Unidade educacional: Professor (a): Professores de área que atuam na turma: Orientadora Pedagógica: Segmento: Grupo: Turma: Turno: Bimestre:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade educacional: Professor (a): Professores de área que atuam na turma: Orientadora Pedagógica: Segmento: Grupo: Turma: Turno: Bimestre:"

Transcrição

1 Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína - Sesc TO Professor (a): Gercivane Barbosa de Oliveira Professores de área que atuam na turma: Claudinete Aquino, Bruno Anderson e Francisco Filho. Orientadora Pedagógica: Francisca Nunes Segmento: Educação Infantil Grupo: Grupo I (3 anos) Turma: C Turno: Vespertino Bimestre: 3º Data: 18/10/2018. Registro: Relatório de grupo [...] É a infância como intensidade, um situar-se intensivo no mundo; um sair sempre do seu lugar e se situar em outros lugares, desconhecidos, inusitados, inesperados. (Kohan, 2004, p.63) As crianças são essencialmente agentes sociais ativos que aprendem a partir das interações com o outro e com os contextos produzidos em diferentes tempos e lugares. O potencial de se relacionar com o mundo a sua volta, estabelecer regras, propor situações, expressar ideias e produzir são aspectos imprescindíveis para o seu desenvolvimento. A escola de educação infantil como um lugar privilegiado de aprendizagem e desenvolvimento busca estabelecer uma relação integrada entre educar e cuidar possibilitando práticas pedagógicas que acreditem nas competências infantis e que medeiem a construção de significações e habilidades pelas crianças... (Proposta Pedagógica da Educação Infantil). O presente relatório apresenta algumas atividades desenvolvidas durante o 3 bimestre, evidenciando aspectos e aprendizagens adquiridas coletivamente pelo grupo a partir das interações e conhecimentos compartilhados.

2 Matemática Jogos e brincadeiras A matemática está presente em diversas atividades do cotidiano. Diariamente, as crianças estão em contato com o sistema de numeração e com situações problemas na medida em que executam tarefas, observam formas, escrita numérica, informações, dentre outras. As atividades envolvendo situações problemas possibilitaram que as crianças pensassem sobre o sistema numérico, utilizassem hipóteses, analisem as opções de erros e acertos, elaborassem formas próprias de representação e estratégias para resolverem os desafios propostos. Enumeração de objetos: ampliando sucessão oral numérica. Agosto/2018. Livro coleção Marcos - Jogo das bolhas: conhecendo outras formas de representação numérica. Durante a realização de jogos de tabuleiro, as crianças fizeram uso de diferentes estratégias e descobertas. Qual número você retirou no dado? (Professora). Foi 1,2,3.4,5, 6 bolinhas (criança 1).

3 E qual local no jogo temos essa mesma quantidade de bolhas? (Professora). Esse aqui olha (Criança 1). Como você sabe que é esse aí? (Criança 2). Tem que contar as bolinhas pequenas do dado e depois procurar o mesmo número de bolhas grandes (Criança 1). Aqui tem 6 bolhas grandes igual as bolinhas do dado (Criança 1). Dentre as situações que podem envolver desafios matemáticos para as crianças da Educação Infantil estão os jogos. Durante o jogo, é importante que as crianças coloquem em ação suas ideias, utilizem diferentes procedimentos. Durante as atividades observamos se as crianças seguem as regras do jogo; se contam os pontos dos dados ou os reconhecem sem contar; se movimentam o peão sobre o tabuleiro tantas vezes como indicado no dado; se anotam os pontos e como os anotam (Proposta Pedagógica da Educação Infantil). Livro coleção Marcos - Jogo das estrelas: desenvolvendo noções crescente de contagem. Setembro/2018. Professora, eu não sei que número é esse (Criança 1).

4 O nome desse número é 3 (Criança 2). Agora a sua estrela vai pular três lugares (Criança 2). 1, 2, 3 (Criança 1). Você pulou só um pouquinho de casa, a estrela vai demorar chegar no céu (Criança 3). Eu acho que a minha está quase chegando. Eu tirei um número grande e você só tirou um pequeno (Criança 3). Quanto maior for o número retirado no dado mais próximo a estrela fica do céu (Professora). Jogo Porco espinhos : ampliando noções de quantidade. Setembro/2018. Comparação de quantidade: estabelecendo relação de igualdade e desigualdade. Agosto/2018. Durante o bimestre as crianças tiveram contato com diferentes atividades envolvendo o sistema numérico. Algumas estratégias utilizadas foram: jogos de trilha, jogos de tabuleiro, enumeração de objetos, registro de quantidade, leitura e escrita numérica, dentre outros. Essas estratégias foram fundamentais para

5 que ampliassem seus conhecimentos numéricos e fizessem uso mais frequente de ideias, conceitos e hipóteses matemáticas. Livro coleção Marcos- Jogo todos os carneirinhos se foram: utilização de sucessão oral nas situações de enumeração de objetos. Agosto/2018. Livro coleção Marcos- Jogo todos os carneirinhos se foram: registro de quantidade. Agosto/2018. Identificação numérica: ampliando repertório de conhecimento dos números. Agosto/2018.

6 A criança da Educação Infantil é curiosa, constantemente formula perguntas e ideias a respeito do mundo que a cerca. E esse mundo está impregnado de experiências sociais relacionadas com a matemática (Proposta Pedagógica da Educação Infantil). Natureza e Sociedade Entre luz e sombras Desde muito pequenas as crianças se encantam com luz, sombras e movimentos. As luzes e sombras demostram formas e sensações que possibilitam que levantem questionamentos e expressem suas hipóteses sobre o que sentem e observam. As brincadeiras e observações realizadas através da sequência entre luz e sombras possibilitaram que o grupo aprendesse sobre esses fenômenos passando a identificá-los em outras situações cotidianas. As descobertas e brincadeiras envolvendo luz e sombras aos poucos foi se transformando em pesquisa e conhecimento científico. Brincadeiras com sombra e luz: observações de formas e movimentos. Agosto/2018. Dimensão das sombras: desenvolvendo estratégias, observação e levantamento de hipóteses. Setembro/2018

7 Durante as brincadeiras com projeção de sombras na parede, o grupo realizou importantes descobertas. Olha pessoal a sombra do dinossauro na parede (Criança 1). A sombra dele é bem grande (Criança 2). Vamos ver o que acontece se colocarmos o dinossauro mais próximo a parede (Professora). Ele fica pequeno (Criança 1- após realizar a experiência). Agora ele ficou grande de novo (Criança 1- após retirar de perto da parede). Por que a sombra às vezes fica grande e às vezes pequenas? (Professora). Porque a gente colocou ela perto da parede (Criança 2). Essa é uma boa hipótese, mas vamos observar o que acontece se eu cobrirmos a luz (Professora). A sombra do dinossauro sumiu (Criança 3). Se a luz apaga não tem sombra (Criança 1). O data show é uma fonte de luz, essa luz é que projeta a sombra na parede. Se o dinossauro estiver perto da luz, a sombra dele vai aparecer maior, se colocarmos longe da luz a sombra aparecerá menor (Professora). Sombras e cores: expressão de ideias e hipóteses sobre fenômenos observados. Setembro/2018.

8 As atividades de observação com diferentes materiais provocaram o grupo a pensar sobre esses fenômenos e verbalizar suas hipóteses. Olha professora, essa sombra do papel está colorida (Criança 1). A do meu é verde (Criança 2). A minha é amarela (Criança 3). E a sombra de vocês como é? (Professora). A minha sombra é preta (Criança 1). E por que que a nossa sombra não fica colorida igual à do papel? (Criança 2). Porque pintaram o papel com muita tinta aí quando a gente vem para o sol a tinta aparece (Criança 1). Esse papel além de possuir cores, é também muito fino, então a luz do sol bate no papel, atravessa ele e reflete uma sombra com cores. (Professora).

9 As cores do mundo: estabelecendo relação entre luz e cores. Setembro/2018. Luz e sombras: colocando em uso estratégias para registro da própria sombra. Setembro/2018. É muito difícil desenhar a sombra (Criança 1). Essa sombra não fica parada, ela está se mexendo (Criança 2). É porque você está mexendo! Olha, se você ficar quietinho a sombra também vai ficar (Criança 1). Luz e cores: brincadeiras com luzes coloridas. Setembro/2018. Luz e cores: levantamento de hipóteses sobre as cores da luz. Setembro/2018.

10 Daremos continuidade aos trabalhos no 4 bimestre com o desenvolvimento do projeto Tons do Brasil. Tons do Brasil é um projeto linguagens artísticas cujo propósito é valorizar a diversidade do patrimônio cultural por meio das diferentes. O Tons do Brasil 2018 será uma celebração à arte, à leitura, à cultura e à diversão, tendo a arte e literatura como astros principais. A partir da temática Arte, linhas e linguagens da literatura para as infâncias, teremos várias possibilidades de investigação na Educação Infantil, e o grupo 1 A/C terá como subtema: A arte nas histórias com leituras de imagens. Encerramos um bimestre cheios de boas experiências, descobertas e aprendizagens.

Unidade educacional: Professor (a): Professores de área que atuam na turma: Orientadora Pedagógica: Segmento: Grupo: Turma: Turno: Bimestre:

Unidade educacional: Professor (a): Professores de área que atuam na turma: Orientadora Pedagógica: Segmento: Grupo: Turma: Turno: Bimestre: Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína - Sesc TO Professor (a): Gercivane Barbosa de Oliveira Professores de área que atuam na turma: Claudinete Aquino, Bruno Anderson e Francisco Filho. Orientadora

Leia mais

Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína - Sesc TO Professor (a): Cleidiane Guedes

Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína - Sesc TO Professor (a): Cleidiane Guedes Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína - Sesc TO Professor (a): Cleidiane Guedes Professores de área que atuam na turma: Bruno Anderson, Claudinete Aquino e Francisco Cardoso. Orientadora pedagógica:

Leia mais

Unidade educacional: Professor (a): Professores de área que atuam na turma: Orientadora pedagógica Segmento: Grupo: Turno: Bimestre: Data: Registro:

Unidade educacional: Professor (a): Professores de área que atuam na turma: Orientadora pedagógica Segmento: Grupo: Turno: Bimestre: Data: Registro: Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína _ SESC TO Professor (a): Letícia Rodrigues da Cunha Professores de área que atuam na turma: Claudinete Aquino, Bruno Anderson e Francisco Filho. Orientadora

Leia mais

Unidade educacional: Professor (a): Professores de área que atuam na turma: Orientadora Segmento: Grupo: Turma: Turno: Bimestre: Data: Registro:

Unidade educacional: Professor (a): Professores de área que atuam na turma: Orientadora Segmento: Grupo: Turma: Turno: Bimestre: Data: Registro: Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína - Sesc TO Professor (a): Dayane Gerolim da Silva Professores de área que atuam na turma: Claudinete Aquino, Francisco Filho e Bruno Anderson. Orientadora:

Leia mais

Unidade educacional: Professor (a): Professores de área que atuam na turma: Orientadora Segmento: Grupo: Turma: Turno: Bimestre: Data: Registro:

Unidade educacional: Professor (a): Professores de área que atuam na turma: Orientadora Segmento: Grupo: Turma: Turno: Bimestre: Data: Registro: Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína - Sesc TO Professor (a): Dayane Gerolim da Silva Professores de área que atuam na turma: Claudinete Aquino, Francisco Filho e Bruno Anderson. Orientadora:

Leia mais

Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína _ Sesc TO Professor (a): Rosimeire Pereira de Almeida

Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína _ Sesc TO Professor (a): Rosimeire Pereira de Almeida Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína _ Sesc TO Professor (a): Rosimeire Pereira de Almeida Professores de área que atuam na turma: Francisco Filho, Claudinete Aquino e Bruno Anderson Orientadora

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROGRAMA DE CONTEÚDOS

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas,com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS: A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Jardim I A - Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

A coleção está organizada em cinco séries temáticas, por faixa etária:

A coleção está organizada em cinco séries temáticas, por faixa etária: Coleção GIRA MUNDO Educação Infantil Na coleção Gira Mundo o brincar, o cantar e o fazer artístico são os eixos que atuam como forma de expressão da cultura da infância. São os grandes articuladores do

Leia mais

Palavras-chave: Conhecimentos físicos. Luz e sombra. Educação Infantil.

Palavras-chave: Conhecimentos físicos. Luz e sombra. Educação Infantil. HIPÓTESES DE CRIANÇAS DE UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE LUZ E SOMBRA Camille Cristina Witsmiszyn de Souza 1 Dulce Stela Schramme 2 Neila Tonin Agranionih 3 Resumo O trabalho relata uma situação didática

Leia mais

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS ENTÃO, VAMOS REFLETIR E TOMAR DECISÕES SOBRE: PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS QUAIS OS OBJETIVOS = O QUE

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Matemática 1º ano Capítulo 1 Noções e conceitos Comparar e diferenciar grandezas e medidas (comprimento, massa, capacidade, tempo), estabelecendo

Leia mais

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens Dança Escola: Professor: Turma: Expectativas de aprendizagem (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de

Leia mais

Letramento Matemático na Educação Infantil

Letramento Matemático na Educação Infantil Etapa 2: Os campos de experiência e o percurso investigativo da criança Objetivo da etapa: Conhecer a ideia de campos de experiência presente na BNCC e relacioná-los ao conhecimento matemático na Educação

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:...

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:... Desenvolver a percepção visual, auditiva e a coordenação viso-motora. Desenvolver a orientação temporal (começo, meio e fim). Desenvolver orientação espacial. Coordenação viso-motora: 1. Desenho livre.

Leia mais

FORMAR EM REDE MATEMÁTICA DIRETORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS EDUCAÇÃO INFANTIL

FORMAR EM REDE MATEMÁTICA DIRETORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS EDUCAÇÃO INFANTIL FORMAR EM REDE MATEMÁTICA DIRETORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS EDUCAÇÃO INFANTIL O QUE É FORMAR EM REDE? O programa de formação à distância - FORMAR EM REDE (FER) - tem como objetivo fortalecer, aprimorar,

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROGRAMA DE CONTEÚDOS

Leia mais

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos Educação Infantil na BNCC: possibilidades para uma construção curricular Alessandra Jácome Coordenadora de Currículo da Educação

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 5A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: Dos jardins de Curitiba às Cataratas do Iguaçu Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos Tema 1 - A importância das Artes na Infância Para início de Conversa Objetivos Conhecer a importância do ensino das artes na educação infantil. Compreender a diferença das abordagens inatista e pragmática

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

INFANTIL 2A ARQUIVO DIGITAL SEQUÊNCIA DIDÁTICA - NOMES

INFANTIL 2A ARQUIVO DIGITAL SEQUÊNCIA DIDÁTICA - NOMES INFANTIL 2A PROFESSORA: VANDILENE FREITAS BUSCARATTI SEQUÊNCIA DIDÁTICA - NOMES O nome próprio de cada criança é a sua marca de identi cação e, por isso, é muito valorizado por ela. O objetivo maior do

Leia mais

AULA 4 O ensino da Matemática na Educação Infantil. CURSO Alfabetização Linguística e Matemática na Educação Infantil

AULA 4 O ensino da Matemática na Educação Infantil. CURSO Alfabetização Linguística e Matemática na Educação Infantil AULA 4 O ensino da Matemática na Educação Infantil A Educação Infantil é considerada, como a primeira etapa da educação básica, no Brasil, a partir de 1996. Os eixos de trabalho orientados à construção

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2017

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2017 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2017 Tema: Como tudo começou: Mês: Março e Abril Habilidade Sócio emocional: Autonomia, interação, respeito, criatividade, cuidado, expressão dos sentimentos, atenção, imaginação

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN DISCIPLINA : MATEMÁTICA OBJETIVOS GERAIS Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens

Leia mais

Informativo Número 01/ Janeiro a Abril /2016 O BRINCAR PRAZER, RECREAÇÃO E INTERAÇÃO!

Informativo Número 01/ Janeiro a Abril /2016 O BRINCAR PRAZER, RECREAÇÃO E INTERAÇÃO! Informativo Número 01/ Janeiro a Abril /2016 O BRINCAR PRAZER, RECREAÇÃO E INTERAÇÃO! Janeiro a Abril/ 2016 Educação: O futuro começa aqui! Editorial Em grande parte das sociedades atuais, a infância é

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

OFICINA. Construindo maquetes e observando o espaço. Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 16/04/2011

OFICINA. Construindo maquetes e observando o espaço. Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 16/04/2011 OFICINA Construindo maquetes e observando o espaço Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 16/04/2011 Matemática na Educação Infantil Práticas correntes: Repetição, memorização e associação

Leia mais

OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TEA (AUTISMO): PARCERIA ENTRE SALA REGULAR E SALA DE RECURSOS

OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TEA (AUTISMO): PARCERIA ENTRE SALA REGULAR E SALA DE RECURSOS OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TEA (AUTISMO): PARCERIA ENTRE SALA REGULAR E SALA DE RECURSOS Profa. de Sala de Recursos - Rosemeire Estremeira Profa. da Sala Regular - Paula Bete Orientadora

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

A MATEMÁTICA E SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS

A MATEMÁTICA E SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS A MATEMÁTICA E SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E.M.E.F.I. Professor Manoel Ignácio de Moraes Sala 1 Sessão 1 Professora Apresentadora: Roseli dos Santos Bassanelli Pereira Realização: Foco O projeto está sendo

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 JUSTIFICATIVA: Neste 3 período iremos abordar o tema sobre a conservação

Leia mais

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência:

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência: PROJETO Turma: Fase 5B Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: O velho Chico: um pedacinho do nosso Brasil Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 13, Toledo PR Fone: 377-150 PLANEJAMENTO ANUAL DE LÍNGUA INGLESA SÉRIE: 5º Ano PROFESSOR: Lilian

Leia mais

Plano de Trabalho. Conjuntos

Plano de Trabalho. Conjuntos Matemática 1º Ano 1º Bimestre/2013 Plano de Trabalho Conjuntos Tarefa 1 Cursista: Emanuel Angelo Alves Série: 1ª série do Ensino Médio Grupo: 7 Tutor: Ligia Vitória de Azevedo Telles Introdução O presente

Leia mais

PROJETO AURI VERDE 2018

PROJETO AURI VERDE 2018 PROJETO AURI VERDE 2018 Unidade: CEI Bentivi Agrupamento: Berçário II B - Faixa etária: 1 a 2 anos Professora: Edneide Oliveira Santos Azevedo Coordenadora: Shirley Ferreira de Souza Calabianqui O PROJETO

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA... 5 CADERNOS DE ATIVIDADES... 9 ESPAÇO E FORMA ETAPA I... 10 GRANDEZAS

Leia mais

Diagnóstico PPA (Perfil e Potencial de Aprendizagem): como ler e interpretar o relatório do(a) seu(sua) filho(a)

Diagnóstico PPA (Perfil e Potencial de Aprendizagem): como ler e interpretar o relatório do(a) seu(sua) filho(a) Diagnóstico PPA (Perfil e Potencial de Aprendizagem): como ler e interpretar o relatório do(a) seu(sua) filho(a) Como parte integrante das ferramentas de gestão pedagógica disponibilizadas pelo sistema

Leia mais

Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS

Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS Professores - 2º ano 5º encontro 19/10/2015 Coordenadora Pedagógica: Adriana da Silva Santi Leitura do texto: Jogos e resoluções de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: UM ESTUDO SOBRE A NOÇÃO DE EQUIVALÊNCIA

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DIÁRIA 19/01/2011

PLANIFICAÇÃO DIÁRIA 19/01/2011 INSTITUIÇÃO FORMADORA: ISEC CURSO: Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino Básico PLANIFICAÇÃO DIÁRIA 19/01/2011 INSTITUIÇÃO DE INTERVENÇÃO: Jardim

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA PROPÓSITOS DA REUNIÃO Dar notícias dos grupos. Apresentar o trabalho que será realizado no decorrer do ano letivo, em cada área

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 O eu, o outro e o nós Traços, sons, cores e quantidades, relações e transformações Unidade temática Eu, minha escola e meus colegas necessidades

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Matemática

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Matemática Desafio de Matemática 2 ano EF 4D 2014 1/ 5 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 4 o DESAFIO CENM - 2014 Matemática 1. Uma loja de doces organiza a sua vitrine da seguinte maneira: Direção: Ano:

Leia mais

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno.

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno. 06/02/19 EFI 4 Ano Circular da Orientação Início 4º Ano 2019 Comunicação > Circulares Aos pais dos alunos de 4º, Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos,

Leia mais

Contando e Recontando histórias na Educação Infantil...

Contando e Recontando histórias na Educação Infantil... ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE Contando e Recontando histórias na Educação Infantil... CAMPOS DE JÚLIO

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE CONJUNTOS.

PLANO DE TRABALHO SOBRE CONJUNTOS. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: CIEP BRIZOLÃO 175 JOSE LINS DO REGO PROFESSOR: CARLOS HENRIQUE ANDRADE DE SÃO PEDRO MATRÍCULA: 09433194 SÉRIE: 1º

Leia mais

ISBN ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE

ISBN ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE ISBN 978-85-7859-317-9 9 788578 593179 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE 1 o ANO ÍNDICE GERAL P PORTUGUÊS... 5 M MATEMÁTICA...55 C CIÊNCIAS...79 H HISTÓRIA... 93 G GEOGRAFIA... 109

Leia mais

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Educação infantil Creche e pré escolas O QUE É? Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país,

Leia mais

Presença da matemática na educação infantil: idéias e práticas correntes

Presença da matemática na educação infantil: idéias e práticas correntes 18. Matemática Introdução As crianças, desde o nascimento, estão imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. As crianças participam de uma série de situações envolvendo

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Resumo: UNIDADE 2. Abril de 2013

O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Resumo: UNIDADE 2. Abril de 2013 O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO Resumo: UNIDADE 2 Abril de 2013 Segundo Libâneo (1994), o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da

Leia mais

FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA 1º SÉRIE 1º BIMESTRE/2014 PLANO DE TRABALHO 1

FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA 1º SÉRIE 1º BIMESTRE/2014 PLANO DE TRABALHO 1 FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA 1º SÉRIE 1º BIMESTRE/2014 PLANO DE TRABALHO 1 CONJUNTOS Por: William Duarte de Carvalho Tutor: Marcelo Rodrigues Grupo 2 Rio de Janeiro

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 4B NOME DO PROJETO: A matemática no nosso dia a dia. PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade da turma em aprender

Leia mais

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa:

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, apresentando na escola dificuldades de aprendizagem, decorrentes dessa

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018 LEITURA LEITURA 1º ANO Diferenciar letras de outros sinais gráficos (como números e sinais de pontuação) ou de outros sistemas de representação. Identificar a finalidade de um texto. Identificar as letras

Leia mais

IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Desenvolvendo comportamento leitor na primeira infância

IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Desenvolvendo comportamento leitor na primeira infância IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolvendo comportamento leitor na primeira infância De 24 e 26 de agosto de 2016 APRESENTAÇÃO Nos dias 24 e 26 de agosto de 2016, a rede municipal

Leia mais

Nauana Andrade ramal: 3727

Nauana Andrade ramal: 3727 Nauana Andrade nauanams@positivo.com.br 0800 725 3536 ramal: 3727 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA Uma proposta pedagógica tradicional não implica o retorno aos modelos antigos de Educação nem romper com avanços pedagógicos

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 5º 1. Ementa (sumário, resumo) Apresenta e analisa

Leia mais

Material Para Concurso

Material Para Concurso Material Para Concurso Assunto: Resumo Referencial Curricular Nacional - RCN OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL São objetivos específicos da Educação Infantil de acordo com o Referencial Curricular Nacional

Leia mais

Dançar Jogando para Jogar Dançando - A Formação do Discurso Corporal pelo Jogo

Dançar Jogando para Jogar Dançando - A Formação do Discurso Corporal pelo Jogo 1 Dançar Jogando para Jogar Dançando - A Formação do Discurso Corporal pelo Jogo Fabiana Marroni Della Giustina Programa de Pós-Graduação em Arte / Instituto de Artes IdA UnB A forma como o indivíduo apreende

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Unidade 1- Descobrindo jeitos de contar Realizar contagem e comparação de

Leia mais

Olá! Nós somos a Viraventos,

Olá! Nós somos a Viraventos, Olá! Nós somos a Viraventos, uma escola infantil focada na formação integral de crianças por meio de uma educação personalizada em parceria com a família. Parte do nosso projeto educativo é capacitar e

Leia mais

LER E ESCREVER SÃO COISAS DE CRIANÇAS?

LER E ESCREVER SÃO COISAS DE CRIANÇAS? LER E ESCREVER SÃO COISAS DE CRIANÇAS? II Encontro Orientadores de Estudo PNAIC A criança no ciclo de alfabetização Mônica Correia Baptista monicacb.ufmg@gmail.com Professora Departamento de Administração

Leia mais

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância Colégio Valsassina Modelo pedagógico do jardim de infância Educação emocional Aprendizagem pela experimentação Educação para a ciência Fatores múltiplos da inteligência Plano anual de expressão plástica

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO Lei Distrital nº 4311/2009 INFANTIL II

PLANO DE EXECUÇÃO Lei Distrital nº 4311/2009 INFANTIL II PLANO DE EXECUÇÃO 2017 - Lei Distrital nº 4311/2009 INFANTIL II O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4B Nome da professora: Jamile Silva de Sá Nome do Projeto: Quando eu crescer, quero ser? Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 Todos quando crianças sonham em

Leia mais

Jogar e Desenvolver Competências em Matemática

Jogar e Desenvolver Competências em Matemática BAIRRAL, M. e CARPI, A. (2002) Jogar e Desenvolver Competências em Matemática. Pátio Revista Pedagógica, Porto Alegre, n.24, nov./jan., p.32-35. Jogar e Desenvolver Competências em Matemática Prof. Marcelo

Leia mais

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL (TABULEIRO)

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL (TABULEIRO) SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL (TABULEIRO) Sala 1 Matemática EF I E. E. CONSELHEIRO ANTÔNIO PRADO Professor(es) Apresentador(es): MARCIA CRISTINA ALMEIDA DE FREITAS Realização: Justificativas Os jogos funcionam

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE PARTICIPANTES: IDALINA DE SOUZA PEIXOTO MARIA DO CARMO SOUZA CONTO E RECONTO

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO

UNIDADES DE ESTUDO SEGMENTO Ensino Infantil ETAPA 3ª DISCIPLINA Artes PROFESSOR (A) Wânia Parreiras ANO/SÉRIE Maternal TURNO Manhã / Tarde A) OBJETIVOS Desenvolver a capacidade de expressão, observação e comunicação, relacionando-se

Leia mais

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Criança Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia,

Leia mais

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE MATEMÁTICA

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Oper ações Ao realizar operações com números naturais, os alunos ampliam seu conhecimento sobre os números e o sistema de numeração decimal. Por isso, operar com o sistema de numeração decimal a partir

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI Rita Coelho BASES LEGAIS Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB. (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Diretrizes Curriculares

Leia mais

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais didáticos e sua utilização, de acordo com a metodologia adotada

Leia mais

Construção de competências matemáticas através do lúdico: Sistema de numeração

Construção de competências matemáticas através do lúdico: Sistema de numeração Construção de competências matemáticas através do lúdico: Sistema de numeração Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 07/06/2011 Conteúdos Matemática Educação Infantil Espaço e forma

Leia mais

ENGENHOCAS E FAZERES CURIOSOS. Professora: Me. Fabiana Chinalia

ENGENHOCAS E FAZERES CURIOSOS. Professora: Me. Fabiana Chinalia ENGENHOCAS E FAZERES CURIOSOS Professora: Me. Fabiana Chinalia Explorando a curiosidade natural das crianças e significando o mundo que está a sua volta... Pode-se dizer que, de modo geral, as crianças

Leia mais

PEDAGOGIA 2015.1 Ofertas Regulares AVALIAÇÃO FINAL 27/06/2015

PEDAGOGIA 2015.1 Ofertas Regulares AVALIAÇÃO FINAL 27/06/2015 AVALIAÇÃO FINAL 27/06/2015 MANHÃ -27/06/2015 EAD210 Filosofia e Educação 2 7H30 9H EAD208 Antropologia e Educação 2 9H 10H30 EAD219 Tecnologia da Informação e da Comunicação 10H45 12H15 EAD276 Prática

Leia mais

2 a SÉRIE. Habilidades

2 a SÉRIE. Habilidades 1 2 1. Comparar os números de elementos de duas coleções dadas e indicar a que tem maior (ou menor) quantidade de elementos. 2. Produzir escritas numéricas, demonstrando compreender regras do sistema de

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

C O L É G I O L A S A L L E

C O L É G I O L A S A L L E C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROGRAMA DE 2014 SÉRIE

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ - SEEDUC Matemática 2º ano 3º bimestre/2013 Tutora: Andréa Silva de Lima Grupo: 1

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ - SEEDUC Matemática 2º ano 3º bimestre/2013 Tutora: Andréa Silva de Lima Grupo: 1 FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ - SEEDUC Matemática 2º ano 3º bimestre/2013 Tutora: Andréa Silva de Lima Grupo: 1 PLANO DE TRABALHO SOBRE MATRIZES E DETERMINANTES Aluna:

Leia mais

No início podemos propor uma discussão com os alunos para iniciar o tema o professor verá que muitas ideias aparecerão.

No início podemos propor uma discussão com os alunos para iniciar o tema o professor verá que muitas ideias aparecerão. Atividade 1 Estimação Em Estatística há alguns procedimentos que permitem estimar o tamanho de populações. Por exemplo: quantos peixes há na Represa do Jundiá? Ou em outra represa de Jaguaré? Já no século

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

INDICADORES DE APRENDIZAGEM

INDICADORES DE APRENDIZAGEM Proposta Curricular para a Educação Infantil Vol III INDICADORES DE APRENDIZAGEM COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS 2017 O que temos

Leia mais

Noções de conjunto. Aluno (a): Data: / /

Noções de conjunto. Aluno (a): Data: / / Conjuntos Noções de conjunto Aluno (a): Data: / / Um grupo de alunos de uma mesma escola e de uma mesma turma. Você sabe o que é um conjunto? Quando escolhemos ou selecionamos coisas semelhantes, parecidas,

Leia mais

SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO/2014 UEMG/SEE/MEC

SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO/2014 UEMG/SEE/MEC SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO/2014 UEMG/SEE/MEC PACTO/2014 NÚMEROS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL Nº escolas com matrículas no 1º, 2º, 3º ano e multisseriadas/ multietapa: 108.733 Nº de turmas do 1º, 2º, 3º ano

Leia mais

Jogar e desenvolver o raciocínio lógico. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari

Jogar e desenvolver o raciocínio lógico. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari Jogar e desenvolver o raciocínio lógico Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.corder@uol.com.br 1 RACIOCÍNIO LÓGICO -MATEMÁTICO O QUE É? QUANDO VOCÊ UTILIZA ESTE TIPO DE RACIOCÍNIO? COM QUAIS ÁREAS

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE 1 AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE ESTRUTU- RANTE OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO Números e Operações Conhecer as diferentes estratégias de agrupamentos de

Leia mais

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre Proposta Pedagógica 2017 (ANO) 2 Bimestre Professor: Aisha Coraci maternal III 2º Bimestre / 2017 PROJETO DE TRABALHO OBJETIVOS RECURSOS DIDÁTICOS Projeto Identidade Autonomia (sentidos) Ensinar não é

Leia mais