ATENDENDO COM QUALIDADE.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATENDENDO COM QUALIDADE. www.viveresaber.com.br"

Transcrição

1 ATENDENDO COM QUALIDADE

2 OFERECIDO POR:

3 Desenvolvido por: ADELINO CRUZ Consultor, Palestrante e Diretor da Viver e aber; Bacharel em Comunicação ocial; Foi Professor da FAMECO PUC/R e da UFM; Atuou nas empresas: Grupo APLUB Conselheiro e Diretor, Grupo RB, Gazeta mercantil, Jornal do Comércio.

4 Competência desenvolvida neste curso Atender bem e gerar resultados para as empresas e para o desenvolvimento profissional.

5 Metodologia do curso Utilizaremos a metodologia OLUÇÃO DE PROBLEMA, onde você aprenderá, através de um problema. Você terá que buscar alternativas para solucioná-lo, apresentando uma resposta baseado em suas convicções e conhecimentos. No módulo seguinte, você encontrará a solução ideal para cada problema. Compare com a sua solução e veja se você está certo ou chegou próximo da solução ideal. Dessa forma aprenderá de maneira fácil o que precisa saber para atuar em atendimento.

6 Veremos neste curso... Atendimento e o mercado Estamos preparados? Exercícios práticos Atendimento de qualidade

7 Organização Atendimento de qualidade só é possível para empresas organizadas, bem estruturadas, que tenham um planejamento que norteie seu caminho.

8 Fidelizar é necessário Atingir o mercado não é trabalho fácil. A grande maioria das empresas só pensa em vender ou captar clientes no mercado para formar sua carteira.

9 Imagem é tudo... Entretanto, para que isso ocorra é preciso que a imagem da empresa ou organização chegue antes.

10 Motor no ponto... É fundamental que a Empresa em primeiro lugar se organize para depois ir ao mercado.

11 Excelência... Quando a Empresa tiver certeza de que tem a melhor organização possível e os melhores produtos que agregarão benefícios ao consumidor, então ela poderá realizar vendas e marcar presença, com pessoas altamente qualificadas, após treinamento que garanta a excelência do atendimento.

12 Reflexão O que é preciso fazer para atender com alta qualidade? Escreva o que você pensa sobre atender com qualidade. Descreva cinco pontos fortes que farão com que um atendimento se realize com qualidade. Escreva também, cinco pontos que podem prejudicar o atendimento.

13 ou um especialista? O profissional que trabalha com atendimento precisa conhecer profundamente o que faz. Este é um diferencial importante que norteará o atendimento.

14 Para conhecer bem o que faz é necessário: Conhecer a Empresa que representa, em todos os seus detalhes; aber o nome de todos os dirigentes e principais chefias; aber responder sobre qualquer produto da Empresa; Conhecer a posição da empresa no mercado em relação a concorrência; aber a que órgão fiscalizador a empresa está subordinada; Ter conhecimento de notícias veiculadas sobre a empresa e o mercado que ela atende;

15 Ponto a ponto... Vamos iniciar os exercícios práticos utilizando as situações problemas para entender cada ponto.

16 ituação problema (1) Conhecer a Empresa que representa, em todos os seus detalhes. Case: Vamos criar uma situação fictícia, para ajudá-lo a entender a situação problema apresentada.

17 ituação problema (1) A Empresa X contrata um funcionário e após um pequeno treinamento coloca-o para atender. Ele recebeu informações básicas sobre sua atividade, mas não sobre a empresa como um todo. Entra um cliente para comprar um eletrodoméstico. Quando escolhe o produto que lhe agradou pergunta ao funcionário que o está atendendo. ua empresa está inserida na política de sustentabilidade? O material que é usado é todo reciclado? O funcionário não recebeu informações sobre isso. Exercício: Assuma a posição do atendente. Como você responderia esta questão?

18 ituação problema (1) Resolva o problema baseado nas suas convicções pessoais, escreva ou digite em um editor Word as suas conclusões pessoais. No módulo seguinte, você encontrará a solução ideal para este problema. Compare com a sua solução e veja se você pensou certo ou chegou próximo da solução ideal.

19 ituação problema (1) Resposta específica da primeira situação problema: O funcionário não recebeu informações sobre sustentabilidade. Para não dizer ao cliente que não sabe deve pedir um momento e buscar a informação com o supervisor. ustentabilidade é um dos temas mais comentados do momento. A empresa deve repassar informações sobre este assunto nos treinamentos. alientar os aspectos relacionados ao meio ambiente, ao social e a preservação da vida.

20 ituação problema (1) Resposta específica da primeira situação problema: Muitas empresas colocam este assunto como uma missão e defendem esta postura como um objetivo. endo objetivo da Empresa deverá ser assimilada por todos os colaboradores. Não é difícil aderir a esta política, uma vez que todos precisam se engajar no esforço de cuidar do planeta Terra. Cada profissional precisa se interessar por este assunto e pesquisar na Internet ou em livros para conhecer e se engajar nesta luta que deve ser de todos.

21 ituação problema (1) Resposta específica da primeira situação problema: O colaborador bem treinado, de uma empresa que luta por este objetivo responderia com total segurança o questionamento do cliente deixando-o satisfeito por adquirir um produto em uma empresa que luta por aquilo que ele também acredita. Isto fideliza o cliente, fazendo com que ele retorne a empresa sempre que tiver uma necessidade.

22 ituação problema (1) Resposta específica da primeira situação problema: Caso a Empresa não esteja inserida neste contesto a resposta deverá ser objetiva, informando ao cliente que esta política não está sendo seguida pela empresa. Nos dias de hoje isto é negativo, mas como não depende do colaborador ele poderá complementar dizendo que anotará pergunta e encaminhará para os órgãos competentes.

23 ituação problema (1) Resposta específica da primeira situação problema: Agradeça ao cliente pelo assunto levantado, demonstrando que será uma contribuição para a empresa. Ele se sentirá participante da empresa, uma vez que levantou um assunto que poderá ser aceito e seguido. Isto é importante. Fazer com que o cliente fique sempre muito satisfeito com o atendimento. A empresa que agir assim estará construindo uma imagem de respeito perante a comunidade onde estiver inserida.

24 ituação problema (2) aber o nome de todos os dirigentes e principais chefias Case: Vamos criar uma nova situação fictícia, para ajudá-lo a entender a situação problema apresentada.

25 ituação problema (2) Outro funcionário da Empresa X, recebe um cliente, que diz conhecer o presidente da Empresa. Começa a falar sobre o mesmo. O funcionário fica parado, ouvindo perplexo, porque foi admitido há pouco tempo e não tem muitas informações, principalmente sobre os órgãos dirigentes da Empresa. O Cliente percebendo que ele não diz nada pergunta: Você conhece o Presidente de sua Empresa?

26 ituação problema (2) Exercício: Assuma a posição do atendente. e você responder que não sabe dará demonstração, que está despreparado e não foi devidamente treinado, o que compromete a imagem da Empresa. Como você resolveria esta situação visando marcar uma imagem positiva no seu cliente? A exemplo do exercício anterior, resolva o problema, escreva ou digite suas conclusões pessoais. No módulo seguinte, você encontrará a solução ideal.

27 ituação problema (2) Resposta específica da segunda situação problema: Neste caso a melhor resposta é a verdade. Para não comprometer a imagem empresa dizer que está há pouco tempo trabalhando e que apesar de ter recebido treinamento com estas informações, não está lembrando o nome do presidente. Pede um momento, pois vai consultar o Manual ou o upervisor. O cliente ficará satisfeito porque viu a boa vontade em ser informado sobre o que perguntou.

28 ituação problema (2) Resposta específica da segunda situação problema: e o colaborador já está há mais tempo na empresa precisa saber estas informações. Muitas pessoas conhecem os dirigentes e gostam de dizer isso a quem os atende. Querem dar a entender que são pessoas importantes por conhecerem o presidente da Empresa. Na verdade querem dizer: Tratem-me bem porque conheço o seu presidente.

29 ituação problema (3) aber responder sobre qualquer produto da Empresa. Case: Vamos criar uma nova situação fictícia, para ajudá-lo a entender a situação problema apresentada.

30 ituação problema (3) O Atendente recebeu treinamento durante três dias. Tomou conhecimento de todos os produtos. Aprendeu a pesquisar e buscar informações que contribuam para fazer um atendimento. Entretanto, sente-se inseguro e está evitando os clientes. Como fazer para resolver isto, uma vez que poderá ser prejudicado e dispensado? A exemplo do exercício anterior, resolva o problema, escreva ou digite suas conclusões pessoais. No módulo seguinte, você encontrará a solução ideal.

31 ituação problema (3) Resposta específica da terceira situação problema: Duas considerações: Primeiro a empresa deve treinar e avaliar para sentir que o colaborador está dominando o que foi ensinado. Dependendo do tamanho e da complexidade da empresa, o tempo de treinamento deve ser estipulado visando dar pleno conhecimento de toda a empresa e todos os produtos. A responsabilidade pelo treinamento eficaz é da empresa.

32 ituação problema (3) Resposta específica da terceira situação problema: egundo, o colaborador ao iniciar seu período de treinamento deve dedicar várias horas de estudo em casa para conhecer a totalidade do que precisará aprender para fazer bem o seu trabalho. O interesse em aprender deve ser do colaborador, pois há uma expectativa, sempre que uma empresa contrata pessoas, para ver quem são aqueles que se destacarão. A Empresa busca sempre pessoas que conquistem resultados. O colaborador deve fazer o possível para garantir sua permanência na empresa, demonstrando interesse e conhecimento suficiente para conseguir os resultados esperados.

33 ituação problema (3) Resposta específica da terceira situação problema: Não evite o cliente, pois você aprende com ele. O supervisor sempre está observando os colaboradores. Ele percebe quem faz de conta que trabalha e isto não é recomendável para quem tem interesse em continuar trabalhando na empresa. A melhor maneira de você aprender é pesquisar por você mesmo. Entre no site da Empresa e descubra tudo o que você precisa para fazer bem as suas tarefas. Demonstre pro atividade, isto é saia na frente, não se esconda, assuma posições, marque sua presença e sua carreira estará garantida.

34 ituação problema (4) Conhecer a posição da empresa no mercado em relação à concorrência. Case: Vamos criar uma nova situação fictícia, para ajudá-lo a entender a situação problema apresentada.

35 ituação problema (4) O Atendente não tem conhecimento da concorrência. Para ele, jovem ainda, isto não é importante. O treinamento foi falho e não comentou sobre este assunto. Um cliente exaltado reclama em voz alta que a concorrência atende muito melhor. e coloque na situação do atendente e diga como você agiria numa situação como esta. A exemplo do exercício anterior, resolva o problema, escreva ou digite suas conclusões pessoais. No módulo seguinte, você encontrará a solução ideal.

36 ituação problema (4) Resposta específica da quarta situação problema: Todo o cliente exaltado quer palco, quer plateia, isto é quer ser contestado para atrair a atenção de todos. Neste caso dê razão a ele, dizendo que ele está certo e que você irá resolver o problema da melhor maneira possível. Peça desculpas pelo transtorno. Isto vai acalmá-lo porque ele não encontrou resistência. Mantenha a calma e fale com voz suave, sem contestá-lo apenas ouvindo e dando demonstração de que deseja ajudá-lo a resolver o problema. Quando ele voltar ao estado normal, diga-lhe que independente da concorrência você foi treinado para dar o melhor atendimento possível e que você quer que ele saia tranquilo e com a solução do problema.

37 ituação problema (4) Resposta específica da quarta situação problema: e isso não resolver a situação, passe-o ao supervisor. Neste caso o Departamento de pessoal precisa ser avisado para providenciar as informações sobre a concorrência e melhorar o treinamento. Para um colaborador ativo e que está preocupado em crescer na empresa, assim que assumir a sua função, deve buscar no site o maior numero possível de informações e ao mesmo tempo saber sobre a concorrência. A Internet fornece informações sobre qualquer assunto.

38 ituação problema (5) aber a que órgão fiscalizador a empresa está subordinada. Case: Vamos criar uma nova situação fictícia, para ajudá-lo a entender a situação problema apresentada.

39 ituação problema (5) Todas as Empresas possuem um órgão fiscalizador. O atendente não tem nenhum conhecimento sobre isso. Atende um cliente exaltado que diz que fará uma reclamação ao órgão fiscalizador. Não é interessante para a empresa ser chamada para dar explicações junto ao órgão fiscalizador. O que fazer? A exemplo do exercício anterior, resolva o problema, escreva ou digite suas conclusões pessoais. No módulo seguinte, você encontrará a solução ideal.

40 ituação problema (5) Resposta específica da quinta situação problema: Responder sem se alterar dizendo que ele tem todo o direito de procurar o órgão fiscalizador, mas que no seu entendimento isto não será necessário porque ele receberá toda a atenção possível e o esclarecimento do problema. Peça um tempo para identificar o que houve informando que logo ele terá uma resposta. Não demore em dar a resposta, caso contrário a situação vai piorar. e o atendimento for presencial, convide-o para passar para uma sala especial e coloque-o a vontade. Isto o acalmará. Logo mudará de atitude porque sentiu que lhe foi dada toda a atenção possível.

41 ituação problema (6) Ter conhecimento de notícias veiculadas sobre a empresa no dia. Case: Vamos criar uma nova situação fictícia, para ajudá-lo a entender a situação problema apresentada.

42 ituação problema (6) A empresa através de sua assessoria de comunicação social, ligada ao Marketing, costuma dar conhecimento das notícias veiculadas na imprensa a seus colaboradores, através do site interno. Naquele dia o atendente não leu as notícias logo que chegou à empresa. Havia uma comunicação oficial informando que havia negociações adiantadas sobre este assunto, uma vez que a noticia já estava em alguns jornais. Um cliente chega e pergunta se é verdade que a empresa seria vendida e o atendente responde que não. O cliente responde que ele não está bem informado. Como ele recebeu a orientação de que não poderia discutir com clientes, chama o gerente e comenta o que está acontecendo.

43 ituação problema (6) O gerente percebe que ele não leu as informações no site interno. Qual o aprendizado que ficou sobre esta situação? A exemplo do exercício anterior, resolva o problema, escreva ou digite suas conclusões pessoais. No módulo seguinte, você encontrará a solução ideal.

44 ituação problema (6) Resposta específica da sexta situação problema: Esta situação é negativa para o atendente de todas as maneiras, conforme segue: Demonstra desinteresse pelo site que é sua fonte de informação. Demonstra desconhecimento de assunto tão importante perante o cliente. Perde pontos na sua avaliação. Em um mundo competitivo, onde só há lugar para os melhores, quem conquista um lugar no mercado precisa demonstrar o maior interesse possível para não perdê-lo. Isto exige esforço, dedicação e principalmente interesse em saber tudo o que puder sobre a empresa. Neste caso, fatalmente no caso da conclusão da negociação o gerente não o indicaria para continuar na empresa.

45 CONCLUÃO DO PROBLEMA TRABALHADO Toda a empresa deve ter preocupação em treinar seus colaboradores, visando atender bem seus clientes. Para isso, não basta uma entrevista ou mesmo um treinamento de um dia. Nenhum profissional conseguirá memorizar toda uma estrutura empresarial em tão curto espaço de tempo. Para que o colaborador domine os assuntos relacionados à sua atividade e conheça a empresa é necessária uma programação dirigida, aonde um orientador conduzirá o aprendizado avaliando o seu desempenho.

46 CONCLUÃO DO PROBLEMA TRABALHADO Ao final do período de treinamento o colaborador deverá ter condições de responder sobre qualquer assunto da empresa. ó assim poderá iniciar um período de experiência prática, com acompanhamento permanente. Isto é necessário para que o cliente não se sinta insegura em adquirir um produto ou receber uma informação de uma pessoa que não está devidamente preparada. A imagem da empresa sofre abalo quando um atendente não demonstra conhecimento do que faz. Cabe ao colaborador informar seu supervisor sempre que não se sentir seguro para realizar uma tarefa. É recomendável pedir ajuda do que comprometer a imagem da empresa com um mau atendimento.

47 Atender bem gera resultados para as empresas

48 Postura pessoal do atendente: aber ouvir e responder pausadamente sem atropelos; Ter postura pessoal adequada; Boa apresentação, demonstrando higiene e bom gosto no vestir; Nunca erguer a voz.

49 Postura pessoal do atendente: Deixar o cliente expor suas dúvidas sem interrompê-lo; Responder demonstrando que conhece o assunto e com voz tranqüila; Nunca discutir com o cliente; aber a hora de chamar um supervisor caso sinta que não consegue resolver o problema.

50 Treinamento constante é fundamental. O atendimento deve ser planejado e seus processos devem responder de forma ágil e com resultados. O atendimento deve ser medido e controlado, somente assim, podemos melhorar constantemente sem repetir erros.

51 A imagem da empresa sofre abalo quando um atendente não demonstra conhecimento do que faz. Cabe ao colaborador informar seu supervisor sempre que não se sentir seguro para realizar uma tarefa. É recomendável pedir ajuda do que comprometer a imagem da empresa com um mau atendimento.

52 Qualidade... Qualidade segundo o Moderníssimo Dicionário Brasileiro é a característica de uma coisa, o modo de ser, disposição moral, predicado.

53 Qualidade... Podemos dizer que a qualidade leva a excelência no atendimento, pois trabalhar fazendo o melhor passa a ser um modo de ser.

54 Qualidade nada mais é do que fazer bem feito o que precisa ser feito. É se empenhar para deixar o cliente satisfeito. Para isso é preciso saber que o cliente, antes de mais nada, quer atenção. Quando o atendente é bem treinado e traz consigo boa educação e gentileza conseguirá fazer seu trabalho com qualidade, contribuindo para o sucesso da empresa. Qualidade...

55 Todo o atendente deve saber que ele ajuda a construir a imagem da empresa. Dependendo de suas atitudes a imagem será positiva ou negativa. É uma função importante, que engrandece aquele que a pratica. Qualidade...

56 Atitudes como ser educado, gentil, prestativo e principalmente se colocar na situação do cliente levarão o atendente a fazer um bom atendimento. Qualidade...

57 Com conhecimento do que faz, com a capacidade de dar atenção ao cliente e com atitudes positivas, o atendimento será bem feito, ficando o cliente satisfeito e a empresa com imagem positiva. Qualidade...

58 CINCO PONTO FORTE PARA ATENDER COM QUALIDADE Total atenção ao cliente; aber ouvir e responder positivamente (sempre há uma boa solução); er gentil e educado; Conhecer profundamente o que faz; olucionar o problema. Qualidade...

59 CINCO PONTO NEGATIVO QUE IMPEDEM UM BOM ATENDIMENTO Não saber ouvir; Responder precipitadamente, dizendo que não dá; Demonstrar impaciência ou má vontade; Não ser simpático com o cliente; Querer induzir uma compra ou mostrar que sabe mais que o cliente. Qualidade...

60 Conclusão A missão básica da empresa é cumprir a promessa de entrega ao consumidor, evitando gerar frustração. As empresas bem sucedidas só prometem aquilo que podem cumprir. Este é, talvez, o maior desafio para as marcas.

61 Desenvolva-se Anote as sugestões, elogios ou mesmo críticas ao seu trabalho. Não tenha medo das críticas, pois elas poderão ajudar a melhorar seu desempenho. Nunca esqueça que é bom ouvir o que estamos errando, pois só assim, conseguiremos corrigir os erros e defeitos. É preciso ser humilde para aprender e aceitar e corrigir o que precisa ser melhorado.

62 ucesso A empresa Viver e aber espera que este curso contribua para o seu desenvolvimento profissional e lhe traga ótimos resultados. Indique este curso para seus colegas ou equipe. Caso tenha dúvidas ou deseje mais esclarecimentos, entre em contato pelo site: Fale conosco atendimento@viveresaber.com.br

63 ETE CURO FOI OFERECIDO POR:

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

Capítulo 15: TÉCNICAS PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO

Capítulo 15: TÉCNICAS PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO Capítulo 15: TÉCNICAS PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO 15.1 Como se Preparar para as Entrevistas É absolutamente essencial treinar-se para as entrevistas. Se você não praticar, poderá cometer todos os tipos

Leia mais

7 Ações para afastar a crise Utilizando o marketing para melhorar suas vendas.

7 Ações para afastar a crise Utilizando o marketing para melhorar suas vendas. Criamos uma pequena lista de ações ligados ao marketing na internet que nem chega a ser um diferencial. Será o mínimo para que você com seu negócio consiga se manter no mercado e continuar a gerar lucros.

Leia mais

QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader

QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE: Quer ganhar dinheiro; Quer uma renda extra; Deseja conhecer pessoas e fazer novas amizades;

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO MANUAL DO AVALIADOR Avaliar é fazer análise e ter a oportunidade de rever, aperfeiçoar, fazer de forma diferente, sempre em busca de eficácia e resultados. Gartner & Sánchez As

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas.

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. O Guia do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. Que livro é este? Este livro foi criado a partir do conteúdo da formação de LIFE COACH do Instituto RM de Coaching. Sendo assim o livro contempla tudo

Leia mais

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade. Um Estudo de Viabilidade

Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade. Um Estudo de Viabilidade Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade ENTREGA: 09/04/09 Professor: Carlos José Maria Olguin Um Estudo de Viabilidade Você deve fazer um estudo de viabilidade para um projeto de sistema de

Leia mais

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida.

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Será que já paramos e pensamos no que é o tempo? Podemos afirmar que o tempo é nossa própria vida. E a vida só é vivida no aqui e agora, no efêmero momento entre o passado

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES (Des)motivação na sala de aula! Sugestões práticas da: Nota introdutória Ser professor é ter o privilégio de deixar em cada aluno algo que este possa levar para a vida, seja

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

Educação é o primeiro passo para desenvolver a segurança e saúde no trabalho.

Educação é o primeiro passo para desenvolver a segurança e saúde no trabalho. Educação é o primeiro passo para desenvolver a segurança e saúde no trabalho. DDS DICAS PARA UM BOM DIALAGO DE SEGURANÇA APRESENTAÇÃO Palestrante: RAFAELA LOPES LOBO Técnica de Segurança do Trabalho Bombeiro

Leia mais

Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012

Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012 Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012 Panorama sobre Gestão da Qualidade, incluindo os princípios fundamentais relacionados ao atendimento A Qualidade em Serviços e a percepção do cliente A importância

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

Gestão dos Pequenos Negócios

Gestão dos Pequenos Negócios Gestão dos Pequenos Negócios x Rangel Miranda Gerente Regional do Sebrae Porto Velho, RO, 20 de outubro de 2015 A Conjuntura Atual Queda na produção industrial Desemprego Alta dos juros Restrição ao crédito

Leia mais

Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos. Programa de Preparação para a Aposentadoria

Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos. Programa de Preparação para a Aposentadoria Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos Programa de Preparação para

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

Excelência no Atendimento ao Cliente. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 27p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Excelência no Atendimento ao Cliente. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 27p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Gilberto Lacerda Santos É Professor Associado IV da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, onde atua, há mais de 25 anos, em extensão, graduação e pós-graduação no campo das aplicações

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET USE O PODER DA INTERNET Usar as mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para dar mais visibilidade a um produto ou serviço exige aprendizado.

Leia mais

PESQUISA DATAPOPULAR: PERCEPÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO

PESQUISA DATAPOPULAR: PERCEPÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO PESQUISA DATAPOPULAR: PERCEPÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO OBJETIVOS QUALIDADE NAS ESCOLAS Mapear percepções de Professores, Pais e Alunos de São Paulo sobre o que

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Guia Financ F eir inanc o eir 1

Guia Financ F eir inanc o eir 1 Guia Financeiro1 DÍVIDAS: PROTEJA SEU BOLSO! DÍVIDAS SÃO SEMPRE RUINS? Pare e pense: você está endividado? Nem sempre isso é um problema: muitas pessoas têm dívidas, mas não sabem. Ao usar o cartão de

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S

MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S A contratação contínua de talentos não pode ser isolada da estratégia geral da empresa, pois o correto recrutamento irá agregar pessoas mais valiosas, trazendo mais resultados.

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS

TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS Marisa Meira Assim como não existe a escola ideal para todas as crianças, também em muitos casos será preciso trocar de escola. Apresentamos abaixo

Leia mais

Thaisy Sluszz. Thaisy Sluszz RECOMPENSA DIGITAL. Marcelo Vicente

Thaisy Sluszz. Thaisy Sluszz RECOMPENSA DIGITAL. Marcelo Vicente GUIA PRÁTICO DA RECOMPENSA DIGITAL i Marcelo Vicente RECOMPENSA DIGITAL >> Atraindo Tráfego para Conversão...4 >> Moeda de Troca...6 >> Tipos de Recompensa Digital...8 >> Solucionando Problemas da Audiência...10

Leia mais

Caros amigos e alunos, este espaço destaquei para que vocês possam perceber alguns testes em relação ao autoconhecimento, inteligência, autoestima,

Caros amigos e alunos, este espaço destaquei para que vocês possam perceber alguns testes em relação ao autoconhecimento, inteligência, autoestima, Testes em Geral Caros amigos e alunos, este espaço destaquei para que vocês possam perceber alguns testes em relação ao autoconhecimento, inteligência, autoestima, raciocínio lógico, empatia entre outros.

Leia mais

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 2 ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Todos os Direitos Reservados 3 1 Origem da Psicologia Organizacional e do Trabalho 4 ORIGEM Desde os

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

Erros mais freqüentes

Erros mais freqüentes Lição 1 Erros mais freqüentes Extraímos de comunicações empresariais alguns erros, que passamos a comentar: 1. Caso se faça necessário maiores esclarecimentos... Apontamos duas falhas: 1. Caso se faça

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. 1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE CONHECIMENTOS

Leia mais

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES [ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES D e s c u b r a c o m o m a n t e r o c a p i t a l d a e m p r e s a s o b c o n t r o l e p a r a f a z e r o n e g ó c i o c r e s c e r. Uma boa gestão

Leia mais

EXPECTATIVAS COM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

EXPECTATIVAS COM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EXPECTATIVAS COM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Novos tempos para o Poder judiciário; Sucesso total; Acredito que o seminário plantou a semente de pensar a estrutura do ambiente em que se trabalha

Leia mais

COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO

COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO! A FÓRMULA DEFINITIVA DE FIDELIZAÇÃO Parabéns pela opção que você fez de ler este livro digital. Tenha certeza

Leia mais

GUIA DO ALUNO. Bom trabalho e conte conosco para trilhar este caminho com sucesso!

GUIA DO ALUNO. Bom trabalho e conte conosco para trilhar este caminho com sucesso! GUIA DO ALUNO Olá! Seja bem-vindo novamente! Este guia apresenta algumas informações e orientações para auxiliá-lo na sua participação e aprendizagem. Também lhe ajudará a organizar seu estudo no decorrer

Leia mais

Os fazeres do coordenador pedagógico: gico: da clareza conceitual à eficiência da açãoa. Prof. Francisca Paris francisca@souagora.com.

Os fazeres do coordenador pedagógico: gico: da clareza conceitual à eficiência da açãoa. Prof. Francisca Paris francisca@souagora.com. Os fazeres do coordenador pedagógico: gico: da clareza conceitual à eficiência da açãoa Prof. Francisca Paris francisca@souagora.com.br Clareza conceitual e eficiência da ação Compreender a essência do

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

PROJETO LÍNGUA DE FORA

PROJETO LÍNGUA DE FORA DESCRIÇÃO PROJETO LÍNGUA DE FORA O, de responsabilidade dos professores da disciplina de estágio supervisionado das línguas espanhola, francesa e inglesa, corresponde a 50 horas de estágio, das 200 horas

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. Espero que faça um bom proveito do conteúdo e que, de alguma forma, este e-book facilite a sua decisão de adquirir um planejamento.

1. INTRODUÇÃO. Espero que faça um bom proveito do conteúdo e que, de alguma forma, este e-book facilite a sua decisão de adquirir um planejamento. 1. INTRODUÇÃO Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que considerar na hora de contratar um planejamento de estudos. Esta é uma dificuldade aceitável, tendo em vista que existem opções no mercado que não

Leia mais

Unidade 1: A Bíblia: Um Guia de Sobrevivência e Vitória A Bíblia é como uma Semente: Ela pode ser Plantada em meu Coração

Unidade 1: A Bíblia: Um Guia de Sobrevivência e Vitória A Bíblia é como uma Semente: Ela pode ser Plantada em meu Coração Unidade 1: A Bíblia: Um Guia de Sobrevivência e Vitória A Bíblia é como uma Semente: Ela pode ser Plantada em meu Coração Para as crianças de 7 e 8 anos, este trimestre inicia enfatizando o Fruto, do Crescimento.

Leia mais

Desejamos a você um completo sucesso, construindo sua verdadeira riqueza.

Desejamos a você um completo sucesso, construindo sua verdadeira riqueza. PROGRAMA MASTER 72h MASTER 72h Prezado Consultor, Nós da família Hinode preparamos esse material com muito carinho para você, pois temos um sonho de fazer desse mundo, um mundo melhor. Nosso objetivo é

Leia mais

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA GRAVAR SUA ENTREVISTA

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA GRAVAR SUA ENTREVISTA CRIANDO UM BOM AMBIENTE PARA GRAVAR A ENTREVISTA... É importante ter tudo preparado antes de começar. Evite distrações para que o foco esteja em você. Abaixo algumas dicas para criar um bom ambiente para

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL Nanci Cunha Vilela Rost ; Amanda Carvalho ; Edimara Soares Gonçalves ; Juliane Rocha de Moraes BILAC, Faculdade de pedagogia Bilac, graduação em Pedagogia, nancirost@hotmail.com

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 Recentemente, escrevi uma crônica cujo texto apresentava algumas possíveis causas para que o processo de formação

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

Compartilhando a Sua Fé

Compartilhando a Sua Fé Livrinho 2 Pàgina 4 Lição Um Compartilhando a Sua Fé O Propósito desta Lição Agora que você descobriu a alegria de pecados perdoados e de uma nova vida em Cristo, sem dúvida quer que os seus familiares

Leia mais

Maria Rita Gramigna. Procrastinação: deixar para amanhã o que pode ser feito hoje.

Maria Rita Gramigna. Procrastinação: deixar para amanhã o que pode ser feito hoje. Maria Rita Gramigna Procrastinação: deixar para amanhã o que pode ser feito hoje. Que motivos levam as pessoas a adiar ações e decisões em seu cotidiano? No ambiente empresarial, é comum a presença de

Leia mais

O setor de psicologia do Colégio Padre Ovídio oferece a você algumas dicas para uma escolha acertada da profissão. - Critérios para a escolha

O setor de psicologia do Colégio Padre Ovídio oferece a você algumas dicas para uma escolha acertada da profissão. - Critérios para a escolha O setor de psicologia do Colégio Padre Ovídio oferece a você algumas dicas para uma escolha acertada da profissão. - Critérios para a escolha profissional a) Realização Pessoal Que você se sinta feliz

Leia mais

Material complementar para Fogueira Santa

Material complementar para Fogueira Santa Material complementar para Fogueira Santa 4 a 10 anos referência bíblica Gênesis 12.1-4; 15.1-5 alvo da lição Ensinar às crianças que quem vive na fé de Abraão é uma das estrelas que ele viu ao sair da

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

A Comunicação Estratégica. no âmbito da Mudança Organizacional

A Comunicação Estratégica. no âmbito da Mudança Organizacional A Comunicação Estratégica no âmbito da Mudança Organizacional Entrevista 1 Organização A Caracterização da Organização e Entrevistado Tipo ORGANIZAÇÃO - A Instituição Particular de Solidariedade Social,

Leia mais

Organização do Quadro Social

Organização do Quadro Social Organização do Quadro Social NÚCLEO COOPERATIVO: DIAGNOSE Elaborado por: Dr. Gláucio Nóbrega Organização do Quadro Social O QUE É ISSO? OQS - Definições Criação de Grupos (Núcleos) de Cooperados para o

Leia mais

PAPEL DO ADMINISTRADOR. Henri Fayol

PAPEL DO ADMINISTRADOR. Henri Fayol PAPEL DO ADMINISTRADOR Henri Fayol DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração Da Revolução Urbana à Revolução Digital. IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição?

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição? Caríssimo aluno da Rede CEJA, Seja muito bem vindo à sua escola! Estamos muito felizes que você tenha optado por dar continuidade aos seus estudos conosco, confiando e acreditando em tudo o que poderemos

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO CÓDIGO DE ÉTICA DA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO 0 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO... 2 2 - ABRANGÊNCIA... 2 3 - PRINCÍPIOS GERAIS... 2 4 - INTEGRIDADE PROFISSIONAL E PESSOAL... 3 5 - RELAÇÕES COM

Leia mais

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7 HTTP://WWW.SUPEREDESAFIOS.COM.BR/SEGREDO/FORMULANEGOCIOONLINE E8BOOKCURSODE ORATÓRIA Prof.DaniloMota Prof.&Danilo&Mota& &Blog&Supere&Desafios& 1 Introdução:Tempodeouvir,tempodefalar. Não saber ouvir bem,

Leia mais

UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO)

UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO) Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 1 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO) 9-11 Anos CONCEITO CHAVE O primeiro passo para se ganhar a batalha é escolher

Leia mais

Empresa. A ACEL foi fundada em novembro de 1998, e reúne 20 empresas do setor de telefonia móvel celular.

Empresa. A ACEL foi fundada em novembro de 1998, e reúne 20 empresas do setor de telefonia móvel celular. 1 Empresa A ACEL foi fundada em novembro de 1998, e reúne 20 empresas do setor de telefonia móvel celular. O presidente da ACEL é Luiz Alberto Garcia o qual foi eleito para um mandato de dois anos, que

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES GUIA DO ALUNO Seja bem-vindo(a) às disciplinas on-line dos cursos de gradução das Instituições do Grupo Ser Educacional! Agora que você já está matriculado(a)

Leia mais

RELAÇÕES HUMANAS. Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP - 42883

RELAÇÕES HUMANAS. Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP - 42883 Coren/SP - 42883 n Onde houver duas pessoas, com certeza teremos um relacionamento 2 n Não é surpresa para ninguém que as pessoas diferem umas das outras, não havendo dois seres iguais no mundo. n O homem

Leia mais

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias janeiro/2007 página 1 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Maria Lucia Machado e Maria Malta Campos: Na maioria dos países

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

MANUAL DO INSTRUTOR DE CLUBE Instituído no Manual do Presidente de Clube, página 18 que pode ajudar na melhoria de seu clube UM PENSAMENTO

MANUAL DO INSTRUTOR DE CLUBE Instituído no Manual do Presidente de Clube, página 18 que pode ajudar na melhoria de seu clube UM PENSAMENTO ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Rio de Janeiro Brasil Leitura Selecionada LS 33 MANUAL DO INSTRUTOR DE CLUBE Instituído no Manual do Presidente de Clube, página 18 que pode ajudar na melhoria de seu

Leia mais

Marketing Pessoal. Uma visão de si mesmo

Marketing Pessoal. Uma visão de si mesmo Marketing Pessoal Uma visão de si mesmo 1 O Curriculo O currículo é uma peça importante para a sua apresentação profissional, então seja profissional na sua apresentação. 2 O currículo UM BOM CURRÍCULO......apresenta

Leia mais

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Entrevista, Ministério do Planejamento domingo, 6 de novembro de 2011 Carlos Bafutto O SOS Concurseiro discutiu, com exclusividade,

Leia mais

Dicas para Liderar com alta performance

Dicas para Liderar com alta performance Walbron Siqueira 5 Dicas para Liderar com alta performance Faça da melhoria contínua um hábito e seja o protagonista de sua carreira Sobre o autor Walbron Siqueira é bancário, especialista em gestão de

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

Gestão de Pessoas. É bem mais fácil quando você conhece profundamente seus colaboradores

Gestão de Pessoas. É bem mais fácil quando você conhece profundamente seus colaboradores Gestão de Pessoas É bem mais fácil quando você conhece profundamente seus colaboradores 1 Gestão de Pessoas Acalme-se. Já não é necessário comer um quilo de sal pra conhecer profundamente as pessoas com

Leia mais

Construindo Relacionamentos

Construindo Relacionamentos Construindo Relacionamentos Objetivos: Promover a conscientização da necessidade de trabalho em equipe e de construir relacionamentos como um componente da formação de equipe Oferecer sugestões e instrumentos

Leia mais

Aula 05 - Compromissos

Aula 05 - Compromissos Aula 05 - Compromissos Objetivos Agendar compromissos, utilizando verbos no infinitivo ou a estrutura (ir) + ter que + verbos no infinitivo; conversar ao telefone, reconhecendo e empregando expressões

Leia mais

Coleção Sucesso Profissional

Coleção Sucesso Profissional Este E-BOOK é indicado para: Vendedores Coleção Sucesso Profissional Gestores Atendentes Empresários Empreendedores Profissionais de todas as áreas Benefícios deste E-BOOK: Conteúdo exclusivo Assuntos

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

Relacionamento com a sociedade e a mídia. O magistrado e os meios de comunicação social

Relacionamento com a sociedade e a mídia. O magistrado e os meios de comunicação social Relacionamento com a sociedade e a mídia O magistrado e os meios de comunicação social Por que é importante que juízes deixem de lado a idéia de que só devem falar nos autos e se relacionem profissionalmente

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Metroflex Telecom Brasil Internet Brasweb AMBIENTAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES PARTE I

Metroflex Telecom Brasil Internet Brasweb AMBIENTAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES PARTE I Metroflex Telecom Brasil Internet Brasweb AMBIENTAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES PARTE I A Brasweb Internet foi criada em 1997, o surgimento da empresa aconteceu após um de seus sócios (Fernando Almeida) sofrer

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

SUPERVISOR DARLAN B. OLIVEIRA

SUPERVISOR DARLAN B. OLIVEIRA SUPERVISOR DARLAN B. OLIVEIRA RELATO DOS ENCONTROS - SUBPROJETO FISICA INSITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇAO DINARTE RIBEIRO Este relato de experiência tem como objetivo apresentar as ações vivenciadas no Subprojeto

Leia mais

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 Comentário geral: As provas apresentaram grau de dificuldade médio. Não houve uma preocupação da banca em aprofundar os conceitos ou dificultar a interpretação

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais