AÇÕES DA EXTENSÃO PROJETOS ENCERRADOS. Programa Incubadora de Administração de Serviços Públicos. Coordenador: Maria Ester Menegasso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AÇÕES DA EXTENSÃO PROJETOS 2006 - ENCERRADOS. Programa Incubadora de Administração de Serviços Públicos. Coordenador: Maria Ester Menegasso"

Transcrição

1 AÇÕES DA EXTENSÃO PROJETOS ENCERRADOS Programa Incubadora de Administração de Serviços Públicos Maria Ester Menegasso Fernando Amorim, Alice Jorge de Souza Andréia Magalhães Pires Wagner Nathan Fernandes de Castro Juliana Mello Ferreira Ana Kiara de Freitas Furlan Jéferson Dahmer Composto dos seguintes projetos: Projeto Capacitação em Informática Básica Este projeto pretende desenvolver cursos extracurriculares, em informática básica, visando à capacitação de servidores públicos municipais lotados nas Escolas Municipais, vinculadas a Secretaria de Educação do Município de Balneário Camboriú, bem como, a complementação do processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos do Curso de Administração de Serviços Públicos. Os cursos de informática básica serão ministrados no laboratório de informática/labtic-balneário Camboriú, por acadêmicos, por meio de uma abordagem completa das ferramentas mais utilizadas tanto pelos servidores municipais na comunicação e no desempenho de suas atividades, quanto aos acadêmicos que demonstrarem interesse nos cursos. Dessa maneira, eles terão a oportunidade de superar dificuldades no manuseio das ferramentas do windows avançado. Também o projeto visa fortalecer a imagem, inserção e integração da UDESC/ESAG, na comunidade de Balneário Camboriú. Os diversos cursos de informática básica também podem servir para acadêmicos, com carga horária em atividades complementares previstas no currículo do curso de administração de serviços públicos. Projeto Colóquio sobre a administração de serviços públicos Comunicar é uma das condições básicas do prograsso e do desenvolvimento social e é através dessa idéia que o Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos, por meio do projeto Colóquios, aposta na idéia central de comunicação de conhecimento (palestras, debates, minicursos, seminários, etc) e na maneira como esse conhecimento é produzido, transmitido e transformado em novas idéias, produtos e serviços. De forma a gerarem novos conhecimentos, melhorarem a qualidade de nossas vidas e nosso bem-estar, estimularem a

2 nossa inteligência e nossa faculdade de compreender o mundo que nos rodeia e nosso mundo interior. Este projeto propõe-se, por meio da extensão universitária, promover comunicações, troca de experiência entre professores, estudiosos e gestores públicos e acadêmicos do curso, sobre assuntos relacionados com o campo de administração de serviços públicos. Esta proposta visa a estreitar os laços de proximidade e troca entre universidade e comunidade. Projeto Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos Este projeto pretende desenvolver um espaço de aprendizagem em serviços públicos focados no desenvolvimento profissional e pessoal dos futuros administradores públicos graduados pela ESAG. O Laboratório de Aprendizagem de Serviços Públicos LASP como um dos projetos vinculados ao Programa Incubadora de Administração de Serviços Públicos, propõem-se a desenvolver um conjunto de ações que visam aproximar os alunos de atividades práticas vinculadas ao curso e, assim, aperfeiçoá-los para o exercício da atividade profissional e motiválos à atuação em projetos de pesquisa e extensão. As atividades realizadas nesse projeto se baseiam no pressuposto do aprender a fazer fazendo. Espera-se como resultado que os alunos do curso tenham a oportunidade de criar identidade com o curso por meio de estudos teóricos, debates e trocas de experiências, com vistas à consolidação de uma cultura acadêmica que os motive a ações futuras vinculadas à pesquisa e extensão. Suas atividades serão construídas ao longo do período, mas voltadas para o desenvolvimento profissional do acadêmico do curso, por meio de grupos de estudos, encontros e oficinas, como forma de difundir a produção de conhecimentos nessa área. A participação dos acadêmicos nas diferentes atividades desenvolvidas no LASP, também podem servir para complementarem a carga horária, nas atividades complementares, previstas no currículo do Curso de Administração de Serviços Públicos.

3 Programa Cultural Embaixada Copa Lord Fábio Pugliesi Josué Alexandre Sander Sabrina Martins Fortunato Cibele Debiasi Alberton Artur Prandin Cury O programa COPA LORD faz parte do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Santa Catarina UDESC/ESAG, tendo como propósito continuar e ampliar as ações já realizadas na comunidade do Monte Serrat através dos projetos de Extensão Ação Cultural na Embaixada Copa Lord e LIVROS E BATUCADAS Formação da Bateria Mirim da Escola de Samba Embaixada Copa Lord em parceria com a Escola de Educação Básica Lúcia do Livramento Mayvorme. Concomitantemente estará sendo criada uma Escola de Música na sede da Escola de Samba Copa Lord, visando proporcionar mais atividades lúdicas e culturais aos jovens da comunidade, sempre procurando fortalecer a cultura local, iniciando com instrumentos diretamente ligados ao samba como o cavaquinho. Engajados nesta idéia queremos levar as crianças e a comunidade a uma realidade diferente e dar a chance de possuir perspectivas para seus futuros, com dignidade e cidadania.

4 Programa Integrado de Formação de Espaços Públicos por meio do Artesanato - PUBLIARTE Rodrigo Bousfield Carlos Eduardo Pereira Carpes Sabrina Martins Fortunato Francielle Mesadri de Lima Franciele Monique Mendes Tatiane Amanda Simm Janaina Silveira Vizzon Caroline Dal Pra A relevância social que envolve o projeto MAGIARTE e o fundamento para o seu desdobramento em programa de extensão releva-se na integração concreta entre a comunidade e os fins precípuos da Universidade, ou seja, ensino, pesquisa e extensão. Para este intento um único projeto não é suficientemente habilitado para a realidade que se configurou. Daí a necessidade de criação do programa que compreenderá: o desenvolvimento institucional e de gestão da Associação MAGIARTE, inclusive com o objetivo de se obter uma sede própria para a mesma, por meio de parcerias com o poder público e a iniciativa privada; a articulação da feira permanente Feira de Artesanato, Gastronomia, Arte e Cultura Feira Arte Floripa, a qual alberga áreas temáticas de cultura, educação, produção diferenciada concomitante a processo de geração de renda em formas não convencionais de trabalho, a qual já se concretizou pela assinatura de convênio entre Prefeitura Municipal de Florianópolis, UDESC e integrantes da iniciativa privada; por último, com a revitalização sócio-ambiental do Parque da Luz, objetiva-se por meio de urbanização a construção de um novo espaço público, atualmente subutilizado. Todos os projetos que formam o programa visam uma ação integrada de inserção de elementos voltados ao desenvolvimento artístico, cultural, científico, ambiental, urbanístico e de geração de renda de modo a atender ao caráter interdisciplinar, com metas e resultados pré-estabelecidos, que além de propiciar ações de impacto concreto no processo de qualificação social, tanto dos alunos, por meio do apoio ao ensino ao qual se remete a extensão, bem como da comunidade Ilhéu, enquanto protagonista do processo. Possibilitando, dentre outros, a divulgação da UDESC, enquanto parceira socialmente responsável e devidamente integrada à sociedade catarinense.

5 Programa ESAG Sênior Mário César Barreto Moraes Marihá Vieira Peruchi Gabriela Lafourcade Kniest Izabela Raquel Laís Silveira Santos Mariana Pereira Querino Existem, atualmente, diversos cursos para a Terceira Idade que parece ter o lúdico como principal proposta para os alunos. A ESAG Sênior almeja mais do que isso. Além de ter um foco diferenciado, por ter seu público-alvo entre adultos de meia-idade, ou seja, com idade igual ou superior a 45 anos, a ESAG Sênior preza pelo conteúdo e qualidade de suas disciplinas, pela participação efetiva do aluno, além de estar sempre preocupada em descobrir as reais necessidades de seu aluno para supri-las da melhor forma. Como conseqüência do desenvolvimento tecnológico, o aumento da longevidade traz à tona uma realidade bastante conhecida em países desenvolvidos: a de que nossos chamados idosos têm muito para contribuir. Este é um fato que, embora conhecido de todos, parece que foi descoberto há poucos meses, como se pode analisar pelo grande surgimento de bancos que fornecem empréstimos a aposentados e pensionistas. O problema reside no fato de que estes clientes, muitas vezes, não possuem informações a respeito de como aplicar o dinheiro, utilizar o crédito, perceber se estão ou não sendo lesados ou enganados. Então se verifica a importância de um curso como a ESAG Sênior que, com seu foco em Administração, visa auxiliar seu aluno a abrir seu próprio negócio, recolocar-se no mercado de trabalho ou atuar na realidade do voluntariado profissional. O fato de ter disciplinas como Noções de Direito, Comunicação e Expressão e Oficina da Saúde, que alertam o acadêmico da importância de não negligenciar nenhum aspecto, evidencia a necessidade de buscar o equilíbrio emocional, físico e intelectual, artístico e profissional. Ciente dessa realidade e baseada na proposta de Esacila-Empresa-Comunidade, a ESAG criou a ESAG Sênior, um curso de extensão que tem seu foco voltado para o resgate e a reorientação profissional dessas pessoas, haja vista que o público-alvo parece encontrar-se inadequadamente aproveitado no mercado de trabalho e na comunidade, apesar de todo um potencial e de uma vontade para contribuir com o desenvolvimento econômico e social da região, por meio da geração de oportunidades de trabalho e renda.

6 Programa de Complementaridade no Ensino da ESAG Nério Amboni Voluntários: Nathália Fiala Ruiz Denis Graeff de Oliveira Marcela Maltez Darli O projeto pretende desenvolver diversos cursos e palestras extracurriculares focados no desenvolvimento profissional e pessoal dos futuros administradores formados pela ESAG. Também, visa o fortalecimento da integração e da imagem da UDESC, do Centro w do Curso junto ao meio. Estes cursos e palestras serão selecionados através de pesquisas e/ou por indicação de assuntos estratégicos por parte dos professores dos departamentos de ensino que integram o CCA/ESAG, a serem ministrado junto aos alunos do curso, visando a complementação do processo de ensino-aprendizagem, bem como nas empresas e associações que demonstrarem interesse nos mesmos. Objetiva, ainda, identificar as verdadeiras necessidades do mercado de trabalho, e também a visão dos alunos relativa a carência sentida no decorrer de sua introdução na vida profissional, propiciando aos acadêmicos, através de uma efetiva e eficaz extensão universitária, um completo arcabouço de competências, habilidades e atitudes requeridas para a formação integral do ser humano. Os diferentes cursos e palestras também podem servir para os alunos complementarem a carga horária do novo projeto pedagógico do curso de Administração no que concerne as Atividades Acadêmicas Curriculares Adicionais previstas na proposta a ser regulamentada pelo Conselho de Centro da ESAG/UDESC.

7 Programa Comunicação e Educação Simone Ghisi Feuerschütte Marcelo Corrêa Pedroso Lucas Peter Keunecke Composto dos seguintes projetos: Projeto Elaboração de um Vídeo Institucional do Curso de Administração do Serviço Público O projeto tem como objetivo criar um vídeo que mostre a Universidade do Estado de Santa Catarina focando sua atividade no curso de graduação de Administração do Serviço Público. Projeto Portal de Informações de Serviços Públicos O projeto visa criar um espaço interdisciplinar de divulgação, avaliação e orientação sobre serviços públicos por meio da rede mundial de computadores (internet), tornando-se uma ferramenta para fomentar a participação de atores envolvidos no serviço público e oportunizar o accountability dos mesmos. Destacam-se nessas ações: introduzir diagnóstico on line; melhorar o processo de divulgação de informação; espaço de conteúdo dinâmico para os alunos do curso da ESAG; criar uma metodologia-referência para a avaliação de serviços públicos. Para colaborar com essas ações, este documento apresenta uma proposta para a criação do Portal de Informações de Serviços Públicos, que terá como objetivo promover a avaliação, a divulgação de notícias, informes sobre serviços públicos. Projeto Visitas Técnicas O projeto tem como objetivo fomentar o processo ensino-aprendizagem no Curso de Administração de Serviços Públicos, por meio da implementação da estratégia de estudo do meio, especificamente com a realização de visitas técnicas orientadas pelas diferentes disciplinas. A formação acadêmica do administrador de serviços públicos, além de requerer a apreensão de conhecimentos teóricos básicos e específicos e o desenvolvimento de habilidades humanas e técnicas para uma competente atuação profissional. A idéia de sistematizar atividades de visitas técnicas relacionadas à administração de serviços públicos também busca alavancar a interdisciplinaridade no Curso, tal como já ocorre com as atividades do Trabalho Integrado, estimulando o debate em torno das relações e intersecções que se estabelecem entre diferentes áreas do conhecimento. Neste aspecto, o acadêmico, a partir dos conceitos, teorias e métodos apresentados nas disciplinas, terá a oportunidade de refletir diante de uma realidade que, na maioria das vezes, apresenta-se afastada dos modelos idealmente construídos, o que, por isso, permite a abstração e uma possível criação de novos meios para compreendê-la.

8 Projeto Captação de Recursos Financeiros em Organizações Públicas e Privadas Direcionados a Sustentabilidade dos Programas e Projetos de Extensão e Pesquisa da ESAG/UDESC Rubens Araújo de Oliveira Tiemi Marta Togura Sabrina de Abreu Voluntário: Gisele Pereira Teixeira O objetivo precípuo deste projeto é correlacionar no âmbito prático o que já vem sendo desenvolvido no projeto de pesquisa: Estruturação de plano estratégico para a captação de recursos para organizações do terceiro Setor, de modo a efetivar o aprimoramento técnico dos alunos por meio da articulação sinérgica entre ensino, pesquisa e extensão. A relevância social do projeto remete-se a sustentabilidade dos programas e projetos de pesquisa e extensão do Centro de Ciências da Administração, além de gerar a possibilidade de investimentos em outras iniciativas sociais externas que atendam aos requisitos essenciais em termos de desenvolvimento sustentável. Os impactos das ações do projeto manifestar-se-ão direta e indiretamente tanto a viabilidade financeira por meio das ações mantenedoras dos projetos desse centro, bem como na profissionalização destes alunos pela abordagem efetiva na captação de recursos, tanto em organizações públicas como privadas. Além disto se vislumbra a divulgação da UDESC enquanto instituição comprometida com ações sociais promovedoras da qualidade de vida e atuação inovadora em sua função precípua de ensino, promovendo abordagens interligadas entre ensino e prática por seus alunos. A interação concreta com a comunidade acontece com a apresentação do corpo discente nas instituições públicas e privadas, em que os mesmos buscarão ou serão atraídos para o desenvolvimento das atividades laborais, de modo a aproximar os tomadores de serviços com formadores de profissionais, ou seja, no caso específico, a Universidade Pública.

9 Projeto AVOS: Implementação do Braço Social da ESAG Júnior Arnaldo José de Lima Danielle Karine Fernandes Daniel Scortegagna Pagani Este projeto envolve diretamente duas organizações sem fins lucrativos, a ESAG Jr. Consultoria em Administração gerida pro graduandos da ESAG e a AVOS (Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão) que é composta por 80 voluntárias que prestam assistência há 30 anos para um hospital de referência no Estado de Santa Catarina, o qual atende uma demanda de aproximadamente crianças e adolescentes anualmente. Devido ao gerenciamento de serviços do terceiro setor ser um dos problemas enfrentados por estas entidades verificou-se a necessidade de um aperfeiçoamento em gestão por meio da aprendizagem e da aplicação de técnicas advindas do campo da administração, por isto foi criada uma consultoria social unindo a ESAG Jr. e a AVOS tendo o acompanhamento do corpo docente da ESAG. Desta forma, visamos suprir a carência na formação acadêmica dos alunos relacionadas à questão do terceiro setor, assim como s]desenvolver a sociedade de forma profissional e sustentável, é que se pretende dar continuidade a esse projeto para que cada vez mais consigamos desenvolver um braço social, mostrando assim sua crescente preocupação com relação à responsabilidade social e gerando a médio prazo uma nova fase em que a questão social passa a ser uma das prioridades da empresa, trazendo retorno para a sociedade de maneira geral. Utilizando o conhecimento acadêmico e comprometimento, a ESAG Jr. prestará seus serviços, Consultoria em Administração, a esta entidade social. Além de desenvolve-la, A Empresa proporcionará aos acadêmicos envolvidos com o projeto a vivência socialmente responsável, aprimorando sua formação pessoal, profissional e humana trabalhando a questão da responsabilidade social com maior profissionalismo, levando tal instituição ao desenvolvimento auto-sustentável. A entidade beneficiada tem sua imagem muito difundida na sociedade catarinense pelo reconhecimento de suas ações de suas ações de cunho assistencial por uma causa nobre, possui como parceiros empresas renomadas de nossa região propiciando também, contato com empresários empresário disseminando um trabalho desenvolvido pela ESAG no setor público e privado. Isto acaba trazendo grandes benefícios a nossa escola, um exemplo disso foi quando ganhamos mídia televisiva em rede estadual pela repercussão de nossa iniciativa junto a AVOS. Durante este período em que o projeto já se estendeu, já possível desenvolver uma pesquisa da Imagem Institucional da entidade, que está servindo de base para a conclusão do relatório do Plano de Marketing que tem prazo de término para junho de Paralelo a isso, está sendo proposta uma no Estrutural Organizacional, que mudará a metodologia de trabalho

10 atual, que constantemente é alvo de críticas pelas próprias voluntárias pela alta centralização de poder da presidente. Assim, conseguimos descentralizar parte das atividades envolvendo o grupo com maior facilidade, em que serão criadas as Diretorias de: Financeiro, Marketing, Projetos e Gestão de Pessoas alocando algumas voluntárias com o perfil adequado e contratando profissionais da área se necessário. Em busca de um maior profissionalismo, a instituição já tentou implementar um Planejamento Estratégico, porém não surtiu efeito pela falta de uma Estrutura Organizacional bem definida. Frente a carência de conhecimento especializado no assunto por parte da AVOS, a ESAG Jr. vem por meio de uma consultoria em Administração auxiliar a implementação de tais ações. Com tia atividades, a ESAG Jr. consegue destacar-se em meio ao cenário nacional com este projeto ligado a uma organização de cunho assistencialista. E a extensão Universitária dá mais um passo em busca do desenvolvimento auto-sustentável.

11 Projeto Modelos Contábeis e Orçamentários com aplicação para organizações do Terceiro Setor Marcus Tomasi Voluntário: Gisele Pereira Teixeira O objetivo do projeto é a identificação teórico-prática de sistemas contábeis e orçamentários pertinentes às organizações do Terceiro Setor. Objetivando possibilitar o desenvolvimento de modelo orçamentário-contábil específico à realidade destas entidades que possa instrumentalizar uma metodologia de finanças no campo social de modo a viabilizar o aprimoramento na gestão das associações e fundações que participem dos projetos sociais da extensão da Universidade, bem como outras entidades do terceiro setor que queiram ter acesso a metodologia que será disponibilizada na site do NIPE (Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão) da UDESC/ESAG. A relevância social do projeto remete-se a necessidade das organizações do terceiro setor de incorporar novas técnicas de gestão, voltadas aos seus fins institucionais, em específico na gestão financeira. Os retornos do projeto manifestar-se-ão na transparência e maior eficácia na gestão das finanças das organizações do terceiro setor, fortalecendo o interesse público da Universidade, possibilitando, concomitantemente maior credibilidade e profissionalismo destas entidades na captação de recursos voltados a seara social.

12 Projeto Plano Estratégico e de Marketing Ampliação dos Canais de Comunicação do NIPE e Fortalecimento da Marca Adrian Sanchez Camilla Antunes Francisco Tiago Garcia Peña O projeto de extensão proporcionou ao NIPE Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão a sua criação e ampliação gerando a um banco de dados de entidades fomentadoras de projetos sociais, disponibilizado via home page, constituído por elementos teóricos e práticos necessários às diversas organizações e associações comunitárias que buscam recursos econômicos para viabilizar seus projetos sociais. Nesta nova etapa, objetiva-se, por meio do acompanhamento da implementação do plano de marketing com ferramentas como Balanced Score Card e da definição da identidade corporativa, posicionar o NIPE de forma a otimizar suas atividades junto ao público alvo, e com o fortalecimento da marca NIPE e da melhoria da comunicação, ser reconhecido como agente de mudança social por este público. Sendo assim, reforçando o papel social do núcleo como agente social de informação e modificação social o projeto vem de encontro aos anseios da comunidade universitária, bem como da comunidade local, visto que os conhecimentos nesta área ainda são escassos.

13 Projeto Estruturação Jurídica, Contábil e Administrativa da Associação Bento XVI Adrian Sanchez Vítor do Nascimento da Silva, Alice Carneiro de Castro Associação Bento XVI é uma entidade civil sem fins econômicos, com personalidade jurídica de direito privado o objetivos filantrópicos, educacionais e assistenciais, com sede na cidade de Florianópolis/SC, remete-se ao desenvolvimento de projetos com vistas à profissionalização dos jovens, geração de renda, inserção no mercado de trabalho, entre outros. Tem como missão: Proporcionar eventos recreativos voltados para a cultura, lazer, educação, espiritualidade, saúde, dentre outros que visem o desenvolvimento auto-sustentado da sociedade em especial, da juventude. Projetos que se propõe 1. Noite Sacra: A idéia fundamental do projeto é desenvolver nos jovens a consciência de que é possível curtir e fazer acontecer uma Balada sem vincular esta ao álcool, ao cigarro, as drogas e as brigas. Busca-se com a promoção das Noites Sacras resgatar e difundir uma cultura que prime pelos valores centenários da família, da convivência e da espiritualidade. 2. Curso de DJ: Através da música cristã remixada e das técnicas de DJ pretende-se proporcionar a jovens e adolescentes a partir dos 10 anos o aprendizado da profissão de DJ e, ao mesmo tempo, leva-los a espiritualidade e a religião através das letras, das músicas e das batidas. 3. Multiplicando Dons: Tem por objetivo a valorização dos ministérios de músicas locais e a evangelização através da música. Este projeto pretende organizar e possibilitar a gravação de um CD com os ministério de música católica de Florianópolis, com a rende e com a divulgação deste projeto busca-se fomentar a formação de novos ministérios de música e o fortalecimento dos ministérios já existentes.

14 Projeto RECICLESAG Luciana Ronconi Bolsista: Luciane F. Cardoso Voluntário: Manuela Bittar Horn Este projeto propõe-se por maio da extensão universitária, implementar a coleta de lixo seletivo nas dependências da ESAG de moda a contribuir com as necessidades do meio ambiente; busca dessa forma disseminar conhecimentos e práticas de interesse público. ESAG é uma universidade com longa tradição e até hoje nenhuma ação de seleção e coleta de lixo foi colocada em prática. Diante dos valores que pairam sobre a sociedade atualmente, as organizações públicas (em especial, a Universidade) precisam ter consciência acerca da responsabilidade social gente à fragilidade do planeta. O projeto, além disso, visa estimular e fortificar entre os alunos novas idéias no sentido de educação ambiental-ecológica e desenvolvimento sustentável. Pretende-se a partir desse projeto, estabelecer parceria entre a Universidade e a ARESP Associação dos Recicladores Esperança cooperativa que tem como objetivo desenvolver atividades de recepção, triagem, enfardamento e comercialização de materiais recicláveis. Esse projeto inicialmente desenvolvido na ESAG pretende se estender aos demais centros da Universidade do Estado de Santa Catarina, na perspectiva de consolidação de ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável. Por fim, o projeto tenderá a integrar os alunos e a comunidade em torno de uma causa comum aos participantes e colaboradores. A Universidade, portanto, compartilhando valores e conhecimentos com o público externo, mas não alheio a ela.

15 Projeto Divulgação Interinstitucional dos Projetos de Extensão da UDESC por meio de Parceria com a REDE SC/SBT Rodrigo Bousfield O projeto tem como objetivo a cooperação técnico-científica entre a Udesc e a Rede SC/SBT nas áreas de atuação e interesses comuns, de modo a desenvolver parcerias entre os proponentes que envolvam troca de serviços, sem contraprestações financeiras, pertinentes a suas atividades fins, especificamente a veiculação pelos instrumentos de mídia da Rede SBT/TV, dos programas de extensão da UDESC, no âmbito do estado de Santa Catarina, de forma que os mesmos possam ter suas atividades otimizadas pelos benefícios da divulgação de massa.

AÇÕES DA EXTENSÃO PROJETOS 2008 - ENCERRADOS. Programa TIC nas Comunidades. Coordenador: José Francisco Salm Jr.

AÇÕES DA EXTENSÃO PROJETOS 2008 - ENCERRADOS. Programa TIC nas Comunidades. Coordenador: José Francisco Salm Jr. AÇÕES DA EXTENSÃO PROJETOS 2008 - ENCERRADOS Programa TIC nas Comunidades José Francisco Salm Jr. Gustavo Gama Lobo Diego da Rocha Piazza Projeto Portal de Informação de serviços Públicos; Iniciado em

Leia mais

AÇÕES DA EXTENSÃO PROJETOS 2004 - ENCERRADOS. Projeto Oficinas de gestão para as associações de moradores do Bairro da Lagoa da Conceição

AÇÕES DA EXTENSÃO PROJETOS 2004 - ENCERRADOS. Projeto Oficinas de gestão para as associações de moradores do Bairro da Lagoa da Conceição AÇÕES DA EXTENSÃO PROJETOS 2004 - ENCERRADOS Projeto Oficinas de gestão para as associações de moradores do Bairro da Lagoa da Conceição Arnaldo José de Lima Bolsista: Fernando César Fiorini Ribas O objetivo

Leia mais

DIRETRIZES DAS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DA PUC-CAMPINAS. Aprovadas na 382ª Reunião do CONSUN de 16/12/2004

DIRETRIZES DAS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DA PUC-CAMPINAS. Aprovadas na 382ª Reunião do CONSUN de 16/12/2004 DIRETRIZES DAS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DA PUC-CAMPINAS Aprovadas na 382ª Reunião do CONSUN de 16/12/2004 DIRETRIZES DA POLÍTICA DE GRADUAÇÃO 1. Estímulo e apoio ao desenvolvimento dos projetos pedagógicos

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

FACULDADE DE CALDAS NOVAS UNICALDAS SANDRA REGINA SILVA MARTINS NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO CALDAS NOVAS 2013

FACULDADE DE CALDAS NOVAS UNICALDAS SANDRA REGINA SILVA MARTINS NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO CALDAS NOVAS 2013 1 FACULDADE DE CALDAS NOVAS UNICALDAS SANDRA REGINA SILVA MARTINS NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO CALDAS NOVAS 2013 2 FACULDADE DE CALDAS NOVAS UNICALDAS SANDRA REGINA SILVA MARTINS NÚCLEO DE ATENDIMENTO

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

AÇÕES DA EXTENSÃO PROJETOS 2009 - ENCERRADOS. Programa ESAG Sênior. Coordenador: Mário César Barreto Moraes

AÇÕES DA EXTENSÃO PROJETOS 2009 - ENCERRADOS. Programa ESAG Sênior. Coordenador: Mário César Barreto Moraes AÇÕES DA EXTENSÃO PROJETOS 2009 - ENCERRADOS Programa ESAG Sênior Mário César Barreto Moraes Bolsistas: Vanessa Vidal Riso Danielle Cândido Vecchietti Juliana Oliveira Lima de Souza A busca pro metodologias

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA REDE IFES PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL Planejamento Anual de Atividades 2010 (01 de janeiro de 2010 a 31 de dezembro

Leia mais

Planejamento Estratégico da UNICAMP PLANES/UNICAMP

Planejamento Estratégico da UNICAMP PLANES/UNICAMP Planejamento Estratégico da UNICAMP PLANES/UNICAMP Abril/2012 Apresentação O Planejamento Estratégico (PLANES) da UNICAMP é um processo acadêmico/administrativo dinâmico cujo objetivo central é de ampliar

Leia mais

ANEXO 1. Programas e Ações do Ministério da Educação - MEC. 1. Programas e Ações da Secretaria da Educação Básica SEB/2015

ANEXO 1. Programas e Ações do Ministério da Educação - MEC. 1. Programas e Ações da Secretaria da Educação Básica SEB/2015 ANEXO 1 Programas e Ações do Ministério da Educação - MEC 1. Programas e Ações da Secretaria da Educação Básica SEB/2015 Docência em Educação Infantil A oferta de curso integra a política nacional de formação

Leia mais

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO O presente texto tem por finalidade apresentar os resultados obtidos

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE X ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM ADMINITRAÇÃO, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO.

INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE X ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM ADMINITRAÇÃO, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO. INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE X ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM ADMINITRAÇÃO, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO. Grupo PET Administração Universidade Federal de Lavras UFLA Resumo Os jovens formam o conjunto

Leia mais

Pós graduação EAD Área de Educação

Pós graduação EAD Área de Educação Pós graduação EAD Área de Educação Investimento: a partir de R$ 109,00 mensais. Tempo de realização da pós graduação: 15 meses Investimento: R$109,00 (acesso ao portal na internet e livros em PDF). Ou

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Luiz Carlos Chiofi Universidade Estadual de Londrina - PDE luizquinzi@seed.pr.gov.br Marta Regina Furlan

Leia mais

UM EVENTO CIENTÍFICO COM CARÁTER EDUCATIVO TRANSFORMADOR: A EXPERIÊNCIA DO VII CBSAF DIÁLOGO E INTEGRAÇÃO DE SABERES PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS

UM EVENTO CIENTÍFICO COM CARÁTER EDUCATIVO TRANSFORMADOR: A EXPERIÊNCIA DO VII CBSAF DIÁLOGO E INTEGRAÇÃO DE SABERES PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS 1 UM EVENTO CIENTÍFICO COM CARÁTER EDUCATIVO TRANSFORMADOR: A EXPERIÊNCIA DO VII CBSAF DIÁLOGO E INTEGRAÇÃO DE SABERES PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS Ynaiá Masse Bueno Embrapa Sede / DF Fabiana Mongeli Peneireiro

Leia mais

Educação ambiental na gestão das bacias hidrográficas

Educação ambiental na gestão das bacias hidrográficas Boletim ABLimno 42(1), 14-19, 2016 Educação ambiental na gestão das bacias hidrográficas Ana Tiyomi Obara 1 e Mara Luciane Kovalski 2 1- Departamento de Biologia, Área de Ensino, Universidade Estadual

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

A GESTÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA INCUBADORA TÉCNOLÓGICA UNIVAP

A GESTÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA INCUBADORA TÉCNOLÓGICA UNIVAP A GESTÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA INCUBADORA TÉCNOLÓGICA UNIVAP Feitosa, R. 1, Santos, J. 2, Lourenção, P. 3 123 Curso de Administração de Empresas, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. Univap

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Artigo 1º - As Atividades Complementares constituem ações a serem desenvolvidas ao longo do curso, criando

Leia mais

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Itajubá/MG Fevereiro de 2012 Plano Anual de 2 de 11 Revisão 01 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 OBJETIVO GERAL... 4 2

Leia mais

Unidade III ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES. Prof. Tarciso Oliveira

Unidade III ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES. Prof. Tarciso Oliveira Unidade III ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES Prof. Tarciso Oliveira 7. A gestão da educação em ambientes não escolares A pedagogia como ciência da educação

Leia mais

LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM EXTENSIONISTA

LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM EXTENSIONISTA 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA LABORATÓRIO

Leia mais

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado A oferta da Promon Intelligens considera o desenvolvimento de

Leia mais

Economia Criativa conceito

Economia Criativa conceito Economia Criativa conceito A Economia Criativa é um conceito ainda em desenvolvimento, que compreende a gestão da criatividade para gerar riquezas culturais, sociais e econômicas. Abrange os ciclos de

Leia mais

1. Garantir a educação de qualidade

1. Garantir a educação de qualidade 1 Histórico O Pacto pela Juventude é uma proposição das organizações da sociedade civil, que compõem o Conselho Nacional de Juventude, para que os governos federal, estaduais e municipais se comprometam

Leia mais

PROJETO CURSO ALUNO INTEGRADO / 2013

PROJETO CURSO ALUNO INTEGRADO / 2013 PROJETO CURSO ALUNO INTEGRADO / 2013 INSTITUIÇÃO PROPONENTE: Ministério da Educação CNPJ: 00.394.445/0124-52 SETOR RESPONSÁVEL PELO PROJETO: Secretaria de Educação Básica(SEB) ENDEREÇO: Esplanada dos Ministérios,

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Como Ajudar. Sua participação é muito importante para nós

Como Ajudar. Sua participação é muito importante para nós Sua participação é muito importante para nós Ao colaborar com OSCIP ZAGAIA,, você nos apóia em vários projetos que desenvolvemos no Município de Carapicuíba.Você ou sua empresa tem a oportunidade de se

Leia mais

POLÍTICA DE RELACIONAMENTO CORPORATIVO COM GRANDES CLIENTES

POLÍTICA DE RELACIONAMENTO CORPORATIVO COM GRANDES CLIENTES POLÍTICA DE RELACIONAMENTO CORPORATIVO COM GRANDES CLIENTES CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA CNI DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA SESI, SENAI E IEL GERÊNCIA EXECUTIVA DE RELAÇÕES COM O MERCADO BRASÍLIA,

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTOS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTOS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTOS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 ANEXO II REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Artigo 1º - As Atividades Complementares

Leia mais

DEPARTAMENTO DE GENÉTICA

DEPARTAMENTO DE GENÉTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE GENÉTICA Planejamento Estratégico 2012-2016 Março de 2012 2 Planejamento Estratégico DEPARTAMENTO DE GENÉTICA 1. Missão O Departamento

Leia mais

Eventos ocorridos. I Encontro entre Intercambistas e Alunos do IFRS - Campus POA

Eventos ocorridos. I Encontro entre Intercambistas e Alunos do IFRS - Campus POA Eventos ocorridos Dia Mundial da Água A presente proposta tem como objetivo oportunizar um momento para abordar temáticas relacionas à Água, a partir de palestras proferidas por especialistas nas diversas

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

Universidade Presente. um guia para acompanhar o aluno no exterior

Universidade Presente. um guia para acompanhar o aluno no exterior Universidade Presente um guia para acompanhar o aluno no exterior APRESENTAÇÃO A Rede CsF é uma associação não governamental, sem fins lucrativos, formada por estudantes com experiência em Programas de

Leia mais

Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN 978-85-99643-11-2

Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN 978-85-99643-11-2 INCLUIR NA UFU ACESSIBILIDADE E PERMANÂNCIA COM QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Valéria Manna Oliveira FAEFI - Universidade Federal Uberlândia Claudia Dechichi CEPAE - Universidade Federal de Uberlândia

Leia mais

GRADUAÇÃO - ADMINISTRAÇÃO APRESENTAÇÃO

GRADUAÇÃO - ADMINISTRAÇÃO APRESENTAÇÃO GRADUAÇÃO - ADMINISTRAÇÃO APRESENTAÇÃO O Curso de Administração da Faculdade de Campina Grande FAC- CG, criado por meio da Portaria MEC 2.001 de 22/07/2003, publicada no DOU de 23/07/2003, foi implementado

Leia mais

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS Mônica Abranches 1 No Brasil, no final da década de 70, a reflexão e o debate sobre a Assistência Social reaparecem e surge

Leia mais

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Introdução O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de grandes desafios para as empresas. Fatores como novas exigências dos

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DE NOVOS CONHECIMENTOS 1

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DE NOVOS CONHECIMENTOS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DE NOVOS CONHECIMENTOS

Leia mais

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional A Educação Profissional analisada sob a ótica de sua gestão e de sua avaliação de modo a instrumentalizar gestores educacionais

Leia mais

Apoio à Valorização da Diversidade no Acesso e na Permanência na Universidade

Apoio à Valorização da Diversidade no Acesso e na Permanência na Universidade Programa 1377 Educação para a Diversidade e Cidadania Objetivo Combater as desigualdades étnico-racial, de gênero, orientação sexual, geracional, regional e cultural no espaço escolar. Justificativa Público

Leia mais

Manuais ISGH Coordenadoria de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa CEPEP

Manuais ISGH Coordenadoria de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa CEPEP Manuais ISGH Coordenadoria de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa CEPEP Página 1 ELABORAÇÃO Assessoras Técnicas da Educação Permanente ISGH Ana Karine Girão Lima Társia Vitoria de Araujo Joaquim Nogueira

Leia mais

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda.

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Resumo Com a globalização e os avanços tecnológicos, as empresas estão operando num ambiente altamente competitivo e dinâmico. As organizações que quiserem

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR I Unidade I: Manual da Primeira Etapa

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR I Unidade I: Manual da Primeira Etapa ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR I Unidade I: Manual da Primeira Etapa 0 1 Atividade Interdisciplinar Manual da Primeira Etapa SUMÁRIO Introdução... 03 1. Objetivos da Atividade 05 Interdisciplinar... 2. Metodologia...

Leia mais

Estrutura do PDI 2014-2018

Estrutura do PDI 2014-2018 APRESENTAÇÃO O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) além de constituir um requisito legal, tal como previsto no Artigo

Leia mais

Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal

Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal A infância, adolescência e juventude são fases fundamentais no desenvolvimento humano e na formação futura dos cidadãos. No plano social,

Leia mais

FACULDADE BARÃO DE PIRATININGA

FACULDADE BARÃO DE PIRATININGA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Artigo 1º - As Atividades Complementares constituem ações a serem desenvolvidas ao longo do curso, criando

Leia mais

AGÊNCIA DE JORNALISMO COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA

AGÊNCIA DE JORNALISMO COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA AGÊNCIA DE JORNALISMO COMO ESPAÇO

Leia mais

Fanor - Faculdade Nordeste

Fanor - Faculdade Nordeste Norma 025: Projeto de Avaliação Institucional Capítulo I Disposições Gerais A avaliação institucional preocupa-se, fundamentalmente, com o julgamento dos aspectos que envolvem a realidade interna e externa

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA Tamara Nomura NOZAWA 1 Telma Lúcia Aglio GARCIA 2 Edmárcia Fidelis ROCHA

Leia mais

Relato de experiência sobre uma formação continuada para nutricionistas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

Relato de experiência sobre uma formação continuada para nutricionistas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco Relato de experiência sobre uma formação continuada para nutricionistas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco Introdução As ações educativas de promoção da saúde nas escolas remontam ao século passado,

Leia mais

Relato de Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Educação e Atuação Profissional em Turismo e Hospitalidade.

Relato de Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Educação e Atuação Profissional em Turismo e Hospitalidade. Turismo em Análise, v.20, n.3, dezembro 2009 578 Relato de Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Educação e Atuação Profissional em Turismo e Hospitalidade. Alexandre Panosso Netto 1 Karina Toledo Solha 2 Marcelo

Leia mais

O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ RESUMO

O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ RESUMO O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ CORRÊA, D. M. W²; SILVEIRA, J. F²; ABAID, J. L. W³ 1 Trabalho de Pesquisa_UNIFRA 2 Psicóloga, graduada no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇÃO DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO O INTERCÂMBIO DE CURSOS ENTRE O TRT8 E O INTERLEGIS RODOPIANO NETO Assessor de Planejamento e Gestão OBJETIVOS 1. Orientar

Leia mais

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR I - OBJETIVO GERAL Realização de Módulos do programa de capacitação

Leia mais

Integrando saberes para um novo fazer em saúde, a experiência do PET- SAUDE-Natal-RN.

Integrando saberes para um novo fazer em saúde, a experiência do PET- SAUDE-Natal-RN. Integrando saberes para um novo fazer em saúde, a experiência do PET- SAUDE-Natal-RN. Autores: Antonio Medeiros Júnior, Jonia Cybelle Santos Lima, Francisca Nazaré Líberalino, Nilma Dias Leão Costa, Maria

Leia mais

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP Proposta: Propor mudanças nas leis que regem a publicação, desenvolvimento e divulgação dos testes no Brasil, de forma que se padronizem e ofereçam subsídios do alcance e limites dos testes. Proposta:

Leia mais

OFICINAS PEDAGÓGICAS: CONSTRUINDO UM COMPORTAMENTO SAUDÁVEL E ÉTICO EM CRIANÇAS COM CÂNCER

OFICINAS PEDAGÓGICAS: CONSTRUINDO UM COMPORTAMENTO SAUDÁVEL E ÉTICO EM CRIANÇAS COM CÂNCER OFICINAS PEDAGÓGICAS: CONSTRUINDO UM COMPORTAMENTO SAUDÁVEL E ÉTICO EM CRIANÇAS COM CÂNCER Autores RESUMO LIMA 1, Matheus OCCHIUZZO 2, Anna Rosa Centro de Ciências da Saúde Departamento de Enfermagem Psiquiatria

Leia mais

Programa Ambiental: 1º Ciclo de Palestras Uso sustentável dos recursos naturais

Programa Ambiental: 1º Ciclo de Palestras Uso sustentável dos recursos naturais EXTENSO 2013 Eje 4: Ambiente, Educación Ambiental y Desarrollo Programa Ambiental: 1º Ciclo de Palestras Uso sustentável dos recursos naturais Letícia Fernanda Assis¹; Márcio Viera²; Juliana Ferrari³;

Leia mais

RESOLUÇÃO N 03/15 CAEPE RESOLVE

RESOLUÇÃO N 03/15 CAEPE RESOLVE Conselho de Administração, Ensino, Pesquisa e Extensão CAEPE RESOLUÇÃO N 03/15 CAEPE DISPÕE SOBRE AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES DA FACULDADE FTEC. O Conselho de Administração,

Leia mais

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1 Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e à sua agenda de trabalho expressa nos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial 1. Considerando que a promoção da igualdade

Leia mais

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG 1 Introdução Texto para discussão Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG Como resultado da coleta de subsídios para aperfeiçoamento da gestão da carreira de Especialista em Políticas

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012 PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO 5 CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO 7 CAPACITAÇÃO

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

PROJETO ESCOLA DE FÁBRICA

PROJETO ESCOLA DE FÁBRICA PROJETO APRESENTAÇÃO O projeto Escola de Fábrica é uma iniciativa do Governo Federal, através do e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, que pretende possibilitar a inclusão social de jovens

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

. CARTA DE JOINVILLE/SC SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS E AS DIRETRIZES NORTEADORAS AO TERAPEUTA OCUPACIONAL

. CARTA DE JOINVILLE/SC SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS E AS DIRETRIZES NORTEADORAS AO TERAPEUTA OCUPACIONAL . CARTA DE JOINVILLE/SC SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS E AS DIRETRIZES NORTEADORAS AO TERAPEUTA OCUPACIONAL O I Encontro Regional dos Terapeutas Ocupacionais Trabalhadores da Assistência Social

Leia mais

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Apresentamos a primeira versão do programa de gestão estratégica da chapa Construindo Juntos um ICT de Excelência. Esse documento é fruto de uma construção coletiva,

Leia mais

POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACESSIBILIDADE. - Não seja portador de Preconceito -

POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACESSIBILIDADE. - Não seja portador de Preconceito - POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACESSIBILIDADE - Não seja portador de Preconceito - 2014 1 OBJETO As Políticas Institucionais de Acessibilidade Não seja portador de preconceito tem como objetivo promover ações

Leia mais

PROGRAMA: GRAVIDEZ SAUDÁVEL, PARTO HUMANIZADO

PROGRAMA: GRAVIDEZ SAUDÁVEL, PARTO HUMANIZADO PROGRAMA: GRAVIDEZ SAUDÁVEL, PARTO HUMANIZADO BOM PROGRESSO- RS 2009 PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM PROGRESSO Administração: Armindo Heinle CNPJ. 94726353/0001-17 End. Av. Castelo Branco, n 658 Centro CEP:

Leia mais

EDITAL 002/2015 UNICAFES/SENAES-MTE

EDITAL 002/2015 UNICAFES/SENAES-MTE EDITAL 002/2015 UNICAFES/SENAES-MTE A UNIÃO NACIONAL DE COOPERATIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA (Unicafes), inscrita no CNPJ sob o n. 07.738.836/0001-37 torna público a abertura de inscrições

Leia mais

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES 1 PPA-UFCG PROGRAMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES (MAPAS VIVOS DA UFCG) 2 DIMENSÃO MISSÃO E PDI MAPAS VIVOS DE

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO UM INSTRUMENTO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DO HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO UM INSTRUMENTO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DO HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ 1 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO UM INSTRUMENTO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DO HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ São Paulo SP 05/2015 Tatiana Barbosa da Silva Hospital Alemão Oswaldo

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR ARNOR, Asneth Êmilly de Oliveira; DA SILVA, Ana Maria Gomes; DA SILVA, Ana Paula; DA SILVA, Tatiana Graduanda em Pedagogia -UFPB-

Leia mais

Mostra de Projetos 2011 "AGENTES DA ALEGRIA"

Mostra de Projetos 2011 AGENTES DA ALEGRIA Mostra de Projetos 2011 "AGENTES DA ALEGRIA" Mostra Local de: Guarapuava Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Fundação Proteger Cidade: Guarapuava Contato: (42) 3623-6417

Leia mais

PRAZER NA LEITURA: UMA QUESTÃO DE APRESENTAÇÃO / DESPERTANDO O PRAZER NA LEITURA EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO

PRAZER NA LEITURA: UMA QUESTÃO DE APRESENTAÇÃO / DESPERTANDO O PRAZER NA LEITURA EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO PRAZER NA LEITURA: UMA QUESTÃO DE APRESENTAÇÃO / DESPERTANDO O PRAZER NA LEITURA EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO. AÇÕES DO PIBID/CAPES-UFG (SUBPROJETO: LETRAS - PORTUGUÊS) NO COLÉGIO ESTADUAL WALDEMAR MUNDIM

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS Lizyanne Saldanha Soares 1, Natalia Máximo Souza Lima 2, Raquel Gusmão Oliveira

Leia mais

Gestão Estratégica de Negócios

Gestão Estratégica de Negócios INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão Estratégica de Negócios Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Santa Rita do Sapucaí MG Setembro de 2013

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Minuta de Projeto de Resolução para audiência pública de 11/12/2015 Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Educação

Leia mais

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 30, DE 26 DE JANEIRO DE 2016

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 30, DE 26 DE JANEIRO DE 2016 Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 30, DE 26 DE JANEIRO DE 2016 Amplia o Programa Idiomas sem Fronteiras. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe confere o art.

Leia mais

Experiências de Formação de Nutricionistas para o Sistema Único de Saúde

Experiências de Formação de Nutricionistas para o Sistema Único de Saúde Experiências de Formação de Nutricionistas para o Sistema Único de Saúde CASO 9: PRÁTICAS INTEGRADORAS Introdução Neste Caso Didático será relatada a experiência do curso de graduação em Nutrição do Centro

Leia mais

Gestão por Competências

Gestão por Competências Gestão por Competências Definição de Gestão Gerir, assim como administrar tem a ver com todo o controle e ações propostas de um conjunto que pode envolver pessoas, empresas e clientes. Gerir é conseguir

Leia mais

Acesse o Termo de Referência no endereço: www.ibam.org.br e clique em Seleção de Profissionais.

Acesse o Termo de Referência no endereço: www.ibam.org.br e clique em Seleção de Profissionais. Programa Pará: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher Assessoria à Supervisão Geral No âmbito do Programa Pará Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, conveniado com a Secretaria Especial de Políticas para

Leia mais

Caro(a)s voluntário(a)s. é

Caro(a)s voluntário(a)s. é Os Caro(a)s voluntário(a)s. é com satisfação que apresentamos cinco na temática do empreendedorismo que vocês poderão implementar junto aos alunos das escolas parceiras: Introdução ao Mundo dos Negócios,

Leia mais

O BOTICÁRIO - FRANQUIA DE SÃO GONÇALO - RJ

O BOTICÁRIO - FRANQUIA DE SÃO GONÇALO - RJ O BOTICÁRIO - FRANQUIA DE SÃO GONÇALO - RJ RESPEITO AO MEIO AMBIENTE: Programa de Incentivo ao Plantio de Mudas e Manutenção de Vias Públicas e Escolas Municipais Para a franquia O Boticário de São Gonçalo

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO. OFICINA DA INOVAÇÃO Página 1 de 10 ÍNDICE DO PORTFOLIO Apresentação dos serviços da Oficina da Inovação... 3 Consultoria...

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES ARTÍSTICOS EM TEATRO PARA O PROJETO ADEMAR GUERRA Edição 2013

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES ARTÍSTICOS EM TEATRO PARA O PROJETO ADEMAR GUERRA Edição 2013 CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES ARTÍSTICOS EM TEATRO PARA O PROJETO ADEMAR GUERRA Edição 2013 PROJETO ADEMAR GUERRA Conceito e Eixo Curatorial I-Apresentação O Governo do Estado de São

Leia mais