Monografía Curso de Capacitación Docente en Neurociencias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Monografía Curso de Capacitación Docente en Neurociencias"

Transcrição

1 Monografía Curso de Capacitación Docente en Neurociencias Alumna: Maria Carmen De Luca Menezes Mail: Facebook: Doença de Alzheimer Uma conversa com os familiares/cuidadores Cartilha com orientações para familiares/cuidadores de portadores da Doença de Alzheimer 1. INTRODUÇÃO A idéia de fazer a cartilha Doença de Alzheimer - Uma conversa com familiares/cuidadores para a monografia do curso Capacitación Docente em Neurociencias, baseada na neuropsicoeducação veio da minha experiência como coordenadora da AMADA - Associação Maior Apoio ao Doente de Alzheimer na cidade de Campinas, estado de São Paulo-Brasil. A AMADA é uma associação, sem fins lucrativos, que orienta os familiares/cuidadores dos portadores da Doença de Alzheimer em reuniões quinzenais desde Analisando a participação dos familiares/cuidadores percebeu-se que o familiar mais informado sobre a Doença de Alzheimer encontra soluções mais adequadas que minimizam o sofrimento imposto pela doença, tanto ao paciente como à família toda, alterando de forma significativa o bem estar de todos. E, porque segundo a neuropsicoeducação a ciência demonstra que a aprendizagem é a chave do progresso humano e que uma educação orientada ao próprio conhecimento, baseada nas disciplinas do sistema, se transforma em um método efetivo para o crescimento individual, a resolução de conflitos e desenvolvimento de valores, fatores essenciais para alcançar o êxito e a felicidade pessoal e grupal. Isto é tudo que o portador da Doença de Alzheimer e seus familiares/cuidadores precisam.

2 2. JUSTIFICATIVA A Doença de Alzheimer (DA) é a forma mais comum de demência, com repercussões individuais, familiares e sociais. Afeta milhões de pessoas no mundo todo e é esperado que este número cresça. As estimativas indicam que nos Estados Unidos existam 5,1 milhões de portadores de DA, no Brasil 1,2 milhão e no mundo 35,6 milhões. (ADI - Associação Internacional da Doença de Alzheimer). É uma doença neurológica, evolutiva que apesar do avanço das pesquisas ainda não se sabe a causa e nem cura. Mas tem tratamento. 2.1 Por que aprender sobre o cérebro e sobre a Doença de Alzheimer? O objetivo desta cartilha é oferecer ao familiar e ao cuidador de portadores da Doença de Alzheimer(DA) informações sobre a doença, dar algumas orientações gerais e exercícios domiciliares e alguns cuidados. São de grande importância para facilitar as atividades de vida diária melhorando a qualidade de vida do paciente e do cuidador que se torna mais apto, cuidando bem do doente, de si e não se deixando dominar pelos sentimentos negativos que esta nova missão pode acarretar. A Doença de Alzheimer afeta a família inteira que sofre uma grande tensão emocional devido às mudanças de comportamento e ações imprevisíveis de seu parente. Aprender mais sobre a doença é importante para você poder reconhecer os sintomas e ajudar seu ente querido. Para entender sobre a Doença de Alzheimer é preciso conhecer um pouco o nosso cérebro. Aprender sobre o cérebro nos permite reflexionar e aprender a ser responsável pelo nosso bem estar e o de outras pessoas. Não tenho pretensão de resolver todos os problemas, é só uma cartilha, é só o beaba sobre a importância da Doença de Alzheimer. 3. A CARTILHA 3.1 NOSSO CÉREBRO No cérebro estão os centros de comando que coordenam tudo o que acontece no corpo humano. Sendo assim consideramos que corpo, cérebro e mente formam uma unidade: UCCM Unidade Corpo Cérebro Mente. O cérebro é formado por pequenas ferramentas destinadas a resolver diferentes problemas de sobrevivência. É o mesmo há 150 mil anos sempre preparado a enfrentar os desafios do dia a dia, em todos os tempos e em todos os ambientes, chamamos esta interação de UCCMMA - Unidade Corpo Cérebro Mente e Meio Ambiente.

3 O cérebro humano é composto de aproximadamente 100 bilhões de células neurais individuais, interconectadas em sistemas que se comunicam por meio de 10 trilhões de pontos de contato que produzem nossa percepção do mundo através da visão, audição, olfação, gustação, tato. Controlam não só andar, falar, enxergar, escutar, sentir e comer, mas a todas as complexas ações mentais como atenção; memória; emoções; sensações; sentimentos; imagens mentais; pensamentos automáticos; pensamentos voluntários; idéias criativas; planos futuros; sonhos; imaginação; rotinas; cáculos matemáticos; desejos; autoconciência; cálculos mentais; motivação e tomada de consciência. Isso acontece porque o sistema nervoso é um todo único, indivisível, dividido em partes só para fins didáticos e científicos. 3.2 NEURÔNIOS O tecido nervoso é constituído por células nervosas - neurônios - e pela neuroglia, que é formado pela glia, elemento de sustentação física dos neurônios e também metabólico, conjunto este que participa ativamente das funções do encéfalo. O neurônio é a unidade funcional e estrutural do sistema nervoso. O neurônio é formado pelo corpo celular (soma), dendritos, que recebem as informações, e axônios que veiculam os sinais de saída. No cérebro adulto existem 100 bilhões de neurônios (dos quais existem vários tipos diferentes) conectados formando mais de 100 trilhões de sinápses. É uma unidade completamente envolvida pela bainha de mielina, uma membrana que separa o compartimento intracelular do extracelular para facilitar a geração e a condução dos sinais bioelétricos. A mielinização ocorre durante a última parte do desenvolvimento fetal e durante o primeiro ano pós-natal. Neurônios são destruídos na Doença de Alzheimer. 3.3 SINAPSES Trata-se de um ponto de contato que permite a passagem de impulsos elétricos ou químicos, numa única direção, do axônio de um neurônio para o dendrito de outro neurônio. São liberados os neurotransmissores. Cada neurônio pode fazer sinapses com mais de outros neurônios. Na Doença de Alzheimer são destruídas tanto as sinapses elétricas como as químicas.

4 3.4 ENCÉFALO O encéfalo compreende o cérebro, o cerebelo e o tronco celebral. O cérebro é composto por um tecido gelatinoso rico em neurônios, formando um emaranhado de elevações, depressões e circunvoluções que formam o córtex cerebral. É protegido pelo crânio e a medula pela coluna vertebral. É envolvido por 3 membranas protetoras - as meninges que são: dura-mater, aracnóide e pia-mater. Entre a dura mater e a piamater circula um líquido chamado líquor. O córtex, também conhecido como massa cinzenta, age como 03.cerebro.jpg mediador de nossas percepções, emoções, pensamentos e ações. O cerebelo encontra-se na parte de trás da cabeça, abaixo do cérebro. Ele controla a coordenação e o equilíbrio. O cérebro é alimentado por uma das redes e vasos sanguíneos mais ricas do corpo. As bilhões de células do cérebro utilizam 20 por cento do oxigêniio e do combustível que o sangue transporta. O Córtex cerebral é a matéria cinzenta externa dos dois hemisférios com função de alta atividade cognitiva e que constituem 80% do cérebro humano. O cérebro apresenta dois hemisférios: esquerdo e direito. Cada hemisfério controla o lado oposto do corpo. Cada hemisfério cerebral, por sua vez, é dividido em quatro grandes lobos: frontal, parietal, temporal, occipital e três estruturas situadas em sua profundidade: os gânglios da base, o hipocampo e o núcleo amigdalóide. Lobo frontal - relacionado a funções intelectuais de julgamento (crítica) e comportamento. Também controla o movimento. Lobo parietal - integra sinais sensoriais como dor, carinho, temperatura, pressão. Regiões próximas dos lobos temporais e parietais formam uma interface funcional entre as áreas de associação auditiva e visual, importantes para a nomeação, leitura, escrita e cálculo.

5 Lobo temporal - Processa sons, controla alguns aspectos da aprendizagem, memória, linguagem e emoções. É no hemisfério de especialização da lateralidade que fica área de Wernike, onde acontece a compreensão da linguagem falada. Lobo occipital - Processa sinais visuais. Fica situado atrás dos lobos parietal e temporal. O córtex visual primário é responsável pela percepção visual. Cada metade lateral do campo visual é representada no córtex visual primário do hemisfério contralateral. Hipocampo Se associa com funções de memória, incluindo a representação espacial. Estas áreas são destruídas na Doença de Alzheimer. A morte dos neurônios começa perto do hipocampo e continua seu caminho até o córtex frontal danificando as regiões envolvidas com os pensamentos, planos e lembranças. Os 2 hemisférios estão ligados entre si por uma ponte de fibras nervosas - o Corpo Caloso - que une funcionalmente os dois hemisférios, fazendo-os funcionar como se fossem um só. Hemisfério esquerdo responsável por cálculos matemáticos, fala, escrita, identificação de pessoas, preferências motoras lateralizadas, identificação de objetos e animais, compreensão lingüística, leitura, relações espaciais, sons das consoantes. Hemisfério direito - responsável pela prosódia, reconhecimento de categorias de pessoas, reconhecimento de categorias de objetos, compreensão musical, compreensão prosódica, relações espaciais quantitativas, sons vogais, voz ruídos mecânicos, sons animais, sons de cerebro-humano-1 insetos. Estas áreas são destruídas na Doença de Alzheimer. A morte dos neurônios nestas regiões faz com que o doente não consiga dar nome ás coisas, reconhecer as pessoas e a si próprio. Perde a sua própria identidade. 3. NEUROPLASTICIDADE A neuroplasticidade é a capacidade do cérebro se reorganizar estruturalmente e funcionalmente a cada experiência nova, provocando alteração na estrutura celular. Ocorre em função das situações normais ou traumatizantes, até nas sutis alterações de aprendizagem e memória. Na Doença de Alzheimer há uma perda devastadora de milhões de neurônios e o cérebro vai perdendo pouco a pouco a capacidade da neuroplasticidade.

6 4. DOENÇA DE ALZHEIMER A Doença de Alzheimer faz parte do grupo das demências que se caracterizam por uma série de sinais e sintomas neuropsicológicos. Constitui 65% das demências em geral, enquanto as demências vasculares constituem 27% e as demais 8%. È uma doença neurológica, progressiva, degenerativa e irreversível. Compreende a memória, o pensamento e o raciocínio, claramente observados pelas alterações de comportamento. Ocorre uma acentuada perda de neurônios em área nobres do cérebro, impedindo novas aprendizagens. Piora com o tempo, os sintomas aumentam em intensidade, desde pequenas perdas de memória e confusão mental, até comprometimento cognitivo e intelectual severo e limitações físicas. Pode se manifestar a partir dos 40 anos, mas é mais comum por volta dos 55 anos. Evolui lenta ou rapidamente levando em média de 5 a 20 anos para se desenvolver completamente. Progride ao longo de décadas com acontecimentos sequênciais em cascata, que vão dos fatores genéticos às disfunções sinápticas e piora da plasticidade neural, passando pela formação de agregados de beta amilóide e emaranhados neurofbrilares. Apesar dos grandes avanços científicos, a cura da DA ainda é uma incógnita. Embora novas medicações e hipóteses sobre as causa da doença surgem frequentemente os cientistas ainda não conseguiram concluir caminhos para cura ou prevenção da Doença de Alzheimer. 4.1 Histórico Foi descrita pela primeira vez em 1906, pelo neurologista alemão Alois Alzheimer que ao fazer o exame anatopatológico do cérebro de uma paciente de 56 anos que apresentava sintomas de transtornos demênciais achou as placas de proteinas e emaranhados neurofibrilares que, até hoje são os sinais diferenciais para a doença de Alzheimer. Em 1980, cientistas afirmaram que essas placas eram constituídas da proteína beta amiloide. Os cientistas ainda não sabem se essas inúmeras placas são as responsáveis pela morte dos neurônios na Doença de Alzheimer. 4.2 Neurobiologia da doença de Alzheimer O cérebro do portador da doença de Alzheimer apresenta atrofia e um grande número de lesões características, tanto dentro como no entorno dos neurônios. Ao redor existem as placas de beta amiloide, uma proteína que naturalmente não é nociva aos neurônios mas quando aumenta sua concentração no meio deles passa a ser muito tóxica e mata os neurônios mais próximos. Dentro dos neurônios existem os

7 emaranhados neurofibrilares formados pela degeneração da proteína tau, responsável por sustentar os neurônios. As pesquisas recentes revelam que existem outros tipos de agregados da beta amiloide bem menores e que atuam mais diretamente nas sinapses bloqueando a comunicação entre os neurônios. Estes achados causam a degeneração cerebral. É um processo degenerativo que avança lentamente. Pode levar de 5 a 20 anos. 4.3 Anatomia cerebral da Doença de http//alpp.codata.pbgov/potal/uploads/ /852.jpg Alzheimer A morte dos neurônios aniquila sucessivamente todas áreas do cérebro ocasionando atrofia nos giros; alargamento dos sulcos; aumento dos ventrículos; atrofia hipocampo; atrofia lobos temporais; atrofia lobos frontais; atrofia amígdala; degeneração do núcleo basal de Meynert. 4.4 Sintomas da Doença de Alzheimer 1.Sintomas iniciais perda gradual da memória, com dificuldade para guardar datas, compromissos, dar recados organizar tarefas domésticas como compras, cozinhar, dirigir dificuldade para manter diálogo com sequência lógica, atenção e concentração diminuídas dificuldade de fazer contas simples mudança de atitude que não são comuns ao seu comportamento; afastamento social.

8 2.Sintomas posteriores Com a progressão da doença, os sintomas iniciais se tornam mais intensos, tornando o portador da Doença de Alzheimer cada vez mais incapaz de realizar as tarefas cotidianas e de cuidar de si próprio: perda mais acentuada da memória dificuldade para se localizar no espaço se perde nas redondezas e até mesmo dentro de casa dificuldade para atender pedidos rotineiros da família perda total da capacidade de fazer cálculos dificuldade na leitura e escrita e mais tarde perde totalmente esta capacidade dificuldade para tomar decisões simples como, por exemplo, decidir se quer suco de laranja ou de limão dificuldade para escolher roupas ou se vestir dificuldade para se alimentar; dificuldade para fazer a higiene pessoal dificuldade na fala dificuldade motora para cuidar-se, locomover-se, sentar, engolir, andar até ficar restrito ao leito apresenta incontinência fecal e urinária Normalmente os sintomas são percebidos pelos familiares e não pelo paciente. Às vezes são tão fracos, sutis, que passam despercebidos por um tempo. Em fase bastante adiantada da doença ocorre desconhecimento dos outros e de si mesmo, não se reconhecendo mais frente ao espelho ou foto e apresenta Incapacidade para reagir ou se comunicar. Os sintomas podem ser diferentes para cada indivíduo e podem variar de dia a dia. 4.5 Como ajudar o paciente com Doença de Alzheimer Ainda não há cura para a Doença de Alzheimer, mas há tratamentos. É importante usar estratégias como jogos, leitura, música, passeios que estimulem pacientes nos estágios iniciais da doença de Alzheimer, isto pode até retardar o processo da doença. O acompanhamento médico deve ser constante. Alguns jogos orientados pela neuropsicoeducação são muito indicados para os primeiros estágios da doença: Unir sílabas Sopa de palavras Jogo de memória Buscar palavras Achar diferenças Achar fotos com expressões de sentimentos

9 Achar detalhes em fotos Quebra cabeça Estimulação visual com quadros bonitos É importante criar um ambiente estruturado e incentivar as atividades mantendo-os envolvidos tanto quanto for possível. Uma atitude positiva começa com a compreensão. A pessoa com a Doença de Alzheimer frequentemente sente uma mistura de emoções: Confusão alguns podem perceber que alguma coisa está acontecendo com sua memória e habilidades mentais, mas eles não têm certeza do que seja ou de por que está acontecendo tal problema. Medo/Ansiedade a perda da memória e das habilidades mentais pode fazer que o mundo lhes pareça um lugar assustador. Incerteza como os sintomas e a progressão da Doença de Alzheimer variam muito, é difícil para o portador da doença ou qualquer outra pessoa saber o que vem pela frente. Frustação não importa o que eles tentem, as pessoas com Doença de Alzheimer não conseguem mais fazer as coisas que costumavam fazer antes. Raiva muitas pessoas se sentem raivosas com suas perdas e perguntam: Por que isto está acontecendo comigo? Desgosto/Depressão algumas pessoas discriminam a perda de suas habilidades e se tornam depressivas. A depressão se manifesta por alterações de humor, distúrbios do sono e da alimentação, perda de interesse em atividades prazerosas. A vida do paciente e a sua vai ficar mais fácil se você ajudar tomando atitudes positivas, dando apoio e compreensão. Faça o máximo para colaborar com o indivíduo a conservar sua dignidade e auto respeito. 4.6 A família também precisa de ajuda Tratar de um paciente de Alzheimer pode ser uma atividade exaustiva, confusa e frustrante. Os sentimentos do cuidador ao longo do processo da doença são muitos: culpa, medo, vergonha, raiva, desamparo. Eles não aparecem isoladamente, mas associados às contingências vividas entre paciente e familiar/cuidador. São muitos os problemas a serem enfrentados já que são 24 horas por dia de dedicação. Quando uma grande parte do tempo, dinheiro e energia da família está sendo gasta no tratamento do paciente, raiva, ressentimento e desânimo são reações naturais. Aprenda caminhos positivos para controlar e expressar estas emoções.

10 Compreender que as emoções têm um papel fundamental na vida das pessoas e entender sua origem e função ajuda a moldá-las em favor da qualidade de vida do cuidador e do portador da Doença de Alzheimer. É importante que o cuidador aprenda a se cuidar com um programa especial para controlar as emoções: PROGRAMA DE BEM VIVER PARA FAMILIAR/CUIDADOR Mantenha sempre uma atitude positiva. Peça ajuda a amigos ou outros membros da família. Faça relaxamento com exercícios respiratórios. Permaneça saudável. Coma refeições balanceadas e descanse o suficiente. Faça exercícios físicos e mentais Aprenda o máximo possível sobre a Doença de Alzheimer, porque aprender o que se esperar é uma grande ajuda emocional. Faça parte de um grupo de apoio, pois este é um valioso recurso de ajuda, confiança e informações práticas. Procure respostas para todas suas dúvidas assim você se alivia e sente-se mais seguro e amparado para enfrentar a silenciosa Doença de Alzheimer. Referências bibliográficas 1.CARTER, Rita:O livro do cérebro. Rio de Janeiro: Agir, CASTRO, Lorna A.G.deC. et ali : Folheto Aprendendo sobre a doença de Alzheimer! Campinas SP, GUYTON, Arthur C. :Fisiologia humana. Rio de Janeiro: Interamericana, KANDEL, Eric R.: Fundamentos da Neurociência e do Comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.

11 5.LENT, Roberto: Cem Bilhões de Neurônios:Conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Editora Atheneu, LENT, Roberto, coordenador: Neurociência da Mente e do Comportamento.:Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, La unidad cuerpo cérebro mente Apostila clase 1 do Curso de Capacitación Docente en Neurociência 8.Las células del sistema nervioso: Neuronas y células de sostén / Sinapse Apostila classe 1 do Curso de Capacitación en Neurociencia 9.Anexos de Anatomia y Fisiologia Neurotransmissores Apostila classe 6 do Curso de Capacitacion em Neurociencia 10.Actividades Prácticas Apostila clase 7 do Curso de Capacitación Docente en Neurociencia 11.Los mistérios del cerebro emocional Apostila clase 8 do Curso de Capacitación Docente en Neurociência 12.Respuestas al Test de Baron Cohen Apostila clase 9 do Curso de Capacitación Docente en Neurociência 13.Detectar Emociones 1 Apostila classe 11 do Curso de Capacitación Docente en Neurociencia 14.Emociones 3 Apostila classe 11 do curso de Capacitación Docente en Neurociencia 15.Detectar Emociones 4 Apostila clase 11 do Curso de Capacitación Docente en Neurociêncian Neurociencia 16.Actividades Prácticas Inteligencia Intrapersonal Apostila clase 12 do Curso de Capacitación Docente en Neurociência 17.Los mistérios del cerebro emocional Apostila clase 13 do Curso de Capacitación Docente em Neurociencia 18.Los princípios de la Neurosicoeducación Apostila classe 16 do Curso de Capacitación em Neurociencia trilhões de conexões.carl Zilmer.Mente e cérebro 49, págs 30-37, Edição Especial

Estrutura Funcional do Sistema Nervoso. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Estrutura Funcional do Sistema Nervoso. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Estrutura Funcional do Sistema Nervoso Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Estágios inicias da formação do SN O sistema nervoso humano começa a ser formado logo após a fecundação. À medida que se desenvolve

Leia mais

FUNÇÕES ATRIBUÍDAS AOS LOBOS FRONTAIS. Profª. Jerusa Salles

FUNÇÕES ATRIBUÍDAS AOS LOBOS FRONTAIS. Profª. Jerusa Salles FUNÇÕES ATRIBUÍDAS AOS LOBOS FRONTAIS Profª. Jerusa Salles Lobos frontais: correlações anátomo-funcionais Três regiões: córtex motor primário (circunvolução frontal ascendente): motricidade voluntária.

Leia mais

NeuroBiologia da Cognição Como o sistema nervoso decodifica os sinais do ambiente?

NeuroBiologia da Cognição Como o sistema nervoso decodifica os sinais do ambiente? NeuroBiologia da Cognição Como o sistema nervoso decodifica os sinais do ambiente? Profa Silvia Mitiko Nishida As empresas objetivam vender produtos e tentam convencer os consumidores por meio da P R O

Leia mais

Sistema Nervoso Central (SNC)

Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Central Sistema Nervoso Periférico Sistema Endócrino O Sistema Nervoso é composto por: Sistema Nervoso Central (SNC) CENTROS NERVOSOS Sistema Nervoso Periférico (SNP) Nervos cranianos Constituição

Leia mais

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi Fisiologia Animal Sistema Nervoso Sistema Nervoso Exclusivo dos animais, vale-se de mensagens elétricas que caminham pelos nervos mais rapidamente que os hormônios pelo sangue. Mantido vivo pela eletricidade,

Leia mais

TDAH. Rosania Morales Morroni. Rosana Talarico Pereira. Cintia Souza Borges de Carvalho. http://itaquainclusao.blogspot.com

TDAH. Rosania Morales Morroni. Rosana Talarico Pereira. Cintia Souza Borges de Carvalho. http://itaquainclusao.blogspot.com TDAH Rosania Morales Morroni DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO Rosana Talarico Pereira SUPERVISOR DE ENSINO Cintia Souza Borges de Carvalho PCOP EDUCAÇÃO ESPECIAL http://itaquainclusao.blogspot.com Rede de

Leia mais

A Psiquiatria e seu olhar Marcus André Vieira Material preparado com auxílio de Cristiana Maranhão e Luisa Ferreira

A Psiquiatria e seu olhar Marcus André Vieira Material preparado com auxílio de Cristiana Maranhão e Luisa Ferreira A Psiquiatria e seu olhar Marcus André Vieira Material preparado com auxílio de Cristiana Maranhão e Luisa Ferreira Transtornos do Desenvolvimento Psicológico Transtornos do Desenvolvimento Psicológico

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

20/08/2010 REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NA PESSOA COM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

20/08/2010 REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NA PESSOA COM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM I Seminário de Reabilitação Cognitiva nos Transtornos de REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NA PESSOA COM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM Marina Nery 1 Conceito Transtorno de Transtorno de Dificuldade de Inteligência

Leia mais

NEURORRADIOLOGIA DAS DEMÊNCIAS

NEURORRADIOLOGIA DAS DEMÊNCIAS NEURORRADIOLOGIA DAS DEMÊNCIAS ARNOLFO DE CARVALHO NETO (arnolfo@ufpr.br) Demência é o declínio da memória associado à deterioração de outra(s) das funções cognitivas (linguagem, gnosias, praxias e funções

Leia mais

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo 2013 Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo Ana Fonseca, Bárbara Nazaré e Maria Cristina Canavarro Pontos de interesse especiais: Porque

Leia mais

Comorbidades que podem estar associadas a Dislexia (TDA/TDAH)

Comorbidades que podem estar associadas a Dislexia (TDA/TDAH) Comorbidades que podem estar associadas a Dislexia (TDA/TDAH) Por Ana Luiza Borba Psicóloga e Especialista em Psicopedagogia O aluno com distúrbio de aprendizagem (DA), possui, no plano educacional, um

Leia mais

CEREBELO PROFª. RESPONSÁVEL: NORMA M. S. FRANCO ORGANIZADOR: ANDRÉ R MENDONÇA

CEREBELO PROFª. RESPONSÁVEL: NORMA M. S. FRANCO ORGANIZADOR: ANDRÉ R MENDONÇA CEREBELO PROFª. RESPONSÁVEL: NORMA M. S. FRANCO ORGANIZADOR: ANDRÉ R MENDONÇA FUNÇÃO DO CEREBELO. É a parte do encéfalo responsável pelo controle dos movimentos voluntários, aprendizagem motora, controle

Leia mais

SISTEMA NERVOSO INTEGRADOR

SISTEMA NERVOSO INTEGRADOR SISTEMA NERVOSO INTEGRADOR O sistema integrador é o responsável pelo que é feito entre a sensação e a ação: percepção, aprendizagem, memória e planejamento. O pensador de Rodin SISTEMA NERVOSO INTEGRADOR

Leia mais

Deficiência Mental O QUE É A DEMÊNCIA?

Deficiência Mental O QUE É A DEMÊNCIA? Deficiência Mental Nesta publicação trataremos de um tema de grande importância para toda a comunidade que é o Estudo das Demências. Graças à melhora das condições sanitárias e de cuidados com a saúde,

Leia mais

6. Considerações Finais

6. Considerações Finais 6. Considerações Finais O estudo desenvolvido não permite nenhuma afirmação conclusiva sobre o significado da família para o enfrentamento da doença, a partir da fala das pessoas que têm HIV, pois nenhum

Leia mais

Memória. Dra. Marcia Y. Kimura Oka Médica Geriatra Especialista em Geriatria pela SBGG

Memória. Dra. Marcia Y. Kimura Oka Médica Geriatra Especialista em Geriatria pela SBGG Memória Dra. Marcia Y. Kimura Oka Médica Geriatra Especialista em Geriatria pela SBGG Alterações Cerebrais com o Envelhecimento Redução do volume (atrofia) Redução da Interconectividade cerebral Acúmulo

Leia mais

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida.

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Será que já paramos e pensamos no que é o tempo? Podemos afirmar que o tempo é nossa própria vida. E a vida só é vivida no aqui e agora, no efêmero momento entre o passado

Leia mais

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Tecido Nervoso Compreende basicamente dois tipos celulares Neurônios unidade estrutural e funcional

Leia mais

Matéria: Biologia Assunto: Tecidos Animais - Tecido Nervoso Prof. Enrico Blota

Matéria: Biologia Assunto: Tecidos Animais - Tecido Nervoso Prof. Enrico Blota Matéria: Biologia Assunto: Tecidos Animais - Tecido Nervoso Prof. Enrico Blota Biologia Moléculas, células e tecidos - Tecidos animais Tecido nervoso Nesse tecido a substância intercelular praticamente

Leia mais

A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA. www.espiritizar.com.br

A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA. www.espiritizar.com.br A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA Meditando sobre a essência e o significado de ser um Espírito imortal em evolução: Feche os olhos e entre em contato

Leia mais

TIME, um desafio para alta performance

TIME, um desafio para alta performance TIME, um desafio para alta performance 1. Introdução O objetivo desse artigo é discutir um caminho para tornar os times de trabalho mais eficazes, mais produtivos, voltados a resultados significativos.

Leia mais

CASO CLINICO. Sexo: Masculino - Peso : 90 KIlos Altura: 1,90m

CASO CLINICO. Sexo: Masculino - Peso : 90 KIlos Altura: 1,90m CASO CLINICO Cliente : A. G - 21 anos - Empresa familiar - Sexo: Masculino - Peso : 90 KIlos Altura: 1,90m Motivo da avaliação: Baixa auto estima, dificuldade em dormir, acorda várias vezes a noite. Relatou

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

DEPRESSÃO. Tristeza vs Depressão «Será que estou deprimido?» «Depressão?! O que é?»

DEPRESSÃO. Tristeza vs Depressão «Será que estou deprimido?» «Depressão?! O que é?» DEPRESSÃO Tristeza vs Depressão «Será que estou deprimido?» Em determinados momentos da nossa vida é normal experienciar sentimentos de «grande tristeza». Para a maioria das pessoas, tais sentimentos surgem

Leia mais

Monografía Curso de Capacitación Docente en Neurociencias

Monografía Curso de Capacitación Docente en Neurociencias Monografía Curso de Capacitación Docente en Neurociencias Alumno: Luciano dos Santos Alves www.asociacioneducar.com Mail: informacion@asociacioneducar.com Facebook: www.facebook.com/neurocienciasasociacioneducar

Leia mais

Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br

Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br HUMANIZAÇÃO NO SERVIÇO ODONTOLÓGICO Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br É a proposta de uma nova relação entre usuário, os profissionais que o atendem e os serviços. Todos

Leia mais

Cuidar do Idoso com demência

Cuidar do Idoso com demência Cuidar do Idoso com demência Na atualidade, somos confrontados com um processo de envelhecimento demográfico caracterizado por um aumento progressivo de população idosa, em detrimento da população jovem,

Leia mais

Dicas que ajudam pais na escolha da escola dos seus filhos

Dicas que ajudam pais na escolha da escola dos seus filhos Dicas que ajudam pais na escolha da escola dos seus filhos Com a chegada do fim do ano, muitos pais vivem um impasse na escolha da melhor escola para seus filhos. Quais aspectos levar em consideração?

Leia mais

Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia

Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia INTRODUÇÃO A psicomotricidade está

Leia mais

Transtornos Mentais diagnosticados na infância ou na adolescência

Transtornos Mentais diagnosticados na infância ou na adolescência Pediatria do Desenvolvimento e do Comportamento Transtornos Mentais diagnosticados na infância ou na adolescência Faculdade de Ciências Médicas Prof. Orlando A. Pereira Unifenas Transtorno de Deficiência

Leia mais

Teoria Dos Cinco Movimentos

Teoria Dos Cinco Movimentos Teoria Dos Cinco Movimentos Constitui a base teórica da MTC. Caracteriza-se por cinco processos básicos decorrentes das qualidades de cinco elementos comuns, encontrados na natureza, e que simbolizam todos

Leia mais

Viver Melhor com Inteligência Emocional: ADMINISTRANDO SEUS SENTIMENTOS COM EFICIÊNCIA

Viver Melhor com Inteligência Emocional: ADMINISTRANDO SEUS SENTIMENTOS COM EFICIÊNCIA Viver Melhor com Inteligência Emocional: ADMINISTRANDO SEUS SENTIMENTOS COM EFICIÊNCIA Entendendo (de verdade) sobre Inteligência Emocional Muito se fala sobre inteligência emocional, mas pouco se entende

Leia mais

ÍNDICE PRIMEIRA PARTE A ARTE DA COMUNICAÇÃO

ÍNDICE PRIMEIRA PARTE A ARTE DA COMUNICAÇÃO ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 13 PRIMEIRA PARTE A ARTE DA COMUNICAÇÃO 1. ESCUTAR OS FILHOS... 17 1.1 Dar tempo... 18 1.2 Prestar atenção... 19 1.3 Interpretar bem a mensagem... 19 1.4 Manifestar compreensão...

Leia mais

JANGADA IESC ATENA CURSOS

JANGADA IESC ATENA CURSOS JANGADA IESC ATENA CURSOS MÁRCIA INÊS DE OLIVEIRA DA SILVA SURDEZ PROJETO DE PESQUISA Passo Fundo 2015 TEMA: Surdez DELIMITAÇÃO DO TEMA: O Tema delimita-se a inclusão de crianças surdas nas escolas de

Leia mais

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO -AEE E O ALUNO COM SURDOCEGUEIRA E OU COM

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO -AEE E O ALUNO COM SURDOCEGUEIRA E OU COM O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO -AEE E O ALUNO COM SURDOCEGUEIRA E OU COM DEFICIÊNCIA MÚLTPLA A pessoa com Surdocegueira O conceito de surdocegueira Surdocegueira é uma condição que apresenta outras

Leia mais

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos Sejam bem-vindos Nós desenvolvemos este guia para ajudá-lo a se preparar para a operação de sua criança. Muitas famílias acreditam que aprendendo e conversando sobre o que esperar do tratamento pode ajudar

Leia mais

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES 1 Copyright 2014 por Publicado por: Diabetes & Você Autora: Primeira edição: Maio de 2014 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta apostila pode

Leia mais

Risco de projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito positivo ou um negativo no objetivo de um projeto.

Risco de projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito positivo ou um negativo no objetivo de um projeto. Risco de projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito positivo ou um negativo no objetivo de um projeto. Um risco tem uma causa e, se ocorre, uma conseqüência. Se um ou outro

Leia mais

Ao Agente Comunitário de Saúde:

Ao Agente Comunitário de Saúde: : COMO IDENTIFICAR O IDOSO E O SEU CUIDADOR NA VISITA DOMICILIAR Pesquisadora CNPq Grupo de Pesquisa Epidemiologia do Cuidador Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP Bolsista de Produtividade

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO Nº 410/X

PROJECTO DE RESOLUÇÃO Nº 410/X PROJECTO DE RESOLUÇÃO Nº 410/X Que recomenda ao governo a revisão da comparticipação estatal na aquisição de medicamentos específicos para o tratamento da Demência na Doença de Alzheimer. I EXPOSIÇÃO DE

Leia mais

TRAUMA PSÍQUICO ORIENTAÇÕES GERAIS AOS MÉDICOS NÚCLEO DE ESTUDOS E TRATAMENTO DO TRAUMA (NET TRAUMA)

TRAUMA PSÍQUICO ORIENTAÇÕES GERAIS AOS MÉDICOS NÚCLEO DE ESTUDOS E TRATAMENTO DO TRAUMA (NET TRAUMA) TRAUMA PSÍQUICO ORIENTAÇÕES GERAIS AOS MÉDICOS NÚCLEO DE ESTUDOS E TRATAMENTO DO TRAUMA (NET TRAUMA) SERVIÇO DE PSIQUIATRIA HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE (HCPA) DEPARTAMENTO DE PSIQUIATRIA UNIVERSIDADE

Leia mais

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM AVC Maria Gabriela Ramos Ferreira CRP12/01510 Especialista em Neuropsicologia Mestre em Saúde e Meio Ambiente Universidade da Região de Joinville UNIVILLE Definição de AVC

Leia mais

Motivação. Robert B. Dilts

Motivação. Robert B. Dilts Motivação Robert B. Dilts A motivação é geralmente definida como a "força, estímulo ou influência" que move uma pessoa ou organismo para agir ou reagir. De acordo com o dicionário Webster, motivação é

Leia mais

O uso do passaporte da comunicação no desenvolvimento de Interação e comunicação de pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial

O uso do passaporte da comunicação no desenvolvimento de Interação e comunicação de pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial O uso do passaporte da comunicação no desenvolvimento de Interação e comunicação de pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial 1 O uso do passaporte da comunicação no desenvolvimento

Leia mais

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO COGNITIVO?

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO COGNITIVO? DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO COGNITIVO? 1. O que é Deficiência Intelectual ou Atraso Cognitivo? Deficiência intelectual ou atraso cognitivo é um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

Dislexia: Como Suspeitar e Identificar Precocemente o Transtorno na Escola

Dislexia: Como Suspeitar e Identificar Precocemente o Transtorno na Escola Dislexia: Como Suspeitar e Identificar Precocemente o Transtorno na Escola Autor: Telma Pantano Data: 30/12/2009 Releitura realizada por Lana Bianchi e Vera Lucia Mietto. A identificação precoce de um

Leia mais

MÓDULO II Funções Cognitivas

MÓDULO II Funções Cognitivas MÓDULO II Funções Cognitivas REALIZAÇÃO CEPSIC e Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP Drª Mara Cristina Souza de Lucia - Direção www.cepsiconline.com.br AULA 1 Funções

Leia mais

A NEUROPSICOLOGIA E O MEDO DA DOR

A NEUROPSICOLOGIA E O MEDO DA DOR FACULDADE DA SERRA GAÚCHA PÓS-GRADUAÇÃO PSICOTERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PSICOTERAPIAS COGNITIVAS E NEUROCIÊNCIAS PROF. MS. DANIELLE IRIGOYEN DA COSTA A NEUROPSICOLOGIA E O MEDO DA DOR CASSIANA MARTINS

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Professora: Daniela Carrogi Vianna

SISTEMA NERVOSO. Professora: Daniela Carrogi Vianna SISTEMA NERVOSO Professora: Daniela Carrogi Vianna SISTEMA NERVOSO O sistema Nervoso é um todo. Sua divisão em partes tem um significado exclusivamente didático, pois as várias partes estão intimamente

Leia mais

Dicas de Administração do Tempo. Dicas. Administração do Tempo. 2006 Reisner Consultores Associados

Dicas de Administração do Tempo. Dicas. Administração do Tempo. 2006 Reisner Consultores Associados Dicas Administração do Tempo 1 rev 23/08/06 O tempo é um bem limitado e não recuperável: pode-se fazer qualquer coisa, no entanto, cada dia continuará a ter somente 24 horas o dia de ontem não voltará

Leia mais

Stress. Saúde Mental. ão.

Stress. Saúde Mental. ão. Saúde Mental Stress Se dura o tempo necessário para proteger o organismo de uma situação de risco, é saudável. Quando passa dias e dias sem controle, vira doença. O Stress, além de ser ele próprio e a

Leia mais

Atendimento Domiciliar

Atendimento Domiciliar Atendimento Domiciliar Definição da Unimed Porto Alegre sobre Home Care O Home Care é um beneficio de prestação de serviço de assistência à saúde, a ser executado no domicilio do paciente com patologias

Leia mais

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado Paula Rebouças Estudo Exploratório I. Introdução A Dislexia é uma síndrome caracterizada por problemas na leitura: ao ler a pessoa

Leia mais

Aos 4 anos. Desenvolvimento Psicológico. i dos Pais

Aos 4 anos. Desenvolvimento Psicológico. i dos Pais i dos Pais Aos 4 anos Aos 4 anos de idade várias competencias intelectuais e emocionais surgem mais integradas dando à criança um acréscimo de autonomia e iniciativa no contexto das relações com os adultos

Leia mais

Encontre o poder escondido na sua verdade! Encontre a sua Sombra e transforme-a no caminho para os seus sonhos.

Encontre o poder escondido na sua verdade! Encontre a sua Sombra e transforme-a no caminho para os seus sonhos. Encontre o poder escondido na sua verdade! Encontre a sua Sombra e transforme-a no caminho para os seus sonhos. Imagine que existe uma parte em cada ser humano esperando ser descoberta e que tem o poder

Leia mais

Atividade Motora Adaptada

Atividade Motora Adaptada Distúrbio de aprendizagem (DA) Atividade Motora Adaptada DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM Discrepância entre o potencial e o aproveitamento escolar, que não se deve a retardo mental, distúrbio emocional nem

Leia mais

É isso que cada vez mais pessoas estão fazendo em lugares como o Vale do Silício

É isso que cada vez mais pessoas estão fazendo em lugares como o Vale do Silício Nootrópicos, as \'drogas inteligentes\' que são moda no Vale do Silício Imagine se toda manhã, antes de ir para o trabalho, você tomasse um comprimido que, além de te deixar mais ligado e concentrado,

Leia mais

Raciocínio Lógico e o Cérebro Humano. Vídeo: Córtex cerebral e memória (5 min).

Raciocínio Lógico e o Cérebro Humano. Vídeo: Córtex cerebral e memória (5 min). Raciocínio Lógico e o Cérebro Humano Vídeo: Córtex cerebral e memória (5 min). 1 Raciocínio Lógico e Cérebro: o Lobo Frontal O lobo frontal está envolvido no raciocínio lógico, pois é responsável pelo

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DO BEBÊ DE ZERO A UM ANO DE IDADE À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL Nadia Mara Eidt; Departamento de Educação; Universidade Estadual de Londrina; Londrina; Paraná, Brasil.

Leia mais

Como é o Tratamento das Disfunções Sexuais na Terapia Cognitivo- Comportamental?

Como é o Tratamento das Disfunções Sexuais na Terapia Cognitivo- Comportamental? Como é o Tratamento das Disfunções Sexuais na Terapia Cognitivo- Comportamental? Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química Pós-Graduação Pós-Graduação

Leia mais

AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE WHOQOL-120 HIV AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE Genebra Versão em Português 1 Departamento de Saúde Mental e Dependência Química Organização Mundial da Saúde CH-1211 Genebra

Leia mais

RECEPTORES SENSORIAIS

RECEPTORES SENSORIAIS RECEPTORES SENSORIAIS Elio Waichert Júnior Sistema Sensorial Um dos principais desafios do organismo é adaptar-se continuamente ao ambiente em que vive A organização de tais respostas exige um fluxo de

Leia mais

Telencéfalo e Núcleos da Base Funções corticais superiores

Telencéfalo e Núcleos da Base Funções corticais superiores Telencéfalo e Núcleos da Base Funções corticais superiores Funções básicas que sustentam a vida são mediadas pela medula, tronco encefálico e diencéfalo No TELENCÉFALO ocorrem os processos psicológicos

Leia mais

13 Estudando as aulas do Telecurso 2000

13 Estudando as aulas do Telecurso 2000 A U A UL LA Estudando as aulas do Telecurso 2000 Televisão ligada. Seus olhos estão voltados para as imagens, seus ouvidos percebem os sons e você presta atenção a mais uma aula do Telecurso 2000. Enquanto

Leia mais

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes.

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes. ONG S E ASSOCIAÇÕES PARA COMEÇAR Você tem vontade de participar mais do que acontece ao seu redor, dar uma força para resolver questões que fazem parte da rotina de certos grupos e comunidades e colocar

Leia mais

Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Cérebro. Cerebelo. Encéfalo. Mesencéfalo Ponte Bulbo Medula

Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Cérebro. Cerebelo. Encéfalo. Mesencéfalo Ponte Bulbo Medula Introdução O corpo humano é coordenado por dois sistemas: o nervoso e o endócrino. O sistema nervoso é o que coordena, por meio da ação dos neurônios, as respostas fisiológicas, como a ação dos músculos

Leia mais

A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Resumo A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Ana Regina Donato de Moraes 1 Lourdes Keila Casado Pulucena 2 Lucieni Vaz dos Santos 3 Aprender brincando não é apenas um passatempo, quando se trata de ensinar.

Leia mais

O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE

O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE Cuidando de quem cuida Instituto de Capacitação e Intervenção Psicossocial pelos Direitos da Criança e Adolescente em Situação de Risco O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE

Leia mais

Hemodiálise. Uma breve introdução. Avitum

Hemodiálise. Uma breve introdução. Avitum Hemodiálise Uma breve introdução Avitum O que é hemodiálise? Na hemodiálise, um rim artificial (hemodialisador) é usado para remover resíduos, substâncias químicas extras e fluido de seu sangue. Para colocar

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

UMA TOPOLOGIA POSSÍVEL DA ENTRADA EM ANÁLISE 1

UMA TOPOLOGIA POSSÍVEL DA ENTRADA EM ANÁLISE 1 UMA TOPOLOGIA POSSÍVEL DA ENTRADA EM ANÁLISE 1 Celso Rennó Lima A topologia..., nenhum outro estofo a lhe dar que essa linguagem de puro matema, eu entendo por aí isso que é único a poder se ensinar: isso

Leia mais

Neurociência e Saúde Mental

Neurociência e Saúde Mental 1 DICAS PARA MELHORAR O SONO Dormir bem pode fazer toda a diferença para ir bem em uma prova, ser mais criativo no trabalho e manter uma boa memória. O sono é essencial para manter uma rotina saudável,

Leia mais

Construindo atividades com o software Kompozer

Construindo atividades com o software Kompozer Construindo atividades com o software Kompozer 1. Contextualização 1.1. Caracterização do O.A. Área de conhecimento: Ciências biológicas Disciplina ou curso: Fisiologia Ementa em que o O.A. se encaixa:

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje.

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO- Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. Profa. Dra. Valéria Batista O que é vida saudável? O que é vida saudável? Saúde é o estado de complexo bem-estar físico,

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Este caderno é parte integrante da Revista APM Edição n 561 -Outubro de 2005

Este caderno é parte integrante da Revista APM Edição n 561 -Outubro de 2005 Este caderno é parte integrante da Revista APM Edição n 561 -Outubro de 2005 Cartilha Informativa sobre Drogas (Publicação em fascículos nas edições 557, 558, 559, 560, 561, 562, 563 e 564 da Revista A

Leia mais

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Hulda Gomides OLIVEIRA. Elza Kioko Nakayama Nenoki do COUTO. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. huldinha_net@hotmail.com

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação

Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação Um ambiente em constante mutação, com alterações cada vez mais rápidas e significativas, exige uma empresa com capacidade de adaptação crescente ao

Leia mais

Creche Municipal Pequeno Príncipe

Creche Municipal Pequeno Príncipe DESCRIPCIÓN DE LA INSTITUCIÓN UBICACIÓN GEOGRÁFICA Região: Centro Oeste Município: Porto dos Gaúchos MT Título da experiência: Construindo sua identidade no universo da brincadeira Autoras: Claudiane Eidt

Leia mais

TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM

TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM VERDADEIRO? FALSO? TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM VERDADEIRO? FALSO? A EDUCAÇÃO PODE ME PREJUDICAR VERDADEIRO? FALSO? APRENDO SEMPRE DE FORMA CONSCIENTE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM Podemos concordar que aprendemos

Leia mais

Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente.

Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente. BOLETIM TÉCNICO JULHO 2015 Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente. Segundo a Psicologia atual ajudada pela compreensão do mundo real que nos trouxe a Física moderna, nós, seres

Leia mais

ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DA INTERAÇÃO CÉREBRO-COMPUTADOR: CONTROLE DE DISPOSITIVOS MECATRÔNICOS ATRAVÉS DA MENTE

ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DA INTERAÇÃO CÉREBRO-COMPUTADOR: CONTROLE DE DISPOSITIVOS MECATRÔNICOS ATRAVÉS DA MENTE 26 a 29 de outubro de 2010 ISBN 978-85-61091-69-9 ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DA INTERAÇÃO CÉREBRO-COMPUTADOR: CONTROLE DE DISPOSITIVOS MECATRÔNICOS ATRAVÉS DA MENTE Humberto Vinicius Paulino Baena 1 ; Munif

Leia mais

Envelhecimento Cerebral e Demências

Envelhecimento Cerebral e Demências Envelhecimento Cerebral e Demências Thiago Monaco thiagomonaco@ yahoo.com Envelhecimento Cerebral e Demências Envelhecimento Cerebral D. Comuns D. Menos Comuns D. potencialmente tratáveis Envelhecimento

Leia mais

Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012

Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012 Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012 Panorama sobre Gestão da Qualidade, incluindo os princípios fundamentais relacionados ao atendimento A Qualidade em Serviços e a percepção do cliente A importância

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

A IMPORTANCIA DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA NA INSERÇÃO SOCIAL DOS PACIENTES COM TRANSTORNO MENTAL

A IMPORTANCIA DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA NA INSERÇÃO SOCIAL DOS PACIENTES COM TRANSTORNO MENTAL A IMPORTANCIA DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA NA INSERÇÃO SOCIAL DOS PACIENTES COM TRANSTORNO MENTAL 1 SANTOS, Kassila Conceição Ferreira; SOUZA, Ana Lúcia Rezende; NOGUEIRA, Douglas José. Palavras-chave:

Leia mais

Como lidar com a perda...

Como lidar com a perda... Psicóloga, Chou Im Keng Nascer, envelhecer e morrer, são etapas que fazem parte da vida. O nascimento de uma vida traz alegria e esperança, porém, quando perdermos um familiar ou companheiro, a tristeza

Leia mais

AS INQUIETAÇÕES OCASIONADAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA REDE REGULAR DE ENSINO

AS INQUIETAÇÕES OCASIONADAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA REDE REGULAR DE ENSINO AS INQUIETAÇÕES OCASIONADAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA REDE REGULAR DE ENSINO MORAES Violeta Porto Resumo KUBASKI Cristiane O presente artigo tem como objetivo colocar em pauta

Leia mais