Curso online de 6 Sigma (Gestão da Qualidade)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso online de 6 Sigma (Gestão da Qualidade)"

Transcrição

1 Curso online de 6 Sigma (Gestão da Qualidade) Não é necessário se cadastrar ou fazer provas. Você estuda e se certifica por isso. Bom aprendizado! Todos os direitos reservados

2 Conteúdo CARGA HORÁRIA NO CERTIFICADO: 5 0 HORAS Conteúdo Programático 1. 6 Sigma 2. Conceitos básicos do 6 Sigma 3. 6 Sigma Vs Qualidade Total 4. Metodologia DMAIC 5. Participantes do 6 sigma 6. Considerações finais

3 6 Sigma Capítulo 1 6 Sigma Oferecer bens, produtos ou serviços com a mínima variação possível Sigma é uma letra grega empregada em estatística, e significa desvio-padrão, que nada mais é do que a medida da variação que um conjunto de dados sofre. O objetivo é descobrir o que os clientes querem e fornecerlhes sempre o mesmo produto, bem ou serviço com a mínima variação possível, ou seja, é fornecer o produto, bem ou serviço conforme foi combinado com o cliente: prazo estipulado de entrega; qualidade combinada; quantidade solicitada e o preço estabelecido.

4 Arte: Prêmio Malcolm Baldrige

5 Surgiu na década de 80 A metodologia do 6 Sigma surgiu na década de 80, quando a Motorola concorreu e ganhou um prêmio nacional da qualidade nos Estados Unidos, o Malcolm Baldrige. E foi aí que se ouviu falar a primeira vez na metodologia 6 Sigma, que é uma marca registrada da Motorola, e que teve como precursores Mike Harry e, posteriormente, Bob Galvin presidente da Motorola dos EUA, na época. Basicamente, a empresa entendia que não bastava somente o atendimento das especificações, mas sim reduzir as variações dos processos. O 6 Sigma é usado como um parâmetro para comparar o nível de qualidade de processos, operações, produtos, características, equipamentos, máquinas, divisões e departamentos, entre outros, e, dessa forma, com Bob Galvin no comando, a Motorola iniciou a análise de variação em todas as atividades da empresa, adotando como meta o Seis Sigma para todas as ações, que é de 3,4 partes por milhão de unidades defeituosas, ou seja, buscando praticamente zero de defeito, erro ou falha em determinado procedimento. A decisão da Motorola de focar na qualidade de suas ações por meio dessa metodologia tinha como intuito a tentativa de contornar a redução de participação de mercado, custos mais elevados comparados aos das operações japonesas, além de um maior nível de satisfação dos clientes frente à qualidade dos produtos japoneses. E deu certo.

6 Muito antes de pensarmos no Seis Sigma, fizemos uma reunião de executivos. Nessa ocasião, Art Sundy, diretor da área de rádios bidirecionais, declarou: Nossa qualidade é nojenta. Tínhamos 85% do Market Share mundial e estávamos conseguindo um crescimento de dois dígitos. A despeito disso, todos nós diretores levamos Sundy a sério. Rapidamente, percebemos que, se conseguíssemos controlar a variação na produção, poderíamos fazer funcionar todas as peças e processos e alcançar um resultado final de 3,4 defeitos por milhão de oportunidades, ou seja, um nível Seis Sigma. Nosso pessoal cunhou o termo e ele pegou. Era prático, pois as pessoas entendiam que, quando se consegue controlar a variação, é possível obter resultados notáveis. Bob Galvin em entrevista para a Revista HSM Educação Executiva

7 Capítulo 2 Conceitos Conceitos Básicos Básicos do do 66 Sigma Sigma Na metodologia 6 Sigma determina-se, em cada etapa, qual a melhor estratégia e ferramentas que devem ser usadas para aperfeiçoar a qualidade dos processos. É importante ressaltar que a metodologia pode ser aplicada em qualquer tipo de processo, ou seja, qualquer área como finanças, recursos humanos, vendas, contabilidade pode utilizar a metodologia para melhorar os seus processos. Todos os processos são passíveis de melhorias! Todas as empresas têm tais processos, entretanto, normalmente só levam em consideração a área da produção, o que é um grande erro. Há dois pontos interessantes na metodologia 6 Sigma. O primeiro deles é que, em qualquer processo, primeiro são aplicadas as ferramentas básicas e, somente se necessário, técnicas mais avançadas serão utilizadas. O outro ponto é que todos os funcionários da empresa podem estar aplicando a metodologia para melhorias nos processos, diferentemente da metodologia da Qualidade Total, que é aplicada somente por especialistas.

8 Lembre-se que, anteriormente, falamos que Sigma é uma letra grega utilizada em estatística. Nesta metodologia do 6 Sigma, todos usam o pensamento estatístico, independentemente da área em que trabalham. O pensamento estatístico é uma lógica que parte dos seguintes princípios: Todo trabalho executado é um processo Todo processo pode sofrer alterações Para melhorar processos é preciso diminuir as variações

9 1. Todo trabalho executado é um processo Processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas. Imagine um profissional da área de compras. Ele recebe a solicitação de compra, faz levantamento de empresas que podem fornecer o material solicitado, entra em contato com as empresas e faz cotação de preços, seleciona a melhor oferta, faz o pedido, confere e recebe a mercadoria, e, só então, entrega o produto ao solicitante. Perceba que há um objetivo (solicitação de compra), mas para que este seja concluído, o objetivo passará por algumas Objetivo: Solicitação de compra Etapas: 1. Busca por fornecedores específicos 2. Contato para cotação de preços 3. Seleção da melhor oferta 4. Conferência da mercadoria 5. Entrega do produto etapas, ou seja, alguns processos.

10 2. Todo processo pode sofrer variações 3. Para melhorar processos é preciso diminuir as variações As variações ocorridas durante o processo podem ser em menor ou em maior quantidade. A variação é um fato da natureza, ou seja, sempre está presente. Entretanto, elas são controláveis, passíveis de gestão. É justamente neste ponto que a atenção e os esforços devem ser concentrados, pois a variação é a grande inimiga desta história toda. Quanto menos elas ocorrerem durante um processo, melhor este processo será. Quanto maior for seu nível de eficiência, ou seja, de acerto, maiores os níveis de qualidade.

11 O 6 Sigma, em sua aplicabilidade, é visto como: Uma filosofia, que faz parte de uma estratégia complexa, a fim de se alcançar um objetivo pré- determinado. O Seis Sigma é uma filosofia de melhoria perpétua do processo (máquina, mão-de-obra, método, metrologia, materiais, ambiente) e redução de sua variabilidade na busca interminável de zero defeito, tendo sua estratégia baseada na inter-relação que existe entre o projeto de um produto, sua fabricação, sua qualidade final e sua confiabilidade, ciclo de controle, inventários, reparos no produto, sucata e defeitos, assim como falhas em tudo o que é feito no processo de entrega de um produto a um cliente e o grau de influência que eles possam ter sobre a satisfação do mesmo. O objetivo é simples: levar uma organização a ser a melhor do ramo. É uma viagem intrépida em busca da redução da variação, defeitos, erros e falhas. É estender a qualidade para além das expectativas do cliente. Oferecendo mais, os consumidores também irão querer comprar mais.

12 O número de Sigmas é uma medida da performance do processo Quanto maior o número de Sigmas, menor a variabilidade do processo. Processos com muita variabilidade têm alta probabilidade de se obter produtos fora da especificação do cliente, logo, quanto maior o número do sigma, menor deverá ser as variações indesejadas. Acompanhe a tabela abaixo:

13 Por fim, a metodologia entende que: 1. Defeito é qualquer coisa que bloqueie ou iniba um processo de atingir maior produtividade 2. CTQs são os aspectos mais importantes para o cliente, em um produto 3. O conceito de cliente no 6 sigma é mais amplo; enfatiza-se os clientes internos e os clientes externos 4. Produtos também são vistos no sentido mais amplo

14 1. Defeito é qualquer coisa que bloqueie ou iniba um processo de atingir maior produtividade 2. CTQs são os aspectos mais importantes para o cliente, em um produto No 6 Sigma, este conceito é mais amplo, concebendo um defeito também como um possível problema de produtividade. Clientes têm necessidades e exigências ao adquirirem produtos ou serviços, porém, algumas são mais importantes ou mais vitais do que outras. Explicando melhor: pode haver um processo que não produza defeitos, mas que pudesse ser feito com uma produtividade maior, então, teríamos uma oportunidade de melhoria. Logo, para o 6 Sigmas este processo tem um defeito. Estas necessidades e exigências mais importantes são o que chamamos de CTQs (Critical to Quality), ou seja, Características Críticas da Qualidade.

15 3. O conceito de cliente no 6 sigma é mais amplo; enfatiza-se os clientes internos e os clientes externos 4. Produtos também são vistos no sentido mais amplo Consideramos clientes internos aqueles de outras áreas da sua empresa, e clientes externos aqueles que compram o produto ou serviço da sua empresa, o consumidor final. Não importa se o cliente é interno ou externo, é Ao contrário de outras metodologias, o 6 Sigma pode ser usado em processos de produtos palpáveis (bens) ou para serviços, além de poder ser implantada em todos os tipos de empresas (indústrias, mineradoras, bancos, etc.) e tamanhos (micro, pequena, média e grande), desde que se tenha a cultura de qualidade. importante que o processo tenha a menor variação possível, pois pode ser que o seu cliente interno precise do trabalho vindo de outro colega para completar o processo do produto ou serviço que será entregue ao consumidor final. Além disso, O 6 Sigma é frequentemente confundido com a metodologia da Qualidade Total, porque são aparentemente similares. Entretanto, a diferença entre eles está nos resultados obtidos. Falaremos sobre isso adiante.

16 Capítulo 3 6 Sigma Vs 6 Sigma Vs Qualidade Total Qualidade Total Qualidade: uma questão indispensável A qualidade é uma necessidade para as empresas que querem se estabelecer no mercado globalizado. As empresas devem ter essa consciência e, cada vez mais, buscar melhorias para oferecer melhores produtos e/ou serviços aos clientes. No início da década de 90, diversas empresas utilizavam esforços de melhoria baseado na Gestão da Qualidade Total. Porém, não conseguiram obter o sucesso que desejavam na melhoria dos seus processos. Tempos atrás, pensava-se em obter melhorias somente em manufaturas. Atualmente, esta melhoria atinge processos mais amplos, nos mais diversos setores, e esta, é a principal característica que diferencia a metodologia do 6 Sigma com a metodologia da Qualidade Total. Alguns deslizes foram cometidos durante a implantação da Gestão da Qualidade Total, que, agora, com a metodologia 6 sigma, estão sendo corrigidas e melhoradas.

17 Principais deslizes cometidos na GQT, e como ficaram solucionados no 6 Sigma Falta de Integração: na GQT, a qualidade era considerada uma atividade paralela, separada das questões-chave da estratégia da empresa, representadas por um departamento o qual não havia ligações diretas com os resultados da empresa. Já a filosofia 6 Sigma colocou a gerência e a melhoria e a medição de processos em prática, como parte das responsabilidades diárias, especialmente de seus gerentes operacionais. Foco sobre a qualidade do produto: apesar da palavra Total fazer parte da GQT, os esforços para melhoria estavam focados apenas na qualidade dos processos de produção e não em serviços, logística, marketing e outras áreas críticas. O 6 Sigma aborda a melhoria em todos os processos da empresa, tanto administrativos quanto de produção, o que acaba sendo mais Total que a própria Gestão da Qualidade Total. Treinamento Ineficaz: os treinamentos da GQT eram focados em ensinar apenas o uso das ferramentas, esquecendo de fornecer um contexto claro sobre como fazer a melhoria funcionar. Os treinamentos do 6 Sigma, além da explicação sobre as ferramentas para melhoria, ensinam quando utilizá-la. Mudanças por partes: as diretrizes da GQT enfatizavam que as melhorias deveriam ser feitas por meio de pequenas mudanças, e não com uma mudança total do processo. No 6Sigma, o foco é a melhoria e as mudanças que levam a melhoria completa, independente de sua complexidade.

18 Metodologia DMAIC Capítulo 4 Metodologia DMAIC As etapas da metodologia 6 Sigma As etapas da metodologia do 6 Sigma é chamada DMAIC. Esta sigla vem das iniciais americanas de: 1. Define (Definição) 2. Measure (Medição) 3. Analyze (Análise) 4. Improve (Melhoria) 5. Control (Controle)

19 Fases DMAIC Definição: Nesta fase, é estabelecido o que deve ser feito, ou seja, o projeto e as pessoas que participarão dele devem ser escolhidos nesta etapa. Medição: Nesta fase, deve ser avaliado como os clientes estão sendo atendidos no processo escolhido. Análise: Nesta fase, é determinado o que é importante para o processo escolhido. Melhoria: Nesta fase, é estabelecido como melhorar o processo; é feita a implantação das melhorias e também a avaliação dos resultados. Controle: Nesta fase, a empresa deve buscar manter as melhorias atingidas para evitar que o processo se deteriore no futuro.

20 Etapas de Implementação das Fases DMAIC As Etapas de implementação são divididas em: A - Estratégia B - Melhoria nos nos Processos Processos C - Difusão da Qualidade

21 Estamos em: Etapas de Implementação das Fases DMAIC Definição de processos-chave; Reunião com alta administração; Definição da estratégia de implementação; A - Estratégia Estabelecimento de um Plano Diretor; Definição de processos-chave; Seleção do processo piloto; Divulgação da cultura Seis Sigma na empresa; Cálculo dos investimentos necessários e resultados esperados.

22 Estamos em: Etapas de Implementação das Fases DMAIC Projeto de 6 Sigma já em processo-piloto, fase de testes; B - Melhoria nos nos Processos Processos Estratégia Consultoria atuando de forma mais ativa; Acompanhamento do projeto.

23 Estamos em: Etapas de Implementação das Fases DMAIC Espelho no processo piloto; A etapa da difusão da qualidade é subdividida em 3 sessões: B C - -Melhoria Difusão nos da nos Processos Qualidade Processos Estratégia 1 2 Treinamento dos conceitos de 6 Sigma para todos os funcionários; Consultoria trabalha como facilitador; Acompanhamento dos projetos; Auditoria dos projetos encerrados e em andamento. Difusão em áreas administrativas e serviços; Conceitos de 6 Sigma difundidos na empresa toda. 3 Treinamento dos fornecedores diretos e serviços associados em conceitos básicos de 6 Sigma; Integração de fornecedores nas equipes de projeto.

24 Participantes Capítulo 5 Participantes do 6 Sigma A estrutura criada na implantação do 6 Sigma caminha paralelamente com a estrutura formal da empresa. Em virtude do porte, nem todas as empresas possuem a estrutura completa, ou seja, com todas as funções necessárias. As funções existentes no 6 Sigma são: 1. Executivo Líder 2. Campeão 3. Master Black Belts (mestres cinturões negros) 4. Black Belts (cinturões negros) 5. Green Belts (cinturões verdes)

25 Arte: Participante 6 Sigma Black Belt

26 1. Executivo Líder 2. Campeão O principal responsável pela implantação do 6 Sigma é o Executivo Líder. É a pessoa responsável por conduzir e gerenciar as iniciativas do projeto. Os Campeões têm a liderança administrativa dos projetos que devem melhorar a qualidade e a produtividade. Além disso, dão suporte aos outros integrantes da equipe. Entre suas funções: tomar decisões de qual metodologia ou estratégia adotar e a seleção das pessoas que facilitarão a implantação da metodologia. Entre suas funções: selecionam, revisam e alimentam o grupo com soluções nos problemas-chave do projeto. Propiciam desenvolvimento às equipes multifuncionais da melhor forma possível nos projetos. Os campeões dão as diretrizes gerenciais para as equipes.

27 3. Master Black Belts 4. Black Belts Os Master Black Belts ajudam os campeões a escolherem novos projetos de melhoria, assim como auxiliam no treinamento. Sua liderança é mais técnica do que gerencial, como a dos campeões. Entre suas funções: dedicam tempo integral ao projeto de 6 Sigma e para isso recebem treinamento técnico intensivo para a solução de problemas complexos. Além de receberem o treinamento, são responsáveis por treinar e Eles também dedicam tempo integral aos projetos e podem treinar Green Belts. Reportam-se ao Master Black Belt ou, na ausência deste na estrutura, aos campeões. Entre suas funções: os Black Belts lideram equipes, aplicam em projetos específicos as ferramentas e os conhecimentos de técnicas estatísticas e de solução de problemas, que são obtidos por meio de treinamento. instruir os Black Belts e os Green Belts.

28 5. Green Belts Os Green Belts dedicam de 15% a 20% do seu tempo ao projeto, pois faz parte de suas tarefas diárias executar o 6 Sigma. Entre suas funções: auxiliam os Black Belts na coleta de dados e lideram projetos menos complexos. O treinamento do Green Belt é mais simples que o recebido pelo Black Belt.

29 Resumo das Funções no 6 Sigma Responsável por conduzir e gerenciar as iniciativas do grupo Possuem a liderança administrativa dos projetos que devem melhorar a Executivo líder qualidade e produtividade. Selecionam, revisam e alimentam os grupos com soluções nos problemas-chave do projeto. Campeão Green Belts Auxiliam os Black Belts na coleta de dados e lideram projetos menos complexos Ajudam os campeões a escolherem novos projetos de melhoria, bem como auxiliam no treinamento dos Black Belts e dos Green Belts Master Black Belts Black Belts Treinam e lideram equipes e aplicam em projetos as ferramentas e conhecimentos de técnicas estatísticas e de solução de problemas

30 Capítulo Considerações 6 Finais Considerações Finais Nos últimos anos muitas empresas têm investido grande parte de seus recursos na implementação do 6 Sigma em seus negócios, tendo como objetivo a melhoria de seus processos, produtos e serviços. Como consequência estas empresas alcançaram excelentes retornos financeiros que geralmente estão O resultado ou consequência da boa qualidade de um produto ou processo pode ser analisado com o aumento no lucro, fidelidade dos clientes, redução de desperdícios e erros de processo, entre outros. O programa de melhoria 6 sigma age diretamente neste contexto, ajudando muitas empresas a reduzirem dramaticamente seus custos por falhas de processo, elevando significativamente a satisfação dos clientes e aumentando dessa forma seu lucro operacional. por volta de três até onze vezes o valor investido para a implantação e manutenção do programa, ou seja, um retorno sobre o investimento, além de terem conquistado uma melhoria de sua imagem perante seus clientes devido a melhor qualidade de seus produtos e serviços. Para um aprofundamento dos conhecimentos adquiridos neste estudo, conheça também outros cursos exclusivos da Administra Brasil Cursos. Aprimore as suas habilidades gratuitamente e adquira novas competências. Sucesso!

31 Curso online de 6 Sigma (Gestão da Qualidade) Agora você já pode solicitar o certificado em seu nome por apenas R$29,90. O certificado é preenchido com o nome informado no pedido e enviado para o seu , também informado no pedido, em poucos minutos após aprovação. É simples, prático e rápido! Esperamos que tenha gostado do curso. Até a próxima!

FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA 6 SIGMA

FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA 6 SIGMA FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA 6 SIGMA PROGRAMA SEIS SIGMA O programa Seis Sigma, também conhecido como Six Sigma, foi desenvolvido pela Motorola, nos anos de 1980, porém logo se espalhou para outras

Leia mais

FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA 5S; 6 SIGMA

FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA 5S; 6 SIGMA FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA 5S; 6 SIGMA PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA O 5S se baseia em cinco passos aparentemente muito simples para embasar o desenvolvimento da qualidade. São eles: organização,

Leia mais

MODELO SEIS SIGMA. Histórico e Perspectiva Estratégica da Qualidade. TQM / Seis Sigma / ISO Ferramentas da Qualidade. Custos da Qualidade

MODELO SEIS SIGMA. Histórico e Perspectiva Estratégica da Qualidade. TQM / Seis Sigma / ISO Ferramentas da Qualidade. Custos da Qualidade Operacional Tático Sustentabilidade Serviços Estratégico MODELO SEIS SIGMA Histórico e Perspectiva Estratégica da Qualidade PRINCÍPIOS Gerenciamento das Diretrizes TQM / Seis Sigma / ISO 9000 Gestão por

Leia mais

Capítulo 7 - Seis Sigma

Capítulo 7 - Seis Sigma Chou Yen Cheng Heloá Freire João Victor Lima Letícia Harumi Nakamiti Guilherme Gamberini Talles Silva do Nascimento Thiago Peron de Marchi Henrique Provenzzano Silva Gestão da Qualidade Capítulo 7 - Seis

Leia mais

Six Sigma / Lean Six Sigma

Six Sigma / Lean Six Sigma Six Sigma / Lean Six Sigma Six Sigma / Lean Six Sigma Yellow Belt Six Sigma / Lean Six Sigma Green Belt Six Sigma / Lean Six Sigma Black Belt Six Sigma / Lean Six Sigma Master Black Belt 1 Qualificações

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Aula 09 Prof. Ewerton Monti Objetivo principal das empresas: Satisfação das necessidades das pessoas. Incluindo consumidores, empregados, acionistas, sociedade, fornecedores

Leia mais

Proc. de melhoria contínua, 6 Sigma Prof. André Jun Nishizawa Capítulo 6

Proc. de melhoria contínua, 6 Sigma Prof. André Jun Nishizawa Capítulo 6 Proc. de melhoria contínua, 6 Sigma Prof. Capítulo 6 Sumário Introdução; Níveis sigma; DMAIC; Equipes de trabalho. Introdução Desenvolvido na Motorola na década de 1980; Foi introduzido em outras organizações

Leia mais

QUALIDADE TURMA 2 GRUPO 5. 6 σ INTEGRANTES: ALEXANDRE J. T. OIDE FELIPE G. PANICIO GUSTAVO H. YAMADA

QUALIDADE TURMA 2 GRUPO 5. 6 σ INTEGRANTES: ALEXANDRE J. T. OIDE FELIPE G. PANICIO GUSTAVO H. YAMADA QUALIDADE TURMA 2 GRUPO 5 6 σ INTEGRANTES: ALEXANDRE J. T. OIDE - 8991352 FELIPE G. PANICIO - 8540821 GUSTAVO H. YAMADA 8991971 Agenda A prática 6 σ e suas características; Metodologia DMAIC; Estudo de

Leia mais

O DMAIC é um método sistemático, baseado em dados e no uso de ferramentas estatísticas, para o desenvolvimento dos projetos Lean Seis Sigma.

O DMAIC é um método sistemático, baseado em dados e no uso de ferramentas estatísticas, para o desenvolvimento dos projetos Lean Seis Sigma. O DMAIC é um método sistemático, baseado em dados e no uso de ferramentas estatísticas, para o desenvolvimento dos projetos Lean Seis Sigma. O Método DMAIC do Lean Seis Sigma Por Cristina Werkema Como

Leia mais

PME Introdução à Qualidade

PME Introdução à Qualidade 1 COMPANY NAME 1234 Long Beach Los Angeles California PME3463 - Introdução à Qualidade SEMINÁRIO: Grupo 2 Turma 3 Matheus Pires 8992113 Arthur Cimatti 8991950 Lucas Fracarolli 8991780 Diego Nazaré 8801752

Leia mais

Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma

Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma 1 2 O Grupo Voitto Unidos pela visão de se tornar referência nacional na geração de diferencial competitivo pela educação coorporativa, o Grupo Voitto oferece

Leia mais

Aula 14. Controle Total da Qualidade EAD 762

Aula 14. Controle Total da Qualidade EAD 762 Aula 14 Os consumidores percebem maior risco na compra de serviços do que na compra de produtos Controle Total da Qualidade Os consumidores usam o preço e evidências EAD 762 físicas como as maiores pistas

Leia mais

LEAN SIX SIGMA GREEN BELT - 80 Horas

LEAN SIX SIGMA GREEN BELT - 80 Horas LEAN SIX SIGMA GREEN BELT - 80 Horas Ser Lean Seis Sigma Green Belt acreditado Internacionalmente mostra ao mercado de trabalho que você tem habilidades de liderança e obtenção de resultados em projetos

Leia mais

Como implementar o Seis Sigma

Como implementar o Seis Sigma Como implementar o Seis Sigma Como toda metodologia, também o Seis Sigma para funcionar nas empresas necessita de uma técnica ou de princípios para sair do papel e dar resultados O Seis Sigma busca o aumento

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Master Black Belts em Lean Seis Sigma

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Master Black Belts em Lean Seis Sigma 1 Sem fronteiras para o conhecimento Treinamento de Master Black Belts em Lean Seis Sigma Lean Seis Sigma Definição Estratégia de negócios que busca resultados pela redução drástica da variabilidade dos

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma 1 Sem fronteiras para o conhecimento Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma Lean Seis Sigma Definição Estratégia de negócios que busca resultados pela redução drástica da variabilidade dos processos.

Leia mais

Six Sigma. Introdução à Qualidade - PME 3463 Turma 2 Grupo 6 1

Six Sigma. Introdução à Qualidade - PME 3463 Turma 2 Grupo 6 1 Six Sigma Introdução à Qualidade - PME 3463 Turma 2 Grupo 6 1 Agenda 1. Introdução 2. Elementos Chave 3. Organização 4. Metodologia 1. Define 2. Measure 3. Analyze 4. Improve 5. Control 5. Ferramentas

Leia mais

4ªJornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu 7 a 9 de Outubro de 2015, Botucatu SãoPaulo, Brasil

4ªJornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu 7 a 9 de Outubro de 2015, Botucatu SãoPaulo, Brasil WHITE BELT PARA REDUÇÃO DE PERDAS DE MATERIAIS DE EMBALAGEM EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA INDUSTRIA DO SETOR ALIMENTÍCIO NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO Karen Cristina Ciano da Silva ¹ Gilson Eduardo

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos UFSCar/Sorocaba Palestra sobre Seis Sigma. 1

Universidade Federal de São Carlos UFSCar/Sorocaba Palestra sobre Seis Sigma.   1 Programa Seis Sigma Prof. Dr. Ricardo Coser Mergulhão Prof. Dr. Júlio César Pereira Departamento de Engenharia de Produção de Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção de Sorocaba 1

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos Controle da Qualidade Total (CQT) Histórico Pré-história * Rebuscar ferramentas de caça Idade Média * Guildas - instituíam punições para os membros que produziam produtos de qualidade inferior; * Reis

Leia mais

ebook: O que é e como funciona o Seis Sigma

ebook: O que é e como funciona o Seis Sigma ebook: O que é e como funciona o Seis Sigma Sumário Introdução...4 Histórico...5 O que é problema...8 O que é Seis Sigma...11 Como resolver problemas com Seis Sigma...15 Conclusão...25 2 3 Resultados Gerados

Leia mais

Miraklon. Você conhece os CUSTOS INVISÍVEIS das atividades do seu NEGÓCIO? E seus CLIENTES? Imagine-se, agora, como um de seus clientes

Miraklon. Você conhece os CUSTOS INVISÍVEIS das atividades do seu NEGÓCIO? E seus CLIENTES? Imagine-se, agora, como um de seus clientes Miraklon Você conhece os CUSTOS INVISÍVEIS das atividades do seu NEGÓCIO? E seus CLIENTES? Imagine-se, agora, como um de seus clientes Quais são e onde estão, a cada instante, os custos invisíveis ou ocultos

Leia mais

CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP. Tópicos Especiais em Sistemas de Informação

CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP.  Tópicos Especiais em Sistemas de Informação CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Tópicos Especiais em Sistemas de Informação Faculdade de Computação Instituto

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho Indicadores de Desempenho 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho. OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

Upgrade para Black Belts em Lean Seis Sigma

Upgrade para Black Belts em Lean Seis Sigma Upgrade para Black Belts em Lean Seis Sigma 1 2 O Grupo Voitto Unidos pela visão de se tornar referência nacional na geração de diferencial competitivo pela educação coorporativa, o Grupo Voitto oferece

Leia mais

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO Menos de 10% das estratégias efetivamente formuladas são eficientemente executadas Revista Fortune Na maioria das falhas - em torno de 70% - o problema real não é estratégia ruim...

Leia mais

Estágio II. Aula 01 Qualidade de Software. Prof. MSc. Fred Viana

Estágio II. Aula 01 Qualidade de Software. Prof. MSc. Fred Viana Estágio II Aula 01 Qualidade de Software Prof. MSc. Fred Viana Agenda Qualidade de Software Definições Dimensões Qualidade e Produtividade Por que testar um software Definições de Teste Motivação Por que

Leia mais

Especialização em Métodos Estatísticos Computacionais

Especialização em Métodos Estatísticos Computacionais Gestão da Qualidade Lupércio França Bessegato Dep. Estatística/UFJF Roteiro 1. Filosofias da Qualidade e Estratégias de Gestão 2. Ciclo PDCA 3. Ferramentas de Gerenciamento 4. Seis Sigma 5. Referências

Leia mais

Personal & Executive Coaching e Leader Coaching

Personal & Executive Coaching e Leader Coaching Personal & Executive Coaching e Leader Coaching Coaching é uma palavra vinda do Inglês que significa: "treinar ou ensinar algo a alguém". O Objetivo do Coaching é desenvolver no indivíduo as habilidades

Leia mais

CERTIFICAR OU NÃO CERTIFICAR?

CERTIFICAR OU NÃO CERTIFICAR? 1º Edição CERTIFICAR OU NÃO CERTIFICAR? CERTIFICAR OU NÃO CERTIFICAR? RESPONDA Rápido, caro leitor! com a nbr ISO 9001... quem recebe o certificado? é o produto......ou a organização? qual a diferença

Leia mais

Engenharia da Qualidade. Introdução à Engenharia de Produção

Engenharia da Qualidade. Introdução à Engenharia de Produção Engenharia da Qualidade Introdução à Engenharia de Produção 1 O que é qualidade? A qualidade de um produto pode ser avaliada de várias maneiras. Definição Tradicional Significa Adequação ao Uso Definição

Leia mais

Gerenciamento Dimensional de Produtos

Gerenciamento Dimensional de Produtos Formação Avançada em Metrologia 3D Gerenciamento Dimensional de Produtos O Gerenciamento corresponde ao conjunto de operações sistêmicas destinadas a prever, evitar e reduzir a ocorrência de variações

Leia mais

ROTARY INTERNACIONAL ORGANIZAÇÃO MULTIDISTRITAL DE INFORMAÇÕES DE ROTARACT CLUBS - BRASIL EQUIPE DE PROJETOS GUIA BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTARY INTERNACIONAL ORGANIZAÇÃO MULTIDISTRITAL DE INFORMAÇÕES DE ROTARACT CLUBS - BRASIL EQUIPE DE PROJETOS GUIA BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTARY INTERNACIONAL ORGANIZAÇÃO MULTIDISTRITAL DE INFORMAÇÕES DE ROTARACT CLUBS - BRASIL EQUIPE DE PROJETOS GUIA BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS 1 INTRODUÇÃO O documento apresenta de forma objetiva

Leia mais

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento Kleber A. Ribeiro Um pouco sobre o PMI PMI - Project Management Institute PMI Instituição internacional sem fins lucrativos criada em 1969 Desenvolve normas,

Leia mais

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA Muitos CEOs questionam a efetividade dos treinamentos nas empresas: alegam que é um custo desnecessário que onera o orçamento, ou pior ainda, tem medo de

Leia mais

CMM Capability Maturity Model. O que é isto???

CMM Capability Maturity Model. O que é isto??? CMM Capability Maturity Model O que é isto??? Material Didático: A.S. Afonso Pinheiro Analista de Sistemas da DBA Engenharia e Sistemas Ltda. CMM Capability Maturity Model Material didático desenvolvido

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma 1 Sem fronteiras para o conhecimento Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma Lean Seis Sigma Definição Estratégia de negócios que busca resultados pela redução drástica da variabilidade dos processos.

Leia mais

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos!

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos! A utilização do método de análise e solução de problemas O MASP é uma excelente ferramenta utilizada para análise e solução de problemas. Permite identificar de forma assertiva as causas de um determinado

Leia mais

MASP Método de Análise e Solução de Problemas

MASP Método de Análise e Solução de Problemas MASP Método de Análise e Solução de Problemas Sumário 03. A Voitto 05. Método de Análise e Solução de Problemas 06. Conteúdo Programático 09. Principais Instrutores 11. Visão dos Participantes 12. Vídeo

Leia mais

Tendências em Sistemas de Informação

Tendências em Sistemas de Informação Prof. Glauco Ruiz Tendências em Sistemas de Informação Os papéis atribuídos à função dos SI têm sido significativamente ampliados no curso dos anos. De 1950 a 1960 Processamento de Dados Sistemas de processamento

Leia mais

Treinamento de Green Belts em Lean Seis Sigma

Treinamento de Green Belts em Lean Seis Sigma Treinamento de Green Belts em Lean Seis Sigma 1 2 O Grupo Voitto Unidos pela visão de se tornar referência nacional na geração de diferencial competitivo pela educação coorporativa, o Grupo Voitto oferece

Leia mais

TÍTULO: RESOLUÇÃO DAS FALHAS ENCONTRADAS EM CAMPO RELACIONADO AO MODULO T76 UTILIZANDO A FERRAMENTA SEIS SIGMA (DMAIC)

TÍTULO: RESOLUÇÃO DAS FALHAS ENCONTRADAS EM CAMPO RELACIONADO AO MODULO T76 UTILIZANDO A FERRAMENTA SEIS SIGMA (DMAIC) 16 TÍTULO: RESOLUÇÃO DAS FALHAS ENCONTRADAS EM CAMPO RELACIONADO AO MODULO T76 UTILIZANDO A FERRAMENTA SEIS SIGMA (DMAIC) CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Gestão da Qualidade: Modelo Seis Sigma

Gestão da Qualidade: Modelo Seis Sigma Gestão da Qualidade: Modelo Seis Sigma Curso de Especialização em Gestão da Produção Prof. MSc. Artur Henrique Moellmann UNESP Universidade Estadual Paulista FEG Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá

Leia mais

Usando lean como uma forma de transformar seu modelo de negócio

Usando lean como uma forma de transformar seu modelo de negócio Cultura e Liderança Usando lean como uma forma de transformar seu modelo de negócio RONALD UCHIL O lean está entrando no Oriente Médio! Nesta entrevista, um vice-presidente sênior da Gerab National Enterprises

Leia mais

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016 Tipos de Indicadores 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho ; OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

Ajudando empresas a escalarem resultados

Ajudando empresas a escalarem resultados Ajudando empresas a escalarem resultados Seja bem vindo ao universo da BMHP Você está preste a conhecer um pouco mais sobre nossa empresa e de que forma estamos potencializando pequenas e médias empresas

Leia mais

Desenvolvimento de Negócios & Finanças Corporativas

Desenvolvimento de Negócios & Finanças Corporativas Desenvolvimento de Negócios & Finanças Corporativas 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação de estratégias,

Leia mais

Gestão por Processos. Prof. Luciel Henrique de Oliveira 1

Gestão por Processos. Prof. Luciel Henrique de Oliveira 1 Novos Modelos de Empresa Aula 3 Gestão por Processos Prof. Luciel Henrique de Oliveira luciel.oliveira@fgv.br 1 O que são processos nas empresas? Fornecedores Atividade ou Conjunto de Atividades Input

Leia mais

6 SIGMA. Alberto W. Ramos. Todos Direitos Autorais Reservados - Catho Online - Alberto W. Ramos Material de Apoio do Curso Online 6 Sigma

6 SIGMA. Alberto W. Ramos. Todos Direitos Autorais Reservados - Catho Online - Alberto W. Ramos Material de Apoio do Curso Online 6 Sigma 6 SIGMA Alberto W. Ramos Todos Direitos Autorais Reservados - Catho Online - Alberto W. Ramos Material de Apoio do Curso Online 6 Sigma APRESENTAÇÃO DO CURSO Hoje, qualidade é uma questão indispensável,

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE. Aula 7 ISO 9.000

GESTÃO DA QUALIDADE. Aula 7 ISO 9.000 GESTÃO DA QUALIDADE Aula 7 ISO 9.000 ISO International Organization for Standardization CONCEITO A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade

Leia mais

Gestão de Talentos Tupy RH -Projetos e Processos

Gestão de Talentos Tupy RH -Projetos e Processos Gestão de Talentos Tupy RH -Projetos e Processos Joinville, Fevereiro de 2013 Responsáveis: Equipe Gestão de Talentos 0 Guia para criação de metas Este Guia Rápido tem por objetivo ajudá-lo no alinhamento

Leia mais

ISO 9001: Abordagem de processo

ISO 9001: Abordagem de processo ISO 9001:2008 0.2. Abordagem de processo Apesar dos requisitos da ISO 9001 propriamente ditos só começarem no item 4 da norma, o item 0.2 Abordagem de processo, é uma exigência básica para a aplicação

Leia mais

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017 A APLICABILIDADE DA NORMA OHSAS 18001 NO SETOR MINERAL: ÊNFASE NA GEOLOGIA DE LONGO PRAZO Cristiana Aparecida da Silva 1 ; Francisco de Assis da Silva Junior 2 1,2 Universidade de Uberaba cristiana12silva@gmail.com

Leia mais

Claudemir Oribe

Claudemir Oribe P-25 - Como Escolher o Melhor Método de Avaliação para cada Tipo de Treinamento Claudemir Oribe claudemir@qualypro.com.br 31 3391-7646 Claudemir Oribe Consultor e Instrutor de T&D e Problem Solving Coordenador

Leia mais

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado Gestão de Processos Introdução Aula 1 Professor: Osmar A. Machado Algumas definições de processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou serviço

Leia mais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Empresa Deve: Ser organizada: padronização administrativa (planejamento e controle) Ter qualidade: atender a necessidade dos consumidores (prazo, preço,

Leia mais

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003)

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003) RESUMO A ISO 9001 é uma dentre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade. Ela pode ajudar a alavancar o melhor de sua organização ao lhe permitir entender seus processos de entrega de seus

Leia mais

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis Supply Chain Inspiring consumer goods sector by everis Cadeia de suprimentos (CS): Somos capazes de fornecer serviços e soluções importantes em todas as etapas do ciclo de vida de um produto. Para melhorarmos

Leia mais

Glossário de Termos da Gestão da Competência. Ações Denominação genérica de atividade de treinamento e desenvolvimento.

Glossário de Termos da Gestão da Competência. Ações Denominação genérica de atividade de treinamento e desenvolvimento. Glossário de Termos da Gestão da Competência Claudemir Oribe(*) 5 níveis de avaliação de eficácia Conjunto dos 4 métodos de avaliação de Kirkpatrick (reação, aprendizado, comportamento e impacto) mais

Leia mais

HISTÓRICO DA QUALIDADE

HISTÓRICO DA QUALIDADE As Eras da Qualidade (segundo GARVIN) HISTÓRICO DA QUALIDADE 1ª Era: da Inspeção: No final do século XVIII e principio do século XIX, a Qualidade era alcançada de uma forma muito diferente que hoje em

Leia mais

Processo e Agentes da Gestão da Qualidade

Processo e Agentes da Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade Processo e Agentes da Gestão da Qualidade Fernanda Villar Corrêa Vídeos - Empresa como Sistema - Gestão da Qualidade como Subsistema - Envolvem métodos de produção, avaliação

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18 eficaz - Aula 18 Utilizar os diferentes conhecimentos adquiridos até aqui em de para planejar e implantar um modelo de gestão eficaz. OBJETIVO NESTA AULA Conhecimento científico A universidade que queremos

Leia mais

High. Assessoria Empresarial PORTFÓLIO DE SERVIÇOS, TREINAMENTOS E PALESTRAS

High. Assessoria Empresarial PORTFÓLIO DE SERVIÇOS, TREINAMENTOS E PALESTRAS High. Assessoria Empresarial PORTFÓLIO DE SERVIÇOS, TREINAMENTOS E PALESTRAS QUEM SOMOS? A High presta serviços profissionais de controladoria, consultoria financeira e consultoria de negócios. Trabalhamos

Leia mais

2017 Templum Consultoria

2017 Templum Consultoria 2 Mapeamento de processos para Construtoras Amostragem e explicação dos processos principais de uma construtora: Estratégia, Incorporação, Comercial ou Vendas, Engenharia e Arquitetura, Planejamento de

Leia mais

Monitoramento do Processo. Indicadores. Consultor: Gabriela Barbosa

Monitoramento do Processo. Indicadores. Consultor: Gabriela Barbosa Monitoramento do Processo Indicadores Consultor: Gabriela Barbosa Objetivos Capacitar os participantes na elaboração da ferramenta de indicadores. Objetivos Conhecer conceitos de medição dos processos

Leia mais

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz 08/07/15 Vinícius Bravim, MBA, PMP Palestrante Vinícius Bravim, MBA, PMP Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV, certificado PMP (Project Management

Leia mais

GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA

GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 AFINAL, O QUE É UMA CONTROLADORIA ESTRATÉGICA? 6 COMO ELA FUNCIONA NA PRÁTICA? 10 O QUE FAZ UM CONTROLLER? 14 COMO FAZER UMA CONTROLARIA DA MELHOR

Leia mais

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão.

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Índice Introdução Diagnóstico Empresarial Departamento Financeiro e Fiscal Departamento de Recursos Humanos

Leia mais

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE Prof Me Alan Mazuco AGENDA: 1. INTRODUÇÃO 2. O CICLO PDCA 3. INDICADORES 4. BSC 5. RESUMO 1 Introdução Nesta aula vamos conhecer as formas de

Leia mais

Por que Conectar-se à Internet das coisas deve estar no topo da sua lista de projetos

Por que Conectar-se à Internet das coisas deve estar no topo da sua lista de projetos Por que Conectar-se à Internet das coisas deve estar no topo da sua lista de projetos Plataforma iot Suas coisas têm uma história para Você está ouvindo? contar a Internet das CoIsas (Iot) é ComPosta de

Leia mais

Introduç ã o e C a de ia de S uprim e ntos. L og ís tic a E m pre s a ria l

Introduç ã o e C a de ia de S uprim e ntos. L og ís tic a E m pre s a ria l Introduç ã o e C a de ia de S uprim e ntos L og ís tic a E m pre s a ria l P ro fe s s o r Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Gestão da Informação; MBA em Gestão da Qualidade e Produtividade;

Leia mais

UPGRADE LEAN SIX SIGMA BLACK BELT 80Hrs

UPGRADE LEAN SIX SIGMA BLACK BELT 80Hrs UPGRADE LEAN SIX SIGMA BLACK BELT 80Hrs Ser Lean Seis Sigma Black Belt acreditado Internacionalmente mostra ao mercado de trabalho que você tem habilidades de liderança e obtenção de resultados em projetos

Leia mais

Profa. Margarita María Dueñas Orozco

Profa. Margarita María Dueñas Orozco Profa. Margarita María Dueñas Orozco SGA: a parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 15 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

Assistente Administrativa/o I. Informação sobre o posto Brasília, DF, Brasil Prazo de candidatura: De 14 a 21 de março de 2017 Tipo de contrato:

Assistente Administrativa/o I. Informação sobre o posto Brasília, DF, Brasil Prazo de candidatura: De 14 a 21 de março de 2017 Tipo de contrato: TERMO DE REFERÊNCIA Assistente Administrativa/o I. Informação sobre o posto LOCAL: Brasília, DF, Brasil Prazo de candidatura: De 14 a 21 de março de 2017 Tipo de contrato: SSA Nível do Posto Assistente

Leia mais

3. CONCEITOS IMPORTANTES

3. CONCEITOS IMPORTANTES 3. CONCEITOS IMPORTANTES As organizações realizam essas funções, adquirindo e usando recursos, para desenvolver fornecer produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

RESUMO. Exercício Resolvido

RESUMO. Exercício Resolvido 1 RESUMO A ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) em parceria com a Rapp Brasil desenvolveu o primeiro indicador de satisfação do cliente no Brasil, o INSC (Índice Nacional de Satisfação do Cliente),

Leia mais

Capacitações completas para um mercado competitivo. DETALHAMENTO DA EMENTA Pacote Black November

Capacitações completas para um mercado competitivo. DETALHAMENTO DA EMENTA Pacote Black November Capacitações completas para um mercado competitivo DETALHAMENTO DA EMENTA Pacote Black November Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma Aborda toda a metodologia DMAIC e as ferramentas utilizadas

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade Módulo 3 Etapa 6 Elaboração dos documentos do sistema de gestão da qualidade, Etapa 7 Implementação dos requisitos planejados, Etapa 8 Palestras de sensibilização em relação à gestão da qualidade e outros

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

Diagnóstico Organizacional

Diagnóstico Organizacional Este conteúdo faz parte da série: Diagnóstico Empresarial Ver 4 posts dessa série Diagnóstico Organizacional O diagnóstico organizacional ou empresarial é uma ferramenta de gestão que serve para analisar

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

e-book 8 Dicas para criar uma empresa de sucesso

e-book 8 Dicas para criar uma empresa de sucesso e-book Saiba o que diferencia negócios bem sucedidos daqueles que não chegam nem ao final do primeiro ano de vida. Uma em cada quatro empresas brasileiras quebra antes de completar um ano, segundo levantamento

Leia mais

Disponibilizando aulas presenciais de inglês e espanhol, a In Orbit vem ganhando a confiança de grandes empresas e, mais do que isso, impulsionando

Disponibilizando aulas presenciais de inglês e espanhol, a In Orbit vem ganhando a confiança de grandes empresas e, mais do que isso, impulsionando GESTÃO EM IDIOMAS GESTÃO DE IDIOMAS A In Orbit nasceu da ideia de oferecer um ensino de idiomas atencioso e comprometido às empresas. A premissa de trabalho da empresa, desde os primórdios, é não somente

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM EXCELÊNCIA OPERACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE

Leia mais

As ferramentas do Seis Sigma

As ferramentas do Seis Sigma As ferramentas do Seis Sigma As equipes que atuam na implementação da metodologia utilizam-se de diversas ferramentas para gerenciar melhorias de qualidade dentro do modelo DMAIC De maneira geral, as ferramentas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 13 Seminário Nacional de, ocorrido em, apresenta o perfil do profissional da

Leia mais

Seis Sigma. A necessidade de alteração dos programas e das cargas horárias dos treinamentos Lean Seis Sigma

Seis Sigma. A necessidade de alteração dos programas e das cargas horárias dos treinamentos Lean Seis Sigma Seis Sigma A necessidade de alteração dos programas e das cargas horárias dos treinamentos Lean Seis Sigma Os treinamentos para os Belts necessitam evoluir e ter os conteúdos programáticos e as cargas

Leia mais

Definição / Abordagem de Processos

Definição / Abordagem de Processos Definição / Abordagem de Processos Ao longo da história dos processos produtivos e administrativos, as organizações têm crescido em tamanho, complexidade e requisitos. Para assegurar a qualidade, a eficácia

Leia mais

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC Quais indicadores podem ser utilizados para avaliar um sistema operacional? Alguns Exemplos de Indicadores Qualidade; Eficiência Operacional; Grau de Inovação; Superávit;

Leia mais

ENTERPRISE SAAS FOR LOGISTICS. Como a boa gestão da entrega pode melhorar a experiência de compra do seu cliente e fidelizá-lo

ENTERPRISE SAAS FOR LOGISTICS. Como a boa gestão da entrega pode melhorar a experiência de compra do seu cliente e fidelizá-lo ENTERPRISE SAAS FOR LOGISTICS Como a boa gestão da entrega pode melhorar a experiência de compra do seu cliente e fidelizá-lo QUEM SOU? Jaâfar Sadaoui Administração de empresa, Master in Business and Management

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 14 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

Seja bem-vindo à Artsoft Sistemas! ARTSOFT

Seja bem-vindo à Artsoft Sistemas! ARTSOFT Seja bem-vindo à Artsoft Sistemas! ARTSOFT S I S T E M A S Parabéns! Você acaba de adquirir uma solução Artsoft Sistemas. Neste material, você conhecerá o passo a passo do processo de implantação e pós-implantação

Leia mais