NF-e Procedimentos e Operações - Cores : Amarela - Nota Fiscal cadastrada no insig com emissão ainda não autorizada pela SEFAZ Verde Nota Fiscal com emissão autorizada pela SEFAZ Vermelha Nota Fiscal com cancelamento autorizado pela SEFAZ - Para que uma NF-e seja considerada válida (emitida) é preciso que a SEFAZ Autorize a emissão. Portanto é preciso emitir a Nota Fiscal no insig e posteriormente solicitar a Autorização pelo Monitor NFe indata. O Registro deve estar com a cor Amarela.
- Após a solicitação de Autorização o SEFAZ ira retornar concedendo tal Autorização. O Sistema irá armazenar o nº do Protocolo de Autorização, a Chave de acesso e irá salvar o arquivo XML no diretório padrão. - Após a Nota Fiscal ter sido autorizada é possível Imprimir. Antes da impressão será gerado na tela o DANFE e após é possível selecionar a impressora onde deseja que seja feita a impressão. - É possível enviar a NF-e por e-mail para o cliente. São enviados como anexo os arquivos XML e PDF. O Sistema busca por padrão o endereço de e-mail quês está cadastrado no campo e-mail para NF-e. Pode-se cadastrar vários e-mails separando-os por ;. Por exemplo suporte@indata.com.br;vendas@indata.com.br. Dessa forma o sistema irá enviar o email para todos os que estiverem cadastrados. É possível também enviar o e-mail para um endereço que não esteja informado no cadastro, basta digitar o e-mail ou os e-mails separados por ; e depois OK.
- Caso a SEFAZ não conceda a autorização de emissão, irá retornar com a mensagem do que precisa ser corrigido na Nota Fiscal para que seja possível solicitar novamente a Autorização. As causas mais comuns são : Falta de NCM (classificação fiscal) no cadastro do produto; Dados incompletos no cadastro do cliente; Dados incompletos no cadastro da transportadora; Falta de CFOP por item do produto; CFOP inválida para a operação que se deseja fazer; - Neste exemplo é necessário preencher no cadastro do cliente o Logradouro (Rua) e o Bairro. No item 1 da Nota Fiscal é preciso preencher o NCM (classificação fiscal), o mesmo acontece com o item 2. - Para que o sistema importe as classificações fiscais cadastradas, é preciso clicar com botão direito do mouse sobre os produtos e clicar em Limpar Classificação Fiscal dos Produtos antes de solicitar a autorização da NF-e novamente.
- Para Cancelar uma NF-e é preciso executar 2 processos. O 1º processo é solicitar a autorização do Cancelamento para a SEFAZ. O 2º processo consiste em acessar a Manutenção de Notas e Cupons do insig e cancelar a NF no sistema insig. A SEFAZ exige uma justificativa para o cancelamento da NF-e. Essa justificativa deve descrever o do porque se quer cancelar a NF-e e deve ter no mínimo 15 caracteres. Também existe um prazo para o cancelamento de NF-e, caso o prazo tenha excedido não é mais possível cancelar uma NF-e, é preciso então fazer uma Nota Fiscal de devoução. - Quando o cancelamento é aceito pela SEFAZ o sistema registra o cancelamento com o nº do Protocolo, e o arquivo XML também é alterado com as informações do cancelamento. -Quando o cancelamento é rejeitado pela SEFAZ a seguinte mensagem é exibida e não há mais possibilidade de cancelamento.
- Para inutilizar um ou mais nº de NF-e é preciso informar o Nº Inicial, Nº Final, Série e o ano da Inutilização. A justificativa deve ter pelo menos 15 caracteres. - O Sistema irá verificar se o nº que está sendo inutilizado está cadastrado na base de dados. Se existir, a inutilização não é feita. É necessário excluir a Nota Fiscal que contém o nº que se deseja inutilizar e após repetir o processo de inutilização. - Se a inutilização for aceita pela SEFAZ será exibida a mensagem Cancelamento Homologado. - Se a inutilização for rejeitada pela SEFAZ será exibida a mensagem com o motivo da rejeição.