METODOS DE SISTEMAS ADMINISTRATIVOS PROFESSOR: SÉRGIO DITKUN
TRIPLO RESULTADO
O que é Visão, Missão e Valores? Visão O enunciado da visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado. Missão A missão deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem. Valores são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão.
Visão Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e autorealização das mulheres no mundo todo. Missão é ser: Líder global em Beleza / A marca de escolha das mulheres / A líder em vendas diretas / O melhor lugar para se trabalhar / A maior Fundação para as mulheres / A empresa mais admirada. Valores: Confiança, Respeito, Crença, Humildade, Integridade http://www.br.avon.com/prsuite/static/downloads/pdfs_releases/release_vis aomissao.pdf /acesso em 21/07/12
Visão "Ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor." Missão: "Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços." Valores: Nosso sonho nos motiva a trabalhar juntos com um único objetivo: ser a melhor empresa de bebidas em um mundo melhor. / Pessoas excelentes, com liberdade para crescer em velocidades condizentes com seus talentos e recompensadas adequadamente, são os ativos mais valiosos da nossa companhia. / Cultura: Nunca estamos completamente satisfeitos com os nossos resultados. Foco e tolerância zero ajudam a garantir uma vantagem competitiva e duradoura.,etc. http://www.ambev.com.br/pt-br/a-ambev/institucional/nossa-cultura/acesso em 21/07/12
Qual é a tua visão pessoal? Qual é a tua missão? Quais são os teus valores?
O profissional, não é julgado pelo que sabe a respeito das funções que exerce em sua especialidade, mas principalmente pela maneira como realiza seu trabalho e pelos resultados que consegue obter dos recursos disponíveis. Ele não é apenas analisado pelas organizações por seus conhecimentos tecnológicos de Administração, mas, principalmente, por seu modo de agir, suas atitudes, conhecimentos, habilidades, competências, personalidade e filosofia de trabalho.
CHA O administrador - para ser bem-sucedido profissionalmente desenvolver três competências duráveis: CHA precisa CONHECIMENTO: significa todo o acervo de informações, conceitos, ideias, experiências, aprendizagens que o administrador possui a respeito de sua especialidade. PERSPECTIVA significa a capacidade de colocar o conhecimento em ação. ATITUDE querer - A atitude representa o estilo pessoal de fazer as coisas acontecerem, a maneira de liderar, de motivar, de comunicar e de levar as coisas para a frente.
HABILIDADES Segundo Katz, O sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com pessoas e situações do que de seus traços particulares de personalidade. Esse desempenho é o resultado de certas habilidades que o administrador possui e utiliza. HABILIDADES TÉCNICAS HABILIDADES HUMANAS HABILIDADES CONCEITUAIS
Introdução Habilidade técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, através de sua instrução, experiência e educação. Habilidade humana: Consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz. Habilidade conceitual: Consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização. Esta habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo imediato.
Habiliades do Administrador
Administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), designam o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. Administrar como processo significa planejar, organizar, dirigir e controlar organizações e/ou tarefas, tendo como objetivo maior produtividade e/ou lucratividade. Para se chegar a isto, o administrador deve avaliar os objetivos organizacionais e desenvolver as estratégias necessárias para alcançá-los.
Administração é...... um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais. (SILVA, 2004)... o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais. (CHIAVENATO, 2004)
OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO A administração busca dois objetivos principais: proporcionar eficiência e eficácia às empresas. A eficiência refere-se aos meios: métodos, processos, regras e regulamentos sobre como as coisas devem ser feitas na empresa, a fim de que os recursos sejam adequadamente utilizados. A eficácia refere-se aos fins: objetivos e resultados a serem alcançados pela empresa.
EFICIÊNCIA x EFICÁCIA EFICIÊNCIA EFICÁCIA fazer as coisas corretamente alcançar os objetivos e metas preocupação com métodos, processos, regras e regulamentos. preocupação com resultados, metas, objetivos e fins preocupação com os problemas preocupação com as soluções jogar um belíssimo futebol marcar o gol e vencer o jogo escolher o melhor roteiro chegar ao destino da viagem não faltar às aulas
OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO O administrador eficiente está sempre procurando os melhores métodos e processos de trabalho e tentando fazer as coisas corretamente e com perfeição. O administrador eficaz está sempre procurando os melhores resultados e tentando alcançar os objetivos empresariais. Eficácia e eficiência andam juntas, porém, de nada vale a eficiência (fazer bem) se a eficácia (alcançar objetivos e obter resultados) não for alcançada.
O conceito de organizações: Setor primário: organizações da área extrativista, agropecuária e pesca. Setor secundário: organizações da área manufatureira. Setor terciário: terciário organizações da área de serviços.
Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos. Djalma, 2002, p. 84.
Planejar Definir antecipadamente os objetivos a serem alcançados e as ações a serem desenvolvidas. os planos são as linhas-mestras pelas quais: a organização obtém e aplica os recursos necessários ao alcance dos seus objetivos os membros da organização realizam atividades consistentes com os objetivos escolhidos o progresso na direção dos objetivos é monitorado e medido, a fim de permitir correções necessárias.
Planejamento Benefícios do Planejamento(Chiavenato) Focalização (convergência) e Flexibilidade (adaptabilidade) Melhoria na coordenação e tomada de decisões; Melhoria no Controle de desempenho; Administração de tempo (prioridades). O planejamento é orientado para resultados, prioridades e mudanças.
Estrutura Organizacional
Plano de Ação PLANO DE AÇÃO O que será feito? Quem será o responsável? Por que será feito? Onde será feito? Quando será feito? Como será feito? Quanto custará?
Organizar Processo de arrumar a casa e alocar os recursos modo a alcançar eficientemente os objetivos. Em função dos objetivos a serem alcançados pode-se organizar a empresa (estruturá-la) de formas diferentes (design organizacional).
Dirigir Significa influenciar e motivar os empregados para realizarem as tarefas essenciais. Envolve o trabalho com as pessoas. Estabelece a atmosfera adequada, ajudando os empregados a atingirem todo o seu potencial.
Controlar O administrador deve certificar-se de que os atos dos membros da organização levam-na em direção aos objetivos estabelecidos. Esta função envolve: estabelecimento de padrões de desempenho medição do desempenho atual comparação com os padrões estabelecidos adoção de medidas corretivas
Revisão Triplo Resultado; Visão, missão e valores; Pilares fundamentais do administrador; Planejamentos estratég. Táticos e operacionais; Tipos de controles; Iniciamos a ver estruturas organizacionais: formal e informal; Conceito de organizações;
Estrutura Organizacional É a sistematização dos componentes de uma organização, dispondo-os de forma racional e lógica, de maneira eficiente e eficaz, evitando-se o desperdício de recursos materiais, humanos, financeiros e de tempo, visando a consecução de seus objetivos e de sua missão socioeconômica. (D ASCENÇÃO, 2001)
Teoria dos Sistemas
Teoria dos Sistemas
Teoria dos Sistemas Controle FEEDBACK Padrões de Qualidade
O que é um Sistema? Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.
O que é um Sistema de Produção? É um conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou serviços a partir do uso de recursos (inputs) para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas/resultados (outpus).
Função de um sistema?
Qual é a diferença entre produção de bens ou serviços?
Qual é a diferença entre produção de bens ou serviços?
Qual é a diferença entre produção de bens ou serviços?
PRATICANDO COMO SERIA O PROCESSO DE ESCOVAR OS DENTES?
O que é um PROCESSO? É um conjunto de causas que provoca um ou mais efeitos. Instrução Inspeção Direta Oficina Fornecedores Manutenção Produto / Serviços
SIG Sistemas de Informações gerenciais Sistema de informações é o processo de transformação de dados em informações. E quando esse processo está voltado para a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório da empresa, diz-se que esse é um Sistema de Informações Gerenciais (SIG). (D ASCENÇÃO, 2001)
Exercícios Texto 1 e 2 C:\Material1\Aulas 2012\FATI\Material de apoio\trabalhos em sala Evolução dos Sistemas Adm 1 e 2
SIG Sistemas de Informações gerenciais Do que conciste a estrutura básica dos sistemas de informação? ENTRADAS DE DADOS PROCESSAMENTO DE DADOS SAÍDAS INFORMAÇÃO FEEDBACK Padrões de Qualidade
SIG Sistemas de Informações gerenciais Como esta tecnologia tem ajudado os administradores em suas tomadas de decisões e que instrumentos são utilizados?
Qual é a importância do SIG nas empresas? Possíveis benefícios redução dos custos das operações melhoria no acesso às informações (relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço) melhoria na produtividade; nos serviços realizados e oferecidos e na tomada de decisões (informações são disponibilizadas de maneira mais rápida e precisa) estímulo de maior interação entre os tomadores de decisão fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões melhoria na estrutura organizacional, para faciliar o fluxo de informações, bem como da estrutura de poder, proporcionando maior poder para aqueles que entendem e controlam o sistema redução do grau de centralização de decisões na empresa melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos
Estrutura Organizacional Estrutura Formal Estrutura Informal Formal: Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma. Informal: Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Representa relações que usualmente não aparecem no organograma.
Estrutura Organizacional Características da Estrutura Formal: Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades. É estável. Está sujeita a controle. Está na estrutura. Líder formal.
Estrutura Organizacional Características da Estrutura Informal: Está nas pessoas. Sempre existirão. A autoridade flui na maioria das vezes na horizontal. É instável. Não está sujeita a controle. Está sujeita aos sentimentos. Líder informal. Desenvolve sistemas e canais de comunicação.
Estrutura Organizacional O executivo inteligente e esperto é o que sabe utilizar a estrutura informal da empresa.
Estrutura Organizacional Fatores que condicionam o aparecimento da estrutura informal. Interesses comuns Interação provocada pela própria estrutura formal. Defeitos na estrutura formal. Flutuação do pessoal dentro da empresa. Períodos de lazer. Disputa do poder.
Tudo a nossa volta, quadros, carteiras, mesas, computadores, celulares e outros produtos, passaram por um processo de produção. A energia e água que chegam em nossas casas também. Isso só foi possível devido à existência de organizações (empresas) especializadas
Para o sucesso do Administrador Se faz necessário conhecer os modelos de Liderança Situacional de Paul Hersey e Ken Blanchard. Este modelo é baseado em duas variáveis: Maturidade dos seus subordinados e o Comportamento do líder.
Liderança situacional Ferramentas diferentes para situações diferentes!!
Setor da Produção Em pequenos grupos, discutir os questionamentos, responder de acordo com a opinião do grupo e citar exemplos.
REFERÊNCIAS:
REFERÊNCIAS: CURY, Antônio. Organização e métodos: uma visão holística. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2000. D ASCENÇÃO, Luiz Carlos M. Organização, sistemas e métodos: análise,redesenho e informatização de processos administrativos. São Paulo: Atlas, 2001. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização e métodos : uma abordagem gerencial. 15 ed. São Paulo: Atlas, 2005.