Plano de Aula Org.: Claudio André - 1 TEXTO INSTRUCIONAL: APRENDENDO A CONSTRUIR ESTE GÊNE- RO TEXTUAL A PARTIR DE RECEITAS TÍTULO:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Aula Org.: Claudio André - 1 TEXTO INSTRUCIONAL: APRENDENDO A CONSTRUIR ESTE GÊNE- RO TEXTUAL A PARTIR DE RECEITAS TÍTULO:"

Transcrição

1 Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: TEXTO INSTRUCIONAL: APRENDENDO A CONSTRUIR ESTE GÊNE- RO TEXTUAL A PARTIR DE RECEITAS Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 4º ano Componente Curricular: Língua Portuguesa Tema: Gênero Textual Duração da Aula: 3 aulas (45 min cada) Modalidade de Ensino: Educação Presencial OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de: identificar no cotidiano este gênero textual; elaborar texto instrucional; identificar funcionalidade gênero textual; interagir, colaborar e publicar com seus colegas, professores etc., utilizando uma ampla variedade de ambientes e mídias digitais. PRÉ-REQUISITOS DOS ALUNOS Ler e escrever convencionalmente; saber usar processador de texto do laptop educacional; saber trabalhar com seus pares; ter acesso a um blog da turma (ou da escola). RECURSOS/MATERIAIS DE APOIO Laptop Educacional com acesso à Internet; papel madeira; caneta hidrográfica; vídeo: Amigos da Nutrição ; câmera digital, filmado ou celular com câmera, gravador ou MP3 GLOSSÁRIO Cotidiano: significa aquilo que é habitual ao ser humano, ou seja, está presente na vivência do diaa-dia. Cotidiano também pode indicar o tempo no qual se dá a vivência de um ser humano; também pode indicar a relação espaço-temporal na qual se dá essa vivência. Gênero textual: refere-se às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas,contos, prosa, narrativa, etc. Texto instrucional: textos que têm função única e exclusivamente de orientar; ensinar a fazer algo. Disponível em: Acessado em:

2 Org.: Claudio André - 2 QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS Você já observou que alguns textos têm características semelhantes na sua estrutura? O que você percebe de semelhante entre os textos: bulas dos remédios, receitas de comida, instruções de jogos, manual de aparelhos eletroeletrônicos?

3 Org.: Claudio André - 3 LEIS, PRINCÍPIOS, TEORIAS, TEOREMAS, AXIOMAS, CONCEITOS, FUNDAMEN- TOS, REGRAS... O Texto Instrucional Consideramos gêneros textuais, como as diversidades de textos que encontramos em múltiplos ambientes de discurso na sociedade. Para Schneuwly (1994), os gêneros podem ser considerados como instrumentos que possibilitam a comunicação. Se você algum dia deu alguma instrução à alguém, então, fez uso de um gênero textual muito veiculado socialmente, o texto instrucional. Este gênero é muito presente nas bulas dos remédios, nas receitas de comida, nas instruções de jogos, nas instruções de como usar aparelhos eletroeletrônicos e etc. Esses textos, como o próprio nome já diz, dá instrução sobre como utilizar algo, de maneira simples: ensinar o jogo àqueles que não sabem jogar; ensinar o preparo de um prato àqueles que não sabem prepará-lo; ensinar o modo correto de tomar um remédio às pessoas que precisam tomá-lo. Suas instruções configuram-se, habitualmente, com verbos no modo imperativo (misture, adicione, sirva) ou com verbos no infinitivo (misturar, preparar). Abaixo podemos observar alguns exemplos: Patê Rápido Ingredientes 200 gramas de queijo branco light ou ricota; ½ dente de alho passado pelo espremedor; 1 colher de sopa de salsinha picada; ½ xícara de creme de leite light sem soro; Sal a gosto. Modo de preparar Com a ponta de um garfo, amasse o queijo branco. Adicione o creme de leite aos poucos, e misture até obter uma consistência pastosa. Acrescente o alho, a salsinha e o sal. Misture tudo muito bem, e sirva sobre torradas ou fatia de pão integral. Imagine só... Você fazendo uma pesquisa sobre um trabalho escolar e, num certo momento, bate aquela fome! Um bolo de chocolate... hummm!!! Que delícia! E agora? Mãos à obra! Mas como? Não sabe fazer o bolo? Ah! Não se preocupe, é para isto que existem os chamados textos instrucionais. Eles também se incluem nos chamados gêneros textuais, e sua principal característica é a instrução, pois eles nos auxiliam em como devemos proceder para fazer uma receita culinária, tomar um remédio, manusear um eletrodoméstico, estudar para as provas de um concurso, conhecer pontos turísticos de uma cidade etc. Sua principal característica é a intenção de orientar e instruir, razão pela qual são denominados de textos instrucionais.

4 Org.: Claudio André - 4 Por isso, o problema já está resolvido; vamos à receita, e aproveitaremos também para conhecer um pouco mais sobre os outros aspectos que constituem este gênero. Perceba: Bolo de chocolate Ingredientes Massa: 6 ovos; 6 colheres (sopa) de açúcar; 6 colheres (sopa) de chocolate em pó; 6 colheres (sopa) de margarina; 100 g de coco ralado; 2 colheres (sopa) de fermento em pó. Cobertura 1 lata de leite condensado; 1 lata de leite (a mesma medida do leite condensado); 1 colher (sopa) de margarina; 6 colheres de chocolate em pó. Modo de Preparo Massa: 1. Bata todos os ingredientes no liquidificador; 2. Coloque em forma untada com margarina e farinha de trigo; 3. Asse em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos, ou até dourar. Cobertura: 1. Leve todos os ingredientes ao fogo; mexa até engrossar; 2. Coloque a cobertura por cima do bolo, e jogue chocolate granulado. Fonte: SCHNEUWLY, B. Genres et types de discours : Considérations psychologiques et ontogénétiques. In: REUTER, Y. (Org). Les interactions lecture écriture. Berna: Peter Lang, p

5 Org.: Claudio André - 5 PARA REFLETIR COM OS ALUNOS Um fator muito importante que devemos perceber é quanto aos verbos de um texto desta natureza, pois como se trata de uma orientação, aparecem sempre no modo imperativo, no sentido de indicar a ação mais adequada à situação em questão. Viu só? Agora que já conhecemos um pouco mais sobre o assunto, o que nos resta é só identificar estes textos em uma revista, será que conseguiremos? ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFESSOR 1ª aula O professor poderá iniciar a aula, promovendo uma roda de conversa a partir das perguntas apresentadas nas questões problematizadoras, a saber: Você já observou que alguns textos têm características semelhantes na sua estrutura? O que você percebe de semelhante entre os textos: bulas dos remédios, receitas de comida, instruções de jogos, manual de aparelhos eletroeletrônicos?. Logo após, poderá ser entregue aos alunos textos, como receita de bolo, bula de remédio e manuais. Feito isso, poderá ser solicitado aos alunos que, em grupo, pesquisem em sites de busca como o Google, Bing, Altavista e etc. sobre os referidos textos. Professor, informe aos(às) alunos(as) que para se fazer uma busca de forma eficaz, podemos utilizar alguns recursos, como: colocar o assunto pesquisado entre aspas, optar por uma busca avançada, onde podemos estabelecer o formato de arquivos que queremos, o idioma etc. Realizada a atividade, os grupos poderão apresentar os textos encontrados, bem como, fazer suas considerações a respeitos dos mesmos, ou seja, qual a semelhança, o que identificaram entre eles e etc. Professor, essas considerações poderão ser elencadas na lousa, digitada pelos alunos, e salva em seus laptops es e/ou em pen drive; outra possibilidade seria produzir um cartaz com as referidas informações, e expô-lo em sala de aula. 2ª aula Inicialmente o professor poderá sugerir a leitura das considerações levantadas pelos alunos na aula anterior; em seguida, explicar oralmente as características de um texto instrucional e sua funcionalidade. Em seguida, poderá ser exibido o vídeo Amigos da Nutrição. Após a exibição do vídeo, poderá ser solicitado aos alunos a elaboração de um cartaz, apresentando um novo cardápio para a merenda da escola, garantindo pratos mais saborosos e saudáveis. Um livro digital também poderá ser produzido pelos alunos. Divididos em subgrupos, os alunos poderão realizar tarefas que colaborarão na produção do novo cardápio: a) Entrevistar as merendeiras da escola para obter informações sobre os alimentos disponíveis, o atual cardápio, sugestões; b) Entrevistar alguns alunos de outras turmas para obter informações sobre suas preferências alimentares, sugestões de um novo cardápio de merenda, avaliação da atual merenda;

6 Org.: Claudio André - 6 c) Pesquisar em sites de busca cardápio de merenda de outras escolas; d) Elaborar a proposta de um novo cardápio a partir das informações levantadas nas entrevistas e pesquisa realizada; e) Conversar com a nutricionista que organiza a merenda escolar para avaliar a proposta do novo cardápio; f) Elaborar receitas com ajuda de amigos, familiares e alunos, utilizando os recursos disponibilizados na escola e as orientações da nutricionista; g) Construir um mural com a proposta do novo cardápio de merenda, colocando uma caixinha de sugestões ao lado; h) Cada equipe deverá fotografar, com câmera digital ou celular, as ações durante a realização das atividades para posterior apresentação para a turma. Essas entrevistas poderão ser filmadas ou gravadas, utilizando para isso, câmera digital, filmadora ou celular com câmera, gravador ou MP3. Durante essas entrevistas, os alunos poderão registrar as mesmas através de uma câmera fotográfica. Caso exista alguma dúvida, uma reunião on line poderá ser marcada em algum mensageiro instantâneo (Gtalk, MSN e etc.) para que os alunos apresentem suas dúvidas, sugestões, e postem as informações coletadas, bem como a elaboração do material sugestivo da equipe. Com a colaboração dos colegas, as atividades poderão ser realizadas com mais agilidade. 3ª aula O professor poderá promover a apresentação dos subgrupos, compartilhando as atividades até então realizadas, momento em que os alunos também poderão apresentar fotos e/ou as entrevistas das ações desenvolvidas. Durante as falas, eles deverão destacar desafios e avanços. A caixinha de sugestão poderá ser aberta nesse momento para leitura e considerações dos alunos. Para finalizar, o professor poderá sugerir a cada grupo de alunos que sistematize a proposta de cardápio, elaborando um cartaz com a proposta do novo cardápio para a semana e as novas receitas criadas. Os grupos selecionarão as receitas mais interessantes que irão constar no livro digital e, depois, utilizando o editor de texto, será elaborado o livro. Depois, em sites de busca, pesquisarão imagens ou criarão imagens para ilustrar o livro. Posteriormente, deverão disponibilizá-lo no blog da turma (ou da escola). Caso esta seja a primeira vez que os alunos postam em um blog é importante fazer uma apresentação, ou seja, dar algumas orientações sobre a postagem. Para isso, um projetor multimídia poderá ser utilizado, facilitando assim a visualização pelos alunos. Primeiramente, poderá ser explicado aos alunos que essa postagem deverá ser feita um grupo por vez, pois para inserir alguma informação no blog é necessário colocar login e senha. Em seguida, poderá ser feita uma ligeira apresentação do blog: o que contém em sua página inicial, como atualiza perfil etc. Feito isso, informe aos alunos que para poder postar um conteúdo é necessário clicar em Nova postagem. Ao clicar, ele será direcionado para uma nova página. Ao chegar nesta página, poderão inserir um título e o texto que desejam postar. Logo após essa inserção, terão que clicar em Publicar Postagem para que o texto seja publicado no blog.

7 Org.: Claudio André - 7 TAREFAS DOS ALUNOS 1ª Os alunos deverão participar da roda de conversa promovida pelo professor; 2ª Os alunos deverão realizar pesquisa em sites de busca; 3ª Os alunos deverão digitar as considerações, elecandas pelo professor na lousa, utilizando o processador de texto do laptop educacional, e salvar o documento em pasta e/ou pen drive; 4ª Os alunos deverão poderão elaborar cartazes com seus pares; 5ª Os alunos deverão assistir ao filme Amigos da Nutrição ; 6ª Os alunos deverão participar da produção de cartazes e da elaboração do livro digital; 8ª Os alunos deverão participar das ações sugeridas pelo professor, fazendo parte de grupos que deverão: a) Entrevistar as merendeiras da escola para obter informações sobre os alimentos disponíveis, o atual cardápio, sugestões; b) Entrevistar alguns alunos de outras turmas para obter informações sobre suas preferências alimentares, sugestões de um novo cardápio de merenda, avaliação da atual merenda; c) Pesquisar em sites de busca cardápio de merenda de outras escolas; d) Elaborar a proposta de um novo cardápio a partir das informações levantadas nas entrevistas e pesquisa realizada; e) Conversar com a nutricionista que organiza a renda escolar para avaliar a proposta do novo cardápio; f) Elaborar receitas com ajuda de amigos, familiares e alunos, utilizando os recursos disponibilizados na escola e as orientações da nutricionista; g) Construir um mural com a proposta do novo cardápio de merenda, colocando uma caixinha de sugestões ao lado; h) Fotografar as ações durante a realização das atividades para posterior apresentação para a turma. 9ª Os alunos poderão participar de uma reunião on line tirando dúvidas sobre as ações sugeridas pelo professor; 10ª Os alunos deverão participar da postagem no blog da turma (ou da escola); 10ª Participar da elaboração do livro de receitas digital, a partir do editor de textos, ilustrá-lo e disponibilizá-lo no blog da turma (ou da escola).

8 Org.: Claudio André - 8 PARA SABER MAIS Textos: O link abaixo nos leva para um artigo intitulado Tipos e gêneros textuais: uma questão a ser repensada no livro didático. O texto objetiva compreender algumas teorias referentes aos tipos e gêneros textuais e também verificar em um livro didático como essas teorias estão presentes. Este link nos remete a um texto de Everton Pereira Santos, que tem como título Gêneros textuais e a linguagem da Internet. Ele nos fala sobre a evolução dos gêneros textuais com a chegada da Internet, bem como a linguagem por eles utilizada. Internet/pagina1.html Acessados em: AVALIAÇÃO Critérios Desempenho avançado Desempenho médio Desempenho iniciante Identificação no cotidiano do gênero textual: Texto instrucional Elaboração de um texto instrucional Identificação da funcionalidade do texto Instrucional Interação, colaboração e publicação em ambientes e mídias digitais

9 Org.: Claudio André - 9 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1º - Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira Respostas: D, C. B, A 2º - Complete as lacunas do texto abaixo de acordo com os verbos adequados: Respostas: Adicione / mexa / Misture / Bata / acrescente / Adicione / Adicione / leve

TÍTULO: Plano de Aula PROPAGANDA: A ALMA DO NEGÓCIO OU O NEGÓCIO COM ALMA? Ensino Fundamental / Anos Iniciais 5 ano. Língua Portuguesa.

TÍTULO: Plano de Aula PROPAGANDA: A ALMA DO NEGÓCIO OU O NEGÓCIO COM ALMA? Ensino Fundamental / Anos Iniciais 5 ano. Língua Portuguesa. TÍTULO: PROPAGANDA: A ALMA DO NEGÓCIO OU O NEGÓCIO COM ALMA? Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais

Leia mais

Discurso Feminino. Cozinha Sob Medida. Receitas para Você Adoçar seu Coração

Discurso Feminino. Cozinha Sob Medida. Receitas para Você Adoçar seu Coração Discurso Feminino Cozinha Sob Medida Receitas para Você Adoçar seu Coração 1 Página 4 Bolo de Chocolate Índice Página 6 CupCake Página 8 Página 10 Bolo de Iogurte Torta de Limão 2 O Discurso Feminino é

Leia mais

COLÉGIO CASSIANO RICARDO

COLÉGIO CASSIANO RICARDO Índice CURSO DE CULINÁRIA COLÉGIO CASSIANO RICARDO 2º semestre - 2013 1 - Bolachinha de Goiabada Receitas 2 - Tomate recheado 3 - Bolachinha de Maisena 4 - Bife de frango à rolê 5 - Bolo de cenoura Caderno

Leia mais

Projeto Culinária Animada

Projeto Culinária Animada Projeto Culinária Animada CEI Sta. Terezinha DRE JT 2013 O Centro de Educação Infantil Santa Terezinha é uma Unidade Educacional conveniada com a Prefeitura Municipal de São Paulo, cuja entidade mantenedora

Leia mais

RECHEIOS E COBERTURAS PARA BOLO NO POTE

RECHEIOS E COBERTURAS PARA BOLO NO POTE [APOSTILA] RECHEIOS E COBERTURAS PARA BOLO NO POTE 32 receitas rápidas e simples de fazer para você começar hoje mesmo! WWW.CLUBEDASDOCEIRAS.COM 1 ÍNDICE Conteúdo Página 1. RECHEIO DE CREME DE COCO 2 2.

Leia mais

O CHUCHU NA ESCOLA DO SABOR

O CHUCHU NA ESCOLA DO SABOR ESCOLA DO SABOR O CHUCHU NA ESCOLA DO SABOR O alimento é a nossa fonte de energia, a nossa garantia de sobrevivência. Comemos para matar a fome e porque é gostoso. A alimentação é a principal fonte de

Leia mais

LIVRO DE RECEITAS. 3ª Edição

LIVRO DE RECEITAS. 3ª Edição LIVRO DE RECEITAS 3ª Edição Os produtos Purinha vêm mais uma vez presentear você com um novo livro de receitas. Esta é a terceira edição de uma coleção com sabores incríveis conseguidos a partir das combinações

Leia mais

Receitas Deliciosas de Aproveitamentos APRESENTAÇÃO EVITANDO O DESPERDÍCIO. Receitas deliciosas com talos, folhas e sementes

Receitas Deliciosas de Aproveitamentos APRESENTAÇÃO EVITANDO O DESPERDÍCIO. Receitas deliciosas com talos, folhas e sementes APRESENTAÇÃO A alimentação e tão necessária ao nosso corpo quanto o ar que precisamos para a nossa sobrevivência, devem ter qualidade para garantir a nossa saúde. Quando falamos em alimentação com qualidade

Leia mais

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV Alimentação: Sustentável NÚMERO 3 Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. Risoto de casca de Abóbora Cascas de 2kg de abóbora (ralada ) 3 xicaras de arroz cozido 1 cebola grande (picada)

Leia mais

livro de RECEITAS festa do milho

livro de RECEITAS festa do milho livro de RECEITAS festa do milho JACI - SÃO PAULO Índice Pg. 03 Pg. 04 Pg. 05 Pg. 06 Pg. 07 Pg. 08 Pg. 09 Pg. 10 Pg. 11 Pg. 12 Pg. 13 Pg. 14 Pg. 15 Pg. 16 Pg. 17 Pg. 18 Pg. 19 Pg. 20 Pg. 21 Curau Tradicional

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano.

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano. Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 3º ano Componente Curricular: Ciências Naturais

Leia mais

ENTRADA Salada Requintada

ENTRADA Salada Requintada ENTRADA Salada Requintada Rendimento: 6 porções (1 pires = 75 g) 1 pé de alface americana pequeno lavado 1 maço pequeno de rúcula lavado 100 g de peito de peru defumado em tiras 100 g de queijo minas em

Leia mais

Bolinho de amor. Com carinho, Equipe do Integral

Bolinho de amor. Com carinho, Equipe do Integral Bolinho de amor 1 pitada de carinho 2 colheres de mel 3 colheres de doçura 4 Colheres de paixão 5 Colheres de amor a gosto 6 Colheres de dedicação Modo de Preparo: Faça a mistura de carinho, mel, doçura.

Leia mais

www.500receitasparaemagrecer.com.br

www.500receitasparaemagrecer.com.br Olá, Querido (a) amigo (a), É com imenso prazer que trago para você este guia prático e fácil para ajuda-lo na tarefa árdua que é perder peso e principalmente mantêlo. O que dificulta muitas vezes manter

Leia mais

Almôndegas de Arroz. Ingredientes. Modo de preparo

Almôndegas de Arroz. Ingredientes. Modo de preparo Almôndegas de Arroz 2 xícaras (chá) de arroz cozido 200g de carne moída 1 dente de alho picado 1 cebola picada 2 colheres (sopa) de farinha de rosca 4 xícaras (chá) de molho de tomate Sal e pimenta a gosto

Leia mais

RECEITAS PARA CRIANÇAS

RECEITAS PARA CRIANÇAS RECEITAS PARA CRIANÇAS Organização: Maria Márcia Costa Oliveira RECEITAS PARA CRIANÇAS SUMÁRIO BEBIDAS Mix de frutas Suco de laranja, beterraba e cenoura Vitamina de banana SALGADOS Pizza de pão de forma

Leia mais

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Para acessar sua senha: 1. Entrar no portal Metodista online Acesse o site www.bennett.br. No lado superior direito aparecerá a janela da área de login,

Leia mais

Receita. Fundo (caldo) 2L de água Pedaços de cebola, cenoura, salsão e outros legumes que aprecie. Risoto

Receita. Fundo (caldo) 2L de água Pedaços de cebola, cenoura, salsão e outros legumes que aprecie. Risoto s Feira Fika Risoto de calabresa com limão siciliano Fundo (caldo) 2L de água Pedaços de cebola, cenoura, salsão e outros legumes que aprecie Risoto 4 dentes de alho 1 cálice pequeno de vinho branco Azeite

Leia mais

Receitas de sobremesas do programa SESI Cozinha Brasil fazem sucesso no verão

Receitas de sobremesas do programa SESI Cozinha Brasil fazem sucesso no verão http://portaldaindustria.com.br/agenciacni/ 03 FEV 2014 Receitas de sobremesas do programa SESI Cozinha Brasil fazem sucesso no verão Já pensou em tomar sorvete de mandioca? E doce de casca de maracujá?

Leia mais

TERMOS E CONDIÇO ES. Sempre que houver dúvidas procure um profissional de saúde e leve o material para avaliar. Página 1

TERMOS E CONDIÇO ES. Sempre que houver dúvidas procure um profissional de saúde e leve o material para avaliar. Página 1 TERMOS E CONDIÇO ES Todas as Receitas incluídas nesse e-book foram retiradas de fontes seguras que são referências no assunto, não nos responsabilizamos pelo uso dessas receitas caso o seu estado de Diabetes

Leia mais

1. Bolo de iogurte, açúcar mascavo e canela Ingredientes para o bolo:

1. Bolo de iogurte, açúcar mascavo e canela Ingredientes para o bolo: 1. Bolo de iogurte, açúcar mascavo e canela Ingredientes para o bolo: (200g) 1 ovo ¼ de xícara de manteiga mole, quase derretida 1 colher (sopa) de essência de baunilha 1 xícara de açúcar mascavo 1 colher

Leia mais

Treinamento: Aproveitamento Integral de Alimentos Cód. 821

Treinamento: Aproveitamento Integral de Alimentos Cód. 821 APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS Para higienização de hortifrutis: - 1 litro de água potável - 1 colher de sopa (10 ml) de água sanitária, sem perfume - Deixar de molho por 15 minutos CALDO NUTRITIVO

Leia mais

Cuquinha de banana. Receitas sem glúten e sem lactose. Ingredientes: Modo de preparo:

Cuquinha de banana. Receitas sem glúten e sem lactose. Ingredientes: Modo de preparo: Cuquinha de banana - 1 copo de farinha de arroz urbano; - 1 colher de sopa de fermento em pó; - 3/4 copo de óleo; - 1 copo de açúcar; - 1 copo de suco de laranja; - 3 ovos; - 1 colher de café de canela

Leia mais

Receitas. Dicas. Curiosidades. Brincadeiras. Guto. Duda. Revista da

Receitas. Dicas. Curiosidades. Brincadeiras. Guto. Duda. Revista da Receitas Dicas Brincadeiras Curiosidades Duda Guto Revista da Janeiro/2015 Oi pessoal! Início de ano é tudo de bom: o verão está a mil e ainda tem Carnaval. E para você economizar ainda mais, o TodoDia

Leia mais

BISCOITINHO DE QUEIJO

BISCOITINHO DE QUEIJO ÍNDICE DE RECEITAS Salgados Biscoitinho de queijo, 3 Cheesecake de salmão defumado, 4 Mousse de azeitona, 5 Nhoque de ricota, 6 Pão de queijo, 7 Samboussek, 8 Torta de queijo, 9 Doces Bolo de côco ralado,

Leia mais

NECPAR - Núcleo de Educação Continuada do Paraná Pós-graduação em Nutrição Clínica e Gastronomia Funcional

NECPAR - Núcleo de Educação Continuada do Paraná Pós-graduação em Nutrição Clínica e Gastronomia Funcional PURÊ DE ABÓBORA COM GENGIBRE E CÚRCUMA 1 Kg de abóbora cabochá picada 2 colher (sopa) de manteiga 2 rodelas de gengibre fresco ralado 2 colheres (chá) de raspinhas de limão 1 colher (sopa) cúrcuma 12 medidas

Leia mais

Uma empresa precisa se adaptar

Uma empresa precisa se adaptar Nº 08 Janeiro / Fevereiro / Março 2015 www.megag.com.br 11 5853-4000 11 5851-0477 Pizzaria é hora de se modernizar! Aplicativos para delivery são a nova tendência nas pizzarias. Uma empresa precisa se

Leia mais

MELHOR DA COZINHA VEGETARIANA

MELHOR DA COZINHA VEGETARIANA O MELHOR DA COZINHA VEGETARIANA Mahalia Goskowski CHOP SUEY DE LEGUMES - 1/4 de nabo branco comprido; - 4 cenouras; - 1 pimentão vermelho; - 1 pimentão verde; - 1/4 de acelga; - broto de feijão; - brócolis;

Leia mais

Sustentável. Alimentação: Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. Dicas orientadas pela nutricionista Miriam Abdel Latif - CRN 3152

Sustentável. Alimentação: Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. Dicas orientadas pela nutricionista Miriam Abdel Latif - CRN 3152 Alimentação: Sustentável Dicas orientadas pela nutricionista Miriam Abdel Latif - CRN 3152 Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. NÚMERO 4 Bolo de Maçã com casca 3 ovos 1 xícara (chá)

Leia mais

RECEITAS SEM GLÚTEN ALERGIAS ALIMENTARES RECEITAS

RECEITAS SEM GLÚTEN ALERGIAS ALIMENTARES RECEITAS RECEITAS Souflê de brócolis (4 - Porção(ões) - 120 - Caloria(s)) Ingredientes: 100 g de queijo minas ou tofu 1 xícara de leite ou extrato de soja 2 ovos 1 colher de sopa de amido de milho (maisena) 1 pitada

Leia mais

ÍNDICE DE RECEITAS. Doces

ÍNDICE DE RECEITAS. Doces ÍNDICE DE RECEITAS Doces Bolo de maçã, 3 Bolo de mel, 4 Cocadinha, 5 Compota belga de maçãs, 6 Pavê de chocolate, 7 Strudel de maçã, 8 Torta de maçã quente, 9 2 BOLO DE MAÇÃ Ingredientes 4 col. (chá) cheias

Leia mais

Caderninho de Receitas

Caderninho de Receitas Caderninho de Receitas Projeto Crescendo Saudável: Educação Alimentar e Nutricional Infantil Curso de Nutrição/UFMS Aluno: Centro de Educação Infantil Íber Gomes de Sá Receita 01: Suco vermelho 10 laranjas

Leia mais

www.500receitasparaemagrecer.com.br

www.500receitasparaemagrecer.com.br Sorvete de Limão 3 copos de iogurte natural desnatado 2 colheres (chá) de essência de baunilha 1 colher (sopa) de suco de limão 1 colher (sobremesa) de adoçante Casca ralada de um limão Misture todos os

Leia mais

SOBRAS REQUINTADAS REAPROVEITE RESTOS ALIMENTARES NA PREPARAÇÃO DE RECEITAS ORIGINAIS E SABOROSAS REDUZA O SEU DESPERD ÍCIO ALIMENTAR

SOBRAS REQUINTADAS REAPROVEITE RESTOS ALIMENTARES NA PREPARAÇÃO DE RECEITAS ORIGINAIS E SABOROSAS REDUZA O SEU DESPERD ÍCIO ALIMENTAR SOBRAS REQUINTADAS REAPROVEITE RESTOS ALIMENTARES NA PREPARAÇÃO DE RECEITAS ORIGINAIS E SABOROSAS REDUZA O SEU DESPERDÍCIO ALIMENTAR Legumes cozidos ( ± 0,5 kg, variados) 250 gr de farinha 2dl de leite

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

CADERNO DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO / DIRETORIA PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL CADERNO DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA de Keiko Kasza Assessoria Pedagógica de Matemática Regina Aparecida de Oliveira Londrina,

Leia mais

Impresso fechado. Pode ser aberto pela ECT.

Impresso fechado. Pode ser aberto pela ECT. Impresso fechado. Pode ser aberto pela ECT. 1 Anotações Meu Brasil brasileiro mulato inzoneiro de raízes, flores e frutos. Dos mais doces aos mais cítricos. Todos traços típicos de uma cultura que sabe

Leia mais

Agroindústria. Menu Introdução Pão integral Pão de mandioca Pão de torresmo com creme de alho Pão de Forma Pãezinhos de Batata. 1.

Agroindústria. Menu Introdução Pão integral Pão de mandioca Pão de torresmo com creme de alho Pão de Forma Pãezinhos de Batata. 1. 1 de 6 10/16/aaaa 10:42 Agroindústria Processamento artesanal de farinhas e farináceos Fabricação de pão caseiro Pão integral, pão de torresmo, pão de forma e pãezinhos de batata Processamento artesanal

Leia mais

PRODIETNUTRICAO.COM.BR. 0800 702 8845 faleconosco@prodietnutricao.com.br

PRODIETNUTRICAO.COM.BR. 0800 702 8845 faleconosco@prodietnutricao.com.br PRODIETNUTRICAO.COM.BR 0800 702 8845 faleconosco@prodietnutricao.com.br índice Limonada Suíça Vitamina com Morango Frapê de chocolate Cremoso de Baunilha Shake DE Coco 4 Energyzip Tropical I Batido de

Leia mais

RECEITAS JUNINAS 2º 2 a º no n D Professora Juliana n 20 2 11

RECEITAS JUNINAS 2º 2 a º no n D Professora Juliana n 20 2 11 RECEITAS JUNINAS 2º ano D Professora Juliana 2011 INTRODUÇÃO Através de pesquisas de receitas típicas de festa junina, o grupo Reciclar selecionou algumas para digitar e ilustrar e assim construir um caderno

Leia mais

de Cacau COOKIE FIT Modo de Preparo Ingredientes

de Cacau COOKIE FIT Modo de Preparo Ingredientes RECEITAS Fitness COOKIE FIT de Cacau 1 xícara (chá) de farinha de amêndoas* 2 colheres de sopa de manteiga ghee ou óleo de coco 1 ovo 1/4 de xícara de chá de cacau em pó 1 colher de sopa de essência ou

Leia mais

CONHECENDO AS FRUTAS MINI-MATERNAL A PROFESSORA: JAQUELINE

CONHECENDO AS FRUTAS MINI-MATERNAL A PROFESSORA: JAQUELINE CONHECENDO AS FRUTAS MINI-MATERNAL A PROFESSORA: JAQUELINE PROJETO: CONHECENDO AS FRUTAS JUSTIFICATIVA: PROJETO APLICADO AO MINI-MATERNAL A, NO PERÍODO DE 16 A 23 DE JULHO DE 2012. OBJETIVOS: NOMEAR CORRETAMENTE

Leia mais

Como estudar o SIPIA CT

Como estudar o SIPIA CT Como estudar o SIPIA CT Versão 1.0 Índice 1. Introdução... 2 2. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)... 2 3. Recursos do AVA... 4 3.1. Fórum de dúvidas e discussões... 5 3.2. Apostila Eletrônica...

Leia mais

Receitas das Famílias da Igreja Presbiteriana de São Carlos. Culto das Primícias. Novembro de 2003

Receitas das Famílias da Igreja Presbiteriana de São Carlos. Culto das Primícias. Novembro de 2003 Receitas das Famílias da Igreja Presbiteriana de São Carlos Culto das Primícias Novembro de 2003 Wanda de Assumpção - 2007 Bolo de Maçãs e Nozes Wanda de Assumpção 1 1/2 xícara de óleo 3 ovos 2 xícaras

Leia mais

10 Receitas de Sobremesas Lights. www.empazcomabalanca.com.br

10 Receitas de Sobremesas Lights. www.empazcomabalanca.com.br 10 Receitas de Sobremesas Lights GELATINA COM MOUSSE DE LEITE CONDENSADO Tempo de preparo: 30 minutos; Dificuldade: Simples Mão na massa Ingredientes 3 iogurtes desnatados; 1 copo de leite desnatado; 8

Leia mais

Torta alemã. Ingredientes do creme: 200 gramas de manteiga sem sal. 1 xıćara de cha de glaçucar 1 pitada de sal. 1 colher de cha de rum

Torta alemã. Ingredientes do creme: 200 gramas de manteiga sem sal. 1 xıćara de cha de glaçucar 1 pitada de sal. 1 colher de cha de rum Livro de receitas Torta alemã Ingredientes do creme: 200 gramas de manteiga sem sal 1 xıćara de cha de glaçucar 1 pitada de sal 1 colher de cha de rum 1 colher de cafe de esse ncia de baunilha 4 colheres

Leia mais

COLÉGIO CASSIANO RICARDO

COLÉGIO CASSIANO RICARDO CURSO DE CULINÁRIA COLÉGIO CASSIANO RICARDO 2º semestre - 2011 Receitas 1 Strogonoff de Carne 2 Risoto de Alho Poró 3 Cheesecake de Amora 4 Filé mignon ao alho do Edu Guedes 5 Lanche natural de metro 6

Leia mais

Livro de RECEITAS. Programa Crescer

Livro de RECEITAS. Programa Crescer Livro de RECEITAS Programa Crescer 1 Salgados. 2 3 LASANHA DE ABOBRINHA Rendimento: 12 pedaços médios Modo de Preparo Molho: Refogue o alho moído a cebola picada. Junto com o alho e a cebola refogue a

Leia mais

Receitas do livro BOLO SALGADO DE FARINHA DE MANDIOCA

Receitas do livro BOLO SALGADO DE FARINHA DE MANDIOCA Receitas do livro BOLO SALGADO DE FARINHA DE MANDIOCA Nome da 4 xícaras de chá de farinha de farinha (500g) 4 ovos 2 Litros de leite morno 1 colher (sopa) de fermento em pó (10g) 2 gemas para pincelar

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula LINHAS E RETAS. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 4º ano. Matemática. Espaço e Forma. 1 aulas (50 min cada)

TÍTULO: Plano de Aula LINHAS E RETAS. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 4º ano. Matemática. Espaço e Forma. 1 aulas (50 min cada) Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: LINHAS E RETAS Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 4º ano Componente Curricular: Matemática Tema: Espaço e Forma Duração da Aula:

Leia mais

Nesta edição, a Saborama apresenta

Nesta edição, a Saborama apresenta Nesta edição, a Saborama apresenta uma seleção de delícias apresentadas no Blog Saída de Emergência. Com uma experiência incrível no preparo de alimentos, a Mell Santos, criadora do blog e parceira da

Leia mais

Receitas de Alimentação Escolar

Receitas de Alimentação Escolar Receitas de Alimentação Escolar Apresentação Este caderno de receitas é resultado da oficina de Introdução a Educação Digital dos agentes educacionais I do município de Iretama-PR, elaborado pelos cursistas

Leia mais

Receitas sem adição de açúcar

Receitas sem adição de açúcar O Diabetes é considerado um problema de saúde pública pelo número de pessoas que tem a doença. Segundo a OMS 7,6% da população brasileira maior de 40 anos é diabética. Isso representa aproximadamente 10

Leia mais

WELLNESS CHEF LIV GITAHY

WELLNESS CHEF LIV GITAHY WELLNESS CHEF LIV GITAHY Petit Tarte Ganache au Chocolat Noir MASSA: 4 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada 4 cs de farinha de amaranto 4 cs de farinha de chia 4 cs de farinha de arroz 4 cs de

Leia mais

Frigideira de raviólis

Frigideira de raviólis Frigideira de raviólis (8 pessoas) 100g de bacon picado 500g de carne bovina cortada em cubos 500g de massa tipo ravióli farinha de trigo (cerca de 3 colheres) 1 cebola picada 2 dentes de alho esmagados

Leia mais

Receitas da TV. Brisolis de Caju com Queijo Coalho. [Receita apresentada na TV Mulheres, no dia 13.09.2007]

Receitas da TV. Brisolis de Caju com Queijo Coalho. [Receita apresentada na TV Mulheres, no dia 13.09.2007] Brisolis de Caju com Queijo Coalho [Receita apresentada na TV Mulheres, no dia 13.09.2007] Ingredientes: 10 cajus 3 colheres (sopa) de óleo 1 xícara (chá) de tomate 1 xícara (chá) de cebola 1/2 xícara

Leia mais

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Governo do Estado de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Receitas Salgadas Molho Básico de Carne Moída Arroz Vitaminado Brasileirinho Sopa de Feijão com Macarrão, Legumes e Carne Baião

Leia mais

GRUPO DE ESTUDOS EM OBESIDADE GRAVE (GEOG) RECEITAS DE LANCHES LEVES OU PARA DE BAIXO VALOR CALÓRICO SANDUÍCHE NATURAL

GRUPO DE ESTUDOS EM OBESIDADE GRAVE (GEOG) RECEITAS DE LANCHES LEVES OU PARA DE BAIXO VALOR CALÓRICO SANDUÍCHE NATURAL GRUPO DE ESTUDOS EM OBESIDADE GRAVE (GEOG) RECEITAS DE LANCHES LEVES OU PARA DE BAIXO VALOR CALÓRICO SANDUÍCHE NATURAL 2 folhas de alface 2 rodelas de tomate 2 colheres de sopa milho verde - opcional 1

Leia mais

Carreteiro dos Pampas

Carreteiro dos Pampas Carreteiro dos Pampas 500g Arroz Parboilizado Namorado 200g alcatra cortado em cubos 200g sobre-paleta suína cortado em cubos 200g coração de galinha (limpo) 200g calabresa média cortada em meia lua 200g

Leia mais

Feliz Natal e um próspero ano novo cheio de alegrias e realizações!

Feliz Natal e um próspero ano novo cheio de alegrias e realizações! o CARDÁPIO NATALINO 1. Entrada Primavera 2. Creme de Manga 3. Pernil Fatiado 4. Chester Recheado com Nozes 5. Molho Creme de Maçã 6. Molho Semi-Doce de Cogumelo 7. Medalhões de Filé Recheados 8. Farofa

Leia mais

Kartoffelsalat (Salada de batatas)

Kartoffelsalat (Salada de batatas) Kartoffelsalat (Salada de batatas) Rendimento: 4 porções - 1 e 1/2 kg de batata inglesa - 1 cebola roxa - 150g de presunto picado - 3 colheres (sopa) de vinagre de vinho - 2 colheres (sopa) de mostarda

Leia mais

Ceia 2. Alcachofras Recheadas, Saladinha. Capelloni de Peru, Creme de Ervas e Pistache. Torta de Limão

Ceia 2. Alcachofras Recheadas, Saladinha. Capelloni de Peru, Creme de Ervas e Pistache. Torta de Limão Ceia 2 Alcachofras Recheadas, Saladinha Capelloni de Peru, Creme de Ervas e Pistache Torta de Limão Alcachofras Recheadas Ingredientes para 1,3 kg (10-12 unidades) 200 gramas de alcachofra congelada, cortada

Leia mais

Modo de Preparo. Modo de Preparo RECEITAS FÁCEIS 1 ARROZ SORTIDO

Modo de Preparo. Modo de Preparo RECEITAS FÁCEIS 1 ARROZ SORTIDO RECEITAS FÁCEIS 1 ARROZ SORTIDO 280 gramas de peito de frango,2 dentes de Alho picados,4 xícaras de chá de Arroz,banco cozido,2 Ovos cozidos e picados,1 xícara de chá de Cebolinha picada,sal a gosto,pimenta-do-reino

Leia mais

Não se esqueça: Pediasure diluído exclusivamente em água requer 5 colheres do produto. Só assim você terá todos os benefícios.

Não se esqueça: Pediasure diluído exclusivamente em água requer 5 colheres do produto. Só assim você terá todos os benefícios. requer 5 colheres do produto. Só assim você terá todos os Quando fomos contatados para coordenar o desenvolvimento do livro de receitas de Pediasure, prontamente percebemos que estávamos recebendo uma

Leia mais

Óleo Ducoco 100% virgem é a nova opção no preparo de receitas saudáveis e deliciosas

Óleo Ducoco 100% virgem é a nova opção no preparo de receitas saudáveis e deliciosas Óleo Ducoco 100% virgem é a nova opção no preparo de receitas saudáveis e deliciosas Benéfico para a saúde, o produto substitui com vantagens outros óleos vegetais na cozinha, no preparo de saladas, bolos,

Leia mais

1 lata de abóbora em calda, 2 xícaras de açúcar, 4 ovos, 4 colheres de açúcar, 2 colheres de maisena, 1 litro de leite, 1 copo de leite

1 lata de abóbora em calda, 2 xícaras de açúcar, 4 ovos, 4 colheres de açúcar, 2 colheres de maisena, 1 litro de leite, 1 copo de leite ABÓBORA COM CREME 1 lata de abóbora em calda, 2 xícaras de açúcar, 4 ovos, 4 colheres de açúcar, 2 colheres de maisena, 1 litro de leite, 1 copo de leite 1 Leve as 2 xícaras de açúcar em uma panela ampla

Leia mais

Guia do Aluno. Campo Grande MS

Guia do Aluno. Campo Grande MS 2015 Guia do Aluno Campo Grande MS Sumário Acesso ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA)... 2 Acesso ao curso... 3 Acesso aos Módulos... 4 Acesso às disciplinas... 5 Trilha de Aprendizagem...

Leia mais

Sobremesas Dietéticas

Sobremesas Dietéticas Sobremesas Dietéticas FELIPE SILVA NEVES (NUTRICIONISTA) MAÍRA MACÁRIO DE ASSIS (NUTRICIONISTA) DEZEMBRO DE 2013 Sobremesas Dietéticas 2 Apresentação O diabetes mellitus atualmente é considerado uma das

Leia mais

COLÉGIO CASSIANO RICARDO

COLÉGIO CASSIANO RICARDO Índice CURSO DE CULINÁRIA COLÉGIO CASSIANO RICARDO 2º semestre - 2012 Receitas 1 Lanche Natural 2 Macarrão com brócolis 3 Canelone com massa de lasanha 4 Torta de morango 5 Pão de minuto 6 Torta de creme

Leia mais

Delícias saudáveis. Inspire-se na cozinha. Abuse da criatividade. Delicie-se sem culpa.

Delícias saudáveis. Inspire-se na cozinha. Abuse da criatividade. Delicie-se sem culpa. Delícias saudáveis Inspire-se na cozinha. Abuse da criatividade. Delicie-se sem culpa. Pratos que não extrapolam em carboidratos e carnes, não transbordam de queijo e, mesmo assim, dão água na boca. Sobremesas

Leia mais

Com açúcar, com afeto, fiz seu waffle predileto...

Com açúcar, com afeto, fiz seu waffle predileto... Com açúcar, com afeto, fiz seu waffle predileto... Waffles * medida da xícara é de 250ml 1 1/2 xícara de farinha de trigo 2 colheres (chá) de fermento em pó 1/2 colher (chá) de sal 2 colheres (chá) de

Leia mais

26 de Abril Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Receitas com baixo teor de sódio

26 de Abril Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Receitas com baixo teor de sódio 26 de Abril Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial Receitas com baixo teor de sódio A hipertensão ou pressão alta significa que a pressão arterial está acima do normal (superior a 140

Leia mais

Projeto Derivados Da Jabuticaba

Projeto Derivados Da Jabuticaba Projeto Derivados Da Jabuticaba CASA BRANCA 2011 1 ALUNOS PARTICIPANTES AMANDA SOUZA COELHO 1º ALIMENTOS CRISTIANO CARVALHO SILVA - 1º ALIMENTOS KÁTIA C. MACHADO MARIANO - 1º ALIMENTOS MARLI CRISTINA VALENTE

Leia mais

PROJETO FORMAÇÃO PROFISSIONAL SSA (FPSSA)

PROJETO FORMAÇÃO PROFISSIONAL SSA (FPSSA) 1 PROJETO FORMAÇÃO PROFISSIONAL SSA (FPSSA) O PROJETO FPSSA É PROMOVIDO PELO ISTITUTO OIKOS (ONG ITALIANA) EM PARCERIA COM A COLIBRIS (COOPERATIVA BRASILEIRA) E APOIADO PELA UNIÃO EUROPEIA. SEU OBJETIVO

Leia mais

RECEITAS FUNCIONAIS E COM SUPLEMENTOS ALIMENTARES NO CÂNCER NUTRIÇÃO. Nut. Ariana Ferrari

RECEITAS FUNCIONAIS E COM SUPLEMENTOS ALIMENTARES NO CÂNCER NUTRIÇÃO. Nut. Ariana Ferrari Pós-graduação em Nutrição Clínica e Gastronomia Funcional do NECPAR NUTRIÇÃO NO CÂNCER RECEITAS FUNCIONAIS E COM SUPLEMENTOS ALIMENTARES Nut. Ariana Ferrari Chá verde: leve a água ao fogo, quando iniciar

Leia mais

Foto: Paulinelli Buffet

Foto: Paulinelli Buffet ENTRADAS Foto: Paulinelli Buffet Uma mesa de frios é a combinação perfeita para um evento entre amigos e familiares. Use a sua criatividade com musses, patês, pães, frutas naturais, frutas secas, queijos

Leia mais

As 10 Receitas para Emagrecer com Saúde

As 10 Receitas para Emagrecer com Saúde As 10 Receitas para Emagrecer com Saúde Alan Costa São 10 receitas rápidas e deliciosas, focando sempre um emagrecimento saudável. PORÉM SEM PERDER O SABOR! Índice Remissivo Sobre o livro...3 1. Torta

Leia mais

Leya Leituras Projeto de Leitura

Leya Leituras Projeto de Leitura Leya Leituras Projeto de Leitura Nome do livro: O ciclo do pão Autoras: Cristina Quental e Mariana Magalhães Currículo das autoras: Cristina Quental é educadora infantil e alterna o trabalho na escola

Leia mais

RECEITAS DE CHOCOLATE ESPECIAL NATAL E ANO NOVO

RECEITAS DE CHOCOLATE ESPECIAL NATAL E ANO NOVO RECEITAS DE CHOCOLATE ESPECIAL NATAL E ANO NOVO ÍNDICE Receitas de Natal 3 Receitas de Ano Novo 6 Receitas de Bombons 9 Receitas de Cookies 12 Receitas de Cupcakes 14 /receitasdechocolate RECEITAS DE NATAL

Leia mais

Tabule Rendimento 4 porções

Tabule Rendimento 4 porções Tabule Rendimento 4 porções - 4 tomates picados - 1 xícara (chá) de trigo para quibe - 1 cebola picada - 1 pepino com casca picado em cubos - 1/2 xícara (chá) de salsinha picada - 1/4 xícara (chá) de cebolinha

Leia mais

LIVRO DE RECEITAS. com

LIVRO DE RECEITAS. com LIVRO DE RECEITAS com CUIDADO E RESPEITO. INGREDIENTES QUE NÃO PODEM FALTAR. Junte uma porção de talento, pesquisa e vontade de fazer o melhor. Misture uma equipe dedicada a equipamentos de ponta. Temos,

Leia mais

Esta apostila é uma cortesia do site http://kireceitas.orgfree.com Seu livro de receitas virtual na internet...

Esta apostila é uma cortesia do site http://kireceitas.orgfree.com Seu livro de receitas virtual na internet... Bolinho de Bacalhau 500 gramas de bacalhau 3 ovos 3 batatas médias cozidas Meia cebola (picada) Meio cálice de vinho do porto tempero de salsa e cebolinha (picadas) Pimenta do reino Sal a gosto Preparo:

Leia mais

AS MELHORES RECEITAS para a Bimby

AS MELHORES RECEITAS para a Bimby AS MELHORES RECEITAS para a Bimby Clube Top Chefe edição limitada Bolo de Chocolate com Calda 200 gr de farinha 50 gr chocolate em pó 200 gr de açucar 100 gr de margarina derretida 200 gr leite 3 ovos

Leia mais

Situação do Desenvolvimento do Projeto/Avaliação Projeto Tecnológico e Midiático na EE Ernesto Solon Borges

Situação do Desenvolvimento do Projeto/Avaliação Projeto Tecnológico e Midiático na EE Ernesto Solon Borges Situação do Desenvolvimento do Projeto/Avaliação Projeto Tecnológico e Midiático na EE Ernesto Solon Borges Município/Escola Bandeirantes/ Ernesto Solon Borges Ações desenvolvidas (maio a novembro/2013)

Leia mais

RECEITAS DE SALGADINHOS

RECEITAS DE SALGADINHOS SEU LIVRO DE RECEITAS VIRTUAL NA INTERNET... RECEITAS DE SALGADINHOS INDICE Bolinho de Bacalhau Coxinha de galinha Croquetes de aipim Croquete de carne Esfiha Pastéis de bacalhau Quibes Quibe Cru Quibe

Leia mais

Sobremesas Saudáveis Para Uma Semana - De Moura

Sobremesas Saudáveis Para Uma Semana - De Moura ÍNDICE Frutos Perfeitos 2 Pudim Moka 2 Banana Mexicana 2 Manga Gregalha 2 Quadrados de Sésamo 2 Bolo De Chocolate Fácil 2 Supresa! 2 FRUTOS PERFEITOS Esta refeição usa iogurte sem gordura para a sua textura

Leia mais

CEI Santa Terezinha. Culinária Animada

CEI Santa Terezinha. Culinária Animada CEI Santa Terezinha Culinária Animada Nome: Gizele Paiva Sampaio Cargo: Coordenadora Pedagógica O Centro de Assistência Social Santa Terezinha, foi fundado no dia primeiro de janeiro de 1947 e é uma entidade

Leia mais

Jantar das Confrarias

Jantar das Confrarias MASCULINA 1 PATÊ DE MOSTARDA 1 ricota picada; 2 sac. de maionese; 1 sac. de mostarda; Ingredientes bem picados: pepino e cebolinha em conserva, tempero verde e folha tomilho. Misture bem os ingredientes,

Leia mais

Receitas com Linhaça. Rede Mundo Verde Ano 1 Livro 4

Receitas com Linhaça. Rede Mundo Verde Ano 1 Livro 4 Receitas com Linhaça A linhaça é um alimento capaz de proporcionar inúmeros benefícios, nas mais diversas fases da vida. Utilizada no Oriente desde a antiguidade a linhaça já era sinônimo de proteção.

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR AMBROSIA PRIMAVERA ARROZ DOCE ESPECIAL PVT 10g 57g 15ml 04g Canela em pó 0,5g Arroz Água 70ml 30ml Custo médio estimado: R$ 0,13 Energia:264 Kcal. Proteína:6 g. Hidratar e escorrer o PVT; Colocar o açúcar

Leia mais

Clique aqui http://emagrecaki.com.br/dieta-balanceada-como-fazer-agora/

Clique aqui http://emagrecaki.com.br/dieta-balanceada-como-fazer-agora/ Clique aqui http://emagrecaki.com.br/dieta-balanceada-como-fazer-agora/ Clique aqui http://emagrecaki.com.br/dieta-balanceada-como-fazer-agora/ Clique aqui http://emagrecaki.com.br/dieta-balanceada-como-fazer-agora/

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO BALANÇA MECÂNICA CADENCE BAL401

MANUAL DO USUÁRIO BALANÇA MECÂNICA CADENCE BAL401 MANUAL DO USUÁRIO BALANÇA MECÂNICA CADENCE BAL401 Obrigado por adquirir a Balança Mecânica Cadence, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de

Leia mais

Café da manhã. na medida para você

Café da manhã. na medida para você Café da manhã na medida para você Seja qual for a sua rotina, agitada ou calma, a regra primordial é não fugir da primeira refeição do dia, que lhe trará muitas vitaminas e nutrientes, além de ajudar a

Leia mais

CHESTER SALTEADO DE AMEIXA E PÊSSEGO

CHESTER SALTEADO DE AMEIXA E PÊSSEGO OUTRAS RECEITAS CHESTER SALTEADO DE AMEIXA E PÊSSEGO 2 colheres (sopa) de suco de pêssego pronto para beber 2 colheres (sopa) de azeite de oliva 2 colheres (sopa) de alecrim picado 2 colheres (sopa) de

Leia mais

Aprenda a fazer biscoitos natalinos para a criançada. Dicas de decoração para o Natal. RECEITAS ESPECIAIS PARA UM LINDO NATAL.

Aprenda a fazer biscoitos natalinos para a criançada. Dicas de decoração para o Natal. RECEITAS ESPECIAIS PARA UM LINDO NATAL. Aprenda a fazer biscoitos natalinos para a criançada. Dicas de decoração para o Natal. RECEITAS ESPECIAIS PARA UM LINDO NATAL. ARROZ DE FORNO 1 lata de creme de leite 2 gemas Cebolinha picada Sal e pimenta-do-reino

Leia mais

Receitas com Soja. Rede Mundo Verde Ano 1 Livro 5

Receitas com Soja. Rede Mundo Verde Ano 1 Livro 5 Receitas com Soja Considerada um grão sagrado, a soja faz parte da alimentação chinesa há cerca de cinco mil anos. Muito versátil, encontramos na composição desta leguminosa vários componentes que produzem

Leia mais

pates Modo de Fazer: Bata o milho no liquidificador e misture-o aos demais ingredientes, temperando a gosto. Acrescente maionese até obter uma pasta.

pates Modo de Fazer: Bata o milho no liquidificador e misture-o aos demais ingredientes, temperando a gosto. Acrescente maionese até obter uma pasta. PATÊ DE BERINJELA COM QUEIJO Ingredientes: 2 berinjelas picadas, previamente aferventadas 1 cebola picada 3 colheres de sopas de óleo 1 colher de sobremesa de amido de milho 1 xícara de chá de queijo parmesão

Leia mais

Sobremesas Saudáveis Para Uma Semana http://www.dietaeboasaude.com.br

Sobremesas Saudáveis Para Uma Semana http://www.dietaeboasaude.com.br ÍNDICE Frutos Perfeitos 2 Pudim Moka 2 Banana Mexicana 2 Manga Gregalha 2 Quadrados de Sésamo 2 Bolo De Chocolate Fácil 2 Supresa! 2 FRUTOS PERFEITOS Esta refeição usa iogurte sem gordura para a sua textura

Leia mais

Concepção do projeto, coordenação geral do livro e edição Textos Revisão Imagens Tratamento de imagens Apoio cultural

Concepção do projeto, coordenação geral do livro e edição Textos Revisão Imagens Tratamento de imagens Apoio cultural FICHA TÉCNICA Concepção do projeto, coordenação geral do livro e edição: Mônica Caldas Textos: Mônica Caldas e Turma PV2TC4 Revisão: Eliana Medrado e Mônica Caldas Imagens: Turma PV2TC4 Tratamento de imagens:

Leia mais

CURSO DE CULINÁRIA COLÉGIO CASSIANO RICARDO 2º semestre - 2015. Receitas. 1 - Canelone especial / Canelone de frango com molho rápido de tomate

CURSO DE CULINÁRIA COLÉGIO CASSIANO RICARDO 2º semestre - 2015. Receitas. 1 - Canelone especial / Canelone de frango com molho rápido de tomate Índice CURSO DE CULINÁRIA COLÉGIO CASSIANO RICARDO 2º semestre - 2015 Receitas 1 - Canelone especial / Canelone de frango com molho rápido de tomate 2 - Surpresa de brigadeiro 3 Omelete sem ovos com molho

Leia mais

Especial Diet e Light. Volume 2

Especial Diet e Light. Volume 2 Especial Diet e Light Volume 2 Doce Vida Saudável Encontrar opções de receitas diet e light não é tarefa fácil e foi pensando nisso que a Saborama preparou para vocês esse especial. Nessa edição, vocês

Leia mais