FORMAÇÃO INICIAL PARA VIGILANTES FORMAÇÃO ESPECÍFICA DEFESA PESSOAL. CURSO Inicial de Vigilante De acordo com a Portaria nº 114/2015 de 24 de Abril

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FORMAÇÃO INICIAL PARA VIGILANTES FORMAÇÃO ESPECÍFICA DEFESA PESSOAL. CURSO Inicial de Vigilante De acordo com a Portaria nº 114/2015 de 24 de Abril"

Transcrição

1 FORMAÇÃO INICIAL PARA VIGILANTES FORMAÇÃO ESPECÍFICA DEFESA PESSOAL Slide 1

2 NO FINAL DO MÓDULO OS FORMANDOS DEVERÃO SER CAPAZES DE: Objectivo Geral: Compreender a Defesa Pessoal Adquirir os conhecimentos básicos

3 NO FINAL DO MÓDULO OS FORMANDOS DEVERÃO SER CAPAZES DE: Objectivo Específico : Entender enquadramento legal; Efetuar rolamentos e quedas; Posições de guarda e distancia de segurança; Defesa contra chutes; Libertar-se de um estrangulamento frontal; Libertar-se de um estrangulamento da retaguarda;

4 NO FINAL DO MÓDULO OS FORMANDOS DEVERÃO SER CAPAZES DE: Objectivo Específico : Soltar-se de um agarre pela frente; Libertar-se de um agarre pela retaguarda; Soltar-se de uma pega pelos punhos; Libertar-se de um estrangulamento no chão; Libertar-se de um agarre de vestuário.

5 DEFINIÇÃO A defesa pessoal pode-se definir como a capacidade que temos de nos prevenirmos contra eventuais agressores e no caso de não ser possível evitar o confronto, possuirmos conhecimentos e prática de movimentos que nos permitam libertar e proporcionar-nos meios de fuga ou controle das situações perigosas.

6 CONCEITO Conjunto de defesas e ataques retirados de uma ou mais artes marciais, que tem por objetivo salvaguardar a integridade física própria ou de terceiros.

7 NOÇÃO Utilizam-se técnicas simples e evitam-se movimentos complexos. Utilizam-se principalmente bloqueios, retenções e alavancas para dominar o adversário o mais rapidamente possível, encurtando o tempo de combate com o objetivo de evitar riscos e deixar em segundo plano diferenças físicas.

8 Derivadas das artes marciais tradicionais, adaptadas para uso por pessoas comuns, para defender-se mesmo na vida normal. Tenta-se dominar o adversário de maneira segura e sem provocar danos excessivos, devido à responsabilidade civil da ação defensiva, quando ultrapassa os limites da legítima defesa.

9 RESPONSABILIDADE CIVIL DEFESA PESSOAL Obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. Determinar em que condições uma pessoa pode ser considerada responsável pelo dano sofrido por outra pessoa e em que medida está obrigada a repará-lo.

10 PRINCÍPIOS Menor dano possível à integridade física A força no lugar da violência A técnica no lugar da força A prevenção em vez da acção

11 BENEFÍCIOS Adquire-se, ao longo do tempo, conhecimento e habilidades suficientes para fazer frente contra agressões à mão livre ou armada, ampliando a possibilidade de êxito na preservação da integridade física ou a de terceiros, em situações de risco real contra violências de qualquer natureza. É uma actividade eminentemente prática, que requer um trabalho físico coordenado e adequado a cada praticante, voltado às exigências motoras de cada técnica, resultando no desenvolvimento de habilidades, voltado a optimizar todo o potencial de cada praticante, nos mais diversos aspectos, tais como; condicionamento aeróbio, alongamento, flexibilidade, agilidade, força, coordenação motora, etc.

12 Reforça os atributos da personalidade, tais como a capacidade de decisão, resistência à frustração, perseverança, humildade, persistência, valores e princípios úteis e decisivos para o sucesso em qualquer atividade profissional. Contribui para um amadurecimento sadio e sólido do praticante ao nível psicológico e emocional. Estimula o sentimento de confiança e de segurança que se traduz numa melhoria da qualidade de vida, na medida em que se fica apto a enfrentar situações de risco, a lidar com situações limites, ou a gerenciar crises de qualquer ordem.

13 REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA AGIR REAGIR NÃO AGIR

14 AGIR Sabendo como defender-se Podendo prever, perceber e antecipar-se Tendo relativa vantagem na acção Existindo uma boa hipótese de êxito

15 REAGIR Surgindo uma oportunidade Ocorrendo desatenção do agressor Existindo uma concreta hipótese de êxito Configurando-se uma situação limite

16 NÃO AGIR Antes de uma completa avaliação da circunstancias As desvantagens são efectivas As perdas não compensam os riscos Com mínima ou nula hipótese de exito

17 Perguntas a fazer Qual o alvo da agressão? Com quem estou a lidar? Quantos são os agressores? Que armas possui? Quais as minhas opções? Quais as perspectivas na continuidade? Vale a pena o risco?

18 AUTO CONTROLO Capacidade de controlar as emoções e os desejos; Domínio dos impulsos e paixões; Capacidade de gestão de uma pessoa para o seu futuro; Corresponde à respostas controladoras aprendidas progressivamente além da seleção dos estímulos e suas contingências.

19 AUTO DOMINIO Controle de nós mesmo; Auto Controle.

20 PONTOS SENSÍVEIS E VITAIS DEFESA PESSOAL

21 Cana do nariz e base do nariz - Golpes traumáticos diretos; saídas de agarramentos quando os braços estiverem soltos; saídas de gravatas laterais; retirada do agressor em contato contra terceiros; etc.. Olhos - Golpes traumáticos diretos; saídas de agarramentos quando os braços estiverem soltos; saídas de gravatas laterais e pelas costas; retirada de agressor em contato contra terceiros; etc.. Queixo Golpes traumáticos cruzados, muito eficientes para desnorteamento momentâneo do infrator. Carótidas Estrangulamentos e condução; podem levar o indivíduo a óbito.

22 Traqueia Saídas de agarramentos quando os braços estiverem soltos, e assim como as carótidas, é agredida para estrangulamentos, e nunca deve ser usada em golpes traumáticos, pois também podem levar o indivíduo a óbito. Plexo solar Golpes traumáticos directos, muito eficientes para desnorteamento momentâneo do agressor. Articulações Ombro, cotovelo e punho, muito utilizadas para desarmes, conduções e projecções ao solo. As do joelho e pés, focadas para chutes e contenções no solo.

23 POSIÇÕES DE GUARDA E DISTÂNCIA DE SEGURANÇA Objetivo Menor superfície e distância para o agressor e facilidade de reacção. Técnica Manter os pés afastados à largura dos ombros, as mãos abertas e os braços afastados acima da cintura, e manter o agressor à distancia do braço esticado.

24 QUEDAS Frente Objetivo Preservar a cabeça e coluna vertebral Técnica Deixar cair o corpo para a frente, suportando o peso do corpo sobre o ante braço e a palma da mão em simultâneo, virando a cabeça para o lado.

25 Costas Objetivo Preservar a cabeça e coluna vertebral Técnica Flexionar os joelhos e apoiar o queixo no peito, deixando-se afundando e deixando-se cair para trás, batendo com os braços no chão e enrolando até ficar sentado.

26 Lado Objetivo Preservar a cabeça e coluna vertebral Técnica Deixar cair o corpo para o lado esquerdo ou direito, deslocando a perna e o braço desse lado para a frente, para amortecer a queda no solo, não deixar o braço dobrado e evitar bater com a cabeça.

27 ROLAMENTOS Em frente Objetivo Preservar a cabeça e coluna vertebral Técnica Flexionar o joelho da perna que está à frente e apoiar o queixo no peito, rodando a cabeça para o lado contrario da perna da frente, procurando transformar o corpo numa esfera, passando o peso do corpo sobre o ombro.

28 Para trás Objetivo Preservar a cabeça e coluna vertebral Técnica Flexionar os joelhos e apoiar o queixo no peito, deixando-se enrolar para trás, rodando a cabeça para o lado do enrolamento procurando transformar o corpo numa esfera, passando o peso das pernas sobre ombro, enrolando até ficar sentado.

29 DEFESA CONTRA CHUTES DEFESA PESSOAL Chute ao genital Objetivo Defender chute à zona genital. Técnica Encurtar distancia de segurança, amortecendo e desviando a direcção do chute.

30 Chute lateral Objetivo Defender chute lateral. Técnica Encurtar distancia de segurança, desviando a direcção do chute.

31 DEFESA CONTRA SOCOS DEFESA PESSOAL Chute ao genital Objetivo Defender soco frontal. Técnica Esquivar tirando o corpo da linha de ataque.

32 ESTRANGULAMENTOS DEFESA PESSOAL Frontal Objetivo Evitar esmagamento da traqueia e asfixia. Técnica Levantar os braços, rodando o corpo para o lado segurando uma das mãos do agressor.

33 Rectaguarda Objetivo Evitar esmagamento da traqueia e asfixia. Técnica Segurar os polegares do agressor e torcer.

34 No chão Objetivo Libertar-se. Técnica Efetuar movimento pélvico simultaneamente com o puxar das mãos do agressor, virando cara para o lado.

35 AGARRES Pela frente Objetivo Libertar-se. Técnica Aplicar joelhada no genital do agressor.

36 Pela rectaguarda Objetivo Libertar-se. Técnica Pegar dedo do agressor e torcer.

37 Pelos punhos Objetivo Libertar-se. Técnica Puxar as mãos para cima ou para baixo, com movimento brusco.

38 Pela roupa Objetivo Libertar-se. Técnica Segurar com mão contrária à do agressor a mão deste, apertando com o polegar o polegar do agressor.

O que é Defesa Pessoal?

O que é Defesa Pessoal? DEFESA PESSOAL O que é Defesa Pessoal? Habilitação de tácticas e técnicas sistematizadas e acessíveis a qualquer pessoa pelo treino, dotando-a de mecanismos necessários e suficientes a parar qualquer acção

Leia mais

PROGRAMA TÉCNICO DE KRAV MAGA - CINTO VERDE

PROGRAMA TÉCNICO DE KRAV MAGA - CINTO VERDE PROGRAMA TÉCNICO DE KRAV MAGA - CINTO VERDE UV1 - TECNICAS EM POSIÇÃO NEUTRA a) Golpe com a extremidade da mão ou antebraço. b) Pontapé exterior/interior com a sola do pé: 1. Com a parte interna. 2. Com

Leia mais

Autodefesa. Armas que as mulheres podem utilizar. Pontos de ataque no homem. A cabeça Os olhos O Nariz O pescoço. A voz. Os dentes.

Autodefesa. Armas que as mulheres podem utilizar. Pontos de ataque no homem. A cabeça Os olhos O Nariz O pescoço. A voz. Os dentes. Autodefesa Se a situação chegar ao ponto de ser necessário tomares medidas de autodefesa, é bom estares preparada. Podes recorrer às seguintes técnicas. Utiliza a tua linguagem corporal para irradiar autoconfiança!

Leia mais

Cor Descrição Especial Pode ser usado nas seguintes artes marciais

Cor Descrição Especial Pode ser usado nas seguintes artes marciais Programa de Exame para Cinto Amarelo Nº 1 2 3 4 5 6 Cor Descrição Especial Pode ser usado nas seguintes artes marciais Passos básicos de combate Esquiva sem defensiva Defesa de golpe por cima Defesa de

Leia mais

Gestos Técnicos do Voleibol

Gestos Técnicos do Voleibol Escola secundária de Figueiró dos Vinhos Trabalho realizado por: Diogo Santos Nº3 11ºD e Pedro Pires Nº10 11ºD Disciplina de Pratica de Actividade Física e Desportiva Data de entrega: 03/12/2014 Diogo

Leia mais

1. Apresentação. 2. Módulos e Cursos Integrados.

1. Apresentação. 2. Módulos e Cursos Integrados. 1. Apresentação Taktica, Consultoria e formação em Segurança Integrada é a área especializada da Federação Portuguesa de Krav Maga para os sectores Policial, Militar e Segurança Privada. As várias formações

Leia mais

DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO. Voleibol

DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO. Voleibol DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO 1º Tema: Atividades Físicas e Desportivas - Matérias Voleibol Regras: Número de jogadores por equipa - 6 Número de toques permitido por jogador consecutivamente

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 36 e 37 Aula U.D. Nº: 4 e 5 de 9 Instalações: Pavilhão Data: 12-01-2010 Hora: 10h20m Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 39 e 40 Aula U.D. Nº: 7 e 8 de 9 Instalações: Pavilhão Data: 19-01-2010 Hora: 10h20m Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 35 Aula U.D. Nº: 3 de 9 Instalações: Pavilhão Data: 08-01-2010 Hora: 9h15m Duração: 35 minutos Unidade Didáctica: Badminton

Leia mais

TAl CHI CHUAN -SQN 104/105

TAl CHI CHUAN -SQN 104/105 1 -CRISTO REDENTOR (abraço universal) 2- SAUDAÇÃO ORIENTAL (respeito e humildade) 3 -MEDITAÇÃO TAl CHI CHUAN -SQN 104/105 PARTE I - ALONGAMENTO 4 -ROT AÇÃO DO TRONCO 1. Abrir mãos alternadas (acompanhar

Leia mais

EXERCÍCIOS AULA 07 DEFESA PESSOAL

EXERCÍCIOS AULA 07 DEFESA PESSOAL EXERCÍCIOS AULA 07 DEFESA PESSOAL Prof. Marcos Girão [CESPE TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA TRE/BA 2010] A respeito de defesa pessoal, julgue os itens seguintes. 01. Os agentes de segurança devem ter uma postura

Leia mais

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS a 2. PARTE ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS FICHA DE APRESENTAÇÃO Objectivo Introduzir a bola no cesto do adversário e evitar que a outra equipa marque pontos. Material (objecto do

Leia mais

Corfebol. Sinais dos Árbitros

Corfebol. Sinais dos Árbitros Corfebol Sinais dos Árbitros 2006 Este livro deve ser considerado um apêndice às Regras de Corfebol. Contém os sinais aprovados para serem utilizados pelos Árbitros de Corfebol. Todos os sinais devem ser

Leia mais

O voleibol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujo objectivo é

O voleibol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujo objectivo é Caracterização do O voleibol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujo objectivo é enviar a bola por cima da rede, fazendo-a cair no campo adversário e evitando que ela caia no nosso

Leia mais

Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação

Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação Exercícios para Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação Este manual foi elaborado com a colaboração de: prof. Antônio Cardoso dos Santos, Marcio Roberto Martini, Rosane Maria Nery e

Leia mais

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa?

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento À medida que a idade avança há diminuição da visão, da audição, da força muscular, do tempo de reação e do equilíbrio, o que afeta

Leia mais

CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE 1 CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 10 Aula U.D. Nº: 6 de 9 Instalações: Pavilhão Data: 9-10-2009 Hora: 09h15min Duração: 35 minutos Unidade Didáctica: Basquetebol

Leia mais

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas.

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas. ANEXOS Anexo ao documento orientador do MS 2018 1 Tabelas de referência; 2 - Fichas Técnicas explicativas das provas. 2 Tabela de Referência Mega Sprinter (40 metros) FEMININO MASCULINO INFANTIS A INFANTIS

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Paraná

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Paraná ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE Paraná 2 O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de vida diária. Existem cada vez mais evidências

Leia mais

LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa

LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa PREPARATION GLIDE DELIVERY RECOVERY DESCRIÇÃO DAS VÁRIAS FASES A Técnica Rectilínea do Lançamento do Peso está dividida nas seguintes fases:,, e.

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Campo Mourão

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Campo Mourão ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE Campo Mourão 2 O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de vida diária. Existem cada vez mais evidências

Leia mais

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Anexo III Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Mobilização da articulação do ombro 1 Objectivos: Aumentar a amplitude da mobilização dos ombros e parte superior Modo de execução: na posição

Leia mais

Tradução do livro intitulado Kung Fu TOA in Germany. SEXTO CAPÍTULO Endurecimento do Corpo no TOA

Tradução do livro intitulado Kung Fu TOA in Germany. SEXTO CAPÍTULO Endurecimento do Corpo no TOA Tradução do livro intitulado Kung Fu TOA in Germany SEXTO CAPÍTULO Endurecimento do Corpo no TOA Filosofia do TOA, aquecimento e estiramentos do corpo sem utilização de equipamento de fitness, posições

Leia mais

JUDO FICHA DE APRESENTAÇÃO

JUDO FICHA DE APRESENTAÇÃO FICHA DE APRESENTAÇÃO Objectivo Superar o adversário através de uma projecção, imobilização, chave ou estrangulamento, mas tendo sempre presente o respeito mútuo pela integridade física. NOTA Mesmo perdendo

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 7 Aula U.D. Nº: 3 de 9 Instalações: Pavilhão Data: 01-10-2009 Hora: 09h15min Duração: 45 minutos Unidade Didáctica: Basquetebol

Leia mais

DEFESA PESSOAL - Edital Câmara 2014 (Polícia) item 05

DEFESA PESSOAL - Edital Câmara 2014 (Polícia) item 05 - DEFESA PESSOAL - Edital Câmara 2014 (Polícia) item 05 - Professor: Marcos Girão - marcospascho@gmail.com Marcos Girão CONCEITOS INICIAIS O QUE É A DEFESA PESSOAL? Assim, tais técnicas só devem ser aplicadas

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Mário Santos Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 9º Turma: A Nº Alunos: 21 Aula Nº: 11 e 12 Aula U.D. Nº: 7 e 8 de 10 Instalações: Pavilhão Data: 13-10-2009 Hora: 12h15min Duração: 75 minutos Unidade

Leia mais

CONTEÚDOS TÉCNICOS E TÁCTICOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO

CONTEÚDOS TÉCNICOS E TÁCTICOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO CONTEÚDOS TÉCNICOS E TÁCTICOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO Técnico/táctica individual ofensiva com e sem bola (procedimentos gerais) a) Os aspectos da técnica e táctica ofensiva prevalecem sobre os defensivos

Leia mais

Fase Preparatória. Tempo P T 5. Objectivos comportamentais / Componentes críticas. Chamada e instrução sobre os exercícios a realizar na aula.

Fase Preparatória. Tempo P T 5. Objectivos comportamentais / Componentes críticas. Chamada e instrução sobre os exercícios a realizar na aula. Professor: César Silva / Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 55 e 56 Aula U.D. Nº: 6 e 7 Instalações: Pavilhão Data: 2-03-2010 Hora: 10h20 Duração: 90 minutos Unidade

Leia mais

* Estilo coreografado forma de ensino dos diferentes passos, na qual o professor combina sequências de movimentos que se ligam entre si.

* Estilo coreografado forma de ensino dos diferentes passos, na qual o professor combina sequências de movimentos que se ligam entre si. No ensino secundário deves analisar não só a tua acção, mas também a dos teus companheiros, nos diferentes tipos de situação, apreciando as qualidades e características do movimento. Em situação de acompanhamento

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Mário Santos Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 9º Turma: A Nº Alunos: 21 Aula Nº: 39 e 40 Aula U.D. Nº: 7 e 8 de 11 Instalações: Pavilhão Data: 19-01-2010 Hora: 12h05min Duração: 75 minutos Unidade

Leia mais

Cursos Profissionais de Nível Secundário. Sebenta. Disciplina de. Educação Física. Módulo 4 A2 GIN I Ginástica de Solo Nível Introdução 10º/11º Ano(s)

Cursos Profissionais de Nível Secundário. Sebenta. Disciplina de. Educação Física. Módulo 4 A2 GIN I Ginástica de Solo Nível Introdução 10º/11º Ano(s) Componente de Formação Sociocultural Sebenta Disciplina de Educação Física Módulo 4 A2 GIN I Ginástica de Solo Nível Introdução 10º/11º Ano(s) Prof. (Documento adaptado) Cursos Profissionais Ciclo de Formação

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física 7º ANO - 1º PERÍODO UNIDADE DIDÁTICA TESTES DE C.F. ATLETISMO GINÁSTICA SOLO Conteúdos -

Leia mais

(Nota: Deve aguardar o início do ano letivo para adquirir este manual se o professor o indicar)

(Nota: Deve aguardar o início do ano letivo para adquirir este manual se o professor o indicar) (Nota: Deve aguardar o início do ano letivo para adquirir este manual se o professor o indicar) APTIDÃO FÍSICA DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES MOTORAS (Módulo 16) Resistência Força Velocidade Flexibilidade

Leia mais

Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias

Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias Ano: 6º ano Ano letivo: 201.2014 Disciplina: Educação Física Turmas: A, B, C, D, E, F, G,

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Mário Santos Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 6º Turma: B Nº Alunos: 23 Aula Nº: 1 e 2 Aula U.D. Nº: 1 e 2 de 3 Instalações: Pavilhão Data: 13-04-2010 Hora: 12h00min Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

7º Ano 8º Ano 9º Ano JDC. Andebol Basquetebol Voleibol Ginástica. Ginástica Acrobática (pares e trios) Atletismo

7º Ano 8º Ano 9º Ano JDC. Andebol Basquetebol Voleibol Ginástica. Ginástica Acrobática (pares e trios) Atletismo Agrupamento de Escolas Martim de Freitas CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º CICLO Ano Lectivo 2011/2012 1. Jogos Desportivos Colectivos (Categoria A) - - - - 2. (Categoria B) - no Solo - de

Leia mais

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA OS EXERCÍCIOS ABDOMINAIS APRESENTADOS ABAIXO ESTÃO DIVIDIDOS DE ACORDOS COM SEU GRAU DE DIFICULDADE, ESTANDO CLASSIFICADOS COMO: EXERCÍCIOS LEVES EXERCÍCIOS INTERMEDIÁRIOS

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 11 e 12 Aula U.D. Nº: 7 e 8 de 10 Instalações: Pavilhão Data: 13-10-2009 Hora: 10h15min Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

Badminton. Badminton

Badminton. Badminton Badminton Badminton Badmínton História da Modalidade Atualmente, acredita-se que o jogo da poona, de origem indiana e trazido para a Europa pelos oficiais ingleses, esteja na origem do badmínton. Em 1873,

Leia mais

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!.

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. 1ª Etapa (Movimentos de olhos e cabeça, primeiro lentos, depois rápidos). Participante em pé sobre um colchonete, olhar para cima e para baixo.

Leia mais

Tradução do livro intitulado Kung Fu TOA in Germany. TERCEIRO CAPÍTULO Diferentes posturas em pé na arte marcial TOA

Tradução do livro intitulado Kung Fu TOA in Germany. TERCEIRO CAPÍTULO Diferentes posturas em pé na arte marcial TOA Tradução do livro intitulado Kung Fu TOA in Germany TERCEIRO CAPÍTULO Diferentes posturas em pé na arte marcial TOA Filosofia do TOA, aquecimento e estiramentos do corpo sem utilização de equipamento de

Leia mais

Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken

Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken TÉCNICO CBV SAQUE POR CIMA - Sem SALTO Saque sem salto 1 a ensinar; Técnica geral será utilizada, nos saques com salto TRANSFERÊNCIA. POSTURA

Leia mais

Fase Preparatória. Tempo P T 5. Objectivos comportamentais / Componentes críticas. Chamada e instrução sobre os exercícios a realizar na aula.

Fase Preparatória. Tempo P T 5. Objectivos comportamentais / Componentes críticas. Chamada e instrução sobre os exercícios a realizar na aula. Professor: César Silva Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 52 e 53 Aula U.D. Nº: 3 e 4 Instalações: Pavilhão Data: 23-02-2010 Hora: 10h20 Duração: 90 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

Exercícios para a cervicalgia

Exercícios para a cervicalgia Exercícios para a cervicalgia Pode efetuar este conjunto de exercícios em casa, se tal for indicado pelo seu médico. É aconselhável realizá-los pelo menos 3 dias por semana. FORTALECIMENTO Para fortalecer

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: EXPRESSÕES ÁREA DISCIPLINAR: 620 - EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: Educação Física CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Gestão ANO: 2.º- ANO LETIVO:2018/19 MANUAL: Fair

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007

EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007 ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DOENTES DE PARKINSON SERVIÇO DE FISIOTERAPIA EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007 Regras Básicas: Encontrar um local tranquilo para o treino. Não se esqueça que o alongamento

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão Mobilização da Coluna (fase 1) - ADM Ativa Deitado, pés no chão. Junte as palmas das mãos a frente com o braço esticado e mova para um lado, mantenha e mova para o outro. Alongamento da Coluna - Pernas

Leia mais

PI Instrução inicial: Exercícios/ Objectivos

PI Instrução inicial: Exercícios/ Objectivos 5º Unidade de Ensino 21.01 a 15.02 10 Aulas Professor Estagiário: João Santos Turma: 7º B Objectivos : Gestão rotinas organizativas; Desenvolvimento competências de instrução e questionamento; Garantir

Leia mais

INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ADAPTADA) 2017

INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ADAPTADA) 2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS POETA ANTÓNIO ALEIXO INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ADAPTADA) 2017 Despacho normativo nº1-a/2017 de 10 de fevereiro DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano de Escolaridade:

Leia mais

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTSAL. Osvaldo Tadeu da Silva Junior

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTSAL. Osvaldo Tadeu da Silva Junior METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTSAL Osvaldo Tadeu da Silva Junior INICIAÇÃO ÀS TÉCNICAS INDIVIDUAIS INTRODUÇÃO FUTSAL: Da iniciação ao Alto nível Daniel Mutti A técnica consiste na execução individual dos

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada rofessor: Mário Santos Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 9º urma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 44 Aula U.D. Nº: 12 de 12 Instalações: avilhão Data: 28-01-2010 Hora: 9h15min Duração: 35 minutos Unidade Didáctica: Voleibol

Leia mais

Anexo 14. Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Anexo 14. Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 15 e 16 Aula U.D. Nº: 1 e 2 de 5 Instalações: Exterior. Data: 27-10-2009 Hora: 10h20min Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos*

UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos* UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos* Heinz Liesen** UNITERMOS: Ginástica especial. Cardiopatas. Os exercícios sâo organizados de maneira a trabalhar as diversas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação Prova de Equivalência à Frequência Prática 3º Ciclo do Ensino Básico 2014/2015 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Aprovado em Conselho Pedagógico de 06

Leia mais

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa Exercícios para Perder Barriga em Casa OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa A construção de uma barriga tanquinho é um sonho para todos. Ele é um dos objetivos principais entre os homens e mulheres.

Leia mais

BADMINTON. no Desporto Escolar - Iniciação ao Treino

BADMINTON. no Desporto Escolar - Iniciação ao Treino BADMINTON no Desporto Escolar - Iniciação ao Treino B DMINTON REGULAMENTOS CAMPO SINGULARES 1 Linha de serviço longo de singulares ou linha de fundo 2 Linha lateral de singulares 4 Linha de serviço curto

Leia mais

PROPOSTA DE REFERENCIAL DE FORMAÇÃO

PROPOSTA DE REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Federação: Federação Portuguesa de Lohan Tao Modalidade/Disciplina: Lohan Tao Conversão de Treinadores de Grau em Treinadores de Grau 1 Componente Prática: 10 horas Componente Teórica: 20 horas Total de

Leia mais

352)(6625 5(1$72 2/,9(,5$ Documento da Modalidade BADMINTON ',6&,3/,1$ '( EDUCAÇÃO FÍSICA

352)(6625 5(1$72 2/,9(,5$ Documento da Modalidade BADMINTON ',6&,3/,1$ '( EDUCAÇÃO FÍSICA Documento da Modalidade BADMINTON EDUCAÇÃO FÍSICA COMPONENTE TÉCNICA 1. POSIÇÃO FUNDAMENTAL Esta posição, também denominada de posição básica, coloca o jogador numa posição de espera dinâmica que lhe permite

Leia mais

INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS

INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS 1 Sexo: - Masculino. (1) - Feminino.. (2) 2 Idade: 3 Estado Civil: - Solteiro (1) - Casado.. (2) - União de Facto (3) - Divorciado..... (4) - Separado..... (5) - Viúvo...

Leia mais

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM Aula 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Avaliação de Problemas Potenciais na Função ou Movimento Alerta para comportamentos: Segurar um corrimão para puxar o corpo enquanto

Leia mais

7 EXERCÍCIOS DE PILATES PARA DEFINIR ABDOMEN SEM SAIR DE CASA

7 EXERCÍCIOS DE PILATES PARA DEFINIR ABDOMEN SEM SAIR DE CASA bellapilatesemcasa.com By ISABELLA CARVALHO 7 EXERCÍCIOS DE PILATES PARA DEFINIR ABDOMEN SEM SAIR DE CASA Isabella Carvalho Fisioterapeuta, instrutora de Pilates e proprietária do Bella Pilates no RJ Nesse

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Mário Santos Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 1 e 2 Aula U.D. Nº: 1 e 2 de 3 Instalações: Pavilhão Data: 13-04-2010 Hora: 10h20min Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

UNIDADE DIDÁCTICA DE ATLETISMO

UNIDADE DIDÁCTICA DE ATLETISMO NOTA: Com a apresentação deste texto, da autoria e responsabilidade do Director Técnico Regional (professor José Costa) pretende-se contribuir para auxiliar os professores com maiores dificuldades de Planificação

Leia mais

Regras de competição JJIF

Regras de competição JJIF Regras de competição JJIF Sistema Duo Show: Secção 1 Conceitos gerais a. O Sistema de Duo Show destina-se a apresentar uma coreografia livre de ações de defesa de um concorrente contra ataques de um concorrente

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física CONTEÚDOS 8º ANO 1º PERÍODO UNIDADE DIDÁTICA Conteúdos Metas TESTES DE C.F. ATLETISMO GINÁSTICA

Leia mais

Objectivo Executar os exercícios sem falhas e de acordo com as exigências do regulamento técnico específico.

Objectivo Executar os exercícios sem falhas e de acordo com as exigências do regulamento técnico específico. FICHA DE APRESENTAÇÃO Objectivo Executar os exercícios sem falhas e de acordo com as exigências do regulamento técnico específico. Material Os aparelhos da Ginástica Rítmica são cinco (ver figura ao lado):

Leia mais

Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias

Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias Ano: 5º ano Ano letivo: 201.201 Disciplina: Educação Física Turmas: A, B, C, D, E, F, G,

Leia mais

ALONGAMENTOS FLEXIBILIDADE. Rui Silva. Novembro 2009

ALONGAMENTOS FLEXIBILIDADE. Rui Silva. Novembro 2009 ALONGAMENTOS FLEXIBILIDADE Novembro 2009 Rui Silva ALONGAMENTOS NO BASQUETEBOL Na generalidade, os alongamentos devem ser feitos durante 20-30 segundos. De seguida, apresentam-se uma série de exercícios

Leia mais

REGULAMENTOS ESPECÍFICOS DE MODALIDADES KUNG FU KUOSHU

REGULAMENTOS ESPECÍFICOS DE MODALIDADES KUNG FU KUOSHU REGULAMENTOS ESPECÍFICOS DE MODALIDADES KUNG FU KUOSHU A competição de Kung Fu será regida pelas regras oficiais estabelecidas pela TWKSF (The World Kuoshu Federation) e Coordenado pela ASSOCIAÇÃO DE KUNG-FU

Leia mais

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL Pensando em aumentar a qualidade de vida de seus clientes e incluir hábitos saudáveis na sua rotina, a Unimed Porto Alegre separou uma série de exercícios para ajudar a cuidar

Leia mais

Trabalho individual. Trabalho de Grupo

Trabalho individual. Trabalho de Grupo Dança III Aeróbica Módulo 12 AERÓBICA O aluno desloca-se percorrendo todas as direções e sentidos considerados, no ritmo e sequência dos apoios correspondentes à marcação, combinando os passos básicos

Leia mais

DOCUMENTO DE APOIO Educação Física MODALIDADE Atletismo Grupo de Educação Física

DOCUMENTO DE APOIO Educação Física MODALIDADE Atletismo Grupo de Educação Física AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS DOCUMENTO DE APOIO Educação Física MODALIDADE Atletismo 1. DISCIPLINAS Podemos dividir as várias disciplinas em três grupos fundamentais: as corridas, os concursos

Leia mais

Ginásticas de flexão e ativação

Ginásticas de flexão e ativação Ginásticas de flexão e ativação GINÁSTICAS DE FLEXÃO E ATIVAÇÃO 1 Introdução Este trabalho e uma revisão da vida segundo sua relação energia/movimento. Objetiva compreendê-la tal como é, e obter recursos

Leia mais

TRADUÇÃO COREANA DOS MOVIMENTOS BÁSICOS

TRADUÇÃO COREANA DOS MOVIMENTOS BÁSICOS TRADUÇÃO COREANA DOS MOVIMENTOS BÁSICOS SEOGI (Bases) 1. Naranhi seogi base paralela 2. Ap seogi base de um passo 3. Ap kubi base frontal longa 4. Dwitkubi base traseira 5. Oreun / Wen seogi base à direita

Leia mais

Yôga. #LiveOutside #YA

Yôga. #LiveOutside #YA Yôga Adventure #LiveOutside #YA Apoiar seu pé em uma agarra de 1 cm para alavancar a sua mão a um reglete de 1 falange requer absoluta consciência presente no momento exato da ação. Y A: método d e s e

Leia mais

EMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / / Método de circuíto Set 1 1 x Set 2 2 x Set 3 3 x Set 4 Set 5 Observação

EMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / / Método de circuíto Set 1 1 x Set 2 2 x Set 3 3 x Set 4 Set 5 Observação Plano de treino Meta Data de início Instruções Forma Perder peso e modelar Hora 5 EMAD - 1 Data de m Treino ABC, 5x para redução da % de gordura Dia 1 Data / / / / / / / Método de circuíto 1 x 2 x 3 x

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica de S. Miguel Grupo Disciplinar de Educação Física

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica de S. Miguel Grupo Disciplinar de Educação Física Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica de S. Miguel Grupo Disciplinar de Educação Física CONTEÚDOS A DESENVOLVER 9º ANO -1º PERÍODO Unidade Didática APTIDÃO FÍSICA (fitnessgram) - Força Superior

Leia mais

Coopera com os companheiros Aceita opções e falhas dos seus colegas Respeita companheiros e adversários Conhece Jogo: objectivo e regras

Coopera com os companheiros Aceita opções e falhas dos seus colegas Respeita companheiros e adversários Conhece Jogo: objectivo e regras Jogo 7x7 Jogo 5x5 FUTEBOL Coopera com os companheiros Aceita opções e falhas dos seus colegas Respeita companheiros e adversários Conhece Jogo: objectivo e regras Recepção e controlo Enquadar ofensivamente

Leia mais

O TREINO DOS GUARDA- REDES

O TREINO DOS GUARDA- REDES O TREINO DOS GUARDA- REDES Antes de mais deve ter-se em conta que os guarda-redes (GR) têm uma influência decisiva no jogo. No entanto, a maioria dos treinadores acaba por dedicar uma pequena percentagem

Leia mais

Protocolo de Avaliação Inicial. Educação Física

Protocolo de Avaliação Inicial. Educação Física Protocolo de Avaliação Inicial Educação Física ÁREA DAS ACTIVIDADE FÍSICAS 1- JOGOS DESPORTIVOS COLECTIVOS 1.1. FUTEBOL. Jogo reduzido 5x5 (4+GR; 2 balizas) ou 4x4 (3+GR; 2 balizas). Critérios de êxito:

Leia mais

DEPARTAMENTO DISCIPLINAR DE EXPRESSÕES

DEPARTAMENTO DISCIPLINAR DE EXPRESSÕES DEPARTAMENTO DISCIPLINAR DE EXPRESSÕES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO 2017-2018 ANO: 12º O aluno: OBJECTIVOS / METAS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS/ ATIVIDADES - Desenvolve da capacidade física resistência.

Leia mais

Metas / Objetivos Conteúdos / Conceitos Número de Aulas

Metas / Objetivos Conteúdos / Conceitos Número de Aulas Planificação (Conteúdos) DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA 12º ANO Metas / Objetivos Conteúdos / Conceitos Número de Aulas Participar ativamente em todas as situações e procurar

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CEB DO FUNDÃO GRUPO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 09_10 PRINCIPIOS BÁSICOS DA MODALIDADE. Badminton

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CEB DO FUNDÃO GRUPO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 09_10 PRINCIPIOS BÁSICOS DA MODALIDADE. Badminton ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CEB DO FUNDÃO GRUPO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 09_10 PRINCIPIOS BÁSICOS DA MODALIDADE Badminton FUNDÃO, MARÇO DE 2010 Professor Frederico Dias APRESENTAÇÃO / CONTEXTUALIZAÇÃO

Leia mais

3. SENTADO SEM SUPORTE PARA AS COSTAS MAS COM OS PÉS APOIADOS SOBRE O CHÃO OU SOBRE UM BANCO

3. SENTADO SEM SUPORTE PARA AS COSTAS MAS COM OS PÉS APOIADOS SOBRE O CHÃO OU SOBRE UM BANCO Escala de Equilíbrio de Berg 1.SENTADO PARA EM PÉ INSTRUÇÕES: Por favor, fique de pé. Tente não usar suas mãos como suporte. ( ) 4 capaz de permanecer em pé sem o auxílio das mãos e estabilizar de maneira

Leia mais

M-3-PM. Polícia Militar do Estado de São Paulo MANUAL POLICIAL MILITAR DEFESA PESSOAL Publicado no Bol G PM 134/92

M-3-PM. Polícia Militar do Estado de São Paulo MANUAL POLICIAL MILITAR DEFESA PESSOAL Publicado no Bol G PM 134/92 M-3-PM Polícia Militar do Estado de São Paulo MANUAL POLICIAL MILITAR DEFESA PESSOAL 1992 Publicado no Bol G PM 134/92 POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. COMANDO GERAL São Paulo, 02 de julho de 1992

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização Lombar - Abdômen - Alongamento Em decúbito ventral coloque as mãos ao lado e empurre seu corpo para cima até sentir o alongamento. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização Deitado

Leia mais

UNIDADE DIDÁCTICA DE FUTSAL

UNIDADE DIDÁCTICA DE FUTSAL ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS MARQUÊS DE POMBAL EDUCAÇÃO FÍSICA UNIDADE DIDÁCTICA DE FUTSAL DOCUMENTO DE APOIO 7º ANO BREVE HISTÓRIA DA MODALIDADE O Futsal surge no final do século XX, na década de 90,

Leia mais

The Hundred. MANUAL PoCKet MOVIMENTO RESPIRAÇÃO NOTAS

The Hundred. MANUAL PoCKet MOVIMENTO RESPIRAÇÃO NOTAS MANUAL PoCKet 1 The Hundred básico intermediário avançado Subir e descer os braços em um movimento rápido e coordenado com a respiração; e Contar mentalmente 5 inspirações e 5 expirações fracionadas até

Leia mais

Escrito por Isabel Amaral Domingo, 12 Outubro :49 - Actualizado em Sábado, 29 Novembro :46

Escrito por Isabel Amaral Domingo, 12 Outubro :49 - Actualizado em Sábado, 29 Novembro :46 Após um AVC, a sensibilidade e o controlo dos movimentos do doente encontram-se muitas vezes diminuídos. Por isso, é muito importante ter cuidado com a posição em que se põem, pois podem não ser capazes

Leia mais

Anexo 40. Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Anexo 40. Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Carmelinda Vieira / Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 7º Turma: B Nº Alunos: 20 Aula Nº: 60 Aula U.D. Nº: 1 de 3 Instalações: Pavilhão Data: 12-04-2010 Hora: 12h00m Duração: 35 minutos Unidade

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Carmelinda Vieira / Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 7º Turma: B Nº Alunos: 25 Aula Nº: 58 Aula U.D. Nº: 2 e 3 de 3 Instalações: Pavilhão Data: 15-4-2010 Hora: 15h30m Duração: 75 minutos

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Blocos/ Conteúdos Programáticos Perícias e Manipulações - Em concurso individual 1. LANÇAR uma bola em precisão a um alvo fixo, por baixo e por cima, com cada uma e ambas as mãos. 2. RECEBER a bola com

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DA LOUSÃ

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DA LOUSÃ 1 ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DA LOUSÃ Objectivo Ser capaz de realizar uma corrida com barreiras - ritmada em velocidade máxima. Princípios a considerar Um barreirista é também um velocista Correr rápido

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação física ANO:6º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Cooperar com os companheiros para

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 207/208.º Período DISCIPLINA: Educação Física ANO: 2.º CURSO: Cientifico Humanístico Total de aulas Previstas: 7 Mês set out nov dez Unidades Temáticas Conteúdos Condição Física Geral Ginástica no solo

Leia mais