Planejamento Urbano Ambiental Profa. Dra. Delcimar Marques Teodózio Estatuto da Cidade e a flexibilidade normativa para

Leia mais

MBA EM DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO TURMA 8

MBA EM DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO TURMA 8 2011 MBA EM DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO TURMA 8 Prof. Dr. Emílio Haddad Para que serve o governo: fundamentos da regulação do mercado imobiliário Roteiro da apresentação Parte I Falhas de mercado Parte

Leia mais

Aula nº 05 (Ordem Social, Econômica e Financeira)

Aula nº 05 (Ordem Social, Econômica e Financeira) Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Ordem Social, Econômica e Financeira Aula 05 Professor(a): Luís Alberto Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 05 (Ordem Social,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Propriedade Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Observe os detalhes da desapropriação prevista no art. 185 da CF/88: a. A indenização, neste caso, será

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO disciplina: Função socioambiental da propriedade pública e privada docente: Wallace Paiva Martins Junior discente: Renata Sioufi Fagundes dos Santos 2016 TUTELA DO MEIO

Leia mais

Princípios Gerais da Atividade Econômica

Princípios Gerais da Atividade Econômica Princípios Gerais da Atividade Econômica Fundamentos Valorização do trabalho Livre Iniciativa Finalidade Existência digna de acordo com a justiça social Princípios Soberania nacional Propriedade privada,

Leia mais

LEI /01 E NBR /98

LEI /01 E NBR /98 LEI 10.257/01 E NBR 14.166/98 Legislação ///////////////////////////////////////////// ///////////////////////////////////////////// Charles Fernando da Silva Cynthia Roberti Lima Everton Bortolini Natália

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito de propriedade Prof. Alexandre Demidoff Previsão Constitucional: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Danilo Vieira Vilela

DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Danilo Vieira Vilela Direito Administrativo UNISO 1 DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Danilo Vieira Vilela Bens Públicos Bens públicos. Conceito. Classificação. Características. Uso dos bens públicos por particular. Bens públicos

Leia mais

LEI Nº , DE 10 DE JULHO DE O Presidente da República, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº , DE 10 DE JULHO DE O Presidente da República, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 10.257, DE 10 DE JULHO DE 2001 Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. O Presidente da República, faço saber

Leia mais

ESTATUTO DA CIDADE CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL/88 CAPÍTULO II DA POLÍTICA URBANA

ESTATUTO DA CIDADE CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL/88 CAPÍTULO II DA POLÍTICA URBANA ESTATUTO DA CIDADE CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL/88 CAPÍTULO II DA POLÍTICA URBANA Art. 182 - A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL/88 CAPÍTULO II DA POLÍTICA URBANA

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL/88 CAPÍTULO II DA POLÍTICA URBANA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL/88 CAPÍTULO II DA POLÍTICA URBANA Art. 182 - A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas

Leia mais

Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural

Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural A Lei nº 13.465/17 e suas PerverCidades Rosane Tierno - São Paulo - 10/10/17 PerverCidade 0 Cidade Mercado x Cidade Direito Cidade propriedade

Leia mais

Aula 11. Vamos iniciar com a leitura do artigo 32 do Estatuto da Cidade:

Aula 11. Vamos iniciar com a leitura do artigo 32 do Estatuto da Cidade: Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Operações Urbanas Consorciadas e Transferência do Direito de Construir Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Tathyana Lopes Aula 11 1. Limitações administrativas

Leia mais

CARTILHA DOS INSTRUMENTOS

CARTILHA DOS INSTRUMENTOS CARTILHA DOS INSTRUMENTOS Moradia Comércio Informal Cada pedaço da cidade tem uma função e um uso. As vezes, alguns imóveis ou terrenos não têm uso algum: não são escolas, não são hospitais, não são praças,

Leia mais

Curso de Gestão da Mobilidade Urbana Ensaio Crítico Turma 11 Sensibilização à Mobilidade Urbana

Curso de Gestão da Mobilidade Urbana Ensaio Crítico Turma 11 Sensibilização à Mobilidade Urbana Curso de Gestão da Mobilidade Urbana Ensaio Crítico Turma 11 Sensibilização à Mobilidade Urbana Angélica Manina de Moraes Cunha Neta (*) A sensibilização à Mobilidade Urbana deve ser baseada nos conhecimento

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO BENS PÚBLICOS

DIREITO ADMINISTRATIVO BENS PÚBLICOS DIREITO ADMINISTRATIVO BENS PÚBLICOS Atualizado em 16/10/2015 BENS PÚBLICOS São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares,

Leia mais

Bens Públicos. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito

Bens Públicos. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito Bens Públicos Conceito Classificação Atributos Requisitos para alienação dos bens públicos Afetação e desafetação Uso privativo de bens públicos por particulares mediante autorização, permissão e concessão

Leia mais

SUMÁRIO. Informação ao Leitor... TÍTULO I DOS FUNDAMENTOS DO DIREITO URBANÍSTICO Capítulo I Do Regime Jurídico da Atividade Urbanística

SUMÁRIO. Informação ao Leitor... TÍTULO I DOS FUNDAMENTOS DO DIREITO URBANÍSTICO Capítulo I Do Regime Jurídico da Atividade Urbanística SUMÁRIO Informação ao Leitor... TÍTULO I DOS FUNDAMENTOS DO DIREITO URBANÍSTICO Capítulo I Do Regime Jurídico da Atividade Urbanística 1. Questão de ordem... 2. A cidade e a metrópole... 3. O conceito

Leia mais

Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano

Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano Brasília, 07 de maio de 2015 Roteiro 1. A Política Nacional de Desenvolvimento Urbano 2. Avanços institucionais

Leia mais

Oficina 4 Instrumentos da Política Urbana

Oficina 4 Instrumentos da Política Urbana Oficina 4 Instrumentos da Política Urbana 1ª Oficina Temática Organiza Organização e funcionamento da Administração Pública Código de Polícia Administrativa VERA CRUZ TEM PLANO DIRETOR Obrigatoriedade

Leia mais

Regularização Fundiária

Regularização Fundiária Regularização Fundiária Aspectos Legais Beatriz Kauduinski Cardoso 3º. Seminário Estadual de Habitaçao Florianópolis, 29 outubro 2013 QUAL É A VERDADE? Querem, de todas as formas, impedir a construção

Leia mais

CAPACITAÇÃO e LEITURA técnicos REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE CAMBORIÚ SC / 2011

CAPACITAÇÃO e LEITURA técnicos REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE CAMBORIÚ SC / 2011 CAPACITAÇÃO e LEITURA técnicos REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE CAMBORIÚ SC / 2011 CAPACITAÇÃO e ASSESSORIA: UNIVALI UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CURSO DE ARQUITETURA

Leia mais

Experiencia Brasileña en ordenamiento territorial e instrumentos para el desarrollo urbano: donde partimos donde estamos - donde vamos

Experiencia Brasileña en ordenamiento territorial e instrumentos para el desarrollo urbano: donde partimos donde estamos - donde vamos Experiencia Brasileña en ordenamiento territorial e instrumentos para el desarrollo urbano: donde partimos donde estamos - donde vamos Tomás Moreira Profesor del Instituto de Arquitectura y Urbanismo Universidad

Leia mais

Direitos fundamentais propriedade. João Miguel da Luz Rivero Fundamento constitucional

Direitos fundamentais propriedade. João Miguel da Luz Rivero Fundamento constitucional Direitos fundamentais propriedade João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com Fundamento constitucional O regime jurídico da propriedade tem seu fundamento na Constituição. Esta garante o direito de

Leia mais

IUS RESUMOS. Bens públicos Parte I. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Bens públicos Parte I. Organizado por: Samille Lima Alves Bens públicos Parte I Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. BENS PÚBLICOS PARTE 1... 3 1. Caracterizando os bens públicos... 3 1.1. Conceito... 3 1.2. Classificação dos bens públicos... 4 1.3 Características

Leia mais

OFICINA 4 Instrumentos da Política Urbana

OFICINA 4 Instrumentos da Política Urbana OFICINA 4 Instrumentos da Política Urbana 1ª Oficina Temática Organiza Organização e funcionamento da Administração Pública Código de Polícia Administrativa ITAPARICA TEM PLANO DIRETOR Obrigatoriedade

Leia mais

BENS PÚBLICOS. Roteiro de aula Direito Administrativo II DES0312 Diurno

BENS PÚBLICOS. Roteiro de aula Direito Administrativo II DES0312 Diurno BENS PÚBLICOS Roteiro de aula Direito Administrativo II DES0312 Diurno Introdução: noção e histórico Sumário Classificação Afetação e desafetação A moldura constitucional Características frequentes Uso

Leia mais

Sumário PARTE I ESTATUTO DA CIDADE

Sumário PARTE I ESTATUTO DA CIDADE Sumário PARTE I ESTATUTO DA CIDADE CAPÍTULO I ESTATUTO DA CIDADE E A ORDEM URBANA... 17 1. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O DIREITO DE PROPRIEDADE... 17 2. DIREITO URBANÍSTICO... 18 2.1. Conceito e princípios...

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 13 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): José Alisson Sousa dos Santos Aula 13 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Em regra, o princípio

Leia mais

10 DIREITO DE CONSTRUIR

10 DIREITO DE CONSTRUIR SUMARIO Nota Prévia 7 Capítulo 1 CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE O DIREITO DE PROPRIEDADE 1. O direito de propriedade 19 2. O domínio no Código Civil de 2002 20 3. O condomínio 21 4. Aposse 24 5. O solo e as

Leia mais

O parágrafo 4º do artigo 182 da Constituição Federal aponta para a existência de 03 leis:

O parágrafo 4º do artigo 182 da Constituição Federal aponta para a existência de 03 leis: Turma e Ano: Turma Regular Master B (2015) Matéria / Aula: Direito Administrativo Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Fernanda Helena Aula 11 Desapropriação (continuação) Sanção urbanística (art. 182 4º

Leia mais

OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR E TRANSFERÊNCIA DO DIREITO DE CONSTRUIR

OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR E TRANSFERÊNCIA DO DIREITO DE CONSTRUIR OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR E TRANSFERÊNCIA DO DIREITO DE CONSTRUIR Constituição Federal Art. 182. A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Bens Públicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo BENS PÚBLICOS LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço

Leia mais

o ESTATUTO DA CIDADE (Lei n , de (01)

o ESTATUTO DA CIDADE (Lei n , de (01) o ESTATUTO DA CIDADE (Lei n 10.257, de 10.07.2(01) TOSHIO MUKAt o denominado Estatuto da Cidade originou-se de um Projeto de Lei que tomou o no 2.191, de 1989, do Sr. Raul Ferraz; ao depois, tomou o n

Leia mais

PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO

PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO SÃO CAETANO DO SUL 2016-2025 SEOHAB: SEJUR: SESURB: SEMOB: USCS: Comissão Especial de Elaboração Plano Diretor Estratégico 2016/2025 Arq. Enio Moro Junior Eng. Julio Marcucci

Leia mais

O Estatuto da Cidade comentado (Lei Nº de 10 de julho de 2001)

O Estatuto da Cidade comentado (Lei Nº de 10 de julho de 2001) O Estatuto da Cidade comentado (Lei Nº 10. 257 de 10 de julho de 2001) Ana Maria Furbino Bretas Barros Celso Santos Carvalho Daniel Todtmann Montandon Capítulo I - Diretrizes Gerais Art. 1º Na execução

Leia mais

Intervenção do Estado na propriedade privada

Intervenção do Estado na propriedade privada Intervenção do Estado na propriedade privada Desapropriação Conceito Procedimento através do qual o Poder Público, fundado em uma necessidade pública, utilidade pública ou interesse social, compulsoriamente

Leia mais

Lei nº , de 10 de julho de 2001 Senado Federal Subsecretaria de Informações

Lei nº , de 10 de julho de 2001 Senado Federal Subsecretaria de Informações Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001 Senado Federal Subsecretaria de Informações LEI Nº 10.257, DE 10 DE JULHO DE 2001 Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais

Leia mais

Lei n de 10 de julho de O Estatuto da Cidade.

Lei n de 10 de julho de O Estatuto da Cidade. Página 1 Lei n 10.257 de 10 de julho de 2001. O Estatuto da Cidade. Mensagem de Veto nº 730 Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá

Leia mais

1. INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE. Art. 5ª da CF é considerado cláusula pétrea, assim, propriedade é cláusula pétrea.

1. INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE. Art. 5ª da CF é considerado cláusula pétrea, assim, propriedade é cláusula pétrea. 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Intervenção do Estado na Propriedade PONTO 2: Servidão Administrativa PONTO 3: Requisição Administrativa PONTO 4: Ocupação Temporária PONTO 5: Limitações Administrativas

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE ANANINDEUA

PLANO DE AÇÃO PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE ANANINDEUA PLANO DE AÇÃO PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE ANANINDEUA Art. 1 - O plano diretor de Ananindeua PDA é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, considerando a totalidade do

Leia mais

ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA - EIV. Mário Barreiros

ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA - EIV. Mário Barreiros ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA - EIV Mário Barreiros Arquiteto Mestre em Engenharia Civil e Urbana FLEKTOR ENGENHARIA E CONSULTORIA DEZEMBRO DE 2002 Estudo de Impacto de Vizinhança O que é? Estudo Prévio

Leia mais

ESTATUTO DAS CIDADES

ESTATUTO DAS CIDADES ESTATUTO DAS CIDADES LEI Nº 10.257, DE 10 DE JULHO DE 2001 Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

Lei N , de 10 de Julho de 2001

Lei N , de 10 de Julho de 2001 Lei N 10.257, de 10 de Julho de 2001 Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber

Leia mais

Plano e projeto em São Paulo. Instituto de Engenharia 20 de setembro de 2011 Paula Freire Santoro

Plano e projeto em São Paulo. Instituto de Engenharia 20 de setembro de 2011 Paula Freire Santoro Plano e projeto em São Paulo Instituto de Engenharia 20 de setembro de 2011 Paula Freire Santoro Estatuto da Cidade Lei Federal n o 10.257/01 Constituição Federal 1988 Art.182 e 183 Plano Diretor é instrumento

Leia mais

Plano de Mobilidade e desafios da Lei da Mobilidade Urbana para os Municípios

Plano de Mobilidade e desafios da Lei da Mobilidade Urbana para os Municípios 78ª Reunião do Fórum nacional de Secretários(as) e Dirigentes Públicos de Transporte Urbanos e Trânsito Manaus 28 de junho de 2012 Plano de Mobilidade e desafios da Lei da Mobilidade Urbana para os Municípios

Leia mais

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 1 Instituto Brasileiro de Advocacia Pública "Estatuto da Cidade" Lei n. 10.257, de 10 de julho de 2001 Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana

Leia mais

OFICINA TEMÁTICA SISTEMA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

OFICINA TEMÁTICA SISTEMA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL OFICINA TEMÁTICA SISTEMA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL 24 de Agosto de 2018 ROTEIRO 1. Gestão democrática no Estatuto da Cidade. 2. Sistema de planejamento e gestão democrática

Leia mais

P L A N O S DIRETORES

P L A N O S DIRETORES ESTATUTO DA CIDADE Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlman 26/03/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlman 26/03/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 05 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlman 26/03/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 09 Princípios Tributários. Os Princípios tem a função de nortear.

Leia mais

LEI Nº , DE 10 DE JULHO DE 2001

LEI Nº , DE 10 DE JULHO DE 2001 DOU DE 11/07/2001 LEI Nº 10.257, DE 10 DE JULHO DE 2001 Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. O PRESIDENTE DA

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III 1. Pontos para a Prova Oral. DIREITO CONSTITUCIONAL TEORIA 1. Noções de Teoria da Constituição e do Direito Constitucional. Objeto. Métodos.

Leia mais

2. CLASSIFICAÇÃO DOS BENS PÚBLICOS I - E

2. CLASSIFICAÇÃO DOS BENS PÚBLICOS I - E 1. CONCEITO Para a Prof. MSZP são bens públicos especiais não só os bens das entidades de direito público, mas também os das entidades de direito privado prestadoras de serviço público, desde que afetados

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos Prof. Denis França Classificação: Comum ou normal: independe de autorização estatal (como tomar banho de mas). Pode ser gratuito ou remunerado, de acordo com o CC/2002,

Leia mais

Hoje vamos finalizar as intervenções brandas do Estado na propriedade e começar a estudar as drásticas.

Hoje vamos finalizar as intervenções brandas do Estado na propriedade e começar a estudar as drásticas. Turma e Ano: Flex B Matéria / Aula: Administrativo aula 11 Monitora: Luiza Jungstedt Professor: Luíz Oliveira Castro Jungstedt Hoje vamos finalizar as intervenções brandas do Estado na propriedade e começar

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos Conceito, Classificação, Afetação e Desafetação Parte 2 Prof. Gladstone Felippo dos bens públicos Conceito, Classificação, Afetação e Desafetação A) Quanto a titularidade:

Leia mais

LEI Nº , DE 10 DE JULHO DE 2001

LEI Nº , DE 10 DE JULHO DE 2001 LEI Nº 10.257, DE 10 DE JULHO DE 2001 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DIRETRIZES GERAIS Art. 1º Na execução da política urbana,

Leia mais

STJ PAULO AFONSO CAVICHIOLI CARMONA

STJ PAULO AFONSO CAVICHIOLI CARMONA PAULO AFONSO CAVICHIOLI CARMONA Juiz de Direito (TJDFT) Mestre (PUC/SP) e Doutor (PUC/SP) em Direito Urbanístico Professor de Direito Administrativo e Urbanístico dos Cursos de Pós-graduação da FESMPDFT

Leia mais

Agora vamos analisar qual caminho que o Estado tem que percorrer para alienar um bem público, esse caminho está no art 17 da Lei 8666/93

Agora vamos analisar qual caminho que o Estado tem que percorrer para alienar um bem público, esse caminho está no art 17 da Lei 8666/93 Turma e Ano: Flex B Matéria / Aula: Administrativo aula 8 Monitora: Luiza Jungstedt Professor: Luíz Oliveira Castro Jungstedt Vamos dar sequência ao estudo dos bens públicos. Ficamos de analisar os requisitos

Leia mais

CEM. Magistratura Estadual 10ª fase. Direito Administrativo

CEM. Magistratura Estadual 10ª fase. Direito Administrativo CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Magistratura Estadual 10ª fase Período 2006-2016 1) VUNESP Juiz Estadual TJ/SP - 2006 O direito real de uso, concedido pela Administração Pública, a) corresponde a ato

Leia mais

PLANO DIRETOR. Terezópolis de Goiás /

PLANO DIRETOR. Terezópolis de Goiás / PLANO DIRETOR Terezópolis de Goiás - 2017 / 2027 - PLANO DIRETOR Terezópolis de Goiás - 2017 / 2027 - CIDADE? O QUE É O ESTATUTO DA CIDADE É uma LEI FEDERAL nº 10.257, de 10 de julho de 2001, também conhecida

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTATUTO DAS CIDADES

INTRODUÇÃO AO ESTATUTO DAS CIDADES INTRODUÇÃO AO ESTATUTO DAS CIDADES www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. CIDADE...6 Urbanização...6 Urbanificação...7 Urbanismo...7 Atividade Urbanística...7 Direito Urbanístico...7 Autonomia do Direito Urbanístico:...7

Leia mais

BENS PÚBLICOS MSC RICARDO LOZANO

BENS PÚBLICOS MSC RICARDO LOZANO BENS PÚBLICOS MSC RICARDO LOZANO BEM PÚBLICO Segundo Samuelson (1954), um bem público pode ser definido quando o consumo de cada indivíduo de um determinado bem não leva a subtração do consumo de qualquer

Leia mais

EIXO 1. Por uma cidade justa e inclusiva O DIREITO À CIDADE AOS SEGMENTOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA, VULNERÁVEIS E DISCRIMINADOS HISTORICAMENTE.

EIXO 1. Por uma cidade justa e inclusiva O DIREITO À CIDADE AOS SEGMENTOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA, VULNERÁVEIS E DISCRIMINADOS HISTORICAMENTE. EIXO GARANTIR Por uma cidade justa e inclusiva O DIREITO À CIDADE AOS SEGMENTOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA, VULNERÁVEIS E DISCRIMINADOS HISTORICAMENTE. Manutenção para as Zonas Especiais de Interesse Social

Leia mais

3) Acerca da Ordem Econômica e Financeira, conforme disciplinada pela Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que

3) Acerca da Ordem Econômica e Financeira, conforme disciplinada pela Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que ORDEM ECONÔMICA E FINANCEIRA EXERCÍCIOS 1) Ao disciplinar a atividade econômica do Estado, a Constituição da República prevê que A)empresas públicas e sociedades de economia mista que explorem atividade

Leia mais

Bens da União no litoral. Novembro 2015

Bens da União no litoral. Novembro 2015 Bens da União no litoral Novembro 2015 Histórico da propriedade no Brasil regime das sesmarias Lei de Terras (Lei nº 601/1850) Repartição Geral de Terras Públicas Bens Públicos Município, Estado, Distrito

Leia mais

Lei Federal n /17 Novo Marco Legal

Lei Federal n /17 Novo Marco Legal Lei Federal n 13.465/17 Novo Marco Legal NOVO MARCO LEGAL Foi publicada no dia 11 de julho de 2017 a Lei Federal n 13.465/17 que converteu a MP 759/2016, e altera 28 dispositivos legais, entre eles: Código

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Bens Públicos Profª. Tatiana Marcello CONCEITO Código Civil - Art. 98. São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2015

PROJETO DE LEI Nº /2015 Sumário PROJETO DE LEI Nº /2015 TÍTULO I DOS FUNDAMENTOS, ABRANGÊNCIA E FINALIDADES...7 CAPÍTULO I DOS FUNDAMENTOS E ABRANGÊNCIA... 7 CAPÍTULO II DA FINALIDADE E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO... 7 TÍTULO

Leia mais

SENADO FEDERAL SECRETARIA ESPECIAL DE EDITORAÇÃO E PUBLICAÇÕES SUBSECRETARIA DE EDIÇÕES TÉCNICAS. Estatuto da Cidade

SENADO FEDERAL SECRETARIA ESPECIAL DE EDITORAÇÃO E PUBLICAÇÕES SUBSECRETARIA DE EDIÇÕES TÉCNICAS. Estatuto da Cidade SENADO FEDERAL SECRETARIA ESPECIAL DE EDITORAÇÃO E PUBLICAÇÕES SUBSECRETARIA DE EDIÇÕES TÉCNICAS Estatuto da Cidade BRASÍLIA - 2004 Livros Grátis http://www.livrosgratis.com.br Milhares de livros grátis

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO

PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO Disciplina - Função Socioambiental da Propriedade Pública e Privada - 2016 Professor: Doutor Wallace Paiva Martins Júnior Seminário 25/08/2016 Usucapião individual

Leia mais

O Prefeito Municipal de Guarapuava, Estado do Paraná, Excelentíssimo Senhor CESAR AUGUSTO CAROLLO SILVESTRI FILHO, no uso de suas atribuições legais,

O Prefeito Municipal de Guarapuava, Estado do Paraná, Excelentíssimo Senhor CESAR AUGUSTO CAROLLO SILVESTRI FILHO, no uso de suas atribuições legais, O Prefeito Municipal de Guarapuava, Estado do Paraná, Excelentíssimo Senhor CESAR AUGUSTO CAROLLO SILVESTRI FILHO, no uso de suas atribuições legais, Propõe à Câmara Municipal de Guarapuava o seguinte

Leia mais

Direito da Cidade II Prof. Delson Fernando Barcellos Xavier

Direito da Cidade II Prof. Delson Fernando Barcellos Xavier Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Rondônia Núcleo de Ciências Sociais Departamento de Ciências Jurídicas End: BR 364, Km 9,5 Sentido Rio Branco - Campus José Ribeiro Filho CEP: 78900-000

Leia mais

SENADO FEDERAL SECRETARIA ESPECIAL DE EDITORAÇÃO E PUBLICAÇÕES SUBSECRETARIA DE EDIÇÕES TÉCNICAS. Estatuto da Cidade

SENADO FEDERAL SECRETARIA ESPECIAL DE EDITORAÇÃO E PUBLICAÇÕES SUBSECRETARIA DE EDIÇÕES TÉCNICAS. Estatuto da Cidade SENADO FEDERAL SECRETARIA ESPECIAL DE EDITORAÇÃO E PUBLICAÇÕES SUBSECRETARIA DE EDIÇÕES TÉCNICAS Estatuto da Cidade BRASÍLIA - 2004 Dispositivos Constitucionais DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS TÍTULO

Leia mais

Câmara dos Deputados ESTATUTO DA CIDADE. 4 a edição. Brasília Série Legislação

Câmara dos Deputados ESTATUTO DA CIDADE. 4 a edição. Brasília Série Legislação Câmara dos Deputados ESTATUTO DA CIDADE 4 a edição Brasília 2012 Série Legislação Estatuto da cidade 4ª edição Mesa da Câmara dos Deputados 54ª Legislatura 2ª Sessão Legislativa 2011-2015 Presidente Marco

Leia mais

INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE Prof. Luiz Oliveira Castro Jungstedt 01

INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE Prof. Luiz Oliveira Castro Jungstedt 01 Prof. Luiz Oliveira Castro Jungstedt 01 DOMÍNIO EMINENTE DIREITO DE PROPRIEDADE art 5º, XXII c/c XXIII FUNÇÃO SOCIAL FUNÇÃO SOCIAL PROPRIEDADE art 182, 2º da CRFB CIDADE 1º e 2º do art 422 LOM-Rio GESTÃO

Leia mais

PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS

PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS PROF. DR. RAFAEL COSTA FREIRIA E-MAIL: RAFAELFREIRIA@COM4.COM.BR DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL Instrumentos de Avaliação de Impactos

Leia mais

DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA AS OFICI- NAS POR SEG- MENTO:

DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA AS OFICI- NAS POR SEG- MENTO: DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA AS OFICI- NAS POR SEG- MENTO: DISCUSSÃO SOBRE OS INSTRUMENTOS DA OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR (OODC), TRANSFERÊNCIA DE DIREITO DE CONSTRUIR (TDC), PARCELAMENTO,

Leia mais

GRUPO TEMÁTICO MORADIA E MOBILIDADE. Abril de 2013

GRUPO TEMÁTICO MORADIA E MOBILIDADE. Abril de 2013 GRUPO TEMÁTICO MORADIA E MOBILIDADE Abril de 2013 2 PRECARIEDADE HABITACIONAL Déficit por novas moradias Municípios N. unidades Peruíbe 1868 Itanhaém 6048 Mongaguá 1228 Praia Grande 6637 Santos 16876 São

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária e Do Sistema Financeiro Nacional Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional CAPÍTULO III

Leia mais

Nas cidades brasileiras vivem hoje cerca de A CIDADE

Nas cidades brasileiras vivem hoje cerca de A CIDADE A CIDADE Nas cidades brasileiras vivem hoje cerca de 82% dos habitantes do país, segundo o Censo 2000, do IBGE. Mas apenas uma pequena parte da população usufrui de boas condições de moradia, transporte,

Leia mais

LEI Nº , DE 10 DE JULHO DE (D.O.U de 11/07/01)

LEI Nº , DE 10 DE JULHO DE (D.O.U de 11/07/01) LEI Nº 10.257, DE 10 DE JULHO DE 2001 (D.O.U de 11/07/01) Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos Prof. Denis França Classificação dos bens públicos em espécie de Celso Antônio Bandeira de Mello, excluindo-se os bens móveis: Bens do domínio hídrico: o Águas correntes.

Leia mais

JOSÉ MANOEL DE ARRUDA AlVIM EVERAlDO AUGUSTO CAMBlER

JOSÉ MANOEL DE ARRUDA AlVIM EVERAlDO AUGUSTO CAMBlER JOSÉ MANOEL DE ARRUDA AlVIM EVERAlDO AUGUSTO CAMBlER Coordenadores Adriano Ferriani.. Anna de Moraes Salles Beraldo.. Augusto Passamani Bufulin.. Eliane Trevisani.. Everaldo Augusto Cambler.. Iara Pereira

Leia mais

CREA, RJ, 30 de novembro de Fabricio Leal de Oliveira (IPPUR/UFRJ)

CREA, RJ, 30 de novembro de Fabricio Leal de Oliveira (IPPUR/UFRJ) Seminário Diretrizes e propostas para a produção habitacional na Cidade do Rio de Janeiro Instrumentos para oferta de moradia nas áreas urbanas centrais e consolidadas CREA, RJ, 30 de novembro de 2011.

Leia mais

Registro de imóveis na MP 759: regularização fundiária, direito de laje e legitimação de posse

Registro de imóveis na MP 759: regularização fundiária, direito de laje e legitimação de posse Registro de imóveis na MP 759: regularização fundiária, direito de laje e legitimação de posse Alexandre Junqueira Gomide alexandre@junqueiragomide.com.br www.civileimobiliario.com.br MP 759/2016 Relevância

Leia mais

RAQUEL ROLNIK MARÇO 2015

RAQUEL ROLNIK MARÇO 2015 FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO AUP 268 - PLANEJAMENTO DE ESTRUTURA URBANAS E REGIONAIS I RAQUEL ROLNIK MARÇO 2015 INSTRUMENTOS TRADICIONAIS DE PLANEJAMENTO URBANO NO BRASIL

Leia mais

Data: 14 de novembro de A Câmara Municipal de Guaratuba, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei:

Data: 14 de novembro de A Câmara Municipal de Guaratuba, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei: LEI Nº 1. 1 7 2 Data: 14 de novembro de 2005. Súmula: Dispõe sobre a Transferência do Direito de Construir e dá outras providências. A Câmara Municipal de Guaratuba, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito

Leia mais

Legislação Câmara dos Deputados Estatuto da CIDADE 3ª edição Brasília 2010 Legislação Estatuto da Cidade 3 a edição Apresentação Cerca de 80% dos brasileiros hoje vivem em cidades, concentrando-se nas

Leia mais

Câmara dos Deputados. Estatuto da CIDADE. Legislação. 3ª edição

Câmara dos Deputados. Estatuto da CIDADE. Legislação. 3ª edição Legislação Câmara dos Deputados Estatuto da CIDADE 3ª edição Brasília 2010 Legislação Estatuto da Cidade 3 a edição Apresentação Cerca de 80% dos brasileiros hoje vivem em cidades, concentrando-se nas

Leia mais