RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DE COORDENADORES DIOCESANOS DO REGIONAL SUL1- REALIZADO NOS DIAS 19, 20 E 21 DE ABRIL DE 2013.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DE COORDENADORES DIOCESANOS DO REGIONAL SUL1- REALIZADO NOS DIAS 19, 20 E 21 DE ABRIL DE 2013."

Transcrição

1 RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DE COORDENADORES DIOCESANOS DO REGIONAL SUL1- REALIZADO NOS DIAS 19, 20 E 21 DE ABRIL DE Recepção ( sexta-feira) Após o jantar, fizemos uma breve apresentação, onde a Coordenadora estadual a Senhora Nádia Maria da silva Fusinato acolheu a todos e explicou o objetivo do encontro. O padre André adiantou um pouco os temas a serem apresentados nessa formação: O ano Jubilar da IAM no Brasil A IAM no ano da Fé Famílias Missionárias Comunicação e Missão Conclusões do 2º Congresso Missionário Nacional e preparação para o CAM 4 Comla 9-Venezuela. Como a oração inicial, havia sido preparada pela equipe de liturgia e ser comemorativa aos 170 anos, o padre André sugeriu e que ela fosse feita pela manhã com os restante dos participantes, a sugestão foi aceita pelos participantes presentes. Fizemos a revisão do programa, e divisão das tarefas. No cronograma foi feita as seguintes alterações: Oração da manhã foi substituída pela oração de abertura. As dinâmicas e Cantos ficaram sob a responsabilidade dos grupos da América e Ásia. Para a missa de sábado foi utilizado a liturgia de sábado, devido a também termos missa no Domingo. Para o envio foi sugerido a utilização da Oração que será usada na Consagração dos grupos da Iam. Depois que revisamos o Cronograma, fizemos uma oração espontânea e fomos liberados para nos reunirmos nos grupos para preparar as atividades do dia seguinte e após descanso. Domingo Na manhã de domingo fizemos a apresentação das dioceses que chegaram a noite: Santo Amaro, Guarulhos, Bragança Paulista, Taubaté, São Miguel Paulista, São José dos Campos e Mogi das Cruzes. Oração da Manhã A oração foi preparada pela irmã Imelda, sendo uma oração de louvor a Cristo ressuscitado, pelos 170 anos da IAM. Café da manhã Apresentação do padre André. Antes de iniciarmos o tema, padre André nos deu algumas dicas, que nos auxiliarão na Jornada da Iam. Primeiramente devemos conquistar os nossos padres, dar um retorno dos encontros que participamos, também devemos ser representação da IAM nos conselhos das nossas dioceses, desta forma a nossa presença tornará a Iam mais conhecida e respeitada.

2 Jornada Nacional da IAM Tema: IAM da América á Serviço da Missão Lema: Vocês são meus amigos A Jornada Nacional será um dia, na qual todos os grupos irão celebrar o carisma da IAM. O modelo da nossa Jornada segue as orientações Mundial, que hoje é representada por uma leiga Africana Jeany Batistina. A Jornada Nacional acontecerá no último domingo do mês de maio, porém cada diocese poderá se adequar a sua realidade, desde que não avance o mês de maio. Lembrando que a Jornada Nacional em 2013 será a abertura do ano da IAM e o encerramento das comemorações dos 170 anos, será no ultimo final de semana de maio de 2014, com o Congresso Americano da IAM. Orientações -Consagração: utilização de símbolos ( lenço e escudo da Iam). Cada ano será enfatizado na Jornada Nacional um continente, neste ano contemplaremos o continente Americano, por isso a borda do lenço será vermelha, e as cores branca e amarela,representam as cores do vaticano, nos lembrando que somos uma Obra Pontifícia. -Coroação de Nossa Senhora - Cofrinho: Durante a celebração os grupos farão a entrega dos cofrinhos e o envio para as POM deverá ser feita até o mês de Julho. Materiais: Cartaz da Iam, Bandeira ( devido ao preço, a arte da bandeira está disponível, para serem reproduzidas nas bases, de acordo com a necessidade de cada diocese), lenço com escudo da Iam, carta para os Bispos e coordenadores diocesanos.. ANO DA IAM - Início 2013 com a Jornada Nacional da IAM -Mini Congressos para as crianças - Congresso Americano da IAM para os assessores em Aparecida, encerrando as comemorações do ano da IAM. - Novos Materiais: lenço, broches, artes com crianças personagens, cadernos para crianças não alfabetizadas, exposições. PROJETOS FUTUROS - Concurso do Hino da IAM ( pois o Vida abundante é uma tradução da Colômbia) -Oração da Iam -Spots para Rádio -Vídeos para internet - Programa de TV ( espaço na TV Aparecida 30 minutos aos sábados, a partir das 15:00hs, semanalmente Para congresso Americano, a idade mínima será 18 anos, pois o congresso será para os adultos e as crianças serão contempladas e estarão em comunhão nos mini-congressos ( ELMI, ELMA, ERIAM). O fruto que ficará será a Jornada da IAM que acontecerá todos os anos, no último domingo do mês de maio.

3 Momento aberto para dúvidas, esclarecimentos e sugestões: - Que a criança ganhadora do projeto Norte I Sul I, possa dar o seu depoimento no Congresso Americano da sua experiência a visita á Amazonas. - Que possamos saber a lista de alguns dos projetos que recebem a ajuda do cofrinho da iam ( O pde André, diz que hoje não temos acessos para onde especificamente vão os cofrinhos, porém com a Jornada da Iam ficará mais fácil esclarecer o destino dos cofrinhos. -Após a Jornada da Iam, será enviada uma carta para os Bispos pedindo para informar ou nomear os padres eclesiásticos da Iam nas dioceses. E as POM irá providenciar um seminário com os padres eclesiásticos. Também será feito um seminário com as religiosas sobre a IAM. - As POM oferece cursos para os novos seminarista, na nossa Diocese devemos aproveitar os novos padres, se as nossas dioceses acolhem seminaristas convidá-los a visitar os nossos grupos de IAM. Após esse momento revemos o roteiro da Jornada Nacional. No momento de motivação para a entrega dos cofrinhos, não devemos pedir a coleta da missa, porém caso o padre faça essa doação por espontaneidade, poderá ser incluído como fruto do sacrifício, assim como os cofrinhos dos grupos. Lanche Famílias Missionárias: Fonte de Vida e Comunhão. Saudação: Famílias em missão, vidas em doação!!! Objetivo: Promover a consciência da Missão universal nas famílias, como Igreja doméstica, despertando vocações missionárias, comprometidas com o anúncio do Evangelho e a favor da vida. A criança chega á igreja e não sabe orações básicas do cristão. As crianças em suas famílias vivenciam brigas, discussões, músicas e programas sem conteúdo, sendo vítimas da publicidade e pornografia. Os grupos de Família Missionária, não irá substituir encontro de casais ou a pastoral da Família, mas trabalhar a dimensão missionária. OBJTIVOS ESPECÍFICOS: Fortalecer as famílias a viver em estado permanente de missão na ternura do amor cristão; Despertar vocações missionárias nas famílias;( Adgentes e Além fronteiras) Articular ações conjuntas com pastorais, movimentos e organismos, que trabalham a ética e a promoção da dignidade humana. Todos são convidados a participar!!! O Encontro: deverão acontecer 2 reuniões mensais nas casas das famílias. Formação: até 7 famílias Símbolos: a Sagrada família Peregrina ( MT 2, 19-22) Metodologia Formação Missionária Vivência Famílias ( inserir no seu lar os compromissos das POM oração, sacrifício e solidariedade.

4 Visitas Missionárias ( visita a outros grupos de famílias missionárias) Celebração ( na casa, na rua, igreja) Quando os roteiros estiverem prontos, que a Iam possa ajudar a promover As famílias Missionárias, com as famílias das crianças da IAM. Congressos Congresso Missionário Nacional ( Palmas- TO) Os congressos Nacionais visam, preparar para os congressos Internacionais.Aconteceu de 12 a 15 de Julho, na cidade de Palmas.Participaram 637 pessoas, representando os 17 Regionais da CNBB, 25 Bispos, 12 diáconos, 319 Leigos, 152 presbíteros, 98 religiosos(as) e 31 seminaristas. Contemplando todas as vocações, a maioria de participação foi de leigos. Esse congresso gerou o envolvimento de 200 pessoas e 282 famílias para hospedagem dos participantes. Tema: Discípulos Missionários do Brasil para o mundo secularizado e pluricultural a luz do Vaticano II, seguindo Tema do próximo CAM-COMLA. Além dos Temas Gerais aconteceram os quatro Mutirões: IAM e JM, Leigos e Leigas, Religiosos e religiosas, e ministérios ordenados. Destaques : testemunho dos Missionários. Conclusões: Consciência Missionária, os Mutirões geraram documentos. O Mutirão da Iam promoveu o documento com o Título: Juventude e Vocações, a Iam e JM são celeiros de vocações. No mutirão dos Leigos o título do Documento foi: A teimosia dos Leigos No mutirão dos Religiosos o título do Documento foi: Consagração e missão, a nossa vocação é por toda a vida. No mutirão dos Ministérios o título do Documento foi: Ministérios ordenados e missão ad gentes. O Congresso Nacional gerou com as conclusões e os mutirões um livro, publicado pela CNBB. 4 Congresso Americano CAM, e o 9 Congresso Latino Americano COMLA. Acontecerá na cidade de Maracaíbo Venezuela, no ultimo final de semana de novembro, terá 20 fóruns, sendo 1 da Iam e neste fórum deveremos apresentar o nosso Congresso Americano da IAM. Jornada Nacional da IAM Tema: IAM da América à serviço da Missão Lema: Vocês são meus Amigos. ( JO 15,14) Fatiminha coordenadora do COMIRE, juntamente com Cesar secretário do Comire,deram uma passada e falaram sobre o Centro Missionário na OCM. Almoço Retorno com Músicas e Dinâmicas e brincadeiras Na parte da tarde, os grupos trabalharam em cima dos seguintes questionamentos:

5 1- Como iremos apresentar as Famílias Missionárias para os pais/ responsáveis pelas crianças da Iam? 2-Como celebraremos o ano da IAM? Como relacioná-lo com o ano da fé? 3-Como celebraremos a Jornada Nacional da IAM? 4-Quais são as expectativas para a realização do Congresso Americano da IAM em Aparecida? -Em sua diocese tem coordenação diocesana da IAM? Quantas paróquias tem IAM ou quantos grupos de IAM existem? Existe JM? Divisão para os grupos: Aparecida- Caraguatatuba, São José dos Campos e Taubaté Botucatu ( Marília) junto com RP2 ( Jales) Campinas campinas, Bragança Paulista e Limeira Sp1 Belém, Santana e Brasilândia Sp2 Santo amaro, Santo Andre, Santos, Guarulhos, São Miguel, Mogi das cruzes e Osasco Café da Tarde Apresentação dos trabalhos em grupos. Sub Região Aparecida 1-A Sub região irá aproveitar os pais que participam com os filhos na IAM, para que sejam testemunhos para o convite de outras famílias para a formação de grupos da Família missionária, aproveitando os encontros da Iam. 2- Trocando experiência entre grupos de outras paróquias, através de visitas missionárias da Iam inter-paroquiais, trabalhando mais a espiritualidade missionária, com retiros para crianças. Resgatar a história da origem, da missão á luz do vaticano II. Dando continuidade ao ano da Fé em sintonia com a IAM. 3- Gincana Missionária, coroação de Nossa Senhora, Caminhada, Bicicletada, distribuição de mensagens para as pessoas na caminhada e encerramento com missas. 4 -Abrir novos horizontes para a IAM, tornando-a mais conhecida, despertando assim maior interesse por parte das dioceses do trabalho com AIM, despertando o amor pelas missões. Caraguatatuba São José dos Campos Taubaté Tem coordenador sim sim sim Tem JM não Sim 3 grupos não Quantas paróquias Paróquias com IAM Total de Grupos Sub Região Botucatu e Riberão Preto II 1- No primeiro momento, uma reunião com os pais e crianças e apresentar o grupo Famílias Missionárias. Apresentar a obra para os párocos, para irem se familiarizando e conhecendo mais a obra. Em outra reunião, convidar as famílias a iniciar um grupo, uma tentativa.

6 2- Celebração da Jornada, abrindo o Ano da Iam, envolvendo outros grupos de crianças e adolescentes, como catequese de crisma, coral infantil, ter pequenos momentos missionários, com envolvimento da comunidade. 3- Jornada da IAM: Celebração da missa no mês de Maio,de acordo com a realidade de cada paróquia. Encontro Diocesano (Marília)com as crianças, circulando a bandeira e banner com fotos da historia dos grupos nas paróquias da Diocese. 4- Expectativas para o Congresso:Compartilhar a realidade dos diversos grupos dos Países e dos Continentes,fazendo uma troca de experiências,como é a caminhada de cada um. Marília Jales Tem coordenador sim não Tem JM não não Quantas paróquias Paróquias com IAM 6 1 Total de Grupos 12 1 Sub Região Campinas 1-Fazer reuniões com pais e responsáveis, realizar grupos da IAM na casa das crianças, nos grupos onde já tem reunião propor esta ideia. 2- Apresentar o material e na prática, mostrar para os grupos a importância de tudo que a Iam tem a oferecer. Através do lema: Criança ajudando e evangelizando criança. Vivendo na prática e testemunhando sua fé, e assumindo seu compromisso de criança. 3- Com missas celebrativas nas dioceses, coroação de Nossa Senhora, apresentação dos símbolos e divulgação da obra de maneira geral. 4- fortalecer os grupos, assessores despertando o ardor missionário, entregar os grupos a obra, seguindo fielmente os carismas, criação de novos grupos: Jovens Missionários e famílias. Campinas Bragança Paulista Limeira Tem coordenador Sim Sim Sim Tem JM Não Sim 1 grupo Não Quantas paróquias Paróquias com IAM Total de Grupos Sub Região SPI 1-Estudar mais e obter mais informações a respeito do projeto Famílias Missionárias. Após apresentar para os assessores e estes deverão convidar os pais das crianças da IAM. Marcar uma data para fazer uma implantação, como é feito na IAM.Os assessores irão preparar e apresentar o projeto juntamente com o coordenador diocesano. 2-Extrair conteúdo da cartilha, disponibilizada na arquidiocese, para aplicar nos mini congressos e Elmis.Devemos transmitir que a Fé é a base da evangelização,sendo a fé de quem ira falar e de quem ira ouvir. 3-Santana ira celebrar a Jornada Nacional no dia 26 de Maio de 2013 e Brasilandia no dia 19 de Maio de 2013, ambas regiões Episcopais seguirão as orientações das POMS e a celebração será á nível diocesano,com a consagração das crianças,apresentações de teatros e comemoração dos 170 anos. A região Episcopal Belém ainda não tem grupo de IAM. 4-Propagar a IAM, obter mais respeito do Clero para que haja maior compromisso da parte deles.

7 Brasilândia Belém Santana Tem coordenador Sim Não Sim Tem JM nao nao Não Quantas paróquias 36?( não tem informação) 53 Paróquias com IAM Total de Grupos Sub região SP2 1-Na IAM envolver mais os pais e responsáveis. Fazer encontros, passeios com os pais e as crianças.fazer reuniões, encontros da IAM na casa das crianças para aproximar as famílias. Devera ser feito encontros da IAM em conjunto com varias famílias, até que se veja que estão reunidas como famílias missionárias. 2-Ano da IAM será feito mini congressos, EDIAM, bate-latas, romaria da IAM. No ano da IAM iremos explorar a historia da Obra e também a nossa historia da fé, principalmente o creio/trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).Outra ideia é preparar encontros de grupos com o auxilio da catequese. 3-Jornada Nacional: consagração, celebrações comemorativas (missas, festas),coroação e encontros com os grupos. 4-Que este congresso reascenda a chama da IAM tornando-a mais conhecida. Envolver mais os padres e leigos para a obra. Osasco Santo Amaro São Miguel Santos Mogi das Santo André Paulista cruzes Tem coordenador Sim Sim Sim Sim Sim Sim Tem JM Não Não Sim Não Sim Sim Quantas paróquias Paróquias com IAM Total de Grupos Não Depois das apresentações dos grupos o padre fez algumas considerações. -Tomar conhecimento e fazer com que outras pessoas tome conhecimento da família da Iam -Sobre o Ano da Iam, temos vários eventos no decorrer do ano, e só sairá do papel se tiver o envolvimento de todos. O padre Andre, enquanto representante das POM se dispôs a auxiliar no que for possível. -Jornada Nacional da Iam, será todo ultimo final de semana de maio, porém cada diocese pode adequar a data á sua realidade, mas não deve fugir do mês de maio para não perder o sentido. -Congresso Americano da IAM, a Região Sul 1, terá um peso maior neste congresso por estar sediando, é necessário que todos se envolvam para que ele aconteça. Nos seus anos de secretariado, padre Andre ressaltou a sua preocupação, devido ao quadro da JM, não se alterar na Região Sul 1 que quase não apresenta implantação do grupo. Esse seria um desafio para o COMIRE e Equipe Estadual da JM.

8 PROJETO DAS POM na JMJ As Pom fará 3 presenças na JMJ 1- Semana Missionária: 16 ao dia 20/07/2013 ( material desta semana esta disponível no site das POM, na obra da Propagação da Fé) 2- Feira Vocacional: 23 a 26/07 3- Sede Missionária: 23ª 26/07, terão 7 tendas com programações Higiene Pessoal Missa Janta Os grupos se reuniram para preparar as tarefas do domingo Descanso DOMINGO Missa Animação ORIENTAÇÕES EFAIAM/ ELMIS/ELMAS/IMPLANTAÇÃO É necessário trabalhar todos os temas do EFAIAM, se for necessário pode fazer o EFAIAM em 2 etapas, porém só entregar o certificado para quem participar de todo o encontro. Os materiais enviados para o EFAIAM, caso sobrem, é de bom senso que o coordenador diocesano repasse a sobra para o Coordenador Estadual, para ser usado em outro momento. A idade mínima para participar do EFAIM é de 16 anos. Também serão disponibilizados pelas POM, cartazes e Temas para serem trabalhados nos ELMIS. Para fazer os pedidos de materiais no site e agilizar o processo, colocar no nome completo e endereço. E enviar uma cópia do pedido para o da IAM. O coordenador diocesano, se fizer o pedido pela diocese, pode realizar o pedido por consignação. Para a coordenação diocesana, nas Implantações também são enviados materiais ( cartazes e folders), porém a uma cobrança sobre o destino do material, local das implantações. O padre André também nos alertou sobre as fotos enviadas, selecionar as fotos que poderão ser publicadas. COMUNICAÇÃO E MISSÃO O ÚLTIMO Tema trabalhado, foi preparado pelo padre Jaime e recentemente adotado nas formação pela Iam. Devemos utilizas os meios e agentes de comunicação a serviço da Animação Missionária. É importante saber quem são as pessoas responsáveis pela comunicação em sua diocese. Podemos produzir notícias, reportagens e entrevistas missionárias.

9 Criar lista de contatos dos principais meios e organismos ( Ex. bloco de s, diocese, comidis, paróquias, Instituições, Contatos...). Organizar o conteúdo ( notícia, texto, foto, cartaz, logotipo, imagens, áudio) e enviar para os outros, multiplicando a notícia. Estar atentos, para os vídeos e fotos publicados nas redes sociais. Evangelizar por uma rede de rádio e pela mídia eletrônica digital. IMPRENSA MISSIONÁRIA Boletim SIM das POM Parceiros das Missões Revistas Missões ( Consolata) Revista Mundo e Missão (PIME) Jornal Vida Missionária ( Verbitas) Jornal Porantim ( CIMI) Sites Como sugestão, vale nas reuniões com os pais das crianças, provocá-los a acompanhar o que seus filhos fazem na internet. Informar as crianças os cuidados que devemos ter com as redes sociais. Lanche ORIENTAÇÕES COORDENADORA ESTADUAL Concurso Norte1- Sul1 2ERIAM Acontecerá no dias 4,5 e 6 de julho, na cidade de Joanópolis na diocese de Bragança Paulista. O Tema: 170 anos de Amor e Compromisso á Missão Lema: IAM jovens missionários do Amanhã Vagas: 12 vagas por diocese ( 1 para coordenador diocesano, 2 para assessores, 9 crianças ou adolescentes).

10 Valor: R$ 70,00 ( setenta reais). É importante esclarecer que essas crianças são representantes da sua diocese, do seu grupo. O lugar é muito frio, levar roupa de cama, travesseiro, cobertor e ir bem agasalhados. Sobre a logística, é importante estarmos atentos para as informações da carta. Chegada até as 22:00, as crianças serão acolhidas no Ginásio, as dioceses que forem chegar após as 22:00 a acolhida será nas escolas que serão dormitórios. No final cada Diocese recebeu 22 cartazes de comemoração dos 170 anos da IAM, e cartazes das Obras. QUE BOM AVALIAÇÃO DO ENCONTRO QUE PENA A presença de todos Pessoas novas A casa dos missionários da consolata ter nos acolhido Presença do Padre André Os Temas trabalhados a formação Dinâmicas, cantos e animação Partilha Progressão e continuidade dos nossos trabalhos Perseverança dos mais antigos Contato com outros grupos Pelas amizades Comida Troca de experiências, dar luzes e caminhos alternativos para ajudar os amigos Expectativas dos projetos União Equipe Executiva, a parceria e união entre os coordenadores diocesanos e a equipe Unidade Acolhida nesses encontros, nos sentimos em casa, em família. Presença de 3 jovens novos Aprendizagem Cronograma foi seguido pontualmente Tranquilidade e segurança do Padre André Retorno de algumas pessoas da IAM Que agora temos a Jornada Nacional da IAM Ótima organização do encontro Ter no grupo um membro que tocasse violão, a irmã Ivone. O grupo que esteve presente Dioceses que não estavam presentes Sinal da Internet A falta de água na hora dos banhos 1 quarto com cheiro de tinta

11 QUE TAL Dois Encontros de aprofundamento por ano Dinamizar mais nessa formação, nossa espiritualidade no nosso dia-a-dia, pois animação missionária é a nossa oração. Formação Espiritualidade ( tema, pesquisa, conteúdo) Finalizando a avaliação o Padre Andre nos atentou que o missionário é sempre hospede, e hospede nunca reclama de água, comida e hospedagem. Estes seriam itens que não deveriam entrar em nossa avaliação, devemos ter dimensão de consciência missionária. CELEBRAÇÃO DE ENVIO Na celebração de envio, recebemos velas e fizemos a consagração que será utilizado nas dioceses no dia da Jornada Nacional da Iam. No final do envio tivemos uma visita do padre Mario di Carli da Consolata. A formação encerrou com Almoço.

Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS

Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS Ficha 1 1 Formação Integral (I) A com juventude para todo trabalho de evangelização A, como fundante (falando- se em, com atenção também

Leia mais

CARTA ABERTA AOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO MUNDIAL DE JOVENS DA RCC

CARTA ABERTA AOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO MUNDIAL DE JOVENS DA RCC CARTA ABERTA AOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO MUNDIAL DE JOVENS DA RCC Queridos jovens, Pelotas, 1ºJulhode 2012. É chegada a hora em que a Palavra de Deus se cumprirá em nossa vida na passagem que diz: Em

Leia mais

Objetivo e proposta evangelizadora

Objetivo e proposta evangelizadora A CAMPANHA DA FRATERNIDADE NA IGREJA DO BRASIL Objetivo e proposta evangelizadora BerçonoConcílioVaticanoII: Começou no Rio Grande do Norte, em 1962, por iniciativa de Dom Eugênio Sales. Era uma ação concreta

Leia mais

CARTA INTERNACIONAL. Indice:

CARTA INTERNACIONAL. Indice: CARTA INTERNACIONAL Indice: Introdução. I. Equipas de Jovens de Nossa Senhora II. A equipa III. As funções na equipa IV. A vida em equipa V. Abertura ao mundo, compromisso VI. O Movimento das E.J.N.S.

Leia mais

TAREFAS DO II RETIRO DIOCESANO DAS SMP

TAREFAS DO II RETIRO DIOCESANO DAS SMP SECRETARIADO DE PASTORAL TAREFAS DO II RETIRO DIOCESANO DAS SMP 1.COORDENAÇÃO GERAL DO RETIRO 2. Faixa grande SMP 3. Banner com os Objetivos e outro com a oração 4. Ver como fazer a escolha definitiva

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DAS SEMANAS MISSIONÁRIAS

PLANO DE AÇÃO DAS SEMANAS MISSIONÁRIAS PLANO DE AÇÃO DAS SEMANAS MISSIONÁRIAS 1. APRESENTAÇÃO: 1.1 O PROJETO: As semanas são uma grande mobilização missionária que envolverá toda a Renovação Carismática Católica do Brasil. Aspirando que cada

Leia mais

Missionários do Coração Imaculado

Missionários do Coração Imaculado Missionários do Coração Imaculado Confraria Angélica XI Encontro Missionário 22, 23 e 24 de novembro de 2013. A Obra Missionária Associação fundada por Raymundo Lopes, atendendo pedido de Nossa Senhora

Leia mais

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11)

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11) Vivendo a Liturgia Julho/2011 SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11) É Importante lembrar que o Sagrado Coração de Jesus é o Padroeiro de nossa Diocese,

Leia mais

CONFERÊNCIA REGIONAL Com ir. Pedro Dong

CONFERÊNCIA REGIONAL Com ir. Pedro Dong CARTA CONVITE CONFERÊNCIA REGIONAL Com ir. Pedro Dong Castanhal (PA), 07 de Abril 2016 Tema: A Ideia Central das Epístolas de Paulo. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado

Leia mais

MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS

MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS Este documento tem o objetivo de apresentar algumas possibilidades de divulgação dos processos seletivos para ingresso de alunos no Instituto Federal do Espírito Santo.

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

Orientações Gerais para o Mobilizador 1

Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Índice CADERNO 1: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O MOBILIZADOR 1.1. Mensagem ao mobilizador... 03 1.2. Materiais de implantação do Ciclo 4... 05 1.3. As reuniões: quantas

Leia mais

Divulgação nos Boletins da Arquidiocese

Divulgação nos Boletins da Arquidiocese Divulgação nos Boletins da Arquidiocese Convidamos todas as paróquias, pastorais e lideranças a enviarem comunicados sobre festas, encontros, palestras e demais eventos, para divulgarmos em nosso Boletim

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO DO CEAPIA

REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO DO CEAPIA REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO Histórico Na gestão de 2008/2009, através da Direção Cientifica, houve a preocupação de dar maior ênfase a divulgação na instituição.

Leia mais

Jovem Aprendiz no Colégio Objetivo Ipiranga SP (23/03/2016) Regulamento

Jovem Aprendiz no Colégio Objetivo Ipiranga SP (23/03/2016) Regulamento Jovem Aprendiz no Colégio Objetivo Ipiranga SP (23/03/2016) Regulamento 1 - Descrição Da Competição 1.1. Um evento destinado aos alunos da 1ª série do Ensino Médio, visando à importância da visão empreendedora

Leia mais

2015/Nov. 1ª Conferência de Adolescentes da Região 8B

2015/Nov. 1ª Conferência de Adolescentes da Região 8B 2015/Nov 1ª Conferência de Adolescentes da Região 8B CARTA-CONVITE 1ª CONFERÊNCIA DE ADOLESCENTES DA REGIÃO 8B (Interior do Estado de SP e Triângulo Mineiro) ESTÂNCIA ÁRVORE DA VIDA 14 E 15 DE Novembro

Leia mais

Igreja "em saída" missionária

Igreja em saída missionária Mês das Missões O mês de outubro é, para a Igreja, o período no qual são intensificadas as iniciativas de animação e cooperação em prol das Missões em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar

Leia mais

Veja dicas de estudo para a reta final do concurso do Banco do Brasil

Veja dicas de estudo para a reta final do concurso do Banco do Brasil Terça-feira, 28 de janeiro de 2014 Atualizado em 28/01/2014 07h00 Veja dicas de estudo para a reta final do concurso do Banco do Brasil BB aplica provas para escriturário no dia 9 de fevereiro. Lia Salgado

Leia mais

Dia da família na escola. 13 de março de 2010

Dia da família na escola. 13 de março de 2010 1 Dia da família na escola 13 de março de 2010 Sugestões de atividades Desde 2009, o Amigos da Escola tem incentivado às escolas participantes do projeto a tornar os dias temáticos em dias da família e

Leia mais

Regimento Interno do Encontro Estadual da Família Espírita - ENEFE. Capitulo I Do ENEFE e das Normas Regimentais

Regimento Interno do Encontro Estadual da Família Espírita - ENEFE. Capitulo I Do ENEFE e das Normas Regimentais Regimento Interno do Encontro Estadual da Família Espírita - ENEFE Capitulo I Do ENEFE e das Normas Regimentais Art. 1º - O ENCONTRO ESTADUAL DA FAMÍLIA ESPÍRITA (ENEFE) é coordenado pela Área de Educação

Leia mais

CALENDÁRIO COMUNIDADE KERYGMA 2016

CALENDÁRIO COMUNIDADE KERYGMA 2016 CALENDÁRIO COMUNIDADE KERYGMA 2016 www.kerygmavarginha.com.br www.kerygmavarginha.com.br/blog Varginha - MG ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE KERYGMA Rua Lázaro do Souza, 06 Vila Barcelona Varginha MG CEP-37.022-160

Leia mais

Reunião dos Bispos da região da África Caritas sobre a identidade e missão da Caritas

Reunião dos Bispos da região da África Caritas sobre a identidade e missão da Caritas Adresse Postale : 8395 Lomé TOGO Tél. (228) 22.21.29.37 Fax : (228) 22.22.00.26 Email : secaf@caritas-africa.org omptes bancaires: BTCI 9030 63094 01 71 UTB 31 004224 1 004 0 00 ECOBANK 7010181400066601

Leia mais

O índio e a sociedade não-índia AGUIAR, Maria Suelí de TRINDADE, Israel Elias. Palavras-chave: índio, não-índio, sociedade, conscientização.

O índio e a sociedade não-índia AGUIAR, Maria Suelí de TRINDADE, Israel Elias. Palavras-chave: índio, não-índio, sociedade, conscientização. O índio e a sociedade não-índia AGUIAR, Maria Suelí de TRINDADE, Israel Elias Palavras-chave: índio, não-índio, sociedade, conscientização. O projeto O índio e a sociedade não-índia é cadastrado na PROEC

Leia mais

Elementos da Vida da Pequena Comunidade

Elementos da Vida da Pequena Comunidade Raquel Oliveira Matos - Brasil A Igreja, em sua natureza mais profunda, é comunhão. Nosso Deus, que é Comunidade de amor, nos pede entrarmos nessa sintonia com Ele e com os irmãos. É essa a identidade

Leia mais

10 MILHÕES DE ESTRELAS 2015.

10 MILHÕES DE ESTRELAS 2015. 10 MILHÕES DE ESTRELAS 2015. O ano de 2014 foi marcado por uma constelação solidária. Cáritas de todos os cantos do país se uniram em torno de um gesto concreto de solidariedade: acender uma vela na noite

Leia mais

Terceira Semana Latino-americana de Catequese Secção de Catequese do CELAM Bogotá 01 a 06 de Maio de 2006

Terceira Semana Latino-americana de Catequese Secção de Catequese do CELAM Bogotá 01 a 06 de Maio de 2006 Terceira Semana Latino-americana de Catequese Secção de Catequese do CELAM Bogotá 01 a 06 de Maio de 2006 Aporte del Pe. Luiz Alves de Lima São Paulo, Brasil I. Antecedentes Na recente história do movimento

Leia mais

PARA REUNIÃO DE AL-ANON E ALATEEN EM INSTITUIÇÕES

PARA REUNIÃO DE AL-ANON E ALATEEN EM INSTITUIÇÕES Guia do Al-Anon G-9 PARA REUNIÃO DE AL-ANON E ALATEEN EM INSTITUIÇÕES O que são reuniões em Instituições? São reuniões que se realizam em hospitais, instituições penais e correcionais, juizados, clínicas

Leia mais

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos.

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos. Criando caminhos. ed. 11 - abril maio 2013 de Vacinação Anti-Gripe Pág. 2 Sistema de Trabalho em times Pág. 6 sumário 02 03 04 04 05 07 07 08 Editorial Dia do Ferroviário Fábrica Aberta Parceria SESI do

Leia mais

JANEIRO AVISOS. Evento: Recadastramento dos enfermos e agentes janeiro - (Pastoral Saúde)

JANEIRO AVISOS. Evento: Recadastramento dos enfermos e agentes janeiro - (Pastoral Saúde) JANEIRO Evento: Recadastramento dos enfermos e agentes janeiro - (Pastoral Saúde) todas as paróquias - (Pastoral Saúde) 14 Q 15h - Missa de São Camilo (Pastoral Saúde) - Hospital Geral de Carapicuíba 17

Leia mais

Relatório da Pastoral da Juventude do Brasil 13 o Encontro Latino Americano de Responsáveis Nacionais

Relatório da Pastoral da Juventude do Brasil 13 o Encontro Latino Americano de Responsáveis Nacionais Instrumento de Consulta Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Setor Juventude Pastoral da Juventude do Brasil Relatório da Pastoral da Juventude do Brasil 13 o Encontro Latino Americano de Responsáveis

Leia mais

Casa do Bom Menino. Informativo. Capsula do Tempo estimula reflexão. casadobommeninopiracicaba.org.br

Casa do Bom Menino. Informativo. Capsula do Tempo estimula reflexão. casadobommeninopiracicaba.org.br Informativo Casa do Bom Menino Edição 04 - Maio/ Junho 2015 2015 Capsula do Tempo estimula reflexão No dia 08/05 as crianças e adolescentes da Casa do Bom Menino enterraram a capsula do tempo no quintal

Leia mais

Fotos e relato do estudo feito pela Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho em Porto Alegre. DEUS CUIDA E NÓS TAMBÉM!

Fotos e relato do estudo feito pela Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho em Porto Alegre. DEUS CUIDA E NÓS TAMBÉM! Fotos e relato do estudo feito pela Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho em Porto Alegre. DEUS CUIDA E NÓS TAMBÉM! Para comemorar os 180 anos da Congregação das Irmãs Franciscanas,

Leia mais

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES A RESPONSABILIDADE É PESSOAL A CEEN é uma igreja que tem a responsabilidade de informar e ensinar os valores e princípios de Deus,

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS*

PERGUNTAS E RESPOSTAS* 1. PROJETO CURTA NA EDUCAÇÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS* O que é o Curta na Educação? É o projeto criado e desenvolvido, por iniciativa conjunta da Associação Nacional de Educação Católica ANEC e da Comissão

Leia mais

Imersão na Missão Urbana

Imersão na Missão Urbana Programa de Verão 2015 Imersão na Rio de Janeiro - RJ A seara é imensa e os trabalhadores são poucos. Lucas 10.2 Sumário 1. Convite 03 2. Agenda tentativa 05 3. FAQ 06 4. Inscrição 08 5. Contato 09 02

Leia mais

SESI-SP EMBAIXADORES DO ESPORTE Formação de Multiplicadores e Líderes Escolares

SESI-SP EMBAIXADORES DO ESPORTE Formação de Multiplicadores e Líderes Escolares SESI-SP EMBAIXADORES DO ESPORTE Formação de Multiplicadores e Líderes Escolares Introdução O SESI-SP entende o Esporte como uma ferramenta para a transformação social de crianças e adolescentes, oportunizando

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

RITUAL DO BATISMO DE CRIANÇAS

RITUAL DO BATISMO DE CRIANÇAS RITUAL DO BATISMO DE CRIANÇAS A elaboração de um Ritual de Batismo de Crianças, adaptado para o Brasil, baseia-se, primeiramente em que os Bispos no Concílio Vaticano II reconheceram a utilidade e mesmo

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

RELATÓRIO DO TRABALHO DE CAMPO

RELATÓRIO DO TRABALHO DE CAMPO Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Programa de Pós-graduação em Epidemiologia RELATÓRIO DO TRABALHO DE CAMPO Doutoranda: Elaine Thumé Orientador: Luiz Augusto Facchini Pelotas

Leia mais

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PAULO DE TARSO

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PAULO DE TARSO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PAULO DE TARSO 1 Semestre 2011 Apresentação: Prezado(a) aluno(a), Este manual foi elaborado com o objetivo de orientá-lo durante o processo de realização do estágio curricular,

Leia mais

Editorial. Bendito Aquele que vem em nome do Senhor! págs. 06 e 07. IV Arrastão do Senhor pág. 09

Editorial. Bendito Aquele que vem em nome do Senhor! págs. 06 e 07. IV Arrastão do Senhor pág. 09 Informativo Diocesano Patos de Minas - Segunda quinzena de outubro de 2008 - n. 176 - ano 12 Órgão Informativo da Diocese de Patos de Minas I Informativo Diocesano Mons. Frei Claudio Editorial Bendito

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula

Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula Michele Maria do Nascimento Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula Sequência Didática: As transformações

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

Módulo I O que é a Catequese?

Módulo I O que é a Catequese? Módulo I O que é a Catequese? Diocese de Aveiro Objectivos Tomar consciência da nossa prática concreta de catequese. Confrontar essa experiência com a forma de agir de Jesus Cristo. Situar a catequese

Leia mais

Seminário debate medidas para migrantes e refugiados

Seminário debate medidas para migrantes e refugiados Seminário debate medidas para migrantes e refugiados Buscando construir orientações e diretrizes nas ações de acolhida a migrantes e refugiados, a Cáritas Brasileira realizou nos dias 19 e 20 de outubro

Leia mais

1Ò&/(2'(('8&$d 2$',67Æ1&,$1($' PROCEDIMENTOS PARA DISCIPLINAS A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO

1Ò&/(2'(('8&$d 2$',67Æ1&,$1($' PROCEDIMENTOS PARA DISCIPLINAS A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO 1Ò&/(2'(('8&$d 2$',67Æ1&,$1($' PROCEDIMENTOS PARA DISCIPLINAS A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 03 2 PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA...04 3. PARTICIPAÇÃO NAS DISCIPLINAS EAD...04 4 AVALIAÇÃO

Leia mais

ESCOLA ARQUIDIOCESANA BÍBLICO-CATEQUÉTICA

ESCOLA ARQUIDIOCESANA BÍBLICO-CATEQUÉTICA ESCOLA ARQUIDIOCESANA BÍBLICO-CATEQUÉTICA FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS A Igreja se preocupa com a semente da Palavra de Deus (a mensagem) e com o terreno que recebe essa semente (o catequizando), o que a leva

Leia mais

Prioridades assumidas para 2010. Planejamento estratégico da Equipe Provincial para 2010

Prioridades assumidas para 2010. Planejamento estratégico da Equipe Provincial para 2010 PLANEJAMENTO 2010 Prioridades assumidas para 2010 Formação continuada para líderes, coordenadores de grupo, animadores e assessores. Aprofundar a identidade através da mística e espiritualidade apostólica

Leia mais

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria 1ª Versão 1 Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 1ª Versão 2 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO 2

Leia mais

Dicas que ajudam pais na escolha da escola dos seus filhos

Dicas que ajudam pais na escolha da escola dos seus filhos Dicas que ajudam pais na escolha da escola dos seus filhos Com a chegada do fim do ano, muitos pais vivem um impasse na escolha da melhor escola para seus filhos. Quais aspectos levar em consideração?

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

PAIHCbKA PHA PY A CO OBEÑ FOLCLORE UCRANIANO SOLOVEY Rua Pandia Calógeras, 374 Niterói Canoas RS Fone: (51) 9842 0088 / 9815 3294 www.solovey.com.

PAIHCbKA PHA PY A CO OBEÑ FOLCLORE UCRANIANO SOLOVEY Rua Pandia Calógeras, 374 Niterói Canoas RS Fone: (51) 9842 0088 / 9815 3294 www.solovey.com. XXII FESTIVAL DE DANÇAS UCRANIANAS PORTO ALEGRE 2015 REGULAMENTO O presente regulamento visa à interação dos grupos participantes do XXII FESTIVAL DE DANÇAS UCRANIANAS. I. DA DATA E LOCAL Art. 1 O XXII

Leia mais

Setor: da Ed. Infantil ao Ensino Médio

Setor: da Ed. Infantil ao Ensino Médio Mogi das Cruzes, 24 de janeiro de 2013. Setor: da Ed. Infantil ao Ensino Médio Aruã Ref.: Início do ano letivo - informações Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.

Leia mais

Comissão Regional de Programa de Jovens Equipe Regional de Radioescotismo

Comissão Regional de Programa de Jovens Equipe Regional de Radioescotismo Comissão Regional de Programa de Jovens Equipe Regional de Radioescotismo 52º JOTA Jamboree no Ar Circular nº 01/2009 APRESENTAÇÃO O QUE É O JAMBOREE NO AR? O Jota é um evento anual do qual participam

Leia mais

Nº 03 - Setembro/2007

Nº 03 - Setembro/2007 Nº 03 - Setembro/2007 Setembro - Mês da Bíblia Deus viu quanto havia feito e era muito bom Gn 1,31. Por que a Igreja coloca o mês de setembro como Mês da Bíblia, se todos os dias do Ano devem ser Bíblicos?

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 3 TERMO DE COMPROMISSO... 4 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 4

Leia mais

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento.

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento. PROGRAMA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FUNDEP REGULAMENTO PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS UFMG A Fundep//Gerência de Articulação de Parcerias convida a comunidade acadêmica da UFMG a cadastrar propostas de acordo

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA PARÓQUIA DE SANTA MARIA DE BORBA CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA Feliz o homem que ama a Palavra do Senhor e Nela medita dia e noite (Sl 1, 1-2) 4º ANO da CATEQUESE 17 de Janeiro de 09 ENTRADA PROCESSIONAL

Leia mais

Apresentação. 8-11 de Abril 2015: Seminário para Formadores/ as. 23-26 de Setembro 2015: Congresso para jovens consagrados/as

Apresentação. 8-11 de Abril 2015: Seminário para Formadores/ as. 23-26 de Setembro 2015: Congresso para jovens consagrados/as Nota pastoral da Conferência Episcopal sobre o Ano da Vida Consagrada Chamados a levar a todos o abraço de Deus ) Para além da abertura (30 de Novembro de 2014 e do encerramento (2 de Fevereiro de 2016,

Leia mais

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar)

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) ESCOLA OFFICINA DO SABER DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) O aluno, razão de ser da escola, tendo em vista o seu próprio crescimento e o dos seus colegas, procurará sempre

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 13 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS 9-11 Anos Neste Trimestre, as crianças aprenderão sobre Graça, Crescimento e

Leia mais

30/07/2009. Entrevista do Presidente da República

30/07/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, após encerramento do seminário empresarial Brasil-Chile

Leia mais

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE Marcia Karina Santos Ferreira 1 ; Augusto Fachín Terán 2 ¹Licenciada em Pedagogia. Universidade do Estado do

Leia mais

Após a leitura do texto em apresentação de imagens, Cleide a partir da metodologia de leitura popular da Bíblia utilizada pelo CEBI indagou:

Após a leitura do texto em apresentação de imagens, Cleide a partir da metodologia de leitura popular da Bíblia utilizada pelo CEBI indagou: A segunda noite da Semana de Fé e Política 2013 - Juventude, Cultura e Espiritualidade ocorr eu ontem no Centro Pastoral S ã o Jos é do Bel é m com cerca de 60 participantes, dentre estes um significativo

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes.

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes. ONG S E ASSOCIAÇÕES PARA COMEÇAR Você tem vontade de participar mais do que acontece ao seu redor, dar uma força para resolver questões que fazem parte da rotina de certos grupos e comunidades e colocar

Leia mais

REGULAMENTO 1º PRÊMIO CORREIOS DE JORNALISMO

REGULAMENTO 1º PRÊMIO CORREIOS DE JORNALISMO REGULAMENTO 1º PRÊMIO CORREIOS DE JORNALISMO 1. OBJETIVO O 1º Prêmio Correios de Jornalismo visa reconhecer e estimular a publicação, pela imprensa brasileira, de reportagens que contribuam para a informação

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL

PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL 1 PLANO ESTRATÉGICO 2014-2016 REUNIÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA ABIDJAN 2014 2 PLANO ESTRATÉGICO 2014-2016

Leia mais

Dicas para você trabalhar o livro Mamãe, como eu nasci? com seus alunos.

Dicas para você trabalhar o livro Mamãe, como eu nasci? com seus alunos. Dicas para você trabalhar o livro Mamãe, como eu nasci? com seus alunos. Caro professor, Este link do site foi elaborado especialmente para você, com o objetivo de lhe dar dicas importantes para o seu

Leia mais

REALIZAÇÃO: PARCEIROS: APOIO:

REALIZAÇÃO: PARCEIROS: APOIO: REALIZAÇÃO: PARCEIROS: APOIO: PROJETO VIVA A SOLIDARIEDADE! 1. Dados de identificação do projeto 1.1 Título do projeto: Viva a Solidariedade! 1.2 Nome da entidade proponente: Conferência dos Religiosos

Leia mais

ATA DE REUNIÃO 7ª REUNIÃO DO GT-DIFUSÃO E DIVULGAÇÃO COMITÊ DE IMPLANTAÇÃO DA INDE CINDE

ATA DE REUNIÃO 7ª REUNIÃO DO GT-DIFUSÃO E DIVULGAÇÃO COMITÊ DE IMPLANTAÇÃO DA INDE CINDE ATA DE REUNIÃO 7ª REUNIÃO DO GT-DIFUSÃO E DIVULGAÇÃO COMITÊ DE IMPLANTAÇÃO DA INDE CINDE Local: IBGE Av. República do Chile, 500 12º andar - Sala de Reunião da DI - Centro, RJ Data e Horário: 19 de abril

Leia mais

COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL?

COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? Veja algumas dicas para engajar eleitores através do SMS Marketing De acordo com dados da Pnad (Pesquisa

Leia mais

Vicentinos e convidados CNB Aparecida - SP Horário Reservado para 17H30 Eventos(Casamentos,Formaturas )

Vicentinos e convidados CNB Aparecida - SP Horário Reservado para 17H30 Eventos(Casamentos,Formaturas ) Maio DATA HORA ATIVIDADE PARTICIPANTES RESPONSÁVEL LOCAL 30 a 03 Acampamento de Casais Casais com mais de 3 anos de casados Coord.Geral/Pe Marcos Recanto São José 09h00 Missa: PR 323 - Pastoral da Comunicação

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

Proteção Civil de Odivelas

Proteção Civil de Odivelas Proteção Civil de Odivelas 1 1 Introdução Tem sido apanágio deste Serviço apostar numa aculturação da população em termos de segurança e de Proteção Civil. Cremos por isso que cada indivíduo, como membro

Leia mais

YoonShik Shim, APG D. Francisco Senra Coelho, Assis. Espiritual Han Alvaro Moreno, GECC Romy Raimundo, Secretária

YoonShik Shim, APG D. Francisco Senra Coelho, Assis. Espiritual Han Alvaro Moreno, GECC Romy Raimundo, Secretária BOLETIM MENSAL FEVEREIRO - 2016 Ultreia Mundial! Breve enquadramento CONCURSO DE IDEIAS PARA A CRIAÇÃO DO LOGÓTIPO DA V ULTREIA MUNDIAL DOS CURSILHOS DE CRISTANDADE REGULAMENTO O Comité Executivo do Organismo

Leia mais

Resumo da dissertação de mestrado do Professor César Vicente da Costa. Da Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, Juina-MT.

Resumo da dissertação de mestrado do Professor César Vicente da Costa. Da Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, Juina-MT. Resumo da dissertação de mestrado do Professor César Vicente da Costa. Da Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, Juina-MT. O FACEBOOK COMO ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE TEXTOS DE UMA TURMA DO 9º

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

REGULAMENTO. Ao ler e concordar com os termos deste Regulamento, o CANDIDATO se compromete a:

REGULAMENTO. Ao ler e concordar com os termos deste Regulamento, o CANDIDATO se compromete a: REGULAMENTO 1. OBJETIVO Este instrumento tem por objetivo regular a participação do CANDIDATO no processo de seleção da Fundação Estudar para o Imersão, de acordo com os termos e condições adiante expostos.

Leia mais

Três exemplos de sistematização de experiências

Três exemplos de sistematização de experiências Três exemplos de sistematização de experiências Neste anexo, apresentamos alguns exemplos de propostas de sistematização. Estes exemplos não são reais; foram criados com propósitos puramente didáticos.

Leia mais

SisEB Informa. Festival da Mantiqueira. SisEB Itinerante Próximo encontro regional será em São Carlos.

SisEB Informa. Festival da Mantiqueira. SisEB Itinerante Próximo encontro regional será em São Carlos. Ano II Número 4 Abril 2015 Festival da Mantiqueira SisEB realiza oficina de mediação de leitura para profissionais de biblioteca. 6 7 SisEB Itinerante Próximo encontro regional será em São Carlos. 8 Programa

Leia mais

Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar!

Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar! Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar! Caros(as) participantes, O programa Escravo, nem pensar! da ONG Repórter Brasil abre as inscrições para a 8ª edição do Fundo de Apoio a Projetos do Escravo,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 60 Pronunciamento após reunião da

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

Começando pela realidade da assembléia, antes de mais nada é preciso perguntar-se: Qual a realidade desta comunidade reunida?

Começando pela realidade da assembléia, antes de mais nada é preciso perguntar-se: Qual a realidade desta comunidade reunida? Agora você vai conhecer dicas indispensáveis para o ministério de música no serviço à liturgia. Mas as orientações aqui apresentadas não dispensam as observações do celebrante. É ele quem preside e, por

Leia mais

Apêndice F-21C Relatório das Atividades de Dezembro do projeto de educação ambiental PPA para AJA Minas Gerais, Brasil

Apêndice F-21C Relatório das Atividades de Dezembro do projeto de educação ambiental PPA para AJA Minas Gerais, Brasil Apêndice F-21C Relatório das Atividades de Dezembro do projeto de educação ambiental PPA para AJA Minas Gerais, Brasil Groupo AJ na demonstração do modelo de bacia hidrográfica. Preparado para: Susan Kurbis,

Leia mais

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição?

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição? Caríssimo aluno da Rede CEJA, Seja muito bem vindo à sua escola! Estamos muito felizes que você tenha optado por dar continuidade aos seus estudos conosco, confiando e acreditando em tudo o que poderemos

Leia mais

Curso de Capacitação para Acompanhantes de Adolescentes e Jovens

Curso de Capacitação para Acompanhantes de Adolescentes e Jovens Curso de Capacitação para Acompanhantes de Adolescentes e Jovens Caro(a) aluno(a), Seja bem-vindo(a) ao ambiente virtual da EAD Século. Neste espaço, também chamado de Sala de Aula virtual, você encontrará

Leia mais

Setor Pós-matrimonio. Fundamentos, Missão, Prioridades, Prática e Subsídios.

Setor Pós-matrimonio. Fundamentos, Missão, Prioridades, Prática e Subsídios. Setor Pós-matrimonio Fundamentos, Missão, Prioridades, Prática e Subsídios. Fundamentação: Familiaris Consortio Amar a família significa estimar os seus valores e possibilidades, promovendo-os sempre.

Leia mais

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I Gislaine Ferreira Gomes Universidade Estadual de Londrina gis.fg@ibest.com.br Karina

Leia mais

UEB - UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL - REGIÃO DE SANTA CATARINA AMC - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS CATARINENSES INSÍGNIA ESCOTEIRA AGENTE DA PAZ

UEB - UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL - REGIÃO DE SANTA CATARINA AMC - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS CATARINENSES INSÍGNIA ESCOTEIRA AGENTE DA PAZ UEB - UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL - REGIÃO DE SANTA CATARINA AMC - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS CATARINENSES INSÍGNIA ESCOTEIRA AGENTE DA PAZ CARTILHA DE ORIENTAÇÃO AOS PARTICIPANTES 1 ORIGEM O Projeto

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO I ENCONTRO DE TEATRO UNIVERSITÁRIO: DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS ( ETU )

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO I ENCONTRO DE TEATRO UNIVERSITÁRIO: DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS ( ETU ) EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO I ENCONTRO DE TEATRO UNIVERSITÁRIO: DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS ( ETU ) 1. OBJETIVO O ETU nasceu da proposta dos/as estudantes de Artes Cênicas das Universidades Públicas

Leia mais