Apresentações. É possível administrar os fatores que tornam uma apresentação eficaz? Quais as etapas que conduzem a uma apresentação eficaz?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apresentações. É possível administrar os fatores que tornam uma apresentação eficaz? Quais as etapas que conduzem a uma apresentação eficaz?"

Transcrição

1 Apresentações Eficazes? Como fazer uma apresentação eficaz É possível administrar os fatores que tornam uma apresentação eficaz? Sim, é possível conhecer e administrar favoravelmente os fatores que tornam uma apresentação eficaz. Esses fatores envolvem métodos (seqüência, processo, caminho) e técnicas (utilização de recursos materiais - equipamentos etc.; e humanos - habilidades comportamentais e de relacionamento), sobre os quais existem, atualmente, inúmeros livros e cursos disponíveis para aqueles que desejam aprimorar sua habilidade nesse campo. É inquestionável a importância do conhecimento desse tema para o profissional de publicidade e propaganda - sobretudo para o setor de Atendimento - visto que são freqüentes as situações que envolvem apresentações em publicidade. Essa apostila aborda os principais fatores que conduzem a uma apresentação eficaz, elucidando questões como: Qual o conhecimento mínimo necessário para realizar uma (boa) apresentação? Quais as etapas que conduzem a uma apresentação eficaz? Que técnicas e recursos preciso conhecer para fazer uma boa apresentação? Quais as dicas e orientações práticas dos profissionais de propaganda? Quais são os erros cometidos em apresentações? Apresentações no segmento publicitário. APRESENTAÇÃO DE CAMPANHAS. APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING. APRESENTAÇÃO DA AGÊNCIA (PROSPECÇÃO E NOVOS NEGÓCIOS). APRESENTAÇÃO DE PALESTRAS (EVENTOS E SEMINÁRIOS) ETC.

2 Importância daapresentação Qual a importância da apresentação para a aprovação de uma campanha? O quanto a forma pode afetar a aprovação do conteúdo? Em que medida a apresentação de uma campanha pode afetar positiva ou negativamente sua aprovação? Poderá boas campanhas (idéias, projetos etc.) serem reprovados por causa de uma apresentação malfeita? Poderá uma campanha ruim ser aprovada em função de uma apresentação excepcional? Em que medida é importante que o profissional de propaganda (sobretudo o do setor de Atendimento) conheça e domine técnicas de apresentação? O setor publicitário conhece a importância de uma boa apresentação para a aprovação de campanhas, projetos, concorrências e novos negócios. As grandes agências, por exemplo, estão equipadas com salas especiais de projeção e recursos tecnológicos diversos para tornar a apresentação de suas campanhas uma experiência memorável para o cliente. Além dos recursos tecnológicos, valoriza-se também os profissionais que possuem melhor desempenho nessa área. No momento de uma apresentação importante, indica-se o profissional de melhor preparo, que pode ser até mesmo de outro setor. Promover uma apresentação eficaz é, de fato, tão importante quanto a qualidade do idéia ou material que se pretende apresentar. Muitas vezes uma boa campanha ou projeto simplesmente não são aprovados não pela falta de qualidade da idéia, mas sim porque não se conseguiu demonstrar seu exato valor durante sua apresentação. Fazer uma boa apresentação, seja de uma campanha ou qualquer outro projeto, é uma tarefa que requer alguns cuidados e preparação: além da prática (fator fundamental para o aprimoramento de qualquer habilidade), será importante também o domínio do conteúdo que se pretente apresentar, e mais ainda, acreditar verdadeiramente na idéia. Além disso, será necessário também domínio de métodos e técnicas que auxiliem nos resultados. Conhecer os fatores que levam a uma apresentação eficaz é, portanto, um conhecimento necessário e mesmo fundamental ao profissional de propaganda, sobretudo, para o profissional de Atendimento, que certamente terá inúmeras apresentações em sua rotina de trabalho: apresentações de campanhas (para aprovação); apresentação de projetos de comunicação e marketing (para aprovação); apresentação de orçamentos; apresentação da agência (novos negócios); apresentação de palestras etc.

3 Pré-requisitos de umaapresentação Quais são os fatores básicos para uma boa apresentação de campanhas? Fatores básicos para uma apresentação eficaz. ntes de conhecer métodos e técnicas de apresentação, vale ressaltar três fatores básicos, portanto fundamentais para a realização de boas Aapresentações, sem os quais, de pouco valerá o domínio e aplicação dos métodos e técnicas de apresentação: Material de qualidade Acredite na idéia Domine o conteúdo Um material de boa qualidade, por si só, é em tese, um fator de forte convencimento - ele fala por si mesmo, muito embora se saiba que na prática, bons oradores e apresentadores podem fazer uma idéia fraca parecer brilhante, da mesma forma que maus apresentadores podem prejudicar uma boa idéia. Em publicidade, por exemplo, uma campanha falha e sem sem consistência, nas mãos de hábil orador, pode impressionar num primeiro momento, porém, arrisca-se a credibilidade da agência quando os resultados vierem. Não se pode negar que a qualidade do material pesa em sua aprovação, mesmo porque, gera maior autoconfiança àquele que vai apresentá-la. Acredite verdadeiramente na idéia! Acreditar na idéia é mais do que gostar do material, achar a campanha criativa ou estar entusiasmado com o projeto. É também, e principalmente, estar convencido de que a idéia, campanha ou projeto que é capaz de resolver o problema e objetivo do cliente. Essa certeza será fundamental para deixar aflorar sua convicção e entusiasmo. Se você não acreditar numa idéia, dificilmente irá convencer alguém de que é boa. Se você não acreditar numa idéia, dificilmente você conseguirá disfarçar sua descrença. Tentar convencer alguém de uma coisa que você mesmo não acredita é trabalho em vão, dificilmente você conseguirá bons resultados. Certifique-se de que conhece profunda e detalhadamente cada aspecto da campanha: criação, mídia, planejamento, orçamento, prazos, problemas e oportunidades enfrentadas etc. Certifique-se de conhecer o porquê de tal solução estratégica; o porquê de tal argumento criativo, conceito, cores, layout etc.; o porquê da escolha de tal mídia, freqüência, posição, volume negociado etc. Enfim, tenha domínio sobre o conteúdo para que possa argumentar com autoridade e conhecimento de causa. Além do que, conhecer (bem) o material que está levando promoverá sua autoconfiança e fortalecerá a credibilidade de sua argumentação para a aprovação do trabalho.

4 Métodos Visão geral sobre métodos e técnicas de apresentação. Quais são os métodos e técnicas de apresentação? Métodos Técnicas de &Técnicas Apresentação 1 - A preparação A fase de preparação é, na verdade, o planejamento da apresentação e envolve, por exemplo: - Estabelecimento do objetivo - Conhecimento dos detalhes do projeto/campanha - Conhecimento do público (perfil, tamanho etc.) - Planejamento do itinerário - Planejamento da infra-estrutura - Montagem da estrutura da apresentação - Montagem do checklist da apresentação - Montagem da apresentação em si - Preparação pessoal 2 - A Apresentação Apesar das diferentes situações de mercado, existem etapas comuns às mais diversas apresentações, aqui enfocadas no sentido da aprovação e negociação de campanhas. Fase 01 - ABERTURA/INTRODUÇÃO (Impacto inicial) Fase 02 - APRESENTAÇÃO/ARGUMENTAÇÃO (Construção do argumento) Fase 03 - PARTICIPAÇÃO/ESCLARECIMENTO (Dúvidas e respostas às objeções) Fase 04 - FECHAMENTO/ACORDO (Obtenção do "sim ) Fase 05 - AVALIAÇÃO (Avaliação do desempenho) Podemos chamar de técnicas de apresentação o conjunto de práticas e princípios lógicos que se apresentam eficazes na realização de apresentações. Esses princípios e práticas referem-se à diversos aspectos: quanto à forma de apresentação (palestra, seminário, conferência etc.); quanto ao uso de recursos físicos (material, equipamentos, recursos audiovisuais etc.); quanto à forma de comunicação (oral, escrita, visual); e quanto a aspectos comportamentais (habilidade de relacionamento e interação). Quando a apresentação envolve a aprovação da idéia (fechamento de negócios), podemos também aplicar técnicas de negociação e de vendas.

5 Métodos deapresentação Métodos Etapa 1 - A preparação Métodos de apresentação são caminhos e procedimentos. A fase de preparação é, na verdade, o planejamento da apresentação e envolve: HISTÓRICO DAS RELAÇÕES Ao se preparar para a apresentação de uma campanha ou projeto a um cliente, leve em consideração o histórico da relação com esse cliente. Analise os contatos anteriores com a(s) pessoa(s) com quem se reunirá. Esse cuidado poderá lhe dar subsídios em termos de comportamento/estratégias que devem ser usados ou evitados. ESTABELECIMENTO DO OBJETIVO E CONCESSÕES: a) Formular o objetivo: defina clara e previamente o que você pretende, ou seja, o ideal (máximo desejável) e o que o aceitável (mínimo necessário). A distância entre o ideal e o mínimo necessário é a sua margem de negociação, onde você poderá ter que considerar um terceiro critério, o realista (o que é possível). Se for o caso, tenha um plano B. É importante também que haja uma definição clara sobre o poder de decisão do condutor da reunião (Atendimento) para negociar. Quando a reunião for conduzida por mais de um integrante da agência será necessária uma definição prévia sobre quem será o líder na condução da negociação para que a equipe não caia em contradição ou entre em conflito diante do cliente. b) Planejamento das concessões: em qualquer negociação há geralmente concessões. Estas devem ser planejadas e previstas preferencialmente antes do início da negociação. É aqui que são determinados os limites da margem de negociação, ou seja, qual o ideal a alcançar e o mínimo aceitável em eventuais reformulações no projeto original. Mesmo que não seja possível prever o quanto a idéia original poderá ser afetada à pedido do cliente, é fundamental que toda a equipe esteja ciente sobre essa possibilidade e que esteja preparada para lidar com elas. CONHECIMENTO DOS DETALHES DO PROJETO/CAMPANHA: Já vimos que para uma apresentação bem sucedida é vital estar bem informado sobre o conteúdo da campanha ou projeto que se irá apresentar: conhecer os detalhes e entender os porquês de cada solução e proposta (criação, planejamento, mídia, orçamentos etc.). Para isso, será necessário informar-se sobre o trabalho DURANTE sua realização, acompanhando todas as etapas para vivenciar pessoalmente os problemas e situações enfrentadas. Somente assim você terá uma experiência pessoal e conhecimento profundo sobre os fatos. Não adiante estar distante durante o processo e tentar inteirar-se de tudo às vésperas da apresentação. CONHECIMENTO DO PÚBLICO Conhecer o público é saber quem estará presente em sua apresentação. Esse conhecimento será importante para o planejamento de, por exemplo, adequação do local e sua infra-estrutura; adequação do material de apresentação, número de relatórios escritos para entrega ao cliente; adequação do discurso aos valores pessoais e culturais e ao grau de conhecimento técnico do cliente; adaquação do argumento de venda etc. Por exemplo, ao apresentar um projeto a um cliente potencial (prospect), leve em consideração se esse cliente conhece a linguagem e termos publicitários/marketing; se tem o perfil arrojado e empreendedor, ou se é do tipo tradicional e conservador etc. Em função desses e de outros conhecimentos, você estará mais apto a falar a coisa certa da maneira certa, fator que aumentará as chances de aprovação de sua proposta. (Continua na próxima página)

6 Métodos Etapa 1 - A preparação (continuação) PLANEJAMENTO DA INFRA-ESTRUTURA É a definição de como será a apresentação em termos de local e recursos (equipamentos etc.). Certifique-se previamente de que sabe utilizar esses recursos. Faça testes prévios para evitar surpresas desagradáveis, tais como descobrir na hora da apresentação que um equipamento está com defeito. Se for utilizar material em mídia digital, certifique-se de que haverá compatibilidade entre seu equipamento e o do cliente. Esses são cuidados importantes cuja negligência é sinômimo de falta ou de mau planejamento. PLANEJAMENTO DO ITINERÁRIO Aparentemente um ítem pouco importante, o planejamento do itinerário pode afetar significativamente o resultado de sua apresentação: um atraso injustificável pode afetar toda a predisposição e percepção do cliente ao que será apresentado. Assim, se for uma reunião externa num local que você ainda não tenha ido, planeje o itinerário: como e em quanto tempo você chegará lá; se for de carro, onde irá estacionar; qual o ponto de referência etc. Se for um local longe, compre passagens com antecedência. Considere uma margem de segurança para eventuais imprevistos que possam causar atrasos (pneu furado, engarrafamento etc.). Preveja também um tempo para aclimatação, ou seja, planeje-se para chegar minutos antes do horário oficial da reunião, entre 15 e 30 minutos, não mais. MONTAGEM DO ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO Defina previamente o roteiro ou seqüência de sua apresentação: o que dizer, como dizer, porque dizer e quando dizer. Visualize previamente sua apresentação. A idéia é memorizar sua fala e a ordem na qual serão apresentadas as informações e argumentos. Nessa etapa é válido ensaiar: leia em voz alta o roteiro, utilize anotações, praticando em frente ao espelho ou de um colega, visualize-se durante a apresentação. Procure depender ao mínimo de suas anotações na hora da apresentação, memorizando os principais pontos que devem ser enfatizados. MONTAGEM DA APRESENTAÇÃO Montar a apresentação é a definição de quais peças e documentos serão apresentados e sobre como serão apresentados (forma e sequência). A dica mais importante sobre esse! de DICA: Para cada 1 hora de apresentação reserve 10 horas preparação. item é: prepare com antecedência. Para a definição de como e quais peças serão apresentados, considere: - O tempo disponível (dica: o tempo de exposição de uma idéia não deve passar de 45 minutos). - Escolha dos recursos audiovisuais: escolha recursos compatíveis com o objetivo da apresentação, perfil do público, domínio no uso do recurso. - Público: perfil e quantidade de pessoas que estarão presentes - visando a adequação do local e material a ser levado. - Formas de apresentação: haverá exposição oral? Visual? Escrita? MONTAGEM DO CHECKLIST DA APRESENTAÇÃO Um recurso simples porém útil: um checklist. O checklist é uma lista com os detalhes práticos importantes que precisam ser providenciados. Trabalhe com um checklist durante todo o processo e revise-o antes da apresentação. Assim você evitará falhas como esqueci o orçamento em cima da mesa! ou esqueci de imprimir o relatório tal. Chegar no cliente se desculpando por falhas como essas pode comprometer a percepção quanto à qualidade de seu trabalho. PREPARAÇÃO PESSOAL A preparação pessoal engloba todas as etapas anteriores, pois ao planejar a apresentação em todos os seus detalhes você certamente se sentirá no domínio das informações, tornando-se mais seguro e auto-confiante. Use as anotações cada vez menos ao ensaiar Observe se a linguagem de corpo da platéia indica interesse ou desinteresse Use gestos de mão que reforcem a mensagem COMO ENSAIAR COM AMIGOS Peça opiniões sobre seu desempenho vocal e físico.

7 Métodos deapresentação Métodos de apresentação são caminhos e procedimentos. Métodos Etapa 2 - A Apresentação É o durante, ou seja, é a apresentação propriamente dita. Inclui algumas fases que, apesar das diferentes situações de mercado, apresentam etapas comuns às mais diversas apresentações. Lembrando que o enfoque é apresentações de campanhas ou projetos visando a aprovação e fechamento de negócios, esta etapa será examinada à luz de metodologias e técnicas de vendas/negociação. Fase 01 Abertura/Introdução Fase 02 Apresentação/Argumentação Fase 03 Participação/Esclarecimento Fase 04 Fechamento/Acordo Fase 05 Avaliação Fase 01 - Abertura / Introdução Os momentos iniciais da apresentação/ reunião/ negociação devem ser aproveitados para criar uma boa expectativa. Ao apresentar uma campanha, esse é o momento do impacto inicial, quando se ganha a atenção e interesse dos participantes e se direciona o raciocínio da platéia para os pontos de interesse. Utilize algumas técnicas: Aproveite os momentos que antecedem o início da reunião para "sentir o clima" e conhecer novos participantes. Ao iniciar a reunião, use um "quebra-gelo": uma piada, história ou comentário bem humorado deixará todos mais à vontade dissolvendo o formalismo e rigidez iniciais que dificultam o fluxo positivo da comunicação. Informe o tempo estimado da apresentação. Apresente sua equipe. Ao ser apresentado, olhe direto nos olhos da pessoa e tenha um aperto de mão firme, mas não excessivo. Isso transmite segurança e confiança. O apresentador deve ser qualificado antes de iniciar sua fala, sobretudo se ainda não for conhecido do cliente: comente suas qualificações e competências: "Senhores, este é fulano de tal, um dos maiores especialistas em planejamento..." "Esse é sicrano, um dos mais respeitados profissionais de mídia" "Esse é beltrano, um dos mais talentosos designers que conheço". Mas cuidado: ao qualificar outro profissional, seja sincero para não soar falso. Apresente o tema/assunto da reunião: direcione o raciocínio da platéia Crie um ponto de conversão único: "Os senhores verão como... (narrar a estratégia adotada pela agência X objetivo do cliente). Desta forma, além de criar uma única linha de raciocínio em toda a platéia, também irá criar uma expectativa positiva sobre o que irá acontecer em seguida, facilitando a persuasão e compreensão da idéia. (Continua na próxima página) O TOM INICIAL O aperto de mã dá pistas sobre você e sobre seu interlocutor. Se for confiante, denota respeito e mente aberta; se for com força, indica dominação; se frouxo, passividade. Olhe direto nos olhos. Isso transmite confiança. Aperto de mão firme, mas não excessivo.

8 Métodos Etapa 2 - A apresentação (continuação) Fase 02 - Apresentação/Argumentação É a apresentação em si, que deve seguir um roteiro ou seqüência previamente estipulada: o que dizer, como dizer, porque dizer e quando dizer. Utilize as seguintes técnicas e práticas: Inicie com uma apresentação geral: faça uma exposição sucinta sobre o trabalho como um todo, repassando os principais pontos: o objetivo de mercado que motivou a campanha; o objetivo de comunicação e solução estratégica encontrada pela agência, em termos de: estratégia de comunicação/planejamento, estratégia de mídia e estratégia de criação. Valorize o processo: ainda no início, comente rapidamente em linhas gerais o processo que levou a agência a chegar àquela estratégia, ou seja, valorize o processo problemas e oportunidades enfrentadas. Concentre a exposição oral nos pontos estratégicos principais: planejamento, mídia e criação. Deixe os detalhes técnicos para relatórios e propostas escritas. Faça uma associação direta entre cada detalhe da campanha e a solução do problema do cliente: mostre que cada decisão e proposta apresentada tem um porquê e está relacionada à solução do problema do cliente. Saiba adequar a linguagem: certifique-se que o público conhece os termos técnicos, se não, faça uma tradução (caso seja oportuno) ou mesmo substitua-os. Saiba também interpretar os sinais do corpo (mensagem não-verbal) dos outros participantes: isso servirá para ajustar a argumentação e o ritmo da apresentação. - Observe se a linguagem de corpo da platéia indica interesse ou desinteresse; - Aprenda a usar a intuição para ler os sinais corporais de outras pessoas; - Além das palavras, perceba o tom de voz das pessoas; - Ao perceber mudanças na linguagem do corpo, ajuste sua tática. Observe se a linguagem de corpo da platéia indica interesse ou desinteresse. Braços cruzados indicam desconfiança Postura que sugere atenção Expressão que demonstra interesse Olhar direto nos olhos sinaliza pensamentos afirmativos Mão sobre o queixo demonstra introspecção Olhar perdido denuncia falta de concentração Braços abertos demonstram indecisão Brincar com a caneta confirma o pensamento ausente Olhos arregalados e expressão cordial indicam disposição à persuasão MOSTRANDO CONTRARIEDADE MOSTRANDO INTERESSE TOMANDO DECISÃ O MOSTRANDO FALTA DE INTERESSE MANTENDO-SE NEUTRO

9 Métodos Etapa 2 - A apresentação (continuação) Fase 02 - Apresentação/Argumentação (continuação) Saiba ser visto e ouvido - Fique atento para sua postura e expressão facial/corporal - o corpo fala: - Cuide para que sua postura e expressão trabalham a seu favor (e não contra), reforçando sua argumentação: use gestos de ênfase, varie o ritmo e o tom de voz para dirigir o ritmo e atenção da platéia. - Cuide para que o que você fala não esteja em contradição ao que você transmite através de sua linguagem corporal/facial. CERTO ERRADO. Fazer contato visual/olhar nos olhos (não desviar o olhar). Não concentrar o olhar somente nos mais interessados, dar atenção a todos. Parecer e sentir-se à vontade (para isso construa um bom relacionamento e domine o assunto). Ter uma postura confiante (cabeça erguida, ombros e costas retas, braços/mãos relaxados e soltos, pernas retas e pés um pouco afastados). Adotar uma postura positiva e amigável (curve-se ligeiramente para frente). Relaxar os músculos faciais e sorrir. Enfatizar tópicos com gestos e voz. Fazer pausas específicas e enfáticas. Vestir-se adequadamente. Ler os sinais não verbais (interesse, desaprovação, desgaste) e adaptar o ritmo da apresentação. Ficar de costas. Olhar para baixo. Perder contato visual com a platéia, olhar para o papel. Obstruir a exposição. Cabeça baixa. Olhar assustado. Cabeça caída para o lado. Mão no bolso. Voz para dentro / insegura / tensa. Voz linear. Fugir o olhar, não encarar, não olhar nos olhos. Voz pra dentro. Diminuir a voz no final de cada frase (demonstra falta de segurança). Aparência/traje (também comunica alguma coisa). Olhar ostensivamente para o relógio. Se desculpar pela falta de experiência

10 Métodos Etapa 2 - A apresentação (continuação) Fase 03 - Participação/Esclarecimento Após a apresentação da campanha, proposta ou projeto, reserve um espaço para o cliente apresentar esclarecer suas dúvidas e apresentar eventuais objeções. Nesta etapa, siga as seguintes orientações: Ouça verdadeiramente o cliente: analise suas objeções colocando-se em seu lugar (técnica da empatia). Muitos cometem o erro de não saber ouvir o cliente de duas maneiras: não lhe dando espaço, ou ouvindo-o porém, somente com o objetivo de automaticamente contra-argumentar. Esteja preparado para as objeções (elas sempre acontecem): saiba distinguir as objeções técnicas, das pessoais. Uma postura séria e profissional restringe as objeções e interferências no projeto original apenas sob argumentos técnicos e nunca relativos ao gosto pessoal. Então seja flexível quanto aos primeiros e impassível quanto aos segundos. Lembre-se: uma objeção não é sinal de desinteresse, pelo contrário. Quando o cliente faz objeções, significa que gostou da idéia geral, porém, tem dúvidas e/ou deseja implementar algumas mudanças. Levar informações adicionais (tabelas, opção de negociações e prazos etc.) pode ser útil para o contorno e esclarecimento de objeções e ajuste da proposta para chegar ao acordo. Evite frases e colocações perigosas: - Não pergunte "o que você não entendeu" (ignorância), mas sim "algo que disse não ficou suficientemente claro" (assume a responsabilidade); - Não usar: "Você não entendeu" ou "Não é nada disso", mas sim: "É um ponto de vista, quero acrescentar algumas informações..." ou "Você está certo de sentir-se assim, mas deixe-me darlhe algumas informações"; - Evite a palavra "nunca", pode soar radical e intransigente, mesmo não sendo essa a intenção. Saiba lidar com "perguntas difíceis": ao ser indagado com perguntas difíceis para as quais não saiba a resposta, considere as seguintes opções: - seja sincero e diga que não possui essa informação no momento, mas que irá verificar e transmitir ao cliente (não se esqueça de cumprir sua promessa); - se não for possível aplicar a solução anterior, tente responder com outra pergunta. Retorne a questão para o cliente. - em último caso, se for uma questão muito provocativa ou polêmica, responda à pergunta com outra resposta. Um recurso pouco recomendado, porém, pode ser bastante útil em casos extremos. - Nunca minta! Dificilmente você recuperará sua credibilidade após vir à tona uma mentira.! RAZÕES MAIS COMUNS PARA AS OBJEÇÕES: Medo de cometer erros Falta de confiança Informações insuficientes Prioridades diferentes

11 Métodos Etapa 2 - A apresentação (continuação) Fase 04 - Fechamento/Acordo Após o esclarecimento de dúvidas e objeções, é hora do fechamento do negócio. Se as etapas anteriores forem bem conduzidas, certamente essa etapa fluirá mais facilmente. Para a obtenção do "sim" será necessário moderar eventuais concessões e estar atento aos sinais de fechamento. Eis algumas dicas: Recapitule as reformulações sugeridas pelo cliente: certifique-se de ter compreendido o que o cliente deseja, para que não haja mal entendido. Concessões: - Para cada concessão feita ao cliente, faça uma contrapartida. (dupla concessão). Por exemplo, se o cliente solicitar novos orçamentos e/ou layouts, requeira novos preços e prazos. - Valorize uma concessão: não faça concessões muito facilmente. Por exemplo, peça um tempo para verificar a viabilidade da nova proposta, demonstre que será difícil, mas que você irá fazer o melhor. Mas cuidado para não parecer burocracia e falta de autoridade. Fique atento para os sinais de fechamento, aproveite-os. Muitas vezes o cliente dá sinais de aceitação que não são aproveitados para gerar o fechamento do negócio. Busque os sinais de fechamento, faça perguntas fechadas e não abertas: certo: "Qual é o dia melhor para trazer os layouts corrigidos". Errado: "Posso então marcar para trazer os layous corrigidos?". Proponha o fechamento oficial do negócio (assine aqui). Recapitule os próximos passos e seus responsáveis quem fará o que, em que prazo. Deixe tudo encaminhado decida e assuma o controle, não deixa a coisa solta. Após fechado o negócio, não se prolongue. Não introduza novas informações após o negócio fechado pois estes podem reverter reverter o ânimo do cliente quanto ao negócio. Fase 05 - Avaliação É o momento de avaliar o desempenho da apresentação/negociação, junto à equipe da agência. Avalie com sua equipe os ganhos e perdas da negociação. Novos prazos, custos etc. Controle do que foi acertado: Notas e observações para a próxima reunião. * * *

12 Técnicas deapresentação O uso de técnicas contribui para a eficácia de uma apresentação. xistem técnicas que podem ser empregadas em apresentações visando torná-las mais eficazes. Essas técnicas são, na verdade, princípios e práticas que funcionam bem em determinadas situações e estão relacionados a aspectos tais Ecomo: forma da apresentação (palestra, seminário, conferência etc.); uso de recursos audiovisuais (material, equipamentos, etc.); habilidade de comunicação (oral, escrita, visual) e interação. Considerando que a apresentações de campanhas visam também a aprovação da idéia (o fechamento do negócio), podemos também aplicar técnicas de negociação e de vendas. A utilização dessas técnicas varia em função das situações e objetivos. Por exemplo, o modelo palestra é recomendado quando uma grande quantidade de informação deve ser transmitida em pouco tempo, sendo mais adequada para grandes platéias. Se o contexto e o objetivo forem outros, a técnica deve ser substituída. O importante é saber escolher a técnica apropriada para cada situação. As opções são inúmeras, sendo inviável citar todas e detalhar cada uma delas em nossos estudos visando abranger o tema em toda sua extensão, dada a limitação de tempo/espaço. Porém, algumas das principais orientações foram selecionadas e estão sendo apresentadas ao longo desta apostila. Segue uma apresentação geral. Técnicas Quanto aos tipos de apresentações: Os tipos de apresentação variam quanto à finalidade, forma, duração, e podem ser, por exemplo: - Palestras - Seminários - Conferências - Simpósios etc. Para que não se perca o foco da aplicação prática do tema no segmento publicitário, o tipo de apresentação aqui abordado será exclusivamente APRESENTAÇÃO DE CAMPANHAS. Quanto à forma de comunicação: Muito embora a transmissão verbal de informações seja prioritariamente valorizada de um modo geral, ela representa menos da metade do poder de influência numa comunicação (45%): ou seja, o que se fala (conteúdo) representa apenas 07% de influência, enquando o como se fala (voz) exerce 38%. Por outro lado, os sinais não verbais (expressão corporal e facial) são responsável por 55% de influência sobre outras pessoas durante a comunicação.* Esse é um conhecimento útil tanto em apresentações quanto em qualquer outra situação de interação humana. Ao saber transmitir e ler os sinais corporais e faciais, o bom comunicador poderá se beneficiar de inúmeras formas, seja adaptando seu discurso e mensagem, seja utilizando adequadamente seus próprios sinais para influenciar o andamento do processo. Existem algumas orientações básicas que podem ser usadas tecnicamente em apresentações, conforme serão melhor detalhadas no item Comunicação e Apresentação, mais a frente, nesta apostila. *Fonte: Síntese de estudos de vários pesquisadores das comunicações e das interações entre pessoas que conduziram a conclusões cabais a respeito da importância da comunicação não-verbal (Ray Birdwhistell (1970), R.Applbaum, E.Bodaken e K.Sereno (1973), e outros). Continua na página seguinte

13 Técnicas (continuação) Quanto ao uso de recursos audiovisuais: Os recursos audiovisuais podem ser, por exemplo: impressos, flip-chart, quadro, vídeo, retroprojetor, projetor de slides, multimídia - datashow, informática etc. Veremos alguns: Impressos layouts, relatórios, gráficos etc. Um recurso de baixa complexidade e ainda hoja amplamente utilizado em apresentações de campanhas. A vantagem deste tipo de recurso é a simplicidade e o fato de ser um material de consulta individual e tátil. Em apresentações de campanhas e/ou apresentação da agência a clientes potenciais, ainda é um recurso largamente utilizado. Vídeo Utilizado basicamente para apresentação de comerciais (mídia eletrônica) esse recurso será progressivamente substituído por mídias digitais mais avançadas. A apresentação de um material em vídeo (campanha, comercial etc.), deve ser acompanhado de alguns cuidados complementares: de preferência, faça a apresentação na agência, onde as condições de controle são maiores (quanto à checagem do equipamento, ambientação, interrupções, etc.). Cuide para que a sala de apresentação/projeção seja adequada quanto à acústica e visibilidade, detalhes que podem fazer toda a diferença na percepção do cliente sobre o material. Flip-chart; Quadro Dificilmente utilizado em apresentação de campanhas publicitárias ou de agências, porém um recurso que pode ser útil em apresentações internas, em reuniões entre equipes, em brainstorms da agência etc. Recomenda-se que ao utilizar o Flip-Chart, prepare-se as folhas de apresentação de antemão, usando diagramas e informações-chave para destacar os argumentos e enfatizar os temas centrais. O Flip-chart funciona como um outdoor aos participantes da reunião, que poderão ver e acompanhar - ao mesmo tempo - as informações da apresentação. Já o quadro funciona como um espaço de apoio em apresentações informais e platéias pequenas. Multimídia; Datashow O uso da informática em apresentações vem crescendo cada vez mais. A cada dia surgem novas ferramentas e a utilização destas são cada vez mais adotadas, sejam em apresentações de campanhas para mídias eletrônicas, seja em apresentação de campanhas para mídia impressa, em apresentação de agências através de mídias digitais. IMPORTANTE: O mais importante sobre a utilização de recursos tecnológicos (informática, telecomunicações etc.) é saber acompanhar as novidades e tendências que surgem a cada dia, e manter-se atualizado - up to date - para renovar e incorporar novas práticas ao seu repertório.! DICAS: - O público conseque ler projeções visuais muito mais rápido do que você consegue falá-las. Portanto, não tente ler. - Recursos visuais que funcionem com uma platéia pequena não funcionem bem com uma grande. - Não se mova quando desejar que a platéia se concentre no material visual. - Idéias abstratas são mais fáceis de serem compreendidas quando são representadas visualmente, através de desenhos, gráficos etc. Estes devem ser simples, porém impactantes.

14 Erros & Acertos em Apresentações Dicas sobre o que fazer e o que não fazer em apresentações. Chegar atrasado demonstra falta de responsabilidade, pouco profissionalismo, além de afetar negativamente o ânimo do cliente antes mesmo da apresentação. Não se preocupar com a aparência a forma como nos vestimos e nos apresentamos comunica muito sobre o que somos e pensamos e sobre o que representamos, mesmo que isso aconteça inconscientemente. Chegar em cima da hora: desta forma você perderá os preciosos minutos anteriores à apresentação, quando se pode sentir o clima e conhecer o perfil dos participantes, sobretudo em um cliente novo. Tentar parecer o que não é: adotar uma postura e uma erudição que não é sua, tentar fazer um tipo, isso só irá parecer falso e comprometerá sua credibilidade. Seja você mesmo, seja autêntico e natural. Não saber dosar formalidade X informalidade: totalmente formal ou totalmente informal. Formalidade em demasia pode criar um distanciamento não desejado; informalidade demais pode parecer falta de seriedade. O ideal é equilibrar e alternar doses de informalidade ao seu discurso formal. Um dica é deixar as maiores doses de informalidade para o discurso verbal, deixando para os relatórios escritos a linguagem técnica e formal. Não ter entusiasmo: além de acreditar na idéia que está apresentando, você precisa demonstrar que acredita. Sem entusiasmo próprio será muito difícil entusiasmar alguém. Você precisa ser o primeiro. Discurso vacilante e tímido: pior do que estar inseguro sobre o que se apresenta é deixar transparecer essa insegurança. Conheça bem seu projeto e confie nele tenha convicção e sobretudo, transmita convicção ao cliente. Discurso linear: ao falar sempre no mesmo tom de voz, no mesmo volume e velocidade suas chances de fazer a platéia dormir serão grandes. Portanto, para manter acesa a atenção e interesse em sua apresentação, alterne volume, velocidade e tom de voz, para manter acesa a atenção. Ser prolixo: a explicação verbal da campanha deve se concentrar nos pontos-chave. Os detalhes da campanha devem ser deixados para análise posterior e em relatórios por escrito. Perder-se em detalhes: entrar em muitos detalhes durante a apresentação verbal poderá causar confusão e fazer o cliente perder a linha central do raciocínio. Para que isso não aconteça, sintetize as idéias em pontos principais. Falta de planejamento: não se programar para a apresentação poderá causar inúmeros problemas. Para cada hora de apresentação, reserve 10 horas de preparação. Adotar uma postura arrogante: não valorizar a participação do cliente no projeto (como sua participação e idéias contribuíram) pode ser um grande erro. Dito de outra forma, valorizar a participação do cliente no projeto pode tornar mais fácil o caminho de sua aprovação. Não saber o momento de parar: é importante sentir os sinais para não forçar o cliente. Da mesma forma, é fundamental saber ler os sinais de fechamento, quando o cliente está receptivo ao "sim". Ser inflexível: não saber ouvir as objeções do cliente. Seja flexível analise a viabilidade das alterações propostas pelo cliente. Saiba distinguir um argumento técnico de um critério pessoal (gosto pessoal).

15 Comunicação & Apresentação A linguagem do corpo: saiba interpretar e ser bem interpretado. LINGUAGEM VERBAL + NÃO VERBAL = COMUNICAÇÃO TOTAL O Dr. Albert Mehrabian, em suas pesquisas realizadas em 1968 para identificar os tipos de mensagens nas situações de confrontação, buscava quantificar uma percentagem que mostrasse o peso da influência das mensagens verbais e não-verbais sobre outras pessoas. Ele chegou a conclusões importantes a respeito, conforme descritas no quadro abaixo: % DE INFLUÊNCIA DAS MENSAGENS NA COMUNICAÇÃO VERBAIS: 45% Linguagem verbal (núcleo) = 07% - Mensagem (o que dizer - argumento, conteúdo) Linguagem vocal = 38% - Tom de voz (entonação/ênfase/entusiasmo) NÃO-VERBAIS: 55% Linguagem visual = 55% - Expressão corporal (posicionamento do corpo, gestos; andar etc.) - Expressão facial (mímica facial) - Traje/aparência SAIBA INTERPRETAR E SER BEM INTERPRETADO. UTILIZE A COMUNICAÇÃO EM TODAS AS SUA DIMENSÕES: Linguagem verbal (núcleo) Ler nas entrelinhas, considerar o histórico, o universo do interlocutor, não julgar, saber ouvir. Linguagem vocal Observar os sinais/a mensagem oculta no tom de voz (entonação/ênfase/entusiasmo). Linguagem visual Observar os sinais/a mensagem oculta na expressão corporal (onde, como posicionar corpo, pés, mãos etc.; gestos; andar; rapport etc.); expressão facial (mímica facial) e traje/aparência. Observar aspectos subliminares. Aprovação, não aprovação, sinais de hostilidade, sinais de interesse, concordância, tédio, desconfiança, irritação, frustração.

16 Textos & Bibliografia Para quem quer saber mais! Textos complementares: Bibliografia: Texto: Como fazer uma apresentação (Petit, 1991: 18-23). Texto: Tá bom, doutor, eu ponho sua namorada no filme (Ribeiro, 1994: 209). Texto: Se você não gosta da campanha, por que tem que aprová-la? (Ribeiro, 1994: 221). Texto: Inteligência e comunicação (Ribeiro, 1993: 09). Texto: Os segredos do bom comunicador (Ribeiro, 1993: 54). Texto: Chaves do sucesso na comunicação (Ribeiro, 1993: 67). Texto: Como o gambá passa por peru (Ribeiro, 1993: 84). Texto: Como usar corretamente o cartão de visita (Artigo da seção Etiqueta Empresarial - Jornal Carreira & Sucesso - 195ª edição). HINDLE, Tim. Como liderar reuniões. São Paulo: Publifolha, HINDLE, Tim. Como conduzir negociações. São Paulo: Publifolha, HINDLE, Tim. Como fazer apresentações. São Paulo: Publifolha, PETIT, Francesc. Propaganda ilimitada. São Paulo: Siciliano, RIBEIRO, Júlio. Fazer acontecer. São Paulo: Cultura, RIBEIRO, Lair. Comunicação Global: a mágica da influência. Rio de Janeiro: Objetiva, Outras leituras: Livro: Decifrar pessoas - Como entender e prever o comportamento humano Autores: JoEllan Dimitrius e Mark Mazzarella; Editora Alegro O livro ensina a decifrar a linguagem corporal do ser humano. Livro: Impressões - A arte prática da leitura facial: Descubra como melhorar suas relações pessoais, ser bem-sucedido em seus empreendimentos e desenvolver seu potencial. Autor: Simon G. Brown; Editora Manole O aborda a importância do domínio da técnica de leitura facial para torna-se mais persuasivo, decidido e eficiente no trabalho. Livro: Vendedores de ilusão - A comunicação e suas diversas formas de expressão Autora: Tania Castelliano; Editora Record Com ênfase na dicção, o livro traz exercícios para estimular a postura e o domínio da comunicação verbal, além de abordar os diversos tipos de oratória. Livro: Um jeito bom de falar bem - Como vencer na comunicação Autor: Reinaldo Polito; Editora: Saraiva Esta obra traz um roteiro e técnicas para que o leitor possa falar bem em público.

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7 HTTP://WWW.SUPEREDESAFIOS.COM.BR/SEGREDO/FORMULANEGOCIOONLINE E8BOOKCURSODE ORATÓRIA Prof.DaniloMota Prof.&Danilo&Mota& &Blog&Supere&Desafios& 1 Introdução:Tempodeouvir,tempodefalar. Não saber ouvir bem,

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO Página 1 de 7 INDICE Nenhuma entrada de sumário foi encontrada. Página 2 de 7 Autor: Alkíndar de Oliveira (alkindar@terra.com.br) Dentre outros atributos, o exercício da oratória exige o conhecimento e

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. Espero que faça um bom proveito do conteúdo e que, de alguma forma, este e-book facilite a sua decisão de adquirir um planejamento.

1. INTRODUÇÃO. Espero que faça um bom proveito do conteúdo e que, de alguma forma, este e-book facilite a sua decisão de adquirir um planejamento. 1. INTRODUÇÃO Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que considerar na hora de contratar um planejamento de estudos. Esta é uma dificuldade aceitável, tendo em vista que existem opções no mercado que não

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

Como se comunicar bem. Prof. Alexandre Lozi

Como se comunicar bem. Prof. Alexandre Lozi Prof. Alexandre Lozi Comentário das apresentações Avaliação da postura: Falhas: Mãos enroladas Mãos soltas Andado desordenado Pêndulo Balanço do pé Apoio no quadro Apoio na perna Permanecer sentado Mãos

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

Judgment Você toma milhares de decisões todos os dias, das mais simples às mais importantes. Quais serão as certas?

Judgment Você toma milhares de decisões todos os dias, das mais simples às mais importantes. Quais serão as certas? Judgment Você toma milhares de decisões todos os dias, das mais simples às mais importantes. Quais serão as certas? hoganjudgement.com www.hoganbrasil.com.br/hoganjudgement 2014 Hogan Assessment Systems

Leia mais

10+10 MINIGUIA... ATITUDES E PALAVRAS ASSERTIVAS. dar FEEDBACK, dizer NÃO, Veronica Z. Herrera Consultora Treinadora Coach Certificada.

10+10 MINIGUIA... ATITUDES E PALAVRAS ASSERTIVAS. dar FEEDBACK, dizer NÃO, Veronica Z. Herrera Consultora Treinadora Coach Certificada. 10+10 MINIGUIA... ATITUDES E PALAVRAS Para administrar CONFRONTAÇÃO; dar FEEDBACK, dizer NÃO, expressar DESACORDO ou SATISFAÇÃO Veronica Z. Herrera Consultora Treinadora Coach Certificada CONSTRUINDO MELHORES

Leia mais

Marketing Pessoal. Uma visão de si mesmo

Marketing Pessoal. Uma visão de si mesmo Marketing Pessoal Uma visão de si mesmo 1 O Curriculo O currículo é uma peça importante para a sua apresentação profissional, então seja profissional na sua apresentação. 2 O currículo UM BOM CURRÍCULO......apresenta

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos:

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: TIPOS DE REUNIÕES Mariangela de Paiva Oliveira mariangela@fonte.org.br As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: no âmbito do pensar: quando acontece uma troca de idéias, opiniões ou informações;

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

meses e de ganhos financeiros muito maiores do que quando se é empregado é um erro comum. Além disso, a idéia de não ter chefe é extremamente

meses e de ganhos financeiros muito maiores do que quando se é empregado é um erro comum. Além disso, a idéia de não ter chefe é extremamente DICAS PARA ABRIR UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL Começar um empreendimento requer coragem. Estar preparado para esse momento é fundamental, pois não vale, em hipótese alguma, aplicar o seu dinheiro no desconhecido.

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO MANUAL DO AVALIADOR Avaliar é fazer análise e ter a oportunidade de rever, aperfeiçoar, fazer de forma diferente, sempre em busca de eficácia e resultados. Gartner & Sánchez As

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

Acate as Objeções do Cliente

Acate as Objeções do Cliente Acate as Objeções do Cliente Esquema de Palestra I. Como Acatar Objeções A. Aprenda a aceitar objeções como um desafio que, quando enfrentado corretamente, beneficiará você e seu cliente potencial. B.

Leia mais

Capítulo 13: PREPARANDO-SE PARA UMA ENTREVISTA

Capítulo 13: PREPARANDO-SE PARA UMA ENTREVISTA Capítulo 13: PREPARANDO-SE PARA UMA ENTREVISTA 13.1 Desenvolvimento de uma Estratégia que vai Impressionar o Entrevistador A maioria dos candidatos é passiva e, praticamente, não impressiona o entrevistador.

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S

MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S A contratação contínua de talentos não pode ser isolada da estratégia geral da empresa, pois o correto recrutamento irá agregar pessoas mais valiosas, trazendo mais resultados.

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

COMO FALAR EM PÚBLICO

COMO FALAR EM PÚBLICO COMO FALAR EM PÚBLICO Técnicas e habilidades para comunicação oral Izidoro Blinkstein Capítulo 1: FALAR EM PÚBLICO O que é falar em público? Comunicação Coloquial: O Objetivo é estabelecer comunicação

Leia mais

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 Comentário geral: As provas apresentaram grau de dificuldade médio. Não houve uma preocupação da banca em aprofundar os conceitos ou dificultar a interpretação

Leia mais

ANATOMIA DE UMA APRESENTAÇÃO

ANATOMIA DE UMA APRESENTAÇÃO ANATOMIA DE UMA APRESENTAÇÃO Susan Stavros Castelhano Uma apresentação pode ser dividida em várias partes, ou pode seguir a regra geral de uma estrutura de três partes. No começo, introduz-se o tema que

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

Como Negociar Por Telefone

Como Negociar Por Telefone Como Negociar Por Telefone Por que negociar por telefone é diferente? Trabalha com Suposição; Só tem o sistema representacional auditivo; Você pode estar dividindo a atenção da pessoa com outras coisas;

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

GUIA DE BOAS PRÁTICAS

GUIA DE BOAS PRÁTICAS GUIA DE BOAS PRÁTICAS A RODADA DE NEGÓCIOS A RODADA DE NEGÓCIOS É UM EVENTO EMPRESARIAL ORGANIZADO PARA PROMOVER NEGÓCIOS E PARCERIAS. Em um mesmo local estão empresas convidadas com interesse em comprar,

Leia mais

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital 1 2 3 4 Já falamos muitas vezes sobre produção de conteúdo ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa.

Leia mais

O feedback é uma chance de sabermos se estamos ou não indo bem nas atividades que executamos.

O feedback é uma chance de sabermos se estamos ou não indo bem nas atividades que executamos. Afinal, o que é feedback? Feedback é um termo inglês, introduzido nas relações vivenciais para definir um processo muito importante na vida do grupo. Traduz-se por realimentação ou mecanismo de revisão,

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES GUIA DO ALUNO Seja bem-vindo(a) às disciplinas on-line dos cursos de gradução das Instituições do Grupo Ser Educacional! Agora que você já está matriculado(a)

Leia mais

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO Tênis é em grande parte um jogo mental. Um bom tenista deve ser mentalmente forte para conseguir lidar com as adversidades e manter um jogo consistente.

Leia mais

compreensão ampla do texto, o que se faz necessário para o desenvolvimento das habilidades para as quais essa prática apresentou poder explicativo.

compreensão ampla do texto, o que se faz necessário para o desenvolvimento das habilidades para as quais essa prática apresentou poder explicativo. 9 Conclusão Neste estudo, eu me propus a investigar os efeitos de práticas de Língua Portuguesa no aprendizado de leitura e como esses efeitos se diferenciam conforme o ano de escolaridade dos alunos e

Leia mais

Educação é o primeiro passo para desenvolver a segurança e saúde no trabalho.

Educação é o primeiro passo para desenvolver a segurança e saúde no trabalho. Educação é o primeiro passo para desenvolver a segurança e saúde no trabalho. DDS DICAS PARA UM BOM DIALAGO DE SEGURANÇA APRESENTAÇÃO Palestrante: RAFAELA LOPES LOBO Técnica de Segurança do Trabalho Bombeiro

Leia mais

Profa. Ma. Andrea Morás. Unidade I

Profa. Ma. Andrea Morás. Unidade I Profa. Ma. Andrea Morás Unidade I COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Comunicação empresarial Definição: Compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar

Leia mais

DICAS DE BURACO ONLINE

DICAS DE BURACO ONLINE DICAS DE BURACO ONLINE Link: http://www.jogatina.com/dicas-jogar-buraco-online.html Às vezes, conhecemos todas as regras de um jogo, mas na hora de passar da teoria para a prática, as coisas não funcionam

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação

Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação Um ambiente em constante mutação, com alterações cada vez mais rápidas e significativas, exige uma empresa com capacidade de adaptação crescente ao

Leia mais

"BUSSINES PLAN"- PLANO DE NEGÓCIOS

BUSSINES PLAN- PLANO DE NEGÓCIOS "BUSSINES PLAN"- PLANO DE! Os componentes do Business Plan.! Quem precisa fazer um Business Plan! Colocando o Business Plan em ação Autores: Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

Perfil Caliper Gerencial e Vendas The Inner Leader and Seller Report

Perfil Caliper Gerencial e Vendas The Inner Leader and Seller Report Perfil Caliper Gerencial e Vendas The Inner Leader and Seller Report Avaliação de: Sr. José Exemplo Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: 11/06/2014 Perfil Caliper Gerencial e Vendas

Leia mais

Markes Roberto Vaccaro

Markes Roberto Vaccaro Markes Roberto Vaccaro Sumário 1 - CONHECER OS SEGREDOS DO MARKETING DIGITAL... 3 2 CRIAR UM BLOG DE NICHO... 4 3 - COMEÇANDO A ESTRATÉGIA DE MARKETING... 4 4 - PRODUTOS DIGITAIS... 5 5 OPTIMIZAÇÃO DE

Leia mais

planodenegocioapostilaempreendedorismo_exerc.doc Empreendedorismo EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS

planodenegocioapostilaempreendedorismo_exerc.doc Empreendedorismo EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS 1) Qual o conceito de empreendedor?...empreendedor é um indivíduo que imagina, desenvolve e realiza visões. Ele está sempre buscando novas idéias e criando

Leia mais

A Busca da Excelência: entre o dizer e o fazer. Júlia Farnese Fernanda Queiroga

A Busca da Excelência: entre o dizer e o fazer. Júlia Farnese Fernanda Queiroga 2014 A Busca da Excelência: entre o dizer e o fazer. Júlia Farnese Fernanda Queiroga A Busca da Excelência: entre o dizer e o fazer. 3 A palestra em questão aborda a busca da excelência e o paradigma

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

Currículo: sua peça de marketing pessoal

Currículo: sua peça de marketing pessoal Currículo: sua peça de marketing pessoal http://br.groups.yahoo.com/group/vagasbahia Se o ditado a primeira impressão é a que fica é realmente verdadeiro, elaborar um currículo detalhado e objetivo é essencial

Leia mais

Estruturas das Sessões em TCC

Estruturas das Sessões em TCC Estruturas das Sessões em TCC Eliana Melcher Martins - Mestre em Ciências pelo Depto. de Psicobiologia da UNIFESP - Especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP - Psicóloga Clínica Cognitivo Comportamental

Leia mais

Capítulo 15: TÉCNICAS PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO

Capítulo 15: TÉCNICAS PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO Capítulo 15: TÉCNICAS PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO 15.1 Como se Preparar para as Entrevistas É absolutamente essencial treinar-se para as entrevistas. Se você não praticar, poderá cometer todos os tipos

Leia mais

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição?

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição? Caríssimo aluno da Rede CEJA, Seja muito bem vindo à sua escola! Estamos muito felizes que você tenha optado por dar continuidade aos seus estudos conosco, confiando e acreditando em tudo o que poderemos

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Gustavo Malavota Administrador Vendedor Palestrante Professor de Marketing

Gustavo Malavota Administrador Vendedor Palestrante Professor de Marketing Gustavo Malavota Administrador Vendedor Palestrante Professor de Marketing Gustavo Malavota Módulo Consultoria Diretor de Planejamento Experiência Profissional: SENAC-Rio em 2007 como especialista e coordenador

Leia mais

Liderança de equipes. Estudo. 6 ecoenergia Julho/2013. A indústria do petróleo e seus derivados no

Liderança de equipes. Estudo. 6 ecoenergia Julho/2013. A indústria do petróleo e seus derivados no Estudo Liderança de equipes Damáris Vieira Novo Psicóloga organizacional, mestre em administração, professora da FGVe consultora em gestão de pessoas dvn.coach@hotmail.com A indústria do petróleo e seus

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

1 Avalie a demanda para os produtos e serviços da franquia em questão!

1 Avalie a demanda para os produtos e serviços da franquia em questão! 10 Dicas para Comprar uma Franquia Comprar uma franquia tem se tornado o negócio do momento e atraído muitos empresários a pensar sobre o assunto e decidir entre abrir um negócio com temática própria ou

Leia mais

A Ciência e a Arte de Ser Dirigente. Autor: Ader Fernando Alves de Pádua

A Ciência e a Arte de Ser Dirigente. Autor: Ader Fernando Alves de Pádua A Ciência e a Arte de Ser Dirigente Autor: Ader Fernando Alves de Pádua 1 INTRODUÇÃO Este tema traz a tona uma grande questão que vamos tentar responder nestas poucas paginas, ser um dirigente requer grande

Leia mais

Coleta de Dados: a) Questionário

Coleta de Dados: a) Questionário Coleta de Dados: A coleta de dados ou de informações sobre a realidade escolar tem como ponto de partido o Marco Referencial, em especial o que está estabelecido no Marco Operacional. Este é um momento

Leia mais

Um Mundo Sem Fronteiras. A Nova Era Econômica

Um Mundo Sem Fronteiras. A Nova Era Econômica Um Mundo Sem Fronteiras A Nova Era Econômica Quais São as Principais Conseqüências Da Nova Era Econômica? A Nova Era Econômica A Concorrência É Muito Maior Atendimento De Coração A Nova Era Econômica

Leia mais

Orientações para elaborar um. Plano de Negócios

Orientações para elaborar um. Plano de Negócios Orientações para elaborar um Plano de Negócios Maio de 2010 www.nascente.cefetmg.br Página 1 Apresentação Este documento contém um roteiro básico de Plano de Negócios. O objetivo é permitir que o futuro

Leia mais

Descubra seu Quociente de Inteligência Emocional, respondendo com franqueza TODAS as questões abaixo. 1 - Você está viajando de avião e, de repente, esse entra numa área de grande turbulência e começa

Leia mais

Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas; motivação para vendas. Professora Renata Lourdes.

Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas; motivação para vendas. Professora Renata Lourdes. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas; motivação para vendas. Professora Renata Lourdes. Administração de Vendas Planejamento, direção e controle

Leia mais

Educação a Distância: a oportunidade vai ao seu encontro

Educação a Distância: a oportunidade vai ao seu encontro DICAS PARA ESTUDAR A DISTÂNCIA Educação a Distância: a oportunidade vai ao seu encontro Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

Leia mais

Boletim de carreiras:

Boletim de carreiras: Boletim de carreiras: as oportunidades que você deixa de aproveitar quando não sabe falar Inglês! Falar Inglês, há muito tempo, deixou de ser desejável para se tornar obrigatório nas grandes empresas.

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 15 Tema:

Leia mais

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001.

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001. O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * Adalberto Luiz de Souza ** RESUMO: Este texto tem por finalidade descrever o papel do representante da direção, referente ao atendimento de requisito

Leia mais

7 Ações para afastar a crise Utilizando o marketing para melhorar suas vendas.

7 Ações para afastar a crise Utilizando o marketing para melhorar suas vendas. Criamos uma pequena lista de ações ligados ao marketing na internet que nem chega a ser um diferencial. Será o mínimo para que você com seu negócio consiga se manter no mercado e continuar a gerar lucros.

Leia mais

COMO ESTUDAR 1. Nereide Saviani 2

COMO ESTUDAR 1. Nereide Saviani 2 COMO ESTUDAR 1 Nereide Saviani 2 Estudar não é apenas ler. O fato de ser ter devorado com avidez um livro - seja por achá-lo interessante, seja por se ter pressa em dar conta de seu conteúdo - não significa

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

Dicas para Liderar com alta performance

Dicas para Liderar com alta performance Walbron Siqueira 5 Dicas para Liderar com alta performance Faça da melhoria contínua um hábito e seja o protagonista de sua carreira Sobre o autor Walbron Siqueira é bancário, especialista em gestão de

Leia mais

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida.

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Será que já paramos e pensamos no que é o tempo? Podemos afirmar que o tempo é nossa própria vida. E a vida só é vivida no aqui e agora, no efêmero momento entre o passado

Leia mais

Construindo Relacionamentos

Construindo Relacionamentos Construindo Relacionamentos Objetivos: Promover a conscientização da necessidade de trabalho em equipe e de construir relacionamentos como um componente da formação de equipe Oferecer sugestões e instrumentos

Leia mais

O guia do profissional de Recursos Humanos. Como melhorar o desenvolvimento da equipe

O guia do profissional de Recursos Humanos. Como melhorar o desenvolvimento da equipe O guia do profissional de Recursos Humanos Como melhorar o desenvolvimento da equipe 1 Introdução 03 Conhecendo as dores do seu time 05 Investir nos colaboradores! 08 Estabelecendo metas 11 A meditação

Leia mais

Tutorial 7 Fóruns no Moodle

Tutorial 7 Fóruns no Moodle Tutorial 7 Fóruns no Moodle O Fórum é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns acontece

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

DGAJ/DF. Curso em E-learning

DGAJ/DF. Curso em E-learning Curso em E-learning Introdução O que é estudar a distância O estudo à distância é uma forma diferente de aprender. Para que uma pessoa possa estudar à distância, necessita desenvolver algumas habilidades

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

Formulário de Pesquisa Institucional Clubes de Lions do Distrito LC 1 Para a Gestão 2013/2014 do Governador CL Fernando da Silva Mota e DM e CaL Vera

Formulário de Pesquisa Institucional Clubes de Lions do Distrito LC 1 Para a Gestão 2013/2014 do Governador CL Fernando da Silva Mota e DM e CaL Vera Formulário de Pesquisa Institucional Clubes de Lions do Distrito LC 1 Para a Gestão 2013/2014 do Governador CL Fernando da Silva Mota e DM e CaL Vera Maria da Costa Mota Objetivo da Pesquisa Instiitucional:

Leia mais

1. Introdução. Avaliação de Usabilidade Página 1

1. Introdução. Avaliação de Usabilidade Página 1 1. Introdução Avaliação de Usabilidade Página 1 Os procedimentos da Avaliação Heurística correspondem às quatro fases abaixo e no final é apresentado como resultado, uma lista de problemas de usabilidade,

Leia mais

Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer?

Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer? Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer? O educador pode contribuir para prevenir o abuso de drogas entre adolescentes de duas formas básicas: incentivando a reflexão e a adoção de

Leia mais

DISCIPULADO. Um estilo de vida

DISCIPULADO. Um estilo de vida DISCIPULADO Um estilo de vida TRANSIÇÃO O QUE VOCÊ DESEJA? Uma grande Igreja? Uma Igreja saudável? O QUE UMA TRANSIÇÃO SAUDÁVEL EXIGE? I. COMPROMETIMENTO O Pastor/a é a chave. Só vale a pena mudar quando

Leia mais

Ética no exercício da Profissão

Ética no exercício da Profissão Titulo: Ética no exercício da Profissão Caros Colegas, minhas Senhoras e meus Senhores, Dr. António Marques Dias ROC nº 562 A nossa Ordem tem como lema: Integridade. Independência. Competência. Embora

Leia mais

ESTRESSE OCUPACIONAL SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTRESSE OCUPACIONAL SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ESTRESSE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Página 1 de 9 1. OBJETIVO... 3 2. ESCOPO... 3 3. DEFINIÇÕES... 4 4. ESTRESSE OCUPACIONAL: CARACTERIZAÇÃO... 4 4.1. Conceitos fundamentais... 4 4.2. Conseqüências

Leia mais

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO (Adaptado do texto do prof. Adair Santa Catarina) ALGORITMOS COM QUALIDADE MÁXIMAS DE PROGRAMAÇÃO 1) Algoritmos devem ser feitos para serem lidos por seres humanos: Tenha em mente

Leia mais

O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO

O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PROLEILOES.COM O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PONTOS PRINCIPAIS A SEREM VERIFICADOS ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PARA EVITAR QUE OCORRAM IMPREVISTOS APÓS A ARREMATAÇÃO O que

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

???? AUDITORIA OPERACIONAL. Aula 5 Auditoria Operacional: aspectos práticos OBJETIVOS DESTA AULA RELEMBRANDO... AUDITORIA OPERACIONAL?

???? AUDITORIA OPERACIONAL. Aula 5 Auditoria Operacional: aspectos práticos OBJETIVOS DESTA AULA RELEMBRANDO... AUDITORIA OPERACIONAL? Aula 5 Auditoria Operacional: aspectos práticos OBJETIVOS DESTA AULA Conhecer os aspectos práticos da auditoria operacional Entender as etapas da auditoria operacional Compreender o funcionamento do planejamento

Leia mais

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET USE O PODER DA INTERNET Usar as mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para dar mais visibilidade a um produto ou serviço exige aprendizado.

Leia mais

Inteligência emocional ajuda a conquistar vagas de liderança

Inteligência emocional ajuda a conquistar vagas de liderança Inteligência emocional ajuda a conquistar vagas de liderança Tempo de Mulher Arieta Arruda 14 horas atrás Houve um tempo em que as pessoas queriam mostrar sua face mais racional no mercado de trabalho,

Leia mais

ENXERGUE O DEFICIENTE VISUAL

ENXERGUE O DEFICIENTE VISUAL ENXERGUE O DEFICIENTE VISUAL Rafael SOARES Emílio MANSUETO Filipe BAXTER Rafael STANGHERLIN Paulo FALABELLA (professor orientador) Centro Universitário de Belo Horizonte Uni-BH, Belo Horizonte, MG Resumo:

Leia mais

Auditores Internos da Qualidade em laboratórios de calibração e ensaio. Instrutora: Ana Cristina D. M. Follador

Auditores Internos da Qualidade em laboratórios de calibração e ensaio. Instrutora: Ana Cristina D. M. Follador Auditores Internos da Qualidade em laboratórios de calibração e ensaio Instrutora: Ana Cristina D. M. Follador Programação do curso Objetivo do curso Definições fundamentais (exercício) Bases da auditoria

Leia mais

6 rede de contato. Uma sugestão é a da utilização de sua participação nos cursos e palestras promovidos pelo SEBRAE-SP. Aproveite os intervalos nestes eventos para se apresentar aos demais participantes.

Leia mais