ESTUDO DE CASO DA ITELCOM CELULARES: UMA PESQUISA SOBRE A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTUDO DE CASO DA ITELCOM CELULARES: UMA PESQUISA SOBRE A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES."

Transcrição

1 ESTUDO DE CASO DA ITELCOM CELULARES: UMA PESQUISA SOBRE A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES. Raquel Marques da Silva 1 Ângela Kelber Simpson 2 Patrícia Kothe³ RESUMO Esta pesquisa tem seu foco de estudo na satisfação dos clientes da Itelcom Celulares, localizada em Santa Cruz do Sul, RS, empresa especializada em vendas de produtos e serviços exclusivos da operadora Vivo S/A. Este estudo tem como objetivo geral conhecer quais as ações de marketing podem ser adotadas na empresa Itelcom Celulares para promover a satisfação de seus clientes. A metodologia configura-se em um estudo de caso, com características qualitativas e quantitativas. Os dados para análise foram extraídos dos métodos científicos, embasamento teórico e pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa mostraram que os clientes estão muito satisfeitos com as ações de marketing praticadas, mais especificamente aquelas relacionadas ao atendimento ao cliente, treinamento, resposta às solicitações, pós-venda, promoções e qualidade do produto. Palavras-chave: Atendimento, Satisfação, Fidelização. ABSTRACT This research focuses its study on satisfaction of Itelcom Celulares, located in Santa Cruz do Sul, RS, a company specialized in sales of exclusive products and services of Operadora Vivo S / A. This study aims to know which marketing actions can be taken by Itelcom Celulares to promote satisfaction of its clients. Methodologically, this is a case study with qualitative and quantitative approach. The data utilized for analysis was based on scientific methods, theoretical and research literature. The survey results showed the customers are very satisfied with the marketing actions in practice more specifically those related to customer services, training, requests response, after sales, promotions and product quality. Keywords: Customer service, Satisfaction, Loyalty. 1 Aluno do Curso de Administração da Faculdade Dom Alberto. 2 Orientadora da pesquisa e professora da área de Marketing no Curso de Administração da Faculdade Dom Alberto. 3 Co-orientadora da pesquisa, professora do Curso de Administração da Faculdade Dom Alberto, mestre em desenvolvimento regional.

2 1 Introdução Considerando o crescimento tecnológico que o mercado apresenta nos dias de hoje, empresas que buscam inovações e desenvolvimento no ramo de telefonia devem estar atentas a todas as mudanças que este diferencial apresenta. Quando se fala em telefonia, sabe-se que se trata de um mercado bastante competitivo, e as empresas que não se atualizarem ou não estiverem preparadas para conhecer aquilo que desperta interesse em seus clientes, consequentemente ficarão ultrapassadas, abrindo espaço para a concorrência. Com base neste contexto, este estudo é direcionado à área de marketing na busca pelo maior índice de satisfação dos clientes. De acordo com Kotler (2000), os clientes estão cada vez mais exigentes quando se fala em qualidade em produtos, serviços e atendimento prestados. O valor de um produto para o cliente é a diferença entre o valor total e o custo total. O valor total para o cliente é o conjunto de benefícios que eles esperam de um determinado produto ou serviço. O custo total para eles é o conjunto de custos em que os consumidores esperam para avaliar, obter, utilizar e descartar um produto ou serviço. A concorrência proporcionou ao público um poder de escolha maior. Entretanto, esta concorrência também fez com que o consumidor abandonasse a lealdade dada às marcas. Esta situação, ainda na visão de Kotler (2000), coloca as empresas na procura por um diferencial não só nos seus produtos/serviços, mas também por ferramentas de marketing para satisfazer e tentar fidelizar os clientes. Assim, esta pesquisa foi realizada na empresa Itelcom Celulares, localizada em Santa Cruz do Sul, RS, especializada em vendas de produtos e serviços exclusivos da Operadora Vivo S/A. Considerando a realidade atual, esse estudo tem como objetivo geral conhecer quais as ações de marketing podem ser adotadas na empresa Itelcom Celulares para promover uma maior satisfação de seus clientes. Os objetivos específicos do estudo são: observar o atendimento da empresa em relação aos clientes; identificar possíveis falhas e sugerir ações que busquem a qualidade dos serviços prestados promovendo um aumento na satisfação dos clientes.

3 Este estudo justifica-se pelo fato do mercado ser competitivo, e sendo assim é importante estar à frente dos concorrentes, buscando a satisfação plena, para que se possa, efetivamente, torná-los fiéis. Portanto, para o desenvolvimento do trabalho foi definido o seguinte problema de pesquisa: quais ações de marketing podem ser adotadas na empresa Itelcom Celulares para promover uma maior satisfação de seus clientes? 2 Revisão de literatura 2.1 Marketing Para que se tenha um embasamento teórico será feito um estudo sobre marketing, importância da comunicação integrada de marketing, satisfação e fidelização dos clientes. As pessoas em um modo geral, quando questionadas sobre a definição de marketing, afirmam que marketing é propaganda. Com certeza em algum ponto ele pode até envolver propaganda, porém significa bem mais do que isso. Sabe-se que é o marketing que nos direciona durante o planejamento e desenvolvimento do produto (McCARTHY, 1997). É ele que nos da às coordenadas sobre aquilo que vai proporcionar maior interesse e satisfação ao cliente. Ao se referir sobre marketing, McCarthy (1997) continua afirmando que para que o resultado final seja alcançado, todos os setores devem trabalhar juntos, do contrário pode acontecer falhas irreversíveis, muitas vezes, à empresa. De acordo com Kotler e Keller (2006), inúmeras atividades desenvolvidas podem ser chamadas de marketing, ele é parte de praticamente tudo o que se faz a administração da troca. Ainda segundo os autores (2006), o bom marketing é aquele que se planeja cuidadosamente, para que as chances de ter sucesso ao final, sejam aumentadas. Peter (2003) caracteriza marketing como uma forma de se obter satisfações individuais e organizacionais, focando sempre para a troca de benefícios destas transações. O autor (2003) explica que o marketing deve combinar os elementos principais para que o resultado seja favorável. Ele exemplifica através do preço, prazo, distribuição e promoção.

4 De acordo com Maslow (1997), as organizações deveriam ter como objetivo principal a satisfação de seus clientes, pois a maior riqueza de uma empresa é seu cliente, seu maior propósito deve ser a fidelização e a satisfação deles. Kotler (2000) diz também que é obrigação de o marketing tornar a venda uma coisa fácil, fazendo com que a empresa conheça e se adapte tão bem ao seu cliente que o produto se venda por si só. O único trabalho do cliente será o de efetuar a compra. 2.2 Importância da comunicação integrada de marketing Esta função do marketing de tornar a venda uma coisa fácil, conforme Kotler (2000) relata, exige um trabalho conjugado de ações para que se alcance os resultados almejados. Este trabalho conjugado é explicado pelo mesmo autor, Kotler (2000) no que ele chama de comunicação integrada de marketing (CIM). Para que as ações funcionem de forma eficaz, as estratégias de marketing devem ser preparadas de forma que o objetivo final seja único. Devem ter métodos analíticos para mensurar os resultados e conhecer se as necessidades dos clientes estão sendo atendidas conforme o planejado. O que Kotler (2000) revela é que, para que tudo ocorra de forma correta até o final do processo, diversas ações de marketing devem ser aplicadas harmoniosamente. Dentro deste contexto Lima et al (2007, p. 79) aponta que o gestor de marketing precisa considerar como os clientes entram em contato com a organização, seus produtos e mensagens. A aplicação do marketing integrado, ainda na ótica de Lima et al (2007) só é válida quando todas as técnicas utilizadas passem a mesma mensagem ao cliente-alvo. É vital que o gestor identifique possíveis ruídos de comunicação e advogue para que o processo seja sistemático e não desordenado. 2.3 Satisfação e fidelização dos clientes As metas do CIM devem, porém nunca fugir do seu objetivo principal que é procurar satisfazer e, na medida do possível, fidelizar o cliente. Afinal, já dizia Kotler (2000) que os clientes são a chave para o sucesso dos negócios de todas as organizações.

5 O papel que o marketing, segundo Cobra (1997), exerce sobre a sociedade, é sem dúvida o de satisfazer as necessidades do consumidor. A realidade vista no mercado atual, pela força da concorrência, são empresas que usam o marketing sobre produtos e serviços que visam lucro imediato sem se preocupar em atender a necessidade do público. Neste caso, o consumidor não se sente atraído pelo produto ou serviço e a empresa perde a oportunidade. Daí se vale a importância de conhecer seu cliente-alvo e encontrar um diferencial que o motive a desejar aquilo que sua empresa tem a oferecer. Cobra (1997) confirma que este não é um processo muito fácil e que exige um estudo do profissional de marketing em conjunto com todos os departamentos da empresa para que o sucesso seja alcançado. Conforme Kotler e Keller (2006), a satisfação do cliente ao adquirir algum produto vai depender do desempenho que ele tiver de acordo com as expectativas que ele criou sobre a oferta. De modo geral, satisfação é a sensação de bem estar em ter adquirido um produto ou serviço, ou até um desapontamento em relação ao que foi ofertado. É preciso muito cuidado com o que se coloca no mercado, pois o empresário não pode só satisfazer o cliente uma vez, mas sim tentar fazer com que ele volte com frequência. Kotler (2000) adiciona dizendo que, após ter adquirido um bem ou serviço com base naquilo que vai proporcionar maior valor a ele, o cliente espera que o resultado final seja igual ou então até maior que o esperado. Conforme o autor (2000), os clientes criam expectativas e agem com base nela, muitas vezes ampliando valor sobre o que adquiriu. Se isto acontece positivamente, a chance do cliente voltar à empresa aumenta e, portanto, a possibilidade de se criar um elo de relacionamento com este cliente deve ser aproveitada na íntegra para fidelizá-lo. 3 Metodologia A metodologia utilizada foi a de um estudo de caso realizado na matriz da empresa Itelcom Celulares, especializada em produtos e serviços exclusivos da Operadora Vivo S/A, localizada em Santa Cruz do Sul, RS. De acordo com Gil (1999), a pesquisa descritiva é onde os dados observados são coletados, registrados e analisados, para se saber a freqüência com que um fato ocorre, as características e as causas, usando técnicas especifica para coletar tais informações.

6 Para que a pesquisa tivesse embasamento teórico, foi pesquisada a opinião dos estudiosos como Cobra (1997), Kotler (2000) e Peter (2003), pois muito do que foi apresentado por eles auxilia na compreensão do problema apresentado. Assim, este estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário. A primeira diz respeito à avaliação de literatura, e a segunda deu-se através da aplicação de questionário, contendo nove questões fechadas e uma questão aberta. A pesquisa abrangeu um universo de 400 clientes. Para a definição da amostra foi utilizada a fórmula de Barbetta (2002), com um erro amostral de 5%, definindo uma amostra de 120 clientes, que responderam á um questionário, pessoalmente, por e também por contato telefônico. Todos os questionários foram respondidos, no último trimestre de Para analisar os dados, foram utilizados os métodos qualitativos e quantitativos. De acordo com Marconi (2007) métodos qualitativos nos permitem saber como e o porquê dos resultados, e quantitativos mostra o percentual de pessoas que se satisfaz ou não com o serviço. Para a tabulação dos dados foi utilizado o software Excel, o que proporcionou a análise e posterior conclusão do trabalho. 4 Análise dos dados 4.1 Descrição do Objeto A Itelcom celulares, empresa foco desta pesquisa foi criada em 2003 pelo sócio-proprietário Ivan Pfeifer, que tem sete lojas em várias cidades do estado do Rio Grande do Sul. Atua no mercado de telefonia, onde é especializada em venda de produtos e serviços exclusivos da Operadora Vivo S/A. A empresa conta hoje com uma unidade móvel, que faz prospecção de clientes em diversas cidades do estado. Ela dispõe de uma linha exclusiva de atendimento 0800 para o cliente. Para criar um diferencial, a Itelcom criou um jingle que toca diariamente nas rádios da região, e também disponibiliza informações sobre a empresa em um site na internet. Vale salientar que a Itelcom, como credenciada da Vivo Operadora S/A, não tem total liberdade de programar estratégias de marketing. Elas podem ser sugeridas e somente implantadas após determinação da Vivo.

7 Esta pesquisa foi realizada na loja matriz, localizada no centro da cidade de Santa Cruz do Sul, RS. 4.2 Análise dos dados pesquisados Tendo em vista o quanto é importante a satisfação e possivelmente a fidelização dos clientes, a Itelcom sabe que é de fundamental importância este tema para que possa cada vez mais, conhecer seu cliente, identificar focos positivos ou não e, apresentar ações de marketing (como diferencial competitivo) para estar à frente dos seus concorrentes. A pesquisa de campo auxiliou no processo de obter dados e analisar o nível de satisfação e fidelização dos clientes em relação ao atendimento, produtos, formas de pagamento e localização, gerando informações para que algumas decisões sejam tomadas na medida do possível. Dando início à análise, verifica-se o perfil do público entrevistado. Dos 120 questionários observou-se que 66% dos clientes são do sexo feminino e 33% do sexo masculino. Um fato que segundo o proprietário já sabido, pois o público feminino sempre tem sido o cliente principal desde a abertura da loja em A faixa etária predominante (79%) dos clientes foi de 21 a 30 anos, o que indica que a loja deve focar produtos ao público adulto jovem. GRÁFICO 1 - Qualidade no atendimento prestado. O gráfico acima, referente à questão 1 questionou os entrevistados quanto à qualidade de atendimento da loja. Os dados apresentaram que 84% dos clientes consideram o atendimento ótimo e 16% dos clientes o classificam como sendo bom. Este dado positivo comprova o quanto funciona e são importantes os investimentos já feitos pela Itelcom. Segundo o proprietário, a empresa investe alto em

8 treinamentos para que os funcionários estejam bem preparados para prestar este atendimento satisfatório, provavelmente o cliente que sai satisfeito será um cliente fidelizado, e estes pontos certamente são os que fazem com que a empresa se fortaleça diante da concorrência. Conforme Kotler e Armstrong (2003), as empresas se desdobram para que seus clientes saiam satisfeitos, pois geralmente eles repetem suas compras além de indicá-los aos outros. Na segunda pergunta quanto à comparação do atendimento da Itelcom em relação aos seus concorrentes, 80 % das pessoas respondem que este atendimento é ótimo, e 20% que esta comparação pode ser avaliada como boa o que é um número bastante favorável. Pode-se inferir pelo resultado relatado que o investimento e as atividades de comunicação de marketing integrado (CIM), segundo Kotler (2000) estão sendo utilizados com sucesso. A questão de número três, representada no gráfico 2 considera que o cliente é quem mantém uma empresa no mercado e assim os entrevistados foram questionados sobre como a empresa se coloca diante das solicitações, críticas e sugestões feitas por eles. Podem-se verificar no gráfico abaixo as opiniões dos clientes em relação ao tema. GRÁFICO 2 - Resposta da empresa em relação a solicitações, críticas e sugestões dos clientes. Quando questionados em relação à forma com que os atendentes da loja respondem as solicitações, reclamações e sugestões feitas foi possível obter as seguintes respostas: 82% dos clientes classificaram como ótima a forma como os

9 atendentes respondem as solicitações feitas por eles e 18% acham bom este retorno. Pode-se perceber que a maioria das pessoas está tendo suas solicitações atendidas o que mostra que a Itelcom está bastante comprometida com seus clientes. De acordo com Kotler e Keller (2006), a probabilidade de o cliente voltar e efetuar uma nova compra vai depender da satisfação em relação à expectativa que ele colocou em cima da compra. Desta forma, preocupados com a percepção dos clientes com os fatores relacionados à qualidade e à variedade dos produtos oferecidos, no gráfico 3 representado pela pergunta de número 4, foi analisado a opinião dos clientes sobre este tópico. GRÁFICO 3 Qualidade e variedade em relação aos produtos oferecidos Em relação à qualidade e variedade dos produtos oferecidos, o gráfico 3 demonstra que mais da metade dos clientes, ou seja, 65% consideram ótima a qualidade dos produtos comercializados pela loja e estão satisfeitos quanto à variedade oferecida, 25% acham bom e a minoria 10% acha razoável. Apesar de uma pequena porção ser menos favorável, este dado se faz importante na medida em que indica uma parte do público que ainda deve ser trabalhada para que a concorrência não ganhe mercado sobre eles. O próximo gráfico, número 4, da questão 5, analisa a opinião dos clientes sobre outro ponto importante no momento da compra: as formas de pagamento oferecidas pela Itelcom. GRÁFICO 4 Satisfação em relação às formas de pagamento

10 De acordo com a análise acima 75% dos respondentes consideram ótimas as formas de pagamento, enquanto 25% acham que são boas. Sabe-se que o cliente além de procurar produtos de qualidade, atendimento diferenciado e preços mais baixos, também procura formas de pagamento que facilite a sua compra. O proprietário da Itelcom enfatizou várias vezes que, sempre que possível conversa com a operadora Vivo em encontrar formas para facilitar as formas de pagamento ao público. Ele salienta que conhece que seu cliente é mais jovem e, portanto, as ofertas e facilidades se tornam um diferencial positivo em relação aos concorrentes que nem sempre podem oferecer o mesmo. Tal estratégia de comunicação integrada de marketing parece estar agradando aos clientes, porém o índice aponta margem de trabalho, considerando que a forma de pagamento pode ser um fator apelativo e decisivo na hora de compra do consumidor. GRÁFICO 5 Qualidade do Serviço de Pós venda. De acordo com o gráfico 5, questão 6, as pessoas foram questionadas em relação à qualidade do serviço pós-venda. Os resultados mostram que 75% estão satisfeitas com o serviço oferecido pela empresa, ou seja, classificam como ótimo o serviço de pós-venda. Já 25% acham o serviço bom, o que indica um resultado

11 bastante positivo à empresa que se preocupa com o seu cliente durante e após a compra. A questão 7, representada no gráfico 6 avalia o que os clientes acham sobre os horários de atendimento disponibilizados pela empresa. GRÁFICO 6 Horário de Atendimento. Com relação ao horário de atendimento, pode-se observar que 60% dos clientes consideram este quesito satisfatório. Já 35% dos questionados acham que estes horários são bons e 5% acham ruim. Pode-se identificar assim que, os clientes estão satisfeitos com os horários estabelecidos, já que, mais da metade dos questionados afirmam estar satisfeitos. A loja funciona de segunda à sexta das 08h30 às 18:00 horas, com um intervalo das 12:00 às 13:30 horas. A pesquisa, com a preocupação de não só prospectar, mas também de fidelizar os clientes, questionou quais os motivos que levam os clientes a buscarem os serviços da Itelcom. Veja gráfico 7, da questão 8. GRÁFICO 7 - Quais os motivos que levaram você a efetuar a compra na Itelcom.

12 Identifica-se que 70% dos clientes, compram na loja, devido à qualidade e ao bom atendimento oferecido pela Itelcom, 15% porque consideram ótima a qualidade dos produtos oferecidos, já 10% consideram como ponto determinante para à compra as promoções que se destacam entre as concorrentes e apenas 5% dos questionados ressaltam comprar em virtude da forma de pagamento disponibilizada. Kotler e Keller (2006) afirmam que, o valor que o cliente coloca em cima do produto, baseia-se não só em valores financeiros, mas sim em valores que os deixam mais satisfeitos, ele assim assume custos em cima daquilo que vai proporcionar maiores benefícios. Na questão número 9, onde os clientes foram questionados se recomendariam a empresa a outras pessoas, 100% dos entrevistados responderam que sim, o que mostra a credibilidade que a empresa adquiriu perante seus clientes. A décima pergunta foi formulada da seguinte maneira: Você tem alguma sugestão de serviço ou produto ainda não oferecido pela empresa, mas que, em sua opinião, agregaria valor ao estabelecimento? Esta questão não apresentou nenhuma resposta, o que, baseado no resultado positivo das nove anteriores, justifica o fato dos entrevistados não terem se pronunciado nesta pergunta. 4.3 Plano de ação Um dos objetivos específicos deste trabalho foi criar um plano de ação para que possíveis ações sejam consideradas e colocadas em prática na medida do possível. ITEM O QUE ONDE POR QUE COMO QUEM QUANDO Para manter um histórico Criar um cadastro atualizado do atualizado dos Na Itelcom cliente, para que clientes, Celulares 1 a oferta seja caracterizados de Santa Cruz mais acordo com cada do Sul - RS personalizada no compra efetuada. momento da compra. Implantando programas de cadastros específicos com as informações desejadas. Sócios Durante o ano proprietários da inteiro. loja.

13 3 4 2 Telemarketing Na Itelcom Para que possa Fazendo ligações Sócios diárias para saberproprietários da se o cliente esta loja em conjunto Ativo Celulares ser feito um satisfeito ou com o setor de Durante o ano Santa Cruz programa de necessitando de telemarketing da inteiro. do Sul - RS fidelização dos clientes de carteira. alguma informação empresa. Ações externas em Para que sejam Disponibilizar Sócios feiras culturais e de feitas informações proprietários da negócios da região. Região do prospecções de sobre a qualidade loja em conjunto Vale do Rio clientes e para dos produtos e com o setor de Todos os meses em Pardo e que possa ser serviços marketing. que houver feiras Taquari mostrada a prestados pela deste segmento. credibilidade da Itelcom. empresa para os clientes existentes. Promoções e Para que os Sorteio de Sócios ações direcionadas clientes já brindes e ligações proprietários e aos clientes de Na Itelcom existentes semanais. colaboradores da carteira. Celulares possam perceber empresa. Semanalmente. Santa Cruz o diferencial do Sul - RS oferecido pela loja. 5 Considerações finais Este estudo procurou demonstrar a importância de um atendimento diferenciado agregado à comunicação integrada de marketing dentro da empresa Itelcom. Através da pesquisa literária e de campo, representação dos gráficos e análise dos dados foi possível elaborar as considerações finais para esta pesquisa. Respondendo um dos objetivos específicos desta pesquisa que era observar o atendimento em relação aos clientes, observou-se o que era considerado mais importante, portanto, tinha maior valor no momento da compra, onde foram identificados os seguintes pontos: qualidade e variedade dos produtos, o atendimento geral, desde o momento que entram na loja até a hora em que recebem

14 algum tipo de contato referente ao pós vendas, promoções oferecidas pela loja e até a forma de pagamento. O segundo objetivo que era sugerir ações que busquem a qualidade dos serviços prestados promovendo um aumento na satisfação dos clientes foi apresentado no item 4.3 deste trabalho, um plano de ação, onde quatro propostas de ações foram apresentadas, com melhorias referentes ao cadastro atualizado, pós vendas e satisfação de clientes de carteira. Na busca de resultados ao problema de pesquisa que era conhecer quais ações de marketing podem ser adotadas na empresa Itelcom Celulares para promover uma maior satisfação de seus clientes fez-se uso da pesquisa literária e de campo, onde foi possível notar que o motivo que leva o cliente a buscar os serviços da Itelcom é a qualidade do atendimento prestado, a preocupação e a atenção prestada pela loja. Quando questionados em relação ao fator que os motivava a retornar a comprar na empresa, na questão oito, os mesmos pontos foram citados, porém, verificou-se que a forma de pagamento seria o ponto que menos foi lembrado, alertando então a empresa para que dê maior atenção a este aspecto. A questão que se referem á qualidade no atendimento prestado, relação da Itelcom com as concorrentes, forma com que os atendentes respondem as solicitações, condições de pagamento e pós vendas, cabem a conclusão de que a loja apresenta uma satisfação bastante positiva, o que coloca a empresa praticamente em 100% de satisfação das atividades de marketing desenvolvidas. Fato este que se confirma especificamente no resultado da questão número 9, onde foi perguntado se o cliente indicaria a loja para outras pessoas, onde 100% dos entrevistados disseram que recomendariam a Itelcom para familiares e amigos. Notou-se baseado nas respostas das questões apresentadas, que todos os esforços e investimento da empresa nos colaboradores para que eles sejam pessoas bem treinadas e preparadas para o contato direto com clientes, foram decisivos nos resultados positivos demonstrados neste estudo. Este trabalho procurou contribuir no dia a dia da Itelcom, trazendo direcionamento na questão de satisfação e fidelização de clientes. Uma das limitações deste estudo foi o questionário contendo quatro opções de respostas, onde na verdade, seria mais viável, um número ímpar de respostas,

15 pois observou-se que o cliente não se sentiu a vontade para responder questões que tivessem uma resposta mais negativa. 6 Referências BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística aplicada às ciências sociais. 5 ed. Florianópolis: UFSC, COBRA, Marcos. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, PETER, J. Paul. Criando Valor Para os Clientes. 2. ed. São Paulo: Atlas, KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, ;ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 9. ed. São Paulo, ;KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing: a bíblia do marketing. São Paulo: Prentice Hall, LIMA, Miguel et al. Gestão de marketing. 8. ed. Rio de Janeiro: FGV, MCCARTHY, E. J.; PERREAULT Jr., W. D. Marketing essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo: Atlas, MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

CARACTERIZAÇÃO E QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE UMA LOJA DE TECIDOS E DECORAÇÕES

CARACTERIZAÇÃO E QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE UMA LOJA DE TECIDOS E DECORAÇÕES CARACTERIZAÇÃO E QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE UMA LOJA DE TECIDOS E DECORAÇÕES Gabriel Viana Carlos 1, Eduardo Alves da Silva 1, Juliana Paz Gonçalves 1, Lanessa Lopes Lima 2 1 Discente de graduação em Agronegócio

Leia mais

TÍTULO: FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DESENVOLVIDO NO NOROESTE PAULISTA

TÍTULO: FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DESENVOLVIDO NO NOROESTE PAULISTA TÍTULO: FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DESENVOLVIDO NO NOROESTE PAULISTA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS SUBÁREA: Administração INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS

Leia mais

SATISFAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE CONFECÇÕES EM SANTA CRUZ DO SUL

SATISFAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE CONFECÇÕES EM SANTA CRUZ DO SUL SATISFAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE CONFECÇÕES EM SANTA CRUZ DO SUL Andréia Fröhlich 1 Patrícia Kothe 2 RESUMO A satisfação do cliente é importante para conseguir manter-se hoje

Leia mais

SATISFAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FAMPER

SATISFAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FAMPER SATISFAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FAMPER Janaine A. M. Biancheto 1 Resumo: Indiferente de oferecer um produto ou serviço e sendo com ou sem fins lucrativos para a empresa é sempre

Leia mais

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UMA EMPRESA DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL 1

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UMA EMPRESA DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL 1 ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UMA EMPRESA DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL 1 Liane Beatriz Rotili 2, Vitor Vercelino Rorrato 3, Adriane Fabricio 4, Claudio

Leia mais

Palavras-chave: pesquisa de mercado, jovens, calçados, setor calçadista.

Palavras-chave: pesquisa de mercado, jovens, calçados, setor calçadista. PESQUISA DE MERCADO DO SETOR CALÇADISTA DE SÃO BORJA-RS Joao Antonio Gomes Pereira 1 Paloma Sousa 2 Robson José da Silva Junior 3 Maiara Rodrigues da Silveira 4 Gabriele Merlo de Oliveira 5 Willian Ribeiro

Leia mais

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE UMA LOJA DE AUTOPEÇAS DO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG RESUMO

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE UMA LOJA DE AUTOPEÇAS DO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG RESUMO 1 PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE UMA LOJA DE AUTOPEÇAS DO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG Tatiany Peçanha (1), David Oliveira Rodrigues (1), Marcos Maciel Santos Macedo (1), Isadora Aparecida Silva (1), Myriam Angélica

Leia mais

Pesquisa de Satisfação: Samel. Abril/2018

Pesquisa de Satisfação: Samel. Abril/2018 Abril/2018 Responsáveis Nota Técnica Responsável Técnico: Gustavo Kazuo Okuyama Estatístico-chefe da AGP Pesquisas Estatístico com registro no CONRE-3 n9087-a emitido em 10/11/2009 Contato Comercial: Aécio

Leia mais

Marketing de Relacionamento como Ferramenta Fundamental para Fidelização de Clientes no E-Commerce

Marketing de Relacionamento como Ferramenta Fundamental para Fidelização de Clientes no E-Commerce Marketing de Relacionamento como Ferramenta Fundamental para Fidelização de Clientes no E-Commerce Alex Angelo Tiburcio: Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, Curso de Administração. MS, Brasil.

Leia mais

2. Análise de Mercado

2. Análise de Mercado 22 2. Análise de Mercado 2.1. Estudo dos clientes O que é e como fazer Esta é uma das etapas mais importantes da elaboração do seu plano. Afinal, sem clientes não há negócios. Os clientes não compram apenas

Leia mais

Resumo. Abstract. Doriane Braga Nunes Bilac 3. trabalho foi pesquisar se os clientes externos estão satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados

Resumo. Abstract. Doriane Braga Nunes Bilac 3. trabalho foi pesquisar se os clientes externos estão satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados 1 2 Doriane Braga Nunes Bilac 3 4 Resumo trabalho foi pesquisar se os clientes externos estão satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados de campo, de natureza qualitativa, utilizando-se de instrumentos

Leia mais

SEPARAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO VAREJISTA: UM OLHAR DOS CONSUMIDORES 1 SEPARATION OF A RETAIL STORE: A CONSUMER S VIEW

SEPARAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO VAREJISTA: UM OLHAR DOS CONSUMIDORES 1 SEPARATION OF A RETAIL STORE: A CONSUMER S VIEW SEPARAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO VAREJISTA: UM OLHAR DOS CONSUMIDORES 1 SEPARATION OF A RETAIL STORE: A CONSUMER S VIEW Giovani Da Silva Lucchese 2, Paulo Ricardo Tolotti 3, Nelson José Thesing 4, Jorge Oneide

Leia mais

Palavras-chave: Comunicação empresarial; Satisfação dos clientes; Relato de prática; Posto de combustíveis.

Palavras-chave: Comunicação empresarial; Satisfação dos clientes; Relato de prática; Posto de combustíveis. TODA EMPRESA PRECISA INVESTIR EM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL EXTERNA? A importância dos objetivos da empresa e da satisfação do cliente Luciano Adriano Mielke luciano.mielke1@gmail.com Fabio Prates dos Santos

Leia mais

ESTUDO SOBRE OS ATRIBUTOS DE IMAGEM E SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO AOS SUPERMERCADOS DE UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL 1

ESTUDO SOBRE OS ATRIBUTOS DE IMAGEM E SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO AOS SUPERMERCADOS DE UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL 1 ESTUDO SOBRE OS ATRIBUTOS DE IMAGEM E SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO AOS SUPERMERCADOS DE UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL 1 Ana Claudia Da Rosa 2, Márcia Zampieri Grohmann 3, Jaqueline Silinske

Leia mais

Pesquisa de Satisfação de Beneficiários no Modelo de Agência Nacional de Saúde. Unimed Uberaba

Pesquisa de Satisfação de Beneficiários no Modelo de Agência Nacional de Saúde. Unimed Uberaba Pesquisa de Satisfação de Beneficiários no Modelo de Agência Nacional de Saúde Unimed Uberaba Metodologia A pesquisa é caracterizada como descritiva e quantitativa em decorrência da quantificação no tratamento

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA MARCA PARA O MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ESTUDO DE CASO COM PESQUISA DE LEMBRANÇA DE MARCA 1 INTRODUÇÃO

A INFLUÊNCIA DA MARCA PARA O MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ESTUDO DE CASO COM PESQUISA DE LEMBRANÇA DE MARCA 1 INTRODUÇÃO 7 a 9 de Outubro de 2015, São Paulo, A INFLUÊNCIA DA MARCA PARA O MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ESTUDO DE CASO COM PESQUISA DE LEMBRANÇA DE MARCA Keila Rodrigues de Moura 1 Carla Aparecida da Silva Bento

Leia mais

O uso da Pesquisa de marketing pelas empresas de Nova Cruz/RN

O uso da Pesquisa de marketing pelas empresas de Nova Cruz/RN O uso da Pesquisa de marketing pelas empresas de Nova Cruz/RN Ionara Araújo Cassiano 1,Thiago José de Azevêdo Loureiro 2 1 Aluna do curso Técnico subsequente em Administração do IFRN. e-mail: ionaratj@hotmail.com

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Plano de Marketing Para Contadores Renato Marcão * a exemplo da maioria dos profissionais liberais, os contadores, consultores, auditores e demais profissionais da área de contabilidade

Leia mais

Criando uma promoção de vendas que funciona

Criando uma promoção de vendas que funciona Muita gente não sabe a hora certa ou como fazer uma promoção adequada às necessidades mercadológicas de suas empresas. Trata-se de uma estratégia de mercado que tem diferentes objetivos que devem ser bem

Leia mais

GRAU DE SATISFAÇÃO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE NO COMÉRCIO DE VESTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL - SC

GRAU DE SATISFAÇÃO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE NO COMÉRCIO DE VESTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL - SC GRAU DE SATISFAÇÃO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE NO COMÉRCIO DE VESTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL - SC Larissa Vezu Baglione de Oliveira¹ Andreia Luciana da Rosa Scharmach² ¹IFC Campus São Francisco do Sul

Leia mais

Relatório Final com os Resultados da Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários da Operadora Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora

Relatório Final com os Resultados da Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários da Operadora Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora Relatório Final com os Resultados da Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários da Operadora Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora Responsável Técnico: Alan de Paiva Loures CONRE/MG 10.339 Objetivo

Leia mais

Sumário. 1. Aspectos Metodológicos Descrição dos Resultados Análise Gráfica... 7

Sumário. 1. Aspectos Metodológicos Descrição dos Resultados Análise Gráfica... 7 1 Sumário 1. Aspectos Metodológicos... 3 2. Descrição dos Resultados... 4 Itens de comemoração... 4 Gastos com presente... 4 Local e quando compra... 5 Motivação para ir às compras... 5 Passeio... 5 Momento...

Leia mais

USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017

USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017 USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017 1 01 OBJETIVO & METODOLOGIA 2 Objetivo do Estudo Com o objetivo de aumentar a participação do beneficiário na avaliação da qualidade dos

Leia mais

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Pesquisa de Satisfação com Beneficiários (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Dados Técnicos 270 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 90% 5,00 Obs.: O que não estiver descrito especificamente

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES.

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. PROFESSOR ANGELO PERES. 1 AULA 5 PLANO COMERCIAL. PLANEJAMENTO

Leia mais

COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS

COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS 45% DOS CONSUMIDORES VIRTUAIS JÁ PREFEREM COMPRAR PELA INTERNET 90% fazem pesquisa virtual, antes de comprar em loja física O estudo do SPC Brasil

Leia mais

USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017

USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017 USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017 1 01 OBJETIVO & METODOLOGIA 2 Objetivo do Estudo Com o objetivo de aumentar a participação do beneficiário na avaliação da qualidade dos

Leia mais

Vestuário Calçados & Acessórios

Vestuário Calçados & Acessórios Vestuário Calçados & Acessórios meta pesquisa de opinião Novembro - 2014 Objetivo Coletar as percepções do público de empresários cliente e não cliente do SEBRAE nos segmentos de calçados, vestuário e

Leia mais

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Pesquisa de Satisfação com Beneficiários (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Dados Técnicos 279 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 90% 4,88 Obs.: O que não estiver descrito especificamente

Leia mais

COMO É EVIDENCIADA A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA SATCENTER DE SANTA CRUZ DO SUL

COMO É EVIDENCIADA A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA SATCENTER DE SANTA CRUZ DO SUL COMO É EVIDENCIADA A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA SATCENTER DE SANTA CRUZ DO SUL Gabriela Hoffmann¹ Ângela Kerber Simpson² Patrícia Kothe³ RESUMO Esta pesquisa na área

Leia mais

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. Formulário ANS (ano base 2018)

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. Formulário ANS (ano base 2018) Pesquisa de Satisfação com Beneficiários Formulário ANS (ano base 2018) Dados Técnicos 1.013 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 95% 3,07 Obs.: O que não estiver descrito especificamente a

Leia mais

PESQUISA DE SATISFAÇÃO BENEFICIÁRIOS DA UNIMED SALTO/ITU

PESQUISA DE SATISFAÇÃO BENEFICIÁRIOS DA UNIMED SALTO/ITU PESQUISA DE SATISFAÇÃO BENEFICIÁRIOS DA UNIMED SALTO/ITU - 2018 Entrevistas Por telefone; entrevistadores devidamente treinados e identificados. Coleta das informações Entre os dias 15 de Outubro e 05

Leia mais

SATISFAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS DO PLANO DE SAÚDE AMIL - De acordo com documento técnico da ANS - Abril Ano base: 2017

SATISFAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS DO PLANO DE SAÚDE AMIL - De acordo com documento técnico da ANS - Abril Ano base: 2017 1 SATISFAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS DO PLANO DE SAÚDE AMIL - De acordo com documento técnico da ANS - Abril 2018. Ano base: 2017 ÍNDICE 2 Objetivo e Metodologia Perfil da Amostra Atenção à Saúde Canais de Atendimento

Leia mais

Pesquisa de Satisfação do beneficiário 2017

Pesquisa de Satisfação do beneficiário 2017 Pesquisa de Satisfação do beneficiário 2017 0 Dados Técnicos 501 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 95% 4,26 Obs: O que não estiver descrito especificamente a cada quesito do questionário

Leia mais

BUSCA DE FIDELIZACÃO DOS CLIENTES ATRAVES DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO

BUSCA DE FIDELIZACÃO DOS CLIENTES ATRAVES DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO BUSCA DE FIDELIZACÃO DOS CLIENTES ATRAVES DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO Taynná BECKER 1 Priscila GUIDINI 2 RESUMO: O artigo apresenta a importância da fidelização de clientes para as empresas, e como a qualidade

Leia mais

UNIMED BH:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017

UNIMED BH:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017 UNIMED BH:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017 1 01 OBJETIVO & METODOLOGIA 2 Objetivo do Estudo Com o objetivo de aumentar a participação do beneficiário na avaliação da qualidade dos

Leia mais

Pesquisa de Satisfação do beneficiário 2017

Pesquisa de Satisfação do beneficiário 2017 Pesquisa de Satisfação do beneficiário 2017 0 Dados Técnicos 504 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 95% 4,36 Obs: O que não estiver descrito especificamente a cada quesito do questionário

Leia mais

O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO: FICÇÃO OU REALIDADE?

O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO: FICÇÃO OU REALIDADE? 2 O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO: FICÇÃO OU REALIDADE? Adriana Amadeu Garcia Luis César G. de Araujo A gestão pela qualidade total é uma tecnologia conhecida pela constante preocupação com o cliente, o consumidor.

Leia mais

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA SP

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA SP PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA SP Andréia de Freitas Escouto¹ Fabiane da Silveira Silveira² RESUMO Este trabalho tem seu foco no marketing de relacionamento, visando diagnosticar

Leia mais

3 MÉTODO. 3.1 Introdução

3 MÉTODO. 3.1 Introdução 53 3 MÉTODO 3.1 Introdução Neste capítulo será apresentado o método de pesquisa utilizado, esclarecendo o tipo de pesquisa realizado, método de coleta de dados, universo e amostra, tratamento dos dados

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO MOVELEIRO DE SANTA CRUZ DO SUL - RS

MARKETING DE RELACIONAMENTO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO MOVELEIRO DE SANTA CRUZ DO SUL - RS MARKETING DE RELACIONAMENTO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO MOVELEIRO DE SANTA CRUZ DO SUL - RS Felipe Machado ¹ Giovana Bianchini² RESUMO Este estudo possui como tema central a satisfação e fidelização

Leia mais

O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL

O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL Clariana de Lima RODRIGUES 1 Ritiely Mariano PRETEL 2 RESUMO O desempenho de cada pessoa está diretamente relacionado com a sua satisfação em relação

Leia mais

Pesquisa de Satisfação Abril 2018

Pesquisa de Satisfação Abril 2018 Pesquisa de Satisfação Abril 2018 Pesquisa de Satisfação 01. Objetivos 01. Objetivos A inclusão da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde como um dos critérios para o PQO tem como objetivo

Leia mais

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1 PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1 Claudio Edilberto Höfler 2, Jovani Patias 3, Bruna Gabriela Warmbier 4. 1 Projeto de Pesquisa realizado no Curso de Administração

Leia mais

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai Dicas para a leitura deste ebook Olá! Este ebook é especialmente para você que quer saber como alavancar as vendas do seu estabelecimento com métodos modernos. Campanha de vendas é uma forma segura e única

Leia mais

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. Formulário ANS (ano base 2018)

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. Formulário ANS (ano base 2018) Pesquisa de Satisfação com Beneficiários Formulário ANS (ano base 2018) Dados Técnicos 371 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 95% 4,98 Obs.: O que não estiver descrito especificamente a cada

Leia mais

SATISFAÇÃO DO CLIENTE: UM ESTUDO SOBRE O SERVIÇO PRESTADO EM UMA EMPRESA DE MANUTENÇÃO EM IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS

SATISFAÇÃO DO CLIENTE: UM ESTUDO SOBRE O SERVIÇO PRESTADO EM UMA EMPRESA DE MANUTENÇÃO EM IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 SATISFAÇÃO DO CLIENTE: UM ESTUDO SOBRE O SERVIÇO PRESTADO EM UMA EMPRESA DE MANUTENÇÃO EM IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS Marcelo Cristian Vieira 1, Angélica Justino

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO: ESTUDO DE CASO SOBRE SATISFAÇÃO DO CLIENTE E ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES DO BANCO D&S

MARKETING DE RELACIONAMENTO: ESTUDO DE CASO SOBRE SATISFAÇÃO DO CLIENTE E ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES DO BANCO D&S MARKETING DE RELACIONAMENTO: ESTUDO DE CASO SOBRE SATISFAÇÃO DO CLIENTE E ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES DO BANCO D&S DaianeGrasiele Sins¹ Nicéia Wunsch² RESUMO Este estudo concentra-se na área

Leia mais

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL NO DEPÓSITO FERRI

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL NO DEPÓSITO FERRI DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL NO DEPÓSITO FERRI PASTORE. M.F.L.; CASAVECHIA. C.I.; GOLÇALVES. V.L. RESUMO O presente trabalho tem como objetivo identificar as potencialidades e as fraquezas do Depósito Ferri

Leia mais

Unidade II COMPORTAMENTO DO. Profa. Daniela Menezes

Unidade II COMPORTAMENTO DO. Profa. Daniela Menezes Unidade II COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Profa. Daniela Menezes O comportamento dos consumidores x Identidade Cultural Adquirir um produto ou fazer contratar qualquer tipo de serviço é uma atividade relacionada

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ DA CIDADE DE GOIOERÊ-PR

OTIMIZAÇÃO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ DA CIDADE DE GOIOERÊ-PR OTIMIZAÇÃO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ DA CIDADE DE GOIOERÊ-PR LEIGUS, Alisson¹ A grande maioria das empresas buscam profissionais que estão ainda em processo de educação,

Leia mais

As Vantagens E Dicas Para Oferecer Um Atendimento De Qualidade Para Seus Clientes

As Vantagens E Dicas Para Oferecer Um Atendimento De Qualidade Para Seus Clientes As Vantagens E Dicas Para Oferecer Um Atendimento De Qualidade Para Seus Clientes Com um mercado cada vez mais disputado e cheio de novas opções fica mais difícil conquistar e fidelizar os clientes. Algumas

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO A LANCHONETE UNIVERSITÁRIA DA UNIESP AURIFLAMA

TÍTULO: ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO A LANCHONETE UNIVERSITÁRIA DA UNIESP AURIFLAMA TÍTULO: ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO A LANCHONETE UNIVERSITÁRIA DA UNIESP AURIFLAMA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

O USO DE CARTÃO DE CRÉDITO NAS EMPRESAS DA AVENIDA 14 DE MAIO, NO MUNICÍPIO DE LÁBREA/AM

O USO DE CARTÃO DE CRÉDITO NAS EMPRESAS DA AVENIDA 14 DE MAIO, NO MUNICÍPIO DE LÁBREA/AM O USO DE CARTÃO DE CRÉDITO NAS EMPRESAS DA AVENIDA 14 DE MAIO, NO MUNICÍPIO DE LÁBREA/AM INTRODUÇÃO Elís Dávine Galvão de Souza 1 e Rodrigo Ferreira de Lima 1 As operações de compras e vendas ocorrem paulatinamente

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA NORMANDO GOMES & IRMÃOS (NORMANDO RECAP)

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA NORMANDO GOMES & IRMÃOS (NORMANDO RECAP) ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA NORMANDO GOMES & IRMÃOS (NORMANDO RECAP) Andrea

Leia mais

Pesquisa de Satisfação

Pesquisa de Satisfação Pesquisa de Satisfação UNIMED VITÓRIA (ANS) Abril de 2018 R. Ferreira Coelho, 310 4º andar Praia do Suá Vitória (ES) - Telefax: (27)3324.1467 www.enquet.com.br OBJETIVO DO ESTUDO A Enquet realizou pesquisa

Leia mais

MARKETING: FERRAMENTA COMPETITIVA GERENCIAL PARA O MERCADO

MARKETING: FERRAMENTA COMPETITIVA GERENCIAL PARA O MERCADO FARO - Faculdade de Rondônia 788 (Decreto Federal nº 96.577 de 24/08/1988) 453 (Portaria MEC de 29/04/2010) IJN - Instituto João Neórico 3443 (Portaria MEC / Sesu nº369 de 19/05/2008) MARKETING: FERRAMENTA

Leia mais

OPINIÃO DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO LOCAL SOBRE O MERCADO DO VAREJO NO SEGUNDO SEMESTRE DE

OPINIÃO DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO LOCAL SOBRE O MERCADO DO VAREJO NO SEGUNDO SEMESTRE DE PESQUISA OPINIÃO DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO LOCAL SOBRE O MERCADO DO VAREJO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2012 Realização: FECOMÉRCIO/AC Período: 20 a 30 de junho de 2012 Local: Rio Branco/AC Rio Branco/AC, 09

Leia mais

Desenvolvimento da Pesquisa

Desenvolvimento da Pesquisa Aula 8 Desenvolvimento da Pesquisa Análise de Resultados & Conclusão Prof. Marcelo Musci 1 Análise de Resultados Classificação e Organização das informações; Mostrar que o estudo proporcionou as condições

Leia mais

Pesquisa em. propaganda. Faccat Profª Me. Taís Vieira

Pesquisa em. propaganda. Faccat Profª Me. Taís Vieira Pesquisa em propaganda Faccat Profª Me. Taís Vieira Tipos de pesquisa - Na escolha da melhor metodologia para uma investigação, tudo depende do que se deseja conhecer: o que e quanto ou como e por quê?

Leia mais

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Pesquisa de Satisfação com Beneficiários (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Dados Técnicos 290 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 90% 4,83 Obs.: O que não estiver descrito especificamente

Leia mais

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. Formulário ANS (ano base 2018)

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. Formulário ANS (ano base 2018) Pesquisa de Satisfação com Beneficiários Formulário ANS (ano base 2018) Dados Técnicos 360 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 90% 4,31 Obs.: O que não estiver descrito especificamente a cada

Leia mais

Pesquisa de Satisfação do Beneficiário 2017

Pesquisa de Satisfação do Beneficiário 2017 Pesquisa de Satisfação do Beneficiário 2017 Dados Técnicos 384 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 95% 4,93 População: Beneficiários da Unimed Fronteira Noroeste, maiores de 18 anos, que tiveram

Leia mais

Pesquisa de Satisfação Abril 2019

Pesquisa de Satisfação Abril 2019 Pesquisa de Satisfação Abril 2019 Pesquisa de Satisfação 01. Objetivos 01. Objetivos A inclusão da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde como um dos critérios para o PQO tem como objetivo

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS Faça você mesmo

PLANO DE NEGÓCIOS Faça você mesmo PLANO DE NEGÓCIOS Faça você mesmo INTRODUÇÃO É um instrumento que visa estruturar as principais concepções e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio pretendido, proporcionando uma

Leia mais

LOGÍSTICA E O MARKETING DE RELACIONAMENTO EM UMA MICROEMPRESA DO SETOR VAREJISTA

LOGÍSTICA E O MARKETING DE RELACIONAMENTO EM UMA MICROEMPRESA DO SETOR VAREJISTA LOGÍSTICA E O MARKETING DE RELACIONAMENTO EM UMA MICROEMPRESA DO SETOR VAREJISTA Elizângela M. Bonfim BERTOLDI; Andreia L. da Rosa SCHARMACH; Instituto Federal Catarinense- Campus São Francisco do Sul

Leia mais

PESQUISA EXPECTATIVA DE CONSUMO DIA DAS CRIANÇAS

PESQUISA EXPECTATIVA DE CONSUMO DIA DAS CRIANÇAS 1 PESQUISA EXPECTATIVA DE CONSUMO DIA DAS CRIANÇAS Palmas - TO, setembro de 2014. 2 EXPEDIENTE DE PESQUISA EXPEDIENTE DE PESQUISA Corpo Docente UFT Colegiado do Curso de Graduação em Tecnologia Logística

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO: UMA AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES COM A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE UMA EMPRESA NO SETOR DE AUTOPEÇAS

MARKETING DE RELACIONAMENTO: UMA AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES COM A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE UMA EMPRESA NO SETOR DE AUTOPEÇAS MARKETING DE RELACIONAMENTO: UMA AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES COM A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE UMA EMPRESA NO SETOR DE AUTOPEÇAS Autor: Gabriela Hubner Silvério Orientador: Reginaldo Adriano

Leia mais

Pesquisa de Satisfação de Beneficiário 2017

Pesquisa de Satisfação de Beneficiário 2017 Pesquisa de Satisfação de Beneficiário 2017 1 Dados Técnicos 600 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 95% 3,99 Obs: O que não estiver descrito especificamente a cada quesito do questionário

Leia mais

PESQUISA EXPECTATIVA DE CONSUMO DIA DAS CRIANÇAS

PESQUISA EXPECTATIVA DE CONSUMO DIA DAS CRIANÇAS PESQUISA EXPECTATIVA DE CONSUMO DIA DAS CRIANÇAS Palmas - TO, setembro 2014 1 EXPEDIENTE DE PESQUISA Corpo Docente UFT Colegiado do Curso de Graduação em Tecnologia Logística Campus de Araguaína Delson

Leia mais

XVII Semana do Administrador do Sudoeste da Bahia ISSN: O Administrador da Contemporaneidade: desafios e perspectivas

XVII Semana do Administrador do Sudoeste da Bahia ISSN: O Administrador da Contemporaneidade: desafios e perspectivas Nível de Satisfação no Atendimento em Telefonia Móvel: estudo de caso na empresa 4g serviços em Vitória da Conquista Ba. Autoria: Kaio Meira Silva 1 ; Nadir Blatt 2 ; Nazaré Franco Santana 3 1 FMN, E-mail:

Leia mais

PESQUISA EXPECTATIVA DE CONSUMO DIA DAS CRIANÇAS

PESQUISA EXPECTATIVA DE CONSUMO DIA DAS CRIANÇAS PESQUISA EXPECTATIVA DE CONSUMO DIA DAS CRIANÇAS Palmas - TO, setembro 2014. 2 EXPEDIENTE DE PESQUISA Corpo Docente UFT Colegiado do Curso de Graduação em Tecnologia Logística Campus de Araguaína Delson

Leia mais

Pesquisa de Final de Ano

Pesquisa de Final de Ano Pesquisa de Final de Ano Novembro de 2012 1 Sumário 1. Aspectos Metodológicos Gerais... 3 1.1 Apresentação... 3 1.2 Objetivos... 3 1.3 Metodologia... 3 1.4 Plano amostral... 3 1.5 Classificação da Amostra...

Leia mais

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários Formulário ANS (ano base 2018)

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários Formulário ANS (ano base 2018) Pesquisa de Satisfação com Beneficiários Formulário ANS (ano base 2018) Dados Técnicos 273 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 90% 4,99 Obs: O que não estiver descrito especificamente a cada

Leia mais

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

PESQUISA DE SATISFAÇÃO PESQUISA DE SATISFAÇÃO ANS Ano Base 2018 AGENDA 1. OBJETIVO 2. METODOLOGIA 3. LEGENDA 4. PERFIL 5. MENSURAÇÃO - TOTAL 6. MENSURAÇÃO - SEGMENTO 7. CONCLUSÃO 01 OBJETIVO OBJETIVO Mensurar a satisfação de

Leia mais

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS PORTO S/A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS PORTO S/A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS PORTO S/A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DA PEQUISA DE SATISFAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA DA FAPAC COM OS SERVIÇOS

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management 1 CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo 2 Mercado 3 CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos

Leia mais

A BUSCA PELA FIDELIDADE DO CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO NA AUTO ELÉTRICA RIECK

A BUSCA PELA FIDELIDADE DO CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO NA AUTO ELÉTRICA RIECK 11 A BUSCA PELA FIDELIDADE DO CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO NA AUTO ELÉTRICA RIECK Bertine Rose Rieck¹ Patrícia Kothe² RESUMO Esta pesquisa, na área de marketing, visa diagnosticar a satisfação dos clientes

Leia mais

Análise do Mercado Consumidor

Análise do Mercado Consumidor Gestão de Marketing Análise do Mercado Consumidor Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Análise do Mercado Consumidor

Leia mais

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Promoção Prof. M e André F. A. Fagundes Prof. M e André F. A. Fagundes 1 Comunicação de marketing É o meio pelo qual as empresas buscam informar,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PARA O PLANEJAMENTO DAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PARA O PLANEJAMENTO DAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PARA O PLANEJAMENTO DAS EMPRESAS RESUMO O planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma ação desejada no futuro de maneira mais eficiente, eficaz

Leia mais

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Pesquisa de Satisfação com Beneficiários (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Dados Técnicos 303 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 90% 4,73 Obs.: O que não estiver descrito especificamente

Leia mais

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações)

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) Aula 05 e 06 Prof. M.e Thiago Flávio de Souza Lins-SP 2018 Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) AULA DIA MÊS CONTEÚDO 1 07 Fevereiro Plano de Ensino. Introdução aos conceitos de Marketing. 2

Leia mais

Informações de marketing

Informações de marketing Pesquisas Mercadológicas Informações de Marketing Informações de marketing O Sistema de Informações de Marketing (SIM) possibilita que a empresa organize um fluxo de informações necessárias para a tomada

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO NO VAREJO KAYANE VITORINO PERIRA¹, LIDIANE ROSVADOSKI², ROSANA DOS SANTOS PAULO³.

MARKETING DE RELACIONAMENTO NO VAREJO KAYANE VITORINO PERIRA¹, LIDIANE ROSVADOSKI², ROSANA DOS SANTOS PAULO³. MARKETING DE RELACIONAMENTO NO VAREJO KAYANE VITORINO PERIRA¹, LIDIANE ROSVADOSKI², ROSANA DOS SANTOS PAULO³. 1 - Aluna do 1º semestre do curso Superior de Gestão em Marketing UNIFIA 2 - Aluna do 1º semestre

Leia mais

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

PESQUISA DE SATISFAÇÃO PESQUISA DE SATISFAÇÃO ANS Ano Base 2018 AGENDA 1. OBJETIVO 2. METODOLOGIA 3. LEGENDA 4. PERFIL 5. MENSURAÇÃO - TOTAL 6. MENSURAÇÃO - SEGMENTO 7. CONCLUSÃO 01 OBJETIVO OBJETIVO Mensurar a satisfação de

Leia mais

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Pesquisa de Satisfação com Beneficiários (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Dados Técnicos 400 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 95% 4,89 Obs: O que não estiver descrito especificamente

Leia mais

METADE DOS CAPIXABAS TROCARIAM FIXO POR CELULAR

METADE DOS CAPIXABAS TROCARIAM FIXO POR CELULAR METADE DOS CAPIXABAS TROCARIAM FIXO POR CELULAR Emmanuelle Serrano Queiroz Com a entrada de várias empresas no mercado de telefonia, a disputa pelos consumidores ficou cada vez mais acirrada. O resultado

Leia mais

O NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO: SATISFAÇÃO DO CLIENTE NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

O NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO: SATISFAÇÃO DO CLIENTE NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR O NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO: SATISFAÇÃO DO CLIENTE NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Debora Lindoso Mamede* 1 Thatiele Guedes de Oliveira *² Inimá Indio do Brasil Júnior*³ RESUMO: O presente estudo versa

Leia mais

Ética. Interação com o público interno e externo. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Interação com o público interno e externo. Professor Fidel Ribeiro. Ética Interação com o público interno e externo Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética INTERAÇÃO COM O PÚBLICO INTERNO E EXTERNO Quando fala-se em interação com o público interno

Leia mais

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Pesquisa de Satisfação com Beneficiários (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Dados Técnicos 269 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 90% 5,0 Obs: O que não estiver descrito especificamente

Leia mais

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Pesquisa de Satisfação com Beneficiários (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Dados Técnicos 1.065 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 95% 3,00 Obs.: O que não estiver descrito especificamente

Leia mais

Pesquisa de Satisfação do Beneficiário 2019

Pesquisa de Satisfação do Beneficiário 2019 Pesquisa de Satisfação do Beneficiário 2019 1 ÍNDICE 01 INTRODUÇÃO... 3 02 METODOLOGIA... 6 03 PERFIL DA AMOSTRA... 10 04 RESULTADOS... 12 05 CONCLUSÃO... 36 2 INTRODUÇÃO A Unimed Planalto realizou uma

Leia mais

Pesquisa de Satisfação do Beneficiário 2019

Pesquisa de Satisfação do Beneficiário 2019 Pesquisa de Satisfação do Beneficiário 2019 1 ÍNDICE 01 INTRODUÇÃO... 3 02 METODOLOGIA... 6 03 PERFIL DA AMOSTRA... 10 04 RESULTADOS... 12 05 CONCLUSÃO... 36 2 INTRODUÇÃO A Unimed Araguaína realizou uma

Leia mais

Solidez a serviço da saúde. Empresa de Assistência Médica totalmente verticalizada

Solidez a serviço da saúde. Empresa de Assistência Médica totalmente verticalizada Solidez a serviço da saúde Empresa de Assistência Médica totalmente verticalizada Pesquisa de Satisfação com Beneficiários (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Dados Técnicos 1.068 Entrevistados Nível

Leia mais

Resultados. Pesquisa ANS IN Nº68 Promed

Resultados. Pesquisa ANS IN Nº68 Promed Resultados Pesquisa ANS IN Nº68 Promed Agenda Objetivos População Contatos Método Responsáveis Resultados Conclusões Objetivos O principal objetivo deste projeto é mensurar a satisfação dos beneficiários

Leia mais

Pesquisa de Satisfação do Beneficiário 2017

Pesquisa de Satisfação do Beneficiário 2017 1 Pesquisa de Satisfação do Beneficiário 2017 2 Dados Técnicos 387 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 95% 4,93 Obs: O que não estiver descrito especificamente a cada quesito do questionário

Leia mais

A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES, DISCENTES E AGENTES UNIVERSITÁRIOS DA FECEA EM RELAÇÃO AO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES, DISCENTES E AGENTES UNIVERSITÁRIOS DA FECEA EM RELAÇÃO AO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES, DISCENTES E AGENTES UNIVERSITÁRIOS DA FECEA EM RELAÇÃO AO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO SILVA, M. E. M.; JUNIOR, V. C. Resumo: Este artigo tem por finalidade pesquisar qual a percepção

Leia mais

Pesquisa de Satisfação do Beneficiário 2017

Pesquisa de Satisfação do Beneficiário 2017 Pesquisa de Satisfação do Beneficiário 2017 1 Dados Técnicos 705 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 95% 3.53 Obs: O que não estiver descrito especificamente a cada quesito do questionário

Leia mais