1. INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE. Art. 5ª da CF é considerado cláusula pétrea, assim, propriedade é cláusula pétrea.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE. Art. 5ª da CF é considerado cláusula pétrea, assim, propriedade é cláusula pétrea."

Transcrição

1 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Intervenção do Estado na Propriedade PONTO 2: Servidão Administrativa PONTO 3: Requisição Administrativa PONTO 4: Ocupação Temporária PONTO 5: Limitações Administrativas PONTO 6: Tombamento PONTO 7: Desapropriação 1. INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE É um freio a utilização não só da propriedade privada, mas também do capitalismo. Art. 5ª da CF é considerado cláusula pétrea, assim, propriedade é cláusula pétrea. Art. 5º, inciso XXII garante o direito de propriedade. Art. 5º, inciso XXIII restringe a propriedade à função social. FUNÇÃO SOCIAL DE PROPRIEDADE art. 182 da CF a propriedade urbana cumpre a função social quando atende ao plano diretor de cada município (Estatuto da Cidade). Art. 192, 1º define plano diretor. Se propriedade não atender a função social ela pode sofrer restrição. Principal delas é a desapropriação. Estado pode desapropriar com prévia e justa indenização em dinheiro. A desapropriação pela falta de função social da propriedade tem conotação punitiva. Já as demais (necessidade urgência; utilidade pública conveniência e oportunidade; interesse social), não têm conotação punitiva. Desapropriação Confiscatória única que não indeniza nada. Art. 243 da CF. Art. 182 da CF O Poder Público municipal pode exigir, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena de, sucessivamente: I parcelamento ou edificação compulsórios; II Imposto progressivo no tempo. 10 anos. III Desapropriação com pagamento em títulos da dívida pública, resgatados em até Se município não tiver plano diretor, deve desapropriar com base em alguma lei orgânica, senão não pode desapropriar.

2 2 agrária. Art. 184 da CF A União tem competência para desapropriar para fins de reforma Tipos de desapropriação: 1) art. 5, XXIV da CF por interesse social, utilidade e necessidade pública. 2) De caráter punitivo, ligado a quebra da função social da propriedade, art. 182, 4º, III da CF. 3) Desapropriação rural. 4) Desapropriação confiscatória, art. 243 CF. No caso de plantação de drogas. 1.1 FUNDAMENTOS DA INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE: A) PRINCÍPIO DA SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO SOBRE O INTERESSE PRIVADO B) INTERESSE SOCIAL 1.2 COMPETÊNCIA: A competência legislativa sobre hipóteses de intervenção do estado na propriedade é federal. Art. 22 da CF, incisos I, II, III. Fazer o Plano Diretor, é estipular no âmbito do município o que é cumprir a função social da propriedade. Não legisla sobre matéria de intervenção na propriedade. Quem legisla privativamente é a União. Competência para executar: a competência é federal, estadual, municipal e distrital. A desapropriação rural compete a União, e a urbana ao município. FORMAS DE INTERVENÇÃO EM ESPÉCIE: 2. SERVIDÃO ADMINISTRATIVA Forma de intervenção pela qual a Administração Pública exerce o direito real de uso sobre bem imóvel em caráter permanente, com indenização ao proprietário desde que fique comprovado o prejuízo sofrido. Ex: gasoduto, oleoduto, antenas de transmissão, placas nas residências de esquina indicando nome da rua (essa não tem indenização).

3 3 (ilícita). A servidão administrativa muitas vezes é alegada como desapropriação indireta 2.1 Instituição: através de decreto. Pode ser por acordo entre as partes ou via processo judicial. Deve constar no registro de imóveis. Indenização: cabe tão somente se ficar comprovado o prejuízo ao proprietário. Decreto 3.365/41 único que comenta a servidão administrativa, ela não está definida em lei, apenas na doutrina. 2.1 Extinção da servidão: a) Pelo desinteresse da Administração; hipótese de conveniência e oportunidade (forma de revogação). b) Desaparecimento do objeto sobre o qual recai a servidão. Ex: proprietário vem a demolir a propriedade. c) O repasse da propriedade do bem para o acervo patrimonial da Administração, através da desapropriação. Administração não tem servidão sobre seus próprios bens. Pode ocorrer em relação a outro ente, ex: União sobre o Estado. 2.2 Características da servidão: a) b) c) d) IMPORTANTE: art. 29, incisos VIII e IX da Lei 8.987: REQUISIÇÃO ADMINISTRATIVA É uma hipótese de intervenção do estado na propriedade, prevista no inciso XXV do art. 5º da CF. É a forma de intervenção pela qual a Administração Pública, de forma autoexecutória pode utilizar bens imóveis, móveis ou até mesmo serviços particulares quando

4 presente um iminente perigo público. Sendo necessária a indenização ulterior desde que comprovado o dano. Tem caráter temporário. 3.1 Instituição da Requisição: Presente o perigo público iminente, a requisição pode ser decretada de imediato, sem a necessidade de prévia autorização judicial. É ato auto-executório, sempre ato de império pelo poder público (não precisa pedir para o poder judiciário). Discricionário quanto ao objeto e a oportunidade, mas vinculado à lei quanto a competência da autoridade que ordena e também vinculado a existência de um perigo público. A competência, finalidade e a forma são vinculados, conforme maioria da doutrina. Também é vinculada a requisição à finalidade do ato e, quando for caso, ao procedimento adequado (forma). 3.2 Extinção da Requisição: cessado o perigo público, cessa a requisição OCUPAÇÃO TEMPORÁRIA Forma de intervenção pela qual o poder público utiliza bem imóvel privado, temporariamente, para base de apoio em prestação de serviços públicos como obras, eleições etc., passível de indenização caso fique comprovado o dano. 4.1 Instituição da Ocupação Temporária: Dá-se por meio de expedição de ato pela autoridade administrativa competente, que deverá fixar, desde logo, a indenização, se for o caso. É ato auto-executório, não necessitando de apreciação pelo poder judiciário. 4.2 Extinção da Ocupação Temporária: acaba a obra pública ou o serviço, finda é a ocupação. 5. LIMITAÇÕES ADMINISTRATIVAS Forma de intervenção pela qual a administração pública impõe determinações em caráter geral a proprietários indeterminados, através de obrigações positivas, negativas ou permissivas. Em regra, de forma permanente. a) Obrigações Positivas: Em regra, não tem indenização.

5 5 b) Obrigações Negativas: Ex: proibição de construir acima de determinada altura; proibição de construir algum comércio em zonas residenciais. c) Obrigações Permissivas: 5.1 Instituição das Limitações: Comumente se dá através de lei. Mas pode ser também através de atos regulamentares, ex: decretos. 5.2 Extinção: como regra, as limitações podem ser elaboradas por lei, são permanentes, mas nova lei pode extinguir a limitação anteriormente estipulada. 6. TOMBAMENTO Forma de intervenção pela qual o poder público procura proteger o patrimônio cultural brasileiro. Art. 216 da CF, 1º. Tombamento também pode ser protegido pela ação popular, art. 5º, inciso LXXIII da CF, através do cidadão. Pode ser sobre bens móveis e imóveis e, como regra, não possuem indenização. 6.1 Espécies de tombamento: a) Voluntário : b) Compulsório : c) Provisório : d) Definitivo : 6.2 Efeitos do Tombamento: Deve ser registrado no Registro de Imóveis que trata-se de um bem tombado. O proprietário não poderá diminuir, dilapidar, bem como fazer qualquer alteração nas suas características originais.

6 6 O proprietário deve manter, conservar o patrimônio. Caso o proprietário não tenha recursos para manter o bem tombado, deverá comunicar o poder público para que este o faça, tendo que permitir o livre acesso. O proprietário, antes de vender o bem, deve respeitar o direito de preferência da União, do Estado ou do Município onde se encontra o bem, que deverão exercê-lo em 30 dias. Caso o proprietário não respeite o direito de preferência, o poder público pode seqüestrar o bem e aplicar uma multa de 20 % sobre o valor do contrato, ao proprietário e ao adquirente (solidariamente, 20% para ambos). 7. DESAPROPRIAÇÃO Art. 5º, XXIV; art. 182, 4º, III ; art. 184 da CF e Decreto 3365/41. Forma de intervenção pela qual a Administração Pública retira a propriedade do proprietário, pública ou privada, por razões de utilidade pública, necessidade pública, interesse social, falta de atendimento da função social da propriedade ou ainda de forma confiscatória. 7.1 Pressupostos: A) NECESSIDADE PÚBLICA: B) UTILIDADE PÚBLICA: C) INTERESSE SOCIAL: 7.2 Bens desapropriáveis: Em regra, a desapropriação pode ter como objeto qualquer bem móvel ou imóvel de valoração patrimonial. Contudo, existem alguns bens que não podem ser desapropriados, ex: moeda corrente, direitos personalíssimos (honra, liberdade) e os bens da União que não são passíveis de expropriação. 7.3 Fases da Desapropriação: 1ª) Fase Declaratória: 2ª) Fase Executória:

7 7 Caso não tenha êxito o processo administrativo a Administração Pública passa para a fase judicial, ingressando com a Ação de Desapropriação. A inicial da Ação de Desapropriação deverá ser acompanhada pelo decreto expropriatório, que conterá os pressupostos de necessidade, utilidade pública ou interesse social. ATENÇÃO: Na ação de desapropriação não poderá o proprietário, em sua contestação, discutir os pressupostos, podendo tão somente referir-se ao valor da indenização e possíveis vícios no processo administrativo ou no próprio processo judicial. Caso queira discutir os pressupostos, deverá assim o fazer através de ação direta.

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Intervenção do Estado na Propriedade Profª. Tatiana Marcello INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE Modalidades de Intervenção do Estado na Propriedade: Servidão Administrativa (ex.:

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Desapropriação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DESAPROPRIAÇÃO Art. 5º, XXII é garantido o direito de propriedade; Art. 5º, XXIII

Leia mais

Intervenção do Estado na propriedade privada

Intervenção do Estado na propriedade privada Intervenção do Estado na propriedade privada Desapropriação Conceito Procedimento através do qual o Poder Público, fundado em uma necessidade pública, utilidade pública ou interesse social, compulsoriamente

Leia mais

AULA 04: INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA

AULA 04: INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA AULA 04: INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA 1. NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... 2. CONTEXTUALIZAÇÃO 2. CONTEXTUALIZAÇÃO Papel do Estado ao longo do tempo Estado no passado: Segurança externa e paz

Leia mais

Aula 19. Intervenção na Propriedade I. Prof. Wander Garcia

Aula 19. Intervenção na Propriedade I. Prof. Wander Garcia Aula 19 Intervenção na Propriedade I Prof. Wander Garcia 1. Introdução: 1.1. Propriedade tem função individual 1.2. Propriedade tem função social - O Estado intervém na propriedade para garantir que esta

Leia mais

LIMITAÇÕES AO DIREITO DE PROPRIEDADE. Resumo de aula

LIMITAÇÕES AO DIREITO DE PROPRIEDADE. Resumo de aula LIMITAÇÕES AO DIREITO DE PROPRIEDADE Resumo de aula Fundamentos Sumário Restrições administrativas Tombamento Ocupação temporária Requisição Servidão Administrativa Desapropriação Edificação ou parcelamento

Leia mais

Hoje vamos finalizar as intervenções brandas do Estado na propriedade e começar a estudar as drásticas.

Hoje vamos finalizar as intervenções brandas do Estado na propriedade e começar a estudar as drásticas. Turma e Ano: Flex B Matéria / Aula: Administrativo aula 11 Monitora: Luiza Jungstedt Professor: Luíz Oliveira Castro Jungstedt Hoje vamos finalizar as intervenções brandas do Estado na propriedade e começar

Leia mais

INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE Prof. Luiz Oliveira Castro Jungstedt 01

INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE Prof. Luiz Oliveira Castro Jungstedt 01 Prof. Luiz Oliveira Castro Jungstedt 01 DOMÍNIO EMINENTE DIREITO DE PROPRIEDADE art 5º, XXII c/c XXIII FUNÇÃO SOCIAL FUNÇÃO SOCIAL PROPRIEDADE art 182, 2º da CRFB CIDADE 1º e 2º do art 422 LOM-Rio GESTÃO

Leia mais

Aula nº 06 (Ordem Social, Econômica e Financeira) FORMAS DE INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA

Aula nº 06 (Ordem Social, Econômica e Financeira) FORMAS DE INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Ordem Social, Econômica e Financeira Aula 06 Professor(a): Luís Alberto Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 06 (Ordem Social,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Propriedade Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Observe os detalhes da desapropriação prevista no art. 185 da CF/88: a. A indenização, neste caso, será

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito de propriedade Prof. Alexandre Demidoff Previsão Constitucional: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se

Leia mais

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO MBA DIREITO IMOBILIÁRIO Tema Intervenção do Estado na propriedade 2 Intervenção do Estado na propriedade: 1. Desapropriação 2. Limitação Administrativa 3. Servidão Administrativa 4. Requisição Administrativa

Leia mais

AULA 04: INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA

AULA 04: INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA AULA 04: INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA 1. NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... 2. CONTEXTUALIZAÇÃO 1 2. CONTEXTUALIZAÇÃO Papel do Estado ao longo do tempo Estado no passado: Segurança externa e paz

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 3/4 Intervenção do Estado na propriedade E Agentes Públicos 2 Intervenção do Estado na propriedade : 1. Desapropriação 2. Limitação Administrativa 3. Servidão Administrativa

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Propriedade Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, XXII, CF/88: é garantido o direito de propriedade. - Art. 5º, XXIII, CF/88: a propriedade atenderá

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE Modalidades de Intervenção do Estado na Propriedade: Servidão

Leia mais

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcelino Fernandes Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino professormarcelino@hotmail.com Tema

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. 1-) Desapropriação: a) Forma de aquisição originária da propriedade: Ficam subrogados no preço quaisquer ônus

Leia mais

1 INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE

1 INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE O direito de propriedade é reconhecido pela Constituição Federal, porém a propriedade também tem a finalidade de exercer a função social. Caso não ajustes aos fatores exigidos, o Estado intervirá na propriedade.

Leia mais

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Direito administrativo histórico 1.2 Contextualização histórica 1.3 Conceito 1.4 Órgãos e funções 1.4.1 Distribuição das funções entre os poderes do Estado, nos termos da CF/1988

Leia mais

Princípios Gerais da Atividade Econômica

Princípios Gerais da Atividade Econômica Princípios Gerais da Atividade Econômica Fundamentos Valorização do trabalho Livre Iniciativa Finalidade Existência digna de acordo com a justiça social Princípios Soberania nacional Propriedade privada,

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº TEMA: INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE E CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº TEMA: INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE E CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA 2016.1 Nº DATA DISCIPLINA Direito Administrativo PROFESSOR Barney Bichara MONITOR Bruna Oliveira AULA Aula 08 TEMA: INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE E CONTROLE DA

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL PATRIMÔNIO CULTURAL

DIREITO AMBIENTAL PATRIMÔNIO CULTURAL DIREITO AMBIENTAL PATRIMÔNIO CULTURAL Professor Eduardo Coral Viegas 1 MEIO AMBIENTE NATURAL: constituído pelo solo, água, ar atmosférico, flora, fauna, enfim, pela biosfera (sem intervenção humana) MA

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Intervenção do Estado na Propriedade Noções Gerais e Desapropriação Parte 4 Prof. Gladstone Felippo Fases ou Procedimento da Desapropriação A desapropriação é um procedimento composto

Leia mais

BRUNA FERNANDES COÊLHO COMENTÁRIOS ACERCA DA DESAPROPRIAÇÃO

BRUNA FERNANDES COÊLHO COMENTÁRIOS ACERCA DA DESAPROPRIAÇÃO BRUNA FERNANDES COÊLHO COMENTÁRIOS ACERCA DA DESAPROPRIAÇÃO RECIFE 2007 COMENTÁRIOS ACERCA DA DESAPROPRIAÇÃO Bruna Fernandes Coêlho * O termo desapropriação está intimamente ligado à palavra propriedade.

Leia mais

Conceito de Tributo RUBENS KINDLMANN

Conceito de Tributo RUBENS KINDLMANN Conceito de Tributo RUBENS KINDLMANN Art. 3º, CTN Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Intervenção do Estado na Propriedade Parte 5 Prof. Gladstone Felippo Imissão Provisória na Posse A imissão provisória na posse se caracteriza pela transferência da posse do bem,

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO III. ADMINISTRADOR PÚBLICO Noções Gerais Poderes Administrativos Poder discricionário...

SUMÁRIO CAPÍTULO III. ADMINISTRADOR PÚBLICO Noções Gerais Poderes Administrativos Poder discricionário... SUMÁRIO CAPÍTULO I O DIREITO ADMINISTRATIVO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA...1 1. Conceito... 1 2. Objeto do Direito Administrativo... 1 2.1. Princípios que ajudam a interpretar a atividade administrativa...

Leia mais

Direito Administrativo II: Intervenção do Estado sobre a Propriedade Privada

Direito Administrativo II: Intervenção do Estado sobre a Propriedade Privada Direito Administrativo II: Intervenção do Estado sobre a Propriedade Privada PROF. GUSTAVO JUSTINO DE OLIVEIRA Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) São Paulo (SP), outubro de 2017. Sumário

Leia mais

Aula nº. 113 INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE

Aula nº. 113 INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Intervenção do Estado na Propriedade - 113 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 113 INTERVENÇÃO DO ESTADO NA

Leia mais

Intervenção do Estado na Propriedade

Intervenção do Estado na Propriedade Intervenção do Estado na Propriedade 1 Base Constitucional: A CF/88 dá suporte à intervenção do Estado na propriedade. De um lado, garante o direito de propriedade (art. 5º, XXII), mas ao mesmo tempo condiciona

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 07 ANEXO III

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 07 ANEXO III CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 07 ANEXO III DOMÍNIO LÍNGUÍSTICO PARA AS 05 QUESTÕES Os pontos do quesito domínio linguístico foram atribuídos com base na quantidade de erros de pontuação,

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 07 ANEXO III

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 07 ANEXO III CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 07 ANEXO III DOMÍNIO LÍNGUÍSTICO PARA AS 05 QUESTÕES Os pontos do quesito domínio linguístico foram atribuídos com base na quantidade de erros de pontuação,

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO AGENTES PÚBLICOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO AGENTES PÚBLICOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Previsão; Elementos; Excludentes; Direito de regresso; AGENTES PÚBLICOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO Espécie; Regime jurídico; Direitos; Deveres; Responsabilidades; Teto remuneratório;

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 119 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 119.

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 119 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 119. Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 119 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 119. 1. Retrocessão e Tredestinação 1.1. Retrocessão

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Intervenção do Estado na Propriedade Noções Gerais e Desapropriação Parte 6 Prof. Gladstone Felippo Por descumprimento da função social da propriedade urbana Municípios Competência

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 5º Semestre DISCIPLINA: Bases Procedimentais da Administração Pública CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:40 horas/aula I EMENTA Serviço público.

Leia mais

Aula nº 05 (Ordem Social, Econômica e Financeira)

Aula nº 05 (Ordem Social, Econômica e Financeira) Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Ordem Social, Econômica e Financeira Aula 05 Professor(a): Luís Alberto Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 05 (Ordem Social,

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS 1. INTRODUÇÃO TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS 2. NÃO-TAXATIVIDADE TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Art. 5, 2º da CF. Os direitos

Leia mais

O parágrafo 4º do artigo 182 da Constituição Federal aponta para a existência de 03 leis:

O parágrafo 4º do artigo 182 da Constituição Federal aponta para a existência de 03 leis: Turma e Ano: Turma Regular Master B (2015) Matéria / Aula: Direito Administrativo Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Fernanda Helena Aula 11 Desapropriação (continuação) Sanção urbanística (art. 182 4º

Leia mais

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcelino Fernandes Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino professormarcelino@hotmail.com BENS

Leia mais

O Prefeito Municipal de Guarapuava, Estado do Paraná, Excelentíssimo Senhor CESAR AUGUSTO CAROLLO SILVESTRI FILHO, no uso de suas atribuições legais,

O Prefeito Municipal de Guarapuava, Estado do Paraná, Excelentíssimo Senhor CESAR AUGUSTO CAROLLO SILVESTRI FILHO, no uso de suas atribuições legais, O Prefeito Municipal de Guarapuava, Estado do Paraná, Excelentíssimo Senhor CESAR AUGUSTO CAROLLO SILVESTRI FILHO, no uso de suas atribuições legais, Propõe à Câmara Municipal de Guarapuava o seguinte

Leia mais

INTERVENÇÃO NA PROPRIEDADE PARTE II ROTEIRO DE AULA

INTERVENÇÃO NA PROPRIEDADE PARTE II ROTEIRO DE AULA INTERVENÇÃO NA PROPRIEDADE PARTE II ROTEIRO DE AULA LIMITAÇÃO ADMINISTRATIVA: Conceito: impõe obrigações de caráter geral a proprietários indeterminados, em benefício do interesse geral abstratamente considerado,

Leia mais

I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO

I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO Direito Administrativo Sumário Capítulo I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO 1. Estado: conceito, evolução e transformações... 17 2. Administração

Leia mais

Sumário. Introdução... 13

Sumário. Introdução... 13 Sumário Introdução... 13 Capítulo 1 Teoria Geral do Direito Agrário... 17 1.1 Aspectos históricos do direito agrário no Brasil... 17 1.1.1 Regime Sesmarial (1500 a 17/07/1822)... 18 1.1.2 Período Extra

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Propriedade Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, XXV, CF/88: no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade

Leia mais

QUESTÕES FGV 2011 EXAME DE ORDEM. 1 - ( FGV OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase)

QUESTÕES FGV 2011 EXAME DE ORDEM. 1 - ( FGV OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase) QUESTÕES FGV 2011 EXAME DE ORDEM 1 - ( FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase) O prefeito de um determinado município resolve, por decreto municipal, alterar unilateralmente as vias

Leia mais

Aula 117 DESAPROPRIAÇÃO

Aula 117 DESAPROPRIAÇÃO Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Desapropriação: Desapropriação para fins de reforma agrária. Sanção urbanística. Confisco agrário. Imissão definitiva na propriedade 117 Professor

Leia mais

DIREITO IMOBILIÁRIO. Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Facebook.com/profmarcelino

DIREITO IMOBILIÁRIO. Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Facebook.com/profmarcelino DIREITO IMOBILIÁRIO Instagram: @coronel_marcelino Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Facebook.com/profmarcelino Tema Intervenção do Estado na propriedade 2 Intervenção do Estado na propriedade: 1. Desapropriação

Leia mais

Teoria Geral dos Direitos e Garantias Fundamentais Parte III. Professor Luis Alberto

Teoria Geral dos Direitos e Garantias Fundamentais Parte III. Professor Luis Alberto Teoria Geral dos Direitos e Garantias Fundamentais Parte III Professor Luis Alberto DIREITO XXII é garantido o direito de propriedade; Direito Individual (art. 5º XXII) Material ou Tangível Imaterial ou

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO GUILHERME CREPALDI FORMANSKI DESAPROPRIAÇÃO INDIRETA:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO GUILHERME CREPALDI FORMANSKI DESAPROPRIAÇÃO INDIRETA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO GUILHERME CREPALDI FORMANSKI DESAPROPRIAÇÃO INDIRETA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DE DEFESA DA PROPRIEDADE Florianópolis

Leia mais

O PT tem um plano traçado para o Brasil. Nestas eleições o partido quer ganhar mil prefeituras. Motivos para você acreditar no plano do PT: 1- Pela

O PT tem um plano traçado para o Brasil. Nestas eleições o partido quer ganhar mil prefeituras. Motivos para você acreditar no plano do PT: 1- Pela O PT tem um plano traçado para o Brasil. Nestas eleições o partido quer ganhar mil prefeituras. Motivos para você acreditar no plano do PT: 1- Pela primeira vez um PRESIDENTE criou um Ministério da Cidade.

Leia mais

Capítulo 1 Teoria Geral do Direito Agrário...

Capítulo 1 Teoria Geral do Direito Agrário... SUMÁRIO... 1. Aspectos históricos do direito agrário no Brasil... 1.1. Regime Sesmarial (1500 a 17/07/1822)... 1.2 Período Extralegal ou das posses (de 17/07/1822 a 18/09/1850)... 1.3. Período de institucionalização

Leia mais

CF/88. Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

CF/88. Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. CF/88 Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. 1º - São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam

Leia mais

Prefeitura Municipal de Sítio do Quinto publica:

Prefeitura Municipal de Sítio do Quinto publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 797 Prefeitura Municipal de publica: Decreto n.º 09 de 04 de abril de 2019 - Declara Situação de Emergência, nas áreas do Povoado Jardim, zona rural do município de Sítio

Leia mais

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcelino Fernandes Instagram: @coronel_marcelino Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Facebook.com/profmarcelino E-mail: professormarcelino@hotmail.com Tema Intervenção do Estado

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÃO 1 - Quanto aos princípios constitucionais da Administração Pública, assinale a alternativa correta. A. O princípio da supremacia

Leia mais

Sumário PARTE I ESTATUTO DA CIDADE

Sumário PARTE I ESTATUTO DA CIDADE Sumário PARTE I ESTATUTO DA CIDADE CAPÍTULO I ESTATUTO DA CIDADE E A ORDEM URBANA... 17 1. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O DIREITO DE PROPRIEDADE... 17 2. DIREITO URBANÍSTICO... 18 2.1. Conceito e princípios...

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Código da Disciplina: 2641 Vigência: 1 / 2004 Disciplina: DIREITO ADMINISTRATIVO II Código do Curso: 17 Curso: Direito Unidade: NÚCLEO UNIV BH Turno: NOITE Período: 7 Créditos: 4 Carga Horária TOTAL 60

Leia mais

Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU

Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU RUBENS KINDLMANN Contatos Professor Rubens Kindlmann @kindlmann rubens@kindlmann.com.br Evolução Histórica Constituição de 1891 O IPTU era de competência dos

Leia mais

Direitos fundamentais propriedade. João Miguel da Luz Rivero Fundamento constitucional

Direitos fundamentais propriedade. João Miguel da Luz Rivero Fundamento constitucional Direitos fundamentais propriedade João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com Fundamento constitucional O regime jurídico da propriedade tem seu fundamento na Constituição. Esta garante o direito de

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO: OAB 1ª Fase PROFESSORA: Silvia Gabriela Duarte Araújo Currículo resumido: Mestre em direito pela Universidade de Marília (UNIMAR). Especialista em direito público pela FESURV

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Limitações administrativas e tombamento Período 2015 2016 Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO... 3 Limitações Administrativas... 3 Tombamento... 4 GABARITO... 7 2 DIREITO ADMINISTRATIVO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Intervenção do Estado na Propriedade Prof. Gladstone Felippo Conceito: O caracteriza-se pela limitação restritiva e perpétua ao direito de propriedade, que tem como fato gerador

Leia mais

EXERCÍCIOS SOBRE INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIDADE PRIVADA

EXERCÍCIOS SOBRE INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIDADE PRIVADA QUESTOES SUBJETIVAS EXERCÍCIOS SOBRE INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIDADE PRIVADA 1 Indique e explique os dois princípios basilares do regime interventivo do Estado sobre a propriedade privada. 2 Quais

Leia mais

Aula 01 Princípios fundamentais e direitos individuais. Estrutura do Curso 09/02/ aulas com 10 questões e 06 aulas com 15 questões cada uma;

Aula 01 Princípios fundamentais e direitos individuais. Estrutura do Curso 09/02/ aulas com 10 questões e 06 aulas com 15 questões cada uma; Aula 01 Princípios fundamentais e direitos individuais Estrutura do Curso 11 aulas com 10 questões e 06 aulas com 15 questões cada uma; Questões já cobradas + questões inéditas. Questões de 2016 a 2019;

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO NA BAHIA Av. Paulo VI, nº. 844, Pituba, Salvador/BA, CEP: ESPELHO DE CORREÇÃO

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO NA BAHIA Av. Paulo VI, nº. 844, Pituba, Salvador/BA, CEP: ESPELHO DE CORREÇÃO ESPELHO DE CORREÇÃO DIREITO CONSTITUCIONAL CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Domínio do conteúdo do tema abordado 9,0 Inconstitucionalidade formal da lei por transgressão da iniciativa legislativa do Presidente

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 Ronny Charles

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 Ronny Charles SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...13 Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 1. O Estado e a sua função administrativa...15 2. Administração pública e direito

Leia mais

Administração. Pública Indireta. Administração Pública Direta

Administração. Pública Indireta. Administração Pública Direta DIREITO ADMINISTRATIVO Professor: Felipe Dalenogare Autarquias Empresas Públicas Administração Pública Indireta Sociedades de Economia Mista Fundações Públicas Administração Pública Entidades dotadas de

Leia mais

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica:

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica: Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa 1 Quarta-feira Ano IX Nº 1926 Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica: Decreto Nº 141, de 12 de setembro de 2017 - Dispõe sobre a declaração de utilidade

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 2/4 Ato Administrativo, Responsabilidade Civil do Estado E Bens Públicos 2 ATO ADMINISTRATIVO 3 Requisitos( Art. 2º da Lei 4.717/65): Elementos constitutivos do Ato Administrativo.

Leia mais

Propriedade. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato

Propriedade. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato Propriedade Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato Propriedade Relevância do Direito de Propriedade e sua inserção nas normas

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Administração Direta e Indireta Capítulo 3 Princípios constitucionais da Administração Pública Capítulo 4

Sumário Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Administração Direta e Indireta Capítulo 3 Princípios constitucionais da Administração Pública Capítulo 4 Sumário Capítulo 1 Introdução 1.1. Conteúdo e conceito do Direito Administrativo... 1 Capítulo 2 Administração Direta e Indireta... 3 2.1. Atividade administrativa... 3 2.2. Noção de Administração Pública...

Leia mais

TEORIA e história da Preservação DA A r q u i t e t u r a e do URBANISMO

TEORIA e história da Preservação DA A r q u i t e t u r a e do URBANISMO TEORIA e história da Preservação DA A r q u i t e t u r a e do URBANISMO 1936 Instalado o IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Gustavo Capanema ministro da educação Rodrigo Melo

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Municipais IPTU Parte II. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Municipais IPTU Parte II. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Municipais IPTU Parte II Progressividade Extrafiscal Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana CRFB, Art. 182. 4º É facultado ao Poder Público municipal, mediante

Leia mais

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 2

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 2 Contabilidade e Legislação Tributária Aula 2 Prof. Gustavo Gonçalves Vettori Receitas Originárias e Derivadas Preços Públicos Originárias Ingressos Comerciais Receitas Compensações Financeiras (Royalties)

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br DESAPROPRIAÇÃO (principais regramentos: Decreto-Lei nº 3.365/1941; Lei nº 4.132/1962)

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 05/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 05/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 05/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 - Teoria Geral do Direito Agrário... 17

SUMÁRIO. Capítulo 1 - Teoria Geral do Direito Agrário... 17 SUMÁRIO Introdução... 13 Capítulo 1 - Teoria Geral do Direito Agrário... 17 1. Aspectos históricos do direito agrário no Brasil... 17 1.1. Regime Sesmarial (1500 a 17/07/1822)... 18 1.2. Período Extralegal

Leia mais

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27... 27... 27 1.2. Governo e Administração Pública... 30 1.3. Administração Pública... 30 1.3.1. Conceito... 31...

Leia mais

Direito Administrativo. Serviços Públicos. Professor Leandro Velloso

Direito Administrativo. Serviços Públicos. Professor Leandro Velloso Direito Administrativo Professor Leandro Velloso www.leandrovelloso.com.br www.colecaooab.com.br leovelloso@hotmail.com Conceituação Serviços Públicos Prestação estatal direta ou indireta dirigida à coletividade

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Intervenção do Estado na propriedade Prof. Denis França Intervenções restritivas: enquanto a desapropriação é uma intervenção supressiva, há outras modalidades de intervenção do

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 28/09/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 28/09/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 28/09/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 09 Princípios Tributários Retirada forçada do bem, PRINCÍPIO

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. Funções estatais 2. Conceito e objeto do direito administrativo 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4. Sistemas administrativos: sistema inglês

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA Livro Eletrônico 04/2019 PRESIDENTE: Gabriel Granjeiro VICE-PRESIDENTE: Rodrigo Teles Calado COORDENADORA PEDAGÓGICA: Élica Lopes ASSISTENTES

Leia mais

PERDA DA PROPRIEDADE Aula 07

PERDA DA PROPRIEDADE Aula 07 PERDA DA PROPRIEDADE Aula 07 QUADRO GERAL 1 EXTINÇÃO DA PROPRIEDADE Objeto Perecimento Extinção Direito Voluntária Alienação por negócio jurídico Renúncia Abandono Involuntária Alienação forçada Desapropriação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlman 26/03/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlman 26/03/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 05 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlman 26/03/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 09 Princípios Tributários. Os Princípios tem a função de nortear.

Leia mais

1. DIREITO REAL DE SUPERFÍCIE

1. DIREITO REAL DE SUPERFÍCIE 1 DIREITO CIVIL DIREITO CIVIL PONTO 1: Direito Real de Superfície PONTO 2: Direito Real de Servidão PONTO 3: Direito Real de Usufruto PONTO 4: Direito Real de Uso PONTO 5: Direito Real de Habitação PONTO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Poções publica:

Prefeitura Municipal de Poções publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 274 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 245/2018 de 03 de Outubro de 2018 - Concede licençaprêmio à servidora pública municipal Maria Amélia Souza da Silva. Decreto

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III 1. Pontos para a Prova Oral. DIREITO CONSTITUCIONAL TEORIA 1. Noções de Teoria da Constituição e do Direito Constitucional. Objeto. Métodos.

Leia mais

Sumário. Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 15

Sumário. Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 15 Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 15 1. O Estado e a sua função administrativa... 15 2. Administração Pública e Direito Administrativo... 17 2.1. Fontes do Direito

Leia mais

ORLANDO JUNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL

ORLANDO JUNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL ORLANDO JUNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Ano: 2017 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: Assistente Administrativo Considerando o que dispõe a Constituição Federal sobre os direitos e garantias fundamentais,

Leia mais

Temos três grandes indagações quanto a essa fase: qual é a sua forma? Qual o seu conteúdo? E quais são os seus efeitos?

Temos três grandes indagações quanto a essa fase: qual é a sua forma? Qual o seu conteúdo? E quais são os seus efeitos? Turma e Ano: Flex B Matéria / Aula: Administrativo aula 12 Monitora: Luiza Jungstedt Professor: Luíz Oliveira Castro Jungstedt Hoje começaremos pela Fase Declaratória da Desapropriação. Esta é, como o

Leia mais

DESAPROPRIAÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO DE FAIXA DE SERVIDÃO COBREAP 2015

DESAPROPRIAÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO DE FAIXA DE SERVIDÃO COBREAP 2015 DESAPROPRIAÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO DE FAIXA DE SERVIDÃO COBREAP 2015 ETM-CORP/ST/SEPAV - 2015 Jorge Dumaresq Neto Hamilton Leal Cazes DEFINIÇÃO DE DESAPROPRIAÇÃO Direito do Estado que possibilita a transferência

Leia mais

Nota, xi Nota à 9a edição, xiii

Nota, xi Nota à 9a edição, xiii Nota, xi Nota à 9a edição, xiii 1 Direito Administrativo, 1 1.1 Introdução ao estudo do Direito Administrativo, 1 1.2 Ramo do direito público, 3 1.3 Conceito de Administração Pública e de Direito Administrativo,

Leia mais

Sumário. ( ) CAPÍTULO 2 Organização Administrativa Brasileira: Administração Pública Direta, Indireta e Terceiro Setor... 59

Sumário. ( ) CAPÍTULO 2 Organização Administrativa Brasileira: Administração Pública Direta, Indireta e Terceiro Setor... 59 Sumário ( ) CAPÍTULO 1 Atuação Administrativa, Controle e Regime Jurídico Administrativo... 1 1.1 Direito administrativo e função administrativa... 2 1.2 Atuação administrativa: atuação vinculada x atuação

Leia mais

MBA IMOBILIÁRIO LEGALE

MBA IMOBILIÁRIO LEGALE LEGALE PROPRIEDADE IMÓVEL Modalidades Fundamento jurídico Extensão do direito de propriedade Restrições ao direito de propriedade CONDOMINIO EM GERAL CONCEITO COMUNHÃO FONTES NATUREZA JURÍDICA TIPOS 1

Leia mais

CARTILHA DOS INSTRUMENTOS

CARTILHA DOS INSTRUMENTOS CARTILHA DOS INSTRUMENTOS Moradia Comércio Informal Cada pedaço da cidade tem uma função e um uso. As vezes, alguns imóveis ou terrenos não têm uso algum: não são escolas, não são hospitais, não são praças,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA. CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTA L Direito OBJETIVOS

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA. CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTA L Direito OBJETIVOS PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO CIJ028 DISCIPLINA NOME DIREITO ADMINISTRATIVO I CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTA L Direito 2010.1 060 060 OBJETIVOS Analisar e discutir todo o conteúdo programático

Leia mais

LODF QUESTÕES DE CONCURSO

LODF QUESTÕES DE CONCURSO QUESTÕES DE CONCURSO LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL 1. São objetivos prioritários do Distrito Federal, exceto: a. Assegurar ao cidadão o exercício dos direitos de iniciativa que lhe couberem, relativos

Leia mais