Redes Sociais: Aplicações nos diversos tipos de organizações

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Redes Sociais: Aplicações nos diversos tipos de organizações"

Transcrição

1 Redes Sociais: Aplicações nos diversos tipos de organizações Claudir Padia (FAHOR) Édio Polacinski (FAHOR) Resumo A utilização das Redes Sociais tem aumentado ao longo dos anos, e tem-se mostrado como um ótimo canal para comunicação e interação entre pessoas. Assim como se identifica que a utilização das Redes Sociais tem crescido, também se percebe que elas vêm se tornado um ótimo canal de comunicação entre organizações e seus mercados consumidores. Em contrapartida, muitas organizações têm tido discussões sobre o uso das redes sociais por seus funcionários, o que tem preocupado as empresas quanto ao rendimento de seus colaboradores. Por se tratar de um assunto pouco abordado, e com rápida expansão, tem-se levantado muitos questionamentos em torno dessa ferramenta de comunicação e interação. Neste contexto, destaca-se que este artigo, através de um ensaio teórico, tem o objetivo de apresentar informações relacionadas a aplicação dessa ferramenta nos diversos tipos de organizações, especialmente, pelo fato que as Redes Socias, tem se tornado tão populares, e a cada dia que passa, tem apresentado milhares de novos adeptos. Palavras chave: Redes Sociais, TI, Organizações. 1. Introdução O uso da Internet revolucionou o mundo corporativo e acelerou as relações entre as empresas, fornecedores, distribuidores, produtores, administradores e todos os integrantes da cadeia produtiva (KENSKI, 2002). Através da facilidade de comunicação e da economia de tempo, trazidas pelo do uso da Internet, todas as organizações que utilizam essa ferramenta foram incentivadas a concentrarem seus esforços nas atividades principais e deixarem as atividades secundárias para empresas menores, e começaram somente a controlá-las através do uso contínuo da tecnologia, que ficou muito mais acessível e prático com o uso da internet, afirmando-se que todos os tipos de negócios, podem ser aperfeiçoados com o uso da internet, bastando apenas encontrar um modelo apropriado para cada empresa, o que traz ganhos de tempo, foco na produção e consequentemente economia e aumento dos lucros das organizações (KENSKI, 2002). As tecnologias sociais, estão permitindo que as pessoas se conectem, interajam e se reunam com facilidade e velocidade nunca vistas antes. As

2 companhias líderes de TI estão buscando acompanhar essa mudança, e utilizá-las a seu favor, pois estão aprendendo com o uso da tendencia social a explorar novas possíbilidades e novas dinâmicas que esse relacionamento promete trazer (ARIMA, 2011). O mundo tem mudado de uma forma muito radical, e estamos diante de uma forma de gerir as empresas e pessoas de uma nova maneira. Os jovens que se formam hoje em dia, ja vêm para o mercado de trabalho com DNA digital, ou seja, possuem uma visão do mundo dentro da internet. Usam a internet para buscar soluções e estratégias rápidas para solucionar problemas, ou seja, utiliza de muitas maneiras essa ferramenta disponível que é a internet e o uso das redes sociais (CARDOSO, 2010). Assim, a partir do exposto, destaca-se que o presente artigo, através de um ensaio teórico, tem o objetivo de apresentar informações relacionadas a aplicação das Redes Sociais nos diversos tipos de organizações. Além disso, apresentar seus benefícios, de acordo com sua aplicação, e também demostrar como a utilização destas redes pode ser útil e proveitosa para diversas finalidades. 2. Revisão da Literatura 2.1 Definições de Redes Sociais Muitas são as definições sobre redes sociais, pois elas podem ser tanto ligadas á internet, quanto apenas grupos de pessoas que possuem vínculos ou caracteristicas sociais comuns perante um grupo. Porém podem ser abordados e diferenciados por diversas definições, como as demais abordadas neste artigo. Considerando o ambiente fora da internet, podemos considerar as redes sociais, como sendo conjuntos de intercambios ou vínculos entre pessoas, onde há interação regularmente entre os integrantes (SOUZA; KANTORSKI; MIELKE, 2006). As pessoas estão inseridas na sociedade através de realções que desenvolvem ao longo de sua vida, desde o âmbito familiar, na escola, na comunidade em que vivem e no trabalho, ou seja, relações que desenvolvem e mantém e que fortalecem a esfera social. A natureza humana liga através de uma estrutura a sociedade em rede. Por isso, em uma rede social, cada indivíduo tem sua função e identidade cultural, suas relações com outros indivíduos coesos que representam a rede (TOMAÉL; ALCARÁ; CHIARA, 2005). Segundo Marteleto (2001), as redes sociais representam um conjunto de participantes autônomos, que unem ideias e recursos em torno de interesses e vaores compartilhados, ou seja, uma conexão entre pessoas que dentro de uma estrutura organizacional, compartilham interesses semelhantes.

3 As redes sociais também podem ser compreendidas, como a soma dos contatos externos recorrentes de uma organização, onde tais redes contêm as relações entre consumidores, fornecedores, competidores e organizações de outras indústrias e países (AUGUSTO; BAPTISTA, 2005). Figura 1: Representação gráfica de uma rede social. Fonte: Curvello (2011). De maneira geral, consideram-se as redes sociais como grupos, com interesses ou ideias em comum, que de alguma maneira compartilham essas ideias, sejam elas través da internet, ou de grupos fora da web. 2.2 Tipos de Redes Sociais na internet As redes sociais começaram a surgir, em meados dos anos 90, após o surgimento da internet, quando surgiram os primeiros sites de compartilhamento de dados, sendo que os s foram ás primeiras formas de relacionamento entre pessoas através da internet (OLIVEIRA, 2011). Ao longo dos anos, o aumento considerável no número de internautas, sentiu-se a necessidade de criação de ferramentas de comunicação mais abrangentes e que permitissem uma ampliação nas redes de contatos (OLIVEIRA, 2011). Com o passar do tempo, muitas outras formas de comunicação através da internet foram desenvolvidos, resultando nas atuais redes sociais. As principais redes sociais atualmente na internet utilizadas por brasileiros são (FERRARI, 2010):

4 Orkut Rede social filiada pela Google, que tem como objetivo a conexão entre amigos na internet. Possui no Brasil cerca de 26 milhões de participantes, e é a maior rede de comunidades do Brasil; Youtube É uma rede social dedicada à exibição de vídeos carregados por seus usuários. No Brasil, possui cerca de 20 milhões de usuários; Twitter É uma rede social e que permite aos usuários, enviar e receber atualizações pessoais de outros usuários, através de textos com até 140 caracteres. No Brasil, possui cerca de 9,8 milhões de usuários; Facebook É a maior rede social do mundo. Possui em sua interface, aplicativos, comunicador instantâneo álbum de vídeos e fotos e outras características, para compartilhamento entre usuários. No Brasil possui cerca de 9,6 milhões de usuários; Messenger É um comunicador instantâneo da empresa Microsoft, que possui o maior número de usuários entre as redes sociais no Brasil. Estima-se que possui cerca de 27,4 milhões de usuários no país. É uma das principais ferramentas de comunicação instantânea utilizada tanto por empresas, quanto por pessoas no Brasil; Skype É um serviço on-line que une chat, vídeo, funções de produtividade e telefone por IP gratuito. É usado muito por empresas e pessoas que possuem contatos em outros estados ou países. Possui no Brasil cerca de 5 milhões de usuários; Formspring É uma rede social em que o usuário cria um perfil com o único objetivo de responder as perguntas de internautas. No Brasil possui cerca de 4 milhões de usuários; Flickr O Flickr é uma rede criada pela empresa Yahoo, que serve como álbum de fotos online. É o mais utilizado no mundo entre as redes sociais que possuem somente este recurso ou característica. O Brasil tem cerca de 3,5 milhões de usuários; Sonico É uma rede social semelhante ao Orkut, porém que tem sua sede na Argentina, o público que mais acessa seus serviços no Brasil esta na faixa de pessoas acima dos 30 anos. Possui no país cerca de 2 milhões de usuários; My Space É uma rede social com foco em conteúdo musical, onde bandas e artistas divulgam seu trabalho. Já foi a maior rede social do mundo, porém no Brasil nunca teve muito sucesso. Possui cerca de 1,5 milhões de usuários no país; Ning É um site que permite a internautas e empresas criar suas próprias redes sociais. É muito usado por empresas, universidades, e grupos de discussão. No Brasil possui cerca de 3 milhões de usuários;

5 Linkedin É uma rede social especializada em contatos profissionais. Muito utilizada por empresas e universidades. Possui no Brasil, cerca de 1,5 milhões de usuários; Foursquare É uma rede social para celulares que serve para avaliação de locais como bares, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos. È um serviço muito utilizado em países como Estados Unidos da América, porém no Brasil, ainda não possui muitos adeptos, apenas cerca de 170 mil usuários, mas é uma rede social considerada promissora. Figura 2: Logos das principais redes sociais utilizadas no Brasil. Todas essas redes sociais são utilizadas por muitos usuários brasileiros, sendo que de acordo com pesquisas, 80% dos usuários ativos de internet no país acessam redes sociais (FERRARI, 2010). 2.3 Redes Sociais nas organizações A utilização das redes sociais nas organizações tem provocado muitas discussões, sobre a sua utilização por parte dos funcionários ou até mesmo por parte da organização. As perspectivas que envolvem redes sociais emergiram dentro da teoria das organizações em meados da década de 70, e desde então são consideradas como formas de relacionamento interorganizacional, e a análise da rede traz neste sentido, um melhor entendimento sobre o comportamento das organizações (AUGUSTO; BAPTISTA, 2005).

6 A cada dia, mais as redes sociais estão inseridas na vida das pessoas, que vem utilizando as redes de forma crescente, principalmente para fins pessoais. Por este motivo, com o surgimento das redes sociais, os gestores de Tecnologia da Informação das empresas, se apressaram em bloquear o acesso de seus colaboradores a todas as redes sociais, com o objetivo de manter o foco no trabalho e inibir uma eventual perda de produtividade dos trabalhadores, que normalmente poderiam passar mais tempo cuidando de questões pessoais do que assuntos relacionados ao seu trabalho (FERRARI; 2011). Pode-se dizer que 80% das empresas já utilizam as redes sociais como ferramenta para apoiar a investigação e a inteligência competitiva, que são usadas para melhorar o serviço de suporte ao cliente, e implementar as relações públicas e as iniciativas de marketing e também gerar benefícios diretos pra a organização (COMPUTERWORLD, 2011). A partir da evolução das redes sociais e a convergência para a utilização destas ferramentas também para fins profissionais, tais ferramentas começaram a serem usadas com grande importância tanto para pesquisa quanto para publicidade, sem abandonar o caráter de finalidade pessoal da rede social (FERRARI, 2011). As redes sociais, quando utilizadas em termos de comunicação externa nas empresas, são consideradas um desafio, pois as pessoas costuma utilizar mais estas plataformas do que os meios tradicionais. Porém nenhuma empresa pode encarar esta realidade sem uma mudança cultural, que deve ser assumida pela empresa e pelos colaboradores. Sempre é necessária uma avaliação da importância da web no contexto de trabalho (FONSECA, 2011). Devido a essa notória e significativa evolução das redes sociais, muitas empresas começaram a avaliar e também a tentar utilizar as redes sociais a seu favor no contexto do trabalho diário, ou seja, utilizando as tendências da internet e das redes sociais para sua comunicação interna (FONSECA, 2011). Segundo especialistas, podem ser citadas oito tendências que vem sendo muito utilizadas para a comunicação interna nas organizações (FONSECA, 2011): Portais sociais com diretório de networking corporativo, dados pessoais e chat; Blogging e micro-blogging com comunicação bilateral, em tempo real e reforço do sentimento de pertença e compromisso; Conteúdos móveis e eventos virtuais através de podcasting, aplicações móveis e videoconferência; Formação colaborativa através de portais de e-learning internos e ferramentas colaborativas de conhecimento wikis, bookmarks; Comunicação com redes sociais próprias ou comunidades internas em plataformas internas;

7 Crowdsourcing interno através de blogues de ideias e jogos corporativos; Embaixadores através de colaboradores bloggers e conteúdo gerado pelos funcionários; Recrutamento através de redes corporativas e criação de dinâmicas mais interativas. Apesar de um grande número de executivos e lideres da Tecnologia de Informação usar as redes sociais para uso pessoal, muitas empresas estão encontrando dificuldades para determinar a abordagem correta e o momento adequado para implantar soluções corporativas. O mercado de tecnologias sociais está em crescente expansão e evoluindo muito rapidamente enquanto fornecedores tentam capitalizar investimentos corporativos. Para otimizar investimentos, competências e resultados, é essencial que as empresas estabeleçam uma compreensão compartilhada das tendências e ferramentas sociais, coordenem estratégias e iniciativas e incentivem investimentos (ARIMA, 2011). 2.4 Redes Sociais: atividades lucrativas para organizações Assim como a utilização das redes sociais tem sido muito grande e vem crescendo a cada dia entre as pessoas, criou-se em torno dessa utilização, uma grande expectativa de um mercado totalmente potencial para a divulgação do trabalho de diversas empresas. A cada dia se popularizam mais as ferramentas online para divulgação e relacionamento entre empresa e consumidores. (ECOOPERTEC, 2010). O mercado ainda está aprendendo a utilizar as ferramentas de divulgação através da internet, e principalmente através das redes sociais. O que se consegue mensurar é que um dos principais benefícios da divulgação de uma empresa ou produto em uma rede social é quanto à imagem da empresa, que fica conhecida muito mais rapidamente do que em muitos meios de comunicação, e com uma abrangência muito maior, isso tudo quando feita uma divulgação muito bem trabalhada e focada em seu publico alvo (FERRARI, 2008). Especialistas vêm dizendo que a publicidade em redes sociais tem se tornado o meio mais barato e mais mensurável de atingir o consumidor. Com o objetivo de manter a empresa presente no mercado, uma das melhores saídas tem sido a divulgação através da internet, sendo as redes sociais, o caminho mais curto e efetivo para a divulgação de produtos ou serviços das empresas (FERRARI, 2009). As redes sociais vêm ganhando cada vez mais espaço como ferramenta de comunicação de grandes empresas. Pesquisas recentes demonstraram que as empresas que mais investem em redes sociais apresentam melhores

8 resultados em seu faturamento. Empresas como Starbucks, Dell, ebay, Google e Microsoft lideram a lista das empresas mais ativas em redes sociais, e consequentemente, são as que obtiveram os maiores lucros em 2008 (SPARSBROD, 2009). Figura 3: Logos de redes sociais vinculados com a lucratividade de empresas. Fonte: Superempreendedores. Cada vez mais a divulgação em redes sociais tem se mostrado um ótimo mercado. Empresas que tem investido em redes sociais tem tido grande retorno, tanto financeiro, quanto relacionado a questões de imagem da empresa (ANDRADE, 2009). 3. Metodologia A metodologia utilizada para o desenvolvimento do artigo em questão foi definida como um ensaio teórico, uma vez que se utiliza dos princípios do método dialético, o qual a parte das definições apresentadas (relacionadas as Rede Sociais), e as confronta na tentativa de encontrar semelhanças e diferênças (SILVA; MENEZES, 2005). Neste contexto, a partir de Cervo e Bervian (2002), destaca-se que a presente pesquisa considerou os seguintes procedimentos relacionados a coleta, análise e interpretação dos dados referentes as Redes Sociais: Visão Sincrética - leitura de reconhecimento que tem o propósito de localizar as fontes em uma aproximação preliminar sobre o tema. Para tanto identificou-se artigos e sites pertinentes e fez-se a leitura necessária.

9 Visão Analítica - caracteriza-se como uma leitura crítico/reflexiva dos textos selecionados. Visão Sintética - é interpretatíva e de síntese. Este estudo ainda pode ser caracterizado por sua finalidade, como descritivo, uma vez que apresenta como objetivo principal a descrição das características de determinada população, ou fenômeno, ou o estabelecimento de relações entre variáveis (GIL, 1999), que no presente artigo se referem aos conceitos e definições relacionados as Redes Sociais. 4. Resultados e discussões Percebe-se que a utilização das redes sociais é cada vez maior e está presente cada vez mais no dia-a-dia das pessoas e das organizações. A quantidade de internautas que acessam as redes sociais e enorme e está em crescente expansão, assim como a quantidade de diferentes redes sociais que existem e a quantidade de redes sociais que vem sendo criadas. As empresas buscam cada vez mais acompanhar esse crescimento, porém esbarram em barreiras tanto internas (colaboradores) quanto externas (clientes), e notam que devem na medida do possível, tentar utilizar as ferramentas disponíveis nas redes sociais a seu favor. As redes sociais tem se mostrado como uma população em potencial para ser explorada, principalmente por organizações, que buscam divulgar seus produtos e serviços. O uso da divulgação em redes sociais por empresas, tem mostrado muito resultado quanto a questão de imagem da empresa perante o cliente, e é considerado por especialistas, como o meio mais barato e pratico para atingir o consumidor. As grandes empresas ja estão utilizando as redes sociais a alguns anos, e notaram que a utilização correta, e o vinculo da imagem da empresa na rede social, tem trazido ótimos resultados para as organizações. 5. Conclusões A utilização das redes sociais é uma caracteristica eminente no cotidiano das pessoas e organizações na internet. É um mercado que tem se mostrado potencial e que ainda tem muito a ser explorado. A inovação e o crescimento das midias sociais, é algo que deve ser muito estudado ainda, e que irá gerar muito conhecimento para quem explorá-lo da maneira correta. Também deve-se resaltar, que a utilização desse mercado potencial para a divulgação e contato direto com os clientes, é um ponto muito importante, que cada vez mais tem mostrado o sucesso de empresas que estão se aperfeiçoando nesse tipo de canal de comunicação.

10 Pode-se concluir que a utilização das redes sociais tem muitos benefícios a serem trazidos para quem utilizá-las, tanto por parte das empresas que estarão mais perto de seus clientes, como os usuários, que cada vez mais podem escolher o que querem, e tem como opção os mais deversos tipos de redes sociais para interagirem e também as ferramentas que tanto são úteis para seus usuários. 6. Referências ANDRADE, R. S. Redes sociais: um longo caminho até as empresas. <http://desenvolvimentoweb.blogspot.com/2009/10/computerworld-redes-sociais-umlongo.html>. ARIMA, K. A. inteligência das redes sociais nas empresas. <http://info.abril.com.br/noticias/corporate/gartner/a-inteligencia-das-redes-sociais-nasempresas shl>. Acesso em: 21 de junho de AUGUSTO, P. O. M.; BAPTISTA, P. P. Acesso a Insumos como Vantagem Competitiva: o Papel das Redes Sociais. <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2005_enegep0706_0524.pdf>. Acesso em: 3 de julho de CARDOSO, M. V. F. É proibido proibir as Redes Sociais nas empresas. <http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/e-proibido-proibir-as-redessociais-nas-empresas/29974/>. Acesso em: 21 de junho de CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Prentice Hall, COMPUTERWORLD. Riscos das redes sociais nas empresas. <http://www.computerworld.com.pt/2011/03/01/riscos-das-redes-sociais-nasempresas/>. CURVELLO, R. C. F. Redes Sociais e sua Importancia em SEO. <http://www.brasilseo.com.br/social-media-marketing/redes-sociais-e-sua-importanciaem-seo>. Acesso em: 26 de junho de ECOOPERTEC. O impacto das redes sociais no lucro das empresas. <http://www.ecoopertecdf.com.br/informativos/o-impacto-das-redes-sociais-no-lucrodas-empresas/>. FERRARI, B. Onde os brasileiros se encontram. <http://revistaepoca.globo.com/revista/epoca/0,,emi ,00- ONDE+OS+BRASILEIROS+SE+ENCONTRAM.html>. Acesso em: 3 de julho de FERRARI, B. Rede social é bom negócio. <http://www.computerworld.com.pt/2010/12/23/redes-sociais-chave-para-o-exito-dasempresas-em-2011/>.

11 FERRARI, B. Publicidade se rende ao mundo digital. <http://info.abril.com.br/professional/redes-sociais/publicidade-se-rende-aomundo.shtml>. FONSECA, P. Redes sociais na comunicação interna das empresas. <http://www.computerworld.com.pt/2010/07/06/redes-sociais-na-comunicacao-internadas-empresas/>. GIL, A. C. Métodos e Técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, KENSKI, R. A internet, 10 anos que abalaram o mundo. Disponível em: <http://super.abril.com.br/tecnologia/internet-10-anos-abalaram-mundo shtml>. Acesso em 21 de junho de MARTELETO, R. M. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, jan./abr OLIVEIRA, N. A história das Redes Sociais. <http://www.natanaeloliveira.com.br/ahistoria-das-redes-sociais/>. Acesso em: 26 de junho de SILVA, E.; MENEZES, E. Metodologia da pesquisa e elaboração da dissertação. 4a edição. Florianópolis: UFSC, p. SOUZA, J.; KANTORSKI, L. P.; MIELKE. F. B. Vínculos e redes sociais de indivíduos dependentes de substanciais psicoativas sob tratamento em CAPS AD. <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s >. Acesso em: 26 de junho de SPARSBROD, S. O que as redes sociais tem a ver com o Lucro de sua Empresa. <http://www.superempreendedores.com/empreendedorismo/redes-sociais-tem-com-olucro-de-sua-empresa>. SUPEREMPREENDEDORES. O que as redes sociais tem a ver com o Lucro de sua Empresa. <http://www.superempreendedores.com/empreendedorismo/redessociais-tem-com-o-lucro-de-sua-empresa>. TOMAÉL, M. I.; ALCARÁ, A. R.; CHIARA; I. G. D. Das redes sociais à inovação. <http://www.scielo.br/pdf/ci/v34n2/28559.pdf>. Acesso em: 26 de junho de 2011.

EXP Digital, desenvolvendo soluções personalizadas para sua empresa alcançar a melhor performance no mundo virtual.

EXP Digital, desenvolvendo soluções personalizadas para sua empresa alcançar a melhor performance no mundo virtual. EXP Digital, desenvolvendo soluções personalizadas para sua empresa alcançar a melhor performance no mundo virtual. Somos uma empresa especializada em soluções voltadas ao segmento digital como: criação,

Leia mais

Como monitorar o que estão falando da minha empresa

Como monitorar o que estão falando da minha empresa http://www.tecnocratadigital.com.br/wp-content/uploads/2010/11/social-media-optimization.jpg Como monitorar o que estão falando da minha empresa nas Mídias Sociais de forma simples e direta. Paulo Milreu

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS.

TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS. Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS. CATEGORIA: CONCLUÍDO

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

O futuro do YouTube - VEJA.com

O futuro do YouTube - VEJA.com Entrevista O futuro do YouTube 29/08/2009 10:49 Por Leo Branco Nesta semana, Chad Hurley, de 32 anos, um dos criadores do YouTube, esteve no Brasil e falou a VEJA sobre o futuro do maior site de vídeos

Leia mais

E-Business global e colaboração

E-Business global e colaboração E-Business global e colaboração slide 1 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. 2.1 Copyright 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall Objetivos de estudo Quais as principais

Leia mais

AMBIENTES ONLINE: que formato tem o ambiente que os jovens procuram online?

AMBIENTES ONLINE: que formato tem o ambiente que os jovens procuram online? AMBIENTES ONLINE: que formato tem o ambiente que os jovens procuram online? Edgar Marcucci Reis 1 Jéssica Naiara dos Santos Batista 2 Resumo: O artigo apresenta uma visão sobre os ambientes online encontrados

Leia mais

Questão em foco: Colaboração de produto 2.0. Uso de técnicas de computação social para criar redes sociais corporativas

Questão em foco: Colaboração de produto 2.0. Uso de técnicas de computação social para criar redes sociais corporativas Questão em foco: Colaboração de produto 2.0 Uso de técnicas de computação social para criar redes sociais corporativas Tech-Clarity, Inc. 2009 Sumário Sumário... 2 Introdução à questão... 3 O futuro da

Leia mais

Tentar entender como usar melhor os diferentes canais.

Tentar entender como usar melhor os diferentes canais. The New Conversation: Taking Social Media from Talk to Action A Nova Conversação: Levando a Mídia Social da Conversa para a Ação By: Harvard Business Review A sabedoria convencional do marketing por muito

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

Cenário - Mídias Sociais

Cenário - Mídias Sociais Mídias Sociais Cenário - Mídias Sociais Atualmente muito se fala de internet, blog, mídias sociais e que isso é muito importante para uma empresa. POR QUÊ? 67,5 Milhões de Brasileiros tem acesso a internet

Leia mais

Estratégias em Tecnologia da Informação. Posição e Vantagem Competitiva Aplicações integradas Aplicações Web

Estratégias em Tecnologia da Informação. Posição e Vantagem Competitiva Aplicações integradas Aplicações Web Estratégias em Tecnologia da Informação Capítulo 09 Posição e Vantagem Competitiva Aplicações integradas Aplicações Web Material de apoio 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina

Leia mais

MARKETING EM REDES SOCIAIS RESUMO

MARKETING EM REDES SOCIAIS RESUMO MARKETING EM REDES SOCIAIS Bruna Karine Ribeiro Simão Instituto Federal de Mato Grosso do Sul Campus Nova Andradina bruna_simao@hotmail.com Rodrigo Silva Duran Instituto Federal de Mato Grosso do Sul Campus

Leia mais

PLANEJAMENTO DE MARKETING ELETRÔNICO

PLANEJAMENTO DE MARKETING ELETRÔNICO Instituto FA7 IBMEC MBA em Marketing Disciplina: Professor: Turma: Equipe: Marketing Eletrônico Renan Barroso Marketing II - Fortaleza Ana Hilda Sidrim, Ana Carolina Danziger PLANEJAMENTO DE MARKETING

Leia mais

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO?

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? Engajar funcionários é conseguir envolver as pessoas em um mesmo propósito que a empresa

Leia mais

Aula 1: Introdução à Disciplina Fonte: Plano de Aula Oficial da Disciplina

Aula 1: Introdução à Disciplina Fonte: Plano de Aula Oficial da Disciplina Programação para Internet Rica 1 Aula 1: Introdução à Disciplina Fonte: Plano de Aula Oficial da Disciplina Objetivo: Identificar os princípios que se destacam como características da Web 2.0. INTRODUÇÃO

Leia mais

COMERCIAL/ MARKETING

COMERCIAL/ MARKETING COMERCIAL/ MARKETING Os investimentos específicos na sua área em 2012 vs? (%) - RU Vão crescer 42 54 Média: + 4,06% Permanecer estáveis 45 5 Terão redução 1 5 2010 (%) - RU A principal estratégia comercial/

Leia mais

AUTOR(ES): MAITHÊ CORSI DA SILVA, FERNANDO TEIXEIRA CARVALHO, RENAN GUSTAVO MOLINA

AUTOR(ES): MAITHÊ CORSI DA SILVA, FERNANDO TEIXEIRA CARVALHO, RENAN GUSTAVO MOLINA TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO E-COMMERCE NAS PEQUENAS EMPRESAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA AUTOR(ES): MAITHÊ CORSI DA

Leia mais

Mídias Sociais nos Negócios. GorillaBrand BRAND

Mídias Sociais nos Negócios. GorillaBrand BRAND Mídias Sociais nos Negócios GorillaBrand BRAND Marketing de Relacionamento Estratégias Empresa Marca Faturamento Clientes Uso de estratégias Relacionamento Empresa x Cliente Gera Valorização da Marca Aumento

Leia mais

Marcel Ayres Diretor de Planejamento. Twitter @MarcelAyres Linkedin Meadiciona Renata Cerqueira Diretora de Monitoramento Online. Twitter @renatacbc

Marcel Ayres Diretor de Planejamento. Twitter @MarcelAyres Linkedin Meadiciona Renata Cerqueira Diretora de Monitoramento Online. Twitter @renatacbc Marcel Ayres Diretor de Planejamento. Também faz parte, como pesquisador, do Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade. Desenvolve pesquisas sobre Realidade Aumentada, Mídias Digitais

Leia mais

REDES SOCIAIS. Profº Thiago Arantes

REDES SOCIAIS. Profº Thiago Arantes REDES SOCIAIS Profº Thiago Arantes Todos os direitos reservados - IAB 2014 - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros

Leia mais

Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado

Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado Maio de 2010 Conteúdo Introdução...4 Principais conclusões...5 Dados adicionais da pesquisa...14 Nossas ofertas de serviços em mídias sociais...21

Leia mais

3 As Mídias Sociais como Ferramentas de Marketing

3 As Mídias Sociais como Ferramentas de Marketing 26 3 As Mídias Sociais como Ferramentas de Marketing O surgimento das mídias sociais está intimamente ligado ao fenômeno da geração de conteúdo pelo usuário e ao crescimento das redes sociais virtuais

Leia mais

REDES SOCIAIS CONHEÇA A HISTÓRIA DAS. Professor Carlos Muniz

REDES SOCIAIS CONHEÇA A HISTÓRIA DAS. Professor Carlos Muniz CONHEÇA A HISTÓRIA DAS REDES SOCIAIS Nesse artigo você vai conhecer com detalhes a História das Redes Sociais. Leia esse artigo até o final e você irá conferir os seguintes tópicos: As redes sociais antecedem

Leia mais

COMO CONQUISTAR CLIENTES COM APLICATIVOS PARA CELULAR

COMO CONQUISTAR CLIENTES COM APLICATIVOS PARA CELULAR COMO CONQUISTAR CLIENTES COM APLICATIVOS PARA CELULAR CONTEÚDO 1 2 3 4 5 6 Por que as empresas precisam estar conectadas ao mundo mobile Como os aplicativos mobile podem atrair mais clientes. Como os aplicativos

Leia mais

1 Introdução. 1.1 A Nova Era Digital

1 Introdução. 1.1 A Nova Era Digital 11 1 Introdução Com o advento da nova era da internet, conhecida com web 2.0, e o avanço das tecnologias digitais, o consumidor passa a ter maior acesso à informação bem como à facilidade de expressar

Leia mais

Capítulo 1 Por que Google Marketing?

Capítulo 1 Por que Google Marketing? Capítulo 1 Por que Google Marketing? O Google modificou substancialmente a maneira como o mercado lida com a informação e informação, na nossa sociedade pós terceira onda, é tudo. Do dinheiro ao eletrodoméstico,

Leia mais

Resumo. Palavras-chave: twitter; ferramenta; planejamento; Greenpeace.

Resumo. Palavras-chave: twitter; ferramenta; planejamento; Greenpeace. O Twitter Como Ferramenta de Divulgação Para As Empresas: Um Estudo De Caso do GREENPEACE 1 Jonathan Emerson SANTANA 2 Gustavo Guilherme da Matta Caetano LOPES 3 Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

Prof. NINO CARVALHO Mestre em Administração IBMEC Pós Graduado em Marketing e Estratégia Chartered Institute of Marketing Reino Unido

Prof. NINO CARVALHO Mestre em Administração IBMEC Pós Graduado em Marketing e Estratégia Chartered Institute of Marketing Reino Unido 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA SIGA: PMBACMD*11/01 Prof. LUIZ CARLOS SEIXAS DE SÁ Doutorando ISCTE - Lisboa MSc. HEC School of Management França Mestre em Planejamento Organizacional FGV EBAP Prof. NINO CARVALHO

Leia mais

Resultados da Pesquisa

Resultados da Pesquisa Resultados da Pesquisa 1. Estratégia de Mensuração 01 As organizações devem ter uma estratégia de mensuração formal e garantir que a mesma esteja alinhada com os objetivos da empresa. Assim, as iniciativas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES Claudir Padia (FAHOR) claudir.padia@bol.com.br Marcos Eduardo Servat (SETREM) tenservat@gmail.com Jair Antonio Fagundes (SIM

Leia mais

Fortaleza Digital. Aker FIREWALL UTM. Sua empresa mais forte com uma solução completa de segurança digital.

Fortaleza Digital. Aker FIREWALL UTM. Sua empresa mais forte com uma solução completa de segurança digital. Aker FIREWALL UTM Fortaleza Digital Sua empresa mais forte com uma solução completa de segurança digital. Ideal para o ambiente corporativo, com o Aker Firewall UTM você tem o controle total das informações

Leia mais

1. Apresentação. 1.1. Conexão Digital para o Desenvolvimento Social. 1.2. Engajamento na Iniciativa

1. Apresentação. 1.1. Conexão Digital para o Desenvolvimento Social. 1.2. Engajamento na Iniciativa 1. Apresentação 1.1. Conexão Digital para o Desenvolvimento Social A conexão Digital para o Desenvolvimento Social é uma iniciativa que abrange uma série de atividades desenvolvidas por ONGs em colaboração

Leia mais

REDES SOCIAIS. Prof. Thiago Arantes

REDES SOCIAIS. Prof. Thiago Arantes REDES SOCIAIS Prof. Thiago Arantes - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo o conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros e é protegido pela legislação

Leia mais

EI CLIENTE, ESTAMOS AQUI! Ebook especializado em SEO para busca local

EI CLIENTE, ESTAMOS AQUI! Ebook especializado em SEO para busca local EI CLIENTE, ESTAMOS AQUI! Ebook especializado em SEO para busca local Sumário participam deste ebook 3 Isso é realmente importante? 4 Cuidados com seu site 5 Site mobile ou design responsivo? 6 Dados estruturados

Leia mais

Social Media em 5 etapas

Social Media em 5 etapas Como estruturar seu sistema de Social Media em 5 etapas O que é este guia? O Guia de inicialização em social media foi criado pela G&P como uma forma de ajudar e incentivar as mais diversas empresas do

Leia mais

Intranets e Capital Intelectual

Intranets e Capital Intelectual Intranets e Capital Intelectual Intranets e Capital Intelectual As mídias sociais ultrapassaram os limites da vida privada. Os profissionais são 2.0 antes, durante e depois do expediente. É possível estabelecer

Leia mais

Estudo Hábitos. Hábitos de uso e comportamento dos internautas nas mídias sociais e como as empresas podem melhorar sua atuação nas redes

Estudo Hábitos. Hábitos de uso e comportamento dos internautas nas mídias sociais e como as empresas podem melhorar sua atuação nas redes Estudo Hábitos 2012 Hábitos de uso e comportamento dos internautas nas mídias sociais e como as empresas podem melhorar sua atuação nas redes O estudo O Estudo Hábitos é realizado anualmente pela E.life

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

MONITORAMENTO E GOOGLE PLUS. Leonardo Alvez Letícia Chibior Patrick Miguel Ruth Derevecki Samara Bark / / 4MA

MONITORAMENTO E GOOGLE PLUS. Leonardo Alvez Letícia Chibior Patrick Miguel Ruth Derevecki Samara Bark / / 4MA MONITORAMENTO E GOOGLE PLUS Leonardo Alvez Letícia Chibior Patrick Miguel Ruth Derevecki Samara Bark / / 4MA MONITORAMENTO As empresas sabem que o planejamento digital, gestão de conteúdo, anúncios, campanhas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO INTRODUÇÃO: As mídias sociais estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas, oferecendo soluções e transformando as relações pessoais e comerciais.

Leia mais

INFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO

INFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO Gustavo Cançado de Azevedo O autor relaciona educação e tecnologia, tomando como ponto de partida a maneira com que os avanços

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

Bom dia. Mídias Sociais. É um grande prazer poder levar para vocês um pouco do meu conhecimento sobre o fenômeno Facebook

Bom dia. Mídias Sociais. É um grande prazer poder levar para vocês um pouco do meu conhecimento sobre o fenômeno Facebook Bom dia É um grande prazer poder levar para vocês um pouco do meu conhecimento sobre o fenômeno Facebook Eu sou Andrea Rufino. Gerente de Marketing e Comunicação da Amadeus. Gostaria de dividir com vocês

Leia mais

A confluência dos vídeos e a Internet

A confluência dos vídeos e a Internet WHITEPAPER A confluência dos vídeos e a Internet Por que sua empresa deveria investir em vídeos em 2013 e como a Construção Civil pode utilizar os vídeos como diferencial competitivo. 1 Saiba como os vídeos

Leia mais

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino.

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino. A TERCEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY BRASIL, REALIZADA EM SÃO PAULO ENTRE OS DIAS 25 E 31 DE JANEIRO DE 2010, REUNIU QUASE 100 MIL PARTICIPANTES PARA DISCUTIR AS TENDÊNCIAS DA INTERNET E DAS MÍDIAS DIGITAIS.

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

Índice. 03 A Empresa. 04 Missão Visão Valores 05 Nossos Eventos 23 Corpbusiness - Patrocínio 24 Divulgação 25 Expediente

Índice. 03 A Empresa. 04 Missão Visão Valores 05 Nossos Eventos 23 Corpbusiness - Patrocínio 24 Divulgação 25 Expediente MÍDIA KIT 2014 Índice 03 A Empresa 04 Missão Visão Valores 05 Nossos Eventos 23 Corpbusiness - Patrocínio 24 Divulgação 25 Expediente A empresa Fundada em 2007, a empresa possui uma grade anual com diversos

Leia mais

Aula 8 Conversação e rede social na web

Aula 8 Conversação e rede social na web Aula 8 Conversação e rede social na web Aula 8 Conversação e rede social na web Meta Apresentar um programa de voz sobre IP (VoIP), o Skype, e fazer uma breve introdução ao mundo das redes sociais online,

Leia mais

criar colaborar comunicar Tecnologia para Crescer

criar colaborar comunicar Tecnologia para Crescer Tecnologia para Crescer Com o crescimento da banda larga e smartphones/ tablets, conteúdos têm sido criados e consumidos em uma taxa alarmante. Atualmente, a definição de conteúdo mudou e não se trata

Leia mais

7 Passos Para a Criação de Uma Boa Loja Virtual. Índice

7 Passos Para a Criação de Uma Boa Loja Virtual. Índice 2 Índice Introdução... 3 Passo 1 Entender o que é Venda Online e E-commerce... 4 Passo 2 Entender o Mercado de Comércio Eletrônico... 5 Passo 3 Canais de Venda... 6 Passo 4 Como identificar uma Boa Plataforma

Leia mais

Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente

Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente Redesenhando a forma como empresas operam e envolvem seus clientes e colaboradores no mundo digital. Comece > Você pode construir de fato uma

Leia mais

Capítulo 2 E-Business global e colaboração

Capítulo 2 E-Business global e colaboração Objetivos de estudo Capítulo 2 E-Business global e colaboração Quais as principais características de um negócio que são relevantes para a compreensão do papel dos sistemas de informação? Como os sistemas

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa Como implementar Social Media na empresa 1 As razões: Empresas ainda desconhecem benefícios do uso de redes sociais Das 2,1 mil empresas ouvidas em estudo do SAS Institute e da Harvard Business Review,

Leia mais

Mídias Sociais em Negócios B2B. Marcelo Minutti Twitter: @mminutti

Mídias Sociais em Negócios B2B. Marcelo Minutti Twitter: @mminutti Mídias Sociais em Negócios B2B Marcelo Minutti Twitter: @mminutti Seu setor está atento as oportunidades das mídias sociais? Alguns estão! Existem muitas oportunidades para setores atentos as mídias sociais

Leia mais

BOAS PRÁTICAS NO DIA A DIA DAS CLÍNICAS DE IMAGEM

BOAS PRÁTICAS NO DIA A DIA DAS CLÍNICAS DE IMAGEM BOAS PRÁTICAS NO DIA A DIA DAS CLÍNICAS DE IMAGEM Introdução ÍNDICE Boas práticas no dia a dia das clínicas de imagem A Importância de se estar conectado às tendências As melhores práticas no mercado de

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR MODERNO: 15 FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA MELHORAR A SUA PRODUTIVIDADE

MANUAL DO PROFESSOR MODERNO: 15 FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA MELHORAR A SUA PRODUTIVIDADE MANUAL DO PROFESSOR MODERNO: 15 FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA MELHORAR A SUA PRODUTIVIDADE SUMÁRIO >> Introdução... 3 >> Não confie em sua memória: agendas e calendários online estão a seu favor... 5 >>

Leia mais

práticas recomendadas Cinco maneiras de manter os recrutadores à frente da curva social

práticas recomendadas Cinco maneiras de manter os recrutadores à frente da curva social práticas recomendadas Cinco maneiras de manter os recrutadores à frente da curva social Não há dúvidas de que as tecnologias sociais têm um impacto substancial no modo como as empresas funcionam atualmente.

Leia mais

Mídias Sociais. Fatos e Dicas para 2013. Esteja preparado para um ano digital, social e interativo

Mídias Sociais. Fatos e Dicas para 2013. Esteja preparado para um ano digital, social e interativo Mídias Sociais Fatos e Dicas para 2013 Esteja preparado para um ano digital, social e interativo NESTE E-BOOK VOCÊ VAI ENCONTRAR: 1 - Porque as mídias sociais crescem em tamanho e em importância para o

Leia mais

2014 Aberje Espaços Corporativos em Redes Sociais Digitais e Processos de Colaboração nas Organizações: realidade no Brasil 2014

2014 Aberje Espaços Corporativos em Redes Sociais Digitais e Processos de Colaboração nas Organizações: realidade no Brasil 2014 2014 Aberje Espaços Corporativos em Redes Sociais Digitais e Processos de Colaboração nas Organizações: realidade no Brasil 2014 Concepção e planejamento: Prof. Dr. Paulo Nassar Coordenação: Carlos A.

Leia mais

A DOCPIX É UMA AGÊNCIA ESPECIALIZADA EM DESENVOLVIMENTO WEB & MARKETING DIGITAL E SOFTWARES, DESDE 2012.

A DOCPIX É UMA AGÊNCIA ESPECIALIZADA EM DESENVOLVIMENTO WEB & MARKETING DIGITAL E SOFTWARES, DESDE 2012. quem SOMOS A DOCPIX É UMA AGÊNCIA ESPECIALIZADA EM DESENVOLVIMENTO WEB & MARKETING DIGITAL E SOFTWARES, DESDE 2012. Nossa agência surgiu com o conceito de atender as micro, pequenas e médias empresas de

Leia mais

Todo o Potencial do WiFi Social para Clientes

Todo o Potencial do WiFi Social para Clientes Todo o Potencial do WiFi Social para Clientes # Cenário A Importância das Redes Sociais & Dispositivos Móveis para o Marketing e o Negócio Os dispositivos móveis seguirão de forma crescente, adquirindo

Leia mais

PROFISSIONAL. Por que o Comércio Eletrônico em Multicanais é Fundamental para o Sucesso do seu Negócio On-line

PROFISSIONAL. Por que o Comércio Eletrônico em Multicanais é Fundamental para o Sucesso do seu Negócio On-line EDIÇÃO Nº 05 GRÁTIS FOTOGRAFIA PROFISSIONAL SOLUÇÕES PARA IMAGENS DE PRODUTO QUE CONQUISTARAM OS LÍDERES DO COMÉRCIO ELETRÔNICO Por que o Comércio Eletrônico em Multicanais é Fundamental para o Sucesso

Leia mais

K-Consultancy Consultoria em Marketing Digital Turístico. Todos os direitos reservados. Kronedesign 2011.

K-Consultancy Consultoria em Marketing Digital Turístico. Todos os direitos reservados. Kronedesign 2011. K-Consultancy Consultoria em Marketing Digital Turístico Atenção: veja as condições de uso para você desfrutar este material com tranquilidade Autoria: Ao compartilhar esta apresentação na internet, você

Leia mais

tendências MOBILIDADE CORPORATIVA Setembro/2012 INFORMATIVO TECNOLÓGICO DA PRODESP EDIÇÃO 03 Introdução Cenário atual Tendências Vantagens Riscos

tendências MOBILIDADE CORPORATIVA Setembro/2012 INFORMATIVO TECNOLÓGICO DA PRODESP EDIÇÃO 03 Introdução Cenário atual Tendências Vantagens Riscos tendências EDIÇÃO 03 Setembro/2012 MOBILIDADE CORPORATIVA Introdução Cenário atual Tendências Vantagens Riscos Recomendações para adoção de estratégia de mobilidade 02 03 04 06 07 08 A mobilidade corporativa

Leia mais

NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES

NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES 1. Conectando a Empresa à Rede As empresas estão se tornando empresas conectadas em redes. A Internet e as redes de tipo Internet dentro da empresa (intranets), entre uma

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net APRESENTAÇÃO COMERCIAL www.docpix.net QUEM SOMOS Somos uma agência digital full service, especializada em desenvolvimento web, de softwares e marketing online. A Docpix existe desde 2010 e foi criada com

Leia mais

COMPUTAÇÃO EM NUVEM. Michele Marques Costa 1,2, Julio César2 ¹Universidade paranaense (Unipar)

COMPUTAÇÃO EM NUVEM. Michele Marques Costa 1,2, Julio César2 ¹Universidade paranaense (Unipar) COMPUTAÇÃO EM NUVEM Michele Marques Costa 1,2, Julio César2 ¹Universidade paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil Mih_nai@hotmail.com juliocesar@unipar.br Resumo. Este artigo contém a definição e citação

Leia mais

W H I T E P A P E R O s B e n e f í c i o s d a E m p r e s a S o c i a l n o M u n d o W e b 2. 0

W H I T E P A P E R O s B e n e f í c i o s d a E m p r e s a S o c i a l n o M u n d o W e b 2. 0 Av Eng. Luiz Carlos Berrini 1645, 8 andar, 04571-000 Brooklin Novo, São Paulo SP Brazil. Tel: 55 11 5508-3400 Fax: 55 11 5508 3444 W H I T E P A P E R O s B e n e f í c i o s d a E m p r e s a S o c i

Leia mais

Faça com que o CRM trabalhe da mesma maneira que o seu pessoal de vendas

Faça com que o CRM trabalhe da mesma maneira que o seu pessoal de vendas Faça com que o CRM trabalhe da mesma maneira que o seu pessoal de vendas APROVEITE AS TECNOLOGIAS DE HOJE PARA MAXIMIZAR A ADOÇÃO POR PARTE DOS USUÁRIOS Para os profissionais de venda, o tempo nunca havia

Leia mais

MARKETING NAS REDES SOCIAIS. Carlos Henrique Cangussu (Discente do 2º ano do curso de Administração das Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS)

MARKETING NAS REDES SOCIAIS. Carlos Henrique Cangussu (Discente do 2º ano do curso de Administração das Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS) 1 MARKETING NAS REDES SOCIAIS Angela de Souza Brasil (Docente Esp. Faculdades Integradas de Três Carlos Henrique Cangussu Daniel Barbosa Maia Elisandra Inês Peirot Schneider Marcelo Da Silva Sivestre Tiago

Leia mais

Marketing digital NARCISO SANTAELLA

Marketing digital NARCISO SANTAELLA Marketing digital 1 Introdução As agências de publicidade recorrem ao marketing digital para conquistar o público que hoje tem na web uma das principais fontes de informação. Utilizar todos os recursos

Leia mais

Apps de Produtividade

Apps de Produtividade Apps de Produtividade Os App s de Produtividade oferecem controle, organização e recursos para profissionalização das áreas internas e externas da empresa, proporcionando: Produtividade Controle Integração

Leia mais

Curso Gestão em Marketing Digital. Rua Helena, 170, Cj. 64 Vila Olímpia CEP 04552-050 São Paulo/SP Tel: (11) 3031-1131

Curso Gestão em Marketing Digital. Rua Helena, 170, Cj. 64 Vila Olímpia CEP 04552-050 São Paulo/SP Tel: (11) 3031-1131 Curso Gestão em Marketing Digital 04552050 30311131 Sobre a Escola Somos a primeira escola especializada em cursos para Comércio Eletrônico e Marketing Digital. Estamos há mais de seis anos no mercado

Leia mais

Aline Santos Carlos Augusto Peterson Almeida Rafael Rodrigues Ramon Assis

Aline Santos Carlos Augusto Peterson Almeida Rafael Rodrigues Ramon Assis Aline Santos Carlos Augusto Peterson Almeida Rafael Rodrigues Ramon Assis Marketing Digital Trabalho científico apresentado ao Professor Edvaldo Jr., docente da matéria Marketing Digital, da turma de Produção

Leia mais

REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS

REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS Entenda a importância da utilização das Redes Sociais para a sua pequena empresa e conheça os fundamentos necessários para obter resultados positivos com a sociabilidade.

Leia mais

Atividade Capitulo 6 - GABARITO

Atividade Capitulo 6 - GABARITO Atividade Capitulo 6 - GABARITO 1. A Internet é uma força motriz subjacente aos progressos em telecomunicações, redes e outras tecnologias da informação. Você concorda ou discorda? Por quê? Por todos os

Leia mais

A BRASIL ROTÁRIO FRENTE ÀS MÍDIAS ELETRÔNICAS. Carlos Jerônimo da Silva Gueiros

A BRASIL ROTÁRIO FRENTE ÀS MÍDIAS ELETRÔNICAS. Carlos Jerônimo da Silva Gueiros A BRASIL ROTÁRIO FRENTE ÀS MÍDIAS ELETRÔNICAS Carlos Jerônimo da Silva Gueiros Um mundo em transformação 1998 / 1999 Mutirão Digital apoiar as escolas públicas no acesso à Internet 2010-12 anos depois...

Leia mais

Guia de Introdução ao Windows SharePoint Services

Guia de Introdução ao Windows SharePoint Services Guia de Introdução ao Windows SharePoint Services - Windows SharePoint Services... Page 1 of 11 Windows SharePoint Services Guia de Introdução ao Windows SharePoint Services Ocultar tudo O Microsoft Windows

Leia mais

7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL

7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL DICAS PARA DIVULGAR SUA EMPRESA E AUMENTAR AS VENDAS NO FIM DE ANO 7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL Sumário Apresentação Capítulo 1 - Crie conteúdo de alta

Leia mais

E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa]

E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] 1 Sumário O Surgimento do Analista de Redes Sociais... 2 O que é um Analista de Redes Sociais?... 5 Qual é o Perfil do Analista

Leia mais

ABRIL 2010. Redes Sociais: revolução cultural na Internet. Ano 2 Número 2

ABRIL 2010. Redes Sociais: revolução cultural na Internet. Ano 2 Número 2 ABRIL 2010 Redes Sociais: revolução cultural na Internet Ano 2 Número 2 SUMÁRIO EXECUTIVO As redes sociais: revolução cultural na Internet Apresentação Definindo as redes sociais As redes sociais formam

Leia mais

Introdução ao Subsistema Multimídia IP (IMS) Conceitos básicos de IMS e terminologia

Introdução ao Subsistema Multimídia IP (IMS) Conceitos básicos de IMS e terminologia Introdução ao Subsistema Multimídia IP (IMS) Conceitos básicos de IMS e terminologia Introdução Formalmente, o IP Multimedia Subsystem (IMS) é definido como:... um novo 'domínio' principal da rede (ou

Leia mais

Direcionando a Estratégia de TI do Grupo RBS

Direcionando a Estratégia de TI do Grupo RBS Direcionando a Estratégia de TI do Grupo RBS Perfil do Grupo RBS Retrato da TI no segmento Mídia Pilares Estratégicos da TI Principais Projetos da TI Perfil do Grupo RBS 50 anos de fundação 5,7 mil colaboradores

Leia mais

O que é comércio eletrônico?

O que é comércio eletrônico? COMÉRCIO ELETRÔNICO O que é comércio eletrônico? O comércio eletrônico ou e-commerce é a compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, onde as chamadas Lojas Virtuais oferecem seus produtos

Leia mais

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Morgana Hamester História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Contexto atual Modelização digital contemporaneidade;

Leia mais

E-COMMERCE COMO FERRAMENTA DE VENDAS

E-COMMERCE COMO FERRAMENTA DE VENDAS Central de Cases E-COMMERCE COMO FERRAMENTA DE VENDAS www.espm.br/centraldecases Central de Cases E-COMMERCE COMO FERRAMENTA DE VENDAS Preparado pelo Prof. Vicente Martin Mastrocola, da ESPM SP. Disciplinas

Leia mais

RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA

RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA Comunicação Organizacional em Mídias Sociais UNISO Prof. Randolph de Souza PRESENÇA NAS MÍDIAS Necessidade Definição de Estratégias para minimizar riscos Se bem trabalhadas

Leia mais

Divulgação Portal - METROCAMP. Você não quer exercer a profissão mais importante do futuro (Bill Gates)?

Divulgação Portal - METROCAMP. Você não quer exercer a profissão mais importante do futuro (Bill Gates)? Divulgação Portal - METROCAMP Você não quer exercer a profissão mais importante do futuro (Bill Gates)? Torne se um Trabalhador de Conhecimento (Kowledge Worker) de Werner Kugelmeier WWW.wkprisma.com.br

Leia mais

Bleez Agência Digital... 3. Quem sou eu... 4. Introdução... 5. Quanto o ecommerce cresceu no Brasil... 7. Quem está comprando no ecommerce...

Bleez Agência Digital... 3. Quem sou eu... 4. Introdução... 5. Quanto o ecommerce cresceu no Brasil... 7. Quem está comprando no ecommerce... Sumário Bleez Agência Digital... 3 Quem sou eu... 4 Introdução... 5 Quanto o ecommerce cresceu no Brasil... 7 Quem está comprando no ecommerce... 10 Por que os brasileiros estão comprando mais... 12 O

Leia mais

E-Book MKT DE PERFORMANCE

E-Book MKT DE PERFORMANCE E-Book MKT DE PERFORMANCE MKT de Performance O Marketing de Performance é um conjunto de técnicas que permitem mensurar e otimizar o desempenho de um site/ecommerce/landing page e os resultados de ações

Leia mais

Introdução redes sociais mulheres Digg

Introdução redes sociais mulheres Digg O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) A Sophia Mind,

Leia mais

CURSO: Superior de Tecnologia em Gestão Comercial Disciplina: Sistemas de Informação no Varejo Período Letivo: 3º Semestre Professora: Mariana Alves

CURSO: Superior de Tecnologia em Gestão Comercial Disciplina: Sistemas de Informação no Varejo Período Letivo: 3º Semestre Professora: Mariana Alves TI CURSO: Superior de Tecnologia em Gestão Comercial Disciplina: Sistemas de Informação no Varejo Período Letivo: 3º Semestre Professora: Mariana Alves Fuini Pergunta 3: o que a TI abrange e como ela é

Leia mais

Comparativo entre os meios de comunicação para atingir 50 milhões de usuários

Comparativo entre os meios de comunicação para atingir 50 milhões de usuários Comparativo entre os meios de comunicação para atingir 50 milhões de usuários Fonte: TAKAHASHI, 2000; VEJA ONLINE, 2006 Definições de comércio eletrônico/e-business E - BUSINESS, acrônimo do termo em

Leia mais

UNIMEP MBA em Gestão e Negócios

UNIMEP MBA em Gestão e Negócios UNIMEP MBA em Gestão e Negócios Módulo: Sistemas de Informações Gerenciais Aula 4 TI com foco nos Negócios: Áreas envolvidas (Parte II) Flávio I. Callegari www.flaviocallegari.pro.br O perfil do profissional

Leia mais

5 Conclusões 5.1. Síntese do estudo

5 Conclusões 5.1. Síntese do estudo 5 Conclusões 5.1. Síntese do estudo Este estudo teve como objetivo contribuir para a compreensão do uso das mídias sociais, como principal ferramenta de marketing da Casar é Fácil, desde o momento da sua

Leia mais

A Comunicação da Rede Social de Cidades. Maio de 2012

A Comunicação da Rede Social de Cidades. Maio de 2012 A Comunicação da Rede Social de Cidades Maio de 2012 Sistematização da pesquisa virtual realizada entre os integrantes da Rede no período de abril a maio de 2012 A pesquisa de satisfação da Comunicação

Leia mais