Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos"

Transcrição

1 Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos Mecânica dos Fluidos: Revisão Definições, Propriedades dos Fluidos, Estática dos Fluidos, Cinemática dos Fluidos, Equação da Energia para Regime Permanente.

2

3 Definição de Fluido Experiência das duas placas: F F Sólido: se deforma angularmente até alcançar nova posição de equilíbrio estático. As tensões internas equilibram a ação da força F externa, e somente uma variação da força F pode modificar o sólido. Líquido: se deforma continuamente, sem alcançar nova posição de equilíbrio estático, enquanto F for aplicada.

4 Tensão de Cisalhamento Lei de Newton da Viscosidade Componente normal A Força aplicada Componente tangencial Tensão de cisalhamento média: = A placa é inicialmente acelerada pela força Ft. Porém, a partir de um certo momento, a velocidade de deslocamento da placa se torna constante: A força externa é equilibrada por forças internas do fluido. Quais?

5 y A v 0 v v 1v2 B Diagrama de velocidades Forças internas do fluido? Princípio da aderência: a camada de fluido junto à placa A se desloca com a placa na mesma velocidade v 0, enquanto que a camada de fluido em contato com a placa B, fixa, estará com velocidade nula. As camadas intermediárias se deslocam com velocidades entre 0 e v 0. Deste modo, cada camada de fluido se desloca sobre a outra, criando um atrito entre elas. Este atrito é a origem de uma força tangencial que se contrapõem a F t, acabando por equilibra-la.

6 y A v 0 v v 1v2 B Diagrama de velocidades Deste modo, percebe-se que a tensão de cisalhamento é proporcional a variação da velocidade ao longo do eixo da ordenada: Esta é a lei de Newton da viscosidade, e os fluidos que obedecem a esta lei são chamados de fluidos newtonianos.

7 Viscosidade Dinâmica ou Viscosidade Absoluta Sabe-se que a tensão de cisalhamento é proporcional a variação da velocidade ao longo do eixo da ordenada. O fator de proporcionalidade é denominado como viscosidade dinâmica ou absoluta: = A grandeza é uma propriedade de cada fluido e varia em função da pressão entre outros fatores externos, mas, principalmente, da temperatura. Viscosidade é a propriedade que indica a maior ou menor dificuldade do fluido escoar!

8 Fluido Ideal Fluido ideal seria um fluido cuja viscosidade fosse nula, ou seja, um fluido que escoaria sem atrito. Embora este fluido não exista, em algumas situações é conveniente considerar o fluido relacionado a um determinado estudo como sendo um fluido ideal. Fluido Incompressível Diz-se que um fluido é incompressível se o seu volume não varia com a pressão (massa específica seria constante). Este fluido também não existe, mas em algumas situações muitos fluidos tem comportamento muito próximo ao de um fluido incompressível.

9 Equação de Estado dos Gases Quando um fluido não puder ser considerado incompressível e ao mesmo tempo houver efeitos térmicos, haverá necessidade de se determinar as variações da massa específica em função da temperatura e pressão. Supondo o fluido como sendo um gás perfeito, suas propriedades obedecerão à equação de estado: =.. Para o ar, R= 287 m 2 /s 2 K. Temperatura expressa em Kelvin, pressão em pascal e em kg/m 3.

10

11 Pressão Componente normal A Força aplicada Componente tangencial Se F n representa a força normal que age na superfície A, e se esta ação é uniforme sobre toda a superfície, então =

12 Teorema de Stevin l p da P M da M P N da N dg h Z N Z M Plano horizontal de referência (PHR) Seja um recipiente que contenha um fluido e dois pontos genéricos M e N. Unindo os pontos M e N constrói-se um cilindro com área de base da.

13 l p da P M da M dg h P N da N Z N Z M Plano horizontal de referência (PHR) Seja o ângulo formado pelo eixo MN com a horizontal. Seja Z N a cota do ponto N em relação à horizontal. Seja Z M a cota do ponto M em relação à horizontal. Seja h a diferença de cotas entre os dois pontos: h = Z M Z N O fluido está em repouso e a resultante de forças atuantes no cilindro é nula.

14 l p da P M da M dg h P N da N Z N Z M Plano horizontal de referência (PHR) As forças que agem sobre o cilindro: =. no ponto N =. no ponto M =. na superfície lateral =.. peso do fluido contido no cilindro

15 l p da P M da M dg h P N da N Z N Z M Plano horizontal de referência (PHR) Projetando estas forças sobre o eixo MN: a) Forças relativas à pressão, atuantes na superfície do cilindro, são normais ao eixo, tendo assim componente nulo sobre o eixo. b)... = 0

16 l p da P M da M P N da N dg h Z N Z M Plano horizontal de referência (PHR)... = 0.. =... =..

17 l p da P M da M P N da N dg h Z N Z M Plano horizontal de referência (PHR) =... = h = =.

18 1. Na diferença de pressão entre dois pontos não importa a distância entre eles, mas a diferença entre cotas. 2. A pressão dos pontos num mesmo plano horizontal é a mesma. 3. O formato do recipiente não é importante para o cálculo da pressão.

19 4. Se a pressão na superfície livre de um líquido contido em um recipiente for nula, a pressão em um ponto em profundidade h dentro do líquido será dada por =. h 5. Nos gases, como o peso específico é pequeno, para o caso de pequenas diferenças de cotas a diferença de pressão pode ser considerada nula.

20 Pressão sobre um ponto de um fluido em repouso A pressão num ponto de um fluido em repouso é a mesma em qualquer direção.

21 Lei de Pascal A pressão aplicada num ponto de um fluido em repouso transmite-se integralmente a todos os pontos do fluido. A =. h = +. h

22 Carga de Pressão Abrindo um orifício em um duto onde escoa um fluido com pressão p e peso específico, um jato de líquido será lançado para cima. p h Se este jato for canalizado, verifica-se que o líquido sobe até uma altura h (carga de pressão). p h =

23

24 Regime Permanente É aquele em que as propriedades do fluido são invariáveis em cada ponto com o passar do tempo. Fluxo cte Nível constante Fluxo cte As propriedades em cada ponto podem ser diferentes entre si, mas não mudam com o tempo.

25 Regime Variado É aquele em que as propriedades do fluido variam em cada ponto com o passar do tempo. Fluxo não cte Nível não permanece estável Fluxo não estabiliza

26 Escoamento Laminar e Turbulento Líquido colorido Filete de líquido colorido laminar água Tubo de vidro diâmetro D turbulento

27 Fluxo laminar Número de Reynolds = Escoamento de transição Em tubos: Escoamento de transição Escoamento de transição Escoamento de transição Fluxo turbulento Regime laminar Re < 2000 Regime de transição 2000 < Re < 2400 Regime turbulento Re > 2400

28 Trajetória Trajetória é o lugar geométrico dos pontos ocupados por uma partícula em instantes sucessivos

29 Linhas de Corrente Linha de corrente é a linha tangente aos vetores da velocidade de diferentes partículas no mesmo instante Linhas de corrente e trajetórias são coincidentes em regimes permanentes.

30 Tubos de Corrente Tubos de corrente é a superfície formada por linhas de corrente que se apoiam em uma linha geométrica qualquer. 1. Tubos de corrente são fixos em regime permanente. 2. São impermeáveis a passagem de massa, ou seja, não há passagem de partículas através do tubo.

31

32 Escoamento Unidimensional Uma única coordenada é suficiente para descrever as propriedades do fluido.

33 Escoamento Bidimensional Na figura abaixo, verifica-se que a variação da velocidade é função das coordenadas x e y. O escoamento é denominado de bidimensional.

34 Escoamento Tridimensional Conforme o fluxo e trajetórias envolvidas, mais coordenadas podem ser necessárias para descrever o escoamento. Quanto maior o número de coordenadas, mais complexo se tornam as equações pertinentes.

35 Equação da Continuidade para regime permanente Seja o escoamento em um tubo de corrente. Em um tubo de corrente não há fluxo lateral de massa, então a vazão mássica que entra é igual a que sai. = = = Generalizando: =

36

37 Equação da Energia: Introdução A equação da continuidade mostra que a massa de fluido que escoa por uma seção de um tubo de corrente é igual à que sai de outra seção do mesmo tubo de corrente. Isto faz com que seja possível fazer um balanceamento das massas ou vazões entre seções de entrada e saída de um sistema. Como energia não pode ser criada ou destruída, apenas transformada, é possível portanto equacionar o balanceamento energético do mesmo modo que para as massas.

38 Escoamento: Tipos de Energia Energia potencial: =.. Energia cinética: =..

39 Escoamento: Tipos de Energia Energia de pressão: Variação de volume = = = Por definição: = Portanto: = = =

40 Equação de Berloulli = ou = Qual o significado? Energia potencial por unidade de peso = = Energia cinética por unidade de peso 2 = 2 = 2 = Energia de pressão por unidade de peso = = =

41 + 2 + = Observe que a unidade de z é uma unidade de comprimento. A equação toda é expressa ao final por uma unidade de comprimento: = = Onde H 1 = H 2 e H é a energia total por unidade de peso ou carga total por unidade de peso.

42 Presença de Máquina e Equação da Energia Máquina: todo dispositivo introduzido no escoamento, e que forneça ou retire energia na forma de trabalho. Toda máquina que forneça energia ao fluido é aqui denominada de bomba, e a que retire energia, de turbina. (2) M H 2 (1) H 1

43 Se não houver máquina, seria H 1 = H 2. Com a instalação de uma bomba, o fluido receberá um acréscimo de energia, de modo que H 2 será maior que H 1. Assim: H 1 + H B = H 2 (2) M H 2 (1) H 1

44 Com a instalação de uma turbina, o fluido sofrerá um decréscimo de energia, de modo que H 2 será menor que H 1. Assim: H 1 - H T = H 2 (2) M H 2 (1) H 1

45 Seja H M = H B se a máquina for uma bomba, H M = H T se a máquina for uma turbina. Então ou + = = Rearranjando: = A equação mostra que a presença de uma máquina pode acarretar variações da carga de pressão, da potencial e da cinética.

46 Equação da Energia: Fluido Real Para retirar a hipótese de fluido ideal, devem ser considerados os atritos internos no escoamento do fluido. Permanecem as hipóteses de escoamento permanente, fluido incompressível, propriedades uniformes e ausência de troca de calor induzido. (2) H 2 (1) H p1,2 H 1 Energia perdida entre (1) e (2) por unidade de peso do fluido

47 Com atrito, H 1 > H 2. Deste modo H 1 = H 2 + H p1,2 H p1,2 é denominada de perda de carga. (2) H 2 (1) H p1,2 H 1 Energia perdida entre (1) e (2) por unidade de peso do fluido

48 Havendo a presença de uma máquina entre (1) e (2): ou + = +, = , A equação mostra que a presença de uma máquina pode acarretar variações da carga de pressão, da potencial e da cinética.

49 Potência de Máquina e Rendimento Antes de definir potência de máquina, será definida potência do fluido. Potência (N), por definição, é trabalho por unidade de tempo. = â = â = =..

50 Com esta definição, é possível estimar a potência de um jato: PHR V j A j A carga ou energia do jato por unidade de peso é dada por = Se o PHR passa pelo centro do bocal, z j = 0. Além disso, o jato é lançado à pressão atmosférica, portanto p j = 0.

51 Logo = 2 Isto significa que o jato tem somente carga cinética. Empregando a equação relativa à definição de potência, Desenvolvendo: =.. = 2... Por fim, =.. 2 =.. 2 Potência de um jato lançado à pressão atmosférica

52 No caso da presença de uma máquina, a energia fornecida ou retirada do fluido, por unidade de peso, é indicada por H M (carga manométrica): = = = No caso da transmissão de potência, sempre existem perdas, de modo que a potência recebida ou cedida pelo fluido não coincide com a potência de máquina (potência de eixo). fluxo bomba B N =.Q.H B N: potência recebida pelo fluido perdas motor eixo da bomba N B : potência disponível no eixo da bomba

53 Define-se rendimento de uma bomba ( B ) como sendo De modo que = = = efetivamente recebido pelo fluido oferecido no eixo fluxo bomba B N =.Q.H B N: potência recebida pelo fluido perdas motor eixo da bomba N B : potência disponível no eixo da bomba

54 Define-se rendimento de uma turbina ( B ) como sendo a relação entre a potência da turbina e a potência cedida pelo fluido: De modo que = = = efetivamente recebido pelo eixo cedido pelo fluido fluxo turbina T N =.Q.H T N: potência cedida pelo fluido perdas gerador eixo da turbina N T : potência disponível no eixo da turbina

55 Escoamento não Uniforme Diagrama de Velocidades Devido ao princípio da aderência, o diagrama de velocidades não é uniforme na seção. Isto causa uma alteração no termo (V 2 )/(2g) da equação da energia. V = f (x,y,z)

56 Se o diagrama de velocidades não é uniforme, existe uma velocidade distinta em cada ponto da seção. Deste modo, o termo (V 2 )/(2g) perde o significado, pois existem infinitas velocidades na seção. É possível usar a velocidade média, mas será verificado aqui a necessidade do emprego de um coeficiente de correção. V = f (x,y,z)

57 Para determinar este coeficiente, antes será definido o termo fluxo de energia cinética (C), como sendo a energia cinética que atravessa uma seção de escoamento por unidade de tempo.. Assim, o fluxo de energia através de da: = = A V dm V = f (x,y,z) da dt

58 = 2.. = = =. = 2 = 2 A V dm V = f (x,y,z) da dt

59 = 2 Para se obter o fluxo de energia de toda a área A, integra-se: = 2 A V dm V = f (x,y,z) da dt

60 Se a velocidade adotada fosse a velocidade média (V m ), seria verificado que o resultado não coincidiria com o estimado com a integral! Usar a função V = f(x,y,z) nem sempre é possível, a velocidade média é muito mais simples. = 2 2 Mas para poder usar a velocidade média, é necessário um fator de correção! A V dm V = f (x,y,z) da dt

61 Este fator de correção é denominado de coeficiente da energia cinética, : 2 = 2 = 2 2 = 1 = 1 Tendo sido definido, o fluxo de energia cinética passa a ser descrito como = 2 O coeficiente é função somente do diagrama de velocidades e será tanto maior que a unidade quanto mais este se afastar do diagrama uniforme.

62 Mas C é energia cinética por tempo, e a equação de energia corresponde à energia cinética por unidade de peso. Assim, é = é = = é é = = 2 = 2

63 A equação da energia passa a ser escrita como segue = , Na prática, para tubos de seção circular, se o escoamento for laminar, = 2, e se o escoamento for turbulento, 1. Assim, se Re 2.000, adota-se = 2, e se Re 2.400, é empregado =1 (condição mais comum na indústria).

64 Equação da Energia: Múltiplas Entradas e Saídas = = = 2 + +

65 No caso da presença de máquina e de perdas por atrito: + = + N 1s N 1e N diss N 2e M N 2s N ne N Nns

66 Equação da Energia Geral para Regime Permanente A equação da energia vista até o momento só é válida se o fluido for incompressível e sem trocas induzidas de calor (trocas de calor além das causadas por atrito). Quando houver trocas induzidas de calor, é necessário considerar as energias térmicas. Deste modo h + + = h Onde h é a entalpia por unidade de peso no ponto considerado, e q o calor trocado com o meio externo.

67 Bibliografia Franco Brunetti Mecânica dos Fluidos; 1ª ed., Editora Pearson, Prentice Hall, ISBN

Hidrodinâmica. Profª. Priscila Alves

Hidrodinâmica. Profª. Priscila Alves Hidrodinâmica Profª. Priscila Alves priscila@demar.eel.usp.br Objetivos Apresentar e discutir as equações básicas que regem a mecânica dos fluidos, tal como: Equações do movimento. Equação da continuidade.

Leia mais

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos. Equação da Quantidade de Movimento para Regime Permanente

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos. Equação da Quantidade de Movimento para Regime Permanente Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos Equação da Quantidade de Movimento para Regime Permanente Introdução A revisão de Mecânica dos Fluidos discorreu, entre outros tópicos, sobre como é realizado o balanceamento

Leia mais

Fenômenos de Transporte Aula-Cinemática dos fluidos. Professor: Gustavo Silva

Fenômenos de Transporte Aula-Cinemática dos fluidos. Professor: Gustavo Silva Fenômenos de Transporte Aula-Cinemática dos fluidos Professor: Gustavo Silva 1 Conteúdo da Aula -Regimes de escoamento, laminar, transição e turbulento; -Apresentação do experimento de Reynolds; -Número

Leia mais

Fenômenos de Transporte Aula 1. Professor: Gustavo Silva

Fenômenos de Transporte Aula 1. Professor: Gustavo Silva Fenômenos de Transporte Aula 1 Professor: Gustavo Silva 1 Propriedades dos fluidos; teorema de Stevin; lei de Pascal; equação manométrica; número de Reynolds; equação da continuidade; balanço de massa

Leia mais

Mecânica dos Fluidos (MFL0001) Curso de Engenharia Civil 4ª fase Prof. Dr. Doalcey Antunes Ramos CAPÍTULO 3: FLUIDOS EM MOVIMENTO

Mecânica dos Fluidos (MFL0001) Curso de Engenharia Civil 4ª fase Prof. Dr. Doalcey Antunes Ramos CAPÍTULO 3: FLUIDOS EM MOVIMENTO Mecânica dos Fluidos (MFL0001) Curso de Engenharia Civil 4ª fase Prof. Dr. Doalcey Antunes Ramos CAPÍTULO 3: FLUIDOS EM MOVIMENTO 3.1 Descrição do Movimento dos Fluidos O método de Lagrange descreve o

Leia mais

Mecânica dos Fluidos

Mecânica dos Fluidos Mecânica dos Fluidos Cinemática dos Fluidos: Escoamento e Balanços Prof. Universidade Federal do Pampa BA000200 Campus Bagé 27 e 28 de março de 2017 Cinemática dos Fluidos, Parte 1 1 / 35 Escoamento de

Leia mais

RESUMO MECFLU P2. 1. EQUAÇÃO DE BERNOULLI Estudo das propriedades de um escoamento ao longo de uma linha de corrente.

RESUMO MECFLU P2. 1. EQUAÇÃO DE BERNOULLI Estudo das propriedades de um escoamento ao longo de uma linha de corrente. RESUMO MECFLU P2 1. EQUAÇÃO DE BERNOULLI Estudo das propriedades de um escoamento ao longo de uma linha de corrente. Hipóteses Fluido invíscido (viscosidade nula) não ocorre perda de energia. Fluido incompressível

Leia mais

AULA 7 EQUAÇÃO DA ENERGIA PARA REGIME PERMANENTE. Prof. Geronimo Virginio Tagliaferro

AULA 7 EQUAÇÃO DA ENERGIA PARA REGIME PERMANENTE. Prof. Geronimo Virginio Tagliaferro AULA 7 EQUAÇÃO DA EERGIA PARA REGIME PERMAETE Prof. Geronimo Virginio Tagliaferro DEFIIÇÕES Com base no fato que a energia não pode ser criada nem destruída, mas apenas transformada, é possível construir

Leia mais

Introdução aos Fenômenos de Transporte

Introdução aos Fenômenos de Transporte aos Fenômenos de Transporte Aula 2 - Mecânica dos fluidos Engenharia de Produção 2012/1 aos Fenômenos de Transporte O conceito de fluido Dois pontos de vista: Macroscópico: observação da matéria do ponto

Leia mais

CINEMÁTICA DOS FLUIDOS

CINEMÁTICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL CENTRO DE ENGENHARIAS - CENG DISCIPLINA: MECÂNICA DOS FLUIDOS CINEMÁTICA DOS FLUIDOS Prof. Dr. Hugo Alexandre Soares Guedes E-mail: hugo.guedes@ufpel.edu.br wp.ufpel.edu.br/hugoguedes

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 2

Halliday Fundamentos de Física Volume 2 Halliday Fundamentos de Física Volume 2 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

ENGENHARIA FÍSICA. Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos)

ENGENHARIA FÍSICA. Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos) ENGENHARIA FÍSICA Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos) Prof. Dr. Sérgio R. Montoro sergio.montoro@usp.br srmontoro@dequi.eel.usp.br Fenômenos de Transporte UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Os fenômenos

Leia mais

RESUMO MECFLU P3. REVER A MATÉRIA DA P2!!!!! Equação da continuidade Equação da energia 1. TEOREMA DO TRANSPORTE DE REYNOLDS

RESUMO MECFLU P3. REVER A MATÉRIA DA P2!!!!! Equação da continuidade Equação da energia 1. TEOREMA DO TRANSPORTE DE REYNOLDS RESUMO MECFLU P3 REVER A MATÉRIA DA P2!!!!! Equação da continuidade Equação da energia 1. TEOREMA DO TRANSPORTE DE REYNOLDS Equação do Teorema do Transporte de Reynolds: : variação temporal da propriedade

Leia mais

Fenômenos de Transporte

Fenômenos de Transporte Fenômenos de Transporte HIdrodinâmica Prof. Dr. Felipe Corrêa O que são Fluidos Ideais? Por definição: Escoamento ideal ou escoamento sem atrito, é aquele no qual não existem tensões de cisalhamento atuando

Leia mais

FENÔMENOS DOS TRANSPORTES. Definição e Conceitos Fundamentais dos Fluidos

FENÔMENOS DOS TRANSPORTES. Definição e Conceitos Fundamentais dos Fluidos Definição e Conceitos Fundamentais dos Fluidos Matéria Sólidos Fluidos possuem forma própria (rigidez) não possuem forma própria; tomam a forma do recipiente que os contém Fluidos Líquidos Gases fluidos

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO HIDROMECÂNICA Princípios Básicos

FUNDAMENTAÇÃO HIDROMECÂNICA Princípios Básicos FUNDAMENTAÇÃO HIDROMECÂNICA Princípios Básicos Sistemas Hidráulicos podem ser descritos por leis que regem o comportamento de fluidos confinados em: regime permanente (repouso) invariante no tempo; regime

Leia mais

Fluidodinâmica. Carlos Marlon Santos

Fluidodinâmica. Carlos Marlon Santos Fluidodinâmica Carlos Marlon Santos Fluidodinâmica Os fluidos podem ser analisados utilizando-se o conceito de sistema ou de volume de controle O sistema é definido quando uma certa quantidade de matéria

Leia mais

Fenômenos de Transporte I Mecânica dos Fluidos

Fenômenos de Transporte I Mecânica dos Fluidos Fenômenos de Transporte I Mecânica dos Fluidos Escoamentos 1 O que é escoamento? Mudança de forma do fluido sob a ação de um esforço tangencial; Fluidez: capacidade de escoar, característica dos fluidos;

Leia mais

AULA 5 FT I EQUAÇÃO DA ENERGIA PARA REGIME PERMANENTE EQUAÇÃO DE BERNOULLI. Prof. Gerônimo V. Tagliaferro

AULA 5 FT I EQUAÇÃO DA ENERGIA PARA REGIME PERMANENTE EQUAÇÃO DE BERNOULLI. Prof. Gerônimo V. Tagliaferro AULA 5 FT I EQUAÇÃO DA ENERGIA PARA REGIME PERMANENTE EQUAÇÃO DE BERNOULLI Prof. Gerônimo V. Tagliaferro EQUAÇÃO DA ENERGIA PARA REGIME PERMANENTE EQUAÇÃO DA ENERGIA PARA REGIME PERMANENTE Nas aulas anteriores

Leia mais

Décima aula de FT. Segundo semestre de 2013

Décima aula de FT. Segundo semestre de 2013 Décima aula de FT Segundo semestre de 2013 Vamos eliminar a hipótese do fluido ideal! Por que? Simplesmente porque não existem fluidos sem viscosidade e para mostrar que isto elimina uma situação impossível,

Leia mais

ENGENHARIA FÍSICA. Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos)

ENGENHARIA FÍSICA. Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos) ENGENHARIA FÍSICA Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos) Prof. Dr. Sérgio R. Montoro sergio.montoro@usp.br srmontoro@dequi.eel.usp.br MECÂNICA DOS FLUIDOS ENGENHARIA FÍSICA AULA 2...CONTINUAÇÃO...

Leia mais

2 Fundamentos Teóricos

2 Fundamentos Teóricos Fundamentos Teóricos.1.Propriedades Físicas dos Fluidos Fluidos (líquidos e gases) são corpos sem forma própria; podem se submeter a variações grandes da forma sob a ação de forças; quanto mais fraca a

Leia mais

FENÔMENOS DE TRANSPORTES AULA 7 E 8 EQUAÇÕES DA ENERGIA PARA REGIME PERMANENTE

FENÔMENOS DE TRANSPORTES AULA 7 E 8 EQUAÇÕES DA ENERGIA PARA REGIME PERMANENTE FENÔMENOS DE TRANSPORTES AULA 7 E 8 EQUAÇÕES DA ENERGIA PARA REGIME PERMANENTE PROF.: KAIO DUTRA Equação de Euler Uma simplificação das equações de Navier-Stokes, considerando-se escoamento sem atrito

Leia mais

LOQ Fenômenos de Transporte I

LOQ Fenômenos de Transporte I LOQ 4083 - Fenômenos de Transporte I FT I 07 Equações básicas na forma integral para o volume de controle Prof. Lucrécio Fábio dos Santos Departamento de Engenharia Química LOQ/EEL Atenção: Estas notas

Leia mais

FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 5 FLUIDOS

FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 5 FLUIDOS FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 5 FLUIDOS PROF.: KAIO DUTRA O que é um Fluido um fluido ao contrário de um sólido, é uma substância que pode escoar, os fluidos assumem a forma dos recipientes

Leia mais

LOQ Fenômenos de Transporte I

LOQ Fenômenos de Transporte I LOQ 4083 - Fenômenos de Transporte I FT I 1 Considerações de energia no escoamento em tubos e perda de carga Prof. Lucrécio Fábio dos Santos epartamento de Engenharia Química LOQ/EEL Atenção: Estas notas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL ENGENHARIA CIVIL APOSTILA

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL ENGENHARIA CIVIL APOSTILA UNIPLAN CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL ENGENHARIA CIVIL APOSTILA FENÔMENOS DE TRANSPORTE NP2 DANIEL PETERS GUSMÃO MEIRA 2018 Conteúdo FENÔMENOS DE TRANSPORTE... 1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO...

Leia mais

Fenômeno de Transportes A PROFª. PRISCILA ALVES

Fenômeno de Transportes A PROFª. PRISCILA ALVES Fenômeno de Transportes A PROFª. PRISCILA ALVES PRISCILA@DEMAR.EEL.USP.BR Proposta do Curso Critérios de Avaliação e Recuperação Outras atividades avaliativas Atividades experimentais: Será desenvolvida

Leia mais

Mecânica dos Fluidos Formulário

Mecânica dos Fluidos Formulário Fluxo volúmétrico através da superfície Mecânica dos Fluidos Formulário Fluxo mássico através da superfície Teorema do transporte de Reynolds Seja uma dada propriedade intensiva (qtd de por unidade de

Leia mais

Mecânica dos Fluidos

Mecânica dos Fluidos Mecânica dos Fluidos Estática dos Fluidos Prof. Universidade Federal do Pampa BA000200 Campus Bagé 12 e 13 de março de 2017 Estática dos Fluidos 1 / 28 Introdução Estática dos Fluidos 2 / 28 Introdução

Leia mais

ENGENHARIA FÍSICA. Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos)

ENGENHARIA FÍSICA. Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos) ENGENHARIA FÍSICA Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos) Prof. Dr. Sérgio R. Montoro sergio.montoro@usp.br srmontoro@dequi.eel.usp.br MECÂNICA DOS FLUIDOS ENGENHARIA FÍSICA AULA 3 PRESSÃO PRESSÃO

Leia mais

ENGENHARIA FÍSICA. Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos)

ENGENHARIA FÍSICA. Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos) ENGENHARIA FÍSICA Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos) Prof. Dr. Sérgio R. Montoro sergio.montoro@usp.br srmontoro@dequi.eel.usp.br MECÂNICA DOS FLUIDOS ENGENHARIA FÍSICA AULA 5 CINEMÁTICA

Leia mais

Fundamentos da Lubrificação e Lubrificantes Aula 4 PROF. DENILSON J. VIANA

Fundamentos da Lubrificação e Lubrificantes Aula 4 PROF. DENILSON J. VIANA Fundamentos da Lubrificação e Lubrificantes Aula 4 PROF. DENILSON J. VIANA Introdução à Lubrificação Lubrificação É o fenômeno de redução do atrito entre duas superfícies em movimento relativo por meio

Leia mais

AULA 4 CINEMÁTICA DOS FLUIDOS EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE. Prof. Gerônimo V. Tagliaferro

AULA 4 CINEMÁTICA DOS FLUIDOS EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE. Prof. Gerônimo V. Tagliaferro AULA 4 CINEMÁTICA DOS FLUIDOS EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE Prof. Gerônimo V. Tagliaferro Regimes ou movimentos variado e permanente Regime permanente é aquele em que as propriedades do fluido são invariáveis

Leia mais

As forças que atuam em um meio contínuo: Forças de massa ou de corpo: todo o corpo peso e centrífuga Forças de superfície: sobre certas superfícies

As forças que atuam em um meio contínuo: Forças de massa ou de corpo: todo o corpo peso e centrífuga Forças de superfície: sobre certas superfícies Hidráulica Revisão de alguns conceitos Propriedades Físicas dos Fluidos Forças, esforços e pressão (tensão) As forças que atuam em um meio contínuo: Forças de massa ou de corpo: distribuídas de maneira

Leia mais

Fenômenos de Transporte Aula- Equação da energia

Fenômenos de Transporte Aula- Equação da energia Fenômenos de Transporte Aula- Equação da energia para regime permanente Professor: Gustavo Silva 1 Introdução Como já visto, através da equação da continuidade é possível realizar o balanço das vazões

Leia mais

Sólido. Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET-SP. Mecânica dos fluidos

Sólido. Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET-SP. Mecânica dos fluidos Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET-SP Mecânica dos fluidos Caruso - 999/008 Sólido Um corpo sólido, elástico, quando submetido a uma tensão de cisalhamento inicia um deslocamento (ou se rompe)

Leia mais

HIDRODINÂMICA. Princípios gerais do movimento dos fluidos. Teorema de Bernoulli

HIDRODINÂMICA. Princípios gerais do movimento dos fluidos. Teorema de Bernoulli HIDRODINÂMICA Princípios gerais do movimento dos fluidos. Teorema de Bernoulli Movimento dos fluidos perfeitos A hidrodinâmica tem por objeto o estudo do movimento dos fluidos. Consideremos um fluido perfeito

Leia mais

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM KIT DIDÁTICO DE PERDA DE CARGA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM KIT DIDÁTICO DE PERDA DE CARGA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM KIT DIDÁTICO DE PERDA DE CARGA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA AUTOR(ES): RAPHAEL

Leia mais

Introdução. ücalor transferido a um dispositivo(caldeira ou compressor); ütrabalho feito por um objeto ( bomba ou turbina);

Introdução. ücalor transferido a um dispositivo(caldeira ou compressor); ütrabalho feito por um objeto ( bomba ou turbina); Equação da Energia Introdução Muitos problemas envolvendo o movimento dos fluidos exigem que a primeira lei da termodinâmica, também chamada equação da energia, seja usada para relacionar as quantidades

Leia mais

3.1- Escoamento É a mudança de forma do fluido sob a ação de um esforço tangencial.

3.1- Escoamento É a mudança de forma do fluido sob a ação de um esforço tangencial. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Campus Bagé SEMESTRE: 2013/2 CURSOS: ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO/ ENGENHARIA DE PRODUÇÃO COMPONENTE CURRICULAR: FENÔMENOS DE TRANSPORTE (BA000200) PROFESSOR: Marcilio Machado

Leia mais

AULA 6 ESCOAMENTO PERMANENTE DE FLUIDO INCOMPRESSÍVEL EM CONDUTOS FORÇADOS. Prof. Geronimo Virginio Tagliaferro

AULA 6 ESCOAMENTO PERMANENTE DE FLUIDO INCOMPRESSÍVEL EM CONDUTOS FORÇADOS. Prof. Geronimo Virginio Tagliaferro AULA 6 ESCOAMENTO PERMANENTE DE FLUIDO INCOMPRESSÍVEL EM CONDUTOS FORÇADOS Prof. Geronimo Virginio Tagliaferro DEFINIÇÕES DEFINIÇÕES A seguir, serão introduzidas definições e conceitos utilizados ao longo

Leia mais

+ MECÂNICA DOS FLUIDOS. n DEFINIÇÃO. n Estudo do escoamento de li quidos e gases (tanques e tubulações) n Pneuma tica e hidraúlica industrial

+ MECÂNICA DOS FLUIDOS. n DEFINIÇÃO. n Estudo do escoamento de li quidos e gases (tanques e tubulações) n Pneuma tica e hidraúlica industrial Mecânica Sólidos INTRODUÇÃO MECÂNICA DOS FLUIDOS FBT0530 - FÍSICA INDUSTRIAL PROFA. JULIANA RACT PROFA. MARINA ISHII 2018 Fluidos O que é um fluido? MECÂNICA DOS FLUIDOS PROPRIEDADE SÓLIDOS LÍQUIDOS GASES

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS AULA 3 ROTEIRO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS AULA 3 ROTEIRO 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS LEB 047 HIDRÁULICA Prof. Fernando Campos Mendonça AULA 3 ROTEIRO Tópicos da aula 3:

Leia mais

Densidade relativa é a razão entre a densidade do fluido e a densidade da água:

Densidade relativa é a razão entre a densidade do fluido e a densidade da água: MECÂNICA DOS FLUIDOS 1.0 Hidrostática 1.1 Definições O tempo que determinada substância leva para mudar sua forma em resposta a uma força externa determina como tratamos a substância, se como um sólido,

Leia mais

Capítulo 6: Escoamento Externo Hidrodinâmica

Capítulo 6: Escoamento Externo Hidrodinâmica Capítulo 6: Escoamento Externo Hidrodinâmica Conceitos fundamentais Fluido É qualquer substância que se deforma continuamente quando submetido a uma tensão de cisalhamento, ou seja, ele escoa. Fluidos

Leia mais

Introdução aos Fluidos em Movimento Tipos de Escoamentos

Introdução aos Fluidos em Movimento Tipos de Escoamentos Introdução aos Fluidos em Movimento Tipos de Escoamentos Aula 3 de PME3230 Descrição Euleriana e Lagrangeana Linhas de Corrente e de Trajetória Aceleração Prof. Marcos Tadeu Pereira Classificações possíveis

Leia mais

Fundamentos da Mecânica dos Fluidos

Fundamentos da Mecânica dos Fluidos Fundamentos da Mecânica dos Fluidos 1 - Introdução 1.1. Algumas Características dos Fluidos 1.2. Dimensões, Homogeneidade Dimensional e Unidades 1.2.1. Sistemas de Unidades 1.3. Análise do Comportamentos

Leia mais

Hidrodinâmica. A hidrodinâmica objetiva o estudo do movimento dos fluidos

Hidrodinâmica. A hidrodinâmica objetiva o estudo do movimento dos fluidos Hidrodinâmica A hidrodinâmica objetiva o estudo do movimento dos fluidos 1. Vazão ou Descarga. Vazão ou descarga numa determinada seção é o volume do líquido que atravessa essa seção, na unidade de tempo.

Leia mais

Por isso, quem mata o tempo é suicida! Aula 3 de FT

Por isso, quem mata o tempo é suicida! Aula 3 de FT Por isso, quem mata o tempo é suicida! Aula 3 de FT Quais são os tipos de tensões? O quociente força pela área da superfície onde ela é exercida é denominado de tensão. Consequências! Na mecânica as principais

Leia mais

onde v m é a velocidade média do escoamento. O 2

onde v m é a velocidade média do escoamento. O 2 Exercício 41: São dadas duas placas planas paralelas à distância de 1 mm. A placa superior move-se com velocidade de m/s, enquanto a inferior é fixa. Se o espaço entre a placas é preenchido com óleo de

Leia mais

Fenômenos de Transporte I Aula 01

Fenômenos de Transporte I Aula 01 Fenômenos de Transporte I Aula 01 O que são fluidos. Propriedades: tensão de cisalhamento, massa específica, peso específico, densidade relativa e viscosidade [1] BRUNETTI, F., Mecânica dos Fluidos, 2ª

Leia mais

Lista de Exercícios Perda de Carga Localizada e Perda de Carga Singular

Lista de Exercícios Perda de Carga Localizada e Perda de Carga Singular Lista de Exercícios Perda de Carga Localizada e Perda de Carga Singular 1. (Petrobrás/2010) Um oleoduto com 6 km de comprimento e diâmetro uniforme opera com um gradiente de pressão de 40 Pa/m transportando

Leia mais

FENÔMENOS DE TRANSPORTE Definições e Conceitos Fundamentais

FENÔMENOS DE TRANSPORTE Definições e Conceitos Fundamentais FENÔMENOS DE TRANSPORTE Definições e Conceitos Fundamentais CAPÍTULO 1. DEFINIÇÕES E CONCEITOS FUNDAMENTAIS 1 FENÔMENOS DE TRANSPORTE A expressão Fenômenos de transporte refere-se ao estudo sistemático

Leia mais

Fenômeno dos Transportes I

Fenômeno dos Transportes I Fenômeno dos Transportes I Prof. Daniel Lucas 1 Semestre 2017 1 Ementa do Curso: Mecânica dos Fluidos: Conteúdo Programático Definições e Propriedades Físicas dos Fluidos; Estudo da viscosidade Lei de

Leia mais

Mecânica dos Fluidos

Mecânica dos Fluidos Mecânica dos Fluidos Cinemática dos Fluidos: Balanço Global de Energia Prof. Universidade Federal do Pampa BA000200 Campus Bagé 03 e 04 de abril de 2017 Cinemática dos Fluidos, Parte 2 1 / 28 Balanço de

Leia mais

Máquinas de Fluxo Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos

Máquinas de Fluxo Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos Máquinas de Fluxo Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos Máquinas de Fluxo: Resumo Máquinas de fluxo: Motor - energia

Leia mais

FENÔMENOS DE TRANSPORTES

FENÔMENOS DE TRANSPORTES FENÔMENOS DE TRANSPORTES AULA 6 CINEMÁTICA DOS FLUIDOS PROF.: KAIO DUTRA Conservação da Massa O primeiro princípio físico para o qual nós aplicamos a relação entre as formulações de sistema e de volume

Leia mais

Estática dos Fluidos

Estática dos Fluidos Estática dos Fluidos Pressão 1 bar = 10 5 Pa 1 atm = 101.325 Pa Pressão em um Ponto A pressão parece ser um vetor, entretanto, a pressão em qualquer ponto de um fluido é igual em todas as direções. Ou

Leia mais

LOQ Fenômenos de Transporte I

LOQ Fenômenos de Transporte I LOQ 4083 - Fenômenos de Transporte I FT I 09 Primeira Lei da Termodinâmica Prof. Lucrécio Fábio dos Santos Departamento de Engenharia Química LOQ/EEL Atenção: Estas notas destinam-se exclusivamente a servir

Leia mais

FENÔMENOS DE TRANSPORTES

FENÔMENOS DE TRANSPORTES FENÔMENOS DE TRANSPORTES AULA 10 ESCOAMENTO INTERNO INCOMPRESSÍVEL PROF.: KAIO DUTRA Escoamento Interno e Externo Escoamentos internos ou em dutos: São escoamentos completamente envoltos por superfícies

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II FLUIDOS. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II FLUIDOS. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II FLUIDOS Prof. Bruno Farias Fluidos Os fluidos desempenham um papel vital em muitos aspectos

Leia mais

Transferência de Calor

Transferência de Calor Transferência de Calor Escoamento Interno - Parte 2 Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade Federal

Leia mais

AULA 2 DEFINIÇÃO DE FLUIDO, CONCEITOS E PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS

AULA 2 DEFINIÇÃO DE FLUIDO, CONCEITOS E PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS AULA 2 DEFINIÇÃO DE FLUIDO, CONCEITOS E PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS INTRODUÇÃO Mecânica dos Fluidos é a ciência que estuda o comportamento físico dos fluidos, assim como as leis que regem esse comportamento.

Leia mais

Hidrodinâmica. dm dt. d dt FORMA INTEGRAL DA EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE (CONSERVAÇÃO DE MASSA): Mecânica dos Fluidos - Professor Eduardo Loureiro

Hidrodinâmica. dm dt. d dt FORMA INTEGRAL DA EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE (CONSERVAÇÃO DE MASSA): Mecânica dos Fluidos - Professor Eduardo Loureiro FORMA INTEGRAL DA EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE (CONSERVAÇÃO DE MASSA): Considere um Volume de Controle indeformável (Região II) A Região I é definida de tal forma que sua massa entra no V.C. no intervalo de

Leia mais

HIDROSTÁTICA. Priscila Alves

HIDROSTÁTICA. Priscila Alves HIDROSTÁTICA Priscila Alves priscila@demar.eel.usp.br OBJETIVOS Exemplos a respeito da Lei de Newton para viscosidade. Variação da pressão em função da altura. Estática dos fluidos. Atividade de fixação.

Leia mais

4.6. Experiência do tubo de Pitot

4.6. Experiência do tubo de Pitot 4.6. Experiência do tubo de Pitot 98 O tubo de Pitot serve para determinar a velocidade real de um escoamento. Na sua origem, poderia ser esquematizado como mostra a figura 33. Figura 33 que foi extraída

Leia mais

Escoamento em uma curva:

Escoamento em uma curva: Escoamento em uma curva: A vazão de ar nas condições padrões, num duto plano, deve ser determinada pela instalação de tomadas de pressão numa curva. O duto tem 0,3 m de profundidade por 0,1 m de largura.

Leia mais

AULA 4 CINEMÁTICA DOS FLUIDOS EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE. Prof. Gerônimo V. Tagliaferro

AULA 4 CINEMÁTICA DOS FLUIDOS EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE. Prof. Gerônimo V. Tagliaferro AULA 4 CINEMÁTICA DOS FLUIDOS EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE Prof. Gerônimo V. Tagliaferro Regimes ou movimentos variado e permanente Regime permanente é aquele em que as propriedades do fluido são invariáveis

Leia mais

capítulo 1 NOTAS INTRODUTÓRIAS ESTADOS DE AGREGAÇÃO DA MATÉRIA LÍQUIDOS E GASES FORÇAS EXTERNAS 19

capítulo 1 NOTAS INTRODUTÓRIAS ESTADOS DE AGREGAÇÃO DA MATÉRIA LÍQUIDOS E GASES FORÇAS EXTERNAS 19 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 13 capítulo 1 NOTAS INTRODUTÓRIAS 17 1.1 ESTADOS DE AGREGAÇÃO DA MATÉRIA 17 1.2 LÍQUIDOS E GASES 18 1.3 FORÇAS EXTERNAS 19 capítulo 2 SISTEMAS DE UNIDADES DE MEDIDA 21 2.1 GRANDEZAS,

Leia mais

Quarta aula. Segundo semestre de 2015

Quarta aula. Segundo semestre de 2015 Quarta aula Segundo semestre de 2015 Exercícios Ex 2 Se a pressão em A é 36500 Pa, especifique a pressão em B na escala absoluta. Dado: pressão atmosférica igual a 95200 Pa. Exercícios (cont.) Ex 4 Se

Leia mais

Hidráulica princípios básicos

Hidráulica princípios básicos Hidráulica princípios básicos Hidráulica e Mecânica dos Fluidos o Hidráulica Líquidos Até pouco tempo todo o trabalho se limitava à água. o Mecânica dos Fluidos Líquidos e gases. Hidráulica: representa

Leia mais

Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa. Turma Farmácia- 4º Termo

Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa. Turma Farmácia- 4º Termo Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Turma Farmácia- 4º Termo A Mecânica dos Fluidos é a parte da mecânica aplicada que estuda o comportamento dos fluidos em repouso e em movimento A fluidização é empregada

Leia mais

Retardado: quando o módulo da velocidade diminui no decorrer. do tempo. Nesse caso teremos: v. e a têm sinais contrários. Movimento Uniforme (M.U.

Retardado: quando o módulo da velocidade diminui no decorrer. do tempo. Nesse caso teremos: v. e a têm sinais contrários. Movimento Uniforme (M.U. Cinemática Escalar Conceitos Básicos Espaço (S) O espaço de um móvel num dado instante t é dado pelo valor da medida algébrica da sua distância até a origem dos espaços O. Retardado: quando o módulo da

Leia mais

Conservação da energia em forma integral

Conservação da energia em forma integral Conservação da energia em forma integral J. L. Baliño Departamento de Engenharia Mecânica Escola Politécnica - Universidade de São Paulo Apostila de aula Conservação da energia em forma integral 1 / 19

Leia mais

PME Escoamento Viscoso em Condutos. Características Gerais Escoamento laminar Noções de camada limite. Alberto Hernandez Neto

PME Escoamento Viscoso em Condutos. Características Gerais Escoamento laminar Noções de camada limite. Alberto Hernandez Neto PME 330 Escoamento Viscoso em Condutos Características Gerais Escoamento laminar Noções de camada limite Alberto Hernandez Neto PME 330 - MECÂNICA DOS FLUIDOS I - Alberto Hernandez Neto Escoamento viscoso

Leia mais

Capítulo 6: Escoamento Externo Hidrodinâmica

Capítulo 6: Escoamento Externo Hidrodinâmica Capítulo 6: Escoamento Externo Hidrodinâmica Arrasto viscoso e de pressão Arrasto total Campo de escoamento Linhas de corrente: definidas como a linha contínua que é tangente aos vetores velocidade ao

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I Profa. Lívia Chaguri E-mail: lchaguri@usp.br Conteúdo Bombas Parte 1 - Introdução - Classificação - Bombas sanitárias - Condições

Leia mais

A viscosidade 35 Grandeza física transporta e sentido da transferência 35 Experiência 03: o modelo do baralho 35 Modelo de escoamento em regime

A viscosidade 35 Grandeza física transporta e sentido da transferência 35 Experiência 03: o modelo do baralho 35 Modelo de escoamento em regime SUMÁRIO I. Introdução Portfolio de Fenômenos de Transporte I 1 Algumas palavras introdutórias 2 Problema 1: senso comum ciência 4 Uma pequena história sobre o nascimento da ciência 5 Das Verdades científicas

Leia mais

Regimes de escoamentos

Regimes de escoamentos Universidade Regional do Cariri URCA Pró Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação da Construção Civil Disciplina: Hidráulica Aplicada Regimes de escoamentos Renato de Oliveira Fernandes Professor Assistente

Leia mais

Introdução e Conceitos Básicos

Introdução e Conceitos Básicos Introdução e Conceitos Básicos Definição de Fluido Fluido é uma substância que não tem forma própria, assume o formato do recipiente. São, portanto, os líquidos e gases (em altas temperaturas o plasma)

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - FENÔMENO DE TRANSPORTES II. Revisão Conservação de Energia e Massa

LISTA DE EXERCÍCIOS - FENÔMENO DE TRANSPORTES II. Revisão Conservação de Energia e Massa LISTA DE EXERCÍCIOS - FENÔMENO DE TRANSPORTES II Revisão Conservação de Energia e Massa 1) Determinar a velocidade do jato de líquido no orifício do tanque de grande dimensões da figura abaixo. Considerar

Leia mais

Fenômenos de Transferência FEN/MECAN/UERJ Prof Gustavo Rabello 2 período 2014 lista de exercícios 06/11/2014. Conservação de Quantidade de Movimento

Fenômenos de Transferência FEN/MECAN/UERJ Prof Gustavo Rabello 2 período 2014 lista de exercícios 06/11/2014. Conservação de Quantidade de Movimento Fenômenos de Transferência FEN/MECAN/UERJ Prof Gustavo Rabello 2 período 2014 lista de exercícios 06/11/2014 Conservação de Quantidade de Movimento 1. A componente de velocidade v y de um escoamento bi-dimensional,

Leia mais

EN Escoamento interno. Considerações fluidodinâmicas e térmicas

EN Escoamento interno. Considerações fluidodinâmicas e térmicas Universidade Federal do ABC EN 411 - Escoamento interno. Considerações fluidodinâmicas e térmicas Considerações fluidodinâmicas Escoamento laminar dentro de um tubo circular de raio r o, onde o fluido

Leia mais

Conceituar e equacionar o comportamento dos fluidos para o embasamento de aplicações de engenharia.

Conceituar e equacionar o comportamento dos fluidos para o embasamento de aplicações de engenharia. 2 Ementa Hidrostática: equação fundamental; equilíbrio absoluto e relativo; variação de pressões no interior de um fluído em equilíbrio; esforços sobre superfícies imersas nos fluídos; princípio de Arquimedes.

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais Mecânica dos Fluidos Física II Prof. Roberto Claudino Ferreira ÍNDICE ) - Introdução; ) - Densidade; 3) - Pressão;

Leia mais

Física I 2010/2011. Aula 19. Mecânica de Fluidos II

Física I 2010/2011. Aula 19. Mecânica de Fluidos II Física I 2010/2011 Aula 19 Mecânica de Fluidos II Fluidos Capítulo 14: Fluidos 14-7 Fluidos Ideais em Movimento 14-8 A Equação da Continuidade 14-9 O Princípio de Bernoulli 2 Tipos de Fluxo ou Caudal de

Leia mais

ENGENHARIA FÍSICA. Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos)

ENGENHARIA FÍSICA. Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos) ENGENHARIA FÍSICA Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos) Prof. Dr. Sérgio R. Montoro sergio.montoro@usp.br srmontoro@dequi.eel.usp.br Objetivos da Disciplina Apresentar noções de mecânica dos

Leia mais

Exercício 136 Dado: Exercício 137

Exercício 136 Dado: Exercício 137 Exercício 136: O trecho da instalação de bombeamento representado a seguir, transporta óleo com uma vazão de 19,6 m³/h. Na temperatura de escoamento o óleo apresenta massa específica igual a 936 kg/m³;

Leia mais

LOQ Fenômenos de Transporte I. FT I 02 Conceitos básicos. Prof. Lucrécio Fábio dos Santos. Departamento de Engenharia Química LOQ/EEL

LOQ Fenômenos de Transporte I. FT I 02 Conceitos básicos. Prof. Lucrécio Fábio dos Santos. Departamento de Engenharia Química LOQ/EEL LOQ 4083 - Fenômenos de Transporte I FT I 02 Conceitos básicos Prof. Lucrécio Fábio dos Santos Departamento de Engenharia Química LOQ/EEL Atenção: Estas notas destinam-se exclusivamente a servir como roteiro

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=aiymdywghfm

https://www.youtube.com/watch?v=aiymdywghfm Exercício 106: Um medidor de vazão tipo venturi é ensaiado num laboratório, obtendose a curva característica abaixo. O diâmetro de aproximação e o da garganta são 60 mm e 0 mm respectivamente. O fluido

Leia mais

Conceituar e equacionar o comportamento dos fluidos para o embasamento de aplicações de engenharia.

Conceituar e equacionar o comportamento dos fluidos para o embasamento de aplicações de engenharia. ESCOLA DE ENGENHARIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ENG 4281 FENÔMENOS DE TRANSPORTE Professor: D.Sc. Felipe Corrêa Veloso dos Santos Plano da disciplina 2017.1 Turma A02 EMENTA Hidrostática: equação fundamental;

Leia mais

Fenômenos de Transporte I. Prof. Gerônimo Virgínio Tagliaferro

Fenômenos de Transporte I. Prof. Gerônimo Virgínio Tagliaferro Fenômenos de Transporte I Prof. Gerônimo Virgínio Tagliaferro Ementa 1) Bases conceituais para o estudo dos Fenômenos de transporte 2) Propriedades gerais dos fluidos 3) Cinemática dos fluidos:. 4) Equações

Leia mais

Licenciatura em Engenharia do Ambiente. Exercícios de Mecânica dos Fluidos

Licenciatura em Engenharia do Ambiente. Exercícios de Mecânica dos Fluidos Licenciatura em Engenharia do Ambiente Exercícios de Mecânica dos Fluidos 1 Propriedades dos fluidos 1. A hipótese de meio contínuo no estudo da mecânica dos Fluidos permite o uso do conceito de velocidade

Leia mais