Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU"

Transcrição

1 Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU RUBENS KINDLMANN

2 Contatos Professor Rubens

3 Evolução Histórica Constituição de 1891 O IPTU era de competência dos Estados e incidia sobre imóveis edificados ou não, urbanos ou rurais Constituição de 1934 foram criados dois impostos urbanos diferentes. Um Territorial e outro Predial, de competência municipal e o Territorial Rural, de competência da União

4 Evolução Histórica Constituição de 1937 Seguiu a mesma divisão, mas a propriedade territorial era dos Estados e a predial, dos Municípios Constituição de 1946 Um único imposto (predial e territorial) de competência dos Municípios

5 Previsão Constitucional Art Compete aos Municípios instituir impostos sobre: (...) I - propriedade predial e territorial urbana; **Competência Cumulativa, como prevê o art. 147, CF**

6 Previsão Constitucional 1º Sem prejuízo da progressividade no tempo a que se refere o art. 182, 4º, inciso II, o imposto previsto no inciso I poderá: I - ser progressivo em razão do valor do imóvel; e II - ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel.

7 Previsão no CTN Art. 32. O imposto, de competência dos Municípios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município.

8 Características Natureza Fiscal, admitindo-se a extrafiscalidade quando usado para coibir o descumprimento da função social da propriedade Direto, recaindo-se diretamente sobre o proprietário (contribuinte)

9 Características Real, sendo cobrado em razão da prática do FG, sendo irrelevante a capacidade econômica do contribuinte ou características pessoais do contribuinte. Se considera a coisa objeto da tributação As sumulas do STF comprovam esse lógica

10 Súmula 539. É constitucional a lei do município que reduz o imposto predial urbano sobre imóvel ocupado pela residência do proprietário que não possua outro; Súmula 589. É inconstitucional a fixação de adicional progressivo do imposto predial e territorial urbano em função do número de imóveis do contribuinte; Súmula 668. É inconstitucional a lei municipal que tenha estabelecido, antes da Emenda Constitucional n. 29/2000, alíquotas progressivas para o IPTU, salvo se destinada a assegurar o cumprimento da função social da propriedade urbana.

11 Lançamento O IPTU tem lançamento direto ou de ofício O município já possui em seu cadastro os imóveis que estão em sua área Com base no cadastro, já sabe quem são os proprietários/responsáveis Já possui dimensão da área (construída ou não) e o valor do imóvel = BC Súmula 397, STJ O contribuinte do IPTU é notificado do lançamento pelo envio do carnê ao seu endereço.

12 Fato Gerador Propriedade Predial e Territorial URBANA FG: Propriedade, domínio útil ou posse de bem imóvel Por Natureza ou Acessão física Art. 79, CC - São bens imóveis o solo e tudo quanto se lhe incorporar natural ou artificialmente. Localizado na zona Urbana do Município

13 Fato Gerador Art , CC. O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha.

14 Zona Urbana Art. 32, CTN 1º Para os efeitos deste imposto, entende-se como zona urbana a definida em lei municipal; observado o requisito mínimo da existência de melhoramentos indicados em pelo menos 2 (dois) dos incisos seguintes, construídos ou mantidos pelo Poder Público: I - meio-fio ou calçamento, com canalização de águas pluviais; II - abastecimento de água; III - sistema de esgotos sanitários; IV - rede de iluminação pública, com ou sem posteamento para distribuição domiciliar; V - escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de 3 (três) quilômetros do imóvel considerado.

15 Zona Urbana Art. 32, CTN 2º A lei municipal pode considerar urbanas as áreas urbanizáveis, ou de expansão urbana, constantes de loteamentos aprovados pelos órgãos competentes, destinados à habitação, à indústria ou ao comércio, mesmo que localizados fora das zonas definidas nos termos do parágrafo anterior.

16 Imóvel urbano destinado à atividade rural DL 57/66 Art. 15. O disposto no art. 32 da Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, não abrange o imóvel de que, comprovadamente, seja utilizado em exploração extrativa vegetal, agrícola, pecuária ou agroindustrial, incidindo assim, sôbre o mesmo, o ITR e demais tributos com o mesmo cobrados.

17 Base de Cálculo Art. 33. A base do cálculo do imposto é o valor venal do imóvel. Parágrafo único. Na determinação da base de cálculo, não se considera o valor dos bens móveis mantidos, em caráter permanente ou temporário, no imóvel, para efeito de sua utilização, exploração, aformoseamento ou comodidade.

18 Planta Genérica de Valores Impossível aferir imóvel a imóvel o valor de venda, por isso se admite a aplicação de Plantas Genéricas... O valor venal dos imóveis de uma cidade por ser atualizada por lei, mas não por decreto do prefeito. O prefeito só pode corrigir monetariamente os valores já fixados de acordo com a lei anterior (...) (STF, RE /SP)

19 Sumula 160, STJ É defeso, ao Município, atualizar o IPTU, mediante decreto, em percentual superior ao índice oficial de correção monetária

20 Art. 97, CTN 2º Não constitui majoração de tributo, para os fins do disposto no inciso II deste artigo, a atualização do valor monetário da respectiva base de cálculo. Correção da PGV por decreto é possível, desde que as correções não sejam superiores ao percentual de inflação.

21 Sujeição Passiva Art. 34, CTN. Contribuinte do imposto é o proprietário do imóvel, o titular do seu domínio útil, ou o seu possuidor a qualquer título. Súmula 399, STJ. Cabe à legislação municipal estabelecer o sujeito passivo do IPTU.

22 Sujeição Passiva Art , CC. Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade. Art , CC. Considera-se detentor aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instruções suas. No IPTU não basta a mera posse, mas a existência do animus domini

23 Sujeição Passiva TRIBUTÁRIO. EXECUÇÃO FISCAL. IPTU. CONTRATO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL. LEGITIMIDADE PASSIVA DO POSSUIDOR (PROMITENTE COMPRADOR) E DO PROPRIETÁRIO (PROMITENTE VENDEDOR). 1. Segundo o art. 34 do CTN, consideram-se contribuintes do IPTU o proprietário do imóvel, o titular do seu domínio útil ou o seu possuidor a qualquer título. 2. A jurisprudência desta Corte Superior é no sentido de que tanto o promitente comprador (possuidor a qualquer título) do imóvel quanto seu proprietário/promitente vendedor (aquele que tem a propriedade registrada no Registro de Imóveis) são contribuintes responsáveis pelo pagamento do IPTU. (...) 3. "Ao legislador municipal cabe eleger o sujeito passivo do tributo, contemplando qualquer das situações previstas no CTN. Definindo a lei como contribuinte o proprietário, o titular do domínio útil, ou o possuidor a qualquer título, pode a autoridade administrativa optar por um ou por outro visando a facilitar o procedimento de arrecadação" (REsp /SP, Rel. Min. Teori Albino Zavascki, DJ ). (...) (REsp /SP, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, PRIMEIRA SEÇÃO, julgado em 10/06/2009, DJe 18/06/2009)

24 Progressividade Art. 156, CF 1º Sem prejuízo da progressividade no tempo a que se refere o art. 182, 4º, inciso II, o imposto previsto no inciso I poderá: I - ser progressivo em razão do valor do imóvel; e II - ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel.

25 Progressividade Progressividade no tempo = Progressividade extrafiscal 182, 4º, CF. É facultado ao Poder Público municipal, mediante lei específica para área incluída no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de: I - parcelamento ou edificação compulsórios; II - imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo; III - desapropriação com pagamento mediante títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de até dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais.

26 Progressividade Em razão do valor do imóvel = Progressividade Fiscal Criada por meio da EC 29/2000 Súmula 668, STF. É inconstitucional a lei municipal que tenha estabelecido, antes da Emenda Constitucional 29/2000, alíquotas progressivas para o IPTU, salvo se destinada a assegurar o cumprimento da função social da propriedade urbana.

27 Progressividade A distinção de alíquotas em função da localização do imóvel não encontra uma justificativa plausível, podendo gerar distorções na política tributária municipal. Diminuir a carga tributária de imóveis situados nas periferias poderá atrair grandes especuladores e contribuir para empurrar os pobres para regiões ainda mais distantes. Outrossim, imóveis situados em zonas nobres já tem o valor venal (base de cálculo do IPTU) mais elevado podendo sobre eles incidir a tributação progressiva na forma do caput (Kiyoshi Harada, IPTU: doutrina e prática)

28 Contatos Professor Rubens

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Municipais IPTU Parte II. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Municipais IPTU Parte II. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Municipais IPTU Parte II Progressividade Extrafiscal Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana CRFB, Art. 182. 4º É facultado ao Poder Público municipal, mediante

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 20/02/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 20/02/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 20/02/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 30 TRIBUTOS EM ESPÉCIE IMPOSTOS Os impostos diferem de outras

Leia mais

Direito Tributário. Parte IX Impostos Municipais

Direito Tributário. Parte IX Impostos Municipais Direito Tributário Parte IX Impostos Municipais 1. Impostos Municipais Conceito e Generalidades Impostos Federais São considerados impostos municipais aqueles cuja instituição compete aos municípios. Art.

Leia mais

Tributação na Propriedade

Tributação na Propriedade Tributação na Propriedade MATERIAL Art. 156, I Compete aos Municípios instituir impostos sobre: I - propriedade predial e territorial urbana; MATERIAL Art. 153, VI Compete à União instituir impostos sobre:

Leia mais

IMPOSTO TERRITORIAL RURAL ITR. Rubens Kindlmann

IMPOSTO TERRITORIAL RURAL ITR. Rubens Kindlmann IMPOSTO TERRITORIAL RURAL ITR Rubens Kindlmann Previsão Constitucional Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre: (...) VI - propriedade territorial rural; (...) 4º O imposto previsto no inciso

Leia mais

Progressividade do IPTU e do ITBI e a jurisprudência recente dos Tribunais Superiores

Progressividade do IPTU e do ITBI e a jurisprudência recente dos Tribunais Superiores Progressividade do IPTU e do ITBI e a jurisprudência recente dos Tribunais Superiores Betina Treiger Grupenmacher Doutora UFPR, pós-doutora Universidade de Lisboa - Portugal e Professora UFPR ITBI JURÍDICO-TRIBUTÁRIO

Leia mais

Módulo 16 Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU. Fato gerador. Contribuinte.

Módulo 16 Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU. Fato gerador. Contribuinte. Módulo 16 Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU. Fato gerador. Contribuinte. Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU Constituição Federal: Art. 156. Compete

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 06/03/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 06/03/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 06/03/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 33 TRIBUTOS EM ESPÉCIE Continuação aula 30... IMPOSTOS - Desde

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO III: IMPOSTOS MUNICIPAIS

DIREITO TRIBUTÁRIO III: IMPOSTOS MUNICIPAIS DIREITO TRIBUTÁRIO III: IMPOSTOS MUNICIPAIS Prof. Thiago Gomes O IPTU E SEUS FUNDAMENTOS LEGAIS Incidente sobre propriedade predial e territorial urbana. Fundamento Legal: Art. 156, I, CF; Art. 32-34,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito de propriedade Prof. Alexandre Demidoff Previsão Constitucional: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se

Leia mais

Impostos Municipais IPTU

Impostos Municipais IPTU CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. PROF. PEDRO BONIFÁCIO AULA 34 Direito TRIBUTÁRIO IMPOSTOS MUNICIPAIS ART. 156, I CF e ART. 32 a 34 CTN Impostos Municipais IPTU Art. 156 CF. Compete aos Municípios

Leia mais

IPTU, ITBI E CAPACIDADE CONTRIBUTIVA: CRITÉRIOS PARA A PROGRESSIVIDADE BETINA TREIGER GRUPENMACHER- ADVOGADA. PROFª UFPR

IPTU, ITBI E CAPACIDADE CONTRIBUTIVA: CRITÉRIOS PARA A PROGRESSIVIDADE BETINA TREIGER GRUPENMACHER- ADVOGADA. PROFª UFPR IPTU, ITBI E CAPACIDADE CONTRIBUTIVA: CRITÉRIOS PARA A PROGRESSIVIDADE BETINA TREIGER GRUPENMACHER- ADVOGADA. PROFª UFPR ITBI IPTU FATO GERADOR (JURÍDICO- TRIBUTÁRIO/IMPONÍVEL) FATO GERADOR (JURÍDICO-

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO TRIBUTOS EM ESPÉCIE Art. 4º, CTN A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevante para qualificá-la:

Leia mais

Impostos Municipais IPTU

Impostos Municipais IPTU CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. PROF. PEDRO BONIFÁCIO AULA 35 02/08/17 Direito TRIBUTÁRIO IMPOSTOS MUNICIPAIS ART. 156, I CF e ART. 32 a 34 CTN Impostos Municipais IPTU Art. 156 CF. Compete

Leia mais

IPTU ZONA URBANA ENTENDIMENTO STF: Localização X destinação econômica. Decreto-Lei destinação. Lei revogação

IPTU ZONA URBANA ENTENDIMENTO STF: Localização X destinação econômica. Decreto-Lei destinação. Lei revogação IPTU FATO GERADOR: propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município. Art 15. O disposto no art.

Leia mais

IPTU IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO

IPTU IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO Bem Vindo! IPTU IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANA - IPTU; O Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) é um imposto brasileiro

Leia mais

IPTU. Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana.

IPTU. Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana. IPTU Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana. IPTU Previsão legal: Art. 156, I, e 1º, CF; Art. 182, 4º, CF; Arts. 32 a 34, CTN; Lei 10.257/01; Leis municipais; IPTU Fato Gerador Art. 156,

Leia mais

Atualidades sobre o ITR: municipalização, pauta fiscal, CAR e os reflexos do Código Florestal

Atualidades sobre o ITR: municipalização, pauta fiscal, CAR e os reflexos do Código Florestal Atualidades sobre o ITR: municipalização, pauta fiscal, CAR e os reflexos do Código Florestal Luís Fernando de Souza Neves Mestre e doutorando PUC/SP IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE TERRITORIAL RURAL Critério

Leia mais

Princípio da Legalidade

Princípio da Legalidade Princípio da Legalidade RUBENS KINDLMANN Princípio da Legalidade Art. 150, CF. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlman 26/03/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlman 26/03/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 05 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlman 26/03/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 09 Princípios Tributários. Os Princípios tem a função de nortear.

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Princípio da Capacidade Contributiva. Prof.ª Luciana Batista

DIREITO TRIBUTÁRIO. Princípio da Capacidade Contributiva. Prof.ª Luciana Batista DIREITO TRIBUTÁRIO Princípio da Capacidade Contributiva Prof.ª Luciana Batista 145, parágrafo 1º, CF/88: Sempre que possível os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica

Leia mais

Conceito de Tributo RUBENS KINDLMANN

Conceito de Tributo RUBENS KINDLMANN Conceito de Tributo RUBENS KINDLMANN Art. 3º, CTN Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em

Leia mais

Prof. Antonio Carlos Barragan

Prof. Antonio Carlos Barragan Prof. Antonio Carlos Barragan ISS OU ISSQN IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA Competência Normas Gerais = LC nº 116/2003 e DL nº 406/68 Características: Fiscal, Indireto/Direto e Real Fato Gerador

Leia mais

Imposto Territorial Rural - ITR

Imposto Territorial Rural - ITR Imposto Territorial Rural - ITR RUBENS KINDLMANN Previsão Constitucional Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre: (...) VI - propriedade territorial rural; (...) 4º O imposto previsto no inciso

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Propriedade Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Observe os detalhes da desapropriação prevista no art. 185 da CF/88: a. A indenização, neste caso, será

Leia mais

IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano. Agenda

IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano. Agenda IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano Agenda Breve Histórico Aspectos Legais Arrecadação Competência Fato Gerador e Hipótese de Incidência Sujeito passivo Alíquota Responsabilidade

Leia mais

O Prefeito Municipal de Guarapuava, Estado do Paraná, Excelentíssimo Senhor CESAR AUGUSTO CAROLLO SILVESTRI FILHO, no uso de suas atribuições legais,

O Prefeito Municipal de Guarapuava, Estado do Paraná, Excelentíssimo Senhor CESAR AUGUSTO CAROLLO SILVESTRI FILHO, no uso de suas atribuições legais, O Prefeito Municipal de Guarapuava, Estado do Paraná, Excelentíssimo Senhor CESAR AUGUSTO CAROLLO SILVESTRI FILHO, no uso de suas atribuições legais, Propõe à Câmara Municipal de Guarapuava o seguinte

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais ITR. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais ITR. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais ITR Real Direto /Extrafiscal Progressivo Periódico Legislação Básica Constituição Federal, art. 153, VI e 4º CTN, arts. 29-31 Lei 9.393/96 Propriedade imobiliária Urbana

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 28/09/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 28/09/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 28/09/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 09 Princípios Tributários Retirada forçada do bem, PRINCÍPIO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 29/03/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 29/03/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 29/03/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 41 TRIBUTOS EM ESPÉCIE - ITR Progressivo: quanto maior o valor

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2017.0000706144 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1000495-48.2015.8.26.0116, da Comarca de Campos do Jordão, em que é apelante PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DO

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Impostos municipais iptu MATERIAL ANTECEDENTE ESPACIAL TEMPORAL PESSOAL CONSEQUENTE QUANTITATIVO Toda regra matriz de incidência tributária precisa estar prevista

Leia mais

Bitributação nos Pequenos Municípios Brasileiros: o Critério Fixado pelo STF no Julgamento do RE /210/SP e sua Mitigação pelo STJ

Bitributação nos Pequenos Municípios Brasileiros: o Critério Fixado pelo STF no Julgamento do RE /210/SP e sua Mitigação pelo STJ Bitributação nos Pequenos Municípios Brasileiros: o Critério Fixado pelo STF no Julgamento do RE 140.773-5/210/SP e sua Mitigação pelo STJ Daniel Ferreira de Lira Analisam-se os limites jurídico-tributários

Leia mais

IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (IPVA)

IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (IPVA) PROFESSOR ASSOCIADO PAULO AYRES BARRETO Disciplina: TRIBUTOS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PROCESSO TRIBUTÁRIO (DEF0516) IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (IPVA) 02/09/2015 PERFIL CONSTITUCIONAL

Leia mais

A PROGRESSIVIDADE DO IPTU É INCONSTITUCIONAL?

A PROGRESSIVIDADE DO IPTU É INCONSTITUCIONAL? A PROGRESSIVIDADE DO IPTU É INCONSTITUCIONAL? IVES GANDRA DA SILVA MARTINS, Professor Emérito das Universidades Mackenzie, Paulista e Escola de Comando e Estado Maior do Exército, Presidente do Conselho

Leia mais

Aula 00. Legislação Tributária Municipal p/ Inspetor Fiscal - ISS Guarulhos. 1 de 74 Prof. Thaís Brugnera Aula 00

Aula 00. Legislação Tributária Municipal p/ Inspetor Fiscal - ISS Guarulhos. 1 de 74   Prof. Thaís Brugnera Aula 00 1 de 74 www.direcaoconcursos.com.br Legislação Tributária Municipal p/ Inspetor Fiscal - ISS Guarulhos 2019 Sumário APRESENTAÇÃO... 3 Conteúdo do Curso... 4 IMPOSTOS MUNICIPAIS NO CTN E NA CF/88... 6 IPTU...

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ITCMD. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ITCMD. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Estaduais ITCMD Previsão constitucional CRFB, Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: I - transmissão causa mortis e doação, de quaisquer

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 19/03/2019

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 19/03/2019 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 19/03/2019 E-mail: tributario8@legale.com.br AULA 41 Imposto Territorial Rural - ITR Competência constitucional

Leia mais

Cód. barras: STJ (2012)

Cód. barras: STJ (2012) Cód. barras: STJ00094910 (2012) Sumário Prefácio, xiii 1 Principais Princípios Constitucionais Tributários Aplicáveis ao IPTU, 1 1.1 Princípio da discriminação de impostos, 1 1.2 Princípio da imunidade

Leia mais

ITCMD Imposto sobre transmissão causa mortis e doações. Rubens Kindlmann

ITCMD Imposto sobre transmissão causa mortis e doações. Rubens Kindlmann ITCMD Imposto sobre transmissão causa mortis e doações Rubens Kindlmann Introdução Nas constituições anteriores, os Estados tinham a competência para instituir impostos sobre a transmissão de bens imóveis

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Impostos municipais iptu MATERIAL ANTECEDENTE ESPACIAL TEMPORAL PESSOAL CONSEQUENTE QUANTITATIVO Toda regra matriz de incidência tributária precisa estar prevista

Leia mais

Recife, 19 de julho de Armando Moutinho Perin Advogado

Recife, 19 de julho de Armando Moutinho Perin Advogado Recife, 19 de julho de 2016 Armando Moutinho Perin Advogado Constituição Federal de 1988 Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: I direito tributário,

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Impostos municipais iptu MATERIAL ANTECEDENTE ESPACIAL TEMPORAL PESSOAL CONSEQUENTE QUANTITATIVO SENTENÇA V / F É legítima a cobrança de IPTU de concessionário

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 068/2016

LEI COMPLEMENTAR Nº 068/2016 LEI COMPLEMENTAR Nº 068/2016 Altera os parágrafos 1º, 2º e 3º e acrescenta os parágrafos 4º, 5º e 6º ao art. 143, da Lei Municipal nº 1.108/2001 Código Tributário Municipal. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE

Leia mais

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI RUBENS KINDLMANN Previsão Constitucional Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre: (...) II - transmissão "inter vivos", a qualquer título,

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Impostos municipais iptu QUANTITATIVO Art. 33 A base do cálculo do imposto é o valor venal do imóvel. http://www3.prefeitura.sp.gov.br/cadlem/secretarias/negocios_juridicos/cadlem/integra.asp?alt=06112013

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Espécies Tributárias. Contribuição de Melhoria. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Espécies Tributárias. Contribuição de Melhoria. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Espécies Tributárias Contribuição de Melhoria Prof. Marcello Leal CTN, Art. 81. A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios,

Leia mais

Aula 00 Impostos municipais no CTN e na CF/88. Prof. Thaís Brugnera. Legislação Tributária Municipal para Auditor da

Aula 00 Impostos municipais no CTN e na CF/88. Prof. Thaís Brugnera. Legislação Tributária Municipal para Auditor da 1 de 75 www.direcaoconcursos.com.br Impostos municipais no CTN e na CF/88 Legislação Tributária Municipal para Auditor da SEFAZ-DF Sumário APRESENTAÇÃO... 3 Direção Inicial SEFAZ DF 2019... 4 Conteúdo

Leia mais

PROFESSOR ASSOCIADO PAULO AYRES BARRETO Disciplina: TRIBUTOS FEDERAIS (DEF0512) IMPOSTO TERRITORIAL RURAL ITR

PROFESSOR ASSOCIADO PAULO AYRES BARRETO Disciplina: TRIBUTOS FEDERAIS (DEF0512) IMPOSTO TERRITORIAL RURAL ITR PROFESSOR ASSOCIADO PAULO AYRES BARRETO Disciplina: TRIBUTOS FEDERAIS (DEF0512) IMPOSTO TERRITORIAL RURAL ITR 06/05/2015 ITR PERFIL CONSTITUCIONAL Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre: (...)

Leia mais

Oficina sobre Aspectos Legais e Jurídicos em Relação à Tributação Imobiliária e Gestão Territorial. Gustavo Nygaard

Oficina sobre Aspectos Legais e Jurídicos em Relação à Tributação Imobiliária e Gestão Territorial. Gustavo Nygaard Oficina sobre Aspectos Legais e Jurídicos em Relação à Tributação Imobiliária e Gestão Territorial d Gustavo Nygaard nygaard@tozzinifreire.com.br Painel II - Quantificação e Distribuição da Carga Tributária

Leia mais

Sujeitos da Obrigação Tributária

Sujeitos da Obrigação Tributária Sujeitos da Obrigação Tributária RUBENS KINDLMANN Sujeito Ativo Art. 119. Sujeito ativo da obrigação é a pessoa jurídica de direito público, titular da competência para exigir o seu cumprimento. Sujeito

Leia mais

A definição do conceito de valor venal como base de cálculo do IPTU e do ITBI

A definição do conceito de valor venal como base de cálculo do IPTU e do ITBI A definição do conceito de valor venal como base de cálculo do IPTU e do ITBI PROF. FLÁVIO COUTO BERNARDES Doutor (2006), Mestre (2000) e Bacharel (1994) em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Leia mais

IPTU progressivo no tempo como meio de conter a especulação imobiliária.

IPTU progressivo no tempo como meio de conter a especulação imobiliária. IPTU progressivo no tempo como meio de conter a especulação imobiliária. Heuler Costa Lourenço 1 Bacharel em Direito pela Universidade de Rio Verde FESURV. Sumário: I Introdução. II - IPTU elementos constitutivos

Leia mais

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio AULA 15 02/05/17 LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA A empresa XYZ, criada em 2006 realiza atividades de lubrificação e limpeza

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 04/09/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 04/09/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 04/09/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 03 CONCEITO DE TRIBUTO O pagamento do tributo tem a finalidade

Leia mais

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI RUBENS KINDLMANN Contatos Professor Rubens Kindlmann @kindlmann rubens@kindlmann.com.br Previsão Constitucional Art. 156. Compete aos Municípios instituir

Leia mais

CAPÍTULO. Competência Tributária. Introdução à Competência Tributária

CAPÍTULO. Competência Tributária. Introdução à Competência Tributária CAPÍTULO Competência Tributária Introdução à Competência Tributária DA ATRIBUIÇÃO CONSTITUCIONAL DE PODER POLÍTICO A autonomia das entidades federativas pressupõe a repartição de competências para o exercício

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.112.646 - SP (2009/0051088-6) RELATOR RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO PROCURADOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN : MÁRIO YOKOYA : FERNANDO DIAS JÚNIOR E OUTRO(S) : MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO

Leia mais

LEI FEDERAL N.º 5868, DE 12 DE DEZEMBRO DE 1972

LEI FEDERAL N.º 5868, DE 12 DE DEZEMBRO DE 1972 LEI FEDERAL N.º 5868, DE 12 DE DEZEMBRO DE 1972 Cria o Sistema Nacional de Cadastro Rural, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

IPVA, IPTU, ITBI E ITCMD

IPVA, IPTU, ITBI E ITCMD Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto IPVA, IPTU, ITBI E ASPECTOS CONCEITUAIS Prof. Amaury José Rezende Agenda 1. IPTU 2. ITBI 3. IPVA 4. ICMD

Leia mais

A BASE DE CÁLCULO DO IPTU EM FACE DOS PRINCÍPIOS DA ANTERIORIDADE E DA LEGALIDADE. VALÉRIA FURLAN Professora Direito Tributário Doutora pela PUC/SP

A BASE DE CÁLCULO DO IPTU EM FACE DOS PRINCÍPIOS DA ANTERIORIDADE E DA LEGALIDADE. VALÉRIA FURLAN Professora Direito Tributário Doutora pela PUC/SP A BASE DE CÁLCULO DO IPTU EM FACE DOS PRINCÍPIOS DA ANTERIORIDADE E DA LEGALIDADE VALÉRIA FURLAN Professora Direito Tributário Doutora pela PUC/SP BASE LEGAL BASE CONCRETA PODER LEGISLATIVO LEI: VALOR

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 19/09/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 19/09/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 19/09/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 06 Fontes do Direito e suas Implicações Fato Social X Fato

Leia mais

Responsabilidade Tributária

Responsabilidade Tributária Responsabilidade Tributária RUBENS KINDLMANN Sujeição Passiva Art. 121 Sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária Paragrafo Único. O sujeito

Leia mais

Lançamento proporcional do IPTU no Município de São Paulo. Fábio Antonio Bertarelli

Lançamento proporcional do IPTU no Município de São Paulo. Fábio Antonio Bertarelli Lançamento proporcional do IPTU no Município de São Paulo Fábio Antonio Bertarelli fbertarelli@prefeitura.sp.gov.br Questão jurídica: pode haver mais de um fato gerador do IPTU? Legislação municipal -

Leia mais

UNIDADE V Tributação sobre a propriedade. 1. Imposto sobre a propriedade territorial rural. 1.1. Legislação. 1.1.1. Constituição (art.

UNIDADE V Tributação sobre a propriedade. 1. Imposto sobre a propriedade territorial rural. 1.1. Legislação. 1.1.1. Constituição (art. UNIDADE V Tributação sobre a propriedade 1. Imposto sobre a propriedade territorial rural 1.1. Legislação 1.1.1. Constituição (art. 153, inciso VI) 1.1.2. Lei n. 9.393, de 1996 1.1.3. Decreto n. 4.382,

Leia mais

LEI Nº DE SETEMBRO DE 2009

LEI Nº DE SETEMBRO DE 2009 LEI Nº 3.324 29 DE SETEMBRO DE 2009 Altera a Lei Municipal nº 1.852, de 14/11/1994 no Título II e III e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SANTO ÂNGELO, no uso das atribuições que lhe são

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Tributário Questão 1: CESPE - Def PF//2015 Assunto: Demais Impostos Federais - IOF, ITR, IGF, II e IR (CF/1988 e CTN) A respeito das limitações ao poder

Leia mais

CAPÍTULO. Competência Tributária. Competência Tributária Comum

CAPÍTULO. Competência Tributária. Competência Tributária Comum CAPÍTULO Competência Tributária Competência Tributária Comum C.F. art. 145 A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos: II - taxas, em razão do exercício

Leia mais

Prof. Rubens Kindlmann

Prof. Rubens Kindlmann Espécies Tributárias classificação jurídica dos tributos e os critérios classificatórios (teoria pentapartida e tripartida). Características das espécies tributárias. Tredestinação das Receitas tributárias

Leia mais

1. LEI Nº 5.172, DE 25 DE OUTUBRO DE Código Tributário Nacional

1. LEI Nº 5.172, DE 25 DE OUTUBRO DE Código Tributário Nacional 8 1. LEI Nº 5.172, DE 25 DE OUTUBRO DE 1966 - Código Tributário Nacional (Vide Decreto-lei nº 82, de 1966) (Vide Decreto nº 6.306, de 2007) Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas

Leia mais

O Aspecto Espacial do IPTU

O Aspecto Espacial do IPTU O Aspecto Espacial do IPTU Interesse Local Os Municípios receberam da Constituição Federal competência não só para instituir determinados tributos, mas, também, de fazer cumprir normas de interesse local.

Leia mais

Especialização em Direito Tributário. Tributação Ambiental e seus Aspectos Relevantes

Especialização em Direito Tributário. Tributação Ambiental e seus Aspectos Relevantes Especialização em Direito Tributário Tributação Ambiental e seus Aspectos Relevantes Prof. Rafael Antonietti Matthes Doutorando e Mestre em Direito Ambiental - Especialista em Direito Tributário - MBA

Leia mais

PRINCÍPIO DA LEGALIDADE TRIBUTÁRIA. Rafael Antonietti Matthes

PRINCÍPIO DA LEGALIDADE TRIBUTÁRIA. Rafael Antonietti Matthes PRINCÍPIO DA LEGALIDADE TRIBUTÁRIA Rafael Antonietti Matthes rafael@antoniettimatthes.com.br www.antoniettimatthes.com.br Parte 2. Tributação com viés ambiental Tributação Federal Código Florestal e o

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio. AULA 38 14/08/2017 Direito TRIBUTÁRIO. Continuação IPTU

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio. AULA 38 14/08/2017 Direito TRIBUTÁRIO. Continuação IPTU CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio AULA 38 14/08/2017 Direito TRIBUTÁRIO Continuação IPTU Art. 33 CTN. A base do cálculo do imposto é o valor venal do imóvel. http://www3.prefeitura.sp.gov.br/cadlem/secretarias/negocios_juridicos/cadlem/integra.asp?

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO AÇÃO CONSIGNAÇÃO QUAL O OBJETIVO DA CONSIGNAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO: SUSPENDER OU EXTINGUIR O CRÉDITO? Extinguem o crédito tributário: Art. 156 VIII - a consignação

Leia mais

A PROGRESSIVIDADE DO IPTU E SUA INFLUÊNCIA NO CUMPRIMENTO DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE PRIVADA

A PROGRESSIVIDADE DO IPTU E SUA INFLUÊNCIA NO CUMPRIMENTO DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE PRIVADA A PROGRESSIVIDADE DO IPTU E SUA INFLUÊNCIA NO CUMPRIMENTO DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE PRIVADA THE PROPERTY TAX PROGRESSIVITY AND ITS INFLUENCE IN FULFILLMENT OF SOCIAL FUNCTION OF PRIVATE PROPERTY

Leia mais

ITBI e o Alcance da Imunidade no Caso de Imóveis Integralizados ao Capital Social da Empresa (RE RG - SC)

ITBI e o Alcance da Imunidade no Caso de Imóveis Integralizados ao Capital Social da Empresa (RE RG - SC) ITBI e o Alcance da Imunidade no Caso de Imóveis Integralizados ao Capital Social da Empresa (RE 796.376-RG - SC) José Eduardo Soares de Melo Doutor e Livre Docente em Direito São Paulo 15.12.2017 I. ITBI

Leia mais

Aula nº 05 (Ordem Social, Econômica e Financeira)

Aula nº 05 (Ordem Social, Econômica e Financeira) Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Ordem Social, Econômica e Financeira Aula 05 Professor(a): Luís Alberto Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 05 (Ordem Social,

Leia mais

Art. 1º O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU, a Taxa de Limpeza Pública - TLP,

Art. 1º O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU, a Taxa de Limpeza Pública - TLP, DECRETO nº 311, de 03 de fevereiro de 2006 Dispõe sobre o lançamento e a cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU, da Taxa de Limpeza Pública TLP, da Taxa de Conservação

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Verdadeiro ou falso A decadência tributária é o prazo para constituição do crédito tributário Verdadeiro ou falso

Leia mais

ITCMD Imposto sobre transmissão causa mortis e doações

ITCMD Imposto sobre transmissão causa mortis e doações CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Rubens Kindlmann AULA 37 09/08/2017 Direito TRIBUTÁRIO ITCMD ITCMD Imposto sobre transmissão causa mortis e doações Introdução Nas constituições anteriores,

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 100, DE Dispõe sobre IPTU. CAPÍTULO I Imposto Territorial Urbano. Seção I. Do Fato Gerador e do Contribuinte

LEI COMPLEMENTAR Nº 100, DE Dispõe sobre IPTU. CAPÍTULO I Imposto Territorial Urbano. Seção I. Do Fato Gerador e do Contribuinte LEI COMPLEMENTAR Nº 100, DE 28.12.93 Dispõe sobre IPTU. CAPÍTULO I Imposto Territorial Urbano Seção I Do Fato Gerador e do Contribuinte Artigo 1º - O Imposto Predial e Territorial Urbano tem como fato

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Municipais ITBI Parte II. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Municipais ITBI Parte II. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Municipais ITBI Parte II Progressividade no ITBI STF, Súmula 656. É inconstitucional a lei que estabelece alíquotas progressivas para o imposto de transmissão inter vivos de

Leia mais

tributarioparaconcursos.wordpress.com

tributarioparaconcursos.wordpress.com PROVA COMENTADA DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA PROCURADOR DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA APLICADA EM 13/12/2015 PELO CENTRO DE SELEÇÃO DA UFG QUESTÃO 34 Leia o conceito a seguir. É vedado aos Municípios cobrar tributos

Leia mais

Sistema Tributário na Constituição de Tributação Progressiva. 2ª Edição Revista e Atualizada até a EC 47/05. Juruá Editora.

Sistema Tributário na Constituição de Tributação Progressiva. 2ª Edição Revista e Atualizada até a EC 47/05. Juruá Editora. KIYOSHI HARADA Especialista em Direito Tributário e em Ciência das Finanças pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; Professor de Direito Financeiro na Universidade Paulista - UNIP; Professor

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. 1-) Estatuto da Cidade: É a lei 10.257/ 2010. a) Previsão constitucional da política urbana: Previsão no art.

Leia mais

1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais.

1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais. Questionário Especial Turma Magistratura Federal/2012 Prof. Mauro Luís Rocha Lopes 1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais. STJ, Súmula 498. Não incide imposto de renda sobre a

Leia mais

Tributação na Propriedade

Tributação na Propriedade Tributação na Propriedade SENTENÇA V / F É legítima a cobrança de IPTU de concessionário que possui concessão de direito real de uso de bem imóvel público. São passíveis de tributação do IPTU os chamados

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Professor Victor Alves Aula dia 14/03/2017

DIREITO TRIBUTÁRIO. Professor Victor Alves Aula dia 14/03/2017 DIREITO TRIBUTÁRIO Professor Victor Alves Aula dia 14/03/2017 Conceito de Tributo: Art. 3º do CTN - Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não

Leia mais

Direito Tributário Analista - TRF - 4ª fase

Direito Tributário Analista - TRF - 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Tributário Analista - TRF - 4ª fase Período 2012-2016 1) FGV Auditor Fiscal - Prefeitura de Cuiabá (2016) Em 10 de dezembro de 2015, o Município de Cuiabá instituiu,

Leia mais

RECURSOS DIREITO TRIBUTÁRIO- ALEXANDRE LUGON PROVA 2 AFRFB (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS- ÁREA GERAL) DIREITO TRIBUTÁRIO

RECURSOS DIREITO TRIBUTÁRIO- ALEXANDRE LUGON PROVA 2 AFRFB (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS- ÁREA GERAL) DIREITO TRIBUTÁRIO RECURSOS DIREITO TRIBUTÁRIO- ALEXANDRE LUGON PROVA 2 AFRFB (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS- ÁREA GERAL) DIREITO TRIBUTÁRIO QUESTÃO 31 O IPTU imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana, de competência

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/10/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/10/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/10/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 11 Imunidade e Isenção...continuação aula 10. Síntese da aula

Leia mais

V SENAM - IV EJUMT. Cintia Estefania Fernandes. Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

V SENAM - IV EJUMT. Cintia Estefania Fernandes. Clique para editar o estilo do subtítulo mestre V SENAM - IV EJUMT Cintia Estefania Fernandes cintia@pgm.curitiba.pr.gov.br IPTU: QUESTÕES ATUAIS Cintia Estefania Fernandes cintia@pgm.curitiba.pr.gov.br IPTU A campanha dos 110% em Bogotá Uma inovação

Leia mais

1. Poder de tributar e competência tributária. Imposto sobre serviços de qualquer natureza perfil do tributo. Ilícitos e sanções tributários.

1. Poder de tributar e competência tributária. Imposto sobre serviços de qualquer natureza perfil do tributo. Ilícitos e sanções tributários. Turma Magistratura Estadual/2013 Intensiva Prof. Mauro Luís Rocha Lopes DIREITO TRIBUTÁRIO - VUNESP (PROGRAMA) 1. Poder de tributar e competência tributária. Imposto sobre serviços de qualquer natureza

Leia mais

Prefeitura Municipal de Viana Secretaria Municipal de Governo DECRETO Nº 312/2017

Prefeitura Municipal de Viana Secretaria Municipal de Governo DECRETO Nº 312/2017 DECRETO Nº 312/2017 Dispõe sobre a Atualização do Valor de Referência Fiscal do Município de Viana VRFMV, e dos Tributos e Preços Públicos Cobrados pelo Município de Viana, para o exercício 2018 e aprova

Leia mais

AULA 04. Como por exemplo: O orçamento da União apresenta uma rigidez absurda, por conta das exceções.

AULA 04. Como por exemplo: O orçamento da União apresenta uma rigidez absurda, por conta das exceções. Turma e Ano: Master A (2015) Matéria / Aula: Direito Tributário / Aula 04 Professor: Vanessa Siqueira Monitora: Evellyn Nobre AULA 04 Conteúdo da aula: Impostos; Características; Elementos Causais e Finalístico;

Leia mais

ALESSANDRO SPILBORGHS PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ALESSANDRO SPILBORGHS PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ALESSANDRO SPILBORGHS PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO CONTATOS @alessandrospilborghs @alespilborghs alessandro spilborghs PRIMEIRO CAPÍTULO PROCEDIMENTO DE COBRANÇA TRIBUTÁRIA 1ª PARTE Fato Gerador

Leia mais

M U N I C I P A I S A P O S T I L A. LAíS DEPRÁ MARTINS (Aprovada na PGM/BH e PGE/SE)

M U N I C I P A I S A P O S T I L A. LAíS DEPRÁ MARTINS (Aprovada na PGM/BH e PGE/SE) A P O S T I L A I M P O S T O S M U N I C I P A I S LAíS DEPRÁ MARTINS (Aprovada na PGM/BH e PGE/SE) LAURA DEPRÁ MARTINS (Aprovada na PGE/SP, PGE/PE, PGE/TO E PGM/BH) IMPOSTOS MUNICIPAIS Os Municípios

Leia mais