A solicitação de compra precisa constar especificações técnicas claras, objetivas e precisas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A solicitação de compra precisa constar especificações técnicas claras, objetivas e precisas."

Transcrição

1 12.25 Apresentação Considerando o número de dúvidas e questionamentos encaminhados ao Escritório Nacional pelas equipes dos Clusters, iniciamos uma série de instrutivos periódicos com o intuito de ser uma fonte de consulta para esclarecimentos de dúvidas das áreas administrativa e financeira. PROCESSO DE COMPRAS Um pedido de compra foi finalizado, mas o fornecedor desistiu da compra. O que devo fazer? O usuário deve abrir um chamado informando o código do pedido de compra e enviar motivo pelo qual deseja cancelar o pedido de compra. O pedido de compra é retornado para o último aprovador para que ele possa ao invés de aprovar reprovar o pedido de compra. Quem são os usuários que podem solicitar compras no sistema? Qualquer colaborador que faça parte do quadro de funcionários da. No caso dos clusters, cabe ao assistente administrativo e compras fazer a solicitação de compras, contudo se a solicitação é uma demanda do parceiro, este deve encaminhar via sua solicitação sempre de forma discriminada. Esse deve fazer parte do processo de compras como forma de salvaguardar o assistente administrativo e compras de quaisquer dúvidas referente à compra solicitada e realizada. A solicitação de compra precisa constar especificações técnicas claras, objetivas e precisas. Quando é necessário o Termo de Referência para uma solicitação de compras? No caso de solicitação de serviços que exijam Termos de Referência, devem constar no Termo de Referência (Anexo da Norma de Compras) de forma clara: o objetivo, as atividades previstas, os resultados esperados (intermediários e finais), os prazos, as condições de pagamento e os critérios para análise técnica, além de outras informações pertinentes. O Termo de Referência deve ser encaminhado ao Núcleo de Compras junto com a Solicitação de Compra. As solicitações de serviços especializados ou de consultoria requerem obrigatoriamente Termos de Referência, caso uma destas solicitações não tiver o Termo de Referência em anexo, o setor de compra rejeitará a solicitação. Nos Clusters, quando a demanda de compras for de um parceiro e esta exigir um Termo de Referência, o assistente administrativo e compras só deverá aceitar a solicitação do parceiro se este explicitar no todas as informações necessárias para elaboração do Termo de Referência. O

2 12.25 referido deverá ser parte do processo de compra como forma de salvaguardar o assistente administrativo e compras de futuros questionamentos sobre os serviços contratados. Como solicitar um contrato? Deve inserir a solicitação de Compras no sistema, lembrando da obrigatoriedade do Termo de Referência para serviços (item do Manual de Compras), após todas as aprovações dos gestores constantes no Manual de Compras, o solicitante deve preencher o formulário de solicitação de contratos (anexo do Manual de Compras) e encaminhar à Assessoria Administrativa. Quando devo solicitar um Termo Aditivo à um Contrato? O termo aditivo deve ser solicitado quando da necessidade de modificação de qualquer cláusula contratual, desde o aumento de prazo até modificação do objeto contratual. Quando o Termo Aditivo envolver alterações financeiras do contrato, o mesmo deve ser solicitado no sistema informando as referidas alterações e passando por todos procedimento de autorização previsto na Norma de Compras. Os Termos Aditivos não devem alterar o Objeto Contratual, neste caso deve-se solicitar um novo Contrato. Em nenhuma hipótese o valor do Termo Aditivo deve ultrapassar o valor do Contrato principal. Quando devo solicitar o Distrato? Distrato é o encerramento contratual. Ele deve ser solicitado quando do termino da relação contratual com o cumprimento das obrigações previstas no contrato ou quando do descumprimento de qualquer cláusula contratual que torne inviável a continuação da relação contratual. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Não estou conseguindo acessar um determinado menu do sistema. O usuário deve abrir um chamado informando qual o caminho do menu ele está tentando acessar e enviar uma imagem da tela de erro. O setor de TI irá analisar se o erro apresentado é uma restrição de acesso, em sendo, analisaremos se o funcionário deveria de fato ter acesso ao menu que está tentando acessar e fazer a devida liberação.

3 12.25 O colaborador responsável por uma determinada função do sistema entrou de férias. O que devo fazer? Antes de entrar de férias o responsável pela função atual deve registrar um chamado informando quem será o novo funcionário a realizar a devida tarefa no sistema. Ti irá adicionar para o colaborador a devida função. SERVIÇOS TELEFONIA Quais operadoras eu devo utilizar para telefonia móvel? Deve-se utilizar a operadora do celular que você utiliza. TIM Vivo - 5 Claro Oi Quais operadoras eu devo utilizar para telefonia fixa? Deve-se utilizar a operadora do telefone que você utiliza. Oi GVT Intelig 023 Como eu modifico o plano de telefonia móvel? O gerente do Cluster encaminha por a solicitação a Diretoria de Finanças e Administração, que deferindo, informa a Coordenação Administrativa de Serviços. A quem devo solicitar cadastro para serviços de taxi? Solicitação deve ser encaminhada pelo Coordenador de Finanças e Administração, copiando o Gerente do Cluster, para a Assessoria Administrativa.

4 12.25 CONTABILIDADE CONCILIAÇÃO BANCÁRIA CLUSTERS O que eu preciso para realizar uma boa conciliação no final do mês? Uma boa conciliação tem inicio com a comparação do saldo da conta bancária de movimento com a informação externa à contabilidade (extrato bancário), de maneira que se possa ter certeza quanto à exatidão dos saldos em análise, em determinada data. Realiza-se a composição do saldo, analisando os lançamentos não realizados (dado pelo banco, no extrato, quanto pela contabilidade interna, no razão) ou divergentes (valores diferentes). Com base nesta conciliação bancária, realiza-se (quando necessário) os lançamentos complementares, estornos ou reclassificações. Ela verifica se o saldo bancário do controle interno, os lançamentos e suas datas estão idênticos ao extrato do banco. Algumas ações são primordiais para uma boa conciliação, são elas; Lançar as movimentações diariamente Verificar saldo no extrato bancário Conferir detalhes dos lançamentos Se houver diferenças nos lançamentos, corrigir. A contabilidade registra diariamente/mensalmente, as movimentações contábeis de forma on-line e/ou offline, estas movimentações que carregam nos lançamentos as contas contábeis, códigos, históricos e valores, informados pelos usuários. O sistema é integrado por módulos que transferem de on-line e/ou off-line as suas movimentações para a contabilidade, através de Lançamentos Padronizados, e pré-configurados (rateios).(manual do Cluster Pág. 35) FUNDO FIXO O que é o Fundo Fixo do Cluster? O fundo fixo tem como objetivo facilitar as necessidades de pagamento para pequenas despesas durante o mês corrente. É definida uma quantia fixa (até 2 salários mínimos) que é fornecida ao responsável, pelo fundo fixo. Deve ser suficiente para o pagamento de diversos dias, e, periodicamente, efetua-se a prestação de contas do valor total desembolsado, repondo-se o valor do fundo fixo por meio de cheque nominal ao seu responsável.

5 12.25 O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. O saldo permanece inalterado, devendo sempre corresponder ao dinheiro em caixa mais o total dos comprovantes dos pagamentos efetuados e ainda não reembolsados. Quando os valores colocados à disposição do caixa chegam a níveis mínimos o qual impossibilite a cobertura de futuros gastos; se faz necessário, a reposição. Que poderá acontecer até 3 (três)vezes durante o mês ao responsável pelo caixa. Como fazer os lançamentos contábeis relativos à movimentação do fundo fixo? I Abertura/reposição do fundo fixo de caixa: D - Caixa - Fundo Fixo (Ativo Circulante) C Transferência Bancária D - Transferência Bancária C - Bancos Conta Movimento (Ativo Circulante) II - Reconhecimento contábil das despesas: D - Despesas Administrativas (Conta Resultado) C - Caixa - Fundo Fixo (Ativo Circulante) O conflito de interesse ocorre quando um empregado da Visão Mundial tem interesse econômico, pessoal ou potencial em qualquer transação que afete os interesses da Visão Mundial, dos fornecedores ou de qualquer parte interessada. A realização de qualquer atividade relacionada ao processo de Fundo Fixo que configure conflito de interesse deverá ser imediatamente comunicada a gerência e diretoria da área. O não cumprimento pode acarretar em penalidades como advertência, proibição do repasse do Fundo Fixo e outras sanções acordadas junto ao GPC como desligamento, quando for o caso. É responsabilidade de todos os funcionários assegurar a transparência e a credibilidade dos processos da Visão Mundial. (Norma Fundo Fixo Pág 3) FINANÇAS Quando posso realizar adiantamento ao fornecedor? Nas seguintes situações; 1º caso: Pagamento sem NF (adiantamos 50%) 2º caso: Quando o fornecedor não fatura (neste caso deve-se negociar o pagamento de 50%) 3º caso: Compras realizadas pela internet onde o doc. é boleto (deve-se justificar)

6 12.25 Tipos de Adiantamento a fornecedores Prestação de serviços ocorre quando o contrato é firmando com VMB e o prestador serviço, e é realizado um pagamento antecipado, para início de atividades, e restante ao final na conclusão do serviço de acordo aos processos e normas estabelecidos no Manual de Compras de VMB. Compras de produtos por internet Na compra de e-commerce é feita a antecipação de pagamento aos fornecedores. Consumo de agua, energia e internet Devido a modalidade do pagamento ser realizado com débito automático em conta corrente, o registro destes são realizados na conta de Adiantamentos a Fornecedores, e sua compensação é feita com o recebimento da fatura e solicitação do pagamento, feita pelos usuários dos serviços (Projetos e Escritórios). Cartão de Credito Corporativo O pagamento das faturas com cartões de crédito são feitos através de débito conta corrente, o registro desta operação é feita através da conta de Adiantamento a Fornecedores, a fatura do cartão é analisada pelo setor de Administração que preparar um rateio para o registro dos gastos e compensação do saldo do adiantamento. (Manual do Cluster Pág. 45.)

Política de Compras e Contratação de Serviços

Política de Compras e Contratação de Serviços Política de Compras e Contratação de Serviços Versão 1.0 Elaborada em dezembro de 2017 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. DIRETRIZES... 3 3. ABRANGÊNCIA... 3 4. ORIENTAÇÕES GERAIS... 3 4.1 Processo de Compra

Leia mais

Manual de Procedimentos para Compras e Contratação de Serviços da Andifes

Manual de Procedimentos para Compras e Contratação de Serviços da Andifes ANDIFES ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR Manual de Procedimentos para Compras e Contratação de Serviços da Andifes SÚMÁRIO 1. OBJETIVO 4 2. APLICAÇÃO 4 3.

Leia mais

Para trabalhar com este módulo é necessário seguir os seguintes passos.

Para trabalhar com este módulo é necessário seguir os seguintes passos. Como trabalhar com o Contas a Pagar? O módulo Contas a Pagar permite registrar e identificar os principais gastos da escola. Permite também visualizar o fluxo de caixa e organizar um orçamento financeiro,

Leia mais

CARTÃO BB PESQUISA FAPESP

CARTÃO BB PESQUISA FAPESP MANUAL DE ORIENTAÇÃO CARTÃO BB PESQUISA FAPESP ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO CARTÃO BB PESQUISA Este manual é um guia prático que contém orientações e passo a passo para auxiliar o pesquisador na utilização

Leia mais

NORMA GESTÃO DE CONTAS A PAGAR

NORMA GESTÃO DE CONTAS A PAGAR NORMA GESTÃO DE CONTAS A PAGAR 1. Do Objetivo: Determinar os procedimentos necessários para efetuar os pagamentos a fornecedores, prestadores de serviços, etc., na Globalweb Corp. 2. Do Uso: Este documento

Leia mais

_GESTÃO DE DESPESAS Novo Expense NextGen

_GESTÃO DE DESPESAS Novo Expense NextGen _GESTÃO DE DESPESAS Novo Expense NextGen Sumário 1. Introdução... 3 2. Como solicitar um adiantamento... 3 2.1 Solicitação... 3 3 Como efetuar uma prestação de contas... 9 Pág. 2 de 11 1. Introdução O

Leia mais

Introdução. O gerenciamento das despesas no SelfBooking será forma fácil e prática.

Introdução. O gerenciamento das despesas no SelfBooking será forma fácil e prática. Expense Management Introdução No módulo de Expense Management será possível automatizar o adiantamento da sua viagem, a prestação de contas e reembolsos, o objetivo é reduzir os custos das transações e

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL. 1. OBJETIVO Normatizar os processos e rotinas diárias dos funcionários responsáveis pelo caixa.

PROCEDIMENTO OPERACIONAL. 1. OBJETIVO Normatizar os processos e rotinas diárias dos funcionários responsáveis pelo caixa. 1 1. OBJETIVO Normatizar os processos e rotinas diárias dos funcionários responsáveis pelo caixa. 2 ABERTURA DE CAIXA O funcionário responsável pelo caixa deverá todos os dias quando da abertura do caixa

Leia mais

Este manual tem como principal finalidade, ajudar os usuários nas movimentações do Bancos. ERP -> Lançamento Bancário.

Este manual tem como principal finalidade, ajudar os usuários nas movimentações do Bancos. ERP -> Lançamento Bancário. Manual Financeiro Bancos Página 1 de 19 Descrição Este manual tem como principal finalidade, ajudar os usuários nas movimentações do Bancos. Relação dos Tópicos a serem vistos neste manual - Bancos o o

Leia mais

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DO PLANEJAMENTO PL 02 MEDIÇÕES NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ELABORADO E FORMATADO POR: PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS: MEDIÇÕES REVISADO E

Leia mais

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO & FINANÇAS DAFA SERVIÇOS

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO & FINANÇAS DAFA SERVIÇOS DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO & FINANÇAS DAFA SERVIÇOS 1.11 WAPPA a) Objetivo Evita utilização de dinheiro para pagamento das corridas. Acesso via web, em tempo real, aos gastos realizados e demais Informações

Leia mais

Guia para comprovação de investimentos FINEP Inovacred

Guia para comprovação de investimentos FINEP Inovacred Guia para comprovação de investimentos FINEP Inovacred 1 2 4 5 Introdução Acompanhamento na Fase de Análise ETAPA 1 Comprovação Financeira ETAPA 2 Comprovação Física ETAPA Comprovação Jurídica ETAPA 4

Leia mais

_GESTÃO DE DESPESAS Manual Guia do Solicitante de Adiantamento e prestação de conta NextGen v.s 1.0

_GESTÃO DE DESPESAS Manual Guia do Solicitante de Adiantamento e prestação de conta NextGen v.s 1.0 _GESTÃO DE DESPESAS Manual Guia do Solicitante de Adiantamento e prestação de conta NextGen v.s 1.0 Sumário 1. Introdução... 3 2. Como solicitar um adiantamento... 3 2.1 Solicitação... 3 3 Como efetuar

Leia mais

G U I A D E A C E S S O A O P O R T A L C O N E C T A E A O P R O T H E U S 1 2

G U I A D E A C E S S O A O P O R T A L C O N E C T A E A O P R O T H E U S 1 2 G U I A D E A C E S S O A O P O R T A L C O N E C T A E A O P R O T H E U S 1 2 FORMAS DE ACESSO Com a entrada em operação do sistema Protheus 12 para os processos de Cadastro, Suprimentos e Financeiro,

Leia mais

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE CONTAS A PAGAR FORNECEDOR NACIONAL

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE CONTAS A PAGAR FORNECEDOR NACIONAL Código: PCP-01 PROCEDIMENTOS INTERNOS Área Responsável: Contas a Pagar Data Elaboração: 10/05/2013 Revisão: 22/11/2016 R02 Elaborado por: Neide Facury Coord. Contas a Pagar Revisado por: Gabriele G. Heilig

Leia mais

SÃO JORGE AUTO ÔNIBUS LTDA

SÃO JORGE AUTO ÔNIBUS LTDA São Paulo, 06 de Maio de 2013. Prezado cliente, Informamos que, a operadora S.JORGE (São Jorge Auto Ônibus Ltda.) migrou suas linhas que atendem as regiões de Ponte Nova e de Oratórios para o vale transporte-eletrônico,

Leia mais

CANCELAMENTO DE BILHETE

CANCELAMENTO DE BILHETE Prezados Usuários, As orientações que constam deste documento referem-se às funcionalidades PCDP Grupo e Cancelar Bilhete, implantadas no SCDP em 22/11/2016. A PCDP Grupo é importante oportunidade de negócio

Leia mais

BETA SISTEMAS MÓDULO CAIXA 3.0. Instruções de uso do Caixa Beta:

BETA SISTEMAS MÓDULO CAIXA 3.0. Instruções de uso do Caixa Beta: BETA SISTEMAS MÓDULO CAIXA 3.0 Sistema desenvolvido pela Peris Consultoria Empresarial Todos os direitos reservados Instruções de uso do Caixa Beta: O sistema foi desenvolvido para ter uma utilização bem

Leia mais

Índice 1. EMPRESA CONFIGURAÇÃO DE ACESSO Configurações para Empresas Cadastros de Empresas...

Índice 1. EMPRESA CONFIGURAÇÃO DE ACESSO Configurações para Empresas Cadastros de Empresas... Financeiro Índice 1. EMPRESA... 1 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. Configurações para Empresas... 1 Cadastros de Empresas... 1 Relatórios Consolidados... 2 Integração entre os sistemas da Linha Business... Erro! Indicador

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA, UTILIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE SUPRIMENTOS DE FUNDOS MODALIDADE CARTÃO DE PAGAMENTO DO GOVERNO FEDERAL CPGF

PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA, UTILIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE SUPRIMENTOS DE FUNDOS MODALIDADE CARTÃO DE PAGAMENTO DO GOVERNO FEDERAL CPGF SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Diretoria de Planejamento e Gestão PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA, UTILIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE

Leia mais

4. DESCRIÇÃO DAS NORMAS E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS

4. DESCRIÇÃO DAS NORMAS E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS 1. OBJETIVO 1.1. Determinar diretrizes e responsabilidades nos processos de aquisição de bens, serviços e/ou materiais indiretos e/ou diretos utilizados pela Rodobens Comunicação Empresarial. 1.2. Assegurar

Leia mais

REGULAMENTO DA GERÊNCIA DE SERVIÇOS DO IMA/UFRJ

REGULAMENTO DA GERÊNCIA DE SERVIÇOS DO IMA/UFRJ REGULAMENTO DA GERÊNCIA DE SERVIÇOS DO IMA/UFRJ O presente regulamento visa estabelecer normas, procedimentos de funcionamento e atividades atribuídas à Gerência de Serviços, conforme estabelecido no Capítulo

Leia mais

ORIENTADOR DO SISTEMA. 1- Fechamento

ORIENTADOR DO SISTEMA. 1- Fechamento Rua Humaitá, 594 sala 1 e 2 Vila Almeida Indaiatuba SP. Tel. (19) 38943189 ORIENTADOR DO SISTEMA 1- Fechamento O fechamento ocorrerá no dia 25 de cada mês conforme acordado em contrato. O mesmo estará

Leia mais

Controle de Caixa. Financeiro - Tesouraria

Controle de Caixa. Financeiro - Tesouraria Financeiro - Tesouraria Sumário Sumário... 2 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos Instrucionais... 3 1.2 Fluxo de Processo do Controle de Caixinha... 3 1.3 Controle de Caixinha... 3 1.4 Controle de Caixinha

Leia mais

NORMA DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES HRCGD. NR HRCGD nº Pág: 01 Data de Emissão: Revisão nº:

NORMA DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES HRCGD. NR HRCGD nº Pág: 01 Data de Emissão: Revisão nº: 1. OBJETIVO A presente norma tem o objetivo de estabelecer diretrizes para aquisição de bens e serviços ao Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados HRCGD, e demais projetos do Grupo GAMP no Estado

Leia mais

PROCEDIMENTO DE CONTRATOS

PROCEDIMENTO DE CONTRATOS PAG.: 1 de 7 1. OBJETIVO: Estabelecer procedimentos para elaboração, análise, validação e controle dos contratos firmados pela Portobello para a aquisição de bens e serviços. 2. RESPONSABILIDADES: Este

Leia mais

Supermercados Cidade Canção

Supermercados Cidade Canção 1. OBJETIVO Padronizar a distribuição de aparelhos celulares e planos corporativos de acordo com a real necessidade de cada Unidade ou Departamento, para uma melhor adequação da utilização dos serviços

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização É uma conta corrente empresarial totalmente gratuita e digital, com todas as ferramentas necessárias para a boa gestão do dia a dia bancário da sua empresa. Nosso Internet Banking,

Leia mais

Execução e Prestação de Contas com Ordem Bancária de Transferência Voluntária (OBTV)

Execução e Prestação de Contas com Ordem Bancária de Transferência Voluntária (OBTV) Execução e Prestação de Contas com Ordem Bancária de Transferência Voluntária (OBTV) Uma das tendências instituídas pelo Governo Federal para realizar o Planejamento e Gerenciamento dos Projetos é o Portal

Leia mais

DECRETO RIO Nº DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,

DECRETO RIO Nº DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, DECRETO RIO Nº 43378 DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) Dispõe sobre a estrutura organizacional da Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro S.A. - RIOSAÚDE. O PREFEITO DA CIDADE DO

Leia mais

Portal de Fornecedores das Empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil S.A ArcelorMittal NET. Seja bem vindo

Portal de Fornecedores das Empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil S.A ArcelorMittal NET. Seja bem vindo Portal de Fornecedores das Empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil S.A ArcelorMittal NET Seja bem vindo Portal de Fornecedores Através do Portal de Fornecedores você poderá consultar a situação dos seus

Leia mais

FIN. 10 CONTAS A RECEBER

FIN. 10 CONTAS A RECEBER 1 de 12 msgq CONTAS A RECEBER MACROPROCESSO FINANCEIRO PROCESSO CONTAS A RECEBER CONTAS A RECEBER 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DOCUMENTOS RELACIONADOS... 2 4. PROCEDIMENTOS... 2 4.1 DEFINIÇÃO

Leia mais

Marketing Comercial. campanhas promocionais. marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu

Marketing Comercial. campanhas promocionais.  marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu Soluções Marketing Comercial Registro e classificação dos contatos com clientes e prospects. Possibilidade de geração de compromissos encadeados, além de acompanhamento das ações promovidas pelas equipes

Leia mais

ANEXO III DA PORTARIA-PRESIDENTE Nº 663/2016, ATUALIZADO PELA PORTARIA-PRESIDENTE Nº 572/ CRONOGRAMA DE ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO FINANCEIRO.

ANEXO III DA PORTARIA-PRESIDENTE Nº 663/2016, ATUALIZADO PELA PORTARIA-PRESIDENTE Nº 572/ CRONOGRAMA DE ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO FINANCEIRO. ANEXO III DA PORTARIA-PRESIDENTE Nº 663/2016, ATUALIZADO PELA PORTARIA-PRESIDENTE Nº 572/2017 - CRONOGRAMA DE ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO FINANCEIRO. ITEM ÁREA / ATIVIDADE ENVOLVIDA PRAZO LIMITE ATUAL 1

Leia mais

Controle de Financiamentos. Sumário

Controle de Financiamentos. Sumário Fernanda Klein Both 02/04/2013 008.011.0035 B13 1/8 Controle de Financiamentos Sumário 1. Objetivo... 2 2. Cadastros... 2 2.1. Instituições Financeiras... 2 2.2. Conta Corrente... 2 2.3. Linhas de Crédito...

Leia mais

Chargeback. Contestação de venda

Chargeback. Contestação de venda Chargeback Contestação de venda Sumário 01 Conheça o Chargeback........... 4 Entenda os motivos das contestações de venda 5 02 Processo de disputa........... 7 Qual o prazo em que o portador do cartão

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA VERSÃO: 1

POLÍTICA CORPORATIVA VERSÃO: 1 1. Objetivos Apresentar os critérios e procedimentos para prestação de contas pelo uso de recursos financeiros da empresa. 2. Abrangência Todos os colaboradores da força de vendas. 3. Definições Recursos

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS.

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS. MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS. Recife - Outubro de 2017 CONTRATAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS O Conjunto de normas e procedimentos que visa orientar o processo de contratação

Leia mais

ARGO DESPESAS FECHAMENTO DE FATURA

ARGO DESPESAS FECHAMENTO DE FATURA ARGO DESPESAS FECHAMENTO DE FATURA Sumário 1.Introdução... 3 2.Importar Fatura... 3 2.1 Formatos aceitos... 4 3.Lançamento de Despesas da Fatura... 4 4.Fechamento de Fatura... 6 5.Conferência e Aprovação...

Leia mais

Políticas E-commerce

Políticas E-commerce Políticas E-commerce Entregas:... 2 Trocas / Devoluções e Reembolsos:... 3 Pedidos e Prazos:... 6 Pagamento, Preços e Promoções:... 7 Minha compra com cartão de crédito no Pagseguro foi cancelada o que

Leia mais

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO E CADASTRO DE FORNECEDORES

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO E CADASTRO DE FORNECEDORES Código: PCO-02 PROCEDIMENTOS INTERNOS Área Responsável: Suprimentos Data Elaboração: 17/01/2013 Revisão: 20/01/16 - R03 Elaborado por: Gilson Cesar Gerente de Suprimentos Revisado por: Reinaldo Santos

Leia mais

Manual. Sistema Venus 2.0. (Módulo Financeiro)

Manual. Sistema Venus 2.0. (Módulo Financeiro) Manual Do Sistema Venus 2.0 (Módulo Financeiro) 1 Tela Principal: Esta é a tela principal do módulo financeiro, aqui trabalhamos com: Contas a Receber, Contas a Pagar, Controle de cheques recebidos, vendas

Leia mais

Política e regras válidas a partir de 01 de Novembro de 2014.

Política e regras válidas a partir de 01 de Novembro de 2014. Informações Gerais Qual política a seguir Adiantamento de Valor para Sempre seguir a Política da Compasso, a menos que o cliente/projeto em que o profissional esteja trabalhando possua uma política específica;

Leia mais

Objetivo. Responsabilidades NORMA DE PROCEDIMENTO. Empresa/Unidade: Coco do Vale. NP: 12.8 Telefonia

Objetivo. Responsabilidades NORMA DE PROCEDIMENTO. Empresa/Unidade: Coco do Vale. NP: 12.8 Telefonia Objetivo Esta norma aplica-se a todos os Colaboradores da empresa, estendendo-se a Terceiros, Contratados ou Prestadores de Serviços que tenham a permissão para usar os recursos de telefonia da Coco do

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIA GERAL ADMINISTRATIVA/ FINANCEIRA

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIA GERAL ADMINISTRATIVA/ FINANCEIRA COB MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIA GERAL ADMINISTRATIVA/ FINANCEIRA Nº PCF-005 TÍTULO: Pg. 1/9 ÓRGÃO EMITENTE: CONTROLE DE CONVÊNIOS E CONTRATOS Data: 04/07/2012 Rev. 4 SUMÁRIO 1 - OBJETIVO 2 - CAMPO

Leia mais

PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS

PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTO SCI.06 1ª 1 / 7 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ALCANCE... 2 3. ÁREA GESTORA... 2 4. CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 4.1 Definições e Princípios Gerais... 2 4.2 Da Contratação E Distrato

Leia mais

Treinamento CSC Benefícios. CONFIDENCIAL ESSILOR 2016 Todos os direitos reservados Somente para uso interno. Não divulgue, não copie e não distribua.

Treinamento CSC Benefícios. CONFIDENCIAL ESSILOR 2016 Todos os direitos reservados Somente para uso interno. Não divulgue, não copie e não distribua. Treinamento CSC Benefícios Cadastrar Benefícios Benefícios Cadastrar Benefícios PRINCIPAIS MUDANÇAS O cadastro de benefícios deverá ser realizado através de chamado gerado após cadastro do novo colaborador,

Leia mais

DADOS CADASTRAIS DE TERCEIROS 2

DADOS CADASTRAIS DE TERCEIROS 2 DADOS CADASTRAIS DE TERCEIROS 2 Definição 2 Funções 2 Comunicação Integrada 2 Menu do Sistema para Solicitantes 3 Acompanhamento de Solicitações pendentes 4 Solicitação Inicial de Dados Cadastrais de Terceiros

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre saldos iniciais.

Bem-vindo ao tópico sobre saldos iniciais. Bem-vindo ao tópico sobre saldos iniciais. 1 Nesse tópico, você aprenderá as várias opções para inserir saldos iniciais dos parceiros de negócios, estoque e contas contábeis. Você também aprenderá como

Leia mais

Contabilidade Módulo Multi e Brasilor Setembro de 2016

Contabilidade Módulo Multi e Brasilor Setembro de 2016 Contabilidade Módulo Multi e Brasilor Setembro de 2016 MISSÃO & PRINCÍPIOS VALORES DICAS Melhorar vidas através da visão Respeito às leis e aplicaçãodos mais elevados padrões. O respeito às leis e aos

Leia mais

DEPARTAMENTO FINANCEIRO PROCESSO

DEPARTAMENTO FINANCEIRO PROCESSO PAGAMENTO DE EMISSAO DE CHEQUES A FORNECEDORES PR/STE 06 Contabilidade Classifica NF e Recibos para pagamento. GERENCIADOR FINANCEIRO. São alimentados no gerenciador aqueles que tem Boletos ou dados para

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Conciliação Bancária. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Conciliação Bancária. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Conciliação Bancária Prof. Cláudio Alves A conciliação consiste na comparação do saldo de uma conta bancária de movimento com uma informação externa à contabilidade (extrato

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO I. Solicitação de Treinamento Coletivo Os gestores poderão solicitar treinamentos para sua equipe que não foram previstos no Programa de Educação Continuada do CREA-SP ou no Programa de Desenvolvimento

Leia mais

Rodoviário Atualizado em

Rodoviário Atualizado em Rodoviário Atualizado em 10-02-2017 Sumário Introdução...3 1. Rodoviário...3 1.1 Solicitação de Rodoviário Online...3 1.2 Cancelamento...5 2. Politica...6 3. Assinatura...6 4. Pagamento...7 5. Solicitação

Leia mais

Guia de Fechamento de Caixa Março de 2015

Guia de Fechamento de Caixa Março de 2015 Guia de Fechamento de Caixa Março de 2015 Guia: Fechamento de Caixa Bem vindo ao seu Guia de Fechamento de Caixa. 1 2 3 Fechamento de caixa (operador de caixa) Conferência do fechamento de caixa (caixa

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre Reconciliação interna

Bem-vindo ao tópico sobre Reconciliação interna Bem-vindo ao tópico sobre Reconciliação interna. 4-2-1 Neste tópico, abordaremos como utilizar o processo de reconciliação interna, tanto do sistema quanto de usuário, em contas contábeis e parceiros de

Leia mais

Tela inicial do Gestor Prime

Tela inicial do Gestor Prime Tela inicial do Gestor Prime Tela inicial Módulos: São as partições criadas no sistema visando facilitar o controle de cada informação. A seleção de modulo pode ser realizada na tela inicial ou através

Leia mais

Administração de Telefones Móveis, Ramais e Links de internet

Administração de Telefones Móveis, Ramais e Links de internet 1. Setor: Telefonia 2. Abrangência: Grupo Cesari Página: 1 / 5 3. Tarefa: Administrar as contratações de planos telefônicos e de internet de linhas móveis e fixas do Grupo Cesari, funcionamento e disponibilização

Leia mais

MANUAL DE TOMBAMENTO DE BENS MÓDULO PATRIMÔNIO SIPAC

MANUAL DE TOMBAMENTO DE BENS MÓDULO PATRIMÔNIO SIPAC MANUAL DE TOMBAMENTO DE BENS MÓDULO PATRIMÔNIO SIPAC Para realizar o tombamento do acervo patrimonial de uma Unidade Gestora vinculada a Reitoria ou Unidades Gestoras Executoras, o usuário seguirá os seguintes

Leia mais

Contabilidade Multi e Coatings Maio de 2017

Contabilidade Multi e Coatings Maio de 2017 Contabilidade Multi e Coatings Maio de 2017 MISSÃO & PRINCÍPIOS VALORES DICAS Melhorar vidas através da visão Respeito às leis e aplicaçãodos mais elevados padrões. O respeito às leis e aos regulamentos

Leia mais

Marketing Comercial. campanhas promocionais. marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu

Marketing Comercial. campanhas promocionais.  marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu Soluções Marketing Comercial Registro e classificação dos contatos com clientes e prospects. Possibilidade de geração de compromissos encadeados, além de acompanhamento das ações promovidas pelas equipes

Leia mais

PROCEDIMENTO-PADRÃO OPERACIONAL. Compras/Contratação de Prestador de Serviços

PROCEDIMENTO-PADRÃO OPERACIONAL. Compras/Contratação de Prestador de Serviços 1 / 9 1. Objetivo 1.1. Estabelecer critérios para todas as etapas do processo de compras de materiais e serviços, definindo as atribuições e responsabilidades para os profissionais do Departamento de Compras,

Leia mais

Manifesto Destinatário

Manifesto Destinatário Manifesto Destinatário Por que devemos adotar este processo? Para evitar a autuação de não registro de documentos fiscais passível de multa e juros com valor fixo por documento não registrado. Para saber

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO À PUBLICAÇÃO QUALIFICADA - PAPQ

PROGRAMA DE APOIO À PUBLICAÇÃO QUALIFICADA - PAPQ EDITAL 01/2019 PROPESP PROGRAMA DE APOIO À PUBLICAÇÃO QUALIFICADA - PAPQ A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas no âmbito do Programa de Apoio à Publicação

Leia mais

CONSUMO INTERNO DOCUMENTO DE SUGESTÃO

CONSUMO INTERNO DOCUMENTO DE SUGESTÃO CONSUMO INTERNO DOCUMENTO DE SUGESTÃO RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado

Leia mais

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Acesso Mobile- Novo v.s 1.0

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Acesso Mobile- Novo v.s 1.0 _GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS Manual Acesso Mobile- Novo v.s 1.0 Sumário 1.Introdução... 3 2. Cadastro de Dispositivo... 3 3.Aprovação Mobile... 5 4.Acompanhamento de Viagem... 7 5.Lançamento de Despesas

Leia mais

Parametrização para Documentos Fiscais

Parametrização para Documentos Fiscais Parametrização para Documentos Fiscais O sistema da Ommega Data é interativo e permite realizar as configurações necessárias conforme a necessidade da sua empresa. É importante que as configurações sejam

Leia mais

Pagamentos a Fornecedores, Prestadores e Colaboradores. Sumário

Pagamentos a Fornecedores, Prestadores e Colaboradores. Sumário Sumário 1. Objetivo 02 2. Premissa 3. Cronograma de pagamentos 02 02 3.1. Datas para pagamento 03 4. Condições para realização de pagamento 04 5. Emissão da Autorização de fornecimento AF 05 6. Formas

Leia mais

ASSOCIAÇÕES A G E S TÃ O C O M P L E TA PA R A O S E U S I N D I C AT O. Missão Asplan

ASSOCIAÇÕES A G E S TÃ O C O M P L E TA PA R A O S E U S I N D I C AT O. Missão Asplan Missão Asplan Compromisso com o negócio dos nossos clientes provendo soluções inteligentes na gestão de informações. Asplan Sistemas Durante toda a sua história a Asplan sempre teve uma preocupação: desenvolver

Leia mais

SINDICAL A G E S TÃ O C O M P L E TA PA R A O S E U S I N D I C AT O. Missão Asplan

SINDICAL A G E S TÃ O C O M P L E TA PA R A O S E U S I N D I C AT O. Missão Asplan Missão Asplan Compromisso com o negócio dos nossos clientes provendo soluções inteligentes na gestão de informações. Asplan Sistemas Durante toda a sua história a Asplan sempre teve uma preocupação: desenvolver

Leia mais

Solicitação e Aprovação de acessos a programas Portal Condor (exceto para CLIENTES e/ou FORNECEDORES)

Solicitação e Aprovação de acessos a programas Portal Condor (exceto para CLIENTES e/ou FORNECEDORES) Solicitação e Aprovação de acessos a programas Portal Condor (exceto para CLIENTES e/ou FORNECEDORES) Visando otimizar o processo de solicitação de acessos a programas do Portal Condor, bem como, efetuaremos

Leia mais

Sumário. Pág. 2 de 13

Sumário. Pág. 2 de 13 Argo Despesa Sumário Introdução... 3 1.Adiantamento... 3 2.Configurações... 6 2.1 Lançar Pagamento... 6 2.2 Novas Categorias... 6 2.3 Cadastro de Percurso... 7 3.Prestação de Contas... 8 3.1 Vinculada

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

DPGE - COM ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE RECEBÍVEIS CCB - PJ

DPGE - COM ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE RECEBÍVEIS CCB - PJ DPGE - COM ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE RECEBÍVEIS CCB - PJ I. PROCEDIMENTOS / PROCESSO OPERACIONAL 1) Adesão da IF Associada para a modalidade de DPGE Com Garantia A Instituição Financeira - IF interessada

Leia mais

Requisição de Suprimento de Fundos. Perfil Requisitor

Requisição de Suprimento de Fundos. Perfil Requisitor Requisição de Suprimento de Fundos Perfil Requisitor Agenda Introdução Cadastro da Requisição Acompanhamento da Requisição Autorização da Requisição Atendimento da Requisição Prestação de Contas 2 Introdução

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Escrituração e Lançamento Contábil Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Escrituração e Lançamento Contábil Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Escrituração e Lançamento Contábil Parte 2 Prof. Cláudio Alves Fórmulas de Lançamento Devido a necessidade de debitar e creditar várias contas, nos registros de determinados

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema de Controle de BM da Priner

Manual de Utilização do Sistema de Controle de BM da Priner Manual de Utilização do Sistema de Controle de BM da Priner Versão Data Objetivo Autor 1.0 29/03/2016 Elaboração do Manual Leandro Duarte 1.1 19/05/2016 Inclusão de novas informações Leandro Duarte 1.2

Leia mais

FATURAMENTO. Módulo. A gestão dos contratos é fundamental mas o que move a sua locadora é o FATURAMENTO.

FATURAMENTO. Módulo. A gestão dos contratos é fundamental mas o que move a sua locadora é o FATURAMENTO. Módulo FATURAMENTO A gestão dos contratos é fundamental mas o que move a sua locadora é o FATURAMENTO. Nesta apresentação falaremos como é rápido, simples e eficiente FATURAR com o SISTEMALOCAR. Aqui também

Leia mais

Manual de Procedimentos

Manual de Procedimentos Manual de Procedimentos Setor de Contratos Sumário 1 - Contratação...1 2 - Elaboração de Contrato Solicitado...1 3 - Contratação Direta...2 4 - Adição e Supressão de Contrato...3 5 - Rescisão e Término...4

Leia mais

MANUAL CONFIGURAÇÃO PARA CONTABILIZAÇÃO DO CONTAS A PAGAR MÓDULO FINANCEIRO

MANUAL CONFIGURAÇÃO PARA CONTABILIZAÇÃO DO CONTAS A PAGAR MÓDULO FINANCEIRO MANUAL CONFIGURAÇÃO PARA CONTABILIZAÇÃO DO CONTAS A PAGAR MÓDULO FINANCEIRO Datahouse Automação Rua Barão do Itaqui, número 55, sala 101, Bairro Passo D areia, Porto Alegre / RS CONTABILIZAÇÃO MÓDULO FINANCEIRO

Leia mais

Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido

Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido O objetivo deste guia é fornecer um roteiro para a implantação módulo Menu Rápido do sistema Bluesoft ERP. O que é Tesouraria Menu Rápido? Tesouraria

Leia mais

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD. TíTULO: PEDIDO DE CONCESSÃO DE DIÁRIAS E PASSAGENS NACIONAIS VERIFICADO EM: 07/12/2010 POR: JORGE LUIZ F.

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD. TíTULO: PEDIDO DE CONCESSÃO DE DIÁRIAS E PASSAGENS NACIONAIS VERIFICADO EM: 07/12/2010 POR: JORGE LUIZ F. PÁGINA: 1/8 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD CÓDIGO POP.020005000/001 TíTULO: PEDIDO DE CONCESSÃO DE DIÁRIAS E PASSAGENS NACIONAIS ELABORADO EM: 07/12/2010 RESP.PELA UF: MARIA DA CONCEIÇÃO DE M. SANTOS

Leia mais

É considerado viagem, o deslocamento do empregado para cidades que estejam fora da Região Metropolitana de Campinas.

É considerado viagem, o deslocamento do empregado para cidades que estejam fora da Região Metropolitana de Campinas. INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 02 /07. Reedita, com alterações, a Ordem Interna n 05/03, de 10 de Outubro de 2003, que regulamentou a retirada de adiantamentos pecuniários para pagamento de gastos com viagens

Leia mais

CONTROLE FINANCEIRO AVANÇADO PARA SAP BUSINESS ONE

CONTROLE FINANCEIRO AVANÇADO PARA SAP BUSINESS ONE CONTROLE FINANCEIRO AVANÇADO PARA SAP BUSINESS ONE FinancialOne é um add-on para o SAP Business One, eficiente para gestão financeira de toda sua empresa. Organizado de forma prática, a ferramenta permite

Leia mais

Guia Rápido de Contrato com Fluxo Orçamentário

Guia Rápido de Contrato com Fluxo Orçamentário Guia Rápido de Contrato com Fluxo Orçamentário RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o

Leia mais

Manual Sistema de Autorização GW

Manual Sistema de Autorização GW Manual Sistema de Autorização GW Como acessar o sistema? O sistema de autorização uniweb será substituído pelo sistema GW, com a finalidade de unificarmos todo o processo em um só sistema para a realização

Leia mais

SUMÁRIO CONCEITOS FINANCEIROS... 5 CONTAS Cadastro Contas... 10

SUMÁRIO CONCEITOS FINANCEIROS... 5 CONTAS Cadastro Contas... 10 GESTÃO FINANCEIRA 1 2 SUMÁRIO CONCEITOS FINANCEIROS... 5 CONTAS... 9 Cadastro Contas... 10 Extrato de Conta... 11 Lançamentos... 12 Transferência Simples... 13 Transferências Lançamentos Marcados... 14

Leia mais

Antônio Horácio da Silva. Adriane Tomazelli Ramos. Jarbas Costa Ferreira. Wilson Oliveira de Carvalho Silva. ---original assinado---

Antônio Horácio da Silva. Adriane Tomazelli Ramos. Jarbas Costa Ferreira. Wilson Oliveira de Carvalho Silva. ---original assinado--- ATA DA REUNIÃO DA COMISSÃO TÉCNICA DE AVALIAÇÃO PARA JULGAMENTO PRELIMINAR DOS ITENS AVALIADOS NO TESTE DE CONFORMIDADE REALIZADO NO DIA DEZOITO DE MAIO DE DOIS MIL E DEZOITO - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 01/2017

Leia mais

Recebimento Fiscal Módulo I

Recebimento Fiscal Módulo I Recebimento Fiscal Módulo I Setembro de 2016 MISSÃO & PRINCÍPIOS VALORES DICAS Melhorar vidas através da visão Respeito às leis e aplicaçãodos mais elevados padrões. O respeito às leis e aos regulamentos

Leia mais

POLÍTICA DE CRÉDITO - DISTRIBUIDOR

POLÍTICA DE CRÉDITO - DISTRIBUIDOR Ref. - Assunto Página: 1 / 13 de Publicação: : POLÍTICA DE CRÉDITO - DISTRIBUIDOR Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Fausto Rogério Ferreira Pinto Coord. Crédito

Leia mais

Recarga Cielo Guia Recarga

Recarga Cielo Guia Recarga Recarga Cielo Guia Recarga O serviço de Recarga Cielo traz comodidade a seus clientes e muitos benefícios para seu estabelecimento. Com ele, você oferece recarga de telefones prépagos (fixos e móveis)

Leia mais

REGULAMENTO DE VIAGENS CORPORATIVAS NACIONAIS (versão resumida para o Conselho de Usuários)

REGULAMENTO DE VIAGENS CORPORATIVAS NACIONAIS (versão resumida para o Conselho de Usuários) REGULAMENTO DE VIAGENS CORPORATIVAS NACIONAIS (versão resumida para o Conselho de Usuários) 1 OBJETIVO Estabelecer as regras, critérios e responsabilidades para colaboradores Oi, Terceiros e membros do

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO OKTOBER KARTE 1. INFORMAÇÕES GERAIS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO OKTOBER KARTE 1. INFORMAÇÕES GERAIS MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO OKTOBER KARTE 1. INFORMAÇÕES GERAIS As compras de alimentação e bebidas na Oktoberfest Blumenau 2018 ocorrerão EXCLUSIVAMENTE através do OKTOBER KARTE, válido para todos os dias

Leia mais

CRC-MG Central de Registro Civil de Minas Gerais Módulo - Conta Corrente Digital

CRC-MG Central de Registro Civil de Minas Gerais Módulo - Conta Corrente Digital CRC-MG Central de Registro Civil de Minas Gerais Módulo - Conta Corrente Digital Manual do usuário Data: 04/04/2017 Versão documento: 1.0 Prefácio 1. COMO ACESSAR O MÓDULO DA CONTA CORRENTE DIGITAL...

Leia mais

POLÍTICA DE CRÉDITO - VAREJO

POLÍTICA DE CRÉDITO - VAREJO Ref. - Assunto Página: 1 / 10 de Publicação: : POLÍTICA DE CRÉDITO - VAREJO Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Fausto Rogério Ferreira Pinto Coord. Crédito e Cobrança

Leia mais

2 - Quando receberei o carnê para pagamento das parcelas? 3 - Como faço para solicitar uma 2ª via do carnê?

2 - Quando receberei o carnê para pagamento das parcelas? 3 - Como faço para solicitar uma 2ª via do carnê? 1 - Quero quitar o contrato, como faço para saber o saldo devedor? Para saber o saldo devedor do contrato de financiamento, acesse o Portal Cliente e selecione, no menu principal, a opção Quitação do Contrato

Leia mais