Plano de Aula MATEMÁTICA. Juntando minha família

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Aula MATEMÁTICA. Juntando minha família"

Transcrição

1 Plano de Aula MATEMÁTICA Juntando minha família

2 Juntando minha família. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Número e Operações 3. Álgebra - Funcões I. Título II. Série CDU: 373.3:51

3 Plano de Aula JUNTANDO MINHA FAMÍLIA Nível de Ensino Ano / Semestre Componente Curricular Tema Duração da Aula Modalidade de Ensino Ensino Fundamental / Anos Iniciais 1º ano Matemática Número e Operações/ Álgebra e Funções 1 aula (45 min) Educação Presencial OBJETIVOS GLOSSÁRIO Ao final da aula, o aluno será capaz de: D17-EF1-MAT- Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. D19-EF1-MAT- Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (posi va ou nega va), comparação e mais de uma transformação (posi va ou nega va). DTD30- Apropriar a u lização do laptop educacional para a construção de novos conhecimentos. Ancestrais: são pessoas de nossas ou de outras famílias que viveram há muitos anos. Por exemplo, o avô do meu avô é meu ancestral. Árvore genealógica: histórico de uma linhagem ou de indivíduos de uma família. Descendente: pessoa que tem origem a par r de um determinado indivíduo ou família de indivíduos. Por exemplo, eu sou descendente da minha mãe e do meu pai. Em muitos casos, significa o mesmo que herdeiro. PRÉ-REQUISITOS DOS ALUNOS noção básica de navegação na Internet; saber contar de zero até 20. RECURSOS/MATERIAIS DE APOIO - laptop educacional com acesso à Internet ; - data show.

4 JUNTANDO MINHA FAMÍLIA 02 QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS Quantas pessoas existem na sua família? Quantos primos você tem? E os? Como fazemos para contar nossos parentes? Na foto acima, a menina de vermelho tem: Figura 1 1. Um pai; 2. Um irmão; 3. Uma mãe; e 4. Uma irmã. Logo, ela possui quatro parentes, nesta foto. Observe, agora, a figura abaixo: Figura 2 Nesta foto, a mulher do meio possui: 3 cunhadas 6 irmãos 1 sobrinho 4 as 1 marido TOTAL: 15 parentes Figura 1. Disponível em: Acessado em: Figura 2 (com adaptações do autor deste plano). Disponível em: c140-12family-red-rr-398h.jpg. Acessado em:

5 JUNTANDO MINHA FAMÍLIA 03 LEIS, PRINCÍPIOS, TEORIAS, TEOREMAS, AXIOMAS, FUNDAMENTOS, REGRAS... ADIÇÃO / SOMA Na Matemá ca, podemos somar um número com outro, de forma a obter, do resultado dessa soma, um novo número (ou permanecer com um deles, caso o outro número seja o zero). Essa operação é conhecida na Matemá ca como operação básica de adição (ao lado da subtração, da mul plicação e da divisão). No ensino fundamental, as somas podem começar com apenas dois números, por exemplo: = = = 8 Depois, deve-se aumentar a quan dade de números. Ex.: = 3 Como visto, os primeiros números u lizados nas somas devem ser também de baixa escala. Todavia, deve-se ater ao fato de que, por exemplo, por mais que se u lizem os números de 0 a 10, a maior soma possível será o número 20 ( ). A ideia geral que envolve a adição é associar cada número a um elemento de um conjunto. Por exemplo, em 1 + 2, pode-se associar a ideia de soma de um conjunto contendo 1 elemento a outro conjunto contendo 2 elementos, como se segue: Figura 1 Figura 2

6 JUNTANDO MINHA FAMÍLIA 04 LEIS, PRINCÍPIOS, TEORIAS, TEOREMAS, AXIOMAS, FUNDAMENTOS, REGRAS... OS SINAIS DE ADIÇÃO (+) E DE IGUAL (=) Como também visualizado acima, é imprescindível que os alunos conheçam os sinais de adição (+) e de igualdade (=) para que possam efetuar as somas. Segue-se, abaixo, uma breve história do sinal de adição: A u lização regular do sinal + (mais) aparece na Aritmé ca Comercial de João Widman d Eger publicada em Leipzig em 1489, antes desta data, u lizavam-se as letras P e M, que eram abreviaturas das palavras la nas plus e minus, porém acabou u lizando a abreviatura alemã + e. (UFSC, p. 1). Já com relação ao sinal de igualdade, podemos perceber que: O matemá co inglês Roberto Record, foi o primeiro a empregar o sinal = (igual) para indicar igualdade. Em seu primeiro livro, publicado em 1540, Record u lizava o símbolo Y entre duas expressões iguais; o sinal = cons tuído por dois pequenos traços paralelos, só surgiu em 1557 jus ficando a frase: Nada há mas igual que duas linhas iguais e paralelas. (Idem, p. 2). Figura 1. Do autor deste plano. Figura 2 (com adaptações do autor deste plano). Disponível em: Acessado em: UFSC. Origem dos símbolos matemáticos. Disponível em: Acessado em: PARA REFLETIR COM OS ALUNOS MEUS ANCESTRAIS Enquanto não conseguimos contar com precisão absoluta quantas pessoas há no mundo, vamos começar pelo mais simples: alguma vez, já contou quantos parentes você possui? Sabia que se você colocar no papel esses dados, você consegue montar sua árvore genealógica? Então, quantos primos, irmãos, avôs, as você possui? Figura. Disponível em: h p://farm3.sta c.flickr.com/2230/ _ jpg. Acessado em:

7 JUNTANDO MINHA FAMÍLIA 05 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFESSOR O Professor pode iniciar a aula apresentando a ideia geral da adição, com alguns exemplos, para que os alunos possam analisá-los e perceber sua importância. Para tal, sugerimos projetar as imagens con das em Questões problema zadoras num data show. Em seguida, ele pode, ainda, discu r com a turma a importância de se conhecer nossos parentes, assunto con do em Para refle r com os alunos. Dando con nuidade à ideia supracitada, o professor pode fazer com que os alunos atentem ao que é, e para que serve uma árvore genealógica. Para isso, sugere-se o exposto em Para saber mais. Por fim, o docente deve solicitar aos alunos que façam os Exercícios de fixação, com o intuito de, além de exercitar o conteúdo da aula, promover a vidades colabora vas entre os pequenos discentes. TAREFA DOS ALUNOS 1ª Alunos analisam a ideia geral da adição, com alguns exemplos mostrados pelo professor e con dos em Questões problema zadoras ; 2ª Em seguida, eles podem discu r entre si a importância de se conhecer seus parentes, con da em Para refle r com os alunos. Aqui, a ideia da adição está implícita, o que facilita a absorção do conteúdo; 3ª U lizando-se da ideia exposta em Para saber mais, os alunos têm contato com o conceito de árvore genealógica; 4ª - Assim, sugere-se que a criança realize o primeiro Exercício de fixação, voltado para a construção de sua própria árvore genealógica; 5ª Por fim, eles podem ainda fazer o segundo Exercício de fixação, que é um quiz sobre o conteúdo apresentado na aula.

8 JUNTANDO MINHA FAMÍLIA 06 PARA SABER MAIS ÁRVORE GENEALÓGICA Retomando o que foi discu do em Para refle r com os alunos, a árvore genealógica não é uma árvore de verdade, com folhas e raízes, mas sim a representação histórica de certa parte dos ances-trais de uma pessoa ou família (WIKIPEDIA). Ela funciona assim: se desenha um esquema no formato de uma árvore e, no seu topo, coloca-se o nome ou a foto de um parente bem an go (geralmente os avôs e avós). A par r das pessoas mais velhas, enumeram-se seus descendentes: filhos, netos, bisnetos etc. Vejamos um exemplo de árvore genealógica: Figura 2 Agora, perceba que elas funcionam como uma adição de 1 em 1. Por exemplo, na imagem acima, temos os seguintes parentes: bisavô Heitor Chaves + bisavó Jade Chaves + bisavô Ira Escarlate + bisavó Gabriela Escarlate + avô Andy, e assim até chegarmos aos bisnetos Margarida Verde claro e Juliana Chaves. Ou seja, se somarmos todas as pessoas da árvore genealógica acima teremos 14 pessoas. Fácil, não? Agora, tente fazer a sua própria árvore genealógica, e conte quantos parentes você tem. Figura 1. Disponível em: <http://images.wikia.com/simswiki/pt-br/images/7/75/chaves-verdeclaro.png>. Acessado em: WIKIPEDIA. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/%c3%81rvore_geneal%c3%b3gica>. Acessado em:

9 JUNTANDO MINHA FAMÍLIA 07 AVALIAÇÃO Critérios Desempenho avançado Desempenho médio Desempenho iniciante Calculou o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. Resolveu problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (posi va ou nega va), comparação e mais de uma transformação (posi va ou nega va) Apropriou a u lização do laptop educacional para a construção de novos conhecimentos. EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1º MINHA ÁRVORE GENEALÓGICA Agora você pode criar sua própria árvore genealógica. Acesse Minha Árvore Genealógica, e veja como é fácil criar a sua própria:

10 JUNTANDO MINHA FAMÍLIA 08 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 2º QUANTOS PARENTES KAUAN TEM? Acesse o jogo e descubra quantos parentes Kauan tem. Figuras 1 do autor deste plano. EXERCÍCIOS PARA AVALIAÇÕES /// Provinha Brasil Prova Brasil PISA e ENEM Observe o mapa abaixo, que contém parte da cidade de João Pessoa. Os pontos vermelhos representam os atra vos históricos e culturais, e os pontos laranja são locais que prestam serviços à população. Figura 1

11 JUNTANDO MINHA FAMÍLIA 09 EXERCÍCIOS PARA AVALIAÇÕES /// Provinha Brasil Prova Brasil PISA e ENEM 1 - Quantos pontos atra vos há no mapa? a) 11 b) 12 c) 13 d) Quantos pontos de serviços há nele? a) 6 b) 7 c) 8 d) Agora, some os pontos atra vos com os de serviço. Qual é o resultado dessa soma? a) 19 b) 20 c) 21 d) 22 O gráfico abaixo informa a quan dade de parentes que a família Lopes foi ganhando, ao longo de cinco anos. 4 - Analisando as informações, quantos parentes a família Lopes ganhou, em cinco anos? a) 16 b) 17 c) 18 d) 19 5 Em que ano a família Lopes ganhou mais membros? a) 2001 b) 2002 c) 2003 d) 2004 Figura 1. Disponível em: Acessado em:

12

Plano de Aula MATEMÁTICA. Geoplano, o mundo das figuras planas

Plano de Aula MATEMÁTICA. Geoplano, o mundo das figuras planas Plano de Aula MATEMÁTICA Geoplano, o mundo das figuras planas Geoplano. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Espaço e forma 3. Educação presencial I. Título

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Dobrando e triplicando

Plano de Aula MATEMÁTICA. Dobrando e triplicando Plano de Aula MATEMÁTICA Dobrando e triplicando Dobrando e triplicando. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Matemá ca - Quádruplo 3. Educação Presencial

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Dividindo

Plano de Aula MATEMÁTICA. Dividindo Plano de Aula MATEMÁTICA Dividindo Dividindo. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Matemá ca - Operações 3. Educação presencial I. Título II. Série CDU:

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. O sistema monetário nacional: conhecendo as moedas do Real

Plano de Aula MATEMÁTICA. O sistema monetário nacional: conhecendo as moedas do Real Plano de Aula MATEMÁTICA O sistema monetário nacional: conhecendo as moedas do Real O sistema monetário nacional: conhecendo as moedas do real. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Linhas e retas

Plano de Aula MATEMÁTICA. Linhas e retas Plano de Aula MATEMÁTICA Linhas e retas Linhas e retas. 14 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) 1. Ensino Fundamental Matemá ca 2. Espaço e Forma 3. Educação Presencial I. Título II. Série CDU: 373.3:51

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Água, consumo e consciência

Plano de Aula MATEMÁTICA. Água, consumo e consciência Plano de Aula MATEMÁTICA Água, consumo e consciência Água, consumo e consciência. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental Matemá ca 2. Gráficos - Interpretação 3. Educação

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Radicalizando

Plano de Aula MATEMÁTICA. Radicalizando Plano de Aula MATEMÁTICA Radicalizando Radicalizando. 13 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental Matemá ca 2. Área 3.Espaço e forma I. Título II. Série CDU: 373.3:51 Plano

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. O nosso ambiente: conservando o ambiente escolar

Plano de Aula CIÊNCIAS. O nosso ambiente: conservando o ambiente escolar Plano de Aula CIÊNCIAS O nosso ambiente: conservando o ambiente escolar O nosso ambiente: conservando o ambiente escolar. 9 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências Naturais) ISBN: 1. Ensino Fundamental

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. O cartaz

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. O cartaz Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA O cartaz O cartaz. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Gênero textual 3. Educação Presencial I. Título II. Série

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. A função e a taxa de câmbio

Plano de Aula MATEMÁTICA. A função e a taxa de câmbio Plano de Aula MATEMÁTICA A função e a taxa de câmbio A função e a taxa de câmbio. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Algebra 3. Educação presencial I.

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. O ábaco: os números também têm regras

Plano de Aula MATEMÁTICA. O ábaco: os números também têm regras Plano de Aula MATEMÁTICA O ábaco: os números também têm regras O ábaco: os números também têm regras. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Números e Operações

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Advérbios

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Advérbios Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Advérbios Advérbios. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Educação Presencial I. Título II. Série CDU:37.046.12

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Simetria

Plano de Aula MATEMÁTICA. Simetria Plano de Aula MATEMÁTICA Simetria Simetria. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental Matemá ca 2. Simetria 3. Espaço e forma I. Título II. Série CDU: 373.3:51 Plano de Aula

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Reciclando

Plano de Aula CIÊNCIAS. Reciclando Plano de Aula CIÊNCIAS Reciclando Reciclando. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Ciências 2. Ciências Naturais 3. Terra e Universo I. Título II. Série CDU:373.3:5

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Escutando os sons

Plano de Aula CIÊNCIAS. Escutando os sons Plano de Aula CIÊNCIAS Escutando os sons Escutando os sons. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Ser humano e saúde 3. Educação Presencial I. Título II. Série

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Observando o mundo

Plano de Aula CIÊNCIAS. Observando o mundo Plano de Aula CIÊNCIAS Observando o mundo Observando o mundo. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Ser humano e saúde 3. Educação Presencial I. Título II.

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Conhecendo a preposição

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Conhecendo a preposição Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Conhecendo a preposição Conhecendo a preposição. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Educação Presencial

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula UMA FATIA DE PIZZA OU UMA BANDA DE INTERNET? Ensino Fundamental/ Anos Iniciais. 5º ano. Matemática

TÍTULO: Plano de Aula UMA FATIA DE PIZZA OU UMA BANDA DE INTERNET? Ensino Fundamental/ Anos Iniciais. 5º ano. Matemática Plano de Aula Org.: Claudio André - 1 Autora: Regina França TÍTULO: UMA FATIA DE PIZZA OU UMA BANDA DE INTERNET? Nível de Ensino: Ano/Semestre estudo de Ensino Fundamental/ Anos Iniciais 5º ano Componente

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Como preservar a natureza?

Plano de Aula CIÊNCIAS. Como preservar a natureza? Plano de Aula CIÊNCIAS Como preservar a natureza? Como preservar a natureza? 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1.Ensino Fundamental Ciências 2. Conservação Ambiental 3. Meio Ambiente I.

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Brincando com as palavras: parlenda

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Brincando com as palavras: parlenda Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Brincando com as palavras: parlenda Brincando com as palavras: parlenda. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Animais vertebrados e invertebrados

Plano de Aula CIÊNCIAS. Animais vertebrados e invertebrados Plano de Aula CIÊNCIAS Animais vertebrados e invertebrados Animais vertebrados e invertebrados. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências Naturais) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Meio Ambiente

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura sem palavras

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura sem palavras Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Leitura sem palavras Leitura sem palavras. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gênero Textual 3. Educação Presencial

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Usando a vírgula

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Usando a vírgula Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Usando a vírgula Usando a vírgula. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Educação Presencial I. Título

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. A água e seu estado físico

Plano de Aula CIÊNCIAS. A água e seu estado físico Plano de Aula CIÊNCIAS A água e seu estado físico A água e seu estado sico. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Vida e meio ambiente 3. Educação Presencial

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula LINHAS E RETAS. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 4º ano. Matemática. Espaço e Forma. 1 aulas (50 min cada)

TÍTULO: Plano de Aula LINHAS E RETAS. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 4º ano. Matemática. Espaço e Forma. 1 aulas (50 min cada) Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: LINHAS E RETAS Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 4º ano Componente Curricular: Matemática Tema: Espaço e Forma Duração da Aula:

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Sofrendo alteração

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Sofrendo alteração Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Sofrendo alteração Sofrendo alteração. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Educação Presencial I. Título

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. História em quadrinhos

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. História em quadrinhos Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA História em quadrinhos História em quadrinhos. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) 1.Ensino Fundamental Português 2. Produção Textual 3. Gênero Textual I.

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. O fascinante mundo das fábulas

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. O fascinante mundo das fábulas Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA O fascinante mundo das fábulas O fascinante mundo das fábulas. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Fábulas - conceitos

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Vida de bicho

Plano de Aula CIÊNCIAS. Vida de bicho Plano de Aula CIÊNCIAS Vida de bicho Vida de bicho. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Ciências 2. Ciências Naturais 3. Meio Ambiente I. Título II. Série CDU: 373.3:5

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Histórias de vida

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Histórias de vida Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Histórias de vida Histórias de vida. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Autobiografia I. Título II. Série CDU:

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. A gíria, elemento de renovação da língua

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. A gíria, elemento de renovação da língua Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA A gíria, elemento de renovação da língua A Gíria, elemento de renovação da língua. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Sistema nervoso

Plano de Aula CIÊNCIAS. Sistema nervoso Plano de Aula CIÊNCIAS Sistema nervoso Sistema nervoso. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Ser humano e saúde 3. Educação Presencial I. Título II. Série

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Crase: como usar?

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Crase: como usar? Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Crase: como usar? Crase: como usar? 11 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Educação Presencial I. Título

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. O Homem, o Meio Ambiente e a Sociedade

Plano de Aula CIÊNCIAS. O Homem, o Meio Ambiente e a Sociedade Plano de Aula CIÊNCIAS O Homem, o Meio Ambiente e a Sociedade O Homem, o Meio Ambiente e a Sociedade. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Ser Humano - Meio

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. O Tempo Passa (As Fases da Vida)

Plano de Aula CIÊNCIAS. O Tempo Passa (As Fases da Vida) Plano de Aula CIÊNCIAS O Tempo Passa (As Fases da Vida) O tempo passa (as fases da vida). 11 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências Naturais) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Adolescência 3. Infância

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Os dias, as noites e as estações do ano

Plano de Aula CIÊNCIAS. Os dias, as noites e as estações do ano Plano de Aula CIÊNCIAS Os dias, as noites e as estações do ano Os dias, as noites e as estações do ano. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Estações do Ano

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Deslealmente

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Deslealmente Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Deslealmente Deslealmente. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Ortografia 3. Educação Presencial I. Título II. Série

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula SÍLABAS. Ensino Fundamental I / Anos Iniciais 3 ano. Língua Portuguesa. Gramática. 2 aulas (50 min cada ) Educação Presencial

TÍTULO: Plano de Aula SÍLABAS. Ensino Fundamental I / Anos Iniciais 3 ano. Língua Portuguesa. Gramática. 2 aulas (50 min cada ) Educação Presencial Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: SÍLABAS Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Ensino Fundamental I / Anos Iniciais 3 ano Língua Portuguesa Gramática 2 aulas

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Crônica

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Crônica Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Crônica Crônica 07 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Gênero textual I. Título II. Série CDU:37.046.12 Plano de

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano.

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano. Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 3º ano Componente Curricular: Ciências Naturais

Leia mais

Matemática Financeira Módulo 2

Matemática Financeira Módulo 2 Fundamentos da Matemática O objetivo deste módulo consiste em apresentar breve revisão das regras e conceitos principais de matemática. Embora planilhas e calculadoras financeiras tenham facilitado grandemente

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Tudo se transforma

Plano de Aula CIÊNCIAS. Tudo se transforma Plano de Aula CIÊNCIAS Tudo se transforma Tudo se transforma. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Ser humano Saúde 3. Educação Presencial I. Título II. Série

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. A importância da pontuação

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. A importância da pontuação Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA A importância da pontuação A importância da pontuação. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Gramá ca 3. Pontuação

Leia mais

Nível de Ensino: Componente Curricular: Matemática. Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino:

Nível de Ensino: Componente Curricular: Matemática. Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Plano de Aula Org.: Claudio André - 1 Autora: Regina França TÍTULO: QUE DIA É HOJE? Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de estudo 3º ano Componente Curricular: Matemática Tema:

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Aprendendo a utilizar o R

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Aprendendo a utilizar o R Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Aprendendo a utilizar o R Aprendendo a u lizar o R. 11 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Ortografia 3. Fonema I.

Leia mais

Plano de Aula SOU PAR OU ÍMPAR? TÍTULO: Iniciais. 3º ano. Matemática. Número e Operações/Álgebra e Funções 1 aula (45 min) Educação Presencial

Plano de Aula SOU PAR OU ÍMPAR? TÍTULO: Iniciais. 3º ano. Matemática. Número e Operações/Álgebra e Funções 1 aula (45 min) Educação Presencial Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: SOU PAR OU ÍMPAR? Nível de Ensino: Ensino Fundamental/ Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo: 3º ano Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Matemática

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Observando o céu

Plano de Aula CIÊNCIAS. Observando o céu Plano de Aula CIÊNCIAS Observando o céu Observando o céu. 11 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Ciências 2. Ciências Naturais 3. Terra e Universo I. Título II. Série

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Diferenciando correspondências

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Diferenciando correspondências Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Diferenciando correspondências Diferenciando correspondências. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Língua Portuguesa 2. Língua

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Sistema Digestório

Plano de Aula CIÊNCIAS. Sistema Digestório Plano de Aula CIÊNCIAS Sistema Digestório 1 Sistema Digestório. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Sistema Digestório 3. Educação Presencial I. Título II.

Leia mais

PASSOS INICIAIS PARA ACESSO AO SISTEMA... 03. - Painel geral... 08. - Tela de Intimações... 10. - Com ajuizar uma ação?... 11

PASSOS INICIAIS PARA ACESSO AO SISTEMA... 03. - Painel geral... 08. - Tela de Intimações... 10. - Com ajuizar uma ação?... 11 ÍNDICE PASSOS INICIAIS PARA ACESSO AO SISTEMA......................... 03 DENTRO DO SISTEMA - Painel geral...................................................... 08 - Tela de Intimações.................................................

Leia mais

BOM DIA!! ÁLGEBRA. Aula 3 COM JENNYFFER LANDIM. jl.matematica@outlook.com

BOM DIA!! ÁLGEBRA. Aula 3 COM JENNYFFER LANDIM. jl.matematica@outlook.com BOM DIA!! ÁLGEBRA COM JENNYFFER LANDIM Aula 3 jl.matematica@outlook.com Números inteiros: operações e propriedades Adição Os termos da adição são chamadas parcelas e o resultado da operação de adição é

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Localizando o pronome oblíquo átono

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Localizando o pronome oblíquo átono Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Localizando o pronome oblíquo átono Localizando o pronome oblíquo átono. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá

Leia mais

Gráfico de Funções: Seno, Cosseno e Tangente

Gráfico de Funções: Seno, Cosseno e Tangente Reforço escolar M ate mática Gráfico de Funções: Seno, Cosseno e Tangente Dinâmica 6 1ª Série 4º Bimestre Professor DISCIPLINA Série CAMPO CONCEITO Matemática 1a do Ensino Médio Geométrico Trigonometria

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FACULDADE SUMARÉ

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FACULDADE SUMARÉ EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FACULDADE SUMARÉ Unidades Sumaré, Imirim, Tatuapé I e II. Nova Unidade: Santo Amaro www.sumare.edu.br 3067-7999 2103-7999 Olá, tudo bem com você? Começa mais um semestre letivo

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Aprendendo com a parlenda

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Aprendendo com a parlenda Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Aprendendo com a parlenda Aprendendo com a parlenda. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2.Gênero textual I. Título

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Digestão dos alimentos

Plano de Aula CIÊNCIAS. Digestão dos alimentos Plano de Aula CIÊNCIAS Digestão dos alimentos Disgestão dos alimentos. 07 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Ser humano e saúde 3. Educação Presencial I. Título

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Os parasitas intestinais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Os parasitas intestinais Plano de Aula CIÊNCIAS Os parasitas intestinais Os parasitas intes nais. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Ciências 2. Ciências Naturais 3. Parasitas - Ciências I.

Leia mais

Nome: Turma: Unidade: 1º SIMULADO - 9º ANO LÓGICA, CONTEÚDO. 45 Questões Dia: 07 de Maio - quinta-feira EDUCANDO PARA SEMPRE

Nome: Turma: Unidade: 1º SIMULADO - 9º ANO LÓGICA, CONTEÚDO. 45 Questões Dia: 07 de Maio - quinta-feira EDUCANDO PARA SEMPRE Nome: 015 Turma: Unidade: 1º SIMULADO - 9º ANO LÓGICA, CONTEÚDO. 45 Questões Dia: 07 de Maio - quinta-feira EDUCANDO PARA SEMPRE Nome: Turma: Unidade: 3 5 1. A expressão 10 a) 5. 11 b) 5. c) 5 d) 30 5

Leia mais

ÁGUA, CONSUMO E CONSCIÊNCIA. Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo. Componente Curricular: Duração da Aula: Modalidade de Ensino:

ÁGUA, CONSUMO E CONSCIÊNCIA. Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo. Componente Curricular: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: ÁGUA, CONSUMO E CONSCIÊNCIA Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo Componente Curricular: Ensino Fundamental / Anos Iniciais 8 ano Matemática Tema: Tratamento da informação

Leia mais

Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.

Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel. Matemática Essencial Equações do Segundo grau Conteúdo Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.br/matessencial/ 1 Introdução

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Calor e temperatura? Calor ou temperatura?

Plano de Aula CIÊNCIAS. Calor e temperatura? Calor ou temperatura? Plano de Aula CIÊNCIAS Calor e temperatura? Calor ou temperatura? Calor e temperatura? Calor ou temperatura? 07 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Introdução

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. O e-mail

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. O e-mail Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA O e-mail O e-mail. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Linguís ca 3. Interlocutor 4. Educação Presencial I. Título

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Hábitos de Higiene

Plano de Aula CIÊNCIAS. Hábitos de Higiene Plano de Aula CIÊNCIAS Hábitos de Higiene Hábitos de Higiene. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Ciências 2. Ciências Naturais 3. Meio Ambiente 4. Plantas - Iden ficação

Leia mais

Construção na orla marítima

Construção na orla marítima Reforço escolar M ate mática Construção na orla marítima Dinâmica 4 9º Ano 2º Bimestre Professor DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática 9º do Ensino Fundamental Algébrico Simbólico Equação do 2º. Grau

Leia mais

Capítulo 1. x > y ou x < y ou x = y

Capítulo 1. x > y ou x < y ou x = y Capítulo Funções, Plano Cartesiano e Gráfico de Função Ao iniciar o estudo de qualquer tipo de matemática não podemos provar tudo. Cada vez que introduzimos um novo conceito precisamos defini-lo em termos

Leia mais

Introdução MATRIZES. O que vocês acham? Onde podemos usar Matrizes além dos estudos de matemática?

Introdução MATRIZES. O que vocês acham? Onde podemos usar Matrizes além dos estudos de matemática? PROBBILIDDES Professora Rosana Relva Números Inteiros e Racionais Introdução rrelva@globo.com O crescente uso dos computadores tem feito com que a teoria das matrizes seja cada vez mais aplicada. Onde

Leia mais

Matemática Financeira RECORDANDO CONCEITOS

Matemática Financeira RECORDANDO CONCEITOS 1 Matemática Financeira RECORDANDO CONCEITOS Propriedades da matemática Prioridades: É importante relembrar e entender alguns conceitos da matemática, que serão muito úteis quando trabalharmos com taxas.

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula VIDA DE BICHO. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 4º ano. Ciências. Vida e Ambiente 2 aulas (50 min cada) Educação Presencial

TÍTULO: Plano de Aula VIDA DE BICHO. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 4º ano. Ciências. Vida e Ambiente 2 aulas (50 min cada) Educação Presencial Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: VIDA DE BICHO Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais 4º ano Ciências

Leia mais

13 ÁLGEBRA Uma balança para introduzir os conceitos de Equação do 1ºgrau

13 ÁLGEBRA Uma balança para introduzir os conceitos de Equação do 1ºgrau MATEMATICA 13 ÁLGEBRA Uma balança para introduzir os conceitos de Equação do 1ºgrau ORIENTAÇÃO PARA O PROFESSOR OBJETIVO O objetivo desta atividade é trabalhar com as propriedades de igualdade, raízes

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Quem poderá defender a água?

Plano de Aula CIÊNCIAS. Quem poderá defender a água? Plano de Aula CIÊNCIAS Quem poderá defender a água? Quem poderá defender a água? 13 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências Naturais) ISBN: 1.Ensino Fundamental Ciências 2. Meio Ambiente - Água 3. Água

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula RECICLANDO. Anos iniciais. 4º ano. Ciências. Ser Humano e Saúde. 2 aulas (50 minutos cada) Educação Presencial

TÍTULO: Plano de Aula RECICLANDO. Anos iniciais. 4º ano. Ciências. Ser Humano e Saúde. 2 aulas (50 minutos cada) Educação Presencial Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: RECICLANDO Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos iniciais Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: 4º ano Ciências

Leia mais

b : nas representações gráficas de funções do tipo

b : nas representações gráficas de funções do tipo do as suas escolhas a partir daí. Nesta situação, tendem a identificar as assímptotas verticais, as assímptotas horizontais e a associar as representações analítica e gráfica que têm estas características

Leia mais

APOSTILA DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA E.J.A.

APOSTILA DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA E.J.A. CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CURITIBA C.E.E.P CURITIBA APOSTILA DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA E.J.A. Modalidades: Integrado Subseqüente Proeja Autor: Ronald Wykrota (wykrota@uol.com.br) Curitiba

Leia mais

É a primeira classe a herdar. Não há limitação de grau para herdar. Regra do grau mais próximo exclui o mais remoto (art. 1833, CC) Filho 1 Filho 2

É a primeira classe a herdar. Não há limitação de grau para herdar. Regra do grau mais próximo exclui o mais remoto (art. 1833, CC) Filho 1 Filho 2 Sucessão dos Descendentes (art. 1833, CC) É a primeira classe a herdar. Não há limitação de grau para herdar. Regra do grau mais próximo exclui o mais remoto (art. 1833, CC) Filho 1 Filho 2 Neto 1 Neto

Leia mais

MENINO JESUS P R O B L E M Á T I C A 2. 1. Calcule as potências e marque a alternativa que contém as respostas corretas de I, II

MENINO JESUS P R O B L E M Á T I C A 2. 1. Calcule as potências e marque a alternativa que contém as respostas corretas de I, II Centro Educacional MENINO JESUS Aluno (a): Data: / / Professor (a): Disciplina: Matemática 8ª série / 9º ano: P R O B L E M Á T I C A 2 1. Calcule as potências e marque a alternativa que contém as respostas

Leia mais

ROSA APARECIDA ABIB CAVALCANTE Graduada em Matemática e Ciências Físicas e Biológicas, Prática Pedagógica Fundamental 2 e Ensino Médio.

ROSA APARECIDA ABIB CAVALCANTE Graduada em Matemática e Ciências Físicas e Biológicas, Prática Pedagógica Fundamental 2 e Ensino Médio. Matemática AUTORAS: NANCY MARTINS DE SÁ STOIANOV Graduada em História e Pedagogia, Doutora em Filosofia e Metodologia de Ensino, Autora da Metodologia ACRESCER. ROSA APARECIDA ABIB CAVALCANTE Graduada

Leia mais

No Mail2Easy Pro, é possível realizar o teste A/B, um dos recursos mais conhecidos do e-mail marke ng, u lizado antes de um envio.

No Mail2Easy Pro, é possível realizar o teste A/B, um dos recursos mais conhecidos do e-mail marke ng, u lizado antes de um envio. Envios Teste A/B A B Envie até seis versões da sua mensagem para uma amostra da sua base de contatos e, automa camente, envie para toda a base a versão com a melhor perfomance. Teste A/B Testar fórmulas

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. A lenda da sereia

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. A lenda da sereia Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA A lenda da sereia A lenda da sereia. 08 p.; il.; (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Relação Textual 3. Educação Presencial

Leia mais

PLANILHA PARA GERENCIAR NOTAS DAS TURMAS

PLANILHA PARA GERENCIAR NOTAS DAS TURMAS PLANILHA PARA GERENCIAR NOTAS DAS TURMAS INTRODUÇÃO Faça download de um dos arquivos de acordo com o software de planilha eletrônica disponível em sua máquina: Excel 97-03 https://dl.dropboxusercontent.com/u/5308498/rem_planilhaexemplo.xls

Leia mais

Vetores Lidando com grandezas vetoriais

Vetores Lidando com grandezas vetoriais Vetores Lidando com grandezas vetoriais matéria de vetores é de extrema importância para o ensino médio basta levar em consideração que a maioria das matérias de física envolve mecânica (movimento, dinâmica,

Leia mais

Os jogos nas aulas de matemática

Os jogos nas aulas de matemática UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Oficina: Os jogos nas aulas de matemática Professora: Odenise Maria bezerra Natal, agosto de

Leia mais

A Estação da Evolução

A Estação da Evolução Microsoft Excel 2010, o que é isto? Micorsoft Excel é um programa do tipo planilha eletrônica. As planilhas eletrônicas são utilizadas pelas empresas pra a construção e controle onde a função principal

Leia mais

É possível que cada pacote tenha: ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 9 ( ) 10. 02- Circule as frações equivalentes: 03- Escreva:

É possível que cada pacote tenha: ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 9 ( ) 10. 02- Circule as frações equivalentes: 03- Escreva: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 0- Leia e resolva: a) No início do

Leia mais

UTILIZANDO PROGRAMAS EDUCACIONAIS

UTILIZANDO PROGRAMAS EDUCACIONAIS LINUX EDUCACIONAL UTILIZANDO PROGRAMAS EDUCACIONAIS PROFESSOR GERSON VALENCIO Caro professor: As novas Tecnologias de Informação e Comunicação(TICs) estão mudando nossa forma de pensar, agir, relacionar-se,

Leia mais

Professora Alessandra Vieira

Professora Alessandra Vieira Sucessão Legítima Conceito: A sucessão legítima ou ab intestato, é a que se opera por força de lei e ocorre quando o de cujus tem herdeiros necessários que, de pleno direito, fazem jus a recolher a cota

Leia mais

CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 6ºANO CONTEÚDOS-1º TRIMESTRE Números naturais; Diferença entre número e algarismos; Posição relativa do algarismo dentro do número; Leitura do número; Sucessor e antecessor;

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Quem conta um conto aumenta um ponto

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Quem conta um conto aumenta um ponto Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Quem conta um conto aumenta um ponto Quem conta um conto aumenta um ponto. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2.

Leia mais

DICAS IMPORTANTES. Alunos com dificuldades DEVEM procurar o atendimento de suporte Email: evesp@mstech.com.br ou 0800 7745504

DICAS IMPORTANTES. Alunos com dificuldades DEVEM procurar o atendimento de suporte Email: evesp@mstech.com.br ou 0800 7745504 DICAS IMPORTANTES ATENÇÃO Alunos com dificuldades DEVEM procurar o atendimento de suporte Email: evesp@mstech.com.br ou 0800 7745504 Sempre que for publicar alguma dúvida no fórum, por favor, informar:

Leia mais

Introdução à Filogenética para Professores de Biologia

Introdução à Filogenética para Professores de Biologia Introdução à Filogenética para Professores de Biologia A filogenética ajuda a organizar a grande biodiversidade de forma a evidenciar a Evolução. Vamos entender como isso funciona? www.botanicaonline.com.br

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Utilizando figuras de linguagem

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Utilizando figuras de linguagem Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Utilizando figuras de linguagem U lizando figuras de linguagem. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3.

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. O Lixo é um Luxo!

Plano de Aula CIÊNCIAS. O Lixo é um Luxo! Plano de Aula CIÊNCIAS O Lixo é um Luxo! 1 O Lixo é um Luxo! 15 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. O Lixo é um Luxo 3. Educação Presencial I. Título II. Série

Leia mais

Aluno (a): Data: / / Professor (a): P R O B L E M Á T I C A 1

Aluno (a): Data: / / Professor (a): P R O B L E M Á T I C A 1 Aluno (a): Centro Educacional MENINO JESUS Data: / / Professor (a): Disciplina: Matemática 7º ano: P R O B L E M Á T I C A 1 1. Identifique qual número racional representa um número maior que um inteiro

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: : SÃO CARLOS Área de conhecimento:ciencias DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: : MATEMATICA

Leia mais

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais.

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais. Nome: Nº: 2º ano Trabalho Interdisciplinar de Ciências e Informática 3º Bimestre Data: Durante este bimestre aprendemos que as plantas, também chamadas de vegetais, são seres vivos, já que nascem, crescem

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático Caderno 1

Raciocínio Lógico Matemático Caderno 1 Raciocínio Lógico Matemático Caderno 1 Índice Pg. Números Naturais... 02 Números Inteiros... 06 Números Racionais... 23 Números Decimais... - Dízimas Periódicas... - Expressões Numéricas... - Divisibilidade...

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Reaproveitando, reciclando e descartando

Plano de Aula CIÊNCIAS. Reaproveitando, reciclando e descartando Plano de Aula CIÊNCIAS Reaproveitando, reciclando e descartando Reaproveitando, reciclando e descartando. 12 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Ciências 2. Ciências Naturais

Leia mais

Metas Curriculares do Ensino Básico Matemática 1.º Ciclo. António Bivar Carlos Grosso Filipe Oliveira Maria Clementina Timóteo

Metas Curriculares do Ensino Básico Matemática 1.º Ciclo. António Bivar Carlos Grosso Filipe Oliveira Maria Clementina Timóteo Metas Curriculares do Ensino Básico Matemática 1.º Ciclo António Bivar Carlos Grosso Filipe Oliveira Maria Clementina Timóteo Números e Operações Contar até cem, mil,... Descodificar o sistema de numeração

Leia mais

EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE SOBRE INTEGRAL UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEOBRA Frank Amorim 1, Giselle Sousa 2

EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE SOBRE INTEGRAL UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEOBRA Frank Amorim 1, Giselle Sousa 2 EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE SOBRE INTEGRAL UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEOBRA Frank Amorim 1, Giselle Sousa 2 1 IFRN/Professor de Matemática do Ensino Básico e Tecnológico do IFRN, frank.amorim@ifrn.edu.br 2

Leia mais

26/08/2013. Árvore. Árvore. Árvore. Floresta :: Exemplo. Floresta ÁRVORES

26/08/2013. Árvore. Árvore. Árvore. Floresta :: Exemplo. Floresta ÁRVORES 2 ÁRVORES Dado um grafo G G é chamado de árvore caso seja não direcionado, conectado e não possua circuitos simples Matemática Discreta Prof. João Paulo Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento

Leia mais

MATEMÁTICA BÁSICA E CALCULADORA

MATEMÁTICA BÁSICA E CALCULADORA DISCIPLINA MATEMÁTICA FINANCEIRA PROFESSOR SILTON JOSÉ DZIADZIO APOSTILA 01 MATEMÁTICA BÁSICA E CALCULADORA A matemática Financeira tem como objetivo principal estudar o valor do dinheiro em função do

Leia mais