Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Tipos de PPP / Aula 22 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 22

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Tipos de PPP / Aula 22 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 22"

Transcrição

1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Tipos de PPP / Aula 22 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 22 Nesta aula vamos trabalhar em separada a PPP concessão patrocinada e a PPP concessão administrativa. PPP CONCESSÃO PATROCINADA De acordo com o art. 2º, 1º da lei nº /04, que apresenta o conceito de concessão patrocinada: Página1 Art. 2º 1º Concessão patrocinada é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.

2 Você percebe com o que o legislador se preocupou em trazer para a lei e para que o intérprete perceba o que é a concessão patrocinada, que é aquela que tem como objeto a prestação de serviço público e a forma de pagamento será parte em tarifa e parte em dotação orçamentária. Ou seja, o que difere da concessão comum é a forma de pagamento, que na PPP, além da tarifa, tem-se a dotação orçamentária. Essa é uma das comparações mais recorrentes. Ademais, caso o examinador peça a diferença entre a PPP e a concessão comum, não se preocupe em apresentar a PPP concessão administrativa, pois ela é bem peculiar. A comparação deve ser feita entre concessão comum e concessão patrocinada da PPP. É interessante chamar a atenção, também, quanto ao risco da execução da atividade. Na concessão comum, o risco é todo do concessionário, de acordo com o art. 2º da art. nº 8.987/95: Art. 2º Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se: II - concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado; /04: Por outro lado, na concessão especial o risco é compartilhado, de acordo com o art. 4º da lei nº Página2 Art. 4º Na contratação de parceria público-privada serão observadas as seguintes diretrizes: VI repartição objetiva de riscos entre as partes; Além disso, o art. 5º também apresenta essa ideia:

3 Art. 5º As cláusulas dos contratos de parceria público-privada atenderão ao disposto no art. 23 da Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, no que couber, devendo também prever: III a repartição de riscos entre as partes, inclusive os referentes a caso fortuito, força maior, fato do príncipe e álea econômica extraordinária; Então, em dois momentos na lei de PPP fica caracterizado que há um compartilhamento de risco. Como a lei da PPP deve ser interpretada, se nela existem dois tipos (patrocinada e administrativa)? Se a referência for somente à PPP, será válido para ambas. Quando a lei quer que o dispositivo seja aplicado somente para uma, isso estará expresso no texto legal. O mesmo vale para a doutrina que criou o nome de concessão de uso especial. Assim, o compartilhamento de risco estará presente tanto na concessão patrocinada, quanto na concessão administrativa. A concessão de uma rodovia, por exemplo, pode ser entregue tanto pelo modelo da lei nº 8.987/95, quanto pelo modelo da lei nº /04. Isso fica à critério do Governo, de acordo com o art. 14 da lei da PPP: Art. 14. Será instituído, por decreto, órgão gestor de parcerias público-privadas federais, com competência para: (Vide Decreto nº 5.385, de 2005) I definir os serviços prioritários para execução no regime de parceria público-privada; Ou seja, são os mesmos serviços públicos que se encontram na lei nº 8.987/95. A redação do inciso acima é um pouco infeliz porque fala em serviços, tendo em vista que somente envolve serviços públicos. Quanto à forma de pagamento, quanto será em tarifa? E quanto será em dotação orçamentária? Não existe uma resposta única. Vai depender do resultado da licitação, que será feita dando preferência ao maior valor a receber por tarifa pública. Por isso, o resultado da licitação que vai dar essa resposta, de acordo com o art. 12 da lei da PPP: Página3 Art. 12. O certame para a contratação de parcerias público-privadas obedecerá ao procedimento previsto na legislação vigente sobre licitações e contratos administrativos e também ao seguinte: II o julgamento poderá adotar como critérios, além dos previstos nos incisos I e V do art. 15 da Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, os seguintes: a) menor valor da contraprestação a ser paga pela Administração Pública; Obviamente que existirão alternativas, mas a alternativa que se encontra na alínea a é o primeiro tipo de licitação mencionado pela lei e, consequentemente, o preferencial.

4 De acordo com o art. 10, 3º, da lei da PPP: Art. 10 3º As concessões patrocinadas em que mais de 70% (setenta por cento) da remuneração do parceiro privado for paga pela Administração Pública dependerão de autorização legislativa específica. Ou seja, a concessão administrativa não está incluída no dispositivo acima. Essa autorização é anterior ou posterior à licitação? Ela vai fixar o quantum a mais ou somente vai dizer que pode ultrapassar os 70%? Hipoteticamente, com a autorização legislativa, é possível que se tenha 10% em tarifa e 90% em dotação orçamentária. Se o Governo tem 90% da obra, por que ele precisa do parceiro privado? Os contratos de concessão comum são de longa duração. Na PPP existe prazo máximo determinado e isso ocorre porque existe a dotação orçamentária. O prazo máximo se encontra no art. 5º da lei da PPP: Art. 5º As cláusulas dos contratos de parceria público-privada atenderão ao disposto no art. 23 da Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, no que couber, devendo também prever: I o prazo de vigência do contrato, compatível com a amortização dos investimentos realizados, não inferior a 5 (cinco), nem superior a 35 (trinta e cinco) anos, incluindo eventual prorrogação; Então, teremos na PPP o prazo máximo de 35 anos de contrato. Esse ponto é importante para responder à pergunta do por que o Governo precisa do parceiro público se ela tem 90% do dinheiro. Na verdade, o Governo não tem o dinheiro. Ela vai pagar ao longo de 35 anos, o que suaviza o investimento. Então, mesmo pagando em dotação orçamentária e mesmo sendo esta em um valor substancial, ainda assim o parceiro privado é necessário porque ele vai na instituição financeira e vai oferecer o serviço no lapso temporal mais rápido possível e vai recuperar o dinheiro gasto ao longo de 35 anos, parte em dotação orçamentária e parte em tarifa. Muita discussão existe sobre o assunto, inclusive sobre o orçamento estar comprometido por 35 anos. O art. 10 da lei da PPP pede uma enorme adequação orçamentária em respeito à lei orçamentária. O art. 10 faz várias menções à lei orçamentária em seus incisos. PPP CONCESSÃO ADMINISTRATIVA Página4

5 PPP: O conceito legal não define a forma de pagamento. De acordo com o 2º do art. 2º da lei de Art. 2º 2º Concessão administrativa é o contrato de prestação de serviços de que a Administração Pública seja a usuária direta ou indireta, ainda que envolva execução de obra ou fornecimento e instalação de bens. Quando o Governo encaminhou essa lei não havia previsão da concessão administrativa. Por que a doutrina afirma que o pagamento vai ser apenas mediante dotação orçamentária? Há uma uniformidade doutrinária de que a forma de pagamento da concessão administrativa será dotação orçamentária. É estranho pensar em uma concessão sem tarifa, pois a tarifa é a essência das concessões. O objeto da concessão administrativa é a prestação de serviço. A falta da palavra serviço público foi proposital. O objeto não é serviço público. Ademais, o usuário é o Governo. Ou seja, é uma concessão que não tem serviço público, que o usuário não é a população e não tem a tarifa como forma de pagamento. Celso Antônio Bandeira de Mello, quando vai tratar da concessão administrativa em sua obra, utiliza a expressão da falsa concessão. PPP concessão administrativa é terceirização disfarçada, ainda que o 4º do art. 2º da lei de PPP diga o contrário, conforme se vê: Página5 Art. 2º 4º É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada: III que tenha como objeto único o fornecimento de mão-de-obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública.

6 Obviamente que se for perguntado em prova, não se deve afirmar que se trata de contrato de terceirização. Para não ferir o dispositivo acima, basta que o objeto do contrato não seja único. Para que disfarçar uma terceirização? Qual é o prazo máximo de duração dos contratos administrativos de acordo com a lei nº 8.666/93? Está previsto no art. 57 da lei. A duração do contrato de serviços continuados está no inciso II do art. 57 da lei. Lá é falado em 5 anos, sendo possível a prorrogação em mais um ano. Logo, o prazo máximo, com a prorrogação, é de 6 anos. Contudo, o prazo máximo da PPP é de 35 anos, conforme visto: Art. 5º As cláusulas dos contratos de parceria público-privada atenderão ao disposto no art. 23 da Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, no que couber, devendo também prever: I o prazo de vigência do contrato, compatível com a amortização dos investimentos realizados, não inferior a 5 (cinco), nem superior a 35 (trinta e cinco) anos, incluindo eventual prorrogação; Então, a terceirização dentro da lei nº 8.666/93 tem o prazo máximo de 5 anos. No entanto, se a terceirização é disfarçada em uma PPP concessão administrativa, o prazo mínimo é de 5 anos e o máximo é de 35 anos. Para concursos, procure evitar essas problemáticas. Diz a Prof. Di Pietro que podemos ter como objeto, fazendo uso de uma interpretação sistemática, o serviço público. Essa interpretação sistemática é feita com base no art. 3º da lei da PPP, que diz: Art. 3º As concessões administrativas regem-se por esta Lei, aplicando-se-lhes adicionalmente o disposto nos arts. 21, 23, 25 e 27 a 39 da Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, e no art. 31 da Lei no 9.074, de 7 de julho de (Regulamento) O que tem na lei nº 8.987/95 é delegação de serviço público. Ora, se está sendo pedida a aplicação de vários artigos da lei nº 8.987/95 à concessão administrativa, então ela pode ter o serviço público como objeto. O que o Prof. crítica é que depois dessa interpretação da Di Pietro e que todo mundo passou a concordar, as pessoas começaram a falar em concessão administrativa somente para serviço público. Quando se fala em PPP concessão administrativa em presídio, não se empolgue porque no presídio existe prestação do poder polícia, exercido pelo agente penitenciário, e indelegável. Então, a concessionária que administra presídio não poderá fazer seleção de pessoal para fiscalização dos presos porque a lei expressamente proíbe. De acordo com o art. 4º da lei de PPP: Página6 Art. 4º Na contratação de parceria público-privada serão observadas as seguintes diretrizes: III indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado;

7 A gestão do presídio não envolve que o agente penitenciário seja contratado por uma empresa privada. Ele será selecionado pelo Estado mediante concurso público. Atenção porque isso deve ser objeto de questionamento em concursos, dada as crises dos presídios no início do ano. Próximo encontro será dado continuidade ao estudo da PPP. Página7

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Serviços Públicos Prof. Gladstone Felippo As concessões especiais, ou simplesmente Parcerias Público- Privadas (PPP s), previstas na Lei n. 11.079/04, são contratos de prestação

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo Licitações e Parceria Público-Privada. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo Licitações e Parceria Público-Privada. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Licitações e Parceria Público-Privada Magistratura Federal Período 2008 2016 1) CESPE - JUIZ FEDERAL - TRF 2 (2013) Mediante lei sancionada em 2004, o Brasil adotou a PPP

Leia mais

AULA 10. A PPP concessão administrativa é mais complicada do que a patrocinada. O seu conceito está no art.2º, 2º, da Lei 11079\04:

AULA 10. A PPP concessão administrativa é mais complicada do que a patrocinada. O seu conceito está no art.2º, 2º, da Lei 11079\04: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 10 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 10 CONTEÚDO DA AULA: PPP Concessão Administrativa.

Leia mais

Aula 10. Temas da aula: Concessão de serviço público- parte final. Parceria público-privada.

Aula 10. Temas da aula: Concessão de serviço público- parte final. Parceria público-privada. Turma e Ano: MASTER A- 2015 Matéria / Aula: ADMINISTRATIVO Professor: LUIZ OLIVEIRA JUNGSTEDT Monitora: Tatiana Carvalho Aula 10 Temas da aula: Concessão de serviço público- parte final. Parceria público-privada.

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA ÀS PPPS E CONCESSÕES Prof a Fernanda Meirelles

LEGISLAÇÃO APLICADA ÀS PPPS E CONCESSÕES Prof a Fernanda Meirelles LEGISLAÇÃO APLICADA ÀS PPPS E CONCESSÕES Prof a Fernanda Meirelles O CONCEITO JURÍDICO DAS CONCESSÕES E PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS PARTE II CONTEXTO HISTÓRICO Estado Nacional Desenvolvimentista: - controle

Leia mais

Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual / Aula 07 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 07

Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual / Aula 07 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 07 Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual / Aula 07 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 07 Vamos completar os princípios da lei orçamentária.

Leia mais

Concessão de Serviço Público e Parceria Público-Privada

Concessão de Serviço Público e Parceria Público-Privada Concessão de Serviço Público e Parceria Público-Privada Câmara de Transporte e Logística FIESC Florianópolis/SC 26 de julho de 2012 Histórico O Reino Unido foi o pioneiro na institucionalização financeira,

Leia mais

Nesta aula vamos finalizar o estudo da lei nº 8.987/95, fechando com as colocações sobre. rescisão.

Nesta aula vamos finalizar o estudo da lei nº 8.987/95, fechando com as colocações sobre. rescisão. Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Rescisão da Concessão/ Extinção da Permissão/ Parceria Público Privada PPP/ Aula 21 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 21 rescisão.

Leia mais

PPPs PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS. DARCI FERNANDES PIMENTEL Advogada, Especialista em Direito Público

PPPs PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS. DARCI FERNANDES PIMENTEL Advogada, Especialista em Direito Público PPPs PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS DARCI FERNANDES PIMENTEL Advogada, Especialista em Direito Público 1 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS, DIRETA E INDIRETA: CONCESSÕES E PERMISSÕES 1.1 FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL:

Leia mais

Prefeitura Municipal de Porto Alegre. LEI Nº 9.875, de 08 de dezembro de Capítulo I DO OBJETO E DO ÂMBITO DE APLICAÇÃO

Prefeitura Municipal de Porto Alegre. LEI Nº 9.875, de 08 de dezembro de Capítulo I DO OBJETO E DO ÂMBITO DE APLICAÇÃO Prefeitura Municipal de Porto Alegre LEI Nº 9.875, de 08 de dezembro de 2005. Dispõe sobre o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas, cria o Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas do Município

Leia mais

PROJETO DE LEI CAPÍTULO I DO OBJETO E ÂMBITO DE APLICAÇÃO

PROJETO DE LEI CAPÍTULO I DO OBJETO E ÂMBITO DE APLICAÇÃO VERS ÃO FINAL ENVIADA AO CONGRESSO NACIONAL PROJETO DE LEI Institui normas gerais para licitação e contratação de parceria públicoprivada, no âmbito da administração pública. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Leia mais

SERVIÇOS PÚBLICOS. 1) princípio da adaptabilidade atualização e modernização. 3) princípio da impessoalidade veda discriminações entre os usuários

SERVIÇOS PÚBLICOS. 1) princípio da adaptabilidade atualização e modernização. 3) princípio da impessoalidade veda discriminações entre os usuários SERVIÇOS PÚBLICOS 1. CONCEITO - é toda atividade de oferecimento de utilidade e comodidade material destinada à satisfação da coletividade em geral, mas fruível singularmente pelos administrados, que o

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: 2º setor / Concessão e Permissão / Aula 16 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: 2º setor / Concessão e Permissão / Aula 16 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: 2º setor / Concessão e Permissão / Aula 16 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 16 Nessa aula será dado início ao estudo do segundo

Leia mais

PARCERIAS NA OFERTA DE SERVIÇOS PÚBLICOS. Roteiro de aula Curso: Parcerias na Administração Pública DES0417 Noturno 2014

PARCERIAS NA OFERTA DE SERVIÇOS PÚBLICOS. Roteiro de aula Curso: Parcerias na Administração Pública DES0417 Noturno 2014 PARCERIAS NA OFERTA DE SERVIÇOS PÚBLICOS Roteiro de aula Curso: Parcerias na Administração Pública DES0417 Noturno 2014 Concessões Oferta de SERVIÇOS PÚBLICOS Parcerias público-privadas Autorizações Caso

Leia mais

Vamos dar continuidade ao estudo da parceria público-privada.

Vamos dar continuidade ao estudo da parceria público-privada. Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Diretrizes da PPP e fundo garantidor / Aula 23 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 23 Vamos dar continuidade ao estudo da parceria

Leia mais

Serviços Públicos. Concessão Permissão Parceria Púbico-Privada. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito

Serviços Públicos. Concessão Permissão Parceria Púbico-Privada. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito Serviços Públicos Concessão Permissão Parceria Púbico-Privada RAD 2601 - Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito 1. Introdução Serviço Público: aquele prestado o pela administração OU quem lhe faça as vezes

Leia mais

Direito Administrativo Procurador Legislativo 2ª fase

Direito Administrativo Procurador Legislativo 2ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Administrativo Procurador Legislativo 2ª fase PPP Parceria Público Privada 1) FCC - Proc (MP TCE-SP)/TCE-SP/2011 Em relação aos contratos de parcerias público-privadas

Leia mais

comum natural contraprestação

comum natural contraprestação CONCESSÕES E PPP NO FINANCIAMENTO DOS TRANSPORTES 2 1. O Projeto BR 116/423 1. Minuta do edital 2. Estudo de Viabilidade da PPP 3. Concessão patrocinada 4. Concessão administrativa 2. A escolha da concessão

Leia mais

Estrutura da aula. Redação de Parecer - Aula /10/2015. Comentário dos temas da aula 04 Discussão do conteúdo

Estrutura da aula. Redação de Parecer - Aula /10/2015. Comentário dos temas da aula 04 Discussão do conteúdo Redação de Parecer - Aula 05 - Estrutura da aula Comentário dos temas da aula 04 Discussão do conteúdo Discussão sobre a continuidade da preparação Prof. Renato Fenili Outubro de 2015 Conceito de conta

Leia mais

AULA 09. Do parágrafo único observa-se a força do princípio da continuidade do serviço

AULA 09. Do parágrafo único observa-se a força do princípio da continuidade do serviço Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 09 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 09 CONTEÚDO DA AULA: Extinção da Concessão.

Leia mais

Elementos de Controle na Licitação e Execução de Contratos

Elementos de Controle na Licitação e Execução de Contratos Elementos de Controle na Licitação e Execução de Contratos Folha de São Paulo 25.07.2016 Plano Normativo de Referência Lei nº 11.079/2004 - PPP Lei Complementar nº 101/2000 - LRF Instrução Normativa

Leia mais

Após o preenchimento da ficha enviar para o

Após o preenchimento da ficha enviar para o II CURSO SOBRE CONCESSÕES EM PARCERIA PÚBLICO PRIVADA PPP - NORMAS GERAIS PARA LIC Brasília-DF, 23 a 26/07/2018 Horário do evento: 08h às 12h e 14h às 18h Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha

Leia mais

ASPECTOS CONSTITUCIONAIS POLÊMICOS DAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS.

ASPECTOS CONSTITUCIONAIS POLÊMICOS DAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS. ASPECTOS CONSTITUCIONAIS POLÊMICOS DAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS. III Fórum Brasileiro de Direito Público da Economia Rio de Janeiro 11 de novembro de 2005 GUSTAVO BINENBOJM Prof. Dr. Direito Administrativo

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A remuneração nas concessões comuns (lei 8.987/95), patrocinadas e administrativas (lei 11.079/04) André Luís Tisi Ribeiro * 1. Introdução Através do presente artigo busca-se expor

Leia mais

Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual / Aula 06 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 06

Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual / Aula 06 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 06 Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual / Aula 06 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 06 Lei Orçamentária Anual (LOA) De acordo com o art.

Leia mais

LEI Nº 4.211, DE 13 DE SETEMBRO DE 2013 CAPÍTULO I DO OBJETO E DO ÂMBITO DE APLICAÇÃO

LEI Nº 4.211, DE 13 DE SETEMBRO DE 2013 CAPÍTULO I DO OBJETO E DO ÂMBITO DE APLICAÇÃO LEI Nº 4.211, DE 13 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre Programa Municipal de Parceria Público-Privada e dá outras providências. seguinte lei: A Câmara Municipal de Ituiutaba decreta e eu sanciono a CAPÍTULO

Leia mais

PPPs Municipais: instrumento de desenvolvimento das cidades

PPPs Municipais: instrumento de desenvolvimento das cidades PPPs Municipais: instrumento de desenvolvimento das cidades Bruno Ramos Pereira (bruno.pereira@radarppp.com) CIESP Bauru Bauru São Paulo 22 de setembro de 2016 11h55 às 12h35 Estrutura Situação das PPPs

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ GABINETE DO PREFEITO

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ GABINETE DO PREFEITO ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ GABINETE DO PREFEITO LEI ORDINÁRIA Nº 1.675/2017 Institui o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas do Município de Imperatriz e dá outras

Leia mais

SISTEMAS DE PAGAMENTOS e INDICADORES DE QUALIDADE DE SERVIÇOS em CONCESSÕES e PPPs

SISTEMAS DE PAGAMENTOS e INDICADORES DE QUALIDADE DE SERVIÇOS em CONCESSÕES e PPPs SISTEMAS DE PAGAMENTOS e INDICADORES DE QUALIDADE DE SERVIÇOS em CONCESSÕES e PPPs CONCESSÕES PPPs LEGISLAÇÃO APLICÁVEL: Lei n 8.987/1995 Lei n 11.079/2004 e Lei nº 12.766/2012 Objetivos: atrair investimentos

Leia mais

Aula 18 PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A DELEGAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO:

Aula 18 PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A DELEGAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO: Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Princípios do Serviço Público / Aula 18 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 18 PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A DELEGAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO:

Leia mais

Aula 17. De acordo com o art. 40 da lei nº 8.987/95: O artigo acima fala em observará os termos desta Lei. De acordo com o art.

Aula 17. De acordo com o art. 40 da lei nº 8.987/95: O artigo acima fala em observará os termos desta Lei. De acordo com o art. Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Permissão e Autorização de Serviço Público / Aula 17 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 17 De acordo com o art. 40 da lei nº 8.987/95:

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Delegação e Serviços Públicos Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo SERVIÇOS PÚBLICOS Conceito muito amplo: os serviços públicos corresponde

Leia mais

Direito. Administrativo. Serviços públicos

Direito. Administrativo. Serviços públicos Direito Administrativo Serviços públicos Serviços Públicos - Constituição Federal Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através

Leia mais

SEMINÁRIO AMBIENTE DE NEGÓCIOS:

SEMINÁRIO AMBIENTE DE NEGÓCIOS: SEMINÁRIO AMBIENTE DE NEGÓCIOS: SEGURANÇA JURÍDICA, TRANSPARÊNCIA E SIMPLICIDADE Sérgio Guerra Mudanças institucionais nas contratações públicas 23 de setembro de 2016 REGIMES DE CONTRATAÇÕES 1993 Licitações

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRANGABA

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRANGABA LEI Nº 323, DE 19 DE MARÇO DE 2019 INSTITUI O PROGRAMA MUNICIPAL DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE MIRANGABA BA, no uso das prerrogativas que lhe são estabelecidas

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO 01. De acordo com a Constituição Federal, constituem princípios aplicáveis à Administração Pública os da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Tais princípios

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Empresa Estatal / Aula 13 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva.

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Empresa Estatal / Aula 13 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva. Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Empresa Estatal / Aula 13 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 13 Nesta aula será dada continuidade ao estudo das empresas estatais.

Leia mais

Nº da aula 14 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇO:

Nº da aula 14 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇO: Página1 Curso/Disciplina: Sustentabilidade Aula: Sistema de registro de preço Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Felipe Loyola Nº da aula 14 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇO: O sistema de registro

Leia mais

ARTESP - Especialista em Regulação de Transporte Ciências Contábeis FCC Prova tipo 001. Prof. Dr. Giovanni Pacelli

ARTESP - Especialista em Regulação de Transporte Ciências Contábeis FCC Prova tipo 001. Prof. Dr. Giovanni Pacelli ARTESP - Especialista em Regulação de Transporte Ciências Contábeis FCC Prova tipo 001 Prof. Dr. Giovanni Pacelli Agradecimentos aos alunos: Andressa Giglioli, Lin Chan, Regiane Aparecida pelo envio da

Leia mais

PONTO 1: Distinção entre Concessão e Permissão PONTO 2: Formas de Extinção da Concessão e Permissão 1. DISTINÇÃO ENTRE CONCESSÃO E PERMISSÃO

PONTO 1: Distinção entre Concessão e Permissão PONTO 2: Formas de Extinção da Concessão e Permissão 1. DISTINÇÃO ENTRE CONCESSÃO E PERMISSÃO 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Distinção entre Concessão e Permissão PONTO 2: Formas de Extinção da Concessão e Permissão 1. DISTINÇÃO ENTRE CONCESSÃO E PERMISSÃO 1.1 CONCESSÃO A concessão é um contrato

Leia mais

INTRODUÇÃO AO MODELO CONCESSIONÁRIO E SUAS DIFERENÇAS EM RELAÇÃO AOS CONTRATOS ORDINÁRIOS DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

INTRODUÇÃO AO MODELO CONCESSIONÁRIO E SUAS DIFERENÇAS EM RELAÇÃO AOS CONTRATOS ORDINÁRIOS DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA INTRODUÇÃO AO MODELO CONCESSIONÁRIO E SUAS DIFERENÇAS EM RELAÇÃO AOS CONTRATOS ORDINÁRIOS DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA AUTOSSUSTENTABILIDADE FINANCEIRA AUTONOMIA DE GESTÃO FOCO EM OBRIGAÇÕES DE RESULTADO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Em relação aos tipos de licitação, a lei n. 8987/1995, art. 15 apresenta os demais: Art. 15. No julgamento da licitação será considerado um dos seguintes critérios:

Leia mais

Por que o Brasil tem dificuldades em atrair investimentos para concessões, privatizações e PPPs?

Por que o Brasil tem dificuldades em atrair investimentos para concessões, privatizações e PPPs? Por que o Brasil tem dificuldades em atrair investimentos para concessões, privatizações e PPPs? Bruno Werneck Março, 2017 Princípio do Equilíbrio Econômico-Financeiro Proteção da proporção entre encargos

Leia mais

Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Execução orçamentária / Aula 09 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 09

Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Execução orçamentária / Aula 09 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 09 Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Execução orçamentária / Aula 09 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 09 Vamos finalizar o capítulo II da LRF. Final da última

Leia mais

CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO

CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO NOTA TÉCNICA Nº 001/2011 Brasília, 16 de março de 2011. ÁREA: Saneamento Área de Desenvolvimento Urbano TÍTULO: Contratação dos serviços de saneamento básico REFERÊNCIA(S): Lei nº 11.445/2010, Decreto

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Terceiro Setor: regras gerais / Aula 25 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 25

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Terceiro Setor: regras gerais / Aula 25 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 25 Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Terceiro Setor: regras gerais / Aula 25 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 25 3º SETOR DO ESTADO GERENCIAL BRASILEIRO Vamos iniciar

Leia mais

Concessão, Permissão e Autorização de Serviço Público. Diana Pinto e Pinheiro da Silva

Concessão, Permissão e Autorização de Serviço Público. Diana Pinto e Pinheiro da Silva Concessão, Permissão e Autorização de Serviço Público Diana Pinto e Pinheiro da Silva 1. Execução de Serviço Público Execução de serviço público Dificuldade de definição [...] o conceito de serviço público

Leia mais

A DESCENTRALIZAÇÃO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS

A DESCENTRALIZAÇÃO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS INTRODUÇÃO 1 DA PRIVATIZAÇÃO 1.1 Noção 1.2 Fundamentos 1.2.1 Crescimento desmesurado do Estado: o Estado Social de Direito 1.2.2 Consequências negativas da instauração do Estado Social de Direito 1.2.3

Leia mais

LEI Nº , DE 27 DE JANEIRO DE 2005.

LEI Nº , DE 27 DE JANEIRO DE 2005. LEI Nº 12.765, DE 27 DE JANEIRO DE 2005. O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO: Dispõe sobre o Programa Estadual de Parceria Público-Privada, e dá outras providências. Faço saber que a Assembléia Legislativa

Leia mais

CODHAB. Legislação. Lei n /2006 COMPANHIA HABITACIONAL DO DISTRITO FEDERAL. Livro Eletrônico

CODHAB. Legislação. Lei n /2006 COMPANHIA HABITACIONAL DO DISTRITO FEDERAL. Livro Eletrônico CODHAB COMPANHIA HABITACIONAL DO DISTRITO FEDERAL Legislação Livro Eletrônico ADRIEL SÁ Professor de Direito Administrativo, Administração Geral e Administração Pública em diversos cursos presenciais e

Leia mais

Comentários - Prova Tipo AZUL - Direito Administrativo

Comentários - Prova Tipo AZUL - Direito Administrativo Comentários - Prova Tipo AZUL - Direito Administrativo Pessoal, alguns temas novos, a exemplo da questão 31 que abordou aspectos da Lei nº 12.529/11. No entanto, a questão 30, 32, 33 e 34 já são temas

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Dos Contratos de Concessões Especiais Parceria Público Privada Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 11.079, DE 30 DE DEZEMBRO

Leia mais

RECEITA PÚBLICA. Resultado primário é receita no aspecto restrito, ou seja, é aquilo que o Governo arrecada e não tem que devolver.

RECEITA PÚBLICA. Resultado primário é receita no aspecto restrito, ou seja, é aquilo que o Governo arrecada e não tem que devolver. Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Conceito e classificação da receita pública. RCL / Aula 10 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 10 RECEITA PÚBLICA Previsão

Leia mais

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Administrativo 08. Professor: Luiz Oliveira Carlos Jungested

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Administrativo 08. Professor: Luiz Oliveira Carlos Jungested Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Administrativo 08 Professor: Luiz Oliveira Carlos Jungested Monitora: Beatriz Moreira Souza Segundo Setor da Administração Pública: Caracteriza-se

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Fundação Pública e Agência Executiva / Aula 09 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Fundação Pública e Agência Executiva / Aula 09 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Fundação Pública e Agência Executiva / Aula 09 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 09 Dando prosseguimento ao tema fundação pública,

Leia mais

COMPLEXO HOSPITALAR IMASF MODELAGEM 1

COMPLEXO HOSPITALAR IMASF MODELAGEM 1 COMPLEXO HOSPITALAR IMASF MODELAGEM 1 Legislação Aplicável Esta Audiência Pública está sendo realizada nos termos do ART. 39 da Lei 8.666/1993. Lei nº 11.079, de 30 de Dezembro de 2004 Lei de Parcerias

Leia mais

Repartição de Riscos. 1

Repartição de Riscos.  1 Repartição de Riscos Agosto de 2006 www.bndes.gov.br 1 SUMÁRIO Inovações da Lei de PPP Constitucionalidade da Lei Eficiência Econômica Aplicação às Concessões www.bndes.gov.br 2 Inovações da Lei de PPPs

Leia mais

Espécies do gênero "contratos da Administração"

Espécies do gênero contratos da Administração Espécies do gênero "contratos da Administração" o Contratos administrativos. - Ajustes celebrados pela administração pública, nessa qualidade, com objetivos de interesse público, segundo regime jurídico

Leia mais

Vamos completar as colocações sobre as leis orçamentárias que a LRF nos oferece.

Vamos completar as colocações sobre as leis orçamentárias que a LRF nos oferece. Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual e Créditos Adicionais / Aula 08 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 08 Vamos completar as colocações

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS (PPP) Carlos Alexandre Nascimento Coordenador Geral MBA PPP e Concessões

INTRODUÇÃO ÀS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS (PPP) Carlos Alexandre Nascimento Coordenador Geral MBA PPP e Concessões INTRODUÇÃO ÀS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS (PPP) Carlos Alexandre Nascimento Coordenador Geral MBA PPP e Concessões Contato Carlos Alexandre Nascimento Diretor de Programas LSE Enterprise London School of

Leia mais

Aula 67. Agora, faz-se necessário um estudo da diferença entre Fato do Príncipe e Teoria da Imprevisão.

Aula 67. Agora, faz-se necessário um estudo da diferença entre Fato do Príncipe e Teoria da Imprevisão. Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Contrato Administrativo: Fato do Príncipe, Teoria da Imprevisão e Fato da Administração Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Aula 67 1. Introdução Dando

Leia mais

REVISÃO FCC Direito Administrativo Elisa Faria REVISÃO FCC

REVISÃO FCC Direito Administrativo Elisa Faria REVISÃO FCC ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA PRINCÍPIOS AGENTES PÚBLICOS LEI 8112 IMPROBIDADE PROCESSO ADMINISTRATIVO ATOS ADMINISTRATIVOS PODERES ADMINISTRATIVOS RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

Leia mais

Aula 10 AGÊNCIA REGULADORA

Aula 10 AGÊNCIA REGULADORA Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Agência Reguladora / Aula 10 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 10 AGÊNCIA REGULADORA Diferente da agência executiva, que vai executar

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Serviços Públicos (Lei 8.987/95) 1) Conceito: Segundo Hely Lopes Meirelles serviço

Leia mais

Aula 01. Apresentação do Professor:

Aula 01. Apresentação do Professor: Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Apresentação da Disciplina e Introdução ao Estado Gerencial Brasileiro - Aula 01 Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Kelly Silva Aula 01 Apresentação

Leia mais

Formas institucionais da regulação Instrumentos regulatórios

Formas institucionais da regulação Instrumentos regulatórios Formas institucionais da regulação Instrumentos regulatórios Prof. Marcos Vinicius Pó Regulação e Agências Reguladoras no Contexto Brasileiro Características das ações regulatórias Independente do setor,

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Vantagens da OS e da OSCIP / Aula 28 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 28

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Vantagens da OS e da OSCIP / Aula 28 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 28 Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Vantagens da OS e da OSCIP / Aula 28 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 28 - Qual é a origem do dinheiro que a OS e a OSCIP vão administrar

Leia mais

Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Renúncia de Receita / Aula 12 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 12

Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Renúncia de Receita / Aula 12 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 12 Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Renúncia de Receita / Aula 12 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 12 RENÚNCIA DE RECEITA A renúncia de receita está prevista

Leia mais

Aula nº. 27 GASTO COM SERVIDOR PÚBLICO PARTE III

Aula nº. 27 GASTO COM SERVIDOR PÚBLICO PARTE III Curso/Disciplina: Direito Financeiro Aula: Direito Financeiro - 27 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 27 GASTO COM SERVIDOR PÚBLICO PARTE III LRF ART. 23 EXCEÇÕES A SANÇÃO DO

Leia mais

Lei Complementar nº 3.298, de 17 de novembro de 2015.

Lei Complementar nº 3.298, de 17 de novembro de 2015. Lei Complementar nº 3.298, de 17 de novembro de 2015. (institui o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas e dá outras providências) Daniel Pereira de Camargo, Prefeito Municipal de Pederneiras,

Leia mais

Aula 16 DESPESA PÚBLICA: DESPESA COM PESSOAL (ARTS. 18/23)

Aula 16 DESPESA PÚBLICA: DESPESA COM PESSOAL (ARTS. 18/23) Página1 Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal Aula: Despesa pública: despesa com pessoal 16 Professor (a): Luiz Oliveira Jungstedt Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 16

Leia mais

Regulação dos Serviços de Limpeza Urbana e de Manejo de Resíduos Sólidos

Regulação dos Serviços de Limpeza Urbana e de Manejo de Resíduos Sólidos ABES-MG Belo Horizonte Junho de 2013 Regulação dos Serviços de Limpeza Urbana e de Manejo de Resíduos Sólidos Eng. Marcos Helano Fernandes Montenegro Legislação relevante Lei nº 8.666, de de 21 de junho

Leia mais

SERVIÇOS PÚBLICOS: A busca pela Qualidade, Universalização e Transparência

SERVIÇOS PÚBLICOS: A busca pela Qualidade, Universalização e Transparência SERVIÇOS PÚBLICOS: A busca pela Qualidade, Universalização e Transparência Gustavo Eugenio Maciel Rocha AZEVEDO SETTE ADVOGADOS Brasil Digital Telebrasil 2007 51º Painel Telebrasil Ordenamento normativo

Leia mais

Responsabilidade Civil do Estado:

Responsabilidade Civil do Estado: Responsabilidade Civil do Estado: Tema: A RCE nas Concessões de Serviços Públicos e nas PPPs PROF. DR. GUSTAVO JUSTINO DE OLIVEIRA Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) São Paulo (SP),

Leia mais

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE PREFEITURA DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE PARCERIAS ESTRATÉGICAS PLANO ANUAL DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE JAN/2019-JAN/2020 INTRODUÇÃO 1 LEGISLAÇÃO PERTINENTE 1.1

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico Lei nº 11.445/2007- Parte 3 Prof. Rodrigo Mesquita Art. 241. A União, os Estados, o

Leia mais

PPPs Municipais Fundamentos, Desafios e Oportunidades

PPPs Municipais Fundamentos, Desafios e Oportunidades PPPs Municipais Fundamentos, Desafios e Oportunidades André Dabus 22/09/2016 Agenda Entregas da Administração Publica: Cenário atual - Infraestrutura no Brasil; Desafios; Oportunidades; Licitações : Aspectos

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Lei / Aula 30 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 30

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Lei / Aula 30 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 30 Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Lei 13.019 / Aula 30 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 30 Nesta aula será finalizado o estudo do Terceiro Setor do Estado Gerencial

Leia mais

Aula 08. Agora serão apresentadas as questões complementares às autarquias.

Aula 08. Agora serão apresentadas as questões complementares às autarquias. Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Autarquia e Fundação Pública / Aula 08 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 08 Agora serão apresentadas as questões complementares

Leia mais

AULA 07 2º SETOR DO ESTADO GERENCIAL BRASILEIRO. O art.175 da CRFB\88 é a grande referência para o segundo setor:

AULA 07 2º SETOR DO ESTADO GERENCIAL BRASILEIRO. O art.175 da CRFB\88 é a grande referência para o segundo setor: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 07 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 07 CONTEÚDO DA AULA: 2 setor do Estado Gerencial.

Leia mais

XVII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 16 a 18 de outubro de 2017

XVII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 16 a 18 de outubro de 2017 XVII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 16 a 18 de outubro de 2017 AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS COMO MECANISMOS VIABILIZADORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL. Samuel Vasconcelos

Leia mais

SEMINÁRIO DE CONSÓRCIOS E PERMISSÕES: INSTRUMENTOS DE GESTÃO COMPARTILHADA 23 e 24 de novembro de 2017

SEMINÁRIO DE CONSÓRCIOS E PERMISSÕES: INSTRUMENTOS DE GESTÃO COMPARTILHADA 23 e 24 de novembro de 2017 SEMINÁRIO DE CONSÓRCIOS E PERMISSÕES: INSTRUMENTOS DE GESTÃO COMPARTILHADA 23 e 24 de novembro de 2017 Joanni Aparecida Henrichs, advogada e consultora da CNM www.consorcios.cnm.org.br consórcios@cnm.org.br

Leia mais

Saneamento Básico. Parcerias Público-Privadas. Uma solução inteligente para a região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro

Saneamento Básico. Parcerias Público-Privadas. Uma solução inteligente para a região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro Saneamento Básico Parcerias Público-Privadas Uma solução inteligente para a região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro Sumário As PPPs na lei Federal nº 11.079/04 Estrutura econômico-jurídica dos

Leia mais

XI ENCONTRO NACIONAL DO FORTEC DECRETO DE INOVAÇÃO Uniformização de Entendimentos

XI ENCONTRO NACIONAL DO FORTEC DECRETO DE INOVAÇÃO Uniformização de Entendimentos ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO XI ENCONTRO NACIONAL DO FORTEC DECRETO DE INOVAÇÃO Uniformização de Entendimentos M i n i stério d a Indústria, Comércio Exterior e Serv i ç o s E splanada dos Ministérios, B l

Leia mais

ATIVIDADES ACESSÓRIAS

ATIVIDADES ACESSÓRIAS ATIVIDADES ACESSÓRIAS MARCOS BRAGATTO SRC Superintendência de Regulação da Comercialização da Eletricidade Fortaleza CE 3 de agosto de 2012 Roteiro Breve histórico dos regulamentos Alteração do Entendimento

Leia mais

Regulação dos contratos de concessão e de PPP: teoria regulatória e a experiência da Agência Reguladora ARES-PCJ

Regulação dos contratos de concessão e de PPP: teoria regulatória e a experiência da Agência Reguladora ARES-PCJ Regulação dos contratos de concessão e de PPP: teoria regulatória e a experiência da Agência Reguladora ARES-PCJ CURSO DE INTRODUÇÃO À REGULAÇÃO Americana/SP, 28 de junho de 2018 Carlos Roberto de Oliveira

Leia mais

LICITAÇÃO DE GRANDE PORTE REUNINDO VÁRIAS UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS PARA FINS DE REGISTRO DE PREÇOS

LICITAÇÃO DE GRANDE PORTE REUNINDO VÁRIAS UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS PARA FINS DE REGISTRO DE PREÇOS LICITAÇÃO DE GRANDE PORTE REUNINDO VÁRIAS UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS PARA FINS DE REGISTRO DE PREÇOS na MODALIDADE DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA ou PREGÃO art 15, 3º, I da Lei 8666/93 art 11 da Lei nº 10.520/2002

Leia mais

Direito Administrativo Prof. Aloísio Zimmer

Direito Administrativo Prof. Aloísio Zimmer SERVIÇOS PÚBLICOS (CONTINUAÇÃO) Concessão Comum: tem como referência a lei n. 8987/1995, ou seja, contratos que abrangem a realização de obra e serviço público, mas o prazo do vínculo depende de leis específicas

Leia mais

Caracterização Jurídica da Remuneração paga pelo Usuário à Concessionária de Serviço Público (Taxa ou Tarifa?) *

Caracterização Jurídica da Remuneração paga pelo Usuário à Concessionária de Serviço Público (Taxa ou Tarifa?) * Caracterização Jurídica da Remuneração paga pelo Usuário à Concessionária de Serviço Público (Taxa ou Tarifa?) * Antônio Carlos Cintra do Amaral A Constituição de 1967, com a Emenda Constitucional nº 1,

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 120.

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 120. Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 120. 1. Fontes do Direito Administrativo As fontes do

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 47/2016 Poder Executivo

PROJETO DE LEI Nº 47/2016 Poder Executivo DIÁRIO OFICIAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Porto Alegre, sexta-feira, 29 de abril de 2016. PRO 1 Poder Executivo Autoriza o Poder Executivo a conceder serviços de exploração das rodovias e infraestrutura

Leia mais

Aula 5. Parcelamento do solo urbano, afastamento e alinhamento.

Aula 5. Parcelamento do solo urbano, afastamento e alinhamento. Página1 Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 05 Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Caroline Gama Aula 5 Parcelamento do solo urbano, afastamento e alinhamento. 1. Introdução

Leia mais

Seção II Das Atribuições do Presidente da República Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

Seção II Das Atribuições do Presidente da República Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Administração Direta Órgão Público / Aula 05 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 05 Não basta estar previsto na Constituição a existência

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA ÀS PPPS E CONCESSÕES. Prof a Tatiana Matiello Cymbalista

LEGISLAÇÃO APLICADA ÀS PPPS E CONCESSÕES. Prof a Tatiana Matiello Cymbalista LEGISLAÇÃO APLICADA ÀS PPPS E CONCESSÕES Prof a Tatiana Matiello Cymbalista O CONCEITO JURÍDICO DAS CONCESSÕES E PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS PARTE I ALGUNS COMENTÁRIOS INICIAIS - Grupo heterogêneo nem todos

Leia mais

Aula 01. A estrutura administrativa do Estado Brasileiro vem sendo dividida em três setores, formadores do chamado Estado Gerencial Brasileiro.

Aula 01. A estrutura administrativa do Estado Brasileiro vem sendo dividida em três setores, formadores do chamado Estado Gerencial Brasileiro. Turma e Ano: Magistratura Estadual Direito Administrativo (2015) Matéria / Aula: Estado Gerencial Brasileiro; 1º, 2º e 3º Setores; 1º setor Estrutura e Regime de Pessoal 01 Professor: Luiz Oliveira Castro

Leia mais

Aula nº. 36. Art. 3o O consórcio público será constituído por contrato cuja celebração dependerá da prévia subscrição de protocolo de intenções.

Aula nº. 36. Art. 3o O consórcio público será constituído por contrato cuja celebração dependerá da prévia subscrição de protocolo de intenções. Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Consórcio 36 Professor(a): Leandro Velloso Monitor(a): Nairim Machado Palma Aula nº. 36 CONSÓRCIOS PÚBLICOS LEI 11.107/05 Conceito: o consórcio

Leia mais

Dispõe sobre o estágio de estudantes em órgãos da Administração Municipal.

Dispõe sobre o estágio de estudantes em órgãos da Administração Municipal. LEI Nº 2.168/2013 Dispõe sobre o estágio de estudantes em órgãos da Administração Municipal. Hilário Casarin, Prefeito Municipal de São Miguel das Missões, RS, no uso de suas atribuições que lhe confere

Leia mais

AUTARQUIA TRADICIONAL

AUTARQUIA TRADICIONAL Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Autarquia / Aula 07 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 07 No final da aula passada falamos do gênero entidade autárquica. Foi feito

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNESP CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNESP CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNESP CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA Do Programa Artigo 1º O Programa de Estágios da Faculdade de Engenharia da UNESP Campus de Ilha Solteira

Leia mais

Obrigações Supervenientes. Implicações para o Equilíbrio dos Contratos

Obrigações Supervenientes. Implicações para o Equilíbrio dos Contratos Obrigações Supervenientes Implicações para o Equilíbrio dos Contratos Características das Concessões Investimentos significativos Poucos usos alternativos Contratos de longa duração Exigência dos Concessionários

Leia mais