Dicas da Lei nº 8.666/93

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dicas da Lei nº 8.666/93"

Transcrição

1 Dicas da Lei nº 8.666/93 Olá Concursando, Hoje vamos estudar algumas dicas sobre a lei nº 8.666/93, a lei de licitação e contratos públicos, tão antipatizada pelos concursandos, por ser considerada confusa, complexa. Na verdade, como concursanda, sofri muito com essa lei, mas, com algumas anotações e dicas de professores, desenvolvi um esquema de reordenamento dos artigos que me trouxe uma sequência lógica de estudo e entendimento dos processos e procedimentos da licitação em cada uma das suas modalidades. Foi minha salvação! Este material foi dividido com outros concursandos no livro Lei nº 8.666/93 Esquematizada, uma parceria minha Alexandre Medeiros, publicado pela Editora Ferreira. Para este momento, selecionei algumas dicas constantes do livro, algumas ilustradas por questões de prova. Quem está se preparando para o concurso do MPU, não perca tempo, esta lei faz parte do conteúdo programático. Aliás, ela está cada vez mais presente nos editais, inclusive para cargo de técnico (nível médio), enquanto há um tempo era cobrada apenas para analista (nível superior). Então, vamos lá... Dica 01. Cuidado com o art. 17, inciso I, alínea b. A redação desta alínea é dada pela Medida Provisória nº 458, de 2009, convertida na lei nº /09. Fique atento nas provas, pois isto pode ser tema de questão, já que tivemos três alterações em um curto espaço de tempo. As instituições organizadoras adoram cobrar as novidades da lei, buscando confundir o aluno com as alterações recentes. Veja abaixo as redações anteriores: b) doação, permitida exclusivamente para outro órgão ou entidade da Administração Pública, de qualquer esfera de governo; (Medida Provisória nº 335, de 2006) b) doação, permitida exclusivamente para outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo, ressalvado o disposto nas alíneas f e h; (Redação dada pela Lei nº , de 2007) Agora veja o dispositivo na íntegra com a redação atual da alínea b:

2 Art. 17. A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas: I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos: b) doação, permitida exclusivamente para outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo, ressalvado o disposto nas alíneas f, h e i ; Dica 02. Mais uma vez, atenção para alterações trazidas pela Medida Provisória nº 458, de 2009, convertida na lei nº /09. Desta vez no art. 17, 2º-A. Veja abaixo como constavam os dispositivos anteriores: Agora, veja a redação atual: 2º, II - a pessoa física que, nos termos de lei, regulamento ou ato normativo do órgão competente, haja implementado os requisitos mínimos de cultura e moradia sobre área rural situada na região da Amazônia Legal, definida no art. 2º da Lei nº 5.173, de 27 de outubro de 1966, superior à legalmente passível de legitimação de posse referida na alínea g do inciso I do caput deste artigo, atendidos os limites de área definidos por ato normativo do Poder Executivo. (Incluído pela Lei nº , de 2005) 2º-A. As hipóteses da alínea g do inciso I do caput e do inciso II do 2º deste artigo ficam dispensadas de autorização legislativa, porém submetem-se aos seguintes condicionamentos: (Incluído pela Lei nº , de 2005) 2º-A. As hipóteses do inciso II do 2º ficam dispensadas de autorização legislativa, porém submetem-se aos seguintes condicionamentos: Dica 03. Apesar de não se tratar especificamente da lei nº 8.666/93 é importante saber...

3 Existe uma outra modalidade de licitação, pouco conhecida dos concursandos, denominada Consulta. Tal modalidade teve sua previsão genérica na Lei nº 9.472/97, que criou a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Segundo a referida lei, a Consulta é modalidade licitatória adequada apenas à contratação de bens e serviços não classificados como comuns e que não sejam obras e serviços de engenharia civil. Posteriormente, a Lei nº 9.986/00 estendeu a Consulta a todas as agências reguladoras. Segundo o art. 37, da Lei nº 9.986/00, a Aquisição de bens e a contratação de serviços pelas Agências Reguladoras poderá se dar nas modalidades de consulta e pregão. Ressalte-se, contudo, que, conforme o parágrafo único do artigo citado, a regra não se aplica às contratações referentes a obras e serviços de engenharia, cujos procedimentos deverão observar as normas gerais de licitação e contratação para a Administração Pública. Veja uma questão sobre isto em prova anterior do MPU: Dica 04. MPU (Analista Administrativo) - ESAF/2004: A legislação das agências reguladoras estabeleceu a possibilidade de se utilizar, para a aquisição de bens e contratação de serviços por essas entidades, uma modalidade especial de licitação, prevista tão-somente para essa categoria organizacional. Tal modalidade denomina-se: (A) pregão (B) consulta (C) convite (D) credenciamento (E) registro de preços Gabarito: B. O 8º do artigo 22 diz que: 8º É vedada a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação das referidas neste artigo. Segundo a doutrina, esta vedação se dirige apenas ao administrador público, não ao legislador. Sendo assim, a lei, desde que tenha caráter de norma geral, assim com a Lei nº 8.666/93, pode criar novas modalidades de licitação, como foi o caso da Lei nº /02, que instituiu a modalidade Pregão.

4 Dica 05. Concurso (Lei nº 8.666/93) Concurso Público (CF, art. 37, II) O Concurso de que trata a Lei nº 8.666/93 é uma modalidade licitatória para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico. O Concurso Público, previsto no art. 37, II, da CF, é um procedimento (ato-condição) para o provimento de cargos ou empregos públicos efetivos. Veja como o Cespe cobrou isto em uma questão de prova: O município de Vila Velha realizou concurso público para provimento de cargos públicos, estabelecendo que o prazo de validade para esse concurso seria de um ano, prorrogável pelo mesmo período, se houvesse interesse da administração. Com base na situação hipotética apresentada, julgue o item subseqüente. Prefeitura Municipal de Vila Velha/ES (Técnico Municipal - Superior Auditoria) - Cespe/2008: O referido concurso é uma espécie de licitação realizada na modalidade melhor técnica. ( ) Dica 06. Vamos falar um pouco sobre dispensa e inexigibilidade de licitação. Dispensa: envolve a licitação dispensada e dispensável. Gabarito: errado. Licitação dispensada: é aquela que a própria lei declarou como tal (art. 17, incs. I e II) Licitação dispensável: é toda aquela que a Administração pode dispensar se assim lhe convier (art. 24, incs. I a XXIX) Segundo Maria Sylvia Zanella di Pietro, as hipóteses de dispensa de licitação do artigo 24 podem ser divididas em quatro categorias: a) em razão do pequeno valor: incisos I e II; b) em razão de situações excepcionais: incisos III, IV, V, VI, VII, IX, XI, XIV, XVIII, XXVII e XXVIII; c) em razão do objeto: X, XII, XV, XVII, XIX, XXI, XXV e XXIX.

5 d) em razão da pessoa: VIII, XIII, XVI, XX, XXII, XXIII, XXIV e XXVI. Inexigibilidade: ocorre quando há impossibilidade jurídica de competição, pela falta de algum dos pressupostos lógicos da licitação, quais sejam: a pluralidade de objetos e pluralidade de ofertantes (art. 25). DISPENSA INEXIGIBILIDADE (art. 25) dispensada (art. 17) dispensável (art. 24) Ocorre quando há impossibilidade jurídica de competição, pela falta de algum dos pressupostos lógicos da licitação, quais sejam: a pluralidade de objetos e pluralidade de ofertantes É aquela que a própria lei declarou como tal Dispensa vinculada É toda aquela que a Administração pode dispensar se assim lhe convier Dispensa discricionária Rol exemplificativo ou numerus apertus. A possibilidade de ampliação dos casos está implícita. Rol taxativo, enumerativo, exaustivo ou numerus clausus Rol taxativo, enumerativo, exaustivo ou numerus clausus Os casos de dispensa de licitação não podem ser ampliados, porque constituem uma exceção à regra geral que exige licitação, quando haja possibilidade de competição. Dica 07. Lembre-se que o instrumento convocatório da modalidade de licitação Convite não é o edital, mas, sim, a carta-convite ou, apenas, convite. Veja abaixo como o Cespe explorou esse detalhe em questões de provas recentes. DFTRANS/DF (Analista de Transportes Urbanos Direito) Cespe/2008: Edital é o instrumento pelo qual a administração torna pública a realização de uma licitação. A modalidade convite é a única que não utiliza o edital para tornar pública a licitação. ( ) STF (Analista Administrativo) Cespe/2008: A única modalidade de licitação para a qual não se exige edital é o convite. ( )

6 PGE/PB (Procurador) Cespe/2008: O edital é o meio pelo qual a administração torna pública a realização de uma licitação. A modalidade de licitação que não utiliza o edital como meio de tornar pública a licitação é o(a) (A) concorrência. (B) leilão. (C) tomada de preços. (D) convite. (E) concurso. Gabarito: certo, certo, D. Bem, não sejamos supersticiosos, mas dizem que sete é um número de sorte, então, vamos parar por aqui. Em breve usaremos este espaço para comentar algumas questões de prova. Aguarde! Enquanto isso, verifique duas alterações recentes dessa lei trazidas uma pela Lei nº , publicada no dia 29 de Abril de 2010, que dispõe sobre as normas gerais para licitação e contratação pela administração pública de serviços de publicidade prestados por intermédio de agências de propaganda, e outra pela MP 495, de 19 de Julho de 2010, com aplicação também à lei nº /02, a lei do Pregão. Muito bom estudo e boa sorte sempre! Abraço, Co-autora do livro Lei nº 8.666/93 Esquematizada

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (DISPENSA E INEXIGIBILIDADE) Profª. Tatiana Marcello Contratação Direta A regra geral é de que a Administração Pública deve realizar licitação previamente à celebração

Leia mais

Questões Comentadas da Lei nº 8.666/93

Questões Comentadas da Lei nº 8.666/93 Questões Comentadas da Lei nº 8.666/93 Olá Concursando, Hoje vamos estudar algumas questões sobre a lei nº 8.666/93 elaboradas por três das maiores bancas do país Cespe, ESAF e FCC. Mas vamos lidar com

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Contratação Direta Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÕES Lei 8.666/93 Prof. Cristiano de Souza Alienação de Bens 1) Bens Imóveis:

Leia mais

NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE LICITAÇÕES PÚBLICAS 2ª PARTE. Por: Mauro A. DE PAULA Machado

NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE LICITAÇÕES PÚBLICAS 2ª PARTE. Por: Mauro A. DE PAULA Machado NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE LICITAÇÕES PÚBLICAS 2ª PARTE Por: Mauro A. DE PAULA Machado SUMÁRIO I INTRODUÇÃO II DESENVOLVIMENTO 1. Exceções à Obrigatoriedade de Licitar 2. Tipos de Licitação 3. Modalidades

Leia mais

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de Licitação É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93)

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) 1. (CESPE / SEGER / 2013) De acordo com o princípio da impessoalidade, a conduta dos licitantes deve ser lícita e compatível com a moral, a ética e os bons costumes.

Leia mais

Contratação Direta Sem Licitação

Contratação Direta Sem Licitação CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Administrativo Contratação Direta Sem Licitação Período 2016 1) CESPE Técnico Judiciário - TRE PI (2016) Caso determinado órgão público pretenda contratar serviço

Leia mais

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES STJ00065380 SUMÁRIO xm NOTA DA AUTORA À PRIMEIRA EDIÇÃO NOTA DA AUTORA À SEGUNDA EDIÇÃO VII IX CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES 1. Direito... I 2. Direito Administrativo... 2 2.1. Conceito... 2 2.2. Relação

Leia mais

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes A SPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de Licitação É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Licitação João Batista Rios Júnior* 1. O QUE É. Quando a administração pública no uso e gozo de suas atribuições convoca, mediante edital ou convite, empresas empenhadas em apresentar

Leia mais

LEI N , DE 18 DE JUNHO DE 2014

LEI N , DE 18 DE JUNHO DE 2014 LEI N. 12.998, DE 18 DE JUNHO DE 2014 Dispõe sobre remuneração das Carreiras e dos Planos Especiais de Cargos das Agências Reguladoras, das Carreiras e do Plano Especial de Cargos do Departamento Nacional

Leia mais

Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF (Teoria e Exercícios)

Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF (Teoria e Exercícios) Aula 0 Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF Licitações: Modalidades, dispensa e inexigibilidade www.pontodosconcursos.com.br 1 Tópicos da Aula Apresentação... 3 11.1

Leia mais

DECRETO Nº 1320, DE 22 DE NOVEMBRO DE O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, no uso de suas atribuições legais.

DECRETO Nº 1320, DE 22 DE NOVEMBRO DE O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, no uso de suas atribuições legais. DECRETO Nº 1320, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2013.. Institui e regulamenta o funcionamento da Imprensa Oficial eletrônica do Poder Executivo Municipal, e disciplina a publicação, divulgação e arquivamento de

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos Aquisição e alienação dos bens públicos Prof. Denis França Os bens públicos podem ser adquiridos por: Contratos de Direito Privado. Usucapião. Desapropriação (intervenção

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Modalidade de Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo MODALIDADE DE LICITAÇÃO Presidência da República Casa Civil Subchefia para

Leia mais

LEI Nº 9.665, DE 13 DE DEZEMBRO DE Autor: Poder Executivo

LEI Nº 9.665, DE 13 DE DEZEMBRO DE Autor: Poder Executivo LEI Nº 9.665, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011. Autor: Poder Executivo Fixa o subsídio da carreira dos Profissionais do Serviço de Trânsito do Estado de Mato Grosso do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN/MT

Leia mais

* LEI Nº , DE 05 DE NOVEMBRO DE D.O

* LEI Nº , DE 05 DE NOVEMBRO DE D.O Autor: Poder Executivo * LEI Nº 10.177, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2014 - D.O. 05.11.14. Altera a Lei nº 7.554, de 10 de dezembro de 2001, a qual Dispõe sobre a criação da Carreira dos Profissionais do Desenvolvimento

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO AGENTES PÚBLICOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO AGENTES PÚBLICOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Previsão; Elementos; Excludentes; Direito de regresso; AGENTES PÚBLICOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO Espécie; Regime jurídico; Direitos; Deveres; Responsabilidades; Teto remuneratório;

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Modalidade de Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo MODALIDADE DE LICITAÇÃO LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 (PARCIAL) Regulamenta

Leia mais

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante I - INTRODUÇÃO II - OBJETO III - DOS ÓRGÃOS E UNIDADES INTEGRANTES DO REGISTRO IV - CONDIÇÕES GERAIS PARA PARTICIPAÇÃO V - DO RECEBIMENTO DA DOCUMENTAÇÃO E DA PROPOST VI - ABERTURA DOS ENVELOPES VII -

Leia mais

ATO DO ADMINISTRADOR FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS MULTISETORIAL SILVERADO OUTLIER III. CNPJ/MF nº

ATO DO ADMINISTRADOR FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS MULTISETORIAL SILVERADO OUTLIER III. CNPJ/MF nº ATO DO ADMINISTRADOR FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS MULTISETORIAL SILVERADO OUTLIER III CNPJ/MF nº 12.138.862/0001-64 CITIBANK DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A., sociedade

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo AULA DEMONSTRATIVA Direito Administrativo Lei 8.666/93 Professor Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor(a). Armando Mercadante 1 Aula 00 Aula Demonstrativa

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Benedito publica:

Prefeitura Municipal de São Benedito publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VII Nº 1408 Prefeitura Municipal de São Benedito publica: Decreto Nº. 06/2019 - Altera os artigos 5º, 12 e 22 do Decreto Municipal nº. 026/2015, de 4 de novembro de 2015,

Leia mais

2.6. Licitação nos consórcios públicos Valores diferenciados para escolha da modalidade de licitação (art. 23, 8.º, da Lei 8.666/1993)

2.6. Licitação nos consórcios públicos Valores diferenciados para escolha da modalidade de licitação (art. 23, 8.º, da Lei 8.666/1993) SUMÁRIO 1. LICITAÇÃO 1.1. Conceito 1.2. Fontes normativas 1.3. Competência legislativa 1.4. Princípios da licitação 1.4.1. Princípio da competitividade 1.4.2. Princípio da isonomia 1.4.3. Princípio da

Leia mais

Aula 99 BENS PÚBLICOS: DESESTATIZAÇÃO. O art. 6.º, da Lei 9.491, dispõe sobre a forma para fazer a desestatização.

Aula 99 BENS PÚBLICOS: DESESTATIZAÇÃO. O art. 6.º, da Lei 9.491, dispõe sobre a forma para fazer a desestatização. Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Bens públicos: desestatização 99 Professor (a): Luiz O. Jungstedt Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 99 BENS PÚBLICOS: DESESTATIZAÇÃO

Leia mais

pressuposto fático da licitação.

pressuposto fático da licitação. Licitação 1. PRESSUPOSTOS Não é somente com seus próprios meios, ou por intermédio de suas entidades ou órgãos, que a Administração Pública, gestora dos interesses da coletividade, realiza as suas atividades.

Leia mais

LEI Nº 4.035. De: 04 de julho de 2014. A CÂMARA MUNICIPAL DE UMUARAMA, ESTADO DO PARANÁ, aprovou, e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 4.035. De: 04 de julho de 2014. A CÂMARA MUNICIPAL DE UMUARAMA, ESTADO DO PARANÁ, aprovou, e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 4.035 De: 04 de julho de 2014. Desafeta do domínio público os imóveis localizados no CONJUNTO HABITACIONAL SONHO MEU, na cidade de Umuarama - PR. A CÂMARA MUNICIPAL DE UMUARAMA, ESTADO DO PARANÁ,

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 08/05/2019 Edição: 87 Seção: 1 Página: 3 Órgão: Atos do Poder Executivo

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 08/05/2019 Edição: 87 Seção: 1 Página: 3 Órgão: Atos do Poder Executivo DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 08/05/2019 Edição: 87 Seção: 1 Página: 3 Órgão: Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 9.784, DE 7 DE MAIO DE 2019 Declara a revogação, para ns do disposto no art. 16

Leia mais

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 CARGOS: Nível E QUESTÃO: 11 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS De acordo com o art. 207, 1º e 2º, é facultado às universidades admitir professores, técnicos

Leia mais

Agora vamos analisar qual caminho que o Estado tem que percorrer para alienar um bem público, esse caminho está no art 17 da Lei 8666/93

Agora vamos analisar qual caminho que o Estado tem que percorrer para alienar um bem público, esse caminho está no art 17 da Lei 8666/93 Turma e Ano: Flex B Matéria / Aula: Administrativo aula 8 Monitora: Luiza Jungstedt Professor: Luíz Oliveira Castro Jungstedt Vamos dar sequência ao estudo dos bens públicos. Ficamos de analisar os requisitos

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93

ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93 ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93 (2017 - CESPE - TRE-PE - Analista Judiciário - Área Judiciária) As hipóteses de inexigibilidade de licitação estão taxativamente previstas na lei. (2017 - CESPE - TRE-PE

Leia mais

SUMÁRIO. Inciso IV º º º º Inciso III Inciso V º º º Inciso II...

SUMÁRIO. Inciso IV º º º º Inciso III Inciso V º º º Inciso II... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 6ª EDIÇÃO...31 CONSTITUIÇÃO FEDERAL, DE 05 DE OUTUBRO DE 1988 (PARCIAL)...35 LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993...45 Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 030/2012 CONSEPE (Vide Resolução nº 007/2013-CONSEPE)

RESOLUÇÃO Nº 030/2012 CONSEPE (Vide Resolução nº 007/2013-CONSEPE) RESOLUÇÃO Nº 030/2012 CONSEPE (Vide Resolução nº 007/2013-CONSEPE) Aprova alteração curricular do Curso de Licenciatura em Teatro, do Centro de Artes - CEART, da Fundação Universidade do Estado de Santa

Leia mais

PORTARIA Nº 475 DE 06 DE ABRIL DE 2016

PORTARIA Nº 475 DE 06 DE ABRIL DE 2016 PORTARIA Nº 475 DE 06 DE ABRIL DE 2016 Dispõe sobre delegação de competências aos Diretores Gerais dos Campi, Diretores Gerais Pro-Tempore dos Campi e Diretores Pro-Tempore dos Campi Avançados do IFMG.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 003/2005 Disciplina a remuneração de pessoal sem vínculo empregatício com a UFAM e os serviços extraordinários prestados por professores e servidores técnico-administrativos e marítimos da

Leia mais

Roteiro de Leitura de Direito Constitucional II 1º Semestre

Roteiro de Leitura de Direito Constitucional II 1º Semestre Roteiro de Leitura de Direito Constitucional II 1º Semestre 2017 1 AULA I Apresentação do Plano de Ensino / Finalidade e Função do Estado (Introdução) *não cai na prova 21/02/2017 Bibliografia básica 31ª

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO Litoral Norte São Paulo

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO Litoral Norte São Paulo EMENDA ADITIVA Nº. 01/2019 do Douto Plenário a emenda acrescentando o inciso XI, do artigo 29, do Projeto de Lei Complementar nº. 01/2019, que se aprovada passará a vigorar com a seguinte redação: Artigo

Leia mais

M a n u e l C e l e s t i n o V i l e l a T e i x e i r a d e A l m e i d a

M a n u e l C e l e s t i n o V i l e l a T e i x e i r a d e A l m e i d a M a n u e l C e l e s t i n o V i l e l a T e i x e i r a d e A l m e i d a AV A L I A Ç Ã O D O E F E I T O D E F O G O S F L O R E S T A I S N O R E G I M E D E E S C O A M E N T O E N A Q U A L I D

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Introdução e Fundamentos Constitucionais da Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo INTRODUÇÃO E FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DA

Leia mais

LEI N Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a. seguinte lei:

LEI N Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a. seguinte lei: LEI N. 6.869 Altera, acrescenta e revoga dispositivos e tabelas que especifica, da Lei Municipal nº 1.389, de 27 de dezembro de 1966, que instituiu o Código Tributário do Município de Poços de Caldas,

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO III. ADMINISTRADOR PÚBLICO Noções Gerais Poderes Administrativos Poder discricionário...

SUMÁRIO CAPÍTULO III. ADMINISTRADOR PÚBLICO Noções Gerais Poderes Administrativos Poder discricionário... SUMÁRIO CAPÍTULO I O DIREITO ADMINISTRATIVO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA...1 1. Conceito... 1 2. Objeto do Direito Administrativo... 1 2.1. Princípios que ajudam a interpretar a atividade administrativa...

Leia mais

Prefácio 17 Explicação necessária 19

Prefácio 17 Explicação necessária 19 SUMÁRIO Prefácio 17 Explicação necessária 19 I. CONSTITUIÇÃO 21 1. Conceitos 21 2. História das Constituições 21 3. Classificação das Constituições 23 4. Elementos das Constituições 24 5. Estrutura da

Leia mais

DIRETORIA DE SUPRIMENTOS, INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO CESUP COMPRAS E CONTRATAÇÕES - SÃO PAULO (SP) EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 2018/00663 (7421)

DIRETORIA DE SUPRIMENTOS, INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO CESUP COMPRAS E CONTRATAÇÕES - SÃO PAULO (SP) EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 2018/00663 (7421) 1 DIRETORIA DE SUPRIMENTOS, INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO CESUP COMPRAS E CONTRATAÇÕES - SÃO PAULO (SP) EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 2018/00663 (7421) ERRATA Nº 01 OBJETO: documentalista, para legalização/regularização,

Leia mais

MANUAL DE NORMAS CONTRATO DE OPÇÃO DE VENDA CONAB

MANUAL DE NORMAS CONTRATO DE OPÇÃO DE VENDA CONAB MANUAL DE NORMAS CONTRATO DE OPÇÃO DE VENDA CONAB VERSÃO: 01/7/2008 2 / 7 MANUAL DE NORMAS CONTRATO DE OPÇÃO DE VENDA CONAB ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO QUESTÕES CESPE COMENTADAS Transferência de empregados Capítulo III

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO QUESTÕES CESPE COMENTADAS Transferência de empregados Capítulo III Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO QUESTÕES CESPE COMENTADAS... 13 Guia de leitura... 15 DIRECIONAMENTO DO ESTUDO... 17 Raio-x dos assuntos mais cobrados... 21 Raio-X da incidência das questões por assunto...

Leia mais

ANEXO I. Tabela I Reitoria. Nível Cargo Vagas

ANEXO I. Tabela I Reitoria. Nível Cargo Vagas ANEXO I Tabela I Reitoria Nível C Auxiliar em Assuntos Educacionais 1 Nível C Auxiliar de Administração 4 Assistente em Administração 12 Técnico em Arquivo 2 Informática 1 Técnico em Secretariado 3 Técnico

Leia mais

Prefeitura Municipal de Tremedal publica:

Prefeitura Municipal de Tremedal publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IX Nº 943 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 077/2017 - Autoriza e outorga poderes ao Secretário Municipal de Saúde Pública para movimentar contas em estabelecimentos

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 28, DE 5 DE MAIO DE Estabelece regras para a implementação da homepage Contas Públicas, de que trata a Lei nº 9.755/98.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 28, DE 5 DE MAIO DE Estabelece regras para a implementação da homepage Contas Públicas, de que trata a Lei nº 9.755/98. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 28, DE 5 DE MAIO DE 1999 Estabelece regras para a implementação da homepage Contas Públicas, de que trata a Lei nº 9.755/98. O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, no uso de suas atribuições

Leia mais

Prefeitura Municipal de Correntina publica:

Prefeitura Municipal de Correntina publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2895 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº 219/2018, de 15 de maio de 2018 - Designa representante da Administração para exercer a função de fiscal dos contratos

Leia mais

SPRINGS GLOBAL PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº / NIRE nº Companhia Aberta

SPRINGS GLOBAL PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº / NIRE nº Companhia Aberta SPRINGS GLOBAL PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº 07.718.269/0001-57 NIRE nº 3130002243-9 - Companhia Aberta MAPA SINTÉTICO DE VOTAÇÃO (ESCRITURADOR) (Boletim de Voto a Distância) Assembleia Geral Extraordinária

Leia mais

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27... 27... 27 1.2. Governo e Administração Pública... 30 1.3. Administração Pública... 30 1.3.1. Conceito... 31...

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Parte 2 Prof. Alexandre Demidoff Art. 7º IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com

Leia mais

Legislação da Justiça Militar

Legislação da Justiça Militar Legislação da Justiça Militar Lei nº 8.457 de 1992 - Organiza a Justiça Militar da União Estrutura da Justiça Militar da União Parte 5 Professora Karina Jaques VII - decretar prisão preventiva, revogá-la

Leia mais

Noções de Administração de Recursos Materiais

Noções de Administração de Recursos Materiais Noções de Administração de Recursos Materiais Lei nº 8.666 Edital de Licitação Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Noções de Administração de Recursos de Materiais EDITAL DE LICITAÇÃO

Leia mais

Figura I Experiência prévia em Teatro dos alunos do 1º período do Curso de Graduação em Teatro da EBA/UFMG no 1º semestre de 2009.

Figura I Experiência prévia em Teatro dos alunos do 1º período do Curso de Graduação em Teatro da EBA/UFMG no 1º semestre de 2009. Lista de Figuras Figura I Experiência prévia em Teatro dos alunos do 1º período do Curso de Graduação em Teatro da EBA/UFMG no 1º semestre de 2009. Figura 2- Local onde os alunos, com experiência prévia,

Leia mais

VADE-MÉCUM DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

VADE-MÉCUM DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ABNT no tocante à elaboração de referências dos julgados, em prol da economia e objetividade. O Vade-mécum de Licitações e Contratos, 7ª edição, é o mais completo compêndio de licitações e contratos do

Leia mais

Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS

Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS O Poder Público não pode ter a liberdade que possuem os particulares para contratar. Ele deve sempre se nortear por dois valores distintos: isonomia: todo administrador

Leia mais

LEI N /2013. A CÂMARA MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE, Estado de

LEI N /2013. A CÂMARA MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE, Estado de LEI N. 6.372/2013 Altera a Lei nº 4.691/2003, que dispõe sobre a previdência social dos servidores do Município de Rio Verde A CÂMARA MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE, Estado de Goiás, debate e APROVA:

Leia mais

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO Lei n. 8.666/1993 DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO O órgão não produz tudo que consome, por isso precisa comprar materiais para poder funcionar: Computadores, materiais de expediente, mobiliários,

Leia mais

Quinta-feira, 22 de Março de 2018 Edição N 646 Caderno I

Quinta-feira, 22 de Março de 2018 Edição N 646 Caderno I Quinta-feira, 22 de Março de 2018 Edição N 646 Caderno I Tel.: (75) 3451-2142 / 3451-2509 - Araçás BA GABINETE DA PREFEITA DECRETO Nº 051/2018. Delega poderes para movimentação de contas em estabelecimentos

Leia mais

TEXTO INTEGRAL DA INSTRUÇÃO CVM N o 510, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2011 * COM ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA INSTRUÇÃO CVM Nº 529/12 e 562/15.

TEXTO INTEGRAL DA INSTRUÇÃO CVM N o 510, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2011 * COM ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA INSTRUÇÃO CVM Nº 529/12 e 562/15. TEXTO INTEGRAL DA * COM ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA INSTRUÇÃO CVM Nº 529/12 e 562/15. Dispõe sobre o cadastro de participantes do mercado de valores mobiliários A PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

Leia mais

REGULAMENTO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ DECRETO JUDICIÁRIO N. 391, DE 19 DE MAIO DE 1995

REGULAMENTO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ DECRETO JUDICIÁRIO N. 391, DE 19 DE MAIO DE 1995 REGULAMENTO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ DECRETO JUDICIÁRIO N. 391, DE 19 DE MAIO DE 1995 O Regulamento do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná estabelece a estrutura do Tribunal de Justiça,

Leia mais

Art. 1º Os participantes indicados no Anexo 1 devem, por meio de sistema disponível na página da CVM na rede mundial de computadores:

Art. 1º Os participantes indicados no Anexo 1 devem, por meio de sistema disponível na página da CVM na rede mundial de computadores: * Dispõe sobre o cadastro de participantes do mercado de valores mobiliários A PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS - CVM, torna público que o Colegiado, em sessão realizada em 29 de novembro

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 084/2015 CONSU/IFAC.

RESOLUÇÃO Nº 084/2015 CONSU/IFAC. RESOLUÇÃO Nº 084/2015 CONSU/IFAC. Dispõe sobre o Regulamento das Atribuições da Coordenação Técnico Pedagógica COTEP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre IFAC. O PRESIDENTE SUBSTITUTO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 28, DE 5 DE MAIO DE O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, no uso de suas atribuições constitucionais, legais e regimentais, e

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 28, DE 5 DE MAIO DE O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, no uso de suas atribuições constitucionais, legais e regimentais, e INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 28, DE 5 DE MAIO DE 1999 Estabelece regras para a implementação da homepage Contas Públicas, de que trata a Lei nº 9.755/98. O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, no uso de suas atribuições

Leia mais

I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO

I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO Direito Administrativo Sumário Capítulo I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO 1. Estado: conceito, evolução e transformações... 17 2. Administração

Leia mais

FORMULÁRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Nome: Telefone: Registro Acadêmico (RA): Curso: Semestre e ano de ingresso no Curso: Período:

FORMULÁRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Nome: Telefone: Registro Acadêmico (RA):   Curso: Semestre e ano de ingresso no Curso: Período: Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Campo Mourão Diretoria de Graduação e Educação Profissional Coordenação de Engenharia Eletrônica FORMULÁRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

Município de Caxias do Sul

Município de Caxias do Sul 1 LEI MUNICIPAL Nº 8.165, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2016. Estima a Receita e fixa a Despesa do para o exercício de 2017. Art. 1º A receita consolidada do para o exercício econômico-financeiro de 2017 foi estimada

Leia mais

DIRETORIA DE SUPRIMENTOS, INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO CESUP COMPRAS E CONTRATAÇÕES - SÃO PAULO (SP) EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 2018/00664 (7421)

DIRETORIA DE SUPRIMENTOS, INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO CESUP COMPRAS E CONTRATAÇÕES - SÃO PAULO (SP) EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 2018/00664 (7421) 1 DIRETORIA DE SUPRIMENTOS, INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO CESUP COMPRAS E CONTRATAÇÕES - SÃO PAULO (SP) EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 2018/00664 (7421) ERRATA Nº 01 OBJETO: Credenciamento de pessoas jurídicas

Leia mais

Diploma. Estabelece os modelos de licenças, alvarás, certificados e outras autorizações a emitir pela Polícia de Segurança Pública

Diploma. Estabelece os modelos de licenças, alvarás, certificados e outras autorizações a emitir pela Polícia de Segurança Pública Diploma Estabelece os modelos de licenças, alvarás, certificados e outras autorizações a emitir pela Polícia de Segurança Pública Portaria n.º 931/2006 de 8 de Setembro O novo regime jurídico das armas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO PARECER PRÉVIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO PARECER PRÉVIO PARECER PRÉVIO Processo nº 37/2018 PMCC CPL Convite nº 2/2018 Solicitante: Presidente da CPL. Objeto: AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO DE IMPRESSÃO DE ALTA PERFORMANCE VISANDO ATENDER ÀS NECESSIDADES DO DEPARTAMENTO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itajuípe publica:

Prefeitura Municipal de Itajuípe publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 1132 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Legislativo N 02 - Autoriza a Gestora Municipal Gilka Borges Badaró, ausentar-se do município de pelo período de 30 (trinta)

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. Funções estatais 2. Conceito e objeto do direito administrativo 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4. Sistemas administrativos: sistema inglês

Leia mais

na contratação do painel artístico dade com

na contratação do painel artístico dade com ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS SECRETARIAA MUNICIPAL DE TURISMO E ESPORTE PROCESSO ADMINISTRATIVO N º 003913/2016 INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO SETUR 30/2016 ATO DE DECLARAÇÃO DE INEXIGIBILIDADE

Leia mais

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante INTRODUÇÃO II - DO OBJETO E DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS III - DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA IV - DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO V - DO RECEBIMENTO DA DOCUMENTAÇÃO E DA PROPOST VI - ABERTURA DOS ENVELOPES VII - DA DOCUMENTAÇÃO

Leia mais

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Direito administrativo histórico 1.2 Contextualização histórica 1.3 Conceito 1.4 Órgãos e funções 1.4.1 Distribuição das funções entre os poderes do Estado, nos termos da CF/1988

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Em relação aos tipos de licitação, a lei n. 8987/1995, art. 15 apresenta os demais: Art. 15. No julgamento da licitação será considerado um dos seguintes critérios:

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Das Atribuições do Presidente da República Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DAS ATRIBUIÇÕES DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA Seção II

Leia mais

DEFINIÇÃO DE LICITAÇÃO BASE LEGAL

DEFINIÇÃO DE LICITAÇÃO BASE LEGAL DEFINIÇÃO DE LICITAÇÃO Licitação é o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse. BASE LEGAL BASE LEGAL Art.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Modalidade de Licitação Professor Leandro Roitman Direito Administrativo MODALIDADE DE LICITAÇÃO CAPÍTULO II DA LICITAÇÃO Seção I DAS MODALIDADES, LIMITES E DISPENSA Art. 20. As

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 13 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): José Alisson Sousa dos Santos Aula 13 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Em regra, o princípio

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Sociais Direitos Sociais Parte 6 Profª. Liz Rodrigues - Jornada: XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada

Leia mais

Licitação dispensável e dispensa de licitação

Licitação dispensável e dispensa de licitação Licitação dispensável e dispensa de licitação I INTRODUÇÃO. O presente artigo trata da análise da dispensa de licitação e da licitação dispensável, a fim de confirmar se há diferença ou não nos institutos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA MONTE VERDE ESTADO DE MATO GROSSO CNPJ: /

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA MONTE VERDE ESTADO DE MATO GROSSO CNPJ: / DECRETO Nº 141/2015 Data: 22 de setembro de 2015. SÚMULA: Estabelece medidas administrativas de racionalização, controle orçamentário, contingenciamento e contenção de despesas no âmbito da Prefeitura

Leia mais

Aula 30. I - nomear e exonerar os Ministros de Estado; V - vetar projetos de lei, total ou parcialmente;

Aula 30. I - nomear e exonerar os Ministros de Estado; V - vetar projetos de lei, total ou parcialmente; Curso/Disciplina: Constitucional Aula: Constitucional - 30 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Mônica Berçot El-Jaick Aula 30 PODER EXECUTIVO Competência privativa do Presidente da República. Art.

Leia mais

TAÇAS DE PORTUGAL. (Palmarés)

TAÇAS DE PORTUGAL. (Palmarés) Fundada em TAÇAS DE PORTUGAL (Palmarés) Edição I ANO 1989 LOCAL Lisboa DATA 16-12-1989 VENCEDOR Clube Desportivo Operário Clube Recreativo dos Anjos 1.5 Grupo Desportivo Operário Edição II ANO 1990 LOCAL

Leia mais

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS STJ00081433 SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1 I. Funções estatais I 2. Conceito e objeto do direito administrativo 2 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4 4. Sistemas administrativos:

Leia mais

DECRETO Nº , DE 4 DE NOVEMBRO DE 2016.

DECRETO Nº , DE 4 DE NOVEMBRO DE 2016. DECRETO Nº 19.549, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2016. Dá nova redação ao art. 9º, às als. a, b e c do caput e do 2º do art. 10 e ao 2º do art. 13 e revoga o 4º do art. 10 do Anexo do Decreto nº 12.091, de 14 de

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 768, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2017.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 768, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2017. MEDIDA PROVISÓRIA Nº 768, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2017. Cria a Secretaria-Geral da Presidência da República e o Ministério dos Direitos Humanos, altera a Lei n o 10.683, de 28 de maio de 2003, que dispõe

Leia mais

SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2011

SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2011 SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2011 Dispõe sobre os procedimentos para a aplicação do limite remuneratório de que trata o inciso XI, do art. 37, da Constituição

Leia mais

CARTA-CIRCULAR Nº 3089

CARTA-CIRCULAR Nº 3089 CARTA-CIRCULAR Nº 3089 Libera módulos do Sistema de Informações sobre Entidades de Interesse do Banco Central - Unicad. Em conformidade com o disposto nas Circulares 3.165 e 3.180, de 4 de dezembro de

Leia mais

Inexigibilidade e Dispensa ATIVIDADE EM GRUPO

Inexigibilidade e Dispensa ATIVIDADE EM GRUPO ATIVIDADE EM GRUPO Instruções Data: 08/11/2015 1. Debater em grupo e responder de maneira fundamentada as questões tanto discursivas como de múltipla escolha e de certo ou errado. 2. Após responder as

Leia mais

CAPÍTULO I DO CARGO DE MÉDICO

CAPÍTULO I DO CARGO DE MÉDICO MEDIDA PROVISÓRIA No, DE DE DE 2017 Posterga ou cancela aumentos remuneratórios para os exercícios subsequentes, altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos

Leia mais

REGULAMENTO DA OFERTA BANDA LARGA JUNHO 2018

REGULAMENTO DA OFERTA BANDA LARGA JUNHO 2018 REGULAMENTO DA OFERTA BANDA LARGA JUNHO 2018 Pelo presente instrumento a SKY SERVIÇOS DE BANDA LARGA LTDA. ( SKY ) com sede na Av. das Nações Unidas, nº 12.901, 14º andar, Sala A, Torre Norte, CNPJ/MF

Leia mais

Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar?

Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar? Desafio: Licitação 1. Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação

Leia mais

06/11/ Administração Pública Direta e Indireta. 2. Princípios Constitucionais Explícitos. 3. Princípios Constitucionais Implícitos.

06/11/ Administração Pública Direta e Indireta. 2. Princípios Constitucionais Explícitos. 3. Princípios Constitucionais Implícitos. 1. Administração Pública Direta e Indireta. 2. Princípios Constitucionais Explícitos. 3. Princípios Constitucionais Implícitos. a) Constituição Federal de 1988: Título III - capítulo VII (SeçõesIeII).

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 132/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 132/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 132/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

MANUAL DE NORMAS TERMO DE MERCADORIA

MANUAL DE NORMAS TERMO DE MERCADORIA MANUAL DE NORMAS TERMO DE MERCADORIA VERSÃO: 10/02/2009 2/9 MANUAL DE NORMAS TERMO DE MERCADORIA ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DOS PARTICIPANTES

Leia mais