MANUAL DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA. Guia do utilizador

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA. Guia do utilizador"

Transcrição

1 MANUAL DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA Guia do utilizador

2 Índice MANUAL DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA... 4 INTRODUÇÃO AO MANUAL... 5 FERRAMENTAS Atualizar CEP Corrigir Cadastros... 8 Produtos... 9 Clientes...12 Vendedor Forma de Pagamento CFOP...21 Transportadora EAN Inválido Ver Tabela CFOP-ICMS Sincronizar Script Utilitários NFe...30 Gerar Estorno Carta de Correção NFe Vinculada ECF Usuários...58 Configuração de Usuários Configuração Geral...61 Liberação...63 Config OBS. CFOP...64 Config NFe Configuração ENVIAR NOTA Consultar Vendas Transporte NF Referenciada Local de Entrega...96 Observações...97 Comandos Dados Obrigatório Cliente...99 RE-IMPRIMIR NFE CANCELAR NOTA STATUS DA NOTA ENVIAR XML ENVIAR CONTADOR AJUDA Sobre Suporte Remoto SAIR UTILITÁRIOS Configuração Impressora Configuração Vídeo Ver Impressoras Disponíveis Agenda Telefônica Calculadora Calendário

3 07- Drives Instalados Usuário Windows Consulta SQL Scripts Atualizações Exportar Dados Cor Menu Principal Cor Letras Menu Principal Fonte Letras Menu Principal Dúvidas Frequentes - FAQ Dúvidas Frequentes NFe de Combustível

4 MANUAL DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NFe

5 MANUAL NFE Bem Vindos ao Manual do Sistema de NFe. Este é o Menu inicial do sistema para emissão de NFe. Neste manual, explicaremos como funciona todas as rotinas do MC NFe.

6 FERRAMENTAS

7 01 - Atualizar CEP Esta rotina é utilizada para atualizar o Código SEFAZ, através do CEP do cadastro de Cliente. Observe abaixo: Você deverá informar o CEP para o qual deseja atualizar o Código SEFAZ do cadastro dos seus clientes. Conforme mostra o exemplo abaixo, foi informado o " CEP " e o " Código NFe - SEFAZ " Após ter confirmado, clicando no botão " Atualizar Código NFe ", automaticamente, TODOS os cadastros de clientes que estejam com este CEP, serão atualizados para aquele Código NFe.

8 02 - Corrigir Cadastros

9 Produtos Nesta rotina é possível corrigir o cadastro de produtos. Clique no botão " Ver produtos " e observe na lista de produtos abaixo, os produtos em destaque, que possuem caracter especial na sua descrição.

10 Clicando sobre o botão " Corrigir Produtos ", o sistema faz uma verificação no cadastro dos produtos, corrigindo por exemplo, a descrição dos produtos, caso algum deles possua caracter especial. Exemplos: (ç ^ ~) Após ter clicado sobre o botão " Corrigir Produtos ", observe que, caso tenha produtos com caracteres especiais, como o caso acima, o sistema eliminará esse caracter especial. Observe abaixo:

11 OBSERVAÇÃO: Nesta rotina, também é possível fazer a correção do Código de Barras dos produtos, clicando sobre o botão " Validar EAN ".

12 Clientes Rotina destinada a correção no Cadastro de Clientes. Clicando sobre o botão " Ver Clientes ", você visualiza o cadastro de todos os seus clientes. Observe que o nome do cliente, nos campos em destaque abaixo, possuem caracter especial. Esta rotina, faz uma verificação no cadastro dos clientes, corrigindo por exemplo, o nome dos clientes, caso algum deles possua caracter especial. Observe abaixo a lista de clientes:

13 Clique sobre o botão " Corrigir Clientes ", e observe que, caso possua cadastro de clientes com caracteres especiais, como o caso acima, o sistema eliminará esse caracter especial.

14

15 Vendedor Rotina desenvolvida para corrigir o cadastro dos vendedores. Clicando uma vez sobre o botão " Corrigir Vendedor ", você visualiza o cadastro de todos os vendedores. Observe que o nome do vendedor, nos campos em destaque abaixo, possuem caracter especial. Esta rotina, faz uma verificação no cadastro dos vendedores, corrigindo por exemplo, o nome, caso algum deles possua caracter especial.

16 Clicando mais uma vez sobre o botão " Corrigir Vendedor ", o sistema automaticamente já faz a correção do caracter especial, e mostra na tela, o cadastro do vendedor corrigido.

17

18 Forma de Pagamento Rotina desenvolvida para corrigir a tabela de Forma de Pagamento. Clicando uma vez sobre o botão " Corrigir FRPGTO ", você visualiza a Tabela Forma de Pagamento. Observe que as formas de pagamento, em destaque abaixo, possuem caracter especial. Esta rotina, faz uma verificação na Tabela Forma de Pagamento, corrigindo, caso alguma delas possua caracter especial.

19 Clicando mais uma vez sobre o botão " Corrigir FRPGTO ", o sistema automaticamente já faz a correção do caracter especial, e mostra na tela, a Tabela Forma de Pagamento, corrigida.

20

21 Rotina para corrigir a Tabela de CFOP. CFOP Clicando uma vez sobre o botão " Corrigir CFOP ", você visualiza a Tabela de CFOP. Observe que os campos em destaque abaixo, possuem caracter especial. Esta rotina, faz uma verificação na Tabela de CFOP, corrigindo, caso algum deles possua caracter especial.

22 Clicando mais uma vez sobre o botão " Corrigir CFOP ", o sistema automaticamente já faz a correção do caracter especial, e mostra na tela, a Tabela de CFOP corrigida.

23

24 Transportadora Rotina para correção na Tabela de Transportadoras. Clicando uma vez sobre o botão " Corrigir Transportadora ", você visualiza a Tabela de Transportadora. Observe que, o campo em destaque abaixo, possui um caracter especial. Esta rotina, faz uma verificação na Tabela de Transportadora, corrigindo, caso algum campo possua caracter especial.

25 Clicando mais uma vez sobre o botão " Corrigir Transportadora ", o sistema automaticamente já faz a correção do caracter especial, e mostra na tela, a Tabela de Transportadora, corrigida.

26

27 EAN Inválido

28 03 - Ver Tabela CFOP-ICMS Nesta tela podemos visualizar a Tabela de ICMS e a Tabela de CFOP, conforme está cadastrado no MC Sistemas.

29 04 - Sincronizar Script Esta rotina de sincronizar script, é utilizada quando é necessário atualizar a Versão da NFe. Daí, é utilizado este botão de " Comparar Script " para que o sistema faça uma comparação se há diferença entre as versões. Observe a imagem abaixo, após clicar no botão " Comparar Script ". OBSERVAÇÃO: Esta rotina é utilizada pelos técnicos da MC Sistemas, no momento da atualização do sistema.

30 05 - Utilitários NFe

31 Gerar Estorno Estornar uma Nota Fiscal Eletrônica, é desfazer a operação de quando a mesma foi inserida. Esta rotina serve para gerar estorno. É utilizada quando é ultrapassado o prazo de cancelamento de uma NFe, que é de 24 horas, a contar do momento em que foi autorizado o uso pela Sefaz, desta NFe. Para " Gerar Estorno " de uma NFe, devemos fazer o seguinte procedimento: 1º - Localize a chave de acesso da NFe: Para localizar a chave de acesso da NFe, você deverá clicar sobre o botão " Re-Imprimir NFe ", após clique no botão " Atualizar ", verifique se a opção " Mostrar Somente as de Hoje " encontra-se marcada, caso esteja marcada, desmarque e clique novamente no botão " Atualizar ", caso já esteja dermarcada, localize a NFe na qual deseja fazer o estorno, clique sobre ela, e clique no botão " Copiar Chave ". Observe o destaque abaixo: 2º - Acesse a Tela de Utilitários NFe: Clique sobre o menu Ferramentas, e após clique na opção " 05 Utilitários NFe ". 3º - Informar a chave de acesso no campo " Chave de Acesso NFe " : Neste campo será informado a chave de acesso que você já copiou anteriormente. Para informar a chave, pressione " Ctrl + V " ou " Clique com o botão direito do mouse, e clique em colar ".

32 Após, clique em " OK ". Note que após ter informado a chave de acesso, e ter confirmado clicando no " OK ", o botão " Gerar Estorno " já estará disponível. Observe que é mostrado na tela, algumas informações referentes a chave de acesso da nota, com o número da nota, código e nome do cliente, data de emissão e valor em R$ da NFe. Clique no botão em destaque abaixo, " Gerar Estorno ".

33 Após ter clicado no botão acima, feche esta tela, e vá no Menu " Enviar Nota ". Note que o sistema gera automaticamente uma nova nota, referente a solicitação de estorno, com a numeração na sequência da última NFe emitida. Faça o prodecimento de enviar a nota para a Sefaz. OBSERVAÇÃO: Este procedimento de envio da NFe, será explicado no seguimento deste manual.

34 Primeiramente, deve-se referenciar esta NFe de estorno. Clique sobre a NFe, vá na aba " NF Referenciada", e selecione a opção " NFe". Você deverá preencher neste campo, a chave de acesso da NFe, na qual será estornada.

35 Clique no botão " NFe ", e logo após, observe a tela que aparece. Neste campo, você deve informar a " Justificativa " para o estorno da nota. Preencha este campo de acordo com a sua necessidade, e após clique em " OK ".

36 O sistema mostra na tela as opções para impressão. Clique no botão " OK ".

37 Este é o DANFE - Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Observe o campo em destaque abaixo: Natureza da Operação: Estorno da NFe não cancelada no prazo legal. Pronto, é só imprimir o DANFE referente ao estorno. O estorno da NFe está feito.

38 OBSERVAÇÃO:

39 INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO Dispõe sobre a forma de emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-E) de estorno na hipótese em qua a operação não tenha sido concretizada e o cancelamento da NF-E não for transmitido no prazo regulamentar, O SECRETÁRIO DA FAZENDA DO ESTADO DO CEARÁ, no uso das atribuições que lhe confere o inciso I. do Art. 904 do Decreto nº , de 31 de julho de 1997 (Regulamento do ICMS do Estado do Ceará), considerando a necessidade de disciplinar a forma de anulação da Nota Fiscal Eletrônica emitida para acobertar operação relativa à circulação de mercadorias não concretizada, quando o seu cancelamento não for efetuado no prazo de que trata a cláusula décima segunda do Ajuste Sinief nº 07, de 5 de outubro de 2005.

40 Carta de Correção Esta rotina é utilizada para fazer correções na NFe. Para fazer uma correção, faça os seguintes procedimentos: Localize a chave de acesso correspondente a NFe que deseja fazer a correção, e preencha no campo " Chave de Acesso NFe ". Pressione o botão " OK ". Note que é mostrado na tela, algumas informações que são referentes a esta chave de acesso, como o número da nota, código e nome do cliente, data de emissão e valor em R$ da nota. Após, clique no botão " Carta Correção ".

41 Observe com atenção as próximas imagens que demonstram o passo a passo para fazer a correção. Identificador de contole do Lote de envio do Evento: O sistema busca por padrão, o número 1. Clique em " OK ".

42 Código do órgão de recepção do Evento: O sistema busca o código do estado emitente, neste caso, o " 43 ", que é referente ao estado do Rio Grande do Sul. Clique em " OK ".

43 CNPJ ou o CPF do autor do Evento: O sistema já busca automático o CNPJ ou CPF do emitente. Confira se está correto, e clique em " OK ".

44 Sequencial do evento para o mesmo tipo de evento: O sistema já busca automaticamente o número 1. Mas você poderá modificar, conforme a sequência numérica. Clique em " OK ". Exemplo: Se você estiver realizando a primeira correção nesta NFe, mantenha o sequencial do evento, número 1. Caso seja a segunda correção que você estiver fazendo nesta NFe, o sequencial do evento, será o número 2, e assim sucessivamente.

45 Correção a ser considerada: Neste campo você deverá apagar a mensagem que está ali. OBSERVAÇÃO: É importante que você consulte seu Contador. É ele quem deverá lhe orientar que correção você deverá informar.

46 Escreva a correção a ser considerada para esta NFe. Após, clique em " OK " Observe o exemplo abaixo:

47 O sistema gera a seguinte mensagem abaixo: Clique em " YES ".

48 O sistema já gera automaticamente a Carta de Correção. Após, é só fazer o procedimento para imprimir, e pronto.

49 OBSERVAÇÃO: O Sistema de NFe, também gera um XML referente a Carta de Correção feita. Fica localizado na pasta onde seus arquivos xml e pdf são salvos. Você encontrará esse XML com o seguinte nome: " cce.xml ". Condições de uso da Carta de Correção: A Carta de Correção é disciplinada pelo parágrafo 1o-A do art. 7o do Convênio S/N, de 15 de dezembro de 1970 e pode ser utilizada para regularização de erro ocorrido na emissão de documento fiscal, desde que o erro não esteja relacionado com: I - As variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação; II - A correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário; III - A data de emissão ou de saída.

50 NFe Vinculada ECF Rotina desenvolvida para vincular um Cupom Fiscal a uma NFe. É utilizada quando é emitido um Cupom Fiscal para determinado cliente, e depois há a necessidade de transformar esse cupom em NFe. Este procedimento será feito no menu " Ferramentas -> 05 - Utilitários NFe ". Em " Dados do ECF ", você deverá preencher dois campos: Série e Nº Cupom Fiscal. Estes campos devem ser preenchidos de acordo com a série de venda e número do cupom fiscal, no qual você deseja vincular. Após o preenchimento dos campos, clique no botão " OK ".

51 Observe que o sistema mostra na tela, algumas informações referentes a este cupom fiscal, tais como: código e nome do cliente, data de emissão e valor em R$ do cupom.

52 Clique no botão " NFe Vinculada ECF ". Observe a próxima tela. O sistema exibe uma mensagem, onde você deverá informar o CFOP de referenciamanento. Neste caso foi utilizado o CFOP Recomendamos que você sempre consulte seu contador, pois ele é a pessoa mais indicada para lhe passar o CFOP correto a ser usado. Após, clique em " OK ".

53 O próximo passo é ir para o menu " Enviar Nota ". O sistema gera automaticamente uma NFe, que é referente aquele cupom fiscal.

54 O primeiro procedimento a ser feito, é referenciar o Cupom Fiscal. Clique na aba " NF Referenciada ", após clique no campo " Referenciar uma NFE, NF, NFP ou ECF ", e após clique na opção " ECF ". Os campos a serem preenchidos são: Modelo: Sempre será " 2D ". Numero Ordem Sequencial: É o número sequencial do equipamento. É encontrado no próprio cupom fiscal com a descrição " ECF ". Você deverá informar somente o número do equipamento. Exemplo: 001 Numero de COO: É o número do Cupom Fiscal, neste caso o numero do COO é

55 Após, faça o procedimento de enviar a NFe para a SEFAZ. Observe abaixo o DANFE, e o campo em destaque " Natureza da Operação ": CUPOM FISCAL P/ NFE Pronto, agora é só imprimir. OBSERVAÇÃO: Esta rotina vincula um cupom fiscal a uma NFe, e duplica essa venda no sistema, gravando tanto o cupom fiscal como a nfe.

56

57

58 06 - Usuários

59 Configuração de Usuários O sistema de NFe, também possui a Configuração de Usuários. Esta rotina funciona exatamente igual a do MC Sistemas, sendo possível a inclusão, alteração, e exclusão de Usuários. Você poderá utilizar esta rotina em ambos: MC Sistemas e MC NFe.

60 07 - Configuração

61 Geral Aba " Geral" das configurações do sistema de NFe. Senha Geral Sistema: Fica gravado a sua senha para acessar o sistema. Caminho dos XML Salvos da NF-e: Neste campo fica configurado o caminho, no seu computador, onde serão salvos os arquivos xml da NF-e. Caminho dos XML para backup da NF-e: Caso você desejar fazer backup (cópias de segurança) dos arquivos xml, configure neste campo, o caminho em que será salvo. Série de Venda: A série de venda, na maioria dos casos será NFE. Série NFE: Na maioria das vezes, será 0. Nas próximas configurações, você deverá observar, conforme sua necessidade, se ficará marcada, ou desmarcada as opções. Salvar Backup dos XML NFe: Opção para salvar o backup dos XML da NFe. Imprimir Valores Vencidos: Opção para imprimir a dívida do cliente, nas observações.

62 Imprimir Telefone do Cliente: Opção para imprimir o número de telefone do cliente, no DANFE. Imprimir Matrícula: Opção para imprimir a Matrícula do cadastro do cliente, no DANFE. Imprimir Recibos de Entrega: Opção para imprimir comprovantes de entrega das mercadorias. Calcular Peso dos produtos da Nota: Opção para imprimir o peso dos produtos, caso possua, no DANFE. Multiplicando a quantidade pelo peso líquido e peso bruto. Esta opção encontra-se no MC Sistemas, no Cadastro Complementar dos produtos. Imprimir OBS dos Produtos da Nota: Opção para imprimir as observações dos produtos, caso possua, no DANFE. Imprimir produto sem desconto: É obrigatório estar selecionada esta opção a partir de 01/04/2012. Não imprimir OBS da nota: Opção para não imprimir no DANFE, as observações digitadas no momento da venda. Peso da Nota = Quantidade Vendida: Peso igual a quantidade vendida. Imprimir Nome e Telefone do Vendedor: Opção para imprimir o nome e telefone do Vendedor que realizou a venda, no DANFE. Imprimir Número de série dos produtos digitados na venda: Caso seu sistema esteja configurado para informar o número de série dos produtos, na digitação da Venda, selecionando essa opção, será impresso, o número de série, no DANFE. Verificar situação da nota antes de enviar: O sistema verifica a situação da NFe que você estará fazendo o envio. Caso a NFe esteja Autorizada ou Cancelada na Sefaz, o sistema não permitirá fazer o envio da mesma. Nº de Vias da Impressão: Selecione uma das opções, para indicar quantas vias da NFe serão impressas: 1,2,3 ou 4 vias. Após Validação da NFe: - Imprimir Direto: Selecionando esta opção, o sistema vai imprimir direto o DANFE, sem opções de visualização e impressão. - Ver Opções: Selecionando esta opção, o sistema mostrará as opções para impressão e visualização, e também mostra na tela o DANFE, antes da impressão. Imprimir Hora de Saída: Selecionando esta opção, será impresso a hora de saída, no DANFE. Não Minimizar tela ao enviar a nota: Esta opção deve estar selecionada, para que o sistema não minimize a tela no momento do envio da NFe para a Sefaz. Não imprimir numero Endereço: Opção para não sair impresso no DANFE, o número "1", caso a versão do MC Sistemas esteja desatualizado, onde no cadastro de cliente, ainda não existe a opção para informar separadamente o endereço e número.

63 Liberação Nesta aba " Liberação ", é feito a liberação do Módulo para gerar NFe.

64 Config OBS. CFOP Aba " Config. Obs. CFOP ". Nesta rotina é feita a configuração das observações que podem ser impressas no DANFE. Se você completar apenas a " OBS 1 ", então sairá apenas esta informação, no DANFE, em Observações Complementares. Caso sua empresa seja optante pelo Simples Nacional, e gere direito a Crédito de ICMS, siga o exemplo abaixo: O campo " Valor " poderá ser preenchido com o valor " 0 ", pois o sistema calcula automático, quando a NFe é emitida.

65

66 Config NFe Aba " Config. NFe ". Dentro desta aba, as configurações da NFe, são divididas em mais 5 abas. Aba " Certificado " Observe acima, o campo " Número de Série ". Número de Série: Este campo é preenchido com o número de série do seu Certificado Digital. OBSERVAÇÃO: Cada Certificado Digital, tem o seu próprio e único número de série. Fique atento no prazo de validade do seu Certificado Digital, pois é importante você observar e providenciar um novo Certificado Digital, quando o seu estiver perto de vencer o prazo de validade. Quando você adquire um novo certificado Digital, é necessário que você localize e informe o Número de série dele, no campo " Número de Série ", mostrado na imagem acima.

67 Aba " Geral " DANFE - Retrato ou Paisagem: Selecione a opção desejada. Forma de Emissão: : A forma de emissão padrão é a " Normal ". Logo Marca: Se desejar colocar uma imagem ( LOGO ) para a emissão das suas notas, informe neste campo, o caminho de origem que está salvo a imagem. Salvar Arquivos de Envio e Resposta: Caminho onde ficam salvos, no seu computador, os arquivos XML, referentes as NFes. Aba " WebService "

68 Selecione UF de destino: Selecione o seu estado de origem. Neste caso foi selecionado o estado " RS ". Selecione o ambiente de destino: - Produção: Selecionando esta opção, você já estará apto a emitir NFe. - Homologação: Selecionando esta opção, você emitirá apenas notas de teste, " SEM VALOR FISCAL ". Aba " Emitente "

69 Observe a imagem acima: Nesta aba, você deverá preencher os dados da sua empresa. Aba " Site "

70 Nova rotina, onde é possível informar o Site, e Fax da sua empresa. Esses dados são impressos juntamente com os demais dados, no DANFE.

71 08 - Configuração OBSERVAÇÃO: APARTIR DE NOVEMBRO/2012, DEVIDO A PROBLEMAS COM O SERVIDOR SMTP DOS USUÁRIOS DE , A MC SISTEMAS DISPONIBILIZOU UMA NOVA ROTINA DE ENVIO DE PARA O CLIENTE (O QUE SERÁ DEMONSTRADO NESTE MANUAL, NO TÓPICO ENVIAR XML ). DESTA FORMA, É DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO CLIENTE, FAZER A CONFIGURAÇÃO DESTA ROTINA, OU NÃO, SENDO QUE O CLIENTE TERÁ ALÉM DESTA ROTINA, OUTRAS DUAS OPÇÕES DE ENVIO DE XML, QUE INDEPENDEM DESTA MESMA CONFIGURAÇÃO. LEMBRANDO QUE ESSA NOVA ROTINA, ESTÁ DISPONÍVEL APARTIR DA VERSÃO ( ) DO SISTEMA DE NFE, SENDO NECESSÁRIO ATUALIZAR, PARA OS CLIENTES COM VERSÃO INFERIOR A ESTA. Nesta tela é feita a configuração de , para que você possa utilizar a rotina de envio dos arquivos xml e pdf por . Para o seu cliente, serão enviados os arquivos xml e pdf das notas, e para o seu contador, apenas os arquivos xml. Você fará o precenhimento desses campos, de acordo com as configurações do seu servidor de . Observe abaixo, a imagem preenchida e o passo a passo de como preenchê-la.

72 Servidor SMTP: É o servidor SMTP do seu . Você encontra nas configurações do seu . Porta SMTP: Neste caso foi usada a porta 587. Em alguns servidores de , as portas 465 e 25 também serão usadas. Observe na configuração do seu , qual a porta de saída, que será utilizada. Usuário: : É o seu endereço de . Senha: É a senha do seu . Conta de Padrão (Visível para o Cliente que receber o ): É a conta do seu . Conta de para envio Cópia Oculta: Caso queira mandar também os s com uma cópia oculta para outro , utilize esta opção, apenas informando a conta de . Conta de do Contador para envio dos XML: Você preencherá neste campo, a conta de do seu contador. Assim, você poderá enviar os arquivos xml para seu contador, por . Assunto: É o assunto do que vai aparecer em todos os s que você enviar para seus clientes. Mensagem: É a mensagem que vai aparecer no corpo do , de todos os s que você enviar. Após feitas essas configurações, clique no botão " Testar Conexão ". Aparecendo a imagem abaixo, indica que a configuração está correta.

73 Clique no botão " Confirmar " e pronto. A configuração da sua conta de , para o envio dos arquivos xml e pdf está pronta.

74 ENVIAR NOTA

75 Consultar Vendas Testando o Serviço do Certificado Digital Na aba " Consultar Vendas ", explicaremos o procedimento para a emissão de uma NFe. É importante você clicar no botão " Testar Serviço ", antes de validar a nota na SEFAZ. Esta rotina de " Testar Serviço ", faz uma consulta no seu Certificado Digital, e mostra na tela a situação do Certificado Digital, no momento da consulta. Observe a imagem abaixo: A mensagem acima, indica que está tudo certo com o Certificado Digital, desta forma você já poderá começar a emitir NFe. Nesta tela é possível visualizar alguns dados da nota que está pronta para ser enviada para a SEFAZ, como a Data de emissão, Nr.Venda, Cliente, Nome Cliente, Fr.Pgto.,Vendedor, Total NFe - R$ e Situação. OBSERVAÇÃO - LEIA COM ATENÇÃO: " Mostrar Somente NFe de HOJE " : A opção está selecionada. Desta forma, o sistema lista somente as vendas realizadas naquele mesmo dia. Desmarcando a opção, o sistema listará todas as notas que já foram emitidas.

76 " Ordem Decrescente " : É utilizada para visualizar as vendas em ordem descrecente (da maior para a menor). " Mostrar notas série NFE " : É utilizada para filtrar a situação das notas que você vai visualizar: - Enviadas: Você visualiza somente as enviadas. - Não Enviadas: Você visualiza somente as não enviadas. - Canceladas: Você visualiza somente as Canceladas. - Todas: Você visualiza todas, sem nenhuma exceção. Enviando a NFe para a SEFAZ Clique sobre a nota, e observe que ela fica selecionada. Clique no botão " NFe " e aguarde o retorno. Observe que neste caso, não houve irregularidade, portanto a SEFAZ autorizou o uso da NFe. Após autorizado o uso, o sistema mostra na tela, as opções para impressão do DANFE. Clique no botão " OK "

77 O sistema gera na tela, o DANFE. Clique no ícone da impressora, que está em destaque abaixo, e pronto. Será impresso o DANFE.

78 Possíveis erros ao enviar a NFe Se houver algum erro que impossibilite a autorização de uso da NFe, pela SEFAZ, será mostrado na tela, o erro ocorrido. Observe a imagem abaixo que mostra um erro no Cadastro do Cliente

79 A mensagem acima, está mostrando que existe problemas no cadastro do cliente, para o qual você está tentando emitir a NFe. Você deve entrar no Cadastro de Cliente, no MC Sistemas, e consultar o cadastro deste Cliente. Após você deverá observar qual o campo de preenchimento obrigatório, está em branco ou incorreto. Após ser feita a alteração no cadastro do cliente e você salvar essa alteração, você deverá voltar no sistema da NFe. Acesse o " Enviar Nota ", e clique sobre o botão " Atualizar ", para que sejam validados os novos dados informados, e após clique no botão " NFe ". Observe a imagem abaixo que mostra um erro no Cadastro do Produto:

80 A mensagem acima, indica que há problemas no cadastro do produto " ", que compõe esta NFe. Você deve entrar no Cadastro de Produtos, no MC Sistemas, e consultar o cadastro do produto. Observe qual o campo de preenchimento obrigatório está em branco ou incorreto. Após feita a alteração no cadastro do produto e você salvar essa alteração, você deverá voltar ao Sistema de NFe, acessar o " Enviar Nota ", e clicar no botão " Atualizar ", para que sejam validados os novos dados informados, e após clicar no botão " NFe ". Observe a imagem abaixo que mostra um erro no Código de Barras do produto, e um erro no NCM do produto:

81 O erro acima está indicando que o item "2" dessa nota, está sem o NCM preenchido. E também que algum item está com o código de barras inválido. Clique em " OK ". Para consultar qual produto está com o código de barras inválido, clique sobre o botão " Ver Produtos ", conforme mostra a imagem abaixo: Após, clique no botão " Validar EAN ". Será feito uma validação no Código de Barras de todos os produtos que compõem esta NFe.

82 O erro abaixo indica que o produto que está selecionado, possui uma letra na composição do seu código de barras. Desta forma está errado, pois só são aceitos código de barras com números.

83 O erro abaixo, indica que o " EAN ", do produto " " está com o código de barras inválido. Existem duas opções a serem feitas: Retirar o código de barras do cadastro do produto, ou corrigí-lo, e após fazer o envio da NFe.

84

85 Transporte Nesta aba, serão informados os dados referentes ao Frete desta NFe. Para informá-los, você deverá clicar sobre a nota, e após ir a aba " Transporte ". Observe a imagem abaixo: Campos a serem preenchidos: Modalidade do Frete: Selecione a modalidade de frete referente a este nota. O sistema disponibiliza 4 opções. 0 - Por conta do Emitente, 1 - Por conta do Destinatário/Remetente, 2 - Por conta de Terceiros ou 3 - Sem Frete. Placa: Você deverá clicar no botão ao lado do campo de preenchimento da placa para escolher qual será usada. Após a explicação dos campos de preenchimento para o Transporte, será explicado como informar uma placa. Qtde Volumes: Será informado a quantidade de espécie que será transportada nesta nota. Espécie: Será preenchido com o tipo dos produtos informados na nota. Exemplo: Caixa, Fardo, Sacas. Peso Liquido: Peso dos produtos já com descontos. Peso Bruto: Peso dos produtos sem descontos. Imprimir Data de Saída: Selecionando este campo, serão impressos no DANFE, data e hora de saída.

86 Imprimir OBS de CFOP na Config: Selecionando esta opção, será impresso no DANFE, as observações do CFOP que estão informados na aba de Configuração do sistema de NFe. Caso você ainda não possua os dados da Transportadora cadastrados no seu sistema, observe abaixo o passo a passo para cadastrar. Você deverá cadastrar esses dados no MC Sistemas, através do caminho: Cadastros -> D - Arquivos Básicos -> 16 - Tabelas Transportadoras Clique em " Incluir ", e faça o preenchimento de todos os campos. Após, clique em " Confirmar ". Após o cadastro da placa, volte para o Módulo de NFe. Clique sobre a nota e vá na aba " Transporte ". Clique sobre o botão em destaque, que está ao lado do campo Placa.

87 A seguinte tela será exibida: Nesta tela será mostrado o cadastro de todas as Transportadoras. Clique sobre a placa desejada, e após clique em " Sair ".

88 Observe que agora no campo " Placa ", o sistema já mostra o campo preenchido.

89 Pressione enter, e passe para o próximo campo de preenchimento. Observe que os dados da Transportadora serão exibidas ao lado direito da tela.

90 Observe a imagem abaixo, que mostra todos os campos preenchidos. Após esse procedimento, volte para a aba " Consultar Vendas " e faça o envio da NFe para a SEFAZ.

91 OBSERVAÇÃO: * Caso você queira informar os dados do Transporte, mas não deseja incluir a Placa no " Cadastro de Transportadoras ", poderá usar a opção " Usar Dados Avulso da Transportadora ". Basta selecionar a opção, e adicionar os dados para o Transporte, conforme necessário. * Caso você queira informar todos os dados do Transporte, porém não informar a " Placa ", você deverá cadastrála no MC Sistemas, em Cadastros -> D - Arquivos Básicos -> 16 - Tabelas Transportadoras. No campo de preenchimento da " Placa ", inicie com ( * + duas letras + 4 números, sem espaços). Observe o exemplo: (*AB7569) Os demais campos você informará normalmente. No DANFE será impresso dos dados do Transporte, menos a Placa. A aba Transporte, deverá ser a última a ser preenchida, caso tenha que preencher mais alguma aba.

92 NF Referenciada Esta rotina é utilizada para o referenciamento de uma NFe. Mostraremos a seguir as opções de referenciamento que o sistema disponibiliza. Primeiramente, selecione a opção " Referenciar uma NFE, NF, NFP ou ECF ". NFe Referenciada Para referenciar uma " Nota Fiscal Eletrônica ", marque o Tipo de documento refenciado " NFe ". Neste caso, você deverá informar a " Chave de Acesso da NFe ". NF Referenciada Para referenciar uma " Nota Fiscal ", tipo formulário contínuo, você deverá informar os seguintes campos: UF: Código do estado do Cliente. Ano e Mes da NF: Ano e mês de emissão da NF. CNPJ: CNPJ do Cliente.

93 Modelo: O sistema já busca automático o " 01 ". Serie: O número de Serie da NF, encontra-se na própria NF. Numero da NF: Número da Nota Fiscal. NFP Referenciada Para referenciar uma contra nota de produtor, você deverá preencher os dados da aba " NFP Referenciada ". UF: Código do estado do Produtor. O sistema busca automático o código do Estado, referente ao Cadastro do Cliente. CNPJ ou CPF: CNPJ ou CPF do Produtor (Cliente). Modelo: O sistema já busca automático o " 04 ". Serie: Número de série da NFP, encontra-se no bloco do Produtor. Numero da NFP: Número da Nota Fiscal de Produtor.

94 ECF Referenciada Esta rotina é utilizada para referenciar um Cupom Fiscal a uma NFe. Inicialmente, devemos realizar o procedimento de " NFe Vincula ECF ", no menu de " Utilitários NFe ". Após vincular o cupom fiscal a NFe, o próximo passo é referenciar o cupom a NFe, aqui nesta rotina. Preencha os seguintes campos: Modelo: O modelo para Cupom Fiscal é 2D. O sistema já busca automático. Numero Ordem Sequencial: É o número sequencial do equipamento. É encontrado no próprio cupom fiscal com a descrição " ECF ". Você deverá informar somente o número do equipamento. Exemplo: 001 Numero de COO: É o número do Cupom Fiscal.

95

96 Local de Entrega Rotina utilizada para informar o Local de Entrega dos produtos juntamamente com a NFe, quando o endereço de entrega for diferente do endereço que consta no cadastro do cliente. Basta marcar a opção " Local de Entrega Difere do endereço do Destinatário ", e após preencha os dados onde será realizada a entrega. Após o preenchimento dos campos, volte para a aba " Consultar Vendas ", clique sobre a NFe e faça o envio para a SEFAZ.

97 Observações Na aba " Observações " é possível armazenar uma informação que poderá ser impressa no DANFE, no campo de " Dados Adicionais ". Basta digitar a observação desejada, e após clicar no botão " Gravar Obs.: " Após o preenchimento dos campos, volte para a aba " Consultar Vendas ", clique sobre a NFe e faça o envio para a SEFAZ. Observe o exemplo abaixo:

98 Comandos Atualmente esta rotina é pouco utilizada.

99 Dados Obrigatório Cliente Na aba " Dados Obrigatório Cliente ", é exibido os dados cadastrais do seu cliente. Caso o cadastro esteja incompleto, nesta tela é possível visualizar o cadastro. Se necessário completar ou alterar o cadastro, você deverá ir no Cadastro de Clientes, no MC Sistemas.

100 RE-IMPRIMIR NFE Rotina destinada para a Re-Impressão de NFe. Primeiramente você deverá acessar o menu " Re-Imprimir Nota ". Para localizar a NFe que deseja re-imprimir, você poderá filtrar pelo Código do Cliente, conforme mostra o destaque da imagem abaixo:

101 Você também poderá localizar a NFe, consultando pela Nota, Nome do Cliente, Nº da Nota, e Chave. O exemplo abaixo mostra a pesquisa da nota pelo Nome do Cliente.

102 Localizando a NFe desejada, clique sobre o botão " Re-Imprimir NFe ". Esta solicitação é enviada para a SEFAZ, e o sistema retorna na tela, as opções para a Re-Impressão da NFe. Observe a imagem abaixo:

103 Observe que na imagem abaixo, a " NFE " aparece três vezes. A cada movimentação realizada, o sistema grava um novo lançamento. Observe que neste caso, o destaque da imagem mostra que o último movimento nesta nota, foi " Re-Imprimir NFe ". Isso não quer dizer que a NFe está autorizada 3 vezes na base da SEFAZ. Cada nota é autorizada somente uma vez. Esta rotina serve apenas para você visualizar todas as movimentações feitas na NFe.

104 OBSERVAÇÃO: Se o sistema não encontrar o XML no qual você deseja re-imprimir a NFe, será aberta uma nova tela, neste caso, você deverá localizar manualmente o XML da nota.

105 CANCELAR NOTA Neste menu, " Cancelar Nota ", podemos fazer o cancelamento de uma NFe. Observe o destaque da imagem abaixo. Só é possível cancelar uma NFe, que foi autorizada pela Sefaz, nas últimas 24 horas. Nas versões atuais do Módulo de NFe, após clicar no botão " Atualizar ", só serão exibidas as notas que foram emitidas nas últimas 24 horas. Desta forma, fica mais fácil para você identificar quais notas ainda estão dentro do prazo de cancelamento. Localize a NFe na qual deseja cancelar, clicando sobre ela. Após clique sobre o botão " Cancelar NFe ". O sistema exibirá uma tela, onde você deverá informar a justificativa. Após, clique em " OK ".

106 Após ter feito o procedimento acima, a informação é validada na SEFAZ. Clique sobre o botão " Atualizar ", e observe os destaques abaixo, que demonstram o cancelamento da NFe.

107 INUTILIZAR NFE A rotina " Inutilizar NFe ", é utilizada quando se tem a necessidade de inutilizar determinada numeração de NFe. Você deverá acessar o menu " Cancelar NFe ", e após clicar sobre o botão " Inutilizar NFe", conforme mostra o destaque da imagem abaixo:

108 Acompanhe o preenchimento dos próximos campos: Ano: Ano atual que está sendo inutilizada a NFe. Clique em " OK ".

109 Modelo: Para a NFe, o modelo será sempre " 55 ". Clique em " OK ".

110 Série: É o número de série a qual corresponde essa numeração de NFe. Clique em " OK ".

111 Número Inicial: É o número da NFe que você deseja inutilizar. Clique em " OK ".

112 Número Inicial: Na verdade, neste campo será preenchido o número FINAL da NFe que você deseja inutilizar. Clique em " OK ".

113 Caso você queira inutilizar mais de uma NFe, você deverá preencher no primeiro campo " Número Inicial ", a numeração inicial que deseja inutilizar, e no segundo campo " Número Inicial ", a numeração final do intervalo. Exemplo de como inutilizar mais de uma NFe. Suponha que sejão as seguintes NFes: NFe , NFe , NFe , NFe Número Inicial do primeiro campo: 51 Número Inicial do segundo campo: 54 Justificativa: Você deverá informar a justificativa para inutilizar a NFe. Após feito este procedimento, esta numeração de NFe ficará inutilizada na base da SEFAZ.

114

115 STATUS DA NOTA No menu " Status da Nota ", é possível consultar o status de determinada nota. Observe: Clique sobre o botão " Consultar ", o observe que o sistema mostra na tela todo o registro de movimentação da NFe que você está consultando.

116

117 ENVIAR XML OBSERVAÇÃO: APARTIR DE NOVEMBRO/2012, DEVIDO A PROBLEMAS COM O SERVIDOR SMTP DOS USUÁRIOS DE , A MC SISTEMAS DISPONIBILIZOU UMA NOVA ROTINA DE ENVIO DOS ARQUIVOS XML E PDF, POR . REALIZAMOS ESSAS ALTERAÇÕES NO SISTEMA DE NFE, NA VERSÃO , SENDO NECESSÁRIO ATUALIZAR, PARA OS CLIENTES COM VERSÃO INFERIOR A ESTA. DISPONIBILIZAMOS 3 OPÇÕES PARA REALIZAR O ENVIO DOS ARQUIVOS POR . Neste menu, " Enviar NFe ", é feito o envio dos arquivos xml e pdf das notas para os clientes. Enviar XML/PDF automaticamente Clique sobre a NFe desejada, e após clique no botão em destaque: " Enviar XML/PDF automaticamente ". Observe a imagem: Abrirá uma tela que abrange as informações sobre o seu servidor de , os anexos contidos no , e o de destino do seu cliente.

118 OBSERVAÇÃO: Caso ainda não possua no Cadastro de Cliente, o para o qual será enviado os arquivos, você poderá preencher manualmente o do cliente, no campo " Destino ". Clique no botão " Enviar " e aguarde. Observe a mensagem exibida abaixo, indicando que o foi enviado com sucesso.

119 OBSERVAÇÃO: Para utilizar a rotina acima, você deverá configurar o seu na Configuração do Sistema de NFe. Desta forma, para utilizar esta opção, " Enviar XML/PDF automaticamente ", é de total responsabilidade do Cliente, fazer a configuração ou não, da rotina. Acesse: Ferramentas -> 08 - Configuração Enviar XML/PDF por Gerenciador de Essa rotina de enviar o xml e o pdf por gerenciador de , será utilizada desde que você já tenha configurado no seu computador, algum gerenciador de , como por exemplo o Outlook. Clique sobre o botão " Enviar XML/PDF por Gerenciador de ", e observe o passo a passo:

120 Observe a mensagem que será exibida, abaixo. Se desejar anexar os arquivos para enviar por , clique " Yes ".

121 Após confirmar o anexo do XML, automaticamente será aberto um novo , através do seu gerenciador de . Caso esteja preenchido o no cadastro do seu cliente, já estará preenchido o no campo destinatário (pra quem serão enviados os arquivos), assim como os arquivos xml e pdf, já estarão anexados no . Apartir daí, é só enviar normalmente o .

122 Salvar XML/PDF em pasta de arquivo Nesta rotina de " Salvar XML/PDF em pasta de arquivo ", você tem a opção de salvar os arquivos em alguma pasta ou local específico, no seu computador. Clique sobre o botão " Salvar XML/PDF em pasta de arquivo ", e observe:

123 Abrirá a janela " Salvar Como ", daí você escolherá o local, no seu computador, onde serão salvos os arquivos.

124 Nesse exemplo, optamos em salvar os arquivos na " Área de Trabalho ", do computador. Observe que o " Nome " do arquivo, será salvo com a chave de acesso da nota. Clique em " Salvar ".

125 Agora, é só acessar a área de trabalho do seu computador. Os arquivos xml e pdf estarão salvos lá.

126 ENVIAR CONTADOR Neste menu " Enviar XML Contador ", é feito o envio dos arquivos XML para o seu contador. Você poderá enviar os arquivos mensalmente ou como preferir. Selecione a opção " Filtrar todas do Mês ", e preencha o mês e ano, do qual deseja enviar os arquivos, após clique sobre o botão " Selecionar Todas ". Observe na imagem abaixo, o preenchimento dos campos, e também todas as notas selecionadas, inclusive com a quantidade de notas selecionadas. Após clique sobre o botão " Enviar NFe ".

127 O sistema abrirá uma tela que abrange as informações sobre o seu servidor de , os anexos XML e o de destino do seu Contador. Clique sobre o botão " Enviar ". Observe a imagem abaixo:

128 Após ter confirmado o envio de , o sistema mostra uma mensagem, indicando o envio com sucesso do seu .

129 OBSERVAÇÃO: APARTIR DE NOVEMBRO/2012, DEVIDO A PROBLEMAS COM O SERVIDOR SMTP DOS USUÁRIOS DE , A MC SISTEMAS DISPONIBILIZOU UMA NOVA ROTINA DE ENVIO DE PARA O CLIENTE. E PARA ESTA ROTINA DE " ENVIAR PARA O CONTADOR ", NÃO FOI ALTERADO NADA ATÉ O MOMENTO. SE POR ALGUM MOTIVO, ESTA ROTINA TRAVAR, OU PARAR DE FUNCIONAR, NÃO ENVIANDO MAIS O XML POR PARA O CONTADOR, A MC SISTEMAS NÃO TERÁ MAIS RESPONSABILIDADE QUANTO A CONFIGURAÇÃO OU RECONFIGURAÇÃO DA MESMA, FICANDO ASSIM O COMPROMISSO DE ENVIAR OS ARQUIVOS XML PARA O CONTADOR, INTEIRAMENTE POR CONTA DO CLIENTE. Observe na imagem acima, no destaque em vermelho, que o sistema mostra o caminho onde fica salvo no seu computador, os arquivos xml e pdf das notas. Basta você acessar o caminho e assim localizará os arquivos. Para acessar o caminho acima, entre no menu "INICIAR" do Windows, e depois entre em "EXECUTAR". Digite o caminho onde estão salvos os arquivos e clique em OK. Observe o exemplo:

130 Você acessará diretamente a pasta " NFe_Xml ". Nesta pasta estão os arquivos xml e pdf. Os arquivos xml ficam separados em uma pasta por mês, e os arquivos pdf, estão todos salvos dentro da pasta " NFe_PDF ". Apartir daí, você irá escolher a melhor forma de enviar esses arquivos para o contador. Como por exemplo, passando a pasta para o pendrive e entregando pra ele, ou compactando a pasta "201210", por exemplo e enviando por .

131 AJUDA

132 01 - Sobre No menu " Sobre ", você encontra algumas informações referentes a: Suporte Remoto, Contatos da MC Sistemas, Endereço IP da sua máquina + Local do Banco de Dados, Recursos do seu hardware, e Manual do sistema de NFe. Aba " 01 - Suporte Remoto " Aba " 02 - Contato "

133 Aba " 03 - Sistema "

134 Aba " 04 - Recursos do Sistema "

135 Aba " 05 - Manual "

136

137 02 - Suporte Remoto Clicando sobre o menu " Suporte Remoto ", será aberta a seguinte tela abaixo:

138 SAIR Quando você clica no menu " Sair ", o sistema mostra a imagem abaixo, perguntando se você confirma o encerremento do sistema. Clique " SIM " ou " NÃO ".

139 UTILITÁRIOS

140 01 - Configuração Impressora Você visualiza as Configurações da sua impressora.

141 02 - Configuração Vídeo Você visualiza as configurações de Vídeo (monitor).

142 03 - Ver Impressoras Disponíveis Você visualiza as impressoras disponíveis na rede.

143 04 - Agenda Telefônica O menu " Agenda Telefônica ", você utiliza para cadastrar o nome dos contatos e telefones. Observe nas imagens abaixo, a inclusão: Clique em " Incluir ".

144 Informe o Nome, Telefone e Observação do contato, e clique em " Confirmar ".

145 Observe o contato já cadastrado na Agenda Telefônica.

146

147 05 - Calculadora Aqui você tem a opção de utilizar a Calculadora do Windows.

148 Opção para visualizar o Calendário Calendário

149 07- Drives Instalados Neste menu " Drives Instalados ", você visualiza todas unidades do seu disco rídigo. As unidades particionadas, e as demais unidades para outros dispositivos de armazenamento.

150 08 - Usuário Windows Dados de identificação da sua estação de trabalho.

151 09 - Consulta SQL Ferramenta administrativa, de uso interno da MC Sistemas.

152 10 - Scripts Atualizações Ferramenta administrativa, de uso interno da MC Sistemas.

153 11 - Exportar Dados Ferramenta administrativa, de uso interno da MC Sistemas.

154 12 - Cor Menu Principal No tópico " Cor Menu Principal " você pode configurar a cor do Menu Principal do MC NFe. Basta clicar sobre a cor desejada e clicar em " OK ".

155 13 - Cor Letras Menu Principal No tópico " Cor Letras Menu Principal " você pode configurar a cor das letras, do Menu Principal do MC NFe. Basta clicar sobre a cor desejada e clicar em " OK ".

156 14 - Fonte Letras Menu Principal No tópico " Fonte Letras Menu Principal " você escolhe o tipo de letra (Fonte) do Menu Principal do MC NFe. Basta clicar sobre a Fonte desejada e clicar em " OK ".

157 Dúvidas Frequentes - FAQ

158 Dúvidas Frequentes 1) Como faço a Carta de Correção? A Carta de Correção de uma nota, poderá ser feita acessando no Sistema da NFe, o menu Ferramentas, 05 - Utilitários NFe, nesta tela você deverá colocar a chave de acesso da NFe, clicar no botão "OK", e após clicar sobre o botão " Carta Correção ". O Sistema irá solicitar o preenchimento de alguns campos, você deverá preenchê-los de acordo com a sua necessidade, caso tenha dúvidas sobre o preenchimento destes campos, acesse o " Manual da NFe ", e após os seguintes tópicos: " Ferramentas -> 05 -Utilitários NFe -> Carta de Correção ". 2) Após feita a Carta de Correção, onde poderei imprimir a NFe com a correção realizada? Caso queira apenas enviar a correção por , o nosso sistema grava automaticamente o xml referente a essa correção. Fica salvo na pasta NFe_XML, juntamente com os demais arquivos xml, com o nome "cce.xml". Caso queira imprimir a Carta de Correção, você poderá fazer isso, acessando o site da SEFAZ RS. Entre em: Inicial > Serviços > Assunto > Nota Fiscal Eletrônica > Consultas > Nota Fiscal Completa Ou acesso diretamente o link: Através desse link você poderá visualizar a NFe, bem como a Correção feita, e imprimir a Carta de Correção. 3) Como faço para inutilizar determinada numeração de NFe? Para inutilizar determinada numeração de NFe, acesse o menu " Cancelar Nota ", e clique sobre o botão " Inutilizar NFe ". Após o sistema irá solicitar o preenchimento de alguns campos para dar procedimento a inutilização da(s) NFe(s). Caso tenha dúvidas de como preencher estes campos acesse o " Manual NFe", tópico "Cancelar Nota", neste tópico terá a explicação detalhada do processo de inutilização de NFe. 4) Posso dar acrésicmo em uma NFe? NÃO. A SEFAZ não permite conceder acréscimos na NFe. Se você deseja aumentar o valor total da venda, aumente individualmente o preço dos produtos. 5) Como referenciar uma NFe? Para referenciar uma NFe, você deverá saber qual a modalidade de referenciamento que será usada, o MC NFe disponibiliza as seguintes opções: NFe, NF, NFP, ECF. Quando você for realizar o processo de envio da NFe, antes você deverá clicar sobre a nota, e após ir na aba " NF Referenciada ". Marque a caixa " Referenciar uma NFe, NF, NFP ou ECF ", e depois selecione abaixo o " Tipo de documento referenciado ", preenchendo os campos que forem solicitados. Para mais informações acesse o " Manual NFe -> Enviar Nota -> NF Referenciada ". 6) Quero cancelar uma NFe, como procedo? E qual é o prazo de cancelamento? Para cancelar uma NFe, acesse o menu " Cancelar Nota " e clique sobre o botão " Atualizar ". O sistema mostrará apenas as notas que ainda estão dentro do prazo de cancelamento. Localize a NFe que deseja cancelar, clicando sobre ela, após clique no botão " Cancelar NFe ", o sistema exibe uma mensagem na tela, onde você deverá informar a justificativa para o cancelamento. Após informar a justificativa clique em " OK ". A solicitação de cancelamento será enviada para a SEFAZ, e o cancelamento da NFe será homologado. O Prazo de Cancelamento de uma NFe, é 24 horas. 7) Posso excluir uma venda do MC Sistemas sem antes ter cancelado a mesma na Sefaz? NÃO. Depois de cancelada a nota na Sefaz, acesse o Mc Sistemas, e verifique se você já realizou outra venda com a série NFE. Caso já tenha feito outra venda na série NFE você poderá exclui-la do sistema. Se você ainda não realizou outra venda, aguarde até realizar uma venda com esta série para depois excluila do Mc Sistemas.

159 IMPORTANTE: Caso você não siga o procedimento acima, você irá gerar novamente uma NFE com numeração que já consta na Sefaz, com a Situação de Cancelada. 8) Como configurar a Rotina de " Enviar XML "? Para configurar esta rotina de envio dos arquivos xml e pdf por , você deverá acessar o menu " Ferramentas -> 08 - Configuração ", e fazer o preenchimentos dos campos solicitados. Após clique em " Testar Conexão ". Caso tenha dúvidas sobre o preenchimento e configuração destes campos, acesse o " Manual da NFe ", e após os seguintes tópicos: " Ferramentas -> 08 -Configuração . 9) Como envio o para o Cliente? Para enviar os arquivos xml e pdf por para os seus clientes, acesse o menu " Enviar XML ", localize a NFe na qual deseja enviar os arquivos por , clicando sobre ela, após clique sobre o botão " Enviar NFe ", o sistema exibe uma nova imagem, na qual você deverá " Testar Conexão ", e após clique sobre o botão " Enviar ". OBSERVAÇÃO: Para utilizar esta rotina de " Enviar XML " ou " Contador ", lembre-se que a rotina de Configuração de deverá estar preenchida corretamente. 10) Como faço o Estorno de uma NFe? O Estorno de uma NFe, poderá ser feito acessando no Sistema da NFe, o menu Ferramentas -> 05 - Utilitários NFe, nesta tela você deverá colocar a chave de acesso da NFe, e clicar no botão " OK ", após clicar sobre o botão " Gerar Estorno ". O Sistema irá gerar uma NFe (referente ao estorno). Acesse o menu " Enviar Nota ", e observe que aparecerá uma nova NFe, com a numeração em sequência. Faça o procedimento de enviar a NFe para a SEFAZ, clicando sobre o botão " NFe ". O sistema exibirá uma tela com o campo para preenchimento da Justificativa do estorno. Após clique em " OK ". Caso tenha dúvidas sobre o preenchimento destes campos, acesse o " Manual da NFe ", e após os seguintes tópicos: " Ferramentas -> 05 - Utilitários NFe -> Gerar Estorno ". 11) Como faço para Re-Imprimir uma NFe? Se você deseja Re-Imprimir uma NFe, acesse o menu " Re-Imprimir Nota " e clique sobre o botão " Atualizar ". Localize a NFe que deseja re-imprimir, clicando sobre ela, e após clique sobre o botão " Re-Imprimir NFe ". O sistema irá mostrar na tela as opções para a impressão do DANFE. 12) Como consultar a situação atual da NFe? Caso você tenha dúvidas quanto a situação de determinada NFe, faça o seguinte procedimento: Acesse o menu " Re-Imprimir Nota ", localize a NFe que deseja consultar, clicando sobre ela, e após clique no botão " Consultar ". Esta rotina faz uma consulta diretamente na base da SEFAZ, e mostra na tela a situação atual da NFe. 13) Enviei a NFe, e a SEFAZ retornou com erro, como faço para visualizá-la novamente no sistema, para enviá-la? Quando você for enviar uma NFe pela primeira vez, a situação dela estará como " Não Enviada ". Após você tentar enviar a NFe para a SEFAZ, mesmo que esta NFe possua erros de cadastros e não seja enviada, a sua situação passará a ser " Enviada ". Por este motivo, após ser corrigido o erro, no campo " Mostrar Notas série NFE ", marque a opção " Todas ".

MC SISTEMAS MANUAL DE ERROS DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA 29/01/2014

MC SISTEMAS MANUAL DE ERROS DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA 29/01/2014 1 MC SISTEMAS MANUAL DE ERROS DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA 29/01/2014 Erro 1: Este erro indica na maioria das vezes que o certificado digital venceu. Para solucionar este erro deveras abrir o navegador Internet

Leia mais

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 1. INSTALAÇÃO DO GESTOR Confira abaixo as instruções de como instalar o sistema Gestor. Caso já tenha realizado esta instalação avance ao passo seguinte:

Leia mais

Restart Informática Ltda. Equipe de Suporte [E-CAFI] Manual da equipe de Suporte. Proibida a reprodução e distribuição não autorizada.

Restart Informática Ltda. Equipe de Suporte [E-CAFI] Manual da equipe de Suporte. Proibida a reprodução e distribuição não autorizada. 2012 Restart Informática Ltda. Equipe de Suporte [E-CAFI] Manual da equipe de Suporte. Proibida a reprodução e distribuição não autorizada. Sumário Instalando o ecafi... 2 Instalando o Serviço de E-mail...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e Kiron Sistema Nota Fiscal Eletrônica

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e Kiron Sistema Nota Fiscal Eletrônica MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e 2 Índice CADASTROS... 4 Cliente Fornecedor - Transportadora... 4 Unidade de Medida... 5 Produto... 7 NCM... 8 Artigos da Nota Fiscal... 10 Natureza de Operação - CFOP...

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

Procedimentos Operacionais de Nota Fiscal Eletrônica no Oryon. Este documento explica como operar o Oryon com a utilização de Nota Fiscal Eletrônica.

Procedimentos Operacionais de Nota Fiscal Eletrônica no Oryon. Este documento explica como operar o Oryon com a utilização de Nota Fiscal Eletrônica. Procedimentos Operacionais de Nota Fiscal Eletrônica no Oryon Este documento explica como operar o Oryon com a utilização de Nota Fiscal Eletrônica. 1º Passo Verificar parte cadastral: Para conseguir emitir

Leia mais

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por Informática Educativa Página2 Índice Nota Fiscal eletrônica... 03 Safeweb e-nota C... 04 Documentos eletrônicos... 08

Leia mais

Manual - Versão 1.2 1

Manual - Versão 1.2 1 Manual - Versão 1.2 1 2 Requisitos para emissão da Nota Fiscal de Consumidor eletrônica - Sistema Gerenciador Gestor Prime - Sistema Transmissor - Uninfe Instalado automaticamente pelo Gestor. - Internet

Leia mais

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica do Hábil Empresarial Profissional 7.0. Obrigado por usar nosso software! Koinonia Software Ltda.

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica do Hábil Empresarial Profissional 7.0. Obrigado por usar nosso software! Koinonia Software Ltda. Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica do Hábil Empresarial Profissional 7.0 Obrigado por usar nosso software! Koinonia Software Ltda. (0**46) 3225-6234 I Cartilha_NFe_Habil_7 Índice Cap. I Bem Vindo 1 Cap.

Leia mais

GERENCIAMENTO DE NF-e (VEND0079)

GERENCIAMENTO DE NF-e (VEND0079) GERENCIAMENTO DE NF-e (VEND0079) 1. IDENTIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES NA TELA.... 2 2. FUNCIONALIDADES.... 3 2.1 EMISSÕES DE NOTAS... 3 2.2 DESTINATÁRIO DE NF-E... 4 2.3 ENVIAR NOTA POR E-MAIL... 7 2.4 VISUALIZAÇÃO...

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166 Sistema Nota Já Este manual tem por objetivo apresentar o sistema NotaJá a fim de auxiliar o usuário com todos os processos de cadastro, lançamentos de notas, cancelamentos, inutilizações, notas complementares

Leia mais

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO HÁBIL EMPRESARIAL

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO HÁBIL EMPRESARIAL CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO HÁBIL EMPRESARIAL ÍNDICE Página 1. Orientações iniciais 3 2. Regularização de documentos perante a Receita 3 3. Verificando software e equipamento 4 3.1. Versão

Leia mais

Tutorial de Notas Fiscais Eletrônicas

Tutorial de Notas Fiscais Eletrônicas Tutorial de Notas Fiscais Eletrônicas Geração e transmissão de NF-e Após preencher os dados da nota fiscal, se não houver alguma informação faltando, o sistema sugere a geração do arquivo texto necessário

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

Tutorial para emissão de NF-e

Tutorial para emissão de NF-e Tutorial para emissão de NF-e Conteúdo 1.Configuração do Módulo de NF-e... 2 1.1.Códigos Fiscais... 3 1.2.Contas Contábeis... 4 1.3.Conta corrente... 6 2.Emissão de NF-e... 8 2.1.Gerar NF-e... 9 2.2.NF-e

Leia mais

Manual de Instrução Emissor de Nota Fiscal Eletrônica OSEDE

Manual de Instrução Emissor de Nota Fiscal Eletrônica OSEDE Manual de Instrução Emissor de Nota Fiscal Eletrônica OSEDE Fernandópolis SP Emissão de NFe Na aba NF-e clique no botão Gerar XML. Na tela de geração do XML, terá 2 tipos de emissão: Normal e Rápida, onde

Leia mais

Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O

Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O Procedimentos de Configuração no CalcExpress....2 Procedimentos de Configuração no Emissor de Nota Fiscal Eletrônica...3 Gerando Arquivo

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTA FISCAL ELETRÔNICA Instalação do certificado digital Para cada empresa certificadora existe um manual de instalação. Antes de emitir o certificado no cliente, leia atentamente as instruções do manual.

Leia mais

Conhecimento de Transporte

Conhecimento de Transporte Página1 Conhecimento de Transporte No menu de navegação, este item é a opção para emissão e administração dos Conhecimentos de Transporte do sistema. Para acessar, posicione o mouse no local correspondente

Leia mais

ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E

ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E Nas páginas seguintes, você terá uma visão geral dos recursos disponíveis e das funções que o Controller Gold possui, facilitando o seu processo de venda e compra. Criando

Leia mais

Manual de Instruções. Programa para Baixar Arquivos XML XML CONQUER

Manual de Instruções. Programa para Baixar Arquivos XML XML CONQUER 1 Manual de Instruções Programa para Baixar Arquivos XML XML CONQUER Sumário Apresentação:... 2 Exigência para funcionalidade do software:... 3 Instalação:... 4 Utilização... 5 Menu NFE/CTE XML... 7 XML

Leia mais

1. Instalação do Remessa Q Prof... 3. 2. Trabalhando com o Remessa Q Prof... 8. 3. Botão Opções e suas Funcionalidades... 8. 4. Aba Título...

1. Instalação do Remessa Q Prof... 3. 2. Trabalhando com o Remessa Q Prof... 8. 3. Botão Opções e suas Funcionalidades... 8. 4. Aba Título... SUMÁRIO 1. Instalação do Remessa Q Prof... 3 2. Trabalhando com o Remessa Q Prof... 8 3. Botão Opções e suas Funcionalidades... 8 4. Aba Título... 9 5. Aba Cheque... 21 5.2. Exemplo de CMC7... 24 6. Importação

Leia mais

Elaborado por Marcos Matos Revisado por C. Douglas de Souza e Carina Gonçalves Aprovado por Paulo Bernardi

Elaborado por Marcos Matos Revisado por C. Douglas de Souza e Carina Gonçalves Aprovado por Paulo Bernardi Elaborado por Marcos Matos Revisado por C. Douglas de Souza e Carina Gonçalves Aprovado por Paulo Bernardi Sumário INTRODUÇÃO... 3 1.1. SOBRE O GUIA... 3 2. PRÉ-REQUISITO... 3 2.1. PREMISSAS DE FUNCIONAMENTO...

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O

Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O Instalação da Aplicação Java...2 Instalação do Emissor...5 Instalação do Framework...7 Instalação das DLL s URL, SCHEMAS, CADEIA DE CERTIFICADO

Leia mais

Manual de Integração

Manual de Integração Manual de Integração Versão 3.10 Conteúdo 1 Obtendo e Instalando o Emissor... 4 1.1 Obtendo o instalador... 4 1.2 Instalando o JAVA e o Framework.NET 2.0... 4 1.3 Instalando o Emissor... 5 2 Padrões de

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e SUMÁRIO 1. INSTALAÇÃO 2. CADASTROS 2.1. CADASTRO DE USUÁRIO 2.2. CADASTRO DE MODALIDADE 2.3. CADASTRO DE PRODUTO 3. OPERAÇÃO 3.1. VENDA 3.2. CANCELAMENTO

Leia mais

Sua empresa adquiriu a Solução Nucleu Excence, e isto nos deixa orgulhosos.

Sua empresa adquiriu a Solução Nucleu Excence, e isto nos deixa orgulhosos. 2 3 Parabéns, Sua empresa adquiriu a Solução Nucleu Excence, e isto nos deixa orgulhosos. A Nucleu Tecnologia está empenhada em comprovar que você fez um bom investimento, aumentando cada vez mais a sua

Leia mais

Fox Gerenciador de Sistemas

Fox Gerenciador de Sistemas Fox Gerenciador de Sistemas Índice 1. FOX GERENCIADOR DE SISTEMAS... 4 2. ACESSO AO SISTEMA... 5 3. TELA PRINCIPAL... 6 4. MENU SISTEMAS... 7 5. MENU SERVIÇOS... 8 5.1. Ativação Fox... 8 5.2. Atualização

Leia mais

Tesche & Vasconcelos - Ciaf. Emissão primeira NF-e pelo Ciaf-800

Tesche & Vasconcelos - Ciaf. Emissão primeira NF-e pelo Ciaf-800 Emissão primeira NF-e pelo Ciaf-800 Para emissão da primeira Nota Fiscal eletrônica pelo Ciaf-800 a mesma deve ser obrigatoriamente uma nota de teste. Para que possa efetuar esta emissão faça o seguinte

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

1 Gerando um XML da Nota fiscal eletrônica

1 Gerando um XML da Nota fiscal eletrônica 1 Gerando um XML da Nota fiscal eletrônica O programa LimerSoft SisVendas gera o XML da nota fiscal eletrônica de produtos, porém o envio e validação deve ser realizado com o sistema oficial da receita

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais...

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais... Sumário UNICO...... 3 Cadastros... 4 Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5 Produtos...... 6 Serviços...... 6 Outros...... 6 Vendas... 7 Notas Fiscais... 7 Estoque...8 Financeiro......

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

EMISSOR DE NOTA FISCAL GRATUITO GUIA DE USO. 2014 - VALID Certificadora Digital

EMISSOR DE NOTA FISCAL GRATUITO GUIA DE USO. 2014 - VALID Certificadora Digital EMISSOR DE NOTA FISCAL GRATUITO GUIA DE USO 2014 - VALID Certificadora Digital Controle de Versões Autor Descrição Versão Data Lays Almeida Versão Inicial 1.0 06.11.2014 2014 - VALID Certificadora Digital

Leia mais

SINTEGRA GUIA PARA GERAÇÃO DO VIA MÓDULO LBCGAS. Versão 1.00 15 de Abril de 2010.

SINTEGRA GUIA PARA GERAÇÃO DO VIA MÓDULO LBCGAS. Versão 1.00 15 de Abril de 2010. GUIA PARA GERAÇÃO DO SINTEGRA VIA MÓDULO LBCGAS Versão 1.00 15 de Abril de 2010. 1 a ETAPA CADASTRANDO IMPRESSORAS FISCAIS (ECFs) Antes de iniciarmos o lançamento das reduções Z que farão a consolidação

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1 2 Índice 1. Escritório Virtual... 5 1.1. Atualização do sistema...5 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1.3. Cadastro do Escritório...5 1.4. Logo Marca do Escritório...6...6 1.5. Cadastro

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO (Sistema NFSE) Acesse nossos manuais em: ead.sempretecnologia.com.br

GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO (Sistema NFSE) Acesse nossos manuais em: ead.sempretecnologia.com.br GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO () Acesse nossos manuais em: ead.sempretecnologia.com.br Sumário Configurações iniciais... 3 Acessando o sistema... 3 Alterando a senha de acesso... 3 Cadastrando clientes... 4 Cadastrando

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DO CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO CT-e

MANUAL DE EMISSÃO DO CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO CT-e MANUAL DE EMISSÃO DO CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO CT-e INICIANDO O SISTEMA Ao iniciar o sistema, selecione a empresa e clique no botão iniciar. CADASTRO DE CLIENTES O sistema utiliza um cadastro

Leia mais

Manual - Versão 1.2 Atualizado em 20/07/2015 1

Manual - Versão 1.2 Atualizado em 20/07/2015 1 Manual - Versão 1.2 Atualizado em 20/07/2015 1 2 Requisitos para emissão da Nota Fiscal de Consumidor eletrônica - Sistema Gerenciador Gestor Prime - Sistema Transmissor - Uninfe Instalado automaticamente

Leia mais

1223o TUTORIAL PEDIDO DE VENDA. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO

1223o TUTORIAL PEDIDO DE VENDA. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO 1223o TUTORIAL PEDIDO DE VENDA Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO TUTORIAL PEDIDO DE VENDA Casa Magalhães Comércio e Representações Ltda O objetivo deste tutorial é apresentar

Leia mais

Atualize o Sistema FLYSYS com a última versão disponibilizada. **Após realizar a atualização, o sistema pode ser liberado para uso.

Atualize o Sistema FLYSYS com a última versão disponibilizada. **Após realizar a atualização, o sistema pode ser liberado para uso. NFE - Integração com a NF-e - FLYSYS Introdução Manual de instrução para instalação da integração do Sistema FLYSYS com a NF-e. Agilizando o processo operacional de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas,

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Portal de Fornecedores Não-Revenda

Portal de Fornecedores Não-Revenda Portal de Fornecedores Não-Revenda Emissão de Nota Fiscal e Criação de Espelho Consulte neste manual os procedimentos para emissão de Nota Fiscal para o Walmart e as atividades relativas à Criação do Espelho

Leia mais

MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA

MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA MARKANTY INFORMÁTICA Sistemas para Automação Comercial Gestão Empresarial e Fábrica de Software (Específicos) Princípios de nossos Profissionais:

Leia mais

Manual de Acesso a NF-e

Manual de Acesso a NF-e Manual de Acesso a NF-e Acesso ao Sistema para Pessoa Jurídica. 1.0 Acesso ao Sistema....1 2.0 Cadastro...2 3.0 Configuração do Perfil...8 4.0 Solicitação de Emissão de NF-e....12 5.0 Emissão de NF-e...14

Leia mais

SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS. MÓDULO DO CERTIFICADOR MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 2.4.6

SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS. MÓDULO DO CERTIFICADOR MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 2.4.6 SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS Versão 2.4.6 Sumário Fluxograma básico do processo de envio de remessa... 5 Criar novo certificado... 6 Aprovar certificado... 16 Preparar e enviar remessa...

Leia mais

Versão para atualização do Gerpos Retaguarda

Versão para atualização do Gerpos Retaguarda Versão para atualização do Gerpos Retaguarda A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível.

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

Manual Passo a Passo

Manual Passo a Passo Manual Passo a Passo 2015 ACESSO SELEÇÃO DE RA SELEÇÃO DO PRODUTO CARRINHO DE COMPRAS FECHAR PEDIDO ENDEREÇO DE ENTREGA TIPO DE FRETE INFORMAÇÃO DE PAGAMENTO PAGAMENTO CARTÃO DE CRÉDITO PAGAMENTO BOLETO

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 3.10 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 5 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Extras... 6 1.2.3 Contingência... 6 1.2.4 Execução... 7 1.3

Leia mais

Manual BitFarmácia Popular Versão 2 Software Autorizador Farmácia Popular

Manual BitFarmácia Popular Versão 2 Software Autorizador Farmácia Popular Manual BitFarmácia Popular Versão 2 Software Autorizador Farmácia Popular Bitshop Informática Ltda Todos os Direitos Reservados www.bitshop.com.br Conteúdo 1. A Quem se Destina o BitFarmácia Popular 2.

Leia mais

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV Sistema de de Eletrônica SETRANSP DOTFLEX MANUAL MÓDULO PDV REGIÃO MANUAL METROPOLITANA MÓDULO PESSOA Revisão JURÍDICA 02 / Setembro SBE de 2008 - DOTFLEX Revisão 00 / Março de 2009 MANUAL MÓDULO EMPRESA

Leia mais

Módulo Faturamento INDICE

Módulo Faturamento INDICE Módulo Faturamento INDICE Como faturar contas... 3 Editando os dados de uma conta... 5 Como gerar o arquivo TISS... 7 Como cadastrar médicos... 10 Como cadastrar um convênio... 15 Como cadastrar um layout...

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2

Manual SAGe Versão 1.2 Manual SAGe Versão 1.2 Cadastramento de Usuário (a partir da versão 12.08.01 ) Conteúdo Introdução... 2 Cadastramento... 2 Desvendando a tela inicial... 4 Completando seus dados cadastrais... 5 Não lembro

Leia mais

UNICOM / SEFAZ-MS / Jan. 2015 - Versão 1.00

UNICOM / SEFAZ-MS / Jan. 2015 - Versão 1.00 UNICOM / SEFAZ-MS / Jan. 2015 - Versão 1.00 Manual para Emissão da Carta de Correção eletrônica (CT-e) Este Manual tem como finalidade a apresentação do procedimento operacional de uma Carta de Correção

Leia mais

GRUPO ARESTO E-CRM CONTÁBIL. Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br

GRUPO ARESTO E-CRM CONTÁBIL. Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br GRUPO ARESTO Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br E-CRM CONTÁBIL Conheça o e-crm Contábil, a nova ferramenta que o nosso escritório colocou a sua disposição. Com ele, nosso

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

Passo a Passo do Sistema de Cobrança do Banco do Nordeste

Passo a Passo do Sistema de Cobrança do Banco do Nordeste P á g i n a 1 Sistema de Cobrança Eletrônica para Clientes Passo a Passo do Sistema de Cobrança do Banco do Nordeste P á g i n a 2 INTRODUÇÃO I. Acessando o Sistema O Sistema de Cobrança Eletrônica para

Leia mais

1. Reordenação da aba Fiscal 1. 2. Consulta simplificada de itens vendidos por NCM, CFOP e Alíquotas 2. 3. Parametrização de NCM 4

1. Reordenação da aba Fiscal 1. 2. Consulta simplificada de itens vendidos por NCM, CFOP e Alíquotas 2. 3. Parametrização de NCM 4 CADASTROS FISCAIS 1. Reordenação da aba Fiscal 1 2. Consulta simplificada de itens vendidos por NCM, CFOP e Alíquotas 2 3. Parametrização de NCM 4 4. Faturamento de pedidos entregues no endereço do revendedor

Leia mais

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria da Agricultura Familiar Departamento de Financiamento e Proteção da Produção Seguro da Agricultura Familiar Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos

Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos Manual de Utilização Financeiras Versão 1.2 Manual de utilização do software para os usuários do Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos, com

Leia mais

MÓDULO DE NOTA FISCAL ELETRONICA

MÓDULO DE NOTA FISCAL ELETRONICA MANUAL DO SISTEMA Versão 6.08 Introdução... 2 Requisitos para Utilização do Módulo NF-e... 2 Termo de Responsabilidade... 2 Certificados... 2 Criação de Séries... 2 Framework... 3 Teste de Comunicação...

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota EBM ASSESSORIA E CONSULTORIA EM INFORMÁTICA LTDA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota PRESTADOR / CONTADOR Versão 2.0 Índice 1. Acessar o sistema 2. Notas Eletrônicas 2.1. Emitir

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Sistema de Devolução Web

Sistema de Devolução Web Manual Sistema de Devolução Web Usuário Cliente ÍNDICE Sumário 1. Prazos...3 2. Solicitação de Devolução... 4 3. Autorização de Devolução... 4 4. Coleta de Mercadoria... 4 5. Acompanhamento da Devolução...

Leia mais

Inventario de produtos

Inventario de produtos Inventario de produtos Parar o TAC. Gerar o inventario. Informações de erros na importação de produtos. Produtos sem código tributário associado. A posse de produtos no Thotau. Como corrigir as posses

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406

EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406 EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406 Sumário 1. O que é NFe? 2. Acesso ao sistema 3. Cadastros 3.1 Cadastro de Cliente 3.2 Cadastro de Produto 3.3 Cadastro de Transportadora 4. Emissão de NFe 4.1 Emitir Nova

Leia mais

Versão 07/2012.1. Carta de Correção Eletrônica

Versão 07/2012.1. Carta de Correção Eletrônica Carta de Correção Eletrônica 1 Manual - Carta de Correção Eletrônica A Carta de Correção Eletrônica CC-e prevista no art. 19º da Portaria CAT 162/2008 está disponível. As especificações técnicas necessárias

Leia mais

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço Manual de Utilização Sistema Recibo Provisório de Serviço Versão 1.0 17/08/2011 Sumário Introdução... 5 1. Primeiro Acesso... 7 2. Funções do e-rps... 8 2.1 Menu Superior... 8 2.1.1 Arquivo......8 2.1.2

Leia mais

Treinamento. Módulo. Escritório Virtual. Sistema Office. Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office

Treinamento. Módulo. Escritório Virtual. Sistema Office. Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office Treinamento Módulo Escritório Virtual Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office 1. Atualização do sistema Para que este novo módulo seja ativado,

Leia mais

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Hábil Empresarial PROFISSIONAL & Hábil Enterprise

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Hábil Empresarial PROFISSIONAL & Hábil Enterprise Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Hábil Empresarial PROFISSIONAL & Hábil Enterprise Koinonia Software Ltda (0xx46) 3225-6234 Índice I Índice Cap. I Introdução 1 1 Orientações... Iniciais 1 Cap. II

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais