Registro de imóveis na MP 759: regularização fundiária, direito de laje e legitimação de posse

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Registro de imóveis na MP 759: regularização fundiária, direito de laje e legitimação de posse"

Transcrição

1 Registro de imóveis na MP 759: regularização fundiária, direito de laje e legitimação de posse Alexandre Junqueira Gomide alexandre@junqueiragomide.com.br

2 MP 759/2016 Relevância social? Emergência social?

3 Regularização fundiária Segundo a MP, a regularização fundiária consiste no conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de núcleos urbanos informais. A nova legislação muda, portanto, os conceitos de regularização fundiária urbana, especialmente no que toca a definição de área urbana para fins de regularização fundiária. Amplia-se o alcance das ações de regularização fundiária ao considerar todos os núcleos informais com usos e características urbanas, ainda que situados em áreas qualificadas como rurais.

4 Regularização fundiária Altera-se o conceito de assentamento irregular para núcleo urbano informal, contemplando os núcleos clandestinos, irregulares ou aqueles nos quais, atendendo à legislação vigente à época da implantação ou regularização, não foi possível realizar a titulação de seus ocupantes, sob a forma de parcelamentos do solo, de conjuntos habitacionais ou condomínios, horizontais, verticais ou mistos. Modalidades: REURB de interesse social (REURB-S) e a de interesse específico (REURB-E) A REURB-S permite gratuidade de registro

5 Regularização fundiária Legitimados para requerer a REURB: União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, diretamente ou por meio de entidades da administração pública indireta; Os seus beneficiários, individual ou coletivamente, diretamente ou por meio de cooperativas habitacionais, associações de moradores, fundações, organizações sociais, organizações da sociedade civil de interesse público ou outras associações civis que tenham por finalidade atividades nas áreas de desenvolvimento urbano ou regularização fundiária urbana; Os proprietários, loteadores ou incorporadores; A Defensoria Pública, em nome dos beneficiários hipossuficientes; O Ministério Público.

6 Regularização fundiária Art. 28. Compete ao Distrito Federal ou aos Municípios nos quais estejam situados os núcleos urbanos informais a serem regularizados: I - classificar, caso a caso, as modalidades da Reurb, definidas nos incisos I e II do caput do art. 11; II - processar, analisar e aprovar os projetos de regularização fundiária, visando à consecução das medidas previstas no caput do art. 8º; e III - notificar os proprietários, os loteadores, os incorporadores, os confinantes, os terceiros eventualmente interessados ou aqueles que constem em registro de imóveis como titulares dos núcleos urbanos informais, objeto da Reurb, para, querendo, apresentar impugnação no prazo de quinze dias, contado da data de recebimento da notificação.

7 Regularização fundiária A MP permite a regularização fundiária em áreas de risco (depende de estudos técnicos) e em áreas de preservação permanente (depende de estudos técnicos que justifiquem as melhorias ambientais em relação anterior, inclusive por meio de compensações ambientais) A MP cria a certidão de regularização fundiária, que será acompanhada do projeto de regularização aprovado, para ser levado a registro pelo legitimado, devendo o oficial do cartório de registro de imóveis adotar o memorial descritivo da gleba apresentado com o projeto.

8 Regularização fundiária em imóveis da União Preenchidos os requisitos previstos no 5º do art. 31 da Lei nº 9.636, de 1998 (possuir renda familiar não superior a cinco salários mínimos e não ser proprietário de outro imóvel urbano ou rural), a União poderá transferir o domínio do imóvel residencial ao beneficiário, utilizando-se de procedimento simplificado. Hoje a União possui procedimento complexo e burocrático para transferir áreas a pessoas de baixa renda, o que retarda a concessão de títulos substantivos que protejam essa parcela da população.

9 Regularização fundiária em imóveis da União Atendidos os requisitos da lei, poderá ser expedida certidão de transferência à pessoa de baixa renda, possibilitando a obtenção do título de propriedade do imóvel ocupado. Não há necessidade de avaliação prévia.

10 Procedimento administrativo da regularização fundiária Art. 33. A Reurb obedecerá as seguintes fases, a serem regulamentas em ato do Poder Executivo federal: I - requerimento dos legitimados; II - elaboração do projeto de regularização fundiária; III - processamento administrativo do requerimento, no qual será conferido prazo para manifestação do proprietário, dos confrontantes e de terceiros interessados; IV - saneamento do processo administrativo; V - decisão da autoridade competente, mediante ato formal, ao qual se dará publicidade; VI - expedição da Certidão de Regularização Fundiária - CRF pelo Município; e VII - registro da CRF pelos legitimados perante o oficial do cartório de registro de imóveis em que se situa a unidade imobiliária com destinação urbana regularizada.

11 Legitimação de posse A legitimação de posse é um dos instrumentos de regularização fundiária que possibilita um reconhecimento administrativo da posse do imóvel. Consiste em título emitido pelo Poder Público, por meio do qual fica reconhecida a posse de imóvel objeto da REURB, com a identificação de seus ocupantes, do tempo da ocupação e da natureza da posse. (*concentração dos atos na matrícula). A legitimação de posse pode levar aquisição da propriedade, desde que observados os prazos da usucapião do Código Civil.

12 Legitimação de posse A medida provisória trouxe algumas alterações na legitimação de posse: até então o instrumento estava atrelado a um procedimento prévio de demarcação urbanística, agora não se utiliza mais o instrumento da demarcação urbanística e a titulação é feita diretamente pelo município, caso o beneficiário cumpra os requisitos previstos. Além disto, a legitimação de posse só se convertia em propriedade caso fossem cumpridos os requisitos da usucapião urbana prevista no art. 183 da Constituição Federal, ou seja, possuir por mais de cinco anos imóveis com área de até 250m² para fins de moradia.

13 Legitimação de posse A partir da Medida Provisória, além da usucapião urbana prevista no art. 183 da Constituição Federal, o beneficiário poderá ter a propriedade convertida se cumprir os requisitos de qualquer das modalidades de usucapião, ou seja, possuir área superior a 250m² independentemente do tipo de uso, sendo o prazo de posse aquele estabelecido no Código Civil. Explicitou-se, ainda, que a legitimação de posse poderá ser alienada, cedida ou transferida por ato causa mortis. A legitimação de posse não se aplica aos imóveis urbanos situados em área de titularidade do Poder Público.

14 Direito Real de Laje Art A. O direito real de laje consiste na possibilidade de coexistência de unidades imobiliárias autônomas de titularidades distintas situadas em uma mesma área, de maneira a permitir que o proprietário ceda a superfície de sua construção a fim de que terceiro edifique unidade distinta daquela originalmente construída sobre o solo. Requisitos: isolamento funcional e acesso independente Matrícula independente

15 Direito Real de Laje Natureza jurídica: Direito real sobre coisa alheia e direito de propriedade Qual a forma de instituição?

16 Direito Real de Laje Direito de laje ou direito de superfície por sobrelevação? Enunciado 568 do CJF: O direito de superfície abrange o direito de utilizar o solo, o subsolo ou o espaço aéreo relativo ao terreno, na forma estabelecida no contrato, admitindo-se o direito de sobrelevação, atendida a legislação urbanística.

17 Direito Real de Laje Estatuto da cidade: Art. 21. O proprietário urbano poderá conceder a outrem o direito de superfície do seu terreno, por tempo determinado ou indeterminado, mediante escritura pública registrada no cartório de registro de imóveis. Indeterminado é perpétuo? Há direito de preferência?

18 Direito Real de Laje Impossibilidade de sobrelevações sucessivas: 5º As unidades autônomas constituídas em matrícula própria poderão ser alienadas e gravadas livremente por seus titulares, não podendo o adquirente instituir sobrelevações sucessivas, observadas as posturas previstas em legislação local. É possível hipoteca sobre esse direito real? (art , do CC). É possível alienação fiduciária sobre o direito real de laje? (art. 22, 1º, da Lei 9.514/97).

19 MP 759/2016 Obrigado

Lei Federal n /17 Novo Marco Legal

Lei Federal n /17 Novo Marco Legal Lei Federal n 13.465/17 Novo Marco Legal NOVO MARCO LEGAL Foi publicada no dia 11 de julho de 2017 a Lei Federal n 13.465/17 que converteu a MP 759/2016, e altera 28 dispositivos legais, entre eles: Código

Leia mais

A NOVA LEI. Lei Congresso Audiências Seminários. MP 759: Política Nacional Dezembro/16. GT - REURB MCidades. Decreto 9.310

A NOVA LEI. Lei Congresso Audiências Seminários. MP 759: Política Nacional Dezembro/16. GT - REURB MCidades. Decreto 9.310 A NOVA LEI GT - REURB MCidades Agosto/16 MP 759: Política Nacional Dezembro/16 Congresso Audiências Seminários Lei 13.465 Novo Paradigma Julho/17 Decreto 9.310 Março/18 Dez/18 NOVO MARCO Lei Federal 13.465

Leia mais

A regularização fundiária urbana e o novo marco legal

A regularização fundiária urbana e o novo marco legal A regularização fundiária urbana e o novo marco legal 1 O processo para aprovação de parcelamentos PROJETO DE PARCELAMENTO APROVAÇÃO NA PREFEITURA E ÓRGÃOS AMBIENTAIS REGISTRO NO CARTÓRIO COMERCIALIZAÇÃO

Leia mais

Regularização Fundiária Urbana MP / PLV 759/2016

Regularização Fundiária Urbana MP / PLV 759/2016 junho 2017 MINISTÉRIO DAS CIDADES SECRETARIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS FUNDIÁRIOS URBANOS Regularização Fundiária Urbana MP / PLV 759/2016 XLIV ENCONTRO DOS OFICIAIS DE

Leia mais

Regularização Fundiária Urbana MP / PLV 759

Regularização Fundiária Urbana MP / PLV 759 MINISTÉRIO DAS CIDADES SECRETARIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS FUNDIÁRIOS URBANOS Regularização Fundiária Urbana MP / PLV 759 2017 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - ESTATÍSTICAS

Leia mais

Regularização Fundiária Urbana Lei Federal /17

Regularização Fundiária Urbana Lei Federal /17 MINISTÉRIO DAS CIDADES SECRETARIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS FUNDIÁRIOS URBANOS Regularização Fundiária Urbana Lei Federal 13.465/17 2017 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - ESTATÍSTICAS

Leia mais

Atuação Municipal na Regularização Fundiária Urbana

Atuação Municipal na Regularização Fundiária Urbana Seminário: Regularização Fundiária a nova lei, seus avanços e desafios Atuação Municipal na Regularização Fundiária Urbana FAMURS Porto Alegre, 16 de abril de 2018 Contextualização 11.977 Lei Federal n.

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E O REGISTRO DE IMÓVEIS de acordo com a Lei /2017

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E O REGISTRO DE IMÓVEIS de acordo com a Lei /2017 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E O REGISTRO DE IMÓVEIS de acordo com a Lei 13.465/2017 Paola de Castro Ribeiro Macedo Oficial de Registro de Imóveis de Taubaté-SP. MECANISMOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Leia mais

Regularização Fundiária Urbana (Reurb) - Aspectos Práticos REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA REURB ASPECTOS PRÁTICOS

Regularização Fundiária Urbana (Reurb) - Aspectos Práticos REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA REURB ASPECTOS PRÁTICOS REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA REURB ASPECTOS PRÁTICOS REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA REURB Lei Federal nº 13.465/2017. - Revoga a Lei nº 11.977/2009. Conceito (art. 9º) A Reurb abrange medidas jurídicas,

Leia mais

Aula 15 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA (CONT.) DIREITO DE LAJE

Aula 15 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA (CONT.) DIREITO DE LAJE Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 15 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): José Alisson Sousa dos Santos Aula 15 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA (CONT.) DIREITO DE LAJE

Leia mais

Regularização Fundiária em São Mateus

Regularização Fundiária em São Mateus Regularização Fundiária em São Mateus Legislações Pertinente: Lei 6.015/73 Lei 6.766/79 Lei 9.785/99 Lei 10.257/01 Lei 11.977/09 Lei 12.424/11 Legislações Municipais Regularização Fundiária Conceito -

Leia mais

LEI MUNICIPAL N. 481, de 21 de novembro de 2018.

LEI MUNICIPAL N. 481, de 21 de novembro de 2018. LEI MUNICIPAL N. 481, de 21 de novembro de 2018. Dispõe sobre a regularização fundiária de imóveis localizados no Município de Caravelas, Bahia, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE CARAVELAS,

Leia mais

Regularização Fundiária na Lei Federal n /17. Kleide Fiamoncini Fabiana Meurer Gustavo Wloch

Regularização Fundiária na Lei Federal n /17. Kleide Fiamoncini Fabiana Meurer Gustavo Wloch Regularização Fundiária na Lei Federal n 13.465/17 Kleide Fiamoncini Fabiana Meurer Gustavo Wloch A Lei 13.465/17 - resultante da conversão legal da Medida Provisória 759/16 - instituiu novo marco legal

Leia mais

FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO

FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO MBA - IMOBILIÁRIO DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS Conceito Espécies MBA - IMOBILIÁRIO DIREITOS REAIS DE USO E GOZO a) Superfície a.1. Conceito a.2. Objeto a.3. Extinção

Leia mais

Daniela Rosario Rodrigues Oficial de Registro de Imóveis e Anexos de Monte Mor/SP

Daniela Rosario Rodrigues Oficial de Registro de Imóveis e Anexos de Monte Mor/SP Daniela Rosario Rodrigues Oficial de Registro de Imóveis e Anexos de Monte Mor/SP Regularização Fundiária Regulamentação Normativa Lei nº 11.977/2009 à Lei nº 13.465/2017 Altera-se o objeto núcleo urbano

Leia mais

MICHELY FREIRE FONSECA CUNHA. Manual de REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA REURB

MICHELY FREIRE FONSECA CUNHA. Manual de REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA REURB MICHELY FREIRE FONSECA CUNHA Manual de REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA REURB 2019 2 ATO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL (INCISO I DO ART. 13 DA LEI Nº 13.465/18; INCISO I DO ART. 5º E PARÁGRAFO ÚNICO DO ART.

Leia mais

Marcelo de Rezende C. M. Couto 17 de março de 2017 IV Encontro Regional do CORI Juiz de Fora

Marcelo de Rezende C. M. Couto 17 de março de 2017 IV Encontro Regional do CORI Juiz de Fora Marcelo de Rezende C. M. Couto 17 de março de 2017 IV Encontro Regional do CORI Juiz de Fora 1 1. Introdução DIREITO DE LAJE O QUE É? 2 3 4 Montreal 148 unidades 5 1. Introdução DIREITO DE LAJE É O MESMO

Leia mais

NOVAS FERRAMENTAS DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA

NOVAS FERRAMENTAS DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Curitiba, 01 de junho de 2017. NOVAS FERRAMENTAS DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA (À LUZ DA MP N. 759/2016) RODRIGO NUMERIANO DUBOURCQ DANTAS Consultor Jurídico INOVAÇÕES PROPOSTAS PELA MP 759/2016 Novo

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO LEGALE Art. 1.225. São direitos reais: I - a propriedade; II - a superfície; III - as servidões; IV - o usufruto; V - o uso; VI - a habitação; VII - o direito do promitente comprador do imóvel;

Leia mais

MBA IMOBILIÁRIO LEGALE

MBA IMOBILIÁRIO LEGALE MBA IMOBILIÁRIO LEGALE MBA IMOBILIÁRIO Art. 1.225. São direitos reais: I - a propriedade; II - a superfície; III - as servidões; IV - o usufruto; V - o uso; VI - a habitação; VII - o direito do promitente

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E A MP 759/2016 A META PALESTRA

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E A MP 759/2016 A META PALESTRA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E A MP 759/2016 A META PALESTRA Lei 11.977/09 MP 759/2016 redação original MP 759/2016 redação final (PLV 12/2017) O estranho caso do país que não sabe a lei que está em vigor A

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 13 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): José Alisson Sousa dos Santos Aula 13 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Em regra, o princípio

Leia mais

LEI Nº 1.320, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2019.

LEI Nº 1.320, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2019. LEI Nº 1.320, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2019. "Institui o Programa Municipal de Regularização Fundiária urbana no Município de Barreiras - BA e dá outras providências" O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARREIRAS,

Leia mais

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade

Leia mais

LEI /17 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA ETAPAS, HIPÓTESES E CASOS PRÁTICOS

LEI /17 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA ETAPAS, HIPÓTESES E CASOS PRÁTICOS LEI 13.465/17 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA ETAPAS, HIPÓTESES E CASOS PRÁTICOS III Encontro Estadual CORI-MG Belo Horizonte dezembro de 2017 Ana Cristina de Souza Maia Oficial RI Mariana Michely Freire Oficial

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO

PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO Disciplina - Função Socioambiental da Propriedade Pública e Privada - 2016 Professor: Doutor Wallace Paiva Martins Júnior Seminário 25/08/2016 Usucapião individual

Leia mais

Prefeitura Municipal de Mirante publica:

Prefeitura Municipal de Mirante publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2104 Prefeitura Municipal de publica: Lei Nº322, de 18 de junho de 2018-Fica o Poder Executivo Municipal autorizado, por intermédio da Secretaria de Administração a instituir

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (18/06/2018) Uso.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (18/06/2018) Uso. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (18/06/2018) Uso. Conceito trata-se de um direito real sobre a coisa alheia, no qual a concedente

Leia mais

REURB na Lei /17. José Celso Vilela

REURB na Lei /17. José Celso Vilela REURB na Lei 13.465/17 José Celso Vilela Lei aplicável a procedimentos em curso: Art. 75. As normas e os procedimentos estabelecidos nesta Lei poderão ser aplicados aos processos administrativos de regularização

Leia mais

PREFÁCIO IMPRESSÕES PRÁTICAS SOBRE O SISTEMA DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA IDEALIZADO PELA LEI /17 (ARTS. 9º A 54)...

PREFÁCIO IMPRESSÕES PRÁTICAS SOBRE O SISTEMA DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA IDEALIZADO PELA LEI /17 (ARTS. 9º A 54)... SUMÁRIO PREFÁCIO... 9 1. IMPRESSÕES PRÁTICAS SOBRE O SISTEMA DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA IDEALIZADO PELA LEI 13.465/17 (ARTS. 9º A 54)... 19 alberto gentil de almeida PedRoso 1.1. Introdução... 19

Leia mais

O REGISTRO DE IMÓVEIS E A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA. Francisco José Rezende dos Santos

O REGISTRO DE IMÓVEIS E A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA. Francisco José Rezende dos Santos O REGISTRO DE IMÓVEIS E A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA Francisco José Rezende dos Santos A Regularização Fundiária sob o ponto de vista jurídico, ou seja, o processo que reúne um conjunto de medidas que excluem

Leia mais

Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural

Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural A Lei nº 13.465/17 e suas PerverCidades Rosane Tierno - São Paulo - 10/10/17 PerverCidade 0 Cidade Mercado x Cidade Direito Cidade propriedade

Leia mais

O NOVO PAPEL DO CORI EM REURB

O NOVO PAPEL DO CORI EM REURB XXVII CONGRESSO ESTADUAL DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DE MINAS GERAIS O NOVO PAPEL DO CORI EM REURB LUCIANO MATHEUS ROCHA CHAGAS Escrevente Substituto Registro de Imóveis de Inhapim-MG Aurélio Buarque

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Usucapião: Previsão está no art. 6º da CF. Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação,

Leia mais

Regularização Fundiária

Regularização Fundiária Regularização Fundiária Aspectos Legais Beatriz Kauduinski Cardoso 3º. Seminário Estadual de Habitaçao Florianópolis, 29 outubro 2013 QUAL É A VERDADE? Querem, de todas as formas, impedir a construção

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO JANEIRO DE 2019

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO JANEIRO DE 2019 CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO JANEIRO DE 2019 CONDOMÍNIO URBANO SIMPLES Art. 61. Quando um mesmo imóvel contiver construções de casas ou cômodos, poderá ser instituído, condomínio urbano

Leia mais

Sumário PARTE I ESTATUTO DA CIDADE

Sumário PARTE I ESTATUTO DA CIDADE Sumário PARTE I ESTATUTO DA CIDADE CAPÍTULO I ESTATUTO DA CIDADE E A ORDEM URBANA... 17 1. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O DIREITO DE PROPRIEDADE... 17 2. DIREITO URBANÍSTICO... 18 2.1. Conceito e princípios...

Leia mais

Regularização Fundiária

Regularização Fundiária Regularização Fundiária Prefeitura de COM VOCÊ. FAZENDO ACONTECER. O que é Regularização Fundiária? A regularização fundiária é o conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais para

Leia mais

REGULARIZAÇÃO DE INTERESSE ESPECÍFICO

REGULARIZAÇÃO DE INTERESSE ESPECÍFICO REGULARIZAÇÃO DE INTERESSE ESPECÍFICO Maria do Carmo de Rezende Campos Couto Oficial do Registro de Imóveis e Anexos de Atibaia-SP Regularização fundiária (art. 46): conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas,

Leia mais

36º ENCONTRO REGIONAL DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS

36º ENCONTRO REGIONAL DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS 36º ENCONTRO REGIONAL DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS São Paulo, 26 de outubro de 2017 CONDOMÍNIOS URBANOS (À LUZ DA LEI N. 13.465/2017) RODRIGO NUMERIANO DUBOURCQ DANTAS Doutor em Direito Tributário

Leia mais

COLÉGIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS DO PARANÁ. Um breve comentário da Regularização Fundiária com o foco do Registrador Imobiliário.

COLÉGIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS DO PARANÁ. Um breve comentário da Regularização Fundiária com o foco do Registrador Imobiliário. OFICINA SOBRE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA. COLÉGIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS DO PARANÁ Um breve comentário da Regularização Fundiária com o foco do Registrador Imobiliário. Sem uma abordagem mais profunda as

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Estudo Preliminar da Medida Provisória 759/2016. José Celso Ribeiro Vilela de Oliveira Departamento de Regularização Fundiária CORI-MG ESCOPO DA MEDIDA PROVISÓRIA 759, DE

Leia mais

Regularização Fundiária Urbana - Generalidades -

Regularização Fundiária Urbana - Generalidades - 34º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis Belém do Pará - 2 a 9 de maio de 2015 - João Pedro Lamana Paiva Registrador de Imóveis da 1ª Zona de Porto gre Regularização Fundiária Urbana -

Leia mais

Deus os abençoou e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e

Deus os abençoou e lhes disse: Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e REURB LIVRO DO GÊNESIS E disse Deus: "Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies: rebanhos domésticos, animais selvagens e os demais seres vivos da terra, cada um de acordo com a sua espécie".

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA. O Custo-benefício para o Município na Prática

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA. O Custo-benefício para o Município na Prática REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA O Custo-benefício para o Município na Prática LUCIANO MATHEUS ROCHA CHAGAS Escrevente Substituto Registro de Imóveis de Inhapim-MG BRASIL População (1900): 17.438.434 habitantes

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº. 088/2016

LEI COMPLEMENTAR Nº. 088/2016 LEI COMPLEMENTAR Nº. 088/2016 DISPÕE SOBRE ISENÇÃO POR TEMPO DETERMINADO DE IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO - IPTU PARA LOTEAMENTOS APROVADOS, REGULARIZADOS E REGISTRADOS NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO

Leia mais

SEMANA DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO (ALTERAÇÕES DA LEI 13465/2017)

SEMANA DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO (ALTERAÇÕES DA LEI 13465/2017) SEMANA DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO (ALTERAÇÕES DA LEI 13465/2017) Semana de atualização em direito imobiliário (alterações da Lei 13465/2017) LIVRO DO GÊNESIS E disse Deus: "Produza a terra seres

Leia mais

Palestra apresentada no XXVI Congresso Estadual da SERJUS, no dia 20 de outubro de

Palestra apresentada no XXVI Congresso Estadual da SERJUS, no dia 20 de outubro de Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto Doutorando e Mestre em Direito Privado pela PUC-MG Coordenador do Departamento de Normas e Enunciados do CORI-MG Oficial do Registro de Imóveis de Tarumirim/MG Palestra

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 759, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 759, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016. MEDIDA PROVISÓRIA Nº 759, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016. Dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana, sobre a liquidação de créditos concedidos aos assentados da reforma agrária e sobre a regularização

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ibicoara publica:

Prefeitura Municipal de Ibicoara publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VI Nº 1340 Prefeitura Municipal de publica: Lei N 266/2018 de 26 março de 2018 - Dispõe sobre as medidas de identificação, demarcação, cadastramento, registro e regularização

Leia mais

Medida Provisória nº 759, de D.O.U.:

Medida Provisória nº 759, de D.O.U.: Medida Provisória nº 759, de 22.12.2016 - D.O.U.: 23.12.2016. Dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana, sobre a liquidação de créditos concedidos aos assentados da reforma agrária e sobre

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 9.310, DE 15 DE MARÇO DE 2018 Institui as normas gerais e os procedimentos aplicáveis à Regularização Fundiária Urbana e

Leia mais

Introdução. Metodologia

Introdução. Metodologia O PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA APLICADA AO MUNICIPIO DE GOVERNADOR DIX SEPT ROSADO/RN 1 Maria Carina Maia Bezerra, 2 Almir Mariano de Sousa Júnior 1 Universidade Federal Rural do Semi-Árido carina24maia@gmail.com

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 31 26/12/2016 13:18 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos MEDIDA PROVISÓRIA Nº 759, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016. Dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana,

Leia mais

Palestra apresentada na OAB/MG, em Belo Horizonte, dia 19 de outubro de

Palestra apresentada na OAB/MG, em Belo Horizonte, dia 19 de outubro de Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto Doutorando e Mestre em Direito Privado pela PUC-MG Coordenador do Departamento de Normas e Enunciados do CORI-MG Oficial do Registro de Imóveis de Tarumirim/MG Palestra

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA REURB-E - DOS IMÓVEIS DE DOMÍNIO PÚBLICO

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA REURB-E - DOS IMÓVEIS DE DOMÍNIO PÚBLICO PROPOSTA DA COMUNIDADE DOS CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS PARA: EMENDA AO PROJETO DE CONVERSÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 759, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016 Art. O 3º, do artigo 22, da MP nº 2016 passa a ter a redação

Leia mais

Aula 99 BENS PÚBLICOS: DESESTATIZAÇÃO. O art. 6.º, da Lei 9.491, dispõe sobre a forma para fazer a desestatização.

Aula 99 BENS PÚBLICOS: DESESTATIZAÇÃO. O art. 6.º, da Lei 9.491, dispõe sobre a forma para fazer a desestatização. Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Bens públicos: desestatização 99 Professor (a): Luiz O. Jungstedt Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 99 BENS PÚBLICOS: DESESTATIZAÇÃO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Seabra publica:

Prefeitura Municipal de Seabra publica: Prefeitura Municipal de Seabra 1 Quarta-feira Ano X Nº 1449 Prefeitura Municipal de Seabra publica: Decreto Nº 54/2018, de 02 de Abril de 2018 - Dispõe sobre a Regulamentação da Lei Federal n. 13.465/2017

Leia mais

COLETA DE IMAGENS AÉREAS

COLETA DE IMAGENS AÉREAS Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná Fundação de Apoio à Universidade Federal do Paraná. COLETA DE IMAGENS AÉREAS Lei Federal nº 10.257/2001. Lei Federal nº 11.977/2009. Lei Federal nº 12.651/2012.

Leia mais

Câmara Municipal de São Sebastião Litoral Norte São Paulo

Câmara Municipal de São Sebastião Litoral Norte São Paulo Mensagem n 063/2017. São Sebastião, 14 de setembro de 2017. Exmo. Sr. Vereador Reinaldo Alves Moreira Filho DD. Presidente da Câmara de Vereadores de São Sebastião-SP. Senhor Presidente, Sirvo-me do presente

Leia mais

Regularização Fundiária e seus impactos no reassentamento PROBLEMÁTICA URBANA, PROPRIEDADE E SISTEMA REGISTRAL

Regularização Fundiária e seus impactos no reassentamento PROBLEMÁTICA URBANA, PROPRIEDADE E SISTEMA REGISTRAL Regularização Fundiária e seus impactos no reassentamento PROBLEMÁTICA URBANA, PROPRIEDADE E SISTEMA REGISTRAL Origem do problema urbano brasileiro da atualidade População (1900): 17.438.434 habitantes

Leia mais

FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO

FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO MBA IMOBILIARIO USUCAPIÃO Prescrição Tipos de prescrição Particularidades MBA IMOBILIARIO USUCAPIÃO Conceito Fundamento Requisitos Pressupostos MBA IMOBILIARIO USUCAPIÃO

Leia mais

Regularização Fundiária em Área de Preservação Permanente na

Regularização Fundiária em Área de Preservação Permanente na Regularização Fundiária em Área de Preservação Permanente na forma da Lei n.º 11.977/09 Gustavo Burgos de Oliveira, Assessor Jurídico do MP/RS. Porto Alegre, 14 de dezembro de 2010. Regularização Fundiária:

Leia mais

Regularização Fundiária Urbana e sua difusão no meio jurídico Renato Guilherme Góes

Regularização Fundiária Urbana e sua difusão no meio jurídico Renato Guilherme Góes Regularização Fundiária Urbana e sua difusão no meio jurídico Renato Guilherme Góes REGULARIZAÇÃO É o ato ou efeito de regularizar, de resolver, de tonar regular, tornar razoável. FUNDIÁRIA É um adjetivo

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO LEGALE CONDOMÍNIO EM GERAL a) Conceito b) Origem c) Principais direitos dos condôminos d) Principais obrigações dos condôminos e) Administração f) Condomínio forçado

Leia mais

FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA ALBERTINA, APROVOU E ELE SANCIONA E PROMULGA A SEGUINTE LEI. Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA ALBERTINA, APROVOU E ELE SANCIONA E PROMULGA A SEGUINTE LEI. Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES LEI Nº 851 DE 05 DE MARÇO DE 2013 (Autoriza o Município de Santa Albertina/SP a promover a regularização fundiária de assentamentos irregulares e dá outras providências). VANDERCI NOVELLI, Prefeito do

Leia mais

Sumário Executivo de Medida Provisória

Sumário Executivo de Medida Provisória Sumário Executivo de Medida Provisória Medida Provisória nº 759, de 2016. Publicação: DOU de 23 de dezembro de 2016. Ementa: Dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana, sobre a liquidação de

Leia mais

1. Registro com valor declarado

1. Registro com valor declarado TABELA II - DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS 2018 ISS = 2,000000% UFESP 25,70 1. com valor declarado a 0,01 Até 1.543,00 104,40 29,67 20,31 5,49 7,17 5,01 2,09 174,14 b 1.543,01 Até 3.854,00 167,52 47,61

Leia mais

INFORMATIVO DE IMOBILIÁRIO

INFORMATIVO DE IMOBILIÁRIO INFORMATIVO DE IMOBILIÁRIO IMOBILIÁRIO... 1 REFORÇO DO NOSSO TIME 1) REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NOVA LEI 13.465 de 12.07.17 A) RESOLUÇÃO REURB (REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA) B) ÁREAS DA UNIÃO C) DEMARCAÇÃO

Leia mais

TABELA II - DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS

TABELA II - DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS 1. com valor declarado a 0,01 Até 1.505,00 101,84 28,94 14,92 5,36 6,99 4,89 162,94 b 1.505,01 Até 3.759,00 163,41 46,45 23,94 8,60 11,22 7,84 261,46 c 3.759,01 Até 6.266,00 293,16 83,32 42,96 15,43 20,12

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 700 DE 8 DE DEZEMBRO DE 2015.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 700 DE 8 DE DEZEMBRO DE 2015. MEDIDA PROVISÓRIA Nº 700 DE 8 DE DEZEMBRO DE 2015. Altera o Decreto-Lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941, que dispõe sobre desapropriações por utilidade pública, e a Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de

Leia mais

RAQUEL ROLNIK MARÇO 2015

RAQUEL ROLNIK MARÇO 2015 FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO AUP 268 - PLANEJAMENTO DE ESTRUTURA URBANAS E REGIONAIS I RAQUEL ROLNIK MARÇO 2015 INSTRUMENTOS TRADICIONAIS DE PLANEJAMENTO URBANO NO BRASIL

Leia mais

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado Gestão do Território e Habitação SEGETH PARCELAMENTO DO SOLO URBANO

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado Gestão do Território e Habitação SEGETH PARCELAMENTO DO SOLO URBANO SEGETH URBANO PROCEDIMENTOS CONPLAN 30/04/2015 TEREZA LODDER COORDENADORA DE URBANISMO - / URBANO Sob o ponto de vista legal, o parcelamento do solo é o processo físico-jurídico pelo qual o proprietário

Leia mais

Prof. Vilmar A. Silva DIREITO AGRÁRIO. Posse agrária

Prof. Vilmar A. Silva DIREITO AGRÁRIO. Posse agrária 1 Prof. Vilmar A. Silva DIREITO AGRÁRIO Posse agrária Posse CIVIL A posse civil = caráter mais individual e estático, relacionado ao exercício de algum dos poderes inerentes ao domínio (art. 1.196 CC).

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO LEGALE PROPRIEDADE Conceito Caracteres Elementos constitutivos PÓS GRADUAÇÃO LEGALE PROPRIEDADE IMÓVEL Modalidades Fundamento jurídico Extensão do direito de propriedade

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 9.310, DE 15 DE MARÇO DE 2018 Institui as normas gerais e os procedimentos aplicáveis à Regularização Fundiária Urbana e

Leia mais

DECRETO Nº 9.310, DE 15 DE MARÇO DE 2018 (DOU 16/3/2018)

DECRETO Nº 9.310, DE 15 DE MARÇO DE 2018 (DOU 16/3/2018) DECRETO Nº 9.310, DE 15 DE MARÇO DE 2018 (DOU 16/3/2018) Institui as normas gerais e os procedimentos aplicáveis à Regularização Fundiária Urbana e estabelece os procedimentos para a avaliação e a alienação

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NOS TERRENOS DE MARINHA. Bianca Castellar de Faria 1º Registro de Imóveis de Joinville-SC

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NOS TERRENOS DE MARINHA. Bianca Castellar de Faria 1º Registro de Imóveis de Joinville-SC REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NOS TERRENOS DE MARINHA Bianca Castellar de Faria 1º Registro de Imóveis de Joinville-SC Fonte: www.ibape-sp.org.br ORIGEM: Ordem Régia de 04/12/1678 bens públicos Ordem Régia de

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 514, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2010.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 514, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2010. MEDIDA PROVISÓRIA Nº 514, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2010. Altera a Lei n o 11.977, de 7 de julho de 2009, que dispõe sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida - PMCMV e a regularização fundiária de assentamentos

Leia mais

1. Registro com valor declarado DISCRIMINAÇÃO (R$)

1. Registro com valor declarado DISCRIMINAÇÃO (R$) TABELA II DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS Tabela elaborada sob responsabilidade da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo ARISP. Em vigor a partir de 8 de janeiro de 2014. Lei 11.331,

Leia mais

MODELO Nº 1. AUTO DE DEMARCAÇÃO URBANÍSTICA (Art. 56, caput) AUTO DE DEMARCAÇÃO URBANÍSTICA PARA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE ASSENTAMENTOS URBANOS

MODELO Nº 1. AUTO DE DEMARCAÇÃO URBANÍSTICA (Art. 56, caput) AUTO DE DEMARCAÇÃO URBANÍSTICA PARA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE ASSENTAMENTOS URBANOS MODELOS DE DOCUMENTOS E ATOS REGISTRAIS PARA REALIZAÇÃO DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA PREVISTA PELA LEI Nº 11.977, DE 7 DE JULHO DE 2009 (ATUALIZADOS EM JUN 2012) MODELO Nº 1 AUTO DE DEMARCAÇÃO URBANÍSTICA

Leia mais

Deus os abençoou e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e

Deus os abençoou e lhes disse: Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e REURB LIVRO DO GÊNESIS E disse Deus: "Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies: rebanhos domésticos, animais selvagens e os demais seres vivos da terra, cada um de acordo com a sua espécie".

Leia mais

Aula nº. 26. PRA. Concessão Florestal

Aula nº. 26. PRA. Concessão Florestal Página1 Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 26 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Éllen Borges Lefundes Aula nº. 26 PRA. Concessão Florestal Nesta aula daremos inicio ao estudo da concessão

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 77 DE 23 DE AGOSTO DE 2013.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 77 DE 23 DE AGOSTO DE 2013. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 77 DE 23 DE AGOSTO DE 2013. Regulamenta o procedimento de certificação da poligonal objeto de memorial descritivo de imóveis rurais a que se refere o 5º do art. 176 da Lei nº 6.015,

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA: IMPACTOS DA LEI nº de 2017 NOS CONFLITOS DE TERRA

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA: IMPACTOS DA LEI nº de 2017 NOS CONFLITOS DE TERRA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA: IMPACTOS DA LEI nº 13.465 de 2017 NOS CONFLITOS DE TERRA Prefeitura Municipal de Vitoria Contratação de Empresa para o Desenvolvimento de Serviço Técnico Correspondente

Leia mais

O CONDOMÍNIO DE LOTES. Francisco José Rezende dos Santos

O CONDOMÍNIO DE LOTES. Francisco José Rezende dos Santos O CONDOMÍNIO DE LOTES Francisco José Rezende dos Santos TIPOS DE OCUPAÇÃO URBANA Na sistemática atual que trata dos tipos de ocupação urbana, existem espécies que devemos analisar de forma diferenciada,

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA ANTEPROJETO DE LEI SÚMULA: Dispõe sobre a implantação da Outorga Onerosa do Direito de Construir na modalidade aquisição onerosa por compra no Município de Londrina e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

Fundiária Urbana. Regularização

Fundiária Urbana. Regularização Fundiária Urbana Regularização Como Aplicar a Lei Federal nº 11.977/2009 Regularização Fundiária Urbana Como aplicar a Lei Federal nº11.977/2009 2011 Realização e Financiamento Secretaria Nacional de Habitação

Leia mais

INOVAÇÃO, CELERIDADE E AUMENTO DE EFICIÊNCIA: O QUE MUDA NO MERCADO IMOBILIÁRIO COM A LEI Nº /17

INOVAÇÃO, CELERIDADE E AUMENTO DE EFICIÊNCIA: O QUE MUDA NO MERCADO IMOBILIÁRIO COM A LEI Nº /17 INOVAÇÃO, CELERIDADE E AUMENTO DE EFICIÊNCIA: O QUE MUDA NO MERCADO IMOBILIÁRIO 27 DE JULHO DE 2017 CONTEÚDO pág. USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL 3 ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS 4 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Leia mais

Sua extinção se dará pelos mesmos modos do usufruto, a saber:

Sua extinção se dará pelos mesmos modos do usufruto, a saber: P á g i n a 1 PROFESSOR Durval S. Junior DO USO O uso, como direito real, consiste na entrega de um bem móvel ou imóvel do proprietário ao usuário, para que este possa usar a coisa conforme sua destinação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Dias d`ávila publica:

Prefeitura Municipal de Dias d`ávila publica: Prefeitura Municipal de Dias d`ávila 1 Quarta-feira Ano VIII Nº 1097 Prefeitura Municipal de Dias d`ávila publica: Lei Nº 550/2018, de 25 de Junho de 2018 - Dispõe sobre a denominação de Rua entre as Ruas

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO fevereiro de 2016 a 04 de março de 2016. PALÁCIO RIO BRANCO, 22 de fevereiro de 2016. Ailton Cardozo de Araujo : Presidente Poder Executivo PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA - PMC DECRETO Nº 140 Regulamenta

Leia mais

O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, FAÇO SABER QUE A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:

O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, FAÇO SABER QUE A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI: LEI COMPLEMENTAR Nº, DE DE DE 2013 Dispõe sobre os Projetos Urbanísticos com Diretrizes Especiais para Unidades Autônomas em Assentamentos Informais denominados Condomínio Urbanístico e dá outras providências.

Leia mais

LEGITIMAÇÃO FUNDIÁRIA E LEGITIMAÇÃO DE POSSE

LEGITIMAÇÃO FUNDIÁRIA E LEGITIMAÇÃO DE POSSE LEGITIMAÇÃO FUNDIÁRIA E LEGITIMAÇÃO DE POSSE Flauzilino Araújo dos Santos 1º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo (SP) Diretor de Tecnologia e InformáAca do IRIB Portaria 326, de 18/7/2016, do Ministro

Leia mais

SUMÁRIO. Informação ao Leitor... TÍTULO I DOS FUNDAMENTOS DO DIREITO URBANÍSTICO Capítulo I Do Regime Jurídico da Atividade Urbanística

SUMÁRIO. Informação ao Leitor... TÍTULO I DOS FUNDAMENTOS DO DIREITO URBANÍSTICO Capítulo I Do Regime Jurídico da Atividade Urbanística SUMÁRIO Informação ao Leitor... TÍTULO I DOS FUNDAMENTOS DO DIREITO URBANÍSTICO Capítulo I Do Regime Jurídico da Atividade Urbanística 1. Questão de ordem... 2. A cidade e a metrópole... 3. O conceito

Leia mais

Lei Estadual , de 2008

Lei Estadual , de 2008 1 Lei Estadual 13.290, de 2008 ENUNCIADOS sobre a aplicação dos novos itens da tabela de custas introduzidos pela Lei n 13.290/08. ENUNCIADO 1 Item 14.1 Sendo o registro do parcelamento de solo ou da instituição

Leia mais

Alterações na Lei de 2009 promovidas pela MP Nº 759/2016 e pelo Projeto de Lei de Conversão Nº 12/2017. junho de 2017

Alterações na Lei de 2009 promovidas pela MP Nº 759/2016 e pelo Projeto de Lei de Conversão Nº 12/2017. junho de 2017 Alterações na Lei 11.952 de 2009 promovidas pela MP Nº 759/2016 e pelo Projeto de Lei de Conversão Nº 12/2017 junho de 2017 Pontos abordados 1. Conceitos; 2. Requisitos; 3. Preço de alienação; 4. Cláusulas

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 664 de 30 de julho de 2013

LEI COMPLEMENTAR Nº 664 de 30 de julho de 2013 Proc. Nº 8477/2013 LEI COMPLEMENTAR Nº 664 de 30 de julho de 2013 Regulamenta o Art. 97 da Lei Complementar nº 580, de 19 de dezembro de 2008, que institui o CÓDIGO DE URBANISMO E MEIO AMBIENTE da Estância

Leia mais

Câmara Municipal de São Sebastião Litoral Norte São Paulo

Câmara Municipal de São Sebastião Litoral Norte São Paulo Mensagem n 067/2017. São Sebastião, 19 de setembro de 2017. Exmo. Sr. Vereador Reinaldo Alves Moreira Filho DD. Presidente da Câmara de Vereadores de São Sebastião-SP. Senhor Presidente, Sirvo-me do presente

Leia mais