ATENDENDO COM QUALIDADE.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATENDENDO COM QUALIDADE. www.viveresaber.com.br"

Transcrição

1 ATENDENDO COM QUALIDADE

2 OFERECIDO POR:

3 Desenvolvido por: ADELINO CRUZ Consultor, Palestrante e Diretor da Viver e aber; Bacharel em Comunicação ocial; Foi Professor da FAMECO PUC/R e da UFM; Atuou nas empresas: Grupo APLUB Conselheiro e Diretor, Grupo RB, Gazeta mercantil, Jornal do Comércio.

4 Competência desenvolvida neste curso Atender bem e gerar resultados para as empresas e para o desenvolvimento profissional.

5 Metodologia do curso Utilizaremos a metodologia OLUÇÃO DE PROBLEMA, onde você aprenderá, através de um problema. Você terá que buscar alternativas para solucioná-lo, apresentando uma resposta baseado em suas convicções e conhecimentos. No módulo seguinte, você encontrará a solução ideal para cada problema. Compare com a sua solução e veja se você está certo ou chegou próximo da solução ideal. Dessa forma aprenderá de maneira fácil o que precisa saber para atuar em atendimento.

6 Veremos neste curso... Atendimento e o mercado Estamos preparados? Exercícios práticos Atendimento de qualidade

7 Organização Atendimento de qualidade só é possível para empresas organizadas, bem estruturadas, que tenham um planejamento que norteie seu caminho.

8 Fidelizar é necessário Atingir o mercado não é trabalho fácil. A grande maioria das empresas só pensa em vender ou captar clientes no mercado para formar sua carteira.

9 Imagem é tudo... Entretanto, para que isso ocorra é preciso que a imagem da empresa ou organização chegue antes.

10 Motor no ponto... É fundamental que a Empresa em primeiro lugar se organize para depois ir ao mercado.

11 Excelência... Quando a Empresa tiver certeza de que tem a melhor organização possível e os melhores produtos que agregarão benefícios ao consumidor, então ela poderá realizar vendas e marcar presença, com pessoas altamente qualificadas, após treinamento que garanta a excelência do atendimento.

12 Reflexão O que é preciso fazer para atender com alta qualidade? Escreva o que você pensa sobre atender com qualidade. Descreva cinco pontos fortes que farão com que um atendimento se realize com qualidade. Escreva também, cinco pontos que podem prejudicar o atendimento.

13 ou um especialista? O profissional que trabalha com atendimento precisa conhecer profundamente o que faz. Este é um diferencial importante que norteará o atendimento.

14 Para conhecer bem o que faz é necessário: Conhecer a Empresa que representa, em todos os seus detalhes; aber o nome de todos os dirigentes e principais chefias; aber responder sobre qualquer produto da Empresa; Conhecer a posição da empresa no mercado em relação a concorrência; aber a que órgão fiscalizador a empresa está subordinada; Ter conhecimento de notícias veiculadas sobre a empresa e o mercado que ela atende;

15 Ponto a ponto... Vamos iniciar os exercícios práticos utilizando as situações problemas para entender cada ponto.

16 ituação problema (1) Conhecer a Empresa que representa, em todos os seus detalhes. Case: Vamos criar uma situação fictícia, para ajudá-lo a entender a situação problema apresentada.

17 ituação problema (1) A Empresa X contrata um funcionário e após um pequeno treinamento coloca-o para atender. Ele recebeu informações básicas sobre sua atividade, mas não sobre a empresa como um todo. Entra um cliente para comprar um eletrodoméstico. Quando escolhe o produto que lhe agradou pergunta ao funcionário que o está atendendo. ua empresa está inserida na política de sustentabilidade? O material que é usado é todo reciclado? O funcionário não recebeu informações sobre isso. Exercício: Assuma a posição do atendente. Como você responderia esta questão?

18 ituação problema (1) Resolva o problema baseado nas suas convicções pessoais, escreva ou digite em um editor Word as suas conclusões pessoais. No módulo seguinte, você encontrará a solução ideal para este problema. Compare com a sua solução e veja se você pensou certo ou chegou próximo da solução ideal.

19 ituação problema (1) Resposta específica da primeira situação problema: O funcionário não recebeu informações sobre sustentabilidade. Para não dizer ao cliente que não sabe deve pedir um momento e buscar a informação com o supervisor. ustentabilidade é um dos temas mais comentados do momento. A empresa deve repassar informações sobre este assunto nos treinamentos. alientar os aspectos relacionados ao meio ambiente, ao social e a preservação da vida.

20 ituação problema (1) Resposta específica da primeira situação problema: Muitas empresas colocam este assunto como uma missão e defendem esta postura como um objetivo. endo objetivo da Empresa deverá ser assimilada por todos os colaboradores. Não é difícil aderir a esta política, uma vez que todos precisam se engajar no esforço de cuidar do planeta Terra. Cada profissional precisa se interessar por este assunto e pesquisar na Internet ou em livros para conhecer e se engajar nesta luta que deve ser de todos.

21 ituação problema (1) Resposta específica da primeira situação problema: O colaborador bem treinado, de uma empresa que luta por este objetivo responderia com total segurança o questionamento do cliente deixando-o satisfeito por adquirir um produto em uma empresa que luta por aquilo que ele também acredita. Isto fideliza o cliente, fazendo com que ele retorne a empresa sempre que tiver uma necessidade.

22 ituação problema (1) Resposta específica da primeira situação problema: Caso a Empresa não esteja inserida neste contesto a resposta deverá ser objetiva, informando ao cliente que esta política não está sendo seguida pela empresa. Nos dias de hoje isto é negativo, mas como não depende do colaborador ele poderá complementar dizendo que anotará pergunta e encaminhará para os órgãos competentes.

23 ituação problema (1) Resposta específica da primeira situação problema: Agradeça ao cliente pelo assunto levantado, demonstrando que será uma contribuição para a empresa. Ele se sentirá participante da empresa, uma vez que levantou um assunto que poderá ser aceito e seguido. Isto é importante. Fazer com que o cliente fique sempre muito satisfeito com o atendimento. A empresa que agir assim estará construindo uma imagem de respeito perante a comunidade onde estiver inserida.

24 ituação problema (2) aber o nome de todos os dirigentes e principais chefias Case: Vamos criar uma nova situação fictícia, para ajudá-lo a entender a situação problema apresentada.

25 ituação problema (2) Outro funcionário da Empresa X, recebe um cliente, que diz conhecer o presidente da Empresa. Começa a falar sobre o mesmo. O funcionário fica parado, ouvindo perplexo, porque foi admitido há pouco tempo e não tem muitas informações, principalmente sobre os órgãos dirigentes da Empresa. O Cliente percebendo que ele não diz nada pergunta: Você conhece o Presidente de sua Empresa?

26 ituação problema (2) Exercício: Assuma a posição do atendente. e você responder que não sabe dará demonstração, que está despreparado e não foi devidamente treinado, o que compromete a imagem da Empresa. Como você resolveria esta situação visando marcar uma imagem positiva no seu cliente? A exemplo do exercício anterior, resolva o problema, escreva ou digite suas conclusões pessoais. No módulo seguinte, você encontrará a solução ideal.

27 ituação problema (2) Resposta específica da segunda situação problema: Neste caso a melhor resposta é a verdade. Para não comprometer a imagem empresa dizer que está há pouco tempo trabalhando e que apesar de ter recebido treinamento com estas informações, não está lembrando o nome do presidente. Pede um momento, pois vai consultar o Manual ou o upervisor. O cliente ficará satisfeito porque viu a boa vontade em ser informado sobre o que perguntou.

28 ituação problema (2) Resposta específica da segunda situação problema: e o colaborador já está há mais tempo na empresa precisa saber estas informações. Muitas pessoas conhecem os dirigentes e gostam de dizer isso a quem os atende. Querem dar a entender que são pessoas importantes por conhecerem o presidente da Empresa. Na verdade querem dizer: Tratem-me bem porque conheço o seu presidente.

29 ituação problema (3) aber responder sobre qualquer produto da Empresa. Case: Vamos criar uma nova situação fictícia, para ajudá-lo a entender a situação problema apresentada.

30 ituação problema (3) O Atendente recebeu treinamento durante três dias. Tomou conhecimento de todos os produtos. Aprendeu a pesquisar e buscar informações que contribuam para fazer um atendimento. Entretanto, sente-se inseguro e está evitando os clientes. Como fazer para resolver isto, uma vez que poderá ser prejudicado e dispensado? A exemplo do exercício anterior, resolva o problema, escreva ou digite suas conclusões pessoais. No módulo seguinte, você encontrará a solução ideal.

31 ituação problema (3) Resposta específica da terceira situação problema: Duas considerações: Primeiro a empresa deve treinar e avaliar para sentir que o colaborador está dominando o que foi ensinado. Dependendo do tamanho e da complexidade da empresa, o tempo de treinamento deve ser estipulado visando dar pleno conhecimento de toda a empresa e todos os produtos. A responsabilidade pelo treinamento eficaz é da empresa.

32 ituação problema (3) Resposta específica da terceira situação problema: egundo, o colaborador ao iniciar seu período de treinamento deve dedicar várias horas de estudo em casa para conhecer a totalidade do que precisará aprender para fazer bem o seu trabalho. O interesse em aprender deve ser do colaborador, pois há uma expectativa, sempre que uma empresa contrata pessoas, para ver quem são aqueles que se destacarão. A Empresa busca sempre pessoas que conquistem resultados. O colaborador deve fazer o possível para garantir sua permanência na empresa, demonstrando interesse e conhecimento suficiente para conseguir os resultados esperados.

33 ituação problema (3) Resposta específica da terceira situação problema: Não evite o cliente, pois você aprende com ele. O supervisor sempre está observando os colaboradores. Ele percebe quem faz de conta que trabalha e isto não é recomendável para quem tem interesse em continuar trabalhando na empresa. A melhor maneira de você aprender é pesquisar por você mesmo. Entre no site da Empresa e descubra tudo o que você precisa para fazer bem as suas tarefas. Demonstre pro atividade, isto é saia na frente, não se esconda, assuma posições, marque sua presença e sua carreira estará garantida.

34 ituação problema (4) Conhecer a posição da empresa no mercado em relação à concorrência. Case: Vamos criar uma nova situação fictícia, para ajudá-lo a entender a situação problema apresentada.

35 ituação problema (4) O Atendente não tem conhecimento da concorrência. Para ele, jovem ainda, isto não é importante. O treinamento foi falho e não comentou sobre este assunto. Um cliente exaltado reclama em voz alta que a concorrência atende muito melhor. e coloque na situação do atendente e diga como você agiria numa situação como esta. A exemplo do exercício anterior, resolva o problema, escreva ou digite suas conclusões pessoais. No módulo seguinte, você encontrará a solução ideal.

36 ituação problema (4) Resposta específica da quarta situação problema: Todo o cliente exaltado quer palco, quer plateia, isto é quer ser contestado para atrair a atenção de todos. Neste caso dê razão a ele, dizendo que ele está certo e que você irá resolver o problema da melhor maneira possível. Peça desculpas pelo transtorno. Isto vai acalmá-lo porque ele não encontrou resistência. Mantenha a calma e fale com voz suave, sem contestá-lo apenas ouvindo e dando demonstração de que deseja ajudá-lo a resolver o problema. Quando ele voltar ao estado normal, diga-lhe que independente da concorrência você foi treinado para dar o melhor atendimento possível e que você quer que ele saia tranquilo e com a solução do problema.

37 ituação problema (4) Resposta específica da quarta situação problema: e isso não resolver a situação, passe-o ao supervisor. Neste caso o Departamento de pessoal precisa ser avisado para providenciar as informações sobre a concorrência e melhorar o treinamento. Para um colaborador ativo e que está preocupado em crescer na empresa, assim que assumir a sua função, deve buscar no site o maior numero possível de informações e ao mesmo tempo saber sobre a concorrência. A Internet fornece informações sobre qualquer assunto.

38 ituação problema (5) aber a que órgão fiscalizador a empresa está subordinada. Case: Vamos criar uma nova situação fictícia, para ajudá-lo a entender a situação problema apresentada.

39 ituação problema (5) Todas as Empresas possuem um órgão fiscalizador. O atendente não tem nenhum conhecimento sobre isso. Atende um cliente exaltado que diz que fará uma reclamação ao órgão fiscalizador. Não é interessante para a empresa ser chamada para dar explicações junto ao órgão fiscalizador. O que fazer? A exemplo do exercício anterior, resolva o problema, escreva ou digite suas conclusões pessoais. No módulo seguinte, você encontrará a solução ideal.

40 ituação problema (5) Resposta específica da quinta situação problema: Responder sem se alterar dizendo que ele tem todo o direito de procurar o órgão fiscalizador, mas que no seu entendimento isto não será necessário porque ele receberá toda a atenção possível e o esclarecimento do problema. Peça um tempo para identificar o que houve informando que logo ele terá uma resposta. Não demore em dar a resposta, caso contrário a situação vai piorar. e o atendimento for presencial, convide-o para passar para uma sala especial e coloque-o a vontade. Isto o acalmará. Logo mudará de atitude porque sentiu que lhe foi dada toda a atenção possível.

41 ituação problema (6) Ter conhecimento de notícias veiculadas sobre a empresa no dia. Case: Vamos criar uma nova situação fictícia, para ajudá-lo a entender a situação problema apresentada.

42 ituação problema (6) A empresa através de sua assessoria de comunicação social, ligada ao Marketing, costuma dar conhecimento das notícias veiculadas na imprensa a seus colaboradores, através do site interno. Naquele dia o atendente não leu as notícias logo que chegou à empresa. Havia uma comunicação oficial informando que havia negociações adiantadas sobre este assunto, uma vez que a noticia já estava em alguns jornais. Um cliente chega e pergunta se é verdade que a empresa seria vendida e o atendente responde que não. O cliente responde que ele não está bem informado. Como ele recebeu a orientação de que não poderia discutir com clientes, chama o gerente e comenta o que está acontecendo.

43 ituação problema (6) O gerente percebe que ele não leu as informações no site interno. Qual o aprendizado que ficou sobre esta situação? A exemplo do exercício anterior, resolva o problema, escreva ou digite suas conclusões pessoais. No módulo seguinte, você encontrará a solução ideal.

44 ituação problema (6) Resposta específica da sexta situação problema: Esta situação é negativa para o atendente de todas as maneiras, conforme segue: Demonstra desinteresse pelo site que é sua fonte de informação. Demonstra desconhecimento de assunto tão importante perante o cliente. Perde pontos na sua avaliação. Em um mundo competitivo, onde só há lugar para os melhores, quem conquista um lugar no mercado precisa demonstrar o maior interesse possível para não perdê-lo. Isto exige esforço, dedicação e principalmente interesse em saber tudo o que puder sobre a empresa. Neste caso, fatalmente no caso da conclusão da negociação o gerente não o indicaria para continuar na empresa.

45 CONCLUÃO DO PROBLEMA TRABALHADO Toda a empresa deve ter preocupação em treinar seus colaboradores, visando atender bem seus clientes. Para isso, não basta uma entrevista ou mesmo um treinamento de um dia. Nenhum profissional conseguirá memorizar toda uma estrutura empresarial em tão curto espaço de tempo. Para que o colaborador domine os assuntos relacionados à sua atividade e conheça a empresa é necessária uma programação dirigida, aonde um orientador conduzirá o aprendizado avaliando o seu desempenho.

46 CONCLUÃO DO PROBLEMA TRABALHADO Ao final do período de treinamento o colaborador deverá ter condições de responder sobre qualquer assunto da empresa. ó assim poderá iniciar um período de experiência prática, com acompanhamento permanente. Isto é necessário para que o cliente não se sinta insegura em adquirir um produto ou receber uma informação de uma pessoa que não está devidamente preparada. A imagem da empresa sofre abalo quando um atendente não demonstra conhecimento do que faz. Cabe ao colaborador informar seu supervisor sempre que não se sentir seguro para realizar uma tarefa. É recomendável pedir ajuda do que comprometer a imagem da empresa com um mau atendimento.

47 Atender bem gera resultados para as empresas

48 Postura pessoal do atendente: aber ouvir e responder pausadamente sem atropelos; Ter postura pessoal adequada; Boa apresentação, demonstrando higiene e bom gosto no vestir; Nunca erguer a voz.

49 Postura pessoal do atendente: Deixar o cliente expor suas dúvidas sem interrompê-lo; Responder demonstrando que conhece o assunto e com voz tranqüila; Nunca discutir com o cliente; aber a hora de chamar um supervisor caso sinta que não consegue resolver o problema.

50 Treinamento constante é fundamental. O atendimento deve ser planejado e seus processos devem responder de forma ágil e com resultados. O atendimento deve ser medido e controlado, somente assim, podemos melhorar constantemente sem repetir erros.

51 A imagem da empresa sofre abalo quando um atendente não demonstra conhecimento do que faz. Cabe ao colaborador informar seu supervisor sempre que não se sentir seguro para realizar uma tarefa. É recomendável pedir ajuda do que comprometer a imagem da empresa com um mau atendimento.

52 Qualidade... Qualidade segundo o Moderníssimo Dicionário Brasileiro é a característica de uma coisa, o modo de ser, disposição moral, predicado.

53 Qualidade... Podemos dizer que a qualidade leva a excelência no atendimento, pois trabalhar fazendo o melhor passa a ser um modo de ser.

54 Qualidade nada mais é do que fazer bem feito o que precisa ser feito. É se empenhar para deixar o cliente satisfeito. Para isso é preciso saber que o cliente, antes de mais nada, quer atenção. Quando o atendente é bem treinado e traz consigo boa educação e gentileza conseguirá fazer seu trabalho com qualidade, contribuindo para o sucesso da empresa. Qualidade...

55 Todo o atendente deve saber que ele ajuda a construir a imagem da empresa. Dependendo de suas atitudes a imagem será positiva ou negativa. É uma função importante, que engrandece aquele que a pratica. Qualidade...

56 Atitudes como ser educado, gentil, prestativo e principalmente se colocar na situação do cliente levarão o atendente a fazer um bom atendimento. Qualidade...

57 Com conhecimento do que faz, com a capacidade de dar atenção ao cliente e com atitudes positivas, o atendimento será bem feito, ficando o cliente satisfeito e a empresa com imagem positiva. Qualidade...

58 CINCO PONTO FORTE PARA ATENDER COM QUALIDADE Total atenção ao cliente; aber ouvir e responder positivamente (sempre há uma boa solução); er gentil e educado; Conhecer profundamente o que faz; olucionar o problema. Qualidade...

59 CINCO PONTO NEGATIVO QUE IMPEDEM UM BOM ATENDIMENTO Não saber ouvir; Responder precipitadamente, dizendo que não dá; Demonstrar impaciência ou má vontade; Não ser simpático com o cliente; Querer induzir uma compra ou mostrar que sabe mais que o cliente. Qualidade...

60 Conclusão A missão básica da empresa é cumprir a promessa de entrega ao consumidor, evitando gerar frustração. As empresas bem sucedidas só prometem aquilo que podem cumprir. Este é, talvez, o maior desafio para as marcas.

61 Desenvolva-se Anote as sugestões, elogios ou mesmo críticas ao seu trabalho. Não tenha medo das críticas, pois elas poderão ajudar a melhorar seu desempenho. Nunca esqueça que é bom ouvir o que estamos errando, pois só assim, conseguiremos corrigir os erros e defeitos. É preciso ser humilde para aprender e aceitar e corrigir o que precisa ser melhorado.

62 ucesso A empresa Viver e aber espera que este curso contribua para o seu desenvolvimento profissional e lhe traga ótimos resultados. Indique este curso para seus colegas ou equipe. Caso tenha dúvidas ou deseje mais esclarecimentos, entre em contato pelo site: Fale conosco

63 ETE CURO FOI OFERECIDO POR:

Capítulo 15: TÉCNICAS PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO

Capítulo 15: TÉCNICAS PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO Capítulo 15: TÉCNICAS PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO 15.1 Como se Preparar para as Entrevistas É absolutamente essencial treinar-se para as entrevistas. Se você não praticar, poderá cometer todos os tipos

Leia mais

ATENDIMENTO AO CLIENTE: DIFERENCIE-SE DA CONCORRÊNCIA E VENDA MAIS

ATENDIMENTO AO CLIENTE: DIFERENCIE-SE DA CONCORRÊNCIA E VENDA MAIS DIFERENCIE-SE DA CONCORRÊNCIA E VENDA MAIS DIFERENCIE-SE DA CONCORRÊNCIA E VENDA MAIS Visa a ampliar a visão de empresários quanto à necessidade de aperfeiçoar o atendimento a clientes como forma de construir

Leia mais

Caros amigos e alunos, este espaço destaquei para que vocês possam perceber alguns testes em relação ao autoconhecimento, inteligência, autoestima,

Caros amigos e alunos, este espaço destaquei para que vocês possam perceber alguns testes em relação ao autoconhecimento, inteligência, autoestima, Testes em Geral Caros amigos e alunos, este espaço destaquei para que vocês possam perceber alguns testes em relação ao autoconhecimento, inteligência, autoestima, raciocínio lógico, empatia entre outros.

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

21 sacadas para levar o seu negócio para o próximo nível

21 sacadas para levar o seu negócio para o próximo nível Para quem é este livro? Este livro é para todas aquelas pessoas que fazem o que amam em seu trabalho mas não estão tendo o retorno que gostariam. Este mini guia com 21 sacadas é um resumo dos atendimentos

Leia mais

InfoProduto Já. Qual Sua Marca? Você Sabe Vender Sua Imagem? *Sheila Souto

InfoProduto Já. Qual Sua Marca? Você Sabe Vender Sua Imagem? *Sheila Souto Qual Sua Marca? Você Sabe Vender Sua Imagem? *Sheila Souto Um Marketing Pessoal bem arquitetado pode alavancar de maneira decisiva seus negócios ou carreira, pois como dizem por aí: A primeira impressão

Leia mais

Relacionamento com a sociedade e a mídia. O magistrado e os meios de comunicação social

Relacionamento com a sociedade e a mídia. O magistrado e os meios de comunicação social Relacionamento com a sociedade e a mídia O magistrado e os meios de comunicação social Por que é importante que juízes deixem de lado a idéia de que só devem falar nos autos e se relacionem profissionalmente

Leia mais

MARIA CÉLIA BASTOS PEREIRA

MARIA CÉLIA BASTOS PEREIRA MARIA CÉLIA BASTOS PEREIRA Maria Célia Bastos Pereira Edição revisada - 2013 Revisado por Maria Helena Bastos Pereira Diagramado por Regina Coeli Duarte rcoeliduarte@gmail.com MARIA CÉLIA BASTOS PEREIRA

Leia mais

QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader

QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE: Quer ganhar dinheiro; Quer uma renda extra; Deseja conhecer pessoas e fazer novas amizades;

Leia mais

Educação é o primeiro passo para desenvolver a segurança e saúde no trabalho.

Educação é o primeiro passo para desenvolver a segurança e saúde no trabalho. Educação é o primeiro passo para desenvolver a segurança e saúde no trabalho. DDS DICAS PARA UM BOM DIALAGO DE SEGURANÇA APRESENTAÇÃO Palestrante: RAFAELA LOPES LOBO Técnica de Segurança do Trabalho Bombeiro

Leia mais

INDICADORES DE PERFORMANCE PARA EMPRESAS DE SEGURANÇA. Como medir resultados e fugir de gargalos de recursos na sua organização

INDICADORES DE PERFORMANCE PARA EMPRESAS DE SEGURANÇA. Como medir resultados e fugir de gargalos de recursos na sua organização PERFORMANCE PARA EMPRESAS DE SEGURANÇA Como medir resultados e fugir de gargalos de recursos na sua organização INTRODUÇÃO Cada vez mais empresas de segurança brasileiras procuram a profissionalização

Leia mais

A técnica a serviço da aproximação com os doadores: Marketing de relacionamento nos Doutores da Alegria

A técnica a serviço da aproximação com os doadores: Marketing de relacionamento nos Doutores da Alegria Agentes Financiadores Notícias e atualidades sobre Agentes Financiadores nacionais e internacionais página inicial A técnica a serviço da aproximação com os doadores: Marketing de relacionamento nos Doutores

Leia mais

MANUAL DE OBSERVAÇÃO PARA O EDUCADOR: CONHECENDO MELHOR A PRÁTICA PROFISSIONAL E MEUS ALUNOS

MANUAL DE OBSERVAÇÃO PARA O EDUCADOR: CONHECENDO MELHOR A PRÁTICA PROFISSIONAL E MEUS ALUNOS MANUAL DE OBSERVAÇÃO PARA O EDUCADOR: CONHECENDO MELHOR A PRÁTICA PROFISSIONAL E MEUS ALUNOS Caro leitor: O objetivo principal deste Manual de Observação para o Educador: conhecendo melhor a prática profissional

Leia mais

O caminho do sucesso FORMAÇÃO: AGORA E SEMPRE

O caminho do sucesso FORMAÇÃO: AGORA E SEMPRE 08 05 06 O caminho do sucesso Independente do que cada pessoa considera sucesso, trilhar uma trajetória vencedora depende de investir em uma sólida formação, da gestão eficiente da carreira e de construir

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

Informativo EDIÇÃO 12 ANO IV. Julho/ Agosto/ Setembro 2015. PACER comemora 12 anos de história DESTAQUES DESTA EDIÇÃO TRANSPORTE DE CARGAS:

Informativo EDIÇÃO 12 ANO IV. Julho/ Agosto/ Setembro 2015. PACER comemora 12 anos de história DESTAQUES DESTA EDIÇÃO TRANSPORTE DE CARGAS: EDIÇÃO 12 ANO IV (11) 3648-4700 / (21) 3161-8600 www.pacer.com.br Informativo Julho/ Agosto/ Setembro 2015 PACER comemora 12 anos de história DESTAQUES DESTA EDIÇÃO TRANSPORTE DE CARGAS: 10 ANOS PACER:

Leia mais

TÍTULO: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS ESTUDO DE CASO NO RAMO VAREJISTA DE SUPERMERCADOS NA CIDADE DE SANTA ALBERTINA/SP

TÍTULO: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS ESTUDO DE CASO NO RAMO VAREJISTA DE SUPERMERCADOS NA CIDADE DE SANTA ALBERTINA/SP TÍTULO: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS ESTUDO DE CASO NO RAMO VAREJISTA DE SUPERMERCADOS NA CIDADE DE SANTA ALBERTINA/SP CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Motivar os Professores

Motivar os Professores Motivar os Professores Ramiro Marques Conferência Realizada no Dia da Escola Escola Superior de Educação de Santarém 11 de Novembro de 2003 Uma das formas de motivar o jovem professor é: Ouvi-lo com atenção

Leia mais

Motivar a sua equipe: O grande desafio da Liderança

Motivar a sua equipe: O grande desafio da Liderança Motivar a sua equipe: O grande desafio da Liderança Existem diversos textos sobre Gestão sendo publicados diariamente, e dentre eles, muitos tratam do tema liderança, que certamente é um dos assuntos mais

Leia mais

MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S

MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S A contratação contínua de talentos não pode ser isolada da estratégia geral da empresa, pois o correto recrutamento irá agregar pessoas mais valiosas, trazendo mais resultados.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 14 Discurso: em encontro com professores

Leia mais

Investir Seu tempo Investir Em seu próprio treinamento. Comprometa-se com a Forever por ao menos 12 meses

Investir Seu tempo Investir Em seu próprio treinamento. Comprometa-se com a Forever por ao menos 12 meses Comprometa-se com a Forever por ao menos 12 meses Acreditar Na empresa Acreditar Nos produtos Acreditar No Marketing Multinível Acreditar Em você mesmo Aprender Sobre o Plano de Marketing Aprender Sobre

Leia mais

ESTRATÉGIAS PARA PROVA MENTALIDADE E ORGANIZAÇÃO TODO CONTEÚDO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS CICLO E3R PREPARO PARA O ESTUDO

ESTRATÉGIAS PARA PROVA MENTALIDADE E ORGANIZAÇÃO TODO CONTEÚDO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS CICLO E3R PREPARO PARA O ESTUDO ESTRATÉGIAS PARA PROVA TODO CONTEÚDO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS MENTALIDADE E CICLO E3R PREPARO PARA O ESTUDO OBJETIVO DO MÓDULO SEU MAIOR CONCORRENTE É VOCÊ. SE VOCÊ IDENTIFICA OS PRÓPRIOS ERROS E ORGANIZA

Leia mais

Desejamos a você um completo sucesso, construindo sua verdadeira riqueza.

Desejamos a você um completo sucesso, construindo sua verdadeira riqueza. PROGRAMA MASTER 72h MASTER 72h Prezado Consultor, Nós da família Hinode preparamos esse material com muito carinho para você, pois temos um sonho de fazer desse mundo, um mundo melhor. Nosso objetivo é

Leia mais

CURSO DE COMUNICAÇÃO E VENDAS. www.viveresaber.com.br

CURSO DE COMUNICAÇÃO E VENDAS. www.viveresaber.com.br CURSO DE COMUNICAÇÃO E VENDAS OFERECIDO POR: Desenvolvido por: ADELINO CRUZ Consultor, Palestrante e Diretor da Viver e Saber; Bacharel em Comunicação Social e; Foi Professor da FAMECOS PUC/RS e da UFSM;

Leia mais

Aula 3. Comunicação Organizacional

Aula 3. Comunicação Organizacional Aula 3 Comunicação Organizacional Comunicação Interna (Endomarketing) Profa. Ms. Daniela Cartoni Comunicação Organizacional Comunicação Externa Comunicação Organizacional Comunicação Interna Comunicação

Leia mais

Veja 10 fatores a serem avaliados ao receber proposta de emprego

Veja 10 fatores a serem avaliados ao receber proposta de emprego Terça-feira, 10 de dezembro de 2013 Atualizado em 10/12/2013 08h00 Veja 10 fatores a serem avaliados ao receber proposta de emprego Profissional deve pesar salário, plano de carreira, horário, entre outros.

Leia mais

Universidade Federal da Grande Dourados COIN Coordenadoria de Informática DSI - Divisão de Sistemas da Informação. Manual de atendimento ao usuário

Universidade Federal da Grande Dourados COIN Coordenadoria de Informática DSI - Divisão de Sistemas da Informação. Manual de atendimento ao usuário Universidade Federal da Grande Dourados COIN Coordenadoria de Informática DSI - Divisão de Sistemas da Informação Manual de atendimento ao usuário 1. Introdução e objetivos Este documento em forma de manual

Leia mais

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida.

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Será que já paramos e pensamos no que é o tempo? Podemos afirmar que o tempo é nossa própria vida. E a vida só é vivida no aqui e agora, no efêmero momento entre o passado

Leia mais

O Papel dos Meios de Comunicação na Formação da Imagem Empresarial importância do Assessor de Imprensa neste processo 1

O Papel dos Meios de Comunicação na Formação da Imagem Empresarial importância do Assessor de Imprensa neste processo 1 O Papel dos Meios de Comunicação na Formação da Imagem Empresarial importância do Assessor de Imprensa neste processo 1 Evelyn Nascimento Bastos 2 Palavras-chaves: Meios de Comunicação; Imagem Empresarial;

Leia mais

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas.

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. O Guia do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. Que livro é este? Este livro foi criado a partir do conteúdo da formação de LIFE COACH do Instituto RM de Coaching. Sendo assim o livro contempla tudo

Leia mais

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO **Material elaborado por Taís Vieira e Marley Rodrigues

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO **Material elaborado por Taís Vieira e Marley Rodrigues Faccat Faculdades Integradas de Taquara Curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda Disciplina: Planejamento e Assessoria em Comunicação Profª Me. Taís Vieira ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO **Material

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA SKYLACK

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA SKYLACK QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA SKYLACK Jéssica Fernanda Torres 1 Larissa Custódio Grosseli 2 Solange Suffi Barbosa 3 Edson Leite Lopes Gimenez 4 RESUMO A qualidade de vida no

Leia mais

Gestão Estratégica de Pessoas

Gestão Estratégica de Pessoas Gestão Estratégica de Pessoas MBA FGV 1 Grandes Decisões sobre Pessoas Fatores que Garantem o Resultado As Tendências e Perspectivas de Gestão de Pessoas em Saúde Gestão de Pessoas e o Balanced Score Card

Leia mais

NEGOCIAÇÃO DE CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE

NEGOCIAÇÃO DE CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE 2 NEGOCIAÇÃO DE CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE Quando uma empresa vai pra internet e investe em marketing digital, essas são as 3 coisas que precisam ser feitas: 1- GERAR LEADS 2- TRANSFORMAR LEADS EM CLIENTES

Leia mais

CURSO ONLINE: LIDERANÇA

CURSO ONLINE: LIDERANÇA CURSO ONLINE: LIDERANÇA O QUE É 2 O que é Liderança? A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer. (Harry Truman 33º Presidente dos EUA) Liderança

Leia mais

Atendimento pós-venda: gestão estratégica da ex...

Atendimento pós-venda: gestão estratégica da ex... Atendimento pós-venda: gestão estratégica da ex... (/artigos /carreira/comopermanecercalmosob-pressao /89522/) Carreira Como permanecer calmo sob pressão (/artigos/carreira/como-permanecer-calmosob-pressao/89522/)

Leia mais

Segredos. 7do Empreendedor de 7SUCESSO

Segredos. 7do Empreendedor de 7SUCESSO 7 Segredos 7 Segredos empreendedor magnético 2015. Empreendedor Magnético www.empreendedormagnetico.com.br Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte,

Leia mais

Guia prático para professores

Guia prático para professores Guia prático para professores Não, Não e NÃO! Comportamentos de Oposição e de Desafio em sala de aula Sugestões práticas da: Nem todas as crianças são iguais, já ouvimos dizer muitas vezes.. Desde cedo,

Leia mais

Para alcançar o Sucesso é preciso que você tenha a plena convicção de que nossos produtos e nossa Oportunidade podem realmente transformar a vida das

Para alcançar o Sucesso é preciso que você tenha a plena convicção de que nossos produtos e nossa Oportunidade podem realmente transformar a vida das Querida Estrela do Bem, Aqui estão alguns Passos para aplicarmos no dia a dia São passos diários para o sucesso do seu negócio MK. Faça o Plano das 100 CARITAS em 4 semanas com todas as Consultoras de

Leia mais

Unidade IV. Comunicação Empresarial. Profª. Cleide de Freitas

Unidade IV. Comunicação Empresarial. Profª. Cleide de Freitas Unidade IV Comunicação Empresarial Profª. Cleide de Freitas Resumo aula anterior Variações Línguísticas Níveis da fala Modelos de redação Veículos de redação administrativa Vantagens e desvantagens da

Leia mais

Como escrever para o seu. Site. e usar seu conhecimento como forma de conquistar e reter clientes. Blog do Advogado Moderno - PROMAD

Como escrever para o seu. Site. e usar seu conhecimento como forma de conquistar e reter clientes. Blog do Advogado Moderno - PROMAD o seu Site e usar seu conhecimento como forma de conquistar e reter clientes. Conteúdo Introdução Escrever bem é um misto entre arte e ciência Seus conhecimentos geram mais clientes Dicas práticas Faça

Leia mais

Teste sua empregabilidade

Teste sua empregabilidade Teste sua empregabilidade 1) Você tem noção absoluta do seu diferencial de competência para facilitar sua contratação por uma empresa? a) Não, definitivamente me vejo como um título de cargo (contador,

Leia mais

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET USE O PODER DA INTERNET Usar as mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para dar mais visibilidade a um produto ou serviço exige aprendizado.

Leia mais

Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012

Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012 Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012 Panorama sobre Gestão da Qualidade, incluindo os princípios fundamentais relacionados ao atendimento A Qualidade em Serviços e a percepção do cliente A importância

Leia mais

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso

Leia mais

SUMÁRIO O QUE É COACH? 2

SUMÁRIO O QUE É COACH? 2 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 O COACHING...4 ORIGENS...5 DEFINIÇÕES DE COACHING...6 TERMOS ESPECÍFICOS E SUAS DEFINIÇÕES...7 O QUE FAZ UM COACH?...8 NICHOS DE ATUAÇÃO DO COACHING...9 OBJETIVOS DO COACHING...10

Leia mais

Varejo: será que o foco está mesmo no cliente?

Varejo: será que o foco está mesmo no cliente? Revista da ESPM -101 Varejo: será que o foco está mesmo no cliente? FÁTIMA MOTTA Graduada em Administração de Empresas (FMU) e Comunicação (ECA/USP) Pós -Graduada em Administração de Empresas (PUC/SP)

Leia mais

Coleção Sucesso Profissional

Coleção Sucesso Profissional Este E-BOOK é indicado para: Vendedores Coleção Sucesso Profissional Gestores Atendentes Empresários Empreendedores Profissionais de todas as áreas Benefícios deste E-BOOK: Conteúdo exclusivo Assuntos

Leia mais

A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS

A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS Juliana da Silva, RIBEIRO 1 Roberta Cavalcante, GOMES 2 Resumo: Como a cultura organizacional pode influenciar no processo de agregar

Leia mais

PAPEL DO ADMINISTRADOR. Henri Fayol

PAPEL DO ADMINISTRADOR. Henri Fayol PAPEL DO ADMINISTRADOR Henri Fayol DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração Da Revolução Urbana à Revolução Digital. IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR

Leia mais

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching,

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, 5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, Consultoria, Terapias Holísticas e Para Encher Seus Cursos e Workshops. Parte 01 Como Se Posicionar e Escolher os Clientes dos Seus Sonhos 1 Cinco Etapas Para

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES (Des)motivação na sala de aula! Sugestões práticas da: Nota introdutória Ser professor é ter o privilégio de deixar em cada aluno algo que este possa levar para a vida, seja

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

FILOSOFIA DO SERVIÇO DE PÓS-VENDA TOYOTA

FILOSOFIA DO SERVIÇO DE PÓS-VENDA TOYOTA FILOSOFIA DO SERVIÇO DE PÓS-VENDA TOYOTA Toyota do Brasil Pós-venda Capítulo 1 - O que o Cliente espera do Serviço de Pós-Venda Capítulo 2 - A Filosofia do Serviço de Pós-Venda Toyota Definindo a Filosofia

Leia mais

Como Funciona e o Que Você Precisa Saber Para Entender o Fator da Perda de Peso? Capítulo 9: Mantendo Um Corpo Livre De Celulite Para o Resto Da Vida

Como Funciona e o Que Você Precisa Saber Para Entender o Fator da Perda de Peso? Capítulo 9: Mantendo Um Corpo Livre De Celulite Para o Resto Da Vida Aviso Legal Qualquer aplicação das recomendações apresentadas neste livro está a critério e único risco (do leitor). Qualquer pessoa com problemas médicos de qualquer natureza deve buscar e consultar um

Leia mais

BENEFÍCIOS E INCENTIVOS NA EMPRESA SKYLACK

BENEFÍCIOS E INCENTIVOS NA EMPRESA SKYLACK BENEFÍCIOS E INCENTIVOS NA EMPRESA SKYLACK Jéssica Fernanda Torres 1 Larissa Custódio Grosseli 2 Solange Suffi Barbosa 3 Edson Leite Lopes Gimenez 4 RESUMO A qualidade de vida no trabalho começa com o

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

20 DICAS ESSENCIAIS PARA UM LÍDER DE SUCESSO

20 DICAS ESSENCIAIS PARA UM LÍDER DE SUCESSO E-BOOK DA SÉRIE SEU FUTURO,SUAS ATITUDES 20 DICAS ESSENCIAIS PARA UM LÍDER DE SUCESSO PARTE 1 Fernando Italiani 1) CONHECIMENTO As atividades que ocupam o lugar central nas organizações da sociedade do

Leia mais

Como Passar em Química Geral*

Como Passar em Química Geral* 1 Como Passar em Química Geral* por Dra. Brenna E. Lorenz Division of Natural Sciences University of Guam * traduzido livremente por: Eder João Lenardão; acesse o original em : http://www.heptune.com/passchem.html

Leia mais

A grande verdade é que a maioria das empresas está perdendo muito dinheiro tentando criar um negócio online.

A grande verdade é que a maioria das empresas está perdendo muito dinheiro tentando criar um negócio online. Você gostaria de aprender o que os negócios campeões em vendas online fazem? Como eles criam empresas sólidas na internet, que dão lucros por vários e vários anos? A grande verdade é que a maioria das

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Pró-reitoria de Planejamento PROPLAN Comissão Própria de Avaliação CPA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Pró-reitoria de Planejamento PROPLAN Comissão Própria de Avaliação CPA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Pró-reitoria de Planejamento PROPLAN Comissão Própria de Avaliação CPA 1ª Avaliação do Curso de Especialização em Projetos e Obras Públicas de Edificações do Programa

Leia mais

CERTIFICAÇÃO ISO PARA EMPRESÁRIOS. Um guia fácil para preparar e certificar sua empresa. Ricardo Pereira

CERTIFICAÇÃO ISO PARA EMPRESÁRIOS. Um guia fácil para preparar e certificar sua empresa. Ricardo Pereira CERTIFICAÇÃO ISO PARA EMPRESÁRIOS Um guia fácil para preparar e certificar sua empresa Ricardo Pereira Antes de começar por Ricardo Pereira Trabalhando na Templum Consultoria eu tive a rara oportunidade

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 1 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

EXPECTATIVAS COM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

EXPECTATIVAS COM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EXPECTATIVAS COM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Novos tempos para o Poder judiciário; Sucesso total; Acredito que o seminário plantou a semente de pensar a estrutura do ambiente em que se trabalha

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Autor: Jeferson Correia dos Santos ARTIGO TÉCNICO INOVAÇÃO NA GESTÃO DE PÓS-VENDAS: SETOR AUTOMOTIVO RESUMO A palavra inovação tem sido atualmente umas das mais mencionadas

Leia mais

MANUAL INFORMATIVO NÚCLEO DE ESTÁGIOS

MANUAL INFORMATIVO NÚCLEO DE ESTÁGIOS MANUAL INFORMATIVO NÚCLEO DE ESTÁGIOS O Mercado de Trabalho está cada vez mais exigente e nesse sentido quanto mais capacitado na era da informação os sujeitos estiverem, mais oportunidades terão no mundo

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

PESQUISA Práticas de Comunicação Digital OBJETIVO Traçar um panorama da utilização das mídias sociais nas redações dos principais jornais do país. principais práticas uso profissional e/ou pessoal existência

Leia mais

AVALIAÇÃO UNIFICADA PRODUÇÃO TEXTUAL 2º Semestre - 2015/2

AVALIAÇÃO UNIFICADA PRODUÇÃO TEXTUAL 2º Semestre - 2015/2 AVALIAÇÃO UNIFICADA PRODUÇÃO TEXTUAL 2º Semestre - 2015/2 Você está recebendo um caderno de produção textual com uma coletânea de textos e com uma proposta de redação ao final. Seu texto deve ser escrito

Leia mais

Preces POR QUE NOSSAS PRECES NÃO SÃO ATENDIDAS?

Preces POR QUE NOSSAS PRECES NÃO SÃO ATENDIDAS? Preces POR QUE NOSSAS PRECES NÃO SÃO ATENDIDAS? A grande maioria das pessoas só recorrem à oração quando estão com problemas de ordem material ou por motivo de doença. E sempre aguardando passivamente

Leia mais

ENTREVISTA FARMA & FARMA

ENTREVISTA FARMA & FARMA Pelo jornalista Aloísio Brandão, Editor desta revista. O farmacêutico Laércio Batista fundou a Farmácia Batista, em Joinvile, e transferiu ao filho, Láercio Batista Júnior, a propriedade e a experiência

Leia mais

Erros mais freqüentes

Erros mais freqüentes Lição 1 Erros mais freqüentes Extraímos de comunicações empresariais alguns erros, que passamos a comentar: 1. Caso se faça necessário maiores esclarecimentos... Apontamos duas falhas: 1. Caso se faça

Leia mais

Um introdução. Guia do Workshop INSPIRAÇÃO IDEAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO. O Processo de Design. O Curso para o Design Centrado no Ser Humano

Um introdução. Guia do Workshop INSPIRAÇÃO IDEAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO. O Processo de Design. O Curso para o Design Centrado no Ser Humano Guia do Workshop INSPIRAÇÃO IDEAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO O Processo de Design Vamos começar! Nós sabemos por experiência que o único jeito de aprender o design centrado no ser humano é aplicando-o. Por isso,

Leia mais

É POSSIVEL GERAR VENDAS COM EMAIL MARKETING?

É POSSIVEL GERAR VENDAS COM EMAIL MARKETING? 1 2 É POSSIVEL GERAR VENDAS COM EMAIL MARKETING? Por que algumas empresas vendem milhões utilizando estratégias de e-mail marketing, enquanto outras não conseguem alcançar suas metas em vendas? É sobre

Leia mais

O GERENTE MINUTO. Como Tomar Decisões Rápidas. (Resumo do Livro dos autores: Kenneth Blancharo & Spencer Jonhson Editora Record)

O GERENTE MINUTO. Como Tomar Decisões Rápidas. (Resumo do Livro dos autores: Kenneth Blancharo & Spencer Jonhson Editora Record) O GERENTE MINUTO Como Tomar Decisões Rápidas (Resumo do Livro dos autores: Kenneth Blancharo & Spencer Jonhson Editora Record) Este livro relata a história de um jovem que andava a procura de um Gerente

Leia mais

Falando a mesma língua

Falando a mesma língua por Mauricio Duarte Falando a mesma língua Gestão de relacionamentos: A comunicação como ferramenta no mundo corporativo GETTY IMAGE 10 Relações humanas se dão por meio da comunicação. Em todas as esferas

Leia mais

A MAGIA DA MATEMÁTICA

A MAGIA DA MATEMÁTICA A MAGIA DA MATEMÁTICA Helena Rocha, Isabel Oitavem Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa hcr@fct.unl.pt, oitavem@fct.unl.pt Introdução Todos os professores se preocupam com as

Leia mais

VINTE E SETE ARTIGOS. T. E. LAWRENCE (1917) (Lawrence da Arábia)

VINTE E SETE ARTIGOS. T. E. LAWRENCE (1917) (Lawrence da Arábia) VINTE E SETE ARTIGOS T. E. LAWRENCE (1917) (Lawrence da Arábia) 1. Vá devagar no início. É difícil recuperar de um mau começo. A maior parte das pessoas faz juízos baseados em aspectos relativamente menores

Leia mais

GUIA DO ALUNO. Bom trabalho e conte conosco para trilhar este caminho com sucesso!

GUIA DO ALUNO. Bom trabalho e conte conosco para trilhar este caminho com sucesso! GUIA DO ALUNO Olá! Seja bem-vindo novamente! Este guia apresenta algumas informações e orientações para auxiliá-lo na sua participação e aprendizagem. Também lhe ajudará a organizar seu estudo no decorrer

Leia mais

Sumário 4 Passos Para Sua Empresa Dobrar o Número de Visitas na Internet... 4 Existem 3 grandes problemas nas empresas muito recorrente: 5 Porque 73%

Sumário 4 Passos Para Sua Empresa Dobrar o Número de Visitas na Internet... 4 Existem 3 grandes problemas nas empresas muito recorrente: 5 Porque 73% Sumário 4 Passos Para Sua Empresa Dobrar o Número de Visitas na Internet... 4 Existem 3 grandes problemas nas empresas muito recorrente: 5 Porque 73% das Empresas Fracassam na Internet... 6... 6 Técnica

Leia mais

COMENTÁRIOS FINAIS SOBRE A PALESTRA ATENDIMENTO A CLIENTES

COMENTÁRIOS FINAIS SOBRE A PALESTRA ATENDIMENTO A CLIENTES COMENTÁRIOS FINAIS SOBRE A PALESTRA ATENDIMENTO A CLIENTES 1- CLIENTE MAL ATENDIDO PODE DESTRUIR MARCA Um serviço mal feito ou mesmo uma informação dada incorretamente pode desestruturar uma empresa que

Leia mais

carreira de sucesso como ter uma NA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

carreira de sucesso como ter uma NA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO como ter uma carreira de sucesso NA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Saiba os segredos do profissional que já está no mercado de TI à 10 anos e conseguiu se tornar um especialista altamente reconhecido com 23

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO GERENCIAL

CURSO FORMAÇÃO GERENCIAL CURSO FORMAÇÃO GERENCIAL OFERECIDO POR: Desenvolvido por: ADELINO CRUZ Consultor, Palestrante e Diretor da Viver e Saber; Bacharel em Comunicação Social; Foi Professor da FAMECOS PUC/RS e da UFSM; Atuou

Leia mais

José Aerton Rodrigues da Silva

José Aerton Rodrigues da Silva José Aerton Rodrigues da Silva Redação fácil para o Enem concursos públicos civis e militares Nilópolis RJ 2014 Edição do autor p. 1 Revisão: José Aerton Capa: Roberta Dias Aerton, José, Redação fácil

Leia mais

Dicas para Liderar com alta performance

Dicas para Liderar com alta performance Walbron Siqueira 5 Dicas para Liderar com alta performance Faça da melhoria contínua um hábito e seja o protagonista de sua carreira Sobre o autor Walbron Siqueira é bancário, especialista em gestão de

Leia mais

Marketing & Comunicação

Marketing & Comunicação Marketing & Comunicação Fernando Ribeiro Dos Santos, M.Sc. O Palestrante Quem sou? FERNANDO RIBEIRO DOS SANTOS, M.Sc Formação: Graduado em Administração; Pós graduado em Andragogia; Pós graduado em EAD;

Leia mais

5 Passos para vender mais com o Instagram

5 Passos para vender mais com o Instagram 5 Passos para vender mais com o Instagram Guia para iniciantes melhorarem suas estratégias ÍNDICE 1. Introdução 2. O Comportamento das pessoas na internet 3. Passo 1: Tenha um objetivo 4. Passo 2: Defina

Leia mais

Qualidade no Atendimento ao Cliente uma ferramenta de Fidelização. Gilson de Souza Lima

Qualidade no Atendimento ao Cliente uma ferramenta de Fidelização. Gilson de Souza Lima Qualidade no Atendimento ao Cliente uma ferramenta de Fidelização Gilson de Souza Lima USUÁRIOS X CONSUMIDORES X CLIENTES USUÁRIOS Tratam-se das pessoas cujo contato com o produto é acidental. CONSUMIDORES

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

Karla Juliana Lopes. Plano de Candidatura. Diretoria de Gestão de Pessoas. Viçosa MG. Julho de 2015.

Karla Juliana Lopes. Plano de Candidatura. Diretoria de Gestão de Pessoas. Viçosa MG. Julho de 2015. Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

Alta Performance Como ser um profissional ou ter negócios de alta performance

Alta Performance Como ser um profissional ou ter negócios de alta performance Sobre o autor: Meu nome é Rodrigo Marroni. Sou apaixonado por empreendedorismo e vivo desta forma há quase 5 anos. Há mais de 9 anos já possuía negócios paralelos ao meu trabalho e há um pouco mais de

Leia mais

Gestão por Competências

Gestão por Competências Gestão por Competências Unimed Apucarana Gestão por Competências Unimed Apucarana Unimed Apucarana em números 158 médicos cooperados 16 aspirantes a cooperado 17.676 clientes 63 colaboradores 79 recursos

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO NA MOTIVAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO NA MOTIVAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO NA MOTIVAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS YARA DE MATOS MENDES 1, WEMERTON LUÍS EVANGELISTA 2, MYRIAM ANGÉLICA DORNELAS 3, RITA DE CÁSSIA DA SILVA COSTA 4 RESUMO

Leia mais

Este e-book é um presente para você, que assistiu à palestra no Congresso de Acessibilidade.

Este e-book é um presente para você, que assistiu à palestra no Congresso de Acessibilidade. Sou Patrícia Arantes, diretora da agência RZT Comunicação e psicanalista. Este e-book é um presente para você, que assistiu à palestra no Congresso de Acessibilidade. A comunicação eficaz se dá por uma

Leia mais

Marketing não Sobrevive sem Endomarketing

Marketing não Sobrevive sem Endomarketing Marketing não Sobrevive sem Endomarketing Um ótimo serviço pode se tornar ruim se os funcionários não confiam em si mesmos. Uma endoentrevista sobre endomarketing. Troquemos de lugar! O título é, sem dúvida,

Leia mais

ÍNDICE. Eficiência no atendimento em clínicas e hospitais -EBOOK- 3 - Introdução. 4 - O que os clientes esperam de um bom atendimento

ÍNDICE. Eficiência no atendimento em clínicas e hospitais -EBOOK- 3 - Introdução. 4 - O que os clientes esperam de um bom atendimento Eficiência no em clínicas e hospitais ÍNDICE 3 - Introdução 4 - O que os clientes esperam de um bom 6-5 dicas para gerar eficiência no -EBOOK- Produzido por CM Tecnologia 11 - Conclusão 12 - Sobre a CM

Leia mais

Curso de Relacionamento Comercial e Marketing para Eletricistas

Curso de Relacionamento Comercial e Marketing para Eletricistas 06 a 10 de Outubro de 2008 Olinda - PE Curso de Relacionamento Comercial e Marketing para Eletricistas Mônica Calicchio de Britto Antonieta Dias de Oliveira Márcia Saúde Soares Coimbra Cemig Cemig Cemig

Leia mais

Lu Rochael - Psicóloga e Coach - Todos os direitos reservados

Lu Rochael - Psicóloga e Coach - Todos os direitos reservados Desenvolva e amplie sua autoestima Por que falar de autoestima? Trabalho como terapeuta há 10 anos, período em que pude testemunhar e acompanhar muitos clientes. Qualquer que fosse o motivo pelo qual as

Leia mais