Material de apoio ao professor. Caixa de brinquedos. O autor. A ilustradora

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Material de apoio ao professor. Caixa de brinquedos. O autor. A ilustradora"

Transcrição

1 Caixa de brinquedos Categoria: 5 (4º e 5º anos do Ensino Fundamental) Gênero: Conto Temas: Autoconhecimento, sentimentos e emoções; Família, amigos e escola; Diversão e aventura I N F O R M A Ç Õ E S S O B R E A O B R A O autor João Anzanello Carrascoza nasceu em 1962, na cidade de Cravinhos, interior de São Paulo. Além de contista, é romancista, professor universitário e redator. Formou-se em Publicidade e Propaganda na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e obteve os títulos de mestre e doutor pela mesma instituição, onde também leciona. Trabalhou como redator publicitário durante anos nas principais agências do país, enquanto desenvolvia seus textos literários. Em 1991, publicou o romance infantojuvenil As flores do lado de baixo. Em 1994, lançou seu primeiro livro de contos, Hotel Solidão, que foi premiado no Paraná. Reconhecido nacional e internacionalmente, Carrascoza possui uma vasta obra que inclui livros infantojuvenis, romances, adaptações e livros de não ficção, com traduções para o inglês, italiano, francês, espanhol e sueco. Muitas de suas obras receberam prêmios como o Jabuti e o da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). A ilustradora Larissa Ribeiro nasceu na cidade de São Paulo, em Formou-se em Arquitetura na Universidade de São Paulo (FAU-USP) e especializou-se em ilustração infantojuvenil na Universidade Autônoma de Barcelona e na Escola de la Dona (Barcelona). Também estudou Design Gráfico na Universidade de Florença (Itália), além de ilustração, tipografia, publicidade e fotografia na Saint Martin's College of Art (Londres). Trabalhou como designer em agências de publicidade e editoras. Ministrou workshops, em 2011, e oficinas juntamente com a ilustradora Rebeca Luciani. Atualmente, vive em São Paulo, onde é sócia do Estúdio Rebimboca e diretora de arte na Revista AzMina.

2 O contexto Por meio da imaginação, o menino constrói seu mundo na folha de papel e, com ele, ilumina o escuro da noite, que lhe causava tristeza. Nessa coletânea de contos, o escritor brasileiro João Anzanello Carrascoza mostra a capacidade imaginativa das crianças na superação de seus conflitos e na forma como lidam consigo, com os outros e com seu entorno. De forma sensível e poética, o narrador apresenta o menino que mora onde não existe mar e, por isso, constrói para si um oceano, e o menino que, tendo esquecido seus objetos em casa, transforma a praia em sua caixa de brinquedos. Sendo o conto caracterizado como uma narrativa ficcional breve, na qual o autor utiliza menos palavras e recursos que em uma novela ou um romance para criar grandes efeitos de sentido, os dez contos de Caixa de brinquedos constituem excelentes exemplos desse gênero literário. Isso porque, em geral, eles retratam situações cotidianas, as quais são narradas de forma breve, criando múltiplos efeitos de sentido e provocando no interlocutor lembranças, sentimentos e reflexões. Todos os contos que compõem a obra são narrados em terceira pessoa, os diálogos são transcritos predominantemente de forma direta e apresentam apenas um conflito central. A estrutura das narrativas é constituída por situação inicial, conflito, clímax e desfecho. Direcionada a alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, a obra oferece recursos que podem desenvolver diferentes habilidades de leitura e ampliar o letramento dos estudantes. Com base na leitura autônoma ou colaborativa da obra, os alunos poderão apreciá-la e observar os diversos efeitos de sentido criados por meio do texto escrito e das ilustrações. Promover o contato dos alunos com o conto é indispensável para sua formação como leitores literários. Por isso, é importante proporcionar a eles uma interação ativa com a obra, de modo que possam relacioná-la ao seu contexto e construir conhecimentos que contribuam para sua formação como indivíduos e como leitores. Caixa de brinquedos apresenta diversos elementos que podem ser explorados a fim de envolver os alunos, motivando-os a realizar a leitura ou escuta da obra.

3 Mergulhando na temática De forma geral, os temas explorados ao longo dos contos podem contribuir para o desenvolvimento socioemocional dos alunos, pois envolvem o autoconhecimento, o processo de amadurecimento, os sentimentos, as emoções, a percepção de si mesmo e dos outros, a criatividade e a superação dos desafios. A maneira criativa com que os protagonistas dos contos lidam com o medo das lendas folclóricas ou com o desafio de compreender as regras de pontuação podem proporcionar aos alunos outros modos de ver o mundo e de agir. A obra aborda de forma envolvente questões simples e cotidianas, como o sentimento de solidão e tristeza ao acordar no meio da noite escura. Os protagonistas dos contos são meninos que não têm nome, de modo que podem estar representando diversas crianças, meninos e meninas, que passaram por situações semelhantes. Desse modo, os alunos podem se identificar com as experiências vividas por algumas das personagens, aproximando-se do texto. Na obra, os acontecimentos são narrados em uma linguagem poética, como se pode perceber na página 15, em que o narrador apresenta o encontro entre o menino e o gato. As ilustrações, delicadas e coloridas, captam a riqueza da linguagem do texto escrito, ampliando seus sentidos. Depois da leitura da obra, você pode propor aos alunos um momento de fruição e valorização da literatura, explorando diferentes habilidades de leitura. Ao longo do livro, os protagonistas dos contos passam por situações cotidianas que lhes despertam diferentes sentimentos e, por meio do autoconhecimento e da capacidade imaginativa, encontram maneiras de superar as adversidades, o que contribui para seu processo de amadurecimento. Nesse sentido, a obra aborda, de maneira sensível, o tema autoconhecimento, sentimentos e emoções. No conto Fim, a personagem central lida com os sentimentos de dor e luto. Depois da experiência da perda, o menino percebe a existência do ciclo da vida e descobre que precisará lidar para sempre com o fato de que tudo tem um fim. Ao final do conto, o narrador evidencia que essa experiência do menino contribuiu para a formação de sua identidade e para seu processo de amadurecimento.

4 Com base nas interações das personagens consigo e com os outros, a obra também aborda o tema família, amigos e escola. No conto Uma mentira, por exemplo, é possível observar o modo como o menino se relaciona com os amigos do colégio e como essa forma de se relacionar às vezes o leva a um conflito interno. Agindo de maneira empática, a personagem cria uma mentira para não magoar o colega, mas suas palavras tomam grandes proporções, o que o leva a experimentar o sentimento de tristeza. Esse mesmo conto se intersecciona com o tema autoconhecimento, sentimentos e emoções à medida que o fato gerador da mentira foi a opção por não se abrir sobre o verdadeiro motivo de não ir à festa: a tristeza que sentia. No conto E vem o sol, também é possível observar as relações que o menino estabelece com a família e os amigos. Ao se mudar para outra cidade, a personagem não se sente parte daquele lugar e busca apoio na figura da mãe. A narrativa mostra, de maneira poética, a necessidade de o menino estabelecer vínculos no novo lugar. Nas páginas 16 e 17, a criança caminha pelo corredor em direção ao que lhe parece ser a oportunidade de fazer um amigo e, enfim, encontra o que procurava. Desse modo, o conto aborda a importância da amizade e da construção de vínculos, seja em casa, seja na escola, seja em outros locais. Ao longo das narrativas, também é recorrente o tema diversão e aventura, pois elas exploram a capacidade imaginativa própria das crianças. No conto Receita de mar, por exemplo, o narrador ressalta que, como se tratava de um menino, a falta do mar foi rapidamente solucionada com uma bacia cheia de água e um torrão de anil. No conto Caixa de brinquedos, também é evidenciada a capacidade da criança de superar a realidade imediata e transformar a própria praia na sua caixa de brinquedos. Por meio das temáticas da obra e dos recursos verbais e não verbais presentes nesse conto, é possível estimular a imaginação dos alunos, proporcionando-lhes o envolvimento lúdico com a leitura. O R I E N T A Ç Õ E S P A R A O T R A B A L H O E M S A L A D E A U L A 1. Converse com os alunos sobre cada um dos contos, de modo que eles reflitam sobre a relação da personagem principal de cada história com as emoções e os sentimentos. Peça aos alunos que listem os principais sentimentos apresentados em cada um dos contos e a forma como eles se desenvolvem ao longo do texto. Por exemplo: a tristeza por esquecer a caixa de brinquedos que se transforma mais tarde na alegria de criar novas formas de

5 brincar; a solidão que é preenchida pela presença de um amigo novo; a atitude de abafar a própria tristeza e perceber que não há como fugir dela; etc. 2. Escolha um conto do livro e peça aos alunos que se organizem em duplas para construir uma continuação dessa narrativa. Sugerimos o conto Uma mentira, por tratar de um tema importante para o amadurecimento e desenvolvimento emocional dos alunos: o conflito interno entre não magoar os outros e ser sincero em relação aos seus próprios sentimentos e valores. 3. No conto Caixa de brinquedos, uma toalha se torna uma capa mágica, enquanto em Moinho de sonhos um cabo de vassoura se transforma no cavalo Rocinante. Com base nessa temática, reflita com os alunos sobre as diferentes possibilidades da imaginação e das brincadeiras. Pergunte a eles de que maneiras podem se divertir quando não têm brinquedos disponíveis. Peça ajuda para levantar exemplos de brincadeiras que não necessitam de brinquedos (como as cantadas, esconde-esconde, pega-pega, etc.). Se achar pertinente, promova também uma oficina de construção de brinquedos com materiais recicláveis. Peça aos alunos que recolham esse tipo de material durante uma semana. No dia da oficina, eles vão utilizá-lo para construir seus brinquedos. Se possível, procure com os alunos livros e sites que apresentem ideias para o reúso desses materiais. Providencie material de pintura e colagem para auxiliar na montagem dos brinquedos. Após a oficina, proponha um momento para que os alunos conversem sobre os objetos criados e brinquem com eles. 4. No conto Pontos de vista, apresenta-se o diálogo entre os sinais de pontuação, cada qual defendendo sua importância. Discuta com os alunos a função desses sinais em textos, relacionando-a com suas falas ao longo da narrativa. Em seguida, peça aos alunos que busquem, em casa ou na biblioteca da escola, textos em que estejam presentes os sinais de pontuação destacados no conto, salientando sua função na frase. 5. Explore com os alunos as ilustrações do livro. Observe com eles que a forma poética como os textos foram escritos dialoga com as imagens também. No conto Princípio, o menino cria seu próprio mundo em um desenho, retratado na ilustração por meio de seres e objetos que saem da folha de papel em direção a um planeta. Já na ilustração do conto Caixa de brinquedos, uma personagem brinca de pipa na praia onde se passa a história, mas a pipa é também o próprio Sol. No conto Pontos de vista, em que os sinais de pontuação discutem sobre qual deles é mais importante, a primeira ilustração mostra sinais de pontuação saindo de dentro de um livro; a segunda mostra dois livros formando uma casa, e o menino parece segurar um ponto-final que, ao mesmo tempo, é um astro celeste. Em

6 Uma mentira, a ilustração mostra o menino se enrolando literalmente na mentira que inventou e que foi crescendo, retratada por uma linha cheia de nós na qual ele parece estar preso. 6. Os contos apresentados narram acontecimentos marcantes para uma criança que envolvem a criatividade, a imaginação e a superação de dificuldades. Promova uma roda de conversa em que os alunos sugiram situações cotidianas, como o primeiro dia de aula, o dia em que tiraram uma nota boa ou ruim em uma prova, entre outras que tenham causado a eles sentimentos e sensações diversos. Peça-lhes que se lembrem de acontecimentos como esses e de quais sentimentos eles geraram, registrando as ideias no quadro de giz. Em seguida, organize os alunos em duplas e peça que elaborem um conto sobre um dos temas registrados. Ao final da atividade, proponha que as duplas compartilhem suas produções. Você pode também pedir aos alunos que sorteiem dois ou mais contos para serem dramatizados pela turma.

joão JOÃO BOLÃO PROJETO PEDAGÓGICO RICARDO FILHO Rua Tito, 479 Lapa São Paulo CEP

joão JOÃO BOLÃO PROJETO PEDAGÓGICO RICARDO FILHO Rua Tito, 479 Lapa São Paulo CEP PROJETO PEDAGÓGICO joão BOlãO JOÃO BOLÃO João Bolão quer mesmo é jogar um bolão, em vez de ser gozado pelos colegas por causa do sobrepeso. joão Bolão RICARDO FILHO ILUSTRAÇÕES ANGELO ABU Mas não é nada

Leia mais

o menino transparente

o menino transparente projeto pedagógico o menino transparente Rua Roma, 90 Edifício Roma Business 7 o andar Lapa São Paulo SP CEP 05050-090 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

LIVRO PARADIDÁTICO: OU ISTO OU AQUILO

LIVRO PARADIDÁTICO: OU ISTO OU AQUILO LIVRO PARADIDÁTICO: OU ISTO OU AQUILO (MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. São Paulo: Global, 2012.) Cantigas de ninar, cantigas de roda, parlendas, adivinhas e trava-línguas originários do folclore

Leia mais

senhor texugo e dona raposa a confusão

senhor texugo e dona raposa a confusão projeto pedagógico senhor texugo e dona raposa a confusão Uma História em Quadrinhos Senhor Texugo e Dona Raposa 2. A CONFUSÃO Série Premiada Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar

Leia mais

BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador. Profa. Maria Regina dos P. Pereira

BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador. Profa. Maria Regina dos P. Pereira BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador Profa. Maria Regina dos P. Pereira Oficina Escuta, fala, pensamento e imaginação É preciso transformar a forma. Zilma de

Leia mais

RESUMÃO NA RODA PROFESSORA CAMILLA

RESUMÃO NA RODA PROFESSORA CAMILLA RESUMÃO NA RODA PROFESSORA CAMILLA Conto literário Características: Narrativa curta e de ficção. Apresenta três partes: introdução, desenvolvimento (conflito) e conclusão (clímax). Apresenta os cinco elementos

Leia mais

NÃO ME PERGUNTE POR QUÊ

NÃO ME PERGUNTE POR QUÊ PROJETO PEDAGÓGICO NÃO ME PERGUNTE POR QUÊ Ana nasceu em época errada, queria ter vivido os anos 1980. Ela gosta de hard rock, é apaixonada por bandas como Skid Row, Iron Maiden, Whitesnake, Metallica

Leia mais

22/06/2015. Literatura Infantojuvenil Aula 7. Valores da linguagem iconográfica. Álbuns Du Père Castor - anos 30

22/06/2015. Literatura Infantojuvenil Aula 7. Valores da linguagem iconográfica. Álbuns Du Père Castor - anos 30 Literatura Infantojuvenil Aula 7 A Imagem nos Livros Infantis Peculiaridades Valores da linguagem iconográfica Sensibiliza pelas impressões que provoca e aproxima o leitor do texto. Estimula e enriquece

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Silvana de Oliveira Pinto Silvia Maria Barreto dos Santos Ulbra Cachoeira do Sul silvanaopg@gmail.com RESUMO O presente trabalho trata do relato

Leia mais

LIVRO PARADIDÁTICO: ESTE ADMIRÁVEL MUNDO LOUCO (ROCHA, Ruth; Este admirável mundo louco. Ilustrações de Walter Ono. São Paulo: Salamandra, 2012.

LIVRO PARADIDÁTICO: ESTE ADMIRÁVEL MUNDO LOUCO (ROCHA, Ruth; Este admirável mundo louco. Ilustrações de Walter Ono. São Paulo: Salamandra, 2012. LIVRO PARADIDÁTICO: ESTE ADMIRÁVEL MUNDO LOUCO (ROCHA, Ruth; Este admirável mundo louco. Ilustrações de Walter Ono. São Paulo: Salamandra, 2012.) Este admirável mundo louco é composto por três contos que

Leia mais

Por quê? Pergunte como cuidar da natureza

Por quê? Pergunte como cuidar da natureza Por quê? Pergunte como cuidar da natureza O primeiro livro da coleção traz um olhar sobre a natureza, a importância da reciclagem e reutilização de materiais. Neste exemplar, por ser o primeiro, trata

Leia mais

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Criança Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia,

Leia mais

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E.M. Cléia Carmelo da Silva

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E.M. Cléia Carmelo da Silva A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E.M. Cléia Carmelo da Silva Professor(es) Apresentador(es): Sandra Mara De Jesus Miquelini Fernandes Realização: Foco do Projeto Utilização dos contos de fada e de brincadeiras

Leia mais

O camelo, o burro e a água

O camelo, o burro e a água projeto pedagógico O camelo, o burro e a água Rua Roma, 90 Edifício Roma Business 7 o andar Lapa São Paulo SP CEP 05050-090 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral:

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: PLANEJAMENTO Escola: Professora: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: Escola: Professora: Data: Acolhida e apresentação da professora e dos alunos. Conhecendo a sala e escola. Cartaz da rotina do dia.

Leia mais

Não Me Pergunte Por Quê

Não Me Pergunte Por Quê elaboração: PROF. DR. JOSÉ NICOLAU GREGORIN FILHO Não Me Pergunte Por Quê escrito por & ilustrado por Sandra Saruê Caroline Ohashi/ Casa de Ideias 2 Os Projetos de Leitura: concepção Buscando oferecer

Leia mais

O caracol e a tartaruga são amigos

O caracol e a tartaruga são amigos O caracol e a tartaruga são amigos Texto e ilustrações de Stephen Michael King Tradução: Gilda de Aquino Projeto: leitura e produção de texto Indicação: Educação Infantil e Fundamental I Elaborado por:

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I.

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I. Centro Educacional Mundo do Saber Palhoça, 18 de Fevereiro de 2013 Professora Bárbara pereira Turma Maternal I Projeto anual Justificativa O Projeto tem a importância essencial para a aprendizagem das

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

Lanche Suco de fruta Hora do sono Hora do sono Hora do sono Hora do sono Hora do sono

Lanche Suco de fruta Hora do sono Hora do sono Hora do sono Hora do sono Hora do sono PROGRAMAÇÃO BERÇÁRIO 7h às 17h Período da Manhã Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta 8h00 Banho de Sol /Parque Banho de Sol /Parque Banho de Sol /Parque Banho de Sol /Parque Banho de Sol /Parque 8h30min

Leia mais

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos Educação Infantil na BNCC: possibilidades para uma construção curricular Alessandra Jácome Coordenadora de Currículo da Educação

Leia mais

Cacoliques e Medoliques

Cacoliques e Medoliques elaboração: PROF. DR. JOSÉ NICOLAU GREGORIN FILHO Cacoliques e Medoliques escrito por Tatiana Belinky Os Projetos de Leitura: concepção Buscando o oferecimento de subsídios práticos para o trabalho docente

Leia mais

Relatório de Maternal FORMAÇÃO COMPLEMENTAR 1º semestre/2017

Relatório de Maternal FORMAÇÃO COMPLEMENTAR 1º semestre/2017 Relatório de Maternal FORMAÇÃO COMPLEMENTAR 1º semestre/2017 Turma: Maternal A e Maternal B Professora: Elizabeth Fontes C. de Souza e Rita de Cássia Terrazan Coordenadora: Giselle Vale A Formação Complementar

Leia mais

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto Indicação: 3º ano do Ensino Fundamental Duração: 3 meses Disciplina: Geografia, História e Língua Portuguesa Temas: Escola, analfabetismo, trabalho

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTO COM 3º ANO C PROFESSORA: FERNANDA SILVA MELO ROCHA A BELA ADORMECIDA OBJETIVO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTO COM 3º ANO C PROFESSORA: FERNANDA SILVA MELO ROCHA A BELA ADORMECIDA OBJETIVO SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTO COM 3º ANO C PROFESSORA: FERNANDA SILVA MELO ROCHA A BELA ADORMECIDA OBJETIVO Proporciona no aluno a habilidade de conhecer os diversos tipos de contos, e desenvolver no aluno

Leia mais

A ESTRANHA RUA 7. A Estranha Rua. Eduardo Zugaib PROJETO PEDAGÓGICO. Eduardo Zugaib

A ESTRANHA RUA 7. A Estranha Rua. Eduardo Zugaib PROJETO PEDAGÓGICO. Eduardo Zugaib PROJETO PEDAGÓGICO Quando a última casa da rua abre sua porta para Max, Leo, Ivy, San e Isa, e finalmente conhecem seu misterioso morador, a vida deles ganha uma dimensão diferente. Desse momento em diante,

Leia mais

Nanica, Minha Irmã Pequena

Nanica, Minha Irmã Pequena elaboração: PROF. DR. JOSÉ NICOLAU GREGORIN FILHO Nanica, Minha Irmã Pequena escrito por Toni Brandão PL- nanica minha irma pequena CP 01ed01.indd 1 16/08/10 13:21 Os Projetos de Leitura: concepção Buscando

Leia mais

1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais

1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais Jogos Cooperativos Oficina com práticas diversificadas, como circuito motor, atividades rítmicas, expressivas e jogos cooperativos, que trabalha as competências

Leia mais

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo ou infográfico Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprofunde

Leia mais

Material. apoio ao professor R B S. categoria 5 Romance. PNLD 2018 Literário

Material. apoio ao professor R B S. categoria 5 Romance. PNLD 2018 Literário Material digital de apoio ao professor Janaína Tokitaka Eugênia e os ˆ R B S categoria 5 Romance ensino fundamental PNLD 208 Literário Material digital de apoio ao professor A autora Janaína Tokitaka nasceu

Leia mais

CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS ESCOLA: PROFESSOR (A): Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS ESCOLA: PROFESSOR (A): Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. ESCOLA: CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS PROFESSOR (A): Queridos (as) professores (as): Hoje vamos evidenciar o pensar e o agir no contexto escolar, com uma ampla chuva de ideias pedagógicas, para que o planejamento

Leia mais

QUEM MATOU O SACI? MATERIAL DE APOIO AO PROFESSOR. Alexandre de Castro Gomes Ilustrações: Cris Alhadeff

QUEM MATOU O SACI? MATERIAL DE APOIO AO PROFESSOR. Alexandre de Castro Gomes Ilustrações: Cris Alhadeff MATERIAL DE APOIO AO PROFESSOR QUEM MATOU O SACI? Alexandre de Castro Gomes Ilustrações: Cris Alhadeff Elaboração do manual: Clara de Cápua Indicação: Categoria 5 (4 o e 5 o anos do Ensino Fundamental

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO http://mariaotilha.com/acesso em 03/03/16 http://dicasderoteiro.com/acesso em 03/03/16 http://flaviamelissa.com.br/acesso

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI Rita Coelho BASES LEGAIS Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB. (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Diretrizes Curriculares

Leia mais

História de um primeiro amor Sugestão de Leitura

História de um primeiro amor Sugestão de Leitura História de um primeiro amor Sugestão de Leitura Convidamos você e seus alunos adolescentes a conhecerem mais uma história de amor comovente: História de um primeiro amor, do escritor Drummond Amorim.

Leia mais

7º Ano Ensino Fundamental

7º Ano Ensino Fundamental 7º Ano Ensino Fundamental Orientações dos Trabalhos Bimestrais IV Bimestre / 2017 Disciplina: GEOGRAFIA Professora: Jeovana Tonet SIMULADO GEOGRÁFICO DIGITAL. Orientações para realização do trabalho: 1ª

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

uma vez... não era não era uma vez... contos clássicos recontados REcontados clássicos contos projeto pedagógico

uma vez... não era não era uma vez... contos clássicos recontados REcontados clássicos contos projeto pedagógico projeto pedagógico não era uma vez... contos clássicos recontados não era uma vez... Adela Basch Angelo Machado Beatriz García Huidobro Carolina Alonso Julio Calvo Drago Miguel Ángel Tenorio David Hernández

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2019

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2019 PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 29 04 Possibilitar as habilidades motoras. Desenhos, pinturas, colagens, modelagens com base no próprio repertório e na construção proposta nas investigações.

Leia mais

CONTANDO HISTÓRIA NO SÉCULO XXI: INCENTIVAR A LEITURA ALIADA À INFORMÁTICA EM BUSCA DE RESULTADO

CONTANDO HISTÓRIA NO SÉCULO XXI: INCENTIVAR A LEITURA ALIADA À INFORMÁTICA EM BUSCA DE RESULTADO 1 PROJETO DE LEITURA CONTANDO HISTÓRIA NO SÉCULO XXI: INCENTIVAR A LEITURA ALIADA À INFORMÁTICA EM BUSCA DE RESULTADO 2 ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ EDSON DOMINGOS DOS SANTOS CONTANDO HISTÓRIA NO SÉCULO

Leia mais

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo Trabalho de gramática e texto Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprimore habilidades trabalhadas

Leia mais

Ufa! Ir à escola todos os dias. eu vou chegar lá... vou sobreviver à escola... com certeza não é o seu programa predileto, certo? projeto pedagógico

Ufa! Ir à escola todos os dias. eu vou chegar lá... vou sobreviver à escola... com certeza não é o seu programa predileto, certo? projeto pedagógico projeto pedagógico Ufa - Vou sobreviver a escola - Capa CP 01ed02.ai 1 14/05/13 07:21 C M Y CM MY CY CMY K UFA! VOU SOBREVIVER À ESCOLA... Ir à escola todos os dias com certeza não é o seu programa predileto,

Leia mais

MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO:

MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental I- TURMA: 3º

Leia mais

Ideias criativas. Ideias criativas

Ideias criativas. Ideias criativas Criar e brincar p. 60 Desenhar e criar p. 6 Dobrar, montar e brincar p. 62-63 Criando histórias p. 63 Livros de receitas p. 64 59 Não puxe demais para evitar franzir. O ponto corrido é como o alinhavo,

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

Mais informações e marcações Rui Pereira

Mais informações e marcações Rui Pereira Apresentamos de seguida várias sessões temáticas compostas por curtas-metragens de animação, às quais chamamos de Filminhos Infantis. Estas propostas são complementadas com uma oficina com uma duração

Leia mais

Jacqueline Salgado. Guia do professor PROJETO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Jacqueline Salgado. Guia do professor PROJETO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR PROJETO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR Guia do professor Este guia foi elaborado a partir do livro Trocadillho com o objetivo de apresentar atividades que envolvam e estimulem um olhar sensível para as ilustrações

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Gratidão e celebração Mês: Dezembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover o encerramento do ano de 2016, em que os alunos terão a oportunidade de resgatar

Leia mais

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre Proposta Pedagógica 2017 (ANO) 2 Bimestre Professor: Aisha Coraci maternal III 2º Bimestre / 2017 PROJETO DE TRABALHO OBJETIVOS RECURSOS DIDÁTICOS Projeto Identidade Autonomia (sentidos) Ensinar não é

Leia mais

Voltar. Público: 5º ao 8º ano. Público: 3º ao 5º ano

Voltar. Público: 5º ao 8º ano. Público: 3º ao 5º ano Cientista Mirim No curso Cientista Mirim, os alunos têm a oportunidade de conhecer o método científico, participando ativamente de todas as fases envolvidas nesse processo. O curso é composto por dois

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 7 12 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!///////////////////// 3 CINEMA EM CASA!//////////////////////////////////////////////////// 4 QUE FEITIÇO É ESTE?/////////////////////////////////////////////////

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER

PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER Conto infantil de Simão de Miranda MANUAL DE APOIO AO PROFESOR PARA O TRABALHO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) Livro Indicado para a Educação Infantil (Creche

Leia mais

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA- LITERATURA, PALAVRAS E NÚMEROS

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA- LITERATURA, PALAVRAS E NÚMEROS 22 Eixo: Práticas do Ensino Fundamental I- Alfabetização e Letramento PEREIRA, Flávia Carolina 1 SILVA, Janice Mendes da 2 KNAUT, Michelle Souza Julio 3 Ao considerar a importância da literatura no processo

Leia mais

LIVRO PARADIDÁTICO: MANIA DE EXPLICAÇÃO

LIVRO PARADIDÁTICO: MANIA DE EXPLICAÇÃO LIVRO PARADIDÁTICO: MANIA DE EXPLICAÇÃO (FALCÃO, Adriana. Mania de Explicação. São Paulo: Salamandra, 2013.) O livro utiliza a inocência e imaginação de uma menina muito esperta que adora inventar e imaginar

Leia mais

BIBLIOTECA IRMÃ AGLAÉ Mostra Literária 29 e 30 de Abril de 2015

BIBLIOTECA IRMÃ AGLAÉ Mostra Literária 29 e 30 de Abril de 2015 BIBLIOTECA IRMÃ AGLAÉ Mostra Literária 29 e 30 de Abril de 2015 Infantil II Releitura dos livros: - Muitas Bolhas - Água Viva - A chuvarada Educação Infantil Infantil III Releitura dos livros: - O mistério

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos Coordenação motora Identidade 1, 8 10, 12, 13, 23, 45, 54, 62, 63 Estimular a Manipular materiais. Desenvolver noção de direção e sentido: da

Leia mais

O BICHINHO. o bichinho que queria crescer. projeto pedagógico. divulgação escolar (11)

O BICHINHO. o bichinho que queria crescer. projeto pedagógico. divulgação escolar (11) projeto pedagógico o bichinho que queria crescer O BICHINHO TEXTO EM LETRA BASTÃO Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

Olívia e o mau humor

Olívia e o mau humor Olívia e o mau humor Texto e ilustrações de Tor Freeman Tradução: Gilda de Aquino Projeto: leitura e produção de texto Indicação: Educação Infantil e Fundamental 1 Elaborado por: Ana Lúcia Maestrello Temas:

Leia mais

poeira de ouro projeto pedagógico Cândida Vilares Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP (11)

poeira de ouro projeto pedagógico Cândida Vilares Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP (11) projeto pedagógico Cândida Vilares Vera Vilhena poeira de ouro Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018 REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018 Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação e momento para tirar dúvidas); Ordem das

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2018

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2018 PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 28 Tubos de cola de isopor 04 Possibilitar as habilidades motoras. Desenhos, pinturas, colagens, modelagens com base no próprio repertório e na construção

Leia mais

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017 REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017 Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação dos professores e momento para tirar dúvidas);

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

Formação de PROFESSOR

Formação de PROFESSOR Formação de PROFESSOR 1 Especial Formação de Professor Por Beatriz Tavares de Souza* Apresentação O livro faz uma abordagem sobre a vida e o nome em seu momento. Na relação entre a identificação e o tempo,

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2017

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2017 PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 27 Possibilitar as habilidades motoras. Desenhos, pinturas, colagens, modelagens com Rolo de fita dupla face. Construir (ou ajudar a construir) e descobrir

Leia mais

s amigos do edrinho os amigos do pedrinho RUTH ROCHA projeto pedagógico coleção comecinho

s amigos do edrinho os amigos do pedrinho RUTH ROCHA projeto pedagógico coleção comecinho projeto pedagógico os amigos do pedrinho coleção comecinho RUTH ROCHA s amigos do edrinho Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 ILUSTRAÇÕES EDUARDO ROCHA divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do Projeto: A lona das artes. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 O circo é um mundo mágico no qual

Leia mais

TEXTO NARRATIVO: COMO É ESSE GÊNERO?

TEXTO NARRATIVO: COMO É ESSE GÊNERO? AULAS 9 À 12 Prof. Sabrina Moraes TEXTO NARRATIVO: COMO É ESSE GÊNERO? A narração é um tipo de texto que conta uma sequência de fatos, sejam eles reais ou imaginários, nos quais as personagens atuam em

Leia mais

Géneros textuais e tipos textuais Armando Jorge Lopes

Géneros textuais e tipos textuais Armando Jorge Lopes Géneros textuais e tipos textuais [texto de apoio para o curso de doutoramento em ciências da linguagem aplicadas ao ensino de línguas/universidade Pedagógica, Maputo, Outubro de 2015] Armando Jorge Lopes

Leia mais

O MENINO DE LÍNGUA DE FORA: ANÁLISE CRÍTICA E PROPOSTA DE LEIITURA

O MENINO DE LÍNGUA DE FORA: ANÁLISE CRÍTICA E PROPOSTA DE LEIITURA O MENINO DE LÍNGUA DE FORA: ANÁLISE CRÍTICA E PROPOSTA DE LEIITURA Fernando de Oliveira Saladini Taline Pauliukevicius Aline Teixeira Penha Lucilda de Souza Silvestre (Orientadora CLCA - UENP/CJ) Introdução

Leia mais

Mais informações e marcações Rui Pereira

Mais informações e marcações Rui Pereira Apresentamos de seguida várias sessões temáticas compostas por curtas-metragens de animação, às quais chamamos de Filminhos Infantis. Estas propostas são complementadas com uma oficina com uma duração

Leia mais

Casa. os zisquisitos e a casa. Mal-Assombrada. projeto pedagógico. e a. divulgação escolar (11)

Casa. os zisquisitos e a casa. Mal-Assombrada. projeto pedagógico. e a. divulgação escolar (11) projeto pedagógico os zisquisitos e a casa mal-assombrada e a Casa SILVIA STRUFALDI Mal-Assombrada Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br

Leia mais

FLÁVIA LÊDA REDAÇÃO CRÔNICA PAZ NA ESCOLA

FLÁVIA LÊDA REDAÇÃO CRÔNICA PAZ NA ESCOLA FLÁVIA LÊDA REDAÇÃO CRÔNICA PAZ NA ESCOLA 04.04.2019 TEMPO DE AULA: 50 min ACOLHIMENTO CONTEÚDO: Crônica GÊNEROS TEXTUAIS: Crônica, repente, poesia, canção EXPLANAÇÃO DO CONTEÚDO: Compreensão da função

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Gratidão e celebração Mês: Dezembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover o encerramento do ano de 2016, em que os alunos terão a oportunidade de resgatar

Leia mais

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS

Leia mais

UM BICHINHO NA LINHA. projeto pedagógico. Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP. (11)

UM BICHINHO NA LINHA. projeto pedagógico. Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP. (11) projeto pedagógico UM BICHINHO NA LINHA UM BICHINHO NA LINHA TEXTO EM LETRA BASTÃO Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

Foi Ela/Ele Que Começou

Foi Ela/Ele Que Começou elaboração: PROF. DR. JOSÉ NICOLAU GREGORIN FILHO Foi Ela/Ele Que Começou escrito por Toni Brandão PL- foi ela-foi ele que comecou CP 01ed01.indd 1 16/08/10 13:18 Os Projetos de Leitura: concepção Buscando

Leia mais

Resoluções Prova Anglo

Resoluções Prova Anglo Resoluções Prova Anglo TIPO F P-1 tipo D-4 Língua Portuguesa (P-1) Ensino Fundamental 4º ano DESCRITORES, RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS A Prova Anglo é um dos instrumentos para avaliar o desempenho dos alunos

Leia mais

AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DO TEXTO: UMA VISÃO VIA LINGUÍSTICA TEXTUAL RESUMO

AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DO TEXTO: UMA VISÃO VIA LINGUÍSTICA TEXTUAL RESUMO AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DO TEXTO: UMA VISÃO VIA LINGUÍSTICA TEXTUAL Míriam Godinho Romano Valéria Cristina Costa Rafael Cardoso Ferreira (G CLCA UENP/CJ) Luiz Antônio Xavier

Leia mais

Mesa Literária E. E. Profª Lurdes Penna Carmelo Sala 4 / Sessão 1

Mesa Literária E. E. Profª Lurdes Penna Carmelo Sala 4 / Sessão 1 Mesa Literária E. E. Profª Lurdes Penna Carmelo Sala 4 / Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): Eliane Soares do Amaral Santos Ivani Pedroso de França Umeki Realização: Foco O foco principal é conquistar

Leia mais

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: FAIXA ETÁRIA CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAD - DIREITOS

Leia mais

O Encantado Mundo das Histórias

O Encantado Mundo das Histórias O Encantado Mundo das Histórias E.E. Professor Luiz Cintra do Prado Sala 10 - Sessão 2 Professora Apresentadora: Cristina Rossetto Realização: Foco Projeto de Contação de Histórias para auxílio da aprendizagem

Leia mais

Descobrindo a intertextualidade a partir de Harry Potter e a Pedra Filosofal

Descobrindo a intertextualidade a partir de Harry Potter e a Pedra Filosofal Descobrindo a intertextualidade a partir de Harry Potter e a Pedra Filosofal Juliane de Souza Nunes de Moura A presente proposta foi elaborada para o 6o ano do Ensino Fundamental e pressupõe um trabalho

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Gratidão e celebração Mês: Dezembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover o encerramento do ano de 2016, em que os alunos terão a oportunidade de resgatar

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II Unidade Educação Infantil Campus Realengo PROJETO

COLÉGIO PEDRO II Unidade Educação Infantil Campus Realengo PROJETO COLÉGIO PEDRO II Unidade Educação Infantil Campus Realengo Grupamento II Turma 23 Professoras: Camila Machado e Cristiane Clemente Ano: 2015 PROJETO Tema: Casinha mágica. Vamos às compras? O projeto começou

Leia mais

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação.

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação. Título: A árvore dos meus dois quintais Autor: Jonas Ribeiro Ilustrações: Veruschka Guerra Formato: 21 cm x 27,5 cm Número de páginas: 24 Elaboradora do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4 METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4 Vocês estão recebendo as Metas do 1 Trimestre. O objetivo deste documento é mostrar para vocês os projetos e os objetivos de aprendizagem que serão desenvolvidos ao longo

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Comunicação não verbal Mês: Outubro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimule os alunos a comunicação não violenta através

Leia mais

Aulas 21 à 24 TEXTO NARRATIVO

Aulas 21 à 24 TEXTO NARRATIVO Aulas 21 à 24 Prof. Sabrina Moraes TEXTO NARRATIVO Maioritariamente escrito em prosa, o texto narrativo é caracterizado por narrar uma história, ou seja, contar uma história através de uma sequência de

Leia mais