e que a sua família viva com menos estresse. Mas isso só é possível com muita informação sobre o tema.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "e que a sua família viva com menos estresse. Mas isso só é possível com muita informação sobre o tema."

Transcrição

1 MAMAECUIDADORA.COM.BR COMO LIDAR COM CRIANÇAS SELETIVAS? UM GUIA PARA PAIS E MÃES DE FILHOS SELETIVOS MARIA CRISTINA LOPES

2 UM GUIA PARA PAIS E MÃES DE FILHOS SELETIVOS Um convite à saúde. Olá! Meu nome é Maria Cristina Lopes. Sou psicóloga e trabalho com o comportamento alimentar infantil. Hoje gostaria de te fazer um convite à saúde e me acompanhar ao longo deste ebook. O que eu quero é que seu filho possa comer normalmente e que a sua família viva com menos estresse. Mas isso só é possível com muita informação sobre o tema. Aqui vou te falar sobre como surge a seletividade, tratamentos e estratégias possíveis, com quais profissionais contar e o que realmente vai fazer seu filho comer. Vamos juntos? MARIA CRISTINA LOPES MAMAECUIDADORA.COM.BR PSICÓLOGA DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR INFANTIL

3 O que é a seletividade? A seletividade é um transtorno caracterizado por rejeição a diversos alimentos afetando estado nutricional, comportamental e a socialização. Antes de diagnosticar a seletividade devemos investigar quaisquer fatores orgânicos atuais que possam interferir no apetite. Alguns destes fatores podem ser: nascimento dos dentes, dor dentária crônica, condições respiratórias que causem intenso desconforto, alergias e intolerâncias alimentares, refluxo, febre, estomatite, etc. Geralmente a seletividade é ocasionada por algum destes fatores orgânicos. Mas como exatamente a seletividade se inicia? Durante a refeição algum desconforto orgânico se intensifica. Após este mesmo episódio ocorrer diversas vezes, a associação entre o desconforto e a alimentação se inicia. A associação pode ser mais forte ou mais fraca de acordo com o nível de desconforto percebido pela criança ou pelo tempo de duração do desconforto (dias, semanas, meses ou anos). Além disso, casos de estresse infantil também afetam a alimentação. Este estresse pode não ser facilmente detectado. Mas algumas situações de vida podem nos dar sinais. Como: mudança de rotina, entrada na creche, falecimento de alguém próximo, mudança de residência, entre outros. Da mesma maneira existem comorbidades associadas a seletividade. Isso significa dizer que alguns transtornos prévios podem favorecer o aparecimento da seletividade.

4 Os mais comuns são: transtorno do espectro autista, transtorno obssessivo compulsivo, transtorno de ansiedade e transtorno de atenção e hiperatividade. Nestes casos é preciso fazer um tratamentos associados com outros profissionais. Uma outra questão pouco abordada é a genética. Percebemos em estudos e na clínica que pais que já apresentaram a seletividade tem mais chances de ter filhos seletivos. Quando se inicia a seletividade? Em geral a seletividade se inicia a partir de alguns meses de vida até os quatro anos. Isso não significa dizer que após os quatro anos a criança não terá mais seletividade. Significa apenas que a idade de início usual dos sintomas vai até os quatro anos. O transtorno pode perdurar por toda a vida. Existe tratamento para a seletividade? Existem diversas formas de tratar a seletividade. Médicos, nutricionistas e psicólogos podem cuidar de crianças seletivas de diversas formas. Médicos e nutricionistas irão cuidar da parte orgânica, se certificar que não existe condições médicas atuais (como refluxo, alergias ou estomatite) e medicar para que não haja perda de nutrientes ou peso. Já o psicólogo atuará na característica principal do transtorno: o comportamento de rejeição alimentar. É o psicólogo que vai conseguir orientar sobre formas de introdução efetiva de alimentos. Com o objetivo final de que pais e cuidadores consigam ampliar a variedade de alimentos no cardápio da criança. Afinal, de nada adianta fornecer um cardápio e os pais não conseguirem fazer seu filho comer os alimentos. O objetivo final é que realmente a criança tenha uma vida normal e coma novos alimentos.

5 Quais são os tipos de rejeição possíveis para uma criança seletiva? Existem diversos tipos de rejeição. Aqui vou te falar as quatro principais formas de rejeição. A rejeição pode ser visual a ansiedade e o comportamento de rejeição aparecem quando a criança vê o alimento. Alimentos com aspectos muito diferentes causam estresse. A rejeição também pode se referir ao cheiro. Ou seja, a rejeição é suscitada pelo aroma do alimento. Agora falaremos dos dois tipos de rejeição mais fortes e comuns. O primeiro é ao sabor. Ou seja, sabores diferentes causam repulsa. Portanto, para este tipo de rejeição o alimento já deve estar na boca. O segundo tipo mais comum de rejeição é à textura. Neste caso o alimento também deve ser levado à boca para ocorrer a rejeição. Outro tipo de rejeição é pelo ambiente. Portanto, em determinados ambientes a criança aceita alguns alimentos e em outros não. em geral isso ocorre pois a criança não se sente segura. Por exemplo: já foi forçada a comer naquele local. Uma das maiores dificuldades dos pais é identificar o tipo de rejeição da criança. O tratamento sempre deve começar pela identificação da rejeição. Em alguns casos as crianças possuem apenas um dos tipos de rejeição citadas acima como a que causa maior ansiedade. Porém é bem possível que ela tenha todos os tipos de rejeição.

6 Quais são as maneiras mais comuns de lidar com a seletividade? Existem muitas maneiras de lidar com a seletividade das crianças. Porém, as mais comuns não são ideais. Inclusive, podem piorar a seletividade. Uma das maneiras mais comuns de lidar com a seletividade é com a técnica da distração. Ou seja, durante a refeição o cuidador distrai a criança com televisão, tablet, celular ou brinquedos, enquanto coloca o alimento na sua boca. Apesar de funcionar com algumas crianças esta técnica não modifica a alimentação da criança. Justamente, por que, distraída, não registra novas texturas, sabores, visual e cheiros. Outra maneira comum de lidar com a seletividade é forçar a criança a comer segurando sua boca, gritando, castigando, etc. Essa é uma estratégia que funciona momentaneamente. Pois a criança irá, naturalmente, associar este novo estresse ao alimento novo. A última estratégia comum é deixar a criança com fome. Ou seja, só irá comer se for o alimento novo. Se não quiser comer este alimento novo não irá comer nada. Esta é uma estratégia que não funciona em nenhuma ocasião. Já tive mães de pacientes que deixaram seus filhso sem comer por mais de 16 horas. Se os pais e cuidadores tinham alguma dúvida sobre a veracidade do transtorno e estresse ocasionado não resta nenhuma. A criança preferirá passar fome ao invés de comer o alimento diferente.

7 A seletividade é "frescura"? Não! Como acabamos de ver o estresse ocasionado pela rejeição é tão grande que a criança prefere passar fome a comer. O estresse ocasionado pela seletividade é o mesmo que uma pessoa que tem medo de avião sentiria ao pegar um vôo de doze horas para Paris sem medicamentos. A seletividade é real! Então qual é a melhor maneira de lidar com a seletividade? Se perceber todas as estratégias que citei até aqui foram "inundações". Ou seja, "inundamos" a criança com estímulo extremamente estressor - a comida. Vários estudos demonstram que a inundação não é uma técnica que realmente funciona. Inclusive, como já foi dito, pode piorar a ansiedade e estresse. O que tem mostrado bons resultados uma técnica contrária à "inundação". Esta técnica se chama "exposição graduada". A estratégia de exposição graduada é a estratégia que utilizamos e a mais cientificamente eficaz para o tratamento da seletividade. Ela se baseia em graduar em várias etapas de exposição ao alimento até chegarmos ao objetivo final. Por exemplo: se a criança consome apenas sopa de cenoura não posso de uma hora para a outro oferecer sopa de couve. Devo escolher um alimento que se assemelhe visualmente à cenoura - como a abóbora. E introduzir o sabor da abóbora colocando uma porcentagem da sopa de abóbora junto à sopa de cenoura. Gradativamente aumento esta proporção até chegar ao 100%.

8 Bem como se quiser colocar a textura da abóbora apenas cozida. Não devo oferecer à criança seletiva esta textura "de repente". Devo graduar em várias etapas de exposição de textura. Assim, se a sopa é peneirada começo a colocar metade peneirada e metade não peneirada. Devo aumentar esta proporção gardativamente até toda a sopa não ser peneirada. A partir de então posso começar a colocar pedaços pequenos e aumentar esta quantidade até atingir meu objetivo final. A exposição graduada pode ser feita com qualquer alimento. Lembre-se: quando uma etapa de exposição não dá certo é sinal que precisamos graduar mais. Quantas vezes devo oferecer o alimento em uma etapa de exposição? A cada etapa de exposição devemos oferecer no mínimo cinco vezes. Mas isso pode se extender até vinte vezes. Ou seja, durante uma semana você oferecerá o prato com 50% de sopa de cenoura e 50% de sopa de abóbora. Na semana seguinte posso oferecer a proporção maior de 80% de sopa de abóbora e 20% de sopa de cenoura e assim por diante. Você não precisa oferecer somente esta refeição. Os pais e cuidadores podem variar. Mas deve ser oferecido com a frequência mínima de uma vez a cada três dias. Afinal, é necessário sedimentar cada etapa de exposição. Existem várias formas de exposição. O essencial é conhecer o tipo de rejeição principal do sue filho e começar sempre pequeno. Não tenha medo de pedir ajuda. Quanto mais ficamos sem tratamento mais a seletividade se sedimenta.

9 Que outras estratégias posso utilizar? Bem, a exposição graduada será a base e a fortaleza da mudança da seletividade do seu filho. Porém, outras estratégias podem ser utilizadas para facilitar e permitir que essa mudança ocorra. Levar as crianças para a cozinha. É interessante levar seu filho para a cozinho e pedir sua ajuda. Favorecer uma relação positiva com os alimentos pode favorecer o interesse. Esse experimento também pode servir como uma exposição visual aos alimentos. Porém, isso só deve ser utilizado em casos de uma seletividade leve. Afinal, crianças com uma seletividade muito forte podem achar este programa muito estressor. Esteja atento ao perfil do seu filho! Comer à mesa. Comer a mesa é um comportamento básico que permite a criação de hábitos saudáveis. Dormir bem. O sono é algo que interfere muito no apetite e comportamento alimentar. Ter um sono adequado é primordial Levar brinquedos à mesa. Levar brinquedos à mesa também favorece a relação positiva com o momento da refeição. Afinal, este é um momento que geralmente é recheado de estresse para os pais, cuidadores e crianças.

10 Conversar sobre coisas positivas. Permita conversas leves. Conversas carregadas de emoções negativas são prejudiciais por que preenchem aquele momento de negatividade. Mesmo que a conversa seja entre os adultos da casa a criança consegue perceber o teor da conversa. Portanto à mesa planejem passeios, conversem sobre coisas boas e alegres, brinquem e encham a mesa de coisas positivas. Deixe a bronca para outro momento. Colocar pouca comida no prato. Colocar muita comida no prato pode causar estresse na criança na criança seletiva. Colocamos muita comida e muita expectativa. Assim frustramos a nós mesmos e às crianças. O ideal é colocar pouco, evitar frustrações desnecessárias e colocar mais comida caso a criança peça. Elogie a cada pequena conquista. Um dos erros mais comuns dos pais é ter uma expectativa alta demais e punir a criança em pequenos avanços. Por exemplo: "ele mal colocou na boca", "comeu algo novo mas não conta, comeu tão pouco", etc. Isso é o mesmo que dizer que o esforço da criança não serviu de nada. Cada pequeno avanço é uma grande conquista para uma criança seletiva. Vamos compreendê-la, ir no tempo que é possível para ela e permitir que tenha a vida mais normal possível no meio do caminho. Afinal, não é isso que os pais também querem?

11 Considerações finais A seletividade é um transtorno sério que precisa de atenção clínica. Existem muitas fases da seletividade. Há aqueles pouco seletivos e aqueles hiper seletivos. Independente de qual seja o caso do seu filho não fique sem ajuda. Existe uma forma científica e testada de tratar a seletividade. Ou seja, tem solução. O psicólogo é o profissional ideal pois trata as questões principais da seletividade: a rejeição e o comportamento. É possível ter uma vida normal, viajar, confraternizar e ter refeições agradáveis novamente. Não desista. Quem sou eu? Olá! Meu nome é Maria Cristina Lopes, sou psicóloga pela PUC-Rio e trabalho com comportamento alimentar desde Já ajudei muitas famílias melhorando o comportamento alimentar das crianças. Como entrar em contato comigo? É só me enviar uma mensagem ou mesmo me ligar. Vamos bater um papo. Tenho certeza que posso te ajudar. Meu número: Meu mariacristinalopes@gmail.com Meu site:

12

MUDE SEU PENSAMENTO MUDE SEU CORPO CRP 5/

MUDE SEU PENSAMENTO MUDE SEU CORPO CRP 5/ MUDE SEU PENSAMENTO MUDE SEU CORPO Um guia prático e rápido sobre como seu pensamento pode te ajudar a emagrecer Maria Cristina Lopes Quina Corrêa Rio de Janeiro 2015 Este é um mini-ebook para você entender

Leia mais

CICLO DE PALESTRAS FOI O PRESENTE DE ANIVERSÁRIO

CICLO DE PALESTRAS FOI O PRESENTE DE ANIVERSÁRIO Informativo - Ano 13 - Número 92 Abril / Maio / Junho / Julho de 2015 CICLO DE PALESTRAS FOI O PRESENTE DE ANIVERSÁRIO Euclides Machado Jos é Luis da Costa Vieira Coerente com a proposta que o fez sindicato

Leia mais

ENFOQUE COMPORTAMENTAL no EMAGRECIMENTO

ENFOQUE COMPORTAMENTAL no EMAGRECIMENTO ENFOQUE COMPORTAMENTAL no EMAGRECIMENTO Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC reconheça os sinais do corpo Fome Comer

Leia mais

Comeu Tudo. Caderno de refeições para os 6 primeiros meses da introdução alimentar

Comeu Tudo. Caderno de refeições para os 6 primeiros meses da introdução alimentar Comeu Tudo Caderno de refeições para os 6 primeiros meses da introdução alimentar Um aviso importante Esta compilação não pretende ser um cardápio para ser seguido à risca. Cada criança e cada família

Leia mais

Rotina de Sucesso em Mary Kay!

Rotina de Sucesso em Mary Kay! Rotina de Sucesso em Mary Kay! Flexibilidade de horário Ser autonôma, ter flexibilidade de horário e ser bem sucedida no seu negócio, requer MUITA disciplina. Quando trabalhamos para alguém temos horários

Leia mais

Emagrecimento sem estresse mariacristinalopes.com

Emagrecimento sem estresse mariacristinalopes.com 1 Bem-vindo! Olá! Me chamo Maria Cristina Lopes, sou psicóloga e adoro trabalhar ajudando pessoas a modificar seus cérebros e pensar magro. O comportamento alimentar é minha paixão e sei o quanto precisa

Leia mais

OLÁ, Como Tudo Começou?

OLÁ, Como Tudo Começou? 1 2 OLÁ, Eu sou a Katia. Eu fico muito feliz, muito feliz mesmo porque você baixou esse ebook. Isso significa que no ano de 2017 você quer mudar de vida, quer transformar a sua vida, é um prazer imenso

Leia mais

8-9 Porque é que tenho de comer os legumes? Porque é que tenho de ir para a cama à noite? Porque é que não posso dormir contigo?

8-9 Porque é que tenho de comer os legumes? Porque é que tenho de ir para a cama à noite? Porque é que não posso dormir contigo? Índice 3 Como usar este livro 4-7 Introdução 8-9 Porque é que tenho de comer os legumes? 10-11 Porque é que tenho de ir para a cama à noite? 12-13 Porque é que não posso dormir contigo? 14-15 Porque é

Leia mais

Contrabaixo Minimalista

Contrabaixo Minimalista Contrabaixo Minimalista Valorizando as coisas que realmente são importantes e jogando o resto fora. Olá Baixista, Tudo bem? Antes de abordarmos o tema principal deste ebook, gostaria de falar um pouco

Leia mais

10 GRAVES ERROS que os pais cometem sem saber na alimentação dos filhos. O guia para pais desesperados

10 GRAVES ERROS que os pais cometem sem saber na alimentação dos filhos. O guia para pais desesperados 10 GRAVES ERROS que os pais cometem sem saber na alimentação dos filhos O guia para pais desesperados Eu sei, é difícil. Você está naquela correria do dia a dia. Precisando fazer mil coisas ao mesmo tempo.

Leia mais

Prepare-se para a consulta com seu médico

Prepare-se para a consulta com seu médico Prepare-se para a consulta com seu médico Use esse guia para fazer as perguntas certas durante a sua consulta e para estar equipado com a informação correta. Você pode receber uma indicação para consultar

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL CADA IDADE, UM CARDÁPIO Em cada fase da vida é necessário adaptar um cardápio específico para suprir as necessidades diárias do nosso corpo. Confira a seguir as dicas

Leia mais

Carta Aberta. Estimada professora do meu filho:

Carta Aberta. Estimada professora do meu filho: Carta Aberta Estimada professora do meu filho: Eu não sou paranóica! Juro que não sou Realmente, eu gostava, quando ele tem manchas na pele, tem tosse ou borbulhas, de pensar que é apenas e apenas isso.

Leia mais

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!!

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! 10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! Internamente usamos a expressão entrevista de início. Não use esta expressão com as potenciais iniciadas, porque elas não sabem o que é isso!! Para suas potenciais

Leia mais

CLARISSA ARAUJO Nutricionista e Coach

CLARISSA ARAUJO Nutricionista e Coach DESVENDE OS 10 ERROS QUE PODEM ESTAR ATRAPALHANDO SEU PROCESSO DE EMAGRECIMENTO CLARISSA ARAUJO Nutricionista e Coach Olá! Meu nome é Clarissa Araujo, sou Nutricionista e Coach, apaixonada pelo universo

Leia mais

Regional São Paulo Leste

Regional São Paulo Leste Regional São Paulo Leste Pode ser que você nem perceba, mas seus hábitos afetam o seu dia a dia. Veja como criar bons hábitos. Você pode criar bons hábitos! QUANDO o alarme toca, Victor ainda está com

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Mini Curso Parte I As Forças que controlam a sua vida Página 2 de 6 Como te falei, essa é a primeira etapa do mini-curso Superando

Leia mais

Guia interativo. Controle sua dor

Guia interativo. Controle sua dor Guia interativo Controle sua dor Dor de cabeça crônica A dor de cabeça, também conhecida como cefaleia, é um sintoma que pode acontecer com todas as pessoas, independente de idade, classe social ou gênero.

Leia mais

SUA SAÚDE AGORA.

SUA SAÚDE AGORA. Você está tentando emagrecer faz alguns meses. Entrou na academia, jura que está comendo melhor, mas quando sobe na balança, o ponteiro não se mexe do lugar ou, no pior dos cenários, está apontando para

Leia mais

O "vício em videogames" agora é considerado oficialmente uma doença mental.

O vício em videogames agora é considerado oficialmente uma doença mental. O "vício em videogames" agora é considerado oficialmente uma doença mental. Ele acaba de ser incluído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em sua Classificação Internacional de Doenças (CID-11), que

Leia mais

Teste seu conhecimento: Mitos & verdades sobre alimentação infantil!

Teste seu conhecimento: Mitos & verdades sobre alimentação infantil! Teste seu conhecimento: Mitos & verdades sobre alimentação infantil! 1. Tomar suco de beterraba acaba com a anemia? A beterraba não é considerada a principal fonte de ferro, sendo assim, não combate a

Leia mais

CAMPO DE BATALHA À MESA QUANDO O MEU FILHO É UM PICUINHAS

CAMPO DE BATALHA À MESA QUANDO O MEU FILHO É UM PICUINHAS CAMPO DE BATALHA À MESA QUANDO O MEU FILHO É UM PICUINHAS LIFESTYLE SAPO A hora da refeição é para muitas famílias, o momento de reencontro após um dia de trabalho/escola, onde de forma tranquila se degusta

Leia mais

O DIA DO ENEM CHECKLIST PASSO A PASSO PARA. 1. Introdução. 2. Tenha uma boa noite de sono. 3. Cuide da alimentação. 4. Reveja as regras do edital

O DIA DO ENEM CHECKLIST PASSO A PASSO PARA. 1. Introdução. 2. Tenha uma boa noite de sono. 3. Cuide da alimentação. 4. Reveja as regras do edital CHECKLIST PASSO A PASSO PARA O DIA DO ENEM 1. Introdução 2. Tenha uma boa noite de sono 3. Cuide da alimentação 4. Reveja as regras do edital 5. Planeje a sua ida 6. Elimine o estresse 7. Faça uma revisão

Leia mais

Organize um evento completo em 4 passos.

Organize um evento completo em 4 passos. Organize um evento completo em 4 passos. Muito obrigada! Estou muito feliz e grata em poder te passar um pouco da minha experiência em organização de eventos. Batalhei muito para adquirir experiência e

Leia mais

AUTOCONHECIMENTO e liderança. Mantenedor

AUTOCONHECIMENTO e liderança. Mantenedor AUTOCONHECIMENTO e liderança Mantenedor Olá, Empresário Júnior! Entramos na segunda semana do PDL Com o primeiro manual, bit.ly/pdl2017_1, foi possível entender o que significa ser um líder dentro do Movimento

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA MANTER A ESTABILIDADE EMOCIONAL. Silvana Lopes Ribeiro Futura Diretora Executiva Mary Kay

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA MANTER A ESTABILIDADE EMOCIONAL. Silvana Lopes Ribeiro Futura Diretora Executiva Mary Kay A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA MANTER A ESTABILIDADE EMOCIONAL OBJETIVO Apenas quando conseguimos equilibrar nossa vida espiritual-pessoal-profissional, vislumbramos as reais possibilidades em

Leia mais

Informativo Saúde na Escola

Informativo Saúde na Escola Informativo Saúde na Escola N Ú M E R O 1 0 N O V E M B R O / 2 0 1 8 Picky Eaters: Você sabe o que é? N E S T A E D I Ç Ã O : Picky Eaters: Você sabe o que é? Influência da família na alimentação da criança

Leia mais

Dicas De Como emagrecer

Dicas De Como emagrecer Dicas De Como emagrecer Olá, você quer emagrecer vou te dar algumas dicas, para você perder peso rápido, vamos começar? 1) APRENDA EMAGRECER COM CAFÉ DA MANHÃ Não tomar o café da manhã é um dos principais

Leia mais

GUIA DO CLIENTE PLANO ALIMENTAR

GUIA DO CLIENTE PLANO ALIMENTAR MAIS SABOR PLUS by MEDICARE foi submetido a registo de marca pela Gesticlub Unipessoal Lda., pessoa coletiva 514 364 190. GUIA DO CLIENTE PLANO ALIMENTAR ÍNDICE 1. Seja bem-vindo à MEDICARE 2. Plano Alimentar

Leia mais

0

0 0 1 7 FORMAS DE CUIDAR DA SUA MÃE MESMO ESTANDO DISTANTE Muitas vezes em nosso cotidiano sempre corrido e cheio de afazeres, fica complicado, dar atenção a amigos ou conhecidos, sobretudo à família, muitas

Leia mais

Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais

Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais Habilidades de cuidados pessoais são tarefas diárias realizadas para se preparar para participar de atividades

Leia mais

7 DICAS MENTE. de COMO EMAGRECER

7 DICAS MENTE. de COMO EMAGRECER 7 DICAS de COMO pela EMAGRECER MENTE 1.Entenda por que come cada alimento Os alimentos devem ser usados para fornecer nutrientes para o corpo,certo? Então, por que lidar com a alimentação apenas para satisfazer

Leia mais

Tudo o que você precisa saber para levar uma vida mais saudável

Tudo o que você precisa saber para levar uma vida mais saudável GASTRITE Tudo o que você precisa saber para levar uma vida mais saudável SUMÁRIO 01. Afinal, o que é a gastrite? 02. Quais são os principais sintomas da doença? 03. Fatores de risco que podem desencadear

Leia mais

Uma dieta que é capaz de surpreender muita

Uma dieta que é capaz de surpreender muita Dieta do ovo É uma dieta de regra simples, onde você não poderá comer aquilo que não seja saudável, assim como doces, massas, pizzas e hambúrgueres. Também não podemos esquecer que nessa dieta do ovo não

Leia mais

ENTENDENDO O CARDÁPIO. Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE)

ENTENDENDO O CARDÁPIO. Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) ENTENDENDO O CARDÁPIO Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) O que é um cardápio? CARDÁPIO DO PNAE É a relação das preparações de alimentos a serem oferecidas em uma refeição.

Leia mais

O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família. Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica

O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família. Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica Lidando com o inesperado O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica Para começar bem Olá! Sejam todos muito bem-vindos!

Leia mais

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte II Neuroassociações assuma o controle da sua mente Página 2 de 9 Ola tudo bem? Como passou estes últimos dias.

Leia mais

Guia de Festa Infantil: 5 passos para organizar a sua.

Guia de Festa Infantil: 5 passos para organizar a sua. Guia de Festa Infantil: 5 passos para organizar a sua. Olá, bem-vindo ao nosso guia. Aniversário é sempre uma data especial para todo mundo, mas para crianças é ainda mais. Elas esperam o ano todo por

Leia mais

Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras

Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras coisas, que os atletas precisam manter uma alimentação

Leia mais

Nutrição Comportamental. Patricia Fernandes Nutricionista Clinica Ortomolecular e Funcional Mestranda em Alimentação e Nutrição PPGAN/ UNIRO

Nutrição Comportamental. Patricia Fernandes Nutricionista Clinica Ortomolecular e Funcional Mestranda em Alimentação e Nutrição PPGAN/ UNIRO Nutrição Comportamental Patricia Fernandes Nutricionista Clinica Ortomolecular e Funcional Mestranda em Alimentação e Nutrição PPGAN/ UNIRO 1 Milhão VIGITEL - 2017. Nutrição & Comportamento Todo COMPORTAMENTO

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

5 maneiras para se livrar da obesidade

5 maneiras para se livrar da obesidade 5 maneiras para se livrar da obesidade A obesidade é a segunda maior causa de mortes no mundo, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito. Esse fenômeno tem despertado autoridades de todo o planeta

Leia mais

TRABALHANDO A BOA ALIMENTAÇÃO NAS FASES INICIAIS DA VIDA RESUMO

TRABALHANDO A BOA ALIMENTAÇÃO NAS FASES INICIAIS DA VIDA RESUMO TRABALHANDO A BOA ALIMENTAÇÃO NAS FASES INICIAIS DA VIDA Ana Paula Scherer de Brum* Valéria Grifante** RESUMO Este projeto buscou acompanhar o estado nutricional das crianças e contribuir para o planejamento

Leia mais

COMO MONTAR UM CARDÁPIO VEGETARIANO

COMO MONTAR UM CARDÁPIO VEGETARIANO COMO MONTAR UM CARDÁPIO VEGETARIANO Se você está lendo esse guia, provavelmente já percebeu o quanto todos nós ganhamos ao deixar os derivados animais fora da mesa. Seja por empatia e respeito a todos

Leia mais

Uso consciente do plano de saúde AMS. Papo de hoje: Exames

Uso consciente do plano de saúde AMS. Papo de hoje: Exames Uso consciente do plano de saúde AMS Papo de hoje: Exames A Assistência Médica Supletiva (AMS) contempla plano médico, hospitalar, odontológico e de farmácia, de autogestão criado pela Vale e administrado

Leia mais

Como ajudar seu filho a experimentar novos alimentos

Como ajudar seu filho a experimentar novos alimentos Como ajudar seu filho a experimentar novos alimentos AS 13 DICAS MAIS IMPORTANTES DRA. PATRÍCIA JUNQUEIRA FONOAUDIÓLOGA CRFA. 2-5567 A quem este ebook se destina? Este ebook destina-se a mães que desejam

Leia mais

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis Miguel Cavalcanti AgroTalento Parabéns!! :-) Você não está aqui por acaso Desafio: não seja um aluno, seja um professor Sugestão Pegue um caderno

Leia mais

PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS

PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS ATENDIMENTO NUTRICIONAL EM CASA Cuide de sua alimentação onde ela acontece. Uma nutricionista em sua casa realizará orientações nutricionais personalizadas, de acordo com suas necessidades,

Leia mais

Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : 17638 Nutricionista

Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : 17638 Nutricionista ç Sinais da ç Boa Nutrição Alice Silveira Granado CRN 3 : 17638 Nutricionista Crescimento Adequado Funcionamento Regular do Intestino Dentes Fortes e Saudáveis Bom Apetite Boa Imunidade Peso Adequado Pele

Leia mais

Atualmente atua como Consultora de Marketing e Negócios para Mulheres e Mães Empreendedoras. Além disso, realiza Palestras motivacionais e

Atualmente atua como Consultora de Marketing e Negócios para Mulheres e Mães Empreendedoras. Além disso, realiza Palestras motivacionais e 2 SOBRE A AUTORA Adriana Valente é Empresária, Consultora de Marketing, Palestrante e Fundadora do Empreender Mulher. Graduada em Propaganda e Marketing, Marketing de Varejo e MBA em Gestão Empresarial.

Leia mais

ESTOU COM CÂNCER DE PRÓSTATA. na minha saúde?

ESTOU COM CÂNCER DE PRÓSTATA. na minha saúde? ESTOU COM CÂNCER DE PRÓSTATA r a d ju a m e d o p s á h c s O na minha saúde? Francisca Vilma de Oliveira Nutricionista, aluna do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do

Leia mais

INTRODUÇÃO. Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa

INTRODUÇÃO. Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa INTRODUÇÃO Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa que venha a mente sejam as dietas milagrosas e restritivas. Porém, como já mostramos diversas vezes, essas fórmulas causam

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Educação Nutricional. Adolescência. Autoestima.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Nutricional. Adolescência. Autoestima. 1 AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR E NA AUTOESTIMA DOS ADOLESCENTES Shirley Nilda Pereira Dutra 1 Raquel Patrícia da Silva 2 Ana Claudia Lages Teixeira 3 Maria Góes

Leia mais

A chave do sucesso de uma confeitaria, padaria, ou cafeteria

A chave do sucesso de uma confeitaria, padaria, ou cafeteria Todos os direitos reservados. O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. Não é autorizada a reprodução deste manual sem a autorização expressa e por escrito dos autores. O manual não

Leia mais

Sumário O que é a dieta low carb?... 5 Corte esses alimentos da sua rotina alimentar... 6 Inclua esses alimentos na sua rotina alimentar... 8 Pratique atividade física... 9 Guia básico para você obter

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA AMIGA DO PEITO

ATIVIDADE FÍSICA AMIGA DO PEITO ATIVIDADE FÍSICA AMIGA DO PEITO Elaboração: Maria Clara Noman de Alencar Colaboração: Equipe Tele-educação da Rede de Teleassistência de Minas Gerais SUMÁRIO Introdução -------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Você está cansado(a) de tentar emagrecer? Saiba o que a ciência já sabe que pode ajudar!

Você está cansado(a) de tentar emagrecer? Saiba o que a ciência já sabe que pode ajudar! Você está cansado(a) de tentar emagrecer? Saiba o que a ciência já sabe que pode ajudar! ENDOCRINOLOGISTA CRM 110.130/SP 01 O básico para emagrecer funciona? Não só funciona, como é essencial! Coma a cada

Leia mais

Viver de Contrabaixo

Viver de Contrabaixo Viver de Contrabaixo Encare o desafio e realize o seu sonho. Olá, Tudo bem? Você é daqueles baixistas que tem dúvidas sobre o seu futuro profissional? Fica sempre na corda bamba quando o assunto é viver

Leia mais

ENCONTRE SUA ESTRATÉGIA DE INSCRIÇÃO #MOVIMENTOSEJA #MOVIMENTOSEJA JUN 2016 JUN 20161

ENCONTRE SUA ESTRATÉGIA DE INSCRIÇÃO #MOVIMENTOSEJA  #MOVIMENTOSEJA JUN 2016 JUN 20161 ENCONTRE SUA ESTRATÉGIA DE INSCRIÇÃO #MOVIMENTOSEJA WWW.SEJATRAINEE.COM.BR #MOVIMENTOSEJA JUN 2016 JUN 20161 É hora de se inscrever A fase de inscrição costuma passar batida para muita gente. Por isso

Leia mais

Alimentação na Infância e Adolescência

Alimentação na Infância e Adolescência Alimentação na Infância e Adolescência Nutricionista Ana Helena Spolador Ribeiro Graduada pelo Centro Universitário São Camilo Pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho Nutricionista

Leia mais

Características Nutricionais das Dietas Hospitalares. Juliana Aquino

Características Nutricionais das Dietas Hospitalares. Juliana Aquino Características Nutricionais das Dietas Hospitalares Juliana Aquino Sendo a Dieta o primeiro item da Prescrição Médica, é parte integrante do Tratamento Clínico. DIETA Consiste no uso dos alimentos como

Leia mais

ESCALA DE INSEGURANÇA ALIMENTAR Crianças, adolescentes, adultos, idosos e grávidas

ESCALA DE INSEGURANÇA ALIMENTAR Crianças, adolescentes, adultos, idosos e grávidas A preencher pelo entrevistador: ESCALA DE INSEGURANÇA ALIMENTAR Crianças, adolescentes, adultos, idosos e grávidas As próximas perguntas serão sobre a alimentação da sua família Q1. Qual das seguintes

Leia mais

Comer e mastigar bem devagar

Comer e mastigar bem devagar Às vezes com a nossa rotina aderir um plano de dieta e exercícios pode ser complicado, tanto quanto encontrar uma forma de perder peso sem dieta ou exercícios. Existem algumas maneiras eficazes de perder

Leia mais

COMO MELHORAR A ALIMENTAÇÃO DO SEU FILHO

COMO MELHORAR A ALIMENTAÇÃO DO SEU FILHO COMO MELHORAR A ALIMENTAÇÃO DO SEU FILHO Cristina Cançado Mães Que Educam Resumo da Aula de 11 05 2016 Alimentação é um dos grandes desafios do nosso tempo. Situações contraditóras como fome e obesidade

Leia mais

Influências da sociedade atual na saúde, no desenvolvimento e no comportamento da criança e do adolescente MARIA AMPARO MARTÍNEZ

Influências da sociedade atual na saúde, no desenvolvimento e no comportamento da criança e do adolescente MARIA AMPARO MARTÍNEZ desenvolvimento e no comportamento da criança e do MARIA AMPARO MARTÍNEZ Escolha do tema Mudança no perfil das doenças nos últimos 25 anos Considerando a nossa sociedade atual, nas grandes metrópoles Considerando

Leia mais

10 passos infalíveis para perder peso. Dr. Leonardo Castro CRM-MG 35740

10 passos infalíveis para perder peso. Dr. Leonardo Castro CRM-MG 35740 6 7 5 8 4 9 3 2 10 passos infalíveis para perder peso 10 1 Dr. Leonardo Castro CRM-MG 35740 TOME A DECISÃO...4 SAIBA ONDE VOCÊ ESTÁ E PARA ONDE QUER IR...5 PLANEJE-SE...6 TENHA UM COACH...7 NÃO SINTA FOME...8

Leia mais

TEA Módulo 2 Aula 5. Transtornos alimentares e de sono

TEA Módulo 2 Aula 5. Transtornos alimentares e de sono TEA Módulo 2 Aula 5 Transtornos alimentares e de sono Transtornos alimentares Os transtornos alimentares são problemas cronicamente existentes que levam o indivíduo a ter manias, recusas ou excessos, ou

Leia mais

HOME OFFICE. O passo a passo para deixar sua casa ainda mais linda com a ajuda da Arquitetura do Abraço

HOME OFFICE. O passo a passo para deixar sua casa ainda mais linda com a ajuda da Arquitetura do Abraço HOME OFFICE O passo a passo para deixar sua casa ainda mais linda com a ajuda da Arquitetura do Abraço Home Office Muitas pessoas quando resolvem empreender começam seu trabalho em casa, seja por opção,

Leia mais

DESCUBRA. SE VOCÊ PRECISA Meditar

DESCUBRA. SE VOCÊ PRECISA Meditar DESCUBRA SE VOCÊ PRECISA Meditar QUEM SOU? Eu sou Amanda Dreher e neste ebook especial você vai descobrir se nível de energia interna e se você precisa praticar meditação para acalmar a mente equilibrar

Leia mais

5 E X E R C Í C I O S D E MINDFULNESS P A R A C R I A N Ç A S. Sheila Drumond

5 E X E R C Í C I O S D E MINDFULNESS P A R A C R I A N Ç A S. Sheila Drumond 5 E X E R C Í C I O S D E MINDFULNESS P A R A C R I A N Ç A S Sheila Drumond Mestres em viver no Aqui e Agora POR QUE MINDFULNESS PARA CRIANÇAS? Não há nenhuma dúvida de que as crianças tem muito mais

Leia mais

Encaminhamos à Vossa Senhoria o resultado da pesquisa relacionada à satisfação dos

Encaminhamos à Vossa Senhoria o resultado da pesquisa relacionada à satisfação dos Santa Teresa, 2 de Outubro de 218 OFÍCIO Nº21/218 Ao Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresa Comissão de Fiscalização do Contrato Nº 1/2 Ilmo. Presidente da Comissão Sr. Eloisio Stanger

Leia mais

ideias simples para inserir na sua rotina

ideias simples para inserir na sua rotina 14 ideias simples para inserir na sua rotina Alcançar o peso ideal pode ser um grande desafio, independente de quantos quilos você gostaria de perder. No entanto, tomar um passo de cada vez e fazer algumas

Leia mais

25 Regras Para o Sucesso no Atendimento à Criança Com Dificuldade Alimentar

25 Regras Para o Sucesso no Atendimento à Criança Com Dificuldade Alimentar 25 Regras Para o Sucesso no Atendimento à Criança Com Dificuldade Alimentar Fonoaudióloga Dra. Patrícia Junqueira Aproveitando que esse ano completo meu 25º aniversário como fonoaudióloga, decidi contar

Leia mais

a confusão do final do ano e as metas para o próximo

a confusão do final do ano e as metas para o próximo o que fazer se o ano que passou foi ruim? o que fazer nesse próximo ano? a confusão do final do ano e as metas para o próximo Enéas Guerriero www.equilibriocontinuo.com.br O que vamos falar hoje? 1) Estresse

Leia mais

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo IV: Mais negócios

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo IV: Mais negócios COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS Capítulo IV: Mais negócios Índice Introdução Como adicionar mais negócios Negócios lucrativos 03 05 07 2 Introdução Olá, Nessa quarta parte da nossa série iremos

Leia mais

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8...

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8... Sumário Como Emagrecer Rápido Passo 1... 1 Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e 3... 3 Passo 4... 4 Passo 5... 5 Passo 6 e 7...6 Passo 8...7 Passo 9 e 10...8 Para emagrecer rápido você precisa conhecer

Leia mais

Este Baralho contém:

Este Baralho contém: Este Baralho contém: 1 CARTÃO PSICOEDUCAÇÃO 25 CARTAS COM SINTOMAS MENINOS 25 CARTAS COM SINTOMAS MENINAS 17 CARTAS COM SITUAÇÕES MENINOS 17 CARTAS COM SITUAÇÕES MENINAS 2017 Sinopsys Editora e Sistemas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. PIBID PEDAGOGIA Área Letramento e Educação Infantil. Plano: Nº 01 (22/11/16) Fio Condutor do Planejamento

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. PIBID PEDAGOGIA Área Letramento e Educação Infantil. Plano: Nº 01 (22/11/16) Fio Condutor do Planejamento UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PIBID PEDAGOGIA Área Letramento e Educação Infantil Plano: Nº 01 (22/11/16) Nome do bolsista: Laura Sabbado Campos Escola em que atua: EMEI SILVINHA Turma: creche II B Turno:

Leia mais

GUIA PROCESSO SELETIVO

GUIA PROCESSO SELETIVO GUIA PROCESSO SELETIVO Você sabia que o IF Sudeste MG leva você aonde quiser chegar? Pois é. E para aproveitar do nosso ensino público, gratuito e de qualidade é preciso ficar atento às datas e regras

Leia mais

Guia de acompanhamento da gravidez

Guia de acompanhamento da gravidez Guia de acompanhamento da gravidez 03 05 10 14 17 20 22 Introdução Mantenha uma alimentação saudável Faça acompanhamento médico Mudança de hábitos Faça atividade física Conclusão Sobre a Dra. Cristina

Leia mais

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano -

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano - Índice Sumário Índice... 2 1) Primeiro Erro: Dar Prioridade Apenas No Que Você Tem Mais Facilidade em Aprender... 3 2) Segundo Erro: Perder Tempo Desnecessariamente... 4 3) Terceiro Erro: Falta de Estratégia...

Leia mais

DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down

DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down DUPLO DIAGNÓSTICO Refere-se a pessoas com deficiência intelectual e também um outro transtorno psicológico ou psiquiátrico. TRANSTORNOS MENTAIS

Leia mais

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) O autismo ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), é caracterizado por um quadro complexo que impacta no desenvolvimento da pessoa, podendo interferir na forma

Leia mais

Dra Fernanda Azevedo Nutricionista CRN 9885 Especialista em Nutrição funcional

Dra Fernanda Azevedo Nutricionista CRN 9885 Especialista em Nutrição funcional ROTEIRO DE CONSULTA NUTRIÇÃO FUNCIONAL Dra Fernanda Azevedo Nutricionista CRN 9885 Especialista em Nutrição funcional Sumário O que é Nutrição Funcional Roteiro da Consulta Sinais e Sintomas Avaliação

Leia mais

Dois grandes desafios dos gestores em relação a avaliação de desempenho

Dois grandes desafios dos gestores em relação a avaliação de desempenho Este conteúdo faz parte da série: Avaliação de Desempenho Ver 3 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Dois grandes desafios dos gestores em relação à avaliação de desempenho Usa da avaliação

Leia mais

A MIDIA VIRTUAL E A FAMILIA

A MIDIA VIRTUAL E A FAMILIA LIÇÃO 11 A MIDIA VIRTUAL E A FAMILIA SUGESTÃO DE LIVROS: A FAMILIA NA ERA DIGITAL...NO SEU GRUPO DE WATTSS, SUGIRO PRA QUE VOCE PEÇA PARA SEUS ALUNOS LEVAREM UM LANCHE PRA COMER DURANTE A AULA. QUANDO

Leia mais

TESTE DE INVESTIGAÇÃO BULÍMICA DE EDIMBURGO

TESTE DE INVESTIGAÇÃO BULÍMICA DE EDIMBURGO TESTE DE INVESTIGAÇÃO BULÍMICA DE EDIMBURGO 1. Qual é a sua altura? 2. Qual é o seu peso atual? 3. Qual é o peso máximo que você já apresentou? 4. Qual é o peso mínimo que você já apresentou? 5. Qual é,

Leia mais

Graduada em Nutrição pela Universidade

Graduada em Nutrição pela Universidade MARIA DAS GRAÇAS G. SILVEIRA É autora dos livros: Como Alimentar seu Filho de Forma Saudável - Alimentação do Pré-escolar e Escolar Alimentação Infantil e Prevenção de Doenças. Especialista em Pediatria

Leia mais

Informe CAE nº 1/ 2018

Informe CAE nº 1/ 2018 Informe CAE nº 1/ 2018 Conselheira! Conselheiro! Olá! Um novo ano, novas perspectivas! 2018 chegou! E com ele, uma nova edição do INFORME CAE, o canal de comunicação criado especialmente para o conselheiro

Leia mais

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai Dicas para a leitura deste ebook Olá! Este ebook é especialmente para você que quer saber como alavancar as vendas do seu estabelecimento com métodos modernos. Campanha de vendas é uma forma segura e única

Leia mais

Guia de Orientações para alunos Período Integral: +Cultural e Come Together. Unidade madalena

Guia de Orientações para alunos Período Integral: +Cultural e Come Together. Unidade madalena Guia de Orientações para alunos 2019 Período Integral: +Cultural e Come Together Unidade madalena Sejam bem-vindos ao Oswald Integral! Caras famílias, Este documento contém orientações importantes para

Leia mais

COMO MUDAR O COMPORTAMENTO ALIMENTAR NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL. Annie Bello, PhD Prof. Adjunta de Nutrição Clínica - UERJ

COMO MUDAR O COMPORTAMENTO ALIMENTAR NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL. Annie Bello, PhD Prof. Adjunta de Nutrição Clínica - UERJ COMO MUDAR O COMPORTAMENTO ALIMENTAR NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL Annie Bello, PhD Prof. Adjunta de Nutrição Clínica - UERJ 4 CHAVES PARA A MUDANÇA DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR Módulo 2 COMER INTUITIVO + COMER

Leia mais

Emagrecer e Perder a Barriga Rápido

Emagrecer e Perder a Barriga Rápido 2 Estratégias Simples Para 1 Emagrecer e Perder a Barriga Rápido O objetivo desse mini guia é o de te ajudar a acelerar o seu metabolismo e alcançar resultados mais rápidos no emagrecimento, sem precisar

Leia mais

Descubra por que a Lei da Atração NÃO funciona na sua vida

Descubra por que a Lei da Atração NÃO funciona na sua vida Descubra por que a Lei da Atração NÃO funciona na sua vida Por: Catarina Z. Dias Diariamente recebo dezenas de mensagens parecidas com essa: "Catarina, já tentei de tudo, exercícios de visualização, afirmação,

Leia mais

Ferramentas para abordagem comportamental nas doenças cardiometabólicas

Ferramentas para abordagem comportamental nas doenças cardiometabólicas Ferramentas para abordagem comportamental nas doenças cardiometabólicas Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC O balanço

Leia mais

TABUADA DAS OBJEÇÕES

TABUADA DAS OBJEÇÕES TABUADA DAS OBJEÇÕES Você já sentiu acuada, sem palavras ao ouvir alguma objeção de sua potencial iniciada!? As pessoas que você vai abordar são tão especiais quanto você e se elas disserem não, lembre-se

Leia mais

Criança tem que mastigar

Criança tem que mastigar Criança tem que mastigar Prof. Dra. Viviane Veroni Degan CRFa 4169 Fonoaudióloga Fotos: Demétrio Razzo Beto e Fabiana com seus filhos Theo e Lara Refeição em família: filhos se alimentam bem e desenvolvem

Leia mais

Insônia leva à busca de "medicamentos tarja-preta", como os benzodiazepínicos, que, a longo prazo, podem causar dependência química

Insônia leva à busca de medicamentos tarja-preta, como os benzodiazepínicos, que, a longo prazo, podem causar dependência química Insônia leva à busca de "medicamentos tarja-preta", como os benzodiazepínicos, que, a longo prazo, podem causar dependência química A situação é cada vez mais comum. Uma pessoa tem dificuldade para dormir,

Leia mais

Descobrindo a Carreira Executiva Mary Kay. Fundamentos, Prática, Possíveis Desafios e Quebra de Objeções

Descobrindo a Carreira Executiva Mary Kay. Fundamentos, Prática, Possíveis Desafios e Quebra de Objeções Descobrindo a Carreira Executiva Mary Kay Fundamentos, Prática, Possíveis Desafios e Quebra de Objeções Princípios da Carreira Executiva Mary Kay A sra Mary Kay Ash criou a carreira com base na sua experiência

Leia mais