ORIGENS E DESAFIOS DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL DO GESTOR DENTRO DE UM NOVO AMBIENTE EDUCACIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIGENS E DESAFIOS DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL DO GESTOR DENTRO DE UM NOVO AMBIENTE EDUCACIONAL"

Transcrição

1 169 ORIGENS E DESAFIOS DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL DO GESTOR DENTRO DE UM NOVO AMBIENTE EDUCACIONAL Danilo Arosti Aluno do Curso de Pós-Graduação em EAD - Polo de Ribeirão Preto/SP Soraia Dumbra - mestre em Administração - Universite de Poitiers (2004) e especialista em Educação a Distância - UNISEB Interativo (2013). Docente do Centro Universitário Estácio Uniseb. Resumo Nos últimos anos tem se observado o aumento expressivo do acesso ao ensino superior, crescimento devido a diversos programas governamentais para instituições públicas e privadas, facilitando o ingresso e a conclusão em cursos tecnológicos e também de graduação. Com a evolução das Tecnologias da informação e da comunicação e o acesso cada vez maior das pessoas a essas tecnologias, a educação a distância tem se expandido grandemente. Com isso, as instituições de ensino têm oferecido cada vez mais cursos voltados para a modalidade à distância. Dentro desse cenário, este trabalho tem por objetivo identificar as oportunidades e desafios encontrados pelos gestores em Educação a Distância, visto que além de conhecimentos acadêmicos, é necessário aprimorar cada vez mais a gestão dentro das instituições. Também foram identificados que os princípios que são utilizados na gestão de empresas de outros segmentos, são também os que regem as instituições educacionais. Ambos têm sua origem nas escolas clássicas da Administração de Empresas, embora cada sistema tenha as suas particularidades. Fatores como Gestão Democrática, aceitação da Educação a Distância dentro da organização e a mudança de pensamento são fundamentais para se construir uma escola que alcance seus objetivos organizacionais e que cumpra seu dever social de formar cidadãos. Palavras-chave: Gestão, Educação a Distância, Tecnologia da Informação. 1. Introdução Nos últimos anos tem se observado o aumento do ingresso de alunos no ensino superior, podemos ver isso nos dados do último censo realizado em 2010, onde houve um aumento muito grande se compararmos com os dados do censo de Crescimento apoiado nos diversos programas governamentais a instituições públicas e privadas, facilitando o ingresso e a conclusão nos cursos de graduação e especialização e também em cursos tecnológicos. Desse modo os números do Censo de 2010 tiveram uma contribuição muito grande da Educação a Distância, visto que com a facilidade do acesso e os avanços das tecnologias da informação e da comunicação fizeram que essa modalidade se expandisse muito nos últimos anos.

2 170 Dessa maneira, antes de ofertarem os cursos presenciais e a distância, as instituições de ensino superior necessitam pensar nos aspectos legais, pedagógicos, administrativos, operacionais e mercadológicos para que consigam cumprir o seu papel na sociedade que é oferecer cursos de qualidade e que tragam satisfação tanto profissional, quanto pessoal e mercadológica. Com isso a gestão educacional torna-se um assunto de extrema importância para podermos compreender os processos de ensino-aprendizagem em todos os níveis de educação, desde a básica até o ensino superior e consequentemente a Educação a Distância. Dentro desse cenário, o papel do gestor é de extrema importância, já que com o oferecimento cada vez maior de cursos pela modalidade a Distância, as instituições devem buscar a melhoria contínua dos seus processos administrativos. Dessa forma a aplicabilidade dos processos de gestão nos elementos que compõe o processo educacional se torna muito importante, pois são orientados pelos referenciais de qualidade do MEC. Também é necessário que as instituições busquem a capacitação dos seus gestores e colaboradores, para que estejam habituados a esse ambiente de mudança permanente. Desse modo, torna-se necessário que as decisões de planejamento, organização, direção e controle, ensinadas nas escolas clássicas da administração de empresas, sejam realizadas constantemente, para que os objetivos da instituição sejam alcançados de maneira eficiente e eficaz. Esse trabalho, desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, tem o objetivo de analisar qual o papel da gestão e do gestor, e sua aplicação dentro de um ambiente educacional cada vez mais competitivo. 2. Origem Da Gestão Da Educação A Distância Os principais processos de Gestão ou Administração são complexos e divididos em várias etapas a se conhecer: planejar, organizar, dirigir e controlar. A origem desses processos advém de datas anteriores a Revolução Industrial (1750), possuindo uma história antiga e muito complexa. Também se atribui essas bases científicas a organização militar. Para Correia e Pimenta (2005, p.23), com a revolução industrial e consequente desenvolvimento da indústria capitalista, foi necessário que as organizações se modernizassem modificando as esferas sociais, política, econômica e ideológica, criando um novo modelo de organização da sociedade.

3 171 Segundo Chiavenato (1983) essa época trouxe possibilidades na evolução do campo da administração, já que houve ruptura dos modelos medievais de produção manufaturada para a produção industrial. Para isso foi necessário à racionalização e administração dos processos de trabalho, gerando maior produtividade em menor tempo. Aquilo que era produzido manualmente por poucas pessoas, passou a ser produzido de maneira industrial e racional, diminuindo o tempo e o desperdício de matérias e consequentemente aumentando a produção. Com a Revolução Industrial, muitos grupos de estudiosos foram se desenvolvendo para a elaboração de uma Teoria Geral da Administração, também conhecida como Administração Científica. Segundo Motta (1997) e Garay (2000), podemos citar algumas escolas de administração surgidas na época: Escola de Administração Científica, Escola Comportamentalista, Escola de Relações Humanas, Escola Estruturalista. Como afirma Garay (2000, p.22), a Administração Científica tem o intuito de racionalizar a produção, aumentando a produtividade através da divisão técnica do trabalho, onde são realizados controles de tempos de cada tarefa e movimento dos trabalhadores. São planejadas as tarefas, cargos, fluxos dos processos de trabalho de maneira que sejam realizados da melhor maneira possível. Também são geridos os processos decisórios, burocráticos, comportamentais, motivacionais, qualificação profissional. Dessa maneira, assim como as demais instituições, as escolas também seguem o modelo industrial, visando à organização do trabalho para garantir a obtenção de resultados. Os gestores tanto das Instituições de Ensino, quanto o das instituições de Ensino a Distância buscam aplicar as estratégias de planejamento, organização, direção e controle da administração científica para gerir os seus recursos. A Gestão Educacional tem como base a Administração Científica, porém apresenta particularidades, onde sua forma de gestão necessita ser realizado de maneira diferente de como ocorre nas empresas tradicionais. A gestão da Educação a Distância também deve ser tratada de maneira distinta, já que o gestor necessita saber que o processo de gestão se dará de maneira mais complexa e dinâmica do que na educação presencial. Sendo assim, apesar de serem similares quanto ao modelo de gestão, cada instituição apresenta particularidades, sendo necessário que as etapas da gestão sejam realizadas da melhor maneira possível, para que se possam gerir os recursos de forma satisfatória. 3. Referenciais De Qualidade Para Educação Superior Nos últimos anos, a Educação a Distância vem mostrando-se como uma das principais alternativas para atender a grande demanda por educação formal e continuada no nosso país, já

4 172 que cria possibilidades para quem não pode frequentar a escola. A Educação a Distância vem propiciando permanente atualização dos conhecimentos, já que o conhecimento é gerado em grandes quantidades e em velocidade cada vez maior. Visando a manutenção da qualidade e desenvolvimento permanente da educação superior, o Ministério da Educação tem utilizado à Educação a Distância como um dos principais meios para o alcance dos seus objetivos. Com o aumento expressivo do acesso ao Ensino Superior, o governo vem adotando uma série de normas e regulamentações para que essa expansão não ocorra de maneira discrepante e desorganizada. Dessa maneira, os Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância (MEC/SEED, 2007) descrevem os referenciais que nortearão a legislação nos processos de regulamentação, supervisão e avaliação da área. Esse documento indica que esses aspectos devem absorver as seguintes dimensões: (a) concepção de avaliação e currículo no processo de ensino e aprendizagem; (b) sistemas de comunicação; (c) material didático; (d) avaliação; (e) equipe multidisciplinar; (f) infraestrutura de apoio; (g) gestão acadêmico-administrativa; (h) sustentabilidade financeira. Segundo Mill e Britto (2009) a educação é composta necessariamente por quatro elementos fundamentais (gestão, docência, discência e tecnologias comunicacionais). Com isso, os referenciais representam um grande passo quando se busca a qualidade educacional. Sendo assim, a gestão é um ponto muito importante dentro desses referenciais, onde através da Gestão da EAD, buscam-se alternativas para a qualificação constante dos seus gestores e melhoria na gestão de recursos. 4. Características Das Instituições De Ensino A Distância No Brasil Quando se fala em educação a distância no Brasil, é necessário conhecer as principais características das instituições fornecedoras dessa modalidade de ensino. Para essa pesquisa, foram utilizados dados retirados do site da ABED (Associação Brasileira da Educação a Distância), do INEP (Instituto nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira) retirados do sistema de consulta do Ministério da Educação que relaciona os cursos credenciados. A principal diferença entre o censo realizado pelo INEP e o censo realizado pela ABED é que o primeiro é obrigatório e regulamentado pelo Decreto nº 6.425, de 4 de abril de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade por parte das Instituições de Ensino Superior na prestação de informações ao Censo, e no segundo a coleta de dados é voluntária.

5 173 Utilizando os dados obtidos através do sistema do MEC, existem 2665 instituições credenciadas que ofertam cursos de nível superior no país. Destes a maioria, 87,95% são de cursos não gratuitos e 12,05% são de cursos gratuitos. Entre as instituições que ofertam cursos na modalidade a Distância, existem 1288 cursos, sendo a maioria (67,24%) ofertada de forma não gratuita e 32,76% de forma gratuita. Dessa maneira, podemos observar que o governo além de promover programas de bolsas para acesso a instituições privadas também deveria programar a criação de mais vagas para instituições públicas no país. Segundo o relatório do Censo EAD 2012, da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), observamos que das 42 instituições no Brasil que oferecem EAD, 28(66,6%) também realizam o ensino presencial. Sendo sua maioria da Região Sudeste (80%) e o restante na região sul. Como podemos ver, a maioria dos fornecedores da EAD no Brasil se enquadram no modelo misto (66,6%), ou seja, quando uma universidade tradicional começa a fornecer a modalidade pelo interesse na ampliação seu mercado. Dessa maneira, aproveita-se a estrutura de uma instituição já existente, já que a criação de uma instituição que ofereça exclusivamente a EAD é muito complexa e haverá a necessidade de um investimento muito alto com estrutura administrativa, tecnológica e humana. Portanto a estrutura mista se torna a melhor alternativa para o início do fornecimento da educação a Distância. Também podemos citar a força do nome da Instituição, já que alguns alunos preferem estudar em uma instituição que tenha uma história na sua cidade. Também é relevante que quando houver a instalação de uma filial dentro da mantenedora, os gestores poderão usufruir dos capitais materiais, financeiros, cultural e principalmente do capital intelectual presente na matriz presencial Estrutura Geral Dos Sistemas De Gestão Na Educação A Distância Na Educação a Distância, os professores e estudantes estão em lugares e tempos diferentes. Com isso as tecnologias da informação e os meios de comunicação tornam-se instrumentos para que ocorra uma mediação pedagógica eficiente. Segundo Valente (2003) através desses recursos, tem-se a possibilidade de compartilhamento das atividades pedagógicas com todos os envolvidos no processo: professores, tutores, estudantes, gestores e equipe multidisciplinar.

6 174 Essa modalidade educacional necessita de elementos que também estão presentes na modalidade presencial a conhecer: concepção pedagógica, conteúdo específico, metodologia e avaliação, infraestrutura física, tecnológica e de pessoal. Mas diferencia-se principalmente na forma de gestão e de docência. A gestão dos sistemas de EAD é uma tarefa muito complexa, dessa forma iremos apresentar de maneira geral, através da figura 1 a forma de organização da estrutura gestora comumente utilizada nas organizações estudadas pelos autores que foram fonte desta pesquisa. FIGURA 1. SUGESTÃO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL BÁSICA DO SISTEMA GESTOR DE EAD Fonte: Mill e Brito (2009, p.42). A estrutura apresentada é baseada nos estudos de Mill e Britto (2009) e foram realizadas na Universidade Federal de São Carlos/SP, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, denominada pela sigla UAB-UFSCar. Dessa maneira, segue uma breve apresentação das estruturas hierárquicas de uma instituição de Ensino a Distância: - Secretaria de Educação a Distância: Vinculada a gestão da universidade e tem a responsabilidade de elaborar políticas institucionais. Dentro dessa secretaria existe uma estrutura de apoio, a Coordenação Administrativa, que é responsável pela gestão do processo político pedagógico e administrativo financeiro, incluindo gestão de pessoal e infraestrutura. - Coordenação Pedagógica e de Tutoria: Responsável pela gestão pedagógica dos cursos e atividades de tutoria. Também se responsabiliza pela formação docente, acompanhamento da produção de materiais didáticos pedagógicos, orientação em projetos de Design Instrucional e equipes multidisciplinares.

7 175 - Coordenação de Avaliação e Acompanhamento: Responsável pelas avaliações, atividades, recuperação e rematrícula das disciplinas. - Coordenação de Informação e Tecnologia: Coordenadoria responsável pela gestão dos ambientes virtuais e suportes comunicacionais entre estudantes polos de apoio presencial, docentes e instituição. Também é responsável pelo suporte técnico-informacional, gestão de dados pedagógicos e fornecimentos de informações de apoio aos outros membros da equipe multidisciplinar. - Coordenação de curso/disciplina: Setor responsável pela gestão das atividades do curso, desde a elaboração do material até a aplicação das atividades e certificação dos estudantes. Também é responsável pela organização dos professores e tutores por curso /disciplina. Cuida também de gestão do ambiente virtual, incluindo o acompanhamento de atividades, lançamento de notas, e os processos de recuperação dos alunos. - Coordenação Acadêmica: Gestão dos dados acadêmicos, documentações formais dos estudantes, emissão de certificados, comprovantes e históricos escolares. - Coordenação de Polo: Responsável pelas atividades do curso a serem realizadas no polo de apoio presencial, providenciando laboratórios pedagógicos, de informática, acesso a internet. Além de serem um dos principais meios de representatividade do aluno junto a instituição mantenedora. 5. Planejamento E Gestão Na Educação A Distância O planejamento e a gestão são fatores muito importantes para a obtenção de sucesso, desse modo os principais elementos que devem ser considerados são o acompanhamento e supervisão da aprendizagem de todos os envolvidos no processo de gestão. Visto que muitas instituições acreditam que sua única função educacional é apenas a produção de conteúdo. Com isso, para as Instituições Educacionais a Gestão de cursos é um fator muito importante para que o ensino ocorra de maneira eficiente e eficaz. Para Amaral (2011) levandose em conta a metodologia, o material e a tecnologia de comunicação a serem utilizados, bem como a avaliação da aprendizagem do aluno, a EAD caracteriza-se pelas estruturas de logística e pedagógica do curso. Além das etapas da gestão que estão presentes nas etapas de planejamento, organização, direção e controle dos recursos. Para o início do planejamento, primeiramente deve se conhecer o perfil do público atendido, os objetivos estabelecidos e se a Instituição possui meios para suportar um aumento de oferta. Dessa forma, com o aumento de matrículas é necessário que a instituições busque

8 176 aperfeiçoar a utilização dos seus recursos, providenciando a contratação de novos professores e melhorias na infraestrutura física e tecnológica. Lobo Neto (1998) propõe um modelo contendo cinco etapas de planejamento: 1. Diagnóstico: Levantamento das necessidades do mercado, a demanda e a clientela que pretende atender, bem como definir as facilidades que existem na instituição e precisam ser identificadas na área pessoal, organizacional, nas instalações físicas, nas disponibilidade de equipamentos e na área de processos já envolvidos. 2. Produção: Definição do conteúdo, das formas de utilização, elaboração do material didático, sendo importante a definição da linguagem e as mídias que serão utilizadas para o acesso aos alunos. 3. Utilização: Definição das informações sobre o curso, sobre a metodologia. Critérios para a entrada de alunos, definição das necessidades nos momentos presenciais, definição do acompanhamento e dos instrumentos da verificação de aprendizagem dos alunos e normas de certificação. 4. Administração: Definir as responsabilidades e as atribuições, garantindo por meio de procedimentos adequados os serviços de: desenvolvimento e produção técnica dos cursos, distribuição dos materiais didáticos, apoio a comunicação á distância entre alunos e tutores, apoio aos momentos presenciais de relações didáticas ou de atividades práticas como registro, arquivamento de dados, certificação, apoio a realização de testes, provas e exames quando exigidos. 5. Avaliação: Avaliação do programa como um todo, por meio da aprendizagem do aluno. A gestão da EAD é um desafio muito grande, fazendo com que o gestor tenha que adquirir um conjunto de características e habilidades nos âmbitos legais, administrativo, acadêmico. Alves (2012) e Silva (2009) listam esse conjunto de atributos: a) informar-se sobre o potencial das tecnologias na educação presencial e a distância; b) avaliar com clareza o que é novo e o que é permanente em educação; c) identificar possíveis parceiros nas áreas públicas e privadas; d) Participar do desenvolvimento de produção técnica dos cursos e registro de dados, certificados e a formação que se deve atingir do aluno; e) sensibilizar sua equipe para as mudanças necessárias; f) trabalhar com parâmetros preconizados pelas teorias e gestão do conhecimento e de qualidade.

9 177 Uma das principais características necessárias para o gestor de EAD é a Gestão de pessoas. Por se tratar de um facilitador de processos, o gestor necessita ter habilidades para trabalhar com o capital intelectual, ser proativo, reconhecer as necessidades humanas e o valor de cada um dentro no negócio, além de buscar novos programas ter flexibilidade e incrementar a capacitação dos envolvidos. Araújo (2006) afirma que a ação da coordenação ganha sentido no trabalho integrado, no planejamento participativo, no acompanhamento colaborativo, compartilhado e democrático. 6. Desafios Para A Gestão Da Educação A Distância Quando falamos em Gestão, logo pensamos nas etapas de planejamento, organização, direção e controle. Contudo não podemos esquecer que no caso das Instituições de Ensino, existem os deveres sociais de disseminar o conhecimento e preparar pessoas para o mercado de trabalho e para o exercício da cidadania. Também podemos dizer que as Instituições educam pela forma como são organizadas e desenvolvem o processo educativo, além dos conteúdos ideológicos que veiculam através desse processo. Tendo um Sistema de Gestão que valorize a participação, descentralização e autonomia dos envolvidos para a construção de um Projeto Político Pedagógico, entramos em um tema que se torna um desafio para os gestores da Educação e também da Educação a Distância, que é o desenvolvimento de um modelo de Gestão Compartilhada. A Gestão compartilhada é uma forma mais democrática de se tomar as decisões de planejamento, organização, direção e controle já que busca um processo pedagógico orientador que possibilite a abertura para discussões entre os envolvidos, gerando um Projeto Pedagógico coerente com o modelo de Gestão. Dessa forma, o desenvolvimento de um sistema mais participativo, descentralizado, horizontalizado, mais integrado e flexível torna-se um grande desafio para os gestores, já que se trata de um modelo de Gestão bastante complexo, dinâmico e que requer um modo diferenciado para ser tratado. Também não podemos esquecer que muitos fatores institucionais influenciam no desenvolvimento de um sistema de educação a distância eficiente e eficaz. Muitas vezes os gestores não possuem apoio institucional, ou seja, não conseguem os recursos necessários para que possam desenvolver as atividades da melhor maneira possível. Para que isso não ocorra, deve haver uma mudança de mentalidade do alto escalão da instituição, para que haja a incorporação das atividades na rotina cotidiana da universidade, e não a criação de um sistema paralelo.

10 178 Conseguindo o apoio necessário, os gestores devem compor uma equipe multidisciplinar para que as atividades específicas da educação a Distância sejam realizadas. Também devemos nos preocupar com a gestão dos Polos Presenciais, já que se trata de um dos principais pontos de contato do aluno com a instituição. Um polo presencial deve possuir as ferramentas necessárias para dar o suporte necessário para alunos, professores e tutores. Neste contexto destaca-se a figura do Gestor de polo, que deve zelar para que as atividades ocorram da melhor maneira possível, além de ter a articulação necessária com a instituição matriz. Por fim, os gestores devem buscar a formação continuada e o aprimoramento constante, apesar de que a EAD é uma modalidade relativamente nova e não possui muitos estudos sobre a gestão. 7. Conclusão Como podemos ver, a EAD teve uma expansão muito grande nos últimos anos, sendo responsável por uma grande parcela nos números do crescimento do acesso a graduação e a cursos tecnológicos no Brasil. Assim, podemos ver que o futuro da EAD é muito promissor, principalmente no Brasil que possui um caráter social muito grande, onde é possível levar a educação aonde o ensino presencial não é capaz de chegar. Tudo isso graças ao desenvolvimento tecnológico e das práticas pedagógicas que permitem tal modalidade de ensino. Dessa maneira, o papel do Gestor torna-se muito importante, já que é uma peça chave para que ocorra a implantação e o sucesso dos sistemas em EAD. Cabe ao Gestor alinhar as ideias com seu grupo de trabalho e entender como será possível colocar a estrutura em funcionamento. O planejamento da EAD é um passo muito importante, e sua implantação exige esforço e muita pesquisa, principalmente na identificação do que o mercado está buscando e as suas necessidades. A aceitação da EAD pelo alto escalão corporativo e a inserção das atividades na rotina da instituição é fundamental para ocorra o desenvolvimento das atividades da EAD, já que é necessária uma dispensação muito grande de recursos e de pessoal envolvido. A aprendizagem dentro de uma instituição é fundamental, já que a EAD é um sistema muito dinâmico onde a necessidade de aprendizado e evolução é essencial. O gestor deve ter os Referenciais de Qualidade do ensino superior como norteador para que consiga elaborar um

11 179 sistema de gestão em EAD que tenha qualidade e que contribua para que os objetivos institucionais sejam alcançados. A elaboração de um sistema de Gestão compartilhada, onde através da Gestão colaborativa, descentralizada e da autonomia dos envolvidos é muito importante, já que o objetivo principal das instituições de ensino é preparar alunos para exercerem as funções de cidadão e prepará-los para o mercado de trabalho. Com um sistema de Gestão que busca conhecer as necessidades dos seus alunos a adapta a sua realidade, faz com que se eduque pela maneira de como a instituição é organizada. Com isso, temos um grande potencial dentro desse cenário da Educação a Distância, porém vemos que não é uma tarefa muito fácil fazer com que tudo ocorra da melhor maneira possível já que a gestão da EAD é uma tarefa muito complexa e que requer esforços muito grandes por parte das Instituições e dos Gestores. Mas havendo esforços para que tudo ocorra de forma eficiente e eficaz, será possível que consigamos uma evolução da maneira que as instituições educacionais são geridas em futuro não tão distante. Referências ALVES, Carina. GESTÃO EM EAD: aspectos didático-pedagógicos e administrativos. Diretoria de Extensão e Pós-Graduação. Anhanguera Educacional, AMARAL, R. C. B. M.; MELLO, M. AMARAL, M. C.; ANNUNZIATA NETO, L. A Gestão das Práticas Pedagógicas na EAD: Construção do Material Didático, Mídias Integradas e Conteúdos Educacionais, como Elementos Centrais de Apoio ao Aluno, Disponível em: < Acesso em: 15 mar ARAÚJO, L. C. G. de. Gestão de Pessoas: estratégias e integração organizacional. São Paulo: Atlas, BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da educação superior: Resumo técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Disponível em: < nico_censo_educacao_superior_2010.pdf>. Acesso em: 9 abr BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília: MEC-SEED, CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. São Paulo: McGraw-Hill, 3ª. Ed., 1983.

12 180 GARAY, A. Gestão. In: CATTANI. A.D. (org.). Trabalho e tecnologia: dicionário crítico. Petrópolis: Vozes, 3ª.ed., p LOBO NETO, F. J. S. Educação a Distância: Regulamentação, Condições de Êxito e Perspectivas, Disponível em: < Acesso em: 20 mar MILL, D; BRITTO, N.D. Gestão da Educação a distância: Origens e desafios. São Carlos/SP Universidade Federal de São Carlos/SP Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, realizado em Fortaleza MOTTA, F.C.P. Teoria Geral da Administração: uma introdução. São Paulo: Pioneira, 6ª.ed., SILVA, S. M. C. da.gestão em Educação a Distância (EAD) Disponível em: < ead/ 25235/>. Acesso em: 21 mar VALENTE, J.A(Org). Formação de educadores para uso da informática na escola. Campinas: UNICAMP/NIED,2003.

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil Fernando Jose Spanhol, Dr www.egc.ufsc.br www.led.ufsc.br O Sistema UAB Denominação representativa genérica para a rede

Leia mais

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto TÍTULO DO PROJETO: Fortalecimento da capacidade institucional com vistas a melhoria dos processos de monitoramento e avaliação dos programas de fomento voltados para a Educação Básica e para o Ensino Superior

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão Objetivo do curso:

Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão Objetivo do curso: Com carga horária de 720 horas o curso Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSEPE 040/2007

RESOLUÇÃO UnC-CONSEPE 040/2007 RESOLUÇÃO UnC-CONSEPE 040/2007 Aprova a Reformulação do Regimento da Educação a Distância O Reitor da Universidade do Contestado, no uso de suas atribuições, de acordo com o Art. 25 do Estatuto da Universidade

Leia mais

* As disciplinas por ocasião do curso, serão ofertadas aos alunos em uma sequência didática.

* As disciplinas por ocasião do curso, serão ofertadas aos alunos em uma sequência didática. MATRIZ CURRICULAR* Disciplina CH Integração 20 Planejamento e Gestão em Educação a Distância 40 Cultura Virtual, Pensamento e Construção do Conhecimento na Educação a Distância 40 Noções de Gestão de Projetos

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MONTES CLAROS - MG SUMÁRIO 1. Introdução 4 2. Obrigatoriedade das atividades complementares 5 3. Modalidades de Atividades Complementares

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior.

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014.

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

PORTARIA Nº 300, DE 30 DE JANEIRO DE 2006.

PORTARIA Nº 300, DE 30 DE JANEIRO DE 2006. PORTARIA Nº 300, DE 30 DE JANEIRO DE 2006. Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES O MINISTRO

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Resumo: O trabalho intenta investigar o cenário de pós-graduação à distância na área das Ciências

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO BÁSICA: EDUCAÇÃO BÁSICA: 1. Definir os padrões mínimos de qualidade estabelecidos pela LDB, considerando as especificidades

Leia mais

Planejamento CPA Metropolitana 2013

Planejamento CPA Metropolitana 2013 Planejamento CPA Metropolitana 2013 1 Planejamento CPA Metropolitana Ano 2013 Denominada Comissão Própria de Avaliação, a CPA foi criada pela Legislação de Ensino Superior do MEC pela Lei 10.861 de 10

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

GESTOR ESCOLAR: ENTRE A PEDAGOGIA E A ADMINISTRAÇÃO

GESTOR ESCOLAR: ENTRE A PEDAGOGIA E A ADMINISTRAÇÃO GESTOR ESCOLAR: ENTRE A PEDAGOGIA E A ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO Beatriz de Castro Rosa 1 O reconhecimento acadêmico de uma Instituição de Ensino Superior decorre, dentre outros fatores, do desenvolvimento

Leia mais

Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola. Projeto Básico

Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola. Projeto Básico Secretaria de Educação a Distância Departamento de Planejamento em EAD Coordenação Geral de Planejamento de EAD Programa TV Escola Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola Projeto Básico

Leia mais

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen)

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Histórico A UniBacen é um departamento vinculado diretamente ao Diretor de Administração do Banco Central do Brasil (BCB), conforme sua estrutura

Leia mais

Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais

Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais Construção coletiva a partir das experiências, coordenada pelo Colegiado do Curso de Graduação (art. 34 do Regimento Geral

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO FLEXÍVEL PARA A EAD: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFSC

IDENTIFICAÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO FLEXÍVEL PARA A EAD: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFSC UNED-ICDE 2013 INTERNATIONAL CONFERENCE MOVILIZAR LA EAD PARA LA JUSTICIA SOCIAL Y LA INNOVACIÓN IDENTIFICAÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO FLEXÍVEL PARA A EAD: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFSC SIRLENE

Leia mais

Cursos de Graduação EAD - UNINASSAU Perguntas e Respostas - Comunicação Interna

Cursos de Graduação EAD - UNINASSAU Perguntas e Respostas - Comunicação Interna Cursos de Graduação EAD - UNINASSAU Perguntas e Respostas - Comunicação Interna INFORMAÇÕES GERAIS 1. Sobre os Cursos EAD da UNINASSAU Celebramos mais um momento de conquistas, a UNINASSAU a partir deste

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR APROVADO PELA RESOLUÇÃO

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão Escolar Integrada e

Leia mais

O mercado de trabalho e o ensino EAD

O mercado de trabalho e o ensino EAD O mercado de trabalho e o ensino EAD Caio Álvares e Souza Filipe Ribeiro Navarro Josemir Virginio dos Santos Junior Resumo O ensino EaD cresce no Brasil de acordo com o Censo do Ensino Superior 2010 do

Leia mais

A estratégia de expansão do EAD para as IES particulares frente as novas demandas de mercado

A estratégia de expansão do EAD para as IES particulares frente as novas demandas de mercado A estratégia de expansão do EAD para as IES particulares frente as novas demandas de mercado Ana Paula Marcheti Ferraz apmarcheti@gmail.com Skype: apaula5969 Linkedin: Ana Paula do C. Marcheti Ferraz Sobre

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração e Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão e Logística Hospitalar.

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde da Família

Curso de Especialização em Saúde da Família MÓDULO: FAMILIARIZAÇÃO TECNOLÓGICA COM EAD UNIDADE 03 DOCÊNCIA E TUTORIA NA EAD Prof. Msc Rômulo Martins 2.1 Introdução A Educação a Distância, por meio dos inúmeros recursos didáticos e tecnológicos,

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Gestão 2013-2017 Plano de Trabalho Colaboração, Renovação e Integração Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Goiânia, maio de 2013 Introdução Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Trabalho

Leia mais

Curso de Especialização em TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso de Especialização em TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Curso de Especialização em TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Tutoria em Educação a Distância. OBJETIVO

Leia mais

Gestão escolar e certificação de diretores das Escolas Públicas Estaduais de Goiás: alguns apontamentos

Gestão escolar e certificação de diretores das Escolas Públicas Estaduais de Goiás: alguns apontamentos Gestão escolar e certificação de diretores das Escolas Públicas Estaduais de Goiás: alguns apontamentos Profª Edvânia Braz Teixeira Rodrigues Coordenadora de Desenvolvimento e Avaliação Secretaria de Estado

Leia mais

SIC 56/07. Belo Horizonte, 8 de novembro de 2007.

SIC 56/07. Belo Horizonte, 8 de novembro de 2007. SIC 56/07 Belo Horizonte, 8 de novembro de 2007. 1. DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO, PELO INEP, DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA O CREDENCIAMENTO DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E SEUS PÓLOS DE APOIO

Leia mais

Art. 3º Os detentores de cargo de Educador Infantil atuarão exclusivamente na educação infantil.

Art. 3º Os detentores de cargo de Educador Infantil atuarão exclusivamente na educação infantil. LEI Nº 3464/2008 de 20.03.08 DÁ NOVA DENOMINAÇÃO AO CARGO DE MONITOR, INCLUI SEUS OCUPANTES NO PLANO DE CARGOS, CARREIRA E REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL DE FRANCISCO BELTRÃO, NA ÁREA DE EDUCAÇÃO

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. Administração. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Pedagogia Social

Leia mais

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária Apresentação Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária A Vice-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pósgraduação da Universidad Arturo Prat del Estado de Chile, ciente da importância dos estudos

Leia mais

ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados. PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com.

ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados. PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com. ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com.br CPC Conceito Preliminar de Curso 1 - Nota dos Concluintes no ENADE

Leia mais

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS CARGO: PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS - Ministrar aulas de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 07/2010, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010

RESOLUÇÃO Nº 07/2010, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010 RESOLUÇÃO Nº 07/2010, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010 Normatiza a oferta de cursos a distância, em nível de graduação, sequenciais, tecnólogos, pós-graduação e extensão universitária ofertados pela Universidade

Leia mais

1 - Dos componentes da metodologia do Curso de Pedagogia a Distância CEAD/UAB

1 - Dos componentes da metodologia do Curso de Pedagogia a Distância CEAD/UAB RESOLUÇÃO INTERNA CEAD Nº 001/2013-CONCENTRO (ALTERADA RES.05/2014) Sistema de Educação a Distância Do CEAD para a oferta do Curso de Pedagogia a Distância/UAB Dispõe sobre a metodologia do Curso de Pedagogia

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 010 /03 Dispõe sobre as condições para oferta de disciplinas à distância nos cursos presenciais da UERJ. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe

Leia mais

Estratégias de e-learning no Ensino Superior

Estratégias de e-learning no Ensino Superior Estratégias de e-learning no Ensino Superior Sanmya Feitosa Tajra Mestre em Educação (Currículo)/PUC-SP Professora de Novas Tecnologias da Anhanguera Educacional (Jacareí) RESUMO Apresentar e refletir

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Ética e Cidadania Organizacional Eixo Tecnológico: Segurança

Leia mais

Introdução. Conheça mais sobre educação a distância através do programa Mundo EAD. Apresentação:

Introdução. Conheça mais sobre educação a distância através do programa Mundo EAD. Apresentação: Introdução Você sabia que a educação a distância cresce em torno de 90% ao ano e já representa mais de 14% dos alunos matriculados no ensino superior brasileiro? Seu objetivo, além de viabilizar ensino

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

A Prática Educativa na EAD

A Prática Educativa na EAD A Prática Educativa na EAD A Prática Educativa na EAD Experiências na tutoria em EAD Disciplina de Informática Educativa do curso de Pedagogia da Ufal nos pólos de Xingó, Viçosa e São José da Laje (2002-2004).

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) -

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) - CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Participar do processo de planejamento e elaboração da proposta pedagógica da escola; orientar a aprendizagem dos alunos; organizar as atividades inerentes ao processo

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 89-GR/UNICENTRO, DE 12 DE MAIO DE 2014. Especifica a estrutura curricular do Curso de Especialização em Gestão da Informação e do Conhecimento, modalidade de educação a distância, aprovado

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Coordenação de Pós-Graduação e Extensão Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais

Leia mais

UNIVERSIDADE, EAD E SOFTWARE LIVRE

UNIVERSIDADE, EAD E SOFTWARE LIVRE Universidade Federal de Minas Gerais Elisa Castro Pedro Henrique Ferreira Simas Ricardo Freitas de Paula UNIVERSIDADE, EAD E SOFTWARE LIVRE Belo Horizonte 2011 O Ensino a Distância da Estatística Básica

Leia mais

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP 2014 PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP INTRODUÇÃO A Pró-reitoria de graduação (PROGRAD), a Câmara Central de Graduação (CCG), o Núcleo de Educação à Distância

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO DA EAD: NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA(UFSM) E NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL(UAB).

RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO DA EAD: NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA(UFSM) E NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL(UAB). RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO DA EAD: NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA(UFSM) E NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL(UAB). Profa. Dra. Maria Medianeira Padoin 1 RESUMO: Relato e análise de experiências

Leia mais

Introdução a EaD: Um guia de estudos

Introdução a EaD: Um guia de estudos MÓDULO BÁSICO PROFESSORES FERNANDO SPANHOL E MARCIO DE SOUZA Introdução a EaD: Um guia de estudos Realização: guia de estudo SUMÁRIO UNIDADE 1 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1.1 Entendendo a EaD 5

Leia mais

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita II. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A assessoria pedagógica não consiste em transmitir certezas, mas em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir

Leia mais

Al. dos Pamaris, 308 Moema São Paulo / SP - CEP: 04086-020 Fone: 11 5535-1397 Fax: 11 5531-5988 www.humus.com.br

Al. dos Pamaris, 308 Moema São Paulo / SP - CEP: 04086-020 Fone: 11 5535-1397 Fax: 11 5531-5988 www.humus.com.br PALESTRAS E CURSOS IN COMPANY PARA O ENSINO SUPERIOR ACADÊMICOS A Coordenação de Curso e sua Relevância no Processo de Competitividade e Excelência da IES Acessibilidade: requisito legal no processo de

Leia mais

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto?

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto? A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E O FUTURO Arnaldo Niskier 1 - Qual a relação existente entre as transformações do mundo educacional e profissional e a educação à distância? A educação à distância pressupõe uma

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS 1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS SUMÁRIO INTERATIVO ENTENDENDO SOBRE O PROGRAMA TELECURSO TEC... 3 ÁREAS DE ESTUDO DO TELECURSO

Leia mais

Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO DE PROJETOS

Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO DE PROJETOS Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO DE PROJETOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Supervisão Escolar e Gestão de Projetos.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO INTRODUÇÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO INTRODUÇÃO Ser reconhecido como o melhor tribunal para se trabalhar e de melhores resultados. Visão de Futuro do TRT da 8ª Região. INTRODUÇÃO Prática adotada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região que consiste

Leia mais

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo.

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo. O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial tem por finalidade formar profissionais na área de Gestão Comercial, embasando-os de conhecimentos técnicos, científicos e gerenciais. Desenvolvendo capacidades

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO EM SAÚDE DA PESSOA IDOSA

Curso de Especialização em GESTÃO EM SAÚDE DA PESSOA IDOSA Curso de Especialização em GESTÃO EM SAÚDE DA PESSOA IDOSA ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração e Serviço social. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão em Saúde da Pessoa

Leia mais

Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO

Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Orientação Educacional e Práticas

Leia mais

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços.

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: A QUALIDADE DA OFERTA A DISTÂNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA A PARTIR DA LDB DE 1996

A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: A QUALIDADE DA OFERTA A DISTÂNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA A PARTIR DA LDB DE 1996 A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: A QUALIDADE DA OFERTA A DISTÂNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA A PARTIR DA LDB DE 1996 RESUMO Aila Catori Gurgel Rocha 1 Rosana de Sousa Pereira Lopes 2 O problema proposto

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA SUBPROJETO: PEDAGOGIA Alfabetizar letrando com as tecnologias INTRODUÇÃO A escola necessita formar seu aluno a aprender a ler o mundo, ter autonomia para buscar seu conhecimento, incentivá-lo a ser autor

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Estágio, pela sua natureza, é uma atividade curricular obrigatória,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

CENTRO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

CENTRO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO NÚCLEO DE PESQUISA FORMULÁRIO 2 FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS/PROGRAMAS DE EXTENSÃO PROCESSO Nº /20 NUPES NUPECHS NUPECET NDCA 1- DADOS DO (A) PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL TITULAÇÃO MÁXIMA ÁREA

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADA: Oferecendo 04 Habilitações: supervisão de ensino, orientação educacional, inspeção de ensino e administração escolar. JUSTIFICATIVA O Curso de Especialização em Gestão Educacional

Leia mais

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 462, de 10/09/2012. VIGÊNCIA: 10/09/2012 POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 1/6 ÍNDICE

Leia mais

IESG - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GARÇA LTDA. Rua América, 281 Garça/SP CEP 17400-000 (14) 3407-2505 www.uniesp.edu.br/garca

IESG - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GARÇA LTDA. Rua América, 281 Garça/SP CEP 17400-000 (14) 3407-2505 www.uniesp.edu.br/garca IESG - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GARÇA LTDA. Rua América, 281 Garça/SP CEP 17400-000 (14) 3407-2505 www.uniesp.edu.br/garca PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS O Instituto de Ensino de Garça,

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR ADMINISTRATIVO Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT 1 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 2. CENÁRIO PROFISSIONAL 3. CONCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM E METODOLOGIA 4. ESTRATÉGIAS

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DEPENDE DA OUSADIA DOS SEUS AGENTES, DA OUSADIA DE CADA INSTITUIÇÃO EM ASSUMIR-SE COMO TAL, PARTINDO DA CARA QUE TEM, COM O SEU COTIDIANO E O SEU

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES PARA OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Caro (a) Acadêmico (a), Seja bem-vindo (a) às disciplinas ofertadas na modalidade a distância.

Leia mais

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II Índice Sistemático Capitulo I Da apresentação...02 Capitulo II Dos objetivos da proposta pedagógica...02 Capitulo III Dos fundamentos da proposta pedagógica...02 Capitulo IV Da sinopse histórica...03 Capitulo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, BACHARELADO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO Das disposições gerais O presente documento

Leia mais

1 SEPAGE Seminário i Paulista de Gestão em Enfermagem. Liderança Coaching e Desenvolvimento de Pessoas

1 SEPAGE Seminário i Paulista de Gestão em Enfermagem. Liderança Coaching e Desenvolvimento de Pessoas 1 SEPAGE Seminário i Paulista de Gestão em Enfermagem Liderança Coaching e Desenvolvimento de Pessoas Maria Lúcia Alves Pereira Cardoso GEPAG UNIFESP abril / 2009 CONTEXTO Características do Trabalho no

Leia mais

Organograma do Pronatec/CEDAF 2014

Organograma do Pronatec/CEDAF 2014 Organograma do Pronatec/CEDAF 2014 Supervisor Financeiro Coordenação Geral Apoio Administrativo Supervisor de TI Apoio Financeiro Orientador Pedagógico Apoio Administrativo Avaliação dos Cursos Coordenação

Leia mais

Faculdades Integradas de Taquara

Faculdades Integradas de Taquara CONSELHO SUPERIOR ACADÊMICO E ADMINISTRATIVO RESOLUÇÃO CSAA N 04/2015 Regulamenta as Atividades Complementares dos Cursos de Graduação das Faculdades Integradas de Taquara. O Presidente do Conselho Superior

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Ednei Nunes de Oliveira - Candidato a Diretor. Por uma EaD focada no aluno e na qualidade com inovação: crescer com justiça e humanização.

Ednei Nunes de Oliveira - Candidato a Diretor. Por uma EaD focada no aluno e na qualidade com inovação: crescer com justiça e humanização. PROGRAMA DE TRABALHO PARA O QUADRIÊNIO 2015-2019 DOS CANDIDATOS À DIREÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS Ednei Nunes de Oliveira - Candidato a Diretor

Leia mais

O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE

O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE 689 O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE Ana Paula Reis de Morais 1 Kizzy Morejón 2 RESUMO: Este estudo traz os resultados de uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO EM PETRÓLEO E GÁS

Curso de Especialização em GESTÃO EM PETRÓLEO E GÁS Curso de Especialização em GESTÃO EM PETRÓLEO E GÁS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação Gestão Educacional NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão em Petróleo e Gás. OBJETIVO

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 Candidato Gilmar Ribeiro de Mello SLOGAN: AÇÃO COLETIVA Página 1 INTRODUÇÃO Considerando as discussões realizadas com a comunidade interna

Leia mais

TRABALHO DOCENTE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

TRABALHO DOCENTE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TRABALHO DOCENTE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA É o trabalho educativo desenvolvido pelo docente numa modalidade de ensino na qual os sujeitos envolvidos estabelecem uma relação pedagógica em que a comunicação

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo Ementas das Disciplinas 1. Teorias Administrativas e a Gestão Escolar - 30 horas Ementa: Gestão Educacional conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Qualificação: sem certificação técnica

Plano de Trabalho Docente 2013. Qualificação: sem certificação técnica Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO E.E.ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD.

2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD. 2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD. Este questionário é um instrumento de coleta de informações para a realização da auto avaliação da UFG que tem como objetivo conhecer a opinião

Leia mais