Scoda aeronáutica, SuceSSora da edra aeronáutica 15

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Scoda aeronáutica, SuceSSora da edra aeronáutica 15"

Transcrição

1 Scoda Aeronáutica, SUCESSORA DA Edra Aeronáutica 15

2 INOVAR É FAZER. 22 CASOS EMPRESARIAIS DE INOVAÇÃO DE PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS 226 modelo de DESIGN BY CERTIFICATION para o DESENVOLVIMENTO DE aeronave anfíbia BRASILEIRA Quando a Scoda foi criada (ainda com denominação de Edra), como uma representação comercial de helicópteros, seu fundador, recém-saído do curso de engenharia aeronáutica e piloto apaixonado por aviões, apenas sonhava em construir e pilotar o próprio avião. Esse sonho remoto, era acalentado sem que as condições para a sua concretização estivessem a seu alcance. Como, então, diferentemente de tantos outros sonhadores, esse desejo do fundador da Edra se tornou realidade? Este capítulo conta a história de sucesso da empresa e o modo como da representação comercial para a venda de helicópteros nasceu uma escola de pilotagem e, finalmente, uma indústria que fabrica aviões de pequeno porte que criou um projeto brasileiro de uma aeronave anfíbia. Batizado de Super Petrel LS, o anfíbio da Scoda é hoje o carro-chefe da empresa e foi o responsável por sua entrada no mercado norte-americano. Com um projeto totalmente idealizado para o atendimento da norma americana, o desenvolvimento dessa aeronave é um exemplo de sucesso de aplicação do conceito de design by certification. 1. A empresa e seu setor A Scoda Aeronáutica, sucessora da Edra Aeronáutica, é uma empresa de médio porte, especializada na produção e distribuição de aeronaves e oferecimento de cursos de formação de pilotos de helicóptero. Fundada em 1997 pelo engenheiro aeronáutico e piloto Rodrigo Scoda, a empresa que agora tem seu nome associado ao do fundador, está localizada na pequena cidade de Ipeúna, no interior de São Paulo, a 195km da capital do estado. A equipe de colaboradores da empresa é composta de 100 profissionais, entre engenheiros, mecânicos, pilotos e administradores, que atuam em três segmentos: treinamento e formação de pilotos, suporte técnico de manutenção e projeto e fabricação de aeronaves em compósitos. Proporcionando formação de Piloto Privado de Helicóptero e Piloto Comercial de Helicóptero, o Centro de Instrução da Scoda Aeronáutica é referência entre as escolas de pilotagem de helicóptero no Brasil. Já formou mais de pilotos, ultrapassando horas de voos. A divisão de produção de aeronaves já comercializou 450 aeronaves, que hoje operam em 23 países. 1 1 Disponível em: < Acesso em: 11 novembro 2014.

3 15 Scoda Aeronáutica, SUCESSORA DA Edra Aeronáutica A ideia de criar a empresa surgiu logo a após a graduação de Rodrigo, em um momento em que a aviação no Brasil experimentava um crescimento muito expressivo, principalmente em decorrência do câmbio o Real recémlançado estava muito valorizado perante o dólar. Esse crescimento se sustentou por quase uma década, o que acabou influenciando positivamente o estabelecimento da então Edra no setor. No início, a entrada no mercado se deu por meio da representação de uma marca de helicópteros norteamericana. Eram helicópteros pequenos que foram adquiridos pela Edra para venda no mercado nacional. Devido às condições econômicas favoráveis, esse primeiro modelo de negócio obteve êxito, motivando e viabilizando o investimento em diversificar a atuação, por meio de uma escola de pilotagem, que fazia uso dos helicópteros que já pertenciam à empresa. Em um primeiro momento, o Centro de Instrução da Scoda aproveitou a demanda das forças públicas brasileiras, que tinham uma grande carência de pilotos de helicóptero bem capacitados, e ofereceu treinamento para diversos órgãos, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, em diversos estados da Federação. Até hoje 75% dos pilotos da força pública nacional são formados pela Scoda, o que foi um marco para o posicionamento da empresa no mercado e impulsionou seus negócios. O sucesso das vendas de helicópteros e da escola de treinamento forneceu subsídios para investimento no que era o sonho de Rodrigo desde a graduação em engenharia aeronáutica: projetar e construir aviões. Assim, em 2001 se iniciou o trabalho de montagem de aeronaves estrangeiras e, em seguida, o desenvolvimento de um projeto próprio, que é o objeto deste capítulo. Atualmente, além de produzir as aeronaves, a Scoda presta serviços de manutenção, que são fundamentais e escassos no segmento de aviação, oferecendo sinergias comerciais à empresa. Um diferencial interessante de que a empresa dispõe em seu Centro de Treinamento e que demonstra a veia empreendedora e de inovação de sua equipe é o Simulador UTEPAS Unidade de Treinamento de Escape em Plataforma Submersa, que simula um pouso de emergência de um helicóptero pequeno na água. No Brasil, esse simulador só está presente na Marinha. Como piloto, Rodrigo pôde fazer um curso em que o equipamento era utilizado e o tomou como inspiração para produzir um similar para a escola de pilotagem da Edra, que se tornou, então, a única empresa privada a possuir esse tipo de equipamento. A capacitação da equipe tem caráter fundamental no negócio da Scoda. Ela começou a se estruturar quando a atividade principal da empresa ainda era exclusivamente montar aeronaves estrangeiras. Esse foi um período essencial para 227

4 INOVAR É FAZER. 22 CASOS EMPRESARIAIS DE INOVAÇÃO DE PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS Figura 1 - Simulador UTEPAS aprendizado, que possibilitou adquirir know-how e experiência técnica, que alimentaram a ideia e viabilizaram o projeto de fabricar aeronaves quando essa nova oportunidade de negócio foi identificada. Hoje a Scoda comercializa dois modelos de avião: o Dynamic WT9 e o Super Petrel LS. O Dynamic foi criado ainda no período de desenvolvimento de expertise, quando o foco era a montagem de aeronaves. Ele é produzido em parceria com uma empresa da Eslováquia, onde foi desenvolvido, e a Scoda é responsável por 61% do processo de produção, sob licença. Trata-se de uma aeronave pequena, pertencente à categoria leve esportiva cross country. 228 Já o Super Petrel LS é um avião bastante diferente. Apesar de pertencer à mesma categoria de certificação do Dynamic, é um avião anfíbio. É um projeto totalmente desenvolvido no Brasil pela Scoda, que é responsável por 81% de seu processo produtivo (somente as partes mecânicas são importadas). O setor brasileiro de aeronaves leves esportivas dispõe hoje, de cerca de 20 fabricantes, dos quais somente três produzem aviões anfíbios. 2 Os aviões dessa categoria correspondem a 24% da frota brasileira, que tem registrado um aumento médio em torno de 5% nos últimos cinco Fonte: Apresentação Scoda (2014) 2 Disponível em: < asp?tipo=fabricante>. Acesso em: 11 novembro 2014.

5 15 Scoda Aeronáutica, SUCESSORA DA Edra Aeronáutica anos. 3 O mercado nacional é voltado essencialmente para entretenimento, uma vez que esses aviões são pequenos e voam em baixas velocidades. As aeronaves são comercializadas por meio de uma rede de representantes, distribuídos em sete estados do Brasil e mais 16 países. 2. Estratégia alinhamento do projeto com o negócio As aeronaves produzidas são de pequeno porte, enquadradas na categoria Aeronave Leve Esportiva (ALE). Todos os projetos são realizados utilizando-se exclusivamente materiais compostos, também conhecidos como compósitos. O compósito utilizado em sua fabricação, constituído de fibra de carbono e fibra de aramida (Kevlar) é importado, e a empresa realiza sua conformação de acordo com os parâmetros definidos em seus projetos. Materiais compósitos ou composite (em inglês) são aqueles que possuem pelo menos dois componentes, também denominados fases, que individualmente apresentam propriedades físicas e químicas nitidamente distintas. Ao combinar os dois materiais, as deficiências de cada um acabam sendo compensadas pelas qualidades do outro, criando assim um material composto de propriedades particulares. Alguns exemplos de compósitos são metais e polímeros, metais e cerâmicas ou polímeros e cerâmicas. No caso da aviação, os compósitos mais utilizados são constituídos de polímeros e fibras de carbono. 229 O uso de compósitos vem ganhando cada vez mais espaço na aviação, inclusive por parte de fabricantes de aeronaves de grande porte, devido a suas propriedades de baixo peso e alta resistência. Trata-se, portanto, de uma nova abordagem alternativa à convencional utilização de alumínio, e que já é realidade em todo o mundo. 3 Disponível em: < Acesso em: 11 novembro 2014.

6 INOVAR É FAZER. 22 CASOS EMPRESARIAIS DE INOVAÇÃO DE PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS Os maiores fabricantes estão progressivamente aumentando do Super Petrel. Esse trabalho de refinamento do projeto o percentual de material composto em todas as suas resultou em um modelo aparentemente similar, mas aeronaves, incluindo a Airbus, a Boeing e a Embraer, 4 em completamente diferente do inicial do ponto de vista da uma tendência de mudança que demonstra ser permanente. engenharia. O novo projeto foi concebido com base nos O fato de a Scoda ter iniciado seus projetos com a premissa requisitos da norma americana (também adotada no Brasil) O fato de a Scoda ter iniciado seus de utilizar o que há de mais moderno e atual sinaliza a estratégia da empresa de manter-se na vanguarda do setor. O Super Petrel é também um exemplo disso. design by certification e revolucionou a maneira de projetar e produzir da empresa, mudando a percepção e a recepção do mercado. 230 projetos com a premissa de utilizar o que há de mais moderno e atual sinaliza a estratégia da empresa de manter-se na vanguarda do setor. Existem poucos aviões anfíbios no mercado, o que torna esse nicho bastante atrativo, apesar de sua tecnologia ser mais complexa. O desenvolvimento do produto, inspirado em um modelo francês de 1983, foi realizado em um primeiro momento sem preocupação com normalizações. Isso porque, diferentemente das aeronaves da aviação comercial, que devem atender a exigências legais detalhadas e complexas, a categoria à qual as aeronaves da Scoda pertencem não exigia certificação na maioria dos países, ficando sob responsabilidade do dono do equipamento sua manutenção e operação. Esse cenário, porém, começou a mudar em 2005, quando uma nova forma de certificação surgiu nos Estados Unidos. Nessa ocasião, a empresa já planejava entrar no mercado internacional e, por isso, decidiu trabalhar na readequação 3. O PROJETO O desenvolvimento do Super Petrel LS foi inspirado em um modelo francês também anfíbio de 1983, o Hydroplum. Apesar de ser da década de 80, esse avião já utilizava os compósitos em sua fabricação. Durante o curso de engenharia aeronáutica, Rodrigo conheceu essa aeronave, percebeu que existia grande potencial de desenvolvimento nesse projeto original, então concebeu e executou um processo de reengenharia, que foi seu trabalho final de graduação. A continuação desse desenvolvimento e as melhorias implementadas, tendo como base o conceito do Hydroplum, levaram a equipe de engenharia da Edra, liderada pelo também engenheiro e piloto Fernando Abbud, à concepção em 2001 do Super Petrel em sua primeira versão, ainda não certificada por uma norma internacionalmente 4 Disponível em: < Acesso em: 11 novembro válida, e que era comercializado na forma de kits.

7 15 Scoda Aeronáutica, SUCESSORA DA Edra Aeronáutica 231

8 INOVAR É FAZER. 22 CASOS EMPRESARIAIS DE INOVAÇÃO DE PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS O projeto para adequação à norma teve início em 2005, quando segurança e de tempo. Trata-se de uma avaliação que deve os Estados Unidos fizeram uma alteração na configuração do ser muito bem estruturada antes que o projeto seja levado processo de certificação que acabou se transformando em uma adiante. Como passo seguinte, complementando a definição tendência mundial. Ao invés de as autoridades aeronáuticas dos métodos de cumprimento da norma, definiu-se uma lista gerarem todos os requisitos para certificação, como acontecia minuciosa e extensa de checagem de conformidade (em até então, os quesitos passaram a ser definidos por um órgão inglês compliance checklist), a qual contempla os requisitos de normalização como a American Society for Testing and e seus respectivos parâmetros de aceitação que devem ser Materials (ASTM), ficando a cargo da autoridade aeronáutica obedecidos em todas as fases de projeto. 232 O estudo e entendimento dos requisitos normativos foram determinantes para a definição dos métodos que seriam utilizados para cumpri-los. apenas verificar o seu cumprimento. A norma a que a Scoda se adequou é a FAR americana, à qual a maioria dos países no mundo adere e que passou a ser válida no Brasil em O estudo detalhado da norma foi o ponto de partida do projeto de adequação do Super Petrel. Essa fase foi fundamental para todo o restante do desenvolvimento, uma vez que se tratava de uma norma completamente nova, até então desconhecida no mercado. Durante o processo de aprofundar o conhecimento da norma é que ficou claro, inclusive, que o novo Super Petrel LS seria praticamente um projeto novo, com pouco aproveitamento do projeto do modelo anterior. Essas três primeiras etapas de estudo e planejamento estudo da norma e requisitos, definição dos métodos de cumprimento e elaboração do compliance checklist demandaram praticamente dois anos de trabalho. Só a partir daí a equipe começou a trabalhar com a aeronave em si, no desenvolvimento de seu projeto estrutural e aerodinâmico, realizando, em seguida, ensaios estruturais e em voo, para comprovar seu bom funcionamento. Alguns desses ensaios puderam ser realizados por meio de simulações em software de modelagem 3D, que foram aceitas pela agência certificadora sem necessidade de teste real com a aeronave. Outros ensaios, devido a sua natureza, não podem ser simulados e necessariamente precisam ser realizados O estudo e entendimento dos requisitos normativos foram em voo. É o caso, por exemplo, de testes de velocidade de determinantes para a definição dos métodos que seriam mergulho, ensaios de desempenho, ressonância da estrutura utilizados para cumpri-los. Na aviação, dependendo da (se a estrutura ressona, pode se romper durante o voo), categoria da aeronave, é possível para o fabricante escolher ensaio de parafuso. Esses ensaios foram feitos por pilotos os métodos comprobatórios de atendimento de uma norma. da Embraer, especializados nesse tipo de atividade, uma vez Os critérios para essa seleção podem ser econômicos, de que a própria Scoda ainda não tinha essa expertise.

9 15 Scoda Aeronáutica, SUCESSORA DA Edra Aeronáutica O último momento do projeto, já em 2013, compreendeu a Quanto à execução do projeto, o fato de enxergar a certificação propriamente dita, realizada inicialmente pela norma não somente como uma série de requisitos a serem Administração Federal de Aviação (FAA em inglês) nos atendidos, mas também como manual e guia, sobressai Estados Unidos e depois pela Agência Nacional de Aviação como uma solução inteligente, particularmente para casos Civil (ANAC), no Brasil. em que não existem referenciais claros na norma brasileira. Uma particularidade interessante do projeto é que nas quatro primeiras etapas 90% da carga de trabalho foi realizada por estagiários de 4º e 5º ano de cursos de engenharia, particularmente da USP São Carlos Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Isso só foi possível devido à qualidade da norma americana, que é muito minuciosa e bem descrita, muito semelhante a um manual de projeto e dos estudantes em fase final de formação. Esse fato constitui um exemplo interessante de perspectiva a ser aplicada ao design by certification no Brasil: fazer uso de normas internacionais como um guia para a execução do projeto. O desenvolvimento do Super Petrel LS apresenta alguns aspectos interessantes que podem servir de exemplo para empresas que trabalham com a inovação em setores com dimensão relevante de certificação. No âmbito do fluxograma das atividades, destaca-se a necessidade fundamental de dedicar esforço e tempo para aprofundar no conhecimento da norma e seus requisitos, bem como no planejamento dos 4. PANORAMA INTERNACIONAL As Aeronaves Leves Esportivas (ALE), em inglês Light Sport Aircraft (LSA), foram reconhecidas como uma categoria própria somente a partir de 2005, quando a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) definiu como aeronaves leves esportivas aquelas com peso máximo de decolagem de 600kg. Pertencem a esse grupo aviões, planadores, giroplanos e paraquedas motorizados. Padrões de licenciamento proporcional e treinamento, de manutenção e de aeronavegabilidade foram aplicados, este último com base em padrões da ASTM. Como resultado da implementação dessa nova categoria, em menos de dez anos o mercado de LSA nos Estados Unidos atingiu 20% a 25% das vendas de aviões de hélice, com previsões de crescimento. Entre todas as aeronaves leves esportivas vendidas nos Estados Unidos, 60% são produzidas O novo projeto foi concebido com base nos requisitos da norma americana e revolucionou a maneira de projetar e produzir da empresa, mudando a percepção e a recepção do mercado. 233 métodos para cumpri-la, de modo a assegurar que as etapas seguintes sejam corretamente adequadas aos parâmetros normativos, garantindo, assim, o sucesso do produto final.

10 INOVAR É FAZER. 22 CASOS EMPRESARIAIS DE INOVAÇÃO DE PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS internamente, o que torna o mercado atrativo para produtores de outros países O conceito e a categoria ALE rapidamente se espalharam para o Canadá, a Austrália e outras nações que agora operam um quadro regulamentar harmonizado para a categoria. Os principais países que adotaram as normas da FAA são Austrália, China, Nova Zelândia, Brasil, Colômbia, Peru, Canadá, Israel, África do Sul, Chile, Malásia e México. A categoria é hoje reconhecida não apenas por países em que a aviação dispõe de tecnologias avançadas, mas também por países em desenvolvimento. A adoção dos padrões definidos pela ASTM proporcionou a revitalização do segmento por meio da fabricação de novos projetos. Isso foi seguido por fabricantes tradicionais como Cessna, que colocou no mercado novos modelos dedicados à categoria ALE. Ao contrário das demais categorias da aviação, a ALE não é dominada estritamente por gigantes do setor. Para cada grande fabricante, existem dezenas de empresas menores, com inovações de ponta e métodos de produção que lhes permitem ser competitivas. O fato de a tecnologia e a informação estarem cada vez mais acessíveis e de o custo 5 EUROPEAN FEDERATION OF LIGHT EXPERIMENTAL AND VINTAGE AIRCRAFT (EFLEVA); THE EUROPEAN MICROLIGHT FEDERATION (EMF); THE EUROPEAN POWER FLYING UNION (EPFU). Introduction of a light sport aircraft category in Europe. Jun (Position Paper and proposals for a Light Sport Aircraft Category in Europe).

11 15 Scoda Aeronáutica, SUCESSORA DA Edra Aeronáutica das aeronaves ALE ser muito menor, quando comparado a outras categorias, torna o segmento atrativo para pequenos empreendedores. Os custos de um avião ALE podem variar de USD 15 mil a USD 400 mil. 6 Em 2008, o número de aeronaves leves esportivas nos Estados Unidos, segundo a FAA, era de aproximadamente sete mil. A previsão para 2025 é que esse número ultrapasse 15 mil unidades, em uma taxa de crescimento anual de cerca de 5%. 7 Dentro da categoria ALE, o setor que mais tem crescido é o de aviões anfíbios. Nesse segmento, destacam-se os fabricantes americanos, chineses, espanhóis e finlandeses, que têm competido entre si no desenvolvimento de equipamentos de design arrojado e alta tecnologia. fabricantes nacionais), a participação do Super Petrel LS no mercado é bastante expressiva. O projeto de certificação e cumprimento da norma americana proporcionou a entrada no mercado norte-americano. O fato de seguir uma norma mundialmente aceita (exceto países do Reino Unido e Alemanha) permitiu a certificação da aeronave também na Austrália, na Coreia do Sul e na Malásia. Essa entrada em mercados externos promoveu o aumento das exportações e, consequentemente, nas margens de venda. Outro elemento relevante advindo do projeto de certificação é o alinhamento do Super Petrel LS aos requisitos técnicos mundiais e ao mercado mundial, agregando a um produto nacional credibilidade e reconhecimento global Resultados para a empresa 6. DESDOBRAMENTOS e PERSPECTIVAS Em se tratando de aviação anfíbia, hoje o Super Petrel LS detém 85% de market share no Brasil. Considerando que o mercado brasileiro não possui muitos players nesse segmento de anfíbios (além da Scoda, somente mais dois 6 Disponível em: < Acesso em: 11 novembro NATIONAL AIR TRANSPORTATION ASSOCIATION (NATA). General aviation in the US. Maio As próximas etapas do planejamento estratégico da Scoda quanto ao Super Petrel LS contemplam atingir índice de 60% de exportação e conquistar 20% de market share nos Estados Unidos nos próximos anos. Em número de unidades vendidas, 20% do mercado americano correspondem a 100% do mercado brasileiro de aeronaves esportivas leves anfíbias. Portanto, a meta de crescimento no mercado norte-americano significa um

12 INOVAR É FAZER. 22 CASOS EMPRESARIAIS DE INOVAÇÃO DE PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS aumento significativo na capacidade produtiva da empresa, praticamente dobrando o volume de produção. Além disso, a empresa já está trabalhando para certificar o produto em mais cinco países e pretende atingir a marca de unidades vendidas até Encontra-se também em andamento o lançamento das versões Super Petrel is, uma inovação para a aviação mundial, a primeira aeronave com motor com injeção e ignição eletrônica. 236 A fabricante de Ipeúna, cidade vizinha de São Carlos, está trabalhando ainda em projetos de certificações de outros modelos do Super Petrel e do Dynamic, o SPLS4 e o WT10, que possuem ambos quatro assentos ao invés de apenas dois. Nesse caso, as aeronaves não mais se enquadram na categoria ALE e, por isso, a norma certificadora é a FAR 23, também americana e aceita no Brasil. Finalmente, como perspectiva de longo prazo, a empresa tem estudos para projetos que utilizam motores elétricos, por acreditar que a aviação evidencia uma tendência (ainda inicial) de seguir nessa direção. O trabalho desenvolvido pela Scoda para as certificações das aeronaves é um exemplo de que se adequar às normas é um elemento de inovação, uma vez que a empresa não conseguiria entrar em um novo mercado se não houvesse realizado essa adaptação. Evidentemente é preciso também ter uma visão de mercado ampla e consistente, que possibilite antever mudanças e identificar tendências. Dessa maneira, é possível manter o planejamento estratégico alinhado à realidade do setor e estar constantemente preparado e bem posicionado quando as mudanças efetivamente acontecem.

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Otimizada para Crescimento:

Otimizada para Crescimento: Quinta Pesquisa Anual de Mudança na Cadeia de Suprimentos RESUMO REGIONAL: AMÉRICA LATINA Otimizada para Crescimento: Executivos de alta tecnologia se adaptam para se adequar às demandas mundiais INTRODUÇÃO

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

Scitum reduz em 50% o tempo de produção de relatórios com CA Business Service Insight

Scitum reduz em 50% o tempo de produção de relatórios com CA Business Service Insight CUSTOMER SUCCESS STORY Scitum reduz em 50% o tempo de produção de relatórios com CA Business Service Insight PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços de TI Empresa: Scitum Funcionários: 450+ EMPRESA Empresa

Leia mais

RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA

RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA Participantes: Dr. Roberto Simões, presidente do CDN (Conselho Deliberativo Nacional) e Dr. Carlos Alberto dos Santos, Diretor Técnico do Sebrae Nacional. Objetivo:

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

CPM Braxis Capgemini reduz custos em 18% com CA Business Service Insight

CPM Braxis Capgemini reduz custos em 18% com CA Business Service Insight CUSTOMER SUCCESS STORY CPM Braxis Capgemini reduz custos em 18% com CA Business Service Insight PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços de TI Companhia: CPM Braxis Capgemini Empregados: 6500+ Faturamento:

Leia mais

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Empresários de pequeno, médio e grande

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

EMBRAER ANUNCIA PERSPECTIVAS DE LONGO PRAZO PARA AVIAÇÃO Estimativas de demanda mundial abrangem os mercados de jatos comerciais e executivos

EMBRAER ANUNCIA PERSPECTIVAS DE LONGO PRAZO PARA AVIAÇÃO Estimativas de demanda mundial abrangem os mercados de jatos comerciais e executivos EMBRAER ANUNCIA PERSPECTIVAS DE LONGO PRAZO PARA AVIAÇÃO Estimativas de demanda mundial abrangem os mercados de jatos comerciais e executivos São José dos Campos, 7 de novembro de 2008 A Embraer (BOVESPA:

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

GE Aviation e o Gripen NG - Manutenção do motor F-414 poderá ser feita no Brasil

GE Aviation e o Gripen NG - Manutenção do motor F-414 poderá ser feita no Brasil GE Aviation e o Gripen NG - Manutenção do motor F-414 poderá ser feita no Brasil Por Roberto Caiafa Na última quinta feira, 30 de outubro, a GE Celma, subsidiária da GE Aviation baseada em Petrópolis (RJ),

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE CONTEXTO DO PROGRAMA O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e

Leia mais

SAP Customer Success Story Turismo Hotel Urbano. Hotel Urbano automatiza controle financeiro e internaliza contabilidade com SAP Business One

SAP Customer Success Story Turismo Hotel Urbano. Hotel Urbano automatiza controle financeiro e internaliza contabilidade com SAP Business One Hotel Urbano automatiza controle financeiro e internaliza contabilidade com SAP Business One Geral Executiva Nome da Hotel Urbano Indústria Turismo Produtos e Serviços Comercialização online de pacotes

Leia mais

Gestão de Pequenas Empresas no Brasil - Alguns Dados Importantes.

Gestão de Pequenas Empresas no Brasil - Alguns Dados Importantes. Gestão de Pequenas Empresas no Brasil - Alguns Dados Importantes. Por Palmira Santinni No Brasil, nos últimos anos, está ocorrendo um significativo aumento na criação de novas empresas e de optantes pelo

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

Indicadores Anefac dos países do G-20

Indicadores Anefac dos países do G-20 Indicadores Anefac dos países do G-20 O Indicador Anefac dos países do G-20 é um conjunto de resultantes de indicadores da ONU publicados pelos países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina,

Leia mais

S E M A N A D O COACHING

S E M A N A D O COACHING Para que você perceba todas as possibilidades que o mercado oferece, precisa conhecer as 3 leis fundamentais para o sucesso no mercado de coaching: 1 É muito mais fácil vender para empresas do que pra

Leia mais

Caloi: SAP Business All-in-One permite suporte ao crescimento

Caloi: SAP Business All-in-One permite suporte ao crescimento Picture Credit Customer Name, City, State/Country. Used with permission. Caloi: SAP Business All-in-One permite suporte ao crescimento Geral Executiva Nome da Caloi Indústria Equipamentos esportivos Produtos

Leia mais

Horizons. O impacto financeiro da consumerização de TI As 10 principais percepções do Cisco IBSG Horizons Study. Introdução

Horizons. O impacto financeiro da consumerização de TI As 10 principais percepções do Cisco IBSG Horizons Study. Introdução O impacto financeiro da consumerização de TI As 10 principais percepções do Study Jeff Loucks/Richard Medcalf Lauren Buckalew/Fabio Faria O número de dispositivos de consumerização de TI nos seis países

Leia mais

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS Mudança de direção Até maio de 2013 todo o mercado de TV por assinatura adotava uma postura comercial tradicional no mercado digital, composta por um empacotamento

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Sandálias e biquínis eram provavelmente as primeiras categorias

Sandálias e biquínis eram provavelmente as primeiras categorias RESUMO EXECUTIVO Sandálias e biquínis eram provavelmente as primeiras categorias de produtos que vinham à mente das pessoas do mundo todo quando o assunto era moda brasileira. Nos últimos anos, porém,

Leia mais

Otimismo desenvolvedoras de softwares

Otimismo desenvolvedoras de softwares Otimismo nas nuvens Ambiente favorável alavanca negócios das empresas desenvolvedoras de softwares, que investem em soluções criativas de mobilidade e computação em nuvem para agilizar e agregar flexibilidade

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

6 Conclusão do estudo e implicações empresariais

6 Conclusão do estudo e implicações empresariais 6 Conclusão do estudo e implicações empresariais Este estudo buscou entender o fenômeno da criação de aceleradoras corporativas por parte de empresas de grande porte, com base na análise dos dois casos

Leia mais

Cultura Inglesa São Paulo automatiza backup diário em 18 unidades com arcserve

Cultura Inglesa São Paulo automatiza backup diário em 18 unidades com arcserve CASO DE SUCESSO Julho 2014 Cultura Inglesa São Paulo automatiza backup diário em 18 unidades com arcserve PERFIL DO CLIENTE Setor: Educação Organização: Cultura Inglesa São Paulo EMPRESA DESAFIO SOLUÇÃO

Leia mais

Exportação de Serviços

Exportação de Serviços Exportação de Serviços 1. Ementa O objetivo deste trabalho é dar uma maior visibilidade do setor a partir da apresentação de algumas informações sobre o comércio exterior de serviços brasileiro. 2. Introdução

Leia mais

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Janeiro 2011 Exclusivamente para empresas de médio porte Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Relatório para o Brasil Panorama global: Pesquisa com 2.112 líderes do mercado de

Leia mais

IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil

IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil Ano X - Nº 77 - Julho/Agosto de 2014 IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil Profissionais da Contabilidade deverão assinar prestações de contas das eleições Ampliação do Simples Nacional

Leia mais

com produtos chineses perderam mercado no exterior em 2010. China Sendo que, esse percentual é de 47% para o total das indústrias brasileiras.

com produtos chineses perderam mercado no exterior em 2010. China Sendo que, esse percentual é de 47% para o total das indústrias brasileiras. 73% das indústrias gaúchas exportadoras que concorrem com produtos chineses perderam mercado no exterior em 2010. 53% das indústrias gaúchas de grande porte importam da China Sendo que, esse percentual

Leia mais

Transformando serviços automotivos: o caso de pneus

Transformando serviços automotivos: o caso de pneus Transformando serviços automotivos: o caso de pneus Alexandre Cardoso A Garra Pneus é uma revenda de pneus com prestação de serviços de alinhamento, balanceamento e desempeno de rodas. Fundada em 1994,

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE CONTEXTO DO PROGRAMA O Texbrasil, Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção)

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO PMI PULSO DA PROFISSÃO RELATÓRIO DETALHADO GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO Destaques do Estudo As organizações mais bem-sucedidas serão aquelas que encontrarão formas de se diferenciar. As organizações estão

Leia mais

Metroflex Telecom Brasil Internet Brasweb AMBIENTAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES PARTE I

Metroflex Telecom Brasil Internet Brasweb AMBIENTAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES PARTE I Metroflex Telecom Brasil Internet Brasweb AMBIENTAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES PARTE I A Brasweb Internet foi criada em 1997, o surgimento da empresa aconteceu após um de seus sócios (Fernando Almeida) sofrer

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS Jorge Luis Nicolas Audy * A Universidade vem sendo desafiada pela Sociedade em termos de uma maior aproximação e alinhamento com as demandas geradas pelo

Leia mais

BancoEstado ganha eficiência de dados e mais rapidez no desenvolvimento de sistemas com CA ERwin

BancoEstado ganha eficiência de dados e mais rapidez no desenvolvimento de sistemas com CA ERwin CUSTOMER SUCCESS STORY BancoEstado ganha eficiência de dados e mais rapidez no desenvolvimento de sistemas com CA ERwin PERFIL DO CLIENTE Setor: Serviços Financeiros Organização: BancoEstado de Chile Funcionários:

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido

Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido Apoiar a empregabilidade pela melhora da qualidade do ensino profissionalizante UK Skills Seminar Series 2014 15 British Council UK Skills Seminar

Leia mais

Novos Negócios Farma

Novos Negócios Farma Novos Negócios Farma *Estudos Pré-Clínicos no Brasil: atual cenário e oportunidades *P&D de Novas Moléculas no Brasil *Parcerias ICTs & Empresas: barreiras e oportunidades *Oportunidades e desafios do

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

5 Análise dos resultados

5 Análise dos resultados 5 Análise dos resultados Neste capitulo será feita a análise dos resultados coletados pelos questionários que foram apresentados no Capítulo 4. Isso ocorrerá através de análises global e específica. A

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

Certificação da FAA: um profundo compromisso com a segurança

Certificação da FAA: um profundo compromisso com a segurança Informativo Boeing Commercial Airplanes P.O. Box 3707 MC 03-XW Seattle, Washington 98124-2207 www.boeing.com Certificação da FAA: um profundo compromisso com a segurança A Boeing projeta e fabrica aeronaves

Leia mais

Universidade. Estácio de Sá. Informática e Telecomunicações

Universidade. Estácio de Sá. Informática e Telecomunicações Universidade Estácio de Sá Informática e Telecomunicações A Estácio Hoje reconhecida como a maior instituição particular de ensino superior do país, a Universidade Estácio de Sá iniciou suas atividades

Leia mais

INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA

INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Indicadores CNI INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Momento difícil da indústria se reflete nos investimentos Intenção de investimento para 2015 é a menor da pesquisa Em 2014, 71,8% das empresas investiram 7,9

Leia mais

Mais um ano de transição

Mais um ano de transição Mais um ano de transição Boas perspectivas de crescimento nos países emergentes, estagnação na Europa Ocidental, recuperação lenta nos Estados Unidos e avanço das montadoras alemãs e asiáticas devem caracterizar

Leia mais

Título do Case: Desafio de obter a confiança na EJ: Análise de Custos para Grande Empresa. Categoria: Projeto Externo

Título do Case: Desafio de obter a confiança na EJ: Análise de Custos para Grande Empresa. Categoria: Projeto Externo Título do Case: Desafio de obter a confiança na EJ: Análise de Custos para Grande Empresa. Categoria: Projeto Externo Resumo: Uma detalhada análise dos custos incorridos num processo produtivo é de fundamental

Leia mais

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO O ESTADO VEIO TENDO, NO DECORRER DO SÉCULO XX, ACENTUADO PAPEL NO RELACIONAMENTO ENTRE DOMÍNIO JURÍDICO E O ECONÔMICO. HOJE, TAL RELAÇÃO JÁ SOFRERA PROFUNDAS

Leia mais

CA Clarity PPM. Visão geral. Benefícios. agility made possible

CA Clarity PPM. Visão geral. Benefícios. agility made possible FOLHA DO PRODUTO CA Clarity PPM agility made possible O CA Clarity Project & Portfolio Management (CA Clarity PPM) o ajuda a inovar com agilidade, a transformar seu portfólio com confiança e a manter os

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Chile Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios A Lei nº 20.416 estabelece regras especiais para as Empresas de Menor Tamanho (EMT).

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Introdução O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de grandes desafios para as empresas. Fatores como novas exigências dos

Leia mais

PROPOSTA DE EDIÇÃO DO REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL (RBAC) 140 CERTIFICAÇÃO E REQUISITOS OPERACIONAIS: ESCOLAS DE VOO JUSTIFICATIVA

PROPOSTA DE EDIÇÃO DO REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL (RBAC) 140 CERTIFICAÇÃO E REQUISITOS OPERACIONAIS: ESCOLAS DE VOO JUSTIFICATIVA PROPOSTA DE EDIÇÃO DO REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL (RBAC) 140 CERTIFICAÇÃO E REQUISITOS OPERACIONAIS: ESCOLAS DE VOO 1. APRESENTAÇÃO JUSTIFICATIVA 1.1 A presente Justificativa expõe as razões

Leia mais

DIRETRIZES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MARCO REGULATÓRIO DO VÍDEO SOB DEMANDA Minuta de resolução do Conselho Superior de Cinema Dezembro de 2015

DIRETRIZES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MARCO REGULATÓRIO DO VÍDEO SOB DEMANDA Minuta de resolução do Conselho Superior de Cinema Dezembro de 2015 DIRETRIZES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MARCO REGULATÓRIO DO VÍDEO SOB DEMANDA Minuta de resolução do Conselho Superior de Cinema Dezembro de 2015 (1) No último semestre, o Conselho Superior do Cinema realizou

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

FrontWave Engenharia e Consultadoria, S.A.

FrontWave Engenharia e Consultadoria, S.A. 01. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 2 01. Apresentação da empresa é uma empresa criada em 2001 como spin-off do Instituto Superior Técnico (IST). Desenvolve tecnologias e metodologias de inovação para rentabilizar

Leia mais

A REORIENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL BRASILEIRO IBGC 26/3/2015

A REORIENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL BRASILEIRO IBGC 26/3/2015 A REORIENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL BRASILEIRO IBGC 26/3/2015 1 A Situação Industrial A etapa muito negativa que a indústria brasileira está atravessando vem desde a crise mundial. A produção

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing PARTE II - Marketing Estratégico - Nessa fase é estudado o mercado, o ambiente em que o plano de marketing irá atuar. - É preciso descrever a segmentação de mercado, selecionar o mercado alvo adequado

Leia mais

Introdução. A Internet de Todas as Coisas está pronta para gerar pelo menos US$ 613 bilhões em lucros empresariais mundiais no. ano de 2013.

Introdução. A Internet de Todas as Coisas está pronta para gerar pelo menos US$ 613 bilhões em lucros empresariais mundiais no. ano de 2013. Internet de Todas as Coisas (IoE). 10 principais descobertas da Pesquisa Índice de valor da IoE da Cisco com 7.500 responsáveis pela tomada de decisão em 12 países Joseph Bradley Jeff Loucks Andy Noronha

Leia mais

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil:

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil: Introdução Como faço para abrir o meu escritório? Administrativamente falando, um escritório de contabilidade é um negócio como outro qualquer. Logo, abrir um escritório contábil vai requerer de você,

Leia mais

Módulo 18 Avaliando desempenho

Módulo 18 Avaliando desempenho Módulo 18 Avaliando desempenho Raimar Richers definiu marketing como sendo entender e atender os clientes. Esta é uma definição sucinta e feliz que podemos usar para definir avaliação de desempenho como

Leia mais

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques "O plano de negócios é o cartão de visitas do empreendedor em busca de financiamento". (DORNELAS, 2005) A partir

Leia mais

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Maximize o desempenho das suas instalações Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Sua empresa oferece um ambiente de trabalho com instalações eficientes e de qualidade? Como você consegue otimizar

Leia mais

CIA. INDUSTRIAL VALE DO PARAÍBA S/A. UM CASO DE SUCESSO?

CIA. INDUSTRIAL VALE DO PARAÍBA S/A. UM CASO DE SUCESSO? CIA. INDUSTRIAL VALE DO PARAÍBA S/A. UM CASO DE SUCESSO? Autoria: Amadeu Nosé Junior Mestre em Administração de Empresas Universidade Presbiteriana Mackenzie A Cia. Industrial Vale do Paraíba S/A., é uma

Leia mais

Índice O programa Os cursos A adaptação dos conteúdos O novo Convênio O novo programa Cronograma Parcerias locais Montagem das turmas

Índice O programa Os cursos A adaptação dos conteúdos O novo Convênio O novo programa Cronograma Parcerias locais Montagem das turmas Manual Índice 1. O programa 2. Os cursos 3. A adaptação dos conteúdos 4. O novo Convênio 5. O novo programa 6. Cronograma 7. Parcerias locais 8. Montagem das turmas 9. Definição dos cursos 10. Liberação

Leia mais

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças

Leia mais

5 Apresentação do método de avaliação de desempenho aplicado ao Programa TV Digital para as Áreas Rurais

5 Apresentação do método de avaliação de desempenho aplicado ao Programa TV Digital para as Áreas Rurais 5 Apresentação do método de avaliação de desempenho aplicado ao Programa TV Digital para as Áreas Rurais 5.1 A Rede Globo A Rede Globo é uma das maiores redes de televisão do mundo, com milhões de espectadores

Leia mais

Projetos de informatização educacional. Ketiuce Ferreira Silva 3º Período G1 Professora: Gilca

Projetos de informatização educacional. Ketiuce Ferreira Silva 3º Período G1 Professora: Gilca Projetos de informatização educacional Ketiuce Ferreira Silva 3º Período G1 Professora: Gilca O uso do computador como instrumento de educação ainda não é uma realidade para muitos no Brasil, mas aqui

Leia mais

Novo Modelo para o Ecossistema Polos e Clusters. Resposta à nova ambição económica

Novo Modelo para o Ecossistema Polos e Clusters. Resposta à nova ambição económica Novo Modelo para o Ecossistema Polos e Clusters Novo Modelo para o Ecossistema Polos e Clusters Resposta à nova ambição económica Resposta à nova ambição económica 02-07-2012 Novo Modelo para o Ecossistema

Leia mais

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital Conrado Adolpho Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011 Introdução ao Marketing Digital O ambiente digital impõe hoje novos desafios e oportunidades para empresas de todos os portes e setores.

Leia mais

5 Considerações Finais 5.1 Conclusão

5 Considerações Finais 5.1 Conclusão 5 Considerações Finais 5.1 Conclusão Nos dias atuais, nota-se que a marca exerce papel relevante para criar a diferenciação da empresa e de seus produtos tanto no mercado interno como nos mercados internacionais.

Leia mais

Onde encontrar. Para utilização em rede (Multiusuário) Suporte. Página principal do RDL www.suframa.gov.br www.fpf.br/rdl.

Onde encontrar. Para utilização em rede (Multiusuário) Suporte. Página principal do RDL www.suframa.gov.br www.fpf.br/rdl. Onde encontrar Página principal do RDL www.suframa.gov.br www.fpf.br/rdl Para utilização em um único computador (Monousuário) RDL Completo software de instalação adequado para a utilização em somente um

Leia mais

Gestão Estratégica do Suprimento e o Impacto no Desempenho das Empresas Brasileiras

Gestão Estratégica do Suprimento e o Impacto no Desempenho das Empresas Brasileiras RP1102 Gestão Estratégica do Suprimento e o Impacto no Desempenho das Empresas Brasileiras MAPEAMENTO E ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE COMPRAS EM MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS NO BRASIL Coordenadores Paulo Tarso

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Atribuições dos Tecnólogos

Atribuições dos Tecnólogos UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TECNOLOGIA EM CONTRUÇÃO CIVIL EDIFÍCIOS E ESTRADAS Atribuições dos Tecnólogos Prof.ª Me. Fabiana Marques Maio / 2014 SOBRE O TECNÓLOGO Segundo

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR SP CEP: 12236-660 www.unianhanguera.edu.br ADMINISTRAÇÃO Colaborativa Disciplina: DPP Prof º. Tutor Presencial Trabalho, emprego e empregabilidade Área de atuação pesquisada 1. Engenheiro Petroquímico

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

Ações Reunião Extraordinária realizada no dia 30 de outubro de 2014

Ações Reunião Extraordinária realizada no dia 30 de outubro de 2014 R E L A Ç Õ E S I N T E R N A C I O N A I S Órgão Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC Representação Efetiva Comitê de Coordenação de Barreiras Técnicas ao Comercio - CBTC

Leia mais

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA ENTREGA ESPECIAL Na economia globalizada 24/7 de hoje, a logística e a gestão de armazéns eficientes são essenciais para o sucesso operacional. O BEUMER Group possui

Leia mais

QI ESCOLAS E FACULDADES POS GRADUAÇÃO GETÃO DE PESSOAS LEIVA POSSAMAI PERFIL DO LÍDER

QI ESCOLAS E FACULDADES POS GRADUAÇÃO GETÃO DE PESSOAS LEIVA POSSAMAI PERFIL DO LÍDER QI ESCOLAS E FACULDADES POS GRADUAÇÃO GETÃO DE PESSOAS LEIVA POSSAMAI PERFIL DO LÍDER GRAVATAÍ 2011 LEIVA POSSAMAI GESTÃO DE PESSOAS DO NÍVEL ESTRATÉGICO AO NÍVEL OPERACIONAL Trabalho de avaliação da disciplina

Leia mais

Desenvolvimento Econômico e Inovação

Desenvolvimento Econômico e Inovação Desenvolvimento Econômico e Inovação Case Prático: Altus Sistemas de Informática S.A Rosana Casais 09/2008 Conceitos Inovação tecnológica: transformação de competências tecnológicas em resultados econômicos;

Leia mais

Visão. O comércio entre os BRICS e suas oportunidades de crescimento. do Desenvolvimento. nº 93 15 abr 2011. no comércio internacional

Visão. O comércio entre os BRICS e suas oportunidades de crescimento. do Desenvolvimento. nº 93 15 abr 2011. no comércio internacional Visão do Desenvolvimento nº 93 15 abr 2011 O comércio entre os BRICS e suas oportunidades de crescimento Por Fernando Puga e Filipe Lage de Sousa Economistas da APE Países têm grande potencial de aprofundar

Leia mais

Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk

Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk CUSTOMER SUCCESS STORY Abril 2014 Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk PERFIL DO CLIENTE Indústria: Consultoria Empresa: Grupo Seres Colaboradores:

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Marketing jurídico: desafios e oportunidades no Brasil Marco Antônio P. Gonçalves * Em março de 1999, o The New York Law Journal publicou o artigo How to Get Past Basic Promotion

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

Scrum. Introdução UFRPE-DEINFO BSI-FÁBRICA DE SOFTWARE

Scrum. Introdução UFRPE-DEINFO BSI-FÁBRICA DE SOFTWARE Scrum Introdução UFRPE-DEINFO BSI-FÁBRICA DE SOFTWARE scrum Ken Schwaber - Jeff Sutherland http://www.scrumalliance.org/ Scrum Uma forma ágil de gerenciar projetos. Uma abordagem baseada em equipes autoorganizadas.

Leia mais

Capitalismo na China é negócio de Estado e no Brasil é negócio de governo*

Capitalismo na China é negócio de Estado e no Brasil é negócio de governo* Capitalismo na China é negócio de Estado e no Brasil é negócio de governo* Carlos Sidnei Coutinho** Cenário Mundial na primeira década do século XXI Os Estados soberanos se destacam como garantidores,

Leia mais

Projeto Setorial de Exportação. ABF Associação Brasileira de Franchising

Projeto Setorial de Exportação. ABF Associação Brasileira de Franchising Projeto Setorial de Exportação ABF Associação Brasileira de Franchising Abril / 2013 INTRODUÇAO A ABF A Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1987. Hoje a ABF

Leia mais

5 Experiência de implantação do software de roteirização em diferentes mercados

5 Experiência de implantação do software de roteirização em diferentes mercados 5 Experiência de implantação do software de roteirização em diferentes mercados 5.1 Introdução Após apresentação feita sobre os processos para implantação de um software de roteirização de veículos da

Leia mais

Aprimoramento através da integração

Aprimoramento através da integração Aprimoramento através da integração Uma parceria para implementar uma solução de aprendizagem em tempo recorde Visão Geral Com mais de 70 anos de excelência na produção de conhecimento no Brasil, a Fundação

Leia mais

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Apresentação A AGM está se estruturando nos princípios da Qualidade Total e nos requisitos da Norma NBR ISO 9001:2000, implantando em nossas operações o SGQ Sistema

Leia mais