Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Aprendendo a utilizar o R

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Aprendendo a utilizar o R"

Transcrição

1 Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Aprendendo a utilizar o R

2 Aprendendo a u lizar o R. 11 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Ortografia 3. Fonema I. Título II. Série CDU:

3 Plano de Aula APRENDENDO A UTILIZAR O R Nível de Ensino Ano / Semestre Componente Curricular Tema Duração da Aula Modalidade de Ensino Ensino Fundamental/ Anos Iniciais 3º ano Língua Portuguesa Ortografia 2 aulas (50 min cada) Educação Presencial OBJETIVOS Ao final da aula, o aluno será capaz de: D1 F1 PORT - Localizar informações explícitas em um texto, percebendo os diferentes sons do R de acordo com sua posição na palavra; D1.1 F1 TEC - Observar para levantar dados, descobrir informações nos objetos, acontecimentos, situações etc. e suas representações, usando o visualizador de vídeo; D2.3 F1 TEC - Ordenar objetos, fatos, acontecimentos, representações, de acordo com um critério, usando o blog e recursos de cloud compu ng (Google Docs). PRÉ REQUISITOS DOS ALUNOS Ser alfabe zado; saber enviar e receber ; ter noção de u lização do Google docs. GLOSSÁRIO Fonema: é a menor unidade sonora (foné ca) de uma língua, que estabelece contraste de significado para diferenciar palavras. Grafia: (ou escrita) consiste na u lização de sinais (símbolos) para exprimir as ideias humanas. A grafia é uma tecnologia da comunicação, historicamente criada e desenvolvida na sociedade humana. (...) Ortografia: A ortografia é a parte da gramá ca norma va que ensina a escrever corretamente as palavras de uma língua, definindo, nomeadamente, o conjunto de símbolos (letras e sinais diacrí cos), a forma como devem ser usados, a pontuação, o uso de maiúsculas etc. RECURSOS/MATERIAIS DE APOIO - Vídeo Guardiões da biosfera episódio Mata Atlân ca; - música Aquarela; - laptop educacional com acesso à Internet; - lousa; - pincel. Disponível em: pt.wikipedia.org/ Acessado em:

4 APRENDENDO A UTILIZAR O R 02 QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS Observe as palavras: Caro Carro Qual a diferença no som dessas palavras? E na grafia, você nota alguma diferença? Observe o som do RU nas palavras abaixo: Rute Carruagem Você nota alguma diferença no som delas? E na grafia, alguma diferença? Figura 1 Disponível em: Acessado em:

5 APRENDENDO A UTILIZAR O R 03 LEIS, PRINCÍPIOS, TEORIAS, TEOREMAS, AXIOMAS, FUNDAMENTOS, REGRAS... O fonema /R/ e seu som De acordo com Mesquita & Martos (2009), fonema é a menor unidade sonora de uma língua. Ele estabelece a diferença de significado entre palavras. Dessa forma, podemos afirmar que o fonema faz a dis nção entre palavras. Em se tratando do uso do R e RR nas palavras, podemos nos lembrar do tempo em que nossa professora falava que: Quando queremos conseguir o som de /RR/, como na palavra CARRO, o /R/ deve ser dobrado. No entanto, quando queremos conseguir o som de /R/, como na palavra CARO, usamos apenas um /R/. Em vista disso, devemos nos atentar, também, para o seguinte fato: Quando o fonema /r/ es ver entre vogais, poderá haver essa sua duplicação. Ex: Sorriso Quando antes do fonema /r/ exis r uma consoante, este não poderá ser duplicado. Ex: Honra. Segundo Silva (1999), o fonema /r/ do português proveio do rr la no (vibrante apical múl pla) que se opunha ao r (provavelmente vibrante simples : de uma só ba da, flap ou tap ). Podemos dizer que o som do R pode ser fraco ou forte dependo de sua posição na palavra. Com por exemplo: Som de R Forte R no início das palavras Consoante + R + vogal RR no meio das palavras Som de R Fraco R entre vogal Vogal + R Fontes: MESQUITA, Roberto Melo; MARTOS Cloder Rivas. Gramá ca Pedagógica, 30 ed. Vol. único, São Paulo: Saraiva, SILVA, Thaís Cristófaro. Foné ca e Fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 1999.

6 APRENDENDO A UTILIZAR O R 04 PARA REFLETIR COM OS ALUNOS De acordo com a fonoaudióloga Elisa Andrade, na língua portuguesa, o fonema r (de barata) é, normalmente, o úl mo som que as crianças aprendem a falar. Isso porque a sua produção requer uma habilidade motora maior do que a necessária para a produção de outros fonemas. A ponta da língua toca o céu da boca, atrás dos dentes, num leve movimento vibratório que algumas crianças só conseguem realizar um pouco mais tarde. E você, já consegue falar o r corretamente? Disponível em: Acessado em: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFESSOR 1ª aula A aula poderá ser iniciada solicitando aos alunos que abram um , enviado anteriormente pelo professor, onde constará a letra da música Aquarela (Toquinho). Logo após este momento, poderá ser solicitado aos alunos que observem o som da letra /R/ nas palavras destacadas, para que percebam a diferença no som do /R/ nas mesmas, salientando que não existem palavras iniciadas, nem terminadas com /RR/. Para isso, algumas indagações poderão ser feitas com intuito de ins gá-los a essa percepção, como por exemplo: as palavras com /R/ no início têm o mesmo som do /RR/ no meio da palavra? Alguma palavra inicia com /RR? Alguma palavra termina com /RR/? Quais as letras que vêm antes e depois do /RR/? Em seguida, poderá ser solicitado que, em grupo, listem e publiquem as regras do /R/ aprendidas, nesta aula, no blog da turma, anteriormente criado pelo professor. Caso esta seja a primeira vez que os alunos postam em um blog é importante fazer uma apresentação, ou seja, dar algumas orientações sobre a postagem. Para isso, um projetor mul mídia poderá ser u lizado, facilitando assim a visualização pelos alunos. Primeiramente, poderá ser explicado aos alunos que essa postagem deverá ser feita um grupo por vez, pois para inserir alguma informação no blog é necessário colocar login e senha. Em seguida, poderá ser feita uma ligeira apresentação do blog: o que contém em sua página inicial, como atualiza perfil etc. Feito isso, informe aos alunos que para poder postar um conteúdo é necessário clicar em Nova postagem. Ao clicar, ele será direcionado para uma nova página. Ao chegar nesta página, poderão inserir um tulo e o texto que desejam postar. Logo após essa inserção, terão que clicar em Publicar Postagem para que o texto seja publicado no blog.

7 APRENDENDO A UTILIZAR O R 05 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFESSOR 2ª aula A aula poderá ser iniciada com a explicação aos alunos de que irão assis r ao filme Guardiões da Biosfera, e que deverão anotar as palavras que verem a letra /R/ no meio. Após a exibição do vídeo, os alunos poderão ser convidados a comentar sobre o mesmo, e, nesse momento, seria importante copiar na lousa as palavras anotadas por eles; caso haja necessidade, seria interessante acrescentar palavras do vídeo, como: procurando, casarão, floresta, perdão, estranha, abram, livro, mordeu, caranguejo, galera, pararam, guardião, araucárias etc. Ao escolher as palavras, é importante ins gálos a pensar sobre a posição do /R/ no meio das palavras, com indagações do po: o R está no meio de quais letras, apenas vogais? O seu som é forte ou fraco? É interessante pronunciar cada palavra ou pedir aos alunos que façam isso observando a pronúncia e as letras que se encontram antes e depois da letra /R/. É importante, também, induzi-los a observar que o som do /R/ fraco acontece em palavras com /R/, e som do /R/ forte aparece nas palavras com /RR/. Logo após esse momento, pedirá aos alunos que, em grupo, construam uma tabela no Google docs, contendo as palavras com som de /R/ fraco e forte, encontrada na música Aquarela (enviada por pelo professor na aula anterior). Neste instante, é interessante explicar aos alunos que ao se u liza esse po de ferramenta (google docs), o conteúdo é construído de forma cole va, onde todos podem ter acesso ao documento. Feito isso, esta a vidade deverá ser par lhada, via , com os colegas da sala. Caso seja necessário, uma tabela poderá ser apresentada pelo professor para auxiliar nessa a vidade, como consta abaixo: Som de R Forte Som de R Fraco R no início das palavras R entre vogal Consoante + R + vogal Vogal + R RR no meio das palavras

8 APRENDENDO A UTILIZAR O R 06 TAREFA DOS ALUNOS 1ª Os alunos deverão abrir um , enviado anteriormente pelo professor, onde constará a letra da música Aquarela; 2ª Os alunos deverão observar no texto o som da letra /R/ nas palavras destacadas, para que percebam a diferença no som do /R/ nas mesmas; 3ª Os alunos deverão listar as regras do R aprendidas na aula e publicá-las no blog da turma; 4ª Os alunos deverão assis r ao vídeo Guardiões da Biosfera Episódio Mata Atlân ca e anotar as palavras que verem a letra /R/ no meio da mesma; 5ª Os alunos deverão par cipar da aula interagindo com o professor e demais colegas; 6ª Os alunos deverão, em grupo, construir uma tabela no Google docs, contendo as palavras com som de /R/ fraco e forte, encontrada na música Aquarela e, em seguida, deverão par lhar a mesma com os colegas de sala via . PARA SABER MAIS Texto: O link nos remete ao texto Regras Contextuais e Morfossintá cas na Aquisição da Ortografia da Língua Portuguesa por Crianças. Trata-se de um ar go que pretende examinar diferentes contextos ortográficos na aquisição da ortografia da língua portuguesa; aborda os usos do r e rr e da nasalização antes de consoantes. h p://www.scielo.br/pdf/ptp/v21n1/a11v21n1.pdf Vídeos: O link nos leva ao vídeo Perda. Trata-se de um episódio do programa Orto e Grafia apresentado pela TV Escola. U liza o teatro de bonecos para ensinar a pronúncia correta do substan vo perda h p://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/detalheobraform.do?select_ac on=&co_obra=20709 O link nos leva ao vídeo Prostrado. Episódio do Programa Orto e Grafia, apresentado pela TV Escola, que por meio do teatro de bonecos, ensina o processo de formação das palavras. h p://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/detalheobraform.do?select_ac on=&co_obra=20674 Acessados em:

9 APRENDENDO A UTILIZAR O R 07 AVALIAÇÃO Critérios Conseguir localizar informações explícitas em um texto, percebendo os diferentes sons do R de acordo com sua posição na palavra Conseguir observar para levantar dados, descobrir informações nos objetos, acontecimentos, situações etc. e suas representações, usando o visualizador de vídeo Conseguir ordenar objetos, fatos, acontecimentos, representações, de acordo com um critério, usando o blog e recursos de cloud compu ng (Google Docs). Desempenho avançado Desempenho médio Desempenho iniciante

10 APRENDENDO A UTILIZAR O R 08 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1º - Escreva as palavras por extenso, acompanhada da sua vogal correspondente, u lizando corretamente o R e RR. Respostas: terno, barriga, guerreiro, cadeira, rico, amarelo, bezerro, marreco, derruba, rato, pirulito 2º - Complete as palavras u lizando R ou RR acompanhado da sua vogal correspondente. Respostas: abóbora, aranha, árvore, burro, cachorro, canguru, carro, rosa, arara

11 APRENDENDO A UTILIZAR O R 09 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 3º - Observe as figuras abaixo e complete a cruzadinha Respostas: 1.burro, 1.barraca,2 barata, 3arara, 4. cadeira, 5. jarra

12 APRENDENDO A UTILIZAR O R 10 EXERCÍCIOS PARA AVALIAÇÕES/// Provinha Brasil Prova Brasil PISA e ENEM Leia o texto, e responda às questões: O Rato Roeu O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA, O RATO ROEU A ROUPA DO REI DA RÚSSIA, O RATO ROEU A ROUPA DO RODOVALHO O RATO A ROER ROÍA. E A ROSA RITA RAMALHO DO RATO A ROER SE RIA. A RATA ROEU A ROLHA DA GARRAFA DA RAINHA. (Cantiga popular / trava-língua) 1. De acordo com o texto, a a vidade do rato era: a) Roer b) Rir c) Roubar d) Rasgar roupa 2. De acordo com o texto, a rata: a) Roeu a garrafa da rainha b) Roeu a rolha da garrafa da rainha c) Roeu a rosa d) Roeu a roupa do rei de Roma 3. O sinal de pontuação u lizado no trecho O RATO ROEU A ROUPA DO RODOVALHO indica: a) Uma omissão de palavras b) Uma pausa c) Uma afirmação d) Uma negação 4. Em que gênero textual o texto se encaixa: a) Convite b) Carta c) Trava-língua d)

13 APRENDENDO A UTILIZAR O R 11 EXERCÍCIOS PARA AVALIAÇÕES/// Provinha Brasil Prova Brasil PISA e ENEM Leia o texto, e responda às questões R DE RECEITA O RATO FEZ MACARRÃO COM O CORDÃO DO SEU SAPATO, VEIO O SAPO E PULOU CORDA COM O MACARRÃO DO RATO, A MINHOCA FEZ INHOQUE COM A CORDA DO SEU SAPO, DEPOIS VEIO O AVESTRUZ, PAPOU TUDO - CREDO CRUZ! Fonte: BEATRIZ, Elza. Pare no P da Poesia. Belo Horizonte, Vigília, A expressão u lizada no trecho - CREDO CRUZ! revela: a) Espanto b) Dor c) Alegria d) Tristeza

14 ANOTAÇÕES

15 ANOTAÇÕES

16

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Conhecendo a preposição

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Conhecendo a preposição Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Conhecendo a preposição Conhecendo a preposição. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Educação Presencial

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Advérbios

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Advérbios Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Advérbios Advérbios. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Educação Presencial I. Título II. Série CDU:37.046.12

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. O nosso ambiente: conservando o ambiente escolar

Plano de Aula CIÊNCIAS. O nosso ambiente: conservando o ambiente escolar Plano de Aula CIÊNCIAS O nosso ambiente: conservando o ambiente escolar O nosso ambiente: conservando o ambiente escolar. 9 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências Naturais) ISBN: 1. Ensino Fundamental

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Sofrendo alteração

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Sofrendo alteração Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Sofrendo alteração Sofrendo alteração. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Educação Presencial I. Título

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Deslealmente

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Deslealmente Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Deslealmente Deslealmente. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Ortografia 3. Educação Presencial I. Título II. Série

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Crônica

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Crônica Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Crônica Crônica 07 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Gênero textual I. Título II. Série CDU:37.046.12 Plano de

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Simetria

Plano de Aula MATEMÁTICA. Simetria Plano de Aula MATEMÁTICA Simetria Simetria. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental Matemá ca 2. Simetria 3. Espaço e forma I. Título II. Série CDU: 373.3:51 Plano de Aula

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Linhas e retas

Plano de Aula MATEMÁTICA. Linhas e retas Plano de Aula MATEMÁTICA Linhas e retas Linhas e retas. 14 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) 1. Ensino Fundamental Matemá ca 2. Espaço e Forma 3. Educação Presencial I. Título II. Série CDU: 373.3:51

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Dobrando e triplicando

Plano de Aula MATEMÁTICA. Dobrando e triplicando Plano de Aula MATEMÁTICA Dobrando e triplicando Dobrando e triplicando. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Matemá ca - Quádruplo 3. Educação Presencial

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. A importância da pontuação

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. A importância da pontuação Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA A importância da pontuação A importância da pontuação. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Gramá ca 3. Pontuação

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Usando a vírgula

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Usando a vírgula Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Usando a vírgula Usando a vírgula. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Educação Presencial I. Título

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura sem palavras

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura sem palavras Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Leitura sem palavras Leitura sem palavras. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gênero Textual 3. Educação Presencial

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Crase: como usar?

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Crase: como usar? Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Crase: como usar? Crase: como usar? 11 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Educação Presencial I. Título

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. O cartaz

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. O cartaz Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA O cartaz O cartaz. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Gênero textual 3. Educação Presencial I. Título II. Série

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Água, consumo e consciência

Plano de Aula MATEMÁTICA. Água, consumo e consciência Plano de Aula MATEMÁTICA Água, consumo e consciência Água, consumo e consciência. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental Matemá ca 2. Gráficos - Interpretação 3. Educação

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. História em quadrinhos

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. História em quadrinhos Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA História em quadrinhos História em quadrinhos. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) 1.Ensino Fundamental Português 2. Produção Textual 3. Gênero Textual I.

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. O Tempo Passa (As Fases da Vida)

Plano de Aula CIÊNCIAS. O Tempo Passa (As Fases da Vida) Plano de Aula CIÊNCIAS O Tempo Passa (As Fases da Vida) O tempo passa (as fases da vida). 11 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências Naturais) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Adolescência 3. Infância

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Utilizando figuras de linguagem

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Utilizando figuras de linguagem Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Utilizando figuras de linguagem U lizando figuras de linguagem. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3.

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Vida de bicho

Plano de Aula CIÊNCIAS. Vida de bicho Plano de Aula CIÊNCIAS Vida de bicho Vida de bicho. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Ciências 2. Ciências Naturais 3. Meio Ambiente I. Título II. Série CDU: 373.3:5

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Cordel

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Cordel Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Cordel Cordel. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Gênero Textual 3. Educação Presencial I. Título II. Série CDU:

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Dividindo

Plano de Aula MATEMÁTICA. Dividindo Plano de Aula MATEMÁTICA Dividindo Dividindo. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Matemá ca - Operações 3. Educação presencial I. Título II. Série CDU:

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Diferenciando correspondências

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Diferenciando correspondências Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Diferenciando correspondências Diferenciando correspondências. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Língua Portuguesa 2. Língua

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Observando o mundo

Plano de Aula CIÊNCIAS. Observando o mundo Plano de Aula CIÊNCIAS Observando o mundo Observando o mundo. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Ser humano e saúde 3. Educação Presencial I. Título II.

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Sistema nervoso

Plano de Aula CIÊNCIAS. Sistema nervoso Plano de Aula CIÊNCIAS Sistema nervoso Sistema nervoso. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Ser humano e saúde 3. Educação Presencial I. Título II. Série

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Os dias, as noites e as estações do ano

Plano de Aula CIÊNCIAS. Os dias, as noites e as estações do ano Plano de Aula CIÊNCIAS Os dias, as noites e as estações do ano Os dias, as noites e as estações do ano. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Estações do Ano

Leia mais

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Para acessar sua senha: 1. Entrar no portal Metodista online Acesse o site www.bennett.br. No lado superior direito aparecerá a janela da área de login,

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. A água e seu estado físico

Plano de Aula CIÊNCIAS. A água e seu estado físico Plano de Aula CIÊNCIAS A água e seu estado físico A água e seu estado sico. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Vida e meio ambiente 3. Educação Presencial

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Juntando minha família

Plano de Aula MATEMÁTICA. Juntando minha família Plano de Aula MATEMÁTICA Juntando minha família Juntando minha família. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Número e Operações 3. Álgebra - Funcões I.

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. O e-mail

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. O e-mail Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA O e-mail O e-mail. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Linguís ca 3. Interlocutor 4. Educação Presencial I. Título

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Geoplano, o mundo das figuras planas

Plano de Aula MATEMÁTICA. Geoplano, o mundo das figuras planas Plano de Aula MATEMÁTICA Geoplano, o mundo das figuras planas Geoplano. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Espaço e forma 3. Educação presencial I. Título

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula MEU CHAPÉU AZUL. Ensino Fundamental I / Anos Iniciais. 3º ano. Língua Portuguesa. Ortografia. 2 aulas (50 minutos cada)

TÍTULO: Plano de Aula MEU CHAPÉU AZUL. Ensino Fundamental I / Anos Iniciais. 3º ano. Língua Portuguesa. Ortografia. 2 aulas (50 minutos cada) Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: MEU CHAPÉU AZUL Nível de Ensino: Ensino Fundamental I / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 3º ano Componente Curricular: Língua Portuguesa Tema: Ortografia Duração da

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Localizando o pronome oblíquo átono

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Localizando o pronome oblíquo átono Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Localizando o pronome oblíquo átono Localizando o pronome oblíquo átono. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Observando o céu

Plano de Aula CIÊNCIAS. Observando o céu Plano de Aula CIÊNCIAS Observando o céu Observando o céu. 11 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Ciências 2. Ciências Naturais 3. Terra e Universo I. Título II. Série

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Os parasitas intestinais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Os parasitas intestinais Plano de Aula CIÊNCIAS Os parasitas intestinais Os parasitas intes nais. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Ciências 2. Ciências Naturais 3. Parasitas - Ciências I.

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Sistema Digestório

Plano de Aula CIÊNCIAS. Sistema Digestório Plano de Aula CIÊNCIAS Sistema Digestório 1 Sistema Digestório. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Sistema Digestório 3. Educação Presencial I. Título II.

Leia mais

Como estudar o SIPIA CT

Como estudar o SIPIA CT Como estudar o SIPIA CT Versão 1.0 Índice 1. Introdução... 2 2. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)... 2 3. Recursos do AVA... 4 3.1. Fórum de dúvidas e discussões... 5 3.2. Apostila Eletrônica...

Leia mais

Guia do Aluno. Campo Grande MS

Guia do Aluno. Campo Grande MS 2015 Guia do Aluno Campo Grande MS Sumário Acesso ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA)... 2 Acesso ao curso... 3 Acesso aos Módulos... 4 Acesso às disciplinas... 5 Trilha de Aprendizagem...

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. A gíria, elemento de renovação da língua

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. A gíria, elemento de renovação da língua Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA A gíria, elemento de renovação da língua A Gíria, elemento de renovação da língua. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. A lenda da sereia

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. A lenda da sereia Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA A lenda da sereia A lenda da sereia. 08 p.; il.; (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Relação Textual 3. Educação Presencial

Leia mais

ANEXO l. - Alimento e emoção (feito e enviado por email hotmail de última hora)

ANEXO l. - Alimento e emoção (feito e enviado por email hotmail de última hora) ANEXO l Trabalho realizado na EEEFM Coronel Gomes de Oliveira feitos no Google Docs envolveu 11 turmas de primeiro ano (oito turmas do matutino e três turmas do vespertino). O grupo (turma do 1 M01) do

Leia mais

Situação do Desenvolvimento do Projeto/Avaliação Projeto Tecnológico e Midiático na EE Ernesto Solon Borges

Situação do Desenvolvimento do Projeto/Avaliação Projeto Tecnológico e Midiático na EE Ernesto Solon Borges Situação do Desenvolvimento do Projeto/Avaliação Projeto Tecnológico e Midiático na EE Ernesto Solon Borges Município/Escola Bandeirantes/ Ernesto Solon Borges Ações desenvolvidas (maio a novembro/2013)

Leia mais

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O SUPERVISOR

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O SUPERVISOR PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O SUPERVISOR NOVAS FUNCIONALIDADES DO WEB PORTFÓLIO PROVAB 2015 Brasília/DF, 12 de novembro de 2015. 1 APRESENTAÇÃO NOVAS FUNCIONALIDADES

Leia mais

Bilhete 084/14. Bilhete 084/14 Santo André, 25 de novembro de 2014. Senhores Pais dos alunos da Educação Infantil.

Bilhete 084/14. Bilhete 084/14 Santo André, 25 de novembro de 2014. Senhores Pais dos alunos da Educação Infantil. Senhores Pais dos alunos da Educação Infantil. Senhores Pais dos alunos da Educação Infantil. Senhores Pais dos alunos do 1º ano. Senhores Pais dos alunos do 1º ano. Senhores Pais dos alunos da turma 1F8.

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Hábitos de Higiene

Plano de Aula CIÊNCIAS. Hábitos de Higiene Plano de Aula CIÊNCIAS Hábitos de Higiene Hábitos de Higiene. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Ciências 2. Ciências Naturais 3. Meio Ambiente 4. Plantas - Iden ficação

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula LINHAS E RETAS. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 4º ano. Matemática. Espaço e Forma. 1 aulas (50 min cada)

TÍTULO: Plano de Aula LINHAS E RETAS. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 4º ano. Matemática. Espaço e Forma. 1 aulas (50 min cada) Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: LINHAS E RETAS Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 4º ano Componente Curricular: Matemática Tema: Espaço e Forma Duração da Aula:

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula SÍLABAS. Ensino Fundamental I / Anos Iniciais 3 ano. Língua Portuguesa. Gramática. 2 aulas (50 min cada ) Educação Presencial

TÍTULO: Plano de Aula SÍLABAS. Ensino Fundamental I / Anos Iniciais 3 ano. Língua Portuguesa. Gramática. 2 aulas (50 min cada ) Educação Presencial Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: SÍLABAS Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Ensino Fundamental I / Anos Iniciais 3 ano Língua Portuguesa Gramática 2 aulas

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Tudo se transforma

Plano de Aula CIÊNCIAS. Tudo se transforma Plano de Aula CIÊNCIAS Tudo se transforma Tudo se transforma. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Ser humano Saúde 3. Educação Presencial I. Título II. Série

Leia mais

REGULAMENTO DO PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO (PCC) CAPÍTULO I Da natureza e finalidade. Capítulo II

REGULAMENTO DO PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO (PCC) CAPÍTULO I Da natureza e finalidade. Capítulo II FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUIUTABA ISEPI INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA DE ITUIUTABA ISEDI INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE ITUIUTABA UNIDADE ASSOCIADA À UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Quem conta um conto aumenta um ponto

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Quem conta um conto aumenta um ponto Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Quem conta um conto aumenta um ponto Quem conta um conto aumenta um ponto. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2.

Leia mais

OBS: Desativar o Bloqueador de Pop-ups.

OBS: Desativar o Bloqueador de Pop-ups. MANUAL PARA REMATRÍCULA ONLINE 2015/1 O PERÍODO PARA REMATRÍCULA SERÁ DE 12/01/2015 A 16/01/2015. Atenção! Para garantir a correta utilização do sistema Aluno@Net, recomendamos o uso do navegador Internet

Leia mais

[Ebook Grá s] Digital DESCUBRA COMO EM POUCOS PASSOS SEUS NEGÓCIOS ALCANÇARÃO UM CRESCIMENTO EXTRAORDINÁRIO. Marketing

[Ebook Grá s] Digital DESCUBRA COMO EM POUCOS PASSOS SEUS NEGÓCIOS ALCANÇARÃO UM CRESCIMENTO EXTRAORDINÁRIO. Marketing [Ebook Grá s] Conversão por: Luciano Fournier DESCUBRA COMO EM POUCOS PASSOS SEUS NEGÓCIOS ALCANÇARÃO UM CRESCIMENTO EXTRAORDINÁRIO. [Introdução] Este Ebook tem a intenção de ensinar a empreendedores e

Leia mais

Editor de Seção: Editor de Seção. Na página http://submission.scielo.br/index.php/rbent/login. Irá aparecer a página do usuário:

Editor de Seção: Editor de Seção. Na página http://submission.scielo.br/index.php/rbent/login. Irá aparecer a página do usuário: Editor de Seção: Na página http://submission.scielo.br/index.php/rbent/login Irá aparecer a página do usuário: Revista Brasileira de Entomologia Editor de Seção Clique em cima do item Editor de Seção Irá

Leia mais

CONSTRUINDO PONTES: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E TECNOLÓGICO ENTRE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL E DA ARGENTINA

CONSTRUINDO PONTES: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E TECNOLÓGICO ENTRE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL E DA ARGENTINA CONSTRUINDO PONTES: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E TECNOLÓGICO ENTRE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL E DA ARGENTINA Resumo Jessiel Odilon Junglos 1 - FURB Mauricio Capobianco Lopes 2 - FURB

Leia mais

LinkCities MANUAL DO PROFISSIONAL DO SETOR. Cities all together, make a better world. Copyright 2014 Link Think. Todos os direitos reservados.

LinkCities MANUAL DO PROFISSIONAL DO SETOR. Cities all together, make a better world. Copyright 2014 Link Think. Todos os direitos reservados. LinkCities Cities all together, make a better world MANUAL DO PROFISSIONAL DO SETOR Introdução Bem vindos ao LinkCi es! O LinkCi es é uma plataforma online dirigida aos profissionais e cidades que compõem

Leia mais

Utilização do Software de Simulações PhET como estratégia didática para o ensino dos conceitos de soluções

Utilização do Software de Simulações PhET como estratégia didática para o ensino dos conceitos de soluções Utilização do Software de Simulações PhET como estratégia didática para o ensino dos conceitos de soluções Giovana Aparecida Kafer 1, Miriam Ines Marchi 2, 1 Mestranda em Ensino de Ciências Exatas Centro

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Digestão dos alimentos

Plano de Aula CIÊNCIAS. Digestão dos alimentos Plano de Aula CIÊNCIAS Digestão dos alimentos Disgestão dos alimentos. 07 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Ser humano e saúde 3. Educação Presencial I. Título

Leia mais

Maríndia Mattos Morisso 2 Caterine de Moura Brachtvogel 3 Fernando Jaime González 4 Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS Ijuí, RS

Maríndia Mattos Morisso 2 Caterine de Moura Brachtvogel 3 Fernando Jaime González 4 Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS Ijuí, RS A Utilização das TIC por Professores de Educação Física de Escolas Públicas da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul 1 Resumo Maríndia Mattos Morisso 2 Caterine de Moura Brachtvogel 3 Fernando

Leia mais

Como criar um blogue no Blogger?

Como criar um blogue no Blogger? Como criar um blogue no Blogger? Para criar um blogue, inicialmente precisamos de ter uma conta no Blogger. Para isso aceda http://www.blogger.com. A página a seguir será aberta: Em seguida, clique em

Leia mais

BLOGS MATEMÁTICOS: POSSIBILIDADES DOS MODOS DE SER ALUNO E SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA CONTEMPORANEIDADE

BLOGS MATEMÁTICOS: POSSIBILIDADES DOS MODOS DE SER ALUNO E SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA CONTEMPORANEIDADE BLOGS MATEMÁTICOS: POSSIBILIDADES DOS MODOS DE SER ALUNO E SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA CONTEMPORANEIDADE GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Grace Da Ré Aurich,

Leia mais

Manual de operações SAP Criar Promoção de Loja. Fluxo de telas. Ultima atualização: 14/05/2013 Todos os direitos reservados Leo Gestão.

Manual de operações SAP Criar Promoção de Loja. Fluxo de telas. Ultima atualização: 14/05/2013 Todos os direitos reservados Leo Gestão. Fluxo de telas Ultima atualização: 14/05/2013 Todos os direitos reservados Leo Gestão. Página 1 de 1 anual de operações SAP Ultima atualização: 14/05/2013 Todos os direitos reservados Leo Gestão. Página

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Os alimentos

Plano de Aula CIÊNCIAS. Os alimentos Plano de Aula CIÊNCIAS Os alimentos Os alimentos. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Ciências 2. Ser humano e saúde I. Título II. Série CDU: 373.3:5 Plano de Aula

Leia mais

MANUAL SISTEMA NFS-e

MANUAL SISTEMA NFS-e MANUAL SISTEMA NFS-e SUMARIO Tela Inicial NFe 03 Efetuar Login 1º Acesso Caso não possua Usuário e/ou Senha 03 Efetuar Login 1º Acesso Possuindo o Usuário e Senha 04 Primeira Tela 05 Menu de Opções 05

Leia mais

Biologia PLANO DE AULA SISTEMA NERVOSO. Anatomia e Fisiologia Humana

Biologia PLANO DE AULA SISTEMA NERVOSO. Anatomia e Fisiologia Humana PLANO DE AULA Biologia SISTEMA NERVOSO Anatomia e Fisiologia Humana Esta obra está sob a licença Creative Commons Atribuição 2.5 (CC-BY). Mais detalhes em http://creativecommon.org/licenses/by/2.5/br.

Leia mais

CALEDÁRIO ESCOLAR. Página 1 de 24

CALEDÁRIO ESCOLAR. Página 1 de 24 Página 1 de 24 SISTEMA DE CALENDÁRIO ESCOLAR O Sistema de Calendário Escolar é a primeira etapa de uma grande evolução que ocorrerá nos sistemas de informatização da Secretaria de Estado da Educação. As

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário CERTIDÕES UNIFICADAS Guia Rápido do Usuário CERTUNI Versão 1.0.0 CASA DA MOEDA DO BRASIL Conteúdo Acessando o Sistema... 3 Alterando Senhas... 3 Encerrando sua Sessão... 4 Gerando Pedido... 4 Alterando

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 1º PERÍODO

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 1º PERÍODO 1º PERÍODO Prezados pais, Encaminhamos a Programação da 3ª Etapa de 2015, material que serve de apoio para o acompanhamento das habilidades que serão desenvolvidas. Lembramos que este planejamento é flexível

Leia mais

EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO DOCENTE: OBSERVAÇÕES ACERCA DO COTIDIANO DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO DOCENTE: OBSERVAÇÕES ACERCA DO COTIDIANO DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO DOCENTE: OBSERVAÇÕES ACERCA DO COTIDIANO DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL Acacia Silva Alcantara Graduanda/UEPB Danielly Muniz de Lima Graduanda/UEPB Glória Mª Leitão de Souza

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Quem poderá defender a água?

Plano de Aula CIÊNCIAS. Quem poderá defender a água? Plano de Aula CIÊNCIAS Quem poderá defender a água? Quem poderá defender a água? 13 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências Naturais) ISBN: 1.Ensino Fundamental Ciências 2. Meio Ambiente - Água 3. Água

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula PROPAGANDA: A ALMA DO NEGÓCIO OU O NEGÓCIO COM ALMA? Ensino Fundamental / Anos Iniciais 5 ano. Língua Portuguesa.

TÍTULO: Plano de Aula PROPAGANDA: A ALMA DO NEGÓCIO OU O NEGÓCIO COM ALMA? Ensino Fundamental / Anos Iniciais 5 ano. Língua Portuguesa. TÍTULO: PROPAGANDA: A ALMA DO NEGÓCIO OU O NEGÓCIO COM ALMA? Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Como são os animais?

Plano de Aula CIÊNCIAS. Como são os animais? Plano de Aula CIÊNCIAS Como são os animais? Como são os animais? 12 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Meio Ambiente 3. Tipos de Animais I.Título II. Série

Leia mais

DIVISÃO DE PATRIMÔNIO

DIVISÃO DE PATRIMÔNIO DIVISÃO DE PATRIMÔNIO 1.0 Como Acessar: Primeiramente você deve acessar a intranet UFPR : www.intranet.ufpr.br. Nessa Tela você deve clicar em entrar Então será redirecionado a tela de Login, entre com

Leia mais

OS GÊNEROS EMERGENTES NO BLOG E SUA INTERFACE NO APRENDIZADO RESUMO

OS GÊNEROS EMERGENTES NO BLOG E SUA INTERFACE NO APRENDIZADO RESUMO OS GÊNEROS EMERGENTES NO BLOG E SUA INTERFACE NO APRENDIZADO RESUMO Luciano de Lima Costa Raquel Pessoni Tinonin Thaís Inácio Braga (G CLCA UENP/CJ) Luiz Antonio Xavier Dias (Orientador CLCA UENP/CJ) O

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. O Lixo é um Luxo!

Plano de Aula CIÊNCIAS. O Lixo é um Luxo! Plano de Aula CIÊNCIAS O Lixo é um Luxo! 1 O Lixo é um Luxo! 15 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. O Lixo é um Luxo 3. Educação Presencial I. Título II. Série

Leia mais

Tutorial para criação de blog

Tutorial para criação de blog Tutorial para criação de blog Profª Msc. Patricia da Silva Neubert Acesse www.blogspot.com.br. Na barra superior clique em Criar em Criar blog, preencha o cadastro e faça login. Repare, que abrirá uma

Leia mais

Suporte Remoto Via Internet

Suporte Remoto Via Internet Suporte Remoto Via Internet Porque ele se faz necessário? Com a Internet acessível a todos no mundo atual, tornou-se possível o uso de tecnologias que auxiliam o usuário de diversas maneiras. As principais

Leia mais

Psicologia Positiva FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA POSITIVA INÍCIO

Psicologia Positiva FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA POSITIVA INÍCIO INÍCIO FORMAÇÃO EM METODOLOGIA FACILITADORES CONTEÚDO Psicologia Positiva "A Psicologia Posi va oferece uma visão mais ampla da capacidade humana e de suas reais mo vações" José Roberto Marques, Presidente

Leia mais

NEPLE. Núcleo de Ensino-Aprendizagem e Pesquisa em Línguas Estrangeiras. Núcleo de Ensino-Aprendizagem e Pesquisa em Línguas Estrangeiras

NEPLE. Núcleo de Ensino-Aprendizagem e Pesquisa em Línguas Estrangeiras. Núcleo de Ensino-Aprendizagem e Pesquisa em Línguas Estrangeiras NEPLE 1/15 Versão 1.0 Guia do Professor Histórico Prezado Professor, seja bem-vindo ao NEPLE! A página do NEPLE Pesquisa em Línguas Estrangeiras foi criada por um grupo de professores de LE (Inglês e Espanhol)

Leia mais

MANUAL VERSÃO 4.14 0

MANUAL VERSÃO 4.14 0 0 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 1. O QUE É O EOL?... 2 2. ACESSANDO O EOL... 2 3. TELA INICIAL... 3 4. EXAMES ADMISSIONAIS... 4 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO... 7 6. EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO AO TRABALHO... 8 7. EXAMES

Leia mais

PArte I. O ALfAbetO POrtuguês. Ouça o alfabeto português. Letra: Letra: érre ésse. jóta. dablio cápa ipsilon

PArte I. O ALfAbetO POrtuguês. Ouça o alfabeto português. Letra: Letra: érre ésse. jóta. dablio cápa ipsilon PArte I guia de fonética O ALfAbetO POrtuguês Ouça o alfabeto português. Letra: Letra: a á n éne b bê o ó c cê p pê d dê q quê e é r érre f éfe s ésse g guê t tê h agá u ú i i v vê j jóta w dablio k cápa

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano.

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano. Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 3º ano Componente Curricular: Ciências Naturais

Leia mais

APOSTILA ZELIO SOFT 2

APOSTILA ZELIO SOFT 2 APOSTILA ZELIO SOFT 2 Prof. Maycon Max Kopelvski Fev/2010 rev.01 Página 1 de 20 1) Clique no ícone para abrir o programa Zelio Soft 2 2) Abrirá a tela inicial do Programa: Clique em Criar um novo programa.

Leia mais

MANUAL SOCIEDADE DE ADVOGADOS

MANUAL SOCIEDADE DE ADVOGADOS MANUAL SOCIEDADE DE ADVOGADOS O advogado responsável da Sociedade de Advogados deverá comparecer na Justiça Federal ou TRF, junto aos setores de distribuição, para cadastrar a sociedade e ser vinculado

Leia mais

A ESCOLA FREINET E A AGRESSIVIDADE: UM ESTUDO COM ALUNOS DE 1ª A 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL.

A ESCOLA FREINET E A AGRESSIVIDADE: UM ESTUDO COM ALUNOS DE 1ª A 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. A ESCOLA FREINET E A AGRESSIVIDADE: UM ESTUDO COM ALUNOS DE 1ª A 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. Resumo: MIGUEL, Rebeca Signorelli UNICAMP rebs.rebequinha@gmail.com PRODÓCIMO, Elaine UNICAMP elaine@fef.unicamp.br

Leia mais

Governador Cid Ferreira Gomes. Vice Governador Domingos Gomes de Aguiar Filho. Secretária da Educação Maria Izolda Cela de Arruda Coelho

Governador Cid Ferreira Gomes. Vice Governador Domingos Gomes de Aguiar Filho. Secretária da Educação Maria Izolda Cela de Arruda Coelho Governador Cid Ferreira Gomes Vice Governador Domingos Gomes de Aguiar Filho Secretária da Educação Maria Izolda Cela de Arruda Coelho Secretário Adjunto Maurício Holanda Maia Secretário Executivo Antônio

Leia mais

Tutorial para inscrição on-line

Tutorial para inscrição on-line Tutorial para inscrição on-line Programa de Pós-Graduação em Educação Processo de Seleção Mestrado e Doutorado Rio de Janeiro 1 Prezados Candidatos, Tentamos descrever aqui os passos necessários para se

Leia mais

REDES SOCIAS NA ONEBOX FACEBOOK

REDES SOCIAS NA ONEBOX FACEBOOK REDES SOCIAS NA ONEBOX O CHEGOU À ONEBOX! Veja televisão e partilhe, em simultâneo, o que está a ver através de Screenshots TV e de comentários sobre os seus programas favoritos. Através do Facebook da

Leia mais

COMO CRIAR UM LEILAO DE COMPRA?

COMO CRIAR UM LEILAO DE COMPRA? COMO CRIAR UM LEILAO DE COMPRA? 1 - Através da Internet acesse a página Web www.caixaexchange.com e o link Entrada Caixaexchange. 2 - Ao entrar na tela de início introduza o Nome do Utilizador e a Senha

Leia mais

A distribuição desse PDF é livre para outros DJs desde que seja mantido os devidos créditos ao site Digital DJs By Everton Rezende

A distribuição desse PDF é livre para outros DJs desde que seja mantido os devidos créditos ao site Digital DJs By Everton Rezende A distribuição desse PDF é livre para outros DJs desde que seja mantido os devidos créditos ao site Digital DJs By Everton Rezende Atenção: Troque o texto que estiver entre aspas pelo nome da informação

Leia mais

SOFTWARES DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

SOFTWARES DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA Aula 7 SOFTWARES DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA META Discutir a utilização de softwares no ensino de Química. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: Através da utilização do software carbópolis,

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO DE ASSIS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO DE ASSIS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 3 cm As medidas em cm são referentes à BORDA SUPERIOR da Folha. A configuração das margens da página deve ser a seguinte: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO

Leia mais

LETRAMENTO DIGITAL: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NA CIBERCULTURA

LETRAMENTO DIGITAL: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NA CIBERCULTURA LETRAMENTO DIGITAL: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NA CIBERCULTURA INTRODUÇÃO Silvane Santos Souza(UNEB/Lusófona) No contexto atual em que a educação encontra-se inserida, surgem muitas inquietações

Leia mais

Gabinete de Apoio ao Aluno e à Comunidade Educativa (GACE)

Gabinete de Apoio ao Aluno e à Comunidade Educativa (GACE) Núcleos de Estudo Caderno de Apoio Núcleos de Estudo 1 Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui? [perguntou a Alice] Isso depende muito de para onde é que queres ir disse o Gato.

Leia mais

Práticas pedagógicas de português como língua estrangeira Anita de Melo Joshua Alma Enslen Mariana Torres University of Geórgia

Práticas pedagógicas de português como língua estrangeira Anita de Melo Joshua Alma Enslen Mariana Torres University of Geórgia Práticas pedagógicas de português como língua estrangeira Anita de Melo Joshua Alma Enslen Mariana Torres University of Geórgia Resumo: Este artigo apresenta umas atividades para usar na aula de português

Leia mais

Curso de Especialização em ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA

Curso de Especialização em ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA Curso de Especialização em ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Ensino de Língua Portuguesa. OBJETIVO DO CURSO:

Leia mais

INSTRUÇÕES DE MATRÍCULA PARA OS CANDIDATOS APROVADOS E DA LISTA DE ESPERA SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SiSU - 2º SEMESTRE DE 2015

INSTRUÇÕES DE MATRÍCULA PARA OS CANDIDATOS APROVADOS E DA LISTA DE ESPERA SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SiSU - 2º SEMESTRE DE 2015 INSTRUÇÕES DE MATRÍCULA PARA OS CANDIDATOS APROVADOS E DA LISTA DE ESPERA SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SiSU - 2º SEMESTRE DE 2015 VAGAS RESERVADAS - COTAS (CONFORME EDITAL Nº 203 - DIPS/UFLA, de 19/05/2015)

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU. Educação Infantil e o Mundo da Leitura. Modalidade Semipresencial EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU. Educação Infantil e o Mundo da Leitura. Modalidade Semipresencial EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU Educação Infantil e o Mundo da Leitura Modalidade Semipresencial EDITAL DE SELEÇÃO Regulamentação de Pós-Graduação Lato-Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para

Leia mais

www.ucamprominas.com.br 0800 283 8380 Email: faleconosco@ucamprominas.com.br O conhecimento pode mudar a sua vida... No seu tempo, do seu jeito

www.ucamprominas.com.br 0800 283 8380 Email: faleconosco@ucamprominas.com.br O conhecimento pode mudar a sua vida... No seu tempo, do seu jeito O conhecimento pode mudar a sua vida... No seu tempo, do seu jeito Email: faleconosco@ucamprominas.com.br Whats App: (31) 9 7527-3311 / 9 9442-1114 / 9 7527-3231 www.ucamprominas.com.br 0800 283 8380 Portaria

Leia mais

MANUAL PEDAGÓGICO DE ORIENTAÇÕES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC e ESTÁGIO SUPERVISIONADO VII

MANUAL PEDAGÓGICO DE ORIENTAÇÕES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC e ESTÁGIO SUPERVISIONADO VII Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Educação a Distância e Tecnologia Educacional Curso de Pedagogia 8º Período Turma 2007 MANUAL PEDAGÓGICO DE ORIENTAÇÕES

Leia mais

Um Mundo Sem Fronteiras. A Nova Era Econômica

Um Mundo Sem Fronteiras. A Nova Era Econômica Um Mundo Sem Fronteiras A Nova Era Econômica Quais São as Principais Conseqüências Da Nova Era Econômica? A Nova Era Econômica A Concorrência É Muito Maior Atendimento De Coração A Nova Era Econômica

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU À DISTÂNCIA

REGULAMENTO GERAL DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU À DISTÂNCIA REGULAMENTO GERAL DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU À DISTÂNCIA TÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O Programa de Pós-graduação lato sensu à distância da FAZU - Faculdades Associadas de

Leia mais