Unidade educacional: Professor (a): Professores de área que atuam na turma: Orientadora Pedagógica: Segmento: Grupo: Turma: Turno: Bimestre:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade educacional: Professor (a): Professores de área que atuam na turma: Orientadora Pedagógica: Segmento: Grupo: Turma: Turno: Bimestre:"

Transcrição

1 Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína - Sesc TO Professor (a): Gercivane Barbosa de Oliveira Professores de área que atuam na turma: Claudinete Aquino, Bruno Anderson e Francisco Filho. Orientadora Pedagógica: Francisca Nunes Segmento: Educação Infantil Grupo: Grupo I (3 anos) Turma: A Turno: Matutino Bimestre: 1º Data: 18/10/18. Registro: Relatório de grupo [...] É a infância como intensidade, um situar-se intensivo no mundo; um sair sempre do seu lugar e se situar em outros lugares, desconhecidos, inusitados, inesperados. (Kohan, 2004, p.63) As crianças são essencialmente agentes sociais ativos que aprendem a partir das interações com o outro e com os contextos produzidos em diferentes tempos e lugares. O potencial de se relacionar com o mundo a sua volta, estabelecer regras, propor situações, expressar ideias e produzir são aspectos imprescindíveis para o seu desenvolvimento. A escola de educação infantil como um lugar privilegiado de aprendizagem e desenvolvimento busca estabelecer uma relação integrada entre educar e cuidar possibilitando práticas pedagógicas que acreditem nas competências infantis e que medeiem a construção de significações e habilidades pelas crianças... (Proposta Pedagógica da Educação Infantil). O presente relatório apresenta algumas atividades desenvolvidas durante o 3 bimestre, evidenciando aspectos e aprendizagens adquiridas coletivamente pelo grupo a partir das interações e conhecimentos compartilhados.

2 Matemática Jogos e brincadeiras A matemática está presente em diversas atividades do cotidiano. Diariamente, as crianças estão em contato com o sistema de numeração e com situações problemas na medida em que executam tarefas, observam formas, escrita numérica, informações, dentre outras. As atividades envolvendo situações problemas possibilitaram que as crianças pensassem sobre o sistema numérico, utilizassem hipóteses, analisem as opções de erros e acertos, elaborassem formas próprias de representação e estratégias para resolverem os desafios propostos. Enumeração de objetos: ampliando sucessão oral numérica. Agosto/2018. Escrita numérica: ampliando repertório numérico a partir da observação em portadores. Agosto/2018. As atividades envolvendo contagem possibilitaram que as crianças ampliassem o repertório numérico e expressassem suas noções matemáticas. Você já pegou muito (Criança 1). Não! Eu tenho que pegar 6 toquinhos. Eu tirei 6 no dado (Criança 2). Não tem 6 aí? (Criança 1).

3 Aqui só tem 1, 2, 3, 4 (Criança 2). E quantos toquinhos você ainda precisa pegar? (Professora). Ainda falta o 5 e o 6 (Criança 2). Então, faltam quantos? (Professora). Faltam 2 toquinhos (Criança 2). Jogo Porco espinhos : ampliando noções de quantidade. Setembro/2018. Dentre as situações que podem envolver desafios matemáticos para as crianças da Educação Infantil estão os jogos. Durante o jogo, é importante que as crianças coloquem em ação suas ideias, utilizem diferentes procedimentos. Durante as atividades observamos se as crianças seguem as regras do jogo; se contam os pontos dos dados ou os reconhecem sem contar; se movimentam o peão sobre o tabuleiro tantas vezes como indicado no dado; se

4 anotam os pontos e como os anotam (Proposta Pedagógica da Educação Infantil). Livro coleção Marcos- Jogo todos os carneirinhos se foram: utilização de sucessão oral nas situações de enumeração de objetos. Agosto/2018. Livro coleção Marcos- Jogo todos os carneirinhos se foram: registro de quantidade. Agosto/2018. O trabalho com jogos matemáticos desafiou o grupo a realizar atividades envolvendo contagem, quantidade, comparação de igualdade e registro. Na execução dessas atividades o grupo fez uso dos conhecimentos já estabilizados e agregou novos conceitos matemáticos. Vamos fazer o registro dos carneirinhos retirados no jogo. Quantos carneirinhos você retirou? (Professora). Eu tirei 1, 2, 3, 6... (Criança 1). Depois do 3 é o 4 (Criança 2). Professora eu tirei mais carneirinhos (Criança 2). Quantos você retirou (Professora).

5 1,2,3,4,5,6,7,8 (Criança 2). Eu tirei só um pouco (Criança 3). Eu tenho 1,2,3 (Criança 3). Quem tirou mais carneirinhos no jogo (Professora). Eu professora (Criança 1). Foi eu professora, o meu tem muitos (Criança 2). Quem tirou mais carneirinhos foi quem tirou 8, pois essa quantidade é maior que 6 (Professora). Livro coleção Marcos - Jogo das bolhas: conhecendo outras formas de representação numérica. Setembro/2018. Durante o bimestre, as crianças tiveram contato com diferentes atividades envolvendo o sistema numérico. Algumas estratégias utilizadas foram: jogos de trilha, jogos de tabuleiro, enumeração de objetos, registro de quantidade, leitura e escrita numérica, dentre outros. Essas estratégias foram fundamentais para

6 que ampliassem seus conhecimentos numéricos e fizessem uso mais frequente de ideias, conceitos e hipóteses matemáticas. A criança da Educação Infantil é curiosa, constantemente formula perguntas e ideias a respeito do mundo que a cerca. E esse mundo está impregnado de experiências sociais relacionadas com a matemática (Proposta Pedagógica da Educação Infantil). Natureza e Sociedade Entre Luz e sombras Desde muito pequenas as crianças se encantam com luz, sombras e movimentos. As luzes e sombras demonstram formas e sensações que possibilitam que levantem questionamentos e expressem suas hipóteses sobre o que sentem e observam. As brincadeiras e observações realizadas através da sequência entre luz e sombras possibilitaram que o grupo aprendesse sobre esses fenômenos passando a identificá-los em outras situações cotidianas. As descobertas e brincadeiras envolvendo luz e sombras aos poucos foi se transformando em pesquisa e conhecimento científico. Sombra e movimento: observação de sombra através das brincadeiras. Agosto/2018. Brincadeiras com sombras: descobertas sobre fenômenos através do lúdico. Agosto/2018.

7 Olha pessoal, a minha sombra está me imitando (Criança 1). A minha também sabe fazer isso (Criança 2). Essa sombra que está no chão é um reflexo do nosso corpo (Professora). Ela é igual a gente, mas ela é toda preta (Criança 1). Por que conseguimos projetar nossa sombra mesmo estando em um ambiente claro? (Professora). Porque aqui tem a luz do sol (Criança 1). Onde tem luz a sombra aparece (Criança 2). Arte às escuras: aguçando sentidos a partir de outras formas de criação. Setembro/2018. Sombra e luz: possibilidades de criação e projeção de sombras. Setembro/2018.

8 Sombras e cores: expressão de ideias e hipóteses sobre fenômenos observados. Setembro/2018. Dimensão das sombras: desenvolvendo estratégias, observação e levantamento de hipóteses. Setembro/2018 Dimensão das sombras: produzindo formas de interferência em sombras. Setembro/2018

9 Luz e cores: levantamento de hipóteses sobre as cores da luz. Setembro/2018. Durante as atividades de observação de luzes as crianças expressaram suas hipóteses sobre o fenômeno observado. Olha eu estou vendo uma bola na parede (criança 1). Essa é a luz (Criança 2). Quando a gente liga a lanterna no escuro, a luz aparece (Criança 3) Sabia que tem bateria dentro da lanterna? Ela que acende essa luz pequena que fica dentro (Criança 2). Quando tem sol a luz fica apagada e quando está escuro ela ascende (Criança 3). E quando estamos em um lugar muito claro com luz do sol? O que acontece se ligarmos a lanterna? (Professora). Não dá para ver a luz, ela só aparece no escuro (Criança 1). É porque o sol já tem a luz dele (Criança 2).

10 E onde mais encontramos luzes? (Professora). No farol do carro e da moto tem uma luz igual essa (Criança 1) No ar condicionado também tem uma luz, mas ela é bem pequeninha (Criança 3). Na nossa casa tem um monte de luz no teto (Criança 2). Isso mesmo, chamamos de lâmpadas. Elas emitem luz artificial que é diferente da luz do sol que é natural (Professora). Projeção de sombras: expressão de ideias sobre o que observam e sentem. Outubro/2018. Olha o meu monstro na parede (Criança 1). A sombra dele é bem grande (Criança 2). Eu vou fazer a sombra do meu para elas brincarem (Criança 2). A gente vai brincar de monstro grande e pequeno (Criança 1). O meu vai ser o grande, olha o tamanho da minha sombra é maior que a sua (Criança 2).

11 Mas a minha sombra também fica grande é só colocar a lanterna aqui perto (Criança 1- após descoberta sobre tamanho das sombras). Coloca a lanterna perto do teu monstro para você ver. Ele vai ficar mais gigante (Criança 2). Se colocar longe a sombra vai ficar pequenininha (Criança 2). Luz e sombras: colocando em uso estratégias para registro da própria sombra. Setembro/2018. Brincadeiras com sombra e luz: observações de formas e movimentos. Agosto/2018. Daremos continuidade aos trabalhos no 4 bimestre com o desenvolvimento do projeto Tons o Brasil.

12 Tons do Brasil é um projeto linguagens artísticas cujo propósito é valorizar a diversidade do patrimônio cultural por meio das diferentes. O Tons do Brasil 2018 será uma celebração à arte, à leitura, à cultura e à diversão, tendo a arte e literatura como astros principais. A partir da temática Arte, linhas e linguagens da literatura para as infâncias, teremos várias possibilidades de investigação na Educação Infantil, e o grupo 1 A/C terá como subtema: A arte nas histórias com leituras de imagens. Encerramos um bimestre cheios de boas experiências, descobertas e aprendizagens.

Unidade educacional: Professor (a): Professores de área que atuam na turma: Orientadora Pedagógica: Segmento: Grupo: Turma: Turno: Bimestre:

Unidade educacional: Professor (a): Professores de área que atuam na turma: Orientadora Pedagógica: Segmento: Grupo: Turma: Turno: Bimestre: Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína - Sesc TO Professor (a): Gercivane Barbosa de Oliveira Professores de área que atuam na turma: Claudinete Aquino, Bruno Anderson e Francisco Filho. Orientadora

Leia mais

Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína - Sesc TO Professor (a): Cleidiane Guedes

Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína - Sesc TO Professor (a): Cleidiane Guedes Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína - Sesc TO Professor (a): Cleidiane Guedes Professores de área que atuam na turma: Bruno Anderson, Claudinete Aquino e Francisco Cardoso. Orientadora pedagógica:

Leia mais

Unidade educacional: Professor (a): Professores de área que atuam na turma: Orientadora pedagógica Segmento: Grupo: Turno: Bimestre: Data: Registro:

Unidade educacional: Professor (a): Professores de área que atuam na turma: Orientadora pedagógica Segmento: Grupo: Turno: Bimestre: Data: Registro: Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína _ SESC TO Professor (a): Letícia Rodrigues da Cunha Professores de área que atuam na turma: Claudinete Aquino, Bruno Anderson e Francisco Filho. Orientadora

Leia mais

Unidade educacional: Professor (a): Professores de área que atuam na turma: Orientadora Segmento: Grupo: Turma: Turno: Bimestre: Data: Registro:

Unidade educacional: Professor (a): Professores de área que atuam na turma: Orientadora Segmento: Grupo: Turma: Turno: Bimestre: Data: Registro: Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína - Sesc TO Professor (a): Dayane Gerolim da Silva Professores de área que atuam na turma: Claudinete Aquino, Francisco Filho e Bruno Anderson. Orientadora:

Leia mais

Unidade educacional: Professor (a): Professores de área que atuam na turma: Orientadora Segmento: Grupo: Turma: Turno: Bimestre: Data: Registro:

Unidade educacional: Professor (a): Professores de área que atuam na turma: Orientadora Segmento: Grupo: Turma: Turno: Bimestre: Data: Registro: Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína - Sesc TO Professor (a): Dayane Gerolim da Silva Professores de área que atuam na turma: Claudinete Aquino, Francisco Filho e Bruno Anderson. Orientadora:

Leia mais

Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína _ Sesc TO Professor (a): Rosimeire Pereira de Almeida

Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína _ Sesc TO Professor (a): Rosimeire Pereira de Almeida Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína _ Sesc TO Professor (a): Rosimeire Pereira de Almeida Professores de área que atuam na turma: Francisco Filho, Claudinete Aquino e Bruno Anderson Orientadora

Leia mais

Palavras-chave: Conhecimentos físicos. Luz e sombra. Educação Infantil.

Palavras-chave: Conhecimentos físicos. Luz e sombra. Educação Infantil. HIPÓTESES DE CRIANÇAS DE UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE LUZ E SOMBRA Camille Cristina Witsmiszyn de Souza 1 Dulce Stela Schramme 2 Neila Tonin Agranionih 3 Resumo O trabalho relata uma situação didática

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROGRAMA DE CONTEÚDOS

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas,com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS: A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

Letramento Matemático na Educação Infantil

Letramento Matemático na Educação Infantil Etapa 2: Os campos de experiência e o percurso investigativo da criança Objetivo da etapa: Conhecer a ideia de campos de experiência presente na BNCC e relacioná-los ao conhecimento matemático na Educação

Leia mais

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS ENTÃO, VAMOS REFLETIR E TOMAR DECISÕES SOBRE: PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS QUAIS OS OBJETIVOS = O QUE

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 JUSTIFICATIVA: Neste 3 período iremos abordar o tema sobre a conservação

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador. Profa. Maria Regina dos P. Pereira

BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador. Profa. Maria Regina dos P. Pereira BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador Profa. Maria Regina dos P. Pereira Oficina Escuta, fala, pensamento e imaginação É preciso transformar a forma. Zilma de

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 5A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: Dos jardins de Curitiba às Cataratas do Iguaçu Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

INFANTIL 2A ARQUIVO DIGITAL SEQUÊNCIA DIDÁTICA - NOMES

INFANTIL 2A ARQUIVO DIGITAL SEQUÊNCIA DIDÁTICA - NOMES INFANTIL 2A PROFESSORA: VANDILENE FREITAS BUSCARATTI SEQUÊNCIA DIDÁTICA - NOMES O nome próprio de cada criança é a sua marca de identi cação e, por isso, é muito valorizado por ela. O objetivo maior do

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

Volume 1 GRANDEZAS E MEDIDAS SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN

Volume 1 GRANDEZAS E MEDIDAS SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Volume 1 GRANDEZAS E MEDIDAS GRANDEZAS E MEDIDAS PROJETO: AUTISMO E EDUCAÇÃO. INSTRUMENTOS QUE USAMOS PARA MEDIR PROJETO: AUTISMO E EDUCAÇÃO. Compreender o conceito de medida, os processos de medição e

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI Rita Coelho BASES LEGAIS Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB. (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Diretrizes Curriculares

Leia mais

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens Dança Escola: Professor: Turma: Expectativas de aprendizagem (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de

Leia mais

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência:

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência: PROJETO Turma: Fase 5B Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: O velho Chico: um pedacinho do nosso Brasil Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

A coleção está organizada em cinco séries temáticas, por faixa etária:

A coleção está organizada em cinco séries temáticas, por faixa etária: Coleção GIRA MUNDO Educação Infantil Na coleção Gira Mundo o brincar, o cantar e o fazer artístico são os eixos que atuam como forma de expressão da cultura da infância. São os grandes articuladores do

Leia mais

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos Educação Infantil na BNCC: possibilidades para uma construção curricular Alessandra Jácome Coordenadora de Currículo da Educação

Leia mais

Projeto: O CANTO E O BATUQUE QUE VEM DE DENTRO DE MIM. OBJETIVO GERAL REFERENTE A INSTRUMENTAÇAO PEDAGÓGICA

Projeto: O CANTO E O BATUQUE QUE VEM DE DENTRO DE MIM. OBJETIVO GERAL REFERENTE A INSTRUMENTAÇAO PEDAGÓGICA Projeto: O CANTO E O BATUQUE QUE VEM DE DENTRO DE MIM. Profissional: Erick Luiz Vilela de Souza Atividade: Educação Musical Período de realização: fevereiro a dezembro de 2010 Setor: NAC Coordenadora:

Leia mais

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Educação infantil Creche e pré escolas O QUE É? Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país,

Leia mais

BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL

BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVO - Apresentar a estrutura da BNCC para a Educação Infantil. - Estabelecer relação da BNCC com a proposta da coleção Monte e Remonte. Define as aprendizagens essenciais que

Leia mais

Grupo de pesquisa: CIEI Cultura, infância e educação infantil

Grupo de pesquisa: CIEI Cultura, infância e educação infantil Educação Infantil e o Lúdico na Matemática: pontos cardeais para o trabalho docente. Acadêmicas: Alessandra Medeiros dos Santos Sônia Maria Simões Gonsalves Orientadora: Dra. Elisa dos Santos Vanti Grupo

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 4B NOME DO PROJETO: A matemática no nosso dia a dia. PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade da turma em aprender

Leia mais

AULA 4 O ensino da Matemática na Educação Infantil. CURSO Alfabetização Linguística e Matemática na Educação Infantil

AULA 4 O ensino da Matemática na Educação Infantil. CURSO Alfabetização Linguística e Matemática na Educação Infantil AULA 4 O ensino da Matemática na Educação Infantil A Educação Infantil é considerada, como a primeira etapa da educação básica, no Brasil, a partir de 1996. Os eixos de trabalho orientados à construção

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN DISCIPLINA : MATEMÁTICA OBJETIVOS GERAIS Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens

Leia mais

Material Para Concurso

Material Para Concurso Material Para Concurso Assunto: Resumo Referencial Curricular Nacional - RCN OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL São objetivos específicos da Educação Infantil de acordo com o Referencial Curricular Nacional

Leia mais

Professoras Mara Mônica e Valéria Ramos Grupo 7

Professoras Mara Mônica e Valéria Ramos Grupo 7 Compreender significa explorar a própria variedade de inteligências para mostrar a si mesmo como o que foi aprendido pode ser utilizado. Professoras Mara Mônica e Valéria Ramos Grupo 7 Seria uma vida triste!

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

Informativo Número 01/ Janeiro a Abril /2016 O BRINCAR PRAZER, RECREAÇÃO E INTERAÇÃO!

Informativo Número 01/ Janeiro a Abril /2016 O BRINCAR PRAZER, RECREAÇÃO E INTERAÇÃO! Informativo Número 01/ Janeiro a Abril /2016 O BRINCAR PRAZER, RECREAÇÃO E INTERAÇÃO! Janeiro a Abril/ 2016 Educação: O futuro começa aqui! Editorial Em grande parte das sociedades atuais, a infância é

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE 1 AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE ESTRUTU- RANTE OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO Números e Operações Conhecer as diferentes estratégias de agrupamentos de

Leia mais

Conceitos matemáticos de registros de quantidades foram construídos desde a PRÉ HISTÓRIA

Conceitos matemáticos de registros de quantidades foram construídos desde a PRÉ HISTÓRIA Conceitos matemáticos de registros de quantidades foram construídos desde a PRÉ HISTÓRIA Os INCAS, por exemplo, faziam agrupamentos com nós em cordões. Como fazer grandes contagens sem os números?

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

Construção de competências matemáticas através do lúdico: Sistema de numeração

Construção de competências matemáticas através do lúdico: Sistema de numeração Construção de competências matemáticas através do lúdico: Sistema de numeração Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 07/06/2011 Conteúdos Matemática Educação Infantil Espaço e forma

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Unidade 1- Descobrindo jeitos de contar Realizar contagem e comparação de

Leia mais

Plano de Trabalho. Conjuntos

Plano de Trabalho. Conjuntos Matemática 1º Ano 1º Bimestre/2013 Plano de Trabalho Conjuntos Tarefa 1 Cursista: Emanuel Angelo Alves Série: 1ª série do Ensino Médio Grupo: 7 Tutor: Ligia Vitória de Azevedo Telles Introdução O presente

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

FORMAR EM REDE MATEMÁTICA DIRETORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS EDUCAÇÃO INFANTIL

FORMAR EM REDE MATEMÁTICA DIRETORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS EDUCAÇÃO INFANTIL FORMAR EM REDE MATEMÁTICA DIRETORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS EDUCAÇÃO INFANTIL O QUE É FORMAR EM REDE? O programa de formação à distância - FORMAR EM REDE (FER) - tem como objetivo fortalecer, aprimorar,

Leia mais

Diagnóstico PPA (Perfil e Potencial de Aprendizagem): como ler e interpretar o relatório do(a) seu(sua) filho(a)

Diagnóstico PPA (Perfil e Potencial de Aprendizagem): como ler e interpretar o relatório do(a) seu(sua) filho(a) Diagnóstico PPA (Perfil e Potencial de Aprendizagem): como ler e interpretar o relatório do(a) seu(sua) filho(a) Como parte integrante das ferramentas de gestão pedagógica disponibilizadas pelo sistema

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Jardim I A - Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Projeto: Brincando Eu também Aprendo.

Projeto: Brincando Eu também Aprendo. VÁRZEA GRANDE MATO GROSSO Parceria: OSC- ASSOCIAÇÃO SOCIAL CIVIL ABAIUC- ASCA E EMEB SENHORA DIRCE LEITE DE CAMPOS Projeto: Brincando Eu também Aprendo. Introdução Durante muito tempo, a brincadeira no

Leia mais

PREPARAÇÃO DE PROJETOS, FORMAS DE REGISTRO E AVALIAÇÃO

PREPARAÇÃO DE PROJETOS, FORMAS DE REGISTRO E AVALIAÇÃO PREPARAÇÃO DE PROJETOS, FORMAS DE REGISTRO E AVALIAÇÃO Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 11 e 12 de maio http://verainfedu.files.wordpress.com/2008/10/legal1.gif Vamos conversar um pouco sobre

Leia mais

Nauana Andrade ramal: 3727

Nauana Andrade ramal: 3727 Nauana Andrade nauanams@positivo.com.br 0800 725 3536 ramal: 3727 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA Uma proposta pedagógica tradicional não implica o retorno aos modelos antigos de Educação nem romper com avanços pedagógicos

Leia mais

A MATEMÁTICA E SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS

A MATEMÁTICA E SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS A MATEMÁTICA E SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E.M.E.F.I. Professor Manoel Ignácio de Moraes Sala 1 Sessão 1 Professora Apresentadora: Roseli dos Santos Bassanelli Pereira Realização: Foco O projeto está sendo

Leia mais

Dançar Jogando para Jogar Dançando - A Formação do Discurso Corporal pelo Jogo

Dançar Jogando para Jogar Dançando - A Formação do Discurso Corporal pelo Jogo 1 Dançar Jogando para Jogar Dançando - A Formação do Discurso Corporal pelo Jogo Fabiana Marroni Della Giustina Programa de Pós-Graduação em Arte / Instituto de Artes IdA UnB A forma como o indivíduo apreende

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2017

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2017 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2017 Tema: Como tudo começou: Mês: Março e Abril Habilidade Sócio emocional: Autonomia, interação, respeito, criatividade, cuidado, expressão dos sentimentos, atenção, imaginação

Leia mais

DIÁLOGO PEDAGÓGICO PNAIC 2016 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DIÁLOGO PEDAGÓGICO PNAIC 2016 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DIÁLOGO PEDAGÓGICO PNAIC 2016 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Creche Paranapiacaba Turma: 1 ciclo inicial Educação Infantil Integral 1 ano e 10 meses a 2 anos a 10 meses. Os livros,

Leia mais

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias Ano 02

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Matemática 1º ano Capítulo 1 Noções e conceitos Comparar e diferenciar grandezas e medidas (comprimento, massa, capacidade, tempo), estabelecendo

Leia mais

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno.

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno. 06/02/19 EFI 4 Ano Circular da Orientação Início 4º Ano 2019 Comunicação > Circulares Aos pais dos alunos de 4º, Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos,

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROGRAMA DE CONTEÚDOS

Leia mais

OFICINA. Construindo maquetes e observando o espaço. Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 16/04/2011

OFICINA. Construindo maquetes e observando o espaço. Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 16/04/2011 OFICINA Construindo maquetes e observando o espaço Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 16/04/2011 Matemática na Educação Infantil Práticas correntes: Repetição, memorização e associação

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

Jogo da batalha dos números para entender valor posicional

Jogo da batalha dos números para entender valor posicional Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/6326/jogo-dabatalha-dos-numeros-para-entender-valor-posicional Publicado em NOVA ESCOLA 02 de Setembro 2017 Pré-escola (4 e 5 anos) Jogo da batalha

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO

UNIDADES DE ESTUDO SEGMENTO Ensino Infantil ETAPA 3ª DISCIPLINA Artes PROFESSOR (A) Wânia Parreiras ANO/SÉRIE Maternal TURNO Manhã / Tarde A) OBJETIVOS Desenvolver a capacidade de expressão, observação e comunicação, relacionando-se

Leia mais

INDICADORES DE APRENDIZAGEM

INDICADORES DE APRENDIZAGEM Proposta Curricular para a Educação Infantil Vol III INDICADORES DE APRENDIZAGEM COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS 2017 O que temos

Leia mais

Infantil 4 Maio de 2017

Infantil 4 Maio de 2017 Infantil 4 Maio de 2017 Meu corpo em ação No Infantil 4 procuramos selecionar todo mês um jogo que vá ao encontro das expectativas de aprendizagens relacionadas ao conhecimento lógicomatemático. Geralmente

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Resumo: UNIDADE 2. Abril de 2013

O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Resumo: UNIDADE 2. Abril de 2013 O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO Resumo: UNIDADE 2 Abril de 2013 Segundo Libâneo (1994), o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da

Leia mais

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:...

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:... Desenvolver a percepção visual, auditiva e a coordenação viso-motora. Desenvolver a orientação temporal (começo, meio e fim). Desenvolver orientação espacial. Coordenação viso-motora: 1. Desenho livre.

Leia mais

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE.

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. - Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. A COLEÇÃO FUNDAMENTOS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Construção coletiva. Infantil Currículo da Educação Infantil. Diretrizes Municipais da Educação. Municípios pertencentes - AMOSC

Construção coletiva. Infantil Currículo da Educação Infantil. Diretrizes Municipais da Educação. Municípios pertencentes - AMOSC Diretrizes Municipais da Educação Infantil Currículo da Educação Infantil Construção coletiva 2015 Municípios pertencentes - AMOSC Claudia Maria da Cruz Consultora Educacional FEVEREIRO/2015 AMOSC-EGEM-FECAM

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Maceió, 16 de julho de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

BRINQUEDOTECA PARAÍSO DA CRIANÇA ATIVIDADES RECREATIVAS BRINQUEDOS NO PERÍODO CONTRATADO SUPERVISÃO DE MONITORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO OFICINAS

BRINQUEDOTECA PARAÍSO DA CRIANÇA ATIVIDADES RECREATIVAS BRINQUEDOS NO PERÍODO CONTRATADO SUPERVISÃO DE MONITORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO OFICINAS FES ATIVIDADES RECREATIVAS BRINQUEDOS NO PERÍODO CONTRATADO SUPERVISÃO DE MONITORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO BRINQUEDOTECA PARAÍSO DA CRIANÇA OFICINAS NOITE DO PIJAMA FESTA INFANTIL PROPOSTA Acreditamos que

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4 Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA... 5 CADERNOS DE ATIVIDADES... 9 ESPAÇO E FORMA ETAPA I... 10 GRANDEZAS

Leia mais

Planejamento Anual Maternal I

Planejamento Anual Maternal I Planejamento Anual Maternal I ÁREAS DE CONHECIMENTO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Coordenação Motora Ampla. Coordenação Motora Fina. Discriminação Auditiva e Visual. Expressão Oral (histórias, contos, músicas,

Leia mais

PROJETO AURI VERDE 2018

PROJETO AURI VERDE 2018 PROJETO AURI VERDE 2018 Unidade: CEI Bentivi Agrupamento: Berçário II B - Faixa etária: 1 a 2 anos Professora: Edneide Oliveira Santos Azevedo Coordenadora: Shirley Ferreira de Souza Calabianqui O PROJETO

Leia mais

CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS ESCOLA: PROFESSOR (A): Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS ESCOLA: PROFESSOR (A): Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. ESCOLA: CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS PROFESSOR (A): Queridos (as) professores (as): Hoje vamos evidenciar o pensar e o agir no contexto escolar, com uma ampla chuva de ideias pedagógicas, para que o planejamento

Leia mais

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA- LITERATURA, PALAVRAS E NÚMEROS

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA- LITERATURA, PALAVRAS E NÚMEROS 22 Eixo: Práticas do Ensino Fundamental I- Alfabetização e Letramento PEREIRA, Flávia Carolina 1 SILVA, Janice Mendes da 2 KNAUT, Michelle Souza Julio 3 Ao considerar a importância da literatura no processo

Leia mais

REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA - CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA - CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA - CURSO DE PEDAGOGIA 2017 Página 1 de 5 REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA DO CURSO DE PEDAGOGIA 001/2017 Capítulo I Princípios e Diretrizes Art 1º. A Brinquedoteca do Curso de Pedagogia

Leia mais

PROJETO INSTITUCIONAL

PROJETO INSTITUCIONAL Título do artigo: PROJETO INSTITUCIONAL Área: Gestão Diretores Selecionadora: Ana Benedita Guedes Brentano 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 1 Este artigo tem como finalidade propiciar

Leia mais

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância Colégio Valsassina Modelo pedagógico do jardim de infância Educação emocional Aprendizagem pela experimentação Educação para a ciência Fatores múltiplos da inteligência Plano anual de expressão plástica

Leia mais

Trabalho apresentado na disciplina Psicologia da Educação III Prof. Dra. Luciene Tognetta. Jaqueline Freitas Naiara Massola Sara Chierici

Trabalho apresentado na disciplina Psicologia da Educação III Prof. Dra. Luciene Tognetta. Jaqueline Freitas Naiara Massola Sara Chierici Trabalho apresentado na disciplina Psicologia da Educação III Prof. Dra. Luciene Tognetta Jaqueline Freitas Naiara Massola Sara Chierici Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 2016 1 Sondar

Leia mais

As diversas linguagens da Multiplicação

As diversas linguagens da Multiplicação As diversas linguagens da Multiplicação E.E. Profa. CLORINDA TRITTO GIANGIACOMO Sala 12 Sessão 2 Professoras Apresentadoras: Giane Feitoza do Amaral Mariane Gomes Cabral Realização: Foco O projeto As diversas

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL (TABULEIRO)

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL (TABULEIRO) SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL (TABULEIRO) Sala 1 Matemática EF I E. E. CONSELHEIRO ANTÔNIO PRADO Professor(es) Apresentador(es): MARCIA CRISTINA ALMEIDA DE FREITAS Realização: Justificativas Os jogos funcionam

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA OBJETIVOS GERAIS Explorar e identificar elementos da música para se expressar e interagir com

Leia mais

ENGENHOCAS E FAZERES CURIOSOS. Professora: Me. Fabiana Chinalia

ENGENHOCAS E FAZERES CURIOSOS. Professora: Me. Fabiana Chinalia ENGENHOCAS E FAZERES CURIOSOS Professora: Me. Fabiana Chinalia Explorando a curiosidade natural das crianças e significando o mundo que está a sua volta... Pode-se dizer que, de modo geral, as crianças

Leia mais

SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA/SEI INVESTIGANDO O FENÔMENO MAGNETISMO NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA/SEI INVESTIGANDO O FENÔMENO MAGNETISMO NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/PPGECIM ELIAN SILVA LOPES js_elian@hotmail.com ELTON CASADO FIREMAN elton@ufal.com.br SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA/SEI

Leia mais

Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ

Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 1 ano 4 bimestre/2012 Plano de Trabalho Função Exponencial Tarefa 1 Cursista: Iara de Oliveira Evangelista Cardoso Tutor:

Leia mais

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos Tema 1 - A importância das Artes na Infância Para início de Conversa Objetivos Conhecer a importância do ensino das artes na educação infantil. Compreender a diferença das abordagens inatista e pragmática

Leia mais

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes.

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes. Processo Admissão 1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA Nas relações as pequenas coisas são as grandes. (Covey) Vemos a educação da criança como um processo educativo que possibilita a vivência da cidadania, das

Leia mais

IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Desenvolvendo comportamento leitor na primeira infância

IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Desenvolvendo comportamento leitor na primeira infância IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolvendo comportamento leitor na primeira infância De 24 e 26 de agosto de 2016 APRESENTAÇÃO Nos dias 24 e 26 de agosto de 2016, a rede municipal

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018 Componente Matemática Professor: Meire e Silvanete. Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Maternal I Apresentação da disciplina Um dos objetivos do ensino da matemática na Educação Infantil

Leia mais

CONSTRUINDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS E ALGÉBRICOS ATRAVÉS DA LUDICIDADE

CONSTRUINDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS E ALGÉBRICOS ATRAVÉS DA LUDICIDADE CONSTRUINDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS E ALGÉBRICOS ATRAVÉS DA LUDICIDADE Justificativa Autores: Antônio Vital Kalline Stéfani Leandro Novais Mônica Cunha No final dos anos 60 e início dos anos 70, surge como

Leia mais

CURRÍCULO EM MOVIMENTO VERSÃO 2014 IV

CURRÍCULO EM MOVIMENTO VERSÃO 2014 IV Currículo em Movimento Versão 2014 IV CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CURRÍCULO EM MOVIMENTO VERSÃO 2014 IV AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A avaliação institucional é realizada pela comunidade escolar e tem a finalidade

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4B Nome da professora: Jamile Silva de Sá Nome do Projeto: Quando eu crescer, quero ser? Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 Todos quando crianças sonham em

Leia mais