GESTÃO DE PESSOAS: A IMPORTÂNCIA DE UM LÍDER COM COMPETÊNCIAS HUMANAS DENTRO DO NÚCLEO ORGANIZACIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO DE PESSOAS: A IMPORTÂNCIA DE UM LÍDER COM COMPETÊNCIAS HUMANAS DENTRO DO NÚCLEO ORGANIZACIONAL"

Transcrição

1 GESTÃO DE PESSOAS: A IMPORTÂNCIA DE UM LÍDER COM COMPETÊNCIAS HUMANAS DENTRO DO NÚCLEO ORGANIZACIONAL Gisele Aparecida dos Santos 1 Antonio Carlos Macedo de Oliveira 2 RESUMO Em meio aos conceitos que surgem diariamente sobre gestão de pessoas e liderança, o que precisa ser rapidamente repensado é a maneira como as pessoas e organizações fazem sua aplicação. Mediante essa necessidade o que começa a crescer é a busca constante de profissionais capacitados. Nesse momento faz-se preciso líderes adeptos da gestão de pessoas, com técnicas comportamentais em evidência. Em busca de responder o quão importante são as competências humanas, esse trabalho faz menção de teorias que se adequam ao perfil da organização, esta que por sua vez, tem a mesma definição até os dias de hoje. Com base em uma pesquisa de campo, as considerações finais enfatizam a necessidade dessas habilidades, pois é observável o ponto chave em que gestão de pessoas, líder e organização se aperfeiçoam quando de boa vontade decidem reavaliar suas considerações acerca do tema principal deste artigo, a saber, gestão de pessoas. Palavras-chave: Competência. Gestão de Pessoas. Líder. Organização. ABSTRACT Among the concepts that emerge daily about people management and leadership, which needs to be quickly rethought is the way people and organizations make their application. Through this need which begins to grow is the constant search for qualified professionals. Right now you do need leaders supporters of people management, with behavioral techniques in evidence. In search of answer how important are human skills, this work makes mention of theories that fit the profile of the Organization, which in turn has the same definition to this day. Based on a field research, the final considerations emphasize the need for such skills as it is observable that the key point in that people management, leader and organization to optimize when willingly decide to re-evaluate its considerations about the main theme of this article: managing people. Keywords: Competence. People Management. Leader. Organization. INTRODUÇÃO As organizações contemporâneas vêm se preocupando cada vez mais em desenvolver seus líderes e, para que isso ocorra, a aplicação da Gestão de Pessoas se torna bastante pertinente. 1 Aluna do 4º período do curso de Gestão em Recursos Humanos da Faculdade Shalom de Ensino Superior FASES. 2 Mestre em Filosofia. Professor da Faculdade Shalom de Ensino Superior FASES.

2 Com o intuito de entender a real importância do líder com habilidades humanas dentro do contexto organizacional e como a gestão de pessoas contribui ou não para esse entendimento, o presente trabalho procura esclarecer de forma abrangente, uma solução prática para o contexto corporativo. Conforme o supracitado será verificado qual a função de um gestor na organização e quais os pontos negativos e positivos de um líder. Dentro do contexto empresarial, questionamentos sobre liderança e gestão, caminham juntos. Referente a tal, as indagações a serem refutadas ou não, são: O líder com habilidades humanas, realmente tem importância na organização? É possível fazer a tangência positiva entre gestão de pessoas e empresa? A gestão de pessoas contribui para o desenvolvimento dos líderes com habilidades técnicas? O referido trabalho foi iniciado com a finalidade de explicar os prós e contras do uso da ferramenta do século, a tão comentada Gestão de Pessoas, sem deixar de falar de sua vertente primária: a liderança, bem como sua seriedade. A presente pesquisa teve como principal motivação, a lacuna existente entre a teoria e a prática empresarial, principalmente quando evidenciadas as falhas que as mesmas causam ao contratar líderes com habilidades técnicas para alcançar seus feitos numéricos, esquecendo-se de ter como base fundamental suas aptidões humanas. Com a finalidade de mudar os conceitos e quebrar paradigmas, a gestão de pessoas vem se tornando a principal característica observada dentro de uma organização, afinal é a área que tem principal ou maior contato com os colaboradores. Há alguns anos, quando nem se falava em Gestão de Pessoas, o empregador era visto como um mero contratante de serviços prestados por uma pessoa. Hoje esse conceito se tornou obsoleto, isso porque pesquisadores de renome, como Chiavenato, por exemplo, alertou sobre o grande percentual de insatisfação dos até então chamados funcionários. Sem se preocupar com os paradigmas pressupostos anteriormente Chiavenato (2010, p.05) coloca que Com toda certeza, as organizações jamais existiriam sem as pessoas que lhe dão vida, dinâmica, energia, inteligência, criatividade e racionalidade. Para fundamentar o uso da liderança de forma positiva dentro da organização, o autor do livro O monge e o executivo, o renomado Hunter (2004, p. 08) destaca que Um líder eficiente é aquele que desenvolve as habilidades e qualidades morais que o capacitam a inspirar e influenciar um grupo de pessoas. Desta forma, é aceitável observar que não basta ser líder, é preciso desenvolver a liderança.

3 O presente trabalho objetiva demonstrar a importância do líder com competências humanas dentro do contexto organizacional, visando modificar o olhar das empresas e dos colaboradores sobre o aspecto de suas habilidades. De maneira específica, este projeto pretende verificar se as empresas agregam profissionais capacitados ou em capacitação, identificando as lideranças que apresentam um modelo de gestão organizacional que está dentro dos padrões curriculares que elevam as organizações. O referido projeto foi realizado por meio de uma pesquisa de campo fundamentada com bibliografias, em que autores como Chiavenato, Hunter, Maxwell, Drucker, Gil, Diniz, dentre outros a embasaram. A fim de propor uma observação direta sobre as competências das lideranças organizacionais, este trabalho utiliza do método quantitativo, em que um questionário aplicado identificará a necessidade ou não do tema abordado. Como procedimento final, a colheita dos dados identificados no questionário, proporcionará aos leitores uma nova avaliação, em que as críticas da sociedade propiciarão uma nova roupagem de como poderá ocorrer a gestão de pessoas. 1. GESTÃO DE PESSOAS: OS DESAFIOS DO NOVO SÉCULO Impossível falar de gestão de pessoas sem mencionar rapidamente os primórdios iniciais da humanidade, em que o homem era visto como um mero cumpridor de tarefas, ou melhor, ele era a máquina atual propriamente dita. Com a expectativa de romper as ligações entre gestão de pessoas e administração de recursos humanos, estudos vêm sendo feitos para contrapor os modelos taylorianos, e para refutar essa antiga prática, a fim de separar de vez essa união. A administração de Recursos Humanos é constituída de subsistemas interdependentes [...] que formam um processo através do qual os recursos humanos são captados e atraídos, aplicados, mantidos, desenvolvidos e controlados pela organização. Contudo, esses subsistemas não são estabelecidos de uma única maneira. São contingentes ou situacionais: variam conforme a organização e dependem de fatores ambientais, organizacionais, humanos, tecnológicos, etc. (CHIAVENATO, 1989, p apud GIL 2012, p. 19). Assim, é visível perceber que gestão de pessoas e a técnica de Taylor não podem estar interligadas, afinal uma visa o gerenciamento de pessoas para um bem comum se observado

4 do contexto organizacional. Já a outra simplesmente administra os recursos que tangem essa corporação. O desafio atual é tornar a gestão de pessoas uma realidade, na qual pessoas e organização se sintam prontas para assumir suas obrigações e deveres, sabendo do respeito esperado de ambas as partes. Afim, de fazer a proposição desta ideia, Dutra (2012, p. 17) define gestão de pessoas como um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizálas ao longo do tempo. Desta forma é possível observar a congruência entre autores que salientam de uma mesma opinião sobre o referido assunto. Como embasamento irrefutável sobre o supracitado, Gil (2009, p. 17) afirma que gestão de pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais. O assunto gestão de pessoas, tem se tornado tema de discussões em muitas organizações, isso porque o próprio nome sugere mudanças, das quais se destacam comportamento organizacional e humano. De acordo com Lins (2013, p. 06), se ter gente para crescer é um desafio em sua organização, então é preciso reposicionar estrategicamente a gestão de pessoas. Aqui, é notável a necessidade da modernização dos modelos gerenciais utilizados nas corporações, pois, mesmo que as empresas fechem os olhos, futuramente serão cobradas por suas falhas ou acertos ao mencionar o uso da ferramenta de desafio do século: a gestão de pessoas. 2. LIDERANÇA: MODELO OU INFLUÊNCIA? Atualmente se fala em liderança na mesma proporção do aquecimento global, da crise financeira, ou até mesmo da queda do dólar. No entanto, alguns se esquecem do aspecto inicial da liderança, o que promove que as pessoas encontrem a necessidade de desenvolverem um potencial empático e harmônico com o outro e com o ambiente em que habitam. O aspecto inicial da liderança nasce quando as organizações evidenciam que seus líderes precisam de uma reformulada de conceitos, e a partir daí começa um trabalho árduo e demorado, pois, além de uma mudança de mente, busca-se uma alteração de comportamento de ambas as partes: líderes e organização, tornado tangível o desenvolvimento da liderança organizacional.

5 Autores de prestígio procuram fazer da liderança um assessório diferenciado no contexto organizacional, porém outros são bem enfáticos ao elucidar suas versões e definições sobre o tema. Para fundamentar o conceito de liderança Maxwell cita seus argumentos, que se organizam em: Liderança é a disposição de assumir riscos. Liderança é o desejo apaixonado de fazer diferença. Liderança é se sentir incomodado com a realidade. Liderança é assumir responsabilidades enquanto outros inventam justificativas. Liderança é enxergar as possibilidades de uma situação enquanto outros só conseguem ver as dificuldades. Liderança é a disposição de se destacar no meio da multidão. Liderança é abrir a mente e o coração. Liderança e a capacidade de subjulgar o ego em benefício daquilo que é melhor. Liderança é evocar quem nos ouve a capacidade de sonhar. Liderança é inspirar outras pessoas com uma visão clara da contribuição que elas podem oferecer. Liderança é o poder de potencializar muitas vidas. Liderança é falar com o coração ao coração dos liderados. Liderança é a integração do coração, da mente e da alma. Liderança é a capacidade de se importar com os outros e, ao fazer isso, liberar as ideias, a energia e a capacidade dessas pessoas. Lideranças é o sonho transformado em realidade. Liderança é, acima de tudo, coragem. (MAXWELL 2008, p. 13). A preocupação com o perfil do candidato a exercer um cargo de liderança, propõe para a organização uma constante busca de melhoria na execução de seus processos. Desta forma, entende-se o porquê de liderar de forma eficaz e eficiente garantindo a satisfação dos colaboradores. Ademais, manter o crescimento organizacional tem se tornado o maior desafio dos líderes que são adeptos da gestão de pessoas. De acordo com Hunter (2004, p. 25), liderança é a habilidade influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Com a visão de buscar pessoas que tenham esse tipo de perfil, as organizações vão atrás de profissionais que são capacitados e instruídos tecnicamente. Contudo quando os encontram não se preocupam em avaliar seu perfil humano, que por sua vez é o conteúdo organizacional de maior valia. As coordenações atuais precisam trabalhar com a mente aberta e permitir que seus colaboradores influenciem de forma positiva nas decisões para melhora dos princípios iniciais, fundamentados como imutáveis dentro da corporação.

6 Com o decorrer do tempo as pessoas foram descobrindo que liderança não é simplesmente um conjunto de positividade, em que a empresa contrata o líder nato, pois liderança é algo que precisa ser desenvolvida e moldada. Para fundamentar tal afirmação Vergara (2013, p. 76) ressalta que ora se a pessoa não nasce líder, então é possível aprender a ser. Em busca de sustentação para descobrir qual o perfil adequado de liderança, surgem teorias que demonstram essa base, e são três estilos: o autocrático, o democrático e laissezfaire. Com relação a isso, Vergara os explica sucintamente como: Autocrático é aquele que ilustra o célebre ditado: manda quem pode, obedece quem tem juízo. Democrático é aquele que busca a participação. Ás vezes, até nos faz crer que só temos direitos (onde estão os deveres?). Laissez-Faire é aquele conhecido na intimidade por deixar rolar. (VERGARA, 2013, p. 76). De tal modo, pode-se perceber que liderar é uma arte de agrupar as visões da teoria dos estilos de liderança com a visão da organização, em que essa junção não só causa, mas também transforma conceitos pré-formados no intelecto humano. 3. COMPETÊNCIAS: NÃO SABENDO QUE ERA IMPOSSÍVEL FOI LÁ E FEZ 3 Com o passar dos anos, as estratégias de gestão foram se modificando e se atualizando a fim de potencializar os processos organizacionais. Pessoas e empresas estão em busca de uma constante melhora (kaizen4) para reformular seus conceitos iniciais de gestão. Dutra (2012, p. 127) reforça que Competência, para muitos autores, significa o conjunto de qualificações que a pessoa tem para executar um trabalho com nível superior de performance. Sendo assim, com a finalidade de propiciar o inesperado, as organizações estão a procura de gestores e líderes que desenvolvam competências pressupostas como essências nas corporações. Para Leme (2012, p. 01) a gestão por competências veio para ficar. Isso significa que é preciso evoluir mais nos conceitos, e principalmente, nas práticas da organização. Quando entendem que é preciso uma significativa reavaliação de postura, gestores e organização trabalham para capacitar pessoas, com a intenção de facilitar o processo do desenvolvimento destas competências. 3 Frase de Jean Maurice Eugène Clément Cocteau. 4 Kaizen: técnica japonesa usada nas empresas para conceituar 'melhoria contínua.

7 De modo geral, Leme afirma que competências são conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), e quando empregados igualmente proporcionam transformação para os usuários desses agentes de mudança. A definição de Parry (1996 apud LEME, 2012 p. 02), destaca competências como: Um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, que afeta parte considerável da atividade de alguém, que se relaciona com seu desempenho, que pode ser medido segundo padrões preestabelecidos, e que pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento. Ao argumentar sobre essas competências, são observáveis as considerações permissivas dessas três letras que inicialmente indicam as habilidades desejadas em um líder ou gestor. Para melhor entender o significado do CHA, observe sucintamente que: C é o CONHECIMENTO SABER H é a HABILIDADE SABER FAZER A é a ATITUDE QUERER FAZER Amadurecendo a ideia da implementação dessas competências, Leme indica que é possível separá-las em dois grupos, que respectivamente são: Técnicas: é tudo que o profissional precisa ter para desempenhar seu papel, e são expressas pelo C e pelo H do CHA, o Saber e o Saber Fazer. Comportamentais: é o diferencial competitivo de cada profissional e têm impactado e seus resultados. Aqui são expressas pelo A do CHA, o Querer Fazer. (LEME, 2012, p. 03). O que inviabiliza a ampliação dessas competências é o medo que os gestores/líderes têm de perder seu lugar, pois ainda perpetua na cabeça de muitos: Se eu ensinar, ele vai aprender e eu não serei mais útil. Mesmo sabendo que é uma inverdade e uma barreira para o crescimento dos conceitos primários da gestão de pessoas, paradoxos como esses ainda fazem parte de grandes empresas-conceito no mercado. Qualidades que definem um gestor competente se fundem em meio às contradições, e a pergunta que preocupa é: Quais as verdadeiras competências de uma pessoa habilitada para algo? Com a pretensão de responder essa pergunta, é fundamental se atentar à colocação de Campello (2013) ao afirmar que essas habilidades são dividas em cinco essenciais que são: Autoconhecimento; Desenvolvimento de pessoas;

8 Autocontrole emocional; Comunicação; Capacidade de inspirar; Capacitar; desenvolver; habilitar; certificar: palavras que sugerem constantemente primazias para a organização atribuir ao seu padrão de gestão. O aspecto principal é fazer com que o diferencial organizacional esteja envolto por alguém que perceba que o impossível, as barreiras e o não são palavras que devem ser extintas do vocabulário de um gestor. Afinal, o competente não preza o obstáculo, ele o supera. 4. GERENTE x LÍDER Há quem afirme que gerente e líder têm o mesmo significado, contudo, se observados individualmente é possível perceber sua diferença. Quando mencionados juntos se tornam pares, se separados são distintos. Observando teorias acerca de liderança e contrapondo com as teorias de gestão, é aceitável duvidar do supracitado. Contudo, Drucker (1996, p. 12) é assertivo ao afirmar que liderança não quer dizer posição, privilégios, títulos ou dinheiro. Significa responsabilidade. Diante de tal afirmação, é possível entender que líderes são pessoas que têm por natureza vontade de criar no outro o desejo forte de ser diferente, algo que não lhe foi imposto, pois liderar vai além de qualquer posição, liderar é uma arte de transformação do outro, através de si mesmo. Para elucidar o conceito de gerente, Hunter enfatiza que: Gerência não é algo que você faça para os outros. Você gerencia seu inventário, seu talão de cheques, seus recursos. Você pode até gerenciar a si mesmo. Mas você não gerencia seres humanos. Você gerencia coisas e lidera pessoas. (HUNTER 2004, p. 25) É importante observar que os termos supracitados são visivelmente distintos, e que, portanto precisam o quanto antes, de uma modificação na visão e na relação empresa colaborador. Pois, separá-los teoricamente é fácil, a dificuldade primária fazer essa separação na prática. A preocupação em difundir essa união de conceitos é opcional, contudo se não a fizer, é improvável que em pleno o século XXI, uma organização se mantenha viva, pois não é mais o conceito de gerente ou líder que está em jogo, e sim a maneira com que as pessoas o enxergam. A fim de fazer essa distinção, Diniz afirma que:

9 Gerentes cumprem suas funções de coordenação de pessoas e gestão de negócios, líderes transformam pessoas e constroem negócios a partir de sonhos. Enquanto a gerência é uma ciência na qual existem atitudes certas e incorretas, a liderança é uma arte que vem de dentro das pessoas. As pessoas são líderes pelo que são e não pelo que fazem. Nas empresas, ambos são necessários, mas os líderes são essenciais. (DINIZ, 2010, p. 18). Observe a sua divisão no quadro a seguir: TABELA 1: DISTINÇÃO GERENTES Está na cabeça das pessoas Sua pratica é uma ciência Cuida dos processos Fazem as coisas certas Cuida dos detalhes LIDERANÇA Vem de dentro Sua pratica é uma arte Serve pessoas Fazem certas coisas Veem o todo Não desafiam a visão da empresa Desafiam o status-quo 5 Coordenam Inspiram Fonte: Livro Líder do Futuro A transformação em Líder Coach Arthur Diniz (2010, p. 19). A finalidade da separação destas palavras, não é um capricho da maioria dos autores, na verdade é um alerta para que as pessoas e as empresas se preparem para viver um novo, eficaz e mais adequado tempo de liderança. 5. ORGANIZAÇÃO: OU A B C? Em meio às exigências de mercado, as transformações de conceitos e as quebras de paradigmas, o que perpetua do passado para o presente é a visão do conceito de organização. Tal afirmação é enfatizada por Martins (2009, p. 179), quando indaga que [...] empresa é um centro de decisões, em que são adotadas as estratégias econômicas. Lucros, resultados e atividade econômica, são essas as palavras que diariamente se confundem como sinônimos do termo empresa. Contudo, é preciso observar que mesmo obsoleto, o conceito de organização é o mesmo, não porque as pessoas não se atualizam e sim porque suas atividades são as mesmas. Chiavenato, afirma que: 5 Status-quo: palavra usada para conceituar o estado atual de um fato, uma situação ou um caso.

10 O conceito de organização é tipicamente behaviorista6: A organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente. (CHIAVENATO 2004, p.296) Assim, é possível perceber que o conceito continua a crescer, e que se fortalece cada dia com suas inúmeras certezas, principalmente a de autores que defendem o behaviorismo. Com a finalidade de expandir o significado de empresa, é possível sugerir então que: organização seja um sistema fechado que em contato com o ser humano, forme um meio positivo de lucros e resultados, em que a cumplicidade e a persistência (comportamento) são os diferenciais para sua ampliação. Corporações são bem complexas em seu significado, pessoas, serviços, produtos e estrutura organizacional. Contudo, cada instituição é única, mesmo que o conceito seja o mesmo. Para melhor entender essa sugestão, Chiavenato (2005) pontua duas classificações de empresas, veja a seguir: Classificação quanto ao tipo de produção: podem ser primárias (extração de matérias-primas básicas da natureza), secundárias (transformação de matérias-primas em produtos acabados) e terciárias (produção ou prestação de serviços especializados, sua produção é em atividades). Classificação quanto à propriedade: empresas públicas (de propriedade do Estado), empresas privadas (de propriedade particular), organizações não governamentais ONG s (entidades do terceiro setor). Desta forma é presumível que, tipicamente comuns e repetitivos, os termos organização, corporação ou empresa foram, são e continuarão sendo o A B C de todo processo inicial que através de pessoas objetivam algo, com a finalidade de alcançar um produto ou serviço no mercado. 6. REALIZAÇÃO DA PESQUISA DE CAMPO Após a pesquisa com fundamentação bibliográfica, o que se tornou observável foi à necessidade da realização de uma pesquisa de campo. Pois, a mesma propicia identificar o perfil do líder organizacional. Os insumos utilizados vieram para viabilizar a prática da teoria que até então não era utilizada, o discurso sai do livro e torna-se ação. 6 Behaviorista: é o termo usado para definir a teoria que tem o comportamento como base de estudo.

11 Como resultado, a presente pesquisa realizada foi bastante satisfatória, pois provou que grande parte das pessoas que são lideradas estão parcialmente insatisfeitas com seus gestores e líderes, presumindo então que dos 17 entrevistados, 44,84% estão insatisfeitas e o restante dividiu-se em totalmente ou parcialmente insatisfeito e totalmente satisfeito. CONSIDERAÇÕES FINAIS As coordenações estão em constante busca de profissionais altamente eficazes. Contudo, se esquecem de medir os conceitos de gestão, o que propicia certo desconforto quando sua finalidade primaria não é suprida. Ainda que bastante explanada, a teoria da gestão de pessoas não tem sua prática satisfatória, isso porque, líderes e organizações não a tem colocado como prioridade empresarial. Quando citadas soa como exigências, contudo competências são o diferencial de uma pessoa preparada para uma posição dentro da corporação. O que a torna uma exigência é seu nível de complexidade, pois o CHA (conhecimento, habilidade e atitude), é algo que exige do ser humano a necessidade de aprimoramento intelectual e comportamental. Para fins de esclarecimentos, o presente trabalho obteve sucesso quando indagadas as perguntas iniciais que até mesmo o próprio nome sugere. Contudo, é de extrema importância saber que a autora deste artigo, poderá desenvolver novamente tal temática para sua pósgraduação, pois em um segundo estudo, ele proporcionará novos resultados que poderão ser ou não refutados. REFERÊNCIAS CAMPELO, Marta. Competências que chefes precisam desenvolver urgentemente. (2013). Disponível em: < Acesso em: 10 nov. de CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, Administração de vendas: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, DINIZ, Arthur. O líder do futuro: a transformação em líder coach. 2. ed. São Paulo: Pae, 2010.

12 DRUCKER, Peter F. O líder do futuro: visões, estratégias e práticas para uma nova era. São Paulo: Futura DURTRA, Joel S. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, GIL, Antonio C. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, HUNTER, James C. O Monge e o Executivo: Uma história sobre a essência da liderança. 21. ed. Rio de Janeiro: Sextante, LEME, Rogério. Avaliação de desempenho com foco em competência: a base para a remuneração por competências. Rio de Janeiro: Qualitymark, LINS, João. Temas empresariais: Capital humano. (2013) Disponível em: < Acesso em: 30 out. de MARTINS, Sergio P. Direito do trabalho. 25. ed. São Paulo: Atlas, MAXWELL, John C. O livro de ouro da liderança: o maior treinador de líderes da atualidade apresenta as grandes lições de liderança que aprendeu na vida. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, VERGARA, Sylvia C. Gestão de pessoas. 14. ed. São Paulo. Atlas, 2013.

13 ANEXO Com a finalidade de levantar dados sobre a empresa onde você trabalha, este questionário utilizará fundamentações que argumentarão minha defesa do TCC. Desta forma, conhecerei o modelo de gestão e o perfil do líder da organização, podendo contribuir posteriormente de maneira positiva nos processos organizacionais. QUESTIONÁRIO QUANTITATIVO As questões são afirmativas e não há necessidade de se identificar. Contudo, peço que você responda todas as perguntas, seja franco e avalie os fatos de maneira objetiva, deixando claro o que acontece ou não na empresa Discordo Concordo Parcialmente Parcialmente Discordo Totalmente Concordo Totalmente 1. A gestão administrativa da empresa é satisfatória. 2. O líder se esforça para criar um ambiente de trabalho agradável na empresa. 3. O líder estabelece metas claras para sua equipe de trabalho. 4. O líder está capacitado para exercer sua função. 5. Em uma situação de desconforto, o gestor ensina seus subordinados a resolver os problemas. 6. A empresa oferece treinamentos de capacitação para aprimoramento das funções de liderança. 7. Quando se fala em competências humanas, o gestor e o líder são referências da organização. 8. Quando é preciso chamar a atenção dos colaboradores, os gestores fazem isso com calma e neutralidade. 9. No quesito de conhecimento (competências técnicas) o líder deixa a desejar. 10. O gestor pratica a melhoria continua dentro da equipe 11. O líder ouve suas ideias e as compartilha com os membros de sua equipe. 12. O gestor toma iniciativa para evitar perda de tempo e o desperdício de recursos. 13. O líder é aberto para críticas de seus subordinados.

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais

Enquete. O líder e a liderança

Enquete. O líder e a liderança Enquete O líder e a liderança Muitas vezes, o sucesso ou fracasso das empresas e dos setores são creditados ao desempenho da liderança. Em alguns casos chega-se a demitir o líder, mesmo aquele muito querido,

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO FATOR ESTRATÉGICO. Praia, 20 Outubro 2015. Organização da Apresentação. Formação Profissional como fator estratégico;

FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO FATOR ESTRATÉGICO. Praia, 20 Outubro 2015. Organização da Apresentação. Formação Profissional como fator estratégico; 1 Apresentação 2ª edição EXPO RH FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO FATOR ESTRATÉGICO Praia, 20 Outubro 2015 Vargas Melo Presidente do Conselho de Administração Organização da Apresentação Enquadramento; Formação

Leia mais

COACHING: UMA NOVA FERRAMENTA PARA O SUCESSO E QUALIDADE DE VIDA.

COACHING: UMA NOVA FERRAMENTA PARA O SUCESSO E QUALIDADE DE VIDA. COACHING: UMA NOVA FERRAMENTA PARA O SUCESSO E QUALIDADE DE VIDA. Prof. Dr. Edson Marques Oliveira, Doutor em Serviço Social pela Unesp-Franca-SP, mestre em Serviço Social pela PUC-SP e bacharel em Serviço

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN Paula Gurgel Dantas 1, Andréa Kaliany

Leia mais

Prof Elly Astrid Vedam

Prof Elly Astrid Vedam Prof Elly Astrid Vedam Despertar e saber lidar com os mecanismos de liderança e se preparar para a gestão de pequenos e médios negócios; Identificar conflitos no ambiente de seu negócio, calculando e avaliando

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Aperf r e f iço ç a o m a ent n o t o Ge G re r nci c al a para Supermercados

Aperf r e f iço ç a o m a ent n o t o Ge G re r nci c al a para Supermercados Aperfeiçoamento Gerencial para Supermercados Liderança Liderança é a habilidade de influenciar pessoas, por meio da comunicação, canalizando seus esforços para a consecução de um determinado objetivo.

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Recursos Humanos Coordenação de Gestão de Pessoas Pesquisa de Clima Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Introdução No dia 04 de Agosto de 2011, durante a reunião de Planejamento, todos os

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Gerencial. Conexã Gerencial

Programa de Desenvolvimento Gerencial. Conexã Gerencial Conexão Gerencial é um programa modular de Desenvolvimento Gerencial cujos principais objetivos são: Promover um choque de cultura e competência gerencial e tornar mais efetivo o papel dos Gestores. Alinhar

Leia mais

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo:

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo: Perguntas e respostas sobre gestão por processos 1. Gestão por processos, por que usar? Num mundo globalizado com mercado extremamente competitivo, onde o cliente se encontra cada vez mais exigente e conhecedor

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Capítulo 2 Conceitos de Gestão de Pessoas - Conceitos de Gestão de Pessoas e seus objetivos Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre a Gestão

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Compreender

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Sejam Bem Vindos! Disciplina: Gestão de Pessoas 1 Prof. Patrício Vasconcelos. *Operários (1933) Tarsila do Amaral.

Sejam Bem Vindos! Disciplina: Gestão de Pessoas 1 Prof. Patrício Vasconcelos. *Operários (1933) Tarsila do Amaral. Sejam Bem Vindos! Disciplina: Gestão de Pessoas 1 Prof. Patrício Vasconcelos *Operários (1933) Tarsila do Amaral. A Função Administrativa RH É uma função administrativa compreendida por um conjunto de

Leia mais

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES Cassia Uhler FOLTRAN 1 RGM: 079313 Helen C. Alves LOURENÇO¹ RGM: 085342 Jêissi Sabta GAVIOLLI¹ RGM: 079312 Rogério Bueno ROSA¹ RGM:

Leia mais

liderança conceito Sumário Liderança para potenciais e novos gestores

liderança conceito Sumário Liderança para potenciais e novos gestores Sumário Liderança para potenciais e novos gestores conceito Conceito de Liderança Competências do Líder Estilos de Liderança Habilidades Básicas Equipe de alta performance Habilidade com Pessoas Autoestima

Leia mais

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LI ESTAMOS PASSANDO PELA MAIOR TRANSFORMAÇÃO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. VALORIZAR PESSOAS

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão.

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

ACTION LEARNING. O que é Action Learning? FUN D A MEN T OS D O

ACTION LEARNING. O que é Action Learning? FUN D A MEN T OS D O C L E O W O L F F O que é Action Learning? Um processo que envolve um pequeno grupo/equipe refletindo e trabalhando em problemas reais, agindo e aprendendo enquanto atuam. FUN D A MEN T OS D O ACTION LEARNING

Leia mais

Melhores práticas no planejamento de recursos humanos

Melhores práticas no planejamento de recursos humanos Melhores práticas no planejamento de recursos humanos Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Preparando a força de trabalho para o futuro Planejamento de recursos humanos

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Você vai aprender: Introdução ao Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento da Integração; Gerenciamento de Escopo- Declaração de Escopo e EAP; Gerenciamento de Tempo; Gerenciamento

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

O PAPEL DO PSICÓLOGO NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DAS ORGANIZAÇÕES

O PAPEL DO PSICÓLOGO NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DAS ORGANIZAÇÕES O PAPEL DO PSICÓLOGO NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DAS ORGANIZAÇÕES CHAVES, Natália Azenha Discente do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde FASU/ACEG GARÇA/SP BRASIL e-mail: natalya_azenha@hotmail.com

Leia mais

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas

Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas AULA 3 Administração de Recursos Humanos O papel do gestor

Leia mais

LIDERANÇA: O líder contemporâneo André Lanna 1

LIDERANÇA: O líder contemporâneo André Lanna 1 1 LIDERANÇA: O líder contemporâneo André Lanna 1 RESUMO Este artigo analisa o perfil de diferentes tipos de líderes, bem como a análise de situações encontradas do ponto de vista de gestão de pessoas.

Leia mais

COMO FORMAR UMA EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE EM UM ANO DESAFIADOR O PAPEL DO LÍDER INSPIRADOR

COMO FORMAR UMA EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE EM UM ANO DESAFIADOR O PAPEL DO LÍDER INSPIRADOR COMO FORMAR UMA EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE EM UM ANO DESAFIADOR O PAPEL DO LÍDER INSPIRADOR DANIELA BERTOLDO Formada em Administração de Empresas com especialização em Instituições financeiras MBA em Gestão

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS RESUMO. Palavras-chave Avaliação de desempenho. Administração. Eficiência.

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS RESUMO. Palavras-chave Avaliação de desempenho. Administração. Eficiência. 1 A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS Leandro Henrique Borges RESUMO O presente trabalho visa a importância da avaliação periódica de desempenho na administração pública para

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

Planejamento de Recursos Humanos

Planejamento de Recursos Humanos UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Filosofia e Ciências Câmpus de Marília Departamento de Ciência da Informação Planejamento de Recursos Humanos Profa. Marta Valentim Marília 2014 As organizações

Leia mais

RELATÓRIO MESA DEVOLVER DESIGN (EXTENSÃO) Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa pronta)

RELATÓRIO MESA DEVOLVER DESIGN (EXTENSÃO) Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa pronta) 1ª RODADA RELAÇÃO PRÁTICA E TEORIA Pouca teoria, muitas oficinas Matérias não suprem as necessidades de um designer Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa

Leia mais

MERITOCRACIA E COMPETÊNCIAS Avaliando Desempenho e Construindo Resultados Sustentáveis na Administração Pública

MERITOCRACIA E COMPETÊNCIAS Avaliando Desempenho e Construindo Resultados Sustentáveis na Administração Pública MERITOCRACIA E COMPETÊNCIAS Avaliando Desempenho e Construindo Resultados Sustentáveis na Administração Pública ROGERIO LEME rogerio@lemeconsultoria.com.br Rogerio Leme Diretor de Estudos de Desenvolvimento

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA GESTÃO EMPRESARIAL

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA GESTÃO EMPRESARIAL A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA GESTÃO EMPRESARIAL Aldemar Dias de Almeida Filho Discente do 4º ano do Curso de Ciências Contábeis Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS Élica Cristina da

Leia mais

UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas

UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas 4.1 Motivação Sistemas de Informação são usados em diversos níveis dentro de uma organização, apoiando a tomada de decisão; Precisam estar

Leia mais

III Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí III Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2010

III Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí III Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2010 Empregabilidade: uma análise das competências e habilidades pessoais e acadêmicas desenvolvidas pelos graduandos do IFMG - Campus Bambuí, necessárias ao ingresso no mercado de trabalho FRANCIELE CLÁUDIA

Leia mais

FIB- Faculdades Integradas de Bauru DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA. Profº MS. Carlos Henrique Carobino

FIB- Faculdades Integradas de Bauru DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA. Profº MS. Carlos Henrique Carobino FIB- Faculdades Integradas de Bauru DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA Profº MS. Carlos Henrique Carobino E-mail: carobino@bol.com.br 1 Pressões Externas MEGATENDÊNCIAS Competição

Leia mais

Gestor-líder: processo dinâmico de criação, habilidade, competência para perceber das limitações do sistema e propor solução rápida;

Gestor-líder: processo dinâmico de criação, habilidade, competência para perceber das limitações do sistema e propor solução rápida; AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Administração Escolar DISCIPLINA: Gestão de Políticas Participativas ALUNO(A):Mª da Conceição V. da MATRÍCULA: Silva NÚCLEO REGIONAL:Recife DATA:17/09/2013 QUESTÃO

Leia mais

Competências na Gestão Esportiva

Competências na Gestão Esportiva Competências na Gestão Esportiva ARI MELLO Mestre em Educação Física MBA em Marketing pela ESPM Gerente Esportivo do Clube Esperia Dinâmica: Todos em pé Dividir a sala em 3 grupos Cada grupo em um lado

Leia mais

Pesquisa sobre: Panorama da Gestão de Estoques

Pesquisa sobre: Panorama da Gestão de Estoques Pesquisa sobre: Panorama da Gestão de Estoques Uma boa gestão de estoques comprova sua importância independente do segmento em questão. Seja ele comércio, indústria ou serviços, o profissional que gerencia

Leia mais

1 Dicas para o profissional que vira chefe dos colegas

1 Dicas para o profissional que vira chefe dos colegas 1 Dicas para o profissional que vira chefe dos colegas http://oglobo.globo.com/economia/emprego/dicas-para-profissional-que-vira-chefe-dos-colegas-13653201 Tudo depende da postura pessoal, mas clareza

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS Amplitude de Controle Conceito Também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um

Leia mais

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores O Planejamento Estratégico deve ser visto como um meio empreendedor de gestão, onde são moldadas e inseridas decisões antecipadas no processo

Leia mais

QI ESCOLAS E FACULDADES POS GRADUAÇÃO GETÃO DE PESSOAS LEIVA POSSAMAI PERFIL DO LÍDER

QI ESCOLAS E FACULDADES POS GRADUAÇÃO GETÃO DE PESSOAS LEIVA POSSAMAI PERFIL DO LÍDER QI ESCOLAS E FACULDADES POS GRADUAÇÃO GETÃO DE PESSOAS LEIVA POSSAMAI PERFIL DO LÍDER GRAVATAÍ 2011 LEIVA POSSAMAI GESTÃO DE PESSOAS DO NÍVEL ESTRATÉGICO AO NÍVEL OPERACIONAL Trabalho de avaliação da disciplina

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração

Introdução à Teoria Geral da Administração à Teoria Geral da Administração Disciplina: Modelo de Gestão Página: 1 Aula: 01 Página: 2 O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações. Todas as atividades relacionadas

Leia mais

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II Índice Sistemático Capitulo I Da apresentação...02 Capitulo II Dos objetivos da proposta pedagógica...02 Capitulo III Dos fundamentos da proposta pedagógica...02 Capitulo IV Da sinopse histórica...03 Capitulo

Leia mais

Liderança Estratégica

Liderança Estratégica Liderança Estratégica A título de preparação individual e antecipada para a palestra sobre o tema de Liderança Estratégica, sugere-se a leitura dos textos indicados a seguir. O PAPEL DE COACHING NA AUTO-RENOVAÇÃO

Leia mais

GESTÃO DE EQUIPE: LIDERANÇA A E COMUNICAÇÃO

GESTÃO DE EQUIPE: LIDERANÇA A E COMUNICAÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA REITORIA DE PÓS P S GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO DE PÓS P S GRADUAÇÃO GESTÃO DE EQUIPE: LIDERANÇA A E COMUNICAÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Leia mais

O PAPEL DO LÍDER. Vejamos no quadro abaixo algumas diferenças básicas entre um líder e um chefe: SITUAÇÃO CHEFE LÍDER

O PAPEL DO LÍDER. Vejamos no quadro abaixo algumas diferenças básicas entre um líder e um chefe: SITUAÇÃO CHEFE LÍDER O PAPEL DO LÍDER O Que é Um Líder? Atualmente, e cada vez mais, as empresas investem nos funcionários, pois acreditam que essa é a melhor forma para a obtenção de bons resultados. Equipes são treinadas,

Leia mais

Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes

Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes PROPOSTA TÉCNICA COMERCIAL Versão 2.0 Setembro de 2014 Agosto de 2008 Índice ÍNDICE...2 1. CONTEXTO...3 2. VISÃO, ESCOPO E ATIVIDADES DESTE PROJETO...5

Leia mais

O Segredo do Sucesso na Indústria da Construção Civil

O Segredo do Sucesso na Indústria da Construção Civil O Segredo do Sucesso na Indústria da Construção Civil Planejamento estratégico pode ser o grande diferencial para a empresado ramo da construção civil, imobiliário e arquitetura que deseja obter mais sucesso

Leia mais

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi Teoria Geral de Sistemas Késsia R. C. Marchi Informação e Sistema Abordagem Sistêmica As pessoas empregam a palavra sistema em muitas situações cotidianas, por exemplo: O sistema eletrônico de votação...

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E Trabalho proposto pela disciplina de Orientado por Professor Dr. Fernando Coelho Mário Januário Filho 5365372

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM MARKETING E GESTÃO DE EQUIPES

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM MARKETING E GESTÃO DE EQUIPES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM MARKETING E GESTÃO DE EQUIPES ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo e Marketing e

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. BARBOSA, Roger Eduardo 1 Resumo Neste artigo analisaremos como o planejamento estratégico na gestão de pessoas nas

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

Um dos melhores Programas de Capacitação de Líderes do Mundo

Um dos melhores Programas de Capacitação de Líderes do Mundo Um dos melhores Programas de Capacitação de Líderes do Mundo O Leader Coaching Traning é um programa de treinamento em Coaching para Líderes, licenciado pela World Federation of Coaching (WFC), entidade

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais