Plano de Aula Org.: Claudio André - 1 TEXTO INSTRUCIONAL: APRENDENDO A CONSTRUIR ESTE GÊNE- RO TEXTUAL A PARTIR DE RECEITAS TÍTULO:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Aula Org.: Claudio André - 1 TEXTO INSTRUCIONAL: APRENDENDO A CONSTRUIR ESTE GÊNE- RO TEXTUAL A PARTIR DE RECEITAS TÍTULO:"

Transcrição

1 Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: TEXTO INSTRUCIONAL: APRENDENDO A CONSTRUIR ESTE GÊNE- RO TEXTUAL A PARTIR DE RECEITAS Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 4º ano Componente Curricular: Língua Portuguesa Tema: Gênero Textual Duração da Aula: 3 aulas (45 min cada) Modalidade de Ensino: Educação Presencial OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de: identificar no cotidiano este gênero textual; elaborar texto instrucional; identificar funcionalidade gênero textual; interagir, colaborar e publicar com seus colegas, professores etc., utilizando uma ampla variedade de ambientes e mídias digitais. PRÉ-REQUISITOS DOS ALUNOS Ler e escrever convencionalmente; saber usar processador de texto do laptop educacional; saber trabalhar com seus pares; ter acesso a um blog da turma (ou da escola). RECURSOS/MATERIAIS DE APOIO Laptop Educacional com acesso à Internet; papel madeira; caneta hidrográfica; vídeo: Amigos da Nutrição ; câmera digital, filmado ou celular com câmera, gravador ou MP3 GLOSSÁRIO Cotidiano: significa aquilo que é habitual ao ser humano, ou seja, está presente na vivência do diaa-dia. Cotidiano também pode indicar o tempo no qual se dá a vivência de um ser humano; também pode indicar a relação espaço-temporal na qual se dá essa vivência. Gênero textual: refere-se às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas,contos, prosa, narrativa, etc. Texto instrucional: textos que têm função única e exclusivamente de orientar; ensinar a fazer algo. Disponível em: Acessado em:

2 Org.: Claudio André - 2 QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS Você já observou que alguns textos têm características semelhantes na sua estrutura? O que você percebe de semelhante entre os textos: bulas dos remédios, receitas de comida, instruções de jogos, manual de aparelhos eletroeletrônicos?

3 Org.: Claudio André - 3 LEIS, PRINCÍPIOS, TEORIAS, TEOREMAS, AXIOMAS, CONCEITOS, FUNDAMEN- TOS, REGRAS... O Texto Instrucional Consideramos gêneros textuais, como as diversidades de textos que encontramos em múltiplos ambientes de discurso na sociedade. Para Schneuwly (1994), os gêneros podem ser considerados como instrumentos que possibilitam a comunicação. Se você algum dia deu alguma instrução à alguém, então, fez uso de um gênero textual muito veiculado socialmente, o texto instrucional. Este gênero é muito presente nas bulas dos remédios, nas receitas de comida, nas instruções de jogos, nas instruções de como usar aparelhos eletroeletrônicos e etc. Esses textos, como o próprio nome já diz, dá instrução sobre como utilizar algo, de maneira simples: ensinar o jogo àqueles que não sabem jogar; ensinar o preparo de um prato àqueles que não sabem prepará-lo; ensinar o modo correto de tomar um remédio às pessoas que precisam tomá-lo. Suas instruções configuram-se, habitualmente, com verbos no modo imperativo (misture, adicione, sirva) ou com verbos no infinitivo (misturar, preparar). Abaixo podemos observar alguns exemplos: Patê Rápido Ingredientes 200 gramas de queijo branco light ou ricota; ½ dente de alho passado pelo espremedor; 1 colher de sopa de salsinha picada; ½ xícara de creme de leite light sem soro; Sal a gosto. Modo de preparar Com a ponta de um garfo, amasse o queijo branco. Adicione o creme de leite aos poucos, e misture até obter uma consistência pastosa. Acrescente o alho, a salsinha e o sal. Misture tudo muito bem, e sirva sobre torradas ou fatia de pão integral. Imagine só... Você fazendo uma pesquisa sobre um trabalho escolar e, num certo momento, bate aquela fome! Um bolo de chocolate... hummm!!! Que delícia! E agora? Mãos à obra! Mas como? Não sabe fazer o bolo? Ah! Não se preocupe, é para isto que existem os chamados textos instrucionais. Eles também se incluem nos chamados gêneros textuais, e sua principal característica é a instrução, pois eles nos auxiliam em como devemos proceder para fazer uma receita culinária, tomar um remédio, manusear um eletrodoméstico, estudar para as provas de um concurso, conhecer pontos turísticos de uma cidade etc. Sua principal característica é a intenção de orientar e instruir, razão pela qual são denominados de textos instrucionais.

4 Org.: Claudio André - 4 Por isso, o problema já está resolvido; vamos à receita, e aproveitaremos também para conhecer um pouco mais sobre os outros aspectos que constituem este gênero. Perceba: Bolo de chocolate Ingredientes Massa: 6 ovos; 6 colheres (sopa) de açúcar; 6 colheres (sopa) de chocolate em pó; 6 colheres (sopa) de margarina; 100 g de coco ralado; 2 colheres (sopa) de fermento em pó. Cobertura 1 lata de leite condensado; 1 lata de leite (a mesma medida do leite condensado); 1 colher (sopa) de margarina; 6 colheres de chocolate em pó. Modo de Preparo Massa: 1. Bata todos os ingredientes no liquidificador; 2. Coloque em forma untada com margarina e farinha de trigo; 3. Asse em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos, ou até dourar. Cobertura: 1. Leve todos os ingredientes ao fogo; mexa até engrossar; 2. Coloque a cobertura por cima do bolo, e jogue chocolate granulado. Fonte: SCHNEUWLY, B. Genres et types de discours : Considérations psychologiques et ontogénétiques. In: REUTER, Y. (Org). Les interactions lecture écriture. Berna: Peter Lang, p

5 Org.: Claudio André - 5 PARA REFLETIR COM OS ALUNOS Um fator muito importante que devemos perceber é quanto aos verbos de um texto desta natureza, pois como se trata de uma orientação, aparecem sempre no modo imperativo, no sentido de indicar a ação mais adequada à situação em questão. Viu só? Agora que já conhecemos um pouco mais sobre o assunto, o que nos resta é só identificar estes textos em uma revista, será que conseguiremos? ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFESSOR 1ª aula O professor poderá iniciar a aula, promovendo uma roda de conversa a partir das perguntas apresentadas nas questões problematizadoras, a saber: Você já observou que alguns textos têm características semelhantes na sua estrutura? O que você percebe de semelhante entre os textos: bulas dos remédios, receitas de comida, instruções de jogos, manual de aparelhos eletroeletrônicos?. Logo após, poderá ser entregue aos alunos textos, como receita de bolo, bula de remédio e manuais. Feito isso, poderá ser solicitado aos alunos que, em grupo, pesquisem em sites de busca como o Google, Bing, Altavista e etc. sobre os referidos textos. Professor, informe aos(às) alunos(as) que para se fazer uma busca de forma eficaz, podemos utilizar alguns recursos, como: colocar o assunto pesquisado entre aspas, optar por uma busca avançada, onde podemos estabelecer o formato de arquivos que queremos, o idioma etc. Realizada a atividade, os grupos poderão apresentar os textos encontrados, bem como, fazer suas considerações a respeitos dos mesmos, ou seja, qual a semelhança, o que identificaram entre eles e etc. Professor, essas considerações poderão ser elencadas na lousa, digitada pelos alunos, e salva em seus laptops es e/ou em pen drive; outra possibilidade seria produzir um cartaz com as referidas informações, e expô-lo em sala de aula. 2ª aula Inicialmente o professor poderá sugerir a leitura das considerações levantadas pelos alunos na aula anterior; em seguida, explicar oralmente as características de um texto instrucional e sua funcionalidade. Em seguida, poderá ser exibido o vídeo Amigos da Nutrição. Após a exibição do vídeo, poderá ser solicitado aos alunos a elaboração de um cartaz, apresentando um novo cardápio para a merenda da escola, garantindo pratos mais saborosos e saudáveis. Um livro digital também poderá ser produzido pelos alunos. Divididos em subgrupos, os alunos poderão realizar tarefas que colaborarão na produção do novo cardápio: a) Entrevistar as merendeiras da escola para obter informações sobre os alimentos disponíveis, o atual cardápio, sugestões; b) Entrevistar alguns alunos de outras turmas para obter informações sobre suas preferências alimentares, sugestões de um novo cardápio de merenda, avaliação da atual merenda;

6 Org.: Claudio André - 6 c) Pesquisar em sites de busca cardápio de merenda de outras escolas; d) Elaborar a proposta de um novo cardápio a partir das informações levantadas nas entrevistas e pesquisa realizada; e) Conversar com a nutricionista que organiza a merenda escolar para avaliar a proposta do novo cardápio; f) Elaborar receitas com ajuda de amigos, familiares e alunos, utilizando os recursos disponibilizados na escola e as orientações da nutricionista; g) Construir um mural com a proposta do novo cardápio de merenda, colocando uma caixinha de sugestões ao lado; h) Cada equipe deverá fotografar, com câmera digital ou celular, as ações durante a realização das atividades para posterior apresentação para a turma. Essas entrevistas poderão ser filmadas ou gravadas, utilizando para isso, câmera digital, filmadora ou celular com câmera, gravador ou MP3. Durante essas entrevistas, os alunos poderão registrar as mesmas através de uma câmera fotográfica. Caso exista alguma dúvida, uma reunião on line poderá ser marcada em algum mensageiro instantâneo (Gtalk, MSN e etc.) para que os alunos apresentem suas dúvidas, sugestões, e postem as informações coletadas, bem como a elaboração do material sugestivo da equipe. Com a colaboração dos colegas, as atividades poderão ser realizadas com mais agilidade. 3ª aula O professor poderá promover a apresentação dos subgrupos, compartilhando as atividades até então realizadas, momento em que os alunos também poderão apresentar fotos e/ou as entrevistas das ações desenvolvidas. Durante as falas, eles deverão destacar desafios e avanços. A caixinha de sugestão poderá ser aberta nesse momento para leitura e considerações dos alunos. Para finalizar, o professor poderá sugerir a cada grupo de alunos que sistematize a proposta de cardápio, elaborando um cartaz com a proposta do novo cardápio para a semana e as novas receitas criadas. Os grupos selecionarão as receitas mais interessantes que irão constar no livro digital e, depois, utilizando o editor de texto, será elaborado o livro. Depois, em sites de busca, pesquisarão imagens ou criarão imagens para ilustrar o livro. Posteriormente, deverão disponibilizá-lo no blog da turma (ou da escola). Caso esta seja a primeira vez que os alunos postam em um blog é importante fazer uma apresentação, ou seja, dar algumas orientações sobre a postagem. Para isso, um projetor multimídia poderá ser utilizado, facilitando assim a visualização pelos alunos. Primeiramente, poderá ser explicado aos alunos que essa postagem deverá ser feita um grupo por vez, pois para inserir alguma informação no blog é necessário colocar login e senha. Em seguida, poderá ser feita uma ligeira apresentação do blog: o que contém em sua página inicial, como atualiza perfil etc. Feito isso, informe aos alunos que para poder postar um conteúdo é necessário clicar em Nova postagem. Ao clicar, ele será direcionado para uma nova página. Ao chegar nesta página, poderão inserir um título e o texto que desejam postar. Logo após essa inserção, terão que clicar em Publicar Postagem para que o texto seja publicado no blog.

7 Org.: Claudio André - 7 TAREFAS DOS ALUNOS 1ª Os alunos deverão participar da roda de conversa promovida pelo professor; 2ª Os alunos deverão realizar pesquisa em sites de busca; 3ª Os alunos deverão digitar as considerações, elecandas pelo professor na lousa, utilizando o processador de texto do laptop educacional, e salvar o documento em pasta e/ou pen drive; 4ª Os alunos deverão poderão elaborar cartazes com seus pares; 5ª Os alunos deverão assistir ao filme Amigos da Nutrição ; 6ª Os alunos deverão participar da produção de cartazes e da elaboração do livro digital; 8ª Os alunos deverão participar das ações sugeridas pelo professor, fazendo parte de grupos que deverão: a) Entrevistar as merendeiras da escola para obter informações sobre os alimentos disponíveis, o atual cardápio, sugestões; b) Entrevistar alguns alunos de outras turmas para obter informações sobre suas preferências alimentares, sugestões de um novo cardápio de merenda, avaliação da atual merenda; c) Pesquisar em sites de busca cardápio de merenda de outras escolas; d) Elaborar a proposta de um novo cardápio a partir das informações levantadas nas entrevistas e pesquisa realizada; e) Conversar com a nutricionista que organiza a renda escolar para avaliar a proposta do novo cardápio; f) Elaborar receitas com ajuda de amigos, familiares e alunos, utilizando os recursos disponibilizados na escola e as orientações da nutricionista; g) Construir um mural com a proposta do novo cardápio de merenda, colocando uma caixinha de sugestões ao lado; h) Fotografar as ações durante a realização das atividades para posterior apresentação para a turma. 9ª Os alunos poderão participar de uma reunião on line tirando dúvidas sobre as ações sugeridas pelo professor; 10ª Os alunos deverão participar da postagem no blog da turma (ou da escola); 10ª Participar da elaboração do livro de receitas digital, a partir do editor de textos, ilustrá-lo e disponibilizá-lo no blog da turma (ou da escola).

8 Org.: Claudio André - 8 PARA SABER MAIS Textos: O link abaixo nos leva para um artigo intitulado Tipos e gêneros textuais: uma questão a ser repensada no livro didático. O texto objetiva compreender algumas teorias referentes aos tipos e gêneros textuais e também verificar em um livro didático como essas teorias estão presentes. Este link nos remete a um texto de Everton Pereira Santos, que tem como título Gêneros textuais e a linguagem da Internet. Ele nos fala sobre a evolução dos gêneros textuais com a chegada da Internet, bem como a linguagem por eles utilizada. Internet/pagina1.html Acessados em: AVALIAÇÃO Critérios Desempenho avançado Desempenho médio Desempenho iniciante Identificação no cotidiano do gênero textual: Texto instrucional Elaboração de um texto instrucional Identificação da funcionalidade do texto Instrucional Interação, colaboração e publicação em ambientes e mídias digitais

9 Org.: Claudio André - 9 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1º - Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira Respostas: D, C. B, A 2º - Complete as lacunas do texto abaixo de acordo com os verbos adequados: Respostas: Adicione / mexa / Misture / Bata / acrescente / Adicione / Adicione / leve

CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. - Lêr com ritmo, fluência e entonação os gêneros estudados em sala apreendendo suas principais ideias;

CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. - Lêr com ritmo, fluência e entonação os gêneros estudados em sala apreendendo suas principais ideias; PLANO DE LÍNGUA PORTUGUESA ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA GÊNERO: Receita PERÍDO APROXIMADAMENTE: 5º Ano CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Ritmo, fluência e entonação na leitura; - Apreensão das

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula PROPAGANDA: A ALMA DO NEGÓCIO OU O NEGÓCIO COM ALMA? Ensino Fundamental / Anos Iniciais 5 ano. Língua Portuguesa.

TÍTULO: Plano de Aula PROPAGANDA: A ALMA DO NEGÓCIO OU O NEGÓCIO COM ALMA? Ensino Fundamental / Anos Iniciais 5 ano. Língua Portuguesa. TÍTULO: PROPAGANDA: A ALMA DO NEGÓCIO OU O NEGÓCIO COM ALMA? Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Histórias de vida

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Histórias de vida Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Histórias de vida Histórias de vida. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Autobiografia I. Título II. Série CDU:

Leia mais

Ensino Fundamental I Regra de Jogo. Gêneros Textuais. Links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba Saiba Mais.

Ensino Fundamental I Regra de Jogo. Gêneros Textuais. Links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba Saiba Mais. Ensino Fundamental I Regra de Jogo. Gêneros Textuais. Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem: Reconhecer as características do gênero textual regra de jogo. Analisar e compreender um texto prescritivo..

Leia mais

Adicione a farinha às colheradas e mexa delicadamente para não empelotar. Por fim, junte o fermento.

Adicione a farinha às colheradas e mexa delicadamente para não empelotar. Por fim, junte o fermento. Bolo de Caneca Capuccino 1 porções Para microondas Ingredientes 1 ovo 3 colher(es) de sopa de óleo 4 colher(es) de sopa de açúcar 4 colher(es) de sopa de leite 1 colher(es) de chá de café solúvel 5 colher(es)

Leia mais

QUICHE LORRAINE PETIT-FOUR DE CHOCOLATE. Integral. Integral INGREDIENTES: MODO DE FAZER:

QUICHE LORRAINE PETIT-FOUR DE CHOCOLATE. Integral. Integral INGREDIENTES: MODO DE FAZER: QUICHE LORRAINE Massa: - 1 clara de ovo - 3 colheres de sopa de manteiga - 3 colheres de sopa de óleo - 3 colheres de sopa de azeite - Farinha de trigo (até dar o ponto) Recheio: - 4 ovos inteiros - 1

Leia mais

Cachorro Quente de Forno

Cachorro Quente de Forno Cachorro Quente de Forno 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 xícaras (chá) de leite 2 ovos 3 colher de sopa de fermentem pó 100 g de queijo parmesão ralado Recheio: 8 salsichas cozidas e picadas 1 cebola

Leia mais

Discurso Feminino. Cozinha Sob Medida. Receitas para Você Adoçar seu Coração

Discurso Feminino. Cozinha Sob Medida. Receitas para Você Adoçar seu Coração Discurso Feminino Cozinha Sob Medida Receitas para Você Adoçar seu Coração 1 Página 4 Bolo de Chocolate Índice Página 6 CupCake Página 8 Página 10 Bolo de Iogurte Torta de Limão 2 O Discurso Feminino é

Leia mais

BOLO DE MAÇÃ. 12 pessoas 20 minutos. Modo de fazer. Ingredientes. 1 Lave, descasque e corte as maçãs em cubinhos e reserve.

BOLO DE MAÇÃ. 12 pessoas 20 minutos. Modo de fazer. Ingredientes. 1 Lave, descasque e corte as maçãs em cubinhos e reserve. 20 minutos DE MAÇÃ 2 ovos inteiros 2 xícaras de açúcar 1 colher de chá de canela 1 xícara de óleo 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher de café de bicarbonato 1 colher de chá de fermento em pó 2 maçãs

Leia mais

PLANEJAMENTO (Receitas)

PLANEJAMENTO (Receitas) Professor(a): Ivete Maria Rizzi Onzi PLANEJAMENTO (Receitas) Diferentes portadores de texto- CARTAZES; CONVITES; RECEITAS; Oralidade; produção de diferentes portadores de textos; criatividade; pesquisa.

Leia mais

Argolinhas. Capuccino da Vovó

Argolinhas. Capuccino da Vovó Capuccino da Vovó Argolinhas 1 lata de achocolatado pequena 1 lata de leite em pó instantâneo 150g de café em pó solúvel 1 colher de sopa de bicarbonato 1 pacote de chantily em pó canela em pó 6 colheres

Leia mais

ÁGUA, CONSUMO E CONSCIÊNCIA. Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo. Componente Curricular: Duração da Aula: Modalidade de Ensino:

ÁGUA, CONSUMO E CONSCIÊNCIA. Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo. Componente Curricular: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: ÁGUA, CONSUMO E CONSCIÊNCIA Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo Componente Curricular: Ensino Fundamental / Anos Iniciais 8 ano Matemática Tema: Tratamento da informação

Leia mais

COLÉGIO CASSIANO RICARDO

COLÉGIO CASSIANO RICARDO Índice CURSO DE CULINÁRIA COLÉGIO CASSIANO RICARDO 2º semestre - 2013 1 - Bolachinha de Goiabada Receitas 2 - Tomate recheado 3 - Bolachinha de Maisena 4 - Bife de frango à rolê 5 - Bolo de cenoura Caderno

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso: Pedagogia - vespertino Disciplina: EDM0323 - Metodologia do ensino de português: a alfabetização. Docente: Prof.ª Nilce da Silva Aluna (nºusp): Flávia

Leia mais

RECEITAS SEM GLÚTEN BOLO DE BANANA CARAMELADA

RECEITAS SEM GLÚTEN BOLO DE BANANA CARAMELADA RECEITAS SEM GLÚTEN BOLO DE BANANA CARAMELADA COBERTURA: 1/ 1/4 de xíc de água 06 bananas-nanicas maduras firmes, cortadas ao meio no sentido do comprimento Margarina para untar a fôrma. MASSA: 4 ovos

Leia mais

Docinho de abacaxi...4 Cheesecake de goiabada...5 Pavê de doce de leite com amendoim...6 Torta de chocolate...7 Bolo de fubá...8 Pão de coco...

Docinho de abacaxi...4 Cheesecake de goiabada...5 Pavê de doce de leite com amendoim...6 Torta de chocolate...7 Bolo de fubá...8 Pão de coco... www.liquigas.com.br Docinho de abacaxi...4 Cheesecake de goiabada...5 Pavê de doce de leite com amendoim...6 Torta de chocolate...7 Bolo de fubá...8 Pão de coco...9 Cocada de forno...10 Petit gateau...11

Leia mais

Tortas Salgadas. Bolo de Batata. Ingredientes: - 1 Kg batata cozida. - sal. - pimenta-do-reino. - 2 colheres de sopa de margarina

Tortas Salgadas. Bolo de Batata. Ingredientes: - 1 Kg batata cozida. - sal. - pimenta-do-reino. - 2 colheres de sopa de margarina Tortas Salgadas Bolo de Batata Ingredientes: - 1 Kg batata cozida - sal - pimenta-do-reino - 2 colheres de sopa de margarina - 1 xícara de queijo ralado - 3 colheres de sopa de maisena 1 / 27 - 1 xícara

Leia mais

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA AS AVENTURAS DE BILL TAMPINHA E SUA MELHOR AMIGA CORKY

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA AS AVENTURAS DE BILL TAMPINHA E SUA MELHOR AMIGA CORKY DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA AS AVENTURAS DE BILL TAMPINHA E SUA MELHOR AMIGA CORKY 2. EPISÓDIO TRABALHADO A surpresa do robô 3. SINOPSE DO EPISÓDIO ESPECÍFICO O episódio A surpresa

Leia mais

Leya Leituras Projeto de Leitura

Leya Leituras Projeto de Leitura Leya Leituras Projeto de Leitura Nome do livro: O ciclo do Mel Autoras: Cristina Quental e Mariana Magalhães Currículo das autoras: Cristina Quental é educadora infantil e alterna o trabalho na escola

Leia mais

Já está na mesa o novo cardápio da alimentação escolar.

Já está na mesa o novo cardápio da alimentação escolar. Já está na mesa o novo cardápio da alimentação escolar. Prove as receitas, veja como está gostoso e, o mais importante, nutritivo! A Prefeitura de Ipatinga elaborou para você este livro com receitas que

Leia mais

ALIMENTOS EXTENSAMENTE AQUECIDOS

ALIMENTOS EXTENSAMENTE AQUECIDOS ALIMENTOS EXTENSAMENTE AQUECIDOS RECEITAS SALGADAS WAFFLE/PANQUECA SALGADO Ingredientes 1 xícara chá de Farinha de Trigo 1 xícara chá de leite de vaca integral 1 ovo de galinha inteiro 1 colher chá de

Leia mais

A COUVE CHINESA NA ESCOLA DO SABOR

A COUVE CHINESA NA ESCOLA DO SABOR ESCOLA DO SABOR O alimento é a nossa fonte de energia, a nossa garantia de sobrevivência. Sem uma alimentação adequada a criança não pode se desenvolver ou crescer. A COUVE CHINESA NA ESCOLA DO SABOR Uma

Leia mais

20 Receitas Econômicas e Nutritivas

20 Receitas Econômicas e Nutritivas 20 Receitas Econômicas e Nutritivas 1. ALMEIRÃO COM SOBRAS DE ARROZ 1 maço de almeirão 1 cebola picada 1 dente de alho 2 xícaras (chá) de arroz cozido 1 e 1/2 colher (sopa) de óleo Escolha e lave bem o

Leia mais

Plano de Aula SOU PAR OU ÍMPAR? TÍTULO: Iniciais. 3º ano. Matemática. Número e Operações/Álgebra e Funções 1 aula (45 min) Educação Presencial

Plano de Aula SOU PAR OU ÍMPAR? TÍTULO: Iniciais. 3º ano. Matemática. Número e Operações/Álgebra e Funções 1 aula (45 min) Educação Presencial Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: SOU PAR OU ÍMPAR? Nível de Ensino: Ensino Fundamental/ Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo: 3º ano Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Matemática

Leia mais

A COUVE-FLOR NA ESCOLA DO SABOR

A COUVE-FLOR NA ESCOLA DO SABOR ESCOLA DO SABOR Os alimentos são fonte de energia e garantia de sobrevivência. Sem uma alimentação adequada à criança não pode se desenvolver ou crescer. O bom desenvolvimento corporal e intelectual exige

Leia mais

Receitas Deliciosas de Aproveitamentos APRESENTAÇÃO EVITANDO O DESPERDÍCIO. Receitas deliciosas com talos, folhas e sementes

Receitas Deliciosas de Aproveitamentos APRESENTAÇÃO EVITANDO O DESPERDÍCIO. Receitas deliciosas com talos, folhas e sementes APRESENTAÇÃO A alimentação e tão necessária ao nosso corpo quanto o ar que precisamos para a nossa sobrevivência, devem ter qualidade para garantir a nossa saúde. Quando falamos em alimentação com qualidade

Leia mais

Anonymus & Alarico. Show de sabores

Anonymus & Alarico. Show de sabores Anonymus & Alarico Show de sabores Este livro reflete a trajetória de um longo trabalho. Reúne receitas inéditas, testadas e aprovadas pelo público do nosso programa da TV. Como sempre, são receitas simples,

Leia mais

Receitas. Módulo: Gastronomia Diet e Light Prof. Bianca Araújo

Receitas. Módulo: Gastronomia Diet e Light Prof. Bianca Araújo Receitas Módulo: Gastronomia Diet e Light Prof. Bianca Araújo ROSCA FLOR 1/3 xícara (chá) de leite desnatado morno 1/4 xícara (chá) de STEVITA CULINÁRIA 1 pitada de sal 2 colheres (sopa) de óleo 4 colheres(sopa)

Leia mais

RECHEIOS E COBERTURAS PARA BOLO NO POTE

RECHEIOS E COBERTURAS PARA BOLO NO POTE [APOSTILA] RECHEIOS E COBERTURAS PARA BOLO NO POTE 32 receitas rápidas e simples de fazer para você começar hoje mesmo! WWW.CLUBEDASDOCEIRAS.COM 1 ÍNDICE Conteúdo Página 1. RECHEIO DE CREME DE COCO 2 2.

Leia mais

O CHUCHU NA ESCOLA DO SABOR

O CHUCHU NA ESCOLA DO SABOR ESCOLA DO SABOR O CHUCHU NA ESCOLA DO SABOR O alimento é a nossa fonte de energia, a nossa garantia de sobrevivência. Comemos para matar a fome e porque é gostoso. A alimentação é a principal fonte de

Leia mais

LIVRO DE RECEITAS. 3ª Edição

LIVRO DE RECEITAS. 3ª Edição LIVRO DE RECEITAS 3ª Edição Os produtos Purinha vêm mais uma vez presentear você com um novo livro de receitas. Esta é a terceira edição de uma coleção com sabores incríveis conseguidos a partir das combinações

Leia mais

MINHAS RECEITAS FAVORITAS

MINHAS RECEITAS FAVORITAS MINHAS RECEITAS FAVORITAS Receitas super práticas, deliciosas e saudáveis Pão de Queijo, Brownie e muito mais!! Com informações nutricionais Olá, Obrigada por adquirir o meu primeiro e-book!! Eu fiz essa

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano.

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano. Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 3º ano Componente Curricular: Ciências Naturais

Leia mais

Pão de banana e laranja

Pão de banana e laranja Pão de banana e laranja 4 colheres de sopa de suco de laranja (natural fica melhor) 200 ml de água 2 bananas pequenas e amassadas (você pode usar banana prata) 3 colheres de sopa de Mel 500 Gr de Farinha

Leia mais

Era uma vez... Uma empresa que resolveu se especializar em produtos diet para Food Service. O nome dela? Vitao Food Service.

Era uma vez... Uma empresa que resolveu se especializar em produtos diet para Food Service. O nome dela? Vitao Food Service. Receituário Dias das Crianças Era uma vez... Uma empresa que resolveu se especializar em produtos diet para Food Service. O nome dela? Vitao Food Service. Neste receituário, apresentamos muitas possibilidades

Leia mais

Ensino Fundamental 5ª a 8ª série

Ensino Fundamental 5ª a 8ª série RECEITAS FEIRA DAS NAÇÕES 2011 ARGENTINA Alfajor Argentino 1 xícara (chá) de açúcar refinado (180g) 1 colher (sopa) de açúcar de baunilha 1 colher (café) rasa de fermento em pó 1 ¾ xícara (chá) de farinha

Leia mais

Não deixe de aproveitar os pratos com a economia do TodoDia!

Não deixe de aproveitar os pratos com a economia do TodoDia! Esta revista foi pensada para deixar você com água na boca do início ao fim. Nela, vou mostrar duas de minhas especialidades na cozinha: receitas de massas e tortas. Nada mais versátil para agradar à família

Leia mais

Lípidios (g) (g) MODO DE PREPARO. Vitamina C (mg) Açúcar g 7 27,09 6,97 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 R$ 0,01

Lípidios (g) (g) MODO DE PREPARO. Vitamina C (mg) Açúcar g 7 27,09 6,97 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 R$ 0,01 Cardápio nº 2455 - BISCOITO CASEIRO DE NATA E SUCO DE POLPA DE FRUTA os C Ca Mg Fe Zn Custo Açúcar g 8 30,96 7,97 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 R$ 0,01 Açúcar (suco) g 10 38,70 9,96 0,00

Leia mais

Receitas de sobremesas do programa SESI Cozinha Brasil fazem sucesso no verão

Receitas de sobremesas do programa SESI Cozinha Brasil fazem sucesso no verão http://portaldaindustria.com.br/agenciacni/ 03 FEV 2014 Receitas de sobremesas do programa SESI Cozinha Brasil fazem sucesso no verão Já pensou em tomar sorvete de mandioca? E doce de casca de maracujá?

Leia mais

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV Alimentação: Sustentável NÚMERO 3 Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. Risoto de casca de Abóbora Cascas de 2kg de abóbora (ralada ) 3 xicaras de arroz cozido 1 cebola grande (picada)

Leia mais

18 RECEITAS FÁCEIS E SAUDÁVEIS PARA O SEU DIA A DIA. Fabiana Nanô

18 RECEITAS FÁCEIS E SAUDÁVEIS PARA O SEU DIA A DIA. Fabiana Nanô 18 RECEITAS FÁCEIS E SAUDÁVEIS PARA O SEU DIA A DIA Fabiana Nanô O que você encontrará neste ebook? Este ebook contém 18 receitas deliciosas para você fazer no dia a dia. São receitas fáceis de se preparar

Leia mais

PLANEJAMENTO (RECEITA)

PLANEJAMENTO (RECEITA) PLANEJAMENTO (RECEITA) Professor (a): Simone Petroli Diferentes portadores de texto: FOLDERS/CONVITES/CARTAZES/RÓTULOS /RECEITAS/PROPAGANDA Oralidade; produção textual; argumentação; criatividade. Competências

Leia mais

CURSO DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS INPA RECEITAS

CURSO DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS INPA RECEITAS CURSO DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS INPA RECEITAS Suflê da Casca de Jerimum 2 xícaras de casca de Jerimum; 1 xícara de talo de couve; 2 colheres de sopa de margarina; 2 ovos (claras batidas em

Leia mais

Projeto Culinária Animada

Projeto Culinária Animada Projeto Culinária Animada CEI Sta. Terezinha DRE JT 2013 O Centro de Educação Infantil Santa Terezinha é uma Unidade Educacional conveniada com a Prefeitura Municipal de São Paulo, cuja entidade mantenedora

Leia mais

ENTRADA Salada Requintada

ENTRADA Salada Requintada ENTRADA Salada Requintada Rendimento: 6 porções (1 pires = 75 g) 1 pé de alface americana pequeno lavado 1 maço pequeno de rúcula lavado 100 g de peito de peru defumado em tiras 100 g de queijo minas em

Leia mais

Projeto - IDEFAM ( Integração para o Desenvolvimento Familiar)

Projeto - IDEFAM ( Integração para o Desenvolvimento Familiar) LIVRO DE RECEITAS Projeto - IDEFAM ( Integração para o Desenvolvimento Familiar) ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA EDUCANDO PELO ESPORTE INTRODUÇÃO As receitas deste livro foram confeccionadas nas oficinas de culinária

Leia mais

livro de RECEITAS festa do milho

livro de RECEITAS festa do milho livro de RECEITAS festa do milho JACI - SÃO PAULO Índice Pg. 03 Pg. 04 Pg. 05 Pg. 06 Pg. 07 Pg. 08 Pg. 09 Pg. 10 Pg. 11 Pg. 12 Pg. 13 Pg. 14 Pg. 15 Pg. 16 Pg. 17 Pg. 18 Pg. 19 Pg. 20 Pg. 21 Curau Tradicional

Leia mais

Almôndegas de Arroz. Ingredientes. Modo de preparo

Almôndegas de Arroz. Ingredientes. Modo de preparo Almôndegas de Arroz 2 xícaras (chá) de arroz cozido 200g de carne moída 1 dente de alho picado 1 cebola picada 2 colheres (sopa) de farinha de rosca 4 xícaras (chá) de molho de tomate Sal e pimenta a gosto

Leia mais

Apresentação. Márcia Gowdak Nutricionista

Apresentação. Márcia Gowdak Nutricionista Apresentação O Projeto de Educação Nutricional da Escola Vera Cruz foi inicialmente implantado na Educação Infantil. Fez parte dele a elaboração de um cardápio com diversas receitas de bolos, cookies e

Leia mais

Roteiro Aula Prática 03

Roteiro Aula Prática 03 Roteiro Aula Prática 03 FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS Curso de Graduação em Nutrição Disciplina: Técnica Dietética e Gastronomia II Professora Ma.: Catarina Lima Leite 1. OBJETIVOS ROTEIRO AULA PRÁTICA

Leia mais

Doença Celíaca. O que é? Como tratar?

Doença Celíaca. O que é? Como tratar? Doença Celíaca O que é? Como tratar? A Festa de Laurinha Claro que sim Laurinha, já vamos preparar os convites. Mamãe, eu vou ter uma festa no dia do meu aniversário? O que houve Laurinha? Tudo bem! Mas

Leia mais

Bolinho de amor. Com carinho, Equipe do Integral

Bolinho de amor. Com carinho, Equipe do Integral Bolinho de amor 1 pitada de carinho 2 colheres de mel 3 colheres de doçura 4 Colheres de paixão 5 Colheres de amor a gosto 6 Colheres de dedicação Modo de Preparo: Faça a mistura de carinho, mel, doçura.

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula LINHAS E RETAS. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 4º ano. Matemática. Espaço e Forma. 1 aulas (50 min cada)

TÍTULO: Plano de Aula LINHAS E RETAS. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 4º ano. Matemática. Espaço e Forma. 1 aulas (50 min cada) Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: LINHAS E RETAS Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 4º ano Componente Curricular: Matemática Tema: Espaço e Forma Duração da Aula:

Leia mais

Plano de Aula. O trabalho linguístico ocorrerá por meio do reconhecimento de palavras iniciadas pelas letras p e b, t e d e f e v.

Plano de Aula. O trabalho linguístico ocorrerá por meio do reconhecimento de palavras iniciadas pelas letras p e b, t e d e f e v. Plano de Aula Joca: edição 52 Disciplina: Língua Portuguesa Capítulo: Tem cor, sabor e alimenta! Ano: 2º ano Justificativa: O gênero enfocado no capítulo é a receita. As atividades do plano de aula serão

Leia mais

ÍNDICE RECEITAS SEM LACTOSE

ÍNDICE RECEITAS SEM LACTOSE ÍNDICE RECEITAS SEM LACTOSE Bolo integral... 3 Bolo de maçã com casca... 3 Bolo de maçã e nozes sem lactose... 4 Bolo funcional rico em fibras... 4 Bolo laxativo... 5 Biomassa de banana verde... 5 Panqueca

Leia mais

Receita. Fundo (caldo) 2L de água Pedaços de cebola, cenoura, salsão e outros legumes que aprecie. Risoto

Receita. Fundo (caldo) 2L de água Pedaços de cebola, cenoura, salsão e outros legumes que aprecie. Risoto s Feira Fika Risoto de calabresa com limão siciliano Fundo (caldo) 2L de água Pedaços de cebola, cenoura, salsão e outros legumes que aprecie Risoto 4 dentes de alho 1 cálice pequeno de vinho branco Azeite

Leia mais

Receitas colesterol. Pizza marguerita de berinjela - Mariana e Priscila Ingredientes

Receitas colesterol. Pizza marguerita de berinjela - Mariana e Priscila Ingredientes Receitas colesterol Pizza marguerita de berinjela - Mariana e Priscila Ingredientes 2 berinjelas grandes (870g); 6 claras levemente batidas (180g); 2 dentes de alho grandes (15g); 12 colheres (sopa) de

Leia mais

É fundamental ler com atenção as embalagens dos produtos que devem ter a informação: NÃO CONTÉM GLÚTEN. Mix de farinha sem glúten

É fundamental ler com atenção as embalagens dos produtos que devem ter a informação: NÃO CONTÉM GLÚTEN. Mix de farinha sem glúten Tema: Glúten O glúten é uma proteína presente em alguns grãos como trigo, cevada e centeio. A intolerância ao glúten de forma permanente é denominada doença celíaca. Nesse caso, o intestino apresenta dificuldade

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

CADERNO DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO / DIRETORIA PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL CADERNO DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA de Keiko Kasza Assessoria Pedagógica de Matemática Regina Aparecida de Oliveira Londrina,

Leia mais

PLANEJAMENTO (Música) Imaginação, oralidade, criatividade, ritmo, percepção auditiva; Estimular a percepção auditiva, atenção, concentração;

PLANEJAMENTO (Música) Imaginação, oralidade, criatividade, ritmo, percepção auditiva; Estimular a percepção auditiva, atenção, concentração; PLANEJAMENTO (Música) Professor (a): Keila França Música: Indiozinhos Competências Objetivo Geral Objetivos Específicos Imaginação, oralidade, criatividade, ritmo, percepção auditiva; Estimular a percepção

Leia mais

Chacrinha Belo Vale MG. Sabores do. Quilombo. Quitandas das Minas Gerais volume 1. Seleção e Organização: Lívia Leão e Sãozinha Nicomedes

Chacrinha Belo Vale MG. Sabores do. Quilombo. Quitandas das Minas Gerais volume 1. Seleção e Organização: Lívia Leão e Sãozinha Nicomedes Chacrinha Belo Vale MG Sabores do Quilombo Quitandas das Minas Gerais volume 1 Seleção e Organização: Lívia Leão e Sãozinha Nicomedes Sabores do Quilombo: Quitandas das Minas Gerais Organização: Lívia

Leia mais

TERMOS E CONDIÇO ES. Sempre que houver dúvidas procure um profissional de saúde e leve o material para avaliar. Página 1

TERMOS E CONDIÇO ES. Sempre que houver dúvidas procure um profissional de saúde e leve o material para avaliar. Página 1 TERMOS E CONDIÇO ES Todas as Receitas incluídas nesse e-book foram retiradas de fontes seguras que são referências no assunto, não nos responsabilizamos pelo uso dessas receitas caso o seu estado de Diabetes

Leia mais

Entrada SALADA BOLOGNA OVO DE CODORNA PICANTE

Entrada SALADA BOLOGNA OVO DE CODORNA PICANTE Entrada OVO DE CODORNA PICANTE 12 ovos de codorna 1 colher de sopa de azeite de oliva 1 colher de café de vinagre Pimenta calabresa a gosto 1 pitada de sal 1 pitada de orégano 1 colher de chá de salsinha

Leia mais

Nível de Ensino: Componente Curricular: Matemática. Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino:

Nível de Ensino: Componente Curricular: Matemática. Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Plano de Aula Org.: Claudio André - 1 Autora: Regina França TÍTULO: QUE DIA É HOJE? Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de estudo 3º ano Componente Curricular: Matemática Tema:

Leia mais

Receitas para as Festas de Fim de Ano

Receitas para as Festas de Fim de Ano Salada Agridoce 1 molho de alface americano 2 xícaras de chá de repolho roxo cortado bem fino 1 maçã vermelha, picada em quadradinhos pequenos 1 colher de sopa de uvas passas sem sementes 3 talos de aipo

Leia mais

Receitas sem Leite e sem Trigo

Receitas sem Leite e sem Trigo Receitas sem Leite e sem Trigo Panqueca: 1 colh. de sopa cheia de maisena 1 colh. de sopa rasa de fécula de batata 1 colh de sopa rasa de farelo de arroz 1 ovo Sal Água Misture todos os ingredientes secos.

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO EE. CMT. MAURÍCIO COUTINHO DUTRA

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO EE. CMT. MAURÍCIO COUTINHO DUTRA GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO EE. CMT. MAURÍCIO COUTINHO DUTRA Plano de Ação PROGETEC(Professor Gerenciador de Tecnologias Educacionais e Recursos Midiáticos)/

Leia mais

BISCOITINHO DE QUEIJO

BISCOITINHO DE QUEIJO ÍNDICE DE RECEITAS Salgados Biscoitinho de queijo, 3 Cheesecake de salmão defumado, 4 Mousse de azeitona, 5 Nhoque de ricota, 6 Pão de queijo, 7 Samboussek, 8 Torta de queijo, 9 Doces Bolo de côco ralado,

Leia mais

CONHECENDO AS FRUTAS MINI-MATERNAL A PROFESSORA: JAQUELINE

CONHECENDO AS FRUTAS MINI-MATERNAL A PROFESSORA: JAQUELINE CONHECENDO AS FRUTAS MINI-MATERNAL A PROFESSORA: JAQUELINE PROJETO: CONHECENDO AS FRUTAS JUSTIFICATIVA: PROJETO APLICADO AO MINI-MATERNAL A, NO PERÍODO DE 16 A 23 DE JULHO DE 2012. OBJETIVOS: NOMEAR CORRETAMENTE

Leia mais

AGRADECIMENTOS DAS ESCOLAS PADRE ANCHIETA PELO INCENTIVO E COLABORAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO NOSSO 13º LIVRO DE RECEITAS DA VOVÓ.

AGRADECIMENTOS DAS ESCOLAS PADRE ANCHIETA PELO INCENTIVO E COLABORAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO NOSSO 13º LIVRO DE RECEITAS DA VOVÓ. AGRADECIMENTOS PRIMEIRAMENTE, QUERO AGRADECER À EQUIPE DIRETIVA DAS ESCOLAS PADRE ANCHIETA PELO INCENTIVO E COLABORAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO NOSSO 13º LIVRO DE RECEITAS DA VOVÓ. AGRADEÇO TAMBÉM ÀS NOSSAS

Leia mais

LIVRO DE RECEITAS DA DORA

LIVRO DE RECEITAS DA DORA LIVRO DE RECEITAS DA DORA OI, PESSOAL! Este é um livro de receitas especiais de Páscoa que preparamos para deixar o seu feriado ainda mais gostoso. São 11 receitas salgadas e doces que vão encantar sua

Leia mais

RECEITAS PARA CRIANÇAS

RECEITAS PARA CRIANÇAS RECEITAS PARA CRIANÇAS Organização: Maria Márcia Costa Oliveira RECEITAS PARA CRIANÇAS SUMÁRIO BEBIDAS Mix de frutas Suco de laranja, beterraba e cenoura Vitamina de banana SALGADOS Pizza de pão de forma

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE PREPARO DO GLÚTEN - DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE PREPARO DO GLÚTEN - DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE PREPARO DO GLÚTEN - DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS ALUNA MONITORA: HARIET SCHULT PROFESSORA: ELIZONETE PERES DE FARIAS A farinha de trigo é composta por duas

Leia mais

SOBRAS REQUINTADAS REAPROVEITE RESTOS ALIMENTARES NA PREPARAÇÃO DE RECEITAS ORIGINAIS E SABOROSAS REDUZA O SEU DESPERD ÍCIO ALIMENTAR

SOBRAS REQUINTADAS REAPROVEITE RESTOS ALIMENTARES NA PREPARAÇÃO DE RECEITAS ORIGINAIS E SABOROSAS REDUZA O SEU DESPERD ÍCIO ALIMENTAR SOBRAS REQUINTADAS REAPROVEITE RESTOS ALIMENTARES NA PREPARAÇÃO DE RECEITAS ORIGINAIS E SABOROSAS REDUZA O SEU DESPERDÍCIO ALIMENTAR Legumes cozidos ( ± 0,5 kg, variados) 250 gr de farinha 2dl de leite

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula RECICLANDO. Anos iniciais. 4º ano. Ciências. Ser Humano e Saúde. 2 aulas (50 minutos cada) Educação Presencial

TÍTULO: Plano de Aula RECICLANDO. Anos iniciais. 4º ano. Ciências. Ser Humano e Saúde. 2 aulas (50 minutos cada) Educação Presencial Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: RECICLANDO Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos iniciais Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: 4º ano Ciências

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. O ábaco: os números também têm regras

Plano de Aula MATEMÁTICA. O ábaco: os números também têm regras Plano de Aula MATEMÁTICA O ábaco: os números também têm regras O ábaco: os números também têm regras. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Números e Operações

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. O sistema monetário nacional: conhecendo as moedas do Real

Plano de Aula MATEMÁTICA. O sistema monetário nacional: conhecendo as moedas do Real Plano de Aula MATEMÁTICA O sistema monetário nacional: conhecendo as moedas do Real O sistema monetário nacional: conhecendo as moedas do real. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino

Leia mais

1. Responsabilidade. 2. Quem pode participar

1. Responsabilidade. 2. Quem pode participar Desafio O Desafio Mudanças Climáticas 2009, doravante denominado simplesmente Desafio, tem caráter exclusivamente educativo. De acordo com o disposto no artigo 3º, inciso II, da Lei nº. 5.768/71 e no art.

Leia mais

Tema: Receitas para amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia

Tema: Receitas para amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia Tema: Receitas para amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia Os tratamentos de quimioterapia e radioterapia geralmente causam diversos efeitos colaterais que, apesar de serem temporários,

Leia mais

é um ato de Cozinhar amor.

é um ato de Cozinhar amor. Cozinhar é um ato de amor. Exige sensibilidade, técnica e um forte sentimento de querer bem, da mistura dos ingredientes à montagem do prato. Não nos surpreende que muitas mães sejam excelentes cozinheiras.

Leia mais

MELHOR DA COZINHA VEGETARIANA

MELHOR DA COZINHA VEGETARIANA O MELHOR DA COZINHA VEGETARIANA Mahalia Goskowski CHOP SUEY DE LEGUMES - 1/4 de nabo branco comprido; - 4 cenouras; - 1 pimentão vermelho; - 1 pimentão verde; - 1/4 de acelga; - broto de feijão; - brócolis;

Leia mais

Uma empresa precisa se adaptar

Uma empresa precisa se adaptar Nº 08 Janeiro / Fevereiro / Março 2015 www.megag.com.br 11 5853-4000 11 5851-0477 Pizzaria é hora de se modernizar! Aplicativos para delivery são a nova tendência nas pizzarias. Uma empresa precisa se

Leia mais

As 60 receitas mais pedidas

As 60 receitas mais pedidas As 60 receitas mais pedidas Este livro pertence á Introdução 2 Cozinhar é algo mágico. É zelo é um ato de amor. Cozinhar é diversão, é descoberta, é desafio, é muitas vezes errar e começar tudo de novo.

Leia mais

WORKSHOP ES Brasil a gosto Ana Luiza Trajano

WORKSHOP ES Brasil a gosto Ana Luiza Trajano WORKSHOP ES Brasil a gosto Ana Luiza Trajano TEMA: Cardápios do Brasil DESCRITIVO Uma viagem através de mais de 10 anos de pesquisa em cozinha brasileira, exaltando histórias e receitas colhidas nos quatro

Leia mais

VEGANISMO. Ideias Receitas Anticapitalismo

VEGANISMO. Ideias Receitas Anticapitalismo VEGANISMO Ideias Receitas Anticapitalismo O que é Veganismo? Veganismo é uma palavra que foi criada para diferenciar o Vegetarianismo Estrito, dieta contínua em que não se consome nada de origem animal,

Leia mais

www.philco.com.br Manual de Instruções 01/14 1079-09-05 799996 REV.1 www.philco.com.br/faleconosco.aspx

www.philco.com.br Manual de Instruções 01/14 1079-09-05 799996 REV.1 www.philco.com.br/faleconosco.aspx www.philco.com.br 01/14 1079-09-05 799996 REV.1 Manual de Instruções www.philco.com.br/faleconosco.aspx INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de um aparelho da linha Philco. Para garantir o melhor desempenho

Leia mais

Sustentável. Alimentação: Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. Dicas orientadas pela nutricionista Miriam Abdel Latif - CRN 3152

Sustentável. Alimentação: Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. Dicas orientadas pela nutricionista Miriam Abdel Latif - CRN 3152 Alimentação: Sustentável Dicas orientadas pela nutricionista Miriam Abdel Latif - CRN 3152 Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. NÚMERO 4 Bolo de Maçã com casca 3 ovos 1 xícara (chá)

Leia mais

Torta alemã. Ingredientes do creme: 200 gramas de manteiga sem sal. 1 xıćara de cha de glaçucar 1 pitada de sal. 1 colher de cha de rum

Torta alemã. Ingredientes do creme: 200 gramas de manteiga sem sal. 1 xıćara de cha de glaçucar 1 pitada de sal. 1 colher de cha de rum Livro de receitas Torta alemã Ingredientes do creme: 200 gramas de manteiga sem sal 1 xıćara de cha de glaçucar 1 pitada de sal 1 colher de cha de rum 1 colher de cafe de esse ncia de baunilha 4 colheres

Leia mais

Já tomou seu shake hoje?

Já tomou seu shake hoje? Já tomou seu shake hoje? Se já era bom tomar seu Shake da Herbalife preparado da forma convencional, imagine com estas 29 novas maneiras que trouxemos pra você. Preparamos com muito carinho este e-book,

Leia mais

Da Caatinga ao Cerrado SABORES DA AGRICULTURA FAMILIAR Na sua Ceia de Natal. Feliz Natal. 2011 com muita solidariedade! Execução: Parceria: Apoio:

Da Caatinga ao Cerrado SABORES DA AGRICULTURA FAMILIAR Na sua Ceia de Natal. Feliz Natal. 2011 com muita solidariedade! Execução: Parceria: Apoio: Feliz Natal Da Caatinga ao Cerrado SABORES DA AGRICULTURA FAMILIAR Na sua Ceia de Natal e 2011 com muita solidariedade! Baru do Cerrado Umbu da Caatinga Execução: Parceria: Apoio na Oficina: Escola Waldorf

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Cuquinha de banana. Receitas sem glúten e sem lactose. Ingredientes: Modo de preparo:

Cuquinha de banana. Receitas sem glúten e sem lactose. Ingredientes: Modo de preparo: Cuquinha de banana - 1 copo de farinha de arroz urbano; - 1 colher de sopa de fermento em pó; - 3/4 copo de óleo; - 1 copo de açúcar; - 1 copo de suco de laranja; - 3 ovos; - 1 colher de café de canela

Leia mais

Treinamento: Aproveitamento Integral de Alimentos Cód. 821

Treinamento: Aproveitamento Integral de Alimentos Cód. 821 APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS Para higienização de hortifrutis: - 1 litro de água potável - 1 colher de sopa (10 ml) de água sanitária, sem perfume - Deixar de molho por 15 minutos CALDO NUTRITIVO

Leia mais

NECPAR - Núcleo de Educação Continuada do Paraná Pós-graduação em Nutrição Clínica e Gastronomia Funcional

NECPAR - Núcleo de Educação Continuada do Paraná Pós-graduação em Nutrição Clínica e Gastronomia Funcional PURÊ DE ABÓBORA COM GENGIBRE E CÚRCUMA 1 Kg de abóbora cabochá picada 2 colher (sopa) de manteiga 2 rodelas de gengibre fresco ralado 2 colheres (chá) de raspinhas de limão 1 colher (sopa) cúrcuma 12 medidas

Leia mais

CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO. ALUNA: Rosane Lima Alves Rodrigues. TUTORA: Tânia Vigorito

CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO. ALUNA: Rosane Lima Alves Rodrigues. TUTORA: Tânia Vigorito CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO ALUNA: Rosane Lima Alves Rodrigues TUTORA: Tânia Vigorito 2007 Objetivos: Debater assuntos do interesse dos alunos. Incentivar a produção textual. Estimular o trabalho em grupo.

Leia mais

Oficina 1 Sequência de 06 desafios

Oficina 1 Sequência de 06 desafios Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo Secretaria da Educação Oficina 1 Sequência de 06 desafios 1. Konqueror - Gerenciamento da informação: organizando

Leia mais

1. Bolo de iogurte, açúcar mascavo e canela Ingredientes para o bolo:

1. Bolo de iogurte, açúcar mascavo e canela Ingredientes para o bolo: 1. Bolo de iogurte, açúcar mascavo e canela Ingredientes para o bolo: (200g) 1 ovo ¼ de xícara de manteiga mole, quase derretida 1 colher (sopa) de essência de baunilha 1 xícara de açúcar mascavo 1 colher

Leia mais

Livro de Receitas do Babaçu. azeite mesocarpo leite de coco

Livro de Receitas do Babaçu. azeite mesocarpo leite de coco Livro de Receitas do Babaçu azeite mesocarpo leite de coco Livro de Receitas do Babaçu azeite mesocarpo leite de coco Dedicatória Expediente Livro de Receitas do Babaçu Augustinópolis TO, 2014 Realização:

Leia mais

www.500receitasparaemagrecer.com.br

www.500receitasparaemagrecer.com.br Olá, Querido (a) amigo (a), É com imenso prazer que trago para você este guia prático e fácil para ajuda-lo na tarefa árdua que é perder peso e principalmente mantêlo. O que dificulta muitas vezes manter

Leia mais