Campus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO LICENCIATURA EM QUÍMICA MATRIZ 609

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Campus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO LICENCIATURA EM QUÍMICA MATRIZ 609"

Transcrição

1 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO LICENCIATURA EM QUÍMICA MATRIZ 609 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução n 042/11 do COGEP que aprovou o projeto de abertura do Curso de Licenciatura em Química do Câmpus de Medianeira. DISCIPLINA/UNIDADE CURRICULAR CÓDIGO PERÍODO CARGA HORÁRIA (HORAS) AT AP TOTAL CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II LQ52A 2º AT: Atividades Teóricas, AP: Atividades Práticas PRÉ-REQUISITO EQUIVALÊNCIA Cálculo Diferencial e Integral I Não tem OBJETIVOS Fornecer conceitos e desenvolver habilidades necessárias para o acompanhamento de outras disciplinas do curso, tais como: Química Inorgânica, Química Orgânica, Físico-Química, Química Analítica entre outras. Dominar as técnicas do Cálculo Diferencial e Integral, visando sua aplicação na análise e resolução de problemas da área e aplicar os conceitos estudados nos vários campos do conhecimento humano, de modo a consolidar seus fundamentos básicos. EMENTA Sistemas de Coordenadas Polares. Tópicos de Topologia dos Espaços Reais n-dimensionais. Relações e Funções em Espaços Reais n-dimensionais. Limite e Continuidade de Funções de n-variáveis Reais. Derivadas Parciais. Derivadas de Funções Compostas, Implícitas e Homogêneas. Diferenciais de Funções de n-variáveis. Máximos e Mínimos de Funções de n-variáveis Reais. Integrais múltiplas. Aplicações Geométricas das Integrais Múltiplas. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ITEM EMENTA CONTEÚDO -Definição, Notação e Propriedades do Sistema de Coordenadas Polares; -Transformação de Coordenadas Polares em Retangulares e vice-versa; -Construção de Gráficos em Coordenadas Polares; -Principais Gráficos em Coordenadas Polares: 1 Cardióide, Limaçon, Lemniscata de Bernoulli, Sistemas de Coordenadas Polares. Espiral de Arquimedes, Rosáceas, Espiral Logarítmica, Hipociclóide, Ciclóide e outras; -Cônicas na Forma Polar; -Integrais de Curvas na Forma Polar; -Cálculo de Áreas e Comprimento de Arcos em Coordenadas Polares; -Equação da Reta Tangente a Curvas em Coordenadas Polares. 2 Tópicos de Topologia dos Espaços Reais n- Dimensionais. -Conjuntos nos Espaços Reais n-dimensionais; -Os Espaços Reais n-dimensionais como Espaços

2 3 4 Relações e Funções em Espaços Reais n-dimensionais. Limite e Continuidade de Funções de n-variáveis Reais. 5 Derivadas Parciais Derivadas de Funções Compostas Deriva de funções Implícitas e Homogêneas. Diferenciais de Funções de n- Variáveis. Vetoriais; -Produto Interno, Norma, Distância, Interior, Exterior e Fronteira de um Conjunto; -Vizinhanças e Ponto de Acumulação; -Definição de Conjunto Aberto; -Definição de Curva Regular; -Definição de Região e Domínio. -Definição e Principais Gráficos das Relações; -Definição de Funções de duas ou mais variáveis; -Representação Gráfica de Funções de duas Variáveis; -Domínio de Funções de n-variáveis Reais. -Definição de Limites de Funções em Espaços Reais n-dimensionais - Métodos de Determinação de Limites de funções de n- Variáveis; -Continuidade de Funções em Espaços Reais n- Dimensionais. -Acréscimos Parciais e Totais; -Razão Incremental Parcial e Total; -Definição de Derivadas Parciais; -Significado das Derivadas Parciais no Ponto; -Derivadas Parciais Sucessivas; -Equação do Plano Tangente a uma Superfície em um Ponto; -Equação da Reta Normal a uma Superfície em um Ponto; -Equação de Laplace; -Funções compostas e a Regra da Cadeia; -Aplicações da Regra da Cadeia. -Definição de função implícita e de função homogênea; -Derivadas de funções implícitas e homogêneas. -Diferencial de Funções de n-variáveis; -Diferencial de Funções Compostas; -Diferenciais Totais de Ordem Superior; -Aplicações dos Diferenciais Totais; -Cálculos Aproximados. -Máximos e Mínimos Relativos; -Máximos e Mínimos Condicionados; 9 Máximos e Mínimos de Funções de -Multiplicadores de Lagrange; n-variáveis Reais. -Método de Newton; -Aplicações em Problemas de Otimização. -Definição de Integrais Duplos; -Definição de Integrais Triplos; -Transformações de Integrais Múltiplos; 10 Integrais múltiplas. -Transformações de Coordenadas Cartesianas, Polares, Cilíndricas e Esféricas; -Generalização das transformações; -Integrais Múltiplos; -Significado Geométrico dos Integrais Duplos e Triplos. 11 Aplicações Geométricas das Integrais Múltiplas. -Integrais Duplos no Cálculo de Áreas e Volumes; -Integrais Triplos no Cálculo de Volumes; -Densidade Superficial; -Determinação do Momento Estático; -Determinação das Coordenadas do Centro de Gravidade; -Determinação do Momento de Inércia; -Aplicações Específicas Diversas.

3 PROFESSOR DIEGO VENÂNCIO THOMAZ TURMA LQ23 ANO/SEMESTRE CARGA HORÁRIA AT AP APS AD APCC Total 2 Semestre/ AT: Atividades Teóricas, AP: Atividades Práticas, APS: Atividades Práticas Supervisionadas, AD: Atividades a Distância, APCC: Atividades Práticas como Componente Curricular. DIAS DAS AULAS PRESENCIAIS Dia da semana Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Número de aulas no semestre 3x x PROGRAMAÇÃO E CONTEÚDOS DAS AULAS (PREVISÃO) Dia/Mês ou Semana Conteúdo das Aulas Número de Aulas -Definição, Notação e Propriedades do Sistema de Coordenadas Polares; 30/set -Transformação de Coordenadas Polares em Retangulares e vice-versa; -Construção de Gráficos em Coordenadas Polares; /out -Principais Gráficos em Coordenadas Polares: Cardióide, Limaçon, Lemniscata de Bernoulli, Espiral de Arquimedes, Rosáceas, Espiral Logarítmica, Hipociclóide, Ciclóide e outras; -Cônicas na Forma Polar; 07/out -Integrais de Curvas na Forma Polar; -Cálculo de Áreas e Comprimento de Arcos em Coordenadas Polares; 10/out -Equação da Reta Tangente a Curvas em Coordenadas Polares. -Conjuntos nos Espaços Reais n-dimensionais; 14/out -Os Espaços Reais n-dimensionais como Espaços Vetoriais; -Produto Interno, Norma, Distância, Interior, Exterior e Fronteira de um Conjunto; -Vizinhanças e Ponto de Acumulação; -Definição de Conjunto Aberto; -Definição de Curva Regular; -Definição de Região e Domínio. 17/out -Definição e Principais Gráficos das Relações; -Definição de Funções de duas ou mais Variáveis; 21/out -Representação Gráfica de Funções de duas Variáveis; -Domínio de Funções de n-variáveis Reais. -Definição de Limites de Funções em Espaços Reais n-dimensionais 24/out - Métodos de Determinação de Limites de funções de n-variáveis; 31/out -Continuidade de Funções em Espaços Reais n- Dimensionais. 04/nov -Avaliação dos conteúdos trabalhados até este dia. -Derivadas Parciais Sucessivas. O7/nov -Acréscimos Parciais e Totais; -Razão Incremental Parcial e Total; -Equação do Plano Tangente a uma Superfície em um Ponto; 11/nov -Definição de Derivadas Parciais; -Significado das Derivadas Parciais no Ponto. -Equação da Reta Normal a uma Superfície em um Ponto. -Equação de Laplace; 14/nov -Funções compostas e a Regra da Cadeia. 18/nov -Aplicações da Regra da Cadeia. 21/nov -Definição de função implícita e de função homogênea; -Derivadas de funções implícitas e homogêneas.

4 PROGRAMAÇÃO E CONTEÚDOS DAS AULAS (PREVISÃO) Dia/Mês ou Semana 25/nov 28/nov Conteúdo das Aulas -Diferencial de Funções de n-variáveis; -Diferencial de Funções Compostas; -Diferenciais Totais de Ordem Superior. -Aplicações dos Diferenciais Totais; -Cálculos Aproximados. -Máximos e Mínimos Relativos. Número de Aulas 02/dez -Máximos e Mínimos Condicionados. 05/dez -Multiplicadores de Lagrange. Exercícios sobre multiplicadores de Lagrange. 09/dez -Método de Newton. 12/dez -Aplicações em Problemas de Otimização. 16/dez -Avaliação de todo conteúdo que envolve derivação. -Definição de Integrais Duplos; -Definição de Integrais Triplos. -Transformações de Integrais Múltiplos. 19/dez 20/jan -Transformações de Coordenadas Cartesianas em Polares 23/jan -Coordenadas Cilíndricas. 27/jan -Coordenadas Esféricas. 30/jan -Generalização das Transformações. /fev -Integrais Múltiplos. 06/fev -Significado Geométrico dos Integrais Duplos e Triplos. 10/fev -Integrais Duplos no Cálculo de Áreas e Volumes. 13/fev -Integrais Triplos no Cálculo de Volumes. -Densidade Superficial; 17/fev -Determinação do Momento Estático. -Determinação das Coordenadas do Centro de Gravidade; -Determinação do Momento de Inércia. 20/fev -Aplicações Específicas Diversas sobre integrais múltiplas. 24/fev -Avaliação do conteúdo de integrais. PROCEDIMENTOS DE ENSINO AULAS TEÓRICAS Aulas expositivas, práticas e dialogadas com quadro negro e giz e, quando necessário com recursos audiovisuais; Aulas teóricas será o momento em que o aluno terá a oportunidade de conhecer ou se interar do conteúdo proposto. Listagem de exercícios individuais ou em grupos (a critério do aluno), onde poderá verificar sobre conhecimentos adquiridos, sanar dúvidas e aplicar o que aprendeu na resolução de situações-problemas, além de desenvolver o uso do raciocínio. AULAS PRÁTICAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS APS: Listas de exercícios: aplicações de derivadas e métodos de otimização e aplicações de integrais. ATIVIDADES A DISTÂNCIA ATIVIDADES PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR Tais atividades serão desenvolvidas ao longo do semestre: atividades em grupo, onde os alunos reunidos em grupos farão discussões de exercícios e de tópicos referente aos conteúdos do programa, focando formas e métodos a serem utilizados em atividades docentes no ensino fundamental e médio; planejamento e elaboração de material didático envolvendo tópicos dos conteúdos previstos no plano de ensino, fazendo a apresentação destes tópicos em sala de aula; análise do material didático usado no ensino médio; uso e análise de programas computacionais usados no ensino de funções.

5 PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO A avaliação será composta de 3 provas escritas individuais valendo 10 pontos e 1 trabalho individual valendo 10 pontos 04/11 - Prova dissertativa - Avaliação sobre os conteúdos de Coordenadas Polares, Funções e Limites de funções de várias variáveis. 16/12 Prova dissertativa - Avaliação do conteúdo de derivadas parciais. 24/02 Prova dissertativa Avaliação do conteúdo de Integração múltipla. Forma de calcular média final: A APS tem peso 1 - Prova 1 tem peso 3 - Prova 2 tem peso 4 - Prova 3 tem peso 4. A nota final do aluno será a média ponderada das notas obtidas no trabalho e nas provas escritas, ou seja, 1. T 3. P1 4. P2 4. P3 Nfinal = 12 REFERÊNCIAS Referências Básicas:. LEITHOLD, Louis. O cálculo com geometria analítica. 3. ed. São Paulo, SP: HARBRA, c v. SIMMONS, George Finlay. Cálculo com geometria analítica. São Paulo, SP: Makron, v STEWART, James. Cálculo. 6. ed. São Paulo, SP: Cengage Learning, v Referências Complementares: ANTON, Howard; BIVENS, Irl; DAVIS, Stephen. Cálculo. 8. ed. Porto Alegre: Bookman, SWOKOWSKI, Earl Willian. Cálculo com geometria analítica. São Paulo, SP: McGraw-Hill do Brasil, THOMAS, George Brinton. Cálculo. Rio de Janeiro: LTC, MUNEM, Mustafa A; FOULIS, David J. Cálculo. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Dois, v. ISBN GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um curso de cálculo. Rio de Janeiro: LTC- Livros Técnicos e Científicos, c1985- c1988 ORIENTAÇÕES GERAIS Assinatura do Professor Assinatura do Coordenador do Curso

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Processo N 003/11, aprovado pela Resolução n.

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ 519

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ 519 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ 519 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL - Abertura e aprovação do projeto do curso:

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ 519

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ 519 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ 519 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL - Abertura e aprovação do projeto do curso:

Leia mais

PLANO DE ENSINO CURSO Bacharelados e licenciaturas do Campus Curitiba da UTFPR. MATRIZ (SA) FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

PLANO DE ENSINO CURSO Bacharelados e licenciaturas do Campus Curitiba da UTFPR. MATRIZ (SA) FUNDAMENTAÇÃO LEGAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba PLANO DE ENSINO CURSO Bacharelados e licenciaturas do Campus Curitiba da UTFPR. MATRIZ (SA) FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ 519

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ 519 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ 519 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL -- Abertura e aprovação do projeto do curso:

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina PLANO DE ENSINO. MA61A MA12A, MA42A, MA52A, MA72A, MA82B e MA92A

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina PLANO DE ENSINO. MA61A MA12A, MA42A, MA52A, MA72A, MA82B e MA92A Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ 03 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução n. o 9/007 COEPP de 19 de outubro de

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Processo N 0/11, aprovado pela Resolução n.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. MA72A Cálculo 2

PLANO DE ENSINO. MA72A Cálculo 2 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba PLANO DE ENSINO CURSO Bacharelados e Licenciaturas do Campus Curitiba da UTFPR MATRIZ SA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL (Resolução

Leia mais

PLANO DE ENSINO. MA72A Cálculo 2

PLANO DE ENSINO. MA72A Cálculo 2 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba PLANO DE ENSINO CURSO Bacharelados e Licenciaturas do Campus Curitiba da UTFPR MATRIZ SA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL (Resolução

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba PLANO DE ENSINO CURSOS Bacharelados e Licenciaturas MATRIZ SA (Informação do Sistema Acadêmico) FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Processo N 00/11, aprovado pela Resolução n.

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Londrina PLANO DE ENSINO CURSO LICENCIATURA QUIMICA MATRIZ 1

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Londrina PLANO DE ENSINO CURSO LICENCIATURA QUIMICA MATRIZ 1 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Londrina PLANO DE ENSINO CURSO LICENCIATURA QUIMICA MATRIZ 1 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução n. 0/10-COEPP de 09 de dezembro de 2010,

Leia mais

PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ 519

PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ 519 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ 519 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 075/09 COEPP, de 21 de agosto de

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÀS Pro- Reitoria de Graduação PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÀS Pro- Reitoria de Graduação PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÀS Pro- Reitoria de Graduação PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Cálculo III CÓDIGO MAF-2003-A01 PROFESSOR CRISTIAN PATRICIO NOVOA BUSTOS CURSO Engenharia PERÍODO CRÉDITO CARGA HORÁRIA

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ 0 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução n. o 92/2007 COEPP de 19 de outubro de

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Centro de Educação do Planalto Norte CEPLAN. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: 00h

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Centro de Educação do Planalto Norte CEPLAN. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: 00h DEPARTAMENTO: Tecnologia Industrial DISCIPLINA: Cálculo B SIGLA: 2CALB03 CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: 00h CURSO: Engenharia de Produção - Habilitação Mecânica PRÉ-REQUISITOS: 1ALE003,

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Bacharelado em Meteorologia Física Licenciatura em Matemática.

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Bacharelado em Meteorologia Física Licenciatura em Matemática. Curso 1701 - Bacharelado em Meteorologia 1605 - Física 1504 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0007011A - Cálculo Diferencial e Integral III Docente(s) Edilaine Martins Soler

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA PROGRAMA DA DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA NATUREZA ANO SIS010 Cálculo Diferencial e Integral I Ob. 2014.1 CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITO 72 horas ----------------------- PROFESSOR RESPONSÁVEL Ms. Maria de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA: CÁLCULO II CÓDIGO: 2DB014 VALIDADE: Início: 01/2013 Término: Eixo: Matemática Carga Horária: Total: 75 horas/ 90 horas-aula Semanal: 6 aulas Créditos: 6 Modalidade: Teórica Integralização:

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Docente: FABIO LUIS BACCARIN Telefones: (43) 3422-0725 / 9116-4048 E-mail: fbaccarin@fecea.br Nome da Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral II Curso: Licenciatura em

Leia mais

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA 1 PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Curso: Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações Nome da disciplina: Cálculo Diferencial e Integral I Código: TEL015 Carga horária: 83 horas

Leia mais

PLANO DE ENSINO CURSO Bacharelados e licenciaturas do Campus Curitiba da UTFPR. MATRIZ (SA) FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

PLANO DE ENSINO CURSO Bacharelados e licenciaturas do Campus Curitiba da UTFPR. MATRIZ (SA) FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba PLANO DE ENSINO CURSO Bacharelados e licenciaturas do Campus Curitiba da UTFPR. MATRIZ (SA) FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO Curso: Engenharia Mecânica Período/Módulo: 1 o Período Disciplina/Unidade Curricular: Cálculo I Código: CE375

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II CEAGRO AGRO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II CEAGRO AGRO PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II CEAGRO AGRO0008 2017.2 CARGA HORÁRIA TEÓR: 60 h PRÁT: 00 h HORÁRIOS: CURSOS ATENDIDOS SUB-TURMAS Engenharia Agronômica

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA. Ministério da Educação

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA. Ministério da Educação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras Diretoria de Ensino / Coord. do Curso

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru Curso 1503 1504 1505 - Licenciatura em Matemática 1603 1604 1605 - Física 1701 - Bacharelado em Meteorologia 2103 - Bacharelado em Ciência da Computação 2902B 2903B - Bacharelado em Química Ambiental Tecnológica

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CÓDIGO DISCIPLINA NATUREZA ANO EPO-005 Cálculo I PROFESSOR RESPONSÁVEL. Dra. Maria de Fátima Costa Leal EMENTA

PLANO DE ENSINO. CÓDIGO DISCIPLINA NATUREZA ANO EPO-005 Cálculo I PROFESSOR RESPONSÁVEL. Dra. Maria de Fátima Costa Leal EMENTA PLANO DE ENSINO CÓDIGO DISCIPLINA NATUREZA ANO EPO-005 Cálculo I Ob. 2018.1 CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITO 80 h ----------------------- PROFESSOR RESPONSÁVEL Dra. Maria de Fátima Costa Leal EMENTA Revisão

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba PLANO DE ENSINO CURSOS Bacharelados e Licenciaturas MATRIZ SA (Informação do Sistema Acadêmico) FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Londrina PLANO DE ENSINO DISCIPLINA/UNIDADE CURRICULAR CÓDIGO PERÍODO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Londrina PLANO DE ENSINO DISCIPLINA/UNIDADE CURRICULAR CÓDIGO PERÍODO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Londrina PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura em Química MATRIZ 1 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução n. 180/10-COEPP de 09 de dezembro

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÀS Pro- Reitoria de Graduação PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÀS Pro- Reitoria de Graduação PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÀS Pro- Reitoria de Graduação PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Cálculo II CÓDIGO MAF-1072-A01 PROFESSOR CRISTIAN PATRICIO NOVOA BUSTOS CURSO Engenharia PERÍODO CRÉDITO CARGA HORÁRIA

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Cálculo Diferencial e Integral III

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Cálculo Diferencial e Integral III Curso 1604 - Física Ênfase Identificação Disciplina 0004213A - Cálculo Diferencial e Integral III Docente(s) Valter Locci Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Matemática Créditos

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Cálculo I

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Cálculo I Curso 1503 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0006310A - Cálculo I Docente(s) Ivete Maria Baraldi Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Matemática Créditos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO 353 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO Código MAT Nome 01353 Cálculo e Geometria Analítica I A Créditos/horas-aula

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO Curso: Engenharia Mecânica Período/Módulo: 1 o Período Disciplina/Unidade Curricular: Cálculo I Código: CE375

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO 353 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO Código MAT Nome 01353 Cálculo e Geometria Analítica I A Créditos/horas-aula

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Cálculo II

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Cálculo II Curso 1504 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0006314A - Cálculo II Docente(s) Cristiane Alexandra Lazaro Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Matemática

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Engenharia de Controle e Automação Período/Módulo: 2 o Período Disciplina/Unidade Curricular: Cálculo

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Engenharia de Produção. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Engenharia de Produção. Ênfase Curso 4401 - Engenharia de Produção Ênfase Identificação Disciplina 0002017EC1 - Cálculo Diferencial e Integral III Docente(s) Valter Locci Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Matemática

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA. MAT 243 Cálculo Diferencial de Integral III

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA. MAT 243 Cálculo Diferencial de Integral III UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA MAT 243 Cálculo Diferencial de Integral III PLANO DE ENSINO 2017/I (sujeito a alterações durante o semestre

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY PLANO DE ENSINO

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY PLANO DE ENSINO SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO Curso: Engenharia Mecânica Período/Módulo: 1 o Período Disciplina/Unidade Curricular: Cálculo I Código: CE251

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA PARFOR PLANO E APRENDIZAGEM I IDENTIFICAÇÃO: PROFESSOR (A) SUPERVISORA

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Cálculo Diferencial e Integral III

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Cálculo Diferencial e Integral III Curso 1605 - Física Ênfase Identificação Disciplina 0004213A - Cálculo Diferencial e Integral III Docente(s) Valter Locci Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Matemática Créditos

Leia mais

Ministério da Educação. UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA DE AMBIENTAL MATRIZ 202

Ministério da Educação. UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA DE AMBIENTAL MATRIZ 202 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA DE AMBIENTAL MATRIZ 2 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL -Abertura e Aprovação do Projeto do curso:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO 019 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO Código MAT Nome 01019 Matemática para Agronomia Créditos/horas-aula Súmula

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2015/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Bacharelado em Ciência da Computação Física. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Bacharelado em Ciência da Computação Física. Ênfase Curso 2103 - Bacharelado em Ciência da Computação 1605 - Física Ênfase Identificação Disciplina 0004600A - Cálculo I Docente(s) Adriana Cristina Cherri Nicola Unidade Faculdade de Ciências Departamento

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Cálculo Diferencial e Integral IV

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Cálculo Diferencial e Integral IV Curso 1605 - Física Ênfase Identificação Disciplina 0004219A - Cálculo Diferencial e Integral IV Docente(s) Alexys Bruno Alfonso Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Matemática Créditos

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINAS DE CURSO DE GRADUAÇÃO. SERIAÇÃO IDEAL 1º ano Obrig/Opt/Est PRÉ/CO/REQUISITOS ANUAL/SEM.

PROGRAMA DE DISCIPLINAS DE CURSO DE GRADUAÇÃO. SERIAÇÃO IDEAL 1º ano Obrig/Opt/Est PRÉ/CO/REQUISITOS ANUAL/SEM. CURSO: Física Médica MODALIDADE: PROGRAMA DE DISCIPLINAS DE CURSO DE GRADUAÇÃO UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Instituto de Biociências de Botucatu DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Bioestatística IDENTIFICAÇÃO NOME DA

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba PLANO DE ENSINO CURSOS Bacharelados e Licenciaturas MATRIZ SA (Informação do Sistema Acadêmico) FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Cornélio Procópio PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 42

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Cornélio Procópio PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 42 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Cornélio Procópio PLANO DE ENSINO CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 42 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução nº 79/06 aprovada pelo COEPP

Leia mais

1 de 6 04/07/ :36

1 de 6 04/07/ :36 1 de 6 04/07/2016 13:36 Instituto de Matemática e Estatística Departamento de Matemática Pura e Aplicada Dados de identificação Disciplina: CÁLCULO E GEOMETRIA ANALÍTICA II - A Período Letivo: 2016/2 Período

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Processo N 003/11, aprovado pela Resolução n.

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina MAT143 Cálculo Diferencial e Integral II

Programa Analítico de Disciplina MAT143 Cálculo Diferencial e Integral II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Matemática - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 6 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 6 0 6

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Apucarana PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Civil MATRIZ 18

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Apucarana PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Civil MATRIZ 18 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Apucarana PLANO DE ENSINO CURSO Engenharia Civil MATRIZ 18 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução n. 09/1 - COGEP DISCIPLINA/UNIDADE CURRICULAR

Leia mais

Limites Cálculo diferencial Cálculo integral Aplicações

Limites Cálculo diferencial Cálculo integral Aplicações PLANO DE ENSINO Disciplina Cálculo Diferencial e Integral Código Docente Daniela Macêdo Damaceno Pinheiro Semestre 2015.1 Carga horária 80h Limites Cálculo diferencial Cálculo integral Aplicações 1 EMENTA

Leia mais

MAT Geral. 2.2 Específicos. Ao término do período letivo, o aluno será capaz de:

MAT Geral. 2.2 Específicos. Ao término do período letivo, o aluno será capaz de: Plano de ensino 2015/2 1 - Bacharelados Nome do Curso: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Nome da Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral II Período: 3º Nome Professor (a): Elke Dias de Sousa Curso de vinculação

Leia mais

UFSCar - Universidade Federal de São Carlos Plano de Ensino

UFSCar - Universidade Federal de São Carlos Plano de Ensino UFSCar - Universidade Federal de São Carlos Plano de Ensino 89206 - CÁLCULO 2 (Turma C) 2017/2 - Presencial - Semestral - Regular - Campus São Carlos Ministrante(s) Francisco Braun Equipe de Apoio Curso(s)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA 354 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO Código MAT Nome 01354 Cálculo e Geometria Analítica II A Créditos/horas-aula

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Engenharia de Produção. Ênfase. Disciplina DP1 - Cálculo Diferencial e Integral I

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Engenharia de Produção. Ênfase. Disciplina DP1 - Cálculo Diferencial e Integral I Curso 4402 - Engenharia de Produção Ênfase Identificação Disciplina 0002000DP1 - Cálculo Diferencial e Integral I Docente(s) Valter Locci Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Matemática

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Escola ENGENHARIA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PLANO DE ENSINO. Escola ENGENHARIA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PLANO DE ENSINO Escola ENGENHARIA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Curso(s) Engenharias: Ambiental; Civil; de Computação; de Materiais; de Petróleo; de Produção; Elétrica; Mecânica; Mecatrônica e Química Disciplina

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA ELÉTRICA MATRIZ 548

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA ELÉTRICA MATRIZ 548 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA ELÉTRICA MATRIZ 548 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Processo Nº 003/11, aprovado pela Resolução

Leia mais

PLANO DE ENSINO CURSO Bacharelados e licenciaturas do Campus Curitiba da UTFPR. MATRIZ (SA) FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

PLANO DE ENSINO CURSO Bacharelados e licenciaturas do Campus Curitiba da UTFPR. MATRIZ (SA) FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba PLANO DE ENSINO CURSO Bacharelados e licenciaturas do Campus Curitiba da UTFPR. MATRIZ (SA) FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Francisco Beltrão PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Francisco Beltrão PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Francisco Beltrão PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura em Informática MATRIZ 15 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Projeto de Curso aprovado pela

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA Planejamento do Curso de MATA03 Cálculo B Semestre 2008.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA Planejamento do Curso de MATA03 Cálculo B Semestre 2008. Atualizado em 08/08/2008 1 de 10 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA Planejamento do Curso de MATA03 Cálculo B Semestre 2008.2 Datas do Calendário Acadêmico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO 354 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO Código MAT Nome 01354 Cálculo e Geometria Analítica II A Créditos/horas-aula

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: MATEMÁTICA Código: CTB - 120 Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2014.1 Professor: Humberto

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática. FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

PLANO DE ENSINO. ENGENHARIA CIVIL Ênfase em Estruturas Metálicas Turno: Integral Currículo: 2010 INFORMAÇÕES BÁSICAS. Unidade curricular

PLANO DE ENSINO. ENGENHARIA CIVIL Ênfase em Estruturas Metálicas Turno: Integral Currículo: 2010 INFORMAÇÕES BÁSICAS. Unidade curricular UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DELREI UFSJ PRÓREITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROEN COORDENADORIA DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CECIV PLANO DE ENSINO ENGENHARIA CIVIL Ênfase em Estruturas Metálicas Turno:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: CÁLCULO I Código da Disciplina: NDC148 Curso: Engenharia de Produção Semestre de oferta da disciplina: 1 Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas Comuns (NDC) Programa

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral 1

Cálculo Diferencial e Integral 1 Cálculo Diferencial e Integral 1 Wellington D. Previero previero@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/previero Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus Londrina Wellington D.

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 3º Semestre EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 3º Semestre EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Matemática Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Curso superior em Matemática/Licenciatura FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x ) licenciatura ( )

Leia mais

1. Estabelecer os conceitos básicos do Cálculo Diferencial e Integral para funções de uma variável real.

1. Estabelecer os conceitos básicos do Cálculo Diferencial e Integral para funções de uma variável real. PLANO DE ENSINO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Semestre Período Disciplina Carga horária 2011 2 Cálculo I Teórica 60 Professor(a) POLYANE ALVES SANTOS Objetivos Prática Total 60 1. Estabelecer os conceitos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE ENGENHARIAS PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE ENGENHARIAS PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO Professor Responsável: Silvana Da Dalt Unidade: Centro de Engenharias Disciplina: Cálculo 1 Código: 1640023 Créditos: 4 Ano: 2013 Carga horária: 68h/aula Semestre letivo:

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Matemática II Professor(a): OSMAN RAMALHO DANTAS e-mail: osman.dantas@fasete.edu.br Código: Carga Horária:

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2902B / 2903B - Bacharelado em Química Bacharelado em Ciência da Computação.

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2902B / 2903B - Bacharelado em Química Bacharelado em Ciência da Computação. Curso 2902B / 2903B - Bacharelado em Química 2103 - Bacharelado em Ciência da Computação Ênfase Identificação Disciplina 0007136A - Cálculo Diferencial e Integral III Docente(s) Valter Locci Unidade Faculdade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO 354 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO Código MAT Nome 01354 Cálculo e Geometria Analítica II A Créditos/horas-aula

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Guaratinguetá. Curso MANC01C - Matemática. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Guaratinguetá. Curso MANC01C - Matemática. Ênfase Curso MANC01C - Matemática Ênfase Identificação Disciplina CMA2109CDI II211T - Cálculo Diferencial e Integral II Docente(s) Andre Amarante Luiz Unidade Faculdade de Engenharia Departamento Departamento

Leia mais

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA 1 PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Curso: CST em Sistemas de Telecomunicações, Tecnologia Nome da disciplina: Álgebra Vetorial Código: CEE.002 Carga horária: 67 horas Semestre previsto: 1 Pré-requisito(s):

Leia mais

SUMÁRIO VOLUME II 8 MODELAGEM MATEMÁTICA COM EQUAÇÕES DIFERENCIAIS SÉRIES INFINITAS CURVAS PARAMÉTRICAS E POLARES; SEÇÕES CÔNICAS 692

SUMÁRIO VOLUME II 8 MODELAGEM MATEMÁTICA COM EQUAÇÕES DIFERENCIAIS SÉRIES INFINITAS CURVAS PARAMÉTRICAS E POLARES; SEÇÕES CÔNICAS 692 SUMÁRIO VOLUME II 8 MODELAGEM MATEMÁTICA COM EQUAÇÕES DIFERENCIAIS 561 8.1 Modelagem com equações diferenciais 561 8.2 Separação de variáveis 568 8.3 Campos de direções; método de Euler 579 8.4 Equações

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE ENGENHARIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE ENGENHARIAS PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO Professor Responsável: Silvana Da Dalt Unidade: Centro de Engenharias Disciplina: Cálculo 2 Código: 1640024 Créditos: 4 Ano: 2015 Carga horária: 68h/aula Semestre letivo:

Leia mais

DISCIPLINA: MATEMÁTICA DISCRETA

DISCIPLINA: MATEMÁTICA DISCRETA Semestre 1 Cód. Disciplina Créditos Horas Nat. Prérequisitos Teóricos Práticos TELM.003 Matemática Discreta 4-80 OBR - TELM.005 Cálculo I 4-80 OBR - TELM.009 Lógica de Programação I 4 2 120 OBR - TELM019

Leia mais

Programa de Unidade Curricular

Programa de Unidade Curricular Programa de Unidade Curricular Faculdade Engenharia Licenciatura Engenharia Civil Unidade Curricular Matemática II Semestre: 2 Nº ECTS: 6,0 Regente Cecília Maria Alves Torres Martins Assistente Carga Horária

Leia mais

Matéria. Tecnologia T13

Matéria. Tecnologia T13 Departamento Curso Formação Básica Tecnologia Disciplina Código Matemática I T13 Docentes Maria Aparecida de Oliveira (Prof. Responsável) Matéria Carga Horária (horas-aula) Qualificação Especialista Matemática

Leia mais

UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Universitário de Sinop Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Engenharia Civil

UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Universitário de Sinop Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Engenharia Civil PLANO DE ENSINO Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral I C. H. 90 Créditos 6.0.0.0.0 Professor: Rogério Dias Dalla Riva Curso: Bacharelado em Engenharia Civil Semestre: 1 Período Letivo: 2015/1 1 EMENTA:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA: CÁLCULO I CÓDIGO: 2DB003 VALIDADE: Início: 01/2013 Término: Eixo: Matemática Carga Horária: Total: 75 horas/ 90 horas-aula Semanal: 6 aulas Créditos: 6 Modalidade: Teórica Integralização: Classificação

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Curso 2901 2902 2903 - Licenciatura em Química 1503 1504 1505 - Licenciatura em Matemática 1603 1604 1605 - Física 1701 - Bacharelado em Meteorologia 2103 - Bacharelado em Ciência da Computação Ênfase

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Guaratinguetá. Curso PROKPRO - Engenharia de Produção Mecânica. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Guaratinguetá. Curso PROKPRO - Engenharia de Produção Mecânica. Ênfase Curso PROKPRO - Engenharia de Produção Mecânica Ênfase Identificação Disciplina KMA1005CDI I-111T - Cálculo Diferencial e Integral I Docente(s) Luís Rodolfo dos Santos Filho, Andre Amarante Luiz Unidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Plano de Ensino MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre Letivo 2016 1º 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: 1.2 Unidade: 1.3 Departamento

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ 0 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução n. o 92/2007 COEPP de 19 de outubro de

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA DE AMBIENTAL MATRIZ 519

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA DE AMBIENTAL MATRIZ 519 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA DE AMBIENTAL MATRIZ 519 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL - Abertura e aprovação do projeto do curso:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Curso: Biotecnologia (13) Ano: 2014 Semestre: 1 Período: 1 Disciplina / Unid. Curricular / Módulo: Cálculo Diferencial e Integral I Código: DCE32 (Differential and Integral Calculus I) Carga Horária Total:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2017 2º 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Modelos Matemáticos em Economia 0760.003

Leia mais

Funções Reais I. Espaços Vetoriais

Funções Reais I. Espaços Vetoriais ESTRUTURA CURRICULAR Ênfase em Matemática Aplicada Funções Reais I Análise e aprofundamento dos tópicos necessários para desenvolver um estudo completo sobre funções de uma variável real, preparando os

Leia mais

Instrução Normativa 08/10 PROGRAD

Instrução Normativa 08/10 PROGRAD Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Reitoria Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Instrução Normativa 08/10 PROGRAD

Leia mais

Plano de Ensino. Ementa

Plano de Ensino. Ementa Curso: MAT-LIC - Licenciatura em Matemática Departamento: DMA - Matemática Disciplina: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Código: CDI1001 Carga horária: 108 Período letivo: 2015/1 Professor: Adriano Luiz

Leia mais

PLANO DE ENSINO. MA70C Cálculo Numérico

PLANO DE ENSINO. MA70C Cálculo Numérico Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba PLANO DE ENSINO CURSO Bacharelados e Licenciaturas do Campus Curitiba da UTFPR MATRIZ (SA) FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos PLANO DE ENSINO. CURSO Bacharelado em Zootecnia MATRIZ 4

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos PLANO DE ENSINO. CURSO Bacharelado em Zootecnia MATRIZ 4 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos PLANO DE ENSINO CURSO Bacharelado em Zootecnia MATRIZ 4 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução n 80/06 - COEPP DISCIPLINA/UNIDADE

Leia mais

PLANO DE ENSINO. MA70C Cálculo Numérico

PLANO DE ENSINO. MA70C Cálculo Numérico Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba PLANO DE ENSINO CURSO Bacharelados e Licenciaturas do Campus Curitiba da UTFPR MATRIZ (SA) FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução

Leia mais