Direito Administrativo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Administrativo"

Transcrição

1 Direito Administrativo Intervenção do Estado na Propriedade Profª. Tatiana Marcello

2 INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE Modalidades de Intervenção do Estado na Propriedade: Servidão Administrativa (ex.: passagem de redes elétricas; placas com nomes de rua na casa); Requisição (ex.: em perigo iminente, a polícia requisita meu veículo para uma perseguição); Ocupação Temporária (ex.: utilização de espaços privados para maquinários de obras); Limitações Administrativas (ex.: limpeza de terreno, limite ao desmatamento...); Tombamento (ex.: para proteger o patrimônio cultural); Desapropriação (Estado retira coercitivamente a propriedade de terceiro e a transfere para si).

3 SERVIDÃO ADMINISTRATIVA Exemplos: -Instalações de redes elétricas e redes telefônicas; -Colocação de ganchos em prédios privados para sustentar redes elétricas. -Implantação de gasodutos e oleodutos; -Colocação de placas em prédios privados com nomes de ruas;

4 CONCEITO DE SERVIDÃO ADMINISTRATIVA Hely Lopes Meirelles: servidão administrativa ou pública é ônus real de uso imposto pela Administração à propriedade particular para assegurar a realização e conservação de obras e serviços públicos ou de utilidade pública, mediante indenização dos prejuízos efetivamente suportados pelo proprietário.

5 CARACTERÍSTICAS DA SERVIDÃO ADMINISTRATIVA Instituição mediante acordo administrativo feito por escritura pública ou mediante sentença judicial (quando não há acordo), não havendo, portanto, autoexecutoriedade na servidão administrativa. Indenização condicionada por se tratar apenas de um direito de uso pelo Poder Público (não há transferência de propriedade), a regra é de que não haja indenização, exceto por danos ou prejuízos comprovadamente causados. Portanto, a servidão administrativa incide sobre bens imóveis, com natureza de direito real, com caráter de definitivo, sem autoexecutoriedade e indenização condicionada (somente no caso de danos ou prejuízos efetivos).

6 Portanto, a servidão administrativa: incide sobre bens imóveis; com natureza de direito real; com caráter de definitivo; sem autoexecutoriedade; indenização prévia condicionada (mas apenas em caso de dano).

7 REQUISIÇÃO ADMINISTRATIVA Exemplos: -em uma emergência, situação de perigo público iminente, a polícia pode requisitar meu veículo para fazer um salvamento; -em uma calamidade pública, o Poder público pode requisitar o uso das instalações e dos serviços de um imóvel particular, bem como de equipamentos e serviços médicos de um hospital privado.

8 CONCEITO DE REQUISIÇÃO ADMINISTRATIVA Maria Sylvia Zanella di Piettro: ato administrativo unilateral, auto-executório e oneroso, consistente na utilização de bens ou de serviços particulares pela Administração, para atender a necessidades coletivas em tempo de guerra ou em caso de perigo público iminente. Hely Lopes Meirelles: requisição é a utilização coativa de bens ou serviços particulares, pelo Poder Público, por ato de execução imediata e direta da autoridade requisitante e indenização ulterior, para atendimento de necessidades coletivas urgentes e transitórias.

9 Portanto, a requisição administrativa: incide sobre bens móveis, imóveis e serviços (na servidão era apenas imóveis); com natureza de direito pessoal (na servidão era real); com caráter de transitório (na servidão era definitivo); com autoexecutoriedade (na servidão era sem); indenização ulterior condicionada (apenas em caso de dano) (na servidão é prévia).

10 OCUPAÇÃO TEMPORÁRIA Exemplos: -Utilização de um terreno privado para guardar maquinários ou ara pequenas barracas de operários durante a realização de uma obra; -Utilização de escolas para realização de eleições ou de campanhas de vacinação.

11 CONCEITO DE OCUPAÇÃO TEMPORÁRIA Hely Lopes Meirelles: ocupação temporária ou provisória é a utilização transitória, remunerada ou gratuita, de bens particulares pelo Poder Público, para a execução de obras, serviços ou atividades públicas ou de interesse público.

12 Portanto, a ocupação temporária: incide sobre bens imóveis (igual a servidão; diferente da requisição); com natureza de direito pessoal (igual a requisição; diferente da servidão); com caráter de transitório (igual a requisição; diferente da servidão); com autoexecutoriedade (igual a requisição; diferente da servidão); indenização condicionada (apenas em caso de dano, mas é possível que se estabeleça uma remuneração para a ocupação).

13 LIMITAÇÕES ADMINISTRATIVAS Exemplos: -Obrigação de observar o recuo da calçada ao construir; -Proibição de desmatamentos em uma propriedades rurais; -Obrigação de efetuar limpezas de terrenos; -Proibição de construir determinados números de pavimentos.

14 CONCEITO DE LIMITAÇÕES ADMINISTRATIVAS Hely Lopes Meirelles: limitação administrativa é toda imposição geral, gratuita, unilateral e de ordem pública condicionadora do exercício de direitos ou de atividades particulares às exigências do bem-estar social. Maria Sylvia Zanella di Piettro: medidas de caráter geral, previstas em lei com fundamento no poder de polícia do Estado, gerando para os proprietários obrigações positivas ou negativas, com o fim de condicionar o exercício do direito de propriedade ao bem-estar social.

15 Portanto, as limitações administrativas: são atos legislativos ou administrativos de caráter geral; com caráter definitivo (igual servidão); com autoexecutoriedade (igual ocupação e requisição); motivos de interesses públicos abstratos; ausência de indenização.

16 TOMBAMENTO Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo tombamento é a modalidade de intervenção na propriedade por meio da qual o Poder Público procura proteger o patromônio cultural brasileiro. CF, art. 216, 1º: O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio deinventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

17 O tombamento pode ser: Voluntário quando o proprietário concorda com o tombamento, seja ele mesmo solicitando ou concordando com a proposta feita pelo Poder Público; Compulsório quando o Poder Público realiza a inscrição do bem como tombado, mesmo que o proprietário não concorde. Provisório enquanto não concluído o processo administrativo de tombamento. Definitivo após a conclusão do processo, quando o Poder Público realiza a inscrição do bem como tombado e leva a registro. No tombamento não há obrigatoriedade de indenização.

18 DESAPROPRIAÇÃO Art. 5º, XXII - é garantido o direito de propriedade. Art. 5º, XXIII - a propriedade atenderá a sua função social; Art. 5º, XXIV - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição;

19 Conceito: Desapropriação é o procedimento de direito público mediante o qual o Estado, ou quem a lei autorize, retira coercitivamente a propriedade de terceiro e transfere para si ou, excepcionalmente, para outras entidades fundado em razões de utilidade pública, de necessidade pública, ou de interesse social, em regra, com o pagamento de justa indenização (Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo) É a mais gravosa modalidade de intervenção do Estado na propriedade! Em regra, as modalidades de intervenção do Estado na propriedade limitam ou condicionam o exercício dos poderes ao domínio (intervenção restritiva); entretanto, a desapropriação enseja, também, a perda da propriedade (intervenção supressiva).

20 Pressupostos: a) utilidade pública por mera conveniência do poder público (ex.: desapropriar um imóvel para construir uma escola; desapropriar imóveis para alargar vias); b) necessidade pública por situações de urgência ou emergência (ex.: desapropriação de um imóvel em face de uma calamidade ou salvaguardar a segurança nacional); c) interesse social quando o bem não está cumprindo sua função social - para promover a justa distribuição da propriedade ou condicionar o seu uso ao bem estar social (ex.: desapropriar area para construção de casas populares, ou para reforma agrária).

21 Tipos de desapropriação: Desapropriação urbanística (art. 182, 4º, III, CF) possui caráter sancionatório, aplicável ao proprietário de solo urbano que não atende as exigências de promover o adequado aproveitamento da propriedade, conforme o plano diretor do município. Indenização: mediante títulos da dívida pública, com prazo de resgate de até 10 anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas.

22 Desapropriação rural (art. 184, CF) incide sobre imóveis rurais, em regra, destinados à Reforma Agrária; é uma desapropriação por interesse social, que sujeitam os imóveis rurais que não esteja atendendo à sua função social. Indenização: títulos da dívida agrária, resgatáveis em até 20 anos, a partir do segundo ano de sua emissão. Expropriante: apenas a União pode desapropriar. Não pode ser desapropriada: a) propriedade produtiva; b) a pequena e média propriedade, desde que seu proprietário não possua outra.

23 Desapropriação confiscatória (art. 243, CF) incide sobre propriedades rurais e urbanas de qualquer região do País, onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo; serão desapropriadas para fins de habitação popular ou Reforma Agrária. Indenização: não há indenização! Sem prejuízo de outras sanções previstas em lei. Desapropriação indireta (art. 35, DL 3.365/41) quando o Estado se apropria do bem do particular sem a observância dos requisitos ou do devido processo legal; ou seja, não declara o bem como de interesse público e não paga a indenização que deveria. Nesse caso, não há a anulação da desapropriação! O expropriado apenas terá direito à indenização por perdas e danos. Indenização: será indenizado pelas perdas e danos, caso reclame.

24 Legislação: Decreto-Lei nº 3.365/41 (Lei Geral de Desapropriação, que trata da desapropriação por utilidade pública); Lei nº 4.132/62 (desapropriação por interesse social); Lei nº 8257/91 (desapropriação de imóveis onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas); Lei nº 8.629/93 (desapropriação rural, por interesse social, para fins de reforma agrária); LC nº 76/93 (procedimento judicial de desapropriação rural, por interesse social, para fins de reforma agrária).

25 Bens desapropriáveis: Em regra, qualquer bem susceptível de valor patrimonial pode ser desapropriado; móvel ou imóvel, corpóreo ou incorpóreo. Exceções são insusceptíveis de desapropriação: a) moeda corrente do País; b) direito personalíssimos (honra, liberdade, cidadania...); c) desapropriar pessoas jurídicas (seus bens podem ser desapropriados). Obs.: bens públicos pertencentes à entidades políticas podem ser desapropriados, desde que haja autorização legislativa. União pode desapropriar bens dos E, DF e M Estados podem desapropriar bens dos seus M

26 A desapropriação de bens imóveis só pode se dar por ente federado em cujo território esteja situado. União Estado Município

27 O procedimento de desapropriação é composto de 2 fases: a) fase declaratória o Poder Público manifesta a intenção de desapropriar, em regra, através de Decreto do Presidente, Governador ou Prefeito. b) fase executória onde são adotadas as providências para consumar a transferência do bem para o patrimônio do expropriante. A fase executória pode se dar por via administrativa, quando houver acordo em ter o Poder Público e o expropriado, caso em que terá natureza de compra e venda e recebe o nome de desapropriação amigável. Não havendo acordo, será proposta ação judicial para solucionar o conflito, onde somente podem ser discutidos vícios do processo ou impugnação ao preço da indenização (demais alegações dependem de ação autônoma). O MP intervirá, obrigatoriamente.

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Desapropriação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DESAPROPRIAÇÃO Art. 5º, XXII é garantido o direito de propriedade; Art. 5º, XXIII

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE Modalidades de Intervenção do Estado na Propriedade: Servidão

Leia mais

1. INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE. Art. 5ª da CF é considerado cláusula pétrea, assim, propriedade é cláusula pétrea.

1. INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE. Art. 5ª da CF é considerado cláusula pétrea, assim, propriedade é cláusula pétrea. 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Intervenção do Estado na Propriedade PONTO 2: Servidão Administrativa PONTO 3: Requisição Administrativa PONTO 4: Ocupação Temporária PONTO 5: Limitações Administrativas

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito de propriedade Prof. Alexandre Demidoff Previsão Constitucional: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 3/4 Intervenção do Estado na propriedade E Agentes Públicos 2 Intervenção do Estado na propriedade : 1. Desapropriação 2. Limitação Administrativa 3. Servidão Administrativa

Leia mais

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO MBA DIREITO IMOBILIÁRIO Tema Intervenção do Estado na propriedade 2 Intervenção do Estado na propriedade: 1. Desapropriação 2. Limitação Administrativa 3. Servidão Administrativa 4. Requisição Administrativa

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Propriedade Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Observe os detalhes da desapropriação prevista no art. 185 da CF/88: a. A indenização, neste caso, será

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Propriedade Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, XXII, CF/88: é garantido o direito de propriedade. - Art. 5º, XXIII, CF/88: a propriedade atenderá

Leia mais

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcelino Fernandes Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino professormarcelino@hotmail.com Tema

Leia mais

Intervenção do Estado na propriedade privada

Intervenção do Estado na propriedade privada Intervenção do Estado na propriedade privada Desapropriação Conceito Procedimento através do qual o Poder Público, fundado em uma necessidade pública, utilidade pública ou interesse social, compulsoriamente

Leia mais

Hoje vamos finalizar as intervenções brandas do Estado na propriedade e começar a estudar as drásticas.

Hoje vamos finalizar as intervenções brandas do Estado na propriedade e começar a estudar as drásticas. Turma e Ano: Flex B Matéria / Aula: Administrativo aula 11 Monitora: Luiza Jungstedt Professor: Luíz Oliveira Castro Jungstedt Hoje vamos finalizar as intervenções brandas do Estado na propriedade e começar

Leia mais

AULA 04: INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA

AULA 04: INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA AULA 04: INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA 1. NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... 2. CONTEXTUALIZAÇÃO 2. CONTEXTUALIZAÇÃO Papel do Estado ao longo do tempo Estado no passado: Segurança externa e paz

Leia mais

LIMITAÇÕES AO DIREITO DE PROPRIEDADE. Resumo de aula

LIMITAÇÕES AO DIREITO DE PROPRIEDADE. Resumo de aula LIMITAÇÕES AO DIREITO DE PROPRIEDADE Resumo de aula Fundamentos Sumário Restrições administrativas Tombamento Ocupação temporária Requisição Servidão Administrativa Desapropriação Edificação ou parcelamento

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. 1-) Desapropriação: a) Forma de aquisição originária da propriedade: Ficam subrogados no preço quaisquer ônus

Leia mais

Aula nº 06 (Ordem Social, Econômica e Financeira) FORMAS DE INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA

Aula nº 06 (Ordem Social, Econômica e Financeira) FORMAS DE INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Ordem Social, Econômica e Financeira Aula 06 Professor(a): Luís Alberto Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 06 (Ordem Social,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PODERES DA ADMINISTRAÇÃO O Estado age por meio de seus agentes públicos, aos quais são conferidas

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Intervenção do Estado na Propriedade Parte 5 Prof. Gladstone Felippo Imissão Provisória na Posse A imissão provisória na posse se caracteriza pela transferência da posse do bem,

Leia mais

BRUNA FERNANDES COÊLHO COMENTÁRIOS ACERCA DA DESAPROPRIAÇÃO

BRUNA FERNANDES COÊLHO COMENTÁRIOS ACERCA DA DESAPROPRIAÇÃO BRUNA FERNANDES COÊLHO COMENTÁRIOS ACERCA DA DESAPROPRIAÇÃO RECIFE 2007 COMENTÁRIOS ACERCA DA DESAPROPRIAÇÃO Bruna Fernandes Coêlho * O termo desapropriação está intimamente ligado à palavra propriedade.

Leia mais

1 INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE

1 INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE O direito de propriedade é reconhecido pela Constituição Federal, porém a propriedade também tem a finalidade de exercer a função social. Caso não ajustes aos fatores exigidos, o Estado intervirá na propriedade.

Leia mais

Aula 19. Intervenção na Propriedade I. Prof. Wander Garcia

Aula 19. Intervenção na Propriedade I. Prof. Wander Garcia Aula 19 Intervenção na Propriedade I Prof. Wander Garcia 1. Introdução: 1.1. Propriedade tem função individual 1.2. Propriedade tem função social - O Estado intervém na propriedade para garantir que esta

Leia mais

AULA 04: INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA

AULA 04: INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA AULA 04: INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA 1. NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... 2. CONTEXTUALIZAÇÃO 1 2. CONTEXTUALIZAÇÃO Papel do Estado ao longo do tempo Estado no passado: Segurança externa e paz

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Intervenção do Estado na Propriedade Noções Gerais e Desapropriação Parte 6 Prof. Gladstone Felippo Por descumprimento da função social da propriedade urbana Municípios Competência

Leia mais

INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE Prof. Luiz Oliveira Castro Jungstedt 01

INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE Prof. Luiz Oliveira Castro Jungstedt 01 Prof. Luiz Oliveira Castro Jungstedt 01 DOMÍNIO EMINENTE DIREITO DE PROPRIEDADE art 5º, XXII c/c XXIII FUNÇÃO SOCIAL FUNÇÃO SOCIAL PROPRIEDADE art 182, 2º da CRFB CIDADE 1º e 2º do art 422 LOM-Rio GESTÃO

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL PATRIMÔNIO CULTURAL

DIREITO AMBIENTAL PATRIMÔNIO CULTURAL DIREITO AMBIENTAL PATRIMÔNIO CULTURAL Professor Eduardo Coral Viegas 1 MEIO AMBIENTE NATURAL: constituído pelo solo, água, ar atmosférico, flora, fauna, enfim, pela biosfera (sem intervenção humana) MA

Leia mais

Teoria Geral dos Direitos e Garantias Fundamentais Parte III. Professor Luis Alberto

Teoria Geral dos Direitos e Garantias Fundamentais Parte III. Professor Luis Alberto Teoria Geral dos Direitos e Garantias Fundamentais Parte III Professor Luis Alberto DIREITO XXII é garantido o direito de propriedade; Direito Individual (art. 5º XXII) Material ou Tangível Imaterial ou

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br DESAPROPRIAÇÃO (principais regramentos: Decreto-Lei nº 3.365/1941; Lei nº 4.132/1962)

Leia mais

@profluisalberto.

@profluisalberto. @profluisalberto https://www.youtube.com/profluisalberto @profluisalberto XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo,

Leia mais

EXERCÍCIOS SOBRE INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIDADE PRIVADA

EXERCÍCIOS SOBRE INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIDADE PRIVADA QUESTOES SUBJETIVAS EXERCÍCIOS SOBRE INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIDADE PRIVADA 1 Indique e explique os dois princípios basilares do regime interventivo do Estado sobre a propriedade privada. 2 Quais

Leia mais

DIREITO IMOBILIÁRIO. Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Facebook.com/profmarcelino

DIREITO IMOBILIÁRIO. Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Facebook.com/profmarcelino DIREITO IMOBILIÁRIO Instagram: @coronel_marcelino Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Facebook.com/profmarcelino Tema Intervenção do Estado na propriedade 2 Intervenção do Estado na propriedade: 1. Desapropriação

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Intervenção do Estado na Propriedade Noções Gerais e Desapropriação Parte 4 Prof. Gladstone Felippo Fases ou Procedimento da Desapropriação A desapropriação é um procedimento composto

Leia mais

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcelino Fernandes Instagram: @coronel_marcelino Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Facebook.com/profmarcelino E-mail: professormarcelino@hotmail.com Tema Intervenção do Estado

Leia mais

Intervenção do Estado na Propriedade

Intervenção do Estado na Propriedade Intervenção do Estado na Propriedade 1 Base Constitucional: A CF/88 dá suporte à intervenção do Estado na propriedade. De um lado, garante o direito de propriedade (art. 5º, XXII), mas ao mesmo tempo condiciona

Leia mais

PERDA DA PROPRIEDADE Aula 07

PERDA DA PROPRIEDADE Aula 07 PERDA DA PROPRIEDADE Aula 07 QUADRO GERAL 1 EXTINÇÃO DA PROPRIEDADE Objeto Perecimento Extinção Direito Voluntária Alienação por negócio jurídico Renúncia Abandono Involuntária Alienação forçada Desapropriação

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Intervenção do Estado na propriedade Prof. Denis França Intervenções restritivas: enquanto a desapropriação é uma intervenção supressiva, há outras modalidades de intervenção do

Leia mais

Aula 117 DESAPROPRIAÇÃO

Aula 117 DESAPROPRIAÇÃO Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Desapropriação: Desapropriação para fins de reforma agrária. Sanção urbanística. Confisco agrário. Imissão definitiva na propriedade 117 Professor

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 119 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 119.

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 119 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 119. Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 119 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 119. 1. Retrocessão e Tredestinação 1.1. Retrocessão

Leia mais

Direito Administrativo II: Intervenção do Estado sobre a Propriedade Privada

Direito Administrativo II: Intervenção do Estado sobre a Propriedade Privada Direito Administrativo II: Intervenção do Estado sobre a Propriedade Privada PROF. GUSTAVO JUSTINO DE OLIVEIRA Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) São Paulo (SP), outubro de 2017. Sumário

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Intervenção do Estado na Propriedade Prof. Gladstone Felippo Conceito: O caracteriza-se pela limitação restritiva e perpétua ao direito de propriedade, que tem como fato gerador

Leia mais

Princípios Gerais da Atividade Econômica

Princípios Gerais da Atividade Econômica Princípios Gerais da Atividade Econômica Fundamentos Valorização do trabalho Livre Iniciativa Finalidade Existência digna de acordo com a justiça social Princípios Soberania nacional Propriedade privada,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO GUILHERME CREPALDI FORMANSKI DESAPROPRIAÇÃO INDIRETA:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO GUILHERME CREPALDI FORMANSKI DESAPROPRIAÇÃO INDIRETA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO GUILHERME CREPALDI FORMANSKI DESAPROPRIAÇÃO INDIRETA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DE DEFESA DA PROPRIEDADE Florianópolis

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO: OAB 1ª Fase PROFESSORA: Silvia Gabriela Duarte Araújo Currículo resumido: Mestre em direito pela Universidade de Marília (UNIMAR). Especialista em direito público pela FESURV

Leia mais

Propriedade. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato

Propriedade. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato Propriedade Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato Propriedade Relevância do Direito de Propriedade e sua inserção nas normas

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Limitações administrativas e tombamento Período 2015 2016 Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO... 3 Limitações Administrativas... 3 Tombamento... 4 GABARITO... 7 2 DIREITO ADMINISTRATIVO

Leia mais

DESAPROPRIAÇÃO. 3. Competência para legislar sobre desapropriação: União (Art. 22, II da CF).

DESAPROPRIAÇÃO. 3. Competência para legislar sobre desapropriação: União (Art. 22, II da CF). DESAPROPRIAÇÃO 1. Conceito: Desapropriação ou expropriação é a transferência compulsória da propriedade particular (ou pública de entidade de grau inferior para a superior) para o Poder Público ou seus

Leia mais

DESAPROPRIAÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO DE FAIXA DE SERVIDÃO COBREAP 2015

DESAPROPRIAÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO DE FAIXA DE SERVIDÃO COBREAP 2015 DESAPROPRIAÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO DE FAIXA DE SERVIDÃO COBREAP 2015 ETM-CORP/ST/SEPAV - 2015 Jorge Dumaresq Neto Hamilton Leal Cazes DEFINIÇÃO DE DESAPROPRIAÇÃO Direito do Estado que possibilita a transferência

Leia mais

3) Acerca da Ordem Econômica e Financeira, conforme disciplinada pela Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que

3) Acerca da Ordem Econômica e Financeira, conforme disciplinada pela Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que ORDEM ECONÔMICA E FINANCEIRA EXERCÍCIOS 1) Ao disciplinar a atividade econômica do Estado, a Constituição da República prevê que A)empresas públicas e sociedades de economia mista que explorem atividade

Leia mais

Aula nº. 113 INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE

Aula nº. 113 INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Intervenção do Estado na Propriedade - 113 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 113 INTERVENÇÃO DO ESTADO NA

Leia mais

Direitos fundamentais propriedade. João Miguel da Luz Rivero Fundamento constitucional

Direitos fundamentais propriedade. João Miguel da Luz Rivero Fundamento constitucional Direitos fundamentais propriedade João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com Fundamento constitucional O regime jurídico da propriedade tem seu fundamento na Constituição. Esta garante o direito de

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Serviços Públicos Prof.ª Tatiana Marcello Conceito José dos Santos Carvalho Filho toda atividade prestada pelo Estado ou por seus delegados, basicamente sob regime jurídico de direito

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM PORTARIA DE 29/07/2005 D.O.U. 02/08/2005

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM PORTARIA DE 29/07/2005 D.O.U. 02/08/2005 PLANO DE ENSINO 2017-2º Semestre CURSO DIREITO DISCIPLINA DIREITO ADMINISTRATIVO II SEMESTRE 2º SEMESTRE DE 2017 TURNO NOTURNO CARGA HORÁRIA 40 h/a PROFESSOR Me. DANILO CÉSAR SIVIERO RIPOLI MISSÃO E OBJETIVOS

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária e Do Sistema Financeiro Nacional Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional CAPÍTULO III

Leia mais

INTERVENÇÃO EM HOSPITAIS: ASPECTOS ADMINISTRATIVOS, LEGAIS, SOCIAIS E SEUS RESULTADOS

INTERVENÇÃO EM HOSPITAIS: ASPECTOS ADMINISTRATIVOS, LEGAIS, SOCIAIS E SEUS RESULTADOS Porto Alegre, dia 14 de Outubro de 2016, SENAC Porto Alegre 9º SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO NA SAÚDE INTERVENÇÃO EM HOSPITAIS: A INTERVENÇÃO ADMINISTRATIVA /JUDICIAL É NECESSÁRIA? ASPECTOS ADMINISTRATIVOS,

Leia mais

O parágrafo 4º do artigo 182 da Constituição Federal aponta para a existência de 03 leis:

O parágrafo 4º do artigo 182 da Constituição Federal aponta para a existência de 03 leis: Turma e Ano: Turma Regular Master B (2015) Matéria / Aula: Direito Administrativo Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Fernanda Helena Aula 11 Desapropriação (continuação) Sanção urbanística (art. 182 4º

Leia mais

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcelino Fernandes Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino professormarcelino@hotmail.com BENS

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO AGENTES PÚBLICOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO AGENTES PÚBLICOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Previsão; Elementos; Excludentes; Direito de regresso; AGENTES PÚBLICOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO Espécie; Regime jurídico; Direitos; Deveres; Responsabilidades; Teto remuneratório;

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS 1. INTRODUÇÃO TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS 2. NÃO-TAXATIVIDADE TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Art. 5, 2º da CF. Os direitos

Leia mais

Direito das Coisas Continuação

Direito das Coisas Continuação Direito das Coisas Continuação Direito Real de Propriedade: é por excelência um direito real, pois os demais direitos reais são decorrentes deste. A doutrina, a partir da década de 90, com a grande quantidade

Leia mais

DIREITO CIVIL V. Prof. Claire Ines Gai Matielo

DIREITO CIVIL V. Prof. Claire Ines Gai Matielo DIREITO CIVIL V DA PROPRIEDADE 1. Direitos do proprietário: art. 1228 2. Aquisição da propriedade se dá de forma originária ou derivada Originária usucapião Derivada transferência - imóvel / entrega da

Leia mais

INTERVENÇÃO NA PROPRIEDADE ROTEIRO DE AULA

INTERVENÇÃO NA PROPRIEDADE ROTEIRO DE AULA INTERVENÇÃO NA PROPRIEDADE ROTEIRO DE AULA - Direito de propriedade direito individual que assegura a seu titular uma série de poderes cujo conteúdo constitui objeto do direito civil. Compreende os poderes

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade PRINCÍPIOS GERAIS DA ATIVIDADE ECONÔMICA Soberania Nacional Propriedade Privada Função Social da Propriedade Livre Concorrência Defesa do Consumidor PRINCÍPIOS GERAIS

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 5º Semestre DISCIPLINA: Bases Procedimentais da Administração Pública CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:40 horas/aula I EMENTA Serviço público.

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 06 Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Caroline Gama.

Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 06 Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Caroline Gama. Página1 Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 06 Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Caroline Gama Aula 6 Zoneamento Urbano e APAC 1. Parcelamento do Solo Urbano (continuação)

Leia mais

Data: 14 de novembro de A Câmara Municipal de Guaratuba, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei:

Data: 14 de novembro de A Câmara Municipal de Guaratuba, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei: LEI Nº 1. 1 7 2 Data: 14 de novembro de 2005. Súmula: Dispõe sobre a Transferência do Direito de Construir e dá outras providências. A Câmara Municipal de Guaratuba, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito

Leia mais

10 DIREITO DE CONSTRUIR

10 DIREITO DE CONSTRUIR SUMARIO Nota Prévia 7 Capítulo 1 CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE O DIREITO DE PROPRIEDADE 1. O direito de propriedade 19 2. O domínio no Código Civil de 2002 20 3. O condomínio 21 4. Aposse 24 5. O solo e as

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL 2013

DIREITO CONSTITUCIONAL 2013 DIREITO CONSTITUCIONAL 2013 46. O caput do artigo 1º da Constituição Federal prescreve que A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 2/4 Ato Administrativo, Responsabilidade Civil do Estado E Bens Públicos 2 ATO ADMINISTRATIVO 3 Requisitos( Art. 2º da Lei 4.717/65): Elementos constitutivos do Ato Administrativo.

Leia mais

INTERVENÇÃO NA PROPRIEDADE PARTE II ROTEIRO DE AULA

INTERVENÇÃO NA PROPRIEDADE PARTE II ROTEIRO DE AULA INTERVENÇÃO NA PROPRIEDADE PARTE II ROTEIRO DE AULA LIMITAÇÃO ADMINISTRATIVA: Conceito: impõe obrigações de caráter geral a proprietários indeterminados, em benefício do interesse geral abstratamente considerado,

Leia mais

Aula nº 05 (Ordem Social, Econômica e Financeira)

Aula nº 05 (Ordem Social, Econômica e Financeira) Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Ordem Social, Econômica e Financeira Aula 05 Professor(a): Luís Alberto Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 05 (Ordem Social,

Leia mais

GT DIREITO ADMINISTRATIVO, DIREITOS FUNDAMENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS APONTAMENTOS SOBRE A DESAPROPRIAÇÃO URBANÍSTICA NO DIREITO BRASILEIRO

GT DIREITO ADMINISTRATIVO, DIREITOS FUNDAMENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS APONTAMENTOS SOBRE A DESAPROPRIAÇÃO URBANÍSTICA NO DIREITO BRASILEIRO GT DIREITO ADMINISTRATIVO, DIREITOS FUNDAMENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS Modalidade da apresentação: Comunicação oral APONTAMENTOS SOBRE A DESAPROPRIAÇÃO URBANÍSTICA NO DIREITO BRASILEIRO Resumo: O objetivo

Leia mais

Temos três grandes indagações quanto a essa fase: qual é a sua forma? Qual o seu conteúdo? E quais são os seus efeitos?

Temos três grandes indagações quanto a essa fase: qual é a sua forma? Qual o seu conteúdo? E quais são os seus efeitos? Turma e Ano: Flex B Matéria / Aula: Administrativo aula 12 Monitora: Luiza Jungstedt Professor: Luíz Oliveira Castro Jungstedt Hoje começaremos pela Fase Declaratória da Desapropriação. Esta é, como o

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Previsão se encontra no art. 20 e no art. 26 todos da CF. Art. 20. São bens da União:

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Previsão se encontra no art. 20 e no art. 26 todos da CF. Art. 20. São bens da União: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. 1-) Bens Públicos: Previsão se encontra no art. 20 e no art. 26 todos da CF. Art. 20. São bens da União: I

Leia mais

QUESTÕES FGV 2011 EXAME DE ORDEM. 1 - ( FGV OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase)

QUESTÕES FGV 2011 EXAME DE ORDEM. 1 - ( FGV OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase) QUESTÕES FGV 2011 EXAME DE ORDEM 1 - ( FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase) O prefeito de um determinado município resolve, por decreto municipal, alterar unilateralmente as vias

Leia mais

Assentamentos, Territórios Quilombolas e Mineração Gilda Diniz dos Santos Procuradora-Chefe da PFE/Incra

Assentamentos, Territórios Quilombolas e Mineração Gilda Diniz dos Santos Procuradora-Chefe da PFE/Incra ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL ESPECIALIZADA DO INCRA Assentamentos, Territórios Quilombolas e Mineração Gilda Diniz dos Santos Procuradora-Chefe da PFE/Incra

Leia mais

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO MBA DIREITO IMOBILIÁRIO BENS PÚBLICOS Bens Públicos Código Civil Art. 98: São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares,

Leia mais

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Direito administrativo histórico 1.2 Contextualização histórica 1.3 Conceito 1.4 Órgãos e funções 1.4.1 Distribuição das funções entre os poderes do Estado, nos termos da CF/1988

Leia mais

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL VEDAÇÕES EM ÚLTIMO ANO DE MANDATO

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL VEDAÇÕES EM ÚLTIMO ANO DE MANDATO LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL VEDAÇÕES EM ÚLTIMO ANO DE MANDATO 1 ART. 42 - VEDAÇÕES de 1º de maio a 31 de dezembro: Contrair obrigação de despesa, nos últimos 8 meses, que não possa ser cumprida (paga)

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III 1. Pontos para a Prova Oral. DIREITO CONSTITUCIONAL TEORIA 1. Noções de Teoria da Constituição e do Direito Constitucional. Objeto. Métodos.

Leia mais

ORDEM ECONÔMICA E FINANCEIRA EXERCÍCIOS

ORDEM ECONÔMICA E FINANCEIRA EXERCÍCIOS Página1 Curso/Disciplina: Ordem Social, Econômica e Financeira. Aula: 06 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 06 Normalmente as caem questões objetivas e literais nas provas.

Leia mais

STJ Kiyoshi Harada. Desapropriação. Doutri na e Prática. 11 ª Edição. Novas normas de avaliação contendo 5 anexos

STJ Kiyoshi Harada. Desapropriação. Doutri na e Prática. 11 ª Edição. Novas normas de avaliação contendo 5 anexos Kiyoshi Harada Desapropriação Doutri na e Prática 11 ª Edição Novas normas de avaliação contendo 5 anexos SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2015 1997 by Ed itora Atlas S.A. 1. ed. 1997; 2. ed. 1998; 3. ed.

Leia mais

INTERVENÇÃO NA PROPRIEDADE ROTEIRO DE AULA

INTERVENÇÃO NA PROPRIEDADE ROTEIRO DE AULA INTERVENÇÃO NA PROPRIEDADE ROTEIRO DE AULA - Direito de propriedade direito individual que assegura a seu titular uma série de poderes cujo conteúdo constitui objeto do direito civil. Compreende os poderes

Leia mais

Reserva Legal: Compensação em Unidades de Conservação em São Paulo. Análise da Resolução SMA 165/2018, sob a ótica do setor privado.

Reserva Legal: Compensação em Unidades de Conservação em São Paulo. Análise da Resolução SMA 165/2018, sob a ótica do setor privado. Reserva Legal: Compensação em Unidades de Conservação em São Paulo Análise da Resolução SMA 165/2018, sob a ótica do setor privado. Bueno, Mesquita e Advogados O Bueno, Mesquita e Advogados é um escritório

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº TEMA: INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE E CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº TEMA: INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE E CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA 2016.1 Nº DATA DISCIPLINA Direito Administrativo PROFESSOR Barney Bichara MONITOR Bruna Oliveira AULA Aula 08 TEMA: INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE E CONTROLE DA

Leia mais

MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental Prof. Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino

MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental Prof. Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental Prof. Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino A Degradação das Áreas de Preservação Permanente: Responsabilidade

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 90/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 90/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 90/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Código da Disciplina: 2641 Vigência: 1 / 2004 Disciplina: DIREITO ADMINISTRATIVO II Código do Curso: 17 Curso: Direito Unidade: NÚCLEO UNIV BH Turno: NOITE Período: 7 Créditos: 4 Carga Horária TOTAL 60

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello PRINCÍPIOS DA ADMINISTAÇÃO PÚBLICA Supraprincípios do Direito Administrativo

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL (1946) (Parte) (DOU 19/09/1946)

CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL (1946) (Parte) (DOU 19/09/1946) CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL (1946) (Parte) (DOU 19/09/1946) Com as emendas introduzidas pela Emenda Constitucional nº 10/1964 (em negrito) Promulgada a 18 de setembro de 1946 Art. 5 Compete

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - ESTADO DO PARANÁ -

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - ESTADO DO PARANÁ - PROJETO DE LEI Nº XX, DE 27 de abril de 2018. REGULAMENTA OS INSTRUMENTOS PARA A CONCESSÃO DO DIREITO ADICIONAL DE CONSTRUIR (POTENCIAL CONSTRUTIVO) E DA SUA TRANSFERÊNCIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS Art.

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Municipais ITBI Parte II. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Municipais ITBI Parte II. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Municipais ITBI Parte II Progressividade no ITBI STF, Súmula 656. É inconstitucional a lei que estabelece alíquotas progressivas para o imposto de transmissão inter vivos de

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I - PRINCÍPIOS DA PERÍCIA JUDICIAL 31

SUMÁRIO CAPÍTULO I - PRINCÍPIOS DA PERÍCIA JUDICIAL 31 SUMÁRIO CAPÍTULO I - PRINCÍPIOS DA PERÍCIA JUDICIAL 31 A AÇÃO JUDICIAL 31 Fases do Processo Judicial 32 Principais Tipos de Ação Judicial 33 Meios de Prova 34 A PROVA PERICIAL 35 Principais Tipos de Ação

Leia mais

Aula 16 Desapropriação O QUE PODE SER DESAPROPRIADO?

Aula 16 Desapropriação O QUE PODE SER DESAPROPRIADO? Turma e Ano: Direito Administrativo 2015 Matéria / Aula: Direito Administrativo Professor: Luiz Oliveira Monitor: Natália Sant'Anna de Figueiredo Aula 16 Desapropriação O QUE PODE SER DESAPROPRIADO? Nós

Leia mais

Aula 10. Tombamento (continuação) Turma e Ano: Turma Regular Master B (2015) Matéria / Aula: Direito Administrativo. Professor: Luiz Jungstedt

Aula 10. Tombamento (continuação) Turma e Ano: Turma Regular Master B (2015) Matéria / Aula: Direito Administrativo. Professor: Luiz Jungstedt Turma e Ano: Turma Regular Master B (2015) Matéria / Aula: Direito Administrativo Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Fernanda Helena Aula 10 Tombamento (continuação) Procedimento do tombamento compulsório

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA Livro Eletrônico 04/2019 PRESIDENTE: Gabriel Granjeiro VICE-PRESIDENTE: Rodrigo Teles Calado COORDENADORA PEDAGÓGICA: Élica Lopes ASSISTENTES

Leia mais

SERVIDÃO ADMINISTRATIVA

SERVIDÃO ADMINISTRATIVA Direito Administrativo Aula 06 Professora Giovana Garcia SERVIDÃO ADMINISTRATIVA Definição: é direito real público que autoriza à Administração usar da propriedade imóvel, particular ou pública, limita

Leia mais

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock Série Provas e Concursos Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock ELSEVIER 5.6. Resumo AGENTES PÚBLICOS (segundo Hely Lopes Meirelles): 1. Agentes políticos Aqueles no alto escalão dos

Leia mais

DIREITOADMINISTRATIVO

DIREITOADMINISTRATIVO DIREITOADMINISTRATIVO Professora Flávia Caroline @fcarolamorim Revisão para Exame XXVIII Assuntos: cobrados nas últimas Provas Objetivas de Direito Administrativo 16 14 12 10 8 6 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

Leia mais

1. Curso: Direito 2. Código: 14 e 15

1. Curso: Direito 2. Código: 14 e 15 Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Pesquisa e Acompanhamento Docente CPAD Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS 1.

Leia mais

Sumário. ( ) CAPÍTULO 2 Organização Administrativa Brasileira: Administração Pública Direta, Indireta e Terceiro Setor... 59

Sumário. ( ) CAPÍTULO 2 Organização Administrativa Brasileira: Administração Pública Direta, Indireta e Terceiro Setor... 59 Sumário ( ) CAPÍTULO 1 Atuação Administrativa, Controle e Regime Jurídico Administrativo... 1 1.1 Direito administrativo e função administrativa... 2 1.2 Atuação administrativa: atuação vinculada x atuação

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Propriedade Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, XXV, CF/88: no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade

Leia mais

SECRETARIA DA FAZENDA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO. Último Ano de Mandato: Principais Vedações da LRF e Lei Eleitoral

SECRETARIA DA FAZENDA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO. Último Ano de Mandato: Principais Vedações da LRF e Lei Eleitoral Último Ano de Mandato: Principais Vedações da LRF e Lei Eleitoral Regras para o último ano do mandato Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 0/2000) Art. 2, único Ato que resulte em aumento de despesa com

Leia mais