Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Brincando com as palavras: parlenda

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Brincando com as palavras: parlenda"

Transcrição

1 Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Brincando com as palavras: parlenda

2 Brincando com as palavras: parlenda. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Gênero textual 4. Educação Presencial I. Título II. Série CDU:

3 Plano de Aula BRINCANDO COM AS PALAVRAS: PARLENDA Nível de Ensino Ano / Semestre Componente Curricular Tema Duração da Aula Modalidade de Ensino Ensino Fundamental/ Anos Iniciais 2º ano Língua Portuguesa Gênero textual 2 aulas (50 min cada) Educação Presencial OBJETIVOS GLOSSÁRIO Ao final da aula, o aluno será capaz de: D6 F1 PORT - Iden ficar o tema de um texto, u lizando as parlendas; D1.1 F1 TEC - Observar para levantar dados, descobrir informações nos objetos, acontecimentos, situações etc. e suas representações, usando o visualizador de vídeo e sites de busca; D1.2 F1 TEC - Iden ficar, reconhecer, indicar, apontar, dentre diversos objetos, aquele que corresponde a um conceito ou a uma descrição, usando o tocador de áudio (Amorak) e o editor de textos (Kword); D2.5 F1 TEC - Compor e decompor figuras, objetos, palavras, fenômenos ou acontecimentos em seus fatores, elementos ou fases etc., usando o editor de imagens (TuxPaint). PRÉ REQUISITOS DOS ALUNOS Ser alfabe zado; ter noção de u lização do editor de textos (Kword); ter noção de u lização do editor de imagens (TuxPaint); ter noção de pesquisa em sites de busca. Rima: é uma homofonia externa, em um sen do an go, na tradição literária de língua portuguesa, constante da repe ção da úl ma vogal tônica do verso e dos fonemas que eventualmente a seguem. Ritmo: é a frequência de repe ção de algum fenômeno. Esse termo é usual também para referir-se à variação da frequência de repe ção desse fenômeno no tempo, notadamente os sons. Parlendas: é uma forma literária tradicional, rimada com caráter infan l, de ritmo fácil e de forma rápida. Usada em muitas ocasiões, para brincadeiras populares. RECURSOS/MATERIAIS DE APOIO - Vídeo Kauan e a lenda das águas; - projetor de imagem; - CD ou DVD com parlendas; - laptop educacional com acesso a Internet. Disponível em: pt.wikipedia.org/ Acessado em:

4 BRINCANDO COM AS PALAVRAS: PARLENDA 02 QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS Em sua brincadeira de roda que versinhos você recita? Como são chamado versinhos do po: Um, dois, feijão com arroz. Três, quatro, feijão no prato. Cinco, seis, chegou minha vez Sete, oito, comer biscoito Nove, dez, comer pastéis? Sabiam que esses versinhos são chamados de parlendas?! LEIS, PRINCÍPIOS, TEORIAS, TEOREMAS, AXIOMAS, FUNDAMENTOS, REGRAS... Parlendas As parlendas são expressões do povo e, como tal, nascem, acontecem e se manifestam na sociedade, em todo o seu âmbito, fazendo parte dos sistemas sociais (HEYLEN, 1987, p.151). A parlenda faz parte do universo sócio-cultural das crianças Os seus versos são rimados e de fácil memorização. São recitados, na maioria das vezes, em brincadeiras infan s tem o intuito de diver r, acalmar e até mesmo para saber quem inicia o jogo. O mo vo de uma Parlenda é apenas o ritmo como ela se desenvolve, o texto verbal é uma série de imagens associadas e obedecendo apenas ao senso lúdico; ela pode ser des nada à fixação de números ou ideias primárias, dias da semana, cores, dentre outros assuntos.veja alguns exemplos:

5 BRINCANDO COM AS PALAVRAS: PARLENDA 03 LEIS, PRINCÍPIOS, TEORIAS, TEOREMAS, AXIOMAS, FUNDAMENTOS, REGRAS... Sola, sapato, Rei, Rainha Onde quereis Que eu vá dormir? Na casa de mãe Aninha. Amanhã é domingo, Pé de cachimbo Galo monteiro Pisou na areia. Areia é fina. Que dá no sino. O sino é de ouro. Que dá no besouro. O besouro é de prata. Que dá na barata. A barata é valente. Que dá no tenente. O tenente é mofino. Que dá no menino. O menino é danado. Que dá no Soldado. O Soldado é Valente. Que dá na gente... Um, dois, feijão com arroz. Três, quatro, feijão no prato. Cinco, seis, chegou minha vez Sete, oito, comer biscoito Nove, dez, comer pastéis. Dedo Mindinho Seu vizinho, Maior de todos Fura-bolos Cata-piolhos. Rei Capitão Soldado Ladrão Menino Menina Macaco Simão. (Can gas Popular) Fonte: HEYLEN, J. Parlenda, riqueza folclórica: base para educação e iniciação à música. São Paulo: Hucitec/Pró-memória, PARA REFLETIR COM OS ALUNOS Você sabia que as parlendas fazem parte da tradição popular? Elas passam de geração a geração. As parlendas são versos diver dos, u lizados para escolher quem começa um jogo, para confundir um amigo ou apenas para fazer uma brincadeira. Você acha legal brincar recitando esses versinhos? Por quê?

6 BRINCANDO COM AS PALAVRAS: PARLENDA 04 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFESSOR 1ª aula Professor, a aula poderá ser iniciada com indagações aos alunos, do po: Quais são os versinhos que vocês recitam quando estão brincando de roda? Quem poderia recitar um versinho desses? Vocês sabiam que esses versinhos são chamados parlendas? E etc. Em seguida, áudio com algumas parlendas poderá ser exposto para que os alunos iden fiquem no áudio algum versinho que conheçam. Após, a exibição do áudio, poderá ser solicitado aos alunos que, em grupo, escolha uma das parlendas exibidas ou outra que conheçam e redija-a no editor de textos (Kword) do laptop educacional. E, em seguida, escrevam abaixo sobre o que aquela parlenda falou, qual tema ela tratou. Professor, neste momento é necessário que alguns recursos do editor de textos (Kword) sejam exibidos com o auxílio do projetor de imagens. Mostre aos alunos desde a digitação (como colocar letra maiúscula e minúscula, vírgulas, pontos e etc.) à formatação do arquivo (negrito, alinhamento, fonte, cor da fonte, salvar como e etc.). Realizada a a vidade, os grupos poderão abrir um editor de imagens (paint, Tux paint e etc.) e, em seguida, fazer um desenho que represente a parlenda escolhida. Neste momento, é importante explicar que o editor de texto apresenta alguns recursos do editor de textos, como: caixa de textos, alinhamento, figuras geométricas e etc. Esses desenhos poderão ser apresentados, pelos grupos, u lizando o projetor de imagens. 2ª aula A aula poderá ser iniciada com a exibição do vídeo Kauan e a lenda das águas. Após a exibição poderá ser discu do a problemá ca trazida no vídeo: o Rio São Francisco, poluição dos rios, importância da reciclagem e etc. Feito isso, poderá ser solicitado aos alunos que, em grupo, pesquisem em sites de busca alguma parlenda que retrate algo visto no filme, poderá ser de personagens (como peixe, criança, sereia, sertanejo e etc) ou temas apresentados (poluição dos rios, reciclagem e etc). Professor, neste momento é importante orientar os alunos quanto à busca na Internet. Mostre para eles u lizando as aspas entre a palavra que se deseja pesquisar, obterá uma busca mais eficaz; que poderão u lizar, também, a busca avançada onde apresenta um detalhamento maior para o item pesquisado e etc. Caso sintam dificuldade de encontrar o professor poderá ajudá-los durante a busca ou exibir o link de sites que contenham parlendas. Realizada a busca, cada grupo deverá recitar o versinho da parlenda, com a ajuda do professor. Neste momento, poderá ser mostrada a rima da parlenda, como é importante saber recitar o versinho.

7 BRINCANDO COM AS PALAVRAS: PARLENDA 05 TAREFA DOS ALUNOS 1ª Os alunos deverão par cipar do diálogo em sala; 2ª Os alunos deverão, em grupo, escolher uma das parlendas exibidas, em áudio, ou outra que conheçam e redigi-la no editor de textos (Kword) do laptop educacional e, em seguida redigir sobre o tema da mesma; 3ª Os alunos deverão, em grupos, abrir um editor de imagens (paint, Tux pain e etc.) e, em seguida, fazer um desenho que represente a parlenda escolhida; 4ª Os alunos deverão apresentar os desenhos das parlendas; 5ª Os alunos deverão assis r ao vídeo Kauan e a lenda das águas; 6ª Os alunos deverão pesquisar em sites de busca alguma parlenda que retrate algo visto no filme; 7ª Os alunos deverão recitar o versinho da parlenda, com a ajuda do professor. PARA SABER MAIS Vídeos: O link nos remete ao vídeo A galinha magricela. Trata-se de um vídeo que apresenta o mundo literário que envolve as can gas populares, através do áudio e de imagens h p://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6785 O link nos leva ao vídeo A velha a fiar. Trata-se de um vídeo que obje va trabalhar as tão conhecidas parlendas, de uma forma que atraia a atenção da criança e mostrar, de forma ordenada, os acontecimentos dentro da história. h p://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2627 O link nos remete ao vídeo Baile dos passarinhos. Trata-se de um vídeo que apresenta a literatura através das can gas populares. h p://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6787 Acessados em:

8 BRINCANDO COM AS PALAVRAS: PARLENDA 06 AVALIAÇÃO Critérios Desempenho Avançado Desempenho Médio Desempenho Iniciante Conseguir iden ficar o tema de um texto, u lizando as parlendas; Conseguir observar para levantar dados, descobrir informações nos objetos, acontecimentos, situações etc. e suas representações, usando o visualizador de vídeo e sites de busca; Conseguir iden ficar, reconhecer, indicar, apontar, dentre diversos objetos, aquele que corresponde a um conceito ou a uma descrição, usando o tocador de áudio (Amorak) e o editor de textos (Kword); Conseguir compor e decompor figuras, objetos, palavras, fenômenos ou acontecimentos em seus fatores, elementos ou fases etc., usando o editor de imagens (TuxPaint).

9 BRINCANDO COM AS PALAVRAS: PARLENDA 07 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1. Subs tua o desenho pelo nome e leia a parlenda: Respostas: Pé / cachimbo / cachimbo / jarro /touro /buraco / mundo 2º Observe as imagens e preencha a cruzadinha com o nome das brincadeiras que podemos recitar parlenda. Respostas: pula corda /amarelinha/ bambolê /pega-pega /ciranda

10 BRINCANDO COM AS PALAVRAS: PARLENDA 08 EXERCÍCIOS PARA AVALIAÇÕES /// Provinha Brasil Prova Brasil PISA e ENEM Leia o texto silenciosamente e responda a questão. PINTO PELADO PINTO PELADO CAIU NO TELHADO PERDEU UMA PERNA FICOU ALEIJADO. (Can ga Popular) 1. De acordo com o texto, quem caiu do telhado? a) o aleijado b) o pinto pelado c) o pinto melado d) a perna 2. Marque o X no quadrinho que representar o instrumento u lizado para brincar. a) corda b) cova c) corta d) cola

11 BRINCANDO COM AS PALAVRAS: PARLENDA 09 EXERCÍCIOS PARA AVALIAÇÕES /// Provinha Brasil Prova Brasil PISA e ENEM 3. Marque um X no quadradinho onde aparecem somente letras. a) b) c) d) Brincar é muito bom 4. Faça um X no quadradinho que aparece o nome PARLENDA a) parada b) parlenda c) lenda d) palavra 5. Qual é a primeira letra da palavra BRINCAR a) r b) n c) b d) i

12

Plano de Aula CIÊNCIAS. O nosso ambiente: conservando o ambiente escolar

Plano de Aula CIÊNCIAS. O nosso ambiente: conservando o ambiente escolar Plano de Aula CIÊNCIAS O nosso ambiente: conservando o ambiente escolar O nosso ambiente: conservando o ambiente escolar. 9 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências Naturais) ISBN: 1. Ensino Fundamental

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. História em quadrinhos

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. História em quadrinhos Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA História em quadrinhos História em quadrinhos. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) 1.Ensino Fundamental Português 2. Produção Textual 3. Gênero Textual I.

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. O cartaz

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. O cartaz Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA O cartaz O cartaz. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Gênero textual 3. Educação Presencial I. Título II. Série

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura sem palavras

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura sem palavras Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Leitura sem palavras Leitura sem palavras. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gênero Textual 3. Educação Presencial

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Vida de bicho

Plano de Aula CIÊNCIAS. Vida de bicho Plano de Aula CIÊNCIAS Vida de bicho Vida de bicho. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Ciências 2. Ciências Naturais 3. Meio Ambiente I. Título II. Série CDU: 373.3:5

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Deslealmente

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Deslealmente Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Deslealmente Deslealmente. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Ortografia 3. Educação Presencial I. Título II. Série

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Cordel

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Cordel Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Cordel Cordel. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Gênero Textual 3. Educação Presencial I. Título II. Série CDU:

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Crônica

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Crônica Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Crônica Crônica 07 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Gênero textual I. Título II. Série CDU:37.046.12 Plano de

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Advérbios

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Advérbios Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Advérbios Advérbios. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Educação Presencial I. Título II. Série CDU:37.046.12

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. A gíria, elemento de renovação da língua

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. A gíria, elemento de renovação da língua Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA A gíria, elemento de renovação da língua A Gíria, elemento de renovação da língua. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Geoplano, o mundo das figuras planas

Plano de Aula MATEMÁTICA. Geoplano, o mundo das figuras planas Plano de Aula MATEMÁTICA Geoplano, o mundo das figuras planas Geoplano. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Espaço e forma 3. Educação presencial I. Título

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Linhas e retas

Plano de Aula MATEMÁTICA. Linhas e retas Plano de Aula MATEMÁTICA Linhas e retas Linhas e retas. 14 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) 1. Ensino Fundamental Matemá ca 2. Espaço e Forma 3. Educação Presencial I. Título II. Série CDU: 373.3:51

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Crase: como usar?

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Crase: como usar? Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Crase: como usar? Crase: como usar? 11 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Educação Presencial I. Título

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Sofrendo alteração

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Sofrendo alteração Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Sofrendo alteração Sofrendo alteração. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Educação Presencial I. Título

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Dividindo

Plano de Aula MATEMÁTICA. Dividindo Plano de Aula MATEMÁTICA Dividindo Dividindo. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Matemá ca - Operações 3. Educação presencial I. Título II. Série CDU:

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Diferenciando correspondências

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Diferenciando correspondências Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Diferenciando correspondências Diferenciando correspondências. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Língua Portuguesa 2. Língua

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Observando o mundo

Plano de Aula CIÊNCIAS. Observando o mundo Plano de Aula CIÊNCIAS Observando o mundo Observando o mundo. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Ser humano e saúde 3. Educação Presencial I. Título II.

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. O Tempo Passa (As Fases da Vida)

Plano de Aula CIÊNCIAS. O Tempo Passa (As Fases da Vida) Plano de Aula CIÊNCIAS O Tempo Passa (As Fases da Vida) O tempo passa (as fases da vida). 11 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências Naturais) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Adolescência 3. Infância

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Juntando minha família

Plano de Aula MATEMÁTICA. Juntando minha família Plano de Aula MATEMÁTICA Juntando minha família Juntando minha família. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Número e Operações 3. Álgebra - Funcões I.

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Simetria

Plano de Aula MATEMÁTICA. Simetria Plano de Aula MATEMÁTICA Simetria Simetria. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental Matemá ca 2. Simetria 3. Espaço e forma I. Título II. Série CDU: 373.3:51 Plano de Aula

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Os dias, as noites e as estações do ano

Plano de Aula CIÊNCIAS. Os dias, as noites e as estações do ano Plano de Aula CIÊNCIAS Os dias, as noites e as estações do ano Os dias, as noites e as estações do ano. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Estações do Ano

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. A lenda da sereia

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. A lenda da sereia Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA A lenda da sereia A lenda da sereia. 08 p.; il.; (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Relação Textual 3. Educação Presencial

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Observando o céu

Plano de Aula CIÊNCIAS. Observando o céu Plano de Aula CIÊNCIAS Observando o céu Observando o céu. 11 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Ciências 2. Ciências Naturais 3. Terra e Universo I. Título II. Série

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Dobrando e triplicando

Plano de Aula MATEMÁTICA. Dobrando e triplicando Plano de Aula MATEMÁTICA Dobrando e triplicando Dobrando e triplicando. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Matemá ca - Quádruplo 3. Educação Presencial

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Conhecendo a preposição

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Conhecendo a preposição Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Conhecendo a preposição Conhecendo a preposição. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Educação Presencial

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. A água e seu estado físico

Plano de Aula CIÊNCIAS. A água e seu estado físico Plano de Aula CIÊNCIAS A água e seu estado físico A água e seu estado sico. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Vida e meio ambiente 3. Educação Presencial

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. O e-mail

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. O e-mail Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA O e-mail O e-mail. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Linguís ca 3. Interlocutor 4. Educação Presencial I. Título

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Sistema nervoso

Plano de Aula CIÊNCIAS. Sistema nervoso Plano de Aula CIÊNCIAS Sistema nervoso Sistema nervoso. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Ser humano e saúde 3. Educação Presencial I. Título II. Série

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Localizando o pronome oblíquo átono

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Localizando o pronome oblíquo átono Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Localizando o pronome oblíquo átono Localizando o pronome oblíquo átono. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Água, consumo e consciência

Plano de Aula MATEMÁTICA. Água, consumo e consciência Plano de Aula MATEMÁTICA Água, consumo e consciência Água, consumo e consciência. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental Matemá ca 2. Gráficos - Interpretação 3. Educação

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. A importância da pontuação

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. A importância da pontuação Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA A importância da pontuação A importância da pontuação. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Gramá ca 3. Pontuação

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Hábitos de Higiene

Plano de Aula CIÊNCIAS. Hábitos de Higiene Plano de Aula CIÊNCIAS Hábitos de Higiene Hábitos de Higiene. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Ciências 2. Ciências Naturais 3. Meio Ambiente 4. Plantas - Iden ficação

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Os alimentos

Plano de Aula CIÊNCIAS. Os alimentos Plano de Aula CIÊNCIAS Os alimentos Os alimentos. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Ciências 2. Ser humano e saúde I. Título II. Série CDU: 373.3:5 Plano de Aula

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Quem conta um conto aumenta um ponto

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Quem conta um conto aumenta um ponto Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Quem conta um conto aumenta um ponto Quem conta um conto aumenta um ponto. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2.

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Usando a vírgula

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Usando a vírgula Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Usando a vírgula Usando a vírgula. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Educação Presencial I. Título

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Utilizando figuras de linguagem

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Utilizando figuras de linguagem Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Utilizando figuras de linguagem U lizando figuras de linguagem. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3.

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Sistema Digestório

Plano de Aula CIÊNCIAS. Sistema Digestório Plano de Aula CIÊNCIAS Sistema Digestório 1 Sistema Digestório. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Sistema Digestório 3. Educação Presencial I. Título II.

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Como são os animais?

Plano de Aula CIÊNCIAS. Como são os animais? Plano de Aula CIÊNCIAS Como são os animais? Como são os animais? 12 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Meio Ambiente 3. Tipos de Animais I.Título II. Série

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Os parasitas intestinais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Os parasitas intestinais Plano de Aula CIÊNCIAS Os parasitas intestinais Os parasitas intes nais. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Ciências 2. Ciências Naturais 3. Parasitas - Ciências I.

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Calor e temperatura? Calor ou temperatura?

Plano de Aula CIÊNCIAS. Calor e temperatura? Calor ou temperatura? Plano de Aula CIÊNCIAS Calor e temperatura? Calor ou temperatura? Calor e temperatura? Calor ou temperatura? 07 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Introdução

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Quem poderá defender a água?

Plano de Aula CIÊNCIAS. Quem poderá defender a água? Plano de Aula CIÊNCIAS Quem poderá defender a água? Quem poderá defender a água? 13 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências Naturais) ISBN: 1.Ensino Fundamental Ciências 2. Meio Ambiente - Água 3. Água

Leia mais

Programação da 2ª Etapa 2º Período Educação Infantil

Programação da 2ª Etapa 2º Período Educação Infantil Programação da 2ª Etapa 2º Período Educação Infantil Prezados Pais: Este documento foi preparado com o objetivo de oferecer a vocês informações sobre o trabalho que será realizado com as crianças durante

Leia mais

COMO PRESERVAR A NATUREZA?

COMO PRESERVAR A NATUREZA? Org.: Claudio André - 1. TÍTULO: COMO PRESERVAR A NATUREZA? Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental / Anos iniciais

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 1º PERÍODO

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 1º PERÍODO 1º PERÍODO Prezados pais, Encaminhamos a Programação da 3ª Etapa de 2015, material que serve de apoio para o acompanhamento das habilidades que serão desenvolvidas. Lembramos que este planejamento é flexível

Leia mais

Bilhete 084/14. Bilhete 084/14 Santo André, 25 de novembro de 2014. Senhores Pais dos alunos da Educação Infantil.

Bilhete 084/14. Bilhete 084/14 Santo André, 25 de novembro de 2014. Senhores Pais dos alunos da Educação Infantil. Senhores Pais dos alunos da Educação Infantil. Senhores Pais dos alunos da Educação Infantil. Senhores Pais dos alunos do 1º ano. Senhores Pais dos alunos do 1º ano. Senhores Pais dos alunos da turma 1F8.

Leia mais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2013 MATEMÁTICA 2º ANO Escola: Professora: Aluno:

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2013 MATEMÁTICA 2º ANO Escola: Professora: Aluno: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2013 MATEMÁTICA 2º ANO Escola: Professora: Aluno: Faça as questões abaixo com atenção e com calma. É uma avaliação que vai mostrar o que você já sabe e o que precisa aprender. Questão

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano.

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano. Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 3º ano Componente Curricular: Ciências Naturais

Leia mais

Brincadeiras. Atividade 1

Brincadeiras. Atividade 1 Objetivos retomar as atividades motoras com características lúdicas; propiciar situações motoras lúdicas com diferentes possibilidades de inferências e de compreensão da cultura do jogo; propiciar situações

Leia mais

LIVRO DE BRINCADEIRAS DA TURMA DO VAMPIRO

LIVRO DE BRINCADEIRAS DA TURMA DO VAMPIRO LIVRO DE BRINCADEIRAS DA TURMA DO VAMPIRO 1º ANO A 2011 BRINCADEIRAS ALERTA AMARELINHA BARRA-MANTEIGA BATATA-QUENTE CABRA-CEGA CORRE-LENÇO MAMÃE DA RUA PARLENDA: COPO DE VENENO PEGA-PEGA GELO PIQUE-BANDEIRA

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Tudo se transforma

Plano de Aula CIÊNCIAS. Tudo se transforma Plano de Aula CIÊNCIAS Tudo se transforma Tudo se transforma. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Ser humano Saúde 3. Educação Presencial I. Título II. Série

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Digestão dos alimentos

Plano de Aula CIÊNCIAS. Digestão dos alimentos Plano de Aula CIÊNCIAS Digestão dos alimentos Disgestão dos alimentos. 07 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Ser humano e saúde 3. Educação Presencial I. Título

Leia mais

DAS IMAGENS DAS TELAS ÀS IMAGENS VIVIDAS

DAS IMAGENS DAS TELAS ÀS IMAGENS VIVIDAS DAS IMAGENS DAS TELAS ÀS IMAGENS VIVIDAS Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa Doutoranda - Depto. Educação - PUC-Rio Isabel da Silva Lopes dos Santos Professora do Ensino Fundamental INTRODUÇÃO O projeto

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: FERRAMENTA DE APOIO AO PROFESSOR DA CRIANÇA DE 6 ANOS.

CADERNO DE ATIVIDADES PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: FERRAMENTA DE APOIO AO PROFESSOR DA CRIANÇA DE 6 ANOS. CADERNO DE ATIVIDADES PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: FERRAMENTA DE APOIO AO PROFESSOR DA CRIANÇA DE 6 ANOS. Elaine Cristina Rodrigues Gomes Vidal. Gruhbas Projetos Educacionais

Leia mais

Disponível em: http://www.portacurtas.com.br/filme.asp?cod=1369. Comentários de Maria da Conceição Carneiro Oliveira 1

Disponível em: http://www.portacurtas.com.br/filme.asp?cod=1369. Comentários de Maria da Conceição Carneiro Oliveira 1 Filme: A Velha a Fiar Gênero: Animação Gênero: Ficção Diretor: Humberto Mauro Elenco: Matheus Collaço Parlenda: A velha a Música e Arranjo: Aldo Taranto Execução: Trio Irakitã Ano: 1964 Duração: 6 min

Leia mais

SOFTWARE JCLIC. Para abrir o JCLIC - clique em Aplicativos JCLIC AUTHOR

SOFTWARE JCLIC. Para abrir o JCLIC - clique em Aplicativos JCLIC AUTHOR SOFTWARE JCLIC Para abrir o JCLIC - clique em Aplicativos JCLIC AUTHOR 1- Para iniciar o projeto clique em ficheiro novo projeto digite o nome do projeto OK Preencha as opções: Descrição (clique no + e

Leia mais

CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO

CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, vol.1. n. 1, 2004. CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO Maria Clara de Castro Borges O texto defende a importância da utilização de elementos da cultura popular em

Leia mais

Biologia PLANO DE AULA SISTEMA NERVOSO. Anatomia e Fisiologia Humana

Biologia PLANO DE AULA SISTEMA NERVOSO. Anatomia e Fisiologia Humana PLANO DE AULA Biologia SISTEMA NERVOSO Anatomia e Fisiologia Humana Esta obra está sob a licença Creative Commons Atribuição 2.5 (CC-BY). Mais detalhes em http://creativecommon.org/licenses/by/2.5/br.

Leia mais

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Matemática. Nome: O QUE É FOLCLORE?

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Matemática. Nome: O QUE É FOLCLORE? 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Matemática Nome: O QUE É FOLCLORE? A palavra folclore foi criada por um inglês e usada, pela primeira vez, em 22 de agosto de 1846. Daí o mês de agosto ser

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula VIDA DE BICHO. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 4º ano. Ciências. Vida e Ambiente 2 aulas (50 min cada) Educação Presencial

TÍTULO: Plano de Aula VIDA DE BICHO. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 4º ano. Ciências. Vida e Ambiente 2 aulas (50 min cada) Educação Presencial Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: VIDA DE BICHO Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais 4º ano Ciências

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos

Leia mais

CURUPIRA AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 O BIMESTRE RESOLUÇÃO COMENTADA

CURUPIRA AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 O BIMESTRE RESOLUÇÃO COMENTADA Aluno(a) Data: 14 / 09 / 11 3 o ano 2 a Série Turma: Ensino Fundamental I Turno: Matutino Professoras: Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e História/Geografia Eixo Temático Herança

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. A lua e nós

Plano de Aula CIÊNCIAS. A lua e nós Plano de Aula CIÊNCIAS A lua e nós A lua e nós. 11 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Terra e universo 3. Educação Presencial I. Título II. Série CDU: 373.3:5

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS DE EIXO. çzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopa

ASSOCIAÇÃO DE PAIS DE EIXO. çzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopa qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçz xcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwerty uiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbn mqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjkl

Leia mais

Trava-línguas. CONSULTORAS Patrícia Corsino e Hélen A. Queiroz

Trava-línguas. CONSULTORAS Patrícia Corsino e Hélen A. Queiroz Trava-línguas CONSULTORAS Patrícia Corsino e Hélen A. Queiroz SINOPSE geral da série Chico, 6 anos, adora passar as tardes na estamparia de fundo de quintal do seu avô. Nela, Vô Manu construiu um Portal

Leia mais

DATAS COMEMORATIVAS. FESTAS JUNINAS 12 de junho Santo Antônio 24 de junho São João 29 de junho São Pedro

DATAS COMEMORATIVAS. FESTAS JUNINAS 12 de junho Santo Antônio 24 de junho São João 29 de junho São Pedro FESTAS JUNINAS 12 de junho Santo Antônio 24 de junho São João 29 de junho São Pedro As festas juninas fazem parte da tradição católica, mas em muitos lugares essas festas perderam essa característica.

Leia mais

Cultura da infância, música tradicional da infância

Cultura da infância, música tradicional da infância A música do Brasil e do mundo Lucilene Silva Cultura da infância, música tradicional da infância O Brasil, absolutamente grande e diverso, apresenta essa mesma diversidade e grandeza nas músicas, histórias,

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. O Lixo é um Luxo!

Plano de Aula CIÊNCIAS. O Lixo é um Luxo! Plano de Aula CIÊNCIAS O Lixo é um Luxo! 1 O Lixo é um Luxo! 15 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. O Lixo é um Luxo 3. Educação Presencial I. Título II. Série

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula LINHAS E RETAS. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 4º ano. Matemática. Espaço e Forma. 1 aulas (50 min cada)

TÍTULO: Plano de Aula LINHAS E RETAS. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 4º ano. Matemática. Espaço e Forma. 1 aulas (50 min cada) Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: LINHAS E RETAS Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 4º ano Componente Curricular: Matemática Tema: Espaço e Forma Duração da Aula:

Leia mais

PSICOMOTRICIDADE, JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM MARILENE FERREIRA DE LIMA OLIVEIRA E.E DR. MORATO DE OLIVEIRA RESUMO

PSICOMOTRICIDADE, JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM MARILENE FERREIRA DE LIMA OLIVEIRA E.E DR. MORATO DE OLIVEIRA RESUMO PSICOMOTRICIDADE, JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM MARILENE FERREIRA DE LIMA OLIVEIRA E.E DR. MORATO DE OLIVEIRA RESUMO Na vida de uma criança, para além do entretenimento, o jogo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS ESCOLA DE FORMAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL - EFETI PROJETO SEMESTRAL. EMEF Prof.ª Ignêz Sagula Fossá

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS ESCOLA DE FORMAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL - EFETI PROJETO SEMESTRAL. EMEF Prof.ª Ignêz Sagula Fossá EMEF Prof.ª Ignêz Sagula Fossá NOME DO PROFESSOR: Andréia Roque Vizinho Gonçalves EIXO : M.E.L. ATELIÊ: Brincadeiras de Rua SEMESTRE: Primeiro ANO: 2013 Tema do Projeto: Brincadeiras de Rua Nome do Projeto:

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula PROPAGANDA: A ALMA DO NEGÓCIO OU O NEGÓCIO COM ALMA? Ensino Fundamental / Anos Iniciais 5 ano. Língua Portuguesa.

TÍTULO: Plano de Aula PROPAGANDA: A ALMA DO NEGÓCIO OU O NEGÓCIO COM ALMA? Ensino Fundamental / Anos Iniciais 5 ano. Língua Portuguesa. TÍTULO: PROPAGANDA: A ALMA DO NEGÓCIO OU O NEGÓCIO COM ALMA? Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais

Leia mais

Prefeito José Camilo Zito dos Santos Filho. Consultoria. Vice-prefeito Jorge da Silva Amorelli. Júlia Yolanda Paes Mendes

Prefeito José Camilo Zito dos Santos Filho. Consultoria. Vice-prefeito Jorge da Silva Amorelli. Júlia Yolanda Paes Mendes 1 Prefeito José Camilo Zito dos Santos Filho Vice-prefeito Jorge da Silva Amorelli Secretária Municipal de Educação Roseli Ramos Duarte Fernandes Assessoria Especial Ângela Regina Figueiredo da Silva Lomeu

Leia mais

Projetos. Outubro 2012

Projetos. Outubro 2012 Projetos Outubro 2012 UM DIA CHUVOSO NA ESCOLA Hoje amanheceu chovendo muito e o vento soprava forte. A nossa sala estava pronta e arrumada para receber as crianças, mas o mau tempo fez com que elas se

Leia mais

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR APRESENTAÇÃO Olá professor, Essa apostila apresenta jogos matemáticos que foram doados a uma escola de Blumenau como parte de uma ação do Movimento Nós Podemos Blumenau.

Leia mais

MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA

MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA CADERNO DE ATIVIDADES PRÉ-ESCOLA II PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL MINHA PRIMEIRA

Leia mais

Crie ou copie a letra de uma música que combine com o movimento dos personagens do desenho.

Crie ou copie a letra de uma música que combine com o movimento dos personagens do desenho. Artes ano 1 ) A Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música. Observe o desenho ao lado e escreva com suas palavras que tipo de dança os

Leia mais

Projeto Folclore. 5º ano Fundamento I. Justificativa

Projeto Folclore. 5º ano Fundamento I. Justificativa Projeto Folclore 5º ano Fundamento I Justificativa Este projeto pretende colaborar com a preservação do patrimônio cultural e histórico brasileiro. O Brasil é um país que possui uma pluralidade cultural

Leia mais

Rimas infantis. Era uma vez um gato maltês. Tocava piano Falava francês. Queres que te conte outra vez?

Rimas infantis. Era uma vez um gato maltês. Tocava piano Falava francês. Queres que te conte outra vez? Rimas infantis Era uma vez um gato maltês. Tocava piano Falava francês. Queres que te conte outra vez? Arre, burrito, p ra casa do padrinho, levar o azeite e trazer o vinhinho. Arre, burrito, p ra São

Leia mais

Rela l to t s o Revista Práticas de Linguagem. v. 1, n. 1, jan./jun. 2011

Rela l to t s o Revista Práticas de Linguagem. v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 Relatos ABC, MUITO PRAZER! A CRIANÇA NA CONDIÇÃO DE SUJEITO FALANTE E ESCREVENTE Ivanda Alexandre Pereira i.alexandre@ig.com.br Graduada em Pedagogia pela FUCMT é Mestre em Educação pela UNICAMP e professora

Leia mais

OBSERVE O DESENHO DO LÁPIS ABAIXO. DESENHE UM LÁPIS MAIOR DO QUE ESTE.

OBSERVE O DESENHO DO LÁPIS ABAIXO. DESENHE UM LÁPIS MAIOR DO QUE ESTE. OBSERVE O DESENHO DO LÁPIS ABAIXO. DESENHE UM LÁPIS MAIOR DO QUE ESTE. 5 VEJA O DESENHO DAS BOLAS. LIGUE AS QUE TÊM O MESMO TAMANHO. 6 NA FIGURA ABAIXO, DESENHE CABELOS COMPRIDOS NA BONECA DA ANA. 7 OBSERVE

Leia mais

Projeto Um Computador Por Aluno Campo Limpo Paulista

Projeto Um Computador Por Aluno Campo Limpo Paulista Projeto Um Computador Por Aluno Campo Limpo Paulista II Encontro entre escolas UCA 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Quem somos A EMEF Gov. André Franco Montoro, situa-se na cidade de Campo Limpo Paulista/SP

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula SÍLABAS. Ensino Fundamental I / Anos Iniciais 3 ano. Língua Portuguesa. Gramática. 2 aulas (50 min cada ) Educação Presencial

TÍTULO: Plano de Aula SÍLABAS. Ensino Fundamental I / Anos Iniciais 3 ano. Língua Portuguesa. Gramática. 2 aulas (50 min cada ) Educação Presencial Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: SÍLABAS Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Ensino Fundamental I / Anos Iniciais 3 ano Língua Portuguesa Gramática 2 aulas

Leia mais

INFORMATIVO 2015 GRUPO 3

INFORMATIVO 2015 GRUPO 3 INFORMATIVO 2015 GRUPO 3 3 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

Aula 130 Conteúdos: Gênero textual: Provérbios. Brincadeiras tradicionais. Área do quadrado. Mata atlântica. LINGUAGENS, MAT., CIÊNCIAS DA NAT.

Aula 130 Conteúdos: Gênero textual: Provérbios. Brincadeiras tradicionais. Área do quadrado. Mata atlântica. LINGUAGENS, MAT., CIÊNCIAS DA NAT. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula 130 Conteúdos: Gênero textual: Provérbios. Brincadeiras tradicionais. Área do quadrado. Mata atlântica. 3 CONTEÚDO

Leia mais

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA As histórias do senhor urso. 2. EPISÓDIO(S) TRABALHADO(S): Em busca das cores. 3. SINOPSE DO(S) EPISÓDIO(S) ESPECÍFICO(S) Episódio explora de maneira

Leia mais

Autora: SUELY BARROS BERNARDINO DA SILVA. Secretaria de Estado de Educação do Amazonas LEITURA: UM CAMINHO PARA O CONHECIMENTO INTRODUÇÃO

Autora: SUELY BARROS BERNARDINO DA SILVA. Secretaria de Estado de Educação do Amazonas LEITURA: UM CAMINHO PARA O CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Autora: SUELY BARROS BERNARDINO DA SILVA Secretaria de Estado de Educação do Amazonas LEITURA: UM CAMINHO PARA O CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Este foi um projeto piloto, o qual consistiu em desenvolver um trabalho

Leia mais

Possibilitar o conhecimento dos diferentes grupos religiosos construindo um. referencial de entendimento das diferenças e respeito ao outro.

Possibilitar o conhecimento dos diferentes grupos religiosos construindo um. referencial de entendimento das diferenças e respeito ao outro. TEMA: Preconceito religioso SÉRIE 2ª. Série Andressa Priscila Chiquiti - chiqt@bol.com.br 4. OBJETIVO /s Possibilitar o conhecimento dos diferentes grupos religiosos construindo um referencial de entendimento

Leia mais

Psicologia Positiva FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA POSITIVA INÍCIO

Psicologia Positiva FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA POSITIVA INÍCIO INÍCIO FORMAÇÃO EM METODOLOGIA FACILITADORES CONTEÚDO Psicologia Positiva "A Psicologia Posi va oferece uma visão mais ampla da capacidade humana e de suas reais mo vações" José Roberto Marques, Presidente

Leia mais

RENDIMENTO NESTE PERÍODO

RENDIMENTO NESTE PERÍODO ALUNO (A): ANO: 5º ANO FUNDAMENTAL 23/11/2012 A SEGUIR ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA UM MELHOR RENDIMENTO NESTE PERÍODO: ( ) MELHORAR A CALIGRAFIA. ( ) MAIS ATENÇÃO NA ORTOGRAFIA. ( ) REALIZAR AS ATIVIDADES

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. O ar de que precisamos

Plano de Aula CIÊNCIAS. O ar de que precisamos Plano de Aula CIÊNCIAS O ar de que precisamos O ar de que precisamos. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências Naturais) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Meio Ambiente 3. Educação Presencial I.

Leia mais

Ah! Ah! Ah! Oh! Oh! Oh! Ela tem é de capim!

Ah! Ah! Ah! Oh! Oh! Oh! Ela tem é de capim! PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BNCO DE QUESTÕES - LÍNGU PORTUGUES -2 NO - ENSINO FUNDMENTL ==================================================================== Texto 1 BRT DIZ QUE TEM Barata diz que tem

Leia mais

NOME: NOME: DATA: / / PROFESSORA: CAÇA-PALAVRAS PROCURE NO CAÇA-PALAVRAS OS NOMES DAS CRIANÇAS QUE APARECEM NO POEMA QUE VOCÊ LEU.

NOME: NOME: DATA: / / PROFESSORA: CAÇA-PALAVRAS PROCURE NO CAÇA-PALAVRAS OS NOMES DAS CRIANÇAS QUE APARECEM NO POEMA QUE VOCÊ LEU. NOME: DATA: / / PROFESSORA: ANINHA PULA AMARELINHA HENRIQUE BRINCA DE PIQUE MARÍLIA BRINCA DE MÃE E FILHA MARCELO É O REI DO CASTELO MARIAZINHA SUA RAINHA CAROLA BRINCA DE BOLA JOÃO DE POLÍCIA E LADRÃO

Leia mais

III Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro

III Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro III Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro EDITAL OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO JURÍDICO A Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC), nos termos do presente edital, torna público que estão

Leia mais

MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA

MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA CADERNO DE ATIVIDADES PRÉ-ESCOLA I PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL MINHA PRIMEIRA

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2012 1º ANO HABILIDADES: LÍNGUA PORTUGUESA Expressar os seus pontos de vista, seus desejos e necessidades. Manipular a linguagem oral, percebendo

Leia mais

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Para acessar sua senha: 1. Entrar no portal Metodista online Acesse o site www.bennett.br. No lado superior direito aparecerá a janela da área de login,

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

M Q A U L UI A H N Recife, 2014

M Q A U L UI A H N Recife, 2014 M LUQ U NHA A I M LUQ U NHA A I Recife, 2014 Apresentação Encontramos, na literatura, um apoio que tem nos permitido falar de meio ambiente de forma lúdica. Unindo, quase sempre, a escrita à oralidade

Leia mais

REGULAMENTO DO PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO (PCC) CAPÍTULO I Da natureza e finalidade. Capítulo II

REGULAMENTO DO PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO (PCC) CAPÍTULO I Da natureza e finalidade. Capítulo II FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUIUTABA ISEPI INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA DE ITUIUTABA ISEDI INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE ITUIUTABA UNIDADE ASSOCIADA À UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Leia mais

Cantigas e parlendas

Cantigas e parlendas Cantigas e parlendas Professora Carolina Nome: 1 Alfabetário 2 A vela Isabel Cristina O pato viu a vela e ficou com medo do fogo. O gato viu a vela e gostou do fogo. A foca viu a vela e ficou com medo

Leia mais